O que aprendi com pais alemães 2

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 37

  • @mariajosecarvalho5742
    @mariajosecarvalho5742 9 років тому +2

    Amiga obrigada por compartilhar ensinamentos tão interessantes sobre a educação das crianças e sobre o jeito de ser e interagir de uma pessoa no meio em que vive...na sociedade, enfim...onde quer que estejamos...nos ajuda e muito...é sempre bom ter uma explicação para entendermos o porquê das coisa...agora entendi porque o povo comenta da "frieza" alemã (comentários errôneo). Muita gente não sabe que isso é disciplina e não frieza...o que é indispensável na formação do caráter de uma pessoa desde sua infância...beijinho e Deus te abençôe e nos ensine a não julgar o próximo.

  • @adrianagisele02
    @adrianagisele02 8 років тому +1

    Olá Carla, muito interessante , sou terapeuta ocupacional , e faço todas essas orientações para os pais , desde a importância de brincar até a organização da rotina!!! Adorei!!!

  • @jandeir09
    @jandeir09 Рік тому

    Parabéns pelo seu trabalho joinha gostei muito ❤❤

  • @carlaermlich
    @carlaermlich  10 років тому

    O que aprendi com pais alemães!! Dicas ótimas para a educação dos nossos filhos!

  • @VivianHegmann
    @VivianHegmann 9 років тому +1

    Oi Carla! Adorei seu canal! Realmente os pais alemães criam os filhos para serem independentes... e isso de criança alemã ser quietinha é verdade mesmo! rsrsr Já apredendendo para quando eu tiver os meus! Já curti e já estou inscrita! bjs

    • @carlaermlich
      @carlaermlich  9 років тому +1

      Vivian Hegmann Oi, Vivian!!! Fiquei feliz com seu comentário! Obrigada! Sou admiradora da educação alemã e uso muitos métodos deles com os meus filhos. Que bom que vc gostou do canal! me ajude a divulgar, estou começando agora e fico feliz por opiniões de pessoas sérias e simpáticas como vc! Um abraço e fica com a gente!!

    • @VivianHegmann
      @VivianHegmann 9 років тому

      Oi Carla! Com certeza irei divulgar! Vc é muito simpática tb! bjão

  • @Walter-zl7zu
    @Walter-zl7zu 9 років тому +1

    Mais um vídeo excelente. Parabéns.

    • @carlaermlich
      @carlaermlich  9 років тому

      +Walter Schleich Muito obrigada, walter!

  • @mariacelestedasilva3813
    @mariacelestedasilva3813 Рік тому

    🙌🙌🙌🙌🙌 parabéns pelo vídeo.

  • @elisabetea.arraesdossantos2853
    @elisabetea.arraesdossantos2853 9 років тому +1

    Parabéns Carla!

  • @DouglasMendesarquitetura
    @DouglasMendesarquitetura 9 років тому

    Parabéns Carla, sua família parece ser bem feliz, gostei muito dos seus vídeos, os de receitas são bem legais :)

    • @carlaermlich
      @carlaermlich  9 років тому

      Douglas Levenstein Obrigada!! Que bom poder passar algo positivo para vc! Fiquei feliz com seu comentário! Um abraço!

  • @elainebazoni1476
    @elainebazoni1476 Рік тому +1

    Gente... Colinho é amor , é aconchego 🥰

  • @mariacelestedasilva3813
    @mariacelestedasilva3813 Рік тому

    Que lindinha!!!! ❤

  • @anafedalto
    @anafedalto 7 років тому

    excelente video.

  • @noemifirmo6937
    @noemifirmo6937 3 роки тому

    @Carla Emrlich como vc foi parar na Alemanha?Pq casou?Pela igreja?trabalho?Já sabia o idioma?

    • @carlaermlich
      @carlaermlich  3 роки тому

      Não entendi a pergunta "Por que casou?".

    • @carlaermlich
      @carlaermlich  3 роки тому +1

      Estou planejando um vídeo pra contar essa trajetória.

    • @noemifirmo6937
      @noemifirmo6937 3 роки тому

      @@carlaermlich se foi pra Alemanha pq casou.

    • @noemifirmo6937
      @noemifirmo6937 3 роки тому

      @@carlaermlich seus vídeos tem me edificado mto.

    • @carlaermlich
      @carlaermlich  3 роки тому +2

      Ah, entendi. O ex marido era brasileiro com cidadania alemã e ele decidiu que sairíamos do Brasil pra tentar a vida aqui. Para mim a adaptação não foi fácil. Muitas vezes eu queria apenas voltar pro Brasil, mas com o tempo fui aprendendo o idioma, então tudo começou a fluir melhor. Sempre trabalhei aqui. Limpando casas, cuidando de crianças, em escritório de concessionária, creche, por fim em consultório pediátrico. Bjo e espero que nossos vídeos possam trazer algo de bom pra vc!

  • @elicordeirocontratenor
    @elicordeirocontratenor 8 років тому +1

    Lindo vídeo, uma coisa que achei muito legal é de você manter a linguá mãe "português" dentro do lar. O pai fala português também? E os filhos falam alemão na escolinha? não tiveram dificuldades em usar as duas línguas ? gostaria muito de adicioná-la no Skype, (se não quiser disponibilizar por aqui seu contato) favor, adiciona o meu elicordeirojr. Parabéns pelas dicas educativas.

    • @carlaermlich
      @carlaermlich  8 років тому

      +Eli Cordeiro, obrigada por sua interação com a gente. Não uso skype. Mas sobre os dois idiomas, tenho um vídeo em que falo sobre esse tema. Meu marido é brasileiro filho de pai alemão, por isso a aparência de europeu. Como ele cresceu no Brasil, o problema não é falar português, mas alemão, já que o pai não o ensinou o idioma. Por isso não perco tempo em relação a isso. O idioma é uma herança de muito valor. Nossos filhos falam português em casa. Robinho sabe ler muito bem e escrever de forma que me surpreende! Melissa vai aprender tb. Claro que o fato de só falar português em casa prejudica um pouco o vocabulário alemão, eles não conhecem a quantidade de palavras que seria considerado normal na idade deles, mas isso vem com o tempo. Na escola só falam alemão, então há um equilíbrio. Vou deixar aqui o link sobre o tema. Um abraço e tudod e bom!!! ua-cam.com/video/IbUnrNoK4FQ/v-deo.html

    • @elicordeirocontratenor
      @elicordeirocontratenor 8 років тому

      Muito obrigado pelo link, fiquei curioso pois VC disse q teu marido no Brasil não falava alemão, então ele ou vc fez/fizeram algum curso antes de se aventurarem em ir para Alemanha? Minha situação é muito parecida , porém minha esposa é que é neta de alemão e não fala alemão, mas ela irá fazer pelo menos 1 ano de alemão antes de partir para chegar aí com o basico. O q vc acha da estratégia? Eu já falo alemão básico ..

  • @priscilla8246
    @priscilla8246 9 років тому

    amei...

  • @rivaniagermignani
    @rivaniagermignani 10 років тому +2

    Existe muito pouca coisa eu aprovo na criacao alema ... eu ja sou a favor de abracar os filhos, carregar no colo,dar umas palmadas, nao ter horario para brincar ou fazer programacao prara contar historias ... a criacao alema "minha opiniao" é robotizada cheio de controles e regras....isso é otimo qdo se trata em TRABALHO mas qdo estamos em familia queremos seguranca amor verdadeiro e caloroso...a prova que essa educacao pra mim nao é motivo de orgulho é a grande quantidade de adultos que nao conseguem dormir sem ajuda de calmantes e a quantidade de asilo que existe na Alemanha...qdo os pais ja nao sao mais uteis vao para o asilo.

    • @GrafinVonHopper
      @GrafinVonHopper 3 роки тому

      Concordo, mas não acho a criação alemã tão ruim assim em certos aspectos, pois a criança precisa sim ter limites e também a ter independência e responsabilidade.
      O ponto negativo na criação alemã é o fato de não haver carinhos e afagos entre pais e filhos.
      E o pior ponto negativo de todos é a questão dos asilos, que descartam os pais quando eles não são mais úteis e não podem se virar sozinhos. Isso é desumano!
      A cultura alemã é por vezes utilitarista e pragmática e isso é o que confere a tal "frieza" a eles.

  • @emmamena4623
    @emmamena4623 10 років тому +1

    Ufff!!!! Interesante.

  • @andreiatrindade4495
    @andreiatrindade4495 10 років тому +1

    Hahahaha sou alemã, nunca gostei de deixar Kailani no colo, só vivia no chão, começou a andar com 9 meses, criei com bastante autonomia. Também vivo minha vida cagando e andando para o que os outros pensam. Legal o vídeo, brasileiros barulhentos em toda parte kkkkk

  • @carlaermlich
    @carlaermlich  10 років тому

    Oi, Rivania! Não acho que os pais deixam de ser carinhosos e o uso de medicamentos para dormir é mal do século, no Brasil inclusive, ou principalmente. Não há programação para contar histórias, há horários bem propícios, como na hora de dormir. Vejo que os pais tomam muito tempo com seus filhos, no chão, conversando e brincando. Me dei conta de que precisava melhorar nisso e foi um excelente aprendizado. Quanto aos asilos, isso tem a ver com a cultura. Essa indepedência é muito própria do alemão e quando falamos de asilos não podemos imaginar nem de longe o retrato da maioria dos asilos do Brasil. Já visitei alguns aqui e sinceramente, estou segura de que eles se sentem muito confortáveis ali, já que eles mesmos jamais aceitariam morar com os filhos. São visões diferentes! Gostei de saber como você vê, obrigada por comentar!

  • @marileiapinheiro2891
    @marileiapinheiro2891 8 місяців тому

    ❤❤❤

  • @claudiaducrkr1789
    @claudiaducrkr1789 9 років тому +2

    Mais um video interessante! Mas vou deixar a minha opinião apesar de não é importante mas talvez sinta a liberdade aqui para falar. Eu não falo de todas as mães como é claro, será uma generalização! :)
    Mães alemãs tem uma vida descansada nem cozinham e enquanto bebes dão lhe os potes de comida e pão!!!
    Elas não pegam ao colo, de certa forma estão certas mas por outro lado eles são carentes ou mais agressivos em idade adulta! Sim as crianças se derem um salto já são muito activas ou temperamentais!!! São calmas pois em casa ninguém fala alto e não se faz barulho ( não são como italianos ou espanhóis ou ate mesmo português!!!)
    Elas ficam em casa porque las não tem a chance de trabalhar pois não existem creches ate as seis da tarde como em Portugal por exemplo, existem mas são muito caras ou não há lugar ou tem se arranjar uma justificação de trabalho ou estudo para o estado ajudar a pagar tal a Kita, as Tagesmutter ou Ganztagsschule e ficar nos 1°s da lista de espera, apesar de achar certíssimo o facto de se poder ficar em casa receber algum dinheiro. Aqui não há avós como no meu pais, ninguém fica com eles, aprendi isso e acho muito certo pois conheço muitos que avós portugueses não vivem a reforma e não tem descanso pois estão a cuidar de 4 a 5 netos. Aqui os avós viajam e usufruem dos últimos anos de vida logo vivem mais tempo!
    Este caso seria excelente para ti, tu sendo enfermeira podes iniciar aqui o Ausbildung de enfermagem ou " Pflege o qual tb existe uni", até iniciar outro curso universitário, pelo facto de ter frequentado universidade no Brasil, só precisas do C1 em alemão e ver o que as uni te pedem (as notas de alemao ex:.), em seguida és uma mãe estudante que tem muitos mais direitos), e um curso feito na Alemanha é isso que eles dão valor. Na Steuer tem se tb muitos benefícios!
    Eu digo que tens estudos isso abre os caminhos aqui!! quem não tem, que é o meu caso, tem muitas mais dificuldades nunca tenho portas fáceis e muitas de fecham, pois acabei o 12°ano mesmo tendo curso profissional!!!
    Qt impor regras as crianças eu acho excelente! A consequência é uma forma muito mais eficaz que qq outra de educar!
    Sim na Alemanha pode ser o que quiser ninguém te vai descriminar ou olhar claro conforme muita coisa, mas existem valores mais elevados e não da roupa ou da cor do cabelo!
    Os teus vídeos me fazem pensar muito e voltar a lembrar me do choque de culturas que tive! Se vieres algum dia a Hamburgo me diz! Um abraço e boa noite!!

    • @carlaermlich
      @carlaermlich  9 років тому +2

      +Claudia Cravide Krämer, boas observações! O caso das vovós é uma grande verdade!!! Em nossos países muitas vezes os avós ajudam a criar, aqui relamnete n se vê isso. No caso das mães ficarem em casa, é o que observo trabalhando com famílias alemães há 9 anos. Claro, como vc mesma disse, não e regra! Há excessões, mas de maneira geral vejo as mães com seus filhos até os 2 ou 3 aninhos. Mesmo as famílias mais ricas que conheço optam por dedicar os 2 primeiros anos a criança. Conheço um que é professora e no caso dela foi inevitável, teve mesmo que por a filha na creche e ir trabalhar. Ela disse que nas primeiras semanas ela se sentia muito mal, mas não teve jeito, teve que aguentar. Obrigada por contribuir com seus comentários! Um abraço!!

  • @noemifirmo6937
    @noemifirmo6937 3 роки тому

    @Carla Ermlich