Relatório sobre a Economia Digital 2024 | ONU Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лип 2024
  • Relatório sobre a Economia Digital 2024 destaca o crescente impacto ambiental da economia digital.
    A digitalização impulsiona o crescimento global, mas com graves custos ambientais. Setor de tecnologia: +3,2% das emissões globais de gases de efeito estufa. Aumento do consumo de energia e água e crescimento do lixo digital.
    O uso de eletricidade mais do que dobrou em 13 grandes data centers de 2018 a 2022. A Inteligência Artificial aumenta o consumo de água e eletricidade; +30% de resíduos digitais, 10,5 milhões de toneladas por ano, de 2010 a 2022.
    Os países em desenvolvimento arcam com uma grande parte do impacto ambiental. Estes países não se beneficiam de forma equitativa com a economia digital. Isto pode mudar.
    Aumento de +500% na demanda por minerais essenciais para tecnologia digital e de baixo carbono até 2050. Os países em desenvolvimento devem aproveitar as oportunidades da cadeia de valor digital.
    ONU Comércio e Desenvolvimento pede uma mudança para uma economia digital circula. A reutilização, a reciclagem e a recuperação de materiais digitais oferecem oportunidades econômicas. É fundamental investir em energia renovável e tecnologia com eficiência energética. É necessária cooperação global para aumentar as oportunidades digitais para os países em desenvolvimento. Integrar políticas digitais e ambientais para o crescimento sustentável.
    Acesse o relatório na íntegra:
    unctad.org/der2024

КОМЕНТАРІ •