Sou aluno da UFV em ciência da computação e suas aulas são excelentes, tem me ajudado demais com essa disciplina que é bem puxadinha! Se não fosse seu canal eu nao entenderia esse conteúdo. Muito obrigado.
3 місяці тому
Que legal Igor, estudei essa disciplina aí a 20 anos atrás, na época quem dava era o Cacau! Bons estudos!
Aula sensacional! Assisti uma aula da usp e não estava entendendo tão bem e com essa consegui. Explicar bem os operadores, dar vários exemplos e trazer de uma maneira mais informal antes de partir pros formalismos faz toda a diferença!
2 роки тому
Que maravilha @Amabille Beatriz Melo, fica realmente muito feliz em saber que tenho ajudado vários alunos Brasil a fora. Compartilhe nosso conteúdo com seus colegas, também temos playlist de compiladores, Algoritmos e outras disciplinas do curso de ciência da computação e afins...
Professor, finalmente consigo entender essa parte da gramática em LFA. Seus vídeos estão me ajudando muito numa disciplina do mestrado. Obrigado por isso!
3 місяці тому
Ola @LucasPericles, fico muito feliz que vocês está conseguindo entender bem com minhas aulas. Afinal, já estive no seu lugar, e hoje minha missão tentar ser mais didatico possivel nos conteúdos da computação.
Suas aulas são muito boas professor José! Grato por nos ajudar. Sucesso.
7 місяців тому
Muito obrigado @AdrianoElias, pois são feitas com muito carinho e pensando muito no entendimento dos alunos. Fique a vontade, pois o canal tem diversos conteúdos como este que podem te ajudar. Curta e compartilhe sempre!
Fala David, que bom que ajudou. Essa aula é bastante importante dentro do estudo da teoria da computação. A aula LFA 14 é sua continuação, porém com uma abordagem mais prática (programação). Vale a pena conferir, pois vai clarear ainda mais seu raciocínio.
Excelente! Muito melhor que as aulas da faculdade!!
Рік тому
Ola Rodrigo, que bom que minhas aulas tem te auxiliado no seu curso. Fique a vontade, o canal esta cheio de conteúdo legal sobre varias disciplinas de computação. Nos estamos aqui no IFET e você, estuda onde?
Venha dar aula na Ufjf, suas aulas são excelentes! Me fez aprender a matéria em horas, que estou a dias indo em aulas presenciais e nao aprendo 🥺
4 місяці тому
Ola Lívia Faria, muito obrigado pelo elogio, pois eu sempre construo minhas aulas pensando nos meus alunos, e fico muito feliz quando vocês entendem o conteúdo. Afinal, aprender LFA e expressões regulares é fundamental para o currículo de vocês. Sou professor aqui no IFET de Rio Pomba-MG, estou pertinho,qualquer hora a gente agenda uma aula, uma palestra ou coisa do tipo aí na UFJF.
Professor, no caso dessa ultima questão da tabela de 23:29 pode ser um resultado vazio? por causa do (a+e) (b+ba)* (onde o primeiro pode ser vazio e o segundo pode ser zero)
Рік тому
Sim. Seu raciocínio está corretíssimo.
Рік тому
Ola @alaxtaidee, seu raciocínio está perfeito. Isso mesmo!
Que aula maravilhosa, revisão ótima para mim! Obrigado professor!
Рік тому
Fala diieggo, que bom que você gostou. Também temos uma playlist completa sobre Linguagens Formais e Automatos, onde voce também pode rever, além das expressões regulares, os automatos e as gramáticas.
Professor, no caso do minuto 3:30 Uma String que termine com a substring "aa", o senhor citou que pode ser apenas essas duas palavras: "aaa" e "baa", mas no caso uma string que fosse dessa forma: "baaaaaaaaaa" também não seria uma string aceita? Pois começa com b e termina com a substring "aa". Grato desde já.
@@XDem Estava vendo aqui, acho que está correto mesmo. Pois pra aceitar a string: "baaaaaaaaaa", deveria ser : (a + b)a+ Ou seja, inicia com "a" ou com "b" seguido de pelo menos um "a" ou muitos deles, como no caso da string anterior. Também poderia ser escrito da forma (a + b)a* que ai me possibilitaria aceitar as strings que iniciem com "a" ou "b", seguidos de ZERO ou MUITOS "a". No caso da (a + b)aa ; as strings "aaa" e "baa" são as únicas aceitas. Pois quando não especificamos algum operador, fica-se sub entendido que a string obrigatoriamente termina (como nesse caso) com o sufixo "a͇a͇". ( ba͇a͇, aa͇a͇)
2 роки тому+2
Prezados Maycon e Yammad, de fato está correto. Pois estamos falando de uma regra de formação (a+b)aa. Ou seja, está expressão regular começa com 'a' ou 'b' e em seguida tem 'aa'. Para aceitar baaaaaaaaaa deveria ter um asterisco depois de a ou b. Ficaria algo assim: (a+b)*aa
Olá Camilla Mendes, fico muito feliz que minha aula tenha te ajudado neste conteúdo tão importante na computação. Nos ajude dando compartilhando para que este material ganhe mais relevância e chegue em mais estudantes. Nos diga também de qual faculdade/universidade vc é!
Fala Matheus, que bom que te salvou ai, pois de fato esse conceito de Expressão Regular é fundamental na sua formação, e tenho certeza que você colherá bons frutos. Não esqueça de curtir e compartilhar nosso canal.
Boa tarde Professor José rui! Estou aprendendo muito aqui no seu canal! Com relação ao primeiro exemplo desta aula você pede que se construa uma expressão regular que aceite QUALQUER palavra do alfabeto {a,b} que comece com "a" ou "b" e termine com a sub palavra "aa". Como você fala em qualquer palavra imagino que poderíamos ter aaa, baa, ALÉM de abbbbaa, baaabbaa, etc. A expressão que encontrei foi (a+b).(a+b)*.aa......Se puder tirar essa dúvida agradeço.
2 місяці тому
Perfeito. Uma outra opção seria (a+b)+ ao invés de (a+b)(a+b)* São equivalentes, pois o símbolo + já implica pelo menos uma ocorrência. Mas como disse, sua solução está correta
Professor caso eu tivesse esse exemplo ((da)∗| b)∗ que seria a mesma coisa que ((da)* + b)* Como transformaria essa ER em um AFe?
Рік тому+1
Sim, o simbolo | significa a mesma coisa do simbolo +, e portanto merece atenção. Pois pode mudar de acordo com o livro base que voce está usando. Agora para transformar em um automato não é tarefa dificil, tem video no canal. Bons estudos.
Quanto a questão do PosComp de 2009, a linguagem não deveria aceitar 0 ocorrências de a também? A palavra b, bb, bbb, ... não são aceitas por exemplo. Se essa observação estiver correta, adicionar um | b* dentro dos parêntesis resolveria o problema?
Рік тому
Ola Emanuel, sim, essa linguagem deve aceita zero ocorrencias de b. Mas não é necessário acrescentar nada, pois o fato de ter um asterisco por fora de tudo (b*ab*ab*)*, faz como que o interior possa ser vazio. Entendeu?
@ mas essa expressão aceitaria a palavra bbb (sendo zero a par)? Ela do jeito que está escrita, obrigatoriamente não tem que ter no minimo dois a se tiver algum b? Pensei que a forma correta seria b*(ab*ab*)*.
Рік тому+1
Ola @@brederodes, gracas a sua observação pude analisar com mais calma, e realmente voce está correto. Da forma que a questão do poscomp foi elaborada ela não está considerando o caso de zero ser par. Assim a 'letra d' só vai funcionar quando nao considerarmos que zero ocorrencias de 'a' é par. E para aceitar todos os casos a solução é a expressao regular que voce propôs b*(ab*ab*)* Parabens pela observação e obrigado!
Olá! No exemplo "Construa uma expressão ... ... que comece com a ou b e termine com a subpalavra aa. Nada foi dito quanto ao que poderia haver entre eles. Seria correto dizer que a resposta (também) pode ser (a+b)^{+}(aa) ? \left(a+b ight)^{+}aa
7 місяців тому
Sim, pois a cardinalidade + garantirá que ocorrerá a ou b pelo menos uma vez.
Sabendo que (a+b) aceita a cadeia "ab". Então a expressão (a+b+e)(a+b+e)(a+b+e) não pode ser menor ou igual 3, pois a (a+b+e)pode aceita cadeia "ab", se cada expressão dentro do parênteses gerar "ab" o comprimento vai ser maior que 3. Se eu estiver errado professor me explique porque.
Acredito que (a+b) não possa gerar “ab”, simplesmente ou “a” ou “b”
7 місяців тому+1
Ola @Marcelo, como o @ThiagoCT9 disse, (a+b+e) é lida da seguinte forma: "ou a ou b ou vazio", portanto para cada (a+b+e), so podemos ter no máximo um elemento ou a , ou b ou vazio. Logo, como a ER é (a+b+e)(a+b+e)(a+b+e), portanto so poderemos gerar palavras com no máximo 3 elementos.
2 роки тому
****** Veja também a próxima aula: ****** LFA 14 | ua-cam.com/video/EoDGgy1uqus/v-deo.html ****** Ela complementa de forma prática(Java) os conceitos aqui apresentados.
professor, pode me tirar uma duvida sobre uma questão que não se refere a sua aula? a questão é: Qual das seguintes expressões regulares descreve a linguagem de todas as palavras que contêm pelo menos um 'a'? (1) (a+b)* (2) a(a+b)* (3) (a+b)*a(a+b)* (4)( (a+b)*(a+b) eu achei duas respostas corretas nessa questão, logo estou confuso se a questão foi mal formulada ou se eu estou errado. adoro suas aulas! o senhor tem um didatica absurda. muito obrigado!
2 місяці тому
Grande Jota, obrigado. Com relação a esta questão, ela é bem legal. O que voce tem que procurar é qual representa 100% a linguagem que o enunciado esta pedindo. Realmente, APARENTEMENTE, temos duas respostas corretas a (2) e (3), pois ambas terão pelo menos uma ocorrencia de 'a'. Mas a resposta correta é a (3) pq ela atende 100% o que está pedindo a questão, o (a+b)* que vem antes, e o (a+b)* que vem depois garante que serão formadas TODAS as possiveis palavras que possuem pelo menos uma ocorrencia de 'a'; Agora pensa comigo, a opção (2), é a linguagem que possui pelo menos uma ocorrencia de 'a', entretanto, só formas as palavras que iniciam com 'a'. Entendeu? Ela não representa todas as palavras que possuem pelo menos um 'a'. Legal demais ne?
professor, gostei muito de assistir suas aulas relacionadas com o tema Linguagens Formais e Automatos. Estou com dúvidas em relação a um exercicio: 1. Pretende-se implementar um reconhecedor de contantes com vírgula flutuante. a. Defina a expressão regular correspondente (sugestão pode utilizar a abreviatura d=0|..|9. Eu não sei como definir essa expressão regular, podia me dar uma ajuda por favor. Ficaria ainda muito mais grato.
Ola Marcello, obrigado fico muito feliz em ajudá-los. Um detalhe sobre o vocabulário: - Você quis dizer união ao invés de concatenação, certo? Pq a leitura correta da expressão 'a+b' é "a união b". - Se fosse concatenação escreveríamos 'ab' sem nada entre eles. Mas como você mencionou seu professor usa outra nomeclatura e não tem problema alguma, só tomar cuidado para não fazer confusão com nosso videos. E para constar, nesta disciplina, tenho seguido como base o livro do prof. Paulo Blauth Menezes da UFGRS. Mais uma vez obrigado e não se esqueça de compartilhar!
Material completo do curso Linguagens Formais e Autômatos
profjoserui.my.canva.site/
Sou aluno da UFV em ciência da computação e suas aulas são excelentes, tem me ajudado demais com essa disciplina que é bem puxadinha! Se não fosse seu canal eu nao entenderia esse conteúdo. Muito obrigado.
Que legal Igor, estudei essa disciplina aí a 20 anos atrás, na época quem dava era o Cacau! Bons estudos!
Aula sensacional! Assisti uma aula da usp e não estava entendendo tão bem e com essa consegui. Explicar bem os operadores, dar vários exemplos e trazer de uma maneira mais informal antes de partir pros formalismos faz toda a diferença!
Que maravilha @Amabille Beatriz Melo, fica realmente muito feliz em saber que tenho ajudado vários alunos Brasil a fora. Compartilhe nosso conteúdo com seus colegas, também temos playlist de compiladores, Algoritmos e outras disciplinas do curso de ciência da computação e afins...
Muito boa as tuas aulas zézinhoo, explicade uma maneira simples que a gente entende, muito obrigado, há achei muito fofo o sotaque.
Muito obrigado, aproveite toda a playlist que tem muito conteúdo importante para sua formação.
Professor ótimo !!!
Professor, finalmente consigo entender essa parte da gramática em LFA. Seus vídeos estão me ajudando muito numa disciplina do mestrado. Obrigado por isso!
Ola @LucasPericles, fico muito feliz que vocês está conseguindo entender bem com minhas aulas. Afinal, já estive no seu lugar, e hoje minha missão tentar ser mais didatico possivel nos conteúdos da computação.
simplesmente um milagre na minha vida este video, obrigado.
kkkk... um milagre foi boa Hx1
Fique a vontade, temos diversos outros videos que podem fazer mais milagres na sua vida...kkkk...
#tamujunto!
Obrigada, super prático para aprender.
Essa é a idéia, dar o recado com clareza sem enrolação :)
Suas aulas são muito boas professor José! Grato por nos ajudar. Sucesso.
Muito obrigado @AdrianoElias, pois são feitas com muito carinho e pensando muito no entendimento dos alunos. Fique a vontade, pois o canal tem diversos conteúdos como este que podem te ajudar. Curta e compartilhe sempre!
Aula sensacional, ajudou muito.
Fala David, que bom que ajudou. Essa aula é bastante importante dentro do estudo da teoria da computação. A aula LFA 14 é sua continuação, porém com uma abordagem mais prática (programação). Vale a pena conferir, pois vai clarear ainda mais seu raciocínio.
A melhor aula do YTB sobre o assunto. Vlw!
Obrigado Judenilson Araújo. Compartilhe com seus colegas para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo.
Excelente! Muito melhor que as aulas da faculdade!!
Ola Rodrigo, que bom que minhas aulas tem te auxiliado no seu curso. Fique a vontade, o canal esta cheio de conteúdo legal sobre varias disciplinas de computação. Nos estamos aqui no IFET e você, estuda onde?
Venha dar aula na Ufjf, suas aulas são excelentes! Me fez aprender a matéria em horas, que estou a dias indo em aulas presenciais e nao aprendo 🥺
Ola Lívia Faria, muito obrigado pelo elogio, pois eu sempre construo minhas aulas pensando nos meus alunos, e fico muito feliz quando vocês entendem o conteúdo. Afinal, aprender LFA e expressões regulares é fundamental para o currículo de vocês.
Sou professor aqui no IFET de Rio Pomba-MG, estou pertinho,qualquer hora a gente agenda uma aula, uma palestra ou coisa do tipo aí na UFJF.
É esse tipo de gente que as faculdades EAD tem que colocar nas video aulas kkk
Obrigado Matheus, você é de qual universidade? Compartilhe com seus colegas pra nosso trabalho crescer!
FMU! Pode deixar que vou mesmo! Essa série de vídeos aí tá me salvando dms, acabei de tirar 10 numa prova
Que aula incrível, parabéns e muito obrigado!
SpartaPlay, muito obrigado... Você é de qual universidade? Compartilhe nosso conteúdo!
@ Já compartilhei haha, Sou da Unifenas de Alfenas-MG
Boa tarde Professor José Rui. Já enviei um email solicitando o material dos slides do curso em PDF. Muito obrigado pela atenção!
Professor, no caso dessa ultima questão da tabela de 23:29 pode ser um resultado vazio? por causa do (a+e) (b+ba)* (onde o primeiro pode ser vazio e o segundo pode ser zero)
Sim. Seu raciocínio está corretíssimo.
Ola @alaxtaidee, seu raciocínio está perfeito. Isso mesmo!
Que aula maravilhosa, revisão ótima para mim! Obrigado professor!
Fala diieggo, que bom que você gostou. Também temos uma playlist completa sobre Linguagens Formais e Automatos, onde voce também pode rever, além das expressões regulares, os automatos e as gramáticas.
Bom de mais Só!
Ótima aula, esta me ajudando para a prova de LFA
Que boa noticia @danieldourado, aproveite esse importante conteúdo.
Professor, no caso do minuto 3:30
Uma String que termine com a substring "aa", o senhor citou que pode ser apenas essas duas palavras: "aaa" e "baa", mas no caso uma string que fosse dessa forma: "baaaaaaaaaa" também não seria uma string aceita? Pois começa com b e termina com a substring "aa".
Grato desde já.
Eu também fiquei com essa dúvida
@@XDem Estava vendo aqui, acho que está correto mesmo. Pois pra aceitar a string: "baaaaaaaaaa", deveria ser : (a + b)a+ Ou seja, inicia com "a" ou com "b" seguido de pelo menos um "a" ou muitos deles, como no caso da string anterior. Também poderia ser escrito da forma (a + b)a* que ai me possibilitaria aceitar as strings que iniciem com "a" ou "b", seguidos de ZERO ou MUITOS "a".
No caso da (a + b)aa ; as strings "aaa" e "baa" são as únicas aceitas.
Pois quando não especificamos algum operador, fica-se sub entendido que a string obrigatoriamente termina (como nesse caso) com o sufixo "a͇a͇". ( ba͇a͇, aa͇a͇)
Prezados Maycon e Yammad, de fato está correto. Pois estamos falando de uma regra de formação (a+b)aa.
Ou seja, está expressão regular começa com 'a' ou 'b' e em seguida tem 'aa'.
Para aceitar baaaaaaaaaa deveria ter um asterisco depois de a ou b. Ficaria algo assim: (a+b)*aa
Excelente aula, professor!
Obrigado Laís. Nos ajude a compartilhar e disseminar ainda mais este conteúdo.
Tu é muito bom mano
Valeu @gabrielapmeida8584! Fique a vontade no canal, temos muito vídeos para te ajudar em sua graduação.
Top D.Rui, parabéns!
Valeu Willian. Depois confere a aula de ER em java (Aula 13), está bem legal!
22:05 a expressão (a+b)* gera todas a palavras do alfabeta e a palavra vazia certo ? pq o "*" quer dizer que pode vir zero vezes ... certo ?
Sim @italithiago7081, está expressão engloba todas as palavras incluindo o vazio :)
Muito bom, nossa, salvou tanto!
Olá Camilla Mendes, fico muito feliz que minha aula tenha te ajudado neste conteúdo tão importante na computação. Nos ajude dando compartilhando para que este material ganhe mais relevância e chegue em mais estudantes. Nos diga também de qual faculdade/universidade vc é!
@ vou compartilhar sim! Estudo na UESB.
Ótima aula
Ola Eduardo Santana, muito obrigado. Fique a vontade o canal está recheado de conteúdo legal sobre ciência da computação.
Ja me perdi no primeiro exemplo, se aceita palavra que começa com a ou com b e termina com aa porque não aceita por exemplo bbbbbbbb....aa?
Me salvou demais
Fala Matheus, que bom que te salvou ai, pois de fato esse conceito de Expressão Regular é fundamental na sua formação, e tenho certeza que você colherá bons frutos. Não esqueça de curtir e compartilhar nosso canal.
Boa tarde Professor José rui! Estou aprendendo muito aqui no seu canal! Com relação ao primeiro
exemplo desta aula você pede que se construa uma expressão regular que aceite QUALQUER palavra
do alfabeto {a,b} que comece com "a" ou "b" e termine com a sub palavra "aa".
Como você fala em qualquer palavra imagino que poderíamos ter aaa, baa, ALÉM de abbbbaa, baaabbaa, etc.
A expressão que encontrei foi (a+b).(a+b)*.aa......Se puder tirar essa dúvida agradeço.
Perfeito. Uma outra opção seria (a+b)+ ao invés de (a+b)(a+b)*
São equivalentes, pois o símbolo + já implica pelo menos uma ocorrência.
Mas como disse, sua solução está correta
MUITO OBRIGADO PROFESSOR! A propósito, o Sr conhece algum curso preparatório para a POSCOMP?
Excelente!!
Valeu Elson! Tamu junto.
Complemente com essa aula aqui:
Expressão Regular na Prática em JAVA: ua-cam.com/video/EoDGgy1uqus/v-deo.html
Professor caso eu tivesse esse exemplo ((da)∗| b)∗ que seria a mesma coisa que ((da)* + b)*
Como transformaria essa ER em um AFe?
Sim, o simbolo | significa a mesma coisa do simbolo +, e portanto merece atenção. Pois pode mudar de acordo com o livro base que voce está usando. Agora para transformar em um automato não é tarefa dificil, tem video no canal. Bons estudos.
Quanto a questão do PosComp de 2009, a linguagem não deveria aceitar 0 ocorrências de a também? A palavra b, bb, bbb, ... não são aceitas por exemplo. Se essa observação estiver correta, adicionar um | b* dentro dos parêntesis resolveria o problema?
Ola Emanuel, sim, essa linguagem deve aceita zero ocorrencias de b. Mas não é necessário acrescentar nada, pois o fato de ter um asterisco por fora de tudo (b*ab*ab*)*, faz como que o interior possa ser vazio. Entendeu?
@ mas essa expressão aceitaria a palavra bbb (sendo zero a par)? Ela do jeito que está escrita, obrigatoriamente não tem que ter no minimo dois a se tiver algum b? Pensei que a forma correta seria b*(ab*ab*)*.
Ola @@brederodes, gracas a sua observação pude analisar com mais calma, e realmente voce está correto. Da forma que a questão do poscomp foi elaborada ela não está considerando o caso de zero ser par. Assim a 'letra d' só vai funcionar quando nao considerarmos que zero ocorrencias de 'a' é par.
E para aceitar todos os casos a solução é a expressao regular que voce propôs b*(ab*ab*)*
Parabens pela observação e obrigado!
@ Obrigado ao senhor! Estou fazendo mestrado em informática e suas aulas estão me ajudando muito!
Olá!
No exemplo "Construa uma expressão ... ... que comece com a ou b e termine com a subpalavra aa.
Nada foi dito quanto ao que poderia haver entre eles. Seria correto dizer que a resposta (também) pode ser (a+b)^{+}(aa) ?
\left(a+b
ight)^{+}aa
Sim, pois a cardinalidade + garantirá que ocorrerá a ou b pelo menos uma vez.
Sabendo que (a+b) aceita a cadeia "ab". Então a expressão (a+b+e)(a+b+e)(a+b+e) não pode ser menor ou igual 3, pois a (a+b+e)pode aceita cadeia "ab", se cada expressão dentro do parênteses gerar "ab" o comprimento vai ser maior que 3.
Se eu estiver errado professor me explique porque.
Acredito que (a+b) não possa gerar “ab”, simplesmente ou “a” ou “b”
Ola @Marcelo, como o @ThiagoCT9 disse, (a+b+e) é lida da seguinte forma: "ou a ou b ou vazio", portanto para cada (a+b+e), so podemos ter no máximo um elemento ou a , ou b ou vazio. Logo, como a ER é (a+b+e)(a+b+e)(a+b+e), portanto so poderemos gerar palavras com no máximo 3 elementos.
****** Veja também a próxima aula:
****** LFA 14 | ua-cam.com/video/EoDGgy1uqus/v-deo.html
****** Ela complementa de forma prática(Java) os conceitos aqui apresentados.
professor, pode me tirar uma duvida sobre uma questão que não se refere a sua aula?
a questão é:
Qual das seguintes expressões regulares descreve a linguagem de todas as palavras que contêm pelo menos um 'a'?
(1) (a+b)*
(2) a(a+b)*
(3) (a+b)*a(a+b)*
(4)( (a+b)*(a+b)
eu achei duas respostas corretas nessa questão, logo estou confuso se a questão foi mal formulada ou se eu estou errado.
adoro suas aulas! o senhor tem um didatica absurda. muito obrigado!
Grande Jota, obrigado.
Com relação a esta questão, ela é bem legal. O que voce tem que procurar é qual representa 100% a linguagem que o enunciado esta pedindo.
Realmente, APARENTEMENTE, temos duas respostas corretas a (2) e (3), pois ambas terão pelo menos uma ocorrencia de 'a'.
Mas a resposta correta é a (3) pq ela atende 100% o que está pedindo a questão, o (a+b)* que vem antes, e o (a+b)* que vem depois garante que serão formadas TODAS as possiveis palavras que possuem pelo menos uma ocorrencia de 'a';
Agora pensa comigo, a opção (2), é a linguagem que possui pelo menos uma ocorrencia de 'a', entretanto, só formas as palavras que iniciam com 'a'. Entendeu? Ela não representa todas as palavras que possuem pelo menos um 'a'.
Legal demais ne?
Vc dá aulas particulares professor
Sim Fernando, dentro do nosso curso gratuito de programação (sobre do canal) tem as orientações.
professor, gostei muito de assistir suas aulas relacionadas com o tema Linguagens Formais e Automatos. Estou com dúvidas em relação a um exercicio:
1. Pretende-se implementar um reconhecedor de contantes com vírgula flutuante.
a. Defina a expressão regular correspondente (sugestão pode utilizar a abreviatura d=0|..|9.
Eu não sei como definir essa expressão regular, podia me dar uma ajuda por favor.
Ficaria ainda muito mais grato.
inves de a+b para concatenaçao , meu professor usa a,b .... acho q fica melhor por nao confundir
aula otima inclusive, obg
Ola Marcello, obrigado fico muito feliz em ajudá-los.
Um detalhe sobre o vocabulário:
- Você quis dizer união ao invés de concatenação, certo? Pq a leitura correta da expressão 'a+b' é "a união b".
- Se fosse concatenação escreveríamos 'ab' sem nada entre eles.
Mas como você mencionou seu professor usa outra nomeclatura e não tem problema alguma, só tomar cuidado para não fazer confusão com nosso videos. E para constar, nesta disciplina, tenho seguido como base o livro do prof. Paulo Blauth Menezes da UFGRS.
Mais uma vez obrigado e não se esqueça de compartilhar!