Renatows obrigado por espalhar esse jogo aqui no Brasil mano, descobri ele faz alguns meses e n tem como, é uma obra de arte, mais gente precisa conhecer ele. "Do you feel like a hero yet?"
uma coisa sobre o fosforo branco, o unico tratamento eficaz para alguem que foi atingido por ele, e apagar a luz e arrancar na faca aonde brilhar, e mais humano que deixar ele queimar ate sumir, que pode demorar horas
Mesmo que exista método de cura você irá morrer já que é impossível só cair em uma parte do corpo e depois que pega dificilmente você terá razão para tirar aquilo já que a dor e a resposta do seu corpo está em extremo.
Sabe, uma coisa que me fez amar esse jogo foi o desenvolvimento de personagem de todo mundo na gameplay. O Walker por exemplo no começo é completamente profissional e focado na sua missão, ele não gosta de ter que matar os refugiados ( sendo que eles são só pessoas que estão cansadas da tirania do 33rd, em um dos itens intel onde ele acha uma boneca de uma menina, ele parece arrependido por ter que enfrentar pessoas que ele supostamente deveria proteger.) No começo do jogo, as frases dele quando estamos em combate é basicamente assim: "Alvo abatido!" "Recarregando!" "Hostil com uma faca vindo em nossa direção! Concentrem Fogo!" "Peguei um!" "Estou recarregando, me dê cobertura!" "Concentrem fogo naquele Heavy!" (esses são aqueles inimigos de armadura e armamento mais pesado) "Hostil abatido!" "Tô recarregando!" "Lugo! preciso de um tiro de longa distância no alvo! Bem Ali!" "Você vai ficar bem." "Heavy abatido!" "A folga acabou, vamos logo!" "Cara maluco com o faca está abatido!" "Ok, você está bem agora!" "..." (Quando você executa o inimigo que está no chão, o walker fica em silêncio e mata o cara do jeito mais misericordioso e rápido possivel.) Depois da cena da cena do fósforo branco, o Walker começa a ficar bem mais violento e meio que demonizar o inimigo, antes não era nada pessoal, mas agora ele tem um vilão pra enfrentar e todo mundo que seguir o Konrad deve ser parado. "Peguei Ele!!!" "Ah merda!!!" "Ah pelamordedeus que se foda esses caras!!" "Inimigo Morto!!" "Tô recarregando, me dê cobertura porra!" "Heavy vindo, matem ele porra!!" "Fica no chão!!" "Ah merda! eu já falei pra me darem cobertura!" "Ali!!! mata aquele puto!!!" "De pé agora!!! Nenhum homem deixado pra trás!!" "HEAVY MORTO!!!" "Eu preciso de ti na batalha agora!!" "Eu tô ficando velho demais pra esses merdas." "Levanta!" "Traidor de merda!" Mas depois lá pro final do jogo, ele tá completamente psicótico. Se não bastasse as alucinações, as vozes na cabeça dele, a sede, o cansaço de ficar lutando por dois dias sem descanso nenhum, os dois amigos dele... Lugo e Adams, os caras odeiam ele e ficam julgando cada ação dele depois do capitulo 7. "QUEIMA NO INFERNO!!!" "RECARREGANDO!!!!! (imagina o cara fazendo a voz do batman do christian bale, sério a voz do walker dá até medo nesse ponto da história.) "FILHO DA PUTA!!" "A INSANIDADE ESTÁ ME ATRAPALHANDO" (minha frase favorita do jogo inteiro.) "QUEM É O PRÓXIMO" "ok.... me.... de.... só um minuto......" "ADAMS!!!! MATA AQUELE PUTO COM A FACA!" "DE PÉ AGORA!!! NÓS TEMOS QUE IR!!!" "ELE MORREU..... FINALMENTE!!" "UM HEAVY... MAS QUE SURPRESA DE MERDA!!" "Você vai sobreviver...." "É.......... VAI. SE. FUDER!"
O Nolan North está de parabéns pela performance que ele fez no personagem, se a pessoa não gostar da história, ou da trilha sonora, pelo menos tu tem que admitir que isso é uma aula de dublagem, pra mim só a dublagem de todos os personagens já deixa a gameplay incrível. Enfim, o Capitão Walker pra mim tá no top 3 de protagonistas masculinos favoritos meus, eu nunca vi um desenvolvimento de personagem tão foda em outros jogos de guerra. Eu consigo sentir pena e raiva ao mesmo tempo pelo cara, é óbvio que ele tinha as melhores intenções, tu vê que ele se preocupa com os civis e tu vê a mente dele se partindo ao meio depois de ver aquela mãe e a filha morta no capitulo 8. Por outro lado, o cara tava querendo pagar de machão e querendo salvar todo mundo sendo que o trabalho dele era só descobrir se havia sobreviventes na cidade. No momento que ele descobriu os refugiados e que o 33rd estava em controle da cidade, ele deveria ter evacuado e pedido por reforços. No final eu escolhi matar os soldados que vieram te resgatar, eu tinha jogado da metade do jogo até o final sem parar de ficar matando pessoas que eu supostamente deveria salvar, com Walker pensando em ser o herói e derrubando qualquer coisa que aparecesse na frente. No epílogo ele já sabe a verdade, ele é o vilão da história e se ele voltar pra casa a CIA vai esconder tudo se ele tentar confessar o que aconteceu, ninguém vai saber a verdade. E morrer agora até parece egoísta, então pra que parar de lutar? Então ele abraça a imagem que ele tinha do Konrad vilão que ele criou depois do capítulo 8, um clássico caso do homem se tornar aquilo que ele jurou destruir, ele é o Coronel agora, e qualquer um que entrar na cidade dele querendo pagar de herói tentando derrubar o vilão vai morrer.
Esse jogo foi um soco no meu estômago quando joguei no meio da faculdade - joguei em 2013 como "presente" de um amigo que só passou pra frente, me entregou lacrado depois de 6 meses parado na estante dele. Dava nada por ele, depois a gente esperei que todo jogo de guerra tenha pelo menos 10% do que ele tem em termos de história.
@@Mendigo_miseravel kkkkkkkkkkkk, eu adoro esse jogo, pena que vendi junto com o PS3. E pior que eu tenho ele só pirata, pq tentei comprar esse ano e descobri da pior maneira que não posso mais comprar.
O fato desse jogo ter sido removido das lojas me chocou muito, eu comprei em um promo da steam por 5 reais em 2022 e ainda tenho, nunca zerei, mas saber essa informação me fez dar mais valor ao seu nome da biblioteca. Vou encarar ele um dia.
"do you feel like a hero, yet?" Quando comecei a entender de fato inglês, essa foi uma das frases que me vem como um pesadelo, ajuda a todos mas ainda cometendo o mesmo erro, de nao se ajudar, todos os jogos que ja joguei de guerra, esse foi o que me fez refletir, que não existem vencedores em guerra, apenas erros, Um excelente vídeo.
Eu descobri esse peso na guerra em um jogo como Guts & Blackpowder, um jogo de roblox (sim, meio irônico), que conta sobre as guerras napoleônicas, mas que foi afetada por estranho aparecimento dos canibais, hordas de mortos vivos infernais sedentos por carne, tinha um mapa de modo objetivo chamada "Copenhagen", onde um grupo composto pelos soldados do Exército da Dinamarca tentam escapar da capital de seu país, que foi invadido pelos canibais e transformado numa quarentana, isolamento este que foi tramado pelo exército do Reino Unido, que não pretendiam deixar ninguem entrar e ninguem sair, pois temiam que os canibais se espalhassem para outros territórios, então era os dinarmaqueses ou os ingleses, não tem mocinho ou vilão aqui, alguém precisa perecer pelo bem da sobrevivência de um dos lados.
@@theviewer-qr7gp Esse jogo do Roblox é incrível, mesmo só jogando casualmente você percebe a história do jogo e as falas que os personagens tem, incrível.
Eu amo Spec ops The line, tenho horas jogada e já platinei, é um diamante perdido no mundo dos jogos. A forma como ele explora a guerra, eu nunca tinha visto isso antes, a gameplay dele acho bem única, nunca vi em jogos de 3° pessoa. Amei ver você falando sobre esse jogo que foi esquecido pelo tempo, mas que tem ressurgindo aos poucos.
esse jogo é uma maravilha mn, a trilha sonora combina com o jogo de uma forma prazerosa, tem a missão que tem que pegar o caminhão de agua e começa a tocar glasgow mega snake do mogwai muito bom mn pprt
Acho a gameplay de SPEC OPS The Line igual a qualquer outro fps e tps do gênero, talvez a maior chamativo seja que ele é um jogo que crítica guerra, além da linguagem metafísica de se auto reconhecer como apenas um jogo
@@joezinho4568 pô eu não sei explicar, ia joguei vários jogos do gênero como gears mas acho a gameplay do Spec ops diferenciada, é difícil explicar mas ela é muito gostosa de jogar
Enquanto outros jogos de guerra tentam mostrar a guerra como algo legal com "vilões" e "mocinhos" esse trouxe exatamente aquilo que uma guerra realmente é, uma carnificina sem lado bom ou mal, onde pessoas inocentes sofrem no meio disso tudo.
@@atanaZion ninguem combateu o nazismo por eles serem ''maus'' combateram pq n queriam que a Alemanha crescesse de novo e não só os eua mas todos os outros paises so foram pq ou tinham rabo preso com algum outro pais como foi o brasil com os eua ou viram potencial de sair ganhando e se envolveram msm que alguns na vdd tenham é perdido bem mais como foi no japão e as bombas, n teve mocinho e malvado, so teve varios jovens que nem se conheciam e nem se odiavam morrendo por um bando de velho que n fazem nada alem de coçar o saco e roubar seus povos
Esse jogo mostra a cruel realidade de soldados que voltam da guerra com problemas psicológicos ao verem tanta desgraça e não poder fazer nada ou, muitas vezes, matar inocentes acidentalmente e carregar a culpa de algo que não pode admitir publicamente. Um herói com medalha suja de sangue inocente.
Muitas vezes eles são forçados a matar civis de propósito com ordens do próprio governo, Vietnã, Coreia, Iraque etc Bombas não descriminam alvos, se eles explodiram uma cidade é porque os civis eram perdas aceitáveis na cabeça deles O soldado americano médio é um cara pobre que não consegue pagar pra viver ou faculdade, isso acontece porque o exército aparece pra essa galera e fala que vai pagar tudo pra eles e eles sentem que é a única alternativa, esses caras são forçados a viver e principalmente cometer atrocidades absurdas eu lembro de um soldado americano falando que uma vez ele conheceu um iraquiano na Europa e ele gritou com ele e mandou ele cometer su1c1d1o quando descobriu que ele era um soldado americano, o entrevistador pergunta pra ele "Você acha que ele um dia vai te perdoar" ou algo nesse sentido e o cara respondeu "Eu não me perdoaria, eu nunca vou me perdoar" e a entrevista acaba assim
Esse jogo me lembra o filme Nada de novo no front, cara, o sentimento profundo e estranho depois de terminar a série e ver que aquilo vai se repetir traz uma sensação de, culpa? Foi a sensação que eu tive vendo esse filme, e eu tive essa mesma sensação vendo esse vdo, que por sinal, eu adorei, não imaginei que um TPS teria uma historia tão boa e com escolhas que influenciam a ética do jogador (A, e eu quase ia esquecendo, você mandou bem Renatows, parabéns, o vdo ficou muito foda)
O jogo se assemelha MUITO com o filme Apocalipse Now, tanto que como o Renabows falou, a equipe se inspirou demais no livro ``In the Heart of Darkness``, mas na verdade o livro tem um tema completamente diferente embora as menssagens sejam parecidas, enquanto que o roteiro do filme ``Apocalipse Now`` foi feito diretamente em cima da trama do livro, porém adaptando pro contexto da guerra do Vietnam
20:16 essa música.... ESSA MÚSICA! Na moralzinha Renato, tu sabe realmente criar um clima pros vídeos. (Se eu tivesse uma graninha eu fazia donate, tá merecendo)
36:39 "a culpa é de uma única pessoa" genial como você faz pensar q vc ia falar q a culpa é do protagonista, e joga a culpa no conrad assim como o jogo faz o tempo todo, imersão TOTAL dentro do vídeo, parabéns cara.
Gostaria muito de ver cê falando sobre amnesia the dark descent, S.o.m.a, não vejo muitos videos sobre eles, não de maneira completa como você faz, seu conteúdo é muito bem feito e é muito bom ver e rever videos antigos, mas ainda estarei esperançoso. Tudo no tempo certo ♥️☕
@@Renatows eu vi o do the bunker, aquele video ficou perfeito! E que me inspirou a jogar o mesmo também, já zerei os anteriores, dark descent, machine for pigs, além do rebirth, S.o.m.a, muito bons!
Eu sempre fui amante de conteúdo militar porém comecei a participar de grupos do telegram tanto russos quanto ucranianos pra saber oq tá acontecendo lá e eu simplesmente estou com nojo de conteúdo militar agora. Meio q a ficha caiu e q isso é terrível. Oq os soldados fazem naquela guerra é 10x pior do q em um jogo ou uma história contada anos dps. Ver uma guerra ao vivo é algo chocante demais
@@GabrielMunin Sim, o que mais frusta é justamente essa lógica, eles acabam com vidas e famílias inteiras acreditando serem os herois da patria mas estão apenas atendendo objetivos mesquinhos de engravatados. 😢
Irmão, toma cuidado, n fique consumindo esse tipo de conteúdo pois pode te gerar problemas. E infelizmente as coisas são desse jeito, as guerras dão espaço pra q pessoas sádicas façam o q bem entender e também contamina outros q não eram ruins antes do conflito. Pelo menos é o que acho.
44:20 Na vdd essas coisas que vc disse só reforçam mais o quão abalado estava o psicológico de Walker, muitas coisas podem nem ter acontecido durante a história, apenas coisa da cabeça dele... A "conveniência" que vc diz filosoficamente falando seria a respeito de Walker está tão determinado em achar alguém pra jogar a culpa dele que ele usaria uma fantasia perfeita pra isso, um grande exemplo disso é ele encontrar um rádio e começar a falar com o coronel logo depois do ataque com fósforo branco, depois daquele acontecimento, Walker já estava louco. Entt tudo que parecer conveniência pode ser justificado através do psicológico quebrado dele.
Precisamos de mais jogos de guerra, que retrate ela como ela realmente é. Pena que esses tipos de jogos, na minha visão, não venderiam tanto e não teriam tanta atenção quanto qualquer FPS genérico por aí.
Esse é meu medo, participar de algo, que em tão pouco tem simplesmente te muda, corrompe, não é só na guerra. Pessoas, policiais entram no ramo e viram algo, não alguém, no começo buscam sucesso e no final só estão preparados para morrer e não para rever entes queridos e isso me assusta.
Bem real o que você disse, o pior é que isso não apenas acontece com uma profissão militar, outras como Bombeiros, Pilotos de avião e Navios Cargueiros, também passam por situações de auto risco apenas para cumprir sua função. 💀
Acho que é a primeira vez que eu me assusto com um vídeo, depois da cena do fósforo branco eu fiquei em choque. E caraca véi, esse vídeo me fez refletir sobre no mundo que nois vivemos. Parabéns Renatows, esse é um dos melhores ou o melhor vídeo que vc já fez.
Vídeo diferenciado porém genial, não fazia ideia da existência desse jogo e se eu visse ele sem saber nada provavelmente passaria reto porque do lado de fora parece só uma cópia de modern warfare, o que é o motivo dele ter flopado infelizmente, uma hidden gem sem dúvidas, por favor renatows continue trazendo mais vídeos de hidden gems assim igual o nanashi no geemu Dito isso, Fallout já dizia: War. War never changes.
0:47 fear and hunger não depende de sorte ao todo, a parte da cara ou coroa só ocorre quando você não se defende quando o inimigo ameaça fazer algo, o cara ou coroa é só uma última esperança para o jogar.
19:04 Acredito que essa cena machuca mais, quando lembramos de coisas que de fato aconteceram, não digo de Anos atrás, mas desse nosso presente mesmo... Guerra em Israel, Crimes de Guerra, são apenas nomes dados, a certos atos, nada mais.
Se me permite falar eu acho que eu tenho três fatos e curiosidades do jogo. Lá vai (provavelmente vou passar vergonhas mas lá vai) 1° - @renatows eu sei que você não gosta dessa teoria, mas eu acredito que o personagem esta sim num tipo de inferno ou purgatório. Walker esta nele por que sua decisão de se tornar um herói foi uma decisão egoísta e não altruísta, sem contar que ele foi o responsável por causar tanto sofrimento para a população local. Então é.... 2° - O motivo do fracasso do batalhão 33 - não acha estranho que o jogo fala que o batalhão falhou na missão de evacuar os civis de Dubai mas não específica como foi que aconteceu. Eu tenho uma teoria do que pode ter acontecido. A gameplay do jogo faz um paralelo ao que provavelmente aconteceu na cidade. A missão do batalhão era bastante simples, averiguar o estado da cidade e resgatar os civis, o problema é que eles entraram em confronto com uma milícia local. A questão é que o comandante Konrad (acho que é assim que se escreve) ao invés de parar com a violência, passou a impor um tipo de controle sobre os cidadãos da cidade. ele começou a destruir as casas atrás dos milicianos (representado pela destruição do ninho), depois eles decidiram usar de tor$%#@! para impor medo e tentar achar milicianos (representado pelas ex#$%@ dos inimigos e pelas pilhas de corpos por toda a cidade) e por fim a destruição do suprimento de agua da cidade foi uma consequência para fazer a milícia se render ( representado pela destruição do pouco de surgimento de agua que a cidade tinha). A missão que começara como uma coisa de rotina e de serviço, agora tinha vira algo fora de controle. o batalhão também deve ter entrado em conflito interno por conta das decisões erradas de Konrad (representado pelo conflito dos dois companheiros de Walker). quanto a seu comandante ele provavelmente se trancou na torre e morreu ali (não sei como, Sui!@#$, Assa!@#$, ou morreu de cede e fome), ele se sentia culpado pelo que fez. quanto aos três protagonistas, eles fazem parte sim do batalhão mas são das forças especiais, é só reparar como eles chegam na cidade, a pé sem carro e sem apoio, assim eles não seriam detectados pelos inimigos, só que tudo que os três fazem durante a gameplay do jogo reflete o que aconteceu para a missão do batalhão dar errado. 3° - Walker é uma caricatura - O protagonista é uma parodia Tragicômica, Se você reparar ele começa o jogo como o típico herói de jogos FPS, fala de maneira centrada, técnica e seguindo seu treinamento. Porem como o jogo é daquela linha de jogos mais realistas ele vai tomando as decisões de que um herói desse gênero tomaria, mas em um mundo realista ele praticamente esta mais fazendo mal do que ajudando, sem contar que diferente dos heróis que ele tanto admira, ele não é um herói por que tomou uma decisão altruísta de ajudar sem receber nada em troca, mas sim uma decisão egoísta de se promover como algo que ele não é.
@Renatows, esse foi o MELHOR vídeo que postou no canal. Parabéns mesmo. Lembro da sensação de vazio quando zerei esse game uns 10 anos atrás no meu ps3 e você conseguiu me fazer sentir a mesma coisa (o a falta de alguma coisa). Esse jogo tinha tudo para ser aclamado, uma pena que não teremos mais sequencias deste jogo pelo fato do multiplayer dele (apesar de muito divertido) ser todo bugado.
"É preciso ser um homem forte para negar o que está diante dele, e quando a verdade é inegável, você cria a sua própria" Sem dúvidas Spec Ops: The Line é o melhor jogo de guerra que realmente explora a guerra da forma mais crua possível. Meu jogo favorito, já perdi as contas de quantas vezes eu o joguei. Simplesmente uma obra prima!
Renato, meu querido, antes que eu continue vendo o vídeo tenho a dizer q esse jogo é simplesmente cinema pra mim, talvez seja só a nostalgia falando mais alto, mas quando ganhei ele junto de meu Xbox 360 n parava de jogar essa belezura, e agr tendo um vídeo seu falando dele me trás um arrepio de lembrar do tempo em que jogava, ao mesmo tempo do choque de realidade da história do jogo, que jogo lindo ... Apenas
esse video foi um dos únicos em que eu tava com o choro batendo na porta, tipo umas seis vezes, eu nunca senti isso, esse sofrimento que a guerra traz é o inferno no mundo, eu não acho que falei em sentido hiperbólico, que intenso.
que jogo incrível, sei que já comente isso em alguns jogos aqui, mas esse jogo faz oque muitos jogos de tiro não consegue, que é dar uma moral importante de vdd ao jogar em si, junto com uma história incrível, só achei um pouco confuso de entender a cronologia dos eventos, mas deve ser pq sou um pouco devagar kk, enfim, esse jogo REALMENTE odeia o jogador, e não de um jeito que alguns criadores de jogos aí fazem, mas por te fazer passar por isso só por querer uma história sobre guerra, mas no fim vc realmente consegue né
45:45 Eu acho esse jogo incrível pois os segundo final eu creio ser um segundo mais canônico, pois o jogo explica que nada mais nada menos que os acontecimentos do jogo são um ciclo ou seja vão vir mais um trio de soldados reviver....Tudo.... De novo, De novo..... E de novo.
Salve manolo, tu conhece o jogo AVIÃOZINHO DO TRÁFICO 3:ABRI UM PORTAL PRO INFERNO NA FAVELA TENTANDO REVIVER TIM MAIA E PRECISO FECHAR? É na engine do Quake
CARAMBA! só tenho isso a dizer. trabalhei no sábado o dia inteiro e domingo vou trabalhar novamente durante o dia inteiro mas não consegui dormir sem antes ASSISTIR esse vídeo. sim, assistir, pois eu geralmente coloco seus vídeos pra dormir mas dessa vez não consegui fechar os olhos e descansar. que mix de sentimentos renabo, muito F O D A esse jogo, obrigada por trazê-lo aqui.
Esse jogo é principalmente o vídeo trouxeram um pesso para mim sobre a guerra que eu nunca tinha pensado a fundo, hoje em dia tudo se tornou tao banal, guerras, mortes, viraram simples números e estáticas do dia a dia...
Sempre parti do mesmo principio que o Renabo “Um jogo generico igual a todos da epoca, pq eu iria jogar isso?”, mas depois desse vídeo esse jogo ganhou meu respeito… uma historia triste e inteligente que bota a gente pra pensar. Muito obrigado pelo video Renato, mais um conteudo de qualidade como sempre.
o esforço colocado nos detalhes dos seus vídeos estão cada vez melhores, adorei o efeito do nome dos personagens na legenda, além de alguns outros detalhes por aí, parabéns
Eu acabei recebendo seu vídeo como recomendado e me fez lembrar desse jogo que eu jogava quando eu havia uns 9 anos. Eu alugava ele em uma videolocadora no meu PS3 e jogava ele mais como eu não sabia inglês ficava bem difícil conhecer a história. Mais pelo o pouco que eu sabia deu para perceber que eu não era um herói da história. E eu achava que só existia dois finais que é você recusar ir embora e acabar com os soldados e o outro em que você morre. Seu vídeo foi muito bom parabéns e continue postando conteúdo interessantes como esse.
mano que jogo bom nunca pensei que um jogo de tiro poderia me passar um sentimento de arrependimento que me faria refletir sobre minhas escolhas video muito bom quero mais estilos de jogo assim
Nunca vi esse jogo, simplesmente uma obra de arte, esse jogo realmente me passou o clima da parada, adorava jogos de tiro, mas depois que realmente me coloquei no lugar, as coisas não são legais assim, realmente me sentia mal ao matar os inimigos no jogo, alias são "pessoas", quanto mais realista tudo isso ficava, mais eu refletia então me desbloqueando um novo medo...A guerra... me emocionei com essa narrativa sua, passou o clima da parada, parabéns pelo conteúdo de qualidade!
devem existir muito mais jogos antigos como esse, esquecidos, mas com um trabalho muito bem feito pelos devs. fiquei preso o vídeo todo. Mano rena, por favor traz mais vídeos como esses, incrivel. De certeza que o pessoal vai gostar.
Pqp que video bom cara. Você fez um jogo com uma história foda, se tornar ainda melhor! a narração feita por você é muito boa além de algumas piadas feitas na edição que são incríveis, amei cada segundo do vídeo mano parabéns, você é uma das se não a melhor pessoa que eu já vi narrar um jogo. Sério mesmo eu te amo ❤❤❤
Que video incrivel! todo o esforço valeu a pena, o video ficou magnifico! nn conhecia esse jogo, ent ver ele pela primeira vez aqui foi algo incrivel! ver como vc teve muito carinho ao fazer e jogar, tentando nos mostrar tudo que o jogo quer nos passar é incrivel! fico muito feliz por ter a oportunidade de ver videos assim
Histórias com esse aspecto psicológico que utilizam a culpa como elemento são bem perturbadoras. SH e games de horror normalmente tratam muito bem dessa temática, mas usar isso em jogo de guerra foi sensacional. Vídeo foda.
esse vídeo foi incrível renatão, a forma que você apresentou o jogo, os cortes entre as cutscenes, a ambientação, narração, os nomes mudando nas falas dos respectivos personagens, parabéns de verdade pelo trabalho
Ohoo os cortes entre as cutscenes foi uma escolha arriscada da minha parte, fiquei com medo de enjoar ate o fim do video ahha fico feliz que tenha curtido!!
O pior é que BOA PARTE disso podia ter sido evitado se o soldado da 33 no começo tivesse sido honesto e explicado o porque estavam ali, mas o esquadrão inteiro duvida das intenções daqueles que eles não conhecem-e com razão, até porque boas intenções não usam fósforo branco em massa ou destroem reserva de água de civis. Ninguém queria arriscar expor os planos de evacuar civis discretamente porque temiam que os Delta fossem soldados ruins e, mesmo tendo sido um pré-conceito, estavam certos. 44:30 Vale destacar que os Devs fizeram 3 finais oficiais e o final extra que só existe em teoria por conta desses extras dos diálogos e dos nomes dos soldados no quadro de falecidos. Sendo assim, você tem uma variedade de fontes que confirmam uma coisa e outro punhado de fontes que confirmam outra completamente diferente, o que eu acho que é proposital porque a cabeça do Marvin não tá no seu melhor estado e muito menos a do jogador, então no momento que ele tenta juntar as peças do que aconteceu, a gente também tenta-mas racionalizar e tentar dar sentido pro que aconteceu é justamente o que levou o Marvin àquele ponto.
Se vc reparar dps do acidente o rosto do Walker fica exatamente queimado de um lado só, mostrando a incerteza do personagem sobre suas ações ao longo do jogo, masterpiece dos games
Esse vídeo foi tão bom que me fez me sentir muito mal sem nem ao menos nunca ter jogado esse jogo (e nenhum jogo de tiro ou guerra) me deu um put@ embrulho no estômago, e você falando de uma forma tão dramática e dura, e no final eu fiquei igual ao que você disse quando terminou o vídeo, esse jogo mudou minha forma de pensar.
eu já tinha visto um lance sobre os civis em um video nao sei aonde, mas a história inteira desse jogo... eu já joguei muita coisa mas isso... isso me deixou real com uma sensação estranha por assim dizer. obrigado, Renatows
O mínimo que posso fazer é dar o like e me inscrever. Esse é o jogo que nunca joguei q mais consumo conteúdo sobre. Fica claro o seu amor por esse jogo. Parabéns pelo excelente vídeo!
Esse vídeo ficou muito bom. Eu não fazia ideia de como era profundo e complexo a história desse game. Eu conheci ele pelo vídeo do Mr. Remedy que eu vi há anos. E eu achava que era uma história simples. Agora que eu vi o quão trágico é a história eu amei muito. Obrigado Bows.
Cara, que doidera, eu realmente n esperava o quão "fundo"o jogo iria, foi tipo jogar uma pedra de um lugar alto e ver ela caindo continuamente sem se dar conta do quão fundo era o local antes de joga-la.
É tão raro e dificil achar canais assim igual o seu que tem videos bem trabalhos e assuntos de terror bem feito e bem explicado que consegue fazer o público se sentir confortável ao ver os vídeos, realmente conheço poucos. Espero que continue assim e que venha mais canais assim, por que tá bem dificil achar videos assim, se não surgirem outros canais com essa qualidade e assuntos eu não vou ter mais o que ver de madrugada :(
Gente, pra quem é meio lerdinho igual a eu e ficou meio confuso (nada contra Renatows, seu vídeo explicou muito bem mesmo, mas a história deixa até mesmo o mais experiente confuso), o que você precisa saber pra entender mais é: -A equipe do Konrad (33rd) chegou em Dubai pra ajudar o país, mas a tempestade de areia levou tudo pro caraio, e a missão fracassou; -A CIA com medo de isso vazar pro público, vai em Dubai pra eliminar a equipe do Konrad (imagina: EUA vai ajudar eles, fracassa, e Dubai declara guerra, eles queriam evitar isso); -Nisso, o 33rd virou quase uma ditadura, pois era a única unidade de ordem do país, que manteve sua missão de proteger a população na invasão da CIA; Equipe Delta chega (Walker e companhia) e o seguinte acontece: -Delta encontra milicianos no avião destroçado, uma tentativa de comunicação é feita mas fracassa, e com isso, Delta decide discutir como proceder, e o que acontece? A milica local acha que Walker e sua equipe vão executa-los (por não entender seu idioma) e abrem fogo; A partir daí, Delta segue combatendo milicianos até descobrir do plano da CIA, e começa a matar os soldados, não sabendo que o 33rd queria ajudar também; A partir desses eventos a missão muda de reconhecimento para resgate de civis, por puro egoísmo de Walker, que queria provar pra si mesmo, que poderia ser um herói, que poderia ser algo mais igual o Konrad. Isso é só ponto chave mesmo, tem muita mais coisa confusa que eu me perdi feio pra tentar entender.
Man eu tinha visto recentemente o vídeo do pompano sobre um jogo chamado Six Days on Fallujah onde citaram a cena do uso de fósforo branco em Spec Ops the Line e tava interessado em ver mais da história do jogo (sem jogar pq não curto muito jogo de tiro). Veio no timing perfeito pra mim
Muito obrigado por trazer esse jogo, me trouxe uma sensação muito nostálgica, me lembro de jogar com o meu amigo mas éramos muito mais novos então eu não sabia o nome, fiquei mais de 10 anos até reve-lo novamente contigo
É massa demais como, mesmo já tendo jogado um monte de vezes e pesquisado um monte sobre esse jogo, teu ponto de vista fez eu ver umas coisas novas e diferentes (tipo o lance do Picasso). Vídeo absurdo!
2:59 na verdade a missão deles é de recon ou patrulhar eles nunca tiveram a missão de salvar era apenas para ver a situação e voltar Walker e quem queria fazer isso
esse video me fez lembrar de gears of war, a saga em si, onde a guerra é um elemento presente em todo jogo. apesar de ser um cover shooter, nao deixa de ser divertido, mas ele tambem conta com uma historia muito triste e consta com personagens que te chocam por suas açoes. adoraria um video contando sobre a dor que gears of war 3 ou 2 mostra ao jogador
14:29 - A última vez que fósforo branco foi usado, ao menos que temos registro, foi no começo de 2024 por israel no sul do Líbado, atingindo civis. Tem diversas fontes, BBC é uma delas.
Esse tipo de jogo tinha que ficar mais popular, especialmente jogos de guerra que criticam a postura americana, vários jogos da saga COD por exemplo ignoram ou até culpam outros países com história revisionista sobre crimes de guerra americanos
É muito engraçado q todo final de vídeo me trás uma reflexão q provavelmente quando eu dormir eu vou esquecer, mas essa sensação é ao mesmo tempo reconfortante e estranha de se pensar 💩
olá renatows, vejo muito seus vídeos e sou muito seu fã, poderia falar sobre SOMA por favor? estética sci fi ambientado numa instalação antiga e misteriosa, cheia de terror, e é claro, enigmas. A principal parte dele foi o "soco no estômago", a angústia, como se o jogo tivesse desprezo pelo protagonista. o jogo foi feito pelos mesmos criadores de amnesia, o que deixa ele com um certo "charme" de jogo antigo.
CARA QUE VÍDEO SENSACIONAL Eu não sou de jogar jogos de tiro, principalmente de guerra assim mas você conseguiu me fazer querer jogar por causa dessa trama loucona. Além disso, que vídeo bem editado hein, adorei as legendas e como foram de verde pra vermelho simbolizando a decadência do "herói" da trama, muito foda
Renatows esse aqui agr é um dos meus videos favoritos do seu canal, eu nunca quis dar uma chance pra esse jogo, mas dps desse video eu comecei a gostar dele cara, brabo de maiz
é muito interessante sobre como o jogo faz com que voce se questione sobre o sentido de tudo, afinal as justificativas de pq o vilao fez o que fez ou pq a cia toma algumas atitudes simplesmente nao fazem sentido como porra pq a cia ta com medo do fato de que ela falhou na evacuaçao ou pq eles tem medo de que isso inicie uma guerra, e assim esses questionamentos te começam a se perguntar se realmente tudo isso é real
Esse jogo participou na minha infância, quase todos os dias eu jogava tentando passar a fases, eu amei esse jogo, sempre quis jogar ele dnv, mas agora é tarde para isso, mas obrigado por fazer esse vídeo maravilhoso.😢
Tava lendo um livro chamado "O Dia D: como a história se tornou mito" que fala sobre como esse evento foi sendo narrado ao longo dos anos, ao ponto de se criar o mito de ser o dia em que a guerra finalmente virou. Ele fala de discursos, de filmes e tem uma parte sobre jogos de tiro. Não cheguei nessa parte, mas vi o autor, Icles Rodrigues, comentando sobre numa dessas lives de entrevista, durante o lançamento. Esse jogo do vídeo é realmente um ponto fora da curva nos fps da época.
Renatows, eu queria agradecer profundamente por esse vídeo. De verdade. Na minha adolescência joguei MUITO esse jogo, mas como não havia legendas e portguês e meu inglês na época era bem ruim, eu não peguei quase nada da história. Eu entendia alguns momentos tristes e tudo mais, mas não entendia exatamente o que estava acontecendo. E hoje, anos e anos depois de ter jogado essa pérola, pude entender o que realmente acontece, e só fez eu gostar ainda mais do jogo, independente do que a crítica ou outros jogadores falem, Spec Ops: The Line foi um dos meus jogos favoritos em minha época de XBOX 360. Obrigado.
Me lembro até hoje comprando esse jogo para o meu Xbox 360 sem nenhuma expectativa, só comprei pela curiosidade e porque se certa forma a capa me chamou a atenção. Quando eu comecei a jogar foi com certeza uma das melhores surpresas que eu já tive em um jogo de FPS, engraçado é que pelo UA-cam eu não conheço nenhum canal "grande" que tenha jogado esse jogo, o único que eu vi "recentemente" foi o Smzinho e isso foi bastante legal trazendo a gameplay desse jogo. Na minha opinião esse é um ótimo jogo e bem fora da curva levando em consideração de como são os jogos mais atuais de tiro no quesito de história... Spec ops The LINE realmente me surpreendeu, principalmente pelo seus acontecimentos do que esse jogo nós força a passar.
Joguei esse jogo quando criança, não entendi nada que vi, só entendi que não tinha final feliz pra tudo aquilo que vi, hoje finalmente entendi tudo que vivi jogando isso quando criança
A primeira vez que eu joguei esse jogo não entendi nada porque eu não sabia fala inglês. Mas mesmo assim a cada passo que eu dava me fazia a me sentir um lixo depois do uso do Fósforo Branco. 3 anos depois com um inglês um pouco melhor comecei a entender melhor a situação o que eles falavam. Eu era o vilão da História e sentir a sensação desesperada de que eu não fiz isso eu não tinha a intenção de machucar aquelas pessoas. Aquilo era minha culpa? Mano eu sei lá eu meio que tenho pena do Walker mas ele é o verdadeiro culpado.
Com esse vídeo vi que seria interessante ver renatows fazendo um vídeo com conker's bad fur day, seria tipo essa ideia aí, seria o pensamento que é só um jogo bobo de plataforma adulto mas que o início (que mostra as consequências) e no final que seria as consequências daquela "aventura" Seria muito massaaaaa
ME SIGA NO INSTA: instagram.com/renabows/
A guerra na Ucrânia já tá tão bizarra que eles invadiram a Rússia kkkkkkk
Pó um jogo q realmente te odeia é rain world te odeia tanto q nem te ensina os comandos direito
Renatows obrigado por espalhar esse jogo aqui no Brasil mano, descobri ele faz alguns meses e n tem como, é uma obra de arte, mais gente precisa conhecer ele.
"Do you feel like a hero yet?"
cara qual a chance de você fazer um video da lore de Elden Rings?? ia ser meu sonho ver isso com sua narração
uma coisa sobre o fosforo branco, o unico tratamento eficaz para alguem que foi atingido por ele, e apagar a luz e arrancar na faca aonde brilhar, e mais humano que deixar ele queimar ate sumir, que pode demorar horas
Isso se a pessoa ainda estiver viva, o que acho muito difícil
Mesmo que exista método de cura você irá morrer já que é impossível só cair em uma parte do corpo e depois que pega dificilmente você terá razão para tirar aquilo já que a dor e a resposta do seu corpo está em extremo.
Sei não mano, eu ia preferir uma .45 ACP bem no meio dos olhos se eu fosse atingindo e tivesse o azar de ficar vivo
Fósforo branco tá sendo usado por Israel contra a população civil Palestina para supostamente acabar com "t& rr0ristas" igual foi feito no Afeganistão
Porque citar Ucrânia e ignorar que na Palestina onde a bomba de fósforo branco tá sendo usada contra a população?
Sabe, uma coisa que me fez amar esse jogo foi o desenvolvimento de personagem de todo mundo na gameplay. O Walker por exemplo no começo é completamente profissional e focado na sua missão, ele não gosta de ter que matar os refugiados ( sendo que eles são só pessoas que estão cansadas da tirania do 33rd, em um dos itens intel onde ele acha uma boneca de uma menina, ele parece arrependido por ter que enfrentar pessoas que ele supostamente deveria proteger.)
No começo do jogo, as frases dele quando estamos em combate é basicamente assim:
"Alvo abatido!" "Recarregando!" "Hostil com uma faca vindo em nossa direção! Concentrem Fogo!"
"Peguei um!" "Estou recarregando, me dê cobertura!" "Concentrem fogo naquele Heavy!" (esses são aqueles inimigos de armadura e armamento mais pesado)
"Hostil abatido!" "Tô recarregando!" "Lugo! preciso de um tiro de longa distância no alvo! Bem Ali!"
"Você vai ficar bem." "Heavy abatido!"
"A folga acabou, vamos logo!" "Cara maluco com o faca está abatido!"
"Ok, você está bem agora!" "..." (Quando você executa o inimigo que está no chão, o walker fica em silêncio e mata o cara do jeito mais misericordioso e rápido possivel.)
Depois da cena da cena do fósforo branco, o Walker começa a ficar bem mais violento e meio que demonizar o inimigo, antes não era nada pessoal, mas agora ele tem um vilão pra enfrentar e todo mundo que seguir o Konrad deve ser parado.
"Peguei Ele!!!" "Ah merda!!!" "Ah pelamordedeus que se foda esses caras!!"
"Inimigo Morto!!" "Tô recarregando, me dê cobertura porra!" "Heavy vindo, matem ele porra!!"
"Fica no chão!!" "Ah merda! eu já falei pra me darem cobertura!" "Ali!!! mata aquele puto!!!"
"De pé agora!!! Nenhum homem deixado pra trás!!" "HEAVY MORTO!!!"
"Eu preciso de ti na batalha agora!!" "Eu tô ficando velho demais pra esses merdas."
"Levanta!" "Traidor de merda!"
Mas depois lá pro final do jogo, ele tá completamente psicótico. Se não bastasse as alucinações, as vozes na cabeça dele, a sede, o cansaço de ficar lutando por dois dias sem descanso nenhum, os dois amigos dele... Lugo e Adams, os caras odeiam ele e ficam julgando cada ação dele depois do capitulo 7.
"QUEIMA NO INFERNO!!!" "RECARREGANDO!!!!! (imagina o cara fazendo a voz do batman do christian bale, sério a voz do walker dá até medo nesse ponto da história.)
"FILHO DA PUTA!!" "A INSANIDADE ESTÁ ME ATRAPALHANDO" (minha frase favorita do jogo inteiro.)
"QUEM É O PRÓXIMO" "ok.... me.... de.... só um minuto......"
"ADAMS!!!! MATA AQUELE PUTO COM A FACA!" "DE PÉ AGORA!!! NÓS TEMOS QUE IR!!!" "ELE MORREU..... FINALMENTE!!"
"UM HEAVY... MAS QUE SURPRESA DE MERDA!!" "Você vai sobreviver...." "É.......... VAI. SE. FUDER!"
O Nolan North está de parabéns pela performance que ele fez no personagem, se a pessoa não gostar da história, ou da trilha sonora, pelo menos tu tem que admitir que isso é uma aula de dublagem, pra mim só a dublagem de todos os personagens já deixa a gameplay incrível. Enfim, o Capitão Walker pra mim tá no top 3 de protagonistas masculinos favoritos meus, eu nunca vi um desenvolvimento de personagem tão foda em outros jogos de guerra. Eu consigo sentir pena e raiva ao mesmo tempo pelo cara, é óbvio que ele tinha as melhores intenções, tu vê que ele se preocupa com os civis e tu vê a mente dele se partindo ao meio depois de ver aquela mãe e a filha morta no capitulo 8. Por outro lado, o cara tava querendo pagar de machão e querendo salvar todo mundo sendo que o trabalho dele era só descobrir se havia sobreviventes na cidade. No momento que ele descobriu os refugiados e que o 33rd estava em controle da cidade, ele deveria ter evacuado e pedido por reforços.
No final eu escolhi matar os soldados que vieram te resgatar, eu tinha jogado da metade do jogo até o final sem parar de ficar matando pessoas que eu supostamente deveria salvar, com Walker pensando em ser o herói e derrubando qualquer coisa que aparecesse na frente. No epílogo ele já sabe a verdade, ele é o vilão da história e se ele voltar pra casa a CIA vai esconder tudo se ele tentar confessar o que aconteceu, ninguém vai saber a verdade. E morrer agora até parece egoísta, então pra que parar de lutar?
Então ele abraça a imagem que ele tinha do Konrad vilão que ele criou depois do capítulo 8, um clássico caso do homem se tornar aquilo que ele jurou destruir, ele é o Coronel agora, e qualquer um que entrar na cidade dele querendo pagar de herói tentando derrubar o vilão vai morrer.
Melhor comentário do vídeo
@@Iori-gq5bo realmente
amigo estudou mais que para exame publico kkkkkkkkkkkkkk
Que porra de comentário mais elaborado! Nem sabia que tinha como formatar o texto de comentários assim! Parabens! hehehe
Bem senhores,bem vindos a dubai.
"Não era minha intenção machucar ninguém"
"Nunca é a intenção de ninguém Walker"
Esse jogo foi um soco no meu estômago quando joguei no meio da faculdade - joguei em 2013 como "presente" de um amigo que só passou pra frente, me entregou lacrado depois de 6 meses parado na estante dele. Dava nada por ele, depois a gente esperei que todo jogo de guerra tenha pelo menos 10% do que ele tem em termos de história.
Presente de grego kkkkkk. Esperava um jogo comum e entregou a personificação da guerra
@@Mendigo_miseravel kkkkkkkkkkkk, eu adoro esse jogo, pena que vendi junto com o PS3. E pior que eu tenho ele só pirata, pq tentei comprar esse ano e descobri da pior maneira que não posso mais comprar.
@@allanwagner sim mano,o original mídia digital,meio que ficou raro agora kkkkkkk
@@allanwagner hoje em dia eeve ta valendo uma nota nos states kkkkkkk
Mas só por ter zerado em mídia física, já t considero um sortudo do krl
@@BolaGatoPraOntemEu zerei ele em mídia física,que tava travando pra um krlh mas consegui kkkkkkkkk
O fato desse jogo ter sido removido das lojas me chocou muito, eu comprei em um promo da steam por 5 reais em 2022 e ainda tenho, nunca zerei, mas saber essa informação me fez dar mais valor ao seu nome da biblioteca. Vou encarar ele um dia.
"do you feel like a hero, yet?" Quando comecei a entender de fato inglês, essa foi uma das frases que me vem como um pesadelo, ajuda a todos mas ainda cometendo o mesmo erro, de nao se ajudar, todos os jogos que ja joguei de guerra, esse foi o que me fez refletir, que não existem vencedores em guerra, apenas erros, Um excelente vídeo.
Eu descobri esse peso na guerra em um jogo como Guts & Blackpowder, um jogo de roblox (sim, meio irônico), que conta sobre as guerras napoleônicas, mas que foi afetada por estranho aparecimento dos canibais, hordas de mortos vivos infernais sedentos por carne, tinha um mapa de modo objetivo chamada "Copenhagen", onde um grupo composto pelos soldados do Exército da Dinamarca tentam escapar da capital de seu país, que foi invadido pelos canibais e transformado numa quarentana, isolamento este que foi tramado pelo exército do Reino Unido, que não pretendiam deixar ninguem entrar e ninguem sair, pois temiam que os canibais se espalhassem para outros territórios, então era os dinarmaqueses ou os ingleses, não tem mocinho ou vilão aqui, alguém precisa perecer pelo bem da sobrevivência de um dos lados.
@@theviewer-qr7gp Esse jogo do Roblox é incrível, mesmo só jogando casualmente você percebe a história do jogo e as falas que os personagens tem, incrível.
Eu amo Spec ops The line, tenho horas jogada e já platinei, é um diamante perdido no mundo dos jogos. A forma como ele explora a guerra, eu nunca tinha visto isso antes, a gameplay dele acho bem única, nunca vi em jogos de 3° pessoa. Amei ver você falando sobre esse jogo que foi esquecido pelo tempo, mas que tem ressurgindo aos poucos.
esse jogo é uma maravilha mn, a trilha sonora combina com o jogo de uma forma prazerosa, tem a missão que tem que pegar o caminhão de agua e começa a tocar glasgow mega snake do mogwai muito bom mn pprt
Acho a gameplay de SPEC OPS The Line igual a qualquer outro fps e tps do gênero, talvez a maior chamativo seja que ele é um jogo que crítica guerra, além da linguagem metafísica de se auto reconhecer como apenas um jogo
@@joezinho4568 pô eu não sei explicar, ia joguei vários jogos do gênero como gears mas acho a gameplay do Spec ops diferenciada, é difícil explicar mas ela é muito gostosa de jogar
Enquanto outros jogos de guerra tentam mostrar a guerra como algo legal com "vilões" e "mocinhos" esse trouxe exatamente aquilo que uma guerra realmente é, uma carnificina sem lado bom ou mal, onde pessoas inocentes sofrem no meio disso tudo.
real, é um ciclo de ódio, sem fim ainda, e como foi citado no comentario aí: não tem lado
COD WAW também faz isso, mostrando o lado sombrio, cru e mórbido da guerra (mais precisamente, da segunda guerra)
Os nazistas n eram mals?
@@atanaZion nao na visao deles, nem na grande guerra teve um lado certo
@@atanaZion ninguem combateu o nazismo por eles serem ''maus'' combateram pq n queriam que a Alemanha crescesse de novo e não só os eua mas todos os outros paises so foram pq ou tinham rabo preso com algum outro pais como foi o brasil com os eua ou viram potencial de sair ganhando e se envolveram msm que alguns na vdd tenham é perdido bem mais como foi no japão e as bombas, n teve mocinho e malvado, so teve varios jovens que nem se conheciam e nem se odiavam morrendo por um bando de velho que n fazem nada alem de coçar o saco e roubar seus povos
Esse jogo mostra a cruel realidade de soldados que voltam da guerra com problemas psicológicos ao verem tanta desgraça e não poder fazer nada ou, muitas vezes, matar inocentes acidentalmente e carregar a culpa de algo que não pode admitir publicamente. Um herói com medalha suja de sangue inocente.
Depende não estou defendendo guerras mas as coisas não são preto e branco
Muitas vezes eles são forçados a matar civis de propósito com ordens do próprio governo, Vietnã, Coreia, Iraque etc
Bombas não descriminam alvos, se eles explodiram uma cidade é porque os civis eram perdas aceitáveis na cabeça deles
O soldado americano médio é um cara pobre que não consegue pagar pra viver ou faculdade, isso acontece porque o exército aparece pra essa galera e fala que vai pagar tudo pra eles e eles sentem que é a única alternativa, esses caras são forçados a viver e principalmente cometer atrocidades absurdas
eu lembro de um soldado americano falando que uma vez ele conheceu um iraquiano na Europa e ele gritou com ele e mandou ele cometer su1c1d1o quando descobriu que ele era um soldado americano, o entrevistador pergunta pra ele
"Você acha que ele um dia vai te perdoar" ou algo nesse sentido e o cara respondeu
"Eu não me perdoaria, eu nunca vou me perdoar" e a entrevista acaba assim
Esse jogo me lembra o filme Nada de novo no front, cara, o sentimento profundo e estranho depois de terminar a série e ver que aquilo vai se repetir traz uma sensação de, culpa? Foi a sensação que eu tive vendo esse filme, e eu tive essa mesma sensação vendo esse vdo, que por sinal, eu adorei, não imaginei que um TPS teria uma historia tão boa e com escolhas que influenciam a ética do jogador (A, e eu quase ia esquecendo, você mandou bem Renatows, parabéns, o vdo ficou muito foda)
O jogo se assemelha MUITO com o filme Apocalipse Now, tanto que como o Renabows falou, a equipe se inspirou demais no livro ``In the Heart of Darkness``, mas na verdade o livro tem um tema completamente diferente embora as menssagens sejam parecidas, enquanto que o roteiro do filme ``Apocalipse Now`` foi feito diretamente em cima da trama do livro, porém adaptando pro contexto da guerra do Vietnam
20:16 essa música.... ESSA MÚSICA! Na moralzinha Renato, tu sabe realmente criar um clima pros vídeos. (Se eu tivesse uma graninha eu fazia donate, tá merecendo)
:)
36:39 "a culpa é de uma única pessoa" genial como você faz pensar q vc ia falar q a culpa é do protagonista, e joga a culpa no conrad assim como o jogo faz o tempo todo, imersão TOTAL dentro do vídeo, parabéns cara.
Gostaria muito de ver cê falando sobre amnesia the dark descent, S.o.m.a, não vejo muitos videos sobre eles, não de maneira completa como você faz, seu conteúdo é muito bem feito e é muito bom ver e rever videos antigos, mas ainda estarei esperançoso. Tudo no tempo certo ♥️☕
Opaa brigadao ❤️ ja trouxe o amnesia the bunker caso tenha interesse!
Soma ainda quero trazer!
@@Renatows eu vi o do the bunker, aquele video ficou perfeito! E que me inspirou a jogar o mesmo também, já zerei os anteriores, dark descent, machine for pigs, além do rebirth, S.o.m.a, muito bons!
Virei membro pra fortalecer! ♥️☕
Eu sempre fui amante de conteúdo militar porém comecei a participar de grupos do telegram tanto russos quanto ucranianos pra saber oq tá acontecendo lá e eu simplesmente estou com nojo de conteúdo militar agora. Meio q a ficha caiu e q isso é terrível. Oq os soldados fazem naquela guerra é 10x pior do q em um jogo ou uma história contada anos dps. Ver uma guerra ao vivo é algo chocante demais
Pera aí separe alhos de bugalhos, soldados a maioria não está em guerra por vontade própria mas sim a mando do governo
@@GabrielMunin Sim, o que mais frusta é justamente essa lógica, eles acabam com vidas e famílias inteiras acreditando serem os herois da patria mas estão apenas atendendo objetivos mesquinhos de engravatados. 😢
Sério? Tipo oque ?
Guerra só é legal no battlefield, na vida real é o inferno na terra
Irmão, toma cuidado, n fique consumindo esse tipo de conteúdo pois pode te gerar problemas. E infelizmente as coisas são desse jeito, as guerras dão espaço pra q pessoas sádicas façam o q bem entender e também contamina outros q não eram ruins antes do conflito. Pelo menos é o que acho.
44:20 Na vdd essas coisas que vc disse só reforçam mais o quão abalado estava o psicológico de Walker, muitas coisas podem nem ter acontecido durante a história, apenas coisa da cabeça dele... A "conveniência" que vc diz filosoficamente falando seria a respeito de Walker está tão determinado em achar alguém pra jogar a culpa dele que ele usaria uma fantasia perfeita pra isso, um grande exemplo disso é ele encontrar um rádio e começar a falar com o coronel logo depois do ataque com fósforo branco, depois daquele acontecimento, Walker já estava louco. Entt tudo que parecer conveniência pode ser justificado através do psicológico quebrado dele.
Precisamos de mais jogos de guerra, que retrate ela como ela realmente é. Pena que esses tipos de jogos, na minha visão, não venderiam tanto e não teriam tanta atenção quanto qualquer FPS genérico por aí.
27:52: O Walker simplesmente ignorou o velho e fez jus ão nome dele.
Cinema total
todos no cinemas vendo o "andante" andar: :O *alguem da um mortal
Esse é meu medo, participar de algo, que em tão pouco tem simplesmente te muda, corrompe, não é só na guerra.
Pessoas, policiais entram no ramo e viram algo, não alguém, no começo buscam sucesso e no final só estão preparados para morrer e não para rever entes queridos e isso me assusta.
Muito difícil sinceramente isso e o que penso..
Bem real o que você disse, o pior é que isso não apenas acontece com uma profissão militar, outras como Bombeiros, Pilotos de avião e Navios Cargueiros, também passam por situações de auto risco apenas para cumprir sua função. 💀
Acho que é a primeira vez que eu me assusto com um vídeo, depois da cena do fósforo branco eu fiquei em choque. E caraca véi, esse vídeo me fez refletir sobre no mundo que nois vivemos. Parabéns Renatows, esse é um dos melhores ou o melhor vídeo que vc já fez.
Vídeo diferenciado porém genial, não fazia ideia da existência desse jogo e se eu visse ele sem saber nada provavelmente passaria reto porque do lado de fora parece só uma cópia de modern warfare, o que é o motivo dele ter flopado infelizmente, uma hidden gem sem dúvidas, por favor renatows continue trazendo mais vídeos de hidden gems assim igual o nanashi no geemu
Dito isso, Fallout já dizia: War. War never changes.
0:47 fear and hunger não depende de sorte ao todo, a parte da cara ou coroa só ocorre quando você não se defende quando o inimigo ameaça fazer algo, o cara ou coroa é só uma última esperança para o jogar.
inclusive seria otimo um video de fear and hunger 1 e 2
slc a cena da mae com a criança me pega demais... é jogo... mas saber que isso ocorre 1 milhao de vezes na vida real me quebra demais....
19:04 Acredito que essa cena machuca mais, quando lembramos de coisas que de fato aconteceram, não digo de Anos atrás, mas desse nosso presente mesmo... Guerra em Israel, Crimes de Guerra, são apenas nomes dados, a certos atos, nada mais.
Se me permite falar eu acho que eu tenho três fatos e curiosidades do jogo.
Lá vai (provavelmente vou passar vergonhas mas lá vai)
1° - @renatows eu sei que você não gosta dessa teoria, mas eu acredito que o personagem esta sim num tipo de inferno ou purgatório. Walker esta nele por que sua decisão de se tornar um herói foi uma decisão egoísta e não altruísta, sem contar que ele foi o responsável por causar tanto sofrimento para a população local. Então é....
2° - O motivo do fracasso do batalhão 33 - não acha estranho que o jogo fala que o batalhão falhou na missão de evacuar os civis de Dubai mas não específica como foi que aconteceu. Eu tenho uma teoria do que pode ter acontecido. A gameplay do jogo faz um paralelo ao que provavelmente aconteceu na cidade. A missão do batalhão era bastante simples, averiguar o estado da cidade e resgatar os civis, o problema é que eles entraram em confronto com uma milícia local. A questão é que o comandante Konrad (acho que é assim que se escreve) ao invés de parar com a violência, passou a impor um tipo de controle sobre os cidadãos da cidade. ele começou a destruir as casas atrás dos milicianos (representado pela destruição do ninho), depois eles decidiram usar de tor$%#@! para impor medo e tentar achar milicianos (representado pelas ex#$%@ dos inimigos e pelas pilhas de corpos por toda a cidade) e por fim a destruição do suprimento de agua da cidade foi uma consequência para fazer a milícia se render ( representado pela destruição do pouco de surgimento de agua que a cidade tinha). A missão que começara como uma coisa de rotina e de serviço, agora tinha vira algo fora de controle. o batalhão também deve ter entrado em conflito interno por conta das decisões erradas de Konrad (representado pelo conflito dos dois companheiros de Walker). quanto a seu comandante ele provavelmente se trancou na torre e morreu ali (não sei como, Sui!@#$, Assa!@#$, ou morreu de cede e fome), ele se sentia culpado pelo que fez. quanto aos três protagonistas, eles fazem parte sim do batalhão mas são das forças especiais, é só reparar como eles chegam na cidade, a pé sem carro e sem apoio, assim eles não seriam detectados pelos inimigos, só que tudo que os três fazem durante a gameplay do jogo reflete o que aconteceu para a missão do batalhão dar errado.
3° - Walker é uma caricatura - O protagonista é uma parodia Tragicômica, Se você reparar ele começa o jogo como o típico herói de jogos FPS, fala de maneira centrada, técnica e seguindo seu treinamento. Porem como o jogo é daquela linha de jogos mais realistas ele vai tomando as decisões de que um herói desse gênero tomaria, mas em um mundo realista ele praticamente esta mais fazendo mal do que ajudando, sem contar que diferente dos heróis que ele tanto admira, ele não é um herói por que tomou uma decisão altruísta de ajudar sem receber nada em troca, mas sim uma decisão egoísta de se promover como algo que ele não é.
@Renatows, esse foi o MELHOR vídeo que postou no canal. Parabéns mesmo.
Lembro da sensação de vazio quando zerei esse game uns 10 anos atrás no meu ps3 e você conseguiu me fazer sentir a mesma coisa (o a falta de alguma coisa). Esse jogo tinha tudo para ser aclamado, uma pena que não teremos mais sequencias deste jogo pelo fato do multiplayer dele (apesar de muito divertido) ser todo bugado.
:)
Acho que a pintura também é uma referência ao quadro Ivan, o Terrível, e o seu filho Ivan em 16 de novembro de 1581 (do pintor Ilia Repin).
"É preciso ser um homem forte para negar o que está diante dele, e quando a verdade é inegável, você cria a sua própria"
Sem dúvidas Spec Ops: The Line é o melhor jogo de guerra que realmente explora a guerra da forma mais crua possível.
Meu jogo favorito, já perdi as contas de quantas vezes eu o joguei.
Simplesmente uma obra prima!
Renato, meu querido, antes que eu continue vendo o vídeo tenho a dizer q esse jogo é simplesmente cinema pra mim, talvez seja só a nostalgia falando mais alto, mas quando ganhei ele junto de meu Xbox 360 n parava de jogar essa belezura, e agr tendo um vídeo seu falando dele me trás um arrepio de lembrar do tempo em que jogava, ao mesmo tempo do choque de realidade da história do jogo, que jogo lindo ... Apenas
esse video foi um dos únicos em que eu tava com o choro batendo na porta, tipo umas seis vezes, eu nunca senti isso, esse sofrimento que a guerra traz é o inferno no mundo, eu não acho que falei em sentido hiperbólico, que intenso.
que jogo incrível, sei que já comente isso em alguns jogos aqui, mas esse jogo faz oque muitos jogos de tiro não consegue, que é dar uma moral importante de vdd ao jogar em si, junto com uma história incrível, só achei um pouco confuso de entender a cronologia dos eventos, mas deve ser pq sou um pouco devagar kk, enfim, esse jogo REALMENTE odeia o jogador, e não de um jeito que alguns criadores de jogos aí fazem, mas por te fazer passar por isso só por querer uma história sobre guerra, mas no fim vc realmente consegue né
16:31 cof cof alanzoka reclamando dos jogos n terem uma seta gigante indicando pra onde ele tem que ir (não ia durar 10 minutos no starfield)
Pqp fear and hunger e lol já no começo
20:21 MARAVILHOSO O PLOT DO CARALHO
45:45
Eu acho esse jogo incrível pois os segundo final eu creio ser um segundo mais canônico, pois o jogo explica que nada mais nada menos que os acontecimentos do jogo são um ciclo ou seja vão vir mais um trio de soldados reviver....Tudo.... De novo, De novo..... E de novo.
Salve manolo, tu conhece o jogo AVIÃOZINHO DO TRÁFICO 3:ABRI UM PORTAL PRO INFERNO NA FAVELA TENTANDO REVIVER TIM MAIA E PRECISO FECHAR? É na engine do Quake
Kkkkkkkkkkk????
Por favor faz um vídeo falando do spec ops the LINE!
up
CARAMBA! só tenho isso a dizer. trabalhei no sábado o dia inteiro e domingo vou trabalhar novamente durante o dia inteiro mas não consegui dormir sem antes ASSISTIR esse vídeo. sim, assistir, pois eu geralmente coloco seus vídeos pra dormir mas dessa vez não consegui fechar os olhos e descansar. que mix de sentimentos renabo, muito F O D A esse jogo, obrigada por trazê-lo aqui.
:)
Esse jogo é principalmente o vídeo trouxeram um pesso para mim sobre a guerra que eu nunca tinha pensado a fundo, hoje em dia tudo se tornou tao banal, guerras,
mortes, viraram simples números e estáticas do dia a dia...
22:00
"vc era um homem honroso"
"pq eu salvei sua vida,já salvei muitas vida,eu ffinalizei muitas outras"
que arrepio ca porra
Sempre parti do mesmo principio que o Renabo “Um jogo generico igual a todos da epoca, pq eu iria jogar isso?”, mas depois desse vídeo esse jogo ganhou meu respeito… uma historia triste e inteligente que bota a gente pra pensar. Muito obrigado pelo video Renato, mais um conteudo de qualidade como sempre.
30:30 o nome do walker mudando para vermelho, simplesmente cinema
comentario pra hypar pq o renatows é o melhro youtuber do ano plmds esse cara é incrivel, continua assim renatows! vc é incrivel te amamos
o esforço colocado nos detalhes dos seus vídeos estão cada vez melhores, adorei o efeito do nome dos personagens na legenda, além de alguns outros detalhes por aí, parabéns
Vc falando sobre a campanha de cod world at war è meu sonho. O jogo n odeia o player mas faz vc ficar mau por estar numa guerra
Eu acabei recebendo seu vídeo como recomendado e me fez lembrar desse jogo que eu jogava quando eu havia uns 9 anos.
Eu alugava ele em uma videolocadora no meu PS3 e jogava ele mais como eu não sabia inglês ficava bem difícil conhecer a história.
Mais pelo o pouco que eu sabia deu para perceber que eu não era um herói da história.
E eu achava que só existia dois finais que é você recusar ir embora e acabar com os soldados e o outro em que você morre.
Seu vídeo foi muito bom parabéns e continue postando conteúdo interessantes como esse.
mano que jogo bom nunca pensei que um jogo de tiro poderia me passar um sentimento de arrependimento que me faria refletir sobre minhas escolhas video muito bom quero mais estilos de jogo assim
Nunca vi esse jogo, simplesmente uma obra de arte, esse jogo realmente me passou o clima da parada, adorava jogos de tiro, mas depois que realmente me coloquei no lugar, as coisas não são legais assim, realmente me sentia mal ao matar os inimigos no jogo, alias são "pessoas", quanto mais realista tudo isso ficava, mais eu refletia então me desbloqueando um novo medo...A guerra... me emocionei com essa narrativa sua, passou o clima da parada, parabéns pelo conteúdo de qualidade!
devem existir muito mais jogos antigos como esse, esquecidos, mas com um trabalho muito bem feito pelos devs. fiquei preso o vídeo todo. Mano rena, por favor traz mais vídeos como esses, incrivel. De certeza que o pessoal vai gostar.
Pqp que video bom cara. Você fez um jogo com uma história foda, se tornar ainda melhor! a narração feita por você é muito boa além de algumas piadas feitas na edição que são incríveis, amei cada segundo do vídeo mano parabéns, você é uma das se não a melhor pessoa que eu já vi narrar um jogo. Sério mesmo eu te amo ❤❤❤
MDS!!! DO NADA UM VÍDEO DO MEU JOGO FAVORITO! esse jogo me pegou tanto que eu não consegui jogar FPS e TPS por uma semana
Que video incrivel! todo o esforço valeu a pena, o video ficou magnifico! nn conhecia esse jogo, ent ver ele pela primeira vez aqui foi algo incrivel! ver como vc teve muito carinho ao fazer e jogar, tentando nos mostrar tudo que o jogo quer nos passar é incrivel! fico muito feliz por ter a oportunidade de ver videos assim
Histórias com esse aspecto psicológico que utilizam a culpa como elemento são bem perturbadoras. SH e games de horror normalmente tratam muito bem dessa temática, mas usar isso em jogo de guerra foi sensacional. Vídeo foda.
"Na guerra não existem heróis e vilões, apenas lados. Escolha o seu."
~ Alguém.
esse vídeo foi incrível renatão, a forma que você apresentou o jogo, os cortes entre as cutscenes, a ambientação, narração, os nomes mudando nas falas dos respectivos personagens, parabéns de verdade pelo trabalho
Ohoo os cortes entre as cutscenes foi uma escolha arriscada da minha parte, fiquei com medo de enjoar ate o fim do video ahha fico feliz que tenha curtido!!
O pior é que BOA PARTE disso podia ter sido evitado se o soldado da 33 no começo tivesse sido honesto e explicado o porque estavam ali, mas o esquadrão inteiro duvida das intenções daqueles que eles não conhecem-e com razão, até porque boas intenções não usam fósforo branco em massa ou destroem reserva de água de civis. Ninguém queria arriscar expor os planos de evacuar civis discretamente porque temiam que os Delta fossem soldados ruins e, mesmo tendo sido um pré-conceito, estavam certos.
44:30 Vale destacar que os Devs fizeram 3 finais oficiais e o final extra que só existe em teoria por conta desses extras dos diálogos e dos nomes dos soldados no quadro de falecidos. Sendo assim, você tem uma variedade de fontes que confirmam uma coisa e outro punhado de fontes que confirmam outra completamente diferente, o que eu acho que é proposital porque a cabeça do Marvin não tá no seu melhor estado e muito menos a do jogador, então no momento que ele tenta juntar as peças do que aconteceu, a gente também tenta-mas racionalizar e tentar dar sentido pro que aconteceu é justamente o que levou o Marvin àquele ponto.
Se vc reparar dps do acidente o rosto do Walker fica exatamente queimado de um lado só, mostrando a incerteza do personagem sobre suas ações ao longo do jogo, masterpiece dos games
Esse vídeo foi tão bom que me fez me sentir muito mal sem nem ao menos nunca ter jogado esse jogo (e nenhum jogo de tiro ou guerra) me deu um put@ embrulho no estômago, e você falando de uma forma tão dramática e dura, e no final eu fiquei igual ao que você disse quando terminou o vídeo, esse jogo mudou minha forma de pensar.
eu já tinha visto um lance sobre os civis em um video nao sei aonde, mas a história inteira desse jogo... eu já joguei muita coisa mas isso... isso me deixou real com uma sensação estranha por assim dizer. obrigado, Renatows
O mínimo que posso fazer é dar o like e me inscrever. Esse é o jogo que nunca joguei q mais consumo conteúdo sobre.
Fica claro o seu amor por esse jogo. Parabéns pelo excelente vídeo!
Renatows, sugestão de próximo jogo de tiro que me lembro que era muito bom:
Inversion, tem uma trama muito boa e um final que me pegou muito
Esse vídeo ficou muito bom. Eu não fazia ideia de como era profundo e complexo a história desse game. Eu conheci ele pelo vídeo do Mr. Remedy que eu vi há anos. E eu achava que era uma história simples. Agora que eu vi o quão trágico é a história eu amei muito. Obrigado Bows.
Cara, que doidera, eu realmente n esperava o quão "fundo"o jogo iria, foi tipo jogar uma pedra de um lugar alto e ver ela caindo continuamente sem se dar conta do quão fundo era o local antes de joga-la.
É tão raro e dificil achar canais assim igual o seu que tem videos bem trabalhos e assuntos de terror bem feito e bem explicado que consegue fazer o público se sentir confortável ao ver os vídeos, realmente conheço poucos. Espero que continue assim e que venha mais canais assim, por que tá bem dificil achar videos assim, se não surgirem outros canais com essa qualidade e assuntos eu não vou ter mais o que ver de madrugada :(
Gente, pra quem é meio lerdinho igual a eu e ficou meio confuso (nada contra Renatows, seu vídeo explicou muito bem mesmo, mas a história deixa até mesmo o mais experiente confuso), o que você precisa saber pra entender mais é:
-A equipe do Konrad (33rd) chegou em Dubai pra ajudar o país, mas a tempestade de areia levou tudo pro caraio, e a missão fracassou;
-A CIA com medo de isso vazar pro público, vai em Dubai pra eliminar a equipe do Konrad (imagina: EUA vai ajudar eles, fracassa, e Dubai declara guerra, eles queriam evitar isso);
-Nisso, o 33rd virou quase uma ditadura, pois era a única unidade de ordem do país, que manteve sua missão de proteger a população na invasão da CIA;
Equipe Delta chega (Walker e companhia) e o seguinte acontece:
-Delta encontra milicianos no avião destroçado, uma tentativa de comunicação é feita mas fracassa, e com isso, Delta decide discutir como proceder, e o que acontece? A milica local acha que Walker e sua equipe vão executa-los (por não entender seu idioma) e abrem fogo;
A partir daí, Delta segue combatendo milicianos até descobrir do plano da CIA, e começa a matar os soldados, não sabendo que o 33rd queria ajudar também;
A partir desses eventos a missão muda de reconhecimento para resgate de civis, por puro egoísmo de Walker, que queria provar pra si mesmo, que poderia ser um herói, que poderia ser algo mais igual o Konrad.
Isso é só ponto chave mesmo, tem muita mais coisa confusa que eu me perdi feio pra tentar entender.
Adorei o comentario! Espero que as pessoas leiam!
Renato, eu conheci seu canal faz pouco tempo, mas eu estou ansioso para seu canal ser conhecido, pois seu trabalho é impecável.
Tudo de bom irmão
Man eu tinha visto recentemente o vídeo do pompano sobre um jogo chamado Six Days on Fallujah onde citaram a cena do uso de fósforo branco em Spec Ops the Line e tava interessado em ver mais da história do jogo (sem jogar pq não curto muito jogo de tiro).
Veio no timing perfeito pra mim
Muito obrigado por trazer esse jogo, me trouxe uma sensação muito nostálgica, me lembro de jogar com o meu amigo mas éramos muito mais novos então eu não sabia o nome, fiquei mais de 10 anos até reve-lo novamente contigo
0:28 quando eu lembrei da thumb e alguns segundos atrás eu saquei imediatamente qual era o jogo 💀
É massa demais como, mesmo já tendo jogado um monte de vezes e pesquisado um monte sobre esse jogo, teu ponto de vista fez eu ver umas coisas novas e diferentes (tipo o lance do Picasso). Vídeo absurdo!
2:59 na verdade a missão deles é de recon ou patrulhar eles nunca tiveram a missão de salvar era apenas para ver a situação e voltar Walker e quem queria fazer isso
esse video me fez lembrar de gears of war, a saga em si, onde a guerra é um elemento presente em todo jogo. apesar de ser um cover shooter, nao deixa de ser divertido, mas ele tambem conta com uma historia muito triste e consta com personagens que te chocam por suas açoes. adoraria um video contando sobre a dor que gears of war 3 ou 2 mostra ao jogador
14:29 - A última vez que fósforo branco foi usado, ao menos que temos registro, foi no começo de 2024 por israel no sul do Líbado, atingindo civis.
Tem diversas fontes, BBC é uma delas.
Esse tipo de jogo tinha que ficar mais popular, especialmente jogos de guerra que criticam a postura americana, vários jogos da saga COD por exemplo ignoram ou até culpam outros países com história revisionista sobre crimes de guerra americanos
É muito engraçado q todo final de vídeo me trás uma reflexão q provavelmente quando eu dormir eu vou esquecer, mas essa sensação é ao mesmo tempo reconfortante e estranha de se pensar 💩
Meta dos 350 mil batida antes do fim do ano kkkk parabéns, sou novo no canal mas ele já me cativou
E pensar que o jogo que mais me deixou aterrorizado, assustado nem do gênero de "terror" é.
olá renatows, vejo muito seus vídeos e sou muito seu fã, poderia falar sobre SOMA por favor? estética sci fi ambientado numa instalação antiga e misteriosa, cheia de terror, e é claro, enigmas. A principal parte dele foi o "soco no estômago", a angústia, como se o jogo tivesse desprezo pelo protagonista. o jogo foi feito pelos mesmos criadores de amnesia, o que deixa ele com um certo "charme" de jogo antigo.
Rapaz eu joguei esse jogo no lançamento, e me surpreendeu de uma forma muito boa, é um jogão com uma história sombria, merecia mais reconhecimento
CARA QUE VÍDEO SENSACIONAL
Eu não sou de jogar jogos de tiro, principalmente de guerra assim mas você conseguiu me fazer querer jogar por causa dessa trama loucona. Além disso, que vídeo bem editado hein, adorei as legendas e como foram de verde pra vermelho simbolizando a decadência do "herói" da trama, muito foda
:) obrigado!!
1:03 eu amei essa execução
Renatows esse aqui agr é um dos meus videos favoritos do seu canal, eu nunca quis dar uma chance pra esse jogo, mas dps desse video eu comecei a gostar dele cara, brabo de maiz
"Você já se sente um herói?"
"Ele nos transformou em assassinos"
"Bem vindo ao inferno, walker"
Spec ops the line definitivamente é o jogo que eu não devia ter jogado quando criança, mas é bom analizar sobre o que ele mostra quando mais velho
A música da introdução parece a do Social Wars, um antigo jogo de Facebook
é muito interessante sobre como o jogo faz com que voce se questione sobre o sentido de tudo, afinal as justificativas de pq o vilao fez o que fez ou pq a cia toma algumas atitudes simplesmente nao fazem sentido como porra pq a cia ta com medo do fato de que ela falhou na evacuaçao ou pq eles tem medo de que isso inicie uma guerra, e assim esses questionamentos te começam a se perguntar se realmente tudo isso é real
Esse jogo participou na minha infância, quase todos os dias eu jogava tentando passar a fases, eu amei esse jogo, sempre quis jogar ele dnv, mas agora é tarde para isso, mas obrigado por fazer esse vídeo maravilhoso.😢
Tava lendo um livro chamado "O Dia D: como a história se tornou mito" que fala sobre como esse evento foi sendo narrado ao longo dos anos, ao ponto de se criar o mito de ser o dia em que a guerra finalmente virou. Ele fala de discursos, de filmes e tem uma parte sobre jogos de tiro. Não cheguei nessa parte, mas vi o autor, Icles Rodrigues, comentando sobre numa dessas lives de entrevista, durante o lançamento. Esse jogo do vídeo é realmente um ponto fora da curva nos fps da época.
Resumindo qual a verdade sobre o dia D que o livro conta
40:00 me deu medo essa parte
Oxi?! Tu pulou o quase o vídeo todo kkkkk
para de mentir carloso
bah q isso o cara viu o video no 10x KKKKK
O cara viajou no tempo kkkk
É uma pena esse jogo nao ter ido tão bem assim :/ vídeo muito bom renatows! Definitivamente meu favorito do canal agora
27:00 o detalhe do nome do riggs mudando de cor quando vimos que ele é uma má pessoa ficou bem lgl.
:)
Renatows, eu queria agradecer profundamente por esse vídeo. De verdade. Na minha adolescência joguei MUITO esse jogo, mas como não havia legendas e portguês e meu inglês na época era bem ruim, eu não peguei quase nada da história. Eu entendia alguns momentos tristes e tudo mais, mas não entendia exatamente o que estava acontecendo. E hoje, anos e anos depois de ter jogado essa pérola, pude entender o que realmente acontece, e só fez eu gostar ainda mais do jogo, independente do que a crítica ou outros jogadores falem, Spec Ops: The Line foi um dos meus jogos favoritos em minha época de XBOX 360. Obrigado.
Erra nunca, o melhor da experiência de um jogo de horas em alguns minutos
Absoluto cinema!!! Continue, faça mais vídeos sobre qualquer tipo de jogo interessante assim!
Baita jogo e baita vídeo, parabéns Mr Skulls. Espero que vídeos nessa pegada continuem ☠️🖤
Me lembro até hoje comprando esse jogo para o meu Xbox 360 sem nenhuma expectativa, só comprei pela curiosidade e porque se certa forma a capa me chamou a atenção. Quando eu comecei a jogar foi com certeza uma das melhores surpresas que eu já tive em um jogo de FPS, engraçado é que pelo UA-cam eu não conheço nenhum canal "grande" que tenha jogado esse jogo, o único que eu vi "recentemente" foi o Smzinho e isso foi bastante legal trazendo a gameplay desse jogo. Na minha opinião esse é um ótimo jogo e bem fora da curva levando em consideração de como são os jogos mais atuais de tiro no quesito de história... Spec ops The LINE realmente me surpreendeu, principalmente pelo seus acontecimentos do que esse jogo nós força a passar.
Joguei esse jogo quando criança, não entendi nada que vi, só entendi que não tinha final feliz pra tudo aquilo que vi, hoje finalmente entendi tudo que vivi jogando isso quando criança
A primeira vez que eu joguei esse jogo não entendi nada porque eu não sabia fala inglês. Mas mesmo assim a cada passo que eu dava me fazia a me sentir um lixo depois do uso do Fósforo Branco.
3 anos depois com um inglês um pouco melhor comecei a entender melhor a situação o que eles falavam. Eu era o vilão da História e sentir a sensação desesperada de que eu não fiz isso eu não tinha a intenção de machucar aquelas pessoas. Aquilo era minha culpa?
Mano eu sei lá eu meio que tenho pena do Walker mas ele é o verdadeiro culpado.
Com esse vídeo vi que seria interessante ver renatows fazendo um vídeo com conker's bad fur day, seria tipo essa ideia aí, seria o pensamento que é só um jogo bobo de plataforma adulto mas que o início (que mostra as consequências) e no final que seria as consequências daquela "aventura"
Seria muito massaaaaa
O Walker é o odiado. O jogador é só provocado pela loucura que é a segunda parte do jogo
Caramba. Um vídeo BR, de alta qualidade, boa narrativa e ainda falando de Spec Ops: The Line. Toma aqui meu like e inscrição.