História do ciclismo em São João de Ver - pioneiro Manuel dos Santos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 вер 2024
  • História do ciclismo em São João de Ver - pioneiro Manuel dos Santos
    Manuel Santos, nasceu em S.João de Vêr, em 16 de julho de 1913. Conhecido por Manuel " Esfola"
    Manuel Santos foi então o grande dinamizador da modalidade na freguesia, o que depois se estendeu ao concelho, tal era o seu apoio e dedicação prestada ao ciclismo, que passou mesmo a manufacturar selins e sapatos de corrida.
    O ciclismo feirense nasceu em S. João de Vêr na decada de 30, ter uma bicicleta na altura , era ter um Mercedes nos dias de hoje. Em 1933/34, surgiu Manuel Santos a vencer várias provas populares, tendo a particularidade de correr sempre com a camisola do sporting clube de S. João de Vêr. Só no final da sua carreira é que vestiu outra; a do F.C. do Porto, onde se destaca a vitória em 100kms contra o relogio entre Porto-Vila do Conde-Porto-Vila do Conde-Porto, ao saudoso Fernando Jorge Moreira, que se iniciava no F.C.Porto. Manuel dos Santos ia para as provas de bicicleta e arrastava atrás de si camionetas cheias de gente para o ver correr .
    Manuel Dos Santos , conseguiu as suas primeiras vitórias com uma "pasteleira" pesando cerca de 20kgs, até que na loja do Paulino, que ainda hoje existe no lugar de S.João , junto á estação da C.P. onde na altura funcionava a sede do sporting clube de S. João de Vêr e da sociedade columbofila, alguns sanjoanenses decidiram fazer uma colecta para oferecer uma " Máquina " ao amigo.
    Máquina essa que veio de França para o primeiro campeão feirense, tratava-se de uma André Leducq ( com aros em madeira ) uma autêntica maravilha.
    Manuel Santos foi então o grande dinamizador da modalidade na freguesia, o que depois se estendeu ao concelho, tal era o seu apoio e dedicação prestada ao ciclismo, que passou mesmo a manufacturar selins e sapatos de corrida.
    Manuel Santos era um " apaixonado " pelas bicicletas , e tudo fez para que seu irmão e afilhado Sousa Santos se tornasse ciclista, o que veio a acontecer. Nasceu aqui um " bichinho " que permaneceu na familia e gerações que se seguiram, estava lançada a semente de um " alfobre " que viria a dar frutos, pois S. João de Vêr e Santa Maria da Feira, Foram e ainda são , a freguesia e concelho que mais ciclistas deram ao ciclismo nacional.

КОМЕНТАРІ •