Tudo sobre o Prédio que desabou em Fortaleza

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Se torne um Engenheiro de ELITE com os cursos do Canal da Engenharia: canaldaengenha...
    Instagram:
    / ocanaldaengenharia
    Titok:
    www.tiktok.com...
    Facebook:
    / ocanaldaeng
    LinkedIn:
    / o-canal-da-engenharia
    Twitter:
    / ocanaldaeng
    Nosso grupo no Telegram:
    t.me/+Yt9KBD3t...
    Seja membro do canal:
    / @ocanaldaengenharia
    Mídia Kit:
    drive.google.c... #EngElite #CanalDaEng #Engenharia

КОМЕНТАРІ • 478

  • @amjo1952
    @amjo1952 4 роки тому +422

    Quando trabalhava como engenheiro do Banco do Brasil, recebi uma agência para cuidar na Zona Leste de SP. De imediato fui ao local fazer uma vistoria geral e fiquei preocupado com as condições dos pilares da garagem (era um prédio de 3 pavimentos (subsolo, térreo e superior). Em conversa com os funcionários da agência, fui informado que a garagem inundava com frequência. Também notei que haviam sido instalados 5 ATMs na laje sem qualquer reforço na mesma. De volta à sede, comuniquei a chefia que o prédio corria sério risco de desabamento (era terça feira). Autorizaram a contratação de empresa especializada em recuperação de estruturas, que imediatamente foi ao local e já providenciou o escoramento total da estrutura. Na segunda feira a laje rompeu com a agência lotada. Ninguém ficou ferido e o prédio não foi à ruína, pois a laje parou no escoramento.

    • @amjo1952
      @amjo1952 4 роки тому +61

      @@ronalddavidleite6127 Foi pau mandado! Eles não gostavam de mim porque era o único que não tinha padrinho político e também não cobrava propinas e consequentemente dividia com a chefia. Me deram a responsabilidade do prédio, achando que eu era igual à eles. Já sabiam das merdas que tinham feito com a instalação de 5 ATMs pesando 1 t cada em cima de uma casca de ovo...Era pra me ferrar, mas o veneno demorou mais alguns anos....

    • @patrick17fanatic
      @patrick17fanatic 4 роки тому +27

      Ainda bem que você foi competente o suficiente pra prever a cagada, imagina quantas vidas foram salvas ein...
      O Brasil precisa de gente competente, que sabe que ter conhecimento traz responsabilidades.. aqui tudo é na base do achismo

    • @brunofilipe9947
      @brunofilipe9947 4 роки тому +34

      Verdadeiro herói anônimo Amadeu, siga em frente. Deus abençoe!

    • @amjo1952
      @amjo1952 4 роки тому +17

      @@brunofilipe9947 herói não! Só fiz a minha obrigação com a empresa que me sustentava!

    • @brunofilipe9947
      @brunofilipe9947 4 роки тому

      @@amjo1952 De fato.

  • @brunovasconcelos4018
    @brunovasconcelos4018 4 роки тому +78

    Felipe ,Faz um vídeo explicando oq deveria ser feito passo a passo p/ recuperar esses pilares. 👍

    • @jadneves
      @jadneves 4 роки тому +2

      Bruno Vasconcelos sugeriria encorparem os mesmos mediante uma tubulação de concreto como se os substituíssem.

    • @dbizzo
      @dbizzo 4 роки тому +3

      Também gostaria de ver um vídeo sobre o que deve ser feito num caso desses

    • @SayamanYGO
      @SayamanYGO 3 роки тому

      Eu sou leigo no assunto mas foi oque me deixou curioso, como deverei ser feito um reparo? Se dependesse de mim nem saberia se é possível mexer em uma base dessas e reparar.

  • @luizsimone6434
    @luizsimone6434 4 роки тому +77

    Quase certeza que o "Reparo" da estruturas seria uma limpeza da massa podre e rebocar tudo de volta. Pintar o prédio e tampar rachaduras com telinha. Ia cair do mesmo jeito. Será mesmo que iam fazer o reforço correto? É bem mais complexo que fazer algo novo.

    • @andressasalottocorral6096
      @andressasalottocorral6096 4 роки тому +25

      Pelo valor de 22 mil iam fazer isso mesmo, passar massa e pintar o prédio mascarando tudo. Só na minha casa foi quase isso pra fazer uma reforma simples de um dobrado, como um reforço estrutural de um prédio sairia por 22 mil? Parece mais preço de apenas uma pintura geral do prédio

    • @luizsimone6434
      @luizsimone6434 4 роки тому +3

      @@andressasalottocorral6096 É que no preço ele pode colocar apenas o preço dele em si. Talvez ele tenha recebido 22mil pelo serviço. Ou simplesmente colocou um preço qualquer na ART. Mas mesmo assim, acho que ia ser isso mesmo kkkk

    • @nailtonsantos8993
      @nailtonsantos8993 4 роки тому +6

      Ao que parece os 22 mil seria apenas o cachê dele do engenheiro! Não tem como reformar um prédio desse tamanho por míseros 22 mil eu tenho uma casa de 2 pavimentos e gastei muito mais que isso! Isso dae e uma obra cara que exige macaco hidráulico tinha que escorar por baixo cavar o chao etc! Isso exigiria muito mais dinheiro e tempo! Além do acionamento da defesa civil! Certo que é o que provocou ou piorou a situação foi essa reforma

    • @edvaldofernandes3408
      @edvaldofernandes3408 4 роки тому +2

      Na Art entendesse que seria o serviço de reparos das colunas, não menciona pintura e outros.
      Até porque se fosse serviços na fachada, deveria ter uma Art de engenheiro de segurança do trabalho, e na do engenheiro civil também deveria estar discriminado.
      Não tem como fazer uma reforma no prédio inteiro por um preço desses.

    • @edvaldofernandes3408
      @edvaldofernandes3408 4 роки тому +2

      Vendo melhor a Art, menciona a palavra pintura sim, mas com certeza seria reparos de pintura nas colunas.
      Absurdo.

  • @AntonioCarlos-yc6uu
    @AntonioCarlos-yc6uu 4 роки тому +41

    Não sou engenheiro sou mecânico de aeronaves mas mesmo assim sei que o primeiro "engenheiro' que chegou ao local e após ter visto o estado das pilastras deveria, logo de cara, ter escorado toda a garagem do prédio para só depois ter iniciado o reparo nas pilastras !!!!!

    • @AntonioCarlos-yc6uu
      @AntonioCarlos-yc6uu 4 роки тому

      Grato por sua atenção 🇧🇷

    • @wilianfarias9444
      @wilianfarias9444 4 роки тому +3

      Pra chegar a essa conclusão ...nem ser engenheiro precisaria... Esse aí...com certesa é um engenheiro....que passou sempre na média...arrastado .. sabe...usando uma ajudinha aqui, outra ali.. pra poder passar ...engenheiro civil e médico. Não tem que ter ajuda coisa alguma ...que vcs estão lidando com vidas. Tem que passar se realmente entende do assunto .

    • @gaucho69gaucho71
      @gaucho69gaucho71 4 роки тому +7

      Sou formado em Eng. Civil e a postura do colega foi totalmente sem noçao. Como se chega e manda um pedreiro meter talhadeira nos pilares ja fragilizados? Até a postura dele apos o desabamento mostra uma falra de senso critico de que o que aconteceu fou por açao dele. Como disse Carl Sagan: ter conhecimento nao é ter inteligencia.

    • @wilianfarias9444
      @wilianfarias9444 4 роки тому +5

      @@gaucho69gaucho71 exato...não sei como um cara desse consegue se formar ainda. Deve ter passado sempre no empurrão , sabe .. com ajuda.... ..esse cara se mostrou sem noção alguma .. .até eu. E pra muitos que não são engenheiros , hemm... Jamais faria o que ele fez......

    • @gaucho69gaucho71
      @gaucho69gaucho71 4 роки тому +5

      @@wilianfarias9444 Pensei bastante sobre esse assunto e sobre a postura dele e me pareceu nao alguém que tenha ido necessariamente mal no curso, pois como voce falou, nao é necessario conhecimento tecnico para ter bom senso. O que percebi é que é alguém com limitaçoes serias e pelo fato de nao ter havaliado que nao tinha competencia para um trabalho extremamente técnico e de extremo risco. Imagina, voce sai formado e dali um mes pega logo um caso desses e encara como se fosse uma simples troca de revestimento de uma parede? Tem gente sem noçao em tudo que é lugar, veja os exemplos de médicos sem especializaçao fazendo cirurgias plasticas.

  • @williamduarte9331
    @williamduarte9331 4 роки тому +17

    Penso que campanhas de conscientização da população acerca dessas realidades seriam muito úteis para o processo de fiscalização!

  • @samuelviana2046
    @samuelviana2046 4 роки тому +47

    Se andarmos em edifícios em Fortaleza notamos várias deformações de pilares, cabe as autoridades fiscalizar mais, sair de suas salas frias e trabalhar de verdade, o engenheiro civil errou errou, mas o estado também tem culpa pq a corrupção também existem no meio desses órgãos fiscalizadores, muito recebem propina pra liberar obras e ñ pisam na obra pra ver o estado da obra ,desculpa aí mas a verdade tem que ser dita

    • @RodrigoSantos-jj3hh
      @RodrigoSantos-jj3hh 4 роки тому +1

      É essa grande realidade...

    • @samuellourenco1050
      @samuellourenco1050 4 роки тому

      Quando existe qualquer deformação na estrutura, é sinal de que a estrutura foi calculada muito por baixo, e diria menos do que o admissível para a carga. Qualquer prédio deve ser calculado para o dobro da carga esperada, e não para metade.

    • @netopizutti229
      @netopizutti229 2 роки тому

      Sinto muito mas a única solução seria o governo federal alterar a lei e criar outro conselho do zero, recadastrar os profissionais e todos virar as costas para os conselhos existentes, pois não servem pra nada mesmo, e já tem muito inútil lá dentro parasitando, todo o sistema esta defasado e cheio de problemas, e custa muito caro.

  • @MochilaNaMoto
    @MochilaNaMoto 4 роки тому +82

    Sem saber dos detalhes e dos pormenores, três coisas chamaram atenção: a omissão das autoridades, a demora do condomínio em tomar providências sobre a manutenção das estruturas e da abordagem do engenheiro em resolver o problema.
    Como dizem, uma tragédia é feita por uma sequência de erros.

    • @aninhajapan9248
      @aninhajapan9248 4 роки тому +1

      exatamente ,igual a um aviao,ele so cai se houver esta sequencia de erros.

    • @samuelvasconcelos53
      @samuelvasconcelos53 3 роки тому

      Praticamente uma corrente de eventos q leva a tragédia, se n quebrar um ou mais desses elos a tragédia acontece

    • @netopizutti229
      @netopizutti229 2 роки тому +1

      Acredito que omissão das autoridades pode ser tirado dai, é muita utopia sonhar que o crea e confea sirvam pra alguma coisa útil.
      Foi simplesmente a união de dois incompetentes mesmo, é ate difícil fiscalizar isso, todos nós devemos tomar muito cuidado, principalmente quem mora em condomínios, cuidado com seus síndicos.

  • @joaob.evangelista892
    @joaob.evangelista892 3 роки тому +3

    Felipe, o Edifício Andrea tinha duas fachadas voltadas para o mar. Fachada a esquerda de quem olha para as varandas e a fachada ortogonal, ao fundo da edificação. Sendo esta a que recebe maior influência de vento, lado do nascente em Fortaleza. Onde fica a praia do Futuro, sabidamente uma das maiores concentrações de ar salitrado.

  • @eduardo700b
    @eduardo700b 4 роки тому +14

    edificação existia ha pelo menos 20 anos SEM que a prefeitura soubesse.... Como diz Rossiclea, otima comediante cearense, cujo canal recomendo, 'expressionante'!
    Muito boa análise preliminar, obrigado.

  • @julianew5420
    @julianew5420 4 роки тому +13

    tem uma foto da parede lateral e o sol batendo, da pra ver nitidamente que o concreto esta mais pra frente, assim, como explicar... da pra ver que o miolo da parede onde vai o tijolo está afundado em 17:48

  • @taquaquara1382
    @taquaquara1382 4 роки тому +5

    Pela minha vasta experiência. Esse condomínio foi construído em 1982. Mas a base e os alicerces começaram a ser construído 1 ano antes da fundação. Pilastra e alicerces mesmo que sejam construídas de forma errada precisam receber reforço para não sobrecarregar as outras pilastras. Na hora do acidente as estruturas despencaram ao redor da pilastra danificada.

  • @lism7036
    @lism7036 4 роки тому +3

    Análise perfeita! Primeiro passo seria o escoramento e a evacuação do prédio.

  • @carolsnobre27
    @carolsnobre27 4 роки тому +27

    Todos aqui da nossa cidade de Fortaleza estamos tristes com tudo que aconteceu , muitos
    voluntários pra ajudar

    • @narceliasilva2257
      @narceliasilva2257 4 роки тому +1

      Mentira, eu sou de fortaleza e n to nem ai

    • @carolsnobre27
      @carolsnobre27 4 роки тому +1

      @@narceliasilva2257 se vc não liga, ok escolha sua! Mais a maioria se sensibilizou sim ! Muitos voluntários ajudaram lá. Já pensou se fosse vc naquela situação?

    • @narceliasilva2257
      @narceliasilva2257 4 роки тому

      @@carolsnobre27 entao n use o termos todos daqui! Porque eu nem quis saber

    • @narceliasilva2257
      @narceliasilva2257 4 роки тому +1

      @@carolsnobre27 mas n foi eu, se tivesse sido claro que tinham ajudar oxe! Obrigaçoes deles

    • @carolsnobre27
      @carolsnobre27 4 роки тому

      @@narceliasilva2257 uma pessoa como vc , fria e amarga não merece ajuda ! Ninguém tem obrigação de nada , se houve ajuda é porque existem pessoas boas ainda ...mais como vc desconhece a palavra solidariedade nem adianta eu argumentar ! Deus te abençoe

  • @dinizklein950
    @dinizklein950 4 роки тому +75

    Vê-se que o prédio começa a soltar rebocos às 10h08, mas só cairia mesmo às 10h30, ou seja, tiveram 12 minutos para escoarem os moradores com uma sirene. Engraçado que os engenheiros viram os rebocos caindo, todo mundo sabe que esse é o sinal de iminente desmoronamento.

    • @margot123ist
      @margot123ist 4 роки тому +24

      Como a mãe do engenheiro não estava lá dentro, ele nem se preocupou em evacuar o prédio. País lixo, povo lixo, instituições lixo, governo lixo, bolsonaro lixo.

    • @serfelizcomoquetemos
      @serfelizcomoquetemos 4 роки тому +15

      @@margot123ist ooo infeliz...a culpa entao de vc ser tao burro é do bolsonaro?acho que nao viu..o seu presidente ladrão e presidiario é que é culpado...

    • @margot123ist
      @margot123ist 4 роки тому +3

      @@serfelizcomoquetemos 💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩

    • @ademarcruz2779
      @ademarcruz2779 4 роки тому +11

      @@margot123ist esse é o nível dos petistas kkkkkkkkk. Que hipocrisia

    • @serfelizcomoquetemos
      @serfelizcomoquetemos 4 роки тому +6

      @@margot123ist vai vc querida la em curitiba...

  • @waldydantas9392
    @waldydantas9392 4 роки тому +34

    O REGISTRO EM CARTÓRIO DO PRÉDIO FOI FEITO EM 1982, COM CIÊNCIA DA PREFEITURA QUE DESTE LÁ COBRA O IPTU .

    • @marcelonascimento2982
      @marcelonascimento2982 4 роки тому

      Uai! O cara do vídeo disse que o prédio é de 1995

    • @jailtondimas498
      @jailtondimas498 4 роки тому

      Acabei de ouvir q não tinha + de 25 anos o prédio qual será a data ?

    • @anselmorios
      @anselmorios 2 роки тому

      O prédio é de 1982/1983. O próprio dono da cobertura fez entrevistas e foi morar em Julho ou Agosto de 83!

  • @Jesus_Gustavo
    @Jesus_Gustavo 4 роки тому +13

    Pra mim essa obra já havia dado avisos quando essas ferragens ficaram expostas. Além disso quem conhece fortaleza, principlamente na parte de engenharia, sabe que o grau de agressividade lá é altíssimo, tem uns artigos feitos que mostram ser 4 se não me engano. Apesar de estarem sendo feito manutenção corretiva, a preventiva deveria está ter sido feita a muito tempo.

  • @linconprado4130
    @linconprado4130 4 роки тому +5

    Parabéns por mais este vídeo. Sempre repleto de informações coerentes...

  • @eliasraimundodesouza6540
    @eliasraimundodesouza6540 3 роки тому

    Parabéns!Você é muito cuidadoso na sua fala!

  • @paulloamorim
    @paulloamorim 4 роки тому +2

    Parabéns pela sua explanação! seus argumentos foram muito muito bem explicados! Gostaria de saber se haveria meios de recupera-lo ou ele já estava condenado naquelas condições?

  • @robertothompson8656
    @robertothompson8656 4 роки тому +2

    Gostei das informações ! Ao ver as colunas no teu vídeo me chamou a atenção a esbeltez das colunas.

    • @antoniojosepereirapereira7686
      @antoniojosepereirapereira7686 4 роки тому

      Creio que o problema nao foi da esbeltez,se o numero de pilares sao compatíveis com a área e a carga da edificação,com comprimento do vão,pela fotos,ve-se que o problrma foi de falta de menutenção,oxidação excessiva da ferragem e e da resistencia dos pilares devido a quaseusencia do aço pela oxidação.......

  • @alecardosomm
    @alecardosomm 4 роки тому +15

    Nunca ví, mas sempre escuto profissionais dizendo: Quero tanto para assinar uma ART e ai nem verifica o projeto e vai logo assinando. Depois da essas merdas. Não estou dizendo que é o caso do prédio mas tem muitos profissionais que fazem isso e logo teremos mais desastres.

    • @fabianoftw
      @fabianoftw 4 роки тому

      Verdade, houve uma explosão de construtoras pequenas e sem técnica que compram essas ART de engenheiros também desprovidos de técnicas, culpa dos bancos que financiam essas construções.

  • @ClaytOnline
    @ClaytOnline 4 роки тому +4

    Vamos ver se eu que não sou engenheiro faria melhor:
    1. Ao fazer a inspeção de imediato mandaria escorar toda a garagem;
    2. Esvaziaria a piscina na coberta, rs;
    3. Descascaria os pilares, um de cada vez;
    4. Lixaria o ferro para remover a ferrugem;
    5. Passaria algum produto no ferro, tipo um zarcão, rs;
    6. Cobriria o ferro tratado com concreto do bão;
    7. Pintaria esse concreto com uma tinta seladora.
    FIM
    Seria um trabalho demorado mas bem feito, quase um artesão.
    🤩🤩🤩

    • @joaovictorf.martins4450
      @joaovictorf.martins4450 4 роки тому +1

      1 - Retirar os moradores, isso é o mais importante nesse caso

    • @therezachristinaserdeiraca6414
      @therezachristinaserdeiraca6414 4 роки тому +1

      É... mais ou menos...rsrs
      A retirada dos moradores era fundamental!! 👍🏻

    • @ClaytOnline
      @ClaytOnline 4 роки тому

      CREA só é cartel. Como não pode haver concorrência eles não precisam ser bons nos serviços que deveriam prestar

  • @hudsonrocha3011
    @hudsonrocha3011 4 роки тому +13

    Hoje no horário do almoço, o jornal, mostrou um registro do prédio no cartório de imóveis, apresentado por uma imobiliária e datado do ano de 1982, ou seja 37 anos, assim desmentindo a prefeitura. Neste caso não importa se a obra estava registrada na prefeitura,pois este órgão analisa apenas a arquitetura o problema foi estrutural por falta de manutenção e que tudo indica está seria a primeira vez que estaria ocorrendo.Neste caso a responsabilidade foi dos síndicos que foram omissos, deixando a estrutura do prédio chegar nesta situação. Ainda reforço que qualquer leigo vendo a situação dos pilares, sabia da necessidade de reparo urgente e interdição Paraná recuperação estrutural. Neste caso está bem claro que o prédio ruiu por causa da deterioração da seção de aço e concreto dos pilares.

    • @nailtonsantos8993
      @nailtonsantos8993 4 роки тому +1

      Em um vídeo da pra ver moradores preocupados quando eles filmam o estado dos pilares depois de descascados naquele momento o certo era acionar a defesa civil urgente que iria evacuar o prédio na hora! Não atoa 24 horas depois ele caiu! Pura omissão dos moradores eles ainda tiveram tempo de se salvar

    • @antoniamarques6674
      @antoniamarques6674 4 роки тому +1

      Caro amigo . alguns vão ser síndico so por isenção da taxa outros vão por algun interesse seu e Os Que vão por bom interesse . São os mais cobrados e criticados. Pra terminar quer conhecer o inferno vá ser sindico

  • @jadneves
    @jadneves 4 роки тому +2

    BH-MG parece ter também uma colossal tragédia programada mas nada se faz no sentido de ser evitada: as estruturas do prédio do Condomínio JK na Praça Raul Soares em BH-MG vão muito mal na conservação e já é praticamente uma bomba relógio armada para um pandemônio de indizíveis consequências. Fotografei para comprovações mas não consegui colá-la aqui. Trata-se da laje e os pilares danificados por águas na esquina com avenida Amazonas.

  • @ermessoncabralrodrigues4598
    @ermessoncabralrodrigues4598 3 роки тому +1

    Trabalho como eletricista e pude ver que usaram como base para argamassa do revestimento ou reboco como chamamos aqui, uma areia de praia avermelhada extraída de regiões de mangues. Claro que hoje a extração desse material é proibida pela defesa ambiental. E essa areia contem uma salinidade que contribuiu para corrosão da estrutura de aço. Tanto que não se usam mais esse tipo de areia, pelo menos onde já trabalhei não se usa mais por causa dessa salinidade principalmente, e pela questão ambiental.

  • @cestodagavea8873
    @cestodagavea8873 4 роки тому +3

    Vídeo excelente! Impressiona ver a irresponsabilidade e o blasé com que algumas pessoas lidam com questões tão sérias e com a vida humana!!! Uma coisa é ter o conhecimento técnico outra e ter vergonha na cara. Infelizmente uma coisa não implica na outra!!!

  • @douglascruz9550
    @douglascruz9550 4 роки тому +1

    Similar a este prédio tem vários em todo o país,hoje nas obras não se tem sequer engenheiros residentes e os canteiros hoje não se faz o controle tecnológico do concreto como acompanhar o "Slump Test" bem como retirar os corpos de prova para ensaiar a resistência.Treinam um servente para tirar os CPs e mandar romper em universidades.Durante a execução contratam empreiteiros de carpintaria com preço de morrer de fome e na execução não se coloca pastilhas para cobrimento e ETC.Os profissionais (Técnicos e Engenheiros) quando não estão dirigindo UBER trabalham nessa condição desumana em ter que aceitar R$ 22.000,00 para a realização de um trabalho de R$200.000,00.Vale lembrar também as concreteiras quando entram na concorrência vão reduzindo o preço e proporcionalmente reduzem o cimento e os aditivos que são caro na composição do concreto provocando a exudação ,desagregação,delaminação e etc.Infelizmente houve vitimas fatais mais a exemplo deste predio existem prédios e casas em situação igual ou pior.Daqui uns anos será normal prédio desabar como este.

    • @claudiocarvalho1412
      @claudiocarvalho1412 4 роки тому

      Acho também muito pouco cobrar míseros R$22.000 para um trabalho tão complexo, infelizmente, os problemas de má qualidade de construção podem levar anos para aparecer, mas isso não exime nada o engenheiro responsável pela reforma.

  • @kalldu51
    @kalldu51 4 роки тому +8

    Parece que já teve uma reforma nesses pilares, no lugar de graute, rebocaram, muito improvável que fizeram esses pilares com cobertura de concreto tão fina

    • @joaovictorf.martins4450
      @joaovictorf.martins4450 4 роки тому

      Também me pareceu isso, alguém quebrou eles antes pra ver como tavam as ferragens e na hora de tapar piorou a cagada, mas provavelmente antes também não tinha o mínimo necessário de cobertura de concreto, o tempo que eu passei em Fortaleza vi os efeitos que a maresia de lá causa e não é brincadeira

  • @alexandrematrosov70
    @alexandrematrosov70 3 роки тому

    Pouquíssimos vídeos no UA-cam são tão didáticos quanto esse. Parabéns!

  • @LidiaBatista1
    @LidiaBatista1 4 роки тому

    Não tenho nenhum vinculo com engenharia mas amo seus vídeos, muito explicativos. Parabéns!

  • @saletemedeirossimoes2680
    @saletemedeirossimoes2680 Рік тому

    Taquaquara, después de 3 años y viviendo hace 33 años en Argentina me enteré de esta tragedia que paso en Fortaleza, mi querida ciudad de Brasil. 🇧🇷 Esto pasó en la Tiburcio Cavalcante? Pregunto porque yo viví en esta calle exactamente en el número 2439. Si alguien tiene la amabilidad de informarme seré muy agradecidecida. Desde ya saludos desde Argentina 🇦🇷😘😘😘😘 Mis condolencias a las familias que perdieron sus seres queridos. 😭

  • @antonielrp
    @antonielrp 4 роки тому +4

    No Brasil é quase sempre assim: no final da linha de investigação estará a corrupção, tanto dos órgãos quanto de empresários, que economizam exageradamente nas obras. Às vezes até acrescentam mais pavimentos. Bem aqui perto de mim tem um hotel que o dono, meu ex patrão, resolveu acrescentar mais dois pavimentos aos quatro previstos no projeto. Os bombeiros receberam a propina, e 'tudo certo'!

  • @LARS_eng
    @LARS_eng 4 роки тому +22

    25 anos. Não era pra estar neste estado de deterioração. Claramente foi um projeto mal elaborado e executado, se é que existia projeto estrutural e etc.

    • @pedinhu18
      @pedinhu18 4 роки тому +2

      A julgar pelo "finura" das camadas entre a armadura e a pintura da coluna, não obedeceram o padrão de segurança estabelecido de no mínimo 33cm para a região, conforme foi comentado pelo Sr. Felipe no vídeo.
      Esse erro no projeto(provavelmente uma medida de contenção de custo) levou a oxidação acelerada das armaduras, especialmente se levarmos em conta os efeitos da maresia.
      Provavelmente essa obra foi deixada pra ser feita em última hora, e olhando na ART, parece que nem iriam executar o serviço de restauração da estrutura, só tirar o reboco velho, pôr umas telinhas, rebocar e pintar por cima, em outras palavras, iam maquiar o problema.
      Logo a gente percebe o porquê da falta de escoramento da estrutura: Nem estava previsto na obra.

    • @nailtonsantos8993
      @nailtonsantos8993 4 роки тому +5

      @@pedinhu18 pois é deveria ter feito o escoramento e um grande reforço estrutural! Que ultrapassaria em muito o valor de miseros 22 mil! Omissão dos próprios moradores o barato saiu caro! E o engenheiro responsável e um criminoso pois só de descascar aquela armadura ele deveria pedir a evacuação imediata do prédio e acionar a defesa civil

    • @lindigledsonaraujo3065
      @lindigledsonaraujo3065 4 роки тому +1

      Concordo com vc

    • @rafaeltn1147
      @rafaeltn1147 4 роки тому +3

      Lembram do predio de areia do mar, feito pelo Sergio Naya... infelizmente aqui a lei do Gerson impera, ninguem pensa no mau que fará aobproximo

    • @michellebb
      @michellebb 4 роки тому

      Vi a entrevista d uma moradora falando q ela se mudou p lá em 1983. Entao, o predio tinha pelo menos 36 anos.

  • @carlinhosmartins7398
    @carlinhosmartins7398 4 роки тому +2

    Se a corrosão comprometeu a estrutura desde edifício por conta da maresia,isso pode acontecer com os demais edifícios praianos ?

    • @yuleanni
      @yuleanni Рік тому

      Sim. Mas é o que ele comenta, aparentemente, não se seguiu a norma nesse prédio. Ele comenta que a espessura do concreto que envolve a armação tem que ser de 3,5 cm. Não sei quanto a norma atual, qual o valor, mas esse pilar do vídeo, claramente não tem 3,5 cm de concreto envolvendo a armação.

  • @anahorta5977
    @anahorta5977 4 роки тому +3

    Faltou você falar sobre a falta de manutenções preventivas e corretivas.
    Uma oxidação por ataque de cloretos que leva a perde cobrimento e seção de concreto não acontece de um dia pro outro. Se os síndicos seguissem um plano básico de manutenção, com inspeções de dois em dois anos (que é um prazo grande pra esse tipo de vistoria) isso com toda certeza não teria acontecido.
    Infelizmente a população tem a cultura de achar nossos serviços caros, inacessíveis e inúteis, preferem gastar com acabamentos com fins predominantemente estéticos, e abrem mão da sua segurança e de condições básicas de habitabilidade.
    Também temos culpa nisso, pois, se a população não sabe a importância do engenheiro é por que nós não chegamos até eles com eficiência (por que ninguém questiona a necessidade de um advogado? Por que eles conseguiram mostrar a população o valor dos seus serviços), falta comunicação e publicidade.
    Não podemos, é claro, tirar a culpa dos engenheiros dessa obra que não apresentaram projeto para reforma, projeto de escoramentos, laudos atestando ou não a capacidade, entre outros, porém a culpa não é só deles.

  • @netmonitor6050
    @netmonitor6050 4 роки тому +1

    Tinha que ser feito o escoramento urgente e fazer uma estrutura metálica com viga H permanente !
    Seria a solução

  • @inquesquicio
    @inquesquicio 4 роки тому +3

    Boa análise, coerente.....e pelo valor do contrato, não consta serviço de reparo e reforço estrutural.Só o projeto de estrutural de recuperação e reforço saíria por este valor, no mínimo

  • @laertefigueiredo8517
    @laertefigueiredo8517 4 роки тому +8

    Observei que a cobertura possui muitas benfeitorias, será que estas alterações no projeto original não aceleraram o colapso das estruturas?

    • @GamesDoVale
      @GamesDoVale 3 роки тому +1

      acho que sim tinha ate piscina...

  • @domyoshi729
    @domyoshi729 4 роки тому

    Parabéns Felipe. Esse vídeo com seus comentários técnicos é oportuno e...Pad'egua!!!
    Seu colega: Leonel Bernardes - Belém-Pa.

  • @renanlima6272
    @renanlima6272 4 роки тому +14

    Felipe, sou Engenheiro Civil recém formado, no meu condomínio está acontecendo rachaduras nas lajes entre os apartamentos, isso está se repetindo praticamente em todos os blocos, são blocos com 4 pavimentos com 4 apartamentos por pavimento, acredito que seja por recalque do solo, existem outras possibilidades e o que fazer para combater essas patologias??

    • @cviniciosr
      @cviniciosr 4 роки тому +3

      Um livro sobre este assunto não custa mais do que 200 reais.

    • @engevertonnunesalvarenga3296
      @engevertonnunesalvarenga3296 4 роки тому +2

      Jovem o normal é uma contrução inerte
      Chame o síndico e o alerte

    • @nailtonsantos8993
      @nailtonsantos8993 4 роки тому +2

      Se vc tem duvidas siga o Conselho do final do vídeo! Acione o síndico e a defesa civil

    • @vicentetomaz5934
      @vicentetomaz5934 4 роки тому +11

      Renan, veja a gravidade das aberturas. Quanto maiores, mais graves. Depois veja a quantidade de lajes que apresentam essas patologias. Quanto maior o número, maior a gravidade. Veja também se há destacamentos de piso cerâmico ou queda de reboco. Analise as flechas. Também desconfie de ausência ou mal dimensionamento do aço negativo das transições entre lajes. Se estiver havendo recalques de fundações, analise os pilares que estejam com trincas no reboco e, se houver parede, se há trincas na parede em 45 graus. Caso essas patologias existam, desconfie de caixas de esgoto, gordura ou águas pluviais que estejam vazando fluido para o solo. Recomendo que faça um curso específico de patologia em edificações, pois sempre somos chamados para essas avaliações e , mesmo que não seja sua área de interesse, é necessário no mínimo identificar casos graves.

    • @renanlima6272
      @renanlima6272 4 роки тому +1

      Muito obrigado Vicente, ajudou muito mesmo
      Grande abraço

  • @sergioluisnicolaumaria917
    @sergioluisnicolaumaria917 4 роки тому +2

    boa tarde amigo minha opiniao trabalho na construçao civil a 36 anos restauraçao estrutural existe um protocolo a seguir ok? primeiro pilares deteriorados de forma alguma podem ser quebrados sequecialmente, so alternadamente
    segundo escoramento adequado, proporcionando distribuçao cargas sobre os pilares
    importante seguir tempo de cura nos pilares restaurados, ate que possam voltar a sua fucionalidade
    e assim dar seguimento a execuçao da obra OBS;nao sou engenheiro apenas adiquirir conhecimento ao longo desses anos abrs

    • @douglasbustamante1686
      @douglasbustamante1686 4 роки тому +1

      Errado! Nenhum pilar pode ser quebrado, nem sequencialmente, nem alternadamente. Primeiro se deve escorar o pilar em manutenção de forma que de sustentação para a manutenção. Deve ser feito um estudo de cargas em cada pilar antes da manutenção, e jamais chegar quebrando mesmo que alternadamente

    • @sergioluisnicolaumaria917
      @sergioluisnicolaumaria917 4 роки тому

      @@douglasbustamante1686 eu já trabalhei assim meu amigo e asseguro da certo ok? Teorias são incompatíveis a prática blz?

    • @sergioluisnicolaumaria917
      @sergioluisnicolaumaria917 4 роки тому

      Vc e engenheiro?

    • @douglasbustamante1686
      @douglasbustamante1686 4 роки тому

      @@sergioluisnicolaumaria917 sim!

  • @arq.marciosimas5627
    @arq.marciosimas5627 4 роки тому +1

    O força do vento que havia no momento foi o detalhe que faltava!! Nas imagens antes da queda nota-se as árvores agitadas e depois da queda mostra que toda a poeira foi na direção do tombo!! Bem no lado onde estavam os pilares detonados!! Outra coisa é que a cobertura era com argamassa com cal e por isso que a ferrugem estava naquele estado avançado!!

  • @leonaldopimenta7949
    @leonaldopimenta7949 3 роки тому

    Muito bom este trabalho de vc.

  • @cassinho107
    @cassinho107 3 роки тому

    Sinistro comentado com Propriedade do Assunto Obrigado pela aula !

  • @Metalmolde
    @Metalmolde 4 роки тому +4

    VC PODE OBSERVAR
    PELA GROSSURA DA MASSA DE REBOCO QUE JA HAVIA SIDO FEITO UM RECOBRIMENTO POSTERIOR NOS PILARES

  • @DouglasBREnable
    @DouglasBREnable 4 роки тому +24

    Imagino quantas outras não existe nessa mesma situação

    • @rafaeltn1147
      @rafaeltn1147 4 роки тому

      Se tratando de Brasil, construcoes pre anos 2010.... uns 90%

    • @rognerribeirodesouza3074
      @rognerribeirodesouza3074 4 роки тому

      Centenas, mais acredito que agora às pessoas vão abrir o olho,aqui onde moro tem um novo de 4 ou 5 anos de 18 andares que todo o revestimento externo está caindo

    • @douglasbustamante1686
      @douglasbustamante1686 4 роки тому +3

      @@rafaeltn1147 de onde tirou esses dados?

    • @jn.8624
      @jn.8624 4 роки тому +1

      A idade da construção não significa muita coisa. Vide os edifícios Joelma e Andraus em São Paulo. Até incêndio já houve. Prédios muito bem feitos.

    • @valdirantonio9942
      @valdirantonio9942 4 роки тому

      espero que todas

  • @ninalaura4619
    @ninalaura4619 4 роки тому

    Muito obrigada pela expectativa clara,isso faz diferença .

  • @isaquebezerra3109
    @isaquebezerra3109 4 роки тому

    uma vez trabalhei como segurança em um prédio que estava sendo construido !!! na moóca !!! e eles preparando as colunas para encher laje das colunas e cobertura !!!! quando deva um dia ou 2 dias !!! eles iriam tira os tapupes que dava a secagem de colunas e laje !!!! o mestre de obras esta junto com um dos encarregados e na hora que tiraram um tapume que escorava a secagem identificou uma bizeira é quando seca o concreto mas não cobre toda a parte de ferragem das colunas depois foram fazer os reparos !!!! para não ficar exposto e talvez sofrer essa ferrugem e danificação da quela coluna acho que foram encontrada outras bixeiras na hora e repararam !!!

  • @osmarkeiroz7304
    @osmarkeiroz7304 4 роки тому +7

    5:00 min do vídeo uma pessoa comentando: ''Um prédio desabando aqui, olha aí a comédia'... Brasileiro é um povo estranho mesmo, como uma pessoa consegue encaixar a palavra comédia no exato momento em que está a acontecer uma possível tragédia?.... É osso!

    • @helderjuca7094
      @helderjuca7094 4 роки тому +1

      Fui criado em Fortaleza e comentei aqui com minha esposa nessa hora que quem não fosse de Fortaleza ficaria indignado com essa fala. O fortalezense usa a palavra "comédia" com muitos significados diferentes e, nesse caso, significa "absurdo".

    • @fabioandre826
      @fabioandre826 4 роки тому +1

      @@helderjuca7094 , também pensei nisso. As palavras mudam um pouco de sentido dependendo da região.

  • @paulodanielfuchs8603
    @paulodanielfuchs8603 4 роки тому

    Mano tu é brabo
    Sem brincadeira, vc fala muito bem, parabéns pelo canal, muito interessante.

  • @joaojoaquim2286
    @joaojoaquim2286 3 роки тому

    Muito boa sua apresentação, parabéns!!!

  • @simoneelrafah
    @simoneelrafah 4 роки тому +3

    Morreram 9 pessoas. 7 escaparam, mas alguns ainda estão hospitalizados. O bonito do engenheiro estava no local e correu no momento do desabamento. Não teve 1 arranhão.

  • @TheRobsontuca188
    @TheRobsontuca188 4 роки тому +5

    Me parece que esses pilares já passaram por alguma reforma, visto o tanto de reboco que tem sobre o concreto. Essa armadura já está a muito tempo sendo corroída.

  • @vbb1168
    @vbb1168 4 роки тому +4

    O certo é levantar a ficha do engenheiro responsável pela CONSTRUÇÃO do prédio e inspecionar todos os trabalhos dele.
    A investigação começa por aí.
    E nesse caso inspecionar também os trabalhos técnicos dos que assumiram a reforma do prédio.

  • @lexiussilva8822
    @lexiussilva8822 4 роки тому +3

    Quais seriam as técnicas de escorar e envelopar? O escoramento é feito com base em cálculo estrutural? Quais os melhores materiais usados?

    • @anselmorios
      @anselmorios 2 роки тому

      Com relação ao plásticos, os engenheiros falaram que era pra diminuir a incidência de maresia diretamente as ferragens.

  • @gsgluna
    @gsgluna 4 роки тому +2

    Sou Engenheiro Civil.
    Pesquisei no site do Confea. O engenheiro registrou seu crea em JULHO de 2019.
    Não acho que tenha experiência para um trabalho dessa categoria.
    Por outro lado, é muito simplório pôr a culpa apenas nele, pelo registro apenas um dia antes do colapso de um prédio que deve vir há anos sendo negligenciado.
    Uma fatalidade para todos os envolvidos.

    • @laurasilvestre6707
      @laurasilvestre6707 4 роки тому +1

      O sogro do engenheiro me falou que eles quebraram 5 pilares em 1 dia, ele nunca tinha trabalhado em uma obra grande assim, ele não teve responsabilidade nem uma pq ele mesmo no vídeo estava sem os equipamentos de segurança. Despreparo total dele. Conheço o engenheiro.

    • @soraiamiranda7573
      @soraiamiranda7573 4 роки тому

      A única coisa que faltou foi escoramento adequado. Portanto, não tem como eximir esse engenheiro, tem?

    • @black_lightninghz5118
      @black_lightninghz5118 4 роки тому

      Samuel Luna não tem experiência,mas deveria ter tirado os moradores,qualquer leigo sabe disso

  • @alexrizzo
    @alexrizzo 4 роки тому +1

    Que prédio estranho e horrível, cercado por um muro, sem um verde nem porta de entrada. Por onde entravam as pessoas, pelo portão da garagem ou pulavam o muro?

  • @nadicas774
    @nadicas774 4 роки тому +1

    Sou de fortaleza, pude trabalhar no resgate das vítimas, coincidentemente minha vó morava na rua, e oq posso te dizer que esse prédio tinha mais de 30 anos que estava lá

    • @GamesDoVale
      @GamesDoVale 3 роки тому

      decerto os docs estavam atrasados...

  • @lucasgoldas
    @lucasgoldas 4 роки тому +1

    Estavam "mechendo" nos pilares do prédio, com taiadeira arrebentando concreto dos pilares, na verdade derrubando oque já estava caindo devido a oxidação da ferragem dos pilares, sem nenhum escoramento, os pilares na situação que se encontravam ainda vai lá mecher neles com taiadeira como se fosse algo normal, e o pior é que tinha um engenheiro acompanhando tudo, ta difícil hoje em dia qualquer um pega um CREA e se diz engenheiro, pelo amor de Deus. Já estava escrito na testa que o prédio iria entrar em colapso!

    • @fernandoteixeira5400
      @fernandoteixeira5400 4 роки тому +1

      Qualquer uniesquina forma engenheiro

    • @lucasgoldas
      @lucasgoldas 4 роки тому

      @@fernandoteixeira5400 Exatamente, isso é arressem o começo, espera esses engenheiros estudando a distância se formar pra ver oque acontece, Engenharia a distância é o cúmulo!

  • @MrHBSoftware
    @MrHBSoftware 3 роки тому

    não sou engenheiro, sou mecanico de automóveis em Portugal, mas acho que após escorar, uma boa soluçao seria partir a argamassa de cobertura, colocar ferro novo em volta do pilar original, colocar cofragem á volta e encher com concreto estrutural ficando o pilar mais largo com o original fundido no meio do novo.... e fazer um pilar de cada vez para evitar causar movimantaçoes na estrutura...mas posso estar a dizer um monte de asneiras... essa massa amarelada é do mais fraco que há, aqui chamamos de saibro..é mais barato que o cimento por isso misturamos cimento com o saibro e areia ficando mais barato que apenas cimento e areia...claro que é só utilizado em reboco de paredes e mesmo assim nao presta...quando apodrece vira farinha

  • @magalhacarlos
    @magalhacarlos 4 роки тому

    Estou vendo em Agosto de 2020 e dou parabéns pelo vídeo!

  • @jheimisonrocha6300
    @jheimisonrocha6300 4 роки тому +1

    Conforme o que foi visto no Google Earth, aparentemente também não tinha junta estrutural.
    Parabéns pelo vídeo!!

  • @walter8490
    @walter8490 4 роки тому +4

    A obra estava irregular? Porém paga IPTU e outros tributos? Coisas do Brasil.

  • @franciscojac
    @franciscojac 4 роки тому +1

    acertou o lado do mar! 17:00 parabéns!

  • @leandronorberto877
    @leandronorberto877 4 роки тому +1

    Em uma obra como essa quais as soluções deveriam ser tomadas para recuperar fachadas, colunas e manter o prédio em pé? Antes de começar o trabalho em uma avaliação poderia dizer se a obra iria a frente ou seria o caso de demolição? E o que parece que a obra foi feita baseada no que estava aparentemente ruim aos olhos. E não foi feita uma avaliação. Aqui na cidade que moro vi prédios sendo colocado o acabamento com os vergalhões bem danificados de frente pra Praia. Tenho muito medo de entrar em suas moradias.

  • @ShrDrummond
    @ShrDrummond 4 роки тому

    Irmão gosto muito do seu canal não sou engenheiro, pedreiro nada disso, mas adoro ver suas conclusões e confio nelas...

  • @viniciusM5
    @viniciusM5 4 роки тому +1

    essas construções, suportam por exemplo se um carro bater e destruir completamente somente um dos pilares?

    • @ulyssesmoura4890
      @ulyssesmoura4890 4 роки тому +1

      No projeto deve ser previsto todas as possíveis cargas que podem acontecer na estrutura, permanentes( peso, alvenarias, revestimentos, etc), variáveis(vento, pessoas, temperatura, etc), e excepcionais, que são casos de explosão, choques mecânicos e esses extremos em que a construção está exposta. Os projetos devem levar em conta o uso que se vai dar a estrutura

  • @telmarocha9609
    @telmarocha9609 4 роки тому

    Felipe, o mar está muito, muito distante do local, ñ foi efeito marisia. Foi desgaste natural sem a regular manutenção do prédio q tinha mais de 30 anos.

  • @franciscoeugenio1332
    @franciscoeugenio1332 4 роки тому +1

    O síndico solicitou uma empresa de engenharia que emitiu o ART. O problema ė que o mercado está cheio de engenheiros feitos nas coxas! KD o laudo de vistoria? 22 mil para um serviço deste porte é brincadeira, isso é serviço para mais de 60 mil,. Mas a opção pelo mais barato causa este resultado.

  • @davisousa5859
    @davisousa5859 4 роки тому +9

    Aqui em Fortaleza grande parte das edificacoes é tudo feito nas coxas. De qualquer maneira. No achodromo. Eu acho. Eu penso. Eu fasso. E depois cai.

  • @SimoneSilva-vo4mp
    @SimoneSilva-vo4mp 4 роки тому

    Que vídeo top...obrigada pela ótima explicação...

  • @AntonioCarlos-yc6uu
    @AntonioCarlos-yc6uu 4 роки тому +1

    Olhando a fachada do prédio será que aquelas varandas estavam incluídas na planta baixa do prédio ,no início da construção !!!! Muitos prédios costumam ter sacadas adicionadas ao projeto após o início das obras, acrescentando um peso enorme ,sem constar nos cálculos estruturais iniciais !!!!!

  • @sergionascimento2881
    @sergionascimento2881 4 роки тому +2

    so proximo essas ruas exitem varios predios abandonados...mas nesse pais so se toma as providencias quando aconrecem os desastres ...

  • @surfingggggggggggg
    @surfingggggggggggg 4 роки тому

    Avaliar todos os detalhes da estrutura é imprescindível

  • @Chriszxd
    @Chriszxd 4 роки тому +1

    Esse prédio desabou igual as Torres Gêmeas, os pilares enfraqueceram e o peso dos pisos superiores levou a estrutura a ruir

  • @washingtonfraga8472
    @washingtonfraga8472 4 роки тому +1

    O escoramento das estruturas era necessário antes de qualquer coisa. Limpeza dos pilares, utilização de produtos p/ minimizar o processo de corrosão, substituição equivalente + transpasse necessário nas barras com perda da seção. P/ depois iniciar o processo de encamisamento dos pilares. Processo de recuperação deve-se atentar em todas as patologias que o Edifício apresenta. 20 anos ainda é um prédio relativamente novo, além da falta de manutenção pode ter ocorrido falha tanto no projeto quanto na execução da obra.

    • @soraiamiranda7573
      @soraiamiranda7573 4 роки тому

      Até o porteiro sabia que precisava de escoramento prévio, mas o engenheiro não. Faltou experiência?

    • @black_lightninghz5118
      @black_lightninghz5118 4 роки тому

      Soraia miranda faltou inteligência

  • @anselmorios
    @anselmorios 2 роки тому

    O prédio é de 1982/1983. O próprio dono da cobertura fez entrevistas e foi morar em Julho ou Agosto de 83!

  • @samucavieira
    @samucavieira 4 роки тому +1

    Sou inspetor de qualidade em estruturas metálicas. E o que mais vejo é falta de fiscalização. Pois muitas obras são tocadas sem o devido acompanhamento.

  • @isaquebezerra3109
    @isaquebezerra3109 4 роки тому +1

    o primeiro passo seria retirar as pessoa que moram ali vá para os seus parentes o segundo passo escorar as estruturas !!!!! 3 engenharia civil defesa civil fazendo o suporte para os escoramentos e a ultima os equipamentos de biosegurança serem usados !!!! no video anterior se reparou não usaram nenhum equipamento !!!

  • @robertocamilobouzon4653
    @robertocamilobouzon4653 4 роки тому

    Por las fotos de los pilares o columnas está claro que fueron mal llenadas y no tuvieron ni un mínimo de 5 cm de cubierto las armaduras.
    El arquitecto responsable no vino a la obra a controlar y la constructora es pésima.
    ¿Como consiguieron salvar la inspección o fiscalización de construcción de la prefectura?
    Si están aumentando los casos como este no hay fiscalización de los entes controladores y eso es muy peligroso.
    Un saludo desde Uruguay

  • @eliashenriqueferreira6201
    @eliashenriqueferreira6201 3 роки тому +1

    Denunciar, quando suspeitar, posso ser detido como louco, mas alguma vida terei salvo, também porque acredito no meu bom senso!

  • @JulioCesarAvila2741
    @JulioCesarAvila2741 4 роки тому

    Isso me faz pensar na qualidade do concreto usado, nós já vimos algo parecido a pouco mais de uma década na queda do edifício Palace II

  • @guilhermetavaresdossantos1227
    @guilhermetavaresdossantos1227 4 роки тому +1

    Resumindo: Falta de manutenção. Porém como todo prédio litorâneo a inadimplência é um dos principais motivo de não ocorrer as manutenção, pois o caixa do empreendimento não tem recurso para promover as obras conforme necessita ser feita, acarreto no histórico da queda. Aí fica nessa Sindico com uma puta dor de cabeça, engenheiro com um pepino pra resolver e os moradores correndo risco.

  • @danielbasdao3179
    @danielbasdao3179 4 роки тому +2

    Uma obra irregular nesse local à quase 30 anos ,prefeitura tá de parabéns com esses fiscais ,tem que investigar e colocar esses criminosos atrás das grades eles e os responsáveis por essa obra
    Pena que nossas leis são umas bostas e às vezes essa construção é desses bandidos políticos

    • @soraiamiranda7573
      @soraiamiranda7573 4 роки тому

      Mais essa agora, prédio fantasma. Será que não pagavam IPTU?

  • @DAVIS_MUSIK
    @DAVIS_MUSIK 4 роки тому +7

    Infelizmente no Brasil o povo vira mártire pela irresponsabilidade e o famoso jeitinho corrupto brasileiro. Que agora seje mais rigosos os creas e entidades de fiscalização. Que sirva de lição para o futuro das construcoes de edifícios

  • @alv27435
    @alv27435 4 роки тому +1

    Like já no início, ótimo vídeo!

  • @pedrochebenski5111
    @pedrochebenski5111 4 роки тому +5

    Bom dia!
    Como construtor está difícil de confiar no concreto usinado.
    Tem concreteira cometendo erros, comprometendo as margens de segurança do concreto.
    Em caso de erros deveria ter leis severas e rápidas para, reparos destes erros.
    Em uma obra você pega muitas vezes concreto, fica difícil de controlar qualidade do concreto.
    Temos que confiar na honestidade e competência das concreteiras.
    Aí a necessidade de normas severas com relação ao concreto usinado.
    Que pode contribuir com as tragédias.

    • @VitinSanpas
      @VitinSanpas 4 роки тому

      Camarada, pra isso que existe corpo de prova!

    • @pedrochebenski5111
      @pedrochebenski5111 4 роки тому

      @@VitinSanpas de que adianta, se o concreto usinado estiver problema a concreteira não fornece os laudos do CPS.
      Aí vai para a justiça .
      Vai anos para resolver.
      Estou com uma obra condenada ,por concreto usinado podre.

  • @regisbarros04
    @regisbarros04 4 роки тому +1

    AOS 8:30 APARECE AS COLUNAS ENROLADAS EM PLÁSTICO, A MINHA DÚVIDA É SABER SE , O PLÁSTICO JÁ ESTAVA NAS COLUNAS ANTES DE COMEÇAREM A OBRA OU FOI COLOCADO NA SEGUNDA-FEIRA DEPOIS QUE COMEÇARAM A DESCASCAR AS COLUNAS, PELOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA, POIS O PROBLEMA PODE TER SIDO AGRAVADO QDO COMEÇARAM A DESCASCAR AS COLUNAS SEM TER SIDO COLOCADO ESTACA DE SUSTENTAÇÃO!!!!

  • @gabrielbuenoreikdal3271
    @gabrielbuenoreikdal3271 4 роки тому

    Video mto bem explicado. Explicaçao pontual

  • @j.d.cordeiro6535
    @j.d.cordeiro6535 4 роки тому +3

    Forte maresia, inundações frequentes e prolongadas do subsolo e inexistencia de autobombas de drenagens, pura negligencia brasileira!

  • @Sovideoslegais100
    @Sovideoslegais100 4 роки тому +3

    CREA, prefeituras e bombeiros só inspecionam se houver delação

  • @movieandsoul
    @movieandsoul 4 роки тому

    A ART está com um total de apenas 100 m² isso também está errado pois o edifício tem área muito maior que esses 100 m² de área. Outra coisa é o cobrimento das armaduras, é notório que o projeto inicial não atendeu a NBR 6118 no que diz respeito ao cobrimento das armaduras.

  • @thomasxm
    @thomasxm 4 роки тому +3

    16:55 o mar está na outra lateral

  • @deiaregina2743
    @deiaregina2743 4 роки тому +1

    Que dó deste desastre 😢😢😢 coitados destes moradores.

  • @pedrovictor6982
    @pedrovictor6982 4 роки тому

    Um prédio desmoronar é um absurdo! Falta de fiscalização e seriedade!

  • @gilsonsilva7803
    @gilsonsilva7803 4 роки тому

    Eu trabalho com construção civil. E eu sei que todo reparo que tem que ser feito embaixo de qualquer construção, antes devemos escorar a estrutura. Para evitar danos e desabamentos.

  • @brunoseletti4048
    @brunoseletti4048 3 роки тому

    Eu nao estou engenheiro mas eu posso dizer que o revestimento de concreto em meio com maresia deve ser de 5 cm e nao de 3.5cm. O problema é que aqui, ningem sabe isso, ou nao quer fazer para economisar concreto. Tudas construçoes que eu posse ver aqui como por exemplo parede de separaçao de casa, o revistamento é geralmente de 1cm, alguns vez 2cm.

  • @homeroalvimpinheiro4556
    @homeroalvimpinheiro4556 4 роки тому

    A umidade vem pela sapata , atinge a parte exposta ao ar e intempéries , reage com oxidação nas ferragens , que dilata e rompe a cobertura e aí o processo acelera.

  • @larabeatrizgomesfeitosa5133
    @larabeatrizgomesfeitosa5133 3 роки тому

    Eu moro perto de Fortaleza moro em Ibaretama eu achei muito massa quando esse prédio caiu sério eu tava em Fortaleza quando esse prédio caiu eu achei muito massa a poeira não chegou até a onde a gente tava eu não sequer vi prédio só passei pela rua

  • @JoseMaria-nd5vs
    @JoseMaria-nd5vs 4 роки тому

    PARABÉNS...precisamos mesmo de engenheiros especializados na área fiscal.