"Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria SOLIDÃO, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, é necessário ser um." Fernando Pessoa
Pra quem quer o vídeo completo por escrito! ↴ :) ''O problema é que nós sempre confundimos a ideia de amor com apego. Sabe, nós imaginamos que o apego e o agarramento que temos em nossas relações demonstram que amamos, quando na verdade, é só apego que nos causa dor.Porque quanto mais nos agarramos, mais temos medo de perder. E então se nós, de fato, perdermos, vamos sofrer. O que eu quero dizer é que o amor genuíno é... Bem, o apego diz: ''Eu te amo, por isso eu quero que você me faça feliz.'' E o amor genuíno diz: ''Eu te amo, por isso quero que você seja feliz. Se isso me incluir, ótimo! Se não me incluir, eu só quero a sua felicidade.'' É portanto um sentimento bem diferente. Sabe, o apego é como segurar com bastante força. Mas o amor genuíno é como segurar com muita gentileza, nutrindo, mas deixando que as coisas fluam. Não é ficar preso com força. Quanto mais agarramos o outro com força, mais nós sofremos. Porém é muito difícil para as pessoas entenderem isso, porque eles pensam que quanto mais elas se agarram a alguém, mais isso demonstra que elas se importam com o outro. Mas não é isso. Elas realmente estão apenas tentando prender algo porque elas tem medo de que se não for assim, elas é que acabarão se ferindo. Qualquer tipo de relacionamento no qual imaginamos que poderemos ser preenchidos pelo outro será certamente muito complicado.Quero dizer que, idealmente, as pessoas deveriam se unir já se sentindo preenchidas por si mesmas e ficarem juntas apenas para apreciar isso no outro, em vez de esperar que o outro supra essa sensação de bem estar que elas não tem sozinhas. E isso gera muitos problemas. E isso junto com toda a projeção que vem do romance, em que projetamos nossas idéias, ideais, desejos, e fantasias românticas sobre o outro, algo que ele nunca será capaz de corresponder. Assim que começamos a conhecê-lo, reconhecemos que o outro não é o príncipe encantado ou a Cinderela. É apenas uma pessoa comum, também lutando. E a menos que sejamos capazes de enxergá-las, de gostar delas, e de sentir desejo por elas e também ter bondade amorosa e compaixão, será um relacionamento muito difícil.'' (Jetsunma Tenzin Palmo)
Você não deve deixar de se apegar a alguém para amar. Você não pode é deixar seu apego impedir a pessoa que você ama de ser feliz. Muitos dos comentários estão errados. Se você ama uma pessoa, você entende e é capaz deixá-la ir caso seja necessário. O mundo não é um mar de rosas, e algumas vezes sua presença pode estar atrapalhando quem você ama. Então nesses casos, deixe-a ir.
João Victor Mazzei Perfeita interpretação, amar mesmo é ter a DIFÍCIL capacidade de deixar ir a quem tu mais ama, se for para o bem dela, extremamente profundo esse pensamento.
+João Victor Mazzei De fato, mas não é tão simples como parece. No começo é complicado aceitar que para a outra ser feliz você deve se afastar, nós esperamos poder ser a fonte de felicidade da pessoa que amamos, esperamos poder estar do lado dela nos melhores momentos da vida e quando isso não é possível é bem difícil não sentir uma tristeza. Tive um excelente namoro e infelizmente terminou, estava bem complicado o meio dia a dia por isso, não sabia em que mais pensar, ja tinha colocado em minha mente que amor não existe e que se existir é momentâneo. Ainda não sei bem mais o que pensar de um relacionamento, mas gostei do video e acho que veio em boa hora, posso estar sofrendo pelo apego e de fato é realmente isso pois sinto falta o tempo todo de conversar com ela, brincar com ela e amolar mas ela fez a escolha dela e espero que seja o melhor pra ela, enquanto isso eu espero o tempo passar e quem sabe poder sentir tudo o que senti por outra mulher.
Sou tão ciumenta e dominadora, que esmago as pessoas com meu apego... esse vídeo mostrou tão claramente porque tenho sido falha em meus relacionamentos que me fez chorar... Tenho muito a pensar agora... Obrigada pela postagem!
Katia Reis Muito bom Katia, as vezes precisamos olhar para nos mesmos e procurar encontrar nossas falhas para que possamos melhorar e sermos mais felizes.
''Eu te amo, por isso quero que você seja feliz. Se isso me incluir, ótimo! Se não me incluir, eu só quero a sua felicidade.'' Que frase liindaaaa *----*
Nunca vi tanta sabedoria reunida numa pessoa só! Talvez seja a lição mais difícil de entendermos, mas faz todo sentindo: temos que amar apreciando o outro, compartilhando com o outro, e não sugando, prendendo, pondo responsabilidades nas costas da pessoa amada. Por isso falam que não devemos pôr no outro a responsabilidade pela nossa felicidade; e sim devemos ser felizes primeiro por nós mesmos; e aí sim compartilhar nossa felicidade, complementar com a do outro. ;)
Entender é fácil . O difícil é não se apegar . Entender que o apego causa sofrimento eu já entendi . Só não sei como não me apegar . Ótimo vídeo . Adoro a Tezim Palmo!
Maravilhoso! A pessoa que ama de verdade o outro, DESEJA no fundo a felicidade dela, mesmo não estando com você! Muita gente precisa ver este vídeo. :-)
Exatamente como penso, sinto e vivo. Amar não é prender o outro, colocar um peso de expectativas sobre o outro, nem mesmo fazer algo esperando coisas em troca. Amar é desejar o outro livre, feliz e bem, acima disso é estar bem consigo mesmo para então ser capaz de projetar sentimentos puros e desprendidos de perfeição sobre a companhia de alguém. O amor genuíno é lindo demais para ser desperdiçado ou trocado por amores românticos e dependentes.
Essa foi uma das mensagens mais tocantes que ouvi sobre o amor. Ouvir a Jetsunma falando de um jeito tão simples, sobre algo que as vezes é tão difícil de compreendermos, foi um conforto para a alma. Foi um sopro de luz, um sopro de vida, uma mensagem para sacudir, para nos acordar, para nos fazer lembrar que é possível construir relações com amor genuíno, com um amor que deixa o outro ser em toda a sua plenitude, sem amarrar, sem sufocar e que se alegra com a felicidade do outro. Muita gratidão por vocês terem feito essa entrevista e compartilharem! :)
Ana, e a Jetsunma falou isso não depois de dormir, meditar, comer, pensar no que falar, estar super preparada, mas assim que chegou ao hotel (sem nem ir antes ao quarto), vindo do aeroporto, depois de chegar de um voo de 3h que atrasou, umas 17h, sendo que saiu de Recife umas 9h. E falou com luz na cara num hall bem estranho porque o hotel não permitiu que gravássemos no quarto. A gente começou já pedindo desculpas por cansá-la ainda mais, dizendo que falaríamos por 10-15 minutos apenas. Mas mesmo assim a Jetsunma falou mais de meia hora, com total presença, sem um pingo daquela atitude de "preciso ir logo fazer outra coisa". Todos ficamos bem tocados com sua presença.
Sempre acreditei na liberdade que deveria haver em relacionamentos, mesmo não tendo funcionado com os que tive. Acho que duas pessoas para estarem juntas devem se amar e serem livres ao ponto de escolherem ser primeiro o melhor pra si e consequentemente o melhor para o outro, que o outro não precisasse fazer cobranças ou impor limites, porque cada um dos dois faria o melhor por si para ser o melhor de dois.
Meditando um pouco sobre o que ela disse, pude perceber o que acontece no momento da morte. Muitas vezes vemos quem amamos sofrendo em hospitais, desfalecendo dia após dia, mas queremos que essa pessoas continue entre nós. Esse desejo não se deve ao fato de amarmos nossos entes queridos, e sim ao fato de sermos egoístas demais para deixa-los ir. É preferível vê-los sofrer mas tê-los conosco, do que deixa-los livres para voar. É o apego que nos faz sofrer, não o amor.
+Ana Carolina Ana Nesse caso vou te recomendar também um livro que fala na mesma direção e é a melhor coisa que encontrei sobre o tema: Amor, Liberdade e Solitude - do Osho.
Belo ensinamento, ainda que, como um ser humano falho, longe de entender e por em prática tudo isso, saber que é mais que fato que nós devemos nos amarmos primeiro para poder amar o outro, tem fases que nós estamos tão presos a inércia, que simplesmente paramos de nos amar, de nos cuidar, como vamos alimentar outro ser humano se não temos nada a oferecer? Acredito que para cada um a mensagem vem de um jeito especial, como pra mim, que talvez não tenha entendido como você, mas me tocou, em alguma parte de mim fez sentido. Concordo com as belas palavras, e espero muito em breve, poder praticar tudo isso, e que não seja tarde.
Quando a gente ama alguém e tem que abrir mão dessa pessoa para o bem dos dois, gente, é a coisa mais dolorida, é com enviar um punhal do próprio peito. Quando você constata que estava certo é que realmente a pessoa precisava se "livrar" de você pra ser feliz são dois punhais no peito. Mas nada como o tempo, o amadurecimento e a aceitação que a gente amar alguém não nos dá o direito de amarrar essa pessoa ao nosso lado fazendo da vida dos dois uma miséria na Terra. Eu aprendi isso bem cedo, vai ser feliz meu bem que a vida está aí te chamando, doeu pra caramba e não me senti nada altruísta, ainda mais levando em conta que a outra parte estava acomodada e achava que me amava, não era amor era só aceitação sabe? Não consegui nada melhor então vai ser essa. Mas eu amei o bastante pelos dois pra mesmo amando mais que qualquer pessoa que já me relacionei, abrir mão , chorar e me desesperar porque eu acreditei nisso antes de ver esse vídeo, todo mundo merece amar e ser amado verdadeiramente.
amar é gratuidade. quanto mais apanho um punhado de areia mais ele escapa da minha mão. quanto mais tento possuir uma pessoa, mais ela escapa do meu controle. isso vale na educação dos filhos e no relacionamento a dois, na família e por aí vai. possuir uma pessoa é violentar a liberdade dela. o que jetsunma diz é uma boa diretriz para se amar de verdade. de verdade mesmo.
pude me reencontrar nessas palavras. somos tão egoístas, não queremos o bem do outro e sim o nosso bem! estar com fulano a todo custo faz bem para mim, mas será que saberei fazer fulano bem, sera que me importo realmente com o bem de fulano? ... Vamos abrir nossos olhos para um visão diferente.
Amo muito esse vídeo! Acho ele de utilidade pública! Precisamos urgentemente, enquanto sociedade, nos libertar do amor romântico, que só causa sofrimento e dor.
Ela sabe o que fala… tudo o que sempre quis explicar, em menos de 5 minutos. Bom saber que existem pessoas que sabem diferenciar esses tipos de sentimentos. Muito bom. Me sinto menos crazy.
Que maravilha de material, gente. Muito obrigado por proporcionarem esse tipo de experiência pra gente. Engraçado que já cheguei a duvidar se eu realmente "amava" pelo fato de não exercer esse amor romântico, minado pelo apego. Achei que até nem era capaz de amar. Hoje, acho, já me vejo mais próximo disso a partir de visões como a de Jetsunma. E, Gitti, um dia ainda te dou um abração. Muito obrigado.
Nossa, perfeito! Amo este vídeo e sempre revejo... Muito válido , falar deste assunto, que fomenta tanto relacionamentos abusivos e violência contra a mulher.E assim falam todos os mestres iluminados. Sem contar, que a pessoa que possui, e exerce controle, posse e poder, perde completamente a capacidade de se extasiar , de se encantar e de ser grata por cada coisa que o outro lhe dá, que o outro doa de si, no relacionamento, porque ele já se julga dono e, possuidor , destinatário, eterno credor e mesmo que receba todo amor, generosidade, carinho e lealdade do mundo, estará anestesiados demais para sentir,. E tudo que os domina, é o medo da perda, a paranoia, a insatisfação,, seu foco está na frustração a cada constatação do outro, sendo quem ele é, fora das expectativas de seu ego e isto gera violência, revolta, agressividade. decepção e dor. Tudo aquilo que o ser humano vibra, projeta, se materializa em sua vida, e se a mente está vibrando na perda, no medo, a perda e seus piores medos , são o que se farão reais em sua vida, mas se focarmos no amor, o amor se materializa em nossa vida. Só acho que deveriam fazer mais vídeos sobre este assunto. Namestê!
Mayara Santos Mendonça deveriamos agir assim. Não é fácil, mas faz todo sentido para um bom relacionamento seja qual for ele. Antes de ver o vídeo por incrivel tinha adotado isso para minha vida.
Oi, Ann Laah! Td bom? Antigamente sim. E por isso que disse que foi libertação. Vc começa a se observar e ver que vc é quem cria essa dor. olugar.org/o-que-eu-amo-quando-digo-eu-te-amo/
Oi, Ann Laah Tudo bom? Um dos princípios budistas é a impermanência. NADA É PERMANENTE. Tudo vai acaba. O que importa é o presente. A grande questão nos relacionamentos é essa. Nós buscamos "prender a pessoa em nós", criando uma personalidade exclusiva com ela, criando uma vida com ela.
I really like her explanation, we can not expect too much of someone, will cause pain to us (romantic love); the genuine love is not attached feeling, it wishes your happiness, but there are many people making fantasies,illusions and do not understand the difference between them. Thanks for the explanation. Namastê!
Não me canso de ver e ouvir... meu coração se enche de alegria quando ela fala. Cada vez que assisto, aprendo maid. Gratidão a ela e a quem proporcionou a publicação desse vídeo.
Cada um no seu lugar, por isso não devemos nos apegar, senão sofreremos os dois e podemos perder a amizade. Parabéns para o UA-cam, pois fez o que eu enxergasse com mais clareza o mundo. O Lugar é maravilhoso!
Incrivel! Como o apos tao lindas palavras e sabedoria o ser humano tem de julgar o que nao tem julgamento. Opinar é valido, julgar e criticar apenas adensa o vosso proprio sofrimento. Boas entradas e muita energia positiva. Om Shanti!
Obrigada, Jetsunma Tenzin Palmo! Uma pena que não aprendemos isso em nossas escolas, pois assim não teríamos ferido tão profundamente a nós e a tantas outras pessoas! ♡♡♡ [Ative a legenda no canto inferior direito do vídeo]
Lua Fênix tudo agora é dever da escola? A família serve pra q? Escola não ensina ng a ser bandido, corrupto, pedófilo, estuprador... e o mundo tá cheio desses trastes!
Sou profundamente grata por terem compartilhado este vídeo. Já assisti dezenas de vezes, e terei que assistir outras milhares, para absorver um pouquinho do conhecimento emocional dela. Namastê!
Assistir esse vídeo me trouxe paz e um enorme bem- estar. Sem palavras pra agradecer a publicação do vídeo com seu magnífico ensinamento. A partir de agora, volto a acreditar nas pessoas e no amor. Gratidão eterna!
Puxa vida!!! Que revelador foi esse vídeo para mim, estou amando genuinamente uma jovem, estamos longe um do outro mas... não me importa se estou ou não com ela, o que me importa é a sua felicidade, não cobro nada em troca, dela não quero nada, apenas quero vê-la feliz e com o lindo riso que ela sempre trás em seu rosto, sim quereria tê-la ao meu lado mas isso não é possível, ela não me ama como a amo, o que eu mais quero é que ela seja feliz, mesmo sem estar comigo.
Não, não é projeção, como disse quero tão somente a sua felicidade, não pude continuar ao lado dela, não continuamos juntos, mas diferentemente de outras que passaram em minha vida com ela foi especial, não fui egoísta de cobrar algo que ela não poderia me retribuir, que ela não poderia caminhar ao meu lado e aceitei e entendi isso, fiquei triste e bem mal com nossa separação é verdade mas nunca em momento algum, agi como um insano, hoje ela está em outro relacionamento e só desejo que ela seja feliz, ela é especial de fato, sigo minha vida só no momento, talvez encontre outra especial não sei, mas ela definitivamente é alguém que desejo apenas sua felicidade.
E hoje já existe uma palavra que descreve exatamente isso: COMPERSÃO. Só quem sente esse sentimento, sabe como é possível amar e ser feliz, vendo as pessoas que amamos felizes.
Muitas vezes é difícil deixar a pessoa que amamos ser feliz, mesmo que isso não nos inclua, mas muitas vezes é necessário, mesmo que doa, que machuque... É aquilo, "eu só quero a sua felicidade". Nada além disso. Lindo o vídeo!
Simplismente perfeito. Talves se as pessoas pensassem dessa forma e agissem assim n haveria tanto sofrimento, ou pelo mns boa parte do q sofremos seria amenizado. Lindasss palavrass ... :3
Sem dúvida um ensinamento que levarei para vida, minha ex parceira me mandou esse video um dia após terminarmos. Percebi no olhar dela que a minha companhia estava atrapalhando o desenvolvimento e a vida dela, sabia que precisa soltar ela e deixar ir.
Sabedoria. Enquanto não olharmos para dentro com o auxilio do espelho verdadeiro não seremos capazes de entender que somos nós a resposta para o mundo. O apego é uma armadilha do nosso ego. Sofremos porque nos apegamos a tudo.
Baah!! Até consegui entender, mas ficou complicado eu ter uma relação...já tava difícil antes do vídeo comigo sempre ficando na área da amizade, amizade, amizade! Esse ponto de vista puxa pro lado monge, que é o isolamento social e a auto suficiência afetiva. Vou seguir meu caminho e, se fluir uma mulher pra minha vida, é só chegar ora!!
Não importa se envelheceremos juntos ou se nosso caminho tiver outra estrada.Importa que eu aprendo com você a ser uma pessoa melhor. A minha felicidade não depende da sua. Não há dor, não há quem manda quem obedece. Há respeito. Estamos completos pra compartilhar o amor que temos!
"Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria SOLIDÃO, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, é necessário ser um."
Fernando Pessoa
Fernando Teixeira de Andrade* quem escreveu ;)
Fernando teixeira de andrade q escreve
Lindo!
Dramático ele né
Pra quem quer o vídeo completo por escrito! ↴ :)
''O problema é que nós sempre confundimos a ideia de amor com apego. Sabe, nós imaginamos que o apego e o agarramento que temos em nossas relações demonstram que amamos, quando na verdade, é só apego que nos causa dor.Porque quanto mais nos agarramos, mais temos medo de perder. E então se nós, de fato, perdermos, vamos sofrer. O que eu quero dizer é que o amor genuíno é... Bem, o apego diz: ''Eu te amo, por isso eu quero que você me faça feliz.'' E o amor genuíno diz: ''Eu te amo, por isso quero que você seja feliz. Se isso me incluir, ótimo! Se não me incluir, eu só quero a sua felicidade.'' É portanto um sentimento bem diferente. Sabe, o apego é como segurar com bastante força. Mas o amor genuíno é como segurar com muita gentileza, nutrindo, mas deixando que as coisas fluam. Não é ficar preso com força. Quanto mais agarramos o outro com força, mais nós sofremos. Porém é muito difícil para as pessoas entenderem isso, porque eles pensam que quanto mais elas se agarram a alguém, mais isso demonstra que elas se importam com o outro. Mas não é isso. Elas realmente estão apenas tentando prender algo porque elas tem medo de que se não for assim, elas é que acabarão se ferindo. Qualquer tipo de relacionamento no qual imaginamos que poderemos ser preenchidos pelo outro será certamente muito complicado.Quero dizer que, idealmente, as pessoas deveriam se unir já se sentindo preenchidas por si mesmas e ficarem juntas apenas para apreciar isso no outro, em vez de esperar que o outro supra essa sensação de bem estar que elas não tem sozinhas. E isso gera muitos problemas. E isso junto com toda a projeção que vem do romance, em que projetamos nossas idéias, ideais, desejos, e fantasias românticas sobre o outro, algo que ele nunca será capaz de corresponder. Assim que começamos a conhecê-lo, reconhecemos que o outro não é o príncipe encantado ou a Cinderela. É apenas uma pessoa comum, também lutando. E a menos que sejamos capazes de enxergá-las, de gostar delas, e de sentir desejo por elas e também ter bondade amorosa e compaixão, será um relacionamento muito difícil.''
(Jetsunma Tenzin Palmo)
Obrigada!
Muito obrigada .... Namastê
Obrigada!
Por nada, meninas! :)
Que linda.. muito fofa. Valeu :)
Tive que mandar para um amigo q não estava conseguindo ativar a tradução!
bjos
Você não deve deixar de se apegar a alguém para amar. Você não pode é deixar seu apego impedir a pessoa que você ama de ser feliz. Muitos dos comentários estão errados. Se você ama uma pessoa, você entende e é capaz deixá-la ir caso seja necessário. O mundo não é um mar de rosas, e algumas vezes sua presença pode estar atrapalhando quem você ama. Então nesses casos, deixe-a ir.
João Victor Mazzei Perfeita interpretação, amar mesmo é ter a DIFÍCIL capacidade de deixar ir a quem tu mais ama, se for para o bem dela, extremamente profundo esse pensamento.
Adorei o que disse, super verdade!
Sábias palavras.
+João Victor Mazzei É isso mesmo. Obrigado por complementar a entrevista da Jetsunma. Me clareou a mente aqui.
+João Victor Mazzei De fato, mas não é tão simples como parece. No começo é complicado aceitar que para a outra ser feliz você deve se afastar, nós esperamos poder ser a fonte de felicidade da pessoa que amamos, esperamos poder estar do lado dela nos melhores momentos da vida e quando isso não é possível é bem difícil não sentir uma tristeza. Tive um excelente namoro e infelizmente terminou, estava bem complicado o meio dia a dia por isso, não sabia em que mais pensar, ja tinha colocado em minha mente que amor não existe e que se existir é momentâneo. Ainda não sei bem mais o que pensar de um relacionamento, mas gostei do video e acho que veio em boa hora, posso estar sofrendo pelo apego e de fato é realmente isso pois sinto falta o tempo todo de conversar com ela, brincar com ela e amolar mas ela fez a escolha dela e espero que seja o melhor pra ela, enquanto isso eu espero o tempo passar e quem sabe poder sentir tudo o que senti por outra mulher.
Sou tão ciumenta e dominadora, que esmago as pessoas com meu apego... esse vídeo mostrou tão claramente porque tenho sido falha em meus relacionamentos que me fez chorar... Tenho muito a pensar agora... Obrigada pela postagem!
ciumes é apenas o seu ego falando !
Katia Reis Humilde da sua parte reconhecer! A verdade nos liberta.. e livres conseguiremos amar de maneira incondicional :)
Katia Reis Muito bom Katia, as vezes precisamos olhar para nos mesmos e procurar encontrar nossas falhas para que possamos melhorar e sermos mais felizes.
Budismo é exatamente isso. Olhar pra dentro de si de modo crítico.
@@JIUJITSUMAN22 é bíblico, examinar a ti mesmo!
''Eu te amo, por isso quero que você seja feliz. Se isso me incluir, ótimo! Se não me incluir, eu só quero a sua felicidade.'' Que frase liindaaaa *----*
Nunca vi tanta sabedoria reunida numa pessoa só! Talvez seja a lição mais difícil de entendermos, mas faz todo sentindo: temos que amar apreciando o outro, compartilhando com o outro, e não sugando, prendendo, pondo responsabilidades nas costas da pessoa amada. Por isso falam que não devemos pôr no outro a responsabilidade pela nossa felicidade; e sim devemos ser felizes primeiro por nós mesmos; e aí sim compartilhar nossa felicidade, complementar com a do outro. ;)
Perfeito, Marcos,, nem mais, nem menos se pretendemos a felicidade possível/realista no aqui e agora.
Marcos Daud ela é maravilhosa
Exatamente! Gosto da ideia de "complemento" e não de "completude" do amor romântico, já somos completos!
Perfeito. Precisamos aprender a lidar com a Solitude
Entender é fácil . O difícil é não se apegar . Entender que o apego causa sofrimento eu já entendi . Só não sei como não me apegar . Ótimo vídeo . Adoro a Tezim Palmo!
A meditação no caso ajuda a entender a origem do apego e q ele, assim como outros, é um sentimento vazio em sua essência. Nada é permanente.
Maravilhoso! A pessoa que ama de verdade o outro, DESEJA no fundo a felicidade dela, mesmo não estando com você! Muita gente precisa ver este vídeo. :-)
Pra quem gostou da música, ela é da banda Balmorhea , e se chama ''We Will Rebuild With Smooth Stones''
Disponha Lais :)
Obrigada!!!!!!
Obrigada. Uma preciosidade!
Caramba! Eu adoro essa banda, mas não percebi que era deles. Obrigado pelo comentário!
Exatamente como penso, sinto e vivo. Amar não é prender o outro, colocar um peso de expectativas sobre o outro, nem mesmo fazer algo esperando coisas em troca. Amar é desejar o outro livre, feliz e bem, acima disso é estar bem consigo mesmo para então ser capaz de projetar sentimentos puros e desprendidos de perfeição sobre a companhia de alguém. O amor genuíno é lindo demais para ser desperdiçado ou trocado por amores românticos e dependentes.
Essa foi uma das mensagens mais tocantes que ouvi sobre o amor. Ouvir a Jetsunma falando de um jeito tão simples, sobre algo que as vezes é tão difícil de compreendermos, foi um conforto para a alma. Foi um sopro de luz, um sopro de vida, uma mensagem para sacudir, para nos acordar, para nos fazer lembrar que é possível construir relações com amor genuíno, com um amor que deixa o outro ser em toda a sua plenitude, sem amarrar, sem sufocar e que se alegra com a felicidade do outro.
Muita gratidão por vocês terem feito essa entrevista e compartilharem! :)
Ana, e a Jetsunma falou isso não depois de dormir, meditar, comer, pensar no que falar, estar super preparada, mas assim que chegou ao hotel (sem nem ir antes ao quarto), vindo do aeroporto, depois de chegar de um voo de 3h que atrasou, umas 17h, sendo que saiu de Recife umas 9h. E falou com luz na cara num hall bem estranho porque o hotel não permitiu que gravássemos no quarto.
A gente começou já pedindo desculpas por cansá-la ainda mais, dizendo que falaríamos por 10-15 minutos apenas. Mas mesmo assim a Jetsunma falou mais de meia hora, com total presença, sem um pingo daquela atitude de "preciso ir logo fazer outra coisa".
Todos ficamos bem tocados com sua presença.
Sempre acreditei na liberdade que deveria haver em relacionamentos, mesmo não tendo funcionado com os que tive. Acho que duas pessoas para estarem juntas devem se amar e serem livres ao ponto de escolherem ser primeiro o melhor pra si e consequentemente o melhor para o outro, que o outro não precisasse fazer cobranças ou impor limites, porque cada um dos dois faria o melhor por si para ser o melhor de dois.
Meditando um pouco sobre o que ela disse, pude perceber o que acontece no momento da morte.
Muitas vezes vemos quem amamos sofrendo em hospitais, desfalecendo dia após dia, mas queremos que essa pessoas continue entre nós. Esse desejo não se deve ao fato de amarmos nossos entes queridos, e sim ao fato de sermos egoístas demais para deixa-los ir. É preferível vê-los sofrer mas tê-los conosco, do que deixa-los livres para voar.
É o apego que nos faz sofrer, não o amor.
É de uma sabedoria tão profunda, que me obrigo a ver esse vídeo todos os dias. obrigada! namastê 🙏
+Ana Carolina Ana Nesse caso vou te recomendar também um livro que fala na mesma direção e é a melhor coisa que encontrei sobre o tema: Amor, Liberdade e Solitude - do Osho.
Esse é um constante aprendizado pra mim. Meu coração fica até mais leve. :)
Que linda é vc!!!
Belo ensinamento, ainda que, como um ser humano falho, longe de entender e por em prática tudo isso, saber que é mais que fato que nós devemos nos amarmos primeiro para poder amar o outro, tem fases que nós estamos tão presos a inércia, que simplesmente paramos de nos amar, de nos cuidar, como vamos alimentar outro ser humano se não temos nada a oferecer? Acredito que para cada um a mensagem vem de um jeito especial, como pra mim, que talvez não tenha entendido como você, mas me tocou, em alguma parte de mim fez sentido. Concordo com as belas palavras, e espero muito em breve, poder praticar tudo isso, e que não seja tarde.
Quando a gente ama alguém e tem que abrir mão dessa pessoa para o bem dos dois, gente, é a coisa mais dolorida, é com enviar um punhal do próprio peito. Quando você constata que estava certo é que realmente a pessoa precisava se "livrar" de você pra ser feliz são dois punhais no peito. Mas nada como o tempo, o amadurecimento e a aceitação que a gente amar alguém não nos dá o direito de amarrar essa pessoa ao nosso lado fazendo da vida dos dois uma miséria na Terra. Eu aprendi isso bem cedo, vai ser feliz meu bem que a vida está aí te chamando, doeu pra caramba e não me senti nada altruísta, ainda mais levando em conta que a outra parte estava acomodada e achava que me amava, não era amor era só aceitação sabe? Não consegui nada melhor então vai ser essa.
Mas eu amei o bastante pelos dois pra mesmo amando mais que qualquer pessoa que já me relacionei, abrir mão , chorar e me desesperar porque eu acreditei nisso antes de ver esse vídeo, todo mundo merece amar e ser amado verdadeiramente.
Estou aprendendo, é dolorido, mas a cada dia estou compreendendo mais.
Parece minha história...
Tão claro e simples... numa sabedoria tão pura!
amar é gratuidade. quanto mais apanho um punhado de areia mais ele escapa da minha mão. quanto mais tento possuir uma pessoa, mais ela escapa do meu controle. isso vale na educação dos filhos e no relacionamento a dois, na família e por aí vai. possuir uma pessoa é violentar a liberdade dela. o que jetsunma diz é uma boa diretriz para se amar de verdade. de verdade mesmo.
Paixão requer tristeza. Amor produz alegria. Excelente vídeo.
pude me reencontrar nessas palavras. somos tão egoístas, não queremos o bem do outro e sim o nosso bem! estar com fulano a todo custo faz bem para mim, mas será que saberei fazer fulano bem, sera que me importo realmente com o bem de fulano? ... Vamos abrir nossos olhos para um visão diferente.
Amo muito esse vídeo! Acho ele de utilidade pública! Precisamos urgentemente, enquanto sociedade, nos libertar do amor romântico, que só causa sofrimento e dor.
É o vídeo mais lindo e verdadeiro que já assisti...Sábias palavras, parabéns!!
Ela sabe o que fala… tudo o que sempre quis explicar, em menos de 5 minutos. Bom saber que existem pessoas que sabem diferenciar esses tipos de sentimentos. Muito bom. Me sinto menos crazy.
Que maravilha de material, gente.
Muito obrigado por proporcionarem esse tipo de experiência pra gente.
Engraçado que já cheguei a duvidar se eu realmente "amava" pelo fato de não exercer esse amor romântico, minado pelo apego. Achei que até nem era capaz de amar. Hoje, acho, já me vejo mais próximo disso a partir de visões como a de Jetsunma.
E, Gitti, um dia ainda te dou um abração. Muito obrigado.
Tamo junto, Vitor!
5 anos depois ainda parece ser a primeira vez que eu vi, obrigado.
Nossa, perfeito! Amo este vídeo e sempre revejo... Muito válido , falar deste assunto, que fomenta tanto relacionamentos abusivos e violência contra a mulher.E assim falam todos os mestres iluminados. Sem contar, que a pessoa que possui, e exerce controle, posse e poder, perde completamente a capacidade de se extasiar , de se encantar e de ser grata por cada coisa que o outro lhe dá, que o outro doa de si, no relacionamento, porque ele já se julga dono e, possuidor , destinatário, eterno credor e mesmo que receba todo amor, generosidade, carinho e lealdade do mundo, estará anestesiados demais para sentir,. E tudo que os domina, é o medo da perda, a paranoia, a insatisfação,, seu foco está na frustração a cada constatação do outro, sendo quem ele é, fora das expectativas de seu ego e isto gera violência, revolta, agressividade. decepção e dor. Tudo aquilo que o ser humano vibra, projeta, se materializa em sua vida, e se a mente está vibrando na perda, no medo, a perda e seus piores medos , são o que se farão reais em sua vida, mas se focarmos no amor, o amor se materializa em nossa vida. Só acho que deveriam fazer mais vídeos sobre este assunto. Namestê!
Construir o nosso para aceitar o do próximo! Muito bom o vídeo!
Que possamos pensar e agir assim!
Mayara Santos Mendonça deveriamos agir assim. Não é fácil, mas faz todo sentido para um bom relacionamento seja qual for ele. Antes de ver o vídeo por incrivel tinha adotado isso para minha vida.
Não tem dor maior que Você amando a pessoa precisar deixa-la ir.
ANN LAAH dor ou libertação?
Nos Primeiros momentos Dor sim!! Pra você Não ?
Oi, Ann Laah! Td bom?
Antigamente sim. E por isso que disse que foi libertação. Vc começa a se observar e ver que vc é quem cria essa dor.
olugar.org/o-que-eu-amo-quando-digo-eu-te-amo/
Oiee.. Tudo Joiaa .. E Você ?
Essa foi a primeira vez que eu fiz essa escolha .. Como, Eu que Crio essa dor ?? Não tive ainda esse olha..
Oi, Ann Laah
Tudo bom?
Um dos princípios budistas é a impermanência.
NADA É PERMANENTE.
Tudo vai acaba.
O que importa é o presente.
A grande questão nos relacionamentos é essa. Nós buscamos "prender a pessoa em nós", criando uma personalidade exclusiva com ela, criando uma vida com ela.
Uma das falas mais verdadeiras que já escutei!
O que acaba com qualquer relacionamento é essa cobrança, essa coisa de "me faça feliz", é triste quando só um dos lados enxerga isso
Nossa muito foda, esta senhora sabe o que fala!
Valeu
I really like her explanation, we can not expect too much of someone, will cause pain to us (romantic love); the genuine love is not attached feeling, it wishes your happiness, but there are many people making fantasies,illusions and do not understand the difference between them. Thanks for the explanation. Namastê!
Descobri tudo isso, tarde demais, mas cedo para as minhas próximas jornadas, caso elas aconteçam. Quanta beleza e alegria poder ler tudo isso.
Tão bom que vi 2x!
eu já assisti esse vídeo bem umas 5 vezes.. rs
Não me canso de ver e ouvir... meu coração se enche de alegria quando ela fala. Cada vez que assisto, aprendo maid. Gratidão a ela e a quem proporcionou a publicação desse vídeo.
Cada um no seu lugar, por isso não devemos nos apegar, senão sofreremos os dois e podemos perder a amizade. Parabéns para o UA-cam, pois fez o que eu enxergasse com mais clareza o mundo. O Lugar é maravilhoso!
Simplesmente perfeito e por demais realista. Admiro profundamente a lucidez
e amorosidade desta monja. Nota 10!
Incrivel! Como o apos tao lindas palavras e sabedoria o ser humano tem de julgar o que nao tem julgamento. Opinar é valido, julgar e criticar apenas adensa o vosso proprio sofrimento. Boas entradas e muita energia positiva. Om Shanti!
que tapa
muito lindo!! Obrigado a todos que contribuiram para que possamos ter acesso a esta mensagem!!! Gratidao
Discordo dessas definições de amor, mas é uma interpretação muito pura e muito bonita.
Obrigada, Jetsunma Tenzin Palmo! Uma pena que não aprendemos isso em nossas escolas, pois assim não teríamos ferido tão profundamente a nós e a tantas outras pessoas! ♡♡♡
[Ative a legenda no canto inferior direito do vídeo]
Ariadne Rosa Também acho que esse é o tipo de coisa que deveríamos aprender na escola, aprender a se tornar seres humanos sensíveis.
Assino embaixo, asteroid684!
Lua Fênix tudo agora é dever da escola? A família serve pra q? Escola não ensina ng a ser bandido, corrupto, pedófilo, estuprador... e o mundo tá cheio desses trastes!
Obrigado Rafinha!
Vc é o cara !!!
Aquele cara da música é vc !!!
Da aliança da vida .....
Sou profundamente grata por terem compartilhado este vídeo.
Já assisti dezenas de vezes, e terei que assistir outras milhares, para absorver um pouquinho do conhecimento emocional dela.
Namastê!
Revisito esse vídeo todos os anos.
Lindo... Ainda bem que existem essas pessoas que podem abrir nossos olhos, pelo menos por uns 4 minutos e 14 segundos.
Assistir esse vídeo me trouxe paz e um enorme bem- estar.
Sem palavras pra agradecer a publicação do vídeo com seu magnífico ensinamento.
A partir de agora, volto a acreditar nas pessoas e no amor.
Gratidão eterna!
serenidade, sapiência e compaixão......pilares incondicionais do amor...
Melhor vídeo do UA-cam.
poucos vídeos, tocam tanto. Jetsunma encantadora
Obrigada pela entrevista
Meu vídeo favorito há anos... sempre volto pra assistir ele.
Verdadeiro significado da palavra AMOR
Perfeitamente perfeito!!!
Gratidão.
Que canal mais incrível, me inscreverei! Muito obrigado pela sua sabedoria Jetsunma! Namastê
Muito obrigado !
Este vídeo me ajuda a lembrar o que eu sempre sei quando o esqueço...
Realmente, o amar livre é bem diferente do amar por apego.
Incrível, PERFEITO. Sabedoria PURA!
Uma das coisas mais lindas que tive a oportunidade de aprender.
não me canso dessw vídeo, sempre volto aqui as vezes para ver mais uma vez...
Me fez realmente pensar... 😊
Esse vídeo tocou meu coração de uma forma tão bonita..
Puxa vida!!! Que revelador foi esse vídeo para mim, estou amando genuinamente uma jovem, estamos longe um do outro mas... não me importa se estou ou não com ela, o que me importa é a sua felicidade, não cobro nada em troca, dela não quero nada, apenas quero vê-la feliz e com o lindo riso que ela sempre trás em seu rosto, sim quereria tê-la ao meu lado mas isso não é possível, ela não me ama como a amo, o que eu mais quero é que ela seja feliz, mesmo sem estar comigo.
Moacyr Afonso
isso não é amor genuíno, é projeção.
Não, não é projeção, como disse quero tão somente a sua felicidade, não pude continuar ao lado dela, não continuamos juntos, mas diferentemente de outras que passaram em minha vida com ela foi especial, não fui egoísta de cobrar algo que ela não poderia me retribuir, que ela não poderia caminhar ao meu lado e aceitei e entendi isso, fiquei triste e bem mal com nossa separação é verdade mas nunca em momento algum, agi como um insano, hoje ela está em outro relacionamento e só desejo que ela seja feliz, ela é especial de fato, sigo minha vida só no momento, talvez encontre outra especial não sei, mas ela definitivamente é alguém que desejo apenas sua felicidade.
Simplesmente fantástico!
Mensagem linda!!Eu sou uma pessoa extremamente apegada,mas vou caminhando e me equilibrando e tentando aprender,a amar só amar sem apego!!
E hoje já existe uma palavra que descreve exatamente isso: COMPERSÃO.
Só quem sente esse sentimento, sabe como é possível amar e ser feliz, vendo as pessoas que amamos felizes.
É lamentável mesmo que não se aprenda isto nas escolas desde muito cedo para evitar o sofrimento! Sabedoria pura no que foi dito no video!
Muito bom o vídeo e realmente é muito fácil de confundir o amor romântico com o amor genuíno.
Tomar ciência disso que é difícil.
Muitas vezes é difícil deixar a pessoa que amamos ser feliz, mesmo que isso não nos inclua, mas muitas vezes é necessário, mesmo que doa, que machuque... É aquilo, "eu só quero a sua felicidade". Nada além disso. Lindo o vídeo!
excelente. obrigado por partilhar
Perfeito! É isso mesmo! "O amor não é a junção de duas metades, mas sim, a união entre dois inteiros "
Simplismente perfeito. Talves se as pessoas pensassem dessa forma e agissem assim n haveria tanto sofrimento, ou pelo mns boa parte do q sofremos seria amenizado. Lindasss palavrass ... :3
Sem dúvida um ensinamento que levarei para vida, minha ex parceira me mandou esse video um dia após terminarmos.
Percebi no olhar dela que a minha companhia estava atrapalhando o desenvolvimento e a vida dela, sabia que precisa soltar ela e deixar ir.
Ótimo, obrigado pela explanação.
Excelente o vídeo!! Uma grande lição com breves palavras!!
Que vídeo mais maravilhoso! Que palavras, que mulher!!
Isso foi perfeito. Me ajudou a enxergar melhor o que já sentia. Muito obrigado.
Perfeitamente. ..
Sabedoria.
Enquanto não olharmos para dentro com o auxilio do espelho verdadeiro não seremos capazes de entender que somos nós a resposta para o mundo. O apego é uma armadilha do nosso ego. Sofremos porque nos apegamos a tudo.
lindo, simples...perfeita definicao!
Ótima reflexão, independentemente de religião. Eu sou cristão e concordo em tudo. Uma verdade universal.
Quanta sabedoria
sensacional...
sensacional, somente.
Gostei muito desse vídeo, obrigada por compartilhar, gratidão
Eu adquiri o livro dela depois desse vídeo. E foi um dos melhores investimentos que fiz em toda minha vida.
Baah!! Até consegui entender, mas ficou complicado eu ter uma relação...já tava difícil antes do vídeo comigo sempre ficando na área da amizade, amizade, amizade!
Esse ponto de vista puxa pro lado monge, que é o isolamento social e a auto suficiência afetiva. Vou seguir meu caminho e, se fluir uma mulher pra minha vida, é só chegar ora!!
Linda Jetsunma Tenzin Palmo!!!
As vezes é melhor caminhar sozinho. Ela tem toda razão! Enquanto n estivermos preparados pra ser da maneira que dia falou é melhor ficar SÓ
Achei ouro. Obrigada, Abigail!
Adorei essa mensagem.
Lindíssimas palavras 🍃😊
Não importa se envelheceremos juntos ou se nosso caminho tiver outra estrada.Importa que eu aprendo com você a ser uma pessoa melhor. A minha felicidade não depende da sua. Não há dor, não há quem manda quem obedece. Há respeito. Estamos completos pra compartilhar o amor que temos!
De lo más bello que he visto!
Todo mundo deveria ver isso antes de qualquer escolha. Antes de qualquer passo ao altar. Parar e pensar se é apego ou amor.
Deus me dê sabedoria para para viver o AMOR GENUÍNO!!!!
Eu sempre preciso voltar aqui e assistir esse vídeo.
Meu deus! Em extase com essa pessoa iluminada
Extraordinária reflexão e ponto de vista!
Eu falo um pouco sobre isso em meu vídeo sobre Apego em meu canal do youtube.
Is romantic love true love?
Fantastic words about the real love. I am sure she is right!