Não fui PM no Rio em 70, 80 ou 90. Mas entendi o que ele disse, tudo o que ele diz se refere ao estado do Guanabara antes de se fundir ao Rio. Se formos olhar historicamente a PM existe desde o império e o que ele se referiu sobre ronda ostensiva pela PCRJ se refere em uma época especifica no estado do Guanabara. Tá faltando interpretação no pessoal dos comentários lu então ressuscitou-se a cultura de não poder criticar nenhuma força policial...
A polícia civil era uma polícia híbrida como a polícia federal ainda é hoje! Era tanto ostensiva quanto judiciária. Dr. Hélio Luz, independente das suas ideias e ideologias políticas. Esse homem tem o meu respeito.
Em alguns estados tinha uma guarda civil que foi extinta e o efetivo incorporado na guarda civil. A PMmg fazia policiamento ostensivo mas era tambem um especie de exercito provincial, tinha ate batalhões de engenharia, construção e aviação militar.
A Polícia Militar antes de 1988 fazia o que hoje faz o Batalhão de Choque. O Choque fica aquartelado, ou seja, não faz patrulhamento ostensivo. Hoje eles também dão apoio operacional, mas o seu propósito é reprimir o tumulto de rua. Assim era a PM antigamente, era uma força auxiliar do Exército para controlar o tumulto e manter a ordem.
@@luizaugustovieira9114 não estou falando da existência da PM, estou falando das ATRIBUIÇÕES. A PM, como bem mencionado pelo delegado, não fazia patrulhamento ostensivo, isso era com a Polícia Civil. Antigamente, a PM era mais usada como um instrumento de repressão da ditadura às manifestações contrárias ao regime do que propriamente um órgão de segurança pública.
As PMs, antigas forças públicas dos Estados, foram aguarteladas até 1967! Eram forças militares de reserva dos Estados! Quem jogou as PMs nas ruas foram os generais!!!
Creio que devemos trazer a Historicidade das polícias de forma plena e neste diapasão não se pode jamais excluir as Guardas Municipais. Incrível como as pessoas teimam em não falar de todos os atores principais que estão neste chão desde sua criação e para tal devemos falar com clareza e exatidão da pioneira em segurança pública no Brasil (Guardas Municipais). Instituição criada desde antes de 1831 e que participou ativamente de todos os momentos históricos da Cidade do Rio de Janeiro e do Brasil. Ah, no período em que o Rio de Janeiro foi capital da República quem políciava o Rio de Janeiro era a Polícia Municipal da Cidade do Rio de Janeiro cujo um de seus comandantes foi o Marechal Euclides Zenóbio da Costa em 1935. Quem ajudou a desvendar o atentado contra Carlos Lacerda foi o guarda municipal Sálvio Romeiro. Isso no período em que Getúlio Vargas era Presidente da República. Sobre armas usadas a Guarda Municipal (Polícia Municipal) e usava-se o revólver 38, apelidado de Colt cavalinho e a pistola Colt 45, que tinha carregador monofilar e ainda nestas armas estava cunhado Polícia Municipal. Vale destacar que o único órgão de segurança pública no Brasil que possui um Decreto Imperial falando dos feitos de um agente e parabenizando pelo que fez em defesa da pátria é a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, através do guarda municipal Estevão de Almeida Chaves. O documento citado tem data de 12 de outubro de 1831. Vamos parar por aqui, mas temos uma infinidade de fatos registrados que mostram que a quase ducentenária instituição deve ser respeita e significada por tudo que faz em prol da sociedade. Creio ser de bom tom este podcast também proporcionar espaço para que a instituição pioneira em segurança pública no Brasil possa se manifestar com dados e fatos concretos acerca de sua Historicidade. Subinspetor S. Santos - GM RIO/GOC
Cara, a GM é o futuro da segurança pública, só a GM tem capacidade de fazer o trabalho de proximidade com a população, junto com a PC, já a PM tem que servir apenas como força anti tumulto
Eu trabalhei nesta época. Tive o privilégio de atuar na rua fazendo o policiamento ostensivo, na Operação Apolo, que zerou roubo a banco no Rio; e também na derradeira Vigilância e Capturas.
Quando o bandido cara de cavalo matou o detetive lecocq, ele se escondeu em Armação dos Buzios. No dia que descobriram e metralharam ele, meu pai era criança e estava no carro com o pai dele, meu outro avô. O delegado regional que era amigo do meu avô, pediu uma carona no seu dodge dart ou galax para chegar logo em Buzios e apurar o que estava acontecendo. Mas quando chegaram, ja tinham chegado policiais do RJ todo e ja tinham furado o bandido todo.rs
@@Paulocesar-ls7eq PC, concordo plenamente com vc, tbm sou de 71 da Guanabara, Dr.Hélio chegou depois e trabalhava no interior, desconhecendo a verdade verdadeira.
@@pc5840 Acho que você não conhece o significado da palavra POLÍCIA! Pesquisa aí! Todo órgão público com o poder de exercer qualquer tipo de fiscalização, tem o "poder de polícia" e por lógica é POLÍCIA!!!
@@normandiosilva1179 irmão, eu sou formado em direito e pós graduado em ciências jurídico-criminais. Poder de polícia não se confunde com a função policial. O poder de polícia pode, inclusive, ser delegado à empresas privadas, como seguradoras de veículo, e não apenas para os setores públicos, como você disse. Dito isso, guarda municipal não é polícia.
@@pc5840 Amigo! Tudo que você disse, está de acordo com o que eu disse! Com exceção da questão da GCM, que contraditoriamente, você diz não ser POLÍCIA! Leia o conceito de POLÍCIA, apresentado no código tributário nacional, e depois me diga se a GCM não exerce um poder que você mesmo diz que pode até ser delegado!!!
Ou PM ou civil! Ninguém conseguiu acabar com o tráfico do rio de janeiro! E ainda surgiu os milicianos! O que era ruim agora fica pior! Acho que! A polícia perdeu a guerra! Contra o tráfico! Só não pode admitir! Todos os dias se prende traficante e todos os dias aparecem mais! Pelo amor de Deus! Segurança pública! Pra quem tem em segurança particular!
Esse delegado está caduco,eu me lembro muito bem da Pm no início dos anos 80 fazendo policiamento ostensivo com fuscas e veraneios na área do 8 BPM...😂😂😂😂😂
Verdade, o cara tem que lembrar que os tempos mudaram, novos tempos novos costumes.Sempre sempre se falava as PMs uma policia violenta, as policias civis ima policia corrupta, vai vendo!
Quer dizer que antes de 88 o Rio era pacificado por causa da PC. E eu que pensava que era por causa dos "MILITARES MALVADÕES". Este senhor tem alguma frustração não resolvida, só pode!
Ele está muito equivocado. A PM patrulhava sim. Velho fanfarrão. Sou oficial qoa da PM e não troco meu conhecimento pelo conhecimento de muitos oficiais de Academias.
Veterano, ele quis enaltecer a PCERJ. Acredito sim que a PCERJ já fez bastante ptr ostensivo, mas dizer que a PMERJ veio fazer ptr ostensivo a partir de 88 é maluquice!
@@gladstonewenderwenderlino8632 Gladstone,começou em 76, as veraneios comandada por um ten, mais 4 policiais, em 81, receu o nome de PATAMO, em todos os BTLs . Portanto , como disse o desinformado delegado, O policiamento ostensivo, sempre teve da PM (...)ele se modernizou no início dos anos 80, com a chegada do Cel Nilton Cerqueira.
Ele está exclerosado rsrsrs a PM trabalha na rua desde 1809 com a Guarda real de polícia rsrs é um bom profissional, mas a idade chega para todo mundo..... ele deve está falando isso porque era pau mandado do General Nilton Cerqueira Secretário de Segurança Pública na época do Marcelo Alencar... sem falar que a Delegacia de Homicídios só existe a partir de 2010 rsrsrs... a idade não é fácil rsrsrs
Epoca boa as DV patrulhavam todo tempo e havia policiais que vestiam a camisa da corporacao como o Jamil Warwar da homicidios inspetor Marinho da Roubos e Furtos e o saudoso Dr Rogerio MontKarp e.o experiente dr Helio Luz policial integro e eficiente..
Trabalhei em algumas DP. Auxiliando pois eles n tinha efetivo, como iria folgar 96h rsrs, ademais, eles msn eram os CAMBOJANO, nos do antigo RJ éramos os treme terra, pq na guerra do Paraguai foram 12 voluntários e após 13meses de combate, os 12 voluntários voltaram alguns com pequenos ferimentos, + todos 12 voltaram.🇧🇷🇧🇷
Ele Tem um livro, Hélio Luz Muito Interresante . .......................................... Pra Se Pensar suas motivações . A ordem e o Dreito na garantia. ... Uma criação para perpetuidade .
Ele tá esquecendo de falar quando os militares invadia delegacia e prendia os delegados caso 1) delegacia de Belford Roxo a marinha invadiu e prendeu o delegado braço de ferro ( pasmem usava um braço de madeira) e ficou preso durante 20 dias no 1* Distrito naval.
O Dr Helio Luz está equivocado. A CF de 88 definiu no art. 144 as atribuições das polícias, incluindo a PF, PM e PC. De fato o PM não tinha porte de arma, o que foi corrigido por lei ordinaria, cujo porte era fornecido dentro da propria Unidade pmerj. A pcerj não tinha efetivo pra patrulhar, aliás, nem viaturas. Ele só nao fala da bagunça que eram as delegacias, que até preso de confiança trabalhava em plantões. Eu conheci guarda vida que se trabsformou em detetive sem nenhum concurso. A origem da PM data de 1809 com a chegada de familia de D. João VI, criando a guarda real de policia. É logico que era tudo muito precário, assim como todas as instituições eram precarias até 1960, 70, 80. Velho bobalhão.
Robertogama,com certeza vc está equivocado,estuda um pouco sobre a Guarda Civil Estadual,pois era ela que fazia o patrulhamento ostensivo, a PM ficava aquartelada. Isso está relatado em livros,jornais e revista da época.
Robertogama,estuda um pouco sobre a história da Guarda Civil Estadual do RJ,a polícia militar começa a fazer patrulhamento ostensivo com o início do regime militar em 64.
Polícia civil na sua época d secretário fazia menos do que faz hje , vc tá aí pra fazer propaganda da civil kkkk nunca saíram de dentro da DP, tinha um monte d Pm trabalhando nadelegacia pq não tinha policial civil suficiente . Comédia sr Hélio luz
@@luizaugustovieira9114 verdade seja dita. Eu morava numa comunidade na década de 80 e 90, e toda vez que a policia civil tomava conta do combate ao tráfico no morro, os bandidos respeitavam e temiam, pois os caras da DRE pegavam os bandidos dormindo, e prendiam muitas lideranças do tráfico.
Pô da para entender o canal é de difeita e tudo mais mas custa falar a verdade ? A polícia nasceu para garantir e proteger a propriedade dos grandes fazendeiros brasileiros dos pobres e escravos recém libertados
Por conta de pessoas como essa que há conflitos entre as forças, todos fazem parte da segurança pública, cada um tem seu papel. As coisas mudam, lá atrás o estado em si era respeitado, o que não ocorre nos dias de hoje por conta da fragilidade das leis que não se adaptaram as mudanças.
Lamentável escutar tanta besteira. Vamos aos pontos e contraposição: 1- Porte é autorização; antigamente não ter, nada tem haver com as missões constitucionais; ou seja, besteira; 2- PM sempre esteve nas ruas ostensivamente sim! No interior e na Guanabara; bem como a PCERJ. Depois de 1969, a PMERJ ficou exclusivamente nas ruas e a PCERJ, exclusivamente, nas investigações. Fato é que as PMs eram, sobretudo na primeira república, muito mais um exército do que polícia, mas sua função policial era evidente. O próprio Decreto do Príncipe Regente motivava a criação da GRP considerando os crimes de rua. A Polícia Militar é uma Gendarmaria, assim como dezenas de outras na América e Europa. 3- Ronda à paisana? Desculpe, isso não é patrulhamento... Não é uma crítica, mas uma constatação técnica e comparada com a história policial... 4- Essa "polícia" da inteligência já existia e segurava a cidade???? A PM não estava lá? O Quartel dos Barbonos na Cinelândia era de quem? E Batalhão de Choque? E o 4º BPM? E o 5º BPM? E o 3º BPM? Porra, MAJ PM Vidigal virou até marchinha de samba!!! Nunca leu Memórias de um Sargento de Milícias? Deve ser o cansaço...
Certamente esse velho tá fumando algum capim maluco. Antes da promulgação da CF de 88, por atribuição ou subordinação, as polícias militares eram forças auxiliares reservas do Exército. Com a CF, o art. 144 estabeleceu as atribuições de todas as instituições policiais, que já eram executadas nas que não estava prescrito em letra constitucional, tanto da PC, PF quanto da PM.
Esse sujeito está falando bobagem viajo com meu pai para o rio desde os anos 70 e lembro dos Fuscas azuis e brancos,opalas azuis e brancos,as boinas de época ,os cintos MAs de couro cartucheira,os bigodoes e fardas azuis dos PMs,essa informação não procede e creio acho não ser verídica ou verdadeira
@@flavioaraujo5864 Que papo é esse? Meu tio entrou na PM em 1970, a PM fazia policiamento ostensivo, usavam arma desde sempre. Até o cidadão podia andar armado, não era crime, e sim uma mera contravenção. Vcs ficam ouvindo merda na internet, e acreditam.
A PM era quem patrulhava e botava moral. Esse velho é muito fanfarrão. Nesse episódio que ele fala da prisão do PM, o comandante do 18 era o coronel Francisco Duram, que mandou cercar a delegacia e de nada adiantou o PM ter sido autuado, pois não ficou preso. Velho bobão. Só não fala da zona que até bem pouco tempo eram as delegacias onde até presos trabalhavam em plantões.
Olha, eu ia falar que ele estava mentindo. E infelizmente faltou com respeito com os colegas do antigo Estado do Rio (Niterói), ao chamar de Camboja, enquanto ele era do Estado da Guanabara. Realmente a PM de Niterói e demais cidades que não eram do Estado da Guanabara, no início entravam por indicação. isso em 1942. Meu avô, Coronel Wilson Cabral Trannin entrou como soldado, mas fazia ronda sozinho com seu fuzil e a segurança de eventos normalmente como hoje funciona a PMERJ, ostensivamente. Eles eram chamados de Treme Terra, pela poeira que levantavam ao marchar. O Sogro do meu avô, meu bisavô, era tenente coronel da PM e era nomeado Delegado da polícia civil em duque de caxias e em Magé. Acumulando os dois cargos. Inimigo ferrenho de Tenório Cavalcante. Coronel Abílio Gomes Vieira. Muitas emboscadas das duas partes para se matarem e nenhum dos dois tiveram exito por completo. Se os Treme Terra eram o Camboja, os da Guanabara eram nutelinha. Meu avô, realmente foi quem conseguiu regularizar o uniforme dos PMs de Niterói, que até então não tinham um padrão de farda adequado para uma corporação ser respeitada. Também conseguiu aumentar o soldo dos policiais, enquanto Presidente do Clube de oficiais. Em 64, foi chefe do Gabinete Militar do Governador Paulo Torres e a PM Treme terra apoiou incondicionalmente o contra golpe contra os comunistas, levando a vitória dos militares. Isso porque o exército de MG, no dia 31 março 64, veio com os tanques pro RJ e uma ala da aeronáutica ou marinha (não lembro) eram contra o contragolpe até aquela noite. Mas devido ao posicionamento firme dos PMs Treme Terra que prenderam governador e Comandante geral e outros delegados esquerdistas, a revolução de 1964 foi bem sucedida e prevaleceu. O que os brasileiros não sabem é que até a madrugada daquele dia, não se tinha consenso entre os militares e ia haver luta armada entre os próprios militares das forças armadas e PMs. E os Treme terra estavam dispostos. Como quem estava puxando eram Militares irredutíveis, os militares duvidosos durante a noite cederam e o contragolpe militar prevaleceu, nos livrando até 1988, dos comunistas no poder. Não foi consenso de gabinete 64, não. Foi disposição pra quem quisesse enfrentar, ia encontrar. O brasileiro infelizmente não conhece a sua própria história. Graças a Deus eu tive o meu avô por muitos anos, para me contar muita coisa.
Essa rixa estúpida entre os antigos policiais da Guanabara, com os antigos policiais militares do antigo Estado do Rio (Niterói), infelizmente dura ate hoje. A PMERJ faz de tudo para apagar os feitos dos Treme Terra deixando por debaixo dos panos e se perdendo na memória a história. Uma pena o museu da PMERJ não ceder uma sala para unificar a história dos Treme Terra junto com a atual PMERJ. Quem tiver curiosidade, sobrevive uma sala da memória/museu dos Treme terra no 12⁰ Batalhão da PMERJ, em Niterói. Logo de quem sai da ponte chegando a Niterói.
Vc q deveria ter sido entrevistado. O Canal dos Papa Charlie estão fazendo um desserviço público ao mostrar este corte... Desnecessário! Está evidente a FAKE NEWS do entrevistado.
Em alguns estados tinha uma guarda civil que foi extinta e o efetivo incorporado na policia civil. A PMmg fazia policiamento ostensivo mas era tambem um especie de exercito provincial, tinha ate batalhões de engenharia, construção e aviação militar.
A PM sempre se "fudendo " ele disse a escala de Civil era 24x96, até hoje a PM continua com a pior escala das forças de segurança.🤷🏻♂️
Não fui PM no Rio em 70, 80 ou 90. Mas entendi o que ele disse, tudo o que ele diz se refere ao estado do Guanabara antes de se fundir ao Rio. Se formos olhar historicamente a PM existe desde o império e o que ele se referiu sobre ronda ostensiva pela PCRJ se refere em uma época especifica no estado do Guanabara. Tá faltando interpretação no pessoal dos comentários lu então ressuscitou-se a cultura de não poder criticar nenhuma força policial...
Melhor entrevista do canal , vou até me inscrever. Parabéns e obrigado.
Belas informações.
Esse cara é um gênio
A polícia civil era uma polícia híbrida como a polícia federal ainda é hoje! Era tanto ostensiva quanto judiciária. Dr. Hélio Luz, independente das suas ideias e ideologias políticas. Esse homem tem o meu respeito.
Em alguns estados tinha uma guarda civil que foi extinta e o efetivo incorporado na guarda civil. A PMmg fazia policiamento ostensivo mas era tambem um especie de exercito provincial, tinha ate batalhões de engenharia, construção e aviação militar.
antiga Guanabara era guarda civil provavelmente atrelada a polícia civil
A Polícia Militar antes de 1988 fazia o que hoje faz o Batalhão de Choque. O Choque fica aquartelado, ou seja, não faz patrulhamento ostensivo. Hoje eles também dão apoio operacional, mas o seu propósito é reprimir o tumulto de rua. Assim era a PM antigamente, era uma força auxiliar do Exército para controlar o tumulto e manter a ordem.
Quanta besteira, e o 3º BPM? E o 4º BPM, E o 5º BPM? Todos são batalhões centenários. Leia os comentários anteriores.
@@luizaugustovieira9114 não estou falando da existência da PM, estou falando das ATRIBUIÇÕES. A PM, como bem mencionado pelo delegado, não fazia patrulhamento ostensivo, isso era com a Polícia Civil. Antigamente, a PM era mais usada como um instrumento de repressão da ditadura às manifestações contrárias ao regime do que propriamente um órgão de segurança pública.
As PMs, antigas forças públicas dos Estados, foram aguarteladas até 1967! Eram forças militares de reserva dos Estados! Quem jogou as PMs nas ruas foram os generais!!!
@@normandiosilva1179 Caramba, deixa de ser louco. Para de dar pitaco...
@@luizaugustovieira9114 Então não fala bobagem amigo!!!
Top essa entrevista
Creio que devemos trazer a Historicidade das polícias de forma plena e neste diapasão não se pode jamais excluir as Guardas Municipais.
Incrível como as pessoas teimam em não falar de todos os atores principais que estão neste chão desde sua criação e para tal devemos falar com clareza e exatidão da pioneira em segurança pública no Brasil (Guardas Municipais).
Instituição criada desde antes de 1831 e que participou ativamente de todos os momentos históricos da Cidade do Rio de Janeiro e do Brasil.
Ah, no período em que o Rio de Janeiro foi capital da República quem políciava o Rio de Janeiro era a Polícia Municipal da Cidade do Rio de Janeiro cujo um de seus comandantes foi o Marechal Euclides Zenóbio da Costa em 1935.
Quem ajudou a desvendar o atentado contra Carlos Lacerda foi o guarda municipal Sálvio Romeiro. Isso no período em que Getúlio Vargas era Presidente da República.
Sobre armas usadas a Guarda Municipal (Polícia Municipal) e usava-se o revólver 38, apelidado de Colt cavalinho e a pistola Colt 45, que tinha carregador monofilar e ainda nestas armas estava cunhado Polícia Municipal.
Vale destacar que o único órgão de segurança pública no Brasil que possui um Decreto Imperial falando dos feitos de um agente e parabenizando pelo que fez em defesa da pátria é a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, através do guarda municipal Estevão de Almeida Chaves. O documento citado tem data de 12 de outubro de 1831.
Vamos parar por aqui, mas temos uma infinidade de fatos registrados que mostram que a quase ducentenária instituição deve ser respeita e significada por tudo que faz em prol da sociedade.
Creio ser de bom tom este podcast também proporcionar espaço para que a instituição pioneira em segurança pública no Brasil possa se manifestar com dados e fatos concretos acerca de sua Historicidade.
Subinspetor S. Santos - GM RIO/GOC
Os salva vidas viraram investigadores kk
Sou policial militar do antigo RJ desde 1971, esse delegado já está gagá. Obs. Esquece td hora. Kk
Cara, a GM é o futuro da segurança pública, só a GM tem capacidade de fazer o trabalho de proximidade com a população, junto com a PC, já a PM tem que servir apenas como força anti tumulto
@@youtubefdp6156vai fazer proximidade na maré, rocinha e complexo do alemão 😂😂😂😂
@@Paulocesar-ls7eqsou um um barra cascudo e não estou gaga
Eu trabalhei nesta época. Tive o privilégio de atuar na rua fazendo o policiamento ostensivo, na Operação Apolo, que zerou roubo a banco no Rio; e também na derradeira Vigilância e Capturas.
Parabéns Guerreiro
177 ?
180, trabalhava no Comando Hércules.
@@jeffersonmunizguimaraes6568
180, mas trabalhei com 177, 121, 123 e também Cambojanos 612 e 613.
Um forte abraço e grande consideração aos 177.
"PM escrevia gato com J " kkkk conheci uns oficiais que eram isso mesmo !
Quando o bandido cara de cavalo matou o detetive lecocq, ele se escondeu em Armação dos Buzios. No dia que descobriram e metralharam ele, meu pai era criança e estava no carro com o pai dele, meu outro avô. O delegado regional que era amigo do meu avô, pediu uma carona no seu dodge dart ou galax para chegar logo em Buzios e apurar o que estava acontecendo. Mas quando chegaram, ja tinham chegado policiais do RJ todo e ja tinham furado o bandido todo.rs
Gracas ao auxilio do sr. Brizola, chegamos onde chegamos.
Delegado Helio luz! falando guri.
Sou policial militar do antigo RJ desde 1971, fiz muito serviço de cosme-damião, e tbm de RP. Ele já anda meio esquecido.
@@Paulocesar-ls7eq PC, concordo plenamente com vc, tbm sou de 71 da Guanabara, Dr.Hélio chegou depois e trabalhava no interior, desconhecendo a verdade verdadeira.
Existiu a polícia municipal no Rio de Janeiro, poucos sabem disso!
As guardas municipais sempre existiram!!!
@@normandiosilva1179guarda não é polícia.
@@pc5840 Acho que você não conhece o significado da palavra POLÍCIA! Pesquisa aí! Todo órgão público com o poder de exercer qualquer tipo de fiscalização, tem o "poder de polícia" e por lógica é POLÍCIA!!!
@@normandiosilva1179 irmão, eu sou formado em direito e pós graduado em ciências jurídico-criminais. Poder de polícia não se confunde com a função policial. O poder de polícia pode, inclusive, ser delegado à empresas privadas, como seguradoras de veículo, e não apenas para os setores públicos, como você disse. Dito isso, guarda municipal não é polícia.
@@pc5840 Amigo! Tudo que você disse, está de acordo com o que eu disse! Com exceção da questão da GCM, que contraditoriamente, você diz não ser POLÍCIA! Leia o conceito de POLÍCIA, apresentado no código tributário nacional, e depois me diga se a GCM não exerce um poder que você mesmo diz que pode até ser delegado!!!
Ou PM ou civil! Ninguém conseguiu acabar com o tráfico do rio de janeiro! E ainda surgiu os milicianos! O que era ruim agora fica pior! Acho que! A polícia perdeu a guerra! Contra o tráfico! Só não pode admitir! Todos os dias se prende traficante e todos os dias aparecem mais! Pelo amor de Deus! Segurança pública! Pra quem tem em segurança particular!
A origem da inimizade entre PM e civil
Esse delegado está caduco,eu me lembro muito bem da Pm no início dos anos 80 fazendo policiamento ostensivo com fuscas e veraneios na área do 8 BPM...😂😂😂😂😂
Verdade, o cara tem que lembrar que os tempos mudaram, novos tempos novos costumes.Sempre sempre se falava as PMs uma policia violenta, as policias civis ima policia corrupta, vai vendo!
Ele está falando do estado da Guanabara, depois houve a fusão e virou tudo estado do RJ.
@@flavioaraujo5864 Nada haver o que ele falou. KKKK
Quer dizer que antes de 88 o Rio era pacificado por causa da PC. E eu que pensava que era por causa dos "MILITARES MALVADÕES". Este senhor tem alguma frustração não resolvida, só pode!
Ele está muito equivocado. A PM patrulhava sim. Velho fanfarrão. Sou oficial qoa da PM e não troco meu conhecimento pelo conhecimento de muitos oficiais de Academias.
@@robertogama3767e o que tem a ver vc ser QOA ? Vc também é frustrado com sua carreira ?
Podia voltar a civil no policiamento ostensivo
Este velho tá doido fui PM em 79 no RJ nos andamos armados e fazíamos patrulhamento igual hj .andávamos d veraneio com 4 PM .
Veterano, ele quis enaltecer a PCERJ. Acredito sim que a PCERJ já fez bastante ptr ostensivo, mas dizer que a PMERJ veio fazer ptr ostensivo a partir de 88 é maluquice!
Também vejo filmes antigos da década de 70 com a PM utilizando aquelas (joaninha) azul e branca. A farda da PM era azul claro calça preta .
Fazia mesmo e eu me pro nos anos 90.
@@gladstonewenderwenderlino8632 Gladstone,começou em 76, as veraneios comandada por um ten, mais 4 policiais, em 81, receu o nome de PATAMO, em todos os BTLs . Portanto , como disse o desinformado delegado, O policiamento ostensivo, sempre teve da PM (...)ele se modernizou no início dos anos 80, com a chegada do Cel Nilton Cerqueira.
Para de falar MERDA também! Nem arma PMERJ tinha!
Ele está exclerosado rsrsrs a PM trabalha na rua desde 1809 com a Guarda real de polícia rsrs é um bom profissional, mas a idade chega para todo mundo..... ele deve está falando isso porque era pau mandado do General Nilton Cerqueira Secretário de Segurança Pública na época do Marcelo Alencar... sem falar que a Delegacia de Homicídios só existe a partir de 2010 rsrsrs... a idade não é fácil rsrsrs
quanto preconceito e burrice 😂 , vai estudar um pouquinho trouxa 👍🏻
A verdade é que nossa sociedade mudou para pior. Mais viciados, mais roubos violentos de tudo e principalmente a corrupção política.
Dr. Helio está faltando com a verdade, a dupla Cosme e Damião foi nos anos 60, em 69 começou a RP. Agora comparar os anos 60, 70, é brincadeira?
Ele está sendo tendencioso. Comparar aquela época com hoje é loucura
Ele nunca gostou da PM, fez muita covardia com pai de família.
❤ minha avó falava da guarda civil... provavelmente policiais civis armados em dupla ❤
Epoca boa as DV patrulhavam todo tempo e havia policiais que vestiam a camisa da corporacao como o Jamil Warwar da homicidios inspetor Marinho da Roubos e Furtos e o saudoso Dr Rogerio MontKarp e.o experiente dr Helio Luz policial integro e eficiente..
Essa eu não sabia
Trabalhei em algumas DP. Auxiliando pois eles n tinha efetivo, como iria folgar 96h rsrs, ademais, eles msn eram os CAMBOJANO, nos do antigo RJ éramos os treme terra, pq na guerra do Paraguai foram 12 voluntários e após 13meses de combate, os 12 voluntários voltaram alguns com pequenos ferimentos, + todos 12 voltaram.🇧🇷🇧🇷
Ele Tem um livro, Hélio Luz
Muito Interresante .
..........................................
Pra Se Pensar suas motivações .
A ordem e o Dreito na garantia.
...
Uma criação para perpetuidade .
A Pm teve porte d arma fora d serviço em 1991
Caso 2) a polícia mílitar invadiu a 64 DO e quebrou vários objetos.
Quanta bobagem dita, tristeza!
porra mano quem é você na fila do pão perto do Hélio luz?
@@alexadreperesdeoliveira9 Alguém que conhece a História e não quem busca contá-la do seu jeito!
@alexandreperesdeoliveira deixa o Hélio Luz falar besteira sozinho, não ajuda ele não.
Não aguentei e não perdi meu tempo de terminar de ouvir as falácias contadas.
Esse Hélio luz era um corrupto agora fala mau da Pm kkkkk ele é um exemplo kkkkk
Ele tá esquecendo de falar quando os militares invadia delegacia e prendia os delegados caso 1) delegacia de Belford Roxo a marinha invadiu e prendeu o delegado braço de ferro ( pasmem usava um braço de madeira) e ficou preso durante 20 dias no 1* Distrito naval.
O Dr Helio Luz está equivocado. A CF de 88 definiu no art. 144 as atribuições das polícias, incluindo a PF, PM e PC.
De fato o PM não tinha porte de arma, o que foi corrigido por lei ordinaria, cujo porte era fornecido dentro da propria Unidade pmerj. A pcerj não tinha efetivo pra patrulhar, aliás, nem viaturas. Ele só nao fala da bagunça que eram as delegacias, que até preso de confiança trabalhava em plantões.
Eu conheci guarda vida que se trabsformou em detetive sem nenhum concurso.
A origem da PM data de 1809 com a chegada de familia de D. João VI, criando a guarda real de policia. É logico que era tudo muito precário, assim como todas as instituições eram precarias até 1960, 70, 80.
Velho bobalhão.
Robertogama,com certeza vc está equivocado,estuda um pouco sobre a Guarda Civil Estadual,pois era ela que fazia o patrulhamento ostensivo, a PM ficava aquartelada. Isso está relatado em livros,jornais e revista da época.
Robertogama,estuda um pouco sobre a história da Guarda Civil Estadual do RJ,a polícia militar começa a fazer patrulhamento ostensivo com o início do regime militar em 64.
Polícia civil na sua época d secretário fazia menos do que faz hje , vc tá aí pra fazer propaganda da civil kkkk nunca saíram de dentro da DP, tinha um monte d Pm trabalhando nadelegacia pq não tinha policial civil suficiente . Comédia sr Hélio luz
Esse cara é um militante perigoso. Totalmente preconceituoso. Um perigo para a sociedade brasileira.
Esse não gosta da PM,ficou triste com a maneira que ele relata isso... Deve ser aqueles esquerdistas pedindo o fim da polícia militar.
Foro de SP purinho, deve ter sido um dos signatários.
E bem isso mesmo, ele não gosta da pm nem nada ligado a miltar. Percebe-se na fala triste dele a esquerda e o socialismos ainda vive dentro dele.
@@luizaugustovieira9114 verdade seja dita. Eu morava numa comunidade na década de 80 e 90, e toda vez que a policia civil tomava conta do combate ao tráfico no morro, os bandidos respeitavam e temiam, pois os caras da DRE pegavam os bandidos dormindo, e prendiam muitas lideranças do tráfico.
Eu era criança na década de 80 e lembro da PM fazendo Policiamento Ostensivo no Rio De Janeiro, esse Civil está faltando com a Verdade.
Pô da para entender o canal é de difeita e tudo mais mas custa falar a verdade ? A polícia nasceu para garantir e proteger a propriedade dos grandes fazendeiros brasileiros dos pobres e escravos recém libertados
Por conta de pessoas como essa que há conflitos entre as forças, todos fazem parte da segurança pública, cada um tem seu papel. As coisas mudam, lá atrás o estado em si era respeitado, o que não ocorre nos dias de hoje por conta da fragilidade das leis que não se adaptaram as mudanças.
Fragilidade das leis somada com a corrupção policial e política !
Kkkkk rapaz tem cada uma ne siow . Anos 60, 70 , 80 Ja tinha as RPs da PM . De onde surgiu essa fugura 😅😅😅
Lamentável escutar tanta besteira. Vamos aos pontos e contraposição:
1- Porte é autorização; antigamente não ter, nada tem haver com as missões constitucionais; ou seja, besteira;
2- PM sempre esteve nas ruas ostensivamente sim! No interior e na Guanabara; bem como a PCERJ. Depois de 1969, a PMERJ ficou exclusivamente nas ruas e a PCERJ, exclusivamente, nas investigações. Fato é que as PMs eram, sobretudo na primeira república, muito mais um exército do que polícia, mas sua função policial era evidente. O próprio Decreto do Príncipe Regente motivava a criação da GRP considerando os crimes de rua. A Polícia Militar é uma Gendarmaria, assim como dezenas de outras na América e Europa.
3- Ronda à paisana? Desculpe, isso não é patrulhamento... Não é uma crítica, mas uma constatação técnica e comparada com a história policial...
4- Essa "polícia" da inteligência já existia e segurava a cidade???? A PM não estava lá? O Quartel dos Barbonos na Cinelândia era de quem? E Batalhão de Choque? E o 4º BPM? E o 5º BPM? E o 3º BPM?
Porra, MAJ PM Vidigal virou até marchinha de samba!!! Nunca leu Memórias de um Sargento de Milícias?
Deve ser o cansaço...
P.S. Tirando este ponto, o PODCAST foi bem legal!
Qlq leitura rápida sobre a história da gloriosa já contradiz alguns pontos dele.
Certamente esse velho tá fumando algum capim maluco. Antes da promulgação da CF de 88, por atribuição ou subordinação, as polícias militares eram forças auxiliares reservas do Exército. Com a CF, o art. 144 estabeleceu as atribuições de todas as instituições policiais, que já eram executadas nas que não estava prescrito em letra constitucional, tanto da PC, PF quanto da PM.
@@robertogama3767a PM está na CF desde 1934
Nao esperava outra atitude de um esquerdista!
Esse sujeito está falando bobagem viajo com meu pai para o rio desde os anos 70 e lembro dos Fuscas azuis e brancos,opalas azuis e brancos,as boinas de época ,os cintos MAs de couro cartucheira,os bigodoes e fardas azuis dos PMs,essa informação não procede e creio acho não ser verídica ou verdadeira
Acho engraçado! Os comentários quer saber mas que o policial que trabalhou como secretária de segurança público.
Grandes coisas. Até o Álvaro lins e Garotinho foram secretários de segurança
Ele nunca se preocupou com a segurança. Um mentiroso. Não vale nada. Tá falando o que quer escondendo a verdade. Um covarde.
Oregano tava estragado 😂 o Falecido avó da minha namorada era PM e fazia policiamento ostensivo ANTES de 88. Mas quem sou eu pra rebater né, 😂
Antes de 88 o policial militar não tinha porte de arma!
@@flavioaraujo5864 Ele falou besteira
@@flavioaraujo5864 Que papo é esse? Meu tio entrou na PM em 1970, a PM fazia policiamento ostensivo, usavam arma desde sempre. Até o cidadão podia andar armado, não era crime, e sim uma mera contravenção. Vcs ficam ouvindo merda na internet, e acreditam.
A PM era quem patrulhava e botava moral. Esse velho é muito fanfarrão. Nesse episódio que ele fala da prisão do PM, o comandante do 18 era o coronel Francisco Duram, que mandou cercar a delegacia e de nada adiantou o PM ter sido autuado, pois não ficou preso. Velho bobão. Só não fala da zona que até bem pouco tempo eram as delegacias onde até presos trabalhavam em plantões.
Esse cara tá gagá!!!😂😂😂
Que programa muquirana, quem entrevista não sabe de merda nenhuma, convidaram o cara errado, estão completamente perdidos com a realidade.🤣
Esse cara gosta da PM? rs
Não respeita ningue. Que reportagem preconceituosa. Uma vergonha. Que se promover. Um fracasado.
Olha, eu ia falar que ele estava mentindo. E infelizmente faltou com respeito com os colegas do antigo Estado do Rio (Niterói), ao chamar de Camboja, enquanto ele era do Estado da Guanabara. Realmente a PM de Niterói e demais cidades que não eram do Estado da Guanabara, no início entravam por indicação. isso em 1942. Meu avô, Coronel Wilson Cabral Trannin entrou como soldado, mas fazia ronda sozinho com seu fuzil e a segurança de eventos normalmente como hoje funciona a PMERJ, ostensivamente. Eles eram chamados de Treme Terra, pela poeira que levantavam ao marchar. O Sogro do meu avô, meu bisavô, era tenente coronel da PM e era nomeado Delegado da polícia civil em duque de caxias e em Magé. Acumulando os dois cargos. Inimigo ferrenho de Tenório Cavalcante. Coronel Abílio Gomes Vieira. Muitas emboscadas das duas partes para se matarem e nenhum dos dois tiveram exito por completo. Se os Treme Terra eram o Camboja, os da Guanabara eram nutelinha. Meu avô, realmente foi quem conseguiu regularizar o uniforme dos PMs de Niterói, que até então não tinham um padrão de farda adequado para uma corporação ser respeitada. Também conseguiu aumentar o soldo dos policiais, enquanto Presidente do Clube de oficiais.
Em 64, foi chefe do Gabinete Militar do Governador Paulo Torres e a PM Treme terra apoiou incondicionalmente o contra golpe contra os comunistas, levando a vitória dos militares. Isso porque o exército de MG, no dia 31 março 64, veio com os tanques pro RJ e uma ala da aeronáutica ou marinha (não lembro) eram contra o contragolpe até aquela noite. Mas devido ao posicionamento firme dos PMs Treme Terra que prenderam governador e Comandante geral e outros delegados esquerdistas, a revolução de 1964 foi bem sucedida e prevaleceu. O que os brasileiros não sabem é que até a madrugada daquele dia, não se tinha consenso entre os militares e ia haver luta armada entre os próprios militares das forças armadas e PMs. E os Treme terra estavam dispostos. Como quem estava puxando eram Militares irredutíveis, os militares duvidosos durante a noite cederam e o contragolpe militar prevaleceu, nos livrando até 1988, dos comunistas no poder. Não foi consenso de gabinete 64, não. Foi disposição pra quem quisesse enfrentar, ia encontrar. O brasileiro infelizmente não conhece a sua própria história. Graças a Deus eu tive o meu avô por muitos anos, para me contar muita coisa.
Essa rixa estúpida entre os antigos policiais da Guanabara, com os antigos policiais militares do antigo Estado do Rio (Niterói), infelizmente dura ate hoje. A PMERJ faz de tudo para apagar os feitos dos Treme Terra deixando por debaixo dos panos e se perdendo na memória a história. Uma pena o museu da PMERJ não ceder uma sala para unificar a história dos Treme Terra junto com a atual PMERJ. Quem tiver curiosidade, sobrevive uma sala da memória/museu dos Treme terra no 12⁰ Batalhão da PMERJ, em Niterói. Logo de quem sai da ponte chegando a Niterói.
Vc q deveria ter sido entrevistado. O Canal dos Papa Charlie estão fazendo um desserviço público ao mostrar este corte... Desnecessário! Está evidente a FAKE NEWS do entrevistado.
Eram outros tempos.
Em alguns estados tinha uma guarda civil que foi extinta e o efetivo incorporado na policia civil. A PMmg fazia policiamento ostensivo mas era tambem um especie de exercito provincial, tinha ate batalhões de engenharia, construção e aviação militar.
O RIO tinha guarda civil, anos 50/60