👏👏👏👏👏👏👏show ai sim gostei muito da sua explicação porém sou um tabaqueiro de um terreiro treinei na própria casa e hg faço parte da curinba..mas com as dúvidas entre o ogan e o tabaqueiro ..e visitando sua página passei então ao conhecimento fas diferença..muito obrigado gratidão deus abençoe cpm muito axé..🙏🙏
Motumba, meus respeitos aos mais velhos e os mais novos. Em candomblé ketu nos entendemos que Ogan foi um homem escolhido por Esu para alegrar as festas no Orum ( mundo espiritual) , logo, entendemos que mulheres não ocupam este posto, as mulheres por sua vez são figuras sagradas dentro da religião ( metade do mundo são mulheres, eu outra metade são os filhos delas). Já no caso do “ curumbeiro” acho muito polêmico que os médiuns toquem os tambores sagrados, visto que o atabaque vivo e tem fundamento assim como orisa !!! entendo que para os rapazes aí que tocam na umbanda e tem seus guias desenvolvidos não devem tocar em candomblé !!! E a “varinha” nos chamamos de Aguidavi 🙏 Mulher tocando já soa absurdo, menstruada então…. ( não é machismo, é sobre energia, por isso que as mulheres amarram o pano da Costa ali pra proteger o útero!!!! Gente , evitem falar “Ogan” no feminino, soa um pouco absurdo … Entendemos que a umbanda não é candomblé!!! Mas quando o pessoal tem fundamento na umbanda e resolve misturar com o candomblé aí tem que ter pé no chão, se não vira marmota . Falo cm todo respeito , sem intenção de desmerecer ninguém!, é apenas a forma que vemos dentro do nosso culto de Ketu , assim como as denominações em outras nações de candomblé) Meu mojuba a todos, pai Odé abençoe!🏹
Concordo com 90%, kkkkk quando se toca atabaque na Umbanda e não se mistura com os fundamentos do Candomblé para mim não tem problema nenhum a mulher tocar, porém venho trabalhando muito para que as possoas entendam os fundamentos de um Ogan, e as diferenças com o Curimbeiro ou Tabaqueiro. Axé!!! Gratidão imensa por deixar seu comentário!!!
Concordo oga é masculino designado por exu. As mulheres tem outras funções. Se Nao vira bagunça já vi até casa que estão tocando com violão é um absurdo.
Salve meu irmão! Também coloquei um vídeo sobre o tema no nosso canal. Muito bom para o debate e reflexão, até porque, permite às pessoas que ouçam várias ideias, semelhantes ou diferentes e assim, refletir sobre o assunto. Abraços fraternos e parabéns pelo canal! Saravá!
Eu assisti e realmente seu vídeo agregou mais ao assunto, pois você diz que o Ogã é missão na umbanda escolhida pelos guias, o que faltou eu dizer no meu vídeo, por isso é importante dividirmos conhecimentos e informações. Eu sou dirigente de uma tenda hoje, mas toco o atabaque a 20 anos e sempre acreditei que sou Ogã, pois foi desta forma que você diz no vídeo que aconteceu comigo, a preta velha da minha mãe de santo disse "menino, você é do coro, do atabaque" e foi aí que eu me apaixonei pela Umbanda e pelos atabaques. Axé!!! Obs: Vamos marcar uma live um dia para falarmos sobre este tema. Abraços.
Tudo bom pessoal estou iniciando agora ja frequentava como assistente entrei para corrente e a entidade falou que eu nao incorporo que sou ogan mas eu nunca toquei nada de instrumento e tenho garra de aprender quero muito servir a ao sagrado se alguem pude me ajuada qual toque começar e q se emcaixa em qualquer ponto algum exercício para coordenação motora ficarei grato
Tem alguns cursos de curimba que você pode fazer, basta pesquisar na sua cidade. Tenha paciência e busque o conceito e fundamento de ser um Ogan ou curimbeiro, vai mais além de somente tocar atabaque. Grandes responsabilidades.
Grato irmão! Iniciei a 3 semanas os estudos na Curimba! É divino como as coisas acontecem! Entrei inicialmente com outros propósitos na corrente da Umbanda: dar passes, caridade... Mas arrisco dizer q antes de vir p esse plano eu já estava predestinado a curimba hehehe . Qdo pequeno eu batia nos baldes, latas da minha casa e já tinha ritmo! Detalhe, Ninguém em casa é músico! Qdo jovem fui aprender a tocar percussão (voltado para o samba), a ql amo fazer! e a um mês eu comecei a participar de uma corrente! e por esta desfalcada a curimba o Pai me chamou p ajudar... Aprendi um toque um pouco antes da gira e já sai tocando hehehe . Agora estou estudando e me desenvolvendo para honrar ao q me foi oportunizado pela luz ...No fim é a espiritualidade q abre os caminhos q devemos traçar! Temos sempre q estar atentos! Abraço
Fica uma pergunta porque o povo de candoble keto não sei adora rebaixa e esculaxa os ogãn de ubanda si no fim todos tocão pra orixas e exú só muda os ritmos e cânticos
Olá!!! É bom entender que Ogan no candomblé é uma coisa e na umbanda é outra coisa. São duas funções bem diferentes, com iniciações e hierarquias diferentes também. Mas cada um é cada um, não posso dizer o porque, mas posso lhe garantir que cada religião tem seu fundamento e é preciso saber respeitar.
Assim foi minha caminhada, fui convidado pela mãe de santo amiga minha e a Preta velha dona da casa me aceitou e me deu a responsabilidade como ogan, onde pude aprender e desenvolver a função com muito prazer. Vindo de uma história na igreja católica, com a música e artes.. e foi justamente como o sr disse sobre sentir... e fazer pontos na hora para o momento certo e depois esquecer. Foi explicado que os caboclos que nos inpiram a fazer isso
No meu terreiro foi confirmado no jogo de Búzios que sou Ogan eu não incorporo estou lá a dois anos mais não sou raspado no candomblé tenho o cargo de Ogan na casa mais não sou feito de Santo e também não encorporo
Meu caro, há casos isso já aconteceu em alguns Candomblés, em que o Orixá apontou para a pessoa ser Iniciar-se no cargo de Ogã e já no preceito ele virou com o Orixá e aí, fica feio uma situação dessa pra casa. Então essa história de que o Orixá é que escolhe a pessoa pra ser Oga, na minha opinião é errado, ficaria melhor quando o Orixá ao apontá-lo para Ogã abrir um jogo no búzios para saber se ele terá mesmo esse cargo.
Cê tá na religião pra angariar conhecimento e evolução espiritual ou pra adquirir cargos e reconhecimento público? Sinto dizer mas, você tá na religião errada, vai ser evangélico.
Cada um tem sua opinião né? desde de que não desrespeite o Terreiro que tem mulher que toca, o importante será sempre ver o lado da caridade e dos trabalhos que as entidades fazem para ajudar a quem precisa!!!
Claro que é contra! Toda estância que é dedicada somente aos homens, assim que a mulher começa a desbravar, sempre vai haver resistência por parte dos homens! Vcs não querem perder as prerrogativas de serem os exclusivos! Principalmente se a mulher se sair melhor que os caras... Que bobagem! Que atraso! Aliás, dei uma olhada no seu canal, fio, exercite mais, seu toque ainda não tá legal, não! 😂😂😂😂😂😂
@@NOSSAUMBANDA2015Eu toco na minha casa de Umbanda e sou muito respeitada pelas entidades e o corpo mediúnico, muitos sempre me dizem que se sentem mais seguros e confiantes quando estou lá, ao contrário de muitos rapazes que já passaram pela casa e desarmonizaram a energia da gira porque chegaram bêbados, drogados, com roupas inadequadas e sem seus devidos brajás. Responsabilidade, seriedade e respeito não têm gênero. Os candomblecistas (e alguns umbandistas) podem cansar de ser contrários a mulher tocar atabaques, mas, jamais vão alcançar a sabedoria das entidades que permitem a mulher no comando dos couros, quanto mais supera-las. Axé!
Sou responsável pela Curimba na minha casa, canto e toco com as mais e coração. Fui chamada pela Dona Maria Padilha das almas e aceitei a missão. Estou na umbanda a 15 anos. Cuido inclusive das trocas de couro e aprendi sozinha. Salve a Curimba!!!!
Excelente informações!
Muito obrigado!
😊 Gratidão
Boa noite!
Muito bom o vídeo!!👋👋👋
Gratidão imensa!!!
👏👏👏👏👏👏👏show ai sim gostei muito da sua explicação porém sou um tabaqueiro de um terreiro treinei na própria casa e hg faço parte da curinba..mas com as dúvidas entre o ogan e o tabaqueiro ..e visitando sua página passei então ao conhecimento fas diferença..muito obrigado gratidão deus abençoe cpm muito axé..🙏🙏
Gratidão imensa por assistir o vídeo, acabei de postar um vídeo novo: ua-cam.com/video/1iUAuKXTA4U/v-deo.html
Motumba, meus respeitos aos mais velhos e os mais novos.
Em candomblé ketu nos entendemos que Ogan foi um homem escolhido por Esu para alegrar as festas no Orum ( mundo espiritual) , logo, entendemos que mulheres não ocupam este posto, as mulheres por sua vez são figuras sagradas dentro da religião ( metade do mundo são mulheres, eu outra metade são os filhos delas). Já no caso do “ curumbeiro” acho muito polêmico que os médiuns toquem os tambores sagrados, visto que o atabaque vivo e tem fundamento assim como orisa !!! entendo que para os rapazes aí que tocam na umbanda e tem seus guias desenvolvidos não devem tocar em candomblé !!!
E a “varinha” nos chamamos de Aguidavi 🙏
Mulher tocando já soa absurdo, menstruada então…. ( não é machismo, é sobre energia, por isso que as mulheres amarram o pano da Costa ali pra proteger o útero!!!!
Gente , evitem falar “Ogan” no feminino, soa um pouco absurdo …
Entendemos que a umbanda não é candomblé!!! Mas quando o pessoal tem fundamento na umbanda e resolve misturar com o candomblé aí tem que ter pé no chão, se não vira marmota .
Falo cm todo respeito , sem intenção de desmerecer ninguém!, é apenas a forma que vemos dentro do nosso culto de Ketu , assim como as denominações em outras nações de candomblé)
Meu mojuba a todos, pai Odé abençoe!🏹
Concordo com 90%, kkkkk quando se toca atabaque na Umbanda e não se mistura com os fundamentos do Candomblé para mim não tem problema nenhum a mulher tocar, porém venho trabalhando muito para que as possoas entendam os fundamentos de um Ogan, e as diferenças com o Curimbeiro ou Tabaqueiro. Axé!!!
Gratidão imensa por deixar seu comentário!!!
Concordo oga é masculino designado por exu. As mulheres tem outras funções. Se Nao vira bagunça já vi até casa que estão tocando com violão é um absurdo.
Amei o vídeo 🙏🙏🙏🙏
Gratidão imensa!!!
Muito bom, bem explicado!!!
Gratidão imensa!!!
👏👏👏🥰 Axé Irmão 💙
Axé minha irmã!!!!
Sempre arrebentando meu irmão!!! Axé meu povooooooo
Axé!!!!
Excelente 👏👏🙏🙏
Gratidão imensa!!!
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Salve meu irmão! Também coloquei um vídeo sobre o tema no nosso canal. Muito bom para o debate e reflexão, até porque, permite às pessoas que ouçam várias ideias, semelhantes ou diferentes e assim, refletir sobre o assunto. Abraços fraternos e parabéns pelo canal! Saravá!
Eu assisti e realmente seu vídeo agregou mais ao assunto, pois você diz que o Ogã é missão na umbanda escolhida pelos guias, o que faltou eu dizer no meu vídeo, por isso é importante dividirmos conhecimentos e informações.
Eu sou dirigente de uma tenda hoje, mas toco o atabaque a 20 anos e sempre acreditei que sou Ogã, pois foi desta forma que você diz no vídeo que aconteceu comigo, a preta velha da minha mãe de santo disse "menino, você é do coro, do atabaque" e foi aí que eu me apaixonei pela Umbanda e pelos atabaques.
Axé!!!
Obs: Vamos marcar uma live um dia para falarmos sobre este tema.
Abraços.
Acabei de assistir outro vídeo teu, com o mesmo tema, de uns anos atrás... Agora vou ver esse tb, rs.
muito bom gostei motumbá pra você axé 🙏
Agora vídeo assistido, rs. Ótima explicação. Axé.
Perfeito!
Gratidão imensa!!!
Ótimo conteúdo 👏🏼🙏🏼
Muito explicativo suas considerações. Estou aprendendo tocar atabaque e e gosto de ouvir videos pra orientação verdadeira
Muito bom. EXCELENTE Aliás.
Tudo bom pessoal estou iniciando agora ja frequentava como assistente entrei para corrente e a entidade falou que eu nao incorporo que sou ogan mas eu nunca toquei nada de instrumento e tenho garra de aprender quero muito servir a ao sagrado se alguem pude me ajuada qual toque começar e q se emcaixa em qualquer ponto algum exercício para coordenação motora ficarei grato
Tem alguns cursos de curimba que você pode fazer, basta pesquisar na sua cidade.
Tenha paciência e busque o conceito e fundamento de ser um Ogan ou curimbeiro, vai mais além de somente tocar atabaque.
Grandes responsabilidades.
@@NOSSAUMBANDA2015 obrigado é isso que estou buscando os fundamentos de ser ogan
Ogã de Umbanda toca com Amor , Respeito , HIERARQUIA e TRADIÇÃO !!! Fora isso e Batuqueiro Modinha ! 🤫🤨
Grato irmão! Iniciei a 3 semanas os estudos na Curimba! É divino como as coisas acontecem! Entrei inicialmente com outros propósitos na corrente da Umbanda: dar passes, caridade... Mas arrisco dizer q antes de vir p esse plano eu já estava predestinado a curimba hehehe . Qdo pequeno eu batia nos baldes, latas da minha casa e já tinha ritmo! Detalhe, Ninguém em casa é músico! Qdo jovem fui aprender a tocar percussão (voltado para o samba), a ql amo fazer! e a um mês eu comecei a participar de uma corrente! e por esta desfalcada a curimba o Pai me chamou p ajudar... Aprendi um toque um pouco antes da gira e já sai tocando hehehe . Agora estou estudando e me desenvolvendo para honrar ao q me foi oportunizado pela luz ...No fim é a espiritualidade q abre os caminhos q devemos traçar! Temos sempre q estar atentos! Abraço
Fica uma pergunta porque o povo de candoble keto não sei adora rebaixa e esculaxa os ogãn de ubanda si no fim todos tocão pra orixas e exú só muda os ritmos e cânticos
Olá!!!
É bom entender que Ogan no candomblé é uma coisa e na umbanda é outra coisa.
São duas funções bem diferentes, com iniciações e hierarquias diferentes também.
Mas cada um é cada um, não posso dizer o porque, mas posso lhe garantir que cada religião tem seu fundamento e é preciso saber respeitar.
Senhor já viu a história da umbanda antes do Zélio?
Tina atabaque já ou não
Bença Pai 🙏🏻, agora tudo faz sentido 🙌🏻
Senhor quis falar da umbanda que veio do Zélio de morais né
Assim foi minha caminhada, fui convidado pela mãe de santo amiga minha e a Preta velha dona da casa me aceitou e me deu a responsabilidade como ogan, onde pude aprender e desenvolver a função com muito prazer. Vindo de uma história na igreja católica, com a música e artes.. e foi justamente como o sr disse sobre sentir... e fazer pontos na hora para o momento certo e depois esquecer. Foi explicado que os caboclos que nos inpiram a fazer isso
No meu terreiro foi confirmado no jogo de Búzios que sou Ogan eu não incorporo estou lá a dois anos mais não sou raspado no candomblé tenho o cargo de Ogan na casa mais não sou feito de Santo e também não encorporo
Perfeito, cada casa com sua doutrina!!!
Meu caro, há casos isso já aconteceu em alguns Candomblés, em que o Orixá apontou para a pessoa ser Iniciar-se no cargo de Ogã e já no preceito ele virou com o Orixá e aí, fica feio uma situação dessa pra casa. Então essa história de que o Orixá é que escolhe a pessoa pra ser Oga, na minha opinião é errado, ficaria melhor quando o Orixá ao apontá-lo para Ogã abrir um jogo no búzios para saber se ele terá mesmo esse cargo.
👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙌🏻🙏🏻
Há casa de Candomblé que não raspa Oga, ele é confirmado.
Em tão ogãn de U banda não é ninguém dentro do tereiro 😢 javi que sou um troxa mesmo durante 20 anos
Cê tá na religião pra angariar conhecimento e evolução espiritual ou pra adquirir cargos e reconhecimento público? Sinto dizer mas, você tá na religião errada, vai ser evangélico.
Você só tem que fazer sua parte com amor e dedicação e não se importar com que falam.
Frequentei o Candomblé de Angola e depois fui para Umbanda, o senhor explicou muito bem !!!
Gratidão imensa!!!
Ogã calofe
Por mais que não exista um fundamento concretizado do Atabaque sobre mulheres tocar,sou completamente CONTRA!!
Cada um tem sua opinião né? desde de que não desrespeite o Terreiro que tem mulher que toca, o importante será sempre ver o lado da caridade e dos trabalhos que as entidades fazem para ajudar a quem precisa!!!
Claro que é contra! Toda estância que é dedicada somente aos homens, assim que a mulher começa a desbravar, sempre vai haver resistência por parte dos homens! Vcs não querem perder as prerrogativas de serem os exclusivos! Principalmente se a mulher se sair melhor que os caras... Que bobagem! Que atraso! Aliás, dei uma olhada no seu canal, fio, exercite mais, seu toque ainda não tá legal, não! 😂😂😂😂😂😂
@@NOSSAUMBANDA2015Eu toco na minha casa de Umbanda e sou muito respeitada pelas entidades e o corpo mediúnico, muitos sempre me dizem que se sentem mais seguros e confiantes quando estou lá, ao contrário de muitos rapazes que já passaram pela casa e desarmonizaram a energia da gira porque chegaram bêbados, drogados, com roupas inadequadas e sem seus devidos brajás. Responsabilidade, seriedade e respeito não têm gênero. Os candomblecistas (e alguns umbandistas) podem cansar de ser contrários a mulher tocar atabaques, mas, jamais vão alcançar a sabedoria das entidades que permitem a mulher no comando dos couros, quanto mais supera-las. Axé!
Sou responsável pela Curimba na minha casa, canto e toco com as mais e coração. Fui chamada pela Dona Maria Padilha das almas e aceitei a missão.
Estou na umbanda a 15 anos.
Cuido inclusive das trocas de couro e aprendi sozinha.
Salve a Curimba!!!!