Interpretação QI 83. Nanas não são negros. Argelinos, afegãos, etc tb não. Políticos promovendo censura tb não são negros. Alguns refugiados podem ser, mas o problema não é a cor da pele. Não vejo esses problemas em Botswana
Acho que um QI 23 desse aí se Stalin, CheGuevara ou Hitler estivessem ainda vivos eram capazes de lamber suas botas mesmo depois de suas cabeças estarem cortadas no chão. Hoooo povo energúmeno!
Fico assustado com a "burrice tóxica" de alguns. Qualquer hora vou dizer que gosto do Charlie Chaplin e serei cancelado porque algum "burro tóxico" o confindiu com Hitler.
Uma curiosidade que pouca gente menciona sobre os nanás : eles nao atacam só imigrantes ,eles atacam irlandeses tambem , já ouve relatos deles fazendo esses ataques a idosos e mulheres por exemplo. Tive um conhecido que morou na Austrália que ja conheceu irlandeses que foram embora da Irlanda para lá devido a essa questão dos nanás.
Exatamente, os nanás são uma for de cabeça pra todo mundo, o governo tem removido os prédios de moradia popular do centro de Dublin pra bairros mais afastados pra diminuir a presença e a concentração deles. A Irlanda agora tá enfrentando a fuga de jovens, segundo os próprios dados do governo em 2024 mais de 90 mil jovens com até 24 anos de idade imigraram pra Austrália em 2023. Jovens europeus tem direito ao Holiday Work Visa de 1 ano para trabalhar e morar na Austrália por um ano, enquanto isso podem aplicar para um visto de trabalho ou ingressar num curso técnico ou universitário quando prazo expira.
Moro na Irlanda 🇮🇪 por 17 anos. Morei todo esse tempo no interior, nunca presenciei violência na Irlanda, mas acompanho as notícias de amigos que moram em Dublin, muita violência por lá.
Exatamente, moro em Galway a 3 anos, nem eu e nem minha família passamos por situações parecidas com as que vemos nos noticiários, parece que eu vivo em uma Irlanda totalmente diferente, não tenho oque reclamar.
Cara vc está coberto de razão, estou aqui na Irlanda há quase 2 anos e a reclamação dos Irlandeses é sempre sobre os refugiados que recebem ajuda do governo e não trabalham. Os Irlandeses são um povo muito bom, é muito fácil fazer amizade com eles, são sempre muito educados mas como em todo lugar existem pessoas ruins
@@playercasual7113 cara... Uma vez eu me perdi no meio da estrada da Irlanda e dois irlandeses pararam o carro e disseram que iriam me levar até onde eu ia. Gente boa demais. No começo achei que eles iriam me matar... Kkkkkk
Tenho duas filhas aí também, ano passado fui passar três meses aí e achei muito educados mesmo, tanto que não sei inglês, mas saia sozinha sem medo, e só entendia " thank you e sory 😂😂😂😂
Até a polícia ataca imigrantes na Irlanda, o filho do prefeito da minha cidade sofreu esse ataque. O brasileiro João Henrique Thomaz Ferreira, de 23 anos, foi atropelado em Dublin, na Irlanda, no sábado (28) por um carro da Garda, a polícia local. O jovem foi atingido quando estava em pé à beira de uma rodovia, no acostamento. Ele foi imprensado contra o guard rail e teve a perna direita esmagada.
Eu moro na irlanda a 9 meses, acordo muito cedo apra trabalhar, moro na principal rua no centro, a 2 meses atrás, estava esperando o Luas(trem) as 6 da manhã para ir para o trabalho, estava no ponto, estudando com o celular na mão, do nada alguém me deu um soco no olho e correu, nem tive tempo de reação, e chamar a garda é perca de tempo E por incrível que pareça, a minutos atrás alguém atropelou 2 nanas aqui na rua porque estavam de fulia com uma escutar elétrica, e um deles quebrou o retrovisor do carro Esse é o principal problema aqui, muitas drogas nas ruas também
Vivo na Irlanda há 8 anos, a situação de xenofobio contra brasileiros sempre existiu, mas anos atras tacavam “apenas” ovos e no maximo batatas. Agora, a situacao esta insustentavel! Viver no centro é perigosissimo. Muito triste ver um lugar que me deu muitas oportunidades piorar tanto, nao me sinto seguro e isso sem falar dos nao documentados.
@@ghiiifanypq eles são pardos e segunda classe. Acham. Europeus ou cidadãos superior . Mas lá são classificados como cidadoes de segunda classe que trabalha em subemprego. Mesmo que acontece com negros e nordestino no Brasil.
Olá!Minha filha mora na Irlanda com a família ,estão bem,não foram incomodados por ninguém!O que acontece por aí,é que os nanás,implicam e atacam qualquer um,até pessoas da própria nacionalidade!A Irlanda ,precisaria agir contra esse agressores!Meu genrinho os filmou , atacando policiais,vão vendo😮.Mas a maioria sao boas pessoas,por ex;minhas netas foram super bem recebidas no colégio ,e tudo está indo bem! Seus comentários são ótimos,parabéns!
@@ariemeperez6319 Ele fala, mas entendo que ele meio que "defende" a atuação deles devido ao fato de ser contra os refugiados e estes refugiados fazerem o mal, tendo benefícios e que não pode falar deles, etc.
Esse UA-camr, o Rafael, na minha opinião tem tomado um lado assim meio esquisito, meio puxando p/ o da extrema direita, hj todo mundo tá vivendo em suas proprias bolhas, talvez haja público p/ esse tipo de midia. Eu assisti o video da DW q ele incluaive menciona, não vi nada de errado, queria o q que a DW metesse a lenha nos refugiados? Claro q não é por aí afinal eles são uma rede alemã respeitada.
Cara, moro na Irlanda tem 3 anos e em Cork. Nunca tive nenhum problema com nenhum Irlandês, nada de ovada ou agressão. Realmente isso acontece na Irlanda toda. Eu nunca trabalhei de Deliveroo e nunca tive problema com isso. Mas realmente se for rider a maioria dos nanás sabem que são br e causam demais. É triste ver pq sempre acaba em pizza
Eu tbm moro aqui em cork a mais de 2 anos e dificilmente presenciei casos do tipo. O “interior” realmente chega a ser mais amigável. Mas de uns tempos pra ca comecei a ver muita gangue de adolescentezinhos pentelhando em restaurantes e lojas q vendem vape.
Aqui na Irlanda é muito inseguro. Os filhos dos irlandeses atacam os imigrantes. Muito perigoso para entregadores de moto ou bicicleta. Em 2020 teve o caso do Thiago Cortes. Ele era entregador e foi autropelado propositalmente e morreu. A justiça da Irlanda é péssima. Nada fazem. Meu filho já escapou destes meninos. Estamos aqui ainda só pq meu filho está no último ano da faculdade. Mas assim q se formar irá buscar emprego fora daqui. Há na cidade lugares mais perigosos. O centro da cidade é perigoso principalmente no fim da tarde e noite. E tb em várias regiões do norte da cidade de Dublin. A cidade ê dividida no meio pelo rio Liffey. Parte norte e sul. Parte sul é mais calma exceto na região de Dublin 8. Há vários e vários casos de violência. A chamada Garda, polícia daqui, nada fazem, pois são atados pelas lei. A maioria dos infratores são menores de idade. Enfim. Há uma moda de vir para a Irlanda. Eu não vejo a hora de ir embora. Meu conselho de mãe e vó é: não venham. Também pq Dublin está entre as 3 cidades mais caras da Europa por causa do valor dos aluguéis e os chamados landlords abusam muito dos estudantes pq chegam aqui inocentes com o sonho europeu e alugam casas sem contratos e depois é muita dor de cabeça. Quando cheguei aqui em 2020 estava no auge dos ataques. Vi o caso de um ataque a uma moça oriental, pegaram a bicicleta dela e empurraram ela no rio. Há o caso do rapaz entregador q foi defender o amigo usando um canivete e acabou matando um menino. O entregador está preso até hoje. Eles atacam não por serem refugiados, mas apenas por serem imigrantes.
Dublin talvez seja a pior capital da Europa. É uma cidade pequena, superlotada, a cidade não comporta o número de pessoas que vivem ou trabalham na cidade. Enfim, concordo que seja uma capital insegura, mas não acho que a Irlanda de modo geral seja perigosa, muito pelo contrário. As cidades do interior são bastante seguras. Tem um ou outro knacker, mas o problema maior são os travellers.
Moro em Dublin há 8 anos e depois da pandemia essa cidade mudou completamente. Essa semana mesmo estávamos procurando alguém pra vir morar com a gente pois um dos inquilinos vai sair e quando fiz um anuncio no facebook eu somente recebia mensagens de pessoas que vieram de países islâmicos. Agora, talvez alguns deles estejam aqui legais ou ate possam ser boas pessoas mas eu prefiro não arriscar.
Oque acha de dividir a casa com outros brasileiros? tem experiencias ruins nesse sentido? Estou planejando fazer intercambio em Dublin, ate tenho condiçao de alugar uma casa sozinho mas estava pensando em dividir com alguem pra economizar um pouco, porem ouvi varios relatos de brasileiros que tiveram muitos problemas morando com outros BR, entao sei lá, estou em duvida, voce recomendaria dividir casa com outro BR?
Você está praticamente a mais pura forma de xenofobia. Eu moro no Canadá e meus melhores amigos são muçulmanos, tem famílias e valores maravilhosos, moro com um islâmico.
Lembremos que a DW é uma TV de origem alemã, então vai dar mais ênfase ao modo de pensar alemão. E pensar que a Irlanda sofreu na mão da Inglaterra por anos, e as pessoas que saíram de lá pros EUA sofreram preconceito, especialmente no fim do século XIX.
Meus comentários estão sendo ocultos ou apagados de canais de esquerda e canais jornalistas. E não comento nada errado, as vezes coloco apenas " oi " e volto lá depois de um tempo e o comentário não existe mais.
Olha isso realmente acontece mas como vc falou mais em cidades grandes Dublin, Cork e Limerick. Eu moro em uma cidade bem pequena no interior e aqui nunca houve este tipo de problema. Este problema não é exclusivo da Irlanda tem em todo lugar da Europa e mundo.
Estava pensando em ir pra irlanda, que pais seria melhor pra uma pessoa que está querendo ir daqui há uns 5 anos? Sou mulher e tenho 19... Parece que todos os países europeus estão complicados para imigrantes agora, e nos EUA parece IMPOSSÍVEL de se legalizar...
Pelo que estou vendo aqui, Itália e Escócia ou mais p o Norte se tu gostar de frio, minha 1 opção é Itália mesmo, estou no mesmo caminho que o teu, Boa Sorte 🍀
Sugiro que você vá para a Nova Zelândia, pois lá não há xenofobia contra os brasileiros e é um país ótimo. Vá legal, respeitando as regras de imigração e você será muito bem sucedida!
@@raisatainan pelo que vi estudar lá tá saindo muito caro, curso de inglês de um ano + a comprovação financeira estaria saindo atualmente mais de 160 mil reais...
@@GoodWitch.Itália tem salário mínimo baixo, taxa de desempregado alta, muito imigração da África, norte é mais rico e desenvolvido do que o sul, obrigatório saber falar italiano e raramente oferece oportunidade de visto de trabalho. Recomendo pesquisar se tem ascendência italiana porque consegue cidadania italiana. Escócia pertence ao UK que não faz mais parte da UE, sociedade altamente homogênea, o Scottish accent é muito forte e pode ser uma barreira, poucas oportunidades de emprego e visto de trabalho só pra profissionais Critical Skills.
Moro na Irlanda desde 2018, as coisas mudaram muito depois da pandemia. É ótimo que impressa esteja dando visibilidade a esses casos de violência para pressionar as autoridades a tomar alguma ação. Moro na capital Dublin e não se compara o nível e o tipo de violência daqui com a do Brasil. Ainda me sinto seguro aqui, mesmo morando no centro.
Morei na irlanda por 1 ano e 4 meses, e durante esse periodo vi e ouvi muitas situações desagradáveis com imigrantes, os irlandeses no geral são pessoas maravilhosas mas infelizmente so vem crescendo esse tipo de ataques contra imigrantes por lá
A questão é, tem pessoas agredindo imigrantes, tem imigrantes agredindo nativos e turistas, ok, o problema permanece. Se tornou um lugar tão inseguro quanto a outros.
Eu moro aqui em Cork há 8 anos e graças a Deus nunca fui vítima de violência, porém como boa brasileira procuro não dar asa pra cobra, evito certos lugares e só saio a noite acompanhada. Em geral o povo irlandês eh amigável, muitos desses q fazem essa baderna são parte de uma população desocupada que muitos se não todos vivem de pensão do governo, que mesmo os irlandeses se indignam com a omissão da polícia, da justica e do governo que no fazem absolutamente nada pra dar conter esses criminosos.
Morei sete anos na irlanda onde 5 foi atendendo o publico e me pos graduei la. Mas sai em 2020. Cara o racismo e a xenofobia estava surreal naquela epoca. Eu nem imagino como esta agora. Este e o pior momento para ir para Europa. LEMBRADO que se voce mora a um ou dois anos e nao fala ingles dificilmente voce ira perceber os probelmas sociais que existem no pais. Normalmente a galera que sente isto na pele sao as pessoas que ja estao inseridas ou estao se inserindo na sociedade Irlandesa/Europeia. Voce entende as indiretas, as reclamacoes, os xingamentos a voce e a terceiros. E ate ameacas. Fui atacado apenas uma vez pelos Nanas em D9 mas boa parte da galera me conhecia e pediram para me liberar. Me jogaram no chao e pediram para ver meu celular. Mas ja vi varios casos tristes de xenofobia, racismo e agrecao que voce nem imagina.
Moro aqui, trabalho com publico e coicidentemente moro em D9 (Santry), nunca sofri nenhum tipo de xenofobia, tratar com o publico inevitavelmente é complicado, na Irlanda ou no Brasil e eu posso garantir que no Brasil é 10x pior.
Cheguei na Irlanda em junho 2023. Mas como não estou em Dublin, não tenho esse tipo de experiência de xenofobia contra brasileiros. Agora com relação aos refugiados aqui na região que estou Co Sligo, é super verdade. E ataque de Nanas aqui tbm não vi nenhum nesse período
Rafael, você já foi pra Bélgica? Gostaria de saber um pouco sobre esse país. Acho que deve também estar passando pela mesma situação dos outros países da Europa né?
morei por lá os nanas é um reflexo da falta de casas aluguéis muito caros e eles acham que os imigrantes estão pegando o trabalho deles sim tem esse caso com os refugiados mas os manas não mexem com eles
Os brasileiros queixam -se tanto de racismo, xenofobia. Em Portugal, Irlanda, França etc então porque não ficam simplesmente no seu país. Mudar de vida, crescer , não significa necessariamente mudar de país. Muitas vezes é mudar de mentalidade, estudar lei da atração, abrir um negócio próprio, etc .O Brasil tem tudo pra ser um país bem sucedido porque ao invés de imigrar não tentam fazer a diferença no próprio país.
Eu moro no interior a 18 anos na Irlanda. Mas faz mais de 5 anos que não vou a Dublin. Pois eu tenho medo. Pois sempre vejo caso de violências no telejornal.
@VitoriaSantos-z3l pelo que vejo na TV. Eles agridem qualquer pessoa qualquer e nacionalidade. Como existe um número grande de brasileiros em Dublin. Então sofrem mais.
Desafio vc a desmascarar então um canal de brasileiro na Irlanda que continua fazendo conteúdos referente a Irlanda como se estivesse tudo ok por lá...como se ainda fosse uma alternativa positiva.
O lado bom eu sei que tem (poder de compra é um deles)... a questão é que o lado negativo tem aumentado muito, enquanto o lado positivo estagnou/diminuiu....
Tem um podcast de brasileiros na Irlanda, acho que o nome é Bolder. Pelo que vi de algumas entrevistas, irlandeses são complicados mesmo. Mas há histórias de sucesso também.
Mesmo concordando que a Irlanda não é a mesma de 6 anos atrás, ainda está muito longe da violência que temos no Brasil. Problemas existem em qualquer lugar, independente do país, acredito que o problema da Irlanda é exatamente a falta de punição, leis brandas que fazem as pessoas se sentirem à vontade para cometer crimes. Esse aumento da violência não é somente contra imigrantes e sim no geral, mesmo assim me sinto à vontade em sair às 3 da manhã e caminhar com o cachorro sem medo algum, será que no Brasil isso seria possível? Provavelmente não.
Eu estava pensando em fazer intercâmbio na Irlanda ano que vem porém desisti não só pelos nanas mas principalmente pelos preços dos aluguéis e o problema de ter que dividir casa com outras pessoas
Mesmo sendo eu um cara de esquerda, com orgulho, eu gosto muito do seu trabalho. É importante a gente conhecer vários pontos de vista, e você traz informações úteis que a mídia corporativa não mostra. Parabéns e um Feliz Ano Novo.
O Rafael Scapella explica bem as coisas, mas acontece que as pessoas que antes tinham dois NEURÔNIOS e hoje possuem um NEURONIO não entendem ou vão contra ele.😊
O problema é que eles atacam os brasucas,que tem lá os seus problemas,mas deixam o caminho livre para povos que querem realmente destruir o local que os recebe.
Eu moro em Londres em SW e morava do lado de uma senhora Irlandesa, mas todos os netinhos dela viam quase todos os dias na casa dela, a casa dela parecia um clube de adolescentes irlandeses, eu tive tanto problemas com estes adolescentes que batiam na minha porta, janela, jogavam pedras, prego,ovo e ate cuspe. Foram 6 anos de pesadelo, tive que me mudar de apartamento, roubaram um carro de um amigo, furaram o pneu da minha bicicleta duas vezes (que estava na minha varanda), quase que atacaram um amigo que veio de Amesterdam me visitar, com todas estas experiencias eu nunca iria viver e nem visirtar a Republica da Irlanda. Fui envolver a policia o que foi pior, nao tem geito...parece que e uma tradicao na cultura Irlandesa, com a imigracao aumentando estes ataques vem piorando, os Nickers/Nanas sempre houve na cultura Irlandesa e por isso a policia nao faz nada, assim eles "protegem" a Irlanda.
Parabéns pelos vídeos. Acho você uma pessoa sensata e equilibrada nas suas colocações. Sou imigrante também, só que nos EUA e entendo perfeitamente quando você diz que existem imigrantes e imigrantes. Aqui, trabalho honestamente e pago os impostos do país e não me envolvo com problemas criminais. Realmente, acho que este tipo de imigração que você mencionou, os “refugiados “ , apesar de não serem todos, pois ainda acredito ou espero ter alguns com boas intenções , são realmente prejudiciais para a sociedade europeia! Parabéns!!
16:53 O cara falar isso estando em Duque de Caxias, um lugar onde meu primo estava em um bar e resolveu falar mal da milícia... Adivinha o que aconteceu com ele depois disso?
@@avnereriksena Irlanda não é só mais segura do q SP e RJ. É mais segura do que QUALQUER LUGAR do Brasil sim. O Brasil é um dos países mais perigosos do mundo. Não tem como comparar o que acontece na Irlanda com o Brasil. A violência é ínfima comparada ao nosso país.
@@avnereriksen blz, agora me fala alguma cidade no Brasil que tenha 0.88 homicídio por 100k habitantes? Na Irlanda você pode ser qualquer horário do dia pra caminhar, já no Brasil?
@@foxxmasters88com todos esses casos a taxa da irlanda ainda é tão baixa? hom1c1dio nao e a única coisa que deve ser levar em conta, e os ataques v1olentos, estu...., ass@ltos, atropelamentos int3ncionais etc
@@foxxmasters88moro numa cidade segura no Brasil, não trocaria aqui pela irlanda, so por um pais seguro de vdd q não tem esses casos absurdos recentes
Eu moro aqui a 12 anos e nunca tive problemas Com relação a isso. Excelente vídeo uma boa análise . Para adicionar e responder a sua pergunta , pq eles não vão nos albergues , eles ja foram procure sobre os incidentes em coolock, eles colocaram fogo no albergue . Abraço
alemanha e irlanda o povo vai so pelo salario mesmo, e olha que na irlanda nem ta compensando mais nisso pq o custo de vida é um absurdo, é maior q os EUA.
Completamente correto veja ontem na Alemanha um sujeito da Arábia Saudita com pedido de deportação por conta do governo alemão protetor de refugiados não o deportou e o cara jogou um carro numa feira matando 10 É ferindo dezenas.
Mas esqueceu de falar que este maluco, apesar de ser árabe, era apoiador da AFD e contra os muçulmanos. Então não se aplica ao que o autor do vídeo fala.
O curioso que ele fala destes imigrantes e o que fala, mas os irlandeses também eram vistos como ladrões, bebados e mafiosos quando emigraram para os EUA. Do mesmo jeito que hoje é visto o imigrante latino, africano e árabe.
Moro em Limerick e alem disso tudo muito bem explicado pelo Rafa, tem a questao de que os nanás sabem da impunidade que qualquer ato violento terá por dois motivos: 1) por serem em maioria menores de idade, ou seja, se o imigrante se defender e revidar, são eles que serao deportados e sofrem as consequências. 2) A ineficiência da Garda (polícia), que fecha os olhos pra tudo. Minha sogra, por exemplo, tem trabalhado este final de ano numa loja de artes no centro da cidade e o alarme de furto dispara sempre com nanas pegando as coisas e saindo correndo, e quando a garda é acionada eles dizem "epoca de natal voces sabem que é assim, nao tem o que fazer". A Irlanda cresceu nos ultimos anos, mas parece que nao caiu a ficha do governo irlandês que ao crescer, mais investimentos na segurança deveriam ser feitos. Ainda agem como se fosse uma colônia.
Moro há anooos na Irlanda, trabalho com isso - tenho mais de 200 alunos. NUNCA algum aluno meu sofreu com nanas. Nanas são como se fossem “favelados” no Brasil. Nem todo favelado é bandido, assim como nem todo nana é ruim. Nana é a pessoa que vive a margem da sociedade e vive de benefícios de governo. Muito deles não estudam e não vão pra escola e muitas vezes não tem uma visão ampla da vida e não se ocupam, pois o governo basicamente sustenta esse povo. Tenho vários amigos nanas (o nana não é só adolescente, ele tem várias idades); eles andam com a mesma roupa pra tudo e são desprezados pela própria Irlanda. Já vi MUITOS brasileiros respondendo as provocação dos nanas. Os nanas não trabalham e não estudam e ficam o dia inteiro na rua vadiando provocando QUALQUER pessoa (inclusive irlandeses). O que acontece é que MUITOS brasileiros caem nessas provocações e partem pra cima dos nanas, como eles tão em maioria, eles acabam vencendo no ataque. Mas atenção: nem todo nana é ruim. Nana é uma posição social e isso não define o tipo de pessoa que vc é.
Moro na Irlanda há 13 anos. Nanás são arruaceiros e não tem alvos definidos, porém se notarem estrangeiros eles vão preferir atacar. E seu ponto sobre a imigração foi perfeito! 👏🏻
Ou seja, assim como na Alemanha, tem muitos adolescentes e crianças soltas na rua sem supervisão. Isso também precisa mudar. Eles bebem, fumam e agridem pessoas na rua, mesmo que tudo isso seja proibido. Isso não é culpa de nenhum imigrante. É maldade, falta de educação, falta de supervisão, etc...
Ferrou então, Brasileiro tem cara de qualquer país do mundo, e a maioria deles nem sabem que falamos português, quiçá conseguiur difereciar ss línguas de outros paises!
Fala Rafael... vídeo bem bacana. Bom, vamos lá... eu resido em Dublin há 5 anos!!! Sobre os ataques do pessoal que entrega comida... eles as vezes (nanas), solicitam comida ... e estão esperando em 5 6 os entregadores para o ataque. Sobre os refugiados... de fato, os irlandeses estão revoltados pq acaba pegando as moradias que deveriam ser dos irlandeses. Milhares de irlandeses estão saindo do país, pq para os próprios irlandeses o custo de vida está muito alto. Destino preferido dos irlandeses?! Austrália, dubai, estados unidos e londres. Outro ponto importante para citar... o governo irlandês sustenta vários irlandeses que não querem trabalhar.... finge estar doente, para continuar recebendo o auxílio semanal para ficar em casa. Muitos para perturbar e atacar quem de fato, está trabalhando nas ruas. Trabalho no comércio exterior. Não tenho passaporte europeu. Consegui visto de trabalho. E aqui não é moleza não!! Poucos dias de sol no ano. Entretanto quem de verdade tem força de vontade e faz acontecer... é um bom lugar. Aluguel bem caro. Mercado ... top 3 mais caros da europa. Mas a grana é boa, ainda tem suas vantagens ficar por aqui. Diversos imigrantes, estão saindo e buscando outros lugares morar. Outro ponto, a segurança não é mesma, como anos anteriores.
Amigo qual vc acha que seria a renda minima para ter uma vida confortavel para uma pessoa solteira na irlanda? confortavel eu quero dizer poder morar sozinho ainda que seja uma moradia simples, poder fazer compras a vontade no merdado e sobrar um pouco para dar um rolezinho de vez em quando, tipo ir no restaurante 1x semana, poder comprar umas roupas etc... Quanto vc acha que seria o minimo pra ter uma vida assim? uns 2,5k vc acha que da pra viver de boa ou é pouco atualmente?
@marcopolo1765 cara talvez vc consiga algum studio, mas menos que 1 mil euros é difícil. Para essa qualidade de vida que vc diz ... acredito que 3 mil euros mensais.
Gente a Europa inteira está passando por um crise terrível, infelizmente deixaram as portas abertas a uma imigração descontrolada, hoje em dia estão pagando o preço!!
Atualmente moro em Dublin. Por enquanto não vivenciei nenhuma violência. É preciso ter cautela. (Infelizmente). Conheci seu conteúdo à alguns anos e estou por aqui pois teu conteúdo me ajudou a expandir minha visão sobre o mundo. Já conheci alguns lugares. Quando estiver por aqui deixe seus seguidores saberem. 😄
Voltei da Irlanda a quase 3 meses, não é uma vida tao simples, primeiro o trabalho, impostos altíssimos ou voce trabalha até no máximo 44 horas semanais ou não compensa ter um trabalho regularizado ganhando um pouco acima do mínimo. Empregos formais apenas com documentação, caso venha de estudante saiba que a vida não será fácil é trabalhar apenas 20 Horas por semana, garantir 1400 euros paga pagar aluguel, comer e sobrar uns trocados. Claro que comparado ao Brasil o que sobra com o poder de compra é muito melhor, porém ainda sim se for comparar aos demais países da Europa, o custo de qualquer coisa é mais alto, não sei se compensa o salário pela falta de opções do que fazer no País. Em relação a xenofobia, existe, mas por grande parte pela população pobre e drogada, pois trabalhei uma área chamada Castleknock que nem parece ser a mesma cidade do centro. Quem está mais perdido nessa questão é o imigrante legal, que é abusado por taxas, não tem serviços, paga caro por moradia e tenta ter uma vida que para se manter tem que passar no mínimo 14 horas fora de casa. Outra relação que não foi informada, mesmo sendo flexível a Irlanda tem regras mais duras em seu aeroportos em questão de imigração o que esta ocorrendo é que muitos imigrantes estão entrando por Belfest, que ainda faz parte do Reino Unido, porém não possui uma fronteira regular entre as Irlandas, que já tiveram diversos grupos como IRA tentando unificar.
CONSELHO... quer vir p Europa ou qquer local fora do Brasil. Tire o Brasil da cabeça.. respeite a cultura local, aprenda bem a lingua mostre como somos educados e alegres, coisa difícil de encontrar fora do Brasil.
18:43 a resposta para isso é a Igreja Católica. Enquanto a Irlanda está se afastando de sua origem católica a Polônia continua firme o orgulhosamente católica.
@@VitoriaSantos-z3l Sociedades coesas tendem a ter um forte fator que as mantem unidas e esse fator nao é apenas religião. Olha o Japão por exemplo, possuem uma cultura muito forte e seu passado é lembrado e comemorado. Na Europa esse fator é o cristianismo. Olha o estado do reino unido onde a igreja anglicana se implodiu, é um país que só piora a cada dia que passa. A identidade irlandesa sempre foi fortemente católica, a personalidade irlandesa mais conhecida é São Patrício, porém nos ultimos anos até o aborto foi legalizado. Já a Polônia está prosperando e se mantêm fortemente católica.
Resido a mais a quase 16 anos , violência sempre existiu , não vejo que é por causa da nacionalidade , a maioria desses casos são pq eles estão expostos ao se delivery qualquer um de qualquer país pode sofre esse tipo de ataque não e pq e brasileiro e pq tem bastante brasileiro fazendo esses trabalhos aí por final ficam mais expostos
Estive em Dublin em agosto. Fui pois penso em talvez mudar para lá, caso a situação do Br piore muito. (E estamos caminhando para isso..rs) Saindo de uma boate um garoto me abordou na rua. Eu estava com um amigo brasileiro que mora na França. Já sabendo dessa tendência dos Nanas, estava preparado e quando ele perguntou de onde eu era, disse ser Lituano. Sim, tenho cidadania Lituana. A minha sorte é que acho que o garoto não sabe que 90% dos Lituanos são loiros de olhos azuis...eu tinha pintado o cabelo de loiro, apesar disso...rs Se precisasse, mostraria o ID e ficaria td bem! Ele até que foi "simpático" e se afastou. Quando meu uber chegou, vi ele arrumando confusão com outra pessoa que acredito que tenha dado a resposta que ele "queria", para justificar tal covarde atitude. Lamentável , mas pelo que percebi, eles não mexem com cidadaos europeus, afinal, isso poderia gerar um problema diplomático na comunidade europeia e acho que eles devem saber disso. Então por segurança, achava melhor ter esse tipo de conduta. E parece que funcionou.
Eu já sabia,o senhor tinha que culpar os negros..😂😂😂😂
Interpretação QI 83. Nanas não são negros. Argelinos, afegãos, etc tb não. Políticos promovendo censura tb não são negros. Alguns refugiados podem ser, mas o problema não é a cor da pele. Não vejo esses problemas em Botswana
Sempre tem um esquerdista pra apelar ao drama e vitimismo ao invés de rebater os argumentos do video.
eita ta bom né
Acho que um QI 23 desse aí se Stalin, CheGuevara ou Hitler estivessem ainda vivos eram capazes de lamber suas botas mesmo depois de suas cabeças estarem cortadas no chão. Hoooo povo energúmeno!
Fico assustado com a "burrice tóxica" de alguns. Qualquer hora vou dizer que gosto do Charlie Chaplin e serei cancelado porque algum "burro tóxico" o confindiu com Hitler.
Uma curiosidade que pouca gente menciona sobre os nanás : eles nao atacam só imigrantes ,eles atacam irlandeses tambem , já ouve relatos deles fazendo esses ataques a idosos e mulheres por exemplo.
Tive um conhecido que morou na Austrália que ja conheceu irlandeses que foram embora da Irlanda para lá devido a essa questão dos nanás.
Exatamente, os nanás são uma for de cabeça pra todo mundo, o governo tem removido os prédios de moradia popular do centro de Dublin pra bairros mais afastados pra diminuir a presença e a concentração deles. A Irlanda agora tá enfrentando a fuga de jovens, segundo os próprios dados do governo em 2024 mais de 90 mil jovens com até 24 anos de idade imigraram pra Austrália em 2023. Jovens europeus tem direito ao Holiday Work Visa de 1 ano para trabalhar e morar na Austrália por um ano, enquanto isso podem aplicar para um visto de trabalho ou ingressar num curso técnico ou universitário quando prazo expira.
Ano passado um Canadense quase morreu, eles realmente atacam de graça e não é só imigrante.
Acontece, mas é bem raro!!! O foco deles são literalmente quem não são irlandeses rs ... logo os famosos imigrantes :(
@@felipeafonso1172 verdade, os imigrantes ainda são o principal foco deles para ataque ,mas achei interessante citar essa experiência.
Atacam se for homossexual ou de esquerda. Pois a maioria deles são extremistas de direita
Moro na Irlanda 🇮🇪 por 17 anos.
Morei todo esse tempo no interior, nunca presenciei violência na Irlanda, mas acompanho as notícias de amigos que moram em Dublin, muita violência por lá.
Assino em baixo
Adriano, qual a cidade que você mora?
@@905654 moro em Donegal
Exatamente, moro em Galway a 3 anos, nem eu e nem minha família passamos por situações parecidas com as que vemos nos noticiários, parece que eu vivo em uma Irlanda totalmente diferente, não tenho oque reclamar.
Cara vc está coberto de razão, estou aqui na Irlanda há quase 2 anos e a reclamação dos Irlandeses é sempre sobre os refugiados que recebem ajuda do governo e não trabalham.
Os Irlandeses são um povo muito bom, é muito fácil fazer amizade com eles, são sempre muito educados mas como em todo lugar existem pessoas ruins
Para eles você é a mesma coisa d.eum refugiado. Já que os brasileiros atacados não eram refugiados, apenas estrangeiros.
@@playercasual7113 cara... Uma vez eu me perdi no meio da estrada da Irlanda e dois irlandeses pararam o carro e disseram que iriam me levar até onde eu ia. Gente boa demais. No começo achei que eles iriam me matar... Kkkkkk
Tenho duas filhas aí também, ano passado fui passar três meses aí e achei muito educados mesmo, tanto que não sei inglês, mas saia sozinha sem medo, e só entendia " thank you e sory 😂😂😂😂
Até a polícia ataca imigrantes na Irlanda, o filho do prefeito da minha cidade sofreu esse ataque. O brasileiro João Henrique Thomaz Ferreira, de 23 anos, foi atropelado em Dublin, na Irlanda, no sábado (28) por um carro da Garda, a polícia local. O jovem foi atingido quando estava em pé à beira de uma rodovia, no acostamento. Ele foi imprensado contra o guard rail e teve a perna direita esmagada.
e foi assim que o joseense finalmente descobriu o nome do atual prefeito
@leonardomilanezdacunhaprad2619 um joseense desinformado sim, foi desta forma mas para grande parte da cidade que o reelegeu, não.
Do nada sem motivo algum? Como sabem q somos Brasileiros só de olhar p cara?
@@GoodWitch. sugiro que leia a reportagem. 👍🏽
@@felipesjc2784 Exatamente desse rapaz atropelado pela polici@ q estou perguntando?
Eu moro na irlanda a 9 meses, acordo muito cedo apra trabalhar, moro na principal rua no centro, a 2 meses atrás, estava esperando o Luas(trem) as 6 da manhã para ir para o trabalho, estava no ponto, estudando com o celular na mão, do nada alguém me deu um soco no olho e correu, nem tive tempo de reação, e chamar a garda é perca de tempo
E por incrível que pareça, a minutos atrás alguém atropelou 2 nanas aqui na rua porque estavam de fulia com uma escutar elétrica, e um deles quebrou o retrovisor do carro
Esse é o principal problema aqui, muitas drogas nas ruas também
Tem o quarto problema a polícia na Irlanda é praticamente inexistente é uma piada
A Garda é realmente figura decorativa mesmo!
Quando vc dá uma surra nesses nanás eles aparecem rapidinho
Vivo na Irlanda há 8 anos, a situação de xenofobio contra brasileiros sempre existiu, mas anos atras tacavam “apenas” ovos e no maximo batatas. Agora, a situacao esta insustentavel! Viver no centro é perigosissimo. Muito triste ver um lugar que me deu muitas oportunidades piorar tanto, nao me sinto seguro e isso sem falar dos nao documentados.
Detestei esse pais povo nogento
Agora, está tudo em crise!
Há que poupar a comida!
@@quebrando_mitospoupar comida? Tá na hora de meter o pé da Irlanda. Esse país tá mais perigoso que o Rio de janeiro...
Mas porquê tem essa xenofobia contra brasileiros na irlanda, eu sempre achei que os irlandêses gostavam de brasileiros...
@@ghiiifanypq eles são pardos e segunda classe. Acham. Europeus ou cidadãos superior . Mas lá são classificados como cidadoes de segunda classe que trabalha em subemprego. Mesmo que acontece com negros e nordestino no Brasil.
Olá!Minha filha mora na Irlanda com a família ,estão bem,não foram incomodados por ninguém!O que acontece por aí,é que os nanás,implicam e atacam qualquer um,até pessoas da própria nacionalidade!A Irlanda ,precisaria agir contra esse agressores!Meu genrinho os filmou , atacando policiais,vão vendo😮.Mas a maioria sao boas pessoas,por ex;minhas netas foram super bem recebidas no colégio ,e tudo está indo bem!
Seus comentários são ótimos,parabéns!
Ele está falando dos nanas, portanto ele está certo, não entendi seu comentário.
@@ariemeperez6319 Ele fala, mas entendo que ele meio que "defende" a atuação deles devido ao fato de ser contra os refugiados e estes refugiados fazerem o mal, tendo benefícios e que não pode falar deles, etc.
Esse UA-camr, o Rafael, na minha opinião tem tomado um lado assim meio esquisito, meio puxando p/ o da extrema direita, hj todo mundo tá vivendo em suas proprias bolhas, talvez haja público p/ esse tipo de midia.
Eu assisti o video da DW q ele incluaive menciona, não vi nada de errado, queria o q que a DW metesse a lenha nos refugiados? Claro q não é por aí afinal eles são uma rede alemã respeitada.
Concordo com você Rafael, o povo irlandês é muito de boa, simpático, amigável. Moro aqui há mais de um ano, em Galway.
Cara, moro na Irlanda tem 3 anos e em Cork. Nunca tive nenhum problema com nenhum Irlandês, nada de ovada ou agressão. Realmente isso acontece na Irlanda toda. Eu nunca trabalhei de Deliveroo e nunca tive problema com isso. Mas realmente se for rider a maioria dos nanás sabem que são br e causam demais. É triste ver pq sempre acaba em pizza
QUANDO UM IMIGRANTE MATAR UM IRLANDES AI VAO ACORDAR 😮
Rola muito em Limerick e Galway esses ataques ?
Geralmente quando ouço é mais Dublin e Cork ,raramente vejo outras cidades, mas não sei.
@@galocego974, moro em Galway, há mais de um ano, e aqui nunca ouvi falar a respeito. Sei apenas dos casos de Dublin e Limerick.
@@anacavalcante6111 obrigado, realmente de um tempo pra cá ouvi mais casos em Limerick do que Cork mesmo.
Eu tbm moro aqui em cork a mais de 2 anos e dificilmente presenciei casos do tipo. O “interior” realmente chega a ser mais amigável. Mas de uns tempos pra ca comecei a ver muita gangue de adolescentezinhos pentelhando em restaurantes e lojas q vendem vape.
Cara, parabéns pelo seu conteúdo, ganhou mais 1 seguidor!
Conteúdo dele é top.😊
Aqui na Irlanda é muito inseguro. Os filhos dos irlandeses atacam os imigrantes. Muito perigoso para entregadores de moto ou bicicleta. Em 2020 teve o caso do Thiago Cortes. Ele era entregador e foi autropelado propositalmente e morreu. A justiça da Irlanda é péssima. Nada fazem. Meu filho já escapou destes meninos. Estamos aqui ainda só pq meu filho está no último ano da faculdade. Mas assim q se formar irá buscar emprego fora daqui. Há na cidade lugares mais perigosos. O centro da cidade é perigoso principalmente no fim da tarde e noite. E tb em várias regiões do norte da cidade de Dublin. A cidade ê dividida no meio pelo rio Liffey. Parte norte e sul. Parte sul é mais calma exceto na região de Dublin 8. Há vários e vários casos de violência. A chamada Garda, polícia daqui, nada fazem, pois são atados pelas lei. A maioria dos infratores são menores de idade. Enfim. Há uma moda de vir para a Irlanda. Eu não vejo a hora de ir embora. Meu conselho de mãe e vó é: não venham. Também pq Dublin está entre as 3 cidades mais caras da Europa por causa do valor dos aluguéis e os chamados landlords abusam muito dos estudantes pq chegam aqui inocentes com o sonho europeu e alugam casas sem contratos e depois é muita dor de cabeça. Quando cheguei aqui em 2020 estava no auge dos ataques. Vi o caso de um ataque a uma moça oriental, pegaram a bicicleta dela e empurraram ela no rio. Há o caso do rapaz entregador q foi defender o amigo usando um canivete e acabou matando um menino. O entregador está preso até hoje. Eles atacam não por serem refugiados, mas apenas por serem imigrantes.
Uau. Parece tão perigoso quanto o Brasil.
UP
Infelizmente a crença de que existe purgatório, a indulgência é o resultado da .....
Dublin talvez seja a pior capital da Europa. É uma cidade pequena, superlotada, a cidade não comporta o número de pessoas que vivem ou trabalham na cidade. Enfim, concordo que seja uma capital insegura, mas não acho que a Irlanda de modo geral seja perigosa, muito pelo contrário. As cidades do interior são bastante seguras.
Tem um ou outro knacker, mas o problema maior são os travellers.
Fala Rafael, eu sou o rapaz do vídeo
perfeita colocação sobre o tema..
Moro em Dublin há 8 anos e depois da pandemia essa cidade mudou completamente. Essa semana mesmo estávamos procurando alguém pra vir morar com a gente pois um dos inquilinos vai sair e quando fiz um anuncio no facebook eu somente recebia mensagens de pessoas que vieram de países islâmicos. Agora, talvez alguns deles estejam aqui legais ou ate possam ser boas pessoas mas eu prefiro não arriscar.
Oque acha de dividir a casa com outros brasileiros? tem experiencias ruins nesse sentido? Estou planejando fazer intercambio em Dublin, ate tenho condiçao de alugar uma casa sozinho mas estava pensando em dividir com alguem pra economizar um pouco, porem ouvi varios relatos de brasileiros que tiveram muitos problemas morando com outros BR, entao sei lá, estou em duvida, voce recomendaria dividir casa com outro BR?
Mostrou que está fazendo o mesmo PREconceito que você deve ser tratado.
Você está praticamente a mais pura forma de xenofobia. Eu moro no Canadá e meus melhores amigos são muçulmanos, tem famílias e valores maravilhosos, moro com um islâmico.
@@waldogribel2266 ah, claro! Vai la adotar os islâmicos entao!
@@VitorSilva-pj2nlnão é pq seus amigos são bons, que os demais serão tb
MUITO interessante sua abordagem!
Vivendo e aprendendo✨️🍀🙏
Vc está certíssimo, a Europa está se auto-destruindo. Muito triste!
Lembremos que a DW é uma TV de origem alemã, então vai dar mais ênfase ao modo de pensar alemão. E pensar que a Irlanda sofreu na mão da Inglaterra por anos, e as pessoas que saíram de lá pros EUA sofreram preconceito, especialmente no fim do século XIX.
Meus comentários estão sendo ocultos ou apagados de canais de esquerda e canais jornalistas. E não comento nada errado, as vezes coloco apenas " oi " e volto lá depois de um tempo e o comentário não existe mais.
Até CMG acontece, parece que o UA-cam sabe quem é de Esquerda e de Direta 😂
@Fernanda_055 Não tem outra explica kk vou processar eles
Os meus tbm mais nos canais é de Direita, então a censura já chegou p todos graças ao Imperialismo do Xandaquistão🥚
E o meu te respondendo já foi apagado tbm😢
Bem Vindo ao Reinado do 🥚🤴
😢 teve um cara que perdeu a perna 🦵
Foi mesmo.
Infelizmente que tristeza .😢
Rafael como sempre preciso, consciente e preciso
Concordo plenamente.
Olha isso realmente acontece mas como vc falou mais em cidades grandes Dublin, Cork e Limerick. Eu moro em uma cidade bem pequena no interior e aqui nunca houve este tipo de problema. Este problema não é exclusivo da Irlanda tem em todo lugar da Europa e mundo.
Estava pensando em ir pra irlanda, que pais seria melhor pra uma pessoa que está querendo ir daqui há uns 5 anos? Sou mulher e tenho 19... Parece que todos os países europeus estão complicados para imigrantes agora, e nos EUA parece IMPOSSÍVEL de se legalizar...
Pelo que estou vendo aqui, Itália e Escócia ou mais p o Norte se tu gostar de frio, minha 1 opção é Itália mesmo, estou no mesmo caminho que o teu, Boa Sorte 🍀
Sugiro que você vá para a Nova Zelândia, pois lá não há xenofobia contra os brasileiros e é um país ótimo. Vá legal, respeitando as regras de imigração e você será muito bem sucedida!
@@raisatainan pelo que vi estudar lá tá saindo muito caro, curso de inglês de um ano + a comprovação financeira estaria saindo atualmente mais de 160 mil reais...
@@GoodWitch.Itália tem salário mínimo baixo, taxa de desempregado alta, muito imigração da África, norte é mais rico e desenvolvido do que o sul, obrigatório saber falar italiano e raramente oferece oportunidade de visto de trabalho. Recomendo pesquisar se tem ascendência italiana porque consegue cidadania italiana. Escócia pertence ao UK que não faz mais parte da UE, sociedade altamente homogênea, o Scottish accent é muito forte e pode ser uma barreira, poucas oportunidades de emprego e visto de trabalho só pra profissionais Critical Skills.
Moro na Irlanda desde 2018, as coisas mudaram muito depois da pandemia. É ótimo que impressa esteja dando visibilidade a esses casos de violência para pressionar as autoridades a tomar alguma ação. Moro na capital Dublin e não se compara o nível e o tipo de violência daqui com a do Brasil. Ainda me sinto seguro aqui, mesmo morando no centro.
Morei na irlanda por 1 ano e 4 meses, e durante esse periodo vi e ouvi muitas situações desagradáveis com imigrantes, os irlandeses no geral são pessoas maravilhosas mas infelizmente so vem crescendo esse tipo de ataques contra imigrantes por lá
A questão é, tem pessoas agredindo imigrantes, tem imigrantes agredindo nativos e turistas, ok, o problema permanece. Se tornou um lugar tão inseguro quanto a outros.
Grande análise! Concordo com você!
Eu moro aqui em Cork há 8 anos e graças a Deus nunca fui vítima de violência, porém como boa brasileira procuro não dar asa pra cobra, evito certos lugares e só saio a noite acompanhada. Em geral o povo irlandês eh amigável, muitos desses q fazem essa baderna são parte de uma população desocupada que muitos se não todos vivem de pensão do governo, que mesmo os irlandeses se indignam com a omissão da polícia, da justica e do governo que no fazem absolutamente nada pra dar conter esses criminosos.
Parabéns pelo vídeo, tenho um amigo brasileiro músico que mora atualmente na Irlanda,não tenho conversado com ele nesses dias.
Conseguiu conversar com ele?
Ótimo esclarecimento !
Morei sete anos na irlanda onde 5 foi atendendo o publico e me pos graduei la. Mas sai em 2020. Cara o racismo e a xenofobia estava surreal naquela epoca.
Eu nem imagino como esta agora. Este e o pior momento para ir para Europa. LEMBRADO que se voce mora a um ou dois anos e nao fala ingles dificilmente voce ira perceber os probelmas sociais que existem no pais. Normalmente a galera que sente isto na pele sao as pessoas que ja estao inseridas ou estao se inserindo na sociedade Irlandesa/Europeia.
Voce entende as indiretas, as reclamacoes, os xingamentos a voce e a terceiros. E ate ameacas. Fui atacado apenas uma vez pelos Nanas em D9 mas boa parte da galera me conhecia e pediram para me liberar. Me jogaram no chao e pediram para ver meu celular. Mas ja vi varios casos tristes de xenofobia, racismo e agrecao que voce nem imagina.
Gente, QUE MENTIRA.
Moro aqui, trabalho com publico e coicidentemente moro em D9 (Santry), nunca sofri nenhum tipo de xenofobia, tratar com o publico inevitavelmente é complicado, na Irlanda ou no Brasil e eu posso garantir que no Brasil é 10x pior.
@@Mslavigne então tá bom. Você é dona da verdade 😂
Mentira, moro aqui ah muito tempo e não tem nada disso
@@ProSimplesvocê quem tá querendo lacrar irmão, injustiça com a grande maioria dos irlandeses!
Cheguei na Irlanda em junho 2023. Mas como não estou em Dublin, não tenho esse tipo de experiência de xenofobia contra brasileiros. Agora com relação aos refugiados aqui na região que estou Co Sligo, é super verdade. E ataque de Nanas aqui tbm não vi nenhum nesse período
A Irlanda e o mundo precisa de Jesus.🙌🙌
Concordo contigo. A Irlanda não tem esta dívida histórica!
Eu moro aqui faz praticamente 10 anos e posso dizer que a mídia tradicional mente e omite muita coisa, é totalmente tendenciosa.
Infelizmente é tudo, planejado e se pode fazer nada.😢
É so continuar elegendo esse tipo de políticos com essas pautas esdrúxulas. Manter uma democracia é complicado.
Rafael, você já foi pra Bélgica? Gostaria de saber um pouco sobre esse país.
Acho que deve também estar passando pela mesma situação dos outros países da Europa né?
Lugarzinho horrivel... em 15 anos restará somente escombros do que foi no passado.
Bélgica está repleta de potenciais terroristas islâmicos.
morei por lá os nanas é um reflexo da falta de casas aluguéis muito caros e eles acham que os imigrantes estão pegando o trabalho deles sim tem esse caso com os refugiados mas os manas não mexem com eles
Interessante por que não mexe com eles ?
Todos devem trabalhar, nao apenas os imigrantes Rafael....
Sim, essa materia da DW seguiu a "agenda".
O DW sempre segue
Não há NENHUM erro na reportagem. Nenhum
@@larissaalmeida1208, não é sobre o que foi dito, é como eles dizem... Isso faz total diferença.
Parabéns pelo trabalho e pela coragem, Rafael.
Os brasileiros queixam -se tanto de racismo, xenofobia. Em Portugal, Irlanda, França etc então porque não ficam simplesmente no seu país. Mudar de vida, crescer , não significa necessariamente mudar de país. Muitas vezes é mudar de mentalidade, estudar lei da atração, abrir um negócio próprio, etc .O Brasil tem tudo pra ser um país bem sucedido porque ao invés de imigrar não tentam fazer a diferença no próprio país.
Brasil faliu moça, acabou pra nós
@@TheBahianoP1k não percebi.
@@vaniapereira1087 kkk dollar a 7 e litro de gas a 11 kkk vc pode ser milionária ai a conversa é outra
A Europa precisa se cuidar
Eu moro no interior a 18 anos na Irlanda. Mas faz mais de 5 anos que não vou a Dublin. Pois eu tenho medo. Pois sempre vejo caso de violências no telejornal.
Porém quais são imigrantes que são agredidos?
@VitoriaSantos-z3l pelo que vejo na TV. Eles agridem qualquer pessoa qualquer e nacionalidade. Como existe um número grande de brasileiros em Dublin. Então sofrem mais.
Posta mais vídeos sobre a Polônia por favor
Vai pra la 😆😅
@@arianabel5510eu vou,ainda mais que lá tem muitas ucranianas que são belas mulheres
Deixei meu relato sobre meu tempo na Europa, na Irlanda. O custo da moradia é absurdamente alto.
O bagulho é virar refugiado e morar de graça
Desafio vc a desmascarar então um canal de brasileiro na Irlanda que continua fazendo conteúdos referente a Irlanda como se estivesse tudo ok por lá...como se ainda fosse uma alternativa positiva.
O lado bom eu sei que tem (poder de compra é um deles)... a questão é que o lado negativo tem aumentado muito, enquanto o lado positivo estagnou/diminuiu....
Q Canal é esse??
@@GoodWitch. N lembro o nome. Mas sou inscrito, se eu me engano. Se der a sorte de eu ver o nome e lembrar de te falar eu volto aqui pra falar tmj
Tem um podcast de brasileiros na Irlanda, acho que o nome é Bolder. Pelo que vi de algumas entrevistas, irlandeses são complicados mesmo. Mas há histórias de sucesso também.
Mesmo concordando que a Irlanda não é a mesma de 6 anos atrás, ainda está muito longe da violência que temos no Brasil. Problemas existem em qualquer lugar, independente do país, acredito que o problema da Irlanda é exatamente a falta de punição, leis brandas que fazem as pessoas se sentirem à vontade para cometer crimes. Esse aumento da violência não é somente contra imigrantes e sim no geral, mesmo assim me sinto à vontade em sair às 3 da manhã e caminhar com o cachorro sem medo algum, será que no Brasil isso seria possível? Provavelmente não.
Eu estava pensando em fazer intercâmbio na Irlanda ano que vem porém desisti não só pelos nanas mas principalmente pelos preços dos aluguéis e o problema de ter que dividir casa com outras pessoas
Tem outros lugares pra ir. Irlanda foi otimo até a pandemia
Mesmo sendo eu um cara de esquerda, com orgulho, eu gosto muito do seu trabalho. É importante a gente conhecer vários pontos de vista, e você traz informações úteis que a mídia corporativa não mostra. Parabéns e um Feliz Ano Novo.
O Rafael Scapella explica bem as coisas, mas acontece que as pessoas que antes tinham dois NEURÔNIOS e hoje possuem um NEURONIO não entendem ou vão contra ele.😊
Oie!
Gostei muito de conhecer seu canal bora falar da scandinvia?
Também se entregou total para a “agendinha “
Noruega é um país woke mas que ainda sim é maravilhoso para se viver
O problema é que eles atacam os brasucas,que tem lá os seus problemas,mas deixam o caminho livre para povos que querem realmente destruir o local que os recebe.
É bem isso mesmo.
E como sabem q somos brasileiro só de olhar p cara na rua?
Eles vão em qualquer imigrante, não necessariamente brasileiro@@GoodWitch.
@@KAISER56737 E como saber se tu tiver de boca fechada?
Eles não atacam só brazucas. Atacam qualquer um que pareça imigrante
Meu irmão tá lá vai fazer 1 mês ele disse que até agora tá uma maravilha entre altos e baixos.
Eu moro em Londres em SW e morava do lado de uma senhora Irlandesa, mas todos os netinhos dela viam quase todos os dias na casa dela, a casa dela parecia um clube de adolescentes irlandeses, eu tive tanto problemas com estes adolescentes que batiam na minha porta, janela, jogavam pedras, prego,ovo e ate cuspe.
Foram 6 anos de pesadelo, tive que me mudar de apartamento, roubaram um carro de um amigo, furaram o pneu da minha bicicleta duas vezes (que estava na minha varanda), quase que atacaram um amigo que veio de Amesterdam me visitar, com todas estas experiencias eu nunca iria viver e nem visirtar a Republica da Irlanda.
Fui envolver a policia o que foi pior, nao tem geito...parece que e uma tradicao na cultura Irlandesa, com a imigracao aumentando estes ataques vem piorando, os Nickers/Nanas sempre houve na cultura Irlandesa e por isso a policia nao faz nada, assim eles "protegem" a Irlanda.
Fake news
@@peterson.R Ele repete essa história, há pelo menos um ano...🤣
@jabuca1263 a irlanda e um dos paises mais seguros do mundo
Mentira
@@peterson.R mentira
Vc e mt sabio🎉🎉🎉🎉🎉n critico nada vc ta certo ..so admiro mt vc
Parabéns pelos vídeos. Acho você uma pessoa sensata e equilibrada nas suas colocações. Sou imigrante também, só que nos EUA e entendo perfeitamente quando você diz que existem imigrantes e imigrantes. Aqui, trabalho honestamente e pago os impostos do país e não me envolvo com problemas criminais. Realmente, acho que este tipo de imigração que você mencionou, os “refugiados “ , apesar de não serem todos, pois ainda acredito ou espero ter alguns com boas intenções , são realmente prejudiciais para a sociedade europeia! Parabéns!!
Parabéns pelo video... É a pura verdade o que vc disse... A Irlanda era muito pobre antes, e não tem essa divida .
Por qual motivo eles são denominados de "Nanás"?
De onde veio este nome?
vem de knackers, apelido para, vagabundos, trombadinhas, etc
Tbm queria saber.
Talvez igual aos brasileiros nem nem
Nem trabalho
Nem estuda
Na na deve ser referência a língua inglesa
Vem do termo “Knackers”. Os br chamam de nana pra não falarem knackers e ficar mt óbvio pros Irlandeses. Já que é algo bem ofensivo para eles
Knackes são matadores de cavalo. Que vendem carne de cavalo. É isso mesmo que significa naná?
Sempre teve isso, as pessoas ampliam isso 10 vezes. A globo ate diz extrema direita e nem nada tem haver
16:53 O cara falar isso estando em Duque de Caxias, um lugar onde meu primo estava em um bar e resolveu falar mal da milícia... Adivinha o que aconteceu com ele depois disso?
Qualquer semelhança com Eca do Brasil não é méra coincidência 😂
Moro aqui. È bem isso. Mas ainda è mais seguro que qualquer lugar do Brasil.
O Brasil não é só Rio de Janeiro e São Paulo. Achar que o nível de violência do Rio de Janeiro se estende a todo Brasil é uma generalização absurda.
@@avnereriksena Irlanda não é só mais segura do q SP e RJ. É mais segura do que QUALQUER LUGAR do Brasil sim. O Brasil é um dos países mais perigosos do mundo. Não tem como comparar o que acontece na Irlanda com o Brasil. A violência é ínfima comparada ao nosso país.
@@avnereriksen blz, agora me fala alguma cidade no Brasil que tenha 0.88 homicídio por 100k habitantes? Na Irlanda você pode ser qualquer horário do dia pra caminhar, já no Brasil?
@@foxxmasters88com todos esses casos a taxa da irlanda ainda é tão baixa? hom1c1dio nao e a única coisa que deve ser levar em conta, e os ataques v1olentos, estu...., ass@ltos, atropelamentos int3ncionais etc
@@foxxmasters88moro numa cidade segura no Brasil, não trocaria aqui pela irlanda, so por um pais seguro de vdd q não tem esses casos absurdos recentes
Eu moro aqui a 12 anos e nunca tive problemas Com relação a isso. Excelente vídeo uma boa análise . Para adicionar e responder a sua pergunta , pq eles não vão nos albergues , eles ja foram procure sobre os incidentes em coolock, eles colocaram fogo no albergue .
Abraço
alemanha e irlanda o povo vai so pelo salario mesmo, e olha que na irlanda nem ta compensando mais nisso pq o custo de vida é um absurdo, é maior q os EUA.
Alemanha parece ser um país bem da hora
@@AngeloFSPera... atualmente tá complicado, fora q alemão e um idioma deprimente
Tudo que você falou a verdade!
Completamente correto veja ontem na Alemanha um sujeito da Arábia Saudita com pedido de deportação por conta do governo alemão protetor de refugiados não o deportou e o cara jogou um carro numa feira matando 10
É ferindo dezenas.
Mas esqueceu de falar que este maluco, apesar de ser árabe, era apoiador da AFD e contra os muçulmanos. Então não se aplica ao que o autor do vídeo fala.
O curioso que ele fala destes imigrantes e o que fala, mas os irlandeses também eram vistos como ladrões, bebados e mafiosos quando emigraram para os EUA. Do mesmo jeito que hoje é visto o imigrante latino, africano e árabe.
Moro em Limerick e alem disso tudo muito bem explicado pelo Rafa, tem a questao de que os nanás sabem da impunidade que qualquer ato violento terá por dois motivos: 1) por serem em maioria menores de idade, ou seja, se o imigrante se defender e revidar, são eles que serao deportados e sofrem as consequências. 2) A ineficiência da Garda (polícia), que fecha os olhos pra tudo. Minha sogra, por exemplo, tem trabalhado este final de ano numa loja de artes no centro da cidade e o alarme de furto dispara sempre com nanas pegando as coisas e saindo correndo, e quando a garda é acionada eles dizem "epoca de natal voces sabem que é assim, nao tem o que fazer". A Irlanda cresceu nos ultimos anos, mas parece que nao caiu a ficha do governo irlandês que ao crescer, mais investimentos na segurança deveriam ser feitos. Ainda agem como se fosse uma colônia.
Excelente!!!👏👏👏👏👏👏
Moro há anooos na Irlanda, trabalho com isso - tenho mais de 200 alunos. NUNCA algum aluno meu sofreu com nanas. Nanas são como se fossem “favelados” no Brasil. Nem todo favelado é bandido, assim como nem todo nana é ruim. Nana é a pessoa que vive a margem da sociedade e vive de benefícios de governo. Muito deles não estudam e não vão pra escola e muitas vezes não tem uma visão ampla da vida e não se ocupam, pois o governo basicamente sustenta esse povo. Tenho vários amigos nanas (o nana não é só adolescente, ele tem várias idades); eles andam com a mesma roupa pra tudo e são desprezados pela própria Irlanda. Já vi MUITOS brasileiros respondendo as provocação dos nanas. Os nanas não trabalham e não estudam e ficam o dia inteiro na rua vadiando provocando QUALQUER pessoa (inclusive irlandeses). O que acontece é que MUITOS brasileiros caem nessas provocações e partem pra cima dos nanas, como eles tão em maioria, eles acabam vencendo no ataque. Mas atenção: nem todo nana é ruim. Nana é uma posição social e isso não define o tipo de pessoa que vc é.
Moro na Irlanda há 13 anos. Nanás são arruaceiros e não tem alvos definidos, porém se notarem estrangeiros eles vão preferir atacar. E seu ponto sobre a imigração foi perfeito! 👏🏻
concordo com vc em partes, tem coisa que eu não vejo da mesma forma.
Ou seja, assim como na Alemanha, tem muitos adolescentes e crianças soltas na rua sem supervisão. Isso também precisa mudar. Eles bebem, fumam e agridem pessoas na rua, mesmo que tudo isso seja proibido. Isso não é culpa de nenhum imigrante. É maldade, falta de educação, falta de supervisão, etc...
Bem feito. Lugar de brasileiros é no Brasil.... e que fiquem por la!!!!
vai ovelha! hahaha
Papo de gado chato, o brasileiro sai do br pra fazer sua carreira e não por desgosto do pais nativo
Ferrou então, Brasileiro tem cara de qualquer país do mundo, e a maioria deles nem sabem que falamos português, quiçá conseguiur difereciar ss línguas de outros paises!
Nem sempre brasileiro tem sim um fenotipo
Pros europeus a língua que falamos é brasileiro
@@vitolucasmartins4966verdade
Graças a Deus passei bom tempo lá este ano e nunca fui hostilizado, pelo contrário. Mas realmente está difícil lá.
Fala Rafael... vídeo bem bacana.
Bom, vamos lá... eu resido em Dublin há 5 anos!!! Sobre os ataques do pessoal que entrega comida... eles as vezes (nanas), solicitam comida ... e estão esperando em 5 6 os entregadores para o ataque.
Sobre os refugiados... de fato, os irlandeses estão revoltados pq acaba pegando as moradias que deveriam ser dos irlandeses. Milhares de irlandeses estão saindo do país, pq para os próprios irlandeses o custo de vida está muito alto. Destino preferido dos irlandeses?! Austrália, dubai, estados unidos e londres.
Outro ponto importante para citar... o governo irlandês sustenta vários irlandeses que não querem trabalhar.... finge estar doente, para continuar recebendo o auxílio semanal para ficar em casa. Muitos para perturbar e atacar quem de fato, está trabalhando nas ruas.
Trabalho no comércio exterior. Não tenho passaporte europeu. Consegui visto de trabalho. E aqui não é moleza não!! Poucos dias de sol no ano. Entretanto quem de verdade tem força de vontade e faz acontecer... é um bom lugar.
Aluguel bem caro.
Mercado ... top 3 mais caros da europa.
Mas a grana é boa, ainda tem suas vantagens ficar por aqui.
Diversos imigrantes, estão saindo e buscando outros lugares morar.
Outro ponto, a segurança não é mesma, como anos anteriores.
Amigo qual vc acha que seria a renda minima para ter uma vida confortavel para uma pessoa solteira na irlanda? confortavel eu quero dizer poder morar sozinho ainda que seja uma moradia simples, poder fazer compras a vontade no merdado e sobrar um pouco para dar um rolezinho de vez em quando, tipo ir no restaurante 1x semana, poder comprar umas roupas etc...
Quanto vc acha que seria o minimo pra ter uma vida assim? uns 2,5k vc acha que da pra viver de boa ou é pouco atualmente?
@marcopolo1765 cara talvez vc consiga algum studio, mas menos que 1 mil euros é difícil. Para essa qualidade de vida que vc diz ... acredito que 3 mil euros mensais.
Isso acontece só na República da Irlanda ou acontece na Irlanda do Norte pertencente ao Reino Unido? Alguém sabe me dizer?
Gente a Europa inteira está passando por um crise terrível, infelizmente deixaram as portas abertas a uma imigração descontrolada, hoje em dia estão pagando o preço!!
Infelizmente é verdade. 😢
Ue agora podem sonhar com botswana 😮😮😮😅 aqui tá bom
Sim, mas...
1- seu perfil é fake
2 - você não mora em Botswana
EU MORO NA IRLANDA - CORREÇÃO: NÃO SÃO ADOLESCENTES, SÃO HOMENS, MAIOR DE IDADE!!! TEM NADA A VER COM ADOLESCENTES!!!
Ter filhos hoje em dia, em um mundo desse, é a atitude mais cruel, mais egoísta, mais canalha que existe.
O erro da Irlanda foi se separar do Reino Unido!
Atualmente moro em Dublin. Por enquanto não vivenciei nenhuma violência. É preciso ter cautela. (Infelizmente).
Conheci seu conteúdo à alguns anos e estou por aqui pois teu conteúdo me ajudou a expandir minha visão sobre o mundo. Já conheci alguns lugares.
Quando estiver por aqui deixe seus seguidores saberem. 😄
Essa é o melhor garoto propaganda da Incider 🎉
Manda mais vídeos. 👍
Voltei da Irlanda a quase 3 meses, não é uma vida tao simples, primeiro o trabalho, impostos altíssimos ou voce trabalha até no máximo 44 horas semanais ou não compensa ter um trabalho regularizado ganhando um pouco acima do mínimo.
Empregos formais apenas com documentação, caso venha de estudante saiba que a vida não será fácil é trabalhar apenas 20 Horas por semana, garantir 1400 euros paga pagar aluguel, comer e sobrar uns trocados. Claro que comparado ao Brasil o que sobra com o poder de compra é muito melhor, porém ainda sim se for comparar aos demais países da Europa, o custo de qualquer coisa é mais alto, não sei se compensa o salário pela falta de opções do que fazer no País.
Em relação a xenofobia, existe, mas por grande parte pela população pobre e drogada, pois trabalhei uma área chamada Castleknock que nem parece ser a mesma cidade do centro. Quem está mais perdido nessa questão é o imigrante legal, que é abusado por taxas, não tem serviços, paga caro por moradia e tenta ter uma vida que para se manter tem que passar no mínimo 14 horas fora de casa.
Outra relação que não foi informada, mesmo sendo flexível a Irlanda tem regras mais duras em seu aeroportos em questão de imigração o que esta ocorrendo é que muitos imigrantes estão entrando por Belfest, que ainda faz parte do Reino Unido, porém não possui uma fronteira regular entre as Irlandas, que já tiveram diversos grupos como IRA tentando unificar.
O principal problema da imigração começa quando países ocidentais fonentam o destruição de países como Líbia, Síria e Iraque.
CONSELHO... quer vir p Europa ou qquer local fora do Brasil. Tire o Brasil da cabeça.. respeite a cultura local, aprenda bem a lingua mostre como somos educados e alegres, coisa difícil de encontrar fora do Brasil.
Pra quer falar mal do Brasil parece que vocês odeia o Brasil sem motivo
O Rafael não entendeu que o intuito é justamente fomentar o caos para que o Estado possa crescer qq
a escalada piorou depois daquele caso da brasileira que pedia ajuda, sem precisar de verdade. vlw
Hoje não fala da Alemanha ?... 😨 🥺
Pessoas que rezam voltadas pra Meca...
Pior que os nanas irlandeses sao os nanas brasileiros. Sou grato pelo que a Irlanda tem me proporcionado e o que eu puder fazer pela Irlanda, eu farei
Caramba irlandeses espertos agirá quero ver peitar o islã
Tem como peitar em?
18:43 a resposta para isso é a Igreja Católica. Enquanto a Irlanda está se afastando de sua origem católica a Polônia continua firme o orgulhosamente católica.
Poderia explicar por favor o seu ponto de vista?😊
@@VitoriaSantos-z3l Sociedades coesas tendem a ter um forte fator que as mantem unidas e esse fator nao é apenas religião. Olha o Japão por exemplo, possuem uma cultura muito forte e seu passado é lembrado e comemorado. Na Europa esse fator é o cristianismo. Olha o estado do reino unido onde a igreja anglicana se implodiu, é um país que só piora a cada dia que passa. A identidade irlandesa sempre foi fortemente católica, a personalidade irlandesa mais conhecida é São Patrício, porém nos ultimos anos até o aborto foi legalizado. Já a Polônia está prosperando e se mantêm fortemente católica.
"dívida histórica", vc tá caindo na armadilha, nessa geração ninguém tem dívida histórica.
Resido a mais a quase 16 anos , violência sempre existiu , não vejo que é por causa da nacionalidade , a maioria desses casos são pq eles estão expostos ao se delivery qualquer um de qualquer país pode sofre esse tipo de ataque não e pq e brasileiro e pq tem bastante brasileiro fazendo esses trabalhos aí por final ficam mais expostos
Penso que o Mundo Todo está uma 💩 a questão é saber o país que está Menos Pior, e não é aqui no Brasil isso eu tenho certeza😂
Né
@@arianabel5510 Não vamos desistir de sair daqui, até pq Brasil é um país muito mais violento e sem lei!
Asia talvez seja o menos pior atualmente
Ásia, com certeza! Pelo menos falo por Japão e coreia, os países que passei
@@leilapontes8677 Acredito
A Irlanda chegue a agenda 2o3o
Isso acontece por que em?
isso é mto antigo, lembra do filme laranja mecânica.
Estive em Dublin em agosto. Fui pois penso em talvez mudar para lá, caso a situação do Br piore muito. (E estamos caminhando para isso..rs)
Saindo de uma boate um garoto me abordou na rua. Eu estava com um amigo brasileiro que mora na França.
Já sabendo dessa tendência dos Nanas, estava preparado e quando ele perguntou de onde eu era, disse ser Lituano.
Sim, tenho cidadania Lituana. A minha sorte é que acho que o garoto não sabe que 90% dos Lituanos são loiros de olhos azuis...eu tinha pintado o cabelo de loiro, apesar disso...rs
Se precisasse, mostraria o ID e ficaria td bem! Ele até que foi "simpático" e se afastou.
Quando meu uber chegou, vi ele arrumando confusão com outra pessoa que acredito que tenha dado a resposta que ele "queria", para justificar tal covarde atitude.
Lamentável , mas pelo que percebi, eles não mexem com cidadaos europeus, afinal, isso poderia gerar um problema diplomático na comunidade europeia e acho que eles devem saber disso.
Então por segurança, achava melhor ter esse tipo de conduta. E parece que funcionou.