Tenho dificuldade em aprender sem ver. Quero dizer que sou mais visual para a aprendizagem, tenho certeza que há mais pessoas como eu. Gosto muito da aula do senhor, mas fico perdida com termos e com a rapidez com que o senhor fala. De todo o modo, continuarei acompanhando, é o melhor professor de geografia desta pataforma. Parabéns pelo trabalho!
*Latitude(paralelos): cresce conforme se afasta do equador. Maior latitude menor temperatura(polos), porque os raios vão mais intensos na região central. *Altitude: maior altitude menor a temperatura-> devido ao efeito estufa( capacidade dos gases de reter água, então quanto mais alto menos gases= menor temperatura). *Correntes marítimas: >Quentes: espanta peixe e trás chuva, menor amplitude térmica- corrente do golfo. >Frias: bom pra pesca, gera desertos, maior amplitude- corrente de humboldt . *Continentalidade e Maritimidade: quanto mais longe do oceano maiores serão as amplitudes térmicas. Devido a quanto mais longe do oceano, menor é a umidade atmosférica( a água é um regulador termico, não deixa ficar nem tão frio, nem tão quente). *Massas de ar: porção de ar com as mesmas caracteristicas que se desloca, levando-as aonde ela for.
RESUMO DO VÍDEO para anotar (aconselho anotar e logo após assistir o vídeo) Fatores do clima: Fenômenos que determinam o comportamento dos elementos climáticos. Tudo que possa interferir na temperatura, umidade e pressão. Dividido em cinco fatores: * Latitude: medida angular entre determinado ponto e a linha do equador. Quanto mais próximo da linha do equador, mais quente fica. Ex.: Manaus é mais quente por estar em Baixa latitude e o Alasca é mais frio por estar em Alta latitude. Dessa forma: quanto maior a Latitude, menor a temperatura. Isso acontece pelo fato que na linha do equador os raios solares atingem de forma mais concentrada, ou seja, eles estão batendo em uma área menor e gerando maior concentração de calor. Enquanto nos polos os raios solares batem em uma área maior gerando menor concentração de calor * Altitude: distância vertical entre um determinado ponto ou objeto na superfície do planeta Terra e o nível médio do mar. Quanto maior a Altitude, menor a temperatura. Isso acontece pelo efeito estufa. A pressão atmosférica, ou seja, a capacidade dos gases de reter água. Dessa forma: quanto mais alto, menos gases, que dará uma menor temperatura. *Corrente marítimas: caminho preferencial da correnteza marítima. - corrente marítima quente: clima úmido e amplitude térmica baixa. Isso deve-se pelo fato que quanto mais quente, mais a água evapora, causando mais chuva, mais úmidade, e então menor amplitude térmica. - corrente marítima fria: (em geral, onde tem um deserto, à passagem de uma correte marítima fria), portanto, por onde passa a corrente marítima fria é mais seco. * Continentalidade e Maritimidade: fala quando o local é próximo ou distante do oceano. Em geral, quanto mais próximo o local for do oceano as amplitudes térmicas são menores, e quanto mais distante do oceano, maior as amplitudes térmicas. - Continentalidade: mais distante do oceano = maior amplitude térmica. - Maritimidade: mais próximo do oceano = menor amplitude térmica. Isso acontece pela umidade presente na atmosfera. * A água é um regulador atmosférico (ameniza as temperaturas). Liberando calor quanto está frio e absorvendo calor quando está muito quente. * Massa de ar: porção de atmosfera com características semelhantes, podendo ser quente, fria, úmida ou seca (dependendo do local de informação) que se desloca e leva as características onde ela avança. Massas de ar quente: Equatorial continental Equatorial atlântica Tropical continental Tropical atlântica Massa de ar frio: polar atlântica.
Fatores do Clima: Latitude: quanto maior a latitude, menos perpendicular os raios solares incidem, causando uma menor temperatura. Altitude: quanto menor a altitude, menor a presença de gases na atmosfera, portanto menor a capacidade de reter calor do local, provocando uma menor temperatura. Corrente marítima: Corrente marítima fria, menor evaporação de água, resultando em regiões mais secas Corrente marítima quente, maior evaporação de água, resultando em regiões mais úmidas. Continentalidade/Maritimidade: quanto mais interiorizado no continente, menor a quantidade de água na atmosfera local, causando maiores amplitudes térmicas. Quanto mais litorâneo o local, menores as amplitudes térmicas, devido à presença de água na atmosfera. Massa de ar: Porção de atmosfera com características semelhantes que se deslocam transportando consigo suas características. Obs: a água é molhada hahaha
Prof, obrigada por compartilhar tanto conhecimento conosco! Obs: eu vi uma yellow umbrella em 1:59?? Pessoa tão maravilhosa assim, tinha que ser fã de HIMYM
Quando está muito quente, esquenta as moléculas e faz com que se dispersam para locais de acima da linha do Equador fazendo com que se tornem espaços geográficos de alta pressão, enquanto no clima equatorial, ou seja, próximo da linha do Equador fique com baixa pressão. Locais com alta pressão podem ficar mais quentes pois tem mais moléculas de ar para esquentar, o sol incide sobre tudo, então incide sobre O2 fazendo com que esquente mais. -acho que é isso.
prof. você é sensacional. acompanho sempre os videos do seu canal, por que são sempre ótimos. Uma pergunta meio fora de contexto , vc saiu do descompica ???
Ola professor! Uma dúvida, na questão do enem 2017 havia uma questão sobre clima, onde colocava como principal causador das humidades no nordeste e sul as massas de ar. Por que não seria a corrente marítma? Só fiquei com essas duvida depois que você enfatizou bem a importância delas na humidade dos litorais
Eu acho que, corrente marítima é a que ocasiona as massas de ar, corrente marítima é a água, água fria ou quente faz com que o ar seja diferente, se for uma água quente faz com que o ar fique mais úmido e quando for assoprado para o continente levará ventos úmidos, ou seja, massas de ar. Corrente marítima é a que ocasiona as massas de ar.
Por causa que a terra reflete e absorve a luz do sol, já no espaço só há vácuo, sem nem mesmo gases para refletir ou absorver luz, não teria como iluminar o nada.
A alta pressão atmosférica em Santos é um resultado de sua localização ao nível do mar e da influência do oceano. A presença de correntes oceânicas quentes e o clima tropical da região garantem que as temperaturas permaneçam relativamente altas, mesmo com a alta pressão atmosférica
Já prestaram atenção que quando alguém vai fazer um vídeo que tem o fundo do mapa mundi; a cabeça sempre tampa a região da África de onde o vida se originou?
Tenho dificuldade em aprender sem ver. Quero dizer que sou mais visual para a aprendizagem, tenho certeza que há mais pessoas como eu. Gosto muito da aula do senhor, mas fico perdida com termos e com a rapidez com que o senhor fala. De todo o modo, continuarei acompanhando, é o melhor professor de geografia desta pataforma. Parabéns pelo trabalho!
Eu também.
*Latitude(paralelos): cresce conforme se afasta do equador. Maior latitude menor temperatura(polos), porque os raios vão mais intensos na região central.
*Altitude: maior altitude menor a temperatura-> devido ao efeito estufa( capacidade dos gases de reter água, então quanto mais alto menos gases= menor temperatura).
*Correntes marítimas:
>Quentes: espanta peixe e trás chuva, menor amplitude térmica- corrente do golfo.
>Frias: bom pra pesca, gera desertos, maior amplitude- corrente de humboldt .
*Continentalidade e Maritimidade: quanto mais longe do oceano maiores serão as amplitudes térmicas. Devido a quanto mais longe do oceano, menor é a umidade atmosférica( a água é um regulador termico, não deixa ficar nem tão frio, nem tão quente).
*Massas de ar: porção de ar com as mesmas caracteristicas que se desloca, levando-as aonde ela for.
Valeu
Obrigada
Herói sem capa
Tô amando essa série de climatologia, é difícil achar um professor que explique o porquê das "regrinhas prontas" 👏👏👏
RESUMO DO VÍDEO para anotar
(aconselho anotar e logo após assistir o vídeo)
Fatores do clima: Fenômenos que determinam o comportamento dos elementos climáticos. Tudo que possa interferir na temperatura, umidade e pressão. Dividido em cinco fatores:
* Latitude: medida angular entre determinado ponto e a linha do equador.
Quanto mais próximo da linha do equador, mais quente fica.
Ex.: Manaus é mais quente por estar em Baixa latitude e o Alasca é mais frio por estar em Alta latitude.
Dessa forma: quanto maior a Latitude, menor a temperatura.
Isso acontece pelo fato que na linha do equador os raios solares atingem de forma mais concentrada, ou seja, eles estão batendo em uma área menor e gerando maior concentração de calor. Enquanto nos polos os raios solares batem em uma área maior gerando menor concentração de calor
* Altitude: distância vertical entre um determinado ponto ou objeto na superfície do planeta Terra e o nível médio do mar.
Quanto maior a Altitude, menor a temperatura.
Isso acontece pelo efeito estufa. A pressão atmosférica, ou seja, a capacidade dos gases de reter água.
Dessa forma: quanto mais alto, menos gases, que dará uma menor temperatura.
*Corrente marítimas: caminho preferencial da correnteza marítima.
- corrente marítima quente: clima úmido e amplitude térmica baixa. Isso deve-se pelo fato que quanto mais quente, mais a água evapora, causando mais chuva, mais úmidade, e então menor amplitude térmica.
- corrente marítima fria: (em geral, onde tem um deserto, à passagem de uma correte marítima fria), portanto, por onde passa a corrente marítima fria é mais seco.
* Continentalidade e Maritimidade: fala quando o local é próximo ou distante do oceano. Em geral, quanto mais próximo o local for do oceano as amplitudes térmicas são menores, e quanto mais distante do oceano, maior as amplitudes térmicas.
- Continentalidade: mais distante do oceano = maior amplitude térmica.
- Maritimidade: mais próximo do oceano = menor amplitude térmica.
Isso acontece pela umidade presente na atmosfera. * A água é um regulador atmosférico (ameniza as temperaturas). Liberando calor quanto está frio e absorvendo calor quando está muito quente.
* Massa de ar: porção de atmosfera com características semelhantes, podendo ser quente, fria, úmida ou seca (dependendo do local de informação) que se desloca e leva as características onde ela avança.
Massas de ar quente:
Equatorial continental
Equatorial atlântica
Tropical continental
Tropical atlântica
Massa de ar frio:
polar atlântica.
Anjo, você é um anjo
muito obrigado!
Obrigado.👍
eu assisti, fiz a mesma coisa e depois vim ver os comentarios :(
Muito obrigado. 👍
Valeu!
Que didática boa... parabéns pelo trabalho!
Muito boa as aulas, parabéns. Tenho utilizado muito!
esse professor ensina bem demais
Que explicação! Obrigada. ♥
aula muito esclarecedora, fazer as relações entre os elementos e fatores ajuda muito a responder as questões na hora da prova, obrigada!
Seus vídeos são incríveis, sempre me salvam ❤
Muito obrigada professor por esta aula, me ajudou muito
Monetiza os videoooossss !!! Eu assistiria os anúncios com prazer !
Amo as aulas dele❤….aqui a gente sai da decoreba da maioria dos vídeos do UA-cam e aprende de verdade o motivo das coisas
Aula muito boa!! Adoro o canal
Aula incrível! Muito obrigada❤
Tô adorando essas aulas ae !! Continue assim!
se garante demais, obrigada pelas aulas
Muito obrigada pela aula, professor. Você é incrivelmente incrível!
As suas aulas me inspira !!!
Show professor!
Ótimo professor!! 🙏🏻👏🏻
Apaixonada pelas aulas desse professor.
Obrigada por tudo professor
Arrasou professor, aula show❤
Tô amando as aulas prof
Fatores do Clima:
Latitude: quanto maior a latitude, menos perpendicular os raios solares incidem, causando uma menor temperatura.
Altitude: quanto menor a altitude, menor a presença de gases na atmosfera, portanto menor a capacidade de reter calor do local, provocando uma menor temperatura.
Corrente marítima: Corrente marítima fria, menor evaporação de água, resultando em regiões mais secas
Corrente marítima quente, maior evaporação de água, resultando em regiões mais úmidas.
Continentalidade/Maritimidade: quanto mais interiorizado no continente, menor a quantidade de água na atmosfera local, causando maiores amplitudes térmicas.
Quanto mais litorâneo o local, menores as amplitudes térmicas, devido à presença de água na atmosfera.
Massa de ar: Porção de atmosfera com características semelhantes que se deslocam transportando consigo suas características.
Obs: a água é molhada hahaha
mestre, inteligentissimo!!
Obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada obrigada
Prof, obrigada por compartilhar tanto conhecimento conosco! Obs: eu vi uma yellow umbrella em 1:59?? Pessoa tão maravilhosa assim, tinha que ser fã de HIMYM
Pior que tem mesmo!!! Hahahah
Sempree ajudando masimhas provas da facul
salvando vidas!! obrigada pelas aulas
Ótima explicação.
Melhor explicador 👍👍👍
Ótima aula!
eu adorei a explicação!
Show 🙌
Aula sensacional👏👏😍
professor, por que Brasília ou Cuiabá, tendo continentalidade nao tem muita amplitude térmica? obrigado
Incrível!!
Muito bom ❤️
Obrigada ❤️
muito bom!!
Mais uma dúvida, quando o ar é mais rarefeito a temperatura é menor?? Mas e a exosfera?
amei!
Na ultima aula, quanto maior a temperatura menor a pressão. Mas nessa, quanto maior a pressão é maior a temperatura. Alguém pode me explicar ?
Quando está muito quente, esquenta as moléculas e faz com que se dispersam para locais de acima da linha do Equador fazendo com que se tornem espaços geográficos de alta pressão, enquanto no clima equatorial, ou seja, próximo da linha do Equador fique com baixa pressão.
Locais com alta pressão podem ficar mais quentes pois tem mais moléculas de ar para esquentar, o sol incide sobre tudo, então incide sobre O2 fazendo com que esquente mais.
-acho que é isso.
top
prof. você é sensacional. acompanho sempre os videos do seu canal, por que são sempre ótimos. Uma pergunta meio fora de contexto , vc saiu do descompica ???
saiu, ele postou nos stories do instagram que saiu do desco.
5:50
🤣🤣🤣
Ola professor! Uma dúvida, na questão do enem 2017 havia uma questão sobre clima, onde colocava como principal causador das humidades no nordeste e sul as massas de ar. Por que não seria a corrente marítma?
Só fiquei com essas duvida depois que você enfatizou bem a importância delas na humidade dos litorais
Eu acho que, corrente marítima é a que ocasiona as massas de ar, corrente marítima é a água, água fria ou quente faz com que o ar seja diferente, se for uma água quente faz com que o ar fique mais úmido e quando for assoprado para o continente levará ventos úmidos, ou seja, massas de ar.
Corrente marítima é a que ocasiona as massas de ar.
❤❤❤❤
Professor, se o Sol ilumina a Terra e aqui é claro. Pq o espaço é escuro? E ele ta mais perto do sol.
Por causa que a terra reflete e absorve a luz do sol, já no espaço só há vácuo, sem nem mesmo gases para refletir ou absorver luz, não teria como iluminar o nada.
Ué, prof.. fiquei confusa com a explicação da altitude. Porque se santos tem maior pressão atmosférica, não é sinal de temperatura menor?
A alta pressão atmosférica em Santos é um resultado de sua localização ao nível do mar e da influência do oceano. A presença de correntes oceânicas quentes e o clima tropical da região garantem que as temperaturas permaneçam relativamente altas, mesmo com a alta pressão atmosférica
Maritimidade
Continentalidade
O que seria
explica "tão" bem que chega a ser bizarro!!ksks
Relevo não é um fator?
Acho que encaixa no fator 'altitude' 🤔
Já prestaram atenção que quando alguém vai fazer um vídeo que tem o fundo do mapa mundi; a cabeça sempre tampa a região da África de onde o vida se originou?
nunca prestei atenção kkk
o "nada a ver" dele parece do Kennedy Ramos
Nossa explica muito pena que fala correndo😢
Mulher kkkkkkkk
obrigadaaa