Com 20 anos fiquei na ala obstétrica de um hospital. Convênio, tudo como manda o roteiro do mínimo possível. Fiquei horas esperando por causa de dois cistos nos ovários e o ginecologista de plantão queria me mandar pra casa, quase acusando que eu estava fazendo um escândalo. Quando consegui finalmente fazer os exames mais específicos, meu ovário já tinha rompido e eu tinha uma hemorragia interna. Lembro vagamente, mas tinha outra mulher do meu lado enquanto esperava atendimento. Ela implorava por qualquer um que pudesse atender ela e ver ela de forma decente, estava grávida e tinha um sangramento enorme. Quando atenderam, ela já tinha perdido o bebê. Alucinava de dor, mas nunca ouvi alguém gritar de uma forma tão triste. Atendimento a corpos femininos continua sendo um escárnio, você querendo ter um filho ou não. Ou só lutando pra conseguir viver.
Eu te entendo perfeitamente. Aos 38 anos fiz minha primeira mamografia, só por check up, e deu uma alteração. A ginecologista me encaminhou pro mastologista e ele disse q não era nada. Passados um ano eu morria de dor na mama, era um câncer, avançado e matastatico, que não foi diagnosticado primariamente pelo dito "especialista". Qdo li o exame com atenção, dizia o seguinte: Paciente com nódulo obscurecido, de 1,2 cm (sim, 1,2cm), para o qual encaminho para novos exames de investigação, sugiro ecografia baseada no exame". Palavras da radioterapeuta. Haviam outros achados e informações importantes (Paciente sem exame para comparação, mama densa, o q dificulta analisar o nódulo apenas com a mamografia). Esse exame teve classificação bihards 0, q significa inconclusivo, ou seja, todo bihards 0 deve-se ser feita novas investigações. Enfim, resumi o máximo q pude, o médico foi negligente e cometeu má prática profissional. Estou fazendo o tratamento até hj, serão 10 anos de tratamento, mais as químios, cirurgias e radioterapias. Sigo processando o médico. A saúde privada é ainda pior que o sus, pq o médico não quer atender retorno.
Minha irmã passou por um ab0rto espontâneo. Ela acordou de madrugada sentindo dores agudas e com sangramento que não parava. O marido dela estava viajando e estávamos só eu e ela. Chamamos a nossa mãe que foi com ela na ambulância para o hospital. Lá chegando a minha mãe teve que repetir mil vezes que a minha irmã não tinha feito nada a si mesma para provocar aquele sangramento terrível, pois por ser bem nova, logo a julgaram! Ou seja, até em ambiente hospitalar há preconceito e julgamento negativo sobre as mulheres e seus corpos. É massacrante isso.
Que horror, vocês duas tinham de ter sido categorizadas como emergência e priorizadas!! Que pesadelo, você poderia ter morrido, e a coitada da outra mulher perdeu o bebê por algo tão banal e ridículo. O local que você foi estava cheio de pessoas mas nenhum profissional da saúde decente.
a minha mãe, uma senhora de 60 anos evangélica estava ouvindo quando o ian falou e disse " mas nesse ponto eu concordo com ele, não pode forçar uma criancinha a ter filho, os órgãos não estão prontos" as pessoas mais velhas não são burras, as pessoas sabem raciocinar
quando a gente lembra que crianças demoram a identificar o abuso e a gravidez, e que a justiça é demorada em conceder a permissão, a gente fica mais ainda revoltado com essa PL do esturpro.
Aos 9 anos fui abus*ada por um “irmão da igreja”, dentro da minha casa. Ele pediu um copo de água enquanto meus pais estavam terminando um trabalho, e fui à cozinha para pegar. Estava com meu sobrinho de menos de 1 ano no colo… Ele me agarrou por trás, em apertando na pia. Eu não sabia o que estava acontecendo e só pensava em tirar meu sobrinho dali. Consegui escapar e me escondi. Ele foi embora e quando ele voltou outro dia, meus pais estavam trabalhando e pediu para eu abrir o portão, e eu só sabia dizer que ele tentou me agarrar. Foi terrível a vivência, meus pais acreditaram em mim no momento que abri a boca, e sou feliz por pelo menos isso. Só consegui explicar o que realmente aconteceu depois de mais de uma década, o tanto que ele fez, muito mais grave do que o “me agarrar”. Lembro de todos os segundos daquele dia, já tive pesadelos com a situação, e tive a maior crise de choro da minha vida quando fui levar minha sobrinha a igreja, e ele estava lá… misericórdia que eu me tremo todinha. Eu só chorava, com mais de 25 anos na cara e me tremendo igual uma criança, e tudo que eu consegui pensar era em MAIS UMA VEZ tirar, agora minha sobrinha, daquele lugar. Do possível olhar daquele homem nojento.
@@Dayanners Foi feito isso. O ministério disse que seria tomadas as providências e meus pais tentaram me preservar. Anos depois que isso aconteceu e eu o reencontrei quando fui levar minha sobrinha, meu pai foi falar com o ministério da época que ainda permaneceu nos cargos, ele estava revoltado e magoado… O ancião falou que se ele tava achando ruim, era pra ter tomado providências sozinho… Coitado do meu pai, sente remorso até hoje.
O conceito de "PL que não foi feita pra ser aprovada" simplesmente explodiu minha mente. Nunca tinha passado pela minha cabeça a proposta de algo "inaprovável" só pra disparar conversas e engajamento. Bizarro o quão longe a política pode ir...
Trabalho em um colégio, e um exemplo prático de como funciona educação sexual nas escolas com crianças entre 6 e 10 anos. É só um cartaz com dois bonequinhos um menino e uma menina com bolinhas verdes, vermelhas e amarelas, as vermelhas indicam onde não pode ser tocado por alguém em hipótese alguma, as amarelas onde pode com algum contexto, e as verdes onde pode encostar tranquilamente. E no cartaz também diz que se acontecer algo assim eles devem avisar a professora, aí eu pergunto, onde diabos isso sexualizaria crianças?
Eu vou trazer outro dado importante: O problema desse projeto é que, além dele ignorar completamente os desafios sociais da questão da má infraestrutura médica do aborto legal no nosso país, ele não faz caso com as vítimas de estupro, que, como já sabemos, são maioria de crianças de 0 a 13 anos de idade. Segundo um artigo de pós-graduação do ano de 2019 de autoria de Marina Gasino Jacobs e Alexandra Crispim Boing, que mapeou e caracterizou a oferta dos procedimentos de aborto legal no Brasil, concluiu que dos 290 estabelecimentos com oferta de aborto legal previsto em lei em 2019 distribuem-se em apenas 3,6% (200) dos municípios brasileiros, sendo, por exemplo, que no Estado do Amapá não existe nenhum deles. O artigo também conclui que o maior percentual dos municípios com oferta de aborto previsto em lei foram mais altos entre aqueles com maiores indíces de desenvolvimento humano do que os de pouco IDH. Ou seja, temos que acrescentar que a questão das 22 semanas para o período da realização do aborto, além de estar indisponível para uma imensidão de mulheres devido a uma barreira geográfica e regional de acesso, ela também acarreta uma enorme desigualdade social de acesso de municípios e mulheres mais pobres a esse serviço. FONTE: Marina Gasino Jacobs e Alexandra Crispim Boing - “O que os dados nacionais Indicam sobre a oferta e a realização de aborto previsto em lei no Brasil em 2019?”. 2019. Artigo disponível no Google Acadêmico e no Scielo Brasil.
Existe PL sobre o corpos dos homens? O homem aborta o filho quando ele larga a mae com o filho no colo. a unica cousa que ele e obrigado e pagar pensao .
Quando a mulher vai atrás e muitas não vão. Alguns casos é simplesmente nojento o valor que alguns juízes determinam. A minha irmã entrou na justiça contra o pai da filha dela e o valor determinado pelo juíz, não pagava o leite nan, que o bebê precisava, pq a minha irmã não conseguia amamentar.
Eu mesma fui abusada sexualmente quando criança e ate hoje tenho vergonha de falar detalhes pra qualquer pessoa e isso me deu traumas tenho medo de sexo ou ate sinto nojo e lido com muito problemas mentais hoje em dia.
A eclampsia é silenciosa e mata sem a gente nem sentir ela chegando. Quando vc percebe, ja ta subindo de arrasta. Eu quase fui, mas conhecia meu corpo muito bem e percebi um calor um pouco estranho. Eu tinha contato direto com meu médico particular e fui para o hospital. Meu filho e eu não morremos por isso. Se eu não tivesse médico particular e não fosse uma adulta completamente ligada ao meu corpo e informada, eu teria morrido. Mas isso interessa a algum deputado? Não. Eu estou ate hoje na fila de espera pelo pré natal de alto risco do SUS. Hj foi o aniversário de 5 anos do meu filho. 😂
@pallas-bq2fi né isso?! Kkkkk se pá ele mesmo faz o pré natal da mulher na minha vaga Eu tbm não levo as coisas a sério kkkk é um modo de não surtar nessa vida
Eu tava na manifestação do Masp do dia 15. Foi muito bom! Deu pra extravasar todo o ódio de classe contra o Lira e a bancada do Talibã Gospel. Chama de novo que eu vou 😂🎉
E aconteceu o que com essa manifestação? Ele saiu do poder, foi escurraçado e apedrejado em praça? Perdeu seu cargo? Os teocratas perderam suas posições de poder? Ou foi apenas um protesto como forma de desabafo, mas sem ação real? Se for para colocar a cara no sol, acredito eu, que seja numa praia, não num quintal.
Análise perfeita, puro pânico moral e cortina de fumaça, enquanto a sociedade tem que combater essa atrocidade a ala que a promove mantém seus entusiastas engajados e promove outras falcatruas sem o foco da mídia.
Ian, só corrigindo um ponto, a legislação não exige mais autorização judicial ou BO, ou comprovação do crime para realizar a interrupção. A pessoa em tese poderia fazer em qualquer hospital maternidade mediante a assinatura de um documento de responsabilidade. Acontece que como o aborto legal não é um serviço de emergência, o médico pode recusar por "objeção de consciência". Portanto fica nisso de ser encaminhada até um serviço de referência. Mas infelizmente, aqui em SP o governador fechou.
Tenho 55 anos . Já sofri abuso ( descarado ) 3 vezes . 1 - de um primo 2- de um pastor de 67 anos 3- de um colega de trabalho A maioria de nós já sofremos abuso e demoramos a perceber também , que aquelas atitudes eram abusos .
Todas as pessoas que eu conheço que foram estupradas nunca denunciaram para as “autoridades” pq uma vez q tu faz isso, tu passa pela descredibilizaçao, te exigem provas (e muitas vezes o estupro nao deixa marca fisica), fora q se o estuprador é da familia, há chance de vingança etc entao é mt dificil pra vitima denunciar
sim! tem que ter provas minha cara! voce quer sair acusando qualquer um estragando a vida dos outros com mentiras! pra isso existe investigação e pericia! se a nagila tivesse mentido certinho contra o neymar ele tava preso hoje somente com a força da palavra dela! isso e so 1 dos milhares de casos ''isolados'' no mundo! mulher tem que ser presa com pena maxima por acusação falsa! mas isso ai voces passam paninho ne! e o mais engraçado que voces esquerdistas sao os que mais protegem bandido na historia do mundo
Questão de ter o filho e colocar pra adoção é só lembrar o que aconteceu com a atriz Klara Castanho, que foi abusada, levou a gestação até o final, colocou pra adoção e foi massivamente criticada
Só que a Klara é uma mulher ADULTA que teve o poder de escolher abortar ou não, como é previsto na lei. Se ela fosse menor de idade, essa decisão seria dos responsáveis.
@@humbertoribeiro3192 Mas a questão não foi essa, mas sim que falam muito de seguir a gestação de colocar a criança para adoção, mas quando fazem isso, chovem críticas
@@s0rrynotsos0rry28 Ok, mas "abortar" em gestações avançadas é algo muito diferente de abortar um embrião de poucas semanas. Defender o aborto de maneira irrestrita é algo inconsequente e desumano. Espero que essa não seja sua opinião
@@s0rrynotsos0rry28 Ok, mas "abortar" em uma gestação avançada é algo diferente de abortar um embrião com poucas semanas. Ser a favor do aborto de maneira irrestrita é algo inconsequente e desumano. Espero que essa não seja sua opinião
Perfeito! Uma vez que uma criança que foi estuprada não terá nem chances de retirar o feto, a torna cada vez mais prisoneira do próprio abusador. Esses papagaios que gostam tanto de demonstrar números para embasamento científico do próprio discurso de merda, deveriam então dar uma olhada nos números de estupros cometidos por parentes e muitos deles sendo os próprios PAIS das vítimas. Essas pessoas que defendem essas atrocidades, se valendo de frases prontas e pesquisas que não englobam, quiçá, nem UM TERÇO do que ocorre na realidade, não vivem a realidade, vivem uma realidade à margem que se chama: quarto.
Mais não sei onde esse povo vê nesse partido eles só lutam para não deixaria o bolsonaro ir preso eles estão lá para criarem leis para melhorar a vida do povo e não para defender um indefeso.
exatamente Ian!!! não podemos deixar de falar de aborto pra não assstar a tia metafórica evangélica da mesma forma que não podemos deixar de falar sobre a religião, sobre a teologia do domínio e do sofrimento e como que a igreja é inimiga do pobre.
A parte de discutir o aborto legal já com uma gravidez avançada. Precisamos de uma forma de agilizar o processo na justiça para que ocorra o quanto antes para evitar problemas maiores para a vítima. Na maioria dos casos quando o abuso acontece por um desconhecido na rua a vítima ja é maior e procura a polícia, sendo encaminhada para serviço medico onde recebe contraceptivos de emergência e profilaxia contra hepatite e HIV, já quando o abusador é alguem conhecido da vítima (muitas vezes ate uma criança) o abuso ocorre várias vezes e somente quando a gravidez ja esta avançando que a família se dá conta para procurar a polícia.
Acho que a solução não virá por voto. Pq crentes existem, infelizmente, aos montes, e o alto escalão deles é poderosíssimo. Eles precisam perder os direitos de participação no estado. Ficar nesse jogo político burguês e nessa disputa estúpida de propaganda lidando o tempo todo com fake news, negacionismo e revisionismo não dará em nada.
@@luandorea9210eu tenho uma solução melhor, mandar todos os camaradas pra Coreia do Norte bem longe dessa sociedade capitalista e burguesa opressora dos pobres e minorias.
Apoio ainda mais a legalização do aborto depois que virei mãe. É preciso muito preparo psicológico e emocional, e decidir com muito cuidado antes de ter filho. Tanto pra conseguir sustentar a criança, quanto pra criar um ser humano feliz e saudável. Não é algo que deveria ser imposto às mães, que são quem mais tem a vida alterada quando o filho nasce. Não é algo que uma pessoa que foi estuprada deveria ser obrigada a viver, muito menos se essa pessoa for uma criança. Ter filho já mexe com a nossa cabeça, nosso corpo e nossos hormônios loucamente; imagine se for fruto de um trauma, num momento que a mãe não poderia ter, sem nenhum apoio emocional nem financeiro? As pessoas que são "pró vida" na verdade odeiam as mulheres ou não têm noção do impacto que é ter um filho na vida de uma pessoa. São pessoas que quem manter os outros na miséria, afundados em trauma e problemas psicológicos e de saúde.
Tenho VAAAARIOOSS gatilhos com esse tema, se tenho, é sim porque fui vítima de abusos desde a infância (5 snos de idade) e por isso PRECISO MILITAR contra leis que criminalizam a pessoa abusada, então, mesmo morando fora procuro cumprir minha tarefa Mínima de assistir, comentar e compartilhar conteúdos dos nossos camaradas, mas sobre tudo , conteúdos como esse aqui. Me custa muito esse tema, mas aqui não é sobre mim, é sobre todas nós, classe trabalhadora, preta, feminina, periferica/ favelada ✊🏽 Obs: qd me refiro a mulheres pretas em destaque , não é pra excluir as mulheres brancas e pobres tb pertencentes a nossa classe trabalhadora, mas nos diferenciando das mulheres brancas privilegiadas que usam nossa mão de obra barata em seus lares em prol de vossas emancipação.
quando era criança, um primo meu passou a mão em mim falando que era uma brincadeira e eu acreditei, por sorte, a mãe dele chegou e viu a cena e tirou ele de perto de mim. Por muito tempo não entendi o que aquilo significava, mas notava que meus pais e outras pessoas da familia olhavam de um jeito estranho pra situação. Hoje eu entendo, e me enjoô só de lembrar. É engraçado como nós mulheres não podemos nem ter o luxo de exigir respeito a nossa vida. Deus criminaliza estupro mas e os estupradores?
Os próprios países desenvolvidos não permitem aborto em gestações avançadas. Proibir aborto quando o feto tem viabilidade é um avanço, não um retrocesso. Não concordo com a legislação, que pune de maneira desproporcional a vítima de estupro, mas defender que abortos sejam realizados quando temos viabilidade extrauterina é algo desumano e atroz
@@gustavogare4294 O que não nasceu não tem direito, vocês do PL são liberais, mas não liberam o aborto, papo liberdade é papo furado. Gente como você é um retrocesso para humanidade.
Sobre manifestações populares contra esse PL, eu cheguei a comentar em um vídeo do João Carvalho, onde abordei possíveis formas de agitação da esquerda. Pra compensar falta de grana, uma das diversas formas seria com puxadores que ja tenham voz , como artistas e seus grupos de fãs. Dias depois acabou exatamente rolando muito contra essa PL , por cantores e seus fandoms
Só queria registrar que nem todo evangélico é a favor dessa PL meu pai que é pastor e minha mãe concordaram comigo que é um absurdo punir uma mulher por não querer ter um filho de estrupador.
Ok, punir a mulher vítima de estupro com a pena do homicídio realmente não é algo razoável. Mas isso não torna minimamente certo "abortar" um feto que já tem viabilidade extra uterina
@@gustavogare429422 semanas não é viável. Apesar de existirem casos raros de prematuro com esse tempo que sobreviveu, a maioria não sobrevive. Aí vai querer ditar uma política pública por exceções, fica complicado. Além disso, o PL quer equiparar aborto após 22 semanas a homicídio em qualquer situação. Infelizmente parece que dar uma pena para uma mulher que foi e$tupr4da maior que a do e$tupr4d0r parece não gerar empatia em muitas pessoas. Mas o PL também puniria aborto após 22 semanas de anencéfalos ou em casos que há risco de vida para a mulher. Esse PL é tão absurdo que mesmo parte da direita e alguns líderes religiosos se posicionaram contra.
Este PL é uma "pauta isca", tanto serve pra tirar o foco de algo importante, aflorar os nervos da população com algo polêmico na política, dividir a população-polarizar, colocar o adversário praticamente contra parede obrigando a escolher um lado rapidamente sem refletir sobre as consequências e sem identicae as raízes dos problemas. ÓTIMO CENÁRIO PARA UM ANO ELEITORAL 🤬
O ABORTO DEVERIA SIM SER LEGALIZADO, SE FOR ESSA A VONTADE DA MULHER. INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO SEJA SAÚDE OU APENAS VONTADE, O CORPO É NOSSO É NÓS DEVEREMOS TER O DIREITO DE ESCOLHER OQ QUEREMOS OU NAO! POR QUE A PARTI DO MOMENTO QUE ELES CRIAREM ALGO QUE SEJA TOTALMENTE CONTRACEPTIVO A NAO SER NAO TRANSAR OU ARRANCAR O ÚTERO PRA FORA ELES CRIAM LEIS ASSIM.
Então deixa eu entender, se a mulher engravidar e o homem não quiser ter o filho, ele mesmo assim vai ter que pagar pensão, porém se a mulher engravida e o homem quer cuidar do filho, porém a mulher não, então ela pode abortar e pronto mesmo assim?
@@Jascintopinto-it7erja Ser genitor de um indivíduo vivo em nada se compara com aborto. Se tu põe alguém nesse mundo (o que ninguém faz sozinho), é tua obrigação manter ele. Até mulheres arcam com pensão com o pai se dispõe a ficar com filhos (raro) Se o indivíduo não vem ao mundo essa obrigação não existe. E homem nenhum tem direito de decidir algo sobre corpo feminino. Cês não vão parir a criança, as consequências da gestação não afligem vocês. E mais, quando "cansam" pulam fora sem mais nem menos. Muito fácil defender macho querer que mulher tenha filho contra a própria vontade em um país onde comumente a paternidade é tratada como opcional.
vale lembrar que estupro não tem limite de idade, bebês são violentados, crianças que não engravidam são violentadas, é um nível de perversão e crueldade que dá muito medo
O bom desse vídeo é que você não foca em meninas que foram &stupr@d@$. Eu tinha visto um vídeo, muito interessante, que falava sobre a banalização do &$tupr0 quando a vítima é uma mulher adulta. Discutir sobre tamanho da pena não pode ser o único discurso (isso eu ouvi no "Medo e delírio em Brasília", num áudio de uma moça que disse que quando o discurso se resume a isso, caracteriza-se uma grande perda para a temática). Isso é apenas um tópico do debate. Aqui você abordou vários. Isso que torna o vídeo mais enriquecedor. Como sempre, os vídeos do prof. Ian são muito bons. Eu comecei a ouvir "Medo e delírio" por sua causa e, toda vez que eu vou arrumar a casa, a primeira coisa que eu faço é ver se tem episódio novo 😅
O mais bizarro dessa situação é que mesmo com o intuito de "não ser aprovada, pois a intenção é só agitar as massas" eu admito realmente ter dúvidas se essa PL criminosa seria rejeitada nas votações da Câmara e Senado
Eu já fui abusado quando eu era pequeno e só fui saber quando eu já era pré-adolescente o que aconteceu comigo. Só uma tia sabe, porque eu não confio em ninguém na minha família, além dela, para falar disso. Isso porque eu sou gay e eu tenho receio, já até falei na psicóloga isso, de relacionarem a minha sexualidade a isso, tal coisa seria imperdoável pra mim.
É isso que a sociedade quer tirar problemas sérios e dizer que se de tal sexualidade é ser pedófilo ou abusador de criança, ridículo enquanto isso crianças sendo abusadas por aí e ninguém nem aí dizem proteger as crianças porém não ensinam as coisas sobre educação sexual e tem uns que não aprovar,tem certos pais que nem falar direito sabe ou teve educação,ensino fundamental ou médio,ou são analfabeto, deveria ser obrigatório educação sexual nas escolas e em todos os países.
Vi um dado nesta semana que pessoas só abusadas no Brasil entre 5 e 10 anos de idade. E de FATO posso falar com PROPRIEDADE que pessoas nesta faixa são "abordadas" e abusadas nesta fiaxa etária.
Não tinha convênio na época que tive meu bebê e por isso fiz meu pré-natal todo no sus. Apesar de ter tido bons atendimentos, não foram capaz de identificar pré-eclâmpsia. Eu por alguma razão senti que não estava certo, corri para o hospital e me negaram exames. Esperei uma semana e graças a uma enfermeira do centro de saúde que suspeitou, fui encaminhada novamente a maternidade. Fui internada às pressas e precisei ficar sozinha, pois não pode acompanhante. Passei a noite toda chorando juntos das minhas companheiras de quarto por conta da solidão que estávamos sentindo. Ninguém falava o que poderíamos ter de fato. Logo no outro dia fui para cesária de emergencia e, tanto eu quanto meu filho, quase morremos. Quando tento falar o quão traumático foi isso, todas as pessoas falam que eu tenho que esquecer e agradecer porque deu tudo certo. Certo para quem?
@@gustavogare4294 Então, o médico não pode ser médico! Se ele tem que socorrer o estuprador tem que socorrer a vítima! Ou exercer a medicina de outra forma: elaborando laudos, fazendo exames de imagem, etc.
@@marciavargas2300 O médico precisa ter direito a se recusar fazer o procedimento. Caso ele tenha a convicção que realizar um aborto seja algo que atente contra valores humanos fundamentais, ele pode se recusar e ponto. Que procurem até achar um médico que se disponha a isso. Obrigado é que nem deve ser
@@mashBS1722 E a preservação da vida da vítima não é levada em consideração? A vida psíquica e física não tem importância alguma na visão de vocês? Manter uma gravidez indesejada é satisfatório num caso desses? Um filho necessita de diversos cuidados: alimentação, educação, amor e um ambiente acolhedor. Como uma menor ou mulher vítima de um crime brutal poderá receber uma criança nessas condições? Me pergunto: será que a NASA vai estudar o perfil do autor do projeto de lei? Será que ele trata bem a esposa? Porque o Arthur Lira batia na ex-esposa e a estuprou também! Além disso, esse homem de comportamento exemplar teve uma amante durante o casamento. Fez um filho, não paga pensão e a persegue também.
@@marciavargas2300Vamos lá. A psíquica e física da vítima importa sim, e importa muito. O que temos que analisar é se praticar um "aborto" em uma gestação avançada de alguma forma seria um alívio para a mulher vítima de violência. No procedimento de assistolia fetal, que é o recomendado para gestações avançadas, nós temos uma verdadeira antecipação de parto. A vítima vai parir de qualquer forma. A injeção aplicada ao feto é apenas para que ele não nasça vivo, pq nessa etapa da gestação já há viabilidade extrauterina. O que vai ser mais traumático para a mulher, dar a luz a um bebê ou a um cadáver? E a vida do bebê, inocente quanto aos crimes de de seu pai, não poderíamos tem um mínimo de consideração quanto a ela? E há inúmeras famílias dispostas a dar amor e carinho a uma criança nessas condições. Enfim, ser contra a assistolia fetal tbm é ser a favor das mulheres, pq dar a luz a um cadáver é um trauma para a vida toda, isso para alguém que já passou por situações terríveis
sempre vi o aborto como uma questão de saúde pública, mesmos sendo contra por meus princípios cristãos, sempre acreditei que o aborto era um direito civil já que nem todos seguem meus princípios, mas aborto a frente dos 5 meses, eu não consigo defender, ainda mais hoje sendo estudante da área da saúde...
Ian, não os médicos de família e comunidade. Inclusive existem discussões sobre fazer o aborto medicamentoso no primeiro trimestre com acompanhamento no ESF. Se tiver interesse, entre em contato que eu procuro e mando a aula. Abraços! Sou fã do seu trabalho e médica ❤
Oi gente sou nutricionista e fiz mestrado na uerj estudando um pouquinho de programação metabólica. Especificamente sobre glifosaro eu n sei mas existem milhares de pops (poluentes orgânicos persistes) que podem gerar programação (que é uma alteração epigenetica do feto, que n muda o dna mas impede ele de funcionar, essa alteração pode ser revertida mas geralmente ela se mantem) quando vc gera ess alteração vc modifica o funcionamento do metabolismo e gera uma facilidade maior de obesidade nessas crianças quando estão na fase adulta, for outros problemas hormonais relacionados ao metabolismo. Se vc for uma mulher grávida prefira comer alimentos orgânicos e evite consumir alimentos que estejam em embalagens plásticas, assim como pescados advindos de áreas portuárias. Bjs moçada
A anos atrás onde moro tinha uma mulher que fazia aborto ilegal imagina quantas sofreram quem manda no seu é a pessoa e não políticos se eles querem proteger crianças as que estão crescendo deveriam ser protegidas
Com 20 anos fiquei na ala obstétrica de um hospital. Convênio, tudo como manda o roteiro do mínimo possível. Fiquei horas esperando por causa de dois cistos nos ovários e o ginecologista de plantão queria me mandar pra casa, quase acusando que eu estava fazendo um escândalo. Quando consegui finalmente fazer os exames mais específicos, meu ovário já tinha rompido e eu tinha uma hemorragia interna. Lembro vagamente, mas tinha outra mulher do meu lado enquanto esperava atendimento. Ela implorava por qualquer um que pudesse atender ela e ver ela de forma decente, estava grávida e tinha um sangramento enorme. Quando atenderam, ela já tinha perdido o bebê. Alucinava de dor, mas nunca ouvi alguém gritar de uma forma tão triste.
Atendimento a corpos femininos continua sendo um escárnio, você querendo ter um filho ou não. Ou só lutando pra conseguir viver.
Meus deuses! Esses homens são a escória, simplesmente! Adoram bradar por fetos, mas pelas mães... Fdc. Isso que ganham bem... Que pessoa desprezível.
Eu te entendo perfeitamente. Aos 38 anos fiz minha primeira mamografia, só por check up, e deu uma alteração. A ginecologista me encaminhou pro mastologista e ele disse q não era nada. Passados um ano eu morria de dor na mama, era um câncer, avançado e matastatico, que não foi diagnosticado primariamente pelo dito "especialista". Qdo li o exame com atenção, dizia o seguinte: Paciente com nódulo obscurecido, de 1,2 cm (sim, 1,2cm), para o qual encaminho para novos exames de investigação, sugiro ecografia baseada no exame". Palavras da radioterapeuta. Haviam outros achados e informações importantes (Paciente sem exame para comparação, mama densa, o q dificulta analisar o nódulo apenas com a mamografia). Esse exame teve classificação bihards 0, q significa inconclusivo, ou seja, todo bihards 0 deve-se ser feita novas investigações. Enfim, resumi o máximo q pude, o médico foi negligente e cometeu má prática profissional. Estou fazendo o tratamento até hj, serão 10 anos de tratamento, mais as químios, cirurgias e radioterapias. Sigo processando o médico. A saúde privada é ainda pior que o sus, pq o médico não quer atender retorno.
Minha irmã passou por um ab0rto espontâneo. Ela acordou de madrugada sentindo dores agudas e com sangramento que não parava. O marido dela estava viajando e estávamos só eu e ela. Chamamos a nossa mãe que foi com ela na ambulância para o hospital. Lá chegando a minha mãe teve que repetir mil vezes que a minha irmã não tinha feito nada a si mesma para provocar aquele sangramento terrível, pois por ser bem nova, logo a julgaram!
Ou seja, até em ambiente hospitalar há preconceito e julgamento negativo sobre as mulheres e seus corpos.
É massacrante isso.
Que horror, vocês duas tinham de ter sido categorizadas como emergência e priorizadas!!
Que pesadelo, você poderia ter morrido, e a coitada da outra mulher perdeu o bebê por algo tão banal e ridículo.
O local que você foi estava cheio de pessoas mas nenhum profissional da saúde decente.
@@orthojac Exatamente, essa é minha preocupação. Qualquer um tem habilitação para matar usando um jaleco.
a minha mãe, uma senhora de 60 anos evangélica estava ouvindo quando o ian falou e disse " mas nesse ponto eu concordo com ele, não pode forçar uma criancinha a ter filho, os órgãos não estão prontos" as pessoas mais velhas não são burras, as pessoas sabem raciocinar
Senhorinha muito inteligente!
Estamos falando de um "feto" de 5 meses, se pesquisar um pouco vera que em questão de segurança, aborta já seria bem arriscado
@pallas-bq2fi Só pesquisar um pouco os casos para ver que não
quando a gente lembra que crianças demoram a identificar o abuso e a gravidez, e que a justiça é demorada em conceder a permissão, a gente fica mais ainda revoltado com essa PL do esturpro.
Acho q com um "feto" de 5 meses não seria difícil de identificar a gravidez, ainda mais em alguém menor.
apenas nojo dessa PL e do PL.
Aos 9 anos fui abus*ada por um “irmão da igreja”, dentro da minha casa. Ele pediu um copo de água enquanto meus pais estavam terminando um trabalho, e fui à cozinha para pegar. Estava com meu sobrinho de menos de 1 ano no colo…
Ele me agarrou por trás, em apertando na pia. Eu não sabia o que estava acontecendo e só pensava em tirar meu sobrinho dali. Consegui escapar e me escondi. Ele foi embora e quando ele voltou outro dia, meus pais estavam trabalhando e pediu para eu abrir o portão, e eu só sabia dizer que ele tentou me agarrar. Foi terrível a vivência, meus pais acreditaram em mim no momento que abri a boca, e sou feliz por pelo menos isso. Só consegui explicar o que realmente aconteceu depois de mais de uma década, o tanto que ele fez, muito mais grave do que o “me agarrar”. Lembro de todos os segundos daquele dia, já tive pesadelos com a situação, e tive a maior crise de choro da minha vida quando fui levar minha sobrinha a igreja, e ele estava lá… misericórdia que eu me tremo todinha. Eu só chorava, com mais de 25 anos na cara e me tremendo igual uma criança, e tudo que eu consegui pensar era em MAIS UMA VEZ tirar, agora minha sobrinha, daquele lugar. Do possível olhar daquele homem nojento.
Eu o denunciaria ao pastor ,e se o pastor não fizesse nada , denunciaria ele também
@@Dayanners Foi feito isso. O ministério disse que seria tomadas as providências e meus pais tentaram me preservar. Anos depois que isso aconteceu e eu o reencontrei quando fui levar minha sobrinha, meu pai foi falar com o ministério da época que ainda permaneceu nos cargos, ele estava revoltado e magoado… O ancião falou que se ele tava achando ruim, era pra ter tomado providências sozinho… Coitado do meu pai, sente remorso até hoje.
@@Dayanners O pastor é da mesma laia... Crente é foda
Tem que assistir o filme uma voz contra o poder a história de um fazendeiro contra a Monsanto
O conceito de "PL que não foi feita pra ser aprovada" simplesmente explodiu minha mente. Nunca tinha passado pela minha cabeça a proposta de algo "inaprovável" só pra disparar conversas e engajamento. Bizarro o quão longe a política pode ir...
O pior é q tem chances dela ainda ser aprovada.
É o click bait no nível máximo
@@luandorea9210, exatamente. Sempre vão forçando até que o bizarro se torne viável e passe como lei.
Sinceramente?
Eu tenho muitas dúvidas se com o Congresso Nacional que temos essa patifaria seria rejeitada
Simplesmente malvadeza
Trabalho em um colégio, e um exemplo prático de como funciona educação sexual nas escolas com crianças entre 6 e 10 anos. É só um cartaz com dois bonequinhos um menino e uma menina com bolinhas verdes, vermelhas e amarelas, as vermelhas indicam onde não pode ser tocado por alguém em hipótese alguma, as amarelas onde pode com algum contexto, e as verdes onde pode encostar tranquilamente. E no cartaz também diz que se acontecer algo assim eles devem avisar a professora, aí eu pergunto, onde diabos isso sexualizaria crianças?
Fui abusada com 13 anos e não consegui denunciar, nem falar pra minha mãe pq tinha medo do que o cara (parente) ia fazer comigo depois
Sinto muito. 😢
o assunto nunca foi "vida", e sim o poder que eles querem ter sobre o corpo da mulher. ótimo ponto, Ian!
Ahahahahahahahaha, q besteira!
@@prosafutebolistica9707 sai daki.
@@gabriel_b13l59 nervosinho, colega? Kkkkkkk
Perfeito, Annelise.
@@prosafutebolistica9707 sai daki pessoa q pensa diferente ñ tem direito de fala ✊🏿
Eu vou trazer outro dado importante:
O problema desse projeto é que, além dele ignorar completamente os desafios sociais da questão da má infraestrutura médica do aborto legal no nosso país, ele não faz caso com as vítimas de estupro, que, como já sabemos, são maioria de crianças de 0 a 13 anos de idade.
Segundo um artigo de pós-graduação do ano de 2019 de autoria de Marina Gasino Jacobs e Alexandra Crispim Boing, que mapeou e caracterizou a oferta dos procedimentos de aborto legal no Brasil, concluiu que dos 290 estabelecimentos com oferta de aborto legal previsto em lei em 2019 distribuem-se em apenas 3,6% (200) dos municípios brasileiros, sendo, por exemplo, que no Estado do Amapá não existe nenhum deles. O artigo também conclui que o maior percentual dos municípios com oferta de aborto previsto em lei foram mais altos entre aqueles com maiores indíces de desenvolvimento humano do que os de pouco IDH. Ou seja, temos que acrescentar que a questão das 22 semanas para o período da realização do aborto, além de estar indisponível para uma imensidão de mulheres devido a uma barreira geográfica e regional de acesso, ela também acarreta uma enorme desigualdade social de acesso de municípios e mulheres mais pobres a esse serviço.
FONTE:
Marina Gasino Jacobs e Alexandra Crispim Boing - “O que os dados nacionais Indicam sobre a oferta e a realização de aborto previsto em lei no Brasil em 2019?”. 2019. Artigo disponível no Google Acadêmico e no Scielo Brasil.
Existe PL sobre o corpos dos homens?
O homem aborta o filho quando ele larga a mae com o filho no colo. a unica cousa que ele e obrigado e pagar pensao .
Quando a mulher vai atrás e muitas não vão. Alguns casos é simplesmente nojento o valor que alguns juízes determinam. A minha irmã entrou na justiça contra o pai da filha dela e o valor determinado pelo juíz, não pagava o leite nan, que o bebê precisava, pq a minha irmã não conseguia amamentar.
Abortar não é equivalente a abandonar...
Não existe PL sobre os corpos dos homens, se tivesse iriam proibir punheteiros de matar seus espermatozóides no vazo do banheiro.
@@gustavogare4294 pois é, os dois são péssimos, mas são incomparáveis.
@@erick_jhonataszx1036 exato
O lema deles deve ser: deixar nascer que a gente mata depois que crescer 😅
A solução seria matar antes? Cuidado para não flertar com eugenismo ao se defender aborto...
Caraio gostei vou usar rsrsrsrs
@@Driamon fique à vontade
deixa nascer pra virar mão de obra barata no futuro
Temos que continuar lutando contra esse PL absurdo!
Ter foto do Stalin de perfil automaticamente invalida tudo que vc disser
@@gustavogare4294 O irônico é que Stalin proibiu o aborto na URSS kkkkk, se ele estivesse vivo hoje ele seria taxado de conservador preconceituoso
@@gustavogare4294 O irônico é que Stalin proibiu o aborto na URSS kkkkk, se ele estivesse vivo hoje ele seria taxado de conservador intolerante
@@gustavogare4294 Tá fazendo o que nesse canal então?
@@igorquerubin5846 Eu sou anticapitalista, só acho absurdo alguém defender stalinismo em pleno 2024
O que vejo pouca gente falando é que se homens não estuprassem mulheres, não precisaríamos estar debatendo isso.
Nossa
Será que vocês mulheres têm a mesma quantidade de testosterona como homens ? 😅😂
@@franciscoaraujo2016Você é o que de pior a espécie humana tem a oferecer.
@@franciscoaraujo2016 e por ter testosterona dá livre acesso a estuprar?
Ent pq eu fico mal na menstruação tenho direito de matar meu companheiro? Ótia justificativa! @@franciscoaraujo2016
Sim, para isso precisamos de leis rígidas para garantir que isso não acontece, mas vocês defendem o estuprador.
Eu mesma fui abusada sexualmente quando criança e ate hoje tenho vergonha de falar detalhes pra qualquer pessoa e isso me deu traumas tenho medo de sexo ou ate sinto nojo e lido com muito problemas mentais hoje em dia.
Sinto muito por isso. Se conseguir,procure ajuda .
Meu bem que triste mais você ainda está sobrevivendo e é uma vítima,espero que consiga um psicólogo bom pra te ajudar.
A eclampsia é silenciosa e mata sem a gente nem sentir ela chegando. Quando vc percebe, ja ta subindo de arrasta. Eu quase fui, mas conhecia meu corpo muito bem e percebi um calor um pouco estranho. Eu tinha contato direto com meu médico particular e fui para o hospital. Meu filho e eu não morremos por isso. Se eu não tivesse médico particular e não fosse uma adulta completamente ligada ao meu corpo e informada, eu teria morrido.
Mas isso interessa a algum deputado? Não. Eu estou ate hoje na fila de espera pelo pré natal de alto risco do SUS. Hj foi o aniversário de 5 anos do meu filho. 😂
Feliz aniversário para o teu filho ❤️❤️❤️ ainda bem que a vossa história teve um final feliz
@@ninanano obrigada! Meu filho (e depois uma filha) são que razões dos meus dias felizes nesses tempos ainda sombrios.
@pallas-bq2fi né isso?! Kkkkk se pá ele mesmo faz o pré natal da mulher na minha vaga
Eu tbm não levo as coisas a sério kkkk é um modo de não surtar nessa vida
Eu tava na manifestação do Masp do dia 15. Foi muito bom! Deu pra extravasar todo o ódio de classe contra o Lira e a bancada do Talibã Gospel.
Chama de novo que eu vou 😂🎉
E aconteceu o que com essa manifestação? Ele saiu do poder, foi escurraçado e apedrejado em praça? Perdeu seu cargo? Os teocratas perderam suas posições de poder? Ou foi apenas um protesto como forma de desabafo, mas sem ação real? Se for para colocar a cara no sol, acredito eu, que seja numa praia, não num quintal.
Pera o talibã ñ é do bem ?
Cara como posso saber quando vai ter a próxima
@@ztryder1397 na ocasião fiquei sabendo por um post da Soberana
@@saitamaallmigthy8442 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Análise perfeita, puro pânico moral e cortina de fumaça, enquanto a sociedade tem que combater essa atrocidade a ala que a promove mantém seus entusiastas engajados e promove outras falcatruas sem o foco da mídia.
Ian, só corrigindo um ponto, a legislação não exige mais autorização judicial ou BO, ou comprovação do crime para realizar a interrupção. A pessoa em tese poderia fazer em qualquer hospital maternidade mediante a assinatura de um documento de responsabilidade. Acontece que como o aborto legal não é um serviço de emergência, o médico pode recusar por "objeção de consciência". Portanto fica nisso de ser encaminhada até um serviço de referência. Mas infelizmente, aqui em SP o governador fechou.
mn para com esses argumentos coerentes o negocio aqui e aborto publico✊🏿✌🏿
Tenho 55 anos . Já sofri abuso ( descarado ) 3 vezes .
1 - de um primo
2- de um pastor de 67 anos
3- de um colega de trabalho
A maioria de nós já sofremos abuso e demoramos a perceber também , que aquelas atitudes eram abusos .
Todas as pessoas que eu conheço que foram estupradas nunca denunciaram para as “autoridades” pq uma vez q tu faz isso, tu passa pela descredibilizaçao, te exigem provas (e muitas vezes o estupro nao deixa marca fisica), fora q se o estuprador é da familia, há chance de vingança etc entao é mt dificil pra vitima denunciar
sim! tem que ter provas minha cara! voce quer sair acusando qualquer um estragando a vida dos outros com mentiras! pra isso existe investigação e pericia! se a nagila tivesse mentido certinho contra o neymar ele tava preso hoje somente com a força da palavra dela! isso e so 1 dos milhares de casos ''isolados'' no mundo! mulher tem que ser presa com pena maxima por acusação falsa! mas isso ai voces passam paninho ne! e o mais engraçado que voces esquerdistas sao os que mais protegem bandido na historia do mundo
É mais os cristãos não têm os neurônios pra pensar nisso
Questão de ter o filho e colocar pra adoção é só lembrar o que aconteceu com a atriz Klara Castanho, que foi abusada, levou a gestação até o final, colocou pra adoção e foi massivamente criticada
Ta complicado sou a favor da vida mas com qualidade isso ai é maldade pura com a mulher e a criança
@@_ZEROHz Eu sou a favor da vida e por isso EU não abortaria, mas não posso empurrar dessa ESCOLHA nas outras pessoas
Só que a Klara é uma mulher ADULTA que teve o poder de escolher abortar ou não, como é previsto na lei. Se ela fosse menor de idade, essa decisão seria dos responsáveis.
@@humbertoribeiro3192 Mas a questão não foi essa, mas sim que falam muito de seguir a gestação de colocar a criança para adoção, mas quando fazem isso, chovem críticas
eu só sou a favor do aborto apenas em casos especiais, tipo quando a pessoa com útero não quer ter filho e decide abortar
Vc tem uma opinião irrefletida, meu caro
@@mashBS1722 ninguém te perguntou nada
@@s0rrynotsos0rry28 Ok, mas "abortar" em gestações avançadas é algo muito diferente de abortar um embrião de poucas semanas. Defender o aborto de maneira irrestrita é algo inconsequente e desumano. Espero que essa não seja sua opinião
@@s0rrynotsos0rry28 Ok, mas "abortar" em uma gestação avançada é algo diferente de abortar um embrião com poucas semanas. Ser a favor do aborto de maneira irrestrita é algo inconsequente e desumano. Espero que essa não seja sua opinião
pessoa com utero = mulher
Muito bom esse vídeo, minha esposa ficou muito indignada com essa PL.
Eu chamaria de PL do incentivo ao estupro infantil.
Perfeito! Uma vez que uma criança que foi estuprada não terá nem chances de retirar o feto, a torna cada vez mais prisoneira do próprio abusador. Esses papagaios que gostam tanto de demonstrar números para embasamento científico do próprio discurso de merda, deveriam então dar uma olhada nos números de estupros cometidos por parentes e muitos deles sendo os próprios PAIS das vítimas. Essas pessoas que defendem essas atrocidades, se valendo de frases prontas e pesquisas que não englobam, quiçá, nem UM TERÇO do que ocorre na realidade, não vivem a realidade, vivem uma realidade à margem que se chama: quarto.
Mais não sei onde esse povo vê nesse partido eles só lutam para não deixaria o bolsonaro ir preso eles estão lá para criarem leis para melhorar a vida do povo e não para defender um indefeso.
ATENÇÃO: este é um VÍDEO DE UTILIDADE PÚBLICA.
Gratidão e parabéns, Ian.❤
o ian sempre utiliza ótimos argumentos e fatos obviamente✊🏿✌🏿
exatamente Ian!!! não podemos deixar de falar de aborto pra não assstar a tia metafórica evangélica da mesma forma que não podemos deixar de falar sobre a religião, sobre a teologia do domínio e do sofrimento e como que a igreja é inimiga do pobre.
ha mn para com isso ,os judeus e os cristãos so querem saber de matar palestinos inocentes ✊🏿✌🏿
O irã país que viola os direitos das mulheres é apoiado pela esquerda mundial
A parte de discutir o aborto legal já com uma gravidez avançada. Precisamos de uma forma de agilizar o processo na justiça para que ocorra o quanto antes para evitar problemas maiores para a vítima. Na maioria dos casos quando o abuso acontece por um desconhecido na rua a vítima ja é maior e procura a polícia, sendo encaminhada para serviço medico onde recebe contraceptivos de emergência e profilaxia contra hepatite e HIV, já quando o abusador é alguem conhecido da vítima (muitas vezes ate uma criança) o abuso ocorre várias vezes e somente quando a gravidez ja esta avançando que a família se dá conta para procurar a polícia.
E os pais que não querem ter responsabilidades e deixam as mãe sozinhas
A extrema direita aqui toma o mesmo caminho dos EUA
Porque foram ensinados a ser
É literalmente a mesma direita.
Esse dado de 66 mil mulheres que foram a óbito por conta da gravidez só em 2023 é assustador. Não imaginava esse tanto.
Mulheres do Brasil:
Nas próximas eleições não votem em crente.
Está nas mãos das mulheres o futuro desse pais.
Novos eleitores desse país, na próxima eleição não votem em progressistas nem em feministas, porque vocês talvez tenham sido abortados
Acho que a solução não virá por voto. Pq crentes existem, infelizmente, aos montes, e o alto escalão deles é poderosíssimo. Eles precisam perder os direitos de participação no estado. Ficar nesse jogo político burguês e nessa disputa estúpida de propaganda lidando o tempo todo com fake news, negacionismo e revisionismo não dará em nada.
Futuros brasileiros do Brasil, não votem em feministas nem em progressistas, porque talvez vocês nem existiriam
@@luandorea9210A solução virá com o aborto, porque a sociedade irá ao colapso e se auto extinguirá!
@@luandorea9210eu tenho uma solução melhor, mandar todos os camaradas pra Coreia do Norte bem longe dessa sociedade capitalista e burguesa opressora dos pobres e minorias.
Apoio ainda mais a legalização do aborto depois que virei mãe. É preciso muito preparo psicológico e emocional, e decidir com muito cuidado antes de ter filho. Tanto pra conseguir sustentar a criança, quanto pra criar um ser humano feliz e saudável. Não é algo que deveria ser imposto às mães, que são quem mais tem a vida alterada quando o filho nasce. Não é algo que uma pessoa que foi estuprada deveria ser obrigada a viver, muito menos se essa pessoa for uma criança. Ter filho já mexe com a nossa cabeça, nosso corpo e nossos hormônios loucamente; imagine se for fruto de um trauma, num momento que a mãe não poderia ter, sem nenhum apoio emocional nem financeiro? As pessoas que são "pró vida" na verdade odeiam as mulheres ou não têm noção do impacto que é ter um filho na vida de uma pessoa. São pessoas que quem manter os outros na miséria, afundados em trauma e problemas psicológicos e de saúde.
Tenho VAAAARIOOSS gatilhos com esse tema, se tenho, é sim porque fui vítima de abusos desde a infância (5 snos de idade) e por isso PRECISO MILITAR contra leis que criminalizam a pessoa abusada, então, mesmo morando fora procuro cumprir minha tarefa Mínima de assistir, comentar e compartilhar conteúdos dos nossos camaradas, mas sobre tudo , conteúdos como esse aqui.
Me custa muito esse tema, mas aqui não é sobre mim, é sobre todas nós, classe trabalhadora, preta, feminina, periferica/ favelada ✊🏽
Obs: qd me refiro a mulheres pretas em destaque , não é pra excluir as mulheres brancas e pobres tb pertencentes a nossa classe trabalhadora, mas nos diferenciando das mulheres brancas privilegiadas que usam nossa mão de obra barata em seus lares em prol de vossas emancipação.
quando era criança, um primo meu passou a mão em mim falando que era uma brincadeira e eu acreditei, por sorte, a mãe dele chegou e viu a cena e tirou ele de perto de mim. Por muito tempo não entendi o que aquilo significava, mas notava que meus pais e outras pessoas da familia olhavam de um jeito estranho pra situação. Hoje eu entendo, e me enjoô só de lembrar. É engraçado como nós mulheres não podemos nem ter o luxo de exigir respeito a nossa vida. Deus criminaliza estupro mas e os estupradores?
Esse vídeo precisa alcançar o quádruplo de visualizações. Cirúrgico.
O Brasil esta andando para tras.
Poisé
e os países desenvolvidos financiando tudo isso
@@MrWolf-wg9uk Certo nao esta no interesse deles o Brasil ser uma grande potencia a elite Brasileira e lixo.
Os próprios países desenvolvidos não permitem aborto em gestações avançadas. Proibir aborto quando o feto tem viabilidade é um avanço, não um retrocesso. Não concordo com a legislação, que pune de maneira desproporcional a vítima de estupro, mas defender que abortos sejam realizados quando temos viabilidade extrauterina é algo desumano e atroz
@@gustavogare4294
O que não nasceu não tem direito, vocês do PL são liberais, mas não liberam o aborto, papo liberdade é papo furado. Gente como você é um retrocesso para humanidade.
Sobre manifestações populares contra esse PL, eu cheguei a comentar em um vídeo do João Carvalho, onde abordei possíveis formas de agitação da esquerda. Pra compensar falta de grana, uma das diversas formas seria com puxadores que ja tenham voz , como artistas e seus grupos de fãs. Dias depois acabou exatamente rolando muito contra essa PL , por cantores e seus fandoms
Sua procuração é apenas as manifestações, sobre o estupro e vc acha?
Só queria registrar que nem todo evangélico é a favor dessa PL meu pai que é pastor e minha mãe concordaram comigo que é um absurdo punir uma mulher por não querer ter um filho de estrupador.
Concordo, mas o tenso é q a porcentagem é muito alta pq o padrão é imperar o o moralismo sem noção
infelizmente lado podre fede mais.
Ok, punir a mulher vítima de estupro com a pena do homicídio realmente não é algo razoável. Mas isso não torna minimamente certo "abortar" um feto que já tem viabilidade extra uterina
Então sua mãe e seu pai nunca foram cristãos, se morrerem agora vão direto pro colo do kpta
@@gustavogare429422 semanas não é viável. Apesar de existirem casos raros de prematuro com esse tempo que sobreviveu, a maioria não sobrevive. Aí vai querer ditar uma política pública por exceções, fica complicado.
Além disso, o PL quer equiparar aborto após 22 semanas a homicídio em qualquer situação. Infelizmente parece que dar uma pena para uma mulher que foi e$tupr4da maior que a do e$tupr4d0r parece não gerar empatia em muitas pessoas. Mas o PL também puniria aborto após 22 semanas de anencéfalos ou em casos que há risco de vida para a mulher. Esse PL é tão absurdo que mesmo parte da direita e alguns líderes religiosos se posicionaram contra.
Às vezes eu penso em morar no meio do mato sem contato com ninguém além da minha família, porque quanto mais vejo a realidade mais ódio eu sinto.
esse canal é muiti valioso, gente! Descobri ele agora!
Este PL é uma "pauta isca", tanto serve pra tirar o foco de algo importante, aflorar os nervos da população com algo polêmico na política, dividir a população-polarizar, colocar o adversário praticamente contra parede obrigando a escolher um lado rapidamente sem refletir sobre as consequências e sem identicae as raízes dos problemas. ÓTIMO CENÁRIO PARA UM ANO ELEITORAL 🤬
Incrível como você explica tão bem👏🏽 parabéns pelo seu trabalho, da vontade de postar em tudo que é lugar
Obrigada pelo conteúdo Ian! 🩷
O ABORTO DEVERIA SIM SER LEGALIZADO, SE FOR ESSA A VONTADE DA MULHER. INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO SEJA SAÚDE OU APENAS VONTADE, O CORPO É NOSSO É NÓS DEVEREMOS TER O DIREITO DE ESCOLHER OQ QUEREMOS OU NAO! POR QUE A PARTI DO MOMENTO QUE ELES CRIAREM ALGO QUE SEJA TOTALMENTE CONTRACEPTIVO A NAO SER NAO TRANSAR OU ARRANCAR O ÚTERO PRA FORA ELES CRIAM LEIS ASSIM.
Então deixa eu entender, se a mulher engravidar e o homem não quiser ter o filho, ele mesmo assim vai ter que pagar pensão, porém se a mulher engravida e o homem quer cuidar do filho, porém a mulher não, então ela pode abortar e pronto mesmo assim?
@@Jascintopinto-it7erja SIM. Não é ele quem vai parir
@@Jascintopinto-it7erja Ser genitor de um indivíduo vivo em nada se compara com aborto. Se tu põe alguém nesse mundo (o que ninguém faz sozinho), é tua obrigação manter ele. Até mulheres arcam com pensão com o pai se dispõe a ficar com filhos (raro) Se o indivíduo não vem ao mundo essa obrigação não existe. E homem nenhum tem direito de decidir algo sobre corpo feminino. Cês não vão parir a criança, as consequências da gestação não afligem vocês. E mais, quando "cansam" pulam fora sem mais nem menos. Muito fácil defender macho querer que mulher tenha filho contra a própria vontade em um país onde comumente a paternidade é tratada como opcional.
Exatamente @@fefecita
vale lembrar que estupro não tem limite de idade, bebês são violentados, crianças que não engravidam são violentadas, é um nível de perversão e crueldade que dá muito medo
É tão maior esse número MAS TÃO MAIOR td mundo q eu conheci q sofreu disso nunca denunciou
Parabéns pelo trabalho de pesquisa da equipe desse canal. Acho que é o vídeo mais informativo que eu já vi sobre o assunto.
excelente vídeo. Muito bem explicado. A direita nunca priorizou a vida.
O bom desse vídeo é que você não foca em meninas que foram &stupr@d@$. Eu tinha visto um vídeo, muito interessante, que falava sobre a banalização do &$tupr0 quando a vítima é uma mulher adulta.
Discutir sobre tamanho da pena não pode ser o único discurso (isso eu ouvi no "Medo e delírio em Brasília", num áudio de uma moça que disse que quando o discurso se resume a isso, caracteriza-se uma grande perda para a temática). Isso é apenas um tópico do debate. Aqui você abordou vários. Isso que torna o vídeo mais enriquecedor.
Como sempre, os vídeos do prof. Ian são muito bons. Eu comecei a ouvir "Medo e delírio" por sua causa e, toda vez que eu vou arrumar a casa, a primeira coisa que eu faço é ver se tem episódio novo 😅
Análise imprescindível. Obrigado, Ian.
O Brasil finalmente se mobilizou contra a extrema direita e temos que nos organizar ✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾
É vamos pra cima meus irmãos pretos✊🏿
Ian, suas análises são sempre muito profundas, os argumentos tem base nos fatos e na realidade. Se você está errado, eu que não quero estar certo.
É de um absurdo tão grande, que eu perco até a direção 😢
Pode se criar leis obrigando uma mulher a ser mãe, mas não há lei que faça uma mulher amar um filho! Amar ou odiar é o que nos torna livres!
O mais bizarro dessa situação é que mesmo com o intuito de "não ser aprovada, pois a intenção é só agitar as massas" eu admito realmente ter dúvidas se essa PL criminosa seria rejeitada nas votações da Câmara e Senado
O STF por mais bizarro que seja provavelmente pode barrar essa PEC provávelmente
Eu já fui abusado quando eu era pequeno e só fui saber quando eu já era pré-adolescente o que aconteceu comigo. Só uma tia sabe, porque eu não confio em ninguém na minha família, além dela, para falar disso. Isso porque eu sou gay e eu tenho receio, já até falei na psicóloga isso, de relacionarem a minha sexualidade a isso, tal coisa seria imperdoável pra mim.
É isso que a sociedade quer tirar problemas sérios e dizer que se de tal sexualidade é ser pedófilo ou abusador de criança, ridículo enquanto isso crianças sendo abusadas por aí e ninguém nem aí dizem proteger as crianças porém não ensinam as coisas sobre educação sexual e tem uns que não aprovar,tem certos pais que nem falar direito sabe ou teve educação,ensino fundamental ou médio,ou são analfabeto, deveria ser obrigatório educação sexual nas escolas e em todos os países.
Vi um dado nesta semana que pessoas só abusadas no Brasil entre 5 e 10 anos de idade. E de FATO posso falar com PROPRIEDADE que pessoas nesta faixa são "abordadas" e abusadas nesta fiaxa etária.
Não tinha convênio na época que tive meu bebê e por isso fiz meu pré-natal todo no sus. Apesar de ter tido bons atendimentos, não foram capaz de identificar pré-eclâmpsia. Eu por alguma razão senti que não estava certo, corri para o hospital e me negaram exames. Esperei uma semana e graças a uma enfermeira do centro de saúde que suspeitou, fui encaminhada novamente a maternidade. Fui internada às pressas e precisei ficar sozinha, pois não pode acompanhante. Passei a noite toda chorando juntos das minhas companheiras de quarto por conta da solidão que estávamos sentindo. Ninguém falava o que poderíamos ter de fato. Logo no outro dia fui para cesária de emergencia e, tanto eu quanto meu filho, quase morremos. Quando tento falar o quão traumático foi isso, todas as pessoas falam que eu tenho que esquecer e agradecer porque deu tudo certo. Certo para quem?
Além disso, filhos de pobres não têm que fazer faculdade, melhor vender picolé na garagem ,se quiserem ir pro céu 😅
E mesmo com processo judicial, tem médico que nega o direito da pessoa abusada e/ou estuprada!
O médico não teria direito a escusa de consciência? Realizar um procedimento de aborto pode ferir as convicções morais mais profundas de uma pessoa
@@gustavogare4294 Então, o médico não pode ser médico!
Se ele tem que socorrer o estuprador tem que socorrer a vítima!
Ou exercer a medicina de outra forma: elaborando laudos, fazendo exames de imagem, etc.
@@marciavargas2300 O médico precisa ter direito a se recusar fazer o procedimento. Caso ele tenha a convicção que realizar um aborto seja algo que atente contra valores humanos fundamentais, ele pode se recusar e ponto. Que procurem até achar um médico que se disponha a isso. Obrigado é que nem deve ser
@@mashBS1722 E a preservação da vida da vítima não é levada em consideração?
A vida psíquica e física não tem importância alguma na visão de vocês?
Manter uma gravidez indesejada é satisfatório num caso desses?
Um filho necessita de diversos cuidados: alimentação, educação, amor e um ambiente acolhedor.
Como uma menor ou mulher vítima de um crime brutal poderá receber uma criança nessas condições?
Me pergunto: será que a NASA vai estudar o perfil do autor do projeto de lei? Será que ele trata bem a esposa?
Porque o Arthur Lira batia na ex-esposa e a estuprou também! Além disso, esse homem de comportamento exemplar teve uma amante durante o casamento. Fez um filho, não paga pensão e a persegue também.
@@marciavargas2300Vamos lá. A psíquica e física da vítima importa sim, e importa muito. O que temos que analisar é se praticar um "aborto" em uma gestação avançada de alguma forma seria um alívio para a mulher vítima de violência. No procedimento de assistolia fetal, que é o recomendado para gestações avançadas, nós temos uma verdadeira antecipação de parto. A vítima vai parir de qualquer forma. A injeção aplicada ao feto é apenas para que ele não nasça vivo, pq nessa etapa da gestação já há viabilidade extrauterina. O que vai ser mais traumático para a mulher, dar a luz a um bebê ou a um cadáver? E a vida do bebê, inocente quanto aos crimes de de seu pai, não poderíamos tem um mínimo de consideração quanto a ela? E há inúmeras famílias dispostas a dar amor e carinho a uma criança nessas condições. Enfim, ser contra a assistolia fetal tbm é ser a favor das mulheres, pq dar a luz a um cadáver é um trauma para a vida toda, isso para alguém que já passou por situações terríveis
É muito mais alto esses números, já conheci algumas mulheres que disseram q foram abusadas na infância, mas não fizeram nada na época.
sempre vi o aborto como uma questão de saúde pública, mesmos sendo contra por meus princípios cristãos, sempre acreditei que o aborto era um direito civil já que nem todos seguem meus princípios, mas aborto a frente dos 5 meses, eu não consigo defender, ainda mais hoje sendo estudante da área da saúde...
Ian, não os médicos de família e comunidade. Inclusive existem discussões sobre fazer o aborto medicamentoso no primeiro trimestre com acompanhamento no ESF. Se tiver interesse, entre em contato que eu procuro e mando a aula. Abraços! Sou fã do seu trabalho e médica ❤
Oi gente sou nutricionista e fiz mestrado na uerj estudando um pouquinho de programação metabólica. Especificamente sobre glifosaro eu n sei mas existem milhares de pops (poluentes orgânicos persistes) que podem gerar programação (que é uma alteração epigenetica do feto, que n muda o dna mas impede ele de funcionar, essa alteração pode ser revertida mas geralmente ela se mantem) quando vc gera ess alteração vc modifica o funcionamento do metabolismo e gera uma facilidade maior de obesidade nessas crianças quando estão na fase adulta, for outros problemas hormonais relacionados ao metabolismo. Se vc for uma mulher grávida prefira comer alimentos orgânicos e evite consumir alimentos que estejam em embalagens plásticas, assim como pescados advindos de áreas portuárias. Bjs moçada
monstros esses politicos
N é só em casa q são abusadas tbm nas igrejas e gente q acredita em Deus ....Jesus......
Querido você porque a maioria dos canais não quer falar estupro...obrigada a você pelas informações ❤
algumas palavras percebidas pelo algoritmo das plataformas fazem com que o video seja desmonetizado ou até excluído. Talvez seja esse o caso
Ian, excelente vídeo! Muito informativo, bem fundamentado, cirúrgico e completo.
"Isto aqui não divide as pessoas."
Perfeitamente.
Que mensagem importante! Toda tentativa de contra argumento é cinismo.
PL 🤮
O sonho desse pessoal é o Brasil virar uma república de Gilead tropical
Esse projeto é só absurdo, creio que até parte dos parlamentares nao acreditam nele tbm
O Yan é o melhor
Toda vez que abro um vídeo do Ian , confiro se deixei o UA-cam no modo acelerado 😅
Isso é monstruoso. Mas pra quê essa pena?
Em 19:26, nem todos os abortos são tentados, Ian. Existe o aborto espontâneo. Minha esposa sofreu um quando tinha 18 anos.
Que vídeo incrível!
Ta difícil não generalizada o odio pra toda ala cristã
Sou ateu então vejo toda religião como uma mentira, mas o cristianismo é o pior de todos.
Sou ateu então toda religião é uma mentira, mas o cristianismo é o pior de todos, muita ilusão.
Lembrando que há pesquisas apontando que o nascimento com baixo peso tem correlação com cardiopatias em jovens e idade madura!!!
Video importantíssimo ❤
Eu nem ligo de ver sobre coisa pesada. Mas n quis ver até o fim. Essa é uma daquelas coisas que da vontade de cortar a cabeça de todo mundo.
Não vejo políticos falarem em educação saúde juros salario melhor. Não precisa eles já tem rudo isto.
Pesado... muito relevante
O cara manja demais 🔥🔥🔥
A anos atrás onde moro tinha uma mulher que fazia aborto ilegal imagina quantas sofreram quem manda no seu é a pessoa e não políticos se eles querem proteger crianças as que estão crescendo deveriam ser protegidas
o seu vídeo é muito importante porque ele vai além do ruído e furdúncio, mostra qual é o real problema
agradeço ian por falar esse tópico!
Esse final foi excelente. Sempre muito bons os vídeos e as lives
Esses deputados loucos querem mecher em leis que já estão consumadas mais leis para melhorar a vida dos pobres eles não criam BARALHO
Excelente vídeo, ótima didática Ian.
Necessário
ESSA PAUTA TBM É DE NÓS, PESSOAS TRANS QUE TEM UM CORPO DO SEXO FEMININO!!! SEXO E GENEROS SAO COISAS DIFERENTES✊🏳️⚧️🏳️⚧️🏳️⚧️
🔥🔥🔥
comentando pra ajudar no engajamento
Engajando pra ajudar a comentar
@@victorrocha70 ajudando pra comentar a engajar
@@davymatos1225 Comentando pra engajar a ajudar
Comentário pra reforçar o engajamento. Bora dar uma força pro algoritmo
Precisa de um recorte sobre o objetivo da PL. Gostaria de postar no meus status
Bom dia! ❤
É um tema extremamente delicado, e qualquer opinião muito contundente, tende a ser superficial.