Cyberpunk sem alta tecnologia, sem infraestrutura, sem riquezas, com o esgoto beirando nossas portas no Brasil, com a cultura dos funks, das favelas, da ostentação de pobre?? De "Cyber" não temos nada. De "Punk" temos a desordem, a violência armada e a pobreza.
Cara. Acompanho seu canal desde o princípio e fico abismado como vc evoluiu nesse tempo. Como seu texto ficou mais encorpado e denso e vc ganhou experiência e aproveitou bem dela. Parabéns.
MELHOR NARRAÇÃO SOBRE O CYBERPUNK QUE EU JÁ VI AQUI NO UA-cam DE FORMA BEM RESUMIDA! BOA EDIÇÃO DE IMAGEM, ÁUDIO, ROTEIRO! VOCÊ FEZ UM GRANDE RESUMO DO QUE É O CONCEITO HIGH TECH AND LOW LIFE DAS BIG TECHS E GRANDES CORPORAÇÕES GLOBAIS DA TECNOLOGIA! MUITA GENTE NÃO SE TOCA DISSO! GERALMENTE ROMANTIZAM E ENCHEM DE GLAMOUR MAS NA VERDADE ESTÃO SENDO ESCRAVIZADOS SEM SABER! ESTE VÍDEO VAI PARA A MINHA PLAY LIST! PARABÉNS PELO CANAL MAN!
Não existe nenhum conteúdo como o seu na internet, obrigado de verdade por fazer algo tão bom e único. Meu sonho é um dia dar um rolê nesse beco, em meio a escuridão, umidade, neon, ouvindo as orações em árabe enquanto como um rámen.
Baka se tornou um tremendo VoiceOver desses universo cyberpunk . Baka consegue consegue ser linear no tom da narrativa, ao mesmo tempo em que pensa nas nuances dos lugares das sensações que eles provocam. A contextualização dos locais com suas histórias e com o universo cyberpunk dão um polimento estilístico as observações do narrador que nos remete a lembrança de memórias não vivenciadas que são mais frequentemente encontradas nos filmes e na literatura cyberpunk.
Baka, fala sobre a "distopia" cyberpunk em que a Coreia do Sul vive, com a Samsung sendo a empresa com maior capital do país e tendo grande relevância nas decisões do estado
@@battousaimode8022 wtf não amigo, a samsung detem pelo menos 20% da economia sul coreana e é envolvida e inúmeros casos de corrupção e coligação com o estado, existe até tanque da samsung pra se ter ideia
Parece que teve umas suspeitas de corrupção na Samsung recentemente e os caras não quiseram investigar tão a fundo temendo prejudicar as atividades da empresa, pois se a Samsung entrar em crise pode afetar o restante da economia corrana.
Fala Baka. Um resumo do conceito Cyberpunk mas ótima descrição para quem não conhece. Meu primeiro contato com esse universo foi através do suplemento Cyberpunk (que teve influências das obras de William Gibson e Bruce Sterling) escrito para o sistema de RPG Gurps. Neste época já mexia com programação. Mas ali foram despertadas as maravilhas e perigos que a tecnologia podem (ou vai?) trazer para a humanidade. Incrivelmente, ele reforçou minha entrada para o mundo da TI, onde atuo profissionalmente fazem pouco mais de 30 anos. Vi a evolução estrondosa dos computadores (e não estou falando dos LCD), a chegada da internet e o advindo da importância que as redes sociais tomaram na vida das pessoas. Este último sim já percebia-se o perigo, permitindo que pessoas não capacitadas (e aí não falo apenas em didática) mas, principalmente, com sentimento de impunidade, tivessem voz de importância. Mas o apontamento curto, referente ao culto às empresas, onde quem assume papéis sociais e de suporte ao cidadãos é o setor privado é de grande (se não o mais) importância no vídeo. Seguido sem dúvida pela questão da "criação de necessidades". Sou à favor da democracia mas o Estado (não corrupto) precisa ser o regulador do mercado privado, sem dúvidas. E já tivemos diversas demonstrações. A principal delas? A quebra do mercado financeiro americano de 2008. Parabéns pela forma como expressou suas ideias. Bem claras para o todos os públicos.
Caracas. Hoje vc está inspirado. Parabéns pela descrição desse mundo cyber punk, realmente bem explicado, dentro de um ambiente, como no útero , de sua origem. Fantástico!
Baka meu caro, gosto muito dos vídeos e reflexões. Só achei q faltou citar nosso fausto fawcett. Escritor ciberpunk brasileiro dos anos 80. Livros como santaclara poltergeist e favelost são obras finas do "ciberpunk tropical" que valem ser lembradas. Abraço! Ótimo trampo
Eu li Mihai no meu Kindle, amei apesar de achar o final um pouco apressado. Enquanto lia, todas esses imagens dos vídeos vinham como flashes por entre as páginas e parágrafos. Foi possível ter experiências sensoriais à flor da pele sem nunca ter nem imaginado pisar no Japão pra ter um mínimo de reconhecimento de onde viria aqueles cheiros e sons. Dei um passo de séculos em segundos entre um mundo rastafari e outro cyberpunk. Só tenho a agradecer por seu ótimo trabalho que ascende o nosso legado psicológico e físico. Parabéns BK ! Teremos Mihai II ?
Oi Baka ...assistindo você pela primeira vez...( vi uns 04 vídeos...) gosto de filosofia...e as orientais me tocaram muito na adolescência...hoje estudo história também...se posso sugerir..busque Anthon Parks e descubra a Suméria ..tecnologias que trarão muitos insights ...do passado presente e futuro.
Eu vejo a narrativa do Baka, exatamente como vejo essa coisa batizada de Cyber Punk... Pra mim é pior que a definiçaõ que fizeram de nós latinos há algum tempo: UM POVO SEM COR , SEM CHEIRO E SEM SABOR... A diferença é que o produto (sub) do movimento é enfeitada pelo Neon mentiroso da ilusão de se ter alguma importância, mas na verdade são apenas vira-latas enfeitados fuçando num enorme LIXÃO tecnológico!
Top... Parabéns BAKA, cada vez que assisto algo no seu canal direcionado e que vc da ênfase a o CYBERPUNK sempre será sucesso, esse cenário com becos e leds. Ta loco e show
Eu vejo a narrativa do Baka, exatamente como vejo essa coisa batizada de Cyber Punk... Pra mim é pior que a definiçaõ que fizeram de nós latinos há algum tempo: UM POVO SEM COR , SEM CHEIRO E SEM SABOR... A diferença é que o produto (sub) do movimento é enfeitada pelo Neon mentiroso da ilusão de se ter alguma importância, mas na verdade são apenas vira-latas enfeitados fuçando num enorme LIXÃO tecnológico!
Excelente video man, muitos historias e informações que agregam bastante para quem gosta, parabens por estudar, e compartilhar esses conhecimentos conosco, é um privilegio ter você nos proporciona, saber como é outro lado do mundo.. e todos esses sentimentos..valeu man...
Cara, que show esse vídeo, que viagem, narração fantástica, fundo musical, tudo corroborando para uma imersão profunda nesse mundo cyberpunk. Parabéns, um excelente trabalho.
Seus textos são absolutamente incríveis! Cada video eh meticulosamente bem realizado e dá uma vontade imensa de voltar a esse pais incrível que eh o Japão! Parabéns!
Se o Baka tem algum resquício de vaidade, certeza que ele deu um sorrisinho de canto de boca quando clicou em "Public", porque pqp, que video foda! ABSOLUTE CINEMA. ✋😐🤚 Orgulho desse menó
É difícil até ter oq comentar depois de uma obra dessas tirar-me todas as palavras.... Cada dia mais incrível. A cada inda e vinda com seus intervalos de meses me fazem pensar: " Oq que esse mano tá aprontando?". E não ironicamente sempre vem um conteúdo com a qualidade que só você tem. Se continuar assim, daqui uns tempos os selos de qualidade vão ter que colocar os kanjis do seu canal no centro deles. Sucesso irmão.
Mais uma obra prima do Baka. O assunto CYBERPUNK É FASCINANTE, e eu ainda vou escrever um texto ou artigo sobre isso, na minha visão. Parabéns BAKA 👏👏👏👏
Nossa caiii do nada nesse videos e ja seguindo!! Adorei a analise, faço RI e tive uma cadeira de sociologia do desenvolvimento, que nossa encaixou muito essa comparação Cyberpunk e Distopias modernista em uma aula sobre desenvolvimento e até onde vai... sempre pensava no Japão nesse assunto, sendo meu pais preferido para estudo 🤩 a espera dos proximos videos
Rapaz, eu vejo seu canal a um tempo e tu tem sido um dos melhores "documentaristas" que já vi. Não sei se é seu intuito algo do gênero, mas eu acho muito bom ver a cidade do seu ponto de vista.
É uma pena que o cenário Cyberpunk de Tóquio seja resultado de tanta degradação humana, pois arquitetônica, estética e artisticamente é um dos ambientes urbanos mais exóticos de se ver, mesmo havendo tanta coisa de ruim sob o ponto de vista social, para mim ele continua tendo o seu charme visual, não à toa é uma das sketches em aquarela mais vendidas no mundo da arte. Particularmente eu tenho muita admiração pela tradição do Japão, com sua educação, disciplina, cultura, ciência e tecnologia. Assistindo você narrar tanta mazela, o lugar acaba perdendo um pouco do seu encanto. Mas fazer o quê? São coisas que precisamos enxergar sem perder a beleza por força do julgamento. Eu fico imaginando a visão literária que você expressou do local em seu livro. Espero que não tenha sido tão pessimista. De qualquer modo, o jeito como você une imagem e discurso em seus videos continua sendo algo muito peculiar, embora quando você produz o audiovisual transitando pelas ruas, becos e vielas seja muito melhor, talvez pela força do movimento, dando a ideia de Kant caminhando enquanto pensa. Mais uma vez parabéns pela filosofia cinematográfica.
Eu vejo a narrativa do Baka, exatamente como vejo essa coisa batizada de Cyber Punk... Pra mim é pior que a definiçaõ que fizeram de nós latinos há algum tempo: UM POVO SEM COR , SEM CHEIRO E SEM SABOR... A diferença é que o produto (sub) do movimento é enfeitada pelo Neon mentiroso da ilusão de se ter alguma importância, mas na verdade são apenas vira-latas enfeitados fuçando num enorme LIXÃO tecnológico!
Trabalho com eletrônica e TI,essa estética cyber punk futurista é total distópica p um ocidental periférico como eu. Tem um livro " cibernética e filosofia ", muito bom.
Eduardo, culto, genial, simpático, eloquente, consciente de si e da sociedade em que nos encontramos. Mostrando que a vida imita a arte. Pq arte permite à gente uma imaginação quase tão gigante quanto a ganância humana. Enquanto houver humanos haverá hierarquia de exploração. Sem limites, como nossa imaginação.
@@chantych Talvez pode haver uma catástrofe e dizimar o mundo, só tenho certeza de uma coisa, até 2150 todos os seres que habitam a terra hoje não estarão mais aqui. Fuiiiiiii
Esse tipo de video com fundo cinematografico sao muito satisfatórios, se eu tivesse um pc eu deixava como papel de parede rodando. Meu interesse em fotografia veio indiretamente do baka com essas imagens incríveis, nem parece o baka da twicht
Tenho acompanhado por um bom tempo o conteúdo do Baka. É um carinho imenso que tenho por esse canal. Agradeço por existir um conteúdo tão legal pra mim que não tenho condições de conhecer pessoalmente. Mais uma vez, obrigado.
Eu vejo a narrativa do Baka, exatamente como vejo essa coisa batizada de Cyber Punk... Pra mim é pior que a definiçaõ que fizeram de nós latinos há algum tempo: UM POVO SEM COR , SEM CHEIRO E SEM SABOR... A diferença é que o produto (sub) do movimento é enfeitada pelo Neon mentiroso da ilusão de se ter alguma importância, mas na verdade são apenas vira-latas enfeitados fuçando num enorme LIXÃO tecnológico!
Eu curto bastante o estilo do Baka de apenas andar pelos becos e colocar uma filosofada no fundo, mas esse estilo de fazer uma boa edição ficou muito foda. Combinou demais com o assunto do vídeo
Bom dia. Comprei o seu livro em formato Kindle e terminei de ler agora. Bom livro, com alguns momentos interessantes, você leva jeito, continue praticando.
Eu sou apaixonado pela temática Cyberpunk. Querendo ou não, todo país do mundo hoje tem um métropole que possuia essa ambientação e com aumento da tecnologia a tendência é a aumentar. Implantes neurais, biocibernética, Androídes, Robôs de Rua, Drones e etc. No Brasil, a elite já vive afastada do povo em condomínios e cidades ilhas! Em prédios luxuosos, Hoje tudo ta caminhando pra isso, pra distopia Cyberpunk.
Que vídeo sensacional, o enquadramento, a fotografia, a ambientação, o texto, Você consegue se superar a cada dia que passa, Parabéns por fazer um conteúdo dessa patamar!
No Brasil, a propaganda nos convence é a pagar mais impostos, confiar cada vez mais no estado, exigir qie ele cresça cada vez mais, ministérios pra cada assunto com mtos funcionários com altos salários e trilhões de reais retirado do povo por impostos que bancam tudo isso. E é decadente e empobrecedor…
Vídeo foda d+ saudade de andar por essas ruas, enquanto vivi no Nihon, sempre tive a sensação de ser um País mergulhado em melancolia, msm fora dos centros urbanos. Parece que tá no ar, essa sensação. Parece que suga sua essência, tanto que a readaptação ao País de origem é uma etapa dificílima, vc mergulha numa depressão absurda, o barulho extrema, a agitação intensa, a cultura de festejar o tempo todo incomoda, vc sente que parte de vc ficou presa no Japão. Talvez isso torne esse lugar tão melancólico, parte de todos que aí viveram, fica pra sempre impregnada nos muros e fachadas locais
Daora saber que você escreveu um livro sobre cyberpunk! Vou comprar! Já tem um bom tempo que eventualmente vejo um vídeo ou outro seu, mas nem mesmo era inscrito. Agora sou! Parabéns pelo seu trabalho e sucesso!
Com certeza o melhor vídeo que vi do seu canal … porém um dos melhores vídeos que já assisti no UA-cam… conteúdo, edição … parabéns “mocorongo japonês “
Volta e meia eu sempre venho aqui acompanhar um pouco do seu trabalho. Sempre é um SHOW de edição, texto, fotografia e conhecimento. Obrigado pelo conteúdo maravilhoso! Já vou comprar o livro pq Ficção Cientifica é tudibom!😁
Baka namoral vc n pode abandonar nos do yt não 😢😢😢 que saudade dessa frequência!! Faz um review do livro no pique desse vídeo ❤❤ Tamo junto tu é muito foda!
Assunto, edição, fotografia, roteiro, coloração, trilha sonora... esse vídeo é simplesmente uma obra prima.
Concordo!
Neons...
Eu ia comentar, mas depois de ler teu comentário não tem mais nada pra falar. Cirúrgico.
Absoluta cinema
não
Isso é melhor que cinema, por que é a vida real, e também não fala do futuro, fala do presente. Incrível 😢
Esse é o mesmo mano que escondeu uma Poke calcinha em um buraco num prédio, amo ele
o mesmo que avalia o cu das pelucias nas lojas, ele mesmo
E ainda visita a poke calcinha pra ver se ela ainda está lá 😂
e cujas lives toda meia noite tem o punhetaço coletivo
Ele mesmo kkkkk
E dias depois voltou lá para ver se ainda estava. kkkk
Foi a melhor descrição sobre o cyberpunk que eu já vi. A nossa realidade atual já é o cyberpunk.
Quem diria um mero videojogo ia ter tanto impacto.
@@telmomoreira7616 o gênero cyberpunk é muito mais antigo que o jogo
@@efdddhbbvmm4482 Sim mas primero conceito não nada haver com isto.
Só falta a alta tecnologia, falta de natureza e transhumanismo
Cyberpunk sem alta tecnologia, sem infraestrutura, sem riquezas, com o esgoto beirando nossas portas no Brasil, com a cultura dos funks, das favelas, da ostentação de pobre?? De "Cyber" não temos nada. De "Punk" temos a desordem, a violência armada e a pobreza.
É cada frame absurdo de lindo que esse canal merece um prêmio por arte, pqp baka.
Cara. Acompanho seu canal desde o princípio e fico abismado como vc evoluiu nesse tempo. Como seu texto ficou mais encorpado e denso e vc ganhou experiência e aproveitou bem dela.
Parabéns.
Baka tá igual ao Harry Potter, começou divertido e colorido e terminando cinza e tenebroso.
Muito bom este vídeo, em todos os aspectos, roteiro, imagens, narração. Nota 10!
Mlk, ouve de uma sra de 65 anos: vc é foda, um gde comunicador.
MELHOR NARRAÇÃO SOBRE O CYBERPUNK QUE EU JÁ VI AQUI NO UA-cam DE FORMA BEM RESUMIDA! BOA EDIÇÃO DE IMAGEM, ÁUDIO, ROTEIRO! VOCÊ FEZ UM GRANDE RESUMO DO QUE É O CONCEITO HIGH TECH AND LOW LIFE DAS BIG TECHS E GRANDES CORPORAÇÕES GLOBAIS DA TECNOLOGIA! MUITA GENTE NÃO SE TOCA DISSO! GERALMENTE ROMANTIZAM E ENCHEM DE GLAMOUR MAS NA VERDADE ESTÃO SENDO ESCRAVIZADOS SEM SABER! ESTE VÍDEO VAI PARA A MINHA PLAY LIST! PARABÉNS PELO CANAL MAN!
Bem o que eu precisava pra melhorar meu dia, um video dele mesmo, o beco gaijones
Não existe nenhum conteúdo como o seu na internet, obrigado de verdade por fazer algo tão bom e único. Meu sonho é um dia dar um rolê nesse beco, em meio a escuridão, umidade, neon, ouvindo as orações em árabe enquanto como um rámen.
Esse vídeo é cinema puro Baka. Uma análise antropológica, diga-se de passagem, ótimo trabalho meu mano.
Estética cinematográfica, texto e narrativa impecável.
Um dos seus melhores vídeos.
Parabéns.
Baka se tornou um tremendo VoiceOver desses universo cyberpunk . Baka consegue consegue ser linear no tom da narrativa, ao mesmo tempo em que pensa nas nuances dos lugares das sensações que eles provocam. A contextualização dos locais com suas histórias e com o universo cyberpunk dão um polimento estilístico as observações do narrador que nos remete a lembrança de memórias não vivenciadas que são mais frequentemente encontradas nos filmes e na literatura cyberpunk.
Baka, fala sobre a "distopia" cyberpunk em que a Coreia do Sul vive, com a Samsung sendo a empresa com maior capital do país e tendo grande relevância nas decisões do estado
WTF?!! KKKKKKKKK
@@battousaimode8022 procura ae depois sobre o escândalo das fadas celestiais.
@@battousaimode8022 wtf não amigo, a samsung detem pelo menos 20% da economia sul coreana e é envolvida e inúmeros casos de corrupção e coligação com o estado, existe até tanque da samsung pra se ter ideia
Parece que teve umas suspeitas de corrupção na Samsung recentemente e os caras não quiseram investigar tão a fundo temendo prejudicar as atividades da empresa, pois se a Samsung entrar em crise pode afetar o restante da economia corrana.
@@battousaimode8022 wtf oque burrao ?
a forma como narrou, só provou que cyberpunk é sobre o presente e não o passado da melhor forma possível
Fala Baka. Um resumo do conceito Cyberpunk mas ótima descrição para quem não conhece.
Meu primeiro contato com esse universo foi através do suplemento Cyberpunk (que teve influências das obras de William Gibson e Bruce Sterling) escrito para o sistema de RPG Gurps.
Neste época já mexia com programação. Mas ali foram despertadas as maravilhas e perigos que a tecnologia podem (ou vai?) trazer para a humanidade.
Incrivelmente, ele reforçou minha entrada para o mundo da TI, onde atuo profissionalmente fazem pouco mais de 30 anos.
Vi a evolução estrondosa dos computadores (e não estou falando dos LCD), a chegada da internet e o advindo da importância que as redes sociais tomaram na vida das pessoas. Este último sim já percebia-se o perigo, permitindo que pessoas não capacitadas (e aí não falo apenas em didática) mas, principalmente, com sentimento de impunidade, tivessem voz de importância.
Mas o apontamento curto, referente ao culto às empresas, onde quem assume papéis sociais e de suporte ao cidadãos é o setor privado é de grande (se não o mais) importância no vídeo. Seguido sem dúvida pela questão da "criação de necessidades".
Sou à favor da democracia mas o Estado (não corrupto) precisa ser o regulador do mercado privado, sem dúvidas. E já tivemos diversas demonstrações. A principal delas? A quebra do mercado financeiro americano de 2008.
Parabéns pela forma como expressou suas ideias. Bem claras para o todos os públicos.
arrepiou! um dos melhores videos do canal sem duvida, me senti vendo um filme
baka se superou nesse vídeo, se era oque ele queria passar a vibe cyberpunk nesse vídeo ele conseguiu. bom dms
Caracas. Hoje vc está inspirado. Parabéns pela descrição desse mundo cyber punk, realmente bem explicado, dentro de um ambiente, como no útero , de sua origem. Fantástico!
Qualidade absurda, melhor do que de muitos filmes
Na moral tu nunca decepciona com os vídeos, tanto no desenvolvimento da ideia quanto nas gravações de fundo
Ficou incrível Baka, parabéns!!!
Que vontade de ir la pra ver tudo bem de pertinho ....amei 👋👋👋
Baka meu caro, gosto muito dos vídeos e reflexões. Só achei q faltou citar nosso fausto fawcett. Escritor ciberpunk brasileiro dos anos 80. Livros como santaclara poltergeist e favelost são obras finas do "ciberpunk tropical" que valem ser lembradas. Abraço! Ótimo trampo
Ou seja, já estamos com pelo menos um pé no cyberpunk!
9:10 chuva no beco, minha cena favorita do vídeo
Sim parece jogo, tipo portal ou deus ex
👏tbem curto a chuva forte a noite 👏👏👏
Eu li Mihai no meu Kindle, amei apesar de achar o final um pouco apressado. Enquanto lia, todas esses imagens dos vídeos vinham como flashes por entre as páginas e parágrafos. Foi possível ter experiências sensoriais à flor da pele sem nunca ter nem imaginado pisar no Japão pra ter um mínimo de reconhecimento de onde viria aqueles cheiros e sons. Dei um passo de séculos em segundos entre um mundo rastafari e outro cyberpunk. Só tenho a agradecer por seu ótimo trabalho que ascende o nosso legado psicológico e físico. Parabéns BK ! Teremos Mihai II ?
Um dos melhores vídeos com melhor texto que eu já vi no UA-cam.
Uau, cada imagem! Obrigada pelo conteúdo sempre muito rico❤
Baka, seu trabalho é impecável!!! Parabéns! Obrigada por compartilhar!
Eu ia elogiar as imagens, a edição, mas o texto está tão absurdamente bom quanto a estética visual. Tô comprando teu livro agora
Oi Baka ...assistindo você pela primeira vez...( vi uns 04 vídeos...) gosto de filosofia...e as orientais me tocaram muito na adolescência...hoje estudo história também...se posso sugerir..busque Anthon Parks e descubra a Suméria ..tecnologias que trarão muitos insights ...do passado presente e futuro.
Que video bom. Esse cara desperta em mim a vontade de voltar para o japao , olhar de outra forma e esquecer o rancor de ter sofrido tanto ai.
Eu vejo a narrativa do Baka, exatamente como vejo essa coisa batizada de Cyber Punk... Pra mim é pior que a definiçaõ que fizeram de nós latinos há algum tempo: UM POVO SEM COR , SEM CHEIRO E SEM SABOR... A diferença é que o produto (sub) do movimento é enfeitada pelo Neon mentiroso da ilusão de se ter alguma importância, mas na verdade são apenas vira-latas enfeitados fuçando num enorme LIXÃO tecnológico!
Vídeo primoroso, como todos os seus vídeos. Parabéns, querido amigo!
O filme Blade Runner 2049, mostra essa estética de uma forma fascinante.
Uma obra aquele filme.
Blade Runner de 1982 .... assista, por favor
Top... Parabéns BAKA, cada vez que assisto algo no seu canal direcionado e que vc da ênfase a o CYBERPUNK sempre será sucesso, esse cenário com becos e leds.
Ta loco e show
Eu vejo a narrativa do Baka, exatamente como vejo essa coisa batizada de Cyber Punk... Pra mim é pior que a definiçaõ que fizeram de nós latinos há algum tempo: UM POVO SEM COR , SEM CHEIRO E SEM SABOR... A diferença é que o produto (sub) do movimento é enfeitada pelo Neon mentiroso da ilusão de se ter alguma importância, mas na verdade são apenas vira-latas enfeitados fuçando num enorme LIXÃO tecnológico!
Excelente video man, muitos historias e informações que agregam bastante para quem gosta, parabens por estudar, e compartilhar esses conhecimentos conosco, é um privilegio ter você nos proporciona, saber como é outro lado do mundo.. e todos esses sentimentos..valeu man...
Cara, que show esse vídeo, que viagem, narração fantástica, fundo musical, tudo corroborando para uma imersão profunda nesse mundo cyberpunk. Parabéns, um excelente trabalho.
Sempre que vejo essa ambientação me lembro de Stray. Obrigado e parabéns pelo vídeo, Baka.
Esse vídeo é uma obra prima, e bem lembrado em ter mencionado stray, foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando terminei de ver o vídeo.
Seus textos são absolutamente incríveis! Cada video eh meticulosamente bem realizado e dá uma vontade imensa de voltar a esse pais incrível que eh o Japão! Parabéns!
Se o Baka tem algum resquício de vaidade, certeza que ele deu um sorrisinho de canto de boca quando clicou em "Public", porque pqp, que video foda! ABSOLUTE CINEMA. ✋😐🤚 Orgulho desse menó
Este vídeo devia ir para uma curta metragem, simplesmente genial...
Arrasou na narrativa casando com a sequência de imagens, o Baka raiz retornou da distopia hoje, parabéns Mano🤜🏻🤛🏻🙏🏻
O vídeo mais insano que já vi. Essas imagens produzem uma imersão profunda de pensamentos.
Valeu Baka pelo conteúdo. 👏🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽
Te amo, obg pelo conteúdo de extrema qualidade. Vc é incrível.❤
A melhor introdução sobre cyberpunk que já vi na minha vida, ótimo trabalho.
Continua fazendo essa poha mano 🙌
É difícil até ter oq comentar depois de uma obra dessas tirar-me todas as palavras....
Cada dia mais incrível. A cada inda e vinda com seus intervalos de meses me fazem pensar: " Oq que esse mano tá aprontando?". E não ironicamente sempre vem um conteúdo com a qualidade que só você tem.
Se continuar assim, daqui uns tempos os selos de qualidade vão ter que colocar os kanjis do seu canal no centro deles.
Sucesso irmão.
O cyberpunk foi criado no início dos 80, com Neuromancer, de W. Gibson e o filme Blade Runner.
Criado para discutir problemas sociais e medos da época, mas que continua inexoravelmente atual nos dias presentes.
Akira saiu antes.
@@davia4794 o livro no qual blade runner foi baseado saiu nos anos 60. o genero cyberpunk foi criado por philip k. dick
@@mq5ey É o livro "Androides sonham com ovelhas elétricas?"
@@rogerbatista6472 sim
Este vídeo ficou excelente. Ótimo assunto, fotografia, roteiro e ainda mais com esta trilha sonora ao fundo.
Incrível como a estética de Kabuki em Night City é tão semelhante a esses becos. Só quem já andou a pé lá consegue ver no detalhe a semelhança.
ai sim volto aos videos de origem sua marca sua essência sua qualidade! grave e grave assim beco e baka !
Isto é uma Rocinha japonesa 😂😂😂😂
Amo esses becos do Japão. Sensacional video ✌
A tranquilidade que o vídeo passou mesmo falando de um assunto realmente intrigante. Que sensação foda!
Mais uma obra prima do Baka. O assunto CYBERPUNK É FASCINANTE, e eu ainda vou escrever um texto ou artigo sobre isso, na minha visão.
Parabéns BAKA 👏👏👏👏
Nossa caiii do nada nesse videos e ja seguindo!! Adorei a analise, faço RI e tive uma cadeira de sociologia do desenvolvimento, que nossa encaixou muito essa comparação Cyberpunk e Distopias modernista em uma aula sobre desenvolvimento e até onde vai... sempre pensava no Japão nesse assunto, sendo meu pais preferido para estudo 🤩 a espera dos proximos videos
Excelentíssimo vídeo e ótimas observações! O cara falando de capitalismo tardio, realismo capitalista, etc. Parece até que leu Mark Fisher kkkkkk
o tanto que a sua fotografia fica mais impecável a cada vídeo q passa tem que ser falado, RIDÍCULO DE LINDO ta de parabéns
Eita, video na segundona. Nice Baka
Rapaz, eu vejo seu canal a um tempo e tu tem sido um dos melhores "documentaristas" que já vi. Não sei se é seu intuito algo do gênero, mas eu acho muito bom ver a cidade do seu ponto de vista.
Mudança sútil, porém amei o vídeo em ultrawide
Ah... E obrigado por mais um vídeo incrível!
Cara, você é um cineasta! Suas imagens são lindas! 👁💙
quando percebi que o filme click é sobre isso e não sobre romance tive um puta baque, parabéns baka
esse canal sempre foi sensacional, mas a cada video fica melhor ainda, isso é uma completa peça de arte, não só um canal no youtube
Depois do domingo à noite nada como um vídeo segunda à noite pra dar aquela filosofada
Parabéns pelo rigor histórico e sociológico ao explicar os conceitos. Você é diferenciado!
É uma pena que o cenário Cyberpunk de Tóquio seja resultado de tanta degradação humana, pois arquitetônica, estética e artisticamente é um dos ambientes urbanos mais exóticos de se ver, mesmo havendo tanta coisa de ruim sob o ponto de vista social, para mim ele continua tendo o seu charme visual, não à toa é uma das sketches em aquarela mais vendidas no mundo da arte. Particularmente eu tenho muita admiração pela tradição do Japão, com sua educação, disciplina, cultura, ciência e tecnologia. Assistindo você narrar tanta mazela, o lugar acaba perdendo um pouco do seu encanto. Mas fazer o quê? São coisas que precisamos enxergar sem perder a beleza por força do julgamento. Eu fico imaginando a visão literária que você expressou do local em seu livro. Espero que não tenha sido tão pessimista. De qualquer modo, o jeito como você une imagem e discurso em seus videos continua sendo algo muito peculiar, embora quando você produz o audiovisual transitando pelas ruas, becos e vielas seja muito melhor, talvez pela força do movimento, dando a ideia de Kant caminhando enquanto pensa. Mais uma vez parabéns pela filosofia cinematográfica.
Eu vejo a narrativa do Baka, exatamente como vejo essa coisa batizada de Cyber Punk... Pra mim é pior que a definiçaõ que fizeram de nós latinos há algum tempo: UM POVO SEM COR , SEM CHEIRO E SEM SABOR... A diferença é que o produto (sub) do movimento é enfeitada pelo Neon mentiroso da ilusão de se ter alguma importância, mas na verdade são apenas vira-latas enfeitados fuçando num enorme LIXÃO tecnológico!
Mas isso em Tokio é cyberpunk, nas metrópoles chinesas tem apenas a estética cyberpunk mas Tokio é uma cidade verdadeiramente cyberpunk.
Trabalho com eletrônica e TI,essa estética cyber punk futurista é total distópica p um ocidental periférico como eu. Tem um livro " cibernética e filosofia ", muito bom.
Que video foda Baka parabéns tu é foda !!
Eduardo, culto, genial, simpático, eloquente, consciente de si e da sociedade em que nos encontramos. Mostrando que a vida imita a arte. Pq arte permite à gente uma imaginação quase tão gigante quanto a ganância humana. Enquanto houver humanos haverá hierarquia de exploração. Sem limites, como nossa imaginação.
Se o mundo durar até 2100, 2150, fico imaginando como será esse lugar.
acho que os recursos nao chegam ate ai nao kkkk
vai durar
Como ele fala no vídeo, alguns desses ambientes darão lugar a arranha-céus... Quem viver, verá =)
O mundo eu garanto que vai durar. Os humanos que sepa não duram. mas quem liga pra esses merdas.
@@chantych Talvez pode haver uma catástrofe e dizimar o mundo, só tenho certeza de uma coisa, até 2150 todos os seres que habitam a terra hoje não estarão mais aqui. Fuiiiiiii
Esse vídeo é sobre Sp!! Estou apaixonada pelo seu canal, a qualidade do áudio, as imagens, o texto. Parabéns, continue!!
Esse tipo de video com fundo cinematografico sao muito satisfatórios, se eu tivesse um pc eu deixava como papel de parede rodando.
Meu interesse em fotografia veio indiretamente do baka com essas imagens incríveis, nem parece o baka da twicht
Tenho acompanhado por um bom tempo o conteúdo do Baka. É um carinho imenso que tenho por esse canal. Agradeço por existir um conteúdo tão legal pra mim que não tenho condições de conhecer pessoalmente.
Mais uma vez, obrigado.
BAKA PARABÉNS PELO SUCESSO, TE ADMIRO A SUA ORATÓRIA. 19:26
O conteúdo que eu mais amo assistir. 3 vídeos em 1 mês!? Vivendo um sonho. ❤
Comprei dois do teu livro impressos. xD
Um pra mim e outro pro meu irmão que fez 30 anos esse ano. Ainda vou ler.
Caraca fotografia monstra, cores, cyberpunk , a musica , a narracao parabens ...nas viagens pelo youtube cheguei neste canal e video ... muito top
O filósofo do beco voltou!
Eu vejo a narrativa do Baka, exatamente como vejo essa coisa batizada de Cyber Punk... Pra mim é pior que a definiçaõ que fizeram de nós latinos há algum tempo: UM POVO SEM COR , SEM CHEIRO E SEM SABOR... A diferença é que o produto (sub) do movimento é enfeitada pelo Neon mentiroso da ilusão de se ter alguma importância, mas na verdade são apenas vira-latas enfeitados fuçando num enorme LIXÃO tecnológico!
Ótimo vídeo. A essência da estética cyberpunk é linda, solitária, triste e melancólica, mas é algo que me atrai muito. Parabéns pelo conteúdo!
Eu curto bastante o estilo do Baka de apenas andar pelos becos e colocar uma filosofada no fundo, mas esse estilo de fazer uma boa edição ficou muito foda. Combinou demais com o assunto do vídeo
Bom dia. Comprei o seu livro em formato Kindle e terminei de ler agora. Bom livro, com alguns momentos interessantes, você leva jeito, continue praticando.
Eu sou apaixonado pela temática Cyberpunk. Querendo ou não, todo país do mundo hoje tem um métropole que possuia essa ambientação e com aumento da tecnologia a tendência é a aumentar. Implantes neurais, biocibernética, Androídes, Robôs de Rua, Drones e etc. No Brasil, a elite já vive afastada do povo em condomínios e cidades ilhas! Em prédios luxuosos, Hoje tudo ta caminhando pra isso, pra distopia Cyberpunk.
Parabéns pela descrição do Cyberpunk. Uma das melhores e mais completas.
A descrição do Baka para o beco que parece ter saído diretamente de Neuromancer e as imagens do vídeo parecem ter saído de Blade Runner.
Acho que esse é o vídeo esteticamente mais bonito que vi nesse canal
O comentário que tiver mais like é GAY!!!!!
N tem graça cara.... cê tá rindo?
quer atenção sai pelado na rua amigao
o comentário é gay ou quem comentou ?
Até onde vai a vergonha alheia por likes
Você é um idiota
Que vídeo sensacional, o enquadramento, a fotografia, a ambientação, o texto, Você consegue se superar a cada dia que passa, Parabéns por fazer um conteúdo dessa patamar!
No Brasil, a propaganda nos convence é a pagar mais impostos, confiar cada vez mais no estado, exigir qie ele cresça cada vez mais, ministérios pra cada assunto com mtos funcionários com altos salários e trilhões de reais retirado do povo por impostos que bancam tudo isso. E é decadente e empobrecedor…
Talvez até pior do que q ficção.
E todos seguem o roteiro como se estivesse tudo bem, o "único" caminho.
Vc não entendeu o video, amigo. Por isso o capitalismo tardio venceu
Cara o roteiro e a qualidade das gravações me deu uma vibe tão surreal, o Baka tá cada vez se superando e mostrando o quão bom ele é
Que vídeo sensacional! A fotografia do vídeo pareceu de filme em vários momentos.
sempre fico um tempo sem assistir o baka e volto maratonando, e é incrivel como os vídeos so ficam cada vez melhores. tu é foda baka!
Vídeo foda d+ saudade de andar por essas ruas, enquanto vivi no Nihon, sempre tive a sensação de ser um País mergulhado em melancolia, msm fora dos centros urbanos. Parece que tá no ar, essa sensação. Parece que suga sua essência, tanto que a readaptação ao País de origem é uma etapa dificílima, vc mergulha numa depressão absurda, o barulho extrema, a agitação intensa, a cultura de festejar o tempo todo incomoda, vc sente que parte de vc ficou presa no Japão. Talvez isso torne esse lugar tão melancólico, parte de todos que aí viveram, fica pra sempre impregnada nos muros e fachadas locais
que vídeo bom , de longe um dos melhore do gênero, nunca encontrei alguém que nutrisse admiração pelo cyberpunk como eu.
Melhor canal que encontrei nos últimos meses, disparado! V.sf que video!
Daora saber que você escreveu um livro sobre cyberpunk! Vou comprar! Já tem um bom tempo que eventualmente vejo um vídeo ou outro seu, mas nem mesmo era inscrito. Agora sou! Parabéns pelo seu trabalho e sucesso!
Com certeza o melhor vídeo que vi do seu canal … porém um dos melhores vídeos que já assisti no UA-cam… conteúdo, edição … parabéns “mocorongo japonês “
Volta e meia eu sempre venho aqui acompanhar um pouco do seu trabalho. Sempre é um SHOW de edição, texto, fotografia e conhecimento. Obrigado pelo conteúdo maravilhoso! Já vou comprar o livro pq Ficção Cientifica é tudibom!😁
Baka namoral vc n pode abandonar nos do yt não 😢😢😢 que saudade dessa frequência!! Faz um review do livro no pique desse vídeo ❤❤
Tamo junto tu é muito foda!