Sistema educacional alemão: um exemplo a ser seguido?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 683

  • @JoaoPaulo-hg9cr
    @JoaoPaulo-hg9cr 2 роки тому +740

    Se eu tivesse que escolher um caminho a seguir na pré adolescência e na adolescência, certamente hoje estaria consertando a geladeira e a máquina de lavar de vcs hoje (trabalhava com meu pai nisso ). Mas, como pude seguir na escola, repeti de ano e pude amadurecer mais tarde dentro da escola, desenvolvi outras habilidades e interesses, como o amor pela literatura e pela filosofia. Hoje faço doutorado e sou professor e muito feliz com o que faço.

    • @AndreLuis-nb3yu
      @AndreLuis-nb3yu 2 роки тому +65

      Hoje em dia não existe mais isso de reprovação. Você é jogado pra frente de qualquer jeito e pode receber seu diploma de ensino médio sem saber dividir, por exemplo, conjugar um verbo ou o que é uma célula

    • @danignacio6705
      @danignacio6705 2 роки тому +24

      @@AndreLuis-nb3yu A aprovação automática é um acinte.

    • @mocajovem2999
      @mocajovem2999 2 роки тому +31

      O que há de errado trabalhar consertando geladeira ?

    • @marizavictor1501
      @marizavictor1501 2 роки тому +23

      Consertar geladeira, no Brasil, pode ser o passaporte para entrar numa universidade paga. É importante ter um meio de subsistência qdo se atinge os 18 anos.
      Isso pode ser a diferença entre uma vida confortável e a cooptação pelo crime organizado. Não vamos longe : qto ganha um bom mestre de obras, um competente marceneiro ou um mecânico de aviação?

    • @zalegria9190
      @zalegria9190 2 роки тому +26

      e consertando geladeira a pessoa tem muito mais empregabilidade do que com título de doutor

  • @saratamaschke9263
    @saratamaschke9263 2 роки тому +79

    Continuando....
    Minha irmã perguntou, a senhora tem filhos? Ela respondeu sorridente... Sim!
    Dois filhos. Minha irmã perguntou, e onde eles estudam? A professora respondeu, no Gymnasium. Minha irmã a respondeu dizendo, se a Mittelschule tem tantas oportunidades assim, porque os seus filhos não estão lá?
    Ela ficou vermelha e sem argumento e carimbou o papel que autorizava minha irmã matricular os filhos no Gymnasium
    Quando o marido da minha irmã chegou da China. ( meu cunhado é engenheiro e viajava muito nesta época) minha irmã contou o ocorrido, ele ficou indignado e foi tirar satisfações, chegando lá enquanto esperava ser chamado na sala da diretoria, conversou com dois pais que as crianças também tinham excelentes notas e eles tinham convencido os pais a deixarem as crianças na Mittelschule. Meu cunhado fez a cabeça dos pais, dizendo que se as crianças tinham boas notas deveriam frequentar o Gymnasium e que ele mesmo não tinha tido a nota que os filhos daqueles homens tinham e que mesmo assim, tinha ido pra o Gymnasium e que hoje era engenheiro. Os dois homens olharam pra ele com esperança e falaram você tem razão. Eles são amigos até hoje. O meu sobrinho mais novo estudou a vida inteira com estes meninos e vão fazer o Abitur este ano. O meu sobrinho que era um ano mais velho está fazendo universidade de engenharia civil. O meu cunhado que é “Meio alemão “ pai Iraniano e mãe alemã. O meu cunhado conhece bemol sistema discriminatório que existe aqui!! Meu cunhado deu um esculacho bem grande no diretor, e até ameaçou de colocar no jornal o que a escola e os professores que ele chefiava estava fazendo!! Ele quase mijou nas calças 😂. Em resumo aqui na Alemanha você tem que ficar esperto!! Principalmente se você é estrangeiro ou meio alemão, o sistema alemão de ensino e os professores que são guiados por ele, irão fazer de tudo pra que até as Crianças com capacidade de ir para o Gymnasium fiquem na Mittelschule ou no máximo frequentem uma Realschule. Fica a dica para os Brasileiros que vive na Alemanha, aprendam falar alemão!! Se a minha irmã não falasse bem alemão, ela teria assinado um papel, que seria bem burocrático revogar. Então brasileirada na Alemanha, bitte deutsch lernen!!!

  • @saratamaschke9263
    @saratamaschke9263 2 роки тому +233

    Moro na Alemanha, graças a Deus os meus filhos vão bem na escola, os meus sobrinhos também. Mas acho o sistema muito injusto. Taxar uma criança com 10 anos de idade como incapaz de cursar uma universidade é no mínimo desumano😡
    O que a repórter falou no último minuto é a pura realidade, os professores tendem a recomendar o Gymnasium para filhos de famílias mais abastadas e cujo os país também fizeram universidade. Vou dá um exemplo: os meus dois sobrinhos tiveram notas de excelente no final da Grundschule, mas mesmo assim eles queriam mandá-los para Mittelschule, alegando que eles seriam muito sobrecarregados no Gymnasium. A professora falou que os meus sobrinhos só adquiriram aquelas notas, porque minha irmã os pressionava a estudar, me irmã respondeu, não eu não pressiono os meus filhos, eles estudam, mas tem o horário deles de brincar. Aí ela insistiu dizendo que na Mittelschule as crianças tinha ótimas oportunidades,Mi

    • @seabraguilherme1970
      @seabraguilherme1970 2 роки тому +9

      Famílias mais abastadas e cujos *pais. Sem o artigo.

    • @raimundorochaferreirafilho8439
      @raimundorochaferreirafilho8439 2 роки тому +7

      Revoltante....

    • @liliadiniz73
      @liliadiniz73 2 роки тому +16

      @@raimundorochaferreirafilho8439 num acho não... Revoltante é péssimo ensino no Brasil, enquanto lá já estão decidindo o q a criança de 10 anos irá fazer a minha com 10 anos está no quinto ano fazendo prova de somar e subtrair. Isso sim é revoltante.

    • @gisr.10
      @gisr.10 2 роки тому +10

      eles são os professores, devem saber muito bem o potencial das crianças. Pais tendem a achar que seus filhos são gênios quando na realidade estão apenas na média, grande parte dos estrangeiros que vão pro exterior tem pouca escolaridade e capital cultural, consequentemente seus filhos também são limitados

    • @Drantico
      @Drantico 2 роки тому +3

      @Etevaldo Skylab Mas a repórter tbm falou que é possível SIM, fazer faculdade depois da Hauptschule ou da Realschule. Além disso, se necessário a urgência de graduação, sempre é possível ir a vários países vizinhos que possuem visto de moradia para estudar em que não se aplicam essas condições. É um pouco limitante, sim, mas o reflexo em um índice de desemprego baixo e uma população mais feliz ainda pesa bastante na balança no fim das contas, ao meu ver.

  • @joaopedrobr19
    @joaopedrobr19 2 роки тому +80

    Esse sistema de recomendações de professores me deixou muito frustrado, por mais que eu tivesse nota eles não me indicavam ao Gymnasium. Como eu estudava na Gesamtschule precisava de certas quantidades de E-kurs(Cursos Avançado) em materias para obter uma indicação ao Gymnasium. Precisava apenas de dois E-kurs nas matérias principais( inglês, matemática e alemão) e + 1 nas matérias secundárias. Eu tinha E-kurs em todas as matérias exceto em inglês e alemão onde eu era G-kurs(curso básico). Eu focava muito em inglês, pois para mim era mais fácil tirar boas notas para poder ser promovido ao E-kurs. Nos dois últimos anos da Gesamtschule eu tirava boas em notas em inglês e participava muito nas aulas, porém nunca fui promovido para poder ser indicado ao Gymnasium, por mais que eu insistisse bastante com a professora.

    • @joaopedrobr19
      @joaopedrobr19 2 роки тому +20

      Hoje vejo atitudes que eu poderia ter tomado e contornado as situações. Eu confesso também que nunca fui um aluno exemplar, de mediano para bom, mas as decisões dos professores da época foram aquelas por suas razões e isso fez quem eu sou hoje.

    • @Mariecatblaset
      @Mariecatblaset 2 роки тому +2

      @@joaopedrobr19 E o que você faz hoje?

    • @mauriciomarinho9255
      @mauriciomarinho9255 2 роки тому +1

      Então estuda mais alemão

    • @zalegria9190
      @zalegria9190 2 роки тому +10

      você acha que ser filho de pais brasileiros influenciou nisso? Ouvi dizer que há bastante preconceito.

    • @GabrielaFerreira-i9b
      @GabrielaFerreira-i9b 2 роки тому +4

      @@zalegria9190 Certeza kkk

  • @lenonsilva3907
    @lenonsilva3907 2 роки тому +113

    Realizar apenas uma vez o ABITUR é taxar para o resto da vida do discente um mal desempenho em uma prova que pode estar acontecendo num momento turbulento de sua vida. Seja por saúde física, saúde mental, luto, etc.

    • @Patrimôniomemoria
      @Patrimôniomemoria 2 роки тому +3

      Muitas pessoas fazem suas faculdades em outros países e depois fazem revalida. (Não estou defendendo, apenas dizendo que existe essa possibilidade).

    • @lenonsilva3907
      @lenonsilva3907 2 роки тому +6

      @@Patrimôniomemoria Isso de "lavar as mãos" deixando que a formação dos seus cidadãos aconteça em outro país, pode criar uma crise de identidade geracional. É perigoso, além de transformar o alemães em indesejáveis pelos seus vizinhos

    • @non5946
      @non5946 2 роки тому

      Mas a prova não é igual ao Enem na prova o aluno responde questões da área de atuação que ele escolheu a prova é mais centralizada

    • @lenonsilva3907
      @lenonsilva3907 2 роки тому +4

      @@non5946 Não é sobre o tema da prova e sim das condições adversas da vida.
      Uma segunda chance

    • @ligiaguedes77
      @ligiaguedes77 2 роки тому +3

      @@non5946 o ENEM é brincadeira perto do Abitur. É uma pressão terrível. Páginas e páginas de dissertação, prova oral com banca de exames. Não tem múltipla escolha. E para algumas carreiras vc tem que tirar uma nota bem alta. Claro que o vestibular Brasileiro para uma boa faculdade é massacrante mas acho que os dois modelos de ingresso pra Universidade têm seus problemas.

  • @charlesmaverick-im8nd
    @charlesmaverick-im8nd 10 місяців тому +3

    Se eu estivesse num país sério, hoje seria cientista, doutor. Era nota 10. Mas, devido a não ter acesso, me pendurei num quartel e tive que ser militar de baixa patente. Por pura necessidade. Talento jogado fora.

  • @pumaetigre
    @pumaetigre 2 роки тому +188

    Muito cruel isso de decidir o futuro de uma criança qnd ela só tem 10 anos. Porém, algo n foi mencionado no vídeo e que acho interessante acrescentar por aqui: existem também universidades privadas na Alemanha, e qualquer um (independente do percurso escolar) pode sim fazer faculdade. Claro que daí é mais cara que a pública, mas é uma opção, sobretudo pq tb existem bons financiamentos para universitários.

    • @liliadiniz73
      @liliadiniz73 2 роки тому +29

      Cruel é o ensino brasileiro que novela todos os alunos por baixo

    • @ddeimos9509
      @ddeimos9509 2 роки тому +26

      @@liliadiniz73 O sistema BR é ruim. O Alemão é engessado... qm conhece o país SABE do q eu estou falando. Não é pq o nosso é ruim q devemos copiar .... temos de inventar o nosso sistema q tem mais a ver com nossa cultura.

    • @m.s.r.s-9495
      @m.s.r.s-9495 2 роки тому +13

      @@ddeimos9509 Nossa cultura de ensino é ruim o jeito alemão de ensino é melhor simples assim.

    • @AleStiebler
      @AleStiebler 2 роки тому +5

      Achei interessante o sistema de ensino por ser por aptidão. Vi foco e oportunidade de mudarem. Se as escolas são públicas é bom ter regras por mérito pra que haja respeito e estímulo pra seguir em frente. Tem mecânico por exemplo que monta uma oficina e ganha mais que muitos acadêmicos e tem médicos que não são bem financeiramente. Enfim, são aptidões e escolhas. É o que penso...

    • @rafaellribei2136
      @rafaellribei2136 2 роки тому +10

      Não vi nada de cruel. Cruel é ver um adolescente no 3° ano do ensino médio sem perspectivas de vida. Sem planos, sem nada. Parece já esperar a morte chegar aos 17 anos de idade com uma vida longa pela frente.

  • @Moriarty57543
    @Moriarty57543 2 роки тому +56

    É incrível a incompetência das pessoas de usarem o cérebro de forma minimamente eficiente:
    "No Brasil a educação é ruim, na Alemanha é boa, logo, o moderno educacional da Alemanha é melhor"
    É a babaquice de correlação e casualidade, defender um sistema de casta para crianças é ridículo

  • @katiamagalhaes6680
    @katiamagalhaes6680 2 роки тому +117

    Aqui se vende um diploma. Pessoas sem a menor condição seja materiais ou intelectuais,vão para a faculdade,com falhas horríveis no ensino básico. Aqui devemos lutar pelo ensino básico. Já passou da hora.

    • @adrianosds5312
      @adrianosds5312 2 роки тому +21

      Concordo, aqui o curso superior virou uma fábrica de diploma.

    • @grasicsc1
      @grasicsc1 2 роки тому +13

      compra quem quer, literalmente. Eu compartilho aqui uma teoria que venho internalizando nas minhas observações de estágio obrigatório nas escolas e creches: profissionais frustrados, formados em qlqr faculdade de merda que o MEC dá aval pra funcionar, formando crianças sem o mínimo de competência. Eu já cheguei a pensar que isso fosse um reflexo por ter uma pessoa estranha (eu observando a prática docente), mas cheguei a conclusão que é a formação mesmo. Nao tenho os dados, mas acredito que pelo menos 70% dos professores da educação básica no Brasil são formados em faculdades privadas, ou seja, o comércio de diplomas. As novas gerações vão pagar o preço.

    • @sertanejo76
      @sertanejo76 2 роки тому +5

      Prefiro isso a exclusão.

    • @gomes2151
      @gomes2151 2 роки тому +4

      Cheio de bozonarista que não entrou na federal, que dó...

    • @McandyS
      @McandyS 2 роки тому

      Verdade! O ensino no Brasil é uma bosta mesmo. A escola no Brasil, naot ensina a Saber Ser, nem a Saber Estar e o povo no não tem noções mínimas de cidadania. Dá até pena ler comentários dos jovens nas redes sociais, porque a esmagadora maioria, revelam uma ignorância profunda sobre temas essenciais. O Brasileiro tem uma Cultura Geral mediocrey

  • @marciafosco7104
    @marciafosco7104 2 роки тому +20

    ❤️ deucht!!! Minha filha estudou desenho industrial e fez dois anos de intercâmbio na Alemanha. Excelência define este país. Serei Eternamente grata!

    • @Bl4z3MC
      @Bl4z3MC 2 роки тому +5

      deutsch*

    • @marciafosco7104
      @marciafosco7104 2 роки тому +1

      @@Bl4z3MC deutschland**

    • @samyventura3043
      @samyventura3043 2 роки тому +2

      Márcia, meus parabéns pelo comentário. Digo isso pq leio comentários de pessoas aqui que, ainda estando lá e tendo a oportunidade de terem um futuro melhor, reclamam do sistema em vez de agradecerem muito pela oportunidade. Cabeça de brasileiro é uma farofa mesmo.

  • @asb408
    @asb408 2 роки тому +14

    DW, o vídeo é bem explicado como sempre. Só há algumas questões a serem comentadas: 1) Nota do PISA é um referencial razoável para atestar a qualidade. Todavia, "felicidade" é um conceito abstrato. Como uma pessoa vai se considerar "infeliz" ou "feliz" se nunca teve experiências diferentes das que conhece sendo um tecnólogo de nível médio? 2) Ter dez por cento a menos de estudantes universitários do que outras nações não é uma coisa boa em lugar nenhum do mundo. Talvez nesses dez por cento estejam potenciais ganhadores de um prêmio nobel, que o sistema escolar alemão considerou inaptos aos dez anos de idade. Einstein não se adaptou ao rigor prussiano das escolas alemãs, e completou sua formação básica e superior na Suiça. Essas mentes são desperdiçadas todos os anos, em números potencialmente maiores, como nas duas grandes guerras. 3) Desemprego entre jovens é três vezes menor na Alemanha se comparada com a França? Os sistemas produtivos dos dois paises são iguais desde quando, DW? Não fui um bom estudante aos dez anos de idade. Na Alemanha, eu poderia ter virado um conformado trabalhador da VW ou Rheinmetall. No BR, sou professor universitário e astrônomo profissional. Ah! Sou feliz e filho orgulhoso de um porteiro e uma ex-cortadora de cana.

    • @marcusviniciusdoprado7508
      @marcusviniciusdoprado7508 2 роки тому +1

      Meu querido, me emocionei com o final do seu comentário. Meus parabéns e, com relação ao cerne do seu comentário, de fato, o que apontou é extremante relevante e certas partes também questionei da mesma forma. Difícil dizer onde um sistema é o melhor. Há muitas variáveis e dinâmicas culturais, uma delas sendo a imigração no caso alemão

  • @Aliandry
    @Aliandry 2 роки тому +17

    Conheço pessoas que passaram por situações gravíssimas de abuso familiar durante a sua infância e adolescência ou que vieram de famílias pobres ou menos educadas, e como tal foram "convidados" a sair da escola mais alta, onde inicialmente entraram, o Gymnasium, e foram para a Realschule. A falta de apoio dos pais e o seu desleixo arruinou a vida de todas estas pessoas, menos uma, que após de terminar a Realschule pôde ir mais uns anos para uma escola que lhe permitiu entrada para a Universidade. Com cada avanço do seu estudo (para mestrado e seguidamente para doutoramento) ela temeu sempre o momento em que lhe pediam o seu CV e certificação, pois mostrava que não tinha Abitur, mas sim um equivalente. Felizmente ela pôde continuar a estudar. Infelizmente, teve sempre se ser mais escrutinada que os seus colegas.
    Todas elas hoje (menos a que foi para a Universidade) mostram tristeza e rancor por não poderem ter estudado mais. Mas não só isso. Elas estudaram em escolas de menor qualidade e aprenderam menos coisas. E por vezes não percebem temas que estão sendo falados entre amigos. Até a mulher que hoje está num doutoramento por vezes não sabe algo que todos os seus colegas sabem (como o latim, o francês, ou algumas formas matemáticas, momentos históricos ou pontos de ciência, que não são ensinadas nas Realschule, muito menos nas Hauptschule). As duas escolas mais baixas também não apoiam bem os alunos com educação política, mantendo-os desinformados sobre sistema do seu próprio país.
    E existe sim, um grande, gigantesco preconceito para com pessoas que frequentaram a Realschule e, em especial, a Hauptschule. O tipo de alemão (língua) usado por estas pessoas é diferente, por exemplo, e muitos alemães conseguem imediatamente saber que estas pessoas não receberam boa educação, pois dizem coisas de modo tosco ou "errado". Pais que frequentaram a Hauptschule normalmente também guardam rancor ao tratamento que recebem toda a vida, e desmotivam os seus filhos de ingressar no Gymnasium, por terem nojo do tipo de pessoas que de lá saíram (e, segundo os meus conhecidos, também por inveja aos filhos). Este sistema escolar ajuda a manter os pobres pobres.
    Apenas posso dar o ponto de vista de Portugal, onde a escola pública não é paga e o nível de educação é igual para todos. Nenhum aluno para trás. Um aluno da pior escola de Portugal terá sempre de saber o mesmo que um do ensino privado (é claro que a qualidade da educação muda, mas um aluno da privada deve saber o currículo nacional e normalmente pode saber um pouco mais, como por exemplo, japonês, que não é comum nas escolas portuguesas. Quando fazem o exame nacional para entrada na universidade são avaliados nos mesmos pontos).
    Quando eu falo com alguém que andou na Realschule eu noto que eles não sabem coisas básicas que eu aprendi no ensino público de Portugal, como história medieval da Europa ou coisas básicas sobre a geografia mundial). É-me praticamente impossível comunicar com pessoas que estudaram na Hauptschule pois o meu alemão é básico e eles normalmente recebem apenas o ensino mínimo de línguas segundas, isto é, o inglês, e não o conseguem usar na prática.
    A pessoa mais pobre de Portugal terá sempre os mesmos 12 anos de educação grátis. Desses, os últimos 3 poderão ser profissionais. Mas e se se arrepender? Pode sempre tentar de novo.

    • @gabrielhts
      @gabrielhts 2 роки тому +2

      Bonito na teoria. Mas na prática vemos que a Alemanha é um país mais rico e desenvolvido, ou seja, a educação recebida pelos cidadãos de lá, torna-os mais produtivos que os de Portugal.

    • @Aliandry
      @Aliandry 2 роки тому +7

      @@gabrielhts podia ter feito alguma pesquisa antes de ter escrito isso, pois claramente não percebe o mercado de trabalho e educação de ambos os países. Não devia inventar sobre o assunto, visto que não tem ideia que a maior exportação de Portugal é mão de obra qualificada. Um esmagador número de portugueses encontra-se a trabalhar fora de Portugal e existem enumeras vertentes de emprego que são quase exclusivamente ligadas ao convite por parte de outros países, como a enfermagem (que é curso universitário em Portugal, mas é um curso técnico na Alemanha - veja a situação do COVID, em que Portugal recebeu enfermeiros e médicos da Alemanha, e depois os enfermeiros não eram qualificados para realizar a maioria das tarefas realizadas pelos enfermeiros portugueses), tradução, interpretação, RI, logística etc. Portugal sofre de um vácuo de talento, porque há nepotismo, falta de mercado (por exemplo, na dobragem, porque os portugueses consideram a dobragem uma quebra na qualidade do produto) e a não aceitação de levantamento de salários, o que leva à saída dos portugueses do país, não pelo que tentou implicar. Não existe um problema de "produtividade" ligado à educação. A qualidade da educação foi sempre reconhecida como abrangente e muito boa. Se têm um curso aceite mundialmente, conseguem falar 2/3 línguas, são europeus e recebem convites de emprego ao terminar licenciaturas/mestrados/doutoramentos... Podia ter visto isso antes de inventar causas e relações. O nome do país tem peso na empregabilidade de alguém por ligações entre produtividade e educação? É uma infeliz realidade. Relacionamos, por exemplo, os cidadãos chineses com áreas informáticas e matemáticas, mas serão eles todos bem educados? Convido-o a ler sobre isso. Serão as universidades Chinesas boas? Práticas? Efectivas? Os "números" parecem indicar que sim. Mas não é a realidade. A maioria das notas são inflacionadas, por exemplo. E pouquíssimos dos alunos chineses teriam essas notas em universidades Europeias. Não deixa de haver alunos excelentes e com o número de pessoas que conseguiam sair da China é fácil criar estereótipos também. (Pode ver Gaokao corrupto, movimento de prancha, passaporte das zonas rurais para urbanas, repressão de minorias, etc)
      E para conseguir combater o atual problema da falta de mão de obra não qualificada (nome horrível, pois essa mão de obra é qualificada também, apenas não tem estudos superiores) Portugal está a facilitar a imigração sem qualificações. Deste modo tenta fazer o que a Alemanha faz também (e o que o Reino Unido fazia). Agora, o problema é que a Alemanha arranjou modo de manter essa mão de obra a um certo nível e número com o seu sistema de escolas, efectivamente trancando famílias pobres e pouco educadas num ciclo quase sem fim. Em Portugal, vendo a possibilidade de uma vida melhor ao seu alcance, duvido que muitos continuem onde estão, vindos de fora da Europa ou não. Por isso muitos saem a convite para trabalhar e depois regressam para viver. São também cada vez mais os casos de portugueses com estudo superior que trabalham em Portugal com um emprego nos EUA, Alemanha, nórdicos e RU (que pelo que parece farão o seu grupo de países em pedestal) em vez de irem morar para lá (e basta ver aqui a relação entre a percentagem de portugueses que vive em Portugal e fora dele). Uma criança imigrante na Alemanha fica imediatamente presa na escola mais baixa se não falar Alemão e mesmo que fale, ser-lhe-á muito difícil mover-se, assim perpetuando uma espécie de classe abaixo das outras. Faz render para os outros e para o país? Claro. Mas o mais importante na vida é a qualidade desta. Criar e manter uma classe baixa para elevar o país é nojento.

    • @derschatten1
      @derschatten1 2 роки тому

      @@gabrielhts é por causa desse sistema que a Alemanha está dependente de mão de obra estrangeira hoje, e essa mão de obra vem de países de muito má reputação, como Brasil e Índia.

    • @gabrielhts
      @gabrielhts 2 роки тому +1

      @@Aliandry Educação de qualidade tem tudo a ver com geração de riqueza. As melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, China, Japão, Singapura e Austrália, países que geram muita riqueza. A melhor universidade de Portugal está em 274 no ranking. É impossível que todos os portugueses qualificados saiam do país, a não ser que sejam poucos.

    • @gabrielhts
      @gabrielhts 2 роки тому +2

      @@derschatten1 Veja só, Portugal é um país com mercado de trabalho mais fraco que Alemanha e França, e ainda consegue ter mais escassez de mão de obra.

  • @CarlosHenrique-co1ql
    @CarlosHenrique-co1ql 2 роки тому +32

    Eu queria ser Engenheiro civil e foquei em matemática, física e química. Quando entrei na faculdade, percebi que fora a parte dos cálculos, nada na faculdade de Civil combinava comigo. Paguei disciplinas de Engenharia Química e Engenharia da Computação. Foi bem sofrido para decidir o que fazer da vida. Imagine se tivesse que decidir tão cedo. Quando fui fazer o ENEM foi um sofrimento decidir qual faculdade aplicar a nota, até Direito eu pus.

    • @themarcel508
      @themarcel508 2 роки тому +2

      Eu passei por isso. Acabei fazendo uma faculdade que não gostava, mas era a que eu tinha condições e depois de 5 anos passei por uma transição de carreira que me permitiu entender o que eu realmente gostava de fazer e buscar isso.

    • @a_skywalker
      @a_skywalker 2 роки тому

      Direito é o curso curinga 😂😂

    • @KS-yn5zw
      @KS-yn5zw 2 роки тому +1

      eu queria ser engenheiro mecanico, começei a graduação e hj sou medico

    • @mateus34781
      @mateus34781 2 роки тому

      Estou fazendo engenharia elétrica numa federal, entrei aleatoriamente, meu sonho era fazer farmácia, biologia, química ou medicina :/ espero que meus pais aceitem que eu mude de curso ano que vem

  • @madsoncosta3818
    @madsoncosta3818 2 роки тому +6

    Esse sistema é complicado, mas se traz resultados. No meu caso, acho que teria mudado totalmente a minha vida, até os 12 anos, eu não me esforçava em nada na escola, era bagunceiro e sempre ficava em português/matemática/inglês. Do nada, aos meus 13 anos, comecei a desenvolver muita paixão pelo conhecimento, encontrei um livro de história e comecei a ler, aprendi inglês, melhorei meu português, tirava excelentes notas. Enfim, se o sistema educacional brasileiro fosse assim, acho que não teria aproveitado todo meu potencial. No ensino médio, aprendi espanhol e me apaixonei por literatura, me tornei trilíngue e comecei a escrever coisas, decidi virar escritor, me apaixonei totalmente pela literatura. Quando sai do ensino médio, aprendi francês, virei professor, me tornei poliglota, escrevi um livro, ganhei um prêmio literário muito importante com ele, ganhei um concurso de poesia muito importante também e entrei em direito numa universidade federal. Resumindo, se tivesse sido julgado pelas minhas capacidades aos 10 anos, nunca estaria aqui.

    • @carolinemcallister692
      @carolinemcallister692 2 роки тому

      Se você soubesse que aos 10 anos se daria a escolha do futuro profissional duvido que fosse bagunceiro até aos 12… noutros países muita gente brinca na escola porque sabe que nada acontece

    • @1ygngomoe
      @1ygngomoe 8 місяців тому +2

      @@carolinemcallister692 Acho que você não tem contato com crianças de 10 anos. Elas ainda estão em idade de brincar, não estão preocupadas com futuro e não é um projeto educacional ditatorial que vai torná-las mais conscientes.

  • @lima4740
    @lima4740 2 роки тому +11

    Aqui ser filho de alguém que exerce trabalho manual, é mais do que depreciativo, é humilhado.

  • @shojiogasavara5942
    @shojiogasavara5942 2 роки тому +4

    Ótimo vídeo sobre o sistema educacional alemão, que no geral é muito bom, inclusive por enfatizar a formação técnica e profissionalizante. Esse sistema é um dos fatores que sustentam o vigor econômico da Alemanha.

  • @alanbhz8367
    @alanbhz8367 2 роки тому +11

    Parabéns pela excelente reportagem!

  • @ericklopes2431
    @ericklopes2431 2 роки тому +11

    Isso é uma especie de apartheid da educaçao isso sim!

  • @aracelymehl4354
    @aracelymehl4354 2 роки тому +84

    O importante é prestar atenção de que o trabalho técnico não é menosprezado, bem ao contrário. Aqui vivemos num país onde ele é menosprezado e isso não é correto!! Fui professora universitária e afirmo que a faculdade NÃO é para qualquer pessoa. Para tal é necessário gostar de ler ( principalmente) , refletir, criticar, e escrever sobre os assuntos que aprendeu e leu,fazendo uma nova análise do que foi lido. Tive alunos que só passaram pela faculdade e hoje são professores!!! Está certo isso?? Eles vão acabar com a criatividade e curiosidade de outros e não incentivar ninguém. Eles poderiam ser excelentes técnicos e viver uma vida feliz e bem remunerada. Isso se não seguissem o padrão brasileiro que que , sem uma faculdade, vc não é ninguém. Hoje chamei um encanador em minha casa, uma hora de trabalho:, R$ 150,00. Ele é menos que eu que falo duas línguas , tenho mestrado e duas graduações?? Eu acho que não! Eu faço oq escolhi, ele faz oq escolheu e ambos somos importantes para a sociedade se fizermos nosso trabalho bem feito.

    • @Alexander_Haupt
      @Alexander_Haupt 2 роки тому +9

      Perfeito, professora!

    • @aracelymehl4354
      @aracelymehl4354 2 роки тому +2

      @@Alexander_Haupt obrigada.

    • @psergioap
      @psergioap 2 роки тому +8

      Sim, o problema que o trabalho mais "grosso" é mal visto e remunerado na nossa sociedade onde tem uma diferença de classe extratosferica. Também conheço muita gente com diploma de nível superior que não consegue emprego, porque se formou em uma faculdade paga onde só se visa a mensalidade

    • @liliadiniz73
      @liliadiniz73 2 роки тому +4

      @Dayane essa é a sua percepção... Você não acha que o ensino técnico deveria ser mais valorizado???

    • @lucianamoreno2253
      @lucianamoreno2253 2 роки тому +1

      Não dá pra comparar nenhum sistema de ensino de país civilizado com essa mentira que acontece no Brasil.

  • @xixicodoapodi
    @xixicodoapodi 2 роки тому +44

    Faltou comentar a média de alunos por sala de aula, o salario e a carga horaria dos professores, disco Minas oferecidas e as estruturas das escolas.

    • @pepitopepito1855
      @pepitopepito1855 2 роки тому +10

      Por lei no maximo 27 alunos por classe. Mas sempre é menor que isso, na classe das minhas filhas sao 15 criancas. Aqui professor é bem pago. Onde tem mais criancas imigrantes de origem arabe ou turca é mais baguncado, nao por causa da escola e infelismente por causa dos alunos. Aqui as criancas tem que aprender 2 idiomas estrangeiros, entao tem escolas Europeias que vc pode aprender a lingua materna de um dos pais, como o portugues, tem de jardim infantil até faculdade em portugues.

  • @Corujadocerrado
    @Corujadocerrado 2 роки тому +70

    Achei pavoroso o sistema educacional de lá!

    • @liliadiniz73
      @liliadiniz73 2 роки тому +26

      Pavoroso é o sistema brasileiro, onde o ensino é nivelado por baixo

    • @danignacio6705
      @danignacio6705 2 роки тому +9

      @@liliadiniz73 O duro é que o pessoal confunde o Construtivismo com oba-oba no Brasil.

    • @diegorodrigues2934
      @diegorodrigues2934 2 роки тому +2

      e muito cruel

    • @ritamarques1199
      @ritamarques1199 2 роки тому

      @@liliadiniz73 Não se engane.

    • @liliadiniz73
      @liliadiniz73 2 роки тому +1

      @@ritamarques1199 sobre oq, Em achar q o sistema educacional brasileiro é pavoroso??? Estou enganada não tenho certeza, tenho filha no 5° ano público... É desesperador .... E o último lugar nas avaliações do estudante brasileiro constata isso

  • @kauevampiro7186
    @kauevampiro7186 2 роки тому +7

    com 10 anos eu não tinha ideia de qual profissão eu gostaria te ter, ou que tipo de conteúdo eu tinha interesse

  • @nathancruzbr
    @nathancruzbr 2 роки тому +4

    DW tem excelentes matérias... Parabéns pela qualidade!

  • @user-fp2vq1bq7c
    @user-fp2vq1bq7c 2 роки тому +6

    Na Índia isso é chamado de CASTA SOCIAL, mas para os brasileiros sulamericanos mequetrefes isso é sistema educacional de excelência.

    • @tattianasalles3019
      @tattianasalles3019 2 роки тому +1

      Kkk
      Alemanha é um dos países menos desiguais do mundo!
      Índice de Gini de 0,26. Quem dera o Brasil tivesse a distribuição de renda da Alemanha. Não seja ridículo!
      Lá o trabalho técnico é valorizado. Não existe a cultura bacharelesca do Brasil que por ter passado escravocrata olha com desdém para o ensino técnico.

    • @paloma1988
      @paloma1988 2 роки тому +1

      @@tattianasalles3019 pisa menos, tattiana, senão o coitado morre de vergonha por ser tão bem besta. O ensino superior a todos é lindo na prática, mas na realidade não é isso tudo não, olha o exemplo do Brasil. Aqui todo mundo tem ensino superior, mas não serve de nada. Bota um alemão com nível técnico e um brasileiro de nível superior pra ver qual é melhor

  • @giovanealves6406
    @giovanealves6406 2 роки тому +61

    Na realidade pelo que entendi existe uma discriminação por alunos não gostei em parte desse método de ensino.

    • @alvarofranco6388
      @alvarofranco6388 2 роки тому +5

      Os alunos tem que ser discriminados mesmo para que cada um floresça adequadamente, no Brasil se mediocriza a todos

    • @Pedro-fz3yb
      @Pedro-fz3yb 2 роки тому +2

      É gravíssimo! Os alunos pobres terão menos oportunidades no futuro. É uma forma de controle social muito eficaz para que os que vêm de baixo continuem com funções técnicas enquanto os ricos vão conseguir cargos de gerência e decisão. O problema é que isso deve perpassar para a política também. Ou seja, se você nasceu pobre na Alemanha, provavelmente vai continuar sendo pobre, sem muita escolha no futuro.

  • @ASouza-ut9kb
    @ASouza-ut9kb 2 роки тому +67

    Se eu dependesse dos professores pra determinar meu futuro hoje eu estaria na merda.

    • @minhabandeirasempreseraver7265
      @minhabandeirasempreseraver7265 2 роки тому +12

      Quem te ensinou o abc?, quem te ensinou as primeiras histórias do Brasil e do mundo? Quem te ensinou as primeiras coisas sobre ciência e Matemática?

    • @SamuelRusche
      @SamuelRusche 2 роки тому

      Tô vendo a vida maravilhosa que vc conquistou kkkkkk tem coragem nem de mostrar a cara otário

    • @valdeneweirich2929
      @valdeneweirich2929 2 роки тому +3

      Você não está na M porque algum professor fez diferença na tua vida.

    • @GabrielaFerreira-i9b
      @GabrielaFerreira-i9b 2 роки тому +3

      Simmm, se o sistema educacional no Brasil fosse como na Alemanha muitos brasileiros não teriam faculdade.

    • @Misaki_Chan6
      @Misaki_Chan6 2 роки тому

      exatamente

  • @Shoujofan
    @Shoujofan 2 роки тому +2

    Achei o vídeo muito informativo e equilibrado. Sou professora e realmente considero muito precoce essa idade de corte usada na Alemanha, seja 10, ou 12 anos, mas os prós e contras foram muito bem apresentados. Obrigada.

  • @wallesjones1033
    @wallesjones1033 2 роки тому +3

    sou apaixonado pela cultura alemã.deverianos seguir o sistema de educação alemã

  • @robertocandelaria9863
    @robertocandelaria9863 2 роки тому +8

    Excelente conteúdo, muito informativo. Parabéns pelo trabalho

  • @renatoamaral8259
    @renatoamaral8259 2 роки тому +2

    Excelente vídeo e apresentação impecável. Aos dez anos de idade, eu era um crianção imaturo. Demorei mais para evoluir.

  • @oatmeal7818
    @oatmeal7818 4 місяці тому +1

    Achei muito interessante esse sistema alemão, evita pessoas perdendo tempo em curso superior sem ter vocação pra isso. Somente me incomodou a idade de 10 anos (12 anos seria melhor) e a subjetividade, esse "aconselhamento" dos professores. Critérios objetivos, nota de prova, sempre são os mais justos.

  • @95Artal
    @95Artal 2 роки тому +16

    Quando uma amiga minha alemã me disse que o sonho dela era ser professora mas ela não podia e que ela só podia fazer carpintaria eu não entendi, até que comecei a ver mais sobre o sistema alemão de ensino e vi como isso pode realmente afetar a vida inteira de uma pessoa no seu próprio país. Ela mesmo disse que talvez teria uma chance se fosse para outro país tentar fazer graduação por lá.

  • @NarutoHpkague
    @NarutoHpkague 2 роки тому +3

    Ouvi dizer que é um Sistema Ditatorial baseado em créditos que direciona o aluno sem flexibilidade, eles definem se você vai ser um engenheiro ou um sapateiro, se você não gostar da profissão e quiser mudar de opção será punido com uma série de dificuldades, seus "créditos sociais" somados desde pequeno são retirados o que dificulta a mudança de profissão e a sobrevivência. Do meu ponto de vista muitos são escravos de um futuro definido pelo estado.

  • @gborsonello
    @gborsonello 2 роки тому +7

    Morei 20 anos na Holanda que tem o mesmo sistema. Esse sistema é HORRÍVEL, aos 11 anos o destino dessas crianças já estão decididos. ABSURDO e sistematicamente tirando oportunidades dessas crianças. Na realidade, isso só mantém as crianças nas classes sociais delas, os com pais que tem educação universitária vão ao nível mais alto, ou seja, pouquíssimos, enquanto os filhos de açougueiros ou carpinteiros, estrangeiros, etc, vão para os níveis mais baixos e a universidade se torna quase um caminho impossível. Sistema de casta isso

    • @canisjay
      @canisjay Рік тому +4

      com certeza o nível de mobilidade social da Holanda e da Alemanha devem ser baixíssimos

    • @naty_flesch
      @naty_flesch Рік тому

      Por isso precisam tanto de estrangeiros pra trabalhar

  • @avatarvirtual7126
    @avatarvirtual7126 2 роки тому +45

    Alemanha resolve dois problemas graves que tem no Brasil.
    1. O Brasil tem um sério de ensino médio com escola técnica. Então o aluno da escola técnica faz ensino superior e joga o ensino técnico no lixo, que poderia ser aproveitado por alguém sem ensino superior.
    2. Outro problema no Brasil é o excesso de pessoas fazendo bacharelado com o intuito de qualificação profissional em vez de acadêmica. Assim, estuda muita coisa que não existe na indústria (desperdiçando recursos) e acaba tendo muita pessoa formada não atuando na área.
    A consequência lá é o baixo desemprego de jovens.

    • @matheus73210
      @matheus73210 2 роки тому +9

      O ensino técnico concomitante não é ruim. A maioria dos profissionais que fazem técnico seguem na mesma área (técnico em enfermagem > bacharel em enfermagem; técnico em eletrônica > bacharel em eng. elétrica). Tem que aumentar a oferta e reduzir o estigma. O brasileiro tem um entendimento tosco de economia de achar que superior é melhor que técnico só porque é um grau escolar maior, e fica puto por receber menos. Muita gente joga fora a oportunidade de fazer técnico no ensino médio por achar que é melhor fazer cursinho pré-vestibular pra entrar na faculdade, que vai ser melhor financeiramente. Inclusive o técnico concomitante resolve o segundo problema que tu apontou, pois normalmente estudantes universitários que fizeram técnico tem mais pé no chão. A segunda parte eu concordo totalmente. O ensino superior virou uma aberração, porque existe os 10% de boas universidades que formam bons acadêmicos ou profissionais em áreas que não envolve técnica ou habilidade (direito, psicologia) e 90% que tentam formar gente pro mercado, dando a ilusão de que vão ganhar mais, que esse conhecimento será útil pra economia, mas que passam um ensino fracassado tanto em âmbito profissional quanto acadêmico (o cara se forma na faculdade sem abrir um livro por 4 anos). O cara se forma em administração sem saber como montar um plano de marketing, sem saber fazer um projeto de estruturação organizacional, sem saber fazer um planejamento estratégico. No máximo viu na faculdade que existem três estratégias genéricas, mas nem prestou muita atenção, e mesmo que prestasse isso não seria o suficiente pra fazer algo útil pra empresa.

    • @rodrigosilva-mz6rf
      @rodrigosilva-mz6rf 2 роки тому +4

      Exatamente piorou nos últimos anos com esse endeusamento do bachareal que fazem no Brasil com aberturas de particulares.

    • @rodrigosilva-mz6rf
      @rodrigosilva-mz6rf 2 роки тому +1

      E sem falar nos concursos públicos vários era para ser de nível medio. Ai acaba estudando coisa que nem vai usar no órgão

    • @ddeimos9509
      @ddeimos9509 2 роки тому +1

      @@rodrigosilva-mz6rf Não deveria existir sequer cargos públicos concursados. Emprego é uma coisa q se deve trocar e ser aberto a subtituição... o Estado no MAXIMO poderia ser os eleitos e ministros... Empreendedorismo é coisa q se deve deixar para o setor privado e é uma coisa q politicas publicas sao sempre pessimas... fica carissimo e funciona mto mal e porcamente.

    • @maiquelnunesdearaujo3289
      @maiquelnunesdearaujo3289 2 роки тому +1

      No ensino técnico você aprende o ofício, na faculdade tu ganha um diplona pra exercer esse ofício.
      Basicamente é isso.
      Conheço muitos eng elétrico que não sabem fazer uma simples ligação elétrica.

  • @tiagobarros5666
    @tiagobarros5666 2 роки тому +2

    Isso faz toda diferença entre países que dão certo como Alemanha, Japão, Inglaterra, etc com países deficitários do ponto de vista sócio-econômico, como o Brasil. Sem educação não há qualificação profissional. Quanto mais pessoas atendidas por educação de qualidade, que de fato prepare para o mercado de trabalho, menos desemprego e consequentemente, menos desigualdade. É notável também a valorização do ensino técnico nos países desenvolvidos. Não há essa mentalidade limitada que há no Brasil em acreditar que só o ensino superior qualifica. O ensino técnico proporciona colocações mais rápidas e em maior quantidade. Parabéns à Alemanha por sua cultura e valorização do conhecimento.

    • @raelfernandesturatti5399
      @raelfernandesturatti5399 2 роки тому +2

      Os comentários do pessoal só mostra o quanto eles tem preconceito com serviço braçal, aqui no Brasil o pessoal de classe média tem nojo até de cortar a grama da própria casa.
      O sistema da Alemanha ao meu ver me parece muito mais justo e eficiente do que o sistema Brasileiro.

    • @tiagobarros5666
      @tiagobarros5666 2 роки тому +2

      @@raelfernandesturatti5399 Olá meu caro. Sem dúvida, concordo com vc. Não há, absolutamente, nada de errado em aprender e exercer funcões técnico-operacionais. O que seria do mundo sem os pedreiros, encanadores, eletricistas, marceneiros, mecânicos e tantos outros não é verdade? Todas as profissões são importantes e dignas.

  • @shunsukenakamura10
    @shunsukenakamura10 2 роки тому +10

    Alemanha, Japão e coreia do sul são grandes exemplos de educação no mundo.

    • @qwertypoiuy4049
      @qwertypoiuy4049 2 роки тому

      Japão a educação é de matar kkk

    • @okdysi
      @okdysi 2 роки тому +13

      Não, exemplos são Finlândia, Canadá, Dinamarca. Nesses países os estudantes não são submetidos a um sistema estressante e nem incorrem ao suicídio por "fracassarem".

    • @shunsukenakamura10
      @shunsukenakamura10 2 роки тому +8

      @@okdysi Suicídio é a educação do Brasil que nem incentivo para estudar a gente tem.

    • @andrefelipeambrosio2655
      @andrefelipeambrosio2655 2 роки тому

      @@shunsukenakamura10 o problema do país é infraestrutura

    • @Ultor12
      @Ultor12 2 роки тому +4

      Consequência disso é a segregação entre crianças, resultando em suicídio como o colega bem disse.

  • @DaniloIsaiasdan
    @DaniloIsaiasdan 2 роки тому +6

    Estava lendo os comentários e vi pessoas apavoradas com o ensino alemão. Achei muito objetivo e racional. Nós não conseguimos nem melhorar o nosso, e querem opinar no alheio.

  • @douglas_henrique
    @douglas_henrique 2 роки тому +162

    Quer dizer: se vc não se ajustar a um ensino anacrônico ou de que não gosta, é taxado de péssimo aluno e receberá um ensino mais manual do que intelectual. Já vi muitos alunos que eu considerava ruim na escola conseguir se sobressair e fazer coisas maravilhosas em suas carreiras. Na Alemanha, isso jamais aconteceria!

    • @gaiamaedeprometeu
      @gaiamaedeprometeu 2 роки тому +8

      Já vi muitos alunos que eu considerava RUIM???🤔 Não seria RUINS?🤔🤔🤔🤔

    • @taliga4035
      @taliga4035 2 роки тому +7

      Sou um exemplo disso!!!

    • @douglas_henrique
      @douglas_henrique 2 роки тому +24

      @@carlaalves3541 No Brasil, se vc não tem formação acadêmica, você está condenado a baixos salários e a alta exploração. É quase um cidadão de segunda classe.

    • @gaiamaedeprometeu
      @gaiamaedeprometeu 2 роки тому +4

      @@carlaalves3541 Desculpe, mas o certo é: "Conheço pessoas que têm...", pois está no plural.
      Ele tem, eles têm. 😉

    • @douglas_henrique
      @douglas_henrique 2 роки тому +12

      ​@@carlaalves3541 Cuidado com o erro de generalizar um caso particular: "conheço excelentes...".
      Quantos cortadores de cabelo ou marceneiros vc já viu morando em bairro de luxo?

  • @marizavogtli1866
    @marizavogtli1866 2 роки тому +19

    AQUI NA SUÍÇA E A MESMA COISA, ELES DECIDEM SE A CRIANÇA É INTELIGENTE OU NÃO , NÃO A CRIANÇA 😐É REALMENTE 😉TRISTE

    • @pedrocardoso971
      @pedrocardoso971 2 роки тому

      Será que é assim em grande parte dos países da Europa? Ou apenas em alguns?

    • @naty_flesch
      @naty_flesch Рік тому +1

      @@pedrocardoso971na Espanha não eh, por isso quero mudar pra la

    • @naty_flesch
      @naty_flesch Рік тому +1

      @@pedrocardoso971na Espanha não eh, por isso quero mudar pra lá

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli 2 роки тому +3

    Interessantíssimo !!!

  • @marciomachadodossantos7705
    @marciomachadodossantos7705 2 роки тому +4

    O que Pierre Bourdieu teria dito (se é que já não disse algo) sobre o sistema de ensino alemão e sua perpetuação dessa realidade?

  • @SilvannoFerreira
    @SilvannoFerreira 2 роки тому +5

    Amei esse modo de ensino.

  • @pepitopepito1855
    @pepitopepito1855 2 роки тому +68

    Acho preconceituoso o estilo de ensino, eles separam as criancas a paritir do proprio jardim infantil. Meus filhos nao tem tempo para nada, só tem tempo para estudar. Até nas ferias eles estudam, como as criancas de origem estrangeiras , os professores ficaram surpresos , que meus filhos foram indicados para fazer abitur( universidade) . As criancas que frequentam a Hauptchule sofrem preconceito.

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah 2 роки тому +20

      Sim, sofrem mesmo. Mas qual a diferença aqui do Brasil? Povo se forma da escola pública, vai pra uma fábrica de diploma superior que ensina nada e continua sendo peão do mesmo Jeito. Pelo menos o jovem pobre alemão tem a possibilidade de se formar com um diploma e aprende alguma coisa útil na vida.

    • @luizricardotadeumedeirosvi3616
      @luizricardotadeumedeirosvi3616 2 роки тому +17

      @@Alehzinhah É difícil ensinar algo útil quando não se tem estrutura alguma na escola e a criança está preocupada se terá comida em casa.

    • @liliadiniz73
      @liliadiniz73 2 роки тому +2

      Acho que você saiu do Brasil mas o Brasil não saiu de vc. Pelo menos na Alemanha as crianças não são por baixo, como é no Brasil. Apenas agradeço a oportunidade que seus filhos estão tendo.

    • @samyventura3043
      @samyventura3043 2 роки тому +1

      Volte para o brasilquistao, é uma injustiça o que estão fazendo com seus filhos na Alemanha, matando-os de estudar. Aqui eles terão muito mais oportunidades, tenha certeza disso.

    • @wanderleysantos6675
      @wanderleysantos6675 2 роки тому +3

      @@samyventura3043 Não, não terão, mas saude mental tera!!

  • @lgks1897
    @lgks1897 2 роки тому +3

    Estão insatisfeitos com um sistema educacional que formou 111 prêmios Nobel?
    Faz o seguinte: coloquem seus filhos p/ estudarem no Brasil!

  • @ericatayse8299
    @ericatayse8299 2 роки тому +10

    Alemanha sendo Alemanha.

  • @ClaudioSilva-mv9rr
    @ClaudioSilva-mv9rr Рік тому +1

    Muito bom vídeo. Parabéns.

  • @ednagomes6507
    @ednagomes6507 2 роки тому +1

    Tema interessante! Ótima explicação! Grata, DW.🌿⚘

  • @francislousada3.
    @francislousada3. 2 роки тому +47

    Se na Alemanha este sistema compactua com as desigualdades sociais, IMAGINA NO BRASIL COM ESTE NOVO ENSINO MÉDIO QUE FAZ A MESMA COISA!

    • @Claudio-xj9xp
      @Claudio-xj9xp 2 роки тому

      Nossa! Nós, professores da escola pública, estamos jogados ao léu, à própria sorte. Em suma, cegos em tiroteio com o Novo Ensino Médio. Ach was! Es ist ja unglaublich!

    • @joaquim8203
      @joaquim8203 2 роки тому +5

      Nada a ver, o novo ensino médio e esse alemão são COMPLETAMENTE diferentes

    • @Roma-gw8jl
      @Roma-gw8jl 2 роки тому +2

      @@joaquim8203 Provável que ele quis se referir à desigualdade aumentada pelo NEM. Exemplo: Com o aumento da carga horária, fica muito complicado para alunos estudarem e trabalharem (e muitos precisam, pois a renda da família é baixa). Dando outro exemplo: Se você estuda em tempo integral (no NEM), é praticamente impossível você trabalhar.

    • @ligiaguedes77
      @ligiaguedes77 2 роки тому

      O NEM está mais parecido com o sistema da High School americana. Nada a ver com Alemanha. Mas para fazer e escolher as tais trilha de aprendizagem a escola precisa de mil recursos. Vcs já viram os recursos das escolas públicas nos EUA ( quadras, laboratórios, professores especializados para fazer sua mentiria) e as escolas públicas do Brasil? É absurdo!

  • @neo4822
    @neo4822 2 роки тому +4

    Os alemães são muitos bons em organizar as coisas, mas isso não quer dizer acertar em tudo. A educação no Japão tbm não é esse paraíso que vendem. Não existe lugar perfeito nesse mundo.

  • @DanielCanhto
    @DanielCanhto 2 роки тому +3

    A realidade brasileira é bem diferente. Precisamos de algo que seja adequando às nossas necessidades e realidade.

  • @saratamaschke9263
    @saratamaschke9263 2 роки тому +4

    Ah gente uma informação!! O Abitur pode ser realizado duas vezes!!

  • @cristianedefariahenrique1815
    @cristianedefariahenrique1815 2 роки тому +4

    Vai mudar. Para pior. Fiz trabalho voluntário na escola e fui membro do conselho de pais, alunos e professores. A teoria é linda mas a realidade é diferente. Muitos brasileiros adoram diminuir o país. Coisa feia, por isso que muitos estrangeiros tratam-nos com pouco caso. Sistema como ela mesma citou: tendencioso e discriminatório.

    • @ligiaguedes77
      @ligiaguedes77 2 роки тому +1

      Hj em dia todo mundo quer fazer Abitur, isso sim. A Hauptschule virou uma escola dos "Losers", dos que mal falam alemão, as vezes "perigosas" (pro padrão alemão, claro)... As vezes pra fazer um estágio técnico tem empresa dando preferência pra quem tem Abi. Algumas coisas do sistema educacional alemão são muito boas. Mas essa divisão precoce e algumas práticas universitárias antiquadas são um problema.

  • @nickstones
    @nickstones 2 роки тому +31

    Falar sobre um sistema educacional sem considerar todo o contexto do país é correr o risco de falar asneira. A educação é reflexo da sociedade onde está inserida, portanto tem que se levar em conta a história, a cultura, o projeto nacional de distribuição de renda e de oportunidades antes de comparar sistemas educacionais.

    • @ruthingeborg3656
      @ruthingeborg3656 2 роки тому +2

      Muito bem observado!

    • @fernando4885
      @fernando4885 2 роки тому +7

      Comentário perfeito cara, esse pessoal acha que os países tem que ter o mesmo sistema lixo educacional do Brasil

    • @danignacio6705
      @danignacio6705 2 роки тому +1

      Exatamente, eles esquecem que o Brasil fica na periferia do mundo ocidental.

    • @josimarcandido3446
      @josimarcandido3446 2 роки тому +1

      Não, a melhor distribuição de renda, antes de mais nada, é que reflexo da boa educação e não o contrário.

    • @fernando4885
      @fernando4885 2 роки тому +1

      @@josimarcandido3446 negativo, vc está indo pela meritocracia, achando que educação resolve o problema econômico e de desigualdade, mas isso está incorreto, porque cai na falácia da meritocracia.

  • @kkservicostopograficos7891
    @kkservicostopograficos7891 2 роки тому +8

    Por isto amo cada vez mais a monha terra: a Alemanha. Serviço tecnico é necessário em todo país!!

    • @ddeimos9509
      @ddeimos9509 2 роки тому

      é um sistema bom.... mas tem mtos melhores na europa.

    • @kkservicostopograficos7891
      @kkservicostopograficos7891 2 роки тому +1

      @@ddeimos9509 por gentileza poderia me informar quais. Adoraria conhece los

  • @neomatrix6721
    @neomatrix6721 2 роки тому +2

    Excelente matéria. Brigado

  • @lucySalete
    @lucySalete 2 роки тому +5

    Apesar de achar um sistema de educação um pouco injusta, se a Alemanha tem excelentes Resultados, quem sou Eu para fazer uma crítica?: Aqui no Brasil, temos as IF que são muitos melhores que as escolas do Brasil e sabemos que quem entra lá são na sua maioria excelentes alunos com um grande futuro. Mas Eu acredito que todas pessoas tem capacidade para Ser excelentes alunos, o que falta é a oportunidade!

    • @paloma1988
      @paloma1988 2 роки тому

      Eu achei extremamente segregacionista, mas a moça do vídeo falou tanto benefício que agora eu fiquei na dúvida se é boa ou não. Mas enfim quem são os brasileiros pra falar sobre educacao, e os IFs brasileiros funcionam muito bem, e eles lembram esse sistema alemão

    • @matheuslucianoscript8991
      @matheuslucianoscript8991 2 роки тому

      Verdade

  • @tattianasalles3019
    @tattianasalles3019 2 роки тому +1

    Eu já tinha ouvido falar que na Alemanha aos 10 anos de idade o aluno já era avaliado. Não sabia os detalhes.
    Olha eu fiz curso técnico e comecei a trabalhar cedo. Depois fiz Faculdade e Pós Graduação. A educação técnica para mim foi bom. Mas não posso generalizar... Alemanha tbm não tem a cultura bacharelesca do Brasil. É um país muito diferente do nosso. Todavia, acho 10 anos muito cedo. Eu mesma comecei o ensino técnico aos 15 anos.

  • @leo77610
    @leo77610 2 роки тому +11

    resumindo é um apartheid educacional

    • @Пэдро-д7ъ
      @Пэдро-д7ъ 2 роки тому

      @DANIEL Não é?
      Fala do passado deles para vc ver o choro.

    • @Пэдро-д7ъ
      @Пэдро-д7ъ 2 роки тому +1

      @DANIEL E você acha que na Alemanha não é diferente? Sabe por que não tem esse tipo de mimimi na Alemanha? Porque lá os negros são uma minoria tão minoritária, que é indiferente para o Governo, lá não tem campanha para diminuir a estratificação social porque quase não existe negro por lá.
      Aqui no BR é outro esquema, o Governo Lula sempre usou a comunidade negra como massa de manobra para ganhar voto, sempre falou sobre diminuir a estratificação social e dar oportunidade pro preto favelado. Aí chega época de fazer politicagem, o cara não chama NEM UM negro para representar o seu governo. Aí ce vem falar que isso é mimimi? Em um país que mais da metade da população é negra, onde a maioria dos pobres são negros e os representantes políticos dos interesses dos negros, em sua grande maioria, são brancos. Ce tá esperando o que?

    • @Пэдро-д7ъ
      @Пэдро-д7ъ 2 роки тому +1

      @DANIEL comparado ao Brasil não tem, e historicamente também não, é tudo imigrante pós anos 90

  • @jmarcelyo
    @jmarcelyo 2 роки тому +5

    Um sistema desse no br seria mais polêmico ainda como conhecemos o nosso br. E realmente abriria brecha pra prejudicar etnias, familias etc.

  • @Katraka0
    @Katraka0 2 роки тому +1

    Igual no Brasil, filho de médico, médico será.
    Agora, falando sério, uma pessoa com 18 ainda não sabe qual faculdade fazer ou que profissão seguir, imagine escolher com 10 anos. Para o brasil de 2022, totalmente inviável adaptar esse sistema para cá.

  • @mestresupremo2701
    @mestresupremo2701 2 роки тому +3

    Acho errado poder fazer a prova uma única vez. Esse é o maior motivo de su1cídio no Japão entre adolescentes.

  • @keepa_g
    @keepa_g Рік тому +2

    Um relato que ouvi foi que, se vc é selecionado para a escola dos "ruins" define que sua vida "acabou". Você nunca vai ser alguém na vida, nunca terá um emprego de fato bom. Aí dizer que lá as pessoas são mais felizes nesse sentido... tô meio... hmmm será?

  • @rafaelaraujo2821
    @rafaelaraujo2821 2 роки тому +29

    Como é quando a criança tem 10 anos eles escolhem a profissão dela pro resto da vida? E quem vai pra universidade e quem vai pro ensino técnico? A pessoa já cresce sabendo que vai ser peão e outro lá vai ser o patrão.

    • @matheus73210
      @matheus73210 2 роки тому +14

      Só que o peão lá ganha mais do que o patrão aqui.

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah 2 роки тому +8

      Como se fosse muito diferente aqui no Brasil. Pelo menos lá o jovem sai da haupschule com uma formação sólida para uma profissão digna. E aqui, que o jovem sai da escola semi analfabeto, sem treinamento técnico qualquer, e vai ser peão de QQ jeito.

    • @simianoloco9969
      @simianoloco9969 2 роки тому +10

      @@matheus73210
      Aqui no Brasil, nós somos ensinados a menosprezar a importância dos outros cargos, por serem considerados de menos importância, por exemplo: a patente de soldado é muitíssimo importante na estrutura militar, porém, esse parente é extremamente desprestígiada, não se dar a devida importância a essa patente. Na iniciativa privada acontece a mesma coisa, quem é extremamente valorizado são os cargos de nível superior, os cargos de nível técnico, são vistos como "inferiores", O QUE NÃO É VERDADE, experimente trabalhar com trabalhar com gente descompromissada com seu trabalho?
      Nós temos que valorizar os BONS PROFISSIONAIS OS BONS PROFISSIONAIS, independente de ser técnico ou de nível superior. Como tu bem disseste, o técnico ganha bem, para que vai fazer faculdade? deixa a faculdade para quem quer e pronto.

    • @belle_7283
      @belle_7283 2 роки тому

    • @kcmyatabesz
      @kcmyatabesz 2 роки тому

      @@simianoloco9969 exatamente

  • @marlonperson
    @marlonperson 2 роки тому +5

    Acredito que independente da formação, você terá um bom emprego na Alemanha. Todas as áreas têm bons salários

    • @andersonluiz1339
      @andersonluiz1339 2 роки тому +3

      Tem um bom salário,mas será que é o que a pessoa queria pra vida dela? E a felicidade dela,onde fica ???

  • @lucianamoreno2253
    @lucianamoreno2253 2 роки тому +2

    Brasil está há anos luz disso tudo...

  • @claudiaaraujo1426
    @claudiaaraujo1426 2 роки тому +7

    O sistema é super injusto...quando minha filha estava no 5 ano a escola ja fala como vai ser a vida dela futura

    • @naty_flesch
      @naty_flesch Рік тому

      Vc ainda mora na Alemanha? Minha filha tá com 5 anos e eu tô desesperada

  • @vitordeoliveira6139
    @vitordeoliveira6139 2 роки тому +8

    Acho cruel a pressão colocada nas crianças, bem ou mal todos deveriam ao mesmo ter o direito de fazer o Abitur (enem alemao), não importa a origem da escola.

    • @canaldeestudos3116
      @canaldeestudos3116 2 роки тому +2

      Cruel é sair da escola sendo analfabeto funcional e não estar preparado para o mercado de trabalho, lá o nível de felicidade entre os jovens é uma das melhores do mundo e a qualidade de vida faz com que eles não tenham tanta ambição em ganhar mais fazendo uma faculdade ou coisas do tipo pois itens básicos como segurança, poder de compra, moradia, saúde já são fornecidos

    • @vitordeoliveira6139
      @vitordeoliveira6139 2 роки тому +9

      @@canaldeestudos3116 Nada haver, só para saber eu moro na Alemanha, a galera tem uma visão romantizada demais da europa.
      Não sei da onde tirou que eles não tem ambição, eles fazem o possivel para sempre serem os melhores.
      Para fazer faculdade eles saem da alemanha até se formarem e validam os diplomas. Mas isso só consegue fazer quem é rico. A maioria do povo alemão não conseuge fazer isso.
      Eles tem qualidade de vida ísso e fato, mas o sistema esmaga os mais pobres igual no Brasil.
      " poder de compra, moradia, saúde já são fornecidos" Mano tudo aqui é pago, não tem nada de graça. Nisso o Brasil se sai melhor.
      A segurança eles tem, porem é mais pela qualidade das pessoas do que pelo governo em si.

    • @charlesluiz5752
      @charlesluiz5752 2 роки тому +3

      @@vitordeoliveira6139 Exato. Tem um grande médico alemão e crítico desse sistema. Ele só se formou pois estudou nos EUA e na Alemanha aos 10 anos foi definido que não conseguiria ir à universidade. Absurda essa segregação

  • @bartolomeusousa6566
    @bartolomeusousa6566 2 роки тому +4

    Normalmente vão para o Ensino Superior,apenas os alunos de famílias tradicionais e com maior poder aquisitivo! Ridículo !

  • @themarcel508
    @themarcel508 2 роки тому +3

    Esse exemplo a ser seguido é por vezes mal visto por pelas próprias pessoas na Alemanha devido a segregação precoce e por barrar que pessoas tenham alta dificuldade de transitar entre um sistema e outro. Por exemplo, ao termino do ciclo de ensino que você cursou não é possível vc seguir para a universidade. O sistema tem suas qualidades, principalmente a valorização do ensino técnico, porém a falta de mobilidade entre os sistemas é altamente ruim e permite que as desigualdades se perpetuem. Com relação a baixa competitividade, não é verdade, uma criança precisa estudar muito para que consiga estar entre os melhores para seguir ao sistema que os levará a Universidade.

  • @bandreon
    @bandreon 2 роки тому +1

    Parte do que é feito na Alemanha já é feito, com sucesso, no Brasil. É o sistema de FATECs e Etecs no Estado de São Paulo. Tentaram copiar no Rio e não funcionou por incompetência e recursos insuficientes, mas em São Paulo funciona.

    • @Di_aeon
      @Di_aeon 2 роки тому

      mas não devia ter vestibular, sou contra. A faculdade é suficiente para filtrar o aluno, atualmente tem alunos em faculdades repetindo ano pela 5a vez e em vez de mandarem embora deixam por isso mesmo, ocupando a vaga de alguém que fosse dedicado.

  • @caminosencillo
    @caminosencillo 2 роки тому +3

    Ótimo vídeos! Segue forte a estratégia alemã de poder na América Latina. Espero que a China também inaugure um canal para os latinos americanos, já que a RT foi BANIDA.

    • @CircuitoAlternativo763
      @CircuitoAlternativo763 2 роки тому +4

      Ala o Latino que gosta de ser colonizado

    • @caminosencillo
      @caminosencillo 2 роки тому

      @@CircuitoAlternativo763 Em um mundo globalizado é necessário escutar todos os lados. Conhecimento de diferentes pontos de vista é que possibilita um consenso.

    • @raelfernandesturatti5399
      @raelfernandesturatti5399 2 роки тому

      @@CircuitoAlternativo763 Você pelo jeito também gosta de ser colonizado, mas colonizado só por europeus. É o sujo falando do mau lavado

  • @jolenares8525
    @jolenares8525 2 роки тому +4

    Moro na Alemanha e posso dizer que o sistema educacional da Alemanha na teoria é muito bonito, mas na prática não é. Os estudantes que param na Grundschule são de uma forma discreta tachados como "burros" e estão condenados a fazerem trabalhos que a maioria dos Alemães não querem fazer. As melhores possibilidades de empregos vão para os alunos que possuem o Abitur. Deve ser muito difícil para um pai ter que escutar de um professor qual a estudo o filho deve seguir. O pior é que uma grande parte desses professores que aconselham não estão 100% preparados para este tipo de aconselhamento.

    • @Fleetfoot
      @Fleetfoot 2 роки тому +4

      Também moro na Alemanha, sou gaúcho mas casei com uma alemã e moro lá hoje... sinceramente tudo o que eu li até hoje sobre o sistema de ensino na Alemanha não concordo com o sistema, acho horrível e quando termos filhos pensamos em se mudar para outro país da UE.

  • @NarutoHpkague
    @NarutoHpkague 2 роки тому +1

    Qual a diferença de salário de um trabalhador técnico ou de um superior?

  • @Banzai-99
    @Banzai-99 2 роки тому +1

    Sistema de ensino excelente, espero que os tais "especialistas" críticos jamais alcancem o intento deles que é misturar alunos com graus de dificuldade muito diferentes

  • @Banzai-99
    @Banzai-99 2 роки тому +1

    Aqui no Brasil é um verdadeira vergonha, todo os anos são despejados aos montes engenheiros que não sabem se quer operações com fração ( tema básico do fundamental ), é simplesmente uma vergonha as universidades estarem emitindo diplomas para pessoas com conhecimento técnico medíocre, uma vez um advogado veio tirar uma dúvida comigo que basicamente era uma porcentagem, mesmo ele tendo como fazer o cálculo em uma calculadora eu notei que o dito advogado não sabia interpretar um texto!!!!! não tinha nada haver com porcentagem era simplesmente interpretação de texto. Na minha opinião as únicas críticas válidas no Sistema Alemão é em relação a idade que poderia perfeitamente ir dos 12 aos 14 anos, claro que existem as exceções de alunos ruim que melhoraram depois dos 15 anos, depois dos 14 etc.... mas isso é exceção e não regra, no geral aluno ruim/preguiçoso na faixa dos 10 anos até 14 anos continua ruim/preguiçoso a vida toda, com raras exceções, outro ponto é em relação aos casos em que o Aluno tem a mesma nota que determinado aluno e um vai pro Gymnasium e outro pra Realschule ai esses casos é discriminação e precisam ser combatidos, tirando esses dois fatos o sistema é muito bom, colocar aluno estudioso com aluno com baixo rendimento é prejudicial

  • @silvanamoreirafurtado887
    @silvanamoreirafurtado887 2 роки тому

    É una educação prática, para a vida.
    E , um detalhe importante : as atividades ou profissões de não de obra são valorizadas.
    Aqui NÃO pode trabalhar, é depreciado as tarefas manuais.
    Resultado: as empresas têm dificuldades em contratar.

  • @TheYgorandrade
    @TheYgorandrade 2 роки тому +2

    segregação , qual o problema de todo juntos ? acredito que um sistema assim acentua as diferenças

  • @altairbarbosadelima203
    @altairbarbosadelima203 2 роки тому +5

    Gostei do método alemão, prático, técnico e sem ideologias.Mostra a eficiência e desenvolvimento alemão.

  • @frbarcellos
    @frbarcellos 2 роки тому +17

    Quem somos nós, brasileiros, para criticar sistemas de educação/ensino???
    Mas o sistema alemão define e estratifica os alunos em 3 caminhos, que geralmente não podem ser alterados, em uma idade muito precoce do estudante. Pelo jeito, pelos resultados sociais e econômicos da Alemanha, funciona, mas obviamente não é perfeito.

  • @fernandodebacker7692
    @fernandodebacker7692 2 роки тому +3

    Esse tipo de segregação é assustador. Molda todo futuro de um ser humano aos 10 anos de idade. Que essa moda não pegue aqui.
    Acho muito mais interessante a ideia de ensino médio agregado ao técnico.

  • @mocajovem2999
    @mocajovem2999 2 роки тому +2

    Faltou comentar a média de alunos por sala de aula, o salario e a carga horaria dos professores, e as estruturas das escolas.

  • @GeraldoeFlavia34
    @GeraldoeFlavia34 2 роки тому +9

    Engraçado brasileiros criticando o sistema alemão de educação, como nos comentários abaixo. O Brasil é um fracasso em quase tudo, está nas últimas posições nos rankings do PISA, mas os "Inteligentinhos" acham "injusto" o sistema alemão que dá certo. Somos defensores vigorosos do fracasso!

  • @marcelolinhares2465
    @marcelolinhares2465 2 роки тому +3

    Não estou na Alemanha, mas deixa eu adivinhar. Os ricos vão pro "ginásio" pq conseguem aula particular adicional, aulas de reforço e tudo isso. O resto desce para sempre ser "classe trabalhadora/manual/técnica" porque a desigualdade não é tão grande (mas existe) e o tratamento social é idêntico entre todos (duvido).
    Imagina a pressão em cima de uma criança de 10 anos.

  • @leonardoaraujosantos3331
    @leonardoaraujosantos3331 2 роки тому +1

    Gosto demais nos seus vídeos.

  • @anitavolpe2146
    @anitavolpe2146 2 роки тому

    Eu comecei com direito e depois abandonei e fui pra biologia porque "o coração falou mais alto". Eu quando tinha 10 anos já amava plantas e animais porém não tinha nem muita ideia de nada não.

  • @alessandrodomont3060
    @alessandrodomont3060 2 роки тому +15

    "Ajustar o currículo de acordo com a economia". Esta frase resume completamente a instrumentalização da educação exclusivamente a favor do mercado, ou seja, não há justiça, nem objetivo de promover a educação. Curiosamente, a Alemanha continua sendo "a Alemanha".

    • @educerenews
      @educerenews 2 роки тому +2

      De seguro no Brasil, sao mais desenvolvidos???

    • @marcosffontes
      @marcosffontes 2 роки тому +4

      Mas tem funcionado para eles, tem uma das mãos de obra mais produtivas do planeta. Isto a mais de 150 anos. Respeito muito a profissão de educador mas muiiiitas vezes as escolas são bem alienadas da realidade. Este sistema brasileiro de uma trajetória única para todos é uma jabuticaba, só tem no Brasil.

    • @r.octavio1988
      @r.octavio1988 2 роки тому +2

      Com este pensamento continuará a ser fracassado na vida.

    • @umaliensincero5475
      @umaliensincero5475 2 роки тому +2

      Sério que você falou isso? kkkkk

    • @tattianasalles3019
      @tattianasalles3019 2 роки тому +1

      A maioria das pessoas vai se formar em busca de empregabilidade. Só os filhinhos de papai vão para Universidade para refletir e fazer crítica social.

  •  2 роки тому +1

    Imagina um governo decidir não só oq vai ser ensinado a vc, mas também a sua carreira. Grande exemplo de como não deve ser feito.

  • @tropardi1
    @tropardi1 2 роки тому +1

    Com todos os problemas ainda é um sistema anos luz a frente do brasileiro

  • @LuizAntonio-uw5tv
    @LuizAntonio-uw5tv 2 роки тому +3

    Parabéns pelo vídeo !!!!
    São as melhores escola técnica do mundo .
    Parabéns governo da Alemanha .

  • @skskskzfbdsgdbxfv9735
    @skskskzfbdsgdbxfv9735 2 роки тому +1

    Não faz muita diferença escolher os trabalho muito cedo pq lá as pessoas não tem salários muito diferentes entre si ao contrario daqui

  • @canaldomiotto
    @canaldomiotto 2 роки тому +11

    Ou seja, o sistema tem funcionado bem, tem gerado felicidade e alta empregabilidade entre os jovens, mas os "críticos" do sistema apontam problemas imaginários e uma possível discriminação contra imigrantes ou jovens de classes mais baixas. Aqui no Brasil seguimos um caminho oposto, não por acaso estamos nos últimos lugares dos índices do PISA, sem falar na multidão de analfabetos funcionais que saem todos os anos das nossas universidades

    • @vitincasanova
      @vitincasanova 2 роки тому +4

      É cultural amigão. Paises escandinavos possuem um pisa tão bom quanto e uma formatação diferenciada da alemã. Limitar o individuo o classificando não deveria ser papel do ESTADO, não concorda com isso?

    • @mileryandragones7706
      @mileryandragones7706 2 роки тому +2

      Alemão dificilmente é feliz

    • @andersonluiz1339
      @andersonluiz1339 2 роки тому

      @Etevaldo Skylab a pessoa esquece dos grandes cientistas e filósofos alemães que influenciam a galera até hoje.pensam apenas que foi esse sistema o causador de bons resultados.

    • @aldecialmeidasantosalmeida3392
      @aldecialmeidasantosalmeida3392 2 роки тому

      @@andersonluiz1339
      A maioria judeus alemães 😏🤑

  • @psicologiabrasil
    @psicologiabrasil 2 роки тому +1

    Meus filhos de 12 e 15 anos estudam na Alemanha e não é bem assim não... acho q depende muito viu... da cidade talvez... imigrantes chegam lá e ficam numa escola aprendendo alemão até estarem bem pra entrar na escola tradicional... meu filho é brasileiro e elogiado lá.. pois o q ele aprende lá no nono ano aqui aprendeu no sétimo ano. Ele está ajudando os colegas lá... mas se for como no vídeo então prefiro o ensino no Brasil apesar de tudo..de forma geral.. aos 12 anos Não se sabe ainda nada...

  • @joaopaulopereira6452
    @joaopaulopereira6452 2 роки тому +2

    As críticas são bem fortes

  • @glauciacosta1132
    @glauciacosta1132 10 місяців тому

    Minha sobrinha estuda numa escola Montessori na França com dez anos , além do portugues é Francês que ela ja fala na escola ela aprende Inglês ,Mandarin.

  • @avacadastros
    @avacadastros 2 роки тому +31

    O sistema alemão está longe de ser perfeito, e potencializa a segregação, porém os alemães parecem estar obtendo resultados melhores que os seus vizinhos europeus e certamente muito melhores que o Brasil.
    O que é pior, separar as crianças em 3 níveis de ensino, mas elas concluírem o ensino aprendendo de fato, ou o nosso sistema de "aprovação automática" que permite o aluno passar de ano sem ter aprendido a matéria? Outro ponto importante, é que no Brasil as crianças também são encaminhadas para seguirem níveis de ensino diferentes entre escolas públicas e privadas, porém aqui não tem nada de vocacional, é puramente baseada na condição financeira familiar da criança...

    • @ddeimos9509
      @ddeimos9509 2 роки тому +5

      ainda assim ha sistemas melhores para copiarmos q o deles. Se vais copiar, deves copiar do melhor sistema do mundo, e o deles não é. Particularmente eu não sou fã de copias. Cada nação se desenvolve da sua forma.

    • @chpsilva
      @chpsilva 2 роки тому +2

      @@ddeimos9509 pode citar alguns exemplos ?

    • @marcosffontes
      @marcosffontes 2 роки тому +1

      Bem observado não está na lei mas na prática o ensino brasileiro é tão segregado quanto na Alemnha. Nosso ""Gimassiun"" são as boas escolas particulares e algumas poucos cefetes ou colégios militares.

    • @paloma1988
      @paloma1988 2 роки тому +1

      Pois é, penso o mesmo. Eu com a minha mentalidade brasileira acho isso um absurdo, porém essa educação lá funciona e muito bem, então acho que é algo cultural e que se assemelha a realidade do país

    • @marcosffontes
      @marcosffontes 2 роки тому +1

      @@paloma1988 Em outros videos fica bem claro que o aluno pode mudar de um tipo de escola para outra, se tiver bom desempenho. Alem disso eles tem dois sistemas de terceiro grau. A universidade tradicional e outro mais voltado para o mercado. Uma coisa é certa nosso sistema é muito melhor , mas so na teoria. Tambem não podemos fazer um ''' copia e cola ''' com os sistemas de outros paises, na pratica não vai funcionar.

  • @valescafernandes966
    @valescafernandes966 2 роки тому +1

    O sistema de ensino na Alemanha é muito criticado atualmente, pois hoje os estudos e as teorias na área da educação e desenvolvimento humano, referente a infância e a adolescência, denotam que essa faixa etária não é a mais indicada para se tomar certas decisões, especialmente acadêmica, pois não respeita as reais inteligências, aptidões e desejos de escolha das pessoas e as que possam surgir. Um resultado disso, faltam muitos profissionais na Alemanha em vários campos de atuação.

  • @IvsonEEdu
    @IvsonEEdu 2 роки тому +1

    Na Alemanha todo sistema de ensino daria certo. Viram como os aulos se comportam na sala?

  • @LariD90
    @LariD90 2 роки тому +1

    Moro na Alemanha, e tenho filho na escola, eu não concordo em certos pontos com o sistema de ensino alemão, escuto críticas até dos próprios alemães quanto ao sistema escolar, não acho certo a criança tão nova já decidir seu futuro, mas cada um tem sua opinião né

  • @user-JM1967
    @user-JM1967 2 роки тому +1

    Alemanha Alemanha, acima de todo o mundo!

    • @ddeimos9509
      @ddeimos9509 2 роки тому

      não.... se entendesse de educação saberia q tem varios países com sistemas melhores q o deles... alias... não são eles os tontos q se tornaram dependentes energeticamente do maior inimigo deles no momento? precisa ser bem besta para cometer este tipo de erro.

    • @user-JM1967
      @user-JM1967 2 роки тому +2

      Alemanha tem o maior PIB da Europa.