Está acontecendo sim, do dia 02/06 eu embarquei em Viracopos para Lisboa e uma agente da azul no finger me abordou pedindo documentos e fazendo perguntas que não cabia a ela, recusei a dar informações, e ela chamou o superior dela e os questionamentos foi o mesmo. Fiquei na porta da aeronave, acionei a Polícia Federal e o delegado perguntou o que houve,relatei os fatos, ele falou que era de competência da imigração fazer tais perguntas, que não teria impedimento nenhum para que eu embarcasse, e ainda me orientou a fazer uma comunicação a ANAC do ocorrido, os funcionários da AZUL ficaram Bolados comigo e para piorar o vôo atrasou 1h e 19 minutos pois fiz uma ocorrência contra a Cia aérea, não abro mão dos meus direitos em hipótese alguma. Quem estiver ou for vir para Portugal, não se submeta a essa situação, acionei a polícia federal do aeroporto e comunique o fato.
O que vai acontecer é que no futuro quem usar esse expediente da legalidade, quando chegar a Lisboa já vão ter a informação de que causou problemas vai ser interrogado até à exaustão, e garanto que vai lamentar não ter feito logo na partida, sempre poupava tempo.
Comigo aconteceu mês abril. Dia 26/4 Estava com a carta convite de uma portuguesa e a funcionária Azul exigia documentos que não era cabível a ela. Disse que eu não abarcaria sem o documento que não era necessário. Eu tinha tudo, passagem de volta. Achei arbitrária o que a Azul fez.
Se você pensasse melhor, ou você acha que a Azul não tem mais nada para fazer do que andar a chatear os seus clientes e a pagar a funcionários para chatear os clientes, se não fosse obrigada a fazê-lo? O mesmo se vai passar com as outras companhias, ninguém está para arriscar pagar pesadas multas por transportar ilegais.
@@EduardoCruz-ur4wq já li vários comentários vosso aqui, primeiro os funcionários podem estar sendo obrigados a fazerem isso, mas a companhia não pode fazer o papel da polícia, e se a pessoa for um turista ela só será ilegal se ultrapassar os 3 meses eu não vou permitir ser constrangida com perguntas e mais perguntas infundadas sendo que sou residente legal.
Se sou eu, eu tenho dupla cidadania. Só apresentaria meus documentos brasileiros. E ia dar linha na pipa para ver até aonde ela iria. Se me barrassem, simplesmente abriria um belo processo contra essa empresa. E com certeza iria ganhar passagens de viagem durante um bom tempo. Não sou obrigado a me identificar como português estando ainda no Brasil. Isso que essa empresa está fazendo é crime, é preconceito, é no mínimo imoral. Merece uma carrada de processos…
Eu sou o todo poderoso e tenha "dupla cidadania". Pra Portugal?.E o cara que não tem ? E quem vai legal e deseja conhecer outro país realmente como turista? Se a PF autorizou o embarque a companhia aérea não pode barrar ninguém. É constrangimento ilegal.Se for barrado pela companhia aérea e não deve nada a ninguém vá até a PF e faça uma ocorrência e tente embarcar.
@@lacerdajoselacerda9917 meus documentos são todos italianos eu não gosto de fazer voo por outros países por isso eu faço direto Roma Rio assim eu não passo por esses problema
@@luciateixeira245 A empresa azul já faz isso algum tempo, e a TAP já está adotando isso de fazer questionamentos e tem até no jornal um casal que foi impedido de embarcar pela TAP
Eu viajo pela tap eles me perguntaram sempre se moro na Europa falo que sim, por que só tenho bilhete de ida, só faço conexão em Portugal e moro na Suíça, chego na Suíça nem se quer sou controlada,. Agora tenho passaporte europeu, vou levar o meu por causa da fila e que é grande.
Vc deveria ter chamado a Polícia Federal, pois isso, se chama: 'usurpação de função pública'. Quem deve solicitar são as autoridades de imigração dos países. A funcionária da empresa iria impedir vc de viajar, caso vc se recusasse a responder ou apresentar qq documento??? Digo a vc q não!!!
@@rogertzlavcruz3502 você está equivocado, até porque se o passageiro não for admitido em Portugal (ou qualquer outro país) a responsabilidade de trazer ele de volta é da cia aérea…
@@rogertzlavcruz3502 iria sim amigo pois em caso de o passageiro não ser admitido em Portugal as despesas do seu retorno cairia nas costas da empresa a aérea por isso que em alguns casos eles fazem essa checagem sendo um país que pede visto ou não
Vc está certíssimo! Se equivoca quem acredita que uma suposta responsabilidade de uma companhia de reconduzir deportados lhe confere competência jurídica inconstitucional que não possui. É causa ganha!
Voei de executiva e assim mesmo fizeram a checagem e exigiram passagem de volta, e informei que sou residente em Portugal. Achei estranho chegar passaporte e exigir passagem de volta.
Vim para Portugal saindo do Brasil no dia 02/06/2024 pela companhia aérea Latan e não passei por esse constrangimento e acredito que isso é passivo até a um processo por constrangimento contra a companhia aérea Azul.
Nunca, em minha vida, eu vi algo parecido, há 24 anos eu viajo Europa/Brasil/Europa e nenhuma das companhias aéreas fez algo desse gênero. E olha que viajei em inúmeras companhias, menos com a Azul.
Pense bem antes de viajar para Europa. A Europa vai entrar numa guerra, para além da Ucrânia, e a vida está caríssima. Está muito assustador os movimentos para a guerra . Portugal está sem moradia para alugar e quando aparece um imóvel pequeno o valor já ronda os 850 euros.
@@sunshine.one2030 cada um vê o mundo de um jeito, não fruste os sonhos de outras pessoas, se ela estiver lá e estourar uma guerra é só procurar a embaixada brasileira.
Regulamento CE n.º 261/2004Este regulamento da União Europeia estabelece normas para a compensação e assistência aos passageiros em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso considerável dos voos. Além disso, envolve a verificação dos requisitos de entrada dos passageiros, como bilhetes de retorno e acomodações, para assegurar que os passageiros atendam às exigências dos países de destino [❞] [❞].Advanced Information Passenger System (APIS)Implementado em 2013, o APIS obriga as companhias aéreas a transmitirem os dados dos passageiros e dos voos provenientes de países terceiros, como o Brasil, imediatamente após o fechamento do embarque. Este sistema visa melhorar a eficiência do controle de fronteiras e reforçar a segurança, assegurando que todos os passageiros estejam devidamente documentados antes de embarcar [❞].Verificação de Documentação pelas Companhias AéreasAs companhias aéreas têm a responsabilidade de verificar a documentação dos passageiros antes do embarque, incluindo passaportes, vistos, bilhetes de retorno e comprovantes de acomodação. Essa verificação adicional na porta de embarque ajuda a garantir que os passageiros não sejam barrados na entrada do país de destino, o que pode resultar em custos adicionais e complicações para a companhia aérea [❞] [❞].Aplicação para Voos do Brasil para PortugalPara passageiros que viajam do Brasil para Portugal, as companhias aéreas realizarão as mesmas verificações rigorosas para garantir a conformidade com os regulamentos de imigração de Portugal. Isso inclui a verificação de bilhetes de retorno e acomodações, tanto para cumprir os requisitos legais quanto para evitar problemas de imigração no destino final.
Passei por isso todos passageiros estavam reclamando. Me perguntaram o que eu ia fazer e minhas filhas com passaporte europeu ele queria saber pq eu não tinha. Achei isso horrível.
O problema é que, se o passageiro for barrado pela imigração ao chegar ao destino, a companhia aérea é obrigada a levar o passageiro de volta ao aeroporto de embarque, e isso causa um embaraço logístico pra empresa. Por isso esse controle.
Já aconteceu comigo. Moro em Portugal há 7 anos. Fui ao Brasil ano passado e no regresso perguntaram se eu tinha como comprovar que morava em Portugal, eu disse que sim, pois, tenho cartão cidadão e título de residência. Quem vem para Portugal sem passagem de volta precisa provar que mora aqui.
Isso aconteceu comigo também porque tinha comprado só ida de Los Angeles para Madrid. Me perguntaram se eu tinha residência na Europa. Eu falei que não. Eles me disseram para comprar uma passagem para Londres para poder embarcar.
@@douglasgv123 estão errados sim. Não interessa se as despesas são deles ou não. Eles não são da imigração do país de destino. E isso cabe um processo contra a empresa aérea.
@@gabrielfelixcosta4609 tenho os dois. Moro aqui há quase 8 anos. Desde o início tive os dois, aliás, para tirar o cartão cidadão precisa ter o de residência. Toda minha família tem os 2.
Eu moro hà 35 anos na Italia, tenho passaporte Italiano, e desde 2010 todas as vezes que vou ao Brasil, eles me pedem a minha permissaõ para viver na Italia, entaõ eu amostro o passaporte italiano e fica tudo certo. Eu sinceramente naõ me ofendo.
👏👏 assim que tem que ser, as pessoas atualmente estão cheias de orgulho, fui 2 vezes ao Brasil e uma delas a funcionária da azul me perguntou pela passagem de volta e eu atentamente respondi que eu não tinha porque morava na europa e mostrei meus documentos e pronto, não caiu o pedaço por isso, falta um pouco de humildade nas pessoas, ninguém pode mais perguntar nada que muitos brasileiros já ficam tudo ofendidinho. Se existe uma regra que é ter a passagem de volta, se não tem já tá errado, quantas pessoas chegam aqui na europa e estão passando necessidade porque vem sem dinheiro e sem condições, pois é! e a única coisa que ainda trazem é um coração cheio de orgulho. Se é tão orgulhoso porque não faz as coisas certa, depois é humilhado e fica reclamando.
Vi isto em Zurick, pela Compania aerea Swissair. Voo Zurick /Sao Paulo, Uma funcionaria afro Brasileira colocou a classe economica em fila e olhava varias vezes para o rosto da Pessoa e para a foto do passaporte e assim muitas pessoas ficaram constrangidas. FOI Um comportamento abusivo aquela mulher. Um ataques de estrelismo 😂 Falei com uma aeromoca desta Empresa e ela me confirmou q nao existe autorizacao da Empresa Para funcionarios controlar documentacao de passageiros.
Minha filha foi pra Portugal em Outubro de 2023 , fozeram o mesmo com ela ,fizeram inumeras perguntas , tanto na hora de verificar os passaportes( o Dela eo da minha neta) tanto na hora de despachar as bagagens , achei bem estranho tbm. Ela tbm foi de Azul
Esse questionamento por parte da funcionária da azul está errado, eles não têm essa autoridade de fazer essas perguntas e passar por este constrangimento, eles não são agentes imigratório, até porque se já foi feito isso pela polícia federal, que sentido faria uma empresa aérea fazer este tipo de processo. isso sim pode dar um processo contra empresa!!!
Regulamento CE n.º 261/2004Este regulamento da União Europeia estabelece normas para a compensação e assistência aos passageiros em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso considerável dos voos. Além disso, envolve a verificação dos requisitos de entrada dos passageiros, como bilhetes de retorno e acomodações, para assegurar que os passageiros atendam às exigências dos países de destino [❞] [❞].Advanced Information Passenger System (APIS)Implementado em 2013, o APIS obriga as companhias aéreas a transmitirem os dados dos passageiros e dos voos provenientes de países terceiros, como o Brasil, imediatamente após o fechamento do embarque. Este sistema visa melhorar a eficiência do controle de fronteiras e reforçar a segurança, assegurando que todos os passageiros estejam devidamente documentados antes de embarcar [❞].Verificação de Documentação pelas Companhias AéreasAs companhias aéreas têm a responsabilidade de verificar a documentação dos passageiros antes do embarque, incluindo passaportes, vistos, bilhetes de retorno e comprovantes de acomodação. Essa verificação adicional na porta de embarque ajuda a garantir que os passageiros não sejam barrados na entrada do país de destino, o que pode resultar em custos adicionais e complicações para a companhia aérea [❞] [❞].Aplicação para Voos do Brasil para PortugalPara passageiros que viajam do Brasil para Portugal, as companhias aéreas realizarão as mesmas verificações rigorosas para garantir a conformidade com os regulamentos de imigração de Portugal. Isso inclui a verificação de bilhetes de retorno e acomodações, tanto para cumprir os requisitos legais quanto para evitar problemas de imigração no destino final.
Assisti esse vídeo furioso. Torço muito que esse vídeo viralize para que a Azul seja reconhecida mundialmente por constranger as pessoas. Espero que a ANAC tome verdadeiras providências punindo essa companhia. Tomara que essa companhia seja processada por todos os clientes que sofreram esse constrangimento. Acabo de excluir essa companhia de possíveis cotações de compras como manifesto contra atitudes como essa.😡
Vim para Portugal em Outubro de 2023 , pela azul tbm e fizeram a mesma coisa comigo, mas por nunca ter voado para outro País achei que fosse normal até ver seu vídeo 😅
Comigo aconteceu o mesmo, só que na fila antes de despachar as malas. Achei que fosse procedimento normal. Tinha o visto de procura de trabalho e não me pediram para comprovar passagem de volta nem hotel.
A nível de informação, Portugal mudou recentemente as regras de imigração acabando com a manifestação de interesse, (entrar como turista e pedir o art. 88) tem bastante vídeo no UA-cam sobre isto.
O que está faltando e o Brasil se tornar mais difícil de turistas tbm entrar da forma que entram .... Brasileiro se for tem problemas, já estrangeiros entram da forma bem simples
Vc está muito errado! Existe regulamentação que inclusive atribui multa a cia aérea quando o passageiro é recusado no destino por problemas de documentos como por exemplo passagem de volta ou visto. O Brasil em 1997 já cobrava 5k se alguém chegasse sem visto, ou seja, até o Brasil faz isso. O problema é que as pessoas são tão sem instrução que repetem o que vc diz. Já fui para Londres do RJ pela norwegian, tive que apresentar um passaporte da UE ou do Brasil acompanhado da passagem de retorno e algumas coisas mais. Se chego em Londres sem esses documentos a cia aérea tem que pagar multa e arcar com o meu repatriamento
@@RobertoFarias-nx9kx não confunda a TAP com um funcionário padrão e não padrão. Se houver exigência do país de destino e principalmente com sanções, o bom funcionário vai pedir. Eu não sei quanto o Brasil cobra atualmente de multa, mas em 1997 era de R$ 5k se chegasse sem visto e sem passagem de volta, além da empresa arcar com o custo do repatriamento.
@@RobertoFarias-nx9kx Forçou muito O artigo 146 não se aplica neste caso , pois não existiram ameaças A cia aérea pode sim pedir a passagem de ida +volta e outros documentos se a lei de emigraçāo do país de destino exige. .
@@RobertoFarias-nx9kx sem mimimi! O passageiro é responsável pela documentação que deve estar regularizada no momento do embarque, não da compra, mesmo pq vc pode comprar a passagem inclusive sem marcação de data, bilhete cheio. O que a cia faz é apenas cumprir uma eventual exigência do Estado estrangeiro de destino. Chegue nú, portando droga, material explosivo e diga para cia aérea que comprou o bilhete logo ela tem a obrigação de transportar, 😂😂😂 Eu fico espantado como as pessoas têm tão pouca instrução e ainda quer emigrar.
@@RobertoFarias-nx9kx eu te dei uma resposta mas o dono do canal apagou, coitado! Tente embarcar nu ou portanto certas coisas e diga p empresa que ela é obrigado a te levar. E para informação: vc pode comprar passagem cheia sem data de embarque, pode comprar depois tratar dos documentos etc
@@canalsidneieclache Me aconteceu isso em Singapore indo pra nova Zealand com o passaport brasileiro.. Ate da minha bagagem de mao ele reclamo.. A Discriminacao era tanto, onde o agente da Emp aerea n satisfeito com o meu visto ELETRONICO, Ele mesmo ligo la na immigration da Nova Zealand 🇳🇿 Dai eles me perguntaram sobre o meu Plano de viajem, e responde e n ficaram SATISFEITO e n me deixaram EMBARCA e tive o meu visto ELETRONICO CANCELADO por telephone ☎️ 😢 Foi a Thai Airline Eu tinha o tickets de volta com outra EMP aerea.. Eles n gostaram.. Extrago meu Fim de ano..
Aconteceu comigo, e não foi pela azul e sim com a Air China, me pediram a passagem de volta e eu apresentei, mas não contava com uma coisa, a minha passagem de volta era pela azul, e a bendita da passagem não tinha o n°do e ticket, por que a azul não forneceu, mas não era uma reserva, era uma passagem paga, não consegui embarcar, perdi o meu voo de ida a Lisboa, e a passagem de volta não servia de nada, voltei pra casa e vou fazer a viagem no ano que vem, mas levei a Azul e a Air China na justiça.
@@themessengerraw (saber conhecer) …… doce ilusão a sua em pensar que quando se trate de Portugal ou China depende da ótica de quem tá visitando , talvez já tenha tido uma namorada de longa data que nasceu em Hong Kong (Beijing) e tive a oportunidade de comer muito special fried rice com bastante camarão e carne de porco bem pertinho da grande muralha,quanto a Portugal talvez minha árvore genealógica tenha me garantido um passaporte português sacado na central de registro lá no parque das nações em Lisboa ,mas vou te deixar com sua imaginação !
Eu viajei uma vez para Londres, moro nos Estados Unidos e, para voltar para casa, todos os vc passageiros precisavam mostrar o visa, ou green card. Alias, ao reservar lugar, precisei dar o meu endereço e numero de green card se não, não embarca. Quando voltei de São Paulo, tb, na hora do check-in . Portugal até pode começar a fazer isso quando tiver o ETIA. Aliás, todos os outros países tb.
Como a empresa não pode solicitar documentos relativos ao destino da viagem? Quando trabalhei no Caribe e voava com destino ao país eles me pediam, em Guarulhos, o visto americano (O vôo fazia escala nos EUA). Outra vez, me solicitaram os documentos de residência nos EUA em vôo para o Canadá, com destino aos EUA. As companhias aéreas sempre atenderam os pedidos das autoridades dos países aos quais prestam o serviço. Normal.
Alguns ja responderam. As empresas aereas podem verificar se nos podemos entrar no pais que estamos viajando (ter visto, residencia, etc). O inverso tambem é verdade: eu estava para viajar para o Brasil, e a empresa aerea americana quis verificar se eu tinha visto para entrar no Brasil. A imigracao brasileira, e a PF nao verificam se nos podemos entrar em outros paises. (Parentesis aqui: o advogado Toledo (esta no youtube) ja disse que passageiros foram pedidos a sair do aviao, ja embarcados, porque a imigracao americana enviou (atrasado), que certos passageiros nao poderiam entrar nos eua.)
Isso aconteceu comigo e meu marido e filha, há uns 8 anos atrás, quando íamos de Sāo Paulo- Casa Blanca-Londres, isso foi pela AIR MARROCOS, a gente ainda estava fazendo o check in na companhia aérea, o funcionário pegou nossos passaportes e começou a fazer um monte de perguntas, ( eu e minha filha temos passaporte europeu, meu marido tinha um visto britânico vencido, mas como ele é casado comigo ele tinha direto de viajar),já havíamos morado na Inglaterra anteriormente , e o funcionário simplesmente deu uma de agente de imigração. E quando chegamos em Londres, o verdadeiro agente de imigração nos fez ir para a sala, porque o visto estava vencido, mas depois de uns 20 minutos fomos liberados, simples e rápido, então o que aquele funcionário da Air Marrocos fez no Brasil foi ridículo.
A entrada em Portugal vai ficar dificil para quem vem sem base de apoio , contrato de trabalho e algumas garantias de subsistência . Já há mitas ppessoas a viver nas ruas de Lisboa e essa situação não é boa para ninguém!
Pros Estados Unidos muitas das vezes acontece “a passageiros específicos pre selecionados”, e já tem tempos nunca vi ninguém reclamar. Talvez estejam implantando também a viagens a Portugal.
Na Américan airlines,eles fazem isto o que é sempre bom,ao conferir tudo sobre o passaporte e o passageiro,eles colocam um adesivo contendo informações codificadas,e ao chegar nos Estados Unidos,vc entrega o passaporte e em menos de 2 minutos,vc é admitido nos Estados Unidos,sem nenhum momento
Quando fui para Portugal com a Lufthansa pediram a autorização de residência de Portugal mas no guichê do check in. A mesma coisa aconteceu na Europa várias vezes com a Ryanair quando viajava para Irlanda. Até na barca que faz Irlanda para UK eles fazem essa checagem. No site deles explica que podem ser multados se você for barrado no destino. Já no caso das cias aéreas eu fiquei sabendo que elas são obrigadas a te levar de volta.
Sou residente permanente em Taiwan, sempre quando vou ao Brasil, eles pedem passagens de volta e etc. aí falo e mostro meu ID de Taiwan. Não vejo problemas.
De fato, a companhia aérea não pode assumir o papel de oficial de fronteira. Isto é ilegal! Eu sou brasileiro, mas moro no Canadá. Em dezembro de 2023, em uma viagem de volta de Dublin para Toronto, com conexão em Reykjavik, percebi que antes do embarque para Toronto, os oficiais de fronteira da Islândia estavam verificando a documentação dos passageiros, inclusive pregaram em meu passaporte canadense um selo de verificação.
@@sandraalmeida5358 creio que no caso que relatei, era uma ação coordenada entre dois órgãos equivalentes nos diferentes países. Agora, no caso do vídeo, uma coisa é verificar se a documentação imigratória está correta, outra bastante distinta é fazer papel de oficial de fronteira de país estrangeiro (completamente ilegal).
Outra coisa, não deem o vosso passaporte para qualquer um, e se a pessoa quiser levar para qualquer lugar só deixe se você estiver junto! Esse é o documento único que você vai ter para viajar para fora di Brasil, por isso muito importante!!
Bom, lá vai meu relato de passageiro frequente que viaja quase toda semana, sei que é uma situação complicada, mas a empresa pode sim fazer tais atos mencionados no vídeo como realizar perguntas e inclusive proibir a pessoa de embarcar caso encontre algo de errado com exigências / pré requisitos de entrada no outro país (passagem aérea de volta, vacinas, etc). Inclusive está no contrato de compra e venda do bilhete aéreo. Na época da covid quando voltei de San Andrés para o Brasil, um passageiro simplesmente conseguiu furar essa barreira de perguntas que a Avianca fazia para os passageiros e conseguiu embarcar para o Brasil, resumindo ao chegar em SP ele foi mandado pra uma sala da anvisa, na época tinha que fazer teste de covid e comprovar que não tinha e etc, A cia Avianca foi multada, valor superior a passagem que o passageiro pagou. Essas perguntas podem ser feitas, quando vc vai pro México, é do mesmo jeito, as cias principalmente aeromexico vão te fazer as perguntas pedir comprovação de bilhete de volta, quando fui um passageiro não tinha e teve que comprar na hora a de volta pra conseguir entrar. É chato pra uns, mas.. fazer o que.
Em 1922 passei por algo semelhante com a Latam. Eu era residente em Espanha e fui impedida de embarcar por um funcionário dessa empresa, ao final ele me disse: se você embarcar nunca mais poderá voltar à Espanha, girei nos calcanhares e resolvi de outra forma. Latam perdeu sua cliente que abriu mão da fidelidade, para encurtar a história.
Olha não sei quanto ao Brasil, mas meu marido já foi segurança do aeroporto de Venezia e a última palavra quem dá não é a autoridade policial e sim a companhia aérea. Inclusive se a companhia não quiser deixar você embarcar ela pode e tem total autonomia de fazê-lo. Dentro do território de x país a autoridade policial é quem decide, mas a partir do momento que você embarca passa a ser responsabilidade da companhia aérea.
Isso é antigo. Eu lembro de quando viajei em 1995 já perguntavam pela passagem de volta antes de embarcar. Só consegui embarcar sem passagem de volta com passaporte europeu.
@@amandhakemmer1678 onde que isso é uma regra??? Fiz uma viagem a Europa ano passado, ficando 10 dias em Portugal e 10 na Espanha, no embarque não pediram nada além do passaporte.
Todas as vezes que eu e meus amigos viajamos tivemos que apresentar ainda no Brasil o PB4 e a passagem de retorno. Eles tem autorização de não permitir embarcar sem a passagem de volta.
Acho bem que façam esse procedimento no brasil assim facilitam o trabalho das autoridades em Portugal, todos nós sabemos que a maioria dos brasileiros que vêm para Portugal não vêm para fazer férias, e ao sr não lhe verificaram os documentos pk já tinham sido verificados, e mesmo assim ainda se está a queixar.
Embarquei no Brasil pela TAP e não tive nenhuma palhaçada dessa no meu voo, foi tranquilo apesar de estar com visto de trabalho certinho, passagem de ida e se preciso volta não me pediram nada, na imigração em Lisboa me receberam muito bem, foram super profissionais fizeram perguntas que correspondiam ao processo ainda brincou um pouco com minha foto e normal sem se prolongar e tudo bem mesmo a fila estando enorme foram gentis comigo, hoje vivo aqui em Portugal e trabalho e adoro este país, a dica é consumir informações atualizadas sobre tudo que acontece no processo e se desconfiar de abusos acione a polícia pois eles estão para ajudar e são às autoridades com poder de resolver tanto no Brasil como no exterior.
Se estamos com tudo certo , qual o problema em mostrar ? Já fui parada em tantos países, Turkia, Irlanda , Portugal , França , eu mostro , ainda finjo que não estou encontrando , demoro um pouco depois entrego com a maior cara de deboche .
Eu não deixei eles da Azul prosseguir com o procedimento claramente sem nenhum embasamento legal. Além do procedimento ser ilegal marca o Passaporte com a cola de difícil remoção.
A Azul deve estar temendo alguma coisa, pois, para a empresa, o lucro é vender passagem. É claro que ela não iria ter um gasto com funcionário e estresses sem que esteja sendo pressionada por alguma regra imposta pela UE, ou qualquer outro problema relacionado à imigração. Curioso, de fato. Estranho.
É pq estão barrando muita gente lá em portugal, daí a imigração quer que a empresa disponibilize imediatamente um voo pra coloca os barrados e manda de volta , isso é uma contra mão pra empresa etc
Em junho 24 fiz pela Azul voo de VCP para Orly e o procedimento de aplicar o selo de checagem no meu passaporte português foi o mesmo. A informação passada para tal foi a de que não precisava apresentar meu passaporte no embarque pois este foi conferido no check in. E foi o que aconteceu. Sem constrangimentos, fiz excelente voo. Acredito q esse procedimento diz respeito a problemas na imigração no país destino pois a aérea possivelmente terá de embarcar o passageiro de volta e haverão custos.
Estive agora nos EUA, não carimbaram nenhuma vez meu passaporte, acho que fica a informação da viagem registrada virtualmente, mas a Gol deixou vários adesivos na capa de trás do meu passaporte, não entendi esse procedimento
Azul ou qualquer outra cia não tem autonomia nenhuma sobre esse assunto , a eles cabe cobrar apenas o bilhete de embarque e a imigração fica a cargo dos órgãos competentes.
@@diegocorreasilva6190não está não. As competências da Justiça Federal e da Policia Federal foram alteradas e ninguém está sabendo? Não importa se ela irá ou não trazer de volta, empresa privada não faz controle de fronteira.
Regulamento CE n.º 261/2004Este regulamento da União Europeia estabelece normas para a compensação e assistência aos passageiros em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso considerável dos voos. Além disso, envolve a verificação dos requisitos de entrada dos passageiros, como bilhetes de retorno e acomodações, para assegurar que os passageiros atendam às exigências dos países de destino [❞] [❞].Advanced Information Passenger System (APIS)Implementado em 2013, o APIS obriga as companhias aéreas a transmitirem os dados dos passageiros e dos voos provenientes de países terceiros, como o Brasil, imediatamente após o fechamento do embarque. Este sistema visa melhorar a eficiência do controle de fronteiras e reforçar a segurança, assegurando que todos os passageiros estejam devidamente documentados antes de embarcar [❞].Verificação de Documentação pelas Companhias AéreasAs companhias aéreas têm a responsabilidade de verificar a documentação dos passageiros antes do embarque, incluindo passaportes, vistos, bilhetes de retorno e comprovantes de acomodação. Essa verificação adicional na porta de embarque ajuda a garantir que os passageiros não sejam barrados na entrada do país de destino, o que pode resultar em custos adicionais e complicações para a companhia aérea [❞] [❞].Aplicação para Voos do Brasil para PortugalPara passageiros que viajam do Brasil para Portugal, as companhias aéreas realizarão as mesmas verificações rigorosas para garantir a conformidade com os regulamentos de imigração de Portugal. Isso inclui a verificação de bilhetes de retorno e acomodações, tanto para cumprir os requisitos legais quanto para evitar problemas de imigração no destino final.
@@thiagobonfim5181Regulamento CE n.º 261/2004Este regulamento da União Europeia estabelece normas para a compensação e assistência aos passageiros em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso considerável dos voos. Além disso, envolve a verificação dos requisitos de entrada dos passageiros, como bilhetes de retorno e acomodações, para assegurar que os passageiros atendam às exigências dos países de destino [❞] [❞].Advanced Information Passenger System (APIS)Implementado em 2013, o APIS obriga as companhias aéreas a transmitirem os dados dos passageiros e dos voos provenientes de países terceiros, como o Brasil, imediatamente após o fechamento do embarque. Este sistema visa melhorar a eficiência do controle de fronteiras e reforçar a segurança, assegurando que todos os passageiros estejam devidamente documentados antes de embarcar [❞].Verificação de Documentação pelas Companhias AéreasAs companhias aéreas têm a responsabilidade de verificar a documentação dos passageiros antes do embarque, incluindo passaportes, vistos, bilhetes de retorno e comprovantes de acomodação. Essa verificação adicional na porta de embarque ajuda a garantir que os passageiros não sejam barrados na entrada do país de destino, o que pode resultar em custos adicionais e complicações para a companhia aérea [❞] [❞].Aplicação para Voos do Brasil para PortugalPara passageiros que viajam do Brasil para Portugal, as companhias aéreas realizarão as mesmas verificações rigorosas para garantir a conformidade com os regulamentos de imigração de Portugal. Isso inclui a verificação de bilhetes de retorno e acomodações, tanto para cumprir os requisitos legais quanto para evitar problemas de imigração no destino final.
As empresas americanas sempre colocaram adesivos nos passaportes, é um controle deles. Também tem um controle randômico mais de segurança, no gate, antes de entrar no avião. A empresa precisa se certificar que não tem que trazer esse passageiro de volta no mesmo dia, se ele não entrar no país de destino. Se vc assistir “ Área Restrita” verá que a empresa coopera com a polícia federal, inclusive barram os passageiros sob ordem da PF. Esse selo todas as companhias americanas há anos!!!! Inclusive é uma forma prática de verem quando alguém viaja muito. Se vc só tem um selo, fica sabendo que terá muitos mais!
Interessante, já fui para Portugal 2x pela azul, não passei por isso. Agora vou visitar a família por estes dias e vou pela azul, de Lisboa para SP, vsmos ver como será a volta.
Isso aconteceu comigo quando fui viajar pra Espanha em 2022. Eu tenho dupla nacionalidade e como nao tinha tido tempo de esperar o passaporte espanhol no Brasil, porque ja tinha passagem comprada tive que apresentar a minha certidão de naturalização. Me fizeram esperar um bom tempo e voltaram e autorizaram o meu embarque. Esse fato aconteceu no aeroporto de Goiânia. Eu fui para Valência, mas cheguei na Europa por Lisboa.
Você está errado meu caro, sou funcionário de companhia aérea aqui no Reino Unido e nós somos capacitados e autorizados pelo governo a verificar se os passageiros possuem os requisitos mínimos de admissão no país de destino. Não sei se você tem o conhecimento porém cada passageiro deportado gera custos e multas a companhia aérea.
Então se esses funcionários são capacitados e tem tal autoridade, nem precisa mais ter agentes de imigração no país destino. Já fica tudo resolvido no Brasil mesmo, assim evita constrangimentos e economia caso seja barrado no destino final...kkkkk
Quando eu cheguei a Madrid via Iberia dia 24 de abril agora ninguém me perguntou nada na imigração. DEPOIS fui fazer CHECK IN na empresa TAROM (Linha áerea da Romênia) para ir a Bucareste, a funcionária espanhola do check in da empresa questionou me olhando bem SÉRIA pq eu tinha passagem de apenas IDA. Ela me fez perguntas também. Mostrei meu bilhete aérea de saída para a Servia, ela disse “era isso queria ver”. Fiz um roteiro de 40 dias pelo Leste da Europa, várias passagens de somente IDA. Acho que isto está PEGANDO aqui tbm.
Exatamente, trabalho no Londres Gatwick e o governo inglês exige que a gente barre qualquer tipo de passageiro que não cumpra os requisitos mínimos de viagem. Vídeo meio sensacionalista e difamatório
@@santhiagosouza3323 Pois é. Mas a sorte minha que eu tinha cópias. Eu DETESTEI o olhar que ela me deu no momento! Antipatia pura, mas blz sou adulto e não levo pro lado pessoal. Mas fiquei sem entender e demorei pra dar o que ela queria. Eu a achei péssima e fiquei a fim de reclamar da forma que falou comigo. Mas valeu a pena pra aprender ficar espero e ensinar as pessoas tbm a não passarem por isso.
@@santhiagosouza3323 qdo viajei pro meu destino final: Porto, Portugal, voei de Turkish Airlines de Sofia Istanbul, depois de lá para o Porto. Enquanto esperava ali o boarding call uns funcionários da Turkish tb passaram por todos nós conferindo passaporte tbm. Viram o meu. Se era o mesmo objetivo dos funcionários da AZUL não sei não perguntei e nem me importei. Não me peeguntaram nada apenas viram e devolveram em seguida.
Sem contar que são requisitos bem objetivos (passagem de saída, hospedagem e dinheiro para se manter). E com certeza as companhias colocam o risco de ter que trazer pessoas de volta no valor da passagem (que já é cara).
Olá Sidnei, estão fazendo essa checagem prévia porque se o viajante for repatriado na imigração a responsabilidade e o custo do retorno será da companhia aérea que o levou. Minha experiência: Tenho Status safira e viajo com frequência com a Azul. Mês passado viajei com a minha família de Viracopos para Lisboa, e no check in a funcionaria apenas perguntou se viagem era a turismo, e se tínhamos reserva de hospedagem e passagem de volta, então colou o selo nos nossos passaportes, não pediu para mostrarmos nenhum documento, e estavam fazendo isso com todos. Durante a pandemia presenciei algo semelhante no embarque de Recife para F de Noronha, na ocasião a Azul estava conferindo se o viajante tinha feito o exame PCR em menos de 24hs que era uma exigência para entrar lá, e vi pelo menos 15 pessoas sendo impedidas de embarcar por causa da falta do exame. Entendo a sua indignação e também não concordo o procedimento, mas veja, se os documentos que a companhia aérea está solicitando no embarque são obrigatórios, portanto se vc não tiver, existe um risco evidente de vc não conseguir entrar no local de destino e a companhia ter bancar o seu retorno. Parabéns pelo conteúdo informativo.
Infelizmente, a Lei Brasileira permite que as empresas realizarem a checagem da documentação antes de uma viagem internacional. Tendo em vista que, se o cidadão por algum motivo for deportado, quem custeia o voo é a própria cia. Não pode acorrer distinção, se caso houver, acione a polícia .
Aconteceu comigo em março na Azul, eu não vi problema pois como estava com criança menor acompanhada por só um dos pais, eu sei que eles são muito mais criteriosos na verificação de documentos... mas realmente estranhei quando pediram pra ver nossas residências
Aconteceu comigo também, ao embarcar com minha família, fizeram uma série de questionamentos. Resumindo, foi abusivo e constrangedor, e também na hora de fazer o check in das bagagens, entregaram os passaportes faltando uma das passagens, atitude muito estranha, dando intender, que eles queriam que perdêssemos o vôo... Olho aberto pessoal, Viracopos acontece realmente isso.
Aconteceu isso comigo no dia 16/06 vindo para Portugal com 3 crianças,passei por esse constrangimento, quase me fizeram arriar as calças, me pediram todos os documentos, pediram passagem de volta, pediram o número de telefone do meu esposo que é residente em Portugal, me pediram extrato da conta bancária e o endereço que meu marido reside aqui em Portugal. Mas não foi so eu foram com várias pessoas que o destino era Portugal. Ainda vi o agente fazendo ligação e passando dados do meu passaporte, em inglês para outra pessoa ao telefone.
Fui para França pela Air France com meus irmãos e n tive problema algum desse patamar, tive mais dentro do país mas entendi que por causa da Olimpiada a segurança foi ampliada, fui parado 3 vezes pela policia, mas por estar usando o celular em um lugar que não poderia, mas que tbm n tinha aviso que n poderia.
Só que as empresas aéreas não só podem coml devem, pois podem ser responsavlizadas no pais destino. Regulamento UE 2016/399 Regulamento CE 261/2004 Regulamento CE 810/2009. No caso de Portugal, a lei 23/2007 de 4 de julho (artigo 11 especificamente). Uma vez que as CIAs aéreas podem ser responsabilizadas, a autoridade de negar embarque está sim, sob sua alçada. Obviamente, se feito se motivos, pode haver indenização. Como todo abuso de autoridade.
Boa tarde pessoal, nao entendo do que vcs estao falando, pois Moro no canada ja a 50 anos, viajo muito, e esta lei e implementada em todos paises. te perguntam o hotel ou onde vc vai ficar e vc tem que ter passagem de volta. E a lei, a muitos anos.
@@lopes101000. Eu viajo muito e isto é ilegal em todos os paises. QUEM tem competencia para fazer perguntas e questionar documentos é a policia de imigracao.
@lopes101000 esse questionamento deve ser feito pela imigração do país para onde se viaja, não por funcionários de empresas aéreas , q são meros conferidores de cartões de embarque. Eles não tem autoridade para esse tipo de abordagem.
É os tempos são outros, em 2018 fui a Portugal e no aeroporto de Guarulhos ☑️,→França ☑️, →em Portugal 😂 sai do aeroporto parecia havia desembarcado na rodoviária Tietê. ☑️☑️
A sua passagem era só de ida? Eu tive um problema parecido saindo dos Estados Unidos para Madrid para fazer o Caminho de Compostela. Eles viram no sistema q a minha passagem era só de ida e eu não tenho residência em nenhum país europeu. Me fizeram comprar uma passagem de saída para Londres antes de poder entrar no avião.
Procedimento normal, feito em todas as companhias, pelo mundo afora. Ao embarcar em Hong Kong, de volta à Portugal, voando de Lufthansa, foi-me solicitada a Autorização de Residência. Não me senti constrangida em momento algum em ter que apresentar meu documento.
Aconteceu comigo também! Em viracopos pela azul. Uma fila antes de despachar a mala fazendo perguntas de imigração e colando esse selo no passaporte. E tiveram dois rapazes que eles pediram a CARTA CONVITE… Oi?! Vim dia 23/01/24, mas sou residente em Portugal
Nossa me desculpe mas nunca vi ou ouvi tanta ingonoracia ou falta de conhecimento no que muitos dizem aqui e mesmo neste video? Eu vivo nos EUA e pelo que eu sei todos os paises do mundo tem regras, leis e normas que todas a companhias aereas que voam pra seus territorios tem de seguir e cumprir extritamente para nao serem multadas e ate processadas nos paises, para o qual voam, pois os paises querem e exigem das companhias aereas que eles transportem pessoas que realmente se nao forem residentes legais em tais paises, que pelo menos a companhias nao estejam deliberadamente fazendo o transporte de supostos imigrantes clandestinos ou seja que estejam com on intuito de ir pra outros paises para ficar por la, ou seja imigrarem ilegalmente? Por isso, na verdade muitas companhias aereas tem ou fazem estes questionamentos mesmo nao sendo eles agentes de imigracao, pois devem evitar abaixo de qualquer suspeita, de transportarem supostos imigrantes clandestinos ou que queiram fican em outros paises clandesinamente, pois isto acarreta multas altissimas e as vezes processos tambem contra tais companhias pois tal fato os paises comsideram como burlar ou violar as leis de imigracao ilegal que todos os paises do mundo tem? Outra coisa as companhias de aviacao tem contacto direto com as autoridades de imigracao de caida pais para onde elas voam? E na verdade sao instruidas pelas autoridades de imigracao em fazer tais perguntas para os viajantes no intuito, nao de impedir ou de barrar quem viaja pro exterior, porem o intuito seria o de evitar ou conseguir descobrir quais os viajantes que estao indo para certos paises, sem a devida documentacao exigida pra entrar em outros paises e descobrir aqueles que estejam com o intuito de imigrar clandestinamente? Entenderam agora o porque de tais perguntas? Digo isso pois aqui nos EUA nas paginas da imigracao e do governo americano do departamento de estado ou seja relacoes exteriores eles explicam as regras e leis a serem seguidas pelas companhias aereas, como obrigacao delas para com a leis e regras de imigracao do governo americano, com o intuito de descobrir e parar com aqueles viajantes que na verdade nao vem para o que dizem que vem, mas sim vem ja com o intuito de ficar no pais clandestinamente? E as compahiaas aereas na verdade estao intruidos pelos proprias autoridades de imigracao dos paises a ajuda-los no combate a imigracao ilegal? Isso tudo sob o risco de levarem multas bem altas de serem processados na justica dos paises por digamos estarem violando as leis de imigracao dos paises, lembre isto e dever das companhias aereas pois nao querem ser multadas e processadas por supostamente violarem as leis de cada paises para onde voam entenderam agora o porque de tal rigor ate no embarcar de certos passageiros?
Resolucao da ANAC 400, art 18, II - II - atender a todas as exigências relativas à execução do transporte, tais como a obtenção do visto correto de entrada, permanência, trânsito e certificados de vacinação exigidos pela legislação dos países de destino, escala e conexão; Parágrafo único. O descumprimento de quaisquer dos requisitos deste artigo autorizará o transportador a negar embarque ao passageiro e aplicar eventuais multas. Passagem de retorno e uma exigência da UE, logo a cia aerea pode exigir isso para permitir o embarque. Se fosse assim cia aerea não verificava visto (para países que o exigem)
Já tem algum tempo... eu tenho passaporte europeu, apresentei no despacho das bagagens e me perguntaram o que ia fazer, se tinha residência. Na maior calma do mundo disse que essas informações não cabia a ela e que se ela tomasse atenção no seu trabalho, tinha visto que tinha um passaporte europeu na mão.
Querido. Pessoas do DO tem que perguntar sim e fazer umas perguntas para passageiro no Check-in. Elas pedem sim. Para triagem. Porque depois que embarcam e chegam no país, vazam. Aqui em Portugal está indestado de gente assim. Morando em barracas e sem emprego. Procure a Anac eles devem ter embasado as Cias aereas.
A cia aérea pode, sim, fazer a verificação por um motivo muito simples: ela é responsável por trazer a pessoa de volta, caso seja barrado na imigração; nenhuma quer ter que bancar o custo da viagem de quem teve que ser repatriado. Por isso apresentamos o passaporte no check in. Com os problemas imigratórios atuais, não vejo nada demais nessa precaução da empresa.
Passei por algo semelhante em uma viagem aos Estados Unidos com escala na Colômbia, estávamos no aeroporto da Colômbia aguardando o segundo vôo quando der repente uma funcionária se aproximou de mim e começou a me fazer perguntas respondi tudo que me foi perguntando daí ela me pediu o comprovante da reserva do hotel onde eu iria ficar , achei um pouco estranha , mais no final deu tudo certo!
Passei por uma situação super vexatória após me pôr contra esse tipo de atitude , no meu embarque pra Paris a empresa azul quase me impediu de entrar no voo apenas pq disse que isso era absurdo eu disse que o trabalho deles era um lixo , comigo não , embarquei depois de muita confusão
Pra mim tbm fizeram inúmeras perguntas. Ate eu mostrar meu passaporte europeu😢colaram esse adesivo.Na imigração final o agente de imigração tbm questionou😢.
Mas comprar pela TAP poderá problema(s) em Lisboa se tiveres conexão. Nos voos da TAP quando há atrasos não será recolocado em outro voo sem custos. Essa é minha péssima experiencia com a TAP, também, tenho notado a má vontade dos funcionários dessa empresa no caso não esta na cartilha dela.
Eu li diversos comentários, mas não vi nenhum de alguém que passou por esse interrogatório e por causa de algum motivo qualquer, foi impedido de embarcar. Isso já ocorreu? Alguém sabe de algum caso? Ou até hoje o problema foi mesmo somente o interrogatório em si? Teoricamente a cia aérea pode perguntar o que quiser. Se o passageiro tem que responder, é outra história (da qual eu não sei a resposta). E se a cia aérea pode impedir o embarque por algum desses motivos questionados, isso eu também gostaria de saber.
Verdade retornei para Portugal em outubro do ano passado eles fizeram duas filas uma pra quem tinha residência e outra não. Tive que mostrar minha CPLP 2X alem disso colaram uma bolinha do passaporte, e disseram não tire ate passar pela imigração de Portugal. Achei muito estranho.
Bom saber desse relato pretendo fazer imigração pra Portugal, também passei algo parecido na Argentina já no caso Aduaneira seria o certo não no Brasil essa cobrança pra aonde vai ficar sistema rígido lá.
Acho que todas as empresas areas pedem a sua passagem de ida e volta quando voce vai visitar um pais como turista, em caso voce nao tenha o passaporte ou a residencia do pais que voce esta viajando. Nao vejo problema algum eles me fazerem todas essas perguntas e nao entendo porque as pessoas ficam desconfortadas em responder esses tipos de perguntas. Mas cada um com seu cada um.
Existe uma regra europeia sobre a data de caducidade dos passaportes. Nenhum turista pode embarcar com 3 meses antes do passaporte caducar. Caso isso aconteça, a companhia aéria é obrigada a repatriar o viajante. Para entrar na Europa o passaporte tem que estar válido pelo menos 6 meses antes da data de caducidade. Será por isso que voltam a verificar a passaporte? Foi impedida a entrada de vários britânicos no Espaço Schengen por não saberem desta regra, tanto eles como as companhias aéreas.
TEXTAO Sem nocao.. O assunto do video n e esse.. Veja o video novamente. Palavra OBSOLETA Caduquice ??? N existe esse dialeto na lingua Poortuguesa.. Nos conhecemos por data de VALIDADE..
@@ingodwetrustdellaware-inc8322 Me parece que quem não entendeu foi você. O vídeo não explica o porquê dessa verificação. Vocês brasileiros vivem de especulação e fake news. Triste. Não quer aprender sobre as regras dos passaportes, problema seu.
@@antunessimoessidinei pode até nem ser no Brasil, porque para vocês isso não interessa nada, mas em Portugal pode ser ilegal ou clandestino, as companhias aéreas estão a fazer o trabalho da policia brasileira porque esta não sabe ou não quer fazer.
@@EduardoCruz-ur4wq Comentario de um RETARDADO DIGITAL LACRADOR.. A POLICE 🚔 do Brazil 🇧🇷 nada tem aver com as leis de immigration de outros Pais.. Vc acha Q Poortugal e o unico Pais da Europa ???? Temos outros 26 muito melhor Q Poortugal.. Deixa de ser RETARDADO se achando Q vcs estao no top
Também passei por isso lá em Campinas em Julho passado, a Azul fez um questionário, chegando aqui em Portugal entreguei meu passaporte com a CPLP a alfândega aqui não me disse nada.
Está acontecendo sim, do dia 02/06 eu embarquei em Viracopos para Lisboa e uma agente da azul no finger me abordou pedindo documentos e fazendo perguntas que não cabia a ela, recusei a dar informações, e ela chamou o superior dela e os questionamentos foi o mesmo.
Fiquei na porta da aeronave, acionei a Polícia Federal e o delegado perguntou o que houve,relatei os fatos, ele falou que era de competência da imigração fazer tais perguntas, que não teria impedimento nenhum para que eu embarcasse, e ainda me orientou a fazer uma comunicação a ANAC do ocorrido, os funcionários da AZUL ficaram Bolados comigo e para piorar o vôo atrasou 1h e 19 minutos pois fiz uma ocorrência contra a Cia aérea, não abro mão dos meus direitos em hipótese alguma.
Quem estiver ou for vir para Portugal, não se submeta a essa situação, acionei a polícia federal do aeroporto e comunique o fato.
O que vai acontecer é que no futuro quem usar esse expediente da legalidade, quando chegar a Lisboa já vão ter a informação de que causou problemas vai ser interrogado até à exaustão, e garanto que vai lamentar não ter feito logo na partida, sempre poupava tempo.
Comigo aconteceu mês abril. Dia 26/4 Estava com a carta convite de uma portuguesa e a funcionária Azul exigia documentos que não era cabível a ela. Disse que eu não abarcaria sem o documento que não era necessário. Eu tinha tudo, passagem de volta. Achei arbitrária o que a Azul fez.
Certíssima, de acordo com os advogados que eu sigo funcionários não tem o direito de fazer papel da polícia.
Perfeito!!! É isso mesmo!
@@andreaalves7973 o problema é que os advogados que você segue estão errados ou são ignorantes.
Vivo em Portugal. Já não vou comprar passagens pela Azul. Obrigado pelo compartilhamento.
Se você pensasse melhor, ou você acha que a Azul não tem mais nada para fazer do que andar a chatear os seus clientes e a pagar a funcionários para chatear os clientes, se não fosse obrigada a fazê-lo? O mesmo se vai passar com as outras companhias, ninguém está para arriscar pagar pesadas multas por transportar ilegais.
@@EduardoCruz-ur4wq já li vários comentários vosso aqui, primeiro os funcionários podem estar sendo obrigados a fazerem isso, mas a companhia não pode fazer o papel da polícia, e se a pessoa for um turista ela só será ilegal se ultrapassar os 3 meses eu não vou permitir ser constrangida com perguntas e mais perguntas infundadas sendo que sou residente legal.
@@andreaalves7973 no seu caso só tem de mostrar o seu cartão de residência , e mais nenhuma pergunta será feita.
@@andreaalves7973 Não perca tempo, esse cidadão não sabe do que fala.
Evitar a Azul
Se sou eu, eu tenho dupla cidadania. Só apresentaria meus documentos brasileiros. E ia dar linha na pipa para ver até aonde ela iria. Se me barrassem, simplesmente abriria um belo processo contra essa empresa. E com certeza iria ganhar passagens de viagem durante um bom tempo. Não sou obrigado a me identificar como português estando ainda no Brasil. Isso que essa empresa está fazendo é crime, é preconceito, é no mínimo imoral. Merece uma carrada de processos…
Como tem cidadania não há problema
Eu sou o todo poderoso e tenha "dupla cidadania". Pra Portugal?.E o cara que não tem ? E quem vai legal e deseja conhecer outro país realmente como turista? Se a PF autorizou o embarque a companhia aérea não pode barrar ninguém. É constrangimento ilegal.Se for barrado pela companhia aérea e não deve nada a ninguém vá até a PF e faça uma ocorrência e tente embarcar.
@@lacerdajoselacerda9917 meus documentos são todos italianos eu não gosto de fazer voo por outros países por isso eu faço direto Roma Rio
assim eu não passo por esses problema
Eu só faço viagens pela TAP nunca passei por uma situação dessa.
Muito boa suas orientações .
😘❤️
Eu vim também pela TAP. Excelente.
@@luciateixeira245 A empresa azul já faz isso algum tempo, e a TAP já está adotando isso de fazer questionamentos e tem até no jornal um casal que foi impedido de embarcar pela TAP
Eu viajo pela tap eles me perguntaram sempre se moro na Europa falo que sim, por que só tenho bilhete de ida, só faço conexão em Portugal e moro na Suíça, chego na Suíça nem se quer sou controlada,. Agora tenho passaporte europeu, vou levar o meu por causa da fila e que é grande.
Vc deveria ter chamado a Polícia Federal, pois isso, se chama: 'usurpação de função pública'.
Quem deve solicitar são as autoridades de imigração dos países.
A funcionária da empresa iria impedir vc de viajar, caso vc se recusasse a responder ou apresentar qq documento???
Digo a vc q não!!!
@@rogertzlavcruz3502 você está equivocado, até porque se o passageiro não for admitido em Portugal (ou qualquer outro país) a responsabilidade de trazer ele de volta é da cia aérea…
@@rogertzlavcruz3502 iria sim amigo pois em caso de o passageiro não ser admitido em Portugal as despesas do seu retorno cairia nas costas da empresa a aérea por isso que em alguns casos eles fazem essa checagem sendo um país que pede visto ou não
Vc está certíssimo! Se equivoca quem acredita que uma suposta responsabilidade de uma companhia de reconduzir deportados lhe confere competência jurídica inconstitucional que não possui. É causa ganha!
@@marcuso.424 entra com o processo então
@@diegocorreasilva6190 se eu passar por esse constrangimento, o farei. Não adianta vc ficar com raivinh4, direito não é chute, demanda estudo.
Boa tarde! O seu aviso é muito útil. Bemvindo
Voei de executiva e assim mesmo fizeram a checagem e exigiram passagem de volta, e informei que sou residente em Portugal.
Achei estranho chegar passaporte e exigir passagem de volta.
A empresa é a AZUL.
Vim para Portugal saindo do Brasil no dia 02/06/2024 pela companhia aérea Latan e não passei por esse constrangimento e acredito que isso é passivo até a um processo por constrangimento contra a companhia aérea Azul.
Nunca, em minha vida, eu vi algo parecido, há 24 anos eu viajo Europa/Brasil/Europa e nenhuma das companhias aéreas fez algo desse gênero. E olha que viajei em inúmeras companhias, menos com a Azul.
Obrigada pelas informações, estou indo para Europa nos próximos meses. Sua informação foi muito importante.
SÓ NÃO COMPRA DA AZUL
Pense bem antes de viajar para Europa. A Europa vai entrar numa guerra, para além da Ucrânia, e a vida está caríssima.
Está muito assustador os movimentos para a guerra .
Portugal está sem moradia para alugar e quando aparece um imóvel pequeno o valor já ronda os 850 euros.
@@sunshine.one2030 cada um vê o mundo de um jeito, não fruste os sonhos de outras pessoas, se ela estiver lá e estourar uma guerra é só procurar a embaixada brasileira.
Vai legalmente se não vai ser deportado agora acabou entrar e ficar .😅
Regulamento CE n.º 261/2004Este regulamento da União Europeia estabelece normas para a compensação e assistência aos passageiros em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso considerável dos voos. Além disso, envolve a verificação dos requisitos de entrada dos passageiros, como bilhetes de retorno e acomodações, para assegurar que os passageiros atendam às exigências dos países de destino [❞] [❞].Advanced Information Passenger System (APIS)Implementado em 2013, o APIS obriga as companhias aéreas a transmitirem os dados dos passageiros e dos voos provenientes de países terceiros, como o Brasil, imediatamente após o fechamento do embarque. Este sistema visa melhorar a eficiência do controle de fronteiras e reforçar a segurança, assegurando que todos os passageiros estejam devidamente documentados antes de embarcar [❞].Verificação de Documentação pelas Companhias AéreasAs companhias aéreas têm a responsabilidade de verificar a documentação dos passageiros antes do embarque, incluindo passaportes, vistos, bilhetes de retorno e comprovantes de acomodação. Essa verificação adicional na porta de embarque ajuda a garantir que os passageiros não sejam barrados na entrada do país de destino, o que pode resultar em custos adicionais e complicações para a companhia aérea [❞] [❞].Aplicação para Voos do Brasil para PortugalPara passageiros que viajam do Brasil para Portugal, as companhias aéreas realizarão as mesmas verificações rigorosas para garantir a conformidade com os regulamentos de imigração de Portugal. Isso inclui a verificação de bilhetes de retorno e acomodações, tanto para cumprir os requisitos legais quanto para evitar problemas de imigração no destino final.
Passei por isso todos passageiros estavam reclamando. Me perguntaram o que eu ia fazer e minhas filhas com passaporte europeu ele queria saber pq eu não tinha. Achei isso horrível.
Obrigado pelo video e comentários, é bom saber dessa informação para evitar essa empresa!
O problema é que, se o passageiro for barrado pela imigração ao chegar ao destino, a companhia aérea é obrigada a levar o passageiro de volta ao aeroporto de embarque, e isso causa um embaraço logístico pra empresa. Por isso esse controle.
Pois se virem com esse problema. Bem coisa de empresa do sacana que quebrou a Americanas
Avisassem antes na compra do bilhete desse procedimento!
@@jainlyssostag2594vc q nao le os documentos obrigatorios para embarque. Basta um google
@@jainlyssostag2594 Mas isso é meio que óbvio, pra qualquer país que você for viajar é assim…
Gostei muito do seu vídeo e é um alerta muito importante pra que possamos está ciente e preparados.
Já aconteceu comigo. Moro em Portugal há 7 anos. Fui ao Brasil ano passado e no regresso perguntaram se eu tinha como comprovar que morava em Portugal, eu disse que sim, pois, tenho cartão cidadão e título de residência. Quem vem para Portugal sem passagem de volta precisa provar que mora aqui.
Eles errado não estar pois ser for deportado as despesas aéreas são por conta deles
Isso aconteceu comigo também porque tinha comprado só ida de Los Angeles para Madrid. Me perguntaram se eu tinha residência na Europa. Eu falei que não. Eles me disseram para comprar uma passagem para Londres para poder embarcar.
@@douglasgv123 estão errados sim. Não interessa se as despesas são deles ou não. Eles não são da imigração do país de destino. E isso cabe um processo contra a empresa aérea.
Você tem os dois ? É a única então. Porque ou você tem cartão cidadão ou título de residência rs
@@gabrielfelixcosta4609 tenho os dois. Moro aqui há quase 8 anos. Desde o início tive os dois, aliás, para tirar o cartão cidadão precisa ter o de residência. Toda minha família tem os 2.
Eu moro hà 35 anos na Italia, tenho passaporte Italiano, e desde 2010 todas as vezes que vou ao Brasil, eles me pedem a minha permissaõ para viver na Italia, entaõ eu amostro o passaporte italiano e fica tudo certo. Eu sinceramente naõ me ofendo.
👏👏 assim que tem que ser, as pessoas atualmente estão cheias de orgulho, fui 2 vezes ao Brasil e uma delas a funcionária da azul me perguntou pela passagem de volta e eu atentamente respondi que eu não tinha porque morava na europa e mostrei meus documentos e pronto, não caiu o pedaço por isso, falta um pouco de humildade nas pessoas, ninguém pode mais perguntar nada que muitos brasileiros já ficam tudo ofendidinho.
Se existe uma regra que é ter a passagem de volta, se não tem já tá errado, quantas pessoas chegam aqui na europa e estão passando necessidade porque vem sem dinheiro e sem condições, pois é! e a única coisa que ainda trazem é um coração cheio de orgulho.
Se é tão orgulhoso porque não faz as coisas certa, depois é humilhado e fica reclamando.
Mas esse procedimento, se legal, não deveria ser no checking ? No meio da sala de embarque e ou na porta da aeronave é gera constrangimento.
@@eliomarsouza5035........ Nenhuma Compania aerea tem autorizacao legal para fazer estas perguntas.
Chamar a policia do aeroporto immediatamente.
Vi isto em Zurick, pela Compania aerea Swissair.
Voo Zurick /Sao Paulo,
Uma funcionaria afro Brasileira colocou a classe economica em fila e olhava varias vezes para o rosto da Pessoa e para a foto do passaporte e assim muitas pessoas ficaram constrangidas.
FOI Um comportamento abusivo aquela mulher.
Um ataques de estrelismo 😂
Falei com uma aeromoca desta Empresa e ela me confirmou q nao existe autorizacao da Empresa Para funcionarios controlar documentacao de passageiros.
Mas isso não é da competencia deles! É da Policia!
Minha filha foi pra Portugal em Outubro de 2023 , fozeram o mesmo com ela ,fizeram inumeras perguntas , tanto na hora de verificar os passaportes( o Dela eo da minha neta) tanto na hora de despachar as bagagens , achei bem estranho tbm. Ela tbm foi de Azul
Esse questionamento esta ERRADO..
Esse questionamento por parte da funcionária da azul está errado, eles não têm essa autoridade de fazer essas perguntas e passar por este constrangimento, eles não são agentes imigratório, até porque se já foi feito isso pela polícia federal, que sentido faria uma empresa aérea fazer este tipo de processo. isso sim pode dar um processo contra empresa!!!
Regulamento CE n.º 261/2004Este regulamento da União Europeia estabelece normas para a compensação e assistência aos passageiros em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso considerável dos voos. Além disso, envolve a verificação dos requisitos de entrada dos passageiros, como bilhetes de retorno e acomodações, para assegurar que os passageiros atendam às exigências dos países de destino [❞] [❞].Advanced Information Passenger System (APIS)Implementado em 2013, o APIS obriga as companhias aéreas a transmitirem os dados dos passageiros e dos voos provenientes de países terceiros, como o Brasil, imediatamente após o fechamento do embarque. Este sistema visa melhorar a eficiência do controle de fronteiras e reforçar a segurança, assegurando que todos os passageiros estejam devidamente documentados antes de embarcar [❞].Verificação de Documentação pelas Companhias AéreasAs companhias aéreas têm a responsabilidade de verificar a documentação dos passageiros antes do embarque, incluindo passaportes, vistos, bilhetes de retorno e comprovantes de acomodação. Essa verificação adicional na porta de embarque ajuda a garantir que os passageiros não sejam barrados na entrada do país de destino, o que pode resultar em custos adicionais e complicações para a companhia aérea [❞] [❞].Aplicação para Voos do Brasil para PortugalPara passageiros que viajam do Brasil para Portugal, as companhias aéreas realizarão as mesmas verificações rigorosas para garantir a conformidade com os regulamentos de imigração de Portugal. Isso inclui a verificação de bilhetes de retorno e acomodações, tanto para cumprir os requisitos legais quanto para evitar problemas de imigração no destino final.
Parabéns pelo vídeo meu amigo, isso tudo que vc falou aconteceu com a família do meu amigo
Valeu meu amigo. Obrigado por comentar. 🙏🤗
Assisti esse vídeo furioso.
Torço muito que esse vídeo viralize para que a Azul seja reconhecida mundialmente por constranger as pessoas.
Espero que a ANAC tome verdadeiras providências punindo essa companhia.
Tomara que essa companhia seja processada por todos os clientes que sofreram esse constrangimento. Acabo de excluir essa companhia de possíveis cotações de compras como manifesto contra atitudes como essa.😡
Vim para Portugal em Outubro de 2023 , pela azul tbm e fizeram a mesma coisa comigo, mas por nunca ter voado para outro País achei que fosse normal até ver seu vídeo 😅
Comigo também foi assim .porém pensei que ela algum acordo entre Brasil e Portugal. E afinal qual a finalidade da azul fazer isso?
Comigo aconteceu o mesmo, só que na fila antes de despachar as malas. Achei que fosse procedimento normal. Tinha o visto de procura de trabalho e não me pediram para comprovar passagem de volta nem hotel.
Mas é normal…
A nível de informação, Portugal mudou recentemente as regras de imigração acabando com a manifestação de interesse, (entrar como turista e pedir o art. 88) tem bastante vídeo no UA-cam sobre isto.
Deixa eles vir com visto turista volta pra trás infelizmente.
Verdade. E vai ficar pior. Os europeus estão bloqueando a imigração. Vão implementar novas regras que impedirão a entrada.
@@trindadecr7221
Dumb and Dumber Conversation..
2 idiotas Conversando borracha.
O que está faltando e o Brasil se tornar mais difícil de turistas tbm entrar da forma que entram .... Brasileiro se for tem problemas, já estrangeiros entram da forma bem simples
Vc está muito errado! Existe regulamentação que inclusive atribui multa a cia aérea quando o passageiro é recusado no destino por problemas de documentos como por exemplo passagem de volta ou visto. O Brasil em 1997 já cobrava 5k se alguém chegasse sem visto, ou seja, até o Brasil faz isso.
O problema é que as pessoas são tão sem instrução que repetem o que vc diz.
Já fui para Londres do RJ pela norwegian, tive que apresentar um passaporte da UE ou do Brasil acompanhado da passagem de retorno e algumas coisas mais. Se chego em Londres sem esses documentos a cia aérea tem que pagar multa e arcar com o meu repatriamento
@@RobertoFarias-nx9kx não confunda a TAP com um funcionário padrão e não padrão. Se houver exigência do país de destino e principalmente com sanções, o bom funcionário vai pedir.
Eu não sei quanto o Brasil cobra atualmente de multa, mas em 1997 era de R$ 5k se chegasse sem visto e sem passagem de volta, além da empresa arcar com o custo do repatriamento.
E porque não perguntam antes de vender??? Pq o que importa é o vil metal.
@@RobertoFarias-nx9kx
Forçou muito
O artigo 146 não se aplica neste caso , pois não existiram ameaças
A cia aérea pode sim pedir a passagem de ida +volta e outros documentos se a lei de emigraçāo do país de destino exige. .
@@RobertoFarias-nx9kx sem mimimi!
O passageiro é responsável pela documentação que deve estar regularizada no momento do embarque, não da compra, mesmo pq vc pode comprar a passagem inclusive sem marcação de data, bilhete cheio. O que a cia faz é apenas cumprir uma eventual exigência do Estado estrangeiro de destino.
Chegue nú, portando droga, material explosivo e diga para cia aérea que comprou o bilhete logo ela tem a obrigação de transportar, 😂😂😂
Eu fico espantado como as pessoas têm tão pouca instrução e ainda quer emigrar.
@@RobertoFarias-nx9kx eu te dei uma resposta mas o dono do canal apagou, coitado!
Tente embarcar nu ou portanto certas coisas e diga p empresa que ela é obrigado a te levar. E para informação: vc pode comprar passagem cheia sem data de embarque, pode comprar depois tratar dos documentos etc
As empresas estão tendo que assumir a volta dos que forem imigrar e cancelam a passagem de volta,o que obviamente dá prejuízo as mesmas.
Com certeza é importante o controle, no entanto mostrar NIF e quanto têm de dinheiro às portas do avião não é atribuição de uma cia aérea. Abraço
@@canalsidneieclache
Me aconteceu isso em Singapore indo pra nova Zealand com o passaport brasileiro..
Ate da minha bagagem de mao ele reclamo..
A Discriminacao era tanto, onde o agente da Emp aerea n satisfeito com o meu visto ELETRONICO, Ele mesmo ligo la na immigration da Nova Zealand 🇳🇿
Dai eles me perguntaram sobre o meu Plano de viajem, e responde e n ficaram SATISFEITO e n me deixaram EMBARCA e tive o meu visto ELETRONICO CANCELADO por telephone ☎️ 😢
Foi a Thai Airline
Eu tinha o tickets de volta com outra EMP aerea..
Eles n gostaram..
Extrago meu Fim de ano..
Mais isso quem tem q fiscalizar é a imigração antes de ir pro avião então, não as empresas aéreas.
Eles estão fazendo errado
Viajar está ficando algo desagradável!
Reclamem sempre com a ANAC!!
Aconteceu comigo, e não foi pela azul e sim com a Air China, me pediram a passagem de volta e eu apresentei, mas não contava com uma coisa, a minha passagem de volta era pela azul, e a bendita da passagem não tinha o n°do e ticket, por que a azul não forneceu, mas não era uma reserva, era uma passagem paga, não consegui embarcar, perdi o meu voo de ida a Lisboa, e a passagem de volta não servia de nada, voltei pra casa e vou fazer a viagem no ano que vem, mas levei a Azul e a Air China na justiça.
Só acionar a justiça, a azul já fez isso comigo.
Putz …. Tava ruim de destino hein !!! Portugal o Paraguai da eu Europa e China….. vixiii nem sei o que dizer
@@ronaldramos6108 vc já foi em algum desses países pra falar que é ruim? Se já foi e achou ruim, é pq não soube conhecer 😉
@@themessengerraw (saber conhecer) …… doce ilusão a sua em pensar que quando se trate de Portugal ou China depende da ótica de quem tá visitando , talvez já tenha tido uma namorada de longa data que nasceu em Hong Kong (Beijing) e tive a oportunidade de comer muito special fried rice com bastante camarão e carne de porco bem pertinho da grande muralha,quanto a Portugal talvez minha árvore genealógica tenha me garantido um passaporte português sacado na central de registro lá no parque das nações em Lisboa ,mas vou te deixar com sua imaginação !
@@themessengerraw o que é saber conhecer? Vc gostou de tudo que um dia conheceu ?
Eu viajei uma vez para Londres, moro nos Estados Unidos e, para voltar para casa, todos os vc passageiros precisavam mostrar o visa, ou green card. Alias, ao reservar lugar, precisei dar o meu endereço e numero de green card se não, não embarca. Quando voltei de São Paulo, tb, na hora do check-in . Portugal até pode começar a fazer isso quando tiver o ETIA. Aliás, todos os outros países tb.
Como a empresa não pode solicitar documentos relativos ao destino da viagem? Quando trabalhei no Caribe e voava com destino ao país eles me pediam, em Guarulhos, o visto americano (O vôo fazia escala nos EUA). Outra vez, me solicitaram os documentos de residência nos EUA em vôo para o Canadá, com destino aos EUA. As companhias aéreas sempre atenderam os pedidos das autoridades dos países aos quais prestam o serviço. Normal.
Claro que podem, mas não faz sentido fazer isso às portas da aeronave já com a mala despachada. Um abraço e obrigado
@@canalsidneieclacheConcordo 100%. Isso deveria ser informado no momento da venda da passagem.
Alguns ja responderam. As empresas aereas podem verificar se nos podemos entrar no pais que estamos viajando (ter visto, residencia, etc). O inverso tambem é verdade: eu estava para viajar para o Brasil, e a empresa aerea americana quis verificar se eu tinha visto para entrar no Brasil. A imigracao brasileira, e a PF nao verificam se nos podemos entrar em outros paises.
(Parentesis aqui: o advogado Toledo (esta no youtube) ja disse que passageiros foram pedidos a sair do aviao, ja embarcados, porque a imigracao americana enviou (atrasado), que certos passageiros nao poderiam entrar nos eua.)
Isso aconteceu comigo e meu marido e filha, há uns 8 anos atrás, quando íamos de Sāo Paulo- Casa Blanca-Londres, isso foi pela AIR MARROCOS, a gente ainda estava fazendo o check in na companhia aérea, o funcionário pegou nossos passaportes e começou a fazer um monte de perguntas, ( eu e minha filha temos passaporte europeu, meu marido tinha um visto britânico vencido, mas como ele é casado comigo ele tinha direto de viajar),já havíamos morado na Inglaterra anteriormente , e o funcionário simplesmente deu uma de agente de imigração. E quando chegamos em Londres, o verdadeiro agente de imigração nos fez ir para a sala, porque o visto estava vencido, mas depois de uns 20 minutos fomos liberados, simples e rápido, então o que aquele funcionário da Air Marrocos fez no Brasil foi ridículo.
A entrada em Portugal vai ficar dificil para quem vem sem base de apoio , contrato de trabalho e algumas garantias de subsistência . Já há mitas ppessoas a viver nas ruas de Lisboa e essa situação não é boa para ninguém!
Pode ser que a empresa tenha custos, caso o passageiro seja deportado. A empresa não iria fazer isto do nada
Pros Estados Unidos muitas das vezes acontece “a passageiros específicos pre selecionados”, e já tem tempos nunca vi ninguém reclamar. Talvez estejam implantando também a viagens a Portugal.
Obrigada pela informação, vou ficar alerta 🙏
Obrigada pelas informações!
Na Américan airlines,eles fazem isto o que é sempre bom,ao conferir tudo sobre o passaporte e o passageiro,eles colocam um adesivo contendo informações codificadas,e ao chegar nos Estados Unidos,vc entrega o passaporte e em menos de 2 minutos,vc é admitido nos Estados Unidos,sem nenhum momento
Quando fui para Portugal com a Lufthansa pediram a autorização de residência de Portugal mas no guichê do check in. A mesma coisa aconteceu na Europa várias vezes com a Ryanair quando viajava para Irlanda.
Até na barca que faz Irlanda para UK eles fazem essa checagem.
No site deles explica que podem ser multados se você for barrado no destino.
Já no caso das cias aéreas eu fiquei sabendo que elas são obrigadas a te levar de volta.
Sou residente permanente em Taiwan, sempre quando vou ao Brasil, eles pedem passagens de volta e etc. aí falo e mostro meu ID de Taiwan. Não vejo problemas.
De fato, a companhia aérea não pode assumir o papel de oficial de fronteira. Isto é ilegal! Eu sou brasileiro, mas moro no Canadá. Em dezembro de 2023, em uma viagem de volta de Dublin para Toronto, com conexão em Reykjavik, percebi que antes do embarque para Toronto, os oficiais de fronteira da Islândia estavam verificando a documentação dos passageiros, inclusive pregaram em meu passaporte canadense um selo de verificação.
Se for ordem do governo do país de destino,pode
@@sandraalmeida5358 creio que no caso que relatei, era uma ação coordenada entre dois órgãos equivalentes nos diferentes países. Agora, no caso do vídeo, uma coisa é verificar se a documentação imigratória está correta, outra bastante distinta é fazer papel de oficial de fronteira de país estrangeiro (completamente ilegal).
Passei por isso lá uma vez também. E ainda, distraídos, perderam meu passaporte, mas acharam para eu poder voltar para os Estados Unidos.
@@matheusdequeiroz6674 concordo plenamente.
Outra coisa, não deem o vosso passaporte para qualquer um, e se a pessoa quiser levar para qualquer lugar só deixe se você estiver junto! Esse é o documento único que você vai ter para viajar para fora di Brasil, por isso muito importante!!
Bom, lá vai meu relato de passageiro frequente que viaja quase toda semana, sei que é uma situação complicada, mas a empresa pode sim fazer tais atos mencionados no vídeo como realizar perguntas e inclusive proibir a pessoa de embarcar caso encontre algo de errado com exigências / pré requisitos de entrada no outro país (passagem aérea de volta, vacinas, etc). Inclusive está no contrato de compra e venda do bilhete aéreo. Na época da covid quando voltei de San Andrés para o Brasil, um passageiro simplesmente conseguiu furar essa barreira de perguntas que a Avianca fazia para os passageiros e conseguiu embarcar para o Brasil, resumindo ao chegar em SP ele foi mandado pra uma sala da anvisa, na época tinha que fazer teste de covid e comprovar que não tinha e etc, A cia Avianca foi multada, valor superior a passagem que o passageiro pagou. Essas perguntas podem ser feitas, quando vc vai pro México, é do mesmo jeito, as cias principalmente aeromexico vão te fazer as perguntas pedir comprovação de bilhete de volta, quando fui um passageiro não tinha e teve que comprar na hora a de volta pra conseguir entrar. É chato pra uns, mas.. fazer o que.
Em 1922 passei por algo semelhante com a Latam. Eu era residente em Espanha e fui impedida de embarcar por um funcionário dessa empresa, ao final ele me disse: se você embarcar nunca mais poderá voltar à Espanha, girei nos calcanhares e resolvi de outra forma. Latam perdeu sua cliente que abriu mão da fidelidade, para encurtar a história.
Acho que pela data 1922, a cia aérea era a Cruzeir, a Varig ou a Vasp. 🤭
Essa pessoa tem hoje 102 anos.... é isso mesmo?
@@verahosni4809 Não,v102 tem do ocorrido, imagino que a viagem foi de Vapor 🙄
@@JoaoLuiz-te8yn Sim, tem razão!!!!
Por pouco não pegou 14 Bis! 😂😂😂
Em Santiago no Chile ocorre o mesmo com voos para Nova Zelândia. Alguns conhecidos foram impedidos de embarcar para Auckland.
Olha não sei quanto ao Brasil, mas meu marido já foi segurança do aeroporto de Venezia e a última palavra quem dá não é a autoridade policial e sim a companhia aérea. Inclusive se a companhia não quiser deixar você embarcar ela pode e tem total autonomia de fazê-lo.
Dentro do território de x país a autoridade policial é quem decide, mas a partir do momento que você embarca passa a ser responsabilidade da companhia aérea.
Mas dentro do Brasil eles fazem? Iria comprar passagens com a Azul para Salvador agora irei comprar com a Gol. Obrigado pelo conteúdo
Isso é antigo. Eu lembro de quando viajei em 1995 já perguntavam pela passagem de volta antes de embarcar. Só consegui embarcar sem passagem de volta com passaporte europeu.
Isso é uma regra , se vai para Europa e não possui passagem de volta não pode embarcar a não ser q tenha passaporte Europeu, ou visto !
@@amandhakemmer1678 onde que isso é uma regra??? Fiz uma viagem a Europa ano passado, ficando 10 dias em Portugal e 10 na Espanha, no embarque não pediram nada além do passaporte.
Ou autorização de residência
Todas as vezes que eu e meus amigos viajamos tivemos que apresentar ainda no Brasil o PB4 e a passagem de retorno. Eles tem autorização de não permitir embarcar sem a passagem de volta.
. Este tipo de entrevista e procedimento vem sendo adotado já há muito tempo por empresas áreas americanas e europeias.
Em Guarulhos nunca vi esse procedimento, tô surpreso com isso em Viracopos.
Acho bem que façam esse procedimento no brasil assim facilitam o trabalho das autoridades em Portugal, todos nós sabemos que a maioria dos brasileiros que vêm para Portugal não vêm para fazer férias, e ao sr não lhe verificaram os documentos pk já tinham sido verificados, e mesmo assim ainda se está a queixar.
Embarquei no Brasil pela TAP e não tive nenhuma palhaçada dessa no meu voo, foi tranquilo apesar de estar com visto de trabalho certinho, passagem de ida e se preciso volta não me pediram nada, na imigração em Lisboa me receberam muito bem, foram super profissionais fizeram perguntas que correspondiam ao processo ainda brincou um pouco com minha foto e normal sem se prolongar e tudo bem mesmo a fila estando enorme foram gentis comigo, hoje vivo aqui em Portugal e trabalho e adoro este país, a dica é consumir informações atualizadas sobre tudo que acontece no processo e se desconfiar de abusos acione a polícia pois eles estão para ajudar e são às autoridades com poder de resolver tanto no Brasil como no exterior.
Bem-vindo e boa sorte Felipe 🤗
Essa checagem é procedimento. Outras cias como United, Delta, etc também colam essas checagens…
Se é procedimento ou não, nao sei.
Se estamos com tudo certo , qual o problema em mostrar ?
Já fui parada em tantos países, Turkia, Irlanda , Portugal , França , eu mostro , ainda finjo que não estou encontrando , demoro um pouco depois entrego com a maior cara de deboche .
Trabalho de polícia é feito pela polícia, a companhia aérea tem que te levar do ponto A ao B, simplesmente isso.
Um absurdo!!!!!
Estou notando que vão dificultar as nossas viagens de turismo também 😮
claro, que isso vai ser tudo controlado e em toda a Europa. Os tempos mudaram a partir de agora.
Claro tem de ter a certeza porque agora já não há manifestação de interesse
@@elisabetefarinho9075 manifestação de interesse para passar férias em Portugal????
@@cvascvasc6083 Acabou a festa, fuuu, graças à Deus.
@@cvascvasc6083 Não é isso é que antes vinham a turismo e ficavam agora já não tem de ter prova de tudo quanto chega a Portugal
Eu não deixei eles da Azul prosseguir com o procedimento claramente sem nenhum embasamento legal. Além do procedimento ser ilegal marca o Passaporte com a cola de difícil remoção.
Obrigado pela informação, em breve estarei indo para Portugal. Para minha pessoa foi de grande valia este vídeo.
A Azul deve estar temendo alguma coisa, pois, para a empresa, o lucro é vender passagem. É claro que ela não iria ter um gasto com funcionário e estresses sem que esteja sendo pressionada por alguma regra imposta pela UE, ou qualquer outro problema relacionado à imigração. Curioso, de fato. Estranho.
É pq estão barrando muita gente lá em portugal, daí a imigração quer que a empresa disponibilize imediatamente um voo pra coloca os barrados e manda de volta , isso é uma contra mão pra empresa etc
Artigo 41 da lei de imigração portuguesa.
Pelo que sei, é a única que têm feito isso às portas do avião
Barrar a entrada ilegal de imigrantes. Muita coisa vai mudar. Acredito que no futuro não distante para entrar no espaço europeu será necessário visto.
Em junho 24 fiz pela Azul voo de VCP para Orly e o procedimento de aplicar o selo de checagem no meu passaporte português foi o mesmo. A informação passada para tal foi a de que não precisava apresentar meu passaporte no embarque pois este foi conferido no check in. E foi o que aconteceu. Sem constrangimentos, fiz excelente voo. Acredito q esse procedimento diz respeito a problemas na imigração no país destino pois a aérea possivelmente terá de embarcar o passageiro de volta e haverão custos.
Estive agora nos EUA, não carimbaram nenhuma vez meu passaporte, acho que fica a informação da viagem registrada virtualmente, mas a Gol deixou vários adesivos na capa de trás do meu passaporte, não entendi esse procedimento
Azul ou qualquer outra cia não tem autonomia nenhuma sobre esse assunto , a eles cabe cobrar apenas o bilhete de embarque e a imigração fica a cargo dos órgãos competentes.
Errado. europa.eu/youreurope/citizens/travel/passenger-rights/air/index_pt.htm#deniedBoarding
Você está equivocado, até porque se for barrado de entrar em Portugal a obrigação de trazer você de volta é da cia aérea
@@diegocorreasilva6190não está não. As competências da Justiça Federal e da Policia Federal foram alteradas e ninguém está sabendo? Não importa se ela irá ou não trazer de volta, empresa privada não faz controle de fronteira.
Regulamento CE n.º 261/2004Este regulamento da União Europeia estabelece normas para a compensação e assistência aos passageiros em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso considerável dos voos. Além disso, envolve a verificação dos requisitos de entrada dos passageiros, como bilhetes de retorno e acomodações, para assegurar que os passageiros atendam às exigências dos países de destino [❞] [❞].Advanced Information Passenger System (APIS)Implementado em 2013, o APIS obriga as companhias aéreas a transmitirem os dados dos passageiros e dos voos provenientes de países terceiros, como o Brasil, imediatamente após o fechamento do embarque. Este sistema visa melhorar a eficiência do controle de fronteiras e reforçar a segurança, assegurando que todos os passageiros estejam devidamente documentados antes de embarcar [❞].Verificação de Documentação pelas Companhias AéreasAs companhias aéreas têm a responsabilidade de verificar a documentação dos passageiros antes do embarque, incluindo passaportes, vistos, bilhetes de retorno e comprovantes de acomodação. Essa verificação adicional na porta de embarque ajuda a garantir que os passageiros não sejam barrados na entrada do país de destino, o que pode resultar em custos adicionais e complicações para a companhia aérea [❞] [❞].Aplicação para Voos do Brasil para PortugalPara passageiros que viajam do Brasil para Portugal, as companhias aéreas realizarão as mesmas verificações rigorosas para garantir a conformidade com os regulamentos de imigração de Portugal. Isso inclui a verificação de bilhetes de retorno e acomodações, tanto para cumprir os requisitos legais quanto para evitar problemas de imigração no destino final.
@@thiagobonfim5181Regulamento CE n.º 261/2004Este regulamento da União Europeia estabelece normas para a compensação e assistência aos passageiros em casos de recusa de embarque, cancelamento ou atraso considerável dos voos. Além disso, envolve a verificação dos requisitos de entrada dos passageiros, como bilhetes de retorno e acomodações, para assegurar que os passageiros atendam às exigências dos países de destino [❞] [❞].Advanced Information Passenger System (APIS)Implementado em 2013, o APIS obriga as companhias aéreas a transmitirem os dados dos passageiros e dos voos provenientes de países terceiros, como o Brasil, imediatamente após o fechamento do embarque. Este sistema visa melhorar a eficiência do controle de fronteiras e reforçar a segurança, assegurando que todos os passageiros estejam devidamente documentados antes de embarcar [❞].Verificação de Documentação pelas Companhias AéreasAs companhias aéreas têm a responsabilidade de verificar a documentação dos passageiros antes do embarque, incluindo passaportes, vistos, bilhetes de retorno e comprovantes de acomodação. Essa verificação adicional na porta de embarque ajuda a garantir que os passageiros não sejam barrados na entrada do país de destino, o que pode resultar em custos adicionais e complicações para a companhia aérea [❞] [❞].Aplicação para Voos do Brasil para PortugalPara passageiros que viajam do Brasil para Portugal, as companhias aéreas realizarão as mesmas verificações rigorosas para garantir a conformidade com os regulamentos de imigração de Portugal. Isso inclui a verificação de bilhetes de retorno e acomodações, tanto para cumprir os requisitos legais quanto para evitar problemas de imigração no destino final.
As empresas americanas sempre colocaram adesivos nos passaportes, é um controle deles. Também tem um controle randômico mais de segurança, no gate, antes de entrar no avião.
A empresa precisa se certificar que não tem que trazer esse passageiro de volta no mesmo dia, se ele não entrar no país de destino.
Se vc assistir “ Área Restrita” verá que a empresa coopera com a polícia federal, inclusive barram os passageiros sob ordem da PF. Esse selo todas as companhias americanas há anos!!!! Inclusive é uma forma prática de verem quando alguém viaja muito. Se vc só tem um selo, fica sabendo que terá muitos mais!
Interessante, já fui para Portugal 2x pela azul, não passei por isso. Agora vou visitar a família por estes dias e vou pela azul, de Lisboa para SP, vsmos ver como será a volta.
Vc responde aqui como foi
O problema é sempre a ida para a Europa, não a volta.
tens que ir com visto, e passagem ida e volta
Deixa uma dica para as companhias aéreas. Passageiros que se submeterem a pré checagem receber desconto de 50% na passagem de volta😂
Isso aconteceu comigo quando fui viajar pra Espanha em 2022. Eu tenho dupla nacionalidade e como nao tinha tido tempo de esperar o passaporte espanhol no Brasil, porque ja tinha passagem comprada tive que apresentar a minha certidão de naturalização. Me fizeram esperar um bom tempo e voltaram e autorizaram o meu embarque. Esse fato aconteceu no aeroporto de Goiânia. Eu fui para Valência, mas cheguei na Europa por Lisboa.
Você está errado meu caro, sou funcionário de companhia aérea aqui no Reino Unido e nós somos capacitados e autorizados pelo governo a verificar se os passageiros possuem os requisitos mínimos de admissão no país de destino.
Não sei se você tem o conhecimento porém cada passageiro deportado gera custos e multas a companhia aérea.
Então se esses funcionários são capacitados e tem tal autoridade, nem precisa mais ter agentes de imigração no país destino. Já fica tudo resolvido no Brasil mesmo, assim evita constrangimentos e economia caso seja barrado no destino final...kkkkk
Reino Unido não é Brasil, as leis ai são diferentes daqui, aqui ninguém pode se colocado em situações vexatórias ou constrangedoras.
Falou 💩 …..Mostra a Legislação!!!! Deixa de falar besteira !!!!
Quando eu cheguei a Madrid via Iberia dia 24 de abril agora ninguém me perguntou nada na imigração. DEPOIS fui fazer CHECK IN na empresa TAROM (Linha áerea da Romênia) para ir a Bucareste, a funcionária espanhola do check in da empresa questionou me olhando bem SÉRIA pq eu tinha passagem de apenas IDA. Ela me fez perguntas também. Mostrei meu bilhete aérea de saída para a Servia, ela disse “era isso queria ver”. Fiz um roteiro de 40 dias pelo Leste da Europa, várias passagens de somente IDA. Acho que isto está PEGANDO aqui tbm.
Exatamente, trabalho no Londres Gatwick e o governo inglês exige que a gente barre qualquer tipo de passageiro que não cumpra os requisitos mínimos de viagem.
Vídeo meio sensacionalista e difamatório
@@santhiagosouza3323 Pois é. Mas a sorte minha que eu tinha cópias. Eu DETESTEI o olhar que ela me deu no momento! Antipatia pura, mas blz sou adulto e não levo pro lado pessoal. Mas fiquei sem entender e demorei pra dar o que ela queria. Eu a achei péssima e fiquei a fim de reclamar da forma que falou comigo. Mas valeu a pena pra aprender ficar espero e ensinar as pessoas tbm a não passarem por isso.
@@santhiagosouza3323 qdo viajei pro meu destino final: Porto, Portugal, voei de Turkish Airlines de Sofia Istanbul, depois de lá para o Porto. Enquanto esperava ali o boarding call uns funcionários da Turkish tb passaram por todos nós conferindo passaporte tbm. Viram o meu. Se era o mesmo objetivo dos funcionários da AZUL não sei não perguntei e nem me importei. Não me peeguntaram nada apenas viram e devolveram em seguida.
@@mariodezert as multas são altíssimas, 10 mil euros por passageiro fora os custos de trazer de volta
Sem contar que são requisitos bem objetivos (passagem de saída, hospedagem e dinheiro para se manter).
E com certeza as companhias colocam o risco de ter que trazer pessoas de volta no valor da passagem (que já é cara).
Olá Sidnei, estão fazendo essa checagem prévia porque se o viajante for repatriado na imigração a responsabilidade e o custo do retorno será da companhia aérea que o levou. Minha experiência: Tenho Status safira e viajo com frequência com a Azul. Mês passado viajei com a minha família de Viracopos para Lisboa, e no check in a funcionaria apenas perguntou se viagem era a turismo, e se tínhamos reserva de hospedagem e passagem de volta, então colou o selo nos nossos passaportes, não pediu para mostrarmos nenhum documento, e estavam fazendo isso com todos.
Durante a pandemia presenciei algo semelhante no embarque de Recife para F de Noronha, na ocasião a Azul estava conferindo se o viajante tinha feito o exame PCR em menos de 24hs que era uma exigência para entrar lá, e vi pelo menos 15 pessoas sendo impedidas de embarcar por causa da falta do exame.
Entendo a sua indignação e também não concordo o procedimento, mas veja, se os documentos que a companhia aérea está solicitando no embarque são obrigatórios, portanto se vc não tiver, existe um risco evidente de vc não conseguir entrar no local de destino e a companhia ter bancar o seu retorno. Parabéns pelo conteúdo informativo.
Infelizmente, a Lei Brasileira permite que as empresas realizarem a checagem da documentação antes de uma viagem internacional. Tendo em vista que, se o cidadão por algum motivo for deportado, quem custeia o voo é a própria cia. Não pode acorrer distinção, se caso houver, acione a polícia .
Aconteceu comigo em março na Azul, eu não vi problema pois como estava com criança menor acompanhada por só um dos pais, eu sei que eles são muito mais criteriosos na verificação de documentos... mas realmente estranhei quando pediram pra ver nossas residências
Aconteceu comigo também, ao embarcar com minha família, fizeram uma série de questionamentos. Resumindo, foi abusivo e constrangedor, e também na hora de fazer o check in das bagagens, entregaram os passaportes faltando uma das passagens, atitude muito estranha, dando intender, que eles queriam que perdêssemos o vôo... Olho aberto pessoal, Viracopos acontece realmente isso.
Aconteceu isso comigo no dia 16/06 vindo para Portugal com 3 crianças,passei por esse constrangimento, quase me fizeram arriar as calças, me pediram todos os documentos, pediram passagem de volta, pediram o número de telefone do meu esposo que é residente em Portugal, me pediram extrato da conta bancária e o endereço que meu marido reside aqui em Portugal. Mas não foi so eu foram com várias pessoas que o destino era Portugal. Ainda vi o agente fazendo ligação e passando dados do meu passaporte, em inglês para outra pessoa ao telefone.
Moro aqui em Lisboa em Portugal sou brasileiro fui ao Brasil mês passado fiquei 3 semanas não tive nenhum problema fui e voltei tranquilo.
Penso que te acharam com cara de rico 😂
Fui para França pela Air France com meus irmãos e n tive problema algum desse patamar, tive mais dentro do país mas entendi que por causa da Olimpiada a segurança foi ampliada, fui parado 3 vezes pela policia, mas por estar usando o celular em um lugar que não poderia, mas que tbm n tinha aviso que n poderia.
Só que as empresas aéreas não só podem coml devem, pois podem ser responsavlizadas no pais destino.
Regulamento UE 2016/399
Regulamento CE 261/2004
Regulamento CE 810/2009.
No caso de Portugal, a lei 23/2007 de 4 de julho (artigo 11 especificamente).
Uma vez que as CIAs aéreas podem ser responsabilizadas, a autoridade de negar embarque está sim, sob sua alçada.
Obviamente, se feito se motivos, pode haver indenização. Como todo abuso de autoridade.
Boa tarde pessoal, nao entendo do que vcs estao falando, pois Moro no canada ja a 50 anos, viajo muito, e esta lei e implementada em todos paises. te perguntam o hotel ou onde vc vai ficar e vc tem que ter passagem de volta. E a lei, a muitos anos.
@@lopes101000. Eu viajo muito e isto é ilegal em todos os paises.
QUEM tem competencia para fazer perguntas e questionar documentos é a policia de imigracao.
@lopes101000 esse questionamento deve ser feito pela imigração do país para onde se viaja, não por funcionários de empresas aéreas , q são meros conferidores de cartões de embarque. Eles não tem autoridade para esse tipo de abordagem.
É os tempos são outros, em 2018 fui a Portugal e no aeroporto de Guarulhos ☑️,→França ☑️, →em Portugal 😂 sai do aeroporto parecia havia desembarcado na rodoviária Tietê. ☑️☑️
Comigo foi a própria polícia federal que pediu o título de residência ainda no Brasil, achei estranho
A sua passagem era só de ida?
Eu tive um problema parecido saindo dos Estados Unidos para Madrid para fazer o Caminho de Compostela. Eles viram no sistema q a minha passagem era só de ida e eu não tenho residência em nenhum país europeu. Me fizeram comprar uma passagem de saída para Londres antes de poder entrar no avião.
Procedimento normal, feito em todas as companhias, pelo mundo afora.
Ao embarcar em Hong Kong, de volta à Portugal, voando de Lufthansa, foi-me solicitada a Autorização de Residência.
Não me senti constrangida em momento algum em ter que apresentar meu documento.
Aconteceu comigo também! Em viracopos pela azul. Uma fila antes de despachar a mala fazendo perguntas de imigração e colando esse selo no passaporte. E tiveram dois rapazes que eles pediram a CARTA CONVITE… Oi?! Vim dia 23/01/24, mas sou residente em Portugal
Nossa me desculpe mas nunca vi ou ouvi tanta ingonoracia ou falta de conhecimento no que muitos dizem aqui e mesmo neste video?
Eu vivo nos EUA e pelo que eu sei todos os paises do mundo tem regras, leis e normas que todas a companhias aereas que voam pra seus territorios tem de seguir e cumprir extritamente para nao serem multadas e ate processadas nos paises, para o qual voam, pois os paises querem e exigem das companhias aereas que eles transportem pessoas que realmente se nao forem residentes legais em tais paises, que pelo menos a companhias nao estejam deliberadamente fazendo o transporte de supostos imigrantes clandestinos ou seja que estejam com on intuito de ir pra outros paises para ficar por la, ou seja imigrarem ilegalmente? Por isso, na verdade muitas companhias aereas tem ou fazem estes questionamentos mesmo nao sendo eles agentes de imigracao, pois devem evitar abaixo de qualquer suspeita, de transportarem supostos imigrantes clandestinos ou que queiram fican em outros paises clandesinamente, pois isto acarreta multas altissimas e as vezes processos tambem contra tais companhias pois tal fato os paises comsideram como burlar ou violar as leis de imigracao ilegal que todos os paises do mundo tem? Outra coisa as companhias de aviacao tem contacto direto com as autoridades de imigracao de caida pais para onde elas voam? E na verdade sao instruidas pelas autoridades de imigracao em fazer tais perguntas para os viajantes no intuito, nao de impedir ou de barrar quem viaja pro exterior, porem o intuito seria o de evitar ou conseguir descobrir quais os viajantes que estao indo para certos paises, sem a devida documentacao exigida pra entrar em outros paises e descobrir aqueles que estejam com o intuito de imigrar clandestinamente? Entenderam agora o porque de tais perguntas? Digo isso pois aqui nos EUA nas paginas da imigracao e do governo americano do departamento de estado ou seja relacoes exteriores eles explicam as regras e leis a serem seguidas pelas companhias aereas, como obrigacao delas para com a leis e regras de imigracao do governo americano, com o intuito de descobrir e parar com aqueles viajantes que na verdade nao vem para o que dizem que vem, mas sim vem ja com o intuito de ficar no pais clandestinamente? E as compahiaas aereas na verdade estao intruidos pelos proprias autoridades de imigracao dos paises a ajuda-los no combate a imigracao ilegal? Isso tudo sob o risco de levarem multas bem altas de serem processados na justica dos paises por digamos estarem violando as leis de imigracao dos paises, lembre isto e dever das companhias aereas pois nao querem ser multadas e processadas por supostamente violarem as leis de cada paises para onde voam entenderam agora o porque de tal rigor ate no embarcar de certos passageiros?
Resolucao da ANAC 400, art 18, II - II - atender a todas as exigências relativas à execução do transporte, tais como a obtenção do visto correto de entrada, permanência, trânsito e certificados de vacinação exigidos pela legislação dos países de destino, escala e conexão;
Parágrafo único. O descumprimento de quaisquer dos requisitos deste artigo autorizará o transportador a negar embarque ao passageiro e aplicar eventuais multas.
Passagem de retorno e uma exigência da UE, logo a cia aerea pode exigir isso para permitir o embarque. Se fosse assim cia aerea não verificava visto (para países que o exigem)
Bom, n acho que seja incomum. Air Europa também faz..
Já tem algum tempo... eu tenho passaporte europeu, apresentei no despacho das bagagens e me perguntaram o que ia fazer, se tinha residência. Na maior calma do mundo disse que essas informações não cabia a ela e que se ela tomasse atenção no seu trabalho, tinha visto que tinha um passaporte europeu na mão.
Querido. Pessoas do DO tem que perguntar sim e fazer umas perguntas para passageiro no Check-in. Elas pedem sim. Para triagem. Porque depois que embarcam e chegam no país, vazam. Aqui em Portugal está indestado de gente assim. Morando em barracas e sem emprego. Procure a Anac eles devem ter embasado as Cias aereas.
Oi Anne, como foi falado no vídeo, a triagem não foi no check-in, mas sim na porta do avião e já com despacho feito. Abraço e obrigado 🤗
A cia aérea pode, sim, fazer a verificação por um motivo muito simples: ela é responsável por trazer a pessoa de volta, caso seja barrado na imigração; nenhuma quer ter que bancar o custo da viagem de quem teve que ser repatriado. Por isso apresentamos o passaporte no check in. Com os problemas imigratórios atuais, não vejo nada demais nessa precaução da empresa.
Passei por algo semelhante em uma viagem aos Estados Unidos com escala na Colômbia, estávamos no aeroporto da Colômbia aguardando o segundo vôo quando der repente uma funcionária se aproximou de mim e começou a me fazer perguntas respondi tudo que me foi perguntando daí ela me pediu o comprovante da reserva do hotel onde eu iria ficar , achei um pouco estranha , mais no final deu tudo certo!
Passei por uma situação super vexatória após me pôr contra esse tipo de atitude , no meu embarque pra Paris a empresa azul quase me impediu de entrar no voo apenas pq disse que isso era absurdo eu disse que o trabalho deles era um lixo , comigo não , embarquei depois de muita confusão
Azul faz isso mesmo, fez comigo quando eu vim pra Portugal ano passado.
Nem viajo com essas companhias, sempre vou e volto com a tap os atendentes super educados sempre.
Pra mim tbm fizeram inúmeras perguntas. Ate eu mostrar meu passaporte europeu😢colaram esse adesivo.Na imigração final o agente de imigração tbm questionou😢.
Mas comprar pela TAP poderá problema(s) em Lisboa se tiveres conexão. Nos voos da TAP quando há atrasos não será recolocado em outro voo sem custos. Essa é minha péssima experiencia com a TAP, também, tenho notado a má vontade dos funcionários dessa empresa no caso não esta na cartilha dela.
Eu li diversos comentários, mas não vi nenhum de alguém que passou por esse interrogatório e por causa de algum motivo qualquer, foi impedido de embarcar. Isso já ocorreu? Alguém sabe de algum caso? Ou até hoje o problema foi mesmo somente o interrogatório em si?
Teoricamente a cia aérea pode perguntar o que quiser. Se o passageiro tem que responder, é outra história (da qual eu não sei a resposta). E se a cia aérea pode impedir o embarque por algum desses motivos questionados, isso eu também gostaria de saber.
Verdade retornei para Portugal em outubro do ano passado eles fizeram duas filas uma pra quem tinha residência e outra não.
Tive que mostrar minha CPLP 2X alem disso colaram uma bolinha do passaporte, e disseram não tire ate passar pela imigração de Portugal.
Achei muito estranho.
Bom saber desse relato pretendo fazer imigração pra Portugal, também passei algo parecido na Argentina já no caso Aduaneira seria o certo não no Brasil essa cobrança pra aonde vai ficar sistema rígido lá.
Acho que todas as empresas areas pedem a sua passagem de ida e volta quando voce vai visitar um pais como turista, em caso voce nao tenha o passaporte ou a residencia do pais que voce esta viajando. Nao vejo problema algum eles me fazerem todas essas perguntas e nao entendo porque as pessoas ficam desconfortadas em responder esses tipos de perguntas. Mas cada um com seu cada um.
A empresa faz o mesmo com os que estao indo para o Brasil também nao estou afirmando estou fazendo uma pergunta ❓.
Existe uma regra europeia sobre a data de caducidade dos passaportes. Nenhum turista pode embarcar com 3 meses antes do passaporte caducar. Caso isso aconteça, a companhia aéria é obrigada a repatriar o viajante.
Para entrar na Europa o passaporte tem que estar válido pelo menos 6 meses antes da data de caducidade.
Será por isso que voltam a verificar a passaporte?
Foi impedida a entrada de vários britânicos no Espaço Schengen por não saberem desta regra, tanto eles como as companhias aéreas.
O assunto aqui n e esse..
Veja o video novamente para intende
TEXTAO Sem nocao..
O assunto do video n e esse..
Veja o video novamente.
Palavra OBSOLETA Caduquice ???
N existe esse dialeto na lingua Poortuguesa..
Nos conhecemos por data de VALIDADE..
@@ingodwetrustdellaware-inc8322 Me parece que quem não entendeu foi você.
O vídeo não explica o porquê dessa verificação.
Vocês brasileiros vivem de especulação e fake news. Triste.
Não quer aprender sobre as regras dos passaportes, problema seu.
Vai dormir , tio !
A azul faz isso, para se proteger de pagar a passagem de retorno, no caso de ser um clandestino.
Quem paga a passagem de retorno em caso de deportacao e o proprio passageiro.Quem pode ser clandestino se passou pelo check in c uma passagem?
@@gracavissirini não pode ser clandestino, mas ilegal pode ser.
@@gracavissirini clandestino depois de 3 meses no país em que chegou como turista.
@@antunessimoessidinei pode até nem ser no Brasil, porque para vocês isso não interessa nada, mas em Portugal pode ser ilegal ou clandestino, as companhias aéreas estão a fazer o trabalho da policia brasileira porque esta não sabe ou não quer fazer.
@@EduardoCruz-ur4wq
Comentario de um RETARDADO DIGITAL LACRADOR..
A POLICE 🚔 do Brazil 🇧🇷 nada tem aver com as leis de immigration de outros Pais..
Vc acha Q Poortugal e o unico Pais da Europa ????
Temos outros 26 muito melhor Q Poortugal..
Deixa de ser RETARDADO se achando Q vcs estao no top
Também passei por isso lá em Campinas em Julho passado, a Azul fez um questionário, chegando aqui em Portugal entreguei meu passaporte com a CPLP a alfândega aqui não me disse nada.
A resposta para a pergunta é simples.....quem não deve não teme!