Através do teste de ancestralidade (DNA mitocondrial), descobri que não sou filho biológico da mãe que sempre pensei que fosse. Obviamente, que depois de ver o resultado, eu confirmei com algumas pessoas da época em que fui adotado e o fato foi confirmado. Tenho 64 anos e descobri isso aos 60.
Eu fiz em um estado, e meu irmão fez em outro, quando fui na busca de parentes do Genera, estava lá ele aparecendo como meu irmão. Realmente esses testes são incríveis! E o meu resultado, eu comparei com os dele, são muitíssimos parecidos!
Tenho duas irmãs não gêmeas, que possuem digital de um dos dedos indicadores idênticos. Elas até racham a academia pagando uma mensalidade. Como isso é possível? Temos filmado elas fazendo biometria.
Foi atraves do teste de dna que encontramos toda história da minha avó que foi dada quando era criança. É uma história linda e cheia de superação. Ja demos ate entrevista para Uol e para o canal “Adotados”. Ate hoje vivemos um sonho, tudo isso graças a misericórdia de Deus que nos deu a oportunidade de comprar o teste do Genera de presente pra minha avó. ❤
Minha amiga Aída Pereira(falecida) havia encontrado o sobrinho desconhecido de New York, ela em Miami. Perguntaram para ela se ela havia morado perto da Lorimer com a Metropolitan Ave. foi o bastante... sim você é meu sobrinho,e tem mais vc é a cara do meu irmão.querido...kkkk venham me conhecer e eu vos conhecer. Minha casa é vossa casa... Mais ou menos foi o que aconteceu.O pai da Aída era marinheiro de cruzeiro em 1950.Brasileiro e naturalizado americano... tem destas coisas quando fazemos o DNA.
Fiz o teste pelo MyHeritage e é bem confiável. Com ele, descobri que minha bisavó tinha tido mais um filho, pois a neta dele apareceu entre minhas correspondências com o maior percentual. Entrei em contato com ela e descobri mais detalhes desconhecidos. A minha composição genética também fez muito sentido.
Eu fiz esse teste me surpreendi porque eu sou negro e tive quase metade da minha ancestralidade europeia, meu resultado foi África subsaariana 53%, Europa 42%, Norte da África 5%
Suas características até são negróides mas é nítido que vc é biracial e não o negro negro, assim como muitos "brancos" que não são exatamente brancos e sim mestiços e biraciais.
@@patinha4pet Probabilidade disso acontecer é super rara, e mesmo se a pessoa tiver olhos azuis ou for loira com o passar dos anos os genes dominantes escurecem essas características, só escandinavo, baltico, finlandês ou outras etnias nórdicas puras que as pessoas podem permanecer loiras e de olhos super azuis até a idade adulta, no Brasil só quem tem descendência muito próxima de etnias nórdicas que permanecem assim. Brasileiro típico loiro de olho azul até idade adulta nunca vi, tem muito bebê e criança que é loira ou de olhos azuis até certa idade antes mesmo dos 10 anos essas características vão sendo dominadas pelos genes escuros. Se vc perceber até nordicos não costumam ser loiros para sempre (tô falando loiro mesmo aquele bem claro e não tons amarronzados)
Poxa, excelente explicação, esclarecendo nossas dúvidas. A um ano atrás fiz um teste de Ancestralidade com minha mãe, daí eu esperava uma parte considerável indígena por conta que descobrir que minha tretavó era indígena e no teste dela para minha surpresa deu menos de 3%de América e mais de 85% de Europa o que eu também esperava, mas essa indígena na família foi tão pouco, daí agora vejo que deve ser por conta que nos bancos de dados tem poucos indígenas realizando o teste. Agora entendi. Obrigada pela riqueza de explicação!
Cheguei ao vídeo buscando entender melhor sobre a questao da ancestralidade por via materna e a, por via paterna, a fim de entender como o teste se comporta em relacao a isto e como entender melhor os resultados. Creio que o vídeo nao aborda mais especificamente o assunto (fica a dica), entretanto, as explicacoes em seu vídeo foram claras, ordenadas e com a profundidade esperada. Parabéns pelo conteúdo e pelo vídeo. Veleu a inscricao.
Tendo a parte legal resolvida, conhece alguma empresa que faça a análise a partir de restos mortais e gere um arquivo que possa ser submetido para pesquisa no MyHeritage?
Muito obrigada pela explicação!! Vc explica de um jeito simples, de modo que conseguimos compreender! Eu sempre tive essa duvida de como eles chegavam ao resultado. Vou fazer o da Genera .
Eu fiz teste e encontrei uma prima, 2,3% em comum, os meus bisavós eram irmãos dos triavós dessa pessoa. E o mais interessante foi que meu bisavô era irmão do dela e a esposa do meu era irmã da dela. Tvlz se fosse apenas um bisavô ou uma bisavó teria uma porcentagem menor. Sobre a ancestralidade ficou perto do que eu imaginava. Algumas surpresas, mas nun geral era o esperado.
@@sergiohferreira para 'acharem' os parentes é preciso que, também, esses possíveis parentes estejam cadastradas nas plataformas, certo? =) Queria entender melhor como é o processo. Se aparece dentro do aplicativo/plataforma etc. Abcs
@@AdaZoul isso mesmo, só encontra quem tem cadastro na plataforma. Agora é bom aliar o teste à pesquisa genealógica. Pra tentar encontrar qual parente é em comum.
Muito bom! Precisamos de vídeos de pessoas com formação na área genética para explicar melhor os resultados! Parabéns Me responda uma coisa. Vc disse no início do vídeo que não recebemos exatamente 50% dos genes de cada um dos pais. Poderia explicar melhor como isso é possível? Eu sempre li e ouvi que recebemos exatamente 50/50. Abraços!
A gente recebe um pouquinho mais da mãe por conta do DNA mitocondrial. As mitocôndrias (que contem DNA) são passadas de mãe para filhos, mas não de pai para filhos. E o DNA mitocondrial tem uns genes bem importantes. Tirando isso, é 50/50
@@nemtudoegenetico bem legal a informação, não querendo ser chato, mas seria bem legal um vídeo explicando com detalhes essa questão. Parabéns pelo canal!
@@potiraAmazonica eu acho muito legal essa mistura. Eu confesso que fiquei um pouco decepcionada com o meu resultado quando recebi. Mas sou grata, respeito e admiro a força dos meus ancestrais.
Pesquisando sobre esses testes eu descobri q eles usam duas formas mapear minha a ancestralidade, a análise do dna mitocondrial q só mapeia a ascendência de mulheres da minha família e a análise do cronossomo y q só mapeia minha ancestralidade masculina. Ou seja: eu tenho descendência francesa, mas a muitas gerações atrás e nem todos dessa minha linhagem foram homens, então no teste n vai identificar essa minha linhagem?
Portugueses, espanhóis ou mesmo italianos do sul por influência árabe/norte-africana. Seu teste provavelmente aponta ascendências europeias dessa região, que são bem diferentes dos resultados do norte ou leste da Europa.
Péssimo esse Genera (eu o fiz e desprezei). Aliás, no Brasil, não há um teste sequer que preste, mas o mercado é cativo, pois a Anvisa proibiu os estrangeiros-mais uma vergonha nacional), comparando-se com os feitos no exterior.
ouvi dizer que depois de fazer o teste em algum brasileiro (meu DNA ou Genera) você consegue enviar os dados do seu DNA pra outro banco (my heritage) e pagando 100 reais eles reavaliam com o banco deles que é maior que dos brasileiros
Eu fiz e o meu deu 100% europeu. Faz todo sentido pois meu pai nasceu no Brasil mas era filho, neto, ....de europeus. Minha mãe nasceu na Europa e era filha, neta,....de europeus.
Estava vendo uma reportagem na Paraíba e através desse site desse teste uma moça descobriu que foi trocada na maternidade. Eu fiquei passada e foi feito os Dna nas mães e foi confirmado que foi trocada na maternidade.
Fiz o teste vai fazer um ano agora em Novembro,meu teste atualizou agora,36% Europa ocidental,14% ibérica,5% norte da Itália,5% balcans,3% basco,34% norte da África,10% América. Gostaria de conseguir chegar a meus ancestrais de alguma dessas regiões. Sou da Bahia e descobri uma prima de 5 grau aqui em Santa Catarina,a 30 minutos de minha casa,mas não consigo entrar em contato. Gostaria de entrar em contato para conseguir chegar a antepassados em comum.
se queres saber com maior precisão os países só fazendo o 23&Me ou Ancestry. Como vc é nordestina como eu, 1. (✔) Europa Ocidental, 2. ( ✔) Ibérico, 3. ( x ) Norte da Itália , 4. ( x ) Bálcãs, 5. ( x ) basco, 6. ( x ) Norte da África, 7. ( v ) Indígena não bate 100 % a soma, tens certeza de que colocaste os valores corretos? Comentários: 1. Maioria dos Brasileiros é predominantemente europeia, e se fores do Norte e Nordeste e Litoral do Sudeste e Sul, serás ibérica em maior parte. e o Português é um Europeu Ocidental, seu dna é próximo de outros países dessa região europeia. 2. Ibérico, o mesmo do 1 3. pode haver alguma ancestralidade italiana, mas é mais provável que seja portuguesa, pois o Norte da Itália e Portugal são parecidos num mapa genético superficial, ou seja, possuem os mesmos ingredientes em quantidades parecidas (predominantemente Agricultor Neolítico da Anatólia, depois Indo-Europeu das estepes, dps Caçador Coletor da Eur. Ocidental, dps traços mínimos de oriente médio e norte da áfrica. 4. Bálcãs, por ser mediterrâneo, entra na ancestralidade portuguesa. Compare: ua-cam.com/video/qtPCI-8MCIk/v-deo.html&ab_channel=-Kirgonix- 5. Basco - entra no Português, mas pode ser ancestralidade direta, já que a Bahia recebeu migração espanhola 6. Ngm veio dessa região ao Brasil, veio junto com os Portugueses e Espanhóis 7. Indígena, óbvio. 8. Cadê a africano subsaariano? tá-lo escondendo?
@@YagaKimIsolda59 Europa Ocidental.35%. Iberia 12% Sardenha 5% Balcans 3% Basco 3% Costa da Mina 15% Oeste da África 7% Leste da África 4% Senegambia 4% Chifre da África 3% Mandê 2% Amazônia 6% América Central 4% Encontrei uma prima aqui próximo a mim em Santa Catarina,o Sobrenome dela é Boos. Um primo de 3° grau a 5° grau de origem Italiana, família Pozzan.
joga no Gedmatch pra saber as porcentangens corretas, MH sobrevalora o Indígena e é horrível pra africano, na verdade tem a pior calculadora de todas, mas é ótimo pra fazer árvore@@rafaelazevedo2607
Eu sou de São Luís do Maranhão, com origens na Baixada e Lençóis (Norte) e Vale do Itapecuru (Leste), resumindo todas as calculadoras e testes que fiz, baseando-me no GEDMATCH e IllustratorDNA 56,6% Europeia (Portuguesa) 25.2% Brasileira Nativa 18.2% Africana Subsaariana Do EUropeu, exclusivamente Português, so veio Português pro Nordeste (com alguns pingados de outros paises para o Pernambuco e a Bahia)7% Mediterrâneo Intermediário (origens romanas, gregas e balcânicas do período Romano) 7% Mediterrâneo Oriental/Norte de África: Mouros, Cartagineses, Fenícios, Judeus e Romanos da Síria-Fenícia. - Do Indígena, infelizmente, não posso destrinchar e examinar nada, pois, infelizmente, quase nenhuma tribo foi testada. Então me baseio na etnografia e mapas antigos da região: Tupinambás, Timbiras, Guajajaras e Potiguaras - Africano: são 45 etnias ,que vieram às Américas, mas são cinco troncos importantes que vieram ao Brasil. Como sou do Maranhão, tenho a rota extra da Guiné e Senegâmbia, que aliás me deu meu haplogrupo L2a2a1Ia (Gâmbia): etnia Wolof provavelmente. Infelizmente os testes demorarão muito p sabermos as etnias corretas, foi um apagamento cultural a escravidão. Mas sou predominante Angolana/Congolesa (Bacongos) como todo Brasileiro (9%), 5% da Guiné e Serra leoa (etnia Mandinga) (exclusivo do Maranhão), 3% São Tomé (bacongo), 1% Senegâmbia. Os valores são difíceis de rastrear, pois variam muito de teste pra teste, ou seja, tão nem aí pra africanos subsaarianos. mas essa é a minha conclusão temporária. @@rafaelazevedo2607
Um fato que nao falam sobre e ; quanto tempo a coleta vale pra ser testada,!!??? Pq correios fim de semana e tempo de viagem ate sp por ex nao falam sobre isso!!!
A vida toda achei que era um pouco portuguesa e um pouco alemã com italiano, mas descobri que sou mais da França e Latina americana com um 3% de muitos países. Obs: minha avó se chama-vá Josefina de França
Eu gostaria de saber como o teste pode detectar que numa pessoa é Judia! Pq em relação aos judeus leva em consideração outros fatores como antropologia, história, religião... Eu cheguei ao ouvir q era Judeu era uma raça. De verdade queria muito entender...
Nesse caso, eles levam em consideração somente a etnia judia, dos povos descendentes de Abraão, a religião judaica é descosiderada para o teste genético.
Tenho duas irmãs não gêmeas, que possuem digital de um dos dedos indicadores idênticos. Elas até racham a academia pagando uma mensalidade. Como isso é possível? Temos filmado elas fazendo biometria.
E quem define quem é o originário? Se nós temos compatibilidade com europeus, pra eles vai dar origem brasileira devido à compatibilidade conosco? E pq não aparece que somos originários do Brasil? O teste considera um período específico da história? Pois até esses povos europeus certamente tem origem em outro lugar, se formos mais atrás na história.
Pra quem faz o teste do Myheritage no Brasil, como estao conseguindo enviar? Os correios não aceitam o envio. Alguém já conseguiu uma solução? Obrigada se alguem puder me responder.
Minha irmã fez o teste esse mês. E a gente esta meio consternada com o resultado e surgiram dúvidas, e agora eu também vou fazer o teste. A dúvida é que em 2016 fizemos estudo da nossa árvore genealógica e conseguimos achar uma linha enorme italiana, na verdade sabíamos que nosso bisavo era italiano, então comecei a pesquisa pra cidadania. Descobri as informações até do meu tataravô, trisavô… mas ai veio o resultado do teste: 0,2% italiano, 30%portugues ou espanhol(ok meu vo paterno era de família aristocrata portuguesa), ai apareceu 5% indio, apareceu 7% congolês, mas todas essas outras com uma percentagem muito maior q a italiana. A minha irmã puxou bem o lado da minha mãe, que tem pai desconhecido, e eu sou totalmente a cara do meu pai e familia do meu pai, ou seja, vó paterna que passou a descendência italiana… é possível que quando eu fizer o teste eu tenha uma percentagem maior de italiano? Ou devemos trabalhar com a hipótese de que alguém pulou a cerca? Ou entao que os italianos da nossa familia, talvez fossem imigrantes de outros países?
Com certeza eles eram de outros países. Exemplo eu sou brasileira. Mas não tenho DNA brasileiro, se eu ter um filho e ele fazer não vai ter DNA brasileiro e nem por isso ele vai alegar não ser meu filho. Mas vai aparecer parente direto que eu sou mãe dele.
Vai ser uma geração recente à sua, pois provavelmente uma família ibérica se mudou pra Itália e antes de algum descendente dessa família se misturar com italianos, eles vieram ao Brasil.
O problema é que os italianos também são misturados. A minha parte italiana saiu 7% (meu pai é 3/4 italiano, ou, 75% ! ), e o restante foi dividida entre balcãs (gregos) e centroeuropeus (alemães). Outro fator, é a distribuição. O quanto vc herdou de origem Italiana. Se seu pai tem 25%, mas ao "repartir" vc ganhou apenas a borda desses filamentos, então vai sair isso mesmo. No final das contas, vc ainda é de origem italiana.
Muito boa sua explicação! E sobre o haplogrupo? Essa parte eu não entendi. O meu deu L1, que é África Central, mas não diz mais nada, do caminho que esses ancestrais percorreram à partir da África, como é o caso de outros haplogrupo. Então sou basicamente africana, é isso? Isso porque também pra mulher só vem a ancestralidade da mãe, acho importante contar aqui.
Na minha familia o MyHeritage ate que bem preciso. So nao detectaram meu DNA Sirio, confundiram com europeu. Parece que confundem iberico com italiano tambem, pois me deram muito iberico e eu nao tinha muito não, so uma bisavó e uma tataravó. Exageraram no judeu tambem. Mas no geral tá ok.
Eu achei meio estranho pois meu avô paterno era da Letonia bem como toda a família dele e no exame não deu nada, toda a família do meu pai a parte europeu era da Letonia
Com relação a indígena e principalmente africanos, é pura conjecturas, dizer que tem pouco amostra de DNA recolhido ou disponível para esses dados. Esse banco de dados de DNA, talvez possa ser alimentado por pesquisas médicas na África por exemplo, existem muitas organizações estrangeiras na África, por questões médicas/humanitárias. Então a possível diminuta participação de genes africanos, é um palpite apenas.
Ética médica não permite isso amigo. É necessário um consentimento e tals por parte do doador de dna/cliente. Acho que retirar dna de pacientes em vulnerabilidade social só pra alimentar um banco de dados de milhoes de dólares é no mínimo, antiético.
@@karolinaservilha2842 o que vc falou amiga, não diz nada sobre ser uma suposição a possível pequena quantidade de amostra de DNA africano. Essa afirmação é puro achismo. Não tem como afirmar isso, a não ser tendo acesso aos bancos de dados.
@@karolinaservilha2842 ética kkkkkkk até parece que pra esse povo que tem grana, pessoas da África são pessoas dignas de ética kkkk seja África (qlqr país) Brasil, índia, pra ter um resultado "perfeito" ou quase lá esse povo faz cada coisa.
Essa da ancestralidade mexicana é do QI dos norte americanos que administram o banco de dados. Os nativos da América têm uma ancestralidade comum. O nível de escolaridade dos EUA não permite uma analise mais profunda das antas daquele país
é porque os mexicanos e americanos fazem mais esses testes, aí bagunça o algoritmo e tbm porque os indígenas não têm mtos dados no banco , falta testá-los mais. tu tens nada de mexicano, provável kk
@@DelNegro10Portugal e Espanha foram invadidos por povos do norte da África, posteriormente foram expulso mas passaram seus DNA dos mais de 2 séculos que por ficaram. por lá fi
O meu bateu certinho sobre os relatos das minhas famílias inclusive sobre a colonização judaica no nordeste brasileiro. Inclusive já li que o 🧬 judeu sofreu mudanças em ralação aos outros. 82% europeu e 18% judaico serfadita, asquenaze e 3% judaico etíope. Recomendo o vídeo Branca Dias, A estrela oculta do sertão e Anitta Novinski inquisição. Abraços
@SK7 Cameron Se for do nordeste a origem é holandesa (neerlandesa), mas provavelmente vai aparecer Alemanha que basicamente são semelhantes entre Áustria, Suíça alemã, Alemanha e partes do norte europeu. Muita gente que acredita ter uma forte influência genética indígena na verdade ou são judeus ou árabes. Os judeus sofriam perseguição na inquisição no Brasil então eram comum dizer que tinham antepassados indígenas mitocondrial(mulheres) pois a sociedade judaica é matriarcal então a igreja deixa eles em paz quando acredita que o fluxo foi cortado. Pesquisa sobre Branca Dias, A estrela oculta do sertão ou Anitta Novinski inquisição.
Fiz no Genera apareceu 3% judeu sefaradim e 2% judeu ashkenazim, porém, ao baixar os dados brutos no MyHeritage não apareceu ascendência judaica os resultados sairam bem diferentes
Fiz o do My Heritage mas achei a análise frágil. Não basta banco de dados e amostra. Tem que ter inteligência pra análise. Não recomendo nem o site nem o teste do my Heritage
ainda não, pois falta mta gente pra ser testada. Mas se ninguém testar sabendo disso, nunca teremos os resultados precisos, logo faça o teste por investimento. Abraços.
@@Felipe4212 teus resultados vão conforme pesquisas que se realizam desde que o Projeto Genoma se completou em 2001: Brasileiros são mais europeus do que pensam e é o componente predominante no nosso sangue, não importa tua aparência e cor, até os que se dizem afro.
@@Felipe4212 sai andino porque é única etnia consistente e conhecida entre os entrevistados na coleta das amostras pra populações de referência na AMérica do SUL. O algortimo tá quebrado por eles. Maior parte do sangue indígena é urbano hoje, logo eles são o mais próximo da população referência (proxy)
Por ser muito comercial, é pra democratizar pra termos resultados precisos futuramente. Não são fidedignos (AINDA), mas se ninguém os fizer, nunca teremos os resultados, é um investimento. O genera manda muito bem a nível nacional, ou seja, se vc quer saber quanto europeu, africano, indígena, judeu e sirio-libanes é bem preciso. Esses testes são 99,9% pra achar primos de 1 e 2´ grau tios e avós
@@jorgeantonio5613 , matemática e contabilmente sim. No entanto, você desconsiderou o fator humano que não é confiável. Não digo que haja fraude, precisão se consegue com mais de um teste sem um ter vinculação com a mesma empresa.
tem o valor subjetivo mesmo, pois etnia tem uma carga determinada culturamente , por um grupo, então vai demorar pra esses testes serem fidedignos. o 23&Me já tá perto disso, mas por outro lado ela vende teus dados pras Farmacêuticas sem teu consentimento@@kimjongun-ii294
@@YagaKimIsolda59 amigo, acho que tu está equivocado. A maior parte n]ao é europeia. A maior parte é preta e indígena mesma. Pode até ser a mistura de branco, preto e índio. Mas não é tão raro isso não. Eu sou n]ao tenho com certeza, origem europeia. Sou preto e indígena desta terra .
cor de pele engana. tem gente mais escura que eu e tem mais "europeu" que eu. A não ser que tu sejas do interiorzão e de origem bem pobre do Norte e Nordeste ou de parentes próximos de quilombolas e de aldeias indígenas. maior parte do teu DNA, no mínimo 50 - 60% vai ser europeia@@TheHedigar
Através do teste de ancestralidade (DNA mitocondrial), descobri que não sou filho biológico da mãe que sempre pensei que fosse. Obviamente, que depois de ver o resultado, eu confirmei com algumas pessoas da época em que fui adotado e o fato foi confirmado. Tenho 64 anos e descobri isso aos 60.
Meu Deus! Por que esconderam isso de você por tanto tempo? Sei que é um assunto delicado da família tocar, porém você tinha direito.
😢😮
Eita 🔥 😮
Antigamente existia muito o "pegar pra criar" né, muita gente está nesta situação e nem sabe
Segredo bem guardado ai
Eu fiz em um estado, e meu irmão fez em outro, quando fui na busca de parentes do Genera, estava lá ele aparecendo como meu irmão. Realmente esses testes são incríveis! E o meu resultado, eu comparei com os dele, são muitíssimos parecidos!
Eu comprei o genera e estou aguardando chegar. Está em promoção o Premium
Qual teste você usou?
Tenho duas irmãs não gêmeas, que possuem digital de um dos dedos indicadores idênticos. Elas até racham a academia pagando uma mensalidade. Como isso é possível?
Temos filmado elas fazendo biometria.
É a mesma base de dados e o nome de vcs foi cruzado
Gostaria de saber aos q realizaram o teste de Ancestralidade, se descobriram realmente o PIS de origem? Edilson Menezes, obrigado
Foi atraves do teste de dna que encontramos toda história da minha avó que foi dada quando era criança. É uma história linda e cheia de superação. Ja demos ate entrevista para Uol e para o canal “Adotados”. Ate hoje vivemos um sonho, tudo isso graças a misericórdia de Deus que nos deu a oportunidade de comprar o teste do Genera de presente pra minha avó. ❤
Fez por qual empresa?
@@allanmacedo6970ele escreveu, Genera
@@allanmacedo6970ele falou que foi pela Genera
@@allanmacedo6970Ele disse que foi o Genera
Eu vou fazer por isso também,minha avó foi dada quando era criança
Minha amiga Aída Pereira(falecida) havia encontrado o sobrinho desconhecido de New York, ela em Miami. Perguntaram para ela se ela havia morado perto da Lorimer com a Metropolitan Ave. foi o bastante... sim você é meu sobrinho,e tem mais vc é a cara do meu irmão.querido...kkkk venham me conhecer e eu vos conhecer. Minha casa é vossa casa... Mais ou menos foi o que aconteceu.O pai da Aída era marinheiro de cruzeiro em 1950.Brasileiro e naturalizado americano... tem destas coisas quando fazemos o DNA.
Fiz o teste pelo MyHeritage e é bem confiável. Com ele, descobri que minha bisavó tinha tido mais um filho, pois a neta dele apareceu entre minhas correspondências com o maior percentual. Entrei em contato com ela e descobri mais detalhes desconhecidos. A minha composição genética também fez muito sentido.
Há laboratórios dele (MyHeritage) aqui no Brasil ?
@@moisesaguiar5129É enviado pra fora!
só as porcentagens que são ridículas
Eu fiz esse teste me surpreendi porque eu sou negro e tive quase metade da minha ancestralidade europeia, meu resultado foi África subsaariana 53%, Europa 42%, Norte da África 5%
A maioria dos negros no Brasil tem uma alta porcentagem de origem europeia. Afinal, fomos colonizados por Portugal.
Normal. DNA dificilmente erra
Suas características até são negróides mas é nítido que vc é biracial e não o negro negro, assim como muitos "brancos" que não são exatamente brancos e sim mestiços e biraciais.
@@hairandcia2028 quer dizer que se nascer um loiro de olhos azuis no Brasil ele é biracial ? Kkkkkkkkkk
@@patinha4pet Probabilidade disso acontecer é super rara, e mesmo se a pessoa tiver olhos azuis ou for loira com o passar dos anos os genes dominantes escurecem essas características, só escandinavo, baltico, finlandês ou outras etnias nórdicas puras que as pessoas podem permanecer loiras e de olhos super azuis até a idade adulta, no Brasil só quem tem descendência muito próxima de etnias nórdicas que permanecem assim.
Brasileiro típico loiro de olho azul até idade adulta nunca vi, tem muito bebê e criança que é loira ou de olhos azuis até certa idade antes mesmo dos 10 anos essas características vão sendo dominadas pelos genes escuros.
Se vc perceber até nordicos não costumam ser loiros para sempre (tô falando loiro mesmo aquele bem claro e não tons amarronzados)
Poxa, excelente explicação, esclarecendo nossas dúvidas. A um ano atrás fiz um teste de Ancestralidade com minha mãe, daí eu esperava uma parte considerável indígena por conta que descobrir que minha tretavó era indígena e no teste dela para minha surpresa deu menos de 3%de América e mais de 85% de Europa o que eu também esperava, mas essa indígena na família foi tão pouco, daí agora vejo que deve ser por conta que nos bancos de dados tem poucos indígenas realizando o teste. Agora entendi. Obrigada pela riqueza de explicação!
Eu tenho 1,2% de indígena amazônica, não foi surpresa e fiquei muito feliz com isso! Talvez, então, seja mais.
você disse tetratavó@@marcianogueira499? Todo mundo tem pelo menos 32 tetravós. É pra isso mesmo.
É só fazer as contas se o ancestral é esse então os 3% está dentro do esperado...
Se sua *tetra* vó era indígena, tá completamente dentro do esperado essa porcentagem.
Cheguei ao vídeo buscando entender melhor sobre a questao da ancestralidade por via materna e a, por via paterna, a fim de entender como o teste se comporta em relacao a isto e como entender melhor os resultados. Creio que o vídeo nao aborda mais especificamente o assunto (fica a dica), entretanto, as explicacoes em seu vídeo foram claras, ordenadas e com a profundidade esperada. Parabéns pelo conteúdo e pelo vídeo. Veleu a inscricao.
Tendo a parte legal resolvida, conhece alguma empresa que faça a análise a partir de restos mortais e gere um arquivo que possa ser submetido para pesquisa no MyHeritage?
Fiz o teste da genera. Estou esperando o resultado. Tô muito ansioso.
conta
?????
Chegou?
Muito obrigada pela explicação!! Vc explica de um jeito simples, de modo que conseguimos compreender! Eu sempre tive essa duvida de como eles chegavam ao resultado. Vou fazer o da Genera
.
Eu fiz teste e encontrei uma prima, 2,3% em comum, os meus bisavós eram irmãos dos triavós dessa pessoa. E o mais interessante foi que meu bisavô era irmão do dela e a esposa do meu era irmã da dela. Tvlz se fosse apenas um bisavô ou uma bisavó teria uma porcentagem menor. Sobre a ancestralidade ficou perto do que eu imaginava. Algumas surpresas, mas nun geral era o esperado.
Qual vc fez?
@@JavraK.Z.L Genera, mas a a correspondência de DNA foi no MyHeritage. A parente só tinha feito o MyHeritage, por isso só a vi por lá.
@@sergiohferreira para 'acharem' os parentes é preciso que, também, esses possíveis parentes estejam cadastradas nas plataformas, certo? =) Queria entender melhor como é o processo. Se aparece dentro do aplicativo/plataforma etc. Abcs
@@AdaZoul isso mesmo, só encontra quem tem cadastro na plataforma. Agora é bom aliar o teste à pesquisa genealógica. Pra tentar encontrar qual parente é em comum.
@@sergiohferreira você pegou seus dados e colocou no MyHeritage?
Então daqui em 10 anos pode ser que o resultado possa ser bem mais filtrado
Muito bom! Precisamos de vídeos de pessoas com formação na área genética para explicar melhor os resultados! Parabéns
Me responda uma coisa. Vc disse no início do vídeo que não recebemos exatamente 50% dos genes de cada um dos pais. Poderia explicar melhor como isso é possível? Eu sempre li e ouvi que recebemos exatamente 50/50.
Abraços!
A gente recebe um pouquinho mais da mãe por conta do DNA mitocondrial. As mitocôndrias (que contem DNA) são passadas de mãe para filhos, mas não de pai para filhos. E o DNA mitocondrial tem uns genes bem importantes. Tirando isso, é 50/50
@@nemtudoegenetico Entendi!!! Faz sentido mesmo kkkk
Você fez algum teste de ancestralidade?
@@nemtudoegenetico - Sério? Pq eu recebi mais informações da família do meu pai do que o contrário
@@nemtudoegenetico bem legal a informação, não querendo ser chato, mas seria bem legal um vídeo explicando com detalhes essa questão. Parabéns pelo canal!
Nunca é 50/50 por causa da Permutação Genética (Crossover), ou seja, herdas também dos avós e às vezes, bisavós.
O meu deu Indígena, Magreb, Nigéria, Britânico, Espanhol, e o mais interessante, Inuítes do Alaska/Sibéria❄️
❤️ Amo todos meus ancestrais
Potira, poderia ser criado un poema e uma música com o seu nome Potira.
SENSACIONAL!
Muito legal!
@@potiraAmazonica eu acho muito legal essa mistura. Eu confesso que fiquei um pouco decepcionada com o meu resultado quando recebi. Mas sou grata, respeito e admiro a força dos meus ancestrais.
Voce fez qual teste?
@@Homosapiensapiens Oi, eu fiz do MyHeritage na Inglaterra
Cara! Q tudo! Muito obrigado por essa excelente aula! Super bem explicada.
ótimo video! vejo a galera interpretando esses testes de forma completamente equivocada
Legal! Estava esperando por um vídeo assim.
Que bom que achei esse vídeo, gostei de ter essas informações. Grata.
Pesquisando sobre esses testes eu descobri q eles usam duas formas mapear minha a ancestralidade, a análise do dna mitocondrial q só mapeia a ascendência de mulheres da minha família e a análise do cronossomo y q só mapeia minha ancestralidade masculina. Ou seja: eu tenho descendência francesa, mas a muitas gerações atrás e nem todos dessa minha linhagem foram homens, então no teste n vai identificar essa minha linhagem?
Aos 20:00, ele explica a importância de um banco de dados na identificação de marcadores.
Belíssima e rara explicação.
Eu mandei meu material e do meu marido segunda feira estamos ansiosos
Sugestão de vídeo: Partes do Genoma que não são utilizadas mais estão lá e não existe uma resposta do por que estão lá
Obrigada pelo excelente vídeo
Parabéns pelo vídeo, muito bom
Depois de fazer exame de DNA ancestralidade descobri que sou filho do irmão do meu pai vou fazer exame dele pra provar
Parabéns pelo vídeo. Sensacional! Vc explicou muito bem.
Muito bom seu vídeo. Parabéns pelo conteúdo.
Excelente vídeo! Parabéns!
Meu falecido pai era bem moreno e meu teste deu quase todo europeu!
Normal isso ai, o fenótipo nem sempre condiz com o DNA.
Portugueses, espanhóis ou mesmo italianos do sul por influência árabe/norte-africana. Seu teste provavelmente aponta ascendências europeias dessa região, que são bem diferentes dos resultados do norte ou leste da Europa.
@@leandrorgsp4508 isso mesmo, era provavelmente descendente de italianos do Sul, meu Haplogrupo é o T!
O genera está em promoção gente!!! Eu comprei😊
Péssimo esse Genera (eu o fiz e desprezei). Aliás, no Brasil, não há um teste sequer que preste, mas o mercado é cativo, pois a Anvisa proibiu os estrangeiros-mais uma vergonha nacional), comparando-se com os feitos no exterior.
@@edsonsiqueira8602😂😂😂 deu o resultado que vc não queria não é coitado.
péssimo em que sentido? o Myheritage é o pior de todos, ridiculazinha essa empresa israelita@@edsonsiqueira8602
Gente, qual será o melhor dentre as opções que temos no Brasil?! My Heritage, Genera ou Meu DNA?!
Myheritage, mas não está mais disponível no Brasil mais. Então recomendo a genera que tem o banco de dados maior
ouvi dizer que depois de fazer o teste em algum brasileiro (meu DNA ou Genera) você consegue enviar os dados do seu DNA pra outro banco (my heritage) e pagando 100 reais eles reavaliam com o banco deles que é maior que dos brasileiros
depende do que você quer. Encontrar parente? Fazer genealogia? ter mais precisão?
@@AndryufutagamiFutagamiMyHeritage está disponível no Brasil.
@@YagaKimIsolda59 Em relação a precisão, qual o melhor teste dessas opções?
Que aula 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu fiz e o meu deu 100% europeu. Faz todo sentido pois meu pai nasceu no Brasil mas era filho, neto, ....de europeus. Minha mãe nasceu na Europa e era filha, neta,....de europeus.
Mesma situação que a minha
@@guilhermep.7466 😊
@@guilhermep.7466 não tem como dar outro resultado né?
Como o DNA não deteriora no transporte do DNA da minha casa até o laboratório?
O percentual que aparece no teste tem a ver com a distância no tempo?
muito bom o vídeo, amei! obrigada por tanta informação de qualidade 💛
Fiz o teste da myheritage esperando ansiosamente!
Estava vendo uma reportagem na Paraíba e através desse site desse teste uma moça descobriu que foi trocada na maternidade. Eu fiquei passada e foi feito os Dna nas mães e foi confirmado que foi trocada na maternidade.
Vi a reportagem, fiquei chocada, e acendeu em mim uma esperança de saber quem é meu pai biológico. 😢
@@suelencristinascaze4124 comigo do mesmo jeito. Minha mãe já conheci,falta meu pai
Não dá mais pra fazer no Brasil 😢
Excelente vídeo 👏🏼
Fiz o teste vai fazer um ano agora em Novembro,meu teste atualizou agora,36% Europa ocidental,14% ibérica,5% norte da Itália,5% balcans,3% basco,34% norte da África,10% América.
Gostaria de conseguir chegar a meus ancestrais de alguma dessas regiões.
Sou da Bahia e descobri uma prima de 5 grau aqui em Santa Catarina,a 30 minutos de minha casa,mas não consigo entrar em contato.
Gostaria de entrar em contato para conseguir chegar a antepassados em comum.
se queres saber com maior precisão os países só fazendo o 23&Me ou Ancestry. Como vc é nordestina como eu, 1. (✔) Europa Ocidental, 2. ( ✔) Ibérico, 3. ( x ) Norte da Itália , 4. ( x ) Bálcãs, 5. ( x ) basco, 6. ( x ) Norte da África, 7. ( v ) Indígena
não bate 100 % a soma, tens certeza de que colocaste os valores corretos?
Comentários:
1. Maioria dos Brasileiros é predominantemente europeia, e se fores do Norte e Nordeste e Litoral do Sudeste e Sul, serás ibérica em maior parte. e o Português é um Europeu Ocidental, seu dna é próximo de outros países dessa região europeia.
2. Ibérico, o mesmo do 1
3. pode haver alguma ancestralidade italiana, mas é mais provável que seja portuguesa, pois o Norte da Itália e Portugal são parecidos num mapa genético superficial, ou seja, possuem os mesmos ingredientes em quantidades parecidas (predominantemente Agricultor Neolítico da Anatólia, depois Indo-Europeu das estepes, dps Caçador Coletor da Eur. Ocidental, dps traços mínimos de oriente médio e norte da áfrica.
4. Bálcãs, por ser mediterrâneo, entra na ancestralidade portuguesa. Compare: ua-cam.com/video/qtPCI-8MCIk/v-deo.html&ab_channel=-Kirgonix-
5. Basco - entra no Português, mas pode ser ancestralidade direta, já que a Bahia recebeu migração espanhola
6. Ngm veio dessa região ao Brasil, veio junto com os Portugueses e Espanhóis
7. Indígena, óbvio.
8. Cadê a africano subsaariano? tá-lo escondendo?
@@YagaKimIsolda59 acho que não coloquei a soma correta,na verdade Norte da Itália é Sardenha,os vou procurar fazer esse que vc recomendou.
@@YagaKimIsolda59 Europa Ocidental.35%.
Iberia 12%
Sardenha 5%
Balcans 3%
Basco 3%
Costa da Mina 15%
Oeste da África 7%
Leste da África 4%
Senegambia 4%
Chifre da África 3%
Mandê 2%
Amazônia 6%
América Central 4%
Encontrei uma prima aqui próximo a mim em Santa Catarina,o Sobrenome dela é Boos.
Um primo de 3° grau a 5° grau de origem Italiana, família Pozzan.
joga no Gedmatch pra saber as porcentangens corretas, MH sobrevalora o Indígena e é horrível pra africano, na verdade tem a pior calculadora de todas, mas é ótimo pra fazer árvore@@rafaelazevedo2607
Eu sou de São Luís do Maranhão, com origens na Baixada e Lençóis (Norte) e Vale do Itapecuru (Leste), resumindo todas as calculadoras e testes que fiz, baseando-me no GEDMATCH e IllustratorDNA
56,6% Europeia (Portuguesa)
25.2% Brasileira Nativa
18.2% Africana Subsaariana
Do EUropeu, exclusivamente Português, so veio Português pro Nordeste (com alguns pingados de outros paises para o Pernambuco e a Bahia)7% Mediterrâneo Intermediário (origens romanas, gregas e balcânicas do período Romano)
7% Mediterrâneo Oriental/Norte de África: Mouros, Cartagineses, Fenícios, Judeus e Romanos da Síria-Fenícia.
- Do Indígena, infelizmente, não posso destrinchar e examinar nada, pois, infelizmente, quase nenhuma tribo foi testada. Então me baseio na etnografia e mapas antigos da região: Tupinambás, Timbiras, Guajajaras e Potiguaras
- Africano: são 45 etnias ,que vieram às Américas, mas são cinco troncos importantes que vieram ao Brasil. Como sou do Maranhão, tenho a rota extra da Guiné e Senegâmbia, que aliás me deu meu haplogrupo L2a2a1Ia (Gâmbia): etnia Wolof provavelmente.
Infelizmente os testes demorarão muito p sabermos as etnias corretas, foi um apagamento cultural a escravidão. Mas sou predominante Angolana/Congolesa (Bacongos) como todo Brasileiro (9%), 5% da Guiné e Serra leoa (etnia Mandinga) (exclusivo do Maranhão), 3% São Tomé (bacongo), 1% Senegâmbia. Os valores são difíceis de rastrear, pois variam muito de teste pra teste, ou seja, tão nem aí pra africanos subsaarianos. mas essa é a minha conclusão temporária.
@@rafaelazevedo2607
Obrigada pela explicação. ❤
Que aula hein... Parabéns 👏 👏👏👍😎
Eu preciso fazer esse teste de dna. É melhor o GENERA? É pra encontrar familia biologica. Obrigada
Um fato que nao falam sobre e ; quanto tempo a coleta vale pra ser testada,!!??? Pq correios fim de semana e tempo de viagem ate sp por ex nao falam sobre isso!!!
Vídeo excelente! Vi que está ausente do canal, vc tem outro canal?
A vida toda achei que era um pouco portuguesa e um pouco alemã com italiano, mas descobri que sou mais da França e Latina americana com um 3% de muitos países. Obs: minha avó se chama-vá Josefina de França
Europeus são muito parecidos, os testes disponíveis no Brasil ainda não conseguem diferenciá-los.
Que vídeo parabéns.
Eu gostaria de saber como o teste pode detectar que numa pessoa é Judia! Pq em relação aos judeus leva em consideração outros fatores como antropologia, história, religião...
Eu cheguei ao ouvir q era Judeu era uma raça.
De verdade queria muito entender...
Nesse caso, eles levam em consideração somente a etnia judia, dos povos descendentes de Abraão, a religião judaica é descosiderada para o teste genético.
Já fiz 3 testes. Só falta fazer o video do terceiro.
Sensacional vídeo.
Tenho duas irmãs não gêmeas, que possuem digital de um dos dedos indicadores idênticos. Elas até racham a academia pagando uma mensalidade. Como isso é possível?
Temos filmado elas fazendo biometria.
Cara, nunca ouvi falar. Se é real, é interessante, pois mesmo os gêmeos não têm digitais iguais.
Devem ser apenas mto parecidos, pq idêntico é impossível
Fiz DNA.
53 % Portugal Espanha,20% França e o restante na região da Turquia e Israel.
E quem define quem é o originário? Se nós temos compatibilidade com europeus, pra eles vai dar origem brasileira devido à compatibilidade conosco? E pq não aparece que somos originários do Brasil? O teste considera um período específico da história? Pois até esses povos europeus certamente tem origem em outro lugar, se formos mais atrás na história.
Eu também fico perturbado com isso kkk
Aconselha a fazer o teste?
@@flordelotus232 sério? Kk
@@flordelotus232 que legal, verdade, família é quem cria
@@flordelotus232 verdade, só conversar com elas de boa
@@flordelotus232 ué sua mãe nunca te disse que você é adotada? Kkkkkkkkk
@GentlemanCameron aumentou irmão
Fiz o teste de Ascentralidade e descobri que posso ser adotada.Essa possível " familia" vem procurando a irmã.
Como assim "vem procurada a irmã"?
@@JavraK.Z.L desculpe quis dizer vem procurando a irmã há tempos
eu sou adotado e acho que sou filho biologico de fora do casamento e ngm me dizvu fazer o teste pra saber
Mas como assim? O teste não mostra somente regiões ?
Não, se alguém que for parente seu por sangue ter feito o teste o site mostra.
Excelente
Pra quem faz o teste do Myheritage no Brasil, como estao conseguindo enviar? Os correios não aceitam o envio. Alguém já conseguiu uma solução? Obrigada se alguem puder me responder.
Solicite o suporte do myheritage
As instruções vêm com o kit. O envio é para uma empresa de Campinas que encaminha para os EUA.
tnt fedex isso aí
Judeus que vieram expulsos da Europa tem como provar ancestralidade por Dna?
Minha irmã fez o teste esse mês. E a gente esta meio consternada com o resultado e surgiram dúvidas, e agora eu também vou fazer o teste. A dúvida é que em 2016 fizemos estudo da nossa árvore genealógica e conseguimos achar uma linha enorme italiana, na verdade sabíamos que nosso bisavo era italiano, então comecei a pesquisa pra cidadania. Descobri as informações até do meu tataravô, trisavô… mas ai veio o resultado do teste: 0,2% italiano, 30%portugues ou espanhol(ok meu vo paterno era de família aristocrata portuguesa), ai apareceu 5% indio, apareceu 7% congolês, mas todas essas outras com uma percentagem muito maior q a italiana. A minha irmã puxou bem o lado da minha mãe, que tem pai desconhecido, e eu sou totalmente a cara do meu pai e familia do meu pai, ou seja, vó paterna que passou a descendência italiana… é possível que quando eu fizer o teste eu tenha uma percentagem maior de italiano? Ou devemos trabalhar com a hipótese de que alguém pulou a cerca? Ou entao que os italianos da nossa familia, talvez fossem imigrantes de outros países?
Com certeza eles eram de outros países. Exemplo eu sou brasileira. Mas não tenho DNA brasileiro, se eu ter um filho e ele fazer não vai ter DNA brasileiro e nem por isso ele vai alegar não ser meu filho.
Mas vai aparecer parente direto que eu sou mãe dele.
teste de dna leva em consideracao milhares de anos
Vai ser uma geração recente à sua, pois provavelmente uma família ibérica se mudou pra Itália e antes de algum descendente dessa família se misturar com italianos, eles vieram ao Brasil.
O problema é que os italianos também são misturados. A minha parte italiana saiu 7% (meu pai é 3/4 italiano, ou, 75% ! ), e o restante foi dividida entre balcãs (gregos) e centroeuropeus (alemães).
Outro fator, é a distribuição. O quanto vc herdou de origem Italiana. Se seu pai tem 25%, mas ao "repartir" vc ganhou apenas a borda desses filamentos, então vai sair isso mesmo.
No final das contas, vc ainda é de origem italiana.
Temos que levar em conta as puladas de cerca, sempre
Muito boa sua explicação! E sobre o haplogrupo? Essa parte eu não entendi. O meu deu L1, que é África Central, mas não diz mais nada, do caminho que esses ancestrais percorreram à partir da África, como é o caso de outros haplogrupo. Então sou basicamente africana, é isso? Isso porque também pra mulher só vem a ancestralidade da mãe, acho importante contar aqui.
Isso fala a origem da mulher mais antiga da sua família, a mãe da mãe da mãe da mãe.... e assim vai
embora seja importante pra achar primos e tios e avós
Mas eu achei um primo real, ele não me conhece. Mas eu sei que ele existe, através desse teste
Como que funciona o teste de dá nomes de alguns parentes próximos?
Na minha familia o MyHeritage ate que bem preciso. So nao detectaram meu DNA Sirio, confundiram com europeu. Parece que confundem iberico com italiano tambem, pois me deram muito iberico e eu nao tinha muito não, so uma bisavó e uma tataravó. Exageraram no judeu tambem. Mas no geral tá ok.
Eu achei meio estranho pois meu avô paterno era da Letonia bem como toda a família dele e no exame não deu nada, toda a família do meu pai a parte europeu era da Letonia
Mas que região da Europa apareceu pra vc?
Ricardao detectado 😅😅😅😅
O vizinho era de onde?
Com relação a indígena e principalmente africanos, é pura conjecturas, dizer que tem pouco amostra de DNA recolhido ou disponível para esses dados. Esse banco de dados de DNA, talvez possa ser alimentado por pesquisas médicas na África por exemplo, existem muitas organizações estrangeiras na África, por questões médicas/humanitárias. Então a possível diminuta participação de genes africanos, é um palpite apenas.
Ética médica não permite isso amigo. É necessário um consentimento e tals por parte do doador de dna/cliente. Acho que retirar dna de pacientes em vulnerabilidade social só pra alimentar um banco de dados de milhoes de dólares é no mínimo, antiético.
@@karolinaservilha2842 o que vc falou amiga, não diz nada sobre ser uma suposição a possível pequena quantidade de amostra de DNA africano. Essa afirmação é puro achismo. Não tem como afirmar isso, a não ser tendo acesso aos bancos de dados.
nah, todo brasileiro tem uma mistura de 2 ou 3 "raças" , mesmo que uma seja em pequenas taxas.
@@karolinaservilha2842 ética kkkkkkk até parece que pra esse povo que tem grana, pessoas da África são pessoas dignas de ética kkkk seja África (qlqr país) Brasil, índia, pra ter um resultado "perfeito" ou quase lá esse povo faz cada coisa.
Minha bisavó era indígena 100% e no meu teste deu só 3 % , 15% afro, 78% europeu,
Comigo funcionou
O laboratório Sergio Franco faz esse exame. Ele é nacional e internacional
Qto custa?
@@danielegalvao9665 290 vou fazer
@@sincerao8005 ja fez?
Eu fiz achei um um primo meu de 2 grau da muito certo e também achei monte de sobrenome que tenho da minha família
Fez qual teste?
O teste é primitivo demais, então! Achei que as empresas tinham em seus bancos de dados informações vindas da arqueologia e que essas eram muitas!
Eu fiz e descobri que tenho parentesco com mexicanos, e isso foi uma surpresa pra mim 😅❤ #LoveChaves
Essa da ancestralidade mexicana é do QI dos norte americanos que administram o banco de dados. Os nativos da América têm uma ancestralidade comum. O nível de escolaridade dos EUA não permite uma analise mais profunda das antas daquele país
é porque os mexicanos e americanos fazem mais esses testes, aí bagunça o algoritmo e tbm porque os indígenas não têm mtos dados no banco , falta testá-los mais. tu tens nada de mexicano, provável kk
Eu também tenho .Era uma porcentagem de índios de Yucatán.
fiz o teste e deu 51% italiana, 40% escandinava e 9 africana. achei muito estranho. sou do nordeste e esperava portugal ou espanha.
Mas o Brasil é todo miscigenado, com certeza italianos e escandinavos imigraram para o nordeste.
A parte italiana pode ter vindo dos espanhóis e portugueses , e scandinava dos holandeses
Se foi Norte da África significa leia como português.Todos ou quase todos portugueses possuem entre 4 e 10 do norte da áfrica!
@@DelNegro10Portugal e Espanha foram invadidos por povos do norte da África, posteriormente foram expulso mas passaram seus DNA dos mais de 2 séculos que por ficaram. por lá fi
O meu bateu certinho sobre os relatos das minhas famílias inclusive sobre a colonização judaica no nordeste brasileiro. Inclusive já li que o 🧬 judeu sofreu mudanças em ralação aos outros. 82% europeu e 18% judaico serfadita, asquenaze e 3% judaico etíope. Recomendo o vídeo Branca Dias, A estrela oculta do sertão e Anitta Novinski inquisição. Abraços
Você fez em qual empresa?
@SK7 Cameron Se for do nordeste a origem é holandesa (neerlandesa), mas provavelmente vai aparecer Alemanha que basicamente são semelhantes entre Áustria, Suíça alemã, Alemanha e partes do norte europeu. Muita gente que acredita ter uma forte influência genética indígena na verdade ou são judeus ou árabes. Os judeus sofriam perseguição na inquisição no Brasil então eram comum dizer que tinham antepassados indígenas mitocondrial(mulheres) pois a sociedade judaica é matriarcal então a igreja deixa eles em paz quando acredita que o fluxo foi cortado. Pesquisa sobre Branca Dias, A estrela oculta do sertão ou Anitta Novinski inquisição.
@@yurimatos4456 Essa empresa não chegou ao Brasil, mas pelo que vi os resultados podem mudar de uma pra outra em porcentagem baixas.
caraca essa colonizaçao judaica vou estudar, eu sei que os meus sao de um dos primeiros bandeirantes no BR
Só tenho 4% de judeus, meus pais são do maranhão.
Eu fiz o MyHeritage, minha bisavó era judia, e no resultado não pareceu nenhuma porcentagem
Fiz no Genera apareceu 3% judeu sefaradim e 2% judeu ashkenazim, porém, ao baixar os dados brutos no MyHeritage não apareceu ascendência judaica os resultados sairam bem diferentes
se são poucos, podia não aparecer mesmo@@patyrios8398
@@patyrios8398como uso os dados do genera em outra plataforma? É pago?
E o Myheritage é israelense.
Qual a melhor empresa?
Depende dos teus objetivos. Recomendo fazer numa Brasileiro e depois upar numa estrangeira (FTDNA, MyHEritage ou LivingDNA)
Fiz o do My Heritage mas achei a análise frágil. Não basta banco de dados e amostra. Tem que ter inteligência pra análise. Não recomendo nem o site nem o teste do my Heritage
Tô pensando em fazer o da genera pq vi algumas pessoas tendo problemas para enviar o material genético pelo my heritage
@@ksk1460 my heritagenão tá vendendo no BRA pq não tá sendo possivel enviar material genetico
Fiz no genera. Super pratico. Como é uma empresa brasileira acho que o resultado Talvez seja mais preciso
@@afabianafariaO envio da amostra passa por Campinas. Instruções vêm no kit. MyHeritage continua vendendo.
Então....atualmente os testes, pelo que entendi do vídeo, não são tão confiáveis.
ainda não, pois falta mta gente pra ser testada. Mas se ninguém testar sabendo disso, nunca teremos os resultados precisos, logo faça o teste por investimento. Abraços.
@@Felipe4212 A nivel continental, é 98% exato
@@Felipe4212 teus resultados vão conforme pesquisas que se realizam desde que o Projeto Genoma se completou em 2001: Brasileiros são mais europeus do que pensam e é o componente predominante no nosso sangue, não importa tua aparência e cor, até os que se dizem afro.
@@Felipe4212 Indígena só é alto no Norte, MA e MS. Eu sou do MA, e sou 25% Brasileira Indígena; 47% Portuguesa, 7% Judia, 20% Africana negra.
@@Felipe4212 sai andino porque é única etnia consistente e conhecida entre os entrevistados na coleta das amostras pra populações de referência na AMérica do SUL. O algortimo tá quebrado por eles. Maior parte do sangue indígena é urbano hoje, logo eles são o mais próximo da população referência (proxy)
A única coisa que eu tenho certeza que eu sou descendente de italiano e Índio kkk
vídeo muito longo, amigo.. se vc colocar capítulos, fica mais fácil de irmos ao ponto que nos interessa de acordo com o seu roteiro explicativo.
Tire a vinheta e vá direto ao assunto.
Creio que virou muito comercial com baixos custos, o que pode não ser fidedigno. Besteira acreditar nesses testes.
Por ser muito comercial, é pra democratizar pra termos resultados precisos futuramente. Não são fidedignos (AINDA), mas se ninguém os fizer, nunca teremos os resultados, é um investimento.
O genera manda muito bem a nível nacional, ou seja, se vc quer saber quanto europeu, africano, indígena, judeu e sirio-libanes é bem preciso. Esses testes são 99,9% pra achar primos de 1 e 2´ grau tios e avós
TEM que ser um preço atrativo, quanto mais informação no banco de dados melhor
Pessoal e natural que os preços caiam, tudo no início tem mais custo elevado. Conforme a escala vai crescendo se consegue reduzir os custos
@@jorgeantonio5613 , matemática e contabilmente sim. No entanto, você desconsiderou o fator humano que não é confiável. Não digo que haja fraude, precisão se consegue com mais de um teste sem um ter vinculação com a mesma empresa.
tem o valor subjetivo mesmo, pois etnia tem uma carga determinada culturamente , por um grupo, então vai demorar pra esses testes serem fidedignos. o 23&Me já tá perto disso, mas por outro lado ela vende teus dados pras Farmacêuticas sem teu consentimento@@kimjongun-ii294
Ou seja, eu que sou preto com índio fico prejudicado.
é raro um Brasileiro ser só preto com índio. maior parte, mesmo bem escuro o u moreno, é predominantemente europeia.
@@YagaKimIsolda59 amigo, acho que tu está equivocado. A maior parte n]ao é europeia. A maior parte é preta e indígena mesma. Pode até ser a mistura de branco, preto e índio. Mas não é tão raro isso não. Eu sou n]ao tenho com certeza, origem europeia. Sou preto e indígena desta terra .
cor de pele engana. tem gente mais escura que eu e tem mais "europeu" que eu. A não ser que tu sejas do interiorzão e de origem bem pobre do Norte e Nordeste ou de parentes próximos de quilombolas e de aldeias indígenas. maior parte do teu DNA, no mínimo 50 - 60% vai ser europeia@@TheHedigar