Aristóteles | Hábito, Virtude e Vício
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Como nos tornamos virtuosos? Ou melhor, por que nós somos viciosos? Hoje, mais do que nunca, algumas virtudes cairiam bem como, por exemplo, a disciplina ou moderação. Aristóteles faz uma investigação sobre as virtudes em seu livro "Ética a Nicômaco". Na verdade ele investiga muito mais do que isso.
Eu tentei selecionar alguns pontos importantes sobre o que ele entende por virtude e vício e trazer para debate.
É lógico que esse vídeo não substitui, nem de perto, a leitura e o estudo do livro e do autor. Mas espero que te desperte interesse para buscar saber mais sobre esse filósofo tão grande que marcou a história da filosofia.
Confere o vídeo, vamos bater um papo sobre ele.
Espero que tenham gostado do vídeo,
Abraço,
Pepe.
Perfeita explicação! Amei!❤ fala da sabedoria prática de Aristóteles 😊
Excelente explicação e didática sobre a Virtude em Aristóteles, na Teoria da Mediania, ou Justo Meio.
Parabéns pela excelente aula
Adorei a explicação, super didática para um tema tão complexo, parabéns.👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigadaaa
muito top sua aula,entendi perfeitamente,muito bom ...
Muito boa essa expricação..↪👏👏
Obrigado! :)
Muito bom, obrigada!
Não sei o que eu acho sobre isso. Acho que vou ler a Ética a Nicomaco, entender com mais profundidade essas ideias e buscar colocá-las em prática por um tempo. Se funcionar, eu volto aqui pra falar. Mas não ficar nisso pra sempre, porque vou testar outras teorias. Afinal, a verdade pode existir, mas será que alguém tem a verdade ?
É bem complexo achar o equilíbrio, existem diversas variáveis dependendo do tema que se procura esse meio termo, mas é bem interessante procurar pelos indícios...
O meio termo, a justa medida é a mira. Como o virtuoso é aquele que consegue atingir o meio termo como disposição, isto é, como a "quantidade" que sente, olhar para nós mesmos pode ser um início a trilhar o caminho para atingir a mediedade.
Não podemos desprezar, também, a prudência, que é a virtude da "parte racional" da alma. Ela é quem calcula o melhor meio a se atingir o seu objetivo (no caso, a eudaimonia).
Mas, sim, concordo plenamente contigo: olhar para indícios. olhar para si mesmo e buscar encontrar quando estamos exagerando ou cometendo alguma falta, é um primeiro caminho para conhecer a si.
Eu penso: conhecer a si, é conhecer o mundo e o contrário é, também, verdadeiro. A que isso leva? Quem sabe a uma vida melhor? Quem sabe a uma vida mais responsável? Quem sabe à melhor versão de nós mesmos? Fica a indagação...
Muito bom 😃
Video incrivel, muito obrigado amigo
Quero retomar as atividades do canal assim que conseguir um pc novo. :)
Genial!
Obrigado:)
fez a boa pa nois
Só vi pq se não meu professor tira meu pontos 😢
e vamos de fazer lição com ajuda da sua aula :)))
Que ótimo que está ajudando! :)
Aula top
Muito obrigado Madalena. Ainda quero falar mais sobre Aristóteles. Mesmo que pouquinho por vez. Fico contente que gostou :)
canal foda irmao
Super obrigado Thales! :)
otimo video
Obrigado. Espero que tenha instigado a curiosidade sobre o tema, um pouco :)
Eu sempre fico pensando, se tirar notas muito altas eu não seria considerado virtuoso por Aristotelis? Já que devo ficar na mediedade? Ou seja devo tirar notas boas em tudo mas sem exageros?
Se a virtude é relativa. Então quando eu digo que alguém tem a virtude da coragem, é na minha visão?
A virtude, para Aristóteles, não é relativa. Mas também não é algo empírico, que podemos medir e dizer "isto é A virtude". No caso, ele busca entender como funciona virtude e vício.
Aí, quando aplicamos em exemplo há todos os elementos que compõem o evento: como, quem, quando, onde, qual a quem, por quê, etc. Em termos, quando chamamos alguém de virtuoso em termos aristotelicos, temos que perceber se o que chamamos de virtude é, de fato virtude.
UAUUU
A falta de raiva é ruim?
Sim
Pois ela também pode focar a nossa mente, e nos dar energia para agir quando fazem algo de errado conosco, etc
How you do to draw broa?
There's a software named VideoScribe from Sparkol. Is a good software to create vídeos like this.
Vou enviar para meus alunos, pode?
Claro. Fico lisongeado de ter o vídeo do canal como material escolar
Este o maior crime que o ocidente cometeu com Aristoteles, hábitos, hábitos são perigosos, e crescimento virtuoso somente se faz consciente, e se buscarmos na filosofia a cerne da questão veremos que Aristoteles fala do hábito consciente.
Há um quê de ethos na ética aristotelicos. A palavra "hábito" está viciada, mesmo. Não sei se entendi exatamente o que mencionas com crescimento consciente. Mas apesar de Aristóteles afirmar em justa medida, o "saber" qual é o meio termo, isto é, uma virtude, não basta apenas "saber" e agir conforme tal meio termo, mas o desejo (faculdade desiderativa) deve apontar para tal meio termo também. Então, para ele, o virtuoso não é somente aquele que conhece e age de tal maneira, mas que deseja de maneira virtuosa. Porém, é impossível reduzir a filosofia aristotelica num video de 5 ou 6 minutos, concordo. Talvez minha pretensão seja de despertar a indagação nas pessoas funcione ou não.
Mas a mediocridade não é uma virtude… Ou seria o exagero das escolhas médias, ou seja, da mediedade??
O meio termo a que Aristóteles se refere não é sinônimo de mediocridade. Seu meio termo é o ponto de equilíbrio para a virtude. Por exemplo, a coragem é um meio termo. A coragem é o termo médio entre a covardia e a temeridade. Covardia é a falta, a temeridade é o excesso. A ideia central é que os extremos são vícios.