Dicas que eu tambem daria. - Mesmo ambiente local do dev deve estar versionado e ter algum "deploy" rápido, deve ser uma reprodução da cloud , sugiro o conjunto devcontaier + docker compose com vscode - Se esta criando uma infra, versione ela com terraform, e deve sempre partir da inexistência de todos os elementos. - Se algo não pode ser replicado localmente parabens vc esta preso, e essa solução / tecnologia se der problema se prepare para muita dor de cabeça. - Elementos da infra também devem ser versionados seja a estrutura de um banco de dados ou tópicos, schemas, , persistents queries de uma mensageria ( ex Kafka + ksqlDB ) - Use Tags e Ids sempre que possível, em todos os elementos, seja no log, no build ou deploy, rastreabilidade vai te salvar em crises e facilita em muito extração de dados em logs por exemplo.
@@krlsdu Puts nem fale, eu estou com sorte, a plataforma em que trabalho hoje é direcionada a fluxo então basicamente não existe "banco" no meio do caminho. E o que existe quase a totalidade ja usa Kafka então naturalmente insere essas ideias e mesmo assim ainda tem resistência
Akita faz um vídeo falando de banco de dados, como escalar? o que é pool? cálculos básicos pra não errar feio, como fazer sincronização entre réplicas? Parabéns pelo vídeo!
apos ver o video 1/2 resolvi ultilizar docker na minha maquina local. por fim, subir o projeto no heroku . configurei o ambiemte com laravel + mysql. O que me deixou de lição é que voce só tem trabalho uma vez, apos isso sempre que der um push pra master, tudo vai rodar. antes perdia horas mudando configurações locais/produção. depois de 3 anos na area de dev, creio que agora estou desenvolvendo perto do ideal sem muitos gargalos para erro. Obrigado akita, Excelente explicação, voce e foda!
Salve, Akita! Nessa mesma vibe, vale um vídeo demonstrando como setupar um projeto local usando docker-compose e a parada toda, mimetizando o ambiente de staging e prod, como tu demonstrou nesse vídeo agora. Seria muito proveitoso!
up! Seria muito bom um vídeo como esse sendo que tudo o que um projeto de staging precisa ter. Alguém tem algum conteúdo de referência enquanto o Akita não faz um vídeo?
@@faustocouto não lembro muito do contexto em que fiz esse comentário 2 anos trás, mas lembro que o Akita fez um vídeo sobre a rinha de backend em 2023, em que ele setupa um ambiente dockerizado em várias linguagens. Talvez vale a olhada
Aprendi que o Heroku é read only quando tentei usar um json server como uma rest API, fazendo não só GET mas também POST de novos dados, toda vez que o servidor hivernava ou eu fazia um novo deploy, tudo que chegou através de um POST era perdido. Isso é uma coisa tão óbvia, mas precisamos passar por esses erros pra entender como as coisas funcionam
Eu já participei de muitos projetos que eram configurados manualmente, fora as centenas de arquivos que eram armazenados no servidor. Bastava uma temporada anormal de acessos para lotar a memória dos servidores e todos os sistemas irem ao solo. Quando conheci o heroku, tive a mesmíssima sensação de uma criança conhecendo os parques da Disney.
Sou estudante, nunca trabalhei na área, mas sou formado, e isso me ajuda a compreender os vídeos. Eu sinto que os vídeos do Akita podem ter duas horas, que eu vou conseguir assistir sem me cansar. A cada duas frases dele, eu afirmo algo que tinha como: pode ser assim ou quase isso, ou aprendo algo novo.
O vídeo passado e este vídeo deveriam serem utilizados como materiais de introdução para qualquer faculdade e/ou curso especializado de arquitetura de software.🤓
O akita falou que faz videos pra ele mesmo, mas sinceramente o impacto que ele faz na qualidade de desenvolvimento brasileiro eh definitivamente sem igual, nenhum "programe em 3 meses" ou faculdade da a "Barruada" no seu ego de dev,que esse cara consegue. Eu ja implemento da forma que ele diz mas mesmo assim a pulga sempre vem de "Sera que a gente ta escalavel mesmo ?".
Te conheci hoje, e estou simplesmente motivado pela tua forma de falar. Sem papas na língua. Simplesmente "no pep talk" e isso é maravilhoso. Isso deveria ser regra. Costumo dizer: antes uma verdade que me doa que uma mentira que me iluda.
Muito obg akita, estou me aprofundando em back e buscando especialização em devops, esse vídeo foi de fato um divisor de aguas, vou implementar tudo isso na empresa que trabalho e buscar sempre ficar nessa máxima dos 12 fatores
Cada vídeo é uma aula. Sobre a independência da plataforma, acho que um bom exemplo foi a rede social Parler, que foi banida da AWS por questões políticas. Eles demoraram semanas pra conseguir migrar de plataforma, e perderam o lugar que tinham conquistado. O Gettr, que surgiu com a mesma proposta, tomou seu lugar.
É bom demais aprender como funcionam (ou deveriam funcionar) os processos em outras empresas, principalmente quando se trabalha em uma equipe nova, sem experiência com web apps (isso inclui a mim). Com certeza vou evangelizar isso lá onde eu trabalho. Obrigado!
Mesmo sem conhecer "os 12 fatores" eu acho que é comum hoje em dia que muitos devs cheguem nesse modelo de desenvolvimento, no mínimo se aproximem disso, se o dev estiver em busca de aperfeiçoar o que produz. A impressão que tenho é que bons devs tendem a pensar em escalabilidade e manutenção, e já descobriram que nenhum software é irretocável.
As pessoas perceberam que funciona e por isso essas coisas foram virando padrão. Tem muito assunto por ai na net que é só um monte de dogma e bullshitagem que tentam empurrar pra galera e ninguém usa, pq não funciona
Fabio Akita impressionante seu conhecimento e a facilidade de ensinar, segurança em tudo que disse,aprendi muito só em ver este video, sou formado em Analise de sistemas mas nunca atuei, procuro mas não consigo devido a falta de experiência e idade me barra aos 53, mas estou estudando muito para aprender e entrar neste universo da tecnologia, caso vc leia este comentário, gostaria de receber se for possivel apostilas em pdf de curso em GIT, RUBY, e outros que possam ajudar na escalada. Um grande abraço Mestre ou DR. se for o seu grau.
Esse vídeo vai me ajudar a subir alguns níveis... Sou dev desktop windows, mas to estudando e até desenvolvendo uns pequenos projetos web. É bom começar já vendo tudo o que tem de mais moderno e ir se atualizando! Valeu Akita!
@@shimadabr Rapaz, mercado até tem... Recebo algumas vagas pra Delphi pelo linkedin, mas se você tiver tranquilo na web, continua. Eu to tentando ir pra web, estudando bastante php/laravel. Aí é ver se compensa mesmo ir pra desktop. Se eu tivesse em web já, eu não iria pra desktop, me afundaria mais nos conceitos que o akita mostrou nos vídeos de backend, que são muuuuuitos rsrsrs. Valeu!
@@shimadabr qualquer area tem job se vc for bom, área web sp vai arrumar vaga de pleno pra cima, estágio e dev.junior hoje em dia so com qi ou mt sorte
Estou tendo contato com esses temas agora, ao menos quando comprei a hospedagem analisei com o suporte de cada um o limite de conexões simultâneas e qual a resposta do servidor, uns bloqueavam o servidor totalmente e outros apenas enfileiravam as requisições, com isso eu adicionei tudo por requisições ajax para um processador.php e bastava fechar a conexão com o BD ao fim do arquivo, pelo menos até eu aprender como trabalhar direito, e me parece que era esse tipo de conteúdo que eu precisava ver, valeu Akita
N sei se vcs perceberam mas so quem acompanha o akita desde o primeiro video vai perceber. Ele veio explicando praticamente todo o curriculo de ciencias da computados do primeiro ao terceiro semestre com exatamente esse video.
Aprendi a colocar aplicações no Heroku, e hoje tudo que programo segue a mesma linha, é muito complicado colocar uma coisa que funcione num lugar somente Obrigado Akita, 25:40, vou usar esse trecho quando alguém reclamar do custo do Heroku Ahh primeira vez em bastante tempo que não apanho tanto no video. Tento seguir ao máximo isso que falou
Muito legal, excelente como sempre. Só uma observação bem especifica sobre composer do php, no tempo 8:05 em dependencias é comentado sobre utilizar "composer update", porém esse comando atualiza as versões minor e patch das bibliotecas bem como o próprio composer.lock, a pouco tempo atrás tive problemas com o Laravel Sanctum que ao rodar "composer update" trouxe uma versão minor que mudou o tamanho do token gerado adicionando um prefixo e no banco eu só guardava os 40 caracteres que sempre foi o tamanho antes do update. Sendo assim passamos a utilizar o "composer install" que instala apenas as versões exatas do composer.lock não tendo mais esse tipo de problema de versões diferentes nas maquinas dos devs ou em produção.
*Show de vídeo!* Ainda tenho que terminar de sorver as doses de conhecimento da trilha de Programação para principiantes. Mas... Carroça e bois em seus devidos lugares, nada impede de dar uma conferida no que vem pela frente!😁 *A cada passo, uma nova chave.* *A cada chave, uma nova porta se abre.* *A cada porta, um novo mundo de possibilidades!* Atento, firme e resiliente, #Sigamos...
Ótimo vídeo Akita. Mais uma vez obrigado pelo excelente conteúdo. Eu sou dev front-end, mas seria muito interessante se você fizesse algum conteúdo para QAs. Pelo tanto que você conhece seria muito legal ver você falando de testes automatizados e de regressão, acredito que isso é muito importante para agilizar o processo de deploy.
Akita, seu conteúdo sempre agrega na minha forma de pensar e desenvolver, muito obrigado por dedicar seu precioso tempo para compartilhar conhecimento e experiência!
Akita vc é fera! Direto ao ponto. A forma como vc expõe seu ponto é muito explicativo e fácil de entender. E é realmente isso. Eu almejo muito chegar nesse ponto, luta diária! Sempre tem algo a melhorar... Obrigado pelo video
É muito engraçado como eu já vi esse vídeo umas 3x e hoje entendo muito mais coisas do que entendia a um tempo atrás, como as features flags citadas no vídeo, hoje em dia utilizo elas junto de uma esteira de testes unitários e end2end, além de ter vários scrips rodando em diversas fases do meu desenvolvimento utilizando Husky, é muito bom conseguir notar todo esse progresso, ao mesmo tempo assustador por saber que ainda tenho MUITA coisa pra aprender
Akita, mais uma vez impressionado com a sua capacidade de "Falar comigo". Parabéns pelo conteúdo, sigo procurando crescimento e conhecimento e seus vídeos me ajudam bastante.
Vi que tinha vídeo novo e fiquei feliz. Vi o tempo total do vídeo (35 min) e já fiquei triste. (Pensei: "Poxa... só 35 minutos..." =[) Assisti o vídeo, fiquei feliz novamente e perplexo pela capacidade de síntese de um ser humano haha
Muito bom Akita. Eu uso Heroku e entreguei um sistema para o cliente no Heroku e foi a melhor coisa que fiz. Só achei um único ponte negativo deles: Chegou a ficar off 2x e demoraram para responder o ticket. Para um serviço que não é tão barato, isso não é legal de acontecer. Porém, no geral é a melhor opção e poupa MUITO, mas MUITO trabalho.
Akita, uma coisa importante tbem é a sessão em memória “local”. Achei o que vc falou da persistência em disco um exemplo excelente. Porém eu vejo muito mais aplicação dependendo da memória do servidor pra guardar a sessão do que os arquivos em disco. Pode ser minha bolha claro. É um toque interessante de dar pra galera. Sessão tem que ser guardada em um serviço externo, tal qual seu exemplo dos arquivos de upload. Redis, mencache, hazelcast e etc são ótimos pra isso. Parabéns e obrigado pelos seu trabalho.
Cara, pra quem está com curiosidade de deslikes, nesse momento são 1,6 mil likes e 0 deslikes, incrível isso. Cara, Akita manda bem mesmo! Toma meu like!
Gente, eu tenho pra mim que o Akita atingiu o nível máximo da ordem Jedi e só seu holograma aparece pra explicar a forma como se deve fazer as coisas quando o lado errado da força, prevalecendo, prega a entrega sem testes e descontínua. Mais um vídeo sensacional. Deste-me uma ótima ideia, pegar projetos antigos e treinar simular em containers separados localmente.
Isso é experiência. óbvio que ele manja muito porque se expôs horrores e quebrou muito a cabeça. Eu tenho 38 anos de TI, tenho a mesma forma crítica dele, mas "graças a Deus" não precisei me f... tanto. Menos ralo... menos conhecimento. Mas quem disse que só conhecimento é "tudo"?
Ótimo vídeo! Mesmo minha equipe sendo enxuta conseguimos seguir de cabo a rabo os 12 fatores. Alguns ajustes sempre são necessários. Não uso Heroku e sim digital oceano, mas com esse seu entusiasmos em relação ao Heroku vou olhar com mais carinho para ele na segunda-feira rsrs.
Sensacional como sempre, seria legal você fazer um vídeo sobre Pulumi pois não pegou muito aqui no Brasil e é uma tecnologia incrível de IaC como um Teraform da vida, mas você programa sua infra com sua linguagem favorita e utiliza de recursos de linguagens de alto nível
Obrigado Akita! Esse é o tipo de vídeo que nos confronta e ajuda a buscar por melhorias. Como você falou, os 12 fatores não são bala de prata, mas buscar por eles vai com toda certeza minimizar os erros.
Nem trabalho na parte de ti na minha empresa, mas escutando esse vídeo percebi que todos os erros possíveis ditos acontecem aqui com nossos sistemas internos para atendimento ao cliente e externos para o usuário final kkkkkkkk
Muito bom Akita, eu descobri que não fazia algumas coisas, mas por isso tô pela internet KKK para aprender, obrigado pelo balde de água fria vou estudar as coisas que me faltam relacionados a esses tópicos.
E a lista de estudos tá que aumenta kkk. Porém feliz por ainda como dev jr. já ter uma noção prévia desses fatores mesmo sem saber que eles existiam e eram classificados. Agora é reconsultar sempre que iniciar um novo projeto.
Akita, depois faz caso ainda não tenha, um vídeo falando numa linha de raciocínio paralela, como aplicações vão escalar e deployar facilmente usando llvm, como por exemplo rust compilando wasm, ótimo vídeo parabéns.
Na minha empresa começamos vendendo planos de hospedagem compartilhada, acabei aproveitando a infra para subir os projetos de software. O deploy funciona com um git push, após os testes automatizados claro, que aciona um script de deploy remoto. Resumindo, posso confiar o deploy a alguém que está iniciando na empresa. Utilizando minha própria infra, acabei não terceirizando alguns serviços, como o file system e centralização de logs. Pretendo corrigir isso o quanto antes para tornar a aplicação mais escalável e segura.
me deu uma bad na parte um do video pois eu achava que nao estava no caminho tao certo, nesta segunda parte ja fiquei mais confiante, pois a maioria das partes eu ja crio, ja tenho feito no meu dia a dia nas aplicacoes. Este e meu primeiro comentario em um video seu mas eu acho que ja vi todos, meus parabens Akita.
Excelente vídeo Akita! Em pleno 2022 infelizmente ainda há sistemas de empresas grandes que são "deployados" na mão, terem uma "área de DevOps", e que faz GMUD para todo deploy. Detalhe, estão migrando os monólitos para microsserviços. (sim, trabalho como dev nessa empresa e é um inferno para subir uma correção ou uma feature, fora que produtividade = 0) Pronto, o caos está feito!!! Aliás, se possível gostaria de sugerir um tema para um próximo vídeo: GMUD. Não consigo entender de nenhuma forma o pq é necessário nos dias atuais. Um abraço e sucesso!!!
Sensacional. Mais um vídeo 100% assistido 3x . 😄 . Akita. Gostaria, se possível, um vídeo sobre você e seus desafios (Não sei se já tem) na sua empresa. Não sobre quais serviços de software nem pra quem, mas sim como você e sua equipe resolveram tais problemas. Como lideram. Se já precisaram trocar de banco de dados por motivos específicos no meio do projeto. Como é a relação entre Desig/Front/Back/DevOps. Ou até mesmo se aplicaram os 12 fatores. Enfim, como você age em sua empresa. 😎
Utilizamos 100% git e nosso deploy é praticamente automatizado, assim que conseguirmos usar o terraform será uma maravilha. Mas acrescentando utilizar git combinado com docker é uma maravilha, pois a cada release que executamos no repositório automaticamente fazemos criar de acordo com a versão no docker hub, assim exemplificando ainda mais atualizações e caso de retroceder versões!
Sofro com automatização devido ao sonarqube achar vulnerabilidades (de várias categorias) em "vendors"... as vezes me impedindo de usar composer update devido a segurança. Obrigado pelo valioso vídeo.
Dicas que eu tambem daria.
- Mesmo ambiente local do dev deve estar versionado e ter algum "deploy" rápido, deve ser uma reprodução da cloud , sugiro o conjunto devcontaier + docker compose com vscode
- Se esta criando uma infra, versione ela com terraform, e deve sempre partir da inexistência de todos os elementos.
- Se algo não pode ser replicado localmente parabens vc esta preso, e essa solução / tecnologia se der problema se prepare para muita dor de cabeça.
- Elementos da infra também devem ser versionados seja a estrutura de um banco de dados ou tópicos, schemas, , persistents queries de uma mensageria ( ex Kafka + ksqlDB )
- Use Tags e Ids sempre que possível, em todos os elementos, seja no log, no build ou deploy, rastreabilidade vai te salvar em crises e facilita em muito extração de dados em logs por exemplo.
excelentes adendos. quero falar de alguns desses aspectos em outros videos mais pra frente
Sugestão é gerenciamento de banco de dados usando migrations. Isso é uma dificuldade para convencer a equipe que pôde ser automatizado tbm.
@@krlsdu Puts nem fale, eu estou com sorte, a plataforma em que trabalho hoje é direcionada a fluxo então basicamente não existe "banco" no meio do caminho.
E o que existe quase a totalidade ja usa Kafka então naturalmente insere essas ideias e mesmo assim ainda tem resistência
Bicho os vídeos do Akita são uma AULA de Computer Science que eu nunca tive
Brabo demais
Akita faz um vídeo falando de banco de dados, como escalar? o que é pool? cálculos básicos pra não errar feio, como fazer sincronização entre réplicas? Parabéns pelo vídeo!
apos ver o video 1/2 resolvi ultilizar docker na minha maquina local. por fim, subir o projeto no heroku
. configurei o ambiemte com laravel + mysql. O que me deixou de lição é que voce só tem trabalho uma vez, apos isso sempre que der um push pra master, tudo vai rodar. antes perdia horas mudando configurações locais/produção. depois de 3 anos na area de dev, creio que agora estou desenvolvendo perto do ideal sem muitos gargalos para erro. Obrigado akita, Excelente explicação, voce e foda!
Não éra só usar variável de ambiente?
@@fernandoalcantar4 o ambiente heroku vai alem de uma variavel de ambiente ;)
Muito fera Akita! Você é um grande responsável por trazer conceitos bons de fora pro Brasil!
Salve, Akita! Nessa mesma vibe, vale um vídeo demonstrando como setupar um projeto local usando docker-compose e a parada toda, mimetizando o ambiente de staging e prod, como tu demonstrou nesse vídeo agora. Seria muito proveitoso!
Sim, tô pensando num vídeo sobre isso mesmo
@@Akitando nice!
Up!
up! Seria muito bom um vídeo como esse sendo que tudo o que um projeto de staging precisa ter. Alguém tem algum conteúdo de referência enquanto o Akita não faz um vídeo?
@@faustocouto não lembro muito do contexto em que fiz esse comentário 2 anos trás, mas lembro que o Akita fez um vídeo sobre a rinha de backend em 2023, em que ele setupa um ambiente dockerizado em várias linguagens. Talvez vale a olhada
Aprendi que o Heroku é read only quando tentei usar um json server como uma rest API, fazendo não só GET mas também POST de novos dados, toda vez que o servidor hivernava ou eu fazia um novo deploy, tudo que chegou através de um POST era perdido. Isso é uma coisa tão óbvia, mas precisamos passar por esses erros pra entender como as coisas funcionam
UA-cam! Ide por todo mundo, e pregai o heroku a toda criatura
Eu já participei de muitos projetos que eram configurados manualmente, fora as centenas de arquivos que eram armazenados no servidor. Bastava uma temporada anormal de acessos para lotar a memória dos servidores e todos os sistemas irem ao solo. Quando conheci o heroku, tive a mesmíssima sensação de uma criança conhecendo os parques da Disney.
Sou estudante, nunca trabalhei na área, mas sou formado, e isso me ajuda a compreender os vídeos. Eu sinto que os vídeos do Akita podem ter duas horas, que eu vou conseguir assistir sem me cansar. A cada duas frases dele, eu afirmo algo que tinha como: pode ser assim ou quase isso, ou aprendo algo novo.
caraca... eu amo os vídeos do Fabio Akita e o jeito que ele fala, sempre direto ao ponto, jogando verdades na nossa cara, sem massagem
O vídeo passado e este vídeo deveriam serem utilizados como materiais de introdução para qualquer faculdade e/ou curso especializado de arquitetura de software.🤓
O akita falou que faz videos pra ele mesmo, mas sinceramente o impacto que ele faz na qualidade de desenvolvimento brasileiro eh definitivamente sem igual, nenhum "programe em 3 meses" ou faculdade da a "Barruada" no seu ego de dev,que esse cara consegue. Eu ja implemento da forma que ele diz mas mesmo assim a pulga sempre vem de "Sera que a gente ta escalavel mesmo ?".
Te conheci hoje, e estou simplesmente motivado pela tua forma de falar. Sem papas na língua. Simplesmente "no pep talk" e isso é maravilhoso. Isso deveria ser regra. Costumo dizer: antes uma verdade que me doa que uma mentira que me iluda.
Muito obg akita, estou me aprofundando em back e buscando especialização em devops, esse vídeo foi de fato um divisor de aguas, vou implementar tudo isso na empresa que trabalho e buscar sempre ficar nessa máxima dos 12 fatores
Cada vídeo novo eu me sinto cada vez menos capaz de iniciar na carreira. Depressão é uma droga.
Mas adoro ver os vídeos. Obrigado pelo conteúdo
Cada vídeo é uma aula.
Sobre a independência da plataforma, acho que um bom exemplo foi a rede social Parler, que foi banida da AWS por questões políticas. Eles demoraram semanas pra conseguir migrar de plataforma, e perderam o lugar que tinham conquistado. O Gettr, que surgiu com a mesma proposta, tomou seu lugar.
É bom demais aprender como funcionam (ou deveriam funcionar) os processos em outras empresas, principalmente quando se trabalha em uma equipe nova, sem experiência com web apps (isso inclui a mim). Com certeza vou evangelizar isso lá onde eu trabalho. Obrigado!
Cada vez que ouço o Akira sinto como se fosse um tapa na cara. E é tão prazeroso. Tão construtivo. Só tenho a agradecer. Obrigado mestre.
Mesmo sem conhecer "os 12 fatores" eu acho que é comum hoje em dia que muitos devs cheguem nesse modelo de desenvolvimento, no mínimo se aproximem disso, se o dev estiver em busca de aperfeiçoar o que produz. A impressão que tenho é que bons devs tendem a pensar em escalabilidade e manutenção, e já descobriram que nenhum software é irretocável.
As pessoas perceberam que funciona e por isso essas coisas foram virando padrão. Tem muito assunto por ai na net que é só um monte de dogma e bullshitagem que tentam empurrar pra galera e ninguém usa, pq não funciona
verdade, sou inexperiente e mesmo assim já implemento muito do que foi citado no vídeo.
Akita, por favor, nunca pare de fazer esses vídeos! Você é uma LENDA, obrigado!
Fabio Akita impressionante seu conhecimento e a facilidade de ensinar, segurança em tudo que disse,aprendi muito só em ver este video, sou formado em Analise de sistemas mas nunca atuei, procuro mas não consigo devido a falta de experiência e idade me barra aos 53, mas estou estudando muito para aprender e entrar neste universo da tecnologia, caso vc leia este comentário, gostaria de receber se for possivel apostilas em pdf de curso em GIT, RUBY, e outros que possam ajudar na escalada. Um grande abraço Mestre ou DR. se for o seu grau.
30:35 sugiro colocar um contorno preto na fonte, para facilitar a leitura. Muito bom o vídeo, valeu!
Esse vídeo vai me ajudar a subir alguns níveis...
Sou dev desktop windows, mas to estudando e até desenvolvendo uns pequenos projetos web.
É bom começar já vendo tudo o que tem de mais moderno e ir se atualizando!
Valeu Akita!
Dev raiz haha. Sou iniciante e queria muito entrar na parte de desktop, mas pelo que observo quase não tem mercado hj em dia comparado a web.
@@shimadabr Rapaz, mercado até tem... Recebo algumas vagas pra Delphi pelo linkedin, mas se você tiver tranquilo na web, continua. Eu to tentando ir pra web, estudando bastante php/laravel. Aí é ver se compensa mesmo ir pra desktop. Se eu tivesse em web já, eu não iria pra desktop, me afundaria mais nos conceitos que o akita mostrou nos vídeos de backend, que são muuuuuitos rsrsrs.
Valeu!
Sair de java pra dev web e a msm coisa q sair se gerente de loja para vendedor
@@shimadabr qualquer area tem job se vc for bom, área web sp vai arrumar vaga de pleno pra cima, estágio e dev.junior hoje em dia so com qi ou mt sorte
Estou tendo contato com esses temas agora, ao menos quando comprei a hospedagem analisei com o suporte de cada um o limite de conexões simultâneas e qual a resposta do servidor, uns bloqueavam o servidor totalmente e outros apenas enfileiravam as requisições, com isso eu adicionei tudo por requisições ajax para um processador.php e bastava fechar a conexão com o BD ao fim do arquivo, pelo menos até eu aprender como trabalhar direito, e me parece que era esse tipo de conteúdo que eu precisava ver, valeu Akita
Conteúdo top! E estou orgulhoso da galera do quintoandar implementar tudo isso aí, muito proveitoso pro meu estágio
Caraca tava procurando um vídeo bom para ver, e esse chegou mesmo na hora, que coincidência kkkkk
N sei se vcs perceberam mas so quem acompanha o akita desde o primeiro video vai perceber. Ele veio explicando praticamente todo o curriculo de ciencias da computados do primeiro ao terceiro semestre com exatamente esse video.
Aprendi a colocar aplicações no Heroku, e hoje tudo que programo segue a mesma linha, é muito complicado colocar uma coisa que funcione num lugar somente
Obrigado Akita, 25:40, vou usar esse trecho quando alguém reclamar do custo do Heroku
Ahh primeira vez em bastante tempo que não apanho tanto no video. Tento seguir ao máximo isso que falou
Primeiro de Angola.
Regra: like mesmo antes de assistir.
HAhahhahahahaha
Mais um kudureista no cainel
@@gamelegion2899 Ah não kkkkkkkk, aqui não poh kkkkkkkkkkkk!
@@gamelegion2899 tudo pelo kuduro, kkkkkk.
Ah que vontade de mandar para mais gente esse vídeo! Todos precisam ver. Tks Akita!
Muito legal, excelente como sempre.
Só uma observação bem especifica sobre composer do php, no tempo 8:05 em dependencias é comentado sobre utilizar "composer update", porém esse comando atualiza as versões minor e patch das bibliotecas bem como o próprio composer.lock, a pouco tempo atrás tive problemas com o Laravel Sanctum que ao rodar "composer update" trouxe uma versão minor que mudou o tamanho do token gerado adicionando um prefixo e no banco eu só guardava os 40 caracteres que sempre foi o tamanho antes do update.
Sendo assim passamos a utilizar o "composer install" que instala apenas as versões exatas do composer.lock não tendo mais esse tipo de problema de versões diferentes nas maquinas dos devs ou em produção.
*Show de vídeo!*
Ainda tenho que terminar de sorver as doses de conhecimento da trilha de Programação para principiantes. Mas...
Carroça e bois em seus devidos lugares, nada impede de dar uma conferida no que vem pela frente!😁
*A cada passo, uma nova chave.*
*A cada chave, uma nova porta se abre.*
*A cada porta, um novo mundo de possibilidades!*
Atento, firme e resiliente,
#Sigamos...
Te amo Akita tô no terceiro semestre de sistemas de informação e teus vídeos me acordou a cada dia me dedico mais
Ótimo vídeo Akita. Mais uma vez obrigado pelo excelente conteúdo.
Eu sou dev front-end, mas seria muito interessante se você fizesse algum conteúdo para QAs. Pelo tanto que você conhece seria muito legal ver você falando de testes automatizados e de regressão, acredito que isso é muito importante para agilizar o processo de deploy.
Akita, seu conteúdo sempre agrega na minha forma de pensar e desenvolver, muito obrigado por dedicar seu precioso tempo para compartilhar conhecimento e experiência!
Akita vc é fera! Direto ao ponto. A forma como vc expõe seu ponto é muito explicativo e fácil de entender. E é realmente isso. Eu almejo muito chegar nesse ponto, luta diária! Sempre tem algo a melhorar... Obrigado pelo video
É muito engraçado como eu já vi esse vídeo umas 3x e hoje entendo muito mais coisas do que entendia a um tempo atrás, como as features flags citadas no vídeo, hoje em dia utilizo elas junto de uma esteira de testes unitários e end2end, além de ter vários scrips rodando em diversas fases do meu desenvolvimento utilizando Husky, é muito bom conseguir notar todo esse progresso, ao mesmo tempo assustador por saber que ainda tenho MUITA coisa pra aprender
Muito bom, agora vou investir mais em testes e aprender a usar docker para ambientes onde não se usa heroku
Excelente. Muito conteúdo relevante em um mesmo vídeo. Se puder, fale mais sobre testes, Akita. Obrigado.
O link do vídeo sugerido é diferente do mencionado. e como sempre excepcional na abordagem. abraços
Akita, mais uma vez impressionado com a sua capacidade de "Falar comigo".
Parabéns pelo conteúdo, sigo procurando crescimento e conhecimento e seus vídeos me ajudam bastante.
Sensacional, cada vídeo assistido seu é um passo à frente! Sou iniciante/médio porém nunca saio sem extrair algo!
Vi que tinha vídeo novo e fiquei feliz.
Vi o tempo total do vídeo (35 min) e já fiquei triste. (Pensei: "Poxa... só 35 minutos..." =[)
Assisti o vídeo, fiquei feliz novamente e perplexo pela capacidade de síntese de um ser humano haha
Novamente, mais um ótimo trabalho
mais um vídeo incrível do Akita!!!! parabéns, graças ao teu trabalho aqui no UA-cam o mundo pode ter desenvolvedores melhores!!!!
Nunca me canso de escutar o Akita, eu quero mais ✌️🙌 Obrigada Akita 💜
Excelente vídeo! Realmente vejo que nós que usamos Rails estamos muito bem servidos de framework!!
Show de bola o video Akita...vou ficar no aguardo agora de um video falando por onde começar a refatoração (ou reimplentação) de um sistema legado....
2 semanas esperando esse vídeo, valeu cada segundo. Muito obrigado mais uma vez, Akita.
Muito bom Akita. Eu uso Heroku e entreguei um sistema para o cliente no Heroku e foi a melhor coisa que fiz. Só achei um único ponte negativo deles: Chegou a ficar off 2x e demoraram para responder o ticket. Para um serviço que não é tão barato, isso não é legal de acontecer. Porém, no geral é a melhor opção e poupa MUITO, mas MUITO trabalho.
Akita, uma coisa importante tbem é a sessão em memória “local”. Achei o que vc falou da persistência em disco um exemplo excelente. Porém eu vejo muito mais aplicação dependendo da memória do servidor pra guardar a sessão do que os arquivos em disco. Pode ser minha bolha claro. É um toque interessante de dar pra galera. Sessão tem que ser guardada em um serviço externo, tal qual seu exemplo dos arquivos de upload. Redis, mencache, hazelcast e etc são ótimos pra isso. Parabéns e obrigado pelos seu trabalho.
Ainda tem gente que grava sessão em ram do servidor com um monte de coisa tipo ASP dos anos 90 e precisa fazer server affinity?? Pqp
Excelente! Meta de vida, me tornar um Sênior padrão Akita.
Cara, pra quem está com curiosidade de deslikes, nesse momento são 1,6 mil likes e 0 deslikes, incrível isso. Cara, Akita manda bem mesmo! Toma meu like!
Se alguém der deslike, é pura inveja... Kkkkk
Esse é pra revisitar com frequência, muito bom Akita!
Q video incrivel. Ainda vem com as partes do video identificada. Fantastico.
Gente, eu tenho pra mim que o Akita atingiu o nível máximo da ordem Jedi e só seu holograma aparece pra explicar a forma como se deve fazer as coisas quando o lado errado da força, prevalecendo, prega a entrega sem testes e descontínua. Mais um vídeo sensacional. Deste-me uma ótima ideia, pegar projetos antigos e treinar simular em containers separados localmente.
Toda vez que o Akita aponta o dedo pra tela, eu brinco de me desviar das balas feito o Neo :D
Isso é experiência. óbvio que ele manja muito porque se expôs horrores e quebrou muito a cabeça.
Eu tenho 38 anos de TI, tenho a mesma forma crítica dele, mas "graças a Deus" não precisei me f... tanto.
Menos ralo... menos conhecimento. Mas quem disse que só conhecimento é "tudo"?
Mais uma aula para ver, obrigado, Akita!
A credibilidade é tão grande que já dou like no início.
Cada video desse cara é uma surra de conhecimento
A porta default do MySQL é 3306. Conteúdo excelente!
Ótimo vídeo! Mesmo minha equipe sendo enxuta conseguimos seguir de cabo a rabo os 12 fatores. Alguns ajustes sempre são necessários. Não uso Heroku e sim digital oceano, mas com esse seu entusiasmos em relação ao Heroku vou olhar com mais carinho para ele na segunda-feira rsrs.
Perfeito, preto no branco sem reinventar a roda.
Este ano começo a faculdade de Ciências da Computação. Obrigado, Akita. Você abriu os meus olhos :)
Sensacional como sempre, seria legal você fazer um vídeo sobre Pulumi pois não pegou muito aqui no Brasil e é uma tecnologia incrível de IaC como um Teraform da vida, mas você programa sua infra com sua linguagem favorita e utiliza de recursos de linguagens de alto nível
Sensacional, Akita por favor escreva um livro! 🙏🙏
Obrigado Akita! Esse é o tipo de vídeo que nos confronta e ajuda a buscar por melhorias. Como você falou, os 12 fatores não são bala de prata, mas buscar por eles vai com toda certeza minimizar os erros.
Ótimo vídeo, mestre! Sempre conectando e contextualizando muito bem os conceitos... Minha mente explode a cada vídeo seu. Parabéns!
Nem trabalho na parte de ti na minha empresa, mas escutando esse vídeo percebi que todos os erros possíveis ditos acontecem aqui com nossos sistemas internos para atendimento ao cliente e externos para o usuário final kkkkkkkk
Impactado e sem palavras. Mais uma vez, um vídeo excelente. Obrigado!
Obrigado Fabio.
Heroku é vida (Mesmo não garantindo o meu ganha pão)
Parabéns pelo video tão esclarecedor.
Muito bom Akita, eu descobri que não fazia algumas coisas, mas por isso tô pela internet KKK para aprender, obrigado pelo balde de água fria vou estudar as coisas que me faltam relacionados a esses tópicos.
sou iniciante acho que entendi uns 65%, tirando alguns termos que nem conheço ainda já vi que ainda vou voltar muito nesse video
Tive que colocar esse vídeo no "O QUE ROLOU ESSA SEMANA?" no canal TIO JOBS. Forte abraço! conteúdo top d+!
Caramba esse vídeo abriu minha mente, sensacional, parabéns e obrigado por trazer esses conhecimentos Akita!
Ótimo vídeo Akita. Ser fã de algo que funciona e funciona muito bem não tem problema algum
Muito bom Akita, parabéns!! Seus vídeos vão ajudar a por muita ordem em nossa comunidade.
E a lista de estudos tá que aumenta kkk.
Porém feliz por ainda como dev jr. já ter uma noção prévia desses fatores mesmo sem saber que eles existiam e eram classificados. Agora é reconsultar sempre que iniciar um novo projeto.
Esse canal melhorou e muito
É como se todos os programadores estivessem no deserto da informação e derepente aparece o Sr Akita distribuindo água mineral de conhecimento !
Akita, depois faz caso ainda não tenha, um vídeo falando numa linha de raciocínio paralela, como aplicações vão escalar e deployar facilmente usando llvm, como por exemplo rust compilando wasm, ótimo vídeo parabéns.
VocÊ é foda cara!!! abriu minha cabeça, agora eu tenho um norte gigaaante =D
Melhor notificação do UA-cam. Parabéns pela qualidade, sempre aprendendo muito.
Assim eu perco o foco rsrs,não tem como não assistir qdo chega notificação de video novo
Obrigado Akita. Você contribui demais para nossa comunidade.
Na minha empresa começamos vendendo planos de hospedagem compartilhada, acabei aproveitando a infra para subir os projetos de software. O deploy funciona com um git push, após os testes automatizados claro, que aciona um script de deploy remoto. Resumindo, posso confiar o deploy a alguém que está iniciando na empresa.
Utilizando minha própria infra, acabei não terceirizando alguns serviços, como o file system e centralização de logs. Pretendo corrigir isso o quanto antes para tornar a aplicação mais escalável e segura.
me deu uma bad na parte um do video pois eu achava que nao estava no caminho tao certo, nesta segunda parte ja fiquei mais confiante, pois a maioria das partes eu ja crio, ja tenho feito no meu dia a dia nas aplicacoes. Este e meu primeiro comentario em um video seu mas eu acho que ja vi todos, meus parabens Akita.
Isso mesmo Akita, você tá certíssimo!!!
Aulão do lanche/janta do sábado! 😌😌😌
Se tem vídeo novo do Akita já chego dando like!
Excelente vídeo Akita!
Em pleno 2022 infelizmente ainda há sistemas de empresas grandes que são "deployados" na mão, terem uma "área de DevOps", e que faz GMUD para todo deploy. Detalhe, estão migrando os monólitos para microsserviços. (sim, trabalho como dev nessa empresa e é um inferno para subir uma correção ou uma feature, fora que produtividade = 0) Pronto, o caos está feito!!!
Aliás, se possível gostaria de sugerir um tema para um próximo vídeo: GMUD.
Não consigo entender de nenhuma forma o pq é necessário nos dias atuais.
Um abraço e sucesso!!!
gmud é mais um legado de uma era antes de agilidade, antes das novas tecnologias como git e github e devops. é coisa de empresa antiquada mesmo.
Test
Integração continua
Deploy continuo
Anotei meu patrão.
Imagina um rant sobre deploys do Akita, acho que ia ser a melhor lição de moral que os seus seguidores levaria.
Sensacional. Mais um vídeo 100% assistido 3x . 😄 . Akita. Gostaria, se possível, um vídeo sobre você e seus desafios (Não sei se já tem) na sua empresa. Não sobre quais serviços de software nem pra quem, mas sim como você e sua equipe resolveram tais problemas. Como lideram. Se já precisaram trocar de banco de dados por motivos específicos no meio do projeto. Como é a relação entre Desig/Front/Back/DevOps. Ou até mesmo se aplicaram os 12 fatores. Enfim, como você age em sua empresa.
😎
Show! Curtiria 10x se fosse possível, parabéns!
"é bem coisa de javeiro" kkkkk
Ri demais nessa parte.
Que aula senhores ... Que aula.
de javeiro enterprise!! fui bem específico no enterprise.
Utilizamos 100% git e nosso deploy é praticamente automatizado, assim que conseguirmos usar o terraform será uma maravilha.
Mas acrescentando utilizar git combinado com docker é uma maravilha, pois a cada release que executamos no repositório automaticamente fazemos criar de acordo com a versão no docker hub, assim exemplificando ainda mais atualizações e caso de retroceder versões!
O mais brabo de konoha haha.
Camisa muito top!
Sofro com automatização devido ao sonarqube achar vulnerabilidades (de várias categorias) em "vendors"... as vezes me impedindo de usar composer update devido a segurança. Obrigado pelo valioso vídeo.
Log4j é o resultado do paradigma principal do java: programação orientada ao marketing