Boa Noite Professor Kobori e amigos que se interessam pelo conhecimento de economia. Quero em particular dizer quão importante tem sido suas orientações e explicações, muitíssimo obrigado!! ....por favor... continue!!!
Esse e pra respeitar José kobori um dos poucos que fala a verdade sem papas na língua . Dêem valor a tudo o que esse homem de respeito diz , que te garanto estará fazendo a melhor coisa de suas vidas
Permita, quanto as empresas em recuperação vejo como de alto risco, porém podemos considerar os critérios para avaliação e análise de potencialidade os seguintes pontos: a 1.Governança(nova governança!), 2.Novos negócios(Reposicionamento), 3. Aportes e participação de grandes empresas e fundos, 4.Transparência no planejamento (Planejado X Executado) que no caso observa-se todos com positividade na jornada, 5. O fator de assimetria (Risco X Retorno)? Concordo que o fator TEMPO exige muito equilíbrio e frieza no acompanhamento, não é fácil. Grato pelo compartilhamento de tanto valor, ainda mais para iniciantes e leigos. sucesso a todos... Bom Domingo e Boa semana a todos!
Oi Kobori. No final do vídeo onde você fala sobre inflação (e deflação) notei que você analisa aumento de preço como inflação. Existe o aumento de preço via aumento de demanda. Deflação desistimularia a produção dos bens de maturação maior, Creio que os de maturação menor não seriam impactados. O conteúdo esta ótimo
Apesar de acompanhá-lo há muito tempo e com certeza continuarei seguindo seus preciosos ensinamentos, fica aqui mais uma vez meu protesto das intervenções dos “perguntadores” que tomam muito tempo com perguntas e divagações. Muitas vezes querem mais ensinar do que aprender. Com todo respeito ao eminente Professor. Talvez seria o caso de receber às perguntas por escrito e de forma resumida o Professor responderia, pois o que vale realmente são suas respostas!
Kobori, desejo que Deus te dê muita saúde e uma vida longa e boa! Que essa sua atitude de compartilhar conhecimento lhe seja revertida em felicidade! Um abraço fraterno!
Para quem não é especialista da área não é tão simples assim fazer o valuation. São inúmeras variáveis a serem analisadas e há certa dose de subjetividade em definir algumas das premissas! Parabéns pelo podcast!!
Dizer que a deflação é um efeito negativo é uma falácia keynesiana. Desestimula a produtividade porque todos estão poupando, mas por outro lado está estimulando juros mais baixos o que atrai crédito naturalmente, sem expansão monetária.
Davi, excelente comentário. O dinheiro que produz dinheiro deve ser aplicado na indústria e comercio. Quando todos procuram simplesmente o mercado de ações, as empresas não produzem e não vendem. Simples assim?
Mas e aí? Vc produz um carro e gasta 10000 para produzi-lo. Quando for vender ele, o preço cai e vc vende por 9500. Não seria melhor e mais seguro simplesmente deixar o dinheiro parado?
@@W.Rothschild7382 depende Wesley. Esse dinheiro grátis do quantitative easing vão para as ações mas não refletem em lucro e produtividade. As empresas sabem que ganharão dinheiro através dos "estimulos" do governo e não se preocupam em produzir de verdade. Em caso de prejuízo grande, o governo será obrigado a socorrer... Capitalismo está totalmente distorcido.
Mestre Kobori, aqui neste podcast, quando o senhor responde a pergunta do Sr. Salomão sobre finanças quantitativas, modelos matemáticos, etc... o senhor está se referindo aos robôs de investimentos, como por exemplo, os da Verios, Magnetis, Monetus, Warren? Ficaria agradecido pela resposta
Mas Kobori, imagina um cenário onde o governo corte os impostos em 20% mas o aumento de consumo não chegue a cobrir esses 20%, a tendência não eh de ocorrer ambos deflação e aquecimento da economia?
Taxa de adm de FIIs só é cobrada se houver um valor x mínimo de patrimônio investido, ou 1 cota já paga? Ela é descontada automaticamente da variação anual do preço da cotação?
Faltou ler o capítulo 17 inteiro do Ação Humana. Deflação não é ruim. Um economia jamais será neutra com toda certeza, mas um incremento tecnológico sempre trará deflação pelas vias da oferta e da utilidade marginal.
@José Kobori na fabula da ilha, é interessante colocar um povo que tenha a tecnologia da maquina industrial, que ele vendem baterias para outros povos. é uma ideia.
Pela Análise Fundamentalista que tem como base o histórico de LUCROS dos últimos 10 anos ou mais da empresa, sua governança, endividamento, investimentos, etc...., não precisa de calcular o PREÇO da ação na data da COMPRA.
ola professor tenho uma duvida, as taxas de juros parecem ter cada vez mais indícios que vão aumentar a qualquer momento,nesse cenário de incerteza ainda assim é possível ter alguma segurança nos investimentos da bolsa?
Sobre saraiva: como ex sócio e leitor compulsivo de livro, comigo foi diferente. 90% das vezes que fui comprar livros, a Saraiva teve o melhor preço. O que levou essa livraria a falência foi erro de negócio. Apostou em vendas de eletrônicos, fugiu do seu know how e quis competir com outros varejista e se quebrou. Tentou se realinhar, mas sempre teve problema de governança e fundo GWI que ali comprou só arranjou mais problemas. O auto custo de uma loja e custo de funcionários continuou a machucar seus balanços, coisa que a Amazon não tem. Para a Saraiva se reerguer , terá que dar uma senhora volta por cima.
A tese de que FII "nunca fica caro" é relacionada à teoria dos mercados eficientes. Dada a simplicidade de estimacao dos fluxos de caixa futuros nos FIIS (em relação a ações), na teoria o mercado estaria sempre pagando o valor justo. Não existe almoço grátis, ao menos nos FIIs mais líquidos.
Mas se as empresas produzirem a um custo menor, por conta de uma melhora de eficiência e produtividade, e a deflação for menor que a redução do custo de produção, a margem de lucro é maior e a empresa vai continuar incentivada a produzir e ganhar produtividade. Lamentável ver a resposta pró-inflação do prof. :,(
Deflação iria atingir um ponto de equilíbrio, quando a poupança fosse abundante. Inflação leva ao consumismo, consumo desnecessário, que estressa os recursos naturais.
Não gostei da explicação sobre a meta de inflação. Já conhecia: é a resposta padrão. Mas isso não explica, por exemplo, por que se continuaria a produzir chips de computadores se, ano após ano, eles se tornam mais baratos. Aliás, praticamente em qualquer setor onde houve grande ganho de produtividade a gente encontra esse fenômeno: da tecnologia ao agronegócio, o produto se torna a cada dia mais barato para o consumidor final. E justamente para mitigar esse efeito que a gente vê uma corrida para agregar valor ao produto final por meio de inovações. A gente vê isso tanto nos smart-fones que carregamos no bolso quanto na explosão de padarias gourmets vendendo pães de tudo que é tipo, origem e método de fermentação. Eu diria mesmo que, com ganhos marginais porém contínuos de produtividade, O NORMAL seria que houvesse uma deflação generalizada dos preços -- lenta porém inelutável. E penso que isso apenas não acontece em razão da atuação dos bancos centrais e das tradições do mercado financeiro. Por exemplo, imóveis são lastros de ativos e colaterais importantíssimos na economia financeira: ninguém gostaria de vê-los cair de preço ano após anos. Isso forçaria os agentes financeiros a ter que fazer acomodações que talvez não fossem convenientes. Mas o esforço contrário também já está mostrando sinais de esgotamento. Na ânsia de sustentar preços os BCs mundo afora estão pressionando o mercado a adotar juros negativos. E isto não me parece ser algo muito natural (ou talvez eu apenas não seja criativo o suficiente, vá saber). Este mundo de juros negativos está forçando os agentes financeiros a fazer acomodações inconvenientes de forma improvisada: porque este é um estado de coisas que é inédito para todo mundo. Enfim, talvez minha hipótese esteja errada. Mas o fato é que a explicação tradicional também não explica por que os setores da economia em que vemos ganhos continuos de produtividade são justamente os mais pujantes a despeito do produto final baratear continuamente. Dito de outra forma, se a explicação tradicional fizesse sentido ganhos de produtividade que barateiam preços acabariam com a atividade econômica de qualquer setor, mas observamos justamente o contrário.
Vdd. A chegada da Amazon vai acabar com a Saraiva e dar muito trabalho para os Marketing Place como o Magazine Luiza. E ainda mais, governo tá querendo privatizar os Correios e se a Amazon comprá-lo, ela vai dominar a logística de entrega e ai adeus Magazine Luiza e todos os outros Marketing Places nacionais.
Ainda não vejo problema algum em deflação, nem inflação 0, país estagnado acaba tendo esse "sintoma", mas este não é a doença. Considerando uma deflação, pessoas atendem suas necessidades básicas mas economizam pois gastar antes é perder dinheiro, taxa de juros vai cair, então começamos a ter novos negócios se tornando possíveis, e podem surgir coisas inesperadas, como dizia o Jobs, fazer coisas que as pessoas nem sabem que precisam ainda, até conhecer. Consumo e produção se tornam mais conscientes, no fim, pra que querer forçar um consumismo com uma inflação?
Ótima produção, excelente qualidade de áudio e vídeo! Gostaria de sugerir a retirada destes efeitos de transição (11:50) , tira um pouco do profissionalismo da produção! Abraço
Óbvio que promessas de retorno são falaciosas mas fundos quantitativos não são tão estranhos assim. Bom lembrar que dos 10 maiores fundos do mundo atualmente, 4 são quants e dois utilizam estratégia mista de gestores tradicionais e modelos quânticos. O Renaissance do Jim Simons tá aí destruindo o mercado desde 1988
Caro Kobori, quando você se referiu a ter informação privilegiada, espero que você tenha tentado passar a ideia de que a pessoa imagine que tenha uma visão de qualidade melhor que a de outros possíveis investidores, pois, claro, você sabe que investir com informações realmente privilegiadas é crime.
O primeiro ouvinte está com muito "mi mi mi".. pra entrar no mercado de renda variável, comprar ações (swing trade) basta ser um cara esperto que entenda o básico de gráficos, análisar suporte e resistência e etc.. o resto o cidadão aprende na prática.. kkk
Que blá-blá-blá! Com a manipulação de mercado, nenhuma ação tem o valor real. A OI por exemplo, modifica os balanços para dar o calote nos processos judiciais.
Boa tarde, Professor José Kobori, agradeco- lhe, pelos conhecimentos transmitidos sobre finanças , e aplicações,muitas bênçãos. 🇧🇷🙌
Muito obrigado pelo reconhecimento, Rosiley.
Forte abraço!!
Realmente fantástica a fábula da Ilha sobre a economia. Sobre ações seria ótimo
Uma boa é colocar um: "JKC #004" no começo, ou no final, do vídeo.
Fábula do estado da ilha merece virar uma série do Netflix
Obrigado pelo reconhecimento Vinny! Abraço!
Boa Noite Professor Kobori e amigos que se interessam pelo conhecimento de economia. Quero em particular dizer quão importante tem sido suas orientações e explicações, muitíssimo obrigado!! ....por favor... continue!!!
Esse e pra respeitar José kobori um dos poucos que fala a verdade sem papas na língua . Dêem valor a tudo o que esse homem de respeito diz , que te garanto estará fazendo a melhor coisa de suas vidas
Obrigado pelo reconhecimento Heber! Forte abraço!
Permita, quanto as empresas em recuperação vejo como de alto risco, porém podemos considerar os critérios para avaliação e análise de potencialidade os seguintes pontos: a 1.Governança(nova governança!), 2.Novos negócios(Reposicionamento), 3. Aportes e participação de grandes empresas e fundos, 4.Transparência no planejamento (Planejado X Executado) que no caso observa-se todos com positividade na jornada, 5. O fator de assimetria (Risco X Retorno)? Concordo que o fator TEMPO exige muito equilíbrio e frieza no acompanhamento, não é fácil.
Grato pelo compartilhamento de tanto valor, ainda mais para iniciantes e leigos. sucesso a todos... Bom Domingo e Boa semana a todos!
Oi Kobori.
No final do vídeo onde você fala sobre inflação (e deflação) notei que você analisa aumento de preço como inflação.
Existe o aumento de preço via aumento de demanda.
Deflação desistimularia a produção dos bens de maturação maior, Creio que os de maturação menor não seriam impactados.
O conteúdo esta ótimo
Apesar de acompanhá-lo há muito tempo e com certeza continuarei seguindo seus preciosos ensinamentos, fica aqui mais uma vez meu protesto das intervenções dos “perguntadores” que tomam muito tempo com perguntas e divagações. Muitas vezes querem mais ensinar do que aprender. Com todo respeito ao eminente Professor. Talvez seria o caso de receber às perguntas por escrito e de forma resumida o Professor responderia, pois o que vale realmente são suas respostas!
Obrigado pelo Feedback, Euclides.
Forte abraço!
Muito obrigado por compartilhar.
Kobori, desejo que Deus te dê muita saúde e uma vida longa e boa!
Que essa sua atitude de compartilhar conhecimento lhe seja revertida em felicidade!
Um abraço fraterno!
Professor obrigado estou aprendendo muito sobre economia e mercado financeiro.
Sou fã do professor Kobori, ainda que eu esteja longe de ser um liberal.
Muito obrigado, Getulio.
Forte abraço!
Kobori é fera! Obrigado por nos passar todo esse rico conhecimento. Deus te abençoe!
Excelente !
Se tivesse um JK Research pode ter certeza que eu assinaria.
Estou fazendo o curso do professor Kobori..Como estou aprendendo à respeito de mercado financeiro..Parabéns pelos seus vídeos e cursos!!
Qual o valor do curso? Se importa de falar? pq eu fiquei querendo fazer.
Show !! Como sempre , parabéns professor !
Muito obrigado pelo reconhecimento.
Forte abraço!
Para quem não é especialista da área não é tão simples assim fazer o valuation. São inúmeras variáveis a serem analisadas e há certa dose de subjetividade em definir algumas das premissas! Parabéns pelo podcast!!
Pronto. Depois do vídeo posso, de fato, começar o meu sábado
Parabéns pelo conteúdo! Sempre com muita qualidade e prudência na tratativa dos assuntos.
prof. cobori, faz uma previa sobre vitheo taxa negativa o que r positivo ou negativo
muito boas as perguntas e respostas ficaram a altura, obrigado professor!
ótimo video.
Uma aula ... como sempre ... parabéns !
Estou sempre aprendendo mais. Muito obrigada! Abraços da Noruega 🇳🇴
Grande conhecimento adquirido como sempre!!! Obrigado professor !!!
Parabéns pelo conteúdo e a disponibilidade em disponibilizar essas informações.
Valdemar, perfeito eu estava com este mesmo sentimento, muito conhecimento com muito entendimento devido a simplicidade
Muito bom, viva longa ao canal.
Dizer que a deflação é um efeito negativo é uma falácia keynesiana. Desestimula a produtividade porque todos estão poupando, mas por outro lado está estimulando juros mais baixos o que atrai crédito naturalmente, sem expansão monetária.
Davi, excelente comentário. O dinheiro que produz dinheiro deve ser aplicado na indústria e comercio. Quando todos procuram simplesmente o mercado de ações, as empresas não produzem e não vendem. Simples assim?
Mas e aí? Vc produz um carro e gasta 10000 para produzi-lo. Quando for vender ele, o preço cai e vc vende por 9500. Não seria melhor e mais seguro simplesmente deixar o dinheiro parado?
@@junior091083 recomendo que leia esse artigo aqui: www.mises.org.br/Article.aspx?id=2717
@@alexk5877 Alexandre, não! Pesquise sobre o que é o mercado de ações, é muito ao contrario do que vc falou
@@W.Rothschild7382 depende Wesley. Esse dinheiro grátis do quantitative easing vão para as ações mas não refletem em lucro e produtividade. As empresas sabem que ganharão dinheiro através dos "estimulos" do governo e não se preocupam em produzir de verdade. Em caso de prejuízo grande, o governo será obrigado a socorrer... Capitalismo está totalmente distorcido.
Muito conteúdo bom parabéns professor!
Isto é muito difícil mesmo..... Mais fácil ver p/pv ou ebitd
Mais um excelente vídeo! Parabéns Mestre!
ola professor, poderia disponibilizar o conteúdo também no denzer ?
Ótimos PodsCasts. Faltou um breve comentário sobre o BTC no contexto da última pergunta.
Mestre Kobori, aqui neste podcast, quando o senhor responde a pergunta do Sr. Salomão sobre finanças quantitativas, modelos matemáticos, etc... o senhor está se referindo aos robôs de investimentos, como por exemplo, os da Verios, Magnetis, Monetus, Warren?
Ficaria agradecido pela resposta
Muito esclarecedor, parabéns professor!
Show
Mas Kobori, imagina um cenário onde o governo corte os impostos em 20% mas o aumento de consumo não chegue a cobrir esses 20%, a tendência não eh de ocorrer ambos deflação e aquecimento da economia?
Pretendem disponibilizar na plataforma deezer??
Taxa de adm de FIIs só é cobrada se houver um valor x mínimo de patrimônio investido, ou 1 cota já paga? Ela é descontada automaticamente da variação anual do preço da cotação?
Faltou ler o capítulo 17 inteiro do Ação Humana. Deflação não é ruim. Um economia jamais será neutra com toda certeza, mas um incremento tecnológico sempre trará deflação pelas vias da oferta e da utilidade marginal.
Muito bom!
Excelente vídeo! Vocês poderiam disponibilizar esse podcast no Deezer também?
A fábula do Estado da ilha é muito Rica
O podcast está nas plataformas? Deezer, spotify, etc?
@José Kobori na fabula da ilha, é interessante colocar um povo que tenha a tecnologia da maquina industrial, que ele vendem baterias para outros povos. é uma ideia.
Boa tarde, tem alguma formula em excel, de tal forma que se alimentarmos os campos a formula nos de o resultado?
Pela Análise Fundamentalista que tem como base o histórico de LUCROS dos últimos 10 anos ou mais da empresa, sua governança, endividamento, investimentos, etc...., não precisa de calcular o PREÇO da ação na data da COMPRA.
ola professor tenho uma duvida, as taxas de juros parecem ter cada vez mais indícios que vão aumentar a qualquer momento,nesse cenário de incerteza ainda assim é possível ter alguma segurança nos investimentos da bolsa?
Professor, para quem quer movimentar 10mil dól, qual melhor tipo de corretora: ECN (comissão) ou STP (spread) ❓
Sobre saraiva: como ex sócio e leitor compulsivo de livro, comigo foi diferente. 90% das vezes que fui comprar livros, a Saraiva teve o melhor preço. O que levou essa livraria a falência foi erro de negócio. Apostou em vendas de eletrônicos, fugiu do seu know how e quis competir com outros varejista e se quebrou. Tentou se realinhar, mas sempre teve problema de governança e fundo GWI que ali comprou só arranjou mais problemas. O auto custo de uma loja e custo de funcionários continuou a machucar seus balanços, coisa que a Amazon não tem. Para a Saraiva se reerguer , terá que dar uma senhora volta por cima.
A tese de que FII "nunca fica caro" é relacionada à teoria dos mercados eficientes. Dada a simplicidade de estimacao dos fluxos de caixa futuros nos FIIS (em relação a ações), na teoria o mercado estaria sempre pagando o valor justo. Não existe almoço grátis, ao menos nos FIIs mais líquidos.
Mas se as empresas produzirem a um custo menor, por conta de uma melhora de eficiência e produtividade, e a deflação for menor que a redução do custo de produção, a margem de lucro é maior e a empresa vai continuar incentivada a produzir e ganhar produtividade. Lamentável ver a resposta pró-inflação do prof. :,(
Como explicar que, com chuva, com sol, com crise ou sem crise os Bancos sempre ganha!!! Será que tem algum robô rodando la dentro desses bancos. . .
O valor justo não seria o VPA da ação?
Envie sua pergunta para o JKCAST, o número do Whatsapp é (61) 98117 0005. Forte abraço!
Deflação iria atingir um ponto de equilíbrio, quando a poupança fosse abundante. Inflação leva ao consumismo, consumo desnecessário, que estressa os recursos naturais.
Não gostei da explicação sobre a meta de inflação. Já conhecia: é a resposta padrão. Mas isso não explica, por exemplo, por que se continuaria a produzir chips de computadores se, ano após ano, eles se tornam mais baratos. Aliás, praticamente em qualquer setor onde houve grande ganho de produtividade a gente encontra esse fenômeno: da tecnologia ao agronegócio, o produto se torna a cada dia mais barato para o consumidor final. E justamente para mitigar esse efeito que a gente vê uma corrida para agregar valor ao produto final por meio de inovações. A gente vê isso tanto nos smart-fones que carregamos no bolso quanto na explosão de padarias gourmets vendendo pães de tudo que é tipo, origem e método de fermentação. Eu diria mesmo que, com ganhos marginais porém contínuos de produtividade, O NORMAL seria que houvesse uma deflação generalizada dos preços -- lenta porém inelutável. E penso que isso apenas não acontece em razão da atuação dos bancos centrais e das tradições do mercado financeiro. Por exemplo, imóveis são lastros de ativos e colaterais importantíssimos na economia financeira: ninguém gostaria de vê-los cair de preço ano após anos. Isso forçaria os agentes financeiros a ter que fazer acomodações que talvez não fossem convenientes. Mas o esforço contrário também já está mostrando sinais de esgotamento. Na ânsia de sustentar preços os BCs mundo afora estão pressionando o mercado a adotar juros negativos. E isto não me parece ser algo muito natural (ou talvez eu apenas não seja criativo o suficiente, vá saber). Este mundo de juros negativos está forçando os agentes financeiros a fazer acomodações inconvenientes de forma improvisada: porque este é um estado de coisas que é inédito para todo mundo. Enfim, talvez minha hipótese esteja errada. Mas o fato é que a explicação tradicional também não explica por que os setores da economia em que vemos ganhos continuos de produtividade são justamente os mais pujantes a despeito do produto final baratear continuamente. Dito de outra forma, se a explicação tradicional fizesse sentido ganhos de produtividade que barateiam preços acabariam com a atividade econômica de qualquer setor, mas observamos justamente o contrário.
Não é apenas nunca tá caro.... o correto é o que é bom nunca tá caro, pois sempre vai ficar mais caro.
By Dilma Rousseff...
Onde curti 10x?
Vdd. A chegada da Amazon vai acabar com a Saraiva e dar muito trabalho para os Marketing Place como o Magazine Luiza. E ainda mais, governo tá querendo privatizar os Correios e se a Amazon comprá-lo, ela vai dominar a logística de entrega e ai adeus Magazine Luiza e todos os outros Marketing Places nacionais.
Ainda não vejo problema algum em deflação, nem inflação 0, país estagnado acaba tendo esse "sintoma", mas este não é a doença. Considerando uma deflação, pessoas atendem suas necessidades básicas mas economizam pois gastar antes é perder dinheiro, taxa de juros vai cair, então começamos a ter novos negócios se tornando possíveis, e podem surgir coisas inesperadas, como dizia o Jobs, fazer coisas que as pessoas nem sabem que precisam ainda, até conhecer. Consumo e produção se tornam mais conscientes, no fim, pra que querer forçar um consumismo com uma inflação?
era a minerworld?
Segue a fábula!!!
Ótima produção, excelente qualidade de áudio e vídeo! Gostaria de sugerir a retirada destes efeitos de transição (11:50) , tira um pouco do profissionalismo da produção! Abraço
tbm concordo, me dá meio q uma angustia essas transições, mas de resto, tudo muito top, principalmente o conteudo.
O valor patrimônial ....e esse?
Óbvio que promessas de retorno são falaciosas mas fundos quantitativos não são tão estranhos assim. Bom lembrar que dos 10 maiores fundos do mundo atualmente, 4 são quants e dois utilizam estratégia mista de gestores tradicionais e modelos quânticos. O Renaissance do Jim Simons tá aí destruindo o mercado desde 1988
Volume muito baixo!!
A primeira pergunta do vídeo parecia não ter fim kkkkkkkkkkkkk
Fala em Oi, o Kobori já bebe uma agua pra esfriar o sangue
o caio parece o caio copola , mesma voz kkk
Daqui a pouco a Amazon vai entregar comida na sua casa.
Não entendi porque inflação zero é ruim para a economia. O senhor é keynesiano?
Augusto Will ele é mises
Caro Kobori, quando você se referiu a ter informação privilegiada, espero que você tenha tentado passar a ideia de que a pessoa imagine que tenha uma visão de qualidade melhor que a de outros possíveis investidores, pois, claro, você sabe que investir com informações realmente privilegiadas é crime.
O primeiro ouvinte está com muito "mi mi mi".. pra entrar no mercado de renda variável, comprar ações (swing trade) basta ser um cara esperto que entenda o básico de gráficos, análisar suporte e resistência e etc.. o resto o cidadão aprende na prática.. kkk
Que blá-blá-blá! Com a manipulação de mercado, nenhuma ação tem o valor real. A OI por exemplo, modifica os balanços para dar o calote nos processos judiciais.
O professor deveria estudar mais para falar sobre algoritmos. Ele demonstrou não ter conhecimento.