JACOB DO BANDOLIM FOI UM GÊNIO BRASILEIRO . O mestre do Baondolim. 1918+1969 . 51 anos.
Вставка
- Опубліковано 11 лют 2025
- Segue chave pix para ajuda na produtoção de novos vídeos
faturandodicabrasil@gmail.com . OBRIGADO A TODOS QUE AJUDARAM.
Em nome de J, Antonio Miranda.
SINGA NO ISTAGRAN
/ mundobrasilhistorias
Contatos para locução ,apresentação de eventos e publicidade
faturandodicabrasil@gmail.com
facebok
/ markonemiranda.historias
INSCREVA-SE NO OUTRO CANAL ONDE FAÇO MÁGICAS
www.youtube.co...
PROGRAMA MARKONE MIRANDA SHOW
www.youtube.co...
siga no twitter
/ markonimiranda
blog
mundonovideohi...
NESTE CANAL EU FALO SOBRE HISTÓRIAS DE CANTORES , HISTÓRIAS DE PERSONALIDADES QUE MARCARAM NOSSA HISTÓRIA , HISTÓRIAS DE APRESENTADORES . UM CANAL VOLTADO PARA EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO HISTÓRICA . UM CANAL QUE BUSCA RESGATAR GRANDES PERSONALIDADES QUE FORAM ESQUECIDAS . UM CANAL EDUCATIVO PARA ASSIM RESGATAR A MEMÓRIA DAQUELES QUE UM DIA FIZERAM MUITO PELO NOSSO PAÍS . EDUCAÇÃO É A BASE PARA UM FUTURO MELHOR.
Um resgate à arte brasileira , educando assim nossos jovens.
Jacob Pick Bittencourt, mais conhecido como Jacob do Bandolim (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1918 - Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1969) foi um músico, compositor e bandolinista brasileiro de choro.
Jacob do Bandolim foi um dos grandes músicos do choro, modernizando o estilo com a introdução de outros instrumentos não usuais no gênero, como o sanfona e o vibrafone. São de sua autoria clássicos do choro como Vibrações, Doce de Coco, Noites Cariocas, Assanhado e Receita de Samba. Alcançou popularidade ao montar o conjunto Época de Ouro no início da década de 60, que permanece em atividade até hoje.
Biografia
Jacob nasceu na capital fluminense, em 1918. Era filho do capixaba Francisco Gomes Bittencourt e da judia polonesa Raquel Pick,[1] nascida na cidade de Łódź.[2] Morou durante a infância no bairro da Lapa,[1] à Rua Joaquim Silva, 97, no Rio de Janeiro.
Sua mãe (Raquel ou Rachel) era pertencente ao grupo chamado de "polacas" , que eram mulheres de origem geralmente polonesa - ou de regiões vizinhas da Europa - trazidas a países da América para trabalhar como prostitutas.[1] A Sra. Raquel Pick (pronuncia-se "Pitsk") desempenhou papel importante dentre as polacas, tendo atuado para que estas senhoras tivessem apoio mútuo em vida e para que fossem enterradas de maneira digna e conforme os rituais judaicos, como no Cemitério de Inhaúma. Neste grupo, possuía o "nome de guerra" de Regina, o que é confirmado pelo depoimento de Sérgio Bittencourt, filho de Jacob.[3]
Teve um casal de filhos, sendo que um deles, era o polêmico jornalista (O Globo, Última Hora) e compositor Sérgio Bittencourt, que era hemofílico e faleceu com apenas 38 anos em 1979.[5] A sua filha Elena Bittencourt, cirurgiã dentista, que fundou e presidiu o Instituto Jacob do Bandolim, faleceu em 2011, por problemas cardíacos.[6]
Jacob não teve professor, sempre foi autodidata.[1] Treinava repetindo os trechos de músicas que ouvia em casa e na rua. Com 13 anos ouviu seu primeiro choro, tocado no prédio em frente a sua casa. A música era É Do Que Há, composta por Luiz Americano. Em 20 de dezembro de 1933, se apresentou pela primeira vez na Rádio Guanabara, ainda como amador, com o conjunto Sereno, formado por amigos. Tocaram o choro Aguenta Calunga, de autoria de Atilio Grany. Jacob, que nessa época ainda tocava de ouvido, não gostou de seu desempenho e decidiu praticar ainda mais.
Carreira no rádio
Com a vitória no concurso da Rádio Guanabara, Jacob foi chamado para revezar, com o já consagrado conjunto de Benedito Lacerda, o Gente do Morro, no acompanhamento dos grandes artistas da época, entre eles, Noel Rosa, Augusto Calheiros, Ataulfo Alves, Carlos Galhardo e Lamartine Babo. Seu conjunto passou a se chamar então "Jacob e sua gente" e era formado por Osmar Menezes e Valério Farias "Roxinho" nos violões, Carlos Gil no cavaquinho, Manoel Gil no pandeiro e Natalino Gil no ritmo.
Com o sucesso na Rádio Guanabara Jacob passou a ser presença comum nos programas de rádio. Ganhava cache se apresentando em diversas rádios, como Rádio Cajuti, Rádio Fluminense, Rádio Transmissora (atual Rádio Globo, Rádio Mayrink Veiga, onde atuava no Programa do Casé, e na Rádio Ipanema, que virou Rádio Mauá e onde Jacob ganhou um programa só seu.
Morte
Jacob morreu em 13 de agosto de 1969, aos 51 anos, tendo sofrido um infarto cardíaco nos braços da esposa Adylia. Ele voltava da casa de Pixinguinha, onde tinha começado a planejar um novo disco.[1] Foi sepultado no Cemitério do Caju.[8]
ASSISTA OUTRAS HISTÓRIAS DO CANAL , CLICK NO LINK ABAIXO . OBRIGADO.
ua-cam.com/play/PLxaIhFwJvPs88PTbEMgH3cgGqEuT2Tx1j.html
Jacob foi um fenomenal Bandolinista e um dos maiores melodistas do Brasil. Um raro gosto musical!
Sim amigo Miranda, Jacob do Bandolim é um fenômeno da música instrumental brasileira, acompanhou muitos artistas com seu inseparável instrumento, um orgulho para nós brasileiros!
obrigado por confirmar a história , grato.
8
Desde minha infância já admirava Jacob, hoje tenho 72 anos e continuo amando as músicas desse grande músico JACOB DO BANDOLIM 💖
Interessante história de vida JacobBandolim eterno artista música mestre choro ⭐⭐✨❤️❤️
Parabéns bela homenagem...Jacob do bandolim...
obrigado João
Grande artista brasileiro , deixou saudades
Obrigada Markoni por contar histórias dos ídolos dos nossos pais tenho saudade da minha infância quando ouvia minha mãe tocando na sua eletrola
Gostaria de ter vivido nessa epoca desse genio estupendo e maravilhoso,de uma personalidade marcante sou e serei sua fã eternamente
Obrigado pelo seu comentário . Os artistas das antigas deixaram saudades. Neste canal eu conto histórias de cantores , biografia de atores , documentarios sobre personalidades do Brasil , histórias de artistas do Brasil. Radialistas Brasileiros , atletas Brasileiros .Presidentes do Brasil. Um canal de entretenimento e cultura . Obrigado , volte sempre . Markone Miranda.
Show
Nao.conhecia.a.historia.de.jaco.fiquei.supreza..ao.saber.que.bom.voces.nos.ajuda.a.conhecer..que.saudade..eu.nasci.26.12.58..que.deus.a.tenha.
Ouvi falar muito no Jacob do Bandolin
Estudei com seus filhos Elena Bittencourt e Sérgio
no Colegio Arte e Instrução em Cascadura. Moravam em Jacarepaguá.
Hoje tenho 81 anos.
nossa , interessante ,parabéns e obrigado por nos contar.
Merece um filme
Imortal grande músico, faz muita falta nos dias de hoje, ou melhor, é uma raridade nascer musicos com este perfil.
Jacob do bandolim era o mestre deste instrumento. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️
Ola, eu tenho visto bons Tocadores de Bandolim, mais igual A Jacob ta dificil encontrar, Jacob tocava demais, foi um genio com o Bandolim nas maos.
Não só ouvi falar como escuto todo dia
Esse senhor é o responsável pelo meu gosto musical o choro
Hoje toco choro amo a música bem apresentada por conta dele
É uma pena um músico considerado por outros grandes músicos como o maior intérprete do mundo isso mesmo do mundo dadas as devidas proporções do seu instrumento é praticamente desconhecido no seu próprio país, mostrando o retrato nú e crú da realidade musical brasileira
Parabéns por lembrar desse gênio que foi Jacob Pick Bittencourt o Jacob do bandolim
obrigado , também gosto muito de choro .
Jacob do Bandolin fez uma apresentacao lendaria com a cantora Elizete Cardoso, o audio da musica Barracao pode ser apreciada no UA-cam
Jacó era um gênio tenho orgulho de ser brasileira 😂❤
Muito obrigado gostei , me lembro do filho dele sendo jurado dos programas de auditório era também um homem muito culto
Sim claro...ual o melhor no bandolim...sem prerrogativas p este Gênio do bandolim, JACOB!
Boa tarde 😚😚💐 minha mãe falava muito do Jacó do Bandolim
Muito bom mesmo pena que não existe alguém como ele lamentável
Meu pai gostava muito. Saudades.
Já ouvi muito falar sobre ele. Um instrumentista de primeira linha. 👏👏👏❤️👍🌺🎶🎶🎶🎶🎶👍
O Jacob era o grande baluarte do meu bairro Lapa aqui no Rio de Janeiro. Curto muito sua obra! Muito obrigado pela contribuição a cultura de nosso país.
Realmente um grande gênio da música brasileira.
Sim Jacob o maior e melhor astro do choro(MPB)
conheço muitas musica de JACOB DO BANDOLIM
Oi Markone Bom Dia , Eu Não Conhecia O Trabalho De Jacob Do Bandolim Só Agora Que Tocou Me Liguei No Seu Trabalho Que Por Sinal É Belíssimo E Pouco Lembrando No Brasil Que Pena .
Sérgio Bittencourt, filho de Jacob do Bandolim, cantou com Elizeth Cardoso, uma música em homenagem ao Jacob, Naquela mesa, uma linda música gravada também por outros intérpretes, como Nelson Gonçalves
E claro que sim.
Belissíma narrativa!
obrigado
Monstro
Já conhecia a obra sim do gênio Jacob do bandolim até comprei uma caixa de som de altíssima qualidade da JBL PRA POR OUVIR Seu bandolim mágico . Tomando minha gelada e lógico.
Vibrações pra mim é o melhor de todos.
Hoje eu tenho 62 já escutei sua musicas
Já ouvi falar sobre ele sim.
Extraordinário.
Grande mestre do chorinho .
Amo!!!
Raquel pick-up Bittencourt, grande mãe, grande mulher.
Um descuido trouxe ao mundo o grande Jacob do bandolim.
Uma mulher trazida para o Brasil por a organização criminosa para ser explorada, exposta a uma vida miserável.
Mas soube como ninguém cuidar bem de seu filho, ao reconhecer nele um gênio musical.
Foi mãe amorosa, dedicada e sem dúvida deu bom fruto: Jacob.
Penso que Jacob tinha muito orgulhoso de sua mãe.
Escondeu do público o fato das placas porque nossa sociedade é hipócrita, mas por certo sempre entendeu incorretamente as desgraças da vida.
Sua mãe foi ma heroína e Jacob músico de alto cultural.
Grande Raquel pick-up e grande Jacobb.
Sou fã de Jacob, desde criança quando ouvi seu bandido.
E sem a sra Raquel pick não teríamos nosso querido mestre do chorando.
VIVA RAQUEL ' VIVA JACOB.
COM CERTEZA ESTAO COM DEUS.
Jacob foi um gênio.
Bom dia Markone
Jacó foi genial, um verdadeiro mestre, bandolinista sem sucessor, compositor maior .
Eu já ouvi falar, em Jacó do Bandolim, que se escreve Jacob!
Ñ surgirá outro desse quilate, passa a régua!
Todo mundo q gosta do choro conhece o Jacob do Bandolin!
Foi um gênio do bandolim.
Gênio do Bandolim
Simplesmente o melhor bandolinista que o mundo já conheceu Jacó do Bandolin o seu temperamento particular eu acho que pouco relevante o que vemos mais é a sua musicalidade e a sua importância e a sua honestidade porque diga-se de passagem Jacó era honesto o que falta hoje a muitos brasileiros infelizmente
Nunca ouvi falar dele. Morreu muito novo. Uma pena esse talento se perder.
Noooossa ! Tbm náo ouviu o som de um bandolin ?
@@beneditoaparecidodasilva9706 já escutei bandolim sim. Nooooossa porquê???? O que te causa espanto???? Sou obrigada à conhecer todos os artistas de uma época em que eu nem havia nascido????
Entendo você realmente não é obrigado a conhecer mas se já escutou um bandolim ouviu um chorinho não seria supresa ouvir falar de Jacob mestre do bandolim mas também não é obrigado mas vale a pena conhecer e ouvir .
@@ritadecassia9891 realmente não sou obrigada más o vídeo me causou curiosidade e vou dar uma pesquisada. Saí do Brasil muito joven, à mais de 20 anos e talvez por isso não tive a oportunidade de conhecer as obras dele.
@@lucyalves05 legal Lucy bom demais também sou curiosa e eclética me permito conhecer novos ou antigos sons prezo pela qualidade de sonoridades então tenha boa pesquisa obrigado por ser gentil bem vinda¡¡
Estimado Markone Miranda eu já ouvi falar muito no nome dele , porém não sobre a sua história de vida. Muito obrigado pelo vídeo e até o próximo. Bom descanso.
obrigado Antonio.
Jacob é o grande mestre do bandolim.
Uma vida curta para um genialidade longa
Obrigado pelo seu comentário , os atistas das antigas deixaram saudades. Neste canal eu conto historias de cantores Brasileiros , biografias de atores Brasileiros , Documentários Presidentes do Brasil . Histórias de Personalidades do Brasil . Obrigado pela visita , volte sempre , feliz 2024. Markone Miranda.
Sergio Bitencourt vivia falado do pai.Inclusive a música Aquela mesa em homenagem ao pai.
Ouvia falar pelo filho acho que era Sérgio Bitencourt ,que era cara dele ,mas não conhecia ,
Não existiu ninguém igual Jacob nem vai existir ele foi o gênio do bandolim compositor solista hoje tem bastante bandolinista bom mas não faz música quando faz algumas coisas não chega nem perto do Jacob ele foi o cara e isso ai
O grande Jacob do Bandolim deixou muita saudade! Amigo, um lembrete, o nome dele se pronuncia "Jacó", o "b", portanto, é mudo. Abraços.
Ele foi pai do Sergio Bitencourt? Ele escreveu a música naquela mesa.
😘😘
Me permite salientar que não se pronuncia o “ B” no nome de Jacó.
Como se tivesse acento no “ O”.
No mais, o texto tem pontos interessantes que muitos desconhecem sobre este grande músico, que tinha grande conhecimento de música clássica, possuindo em seu repertório, o raro Concerto para Bandolim, de Antônio Vivaldi.
Marcos Leite
Pianista/ Professor.
Eu tenho um palpite por que ele morreu tão novo (51 anos). Jacob fumava muito. E tinha
às vezes atitudes tipo "infantis". Por exemplo: Certa vez, em consulta com um médico, falou sobre o seu vício, o quanto fumava, e também a marca que fumava (talvez o "Minister" da época).- e o médico teria dito qualquer coisa do tipo: "fora com esses Ministers". No dia seguinte ele apareceu no serviço com maço de outra marca, explicando aos colegas: "O médico me mandou parar com o Minister então eu comprei esta marca".
Mais: Quando, após tocar com um dos seus bandolins, sentindo-se insatisfeito com resul-
tado, punha a culpa no bandolim, colocando-o de castigo por um certo tempo.
- É..., tanto ele quanto outros gênios da História tiveram os seus contraste, né?
interesssante , no video parte dois , devo fazer em 6 meses , vou falar sobre o cigarro.
@@mundobrasilhistoria5948Interessante mesmo, faça também de outros fatos que sejam do seu conhecimento, que, com certeza, deverão também ser apreciados pelos interessados. Por oportuno, informo que eu também tocava bandolim, até que um dia meus dedos começaram a ter dificuldades em seu desempenho - aí então optei por um outro instru- mento que não necessita dos dedos: a gaita de boca. E meu filho Celso postou alguns vídeos meus no youtube. Caso interesse ver, é só acessar pelo título (imaginado por ele) de "Orfeu da Gaita". Saudações.
2:23 "Jacó Bidú bandolin" 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
3:03 Não esqueçam ! Mulher que nasce na Polónia é: "POLÓCA" !!!!
3:21 " Sua mãe era uma POLÓCA "
Ja ouvi falar muito dos dois
Foi um gênio, pena que seu filho Nelson, demorou descobrir
Markoni. Peço licença para mencionar mais um fato ocorrido com ele. Certa vez teve uma
violenta discussão com um desafeto, pessoa conhecida (não me lembro quem foi), sendo
que o fato foi relatado por ele mesmo (o desafeto) na televisão, dizendo que Jacob ia, desde um estado de intensa ira, até, depois, a uma grande doçura. Dias depois os dois se encontraram em um ponto da cidade, e Jacob teria dito algo assim: "Não devia, mas vamos fazer as pazes". E abraçado a ele (o desafeto) chorou feito criança. Esse seu perfil se reflete claramente em suas músicas que vão dedes um chorinho "irrequieto, endiabrado" a uma valsa, também de intensa doçura, concorda?
entendi , obrigado por nos contar , parece que ele falava o que sentia , acho que tudo isto contribuiu mesmo para sua música.
A pronúncia é Jacó. Não se pronuncia o "b" mudo.
Por que o amigo pronuncia o "b" de Jacob,,,?
Gosto muito deste canal, mas não se pronuncia "Jacob" e sim Jacó. E não eram "polocas" mas polacas.
obrigado , vou melhorar nas pronuncias
O Jacob do Bandolim tinha 2 metros de altura.
GOSTEI DE SABER DA VIDA DE JACOB DO BANDOLIM. TENHO UM REPARO PARA O NARRADOR: NÃO O "B" DE JACOB, É MUDO. OU SEJA, SE FALA JACÓ. DATA VÊNIA!
EU FRANCISCO TAVARES DÁ SILVA EU DESCEDENTE DE JUDEUS A MINHA FAMÍLIA VEIO DE JERICÓ DE JERUSALÉM ISRAEL 🇮🇱🇧🇷 EU NÃO SABIA NADA JACOB SE DE JUDEUS ISRAEL 🇮🇱🇧🇷 EU AMO O MEU SANGUE DE JUDEUS ISRAEL EU TOCÓ GUITARRA SOLO
Pronuncia correta é Jacó, o B é mudo. Jacob é a escrita.
UM GRANDE INSTRUMENTISTA BRASILEIRO!!! ESSES PERSONAGENS SIM, QUE DEVIAM ENCHER OS BRASILEIROS DE ORGULHO É QUE DEVIAM MERECER. HOMENAGENS CARNAVALESCAS ....E QUEM REGISTRA ISSO É ALGUÉM QUE NÃO TEM A MÍNIMA SIMPATIA POR CARNAVAL!!! MAS SE ALGUMA ESCOLA DE SAMBA TIVESSE A IDÉIA DE HOMENAGEAR ARTISTAS BRASILEIROS DO PORTE ARTÍSTICO DO JACOB DO BANDOLIM, EU ASSISTIRIA O DESFILE!!! SÓ QUE A INVÉS DE PRESTAREM HOMENAGEM A ESSES BRASILEIROS DIGNOS DE TODO O TIPO DE HOMENAGEM....HOMENAGEARAM UM CRIMINOSO, PSCICOPATA, ESTUPRADOR....DE NOME VIRGULINO FERREIRA..... CONHECIDO COMO LAMPIÃO (CANGACEIRO, JAGUNÇO DE LUXO, UM DOS MAIORES BANDIDOS E ASSASSINOS QUE HABITOU ESTE PAÍS)!!! É MUITO TRISTE VER ESSA DISTORÇÃO DE VALORES QUE O CARNAVAL FAZ QUESTÃO DE APRESENTAR AO POVO BRASILEIRO E AOS ESTRANGEIROS QUE VÊM AQUI NESSA ÉPOCA DO ANO!!! HOMENAGEAR UM CRIMINOSO AO INVÉS DE UM ARTISTA BRASILEIRO DO TAMANHO ARTÍSTICO DE JACOB DO BANDOLIM...COMO DIRIA BORIS CASOI: ISSO É UMA VERGONHA!!!
Muito interessante a matéria, mas, seu nome realmente é "Jacob"...já a pronúncia popular é "Jacó" do bandolim!
Não era poloka. Era polaka.
Jacob do bandolim foi um virtuoso do bandolim!!! Quanto a mãe de Jacob, não a razão para incriminar a profissão de prostituta. Tem mais moral uma pro
Desculpe.mas não é Jacbi.pronunciaci.Jaco
Não é pronunciaci, mas sim, pronuncia-se
Desnecessário falar de sua origem polonesa, já que todos sabiam que não gostava.
O filho dele também era temperamental e nojento.
Eu não sabia que ele tinha um temperamento explosivo