Muito obrigado pelo vídeo, professor, sou uma pessoa parda, mas desejava compreender como funcionava a heteroidentificação, está bem claro depois da sua explicação. Obrigado. Atenciosamente,
Fiz a entrevista: pediram para eu falar meu nome, dados e autorizar a gravação. Após isso, perguntaram: Você confirma ser negro?. Eu falei: Confirmo que sou negro. Após isso mim dispensaram. Saiu o resultado indeferido e como motivo falaram que não apresento cor da pele, textura, fisionomia, e disseram ainda que apresentava aspectos de bronzeamento. Minha pergunta é: O fato de eu não ter específica se sou negro-preto ou negro-pardo pode anular um possível recurso. Ademais, um integrante da banca, falou sobre o processo e disse que iriam pedir para confirma se éramos negros, e se houvesse outras colocações, fariam perguntas extras. Fui, confirmei ser negro, não fizeram mais perguntas, pediram pra eu sair, e como resultado fui reprovado. E como um dos motivos, falaram que tinha aspecto de bronzeamento, reduzindo minha história a mero fictício bronzeadinho.
Olá, é bem complicado mesmo tais entrevistas de heteroidentificação. Há, grande fator de subjetividade no processo. Uma pena que passou, todavia, tente os recursos cabíveis.
foi mais simples do que eu pensava. foi pelo meet e a única coisa q eles pedem encarecidamente é uma boa iluminação. mandaram eu confirmar q está sendo gravado, perguntaram meu nome e meu curso e, em seguida, pediram para eu falar o que eu me considero e o porquê. confesso que não estava pronta para perguntas e a minha resposta foi mais curta do que eu costumo falar quando me perguntam algo do tipo, mas espero q dê tudo certo. durou menos que 5 minutos.
A banca cebraspe costuma ser rígida na heteroidenticação ?Vou fazer no início de janeiro e temo,pois a banca pelo que pesquisei costuma eliminar muitos candidatos nessa fase do concurso.
Não entendo por que apagaram meu comentário anterior, então aqui vai novamente. Primeiramente, devo salientar que fiquei em dúvida se deveria ou não perder meu tempo respondendo a um comentário dessa natureza. De qualquer forma, mesmo desconsiderando o racismo estrutural embutido no seu comentário ao resumir o negro como um indivíduo que "entra em uma loja e é seguido", ignorando completamente seus aspectos históricos/culturais e o erro primário de lógica ao partir de um caso particular para o geral, ao dizer que existem indivíduos negros que são seguidos quando entram em lojas e, a partir disso, concluir que todos os negros são seguidos quando entram em uma loja, é necessário também observar o próprio racismo ao dizer de maneira implícita que os negros são incapazes de atingir as melhores pontuações nos concursos, sendo necessário uma lista de classificação à parte na qual ele obteria melhores resultados. Ora, o negro é tão capaz quanto qualquer indivíduo de qualquer natureza. O que deve ser almejado não é uma "cota para negros" ou para quaisquer grupos étnicos, e sim uma melhor educação para que todas as pessoas possam atingir os melhores resultados e não basicamente "passar em um concurso com uma nota de corte abaixo do restante". Isso sim é desclassificar a luta negra no Brasil.@@mariocosta5608
Alguém sabe informar se existe prejuízo se o candidato não estiver com seu cabelo natural? Por exemplo, estiver utilizando tranças ou dreads. Sei que é uma análise do fenótipo como um todo, mas fiquei com essa dúvida.
tenho uma banca de heteroidentificação no domingo e não quero ir, porque não passei para a segunda fase do concurso, apenas na classificação da nota mínima da primeira prova alguém sabe me dizer, por favor, se vou ter algum tipo de problema legal por faltar à banca? pra mim não faz sentido gastar tempo e dinheiro sendo que não vou ser convocada de jeito nenhum
Olá Jéssica, tudo bem !? Geralmente é disponibilizado as datas no cronograma. O Concurso quer dizer todo o certame - e não apenas o dia da prova. Em todo caso, pode ocorrer após as inscrições. Um forte abraço!
Oi Evelyn, neste caso é desclassificado da reserva de vagas, ou seja, das cotas. Todavia, segue concorrendo em ampla concorrência. Mas é importante não ter havido má fé na inscrição de cotista.
Olá Bruno, tudo bem!? É importante não usar adereços, maquiagem, mudar o tom de pelo com bronzeamento artificial, pinturas e etc. Tais ações podem configurar má fé pela banca - uma manobra para legitimar o candidato. Lembre-se que a banca é composta por pessoas de vários segmentos: professores, integrantes de núcleos de estudos, integrantes de movimentos sociais, etc. Essas pessoas que farão a análise - que não tem a ver com filiação/ascendência... Não importa documento, ser filho/neto de negros etc. Ou seja, uso de qualquer item tem de ser pensado com responsabilidade. Um forte abraço!
Olá Gisele, tudo bem!? Não faz parte das bancas, da entrevista de heteroidentificação, etc, fazer levantamentos via documentos ou certidão de nascimento. Então não deve ser levado em conta. Apenas no caso de etnias indígenas é solicitado a identidade indígena.
Como funciona! Vc faz parte de alguma ONG política esquerda ou PSOL? Não! Então tá reprovado. Isso é absurdo! Então as pessoas que não se reconhece como homem ou mulher deveriam ser avaliados tbm???
Não entendi a sua colocação Vagner. Em todo caso é lei a cotas em concurso público. Mas é um tema que suscita debate, por conta da banca e da subjetividade da avaliação...
Ser negro ou negra vai além do tom da pele. Um negro retinto, ou uma pessoa parda, que utiliza a identidade negra apenas no momento de se beneficiar de cotas apresenta uma contradição. Esse é o ponto. Já vi pessoas com o fenótipo de brancos passarem na entrevista e 'pardos' não. É bem complicado o debate sobre a entrevista.
Concordo sou uma pessoa de cor pardo passei na ufg mas eles disseram que eu sou claro não esta em nem um lugar esta raça. Eu sou pardo isto está na minha certidão de Nascimento de primeira via e lá na Universidade Federal de Goiás UFG está acontecendo de pessoa brancas estarem sendo deferidos como pessoa parda e as verdadeiras pessoas de cor parda ficaram de fora é uma injustiça AMANHÃ VOU PASSAR NOVAMENTE PELA BANCA DA UFG PELA COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICACÃO. Já enviei meu recurso mas tenho plena certeza que a primeira banca está errada pós sou de Belém do Pará no qual a região Norte do Brasil a população é predominantemente parda e segundo o IBGE 48% dos Brasileiros são de cor parda que nada mas é do que a mistura de pessoas brancas,negras e índios no qual é formado às pessoas pardas ou pardos. ENTÃO A INJUSTIÇA ESTÁ NA PRÓPRIA UFG.
@Christian Dubini É além do tom da pele, pois há pessoas que no primeiro momento poderiam ser consideradas brancas/de pele clara, todavia, cabelo crespo, nariz, boca, entre outros aspectos, podem ser indicativos para a banca de que a pessoa se enquadra na categoria parda/negra. Não é algo fácil, direto e objetivo. Por isso a banca é composta de várias pessoas.
@@MiroSantos acho que o que mais pega é o fato da pessoa ser eliminada do concurso. Eu acredito que sou pardo e tenho características negras. Entretanto, o receio de perder a vaga me faz não querer a cota.
Você não "perde a vaga". Se você se inscreve e a banca dá como indeferido, você ainda pode concorrer como ampla (se estiver entre os classificados). Se você realmente se considera negro, se inscreve como negro. Se vc é branco e quer "tentar a sorte", é melhor evitar a fadiga.. (E se vc for negro e for indeferido, tenta o recurso)
Começa em 4:20
Banca 7:23
Obrigada 😊
Muito obrigado pelo vídeo, professor, sou uma pessoa parda, mas desejava compreender como funcionava a heteroidentificação, está bem claro depois da sua explicação. Obrigado. Atenciosamente,
É meio confuso a primeira vista. Vou fazer outro vídeo contando detalhes de como a banca opera.
Fiz a entrevista: pediram para eu falar meu nome, dados e autorizar a gravação. Após isso, perguntaram: Você confirma ser negro?. Eu falei: Confirmo que sou negro. Após isso mim dispensaram. Saiu o resultado indeferido e como motivo falaram que não apresento cor da pele, textura, fisionomia, e disseram ainda que apresentava aspectos de bronzeamento.
Minha pergunta é: O fato de eu não ter específica se sou negro-preto ou negro-pardo pode anular um possível recurso.
Ademais, um integrante da banca, falou sobre o processo e disse que iriam pedir para confirma se éramos negros, e se houvesse outras colocações, fariam perguntas extras. Fui, confirmei ser negro, não fizeram mais perguntas, pediram pra eu sair, e como resultado fui reprovado. E como um dos motivos, falaram que tinha aspecto de bronzeamento, reduzindo minha história a mero fictício bronzeadinho.
Olá, é bem complicado mesmo tais entrevistas de heteroidentificação. Há, grande fator de subjetividade no processo. Uma pena que passou, todavia, tente os recursos cabíveis.
@@MiroSantos os critérios são objetivos, mas a subjetividade do avaliador é cruel.
Garanta sua vaga na justiça ⚖️
@@eliandrojr4745 passe-me seu contato pfv
@@elietelopes8593 pode falar querida.
a minha é amanhã! hoje vim procurar sobre possíveis coisas q podem acontecer... vai ser no meet!
foi mais simples do que eu pensava. foi pelo meet e a única coisa q eles pedem encarecidamente é uma boa iluminação. mandaram eu confirmar q está sendo gravado, perguntaram meu nome e meu curso e, em seguida, pediram para eu falar o que eu me considero e o porquê. confesso que não estava pronta para perguntas e a minha resposta foi mais curta do que eu costumo falar quando me perguntam algo do tipo, mas espero q dê tudo certo. durou menos que 5 minutos.
Oi Eleonora, tudo certo? Muito bacana a sua experiência. Penso que vai dar tudo certo. Já estou na torcida. Um forte abraço tmj!
@@eleonoracarvalho1406 deu TD certo?
@@jucarneiro1540 simmmm kkk
@@eleonoracarvalho1406Oii..
Qual foi a banca??
Já fui seu aluno, excelente professor🎉🎉
Opa grande Welsey, como anda? Espero que bem. tmj meu camarada!
A banca cebraspe costuma ser rígida na heteroidenticação ?Vou fazer no início de janeiro e temo,pois a banca pelo que pesquisei costuma eliminar muitos candidatos nessa fase do concurso.
Basicamente um tribunal racial..
Basicamente uma comissão que avalia o fenótipo do candidato. Quem é negro não tem dúvida quanto à aprovação nesse processo.
@@mariocosta5608 Defina "negro" de maneira bem objetiva..
@ indivíduo que é constantemente seguido ao entrar em uma loja para comprar uma calça jeans.
Não entendo por que apagaram meu comentário anterior, então aqui vai novamente. Primeiramente, devo salientar que fiquei em dúvida se deveria ou não perder meu tempo respondendo a um comentário dessa natureza. De qualquer forma, mesmo desconsiderando o racismo estrutural embutido no seu comentário ao resumir o negro como um indivíduo que "entra em uma loja e é seguido", ignorando completamente seus aspectos históricos/culturais e o erro primário de lógica ao partir de um caso particular para o geral, ao dizer que existem indivíduos negros que são seguidos quando entram em lojas e, a partir disso, concluir que todos os negros são seguidos quando entram em uma loja, é necessário também observar o próprio racismo ao dizer de maneira implícita que os negros são incapazes de atingir as melhores pontuações nos concursos, sendo necessário uma lista de classificação à parte na qual ele obteria melhores resultados. Ora, o negro é tão capaz quanto qualquer indivíduo de qualquer natureza. O que deve ser almejado não é uma "cota para negros" ou para quaisquer grupos étnicos, e sim uma melhor educação para que todas as pessoas possam atingir os melhores resultados e não basicamente "passar em um concurso com uma nota de corte abaixo do restante". Isso sim é desclassificar a luta negra no Brasil.@@mariocosta5608
@ você ficou em dúvida. Eu fiquei com a certeza de que não irei perder meu tempo lendo seu textão. Cumpra-se a lei…
Me autodeclaro parda, a banca será Vunesp. Vídeo esclarecedor, muito obrigada!
Olá Sauvi tudo bem? Espero que sim. Grato pela gentileza e feedback. Boa sorte na sua entrevista!
É para o TJSP? Como foi a entrevista? Apesar de ter a pele bem morena eles indeferiram...agora é esperar o recurso!
@@thiagofreitas210 É bom ter vários atributos, características fenotípicas, para a banca considerar.
Passou?
@@thiagofreitas210 Boa noite! vocês conhecem ou indicam alguém que trabalhe nessa parte de recursos?
Olá, prescisa levar algum documento específico para a mesma?
Identidade...
Se caso não for identificado como PPI, você vai para ampla concorrência?
Também queria saber
Tambem
Isso está escrito no edital. Geralmente sim, mas é bom saber certinho para não ter dúvidas e correr o risco de perder vaga.
A minha é amanhã,aí tô aqui tentando entender o que pode ser perguntado e tals
Oi Ju, tudo bem!? Espero que dê tudo certo na sua entrevista. tmj!
Ju Carneiro, como foi? Foi aprovada?
Fui aprovada gente ,deu tudo certo ♥️
A minha foi um vídeo falando que eu me declarava parda
😉que bom que deu certo
Obgda
Olá Weddja, tudo bem!? Eu que agradeço pela cia!
Oi moço quem perde o prazo não tem como reagendar?
@@samuelferreiradesouza7144 Tem que consultar o cronograma do edital.
@@MiroSantosolá, você poderia fazer uma análise sobre minha etnia ua-cam.com/video/-mzy72Tt7gw/v-deo.htmlsi=NaxmGwUv904d4MBy
Alguém sabe informar se existe prejuízo se o candidato não estiver com seu cabelo natural? Por exemplo, estiver utilizando tranças ou dreads. Sei que é uma análise do fenótipo como um todo, mas fiquei com essa dúvida.
Olá Célia tudo bem contigo!? Não há não. Geralmente a banca pergunta se há alteração em seu cabelo [química ou outra]. Aí é só avisar.
Em uma seleção eu posso dizer que sou negra de cor parda?
Sim, a cotas racial cabe para pessoa negra ou parda. Mas é sempre bom confirmar o que você declarou no ato de inscrição. Abraços.
@@MiroSantos Obrigado.
Eu toda a minha vida me considerei pardo, meu amigos e familiares me consideram também. Pela minha foto de perfil o que vcs acham sobre a minha cor?
Creio que deve ser Pardo. Mas lembre-se que para além do tom de pele, as bancas analisam outros elementos.
@@MiroSantosQuais seriam esses outros elementos?
@@carolineferreira9458 Cabelo, nariz, lábios, formato do rosto, olhos...
tenho uma banca de heteroidentificação no domingo e não quero ir, porque não passei para a segunda fase do concurso, apenas na classificação da nota mínima da primeira prova
alguém sabe me dizer, por favor, se vou ter algum tipo de problema legal por faltar à banca?
pra mim não faz sentido gastar tempo e dinheiro sendo que não vou ser convocada de jeito nenhum
Problema nenhum.
Bom dia!
Olá 😊
Mas quando é feito esse processo: antes ou depois do dia do Concurso?
(Só perguntando porque realmente não sei como isso funciona)
Olá Jéssica, tudo bem !? Geralmente é disponibilizado as datas no cronograma. O Concurso quer dizer todo o certame - e não apenas o dia da prova. Em todo caso, pode ocorrer após as inscrições. Um forte abraço!
Olá, bom dia
Queria saber caso quem foi convocado para entrevista e faltou será desclassificado?
Oi Evelyn, neste caso é desclassificado da reserva de vagas, ou seja, das cotas. Todavia, segue concorrendo em ampla concorrência. Mas é importante não ter havido má fé na inscrição de cotista.
O que seria essa “má fé” ?
@@brunocosta8356Existem pessoas que não tem características de negros/pardos e se inscreve só com o objetivo de conseguir a vaga.
O que seria uso de má fé? E o que seria subterfúgios?
Olá Bruno, tudo bem!? É importante não usar adereços, maquiagem, mudar o tom de pelo com bronzeamento artificial, pinturas e etc. Tais ações podem configurar má fé pela banca - uma manobra para legitimar o candidato. Lembre-se que a banca é composta por pessoas de vários segmentos: professores, integrantes de núcleos de estudos, integrantes de movimentos sociais, etc. Essas pessoas que farão a análise - que não tem a ver com filiação/ascendência... Não importa documento, ser filho/neto de negros etc. Ou seja, uso de qualquer item tem de ser pensado com responsabilidade. Um forte abraço!
Pelo meu perfil você acha que sou negra ou parda. Já me falaram até que sou indígena 😂 você pde me ajudar?
Olá Veronica, tudo bem? É bem difícil dizer. Parece que é parda sim. Mas a banca vai olhar várias coisas, além do tom de pele.
Obrigada por responder 👍🏽@@MiroSantos
Se no meu registro de quando nasci está que sou parda .
Isso conta como prova como sou parda ?
Na verdade não conta
Olá Gisele, tudo bem!? Não faz parte das bancas, da entrevista de heteroidentificação, etc, fazer levantamentos via documentos ou certidão de nascimento. Então não deve ser levado em conta. Apenas no caso de etnias indígenas é solicitado a identidade indígena.
@@MiroSantosOlá! Mas serve p entrar com recursos? Digo a certidão de nascimento.
Não serve. É uma banca que vê o fenótipo, ali na hora. @@osanalinhares2168
Quem faltou e desclassificado ?
do concurso não, todavia, não concorre as vagas de cotas... mas depende do edital.
Tem q ver o seu edital, no meu é eliminado se faltar
Como funciona! Vc faz parte de alguma ONG política esquerda ou PSOL? Não! Então tá reprovado. Isso é absurdo! Então as pessoas que não se reconhece como homem ou mulher deveriam ser avaliados tbm???
Não entendi a sua colocação Vagner. Em todo caso é lei a cotas em concurso público. Mas é um tema que suscita debate, por conta da banca e da subjetividade da avaliação...
Não viu o caso de uma moça militante que foi reprovada nas cotas? Moço, o povo não pergunta para quem você torce nessas bancas. KKKKKKKKK Calma!
Boa noite, fala devagar!
Vou melhorar. Abraços! 😃
Vc é pardo
Ser negro ou negra vai além do tom da pele. Um negro retinto, ou uma pessoa parda, que utiliza a identidade negra apenas no momento de se beneficiar de cotas apresenta uma contradição. Esse é o ponto. Já vi pessoas com o fenótipo de brancos passarem na entrevista e 'pardos' não. É bem complicado o debate sobre a entrevista.
Concordo sou uma pessoa de cor pardo passei na ufg mas eles disseram que eu sou claro não esta em nem um lugar esta raça.
Eu sou pardo isto está na minha certidão de Nascimento de primeira via e lá na Universidade Federal de Goiás UFG está acontecendo de pessoa brancas estarem sendo deferidos como pessoa parda e as verdadeiras pessoas de cor parda ficaram de fora é uma injustiça AMANHÃ VOU PASSAR NOVAMENTE PELA BANCA DA UFG PELA COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICACÃO.
Já enviei meu recurso mas tenho plena certeza que a primeira banca está errada pós sou de Belém do Pará no qual a região Norte do Brasil a população é predominantemente parda e segundo o IBGE 48% dos Brasileiros são de cor parda que nada mas é do que a mistura de pessoas brancas,negras e índios no qual é formado às pessoas pardas ou pardos.
ENTÃO A INJUSTIÇA ESTÁ NA PRÓPRIA UFG.
@Christian Dubini É além do tom da pele, pois há pessoas que no primeiro momento poderiam ser consideradas brancas/de pele clara, todavia, cabelo crespo, nariz, boca, entre outros aspectos, podem ser indicativos para a banca de que a pessoa se enquadra na categoria parda/negra. Não é algo fácil, direto e objetivo. Por isso a banca é composta de várias pessoas.
@@MiroSantos acho que o que mais pega é o fato da pessoa ser eliminada do concurso. Eu acredito que sou pardo e tenho características negras. Entretanto, o receio de perder a vaga me faz não querer a cota.
Você não "perde a vaga". Se você se inscreve e a banca dá como indeferido, você ainda pode concorrer como ampla (se estiver entre os classificados). Se você realmente se considera negro, se inscreve como negro. Se vc é branco e quer "tentar a sorte", é melhor evitar a fadiga.. (E se vc for negro e for indeferido, tenta o recurso)