Historiador brasileiro comenta HISTÓRIA DE PORTUGAL - DECLÍNIO DO IMPÉRIO E REPÚBLICA - Parte 3 de 3

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 вер 2024
  • Johnny do Carmo nas redes sociais
    / johnnydocarmooficial
    @johnny.do.carmo no INSTAGRAM
    Quer apoiar o canal e pedir uma música? Então envie a sua doação através do link a seguir:
    www.paypal.com...
    Olha só a playlist que eu escolhi para você: Programas de TV e Internet Brasil e Portugal
    • PROGRAMAS de TV e INTE...
    Inscreva-se no canal ‪@globalizandoconhecimento‬
    Link para o vídeo original:
    • HISTÓRIA DE PORTUGAL |...
    Venha conhecer o nosso canal educativo: VIDA DE CIENTISTA
    / vidadecientistaoficial
    Conheça a MUVOL:
    @Muvol26 (INSTAGRAM)
    "Uso aceitável é uma doutrina jurídica que autoriza a reutilização de materiais protegidos por direitos autorais em determinadas circunstâncias, sem a necessidade da permissão do proprietário do conteúdo".

КОМЕНТАРІ • 161

  • @mariaalexandre4796
    @mariaalexandre4796 7 днів тому +18

    Eu sou portuguesa, adoro o meu país. Tenho um grande orgulho na nossa história. O meu pai combateu na guerra de Angola, tinha apenas vinte anos. foi muito difícil, muito mau. Toda a geração dele passou por essa experiência em jovens. O meu tio foi paraquedista, o pai de uma colega de escola perdeu as duas pernas numa mina quando conduzia um carro, salvou a sua vida e as vidas dos outros militares usando duas armas nos pedais para fugir, é um herói de guerra, recebeu a mais alta condecoração. Existem muitas histórias complicadas. Famílias inteiras destruídas devido a stress pós traumático, violência, sofrimento, esses soldados, jovens com vinte anos na guerra, para alguns e para as suas famílias a guerra nunca terminou. Tudo isto é bastante recente. Não estou a falar de história dos séculos passados. É a minha história, é a minha vida. Os portugueses dão muito valor à paz e embora tenhamos que viver com alguma dificuldade financeira, prezamos a segurança, a saúde, a educação e mesmo com pouco dinheiro no bolso temos uma das melhores qualidades de vida do planeta. Somos um povo muito resiliente, orgulhoso, forte, indomável. Considero o povo brasileiro um povo irmão, tal como os nossos irmãos dos PALOPS. A todos bem ajam, e se decidirem vir para Portugal, estimem este país que também vos saberá recompensar. Amor com amor se paga, é assim que nós vivemos, e é exatamente isso o segredo da nossa paz. Mas lembrem-se que somos um povo muito sofrido, muito duro, e que só espera o melhor.

  • @antonioramos2167
    @antonioramos2167 10 днів тому +16

    Macau não era uma colónia, mas sim um território administrado por Portugal. Era situação vantajosa, na altura, para a China que assim não perdeu contacto com a Europa. A administração de Macau passou para a China. Macau permaneceu , no entanto. com um estatuto especial

  • @DavidSilva-yj6mz
    @DavidSilva-yj6mz 10 днів тому +46

    Eu sou português e penso que o Brasil nao foi colonia foi parte do reino de Portugal e quem uniu os vários povos nesse território foram os portuguêses através da língua portuguesa que agora se chamam brasileiros um grande abraços de um Silva de Portugal

    • @Goldenspitfire588
      @Goldenspitfire588 10 днів тому +13

      Correcto. Diversos historiadores fazem referência ao facto do Portugal aquém e de além mar, destacando que os diversos territórios eram províncias de Portugal e que todos eram portugueses. O termo colónias surgiu na termologia inglesa levando a uma interpretação equivocada da história, qd as pessoas referem se às colónias, uma vez que os territórios ultramarinos eram considerados iguais e não subalternos.

    • @Solek95
      @Solek95 10 днів тому +4

      ​@@Goldenspitfire588Thiago Braga faz muito bem isso no canal dele. O famoso Impérios AD.

    • @Zedarocaportuguesnobrasil
      @Zedarocaportuguesnobrasil 8 днів тому +6

      Isso mesmo. O problema e' que a maioria dos brasileiros não estuda a história e isso inclui alguns professores universitários. Porém o Brasil tem alguns bons historiadores repõem a verdade. Brasil nunca foi colônia, mas sim " província ultramarino" sendo portanto parte de Portugal e com os mesmos direitos .

    • @Zedarocaportuguesnobrasil
      @Zedarocaportuguesnobrasil 7 днів тому +2

      @@Goldenspitfire588 certissimo

  • @MariaMoura-qh3ks
    @MariaMoura-qh3ks 8 днів тому +14

    Vivi no Brasil e senti na pele os preconceitos dos brasileiros em relação a nós, portugueses. Gostariam de falar inglês. Vi na faculdade que frequentei, na televisão ,nas aulas de história, considerando-nos burros e gozando conosco. Por isso, regressámos. Agradeço aos amigos, apesar de tudo

    • @antonioalcobia1943
      @antonioalcobia1943 7 днів тому

      O engraçado é que queixam-se de terem sido colonizados e escravizados pelos portugueses, e defendem queriam ter sido colônia de Inglaterra. O que acho piada é pelos ingleses já não fazia mal terem sido escravizados ou explorados. E também não compreendem que a probabilidade de terem nascido era nula,porque os portugueses é que começaram com povoação do brasil misturado com índios e africanos e mais tarde com outros europeus.

    • @diegodebritooliveira2196
      @diegodebritooliveira2196 7 днів тому +9

      Sou brasileiro e confirmo a veracidade do descrito acima sobre a xenofobia de brasileiros a outros povos e etnias e não somente a portugueses, mas também e recentemente, a bolivianos, venezuelanos e haitianos! A cultura de hipocrisia brasileira um dia há de acabar! (ou não... 😞😓)

    • @manuelpedrosantos4030
      @manuelpedrosantos4030 5 днів тому +6

      Eu também vivi no Brasil e senti isso, eles se acham mas estão muito atrazados!

    • @Zedarocaportuguesnobrasil
      @Zedarocaportuguesnobrasil 3 дні тому +3

      @@MariaMoura-qh3ks verdade. Nunca vi tanto preconceito como aqui e depois ainda falam de preconceito em Portugal. Depois ainda tem essa de nós acharem burros mesmo.

    • @diasfernanda1
      @diasfernanda1 3 дні тому

      @@diegodebritooliveira2196 e atamente , um povo que tem QI 83 e diz que português e burro 😂😂 eu nunca entendi porque foram buscar essa ideia è que sao quase todos kkkk parecem papagaios

  • @gloriavitoriavitoria6674
    @gloriavitoriavitoria6674 10 днів тому +17

    Com respeito a Macau o assunto é outro, Macau foi oferecida a Portugal por 500 anos como agradecimento pelos portugueses terem salvo Macau e o povo de Macau de serem atacados por piratas e outros meliantes. A situação estava muito perigosa e Portugal salvou Macau e em agradecimento houve essa oferta a Portugal por 500 anos que acabou o prazo em 1999 se eu não estiver fazendo confusão, é isso aí mesmo que eu falei.

  • @elisabetelourenco4551
    @elisabetelourenco4551 10 днів тому +24

    Há muitos brasileiros com preconceito por Portugal e não são velhotes, são bem jovens.

    • @frapiment6239
      @frapiment6239 10 днів тому

      São uma minoria de doutrinado, coitados tem vergonha da sua história e das suas raizes Lusas o prejuizo é para eles.

    • @Rotebuehl1
      @Rotebuehl1 7 днів тому +2

      E dai?
      Essa gente tambem tem preconceitos relativamente ao proprio pais!!!

  • @lcsergiosousa
    @lcsergiosousa 8 днів тому +7

    Que se entenda em relação ao fato de Portugal em 1975 não ter aceite o comunismo como ideologia política porque já mais seria voltar a trás com mais repressão e de ditadura... Portugal passou a ser governado por partidos de esquerda socialistas e de direta democráticas, não sendo nunca aceites radicalismo de esquerda ou de direita... Podemos não ter um sistema político brilhante, mas vivemos em Liberdade, como altos e baixos no poder económico mas vivendo em um médio padrão de vida... Temos nossos problemas sociais e vamos vivendo de forma pacífica com o mundo, zelando pela segurança e melhor qualidade de educação... Somos patriotas por natureza, Emigrantes pelo mundo e conhecidos por infrentar as mais duras condições da existência humana pelo desconhecido... Esse Povo Somos Nós!

  • @solracsemog100
    @solracsemog100 8 днів тому +7

    Mário Soares foi um dos maiores traidores de Portugal!!!

    • @rosaguerra5354
      @rosaguerra5354 2 дні тому

      Comentário,mentiroso
      Só pode vir de um aziado.
      E sem escrúpulos.
      Provavelmente até explorando outros.
      IDIOTA.

  • @josevicentemartins9085
    @josevicentemartins9085 8 днів тому +5

    A história maravilhosa de Portugal começou com a Batalha de São Mamede, travada a 1 de Julho de 1128 , entre Afonso Henriques e as tropas dos barões portucalenses contra as tropas do Conde galego Fernão Peres de Trava, amante da sua mãe.
    Depois veio a reconquista , depois os descobrimentos, depois o Império, global, com colónias ou províncias nos cinco continentes.
    Como tudo na vida, como todos os impérios , começam, expandem-se e terminam, o Império Português não foi excepção.
    Portugal é agora um pequeno país de dez milhões de almas, já não tem a importância mundial que uma vez têve, mas os portugueses vivem relativamente bem, com bons níveis de segurança, em liberdade e democracia.
    Mas a história, essa, ficará para sempre registada indelevelmente na memória colectiva, a história que foi uma aventura maravilhosa.

    • @serramcs
      @serramcs 5 днів тому +2

      Já estivemos melhor...deixaram entrar muita gente que não deviam.

    • @josevicentemartins9085
      @josevicentemartins9085 4 дні тому +1

      @@serramcs Infelizmente é verdade. Mas já se começam a ver indícios de que é preciso alterar este estado de coisas, em Portugal e em vários países europeus.

  • @anabelasantosse9946
    @anabelasantosse9946 11 днів тому +12

    Olá Johnny que bom este vídeo nós temos mesmo muito orgulho no nosso país,por isso nós chamamos nação valente com muito orgulho.
    Aí no Rio tem uma livraria maravilhosa, faz um vídeo sobre ela.
    Muitos dos portugueses vão sentir orgulho no que nós deixamos por aí.

    • @serramcs
      @serramcs 11 днів тому

      Livraria vende livros. Há uma biblioteca.

    • @Jorge-v5q8j
      @Jorge-v5q8j 11 днів тому +4

      A biblioteca é um palito no meio de toda a floresta que deixámos de mão beijada

    • @nelsonlouresloures7735
      @nelsonlouresloures7735 11 днів тому

      ​@@serramcs😂😂😂😂😂

    • @flaviamenezes7301
      @flaviamenezes7301 6 днів тому

      ​​@@Jorge-v5q8jMas não éramos um só reino, província ultramarina? 😂😂😂

    • @Jorge-v5q8j
      @Jorge-v5q8j 5 днів тому

      @@flaviamenezes7301 assim estava para ser destinado, vocês é que se desviaram desse propósito. Deixámos vos tudo para serem o país mais rico do mundo mas preferem ser uns vassalos vira latas dos usa.

  • @dopama
    @dopama 9 днів тому +2

    Bom dia Johnny do Carmo. Sou português e vivo na Ilha da Madeira. Acompanho o seu canal com muito gosto, dado os peculiares interesses que apresenta e nos proporciona. Tenho família no Brasil que emigrou da minha ilha nos anos 60, mas, apenas fui duas vezes ao seu imenso país. Abraço.

  • @AlbinoSequeira
    @AlbinoSequeira 11 днів тому +6

    História muito bem resumida, quase impossível contar tanta coisa em tão pouco tempo. Um grande abraço.

  • @drevilrodrigues
    @drevilrodrigues 11 днів тому +18

    A relevência de Portugal mesmo sendo neutro na segunda guerra mundial é maior do que parece há primeira vista, o facto de ser neutro acabou por ser muito util noutros campos não belicos. Não consigo recomendar um video sobre isso em português que nunca vi nenhum deles para os recomendar, mas no youtube internacional há varios a explicar esse papel de Portugal fora do campo de batalha.

    • @zepedro6666
      @zepedro6666 11 днів тому +1

      Canal História tem excelentes documentários sobre esse capítulo que prática resume-se à estratégia de Salazar em fingir-se de morto para não atrair atenções, e sempre que tinha algo a dizer as potências dominantes faziam-lhe lembrar a sua insignificância! Dizer que Salazar salvou o país pelo seu génio é demasiado forçado e ridículo, basta relembrar quando a um antigo coronel da Wermacht lhe perguntaram o que achava de o Salazar ter salvo o país das garras de Hitler e Mussolini este fez uma cara de espanto e disse mais ou menos o seguinte: "Éramos a nação mais forte militarmente na época! Lançámos a o Operação Barbarossa com mais de 4 milhões de homens em carros de combate, artilharia, tanque e aeronaves de todos os géneros e você está-me a dizer que o Salazar iria-nos parar se decidíssemos invadir aquela pobre nação numa operação semelhante??? Por favor..."

    • @drevilrodrigues
      @drevilrodrigues 11 днів тому +4

      ​@@zepedro6666EEu nem sequer falei no Salazar no meu comentário, há outra pessoa nos comentários que o evoca mas não sou eu. Apenas referi que por Portugal não ter tido intervenção directa na 2ª guerra mundial não quer dizer que não teve qualquer impacto na mesma, nem 80 nem 8. Para os Ingleses terá dado a nível logistico muito mais jeito que Portugal tivesse ficado de fora do conflito belico independentemente da vontade de quem aqui governasse.

    • @zepedro6666
      @zepedro6666 10 днів тому

      @@drevilrodrigues Tudo bem, mas pode evocá-lo! Afinal foi ele quem decidiu tudo, é facto, e isso não tem qualquer problema dar o nome da pessoa responsável. No panorâma geral a influência portuguesa foi meramente residual, se tanto. Foi o que foi e há que aceitar.
      Abraço.

    • @Jofer000
      @Jofer000 10 днів тому +5

      Portugal e Espanha que não entraram na guerra, ficaram responsáveis para sustentar as tropas . Ouvi de meus avós a contar essa história sobre a fome dessa época por serem obrigados a plantar e produzir para enviar para as tropas em guerra . Não foi de graça que Portugal e Espanha não enviaram tropas , mandaram comida .

    • @zepedro6666
      @zepedro6666 9 днів тому +1

      @@Jofer000 Lamento mas isso não é verdade. O 3⁰ Reich não contava nem nunca contou com os repolhos, batatas ou carne de Portugal como moeda do que quer que seja, principalmente se levarmos em conta que Portugal não era nenhuma potência agrícola bem pelo contrário, nós eramos um país rural de agricultura de subsistência. Lamento mas isso é um mito...

  • @orlandopenas9876
    @orlandopenas9876 8 днів тому +4

    Brasil, nossos irmãos, é uma nação jovem. Terá ainda na minha modesta opinião, de se encontrar com seus valores e talvez deixar de ter vergonha de seu passado. Penso que existe muita desinformação e compreender que não se pode olhar o passado com os olhos do presente. Abraços.

  • @acorianman
    @acorianman 7 днів тому +2

    A Cidade da Praia na Ilha Terceira (Açores), chegou a ser considerada o último baluarte português.
    História dos Açores
    1829, Cidade de Praia da Vitória, Ilha Terceira
    O Liberalismo e a Batalha do 11 de agosto de 1829
    Há exatos 184 anos, a 11 de agosto de 1829, dava-se a batalha da Praia, que deu o nome de vitória à atual cidade terceirense e que marcou uma viragem na História de Portugal, com a 1ª vitória liberal sobre os absolutistas.
    Os Açores desempenharam um papel importante nas lutas liberais, sendo responsáveis pela difusão dos ideais liberais pelo país. O Liberalismo (corrente política que surgiu em meados do século XVIII, fruto do Iluminismo) defendia uma menor intervenção do Estado na economia e na sociedade, o livre-cambismo, a liberdade de comércio e os direitos individuais, sendo, por isso, contrário ao Absolutismo e ao poder centralizado do Rei. O Liberalismo chegou ao nosso país, nos inícios do século XIX.
    Em 1820, no Porto, iniciava-se uma revolta contra o regime absolutista, era o início da afirmação do Liberalismo em Portugal. Os ideais liberais rapidamente chegaram ao nosso arquipélago, que sempre fora grande defensor da liberdade e da independência do país. Contudo, em 1828, com a proclamação de D. Miguel como Rei Absolutista, o Liberalismo cai e o miguelismo vai ganhando apoios. Em S. Miguel, o Comandante Militar aliou-se às tropas absolutistas, contudo a nossa Terceira manteve-se leal à causa liberal e, por isso, tornámo-nos no único baluarte da luta contra o Absolutismo régio, o que evidencia o nosso constante desejo íntimo de liberdade.
    Os Liberais conseguiram terminar com alguma contestação que existia na nossa Ilha, através da restauração da Carta Constitucional (outorgada por D. Pedro a Portugal em 1826), em 1828, e com a transformação de Angra em sede da Junta Provisória (ou seja, capital do Reino) em nome de D. Maria, filha de D. Pedro. Alexandre Herculano, Historiador liberal, no seu livro Scenas de um ano da minha vida e Apontamentos de viagem, chegou mesmo a apelidar a nossa Terceira de “rochedo da salvação”, mostrando a importância que sempre tivemos no desenrolar da História de Portugal.
    A 11 de Agosto de 1829, deu-se na nossa Ilha a maior batalha contra o miguelismo. O exército de D. Miguel tentou desembarcar na Praia, com os seus 4 000 homens, 340 peças de artilharia e 6 barcas canhoneiras. A nossa defesa era composta por pequenos fortes de marinha e algumas baterias. O Duque da Terceira assumiu o comando das tropas liberais. Os absolutistas tentaram desembarcar junto ao areal da Praia, mas muitos jovens, que tinham acabado de incorporar o exército liberal, juntaram-se aos restantes militares e defenderam os nossos fortes com muita garra.
    A batalha da Praia iniciou-se com os bombardeamentos miguelistas sobre os Forte de Santa Catarina e o de Espírito Santo. Durante 4 horas, os miguelistas foram responsáveis por 5 000 tiros, mas este ataque não assustou nem desmoralizou os nossos antepassados. Com a linha de Fortes reforçada, os terceirenses passaram ao ataque. A partir do Forte de Santa Catarina, disparou-se contra a fragata Diana e conseguiu-se assim, evitar o desembarque e manter livre a nossa “Ilha-Fortaleza”. O exército absolutista saiu derrotado, como ainda hoje podemos recordar, na Estátua da Liberdade, que se encontra junto à Câmara da Praia, que comemora a Vitória na batalha e a luta pela Liberdade, a maior característica do nosso sangue insular. Em recompensa ao apoio dado à causa liberal, D. Maria II atribuiu, a Angra, o cognome de “mui nobre leal e sempre constante cidade de Angra do Heroísmo” e o de “Muito Notável” à Praia da Vitória.
    D. Pedro, após um périplo pela Europa em busca de apoios à causa liberal, veio para a Terceira, onde chegou a 3 de Março de 1832, com o objetivo de preparar a ofensiva aos miguelistas. Foi pelo Nordeste que os liberais atacaram S. Miguel, dominando Ponta Delgada e, consequentemente, a Ilha. Aos poucos, todo o arquipélago aderiu ao Liberalismo. Foi organizado um exército de 7 500 homens, os “bravos do Mindelo”, liderados por D. Pedro, que desembarcaram no continente português e recuperaram a coroa para D. Maria II, em 1834.
    Como acontece com todos os regimes políticos, onde existe uma necessidade em perpetuar a memória, o Estado Liberal seguiu o mesmo rumo. Em Angra e na Praia, muitas ruas mudaram de nome em homenagem a acontecimentos e a pessoas que desempenharam papéis importantes nas lutas liberais, contudo o maior exemplo disso, é a “Memória”, primeiro monumento construído em homenagem a D. Pedro, no local do antigo Castelo dos Moinhos, hoje em dia um ex-líbris de Angra.
    Com o passar do tempo, o Liberalismo deu espaço a outras correntes, mas atualmente a globalização fez surgir um “descendente”, o Neoliberalismo. Este também defende a mínima participação do Estado na economia e favorece o aparecimento das multinacionais, que procuram o menor investimento e o máximo de lucro. As multinacionais estão a fechar a sua produção em países onde a mão-de-obra é mais cara e a abri-la onde ela é barata, ou seja, criando mais desemprego e um fosso social cada vez maior.
    Os princípios da Revolução Francesa, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade", estão a ser “comidos” pelo capitalismo. Nesta era de globalização, onde uma informação corre o mundo em apenas alguns segundos, o Homem volta a ser uma peça descartável, sendo obrigado a sujeitar-se à perda de direitos, como a greve, a contestação, a solidariedade, para poder manter a sua vida. A privatização é uma constante no Neoliberalismo. Exactamente o que acontece hoje em Portugal e que ameaça mesmo desagregar a União Europeia…
    Texto e Foto/ Francisco Miguel Nogueira in Jornal da Praia

  • @jmenezes001
    @jmenezes001 10 днів тому +17

    O Brasil não foi colónia de Portugal!
    Era uma Província Ultramarina!

    • @LuizaPereira-su5qm
      @LuizaPereira-su5qm 9 днів тому +3

      Como eram as províncias ultramarinas de África, de Macau e de Timor Leste.

  • @fatimapinto4918
    @fatimapinto4918 11 днів тому +6

    Johnny boa tarde gostei muito do vídeo. Mas segundo o que o meu pai me contou sobre Portugal não ter entrado na segunda guerra mundial, foi o Salazar na altura disse aos portugueses ' Posso vos livrar da guerra mas dá fome não vos livrarei' o pai pai lembra-se de ter passado fome e das grandes filas para apanhar um pouco de pão era o almoço dele quando ia trabalhar um pouco de pão e meia sardinha. Embora já não esteja vivo isso foi sempre o que ouvi da boca dele. Além de andarem de socos em pleno inverno para irem para a escola. Enfim eram vidas muito sacrificadas.

    • @zepedro6666
      @zepedro6666 11 днів тому

      Salazar não entrou sa segunda guerra mundial por uma questão de auto preservação, ele sabia que assim que abri-se as portas do seus país à beira mar plantado e isolado do mundo às grandes potências democráticas (EUA e Reino Unido) seria o fim do regime e do império! Quando este caiu da cadeira tinhamos o país mais atrasado e terceiro mundista do mundo ocidental

  • @HugoPalma-wu4ul
    @HugoPalma-wu4ul 10 днів тому +6

    É engraçado ver uma pessoa do outro lado do oceano, ter uma visão mais clara do que muitos portugueses. Parabens pelo modo como intrepreta a historia de portugal.

  • @JPSKS78
    @JPSKS78 9 днів тому +1

    Quando puderes procura a importancia dos estudantes de coimbra e da equipa de futebol da altura (da Académica) na luta contra o estado Novo

  • @user-cy6tw5pm1z
    @user-cy6tw5pm1z 10 днів тому +8

    Então as imagens da guerra do ultramar geraram desagrado e preconceito no brasil e agora as imagens da invasão da Ucrania pela Russia já não causa desagrado nem repudio? Sim senhor o Brasil esttá evoluimdo.

    • @flaviamenezes7301
      @flaviamenezes7301 6 днів тому +1

      Quem lhe disse que o brasileiro não tem repúdio da Invasão Russa na Ucrânia ou das atrocidades do Hamas? O presidente do Brasil tem opiniões absolutamente contrária em tudo da maioria do povo brasileiro, há idiotas, mas não confunda o povo com aquele ser, eu mesma moro em uma cidade com muitos descendentes e imigrantes de Ucranianos e Russos e gosto dos dois povos, governos quase nunca representam a maioria de um povo.

    • @user-cy6tw5pm1z
      @user-cy6tw5pm1z 3 дні тому +2

      @@flaviamenezes7301Concordo quando diz que os governos não representam os povos que chefiam, no entanto basta ver as redes sociais principalmente o tiktok para ficar com uma ideia. Se esta é certa ou errada não sei, pois raramente se vê alguém discordar. Nas ditas redes vejo o que alguns brasileiros dizem sobre muitas coisas e é com base nisso que formo a minha opinião, claro que não sou estupido ao ponto de achar que são todos iguais mas como diz o ditado quem cala consente.

    • @flaviamenezes7301
      @flaviamenezes7301 3 дні тому

      Siga "Mundo em Revolução", UA-cam, lá você verá informações das guerras e as opiniões são totalmente contrárias desses idiaotizados de redes como tiktok, X, como eu disse antes, os idiotas vão dominar o mundo, porque são muitos e barulhentos.

  • @lurdesdiniz
    @lurdesdiniz 7 днів тому +2

    Reino de Portugal Brasil e Algarves é assim que nos ensinam na escola

  • @joaquimcastro5568
    @joaquimcastro5568 9 днів тому +3

    Portugal, depois da revolução de 74 nunca se tornou um pais neo-liberal, sempre foi um pais socialista ou social democrata que tem como referencia os regimes nórdicos, com investimentos maciços em educação publica, saúde publica, e de garantias sociais, e esse foi o sucesso de Portugal, 1980 ate á data mudam os governos mas a matriz da governação em Portugal foi sempre constante - a divisão entre Portugal e brasil faz-se a partir da independência do brasil, que se manteve ruralista e socialmente estratificado enquanto em Portugal, apos a vitoria dos constitucionalistas de d. pedro II - I do brasil - com atraso e com poucos meios económicos deu-se inicio a uma revolução industrial. Mesmo nos momentos de maior desenvolvimento do brasil, principalmente nas décadas de 50 e 60 o máximo que o brasil conseguiu atingir foi 50º do pib per-capita de Portugal.

    • @loubaxo9339
      @loubaxo9339 7 днів тому +2

      Portugal nunca foi socialista do ponto de vista económico, durante o PREC houve socialização e nacionalização em larga escala mas nunca ao ponto de se alcançar o socialismo, era uma economia mista característica de uma economia social-democrata como a da Noruega ou o Iraque de Sadam Hussein. Posto isso, a social-democracia pós-revolucionária portuguesa durou até a governação de Cavaco Silva e a coincidente entrada na UE que trouxeram o neoliberalismo como ideologia dominante na governação e que desde então tem desmantelado a social-democracia chegando ao nosso atual social-liberalismo que provavelmente será ainda mais danificado no futuro. É importante lembrar que o Partido Socialista, desde as primeiras eleições legislativas de 1976 que deixou de advocar verdadeiramente pelo socialismo democrático e o Partido Social-Democrata desde o Cavaco Silva que deixou de ser um partido social-democrata (se é que alguma vez o foi realmente). Hoje em dia é impensável comparar o modelo económico português com o da social-democracia nórdica, temos os correios, banca, a eletricidade e a água privatizados, parcerias público-privadas em vários hospitais, o Estado investe milhões para salvar empresas privadas e quando elas começam a valer a pena e a dar lucro vende-as ao privado.
      Por fim, gostava também de corrigir, D. Pedro I do Brasil não foi o II de Portugal (esse seria D. Pedro II, o Pacífico, filho de D. João IV, o Restaurador), mas sim D. Pedro IV

  • @frapiment6239
    @frapiment6239 11 днів тому +9

    Cuidado com essas generalizações. ALGUNS Brasileiros podem ter preconceito aqueles que foram doutrinados por professores marxistas para terem vergonha das suas origens e da sua história mas não é a realidade para a maioria que sentem sim amizade e próximidade com o país irmão que é Portugal. Falta esses falarem mais quando essa minoria de doutrinados se lembra de brandir as mentirinhas e deturpações do costume.

  • @J0A0CARL05
    @J0A0CARL05 10 днів тому +3

    Deviam era ter pena do povo português, obrigado a participar numa guerra que não queria, deixando tanto sangue dos nossos filhos e dos filhos dos africanos, ambos inocentes!

  • @escs520
    @escs520 10 днів тому +5

    Não há uma coisa destas que não tenha uma "patacuada": o filho sobrevivo de Carlos I foi MANUEL II ( e não Miguel ). Ninguém relê e corrige???

  • @soniasantos6907
    @soniasantos6907 11 днів тому +1

    Likje!! História muito resumida ,mas eficiente. Obrigada1!

  • @Maria_Silva68
    @Maria_Silva68 10 днів тому +1

    Existe uma estátua no Rossio(praça Dom Pedro IV), dedicada ao português que deu a independência ao Brasil.
    Não me parece que o Brasil tenha visto como uma colónia, uma vez que fazia parte do reino unido.
    A aliança Inglaterra-Portugal, o nosso aliado mais antigo. Eles ajudaram-nos na luta contra as tropas napoleónicas e nós entramos na 1 guerra por causa da Inglaterra. Gosto muito da tua maneira de explicar as coisas com linguagem acessível a todos. Bem-hajas. 🫂

  • @ingbor4768
    @ingbor4768 10 днів тому +2

    Eu sou Português e tenho muito orgulho em o ser. Não pelo nosso passado mas pelo nosso futuro. É a diferença entre ser Português e um cidadão de uma outra nação.

    • @vitorferreira3030
      @vitorferreira3030 10 днів тому +2

      Não pelo passado? Se não fosse o passado não existia como Português. Que estupidez!!

  • @pauloguerreiro4721
    @pauloguerreiro4721 11 днів тому +1

    Johnny, no outro video você perguntou por um filme português para ver a minha recomendação é: fado a história de uma cantadeira com Amália Rodrigues, Vasco Santana e António Silva,na minha opinião o melhor filme da chamada época de ouro do cinema português.

  • @lurdesdiniz
    @lurdesdiniz 7 днів тому +2

    Portugal ficou isolado. Queriam que Portugal larga -se as províncias ultramarinas, para que depois irem tirar as riquezas dessas províncias.

  • @mariahelenacostasilva6610
    @mariahelenacostasilva6610 10 днів тому +1

    Boa noite! Abraços

  • @user-nv2gi5sz6i
    @user-nv2gi5sz6i 10 днів тому +2

    Peço desculpa por esta correção, mas foi D.Manuel ll que sobreviveu ao regicídio e não D.Miguel .se poder corrijam. 🤔🤔

  • @mariajosehenriques
    @mariajosehenriques 11 днів тому +6

    ❤🇵🇹

  • @miguelsilva8287
    @miguelsilva8287 10 днів тому +2

    O primeiro Presidente da República Portuguesa foi Manuel de Arriaga em 1911

  • @dinissa722
    @dinissa722 11 днів тому

    Parabéns Johnny do Carrmo

    • @antoniojosecostapinto4742
      @antoniojosecostapinto4742 10 днів тому

      A Espanha adoptou a posição neutra tendo Salazar na retaguarda porque o General Franco esteve prestes a ser enganado por Hitler que entraria assim no último reduto que faltava para o objectivo.
      Porem o Franco não tomava decisões sem consulta prévia de Salazar que se reunião a .indo nas zonas de fronteira secretamente e assim os planos de Hitler abortaram. E de salientar que a Espanha estava em dívida para com a Alemanha a propósito da guerra civil de Espanha que foi de 1936 a1939 e onde a Alemanha testou uma boa parte do material bélico fornecido aos Republicanos do General Franco mas mesmo assim é porque Franco estava em divida com a Alemanha os planos de Hitler abortaram de salientar que na guerra civil de Espanha Salazar foi um aliado de peso de Franco.
      Terminando se não fosse Salazar que era ditador como Franco veio a ser após ganhar a guerra civil a península Ibérica e as possecoes ultramarinas teriam sido apanhadas pelos Alemães abrindo lhes assim outros caminhos.
      No decorrer da guerra Mundial Lisboa foi palco de inúmeras escaramuças entre ingleses Franceses Italianos Americanos qu fundaram seus vasos de guerra no Tejo inclusive havia um restaurante em Lisboa denominado De Cervejaria Alemã que mudou de nome para alecrim bar por decreto assinado por Salazar isto porque ali todos os dias havia altas brigas
      Lisboa foi também o grande centro de espionagem ( veja-se o filme Casablanca) enfim Salazar foi um ditador muito duro mas prestou serviços relevantes a Portugal e a Espanha claro também aos ingleses

  • @MrHFRP
    @MrHFRP 11 днів тому +14

    No hino português, quando diz:
    Às armas, às armas!
    Sobre a terra, sobre o mar,
    Às armas, às armas!
    Pela Pátria lutar
    Contra os canhões marchar, marchar!
    Tem a ver com o ultimaro feito por Inglaterra a Portugal por causa das terras entre Angola e Moçambique.

    • @luisnevada
      @luisnevada 11 днів тому +13

      Inicialmente era:
      "Pela Pátria lutar
      Contra os bretões marchar, marchar!"

    • @eduardoserrao7372
      @eduardoserrao7372 10 днів тому

      Por acaso não é por causa disso, mas tudo bem. Eu também pensava que sim.
      Mais um mito inofensivo, na boa.

    • @MrHFRP
      @MrHFRP 10 днів тому +2

      @@eduardoserrao7372 Não é mito....
      Tratava-se de uma marcha composta em 1890 (na sequência do Ultimato britânico), com música de Alfredo Keil e letra de Henrique Lopes de Mendonça. Nesse contexto, o objetivo d'A Portuguesa era exaltar o patriotismo e orgulho nacionais em oposição à orientação do Rei D. Carlos, acusado de ceder à intimação britânica.
      Fonte: site da presidência da república

    • @rism_pro
      @rism_pro 10 днів тому

      @@eduardoserrao7372 n e mito

    • @eduardoserrao7372
      @eduardoserrao7372 10 днів тому +2

      @@MrHFRP sim, que era para exaltar o patriotismo português, acredito que sim.
      Mas que a letra original fosse "... contra os bretões, marchar", segundo pelo menos um historiador (Rui Ramos), parece não ser verdade.
      Agora, se a Presidência da República diz isso explicitamente, enfim, já não digo nada.
      Também não é relevante, tudo bem.

  • @FernandaRodrigues-l6j
    @FernandaRodrigues-l6j 11 днів тому +4

    O sucessor de D. Carlos foi D. Manuel II e não Miguel

  • @Paul-r3v
    @Paul-r3v 9 днів тому +3

    Napoleao queria eram as enormes riquezas do Brasil, só que a monarquia portuguesa se adiantou e mostrou q o Brasil É Nosso!

  • @pauloguerreiro4721
    @pauloguerreiro4721 11 днів тому

    Johnny, que tal você reagir ao programa sexta á noite onde José Carlos malato entrevista o frei Hermano da câmara?

  • @Maria_Silva68
    @Maria_Silva68 10 днів тому +1

    Não sabia que existia esse preconceito no Brasil. Eu sou desse tempo e posso dizer que a maioria dos portugueses eram contra a guerra e as colónias. O meu pai era contra o regime e foi preso político que a PIDE não perdoava. O meu irmão fugiu para França para não ir à guerra.
    Sobre a história dos comunistas, há muito a dizer, isso tem muitas nuances mas eu fico-me por aqui.
    Abraço de Lisboa.

  • @vitorferreira3030
    @vitorferreira3030 10 днів тому +1

    Interessante aprofundar os motivos que levaram à independência do Brasil (Terra Vera Cruz, Terra Santa Cruz), sem paixões ou preconceitos e sim com base em factos históricos dos reais motivos.

  • @ruidaniel2300
    @ruidaniel2300 10 днів тому +2

    É bom que os jovens pensem bem em garantir os seus direitos e não deixarem ser levados por forças políticas que acabem com os direitos conquistados. Para terem uma ideia do que era o estado novo, foi por ele que meu pai passou 2 anos em Africa na guerra e onde não se podia confiar em ninguém, até familiares. Já que se fala tanto em liberdade de expressão, sim é preciso, mas não confundam com libertinagem de expressão que é o que está a acontecer atualmente.

  • @lurdesdiniz
    @lurdesdiniz 7 днів тому

    5 de Outubro de 1910 dia da instauração da República Portuguesa

  • @lurdesdiniz
    @lurdesdiniz 7 днів тому

    A Indonésia queria S. Tomé e Príncipe para tirar o petróleo de S Tomé, Mas não teve sorte, até os portugueses em Portugal lutaram para a Indonésia sair de lá. Pressionamos o governo português.

  • @cecybraganca9729
    @cecybraganca9729 11 днів тому +5

    Johnny, esse vídeo pulou a parte q dom Fernando era o segundo esposo de dona Maria 2ª. O primeiro foi o Duque de Santa Cruz, irmão da 2ª imperatriz/duquesa de Bragança, a dona Amelia de Leushtenberg.
    E uma história de família: minha avó materna nasceu em junho de 1932 e toda a minha família materna tiveram q se virar nos 30 com as guerras. Dizia minha mãe q meus tios-avós maternos tiveram q vir aos poucos pra fugir delas, com cartas de promessa de emprego pelos amigos dos meus bisavós, antes dos 13/14 anos (q era a idade pra se alistar e ser mandado pras guerras).
    O tal do 2° ditador Marcelo foi parar aq no Brasil fugindo de ser morto e foi ser da cadeira de direito da finada UniAbeu, graças à Deus eu não estudei nessa faculdade, já q qndo eu tinha 18 anos ela se encontrava de Americanas e foi de base de vez pouquíssimo tempo antes o curso de direito (outros cursos foram logo depois). Sério, me daria uma vergonha danada, mesmo q eu tenha q admitir q se não fosse por fugir das guerras minha família não estaria com novas raízes por aq no Brasil, lógico q tenho um pouco ainda em Portugal, mas a maior parte está aq.
    Lembro do meu avô materno trocando a antiga moeda Escudos (q era linda, mas já estava fraca na época com tanta inflação em Portugal e uma recente modernização da nossa moeda brasileira em Real- ufir) pra outra nova moeda Euros, não sobrou nenhuma pra eu contar a história pras novas gerações, infelizmente (é, agora podem fazer os cálculos....sou uma tiazona de qs 40 anos 😅).

    • @Rotebuehl1
      @Rotebuehl1 11 днів тому +6

      Ninguem queria matar o prof
      Dr. Marcelo Caetano!!!
      Que disparate!!!

    • @paulamariajesusferreira8735
      @paulamariajesusferreira8735 11 днів тому +1

      Um tal de Marcelo mais respeito o Marcelo Caetano foi um grande homem voces têm a mania de falar como gostam mas aqui em Portugal não é assim mais respeito 😢

    • @fuzos100
      @fuzos100 9 днів тому

      O serviço militar nunca foi aos 13/14 anos , podiam se dar voluntários aos 16/17 se fosse aos 16 anos tinham que perfazer os 17 daí a uns dois ou três meses, mas sempre com autorização dos pais só iam ao serviço militar obrigatorio quando estivessem a fazer os 19 a 20 anos.

  • @PedroVanzeller
    @PedroVanzeller 9 днів тому

    Segundo os arquivos da época e a história o Brasil fazia parte do REINO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVES .
    Sim D. PEDRO I IMPERADOR DO BRASIL após regressar a portugal não podia ostentar esse título porque o Brasil tinha passado a ser um país independente daí que ao se tornar Rei de Portugal passou a ter o título de D. PEDRO IV .

  • @nelsonlouresloures7735
    @nelsonlouresloures7735 11 днів тому +1

    O pior é que vocês nem descolam nem desgrudam ! 😂😂😂😂😂😂

    • @mauricio.s-d7l
      @mauricio.s-d7l 7 днів тому

      É mesmo, cambada de parasitas brazucas

  • @manueldias8143
    @manueldias8143 10 днів тому +1

    Jonni, pesquise uma parte da história de portugal entre os amores dk príncipe ,D.Pedro e D.Ines de Castro,que tem haver com a história de Portugal, este de, no globalizando, e muito superficial, á muito mais que contar sobre a história de portugal.

  • @user-dn2vj5zz5r
    @user-dn2vj5zz5r 10 днів тому

    Não é d.jose vl mas d
    Afonso
    Nos outros videos também houve erros e não mostram monumentos que são da

  • @lurdesdiniz
    @lurdesdiniz 7 днів тому

    As pessoas mais velhas referiam-se como províncias ultramarinas e não como colónias

  • @franciscapires1980
    @franciscapires1980 7 днів тому

    ORGULHO NO MEU PAÍS, IMPÉRIOS TANTOS QUE CAIRAM, BR É MUITO IGNORANTE.

  • @sergioduarte6348
    @sergioduarte6348 10 днів тому

    🇵🇹🇵🇹🇵🇹

  • @ramossilva87
    @ramossilva87 6 днів тому

    Porque os Portugueses chamam o Brasil de país irmão? Porque estiveram dois irmão no poder ao mesmo tempo O imperador D. Pedro II do Brasil era irmão de D. Maria II rainha de Portugal eram ambos filhos de D. Pedro de Alcantara 1º Imperador do Brasil e Rei de Portugal como D. Pedro IV Por isso desde o seculo IXX que é uso dizer-se que são irmãos

  • @lurdesdiniz
    @lurdesdiniz 7 днів тому

    Claro, Salazar ficou neutro, mas salvou milhares de judeus que fugiam da Alemanha nazi, foi o embaixador em Bordéus que carlmbava a autorização para os judeus fugirem.

  • @jmenezes001
    @jmenezes001 10 днів тому

    O filho de D. Carlos I não era Miguel!
    Era D. Manuel II

  • @alexandrecaleiro4642
    @alexandrecaleiro4642 5 днів тому

    O primeiro presidente da República foi Manuel de Arriaga e não Teófilo Braga!

  • @edjtmonte
    @edjtmonte 11 днів тому

    👋👋👋👌☝

  • @FernandoRamos-p4u
    @FernandoRamos-p4u 9 днів тому +1

    há algumas falhas na historia de Portugal que o narrador comentou

  • @antonioafonso7543
    @antonioafonso7543 3 дні тому

    Nunca os Brasileiros vão ter uma história tão rica e diversificada como a história de portugal.ou é ciúmes ou é burrice.Não é Brazucas?....

  • @J0A0CARL05
    @J0A0CARL05 10 днів тому

    Eu tenho orgulho mas também vergonha da nossa história pois nem tudo foram rosas, houve muito espinho que ainda não foi retirado!

  • @nunoponte-pi3ze
    @nunoponte-pi3ze 10 днів тому

    Brasil fez parte do reino de Portugal. Não foi colonia-

  • @lurdesdiniz
    @lurdesdiniz 7 днів тому

    45 governos, ninguém se entendia

  • @nelsonlouresloures7735
    @nelsonlouresloures7735 11 днів тому +2

    Com tanto historiador portugueses e vai buscar um vídeo de estrangeiros! 😂😂😂😂

  • @lurdesdiniz
    @lurdesdiniz 7 днів тому

    Salazar ditador. Portugal cinzento

  • @andrecruz100
    @andrecruz100 10 днів тому

    Na verdade os interesses eram muito comerciais, Portugal fornecia volfrâmio aos dois lados da guerra. Mais uma página menos bonita da história.

  • @antoniodasilva1230
    @antoniodasilva1230 9 днів тому +1

    Who cares about stupid people's opinions

  • @jmenezes001
    @jmenezes001 10 днів тому

    Essa História tem muita imprecisão e erros!
    Thiago Braga dá 10 x 0 nesse canal

    • @loubaxo9339
      @loubaxo9339 7 днів тому

      O Thiago Braga impesta os seus vídeos com reducionismos, as suas tendências de direita e desinformação

  • @pedrodavid2548
    @pedrodavid2548 11 днів тому +1

    Imagina que com a independência do Brasil todas as pessoas com raízes portuguesas fossem expulsas? Este planeta seria melhor, todo o Brasil seria uma Amazónia.

    • @EduardoCruz-ur4wq
      @EduardoCruz-ur4wq 11 днів тому

      Expulsas como? Quem fez a independência do Brasil foram os portugueses liderados por um rei português.

    • @luisnevada
      @luisnevada 11 днів тому +12

      Como tu existirias e outros de mentalidade complexada, o Brasil seria muito melhor creio eu.

    • @serramcs
      @serramcs 11 днів тому

      ​@@luisnevadadevia ser posto num hospício.

    • @nelsonlouresloures7735
      @nelsonlouresloures7735 11 днів тому

      Seria uma maravilha, não tínhamos uma mão cheia de parasitas a pedir passaporte português nesta altura!

    • @6691vera
      @6691vera 11 днів тому

      E você ficaria a onde? Pertenceria aos índios caralhis, pichotis ou putaqueopariu is? Cara! Basta olhar para a sua cara!

  • @auroramartins472
    @auroramartins472 11 днів тому +1

    💝🇵🇹

  • @fatimasequeira476
    @fatimasequeira476 10 днів тому

    ❤️🇵🇹