🎙️Série: O Futuro do Trabalho - O papel das Plataformas - 99 e iFood

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лют 2025
  • Neste primeiro episódio, recebemos duas grandes lideranças do setor de plataformas digitais no Brasil: Maria Eliza Farran, Senior Legal Manager da 99 e o diretor jurídico do iFood, Paulo Pacheco.
    Em um bate-papo profundo e esclarecedor com a nossa head Trabalhista, Digital e ESG, Érika de Mello e o especialista trabalhista, Rodrigo Marques, exploramos as nuances e desafios do trabalho por aplicativos, seus impactos econômicos, a relação com a legislação trabalhista atual e o papel fundamental da tecnologia nesse ecossistema.
    🔍 Principais Tópicos Abordados:
    📌 Modelo de negócios da 99: Entenda como a 99 estruturou seu funcionamento para gerar impacto positivo na economia, contribuindo indiretamente com R$ 54 bilhões para o PIB nos últimos anos.
    📌 A 99 e o STF: A decisão do Supremo Tribunal Federal reconhecendo que a 99 não é uma empresa de transporte e o que isso significa para o setor.
    📌 O avanço da tecnologia e suas implicações: Qual seria o impacto em nossas vidas sem essas plataformas e por que é essencial equilibrar inovação e proteção aos trabalhadores.
    📌 Modelo econômico do iFood: Como o iFood gerencia sua operação, incluindo questões trabalhistas e regulamentação.
    📌 Litígios e o mercado: Será que um alto volume de litígios é sempre negativo? Uma análise surpreendente.
    📌 Reconhecimento de vínculo trabalhista: Como a 99 lida com as demandas por reconhecimento de vínculo e o impacto econômico de decisões judiciais que podem alterar o modelo de plataformas.
    📌 Subordinação vs. Regras da plataforma: A regulamentação e o algoritmo. Desmistificamos como as plataformas utilizam regras não para subordinação, mas sim para garantir segurança.
    📌 O futuro do trabalho e a regulamentação: Um olhar sobre como construir um diálogo que envolva todos os stakeholders para uma regulação equilibrada e funcional.
    📌 Entendendo o PL e negociações sindicais: Desafios em negociar com categorias que não são de empregados formais.
    📌 O papel social das empresas e insegurança jurídica: As plataformas estão dispostas a contribuir socialmente, mas como fazer isso em um ambiente legislativo que ainda gera incertezas?
    👉 Aperte o play e entenda as perspectivas das maiores plataformas do Brasil sobre a economia digital, regulação, e o futuro do trabalho.
    Se inscreva no canal e ative o sininho para não perder os próximos episódios!
    Siga o PG Advogados nas redes sociais
    Instagram: @pgadvogados
    LinkedIn: PG Advogados
    Siga também o Conectando Mentes Curiosas
    Instagram: @conectandomentescuriosas

КОМЕНТАРІ •