A IMORTALIDADE DA ALMA segundo São Tomás de Aquino

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 бер 2018
  • Busca-se aqui esclarecer a noção da imortalidade da alma segundo São Tomás de Aquino, enquanto a alma é receptáculo de verdades imutáveis.
    Inscreva-se no curso de 25 tópicos sobre São Tomás de Aquino (Aprendiz tomista): / @canalaquinate
    Inscreva-se no Canal Aquinate: goo.gl/Lxo1Jj
    Facebook:
    / canalaquinate
    Instagram:
    / canalaquinate
    Twitter:
    / canalaquinate
    "A partir deste fato, ou seja, que a alma humana intelige as coisas necessárias e perpétuas, como a própria verdade, também os universais e os princípios e conclusões da ciência, parece manifesto que é incorruptível. A intelecção é, pois, a perfeição de quem intelige. Ora, é necessário que a perfeição e o perfectível estejam contidos sob um mesmo gênero. Portanto, se essas coisas que foram inteligidas pela alma humana, enquanto tais, forem incorruptíveis, será necessário que a alma humana esteja no gênero dos incorruptíveis". (De immortalitate animae. resp.)
    Livro citado: TOMÁS DE AQUINO. A imortalidade da alma e a razão superior e inferior. Edição e tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Campinas: Ecclesiae. 2017.
    Link de compra de “A imortalidade da alma e a razão superior e inferior” (Amazon-Brasil) referente ao texto citado:
    Editora Ecclesiae: amzn.to/3ay1QSt

КОМЕНТАРІ • 121

  • @vviolin343
    @vviolin343 6 років тому +39

    Muito didático, fácil de entender. Simples 8 minutos que destroem a tentativa moderna de reduzir a mente totalmente ao corpo.

    • @magnofernandes2479
      @magnofernandes2479 3 роки тому +1

      E o pior, que a realidade externa é um produto da mente humana

    • @99vichi
      @99vichi 3 роки тому

      @@magnofernandes2479 Matrix?

    • @rascunhosprofeticosideiase8101
      @rascunhosprofeticosideiase8101 3 роки тому

      ua-cam.com/video/aAroT2oFa7w/v-deo.html
      QUAL A CONDIÇÃO DO HOMEM NA MORTE?

    • @antonionunes365
      @antonionunes365 2 роки тому +1

      @@rascunhosprofeticosideiase8101 Onde estão os mortos ?Será que temos uma alma é imortal?
      Muitas pessoas foram ensinadas desde pequenos que o ser humano tem uma alma imortal , ela deixa o corpo na morte e vai para o céu, purgatório , limbo ou inferno. Será que o primeiro homem, Adão tinha uma alma imortal? Gen. 2:7 diz: Formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:7)
      O texto não diz que Adão recebeu uma alma. Ele era uma alma. O que aconteceu a Adão depois que ele pecou? A punição decretada por Deus por Adão pecar não foi o tormento eterno no inferno.
      Em vez disso, a tradução Centro Bíblico Católico verte assim as palavras de Deus: “Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.” Gênesis 3:19
      Será que esta declaração de Deus dá a entender que alguma parte de Adão tenha sobrevivido á morte? Quando morreu , Adão ,a alma morreu. A bíblia em lugar algum atribui imortalidade á alma. Pelo contrário ela diz,várias vezes que a alma morre.“A alma que pecar é a que morrerá.” - Ezequiel 18:20.
      Para termos vida após a morte deveríamos ter uma alma imortal.
      A palavra hebraica usada para alma, Nefesh, ocorre bem mais de 700 vezes nas Escrituras hebraicas, nunca dando a ideia de ser uma parte separada, espiritual do ser humano. A palavra grega traduzida como “alma” (psy·khé) ocorre mais de cem vezes nas Escrituras Gregas Cristãs.Também esta palavra Psy·khé, assim como né·fesh, refere-se claramente à pessoa como um todo.
      Qual é então a condição das almas mortas? Eclesiastes 9:5, 10 diz: “Os mortos . . . não estão cônscios de absolutamente nada . . . Não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol [a sepultura], o lugar para onde vais.”A Bíblia diz também o que acontece com os humanos e animais quando morrem: “Todos vão para um só lugar. Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.” - Eclesiastes 3:20
      Portanto, quando pessoas (almas) morrem, elas simplesmente deixam de existir. A alma que morreu está num estado de completa inatividade.
      É óbvio, pois, que a Bíblia discorda da noção pagã de que o homem possui uma alma imortal.
      As pessoas são livres para crer no que quiserem. No entanto a doutrina da imortalidade da alma é antibíblica.
      SE a alma morre, será que então os humanos não têm nenhuma esperança de vida após a morte?
      A morte é como um sono, pois a pessoa morta está inconsciente e não pode fazer nada. Mas o Criador da vida pode trazer os mortos de volta por meio de uma ressurreição. Como prova disso, Deus habilitou Jesus a ressuscitar várias pessoas. João 11:11, 43, 44.
      Deus prometeu que os mortos que estiverem em sua memória serão ressuscitados para viver num novo mundo justo. ; João 5:28,29, Atos 24:15
      A maioria dos ressuscitados irá viver num paraíso restaurado aqui na Terra.
      Esse será um novo começo, com a perspectiva de vida eterna. Salmo 37:29 diz: Os justos herdarão a terra e para sempre nela habitarão.
      Portanto o homem não tem uma alma,ele é uma alma e morre. Mas o Dador da vida promete uma ressurreição e os ressuscitados irão na maioria viver no paraíso na terra para sempre. Acesse o site jw.org

    • @paulosahao3823
      @paulosahao3823 2 роки тому

      A pergunta a ser feita, é: BlBLICAMENTE, EXISTE IMORTALIDADE E O QUE SÃO "ALMA" E "ESPÍRITO" ? - Essa errônea crença não se baseia em nenhuma declaração bíblica. Encontramos, na Bíblia, cerca de 400 vezes a palavra “alma”, e aproximadamente 450 vezes a palavra “espírito”, mas nunca lhes é ligada a ideia de imortalidade inata. Infelizmente, se os protestantes crêem na imortalidade da alma, não é porque tenham encontrado, na Escritura, fundamento para essa crença, mas simplesmente porque a herdaram inadvertidamente da igreja católica.
      Esta, por sua vez, a derivou da filosofia dos povos pagãos, incorporando-a a religião no princípio da tenebrosa idade média, quando o paganismo invadiu a igreja e acarretou total apostasia da doutrina original contida nas Sagradas Escrituras. Foi então aceito grande número de erros graves. Destaca-se entre outros, o da crença na imortalidade natural do homem e sua consciência após a morte. Esta doutrina lançou o fundamento sobre o qual Roma estabeleceu a invocação dos santos e a adoração de Maria.
      Disto também proveio a heresia do tormento eterno para os que morrem impenitentes, a qual logo de início se incorpora à fé papal. Achava-se então preparado o caminho para a introdução de ainda outra invenção do paganismo, a que Roma intitulou purgatório e empregou para amedrontar as multidões crédulas e supersticiosas. Com esta heresia se afirma a existência de um lugar de tormento, no qual as almas dos que não merecem condenação eterna devem sofrer castigo por seus pecados, e do qual, quando libertas da impureza, são admitidas no Céu.
      Foi a manifestação de agentes satânicos (anjos caídos), disfarçados em "espíritos desincorporados" de pessoas mortas, que deu origem à crença na equivocada "imortalidade da alma". Desde tempos remotos, a comunicação com supostos espíritos de mortos tem sido a base da idolatria pagã. A manifestação desses anjos caídos, em forma de almas de "pessoas mortas", é uma farsa com que Satanás procura dar vida à mentira por ele lançada no princípio do mundo: “Certamente não morrereis” (Gênesis 3:4).
      O homem não possui vida eterna inerente. Disse Deus ao primeiro homem posto no mundo: “De toda a árvore do jardim comerás livremente: mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17). Satanás, porém contradisse esta afirmação divina com a seguinte mentira: “Certamente não morrereis”. Eis o fundamento da equivovada "doutrina da imortalidade da alma".
      A vida que Deus concedera ao homem era condicionada à obediência. Se obedecesse, viveria; se desobedecesse morreria. Nestas condições, no dia em que o homem caiu em desobediência, foi pronunciada sobre ele a seguinte sentença de morte: “és pó, e em pó te tornarás” (Gênesis 3:19). Foram tomadas providências para que o homem não pudesse perpetuar a vida, pois Deus não poderia consentir que um pecador se tornasse imortal.
      “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente; o Senhor Deus, pois o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gênesis 3:22-24).
      Se o homem tivesse imortalidade inata, que necessidade teria ele de comer da árvore da vida a fim de perpetuar sua existência ? Ou que necessidade teria Deus de impedir o homem de alcançar o que este já possuía ? Será que os imortalistas não vêem o absurdo em que resvalam com a sua teoria ? Se o homem já possuísse imortalidade, então a sentença “em pó te tornarás” seria de nenhum efeito, pois não atingiria a essência do homem, a “alma consciente e imortal”.
      Que vantagem há em destruir a casca em vista da impossibilidade de destruir o grão ? Se o homem possuísse uma alma imorredoura, então a morte da carne não seria a morte do homem, mas sim uma continuação de vida deste sob outra forma. Mas Deus disse ao homem todo, à individualidade consciente: “certamente morrerás”, “no dia em que dele comeres” (Gênesis 2:17). Entendam melhor, nessa brilhante e inequívoca exposição sobre o tema: ua-cam.com/video/OlSVJNgiU_Q/v-deo.html

  • @malves_
    @malves_ Рік тому +1

    Excelente vídeo, bem didático.... grande São Tomás

  • @Lucas-ue4nb
    @Lucas-ue4nb Рік тому +1

    Muito bom 👏

  • @joaocarlosreis8037
    @joaocarlosreis8037 6 років тому +7

    Muito bom, professor Bernardo! Tive aulas contigo no IFCS-UFRJ. Desejo muito sucesso pra você!

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  6 років тому +1

      Obrigado, João! Grande abraço!

    • @joaocarlosreis8037
      @joaocarlosreis8037 6 років тому +1

      Pra você também! Estarei assistindo outros vídeos do canal.

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.
      Deus ilumine todos os espíritos

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      Os espíritos que já foram salvos, já estão no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).

      Estabelecer aliança com Deus é unir-se a ele. Deus não pode morrer, o espírito que uniu-se ao Espírito Santo tornou-se uma só Existência com ele.
      ¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13,14
      A Nova Aliança é para que todos os mortos ressuscitem, e unam-se ao Espírito Santo.
      ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
      ³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      ⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
      ⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
      ⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
      ⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      ¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
      ¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
      ¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
      ¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      ¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      ¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
      ¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
      ¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
      ¹⁸ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
      ¹⁹ Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
      ²⁰ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
      ²¹ Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
      ²² Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
      ²³ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
      ²⁴ Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
      ²⁵ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
      ²⁶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
      ²⁷ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
      ²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      ³⁰ E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      ³¹ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      ³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      ³³ Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      ³⁴ Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
      ³⁶ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      ³⁷ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      ³⁸ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      ³⁹ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
      Romanos 8:1-39
      Deus ilumine todos os espíritos.

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 3 місяці тому

      Palavras humanas são metáforas. Somente por meio do Espírito Santo, Sangue Santo de Cristo podemos compreender os mistérios espirituais.
      O Pai é Arcanjo Santo, Espírito Santo, Espírito Vivificante, Lei Vida; Lei Amor. O filho que é Querubim Santo, ou Anjo Santo, ou Serafim Santo, ou Arcanjo Santo, Espírito Santo, Espírito Vivificante, Lei Vida; Lei Amor, pertence a ele.
      Este inferno mortal (céu morto mortal), e o inferno (céu morto) onde Satanás habita são versões mortas do Céu Santo, Terra Santa, Paraíso, Descanso Eterno do Pai .
      O Céu Santo, Terra Santa, Paraíso, Descanso Eterno do Pai é a Verdadeira Existência, a Verdadeira Versão de si mesmo.
      Os mortos mortais que habitam neste planeta, cidade, Babilônia deste inferno mortal são sombra dos mortos que habitam no planeta, cidade, Babilônia do inferno onde Satanás habita.
      Os mortos mortais, e os mortos são versões mortas dos Espíritos Santos, Espíritos Vivificantes, Filhos Santos que habitam no Céu Santo, Terra Santa, Paraíso, Descanso Eterno do Pai.
      Os mortos são pecado, e pecadores, pois são transgressão, e transgressores da Lei Vida; Lei Amor.
      Os Espíritos Santos, Espíritos Vivificantes, Filhos Santos que habitam no Céu Santo, Terra Santa, Paraíso, Descanso Eterno do Pai são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Versão de si mesmo. Eles são os Verdadeiros Vivos, os Verdadeiros Viventes.
      As palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual.
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Se diz: corpo, alma, e espírito para se referir a cada versão de si mesmo.
      Cristo e Adão eram versões de si mesmo. Ele é o elo que nos une ao Pai. Pois, é o seu Primogênito e Unigênito. O Primeiro e Único gerado pelo Pai. Os outros filhos vieram à existência por meio de Cristo (Adão).
      O Adão Santo (Cristo) estava separado de si mesmo em três versões de si mesmo.
      Porque Adão Santo, Cristo (Querubim Santo, Filho Santo Primogênito e Unigênito, Espírito Santo, Espírito Vivificante) venceu as suas versões mortas, e os seus seis corpos (almas, espíritos) que morreram desde a fundação do mundo, ressuscitaram, e uniu-se a ele, e ele foi transformado em Arcanjo Santo (sete Espíritos Santos, Espíritos Vivificantes, um só Corpo Santo), todos os infernos (céus mortos), ressuscitarão, e se unirão ao Céu Santo (Existência Santa).
      E, todos os filhos mortos (corpos mortos, espíritos mortos, almas mortas), versões mortas dos Filhos Santos que habitam no Céu Santo, ressuscitarão, e se unirão a eles (a nós), e eles (nós) serão (seremos) transformados em Arcanjos Santos (sete Espíritos Santos, Espíritos Vivificantes um só Corpo Santo), e todo o mal, o pecado (morte, mortos) deixará de existir.
      Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
      1 Coríntios 15:51-52
      Todos os mortos ressuscitarão, e
      serão absorvidos pelos Vivos, a quem pertencem.
      O Céu Santo, a Terra Santa é sete Céus Santos, um só Céu Santo.
      O Novo Céu Santo, a Nova Terra Santa é sete Céus Santos, um só Céu Santo. Ele é o C (Criação) que surgiu juntamente com Cristo (Adão, e com a sua irmã), unido ao Céu Santo que sempre existiu juntamente com os Pais Celestiais em uma só Existência Santa, um só Céu Santo.
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Cristo é a Verdadeira Ressurreição.
      Ressuscitar em Cristo é passar da morte para a Vida Eterna.
      Quem crê, acredita em Cristo, e os seus espíritos são batizados com o Espírito Santo, esses espíritos, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo em uma só Existência.
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:23-26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.

  • @fabriciocaixeta8847
    @fabriciocaixeta8847 5 років тому +7

    Bernardo, faça mais vídeos sobre a alma, por favor

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  5 років тому +1

      Obrigado pela sugestão. Neste vídeo eu também abordo o tema da alma: ua-cam.com/video/umq8vc_ikkY/v-deo.html&t=

    • @paulosahao3823
      @paulosahao3823 2 роки тому

      A pergunta a ser feita, é: BlBLICAMENTE, EXISTE IMORTALIDADE E O QUE SÃO "ALMA" E "ESPÍRITO" ? - Essa errônea crença não se baseia em nenhuma declaração bíblica. Encontramos, na Bíblia, cerca de 400 vezes a palavra “alma”, e aproximadamente 450 vezes a palavra “espírito”, mas nunca lhes é ligada a ideia de imortalidade inata. Infelizmente, se os protestantes crêem na imortalidade da alma, não é porque tenham encontrado, na Escritura, fundamento para essa crença, mas simplesmente porque a herdaram inadvertidamente da igreja católica.
      Esta, por sua vez, a derivou da filosofia dos povos pagãos, incorporando-a a religião no princípio da tenebrosa idade média, quando o paganismo invadiu a igreja e acarretou total apostasia da doutrina original contida nas Sagradas Escrituras. Foi então aceito grande número de erros graves. Destaca-se entre outros, o da crença na imortalidade natural do homem e sua consciência após a morte. Esta doutrina lançou o fundamento sobre o qual Roma estabeleceu a invocação dos santos e a adoração de Maria.
      Disto também proveio a heresia do tormento eterno para os que morrem impenitentes, a qual logo de início se incorpora à fé papal. Achava-se então preparado o caminho para a introdução de ainda outra invenção do paganismo, a que Roma intitulou purgatório e empregou para amedrontar as multidões crédulas e supersticiosas. Com esta heresia se afirma a existência de um lugar de tormento, no qual as almas dos que não merecem condenação eterna devem sofrer castigo por seus pecados, e do qual, quando libertas da impureza, são admitidas no Céu.
      Foi a manifestação de agentes satânicos (anjos caídos), disfarçados em "espíritos desincorporados" de pessoas mortas, que deu origem à crença na equivocada "imortalidade da alma". Desde tempos remotos, a comunicação com supostos espíritos de mortos tem sido a base da idolatria pagã. A manifestação desses anjos caídos, em forma de almas de "pessoas mortas", é uma farsa com que Satanás procura dar vida à mentira por ele lançada no princípio do mundo: “Certamente não morrereis” (Gênesis 3:4).
      O homem não possui vida eterna inerente. Disse Deus ao primeiro homem posto no mundo: “De toda a árvore do jardim comerás livremente: mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17). Satanás, porém contradisse esta afirmação divina com a seguinte mentira: “Certamente não morrereis”. Eis o fundamento da equivovada "doutrina da imortalidade da alma".
      A vida que Deus concedera ao homem era condicionada à obediência. Se obedecesse, viveria; se desobedecesse morreria. Nestas condições, no dia em que o homem caiu em desobediência, foi pronunciada sobre ele a seguinte sentença de morte: “és pó, e em pó te tornarás” (Gênesis 3:19). Foram tomadas providências para que o homem não pudesse perpetuar a vida, pois Deus não poderia consentir que um pecador se tornasse imortal.
      “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente; o Senhor Deus, pois o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gênesis 3:22-24).
      Se o homem tivesse imortalidade inata, que necessidade teria ele de comer da árvore da vida a fim de perpetuar sua existência ? Ou que necessidade teria Deus de impedir o homem de alcançar o que este já possuía ? Será que os imortalistas não vêem o absurdo em que resvalam com a sua teoria ? Se o homem já possuísse imortalidade, então a sentença “em pó te tornarás” seria de nenhum efeito, pois não atingiria a essência do homem, a “alma consciente e imortal”.
      Que vantagem há em destruir a casca em vista da impossibilidade de destruir o grão ? Se o homem possuísse uma alma imorredoura, então a morte da carne não seria a morte do homem, mas sim uma continuação de vida deste sob outra forma. Mas Deus disse ao homem todo, à individualidade consciente: “certamente morrerás”, “no dia em que dele comeres” (Gênesis 2:17). Entendam melhor, nessa brilhante e inequívoca exposição sobre o tema: ua-cam.com/video/OlSVJNgiU_Q/v-deo.html

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.
      Deus ilumine todos os espíritos

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      Os espíritos que já foram salvos, já estão no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).

      Estabelecer aliança com Deus é unir-se a ele. Deus não pode morrer, o espírito que uniu-se ao Espírito Santo tornou-se uma só Existência com ele.
      ¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13,14
      A Nova Aliança é para que todos os mortos ressuscitem, e unam-se ao Espírito Santo.
      ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
      ³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      ⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
      ⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
      ⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
      ⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      ¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
      ¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
      ¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
      ¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      ¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      ¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
      ¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
      ¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
      ¹⁸ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
      ¹⁹ Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
      ²⁰ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
      ²¹ Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
      ²² Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
      ²³ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
      ²⁴ Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
      ²⁵ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
      ²⁶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
      ²⁷ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
      ²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      ³⁰ E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      ³¹ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      ³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      ³³ Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      ³⁴ Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
      ³⁶ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      ³⁷ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      ³⁸ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      ³⁹ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
      Romanos 8:1-39
      Deus ilumine todos os espíritos.

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 3 місяці тому

      Palavras humanas são metáforas. Somente por meio do Espírito Santo, Sangue Santo de Cristo podemos compreender os mistérios espirituais.
      O Pai é Arcanjo Santo, Espírito Santo, Espírito Vivificante, Lei Vida; Lei Amor. O filho que é Querubim Santo, ou Anjo Santo, ou Serafim Santo, ou Arcanjo Santo, Espírito Santo, Espírito Vivificante, Lei Vida; Lei Amor, pertence a ele.
      Este inferno mortal (céu morto mortal), e o inferno (céu morto) onde Satanás habita são versões mortas do Céu Santo, Terra Santa, Paraíso, Descanso Eterno do Pai .
      O Céu Santo, Terra Santa, Paraíso, Descanso Eterno do Pai é a Verdadeira Existência, a Verdadeira Versão de si mesmo.
      Os mortos mortais que habitam neste planeta, cidade, Babilônia deste inferno mortal são sombra dos mortos que habitam no planeta, cidade, Babilônia do inferno onde Satanás habita.
      Os mortos mortais, e os mortos são versões mortas dos Espíritos Santos, Espíritos Vivificantes, Filhos Santos que habitam no Céu Santo, Terra Santa, Paraíso, Descanso Eterno do Pai.
      Os mortos são pecado, e pecadores, pois são transgressão, e transgressores da Lei Vida; Lei Amor.
      Os Espíritos Santos, Espíritos Vivificantes, Filhos Santos que habitam no Céu Santo, Terra Santa, Paraíso, Descanso Eterno do Pai são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Versão de si mesmo. Eles são os Verdadeiros Vivos, os Verdadeiros Viventes.
      As palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual.
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Se diz: corpo, alma, e espírito para se referir a cada versão de si mesmo.
      Cristo e Adão eram versões de si mesmo. Ele é o elo que nos une ao Pai. Pois, é o seu Primogênito e Unigênito. O Primeiro e Único gerado pelo Pai. Os outros filhos vieram à existência por meio de Cristo (Adão).
      O Adão Santo (Cristo) estava separado de si mesmo em três versões de si mesmo.
      Porque Adão Santo, Cristo (Querubim Santo, Filho Santo Primogênito e Unigênito, Espírito Santo, Espírito Vivificante) venceu as suas versões mortas, e os seus seis corpos (almas, espíritos) que morreram desde a fundação do mundo, ressuscitaram, e uniu-se a ele, e ele foi transformado em Arcanjo Santo (sete Espíritos Santos, Espíritos Vivificantes, um só Corpo Santo), todos os infernos (céus mortos), ressuscitarão, e se unirão ao Céu Santo (Existência Santa).
      E, todos os filhos mortos (corpos mortos, espíritos mortos, almas mortas), versões mortas dos Filhos Santos que habitam no Céu Santo, ressuscitarão, e se unirão a eles (a nós), e eles (nós) serão (seremos) transformados em Arcanjos Santos (sete Espíritos Santos, Espíritos Vivificantes um só Corpo Santo), e todo o mal, o pecado (morte, mortos) deixará de existir.
      Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
      1 Coríntios 15:51-52
      Todos os mortos ressuscitarão, e
      serão absorvidos pelos Vivos, a quem pertencem.
      O Céu Santo, a Terra Santa é sete Céus Santos, um só Céu Santo.
      O Novo Céu Santo, a Nova Terra Santa é sete Céus Santos, um só Céu Santo. Ele é o C (Criação) que surgiu juntamente com Cristo (Adão, e com a sua irmã), unido ao Céu Santo que sempre existiu juntamente com os Pais Celestiais em uma só Existência Santa, um só Céu Santo.
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Cristo é a Verdadeira Ressurreição.
      Ressuscitar em Cristo é passar da morte para a Vida Eterna.
      Quem crê, acredita em Cristo, e os seus espíritos são batizados com o Espírito Santo, esses espíritos, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo em uma só Existência.
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:23-26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.

  • @samuelbarbosa8524
    @samuelbarbosa8524 Рік тому

    ❤❤❤❤❤

  • @LuizOliveira2021
    @LuizOliveira2021 6 років тому +3

    O livro "questões disputadas sobre a alma humana" é o mesmo texto ou trata de outros aspectos da alma? Obrigado pelo vídeo. :)

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  6 років тому +1

      Luiz Carlos R. Oliveira - São textos diferentes.

  • @jaderoliveira6872
    @jaderoliveira6872 5 років тому +1

    Sou aluno do terceiro período de licenciatura em filosofia. Admiro muito a forma clara e precisa que alguns professores como é o caso deste aí passar a matéria de forma leve e agradável. Parabéns. Que os Deuses do Olimpo abra e ilumine minha mente com esse puro saber.

    • @matheuscreppas5809
      @matheuscreppas5809 3 роки тому +1

      Que têm os deuses da mitologia grega a ver com o conhecimento filosófico e teológico em Santo Tomás? E recomendo que estude e aperfeiçoe a gramática, antes de adentrar nas áreas mais densas da lógica e da metafísica -- é visível que lhe faltam imensas noções gramaticias.

    • @flaviopires3105
      @flaviopires3105 Рік тому

      Deuses do Olimpo????
      (Kkkkkkkkkkkkk

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.
      Deus ilumine todos os espíritos

  • @prk30
    @prk30 4 місяці тому

    Dito de outra forma: uma vez que a alma percebe verdades eternas, ela de alguma forma participa desta eternidade sendo, pois, igualmente eterna.

  • @MauricioButher
    @MauricioButher 6 років тому +3

    Assim, a noção de padrões matemáticos como adequatio ao intelecto humano, depende necessariamente da ordem do tempo e ajustamento da matéria certo? No caso as leis naturais são submetidas ao tempo e ao espaço restrito de cada planeta, no caso da afirmação da verdade universal, ela será diferente para cada ordem diferente, ou ela só irá se adequar a um padrão de leis naturais diferente? ou o tempo não influe basicamente na mudança das leis naturais de cada planeta, e sim a matéria, as leis físicas são universais no caso?

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  6 років тому +4

      Oi, Mauricio. Suas perguntas são interessantes, sobre a filosofia da natureza, teoria do conhecimento e de metafísica. Como são questões bem complexas, a ideia é ir aos poucos tentando explicar esses conceitos, em muitos vídeos. Mas vou tentar responder de um modo breve. A lei natural pode ser tida como una, enquanto participa da lei eterna, mas ela se diversifica conforme a distinção da natureza das coisas. Assim, é necessário que as mesmas leis naturais sejam válidas aqui e em outro planeta, uma vez que é a natureza da coisa que realiza a sua atuação própria, não o lugar, que é algo acidental. Assim a verdade da coisa, enquanto participa da verdade de Deus, é própria daquela natureza e assim é universal, isto é, será válida e atuará conforme a natureza se nada oposto lhe impedir. E o tempo, como medida do movimento, não afeta a natureza da coisa, apenas é um modo racional de quantificar a alteração da coisa. Então aquilo que pode ser aplicado ao planeta, como mero elemento acidental para a mudança de algo, com a verdadeira importância do conhecimento da natureza própria de algo, inclusive das suas propriedades, e atos próprios, assim também o tempo é acidental à própria lei natural das coisas, isto é, a verdade da natureza de algo é imutável, enquanto verdade sobre a coisa, ainda que a coisa seja mutável no particular e corruptível, no tempo. Por exemplo, será verdade a natureza sobre a uma espécie já extinta, mesmo com todos os indivíduos particulares não mais existentes. O tempo e o lugar não afetam o conhecimento de seres que não existem mais, são acidentais. A única coisa que importa é a natureza deles, imutável, que não deixará de existir, com a alteração do tempo e do espaço.

  • @silasarthas
    @silasarthas 4 роки тому +1

    Caro Bernardo, eu sei que se disputa se a matemática, como ciência, é uma invenção humana ou se suas proposições são verdades absolutas.
    Digo isso porque a matemática moderna é baseada em modelos compatíveis com a aritmética, por exemplo, mas existem certos axiomas cuja remoção não afetaria a veracidade de proposições como "2+2=4", mas outras como "a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 2 ângulos retos".

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  4 роки тому +1

      Na visão de São Tomás, a matemática é uma ciência sobre a quantidade. Enquanto está no intelecto humano, está submetida às limitações do sujeito, mas as suas verdades podem ser entendidas como verdades absolutas, porém podem ser compreendidas de modo mais aperfeiçoado. Nesse sentido, é importante distinguir o sujeito de uma ciência (onde ela se dá) e o seu objeto.

  • @mariaionealves3803
    @mariaionealves3803 Рік тому +1

    Professor,você poderia me dizer como São Tomás de Aquino explicaria a psicopatia?

  • @nivaldofreitas4244
    @nivaldofreitas4244 Рік тому

    Boa noite! Sobre esses assunto da imortalidade da alma, o senhor poderia explicar porque em Ezequiel 18:4 que diz: a alma que pecar, essa morrerá .
    Gênesis 3:19 o próprio DEUS criador diz: até que, volte ao solo, pois dele foi tirado.

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  Рік тому

      Esse sentido é metafórico, pois o pecado é considerado como a morte da alma, enquanto é certo afastamento de Deus que é a vida por excelência.

  • @saviocordeiro.
    @saviocordeiro. 2 роки тому +2

    Olá, Bernado! Gostaria muito de fazer meu tcc sobre a imortalidade da alma, em santo Tomás. Por onde eu devo começar? Lendo a suma? Se puder me responder irá me ajudar muitíssimo

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  2 роки тому +1

      Antes de Suma, você pode ler a parte de psicologia, que trata da alma, da iniciação à filosofia de São Tomás de Aquino do Gardeil.

    • @saviocordeiro.
      @saviocordeiro. 2 роки тому +1

      @@CanalAquinate, Obrigado!

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.
      Deus ilumine todos os espíritos

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      Os espíritos que já foram salvos, já estão no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).

      Estabelecer aliança com Deus é unir-se a ele. Deus não pode morrer, o espírito que uniu-se ao Espírito Santo tornou-se uma só Existência com ele.
      ¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13,14
      A Nova Aliança é para que todos os mortos ressuscitem, e unam-se ao Espírito Santo.
      ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
      ³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      ⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
      ⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
      ⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
      ⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      ¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
      ¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
      ¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
      ¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      ¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      ¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
      ¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
      ¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
      ¹⁸ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
      ¹⁹ Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
      ²⁰ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
      ²¹ Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
      ²² Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
      ²³ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
      ²⁴ Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
      ²⁵ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
      ²⁶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
      ²⁷ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
      ²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      ³⁰ E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      ³¹ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      ³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      ³³ Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      ³⁴ Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
      ³⁶ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      ³⁷ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      ³⁸ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      ³⁹ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
      Romanos 8:1-39
      Deus ilumine todos os espíritos.

  • @ednagina1363
    @ednagina1363 4 роки тому +1

    Grata! Q O ESPÍRITO SANTO CONTINUE TE ILUMINANDO...SÓ acho que poderia falar mais devagar, vc já compreende, porém quem está te escutando quer compreender, nem todos estão no mesmo patamar, com a rapidez da sua expressão, nem todos consegue acompanhar. TEM QUE PENSAR QUE PODE MUITO MAIS PESSOAS ALCANÇAR SE FALAR MAIS DEVAGAR!

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  4 роки тому

      Obrigado pela sugestão, Edna. De fato, eu falava mais rápido no início e há algum tempo venho tentando falar de modo mais devagar. Uma possibilidade para os vídeos antigos é colocar na velocidade do vídeo de 0.75. O UA-cam possibilita isso.

  • @1HEMS
    @1HEMS 6 років тому +4

    Uma dúvida!!! São Tomás fala alguma coisa sobre preexistência da alma? A alma humana só começa a existir junto com o corpo?

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  6 років тому +2

      S. Tomás nega que haja uma alma anterior ao corpo. Há certas distinções que ele faz sobre o momento da infusão da alma. A Igreja católica sustenta que desde a concepção há vida humana. Aqui segue um vídeo que falo de alguns temas sobre a alma que pode ajudar a entender este tema: ua-cam.com/video/umq8vc_ikkY/v-deo.html

    • @1HEMS
      @1HEMS 6 років тому +1

      Muito obrigado pela informação, gostei muito do canal, muito enriquecedor. Parabéns!

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  6 років тому

      Obrigado!

    • @AnaPaulaDantas
      @AnaPaulaDantas Рік тому

      Há um canal que aborda bem esse assunto da preexistência da alma. Na verdade, dois: DNA Ciência de Deus e Metafisicamente. Além disso, parece que Platão em determinado momento parece entender que a alma sera preexistente ao corpo. E em uma das aulas do COF (não me lembro qual), o prof. Olavo de Carvalho dá a entender que tal condição parece ser plausível.

    • @flaviopires3105
      @flaviopires3105 Рік тому

      @@AnaPaulaDantas esses canais são mais opinião do dono do canal..N quero denegrir, mas n vejo credibilidade a ponto de indicar tais canais

  • @sandrojosedasilva7341
    @sandrojosedasilva7341 5 років тому +1

    Na ordem: corpo e o espírito nele. Mas sem reencarnação. - 1Cor. 15.

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  5 років тому +1

      Há este vídeo no canal que esclarece os motivos da ressurreição: ua-cam.com/video/msiRemYv5mM/v-deo.html&t=

  • @capybaraboy4324
    @capybaraboy4324 5 років тому +2

    Bernardo, o que nos faz saber que as operações matemáticas foram descobertas e não criadas por convenção?

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  5 років тому +1

      Em certo sentido há algo no ser humano enquanto um conhecimento sobre a quantidade descoberto a partir de algo da realidade das coisas, por abstração. E convém que a pessoa se volte para a realidade para conferir se as especulações de alguma ciência fazem sentido.

  • @orlandobarbosadesouza713
    @orlandobarbosadesouza713 3 роки тому +1

    Ótimo! Mas eu procuro esses conhecimentos para aplicação na minha própria vida. Então eu lhe perguntaria: e você? Concorda com Aquino?

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  3 роки тому +3

      Eu concordo com São Tomás que a alma é imortal.

  • @darleibrito8351
    @darleibrito8351 4 роки тому +1

    Me ajuda aqui: para Aristóteles a alma (humana) era imortal (Platonismo)?

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  4 роки тому

      Pode haver certa divergência de interpretação. Para São Tomás, é possível considerar que Aristóteles defendia as bases para a imortalidade da alma, não de modo tão explícito como em Platão.

    • @darleibrito8351
      @darleibrito8351 4 роки тому

      @@CanalAquinate Nos seus estudos você vê um Aristóteles de que a alma humana é mortal ou imortal? Até então eu não encontrei algo de Aristóteles que define a condição da alma humana pós morte. Se você puder dizer algo aqui pra mim já ajuda!

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  4 роки тому +2

      @@darleibrito8351 Repare que São Tomás demonstra a imortalidade da alma a partir da natureza da atividade intelectual. E essas noções estão em Aristóteles, pois o receptáculo de verdades incorruptíveis, como a alma, deve ser também incorruptível.

    • @99vichi
      @99vichi 3 роки тому

      @@CanalAquinate quando vc fala do receptáculo me fez lembrar aquela metáfora do Senhor sobre os odres novos não suportar o vinho velho.

    • @cirocampos9953
      @cirocampos9953 Рік тому

      Aristóteles já indicava a imortalidade da alma - existe um debate se pessoalmente ou impessoalmente

  • @kraota2183
    @kraota2183 Рік тому

    O mesmo direciona o próprio Kant quanto à noção da Verdade universal através do interesse prático (que é a vontade da alma) que busca o determinado e não determina nada. Kant justificou tudo pela razão prática e a razão pura ficou vulga, ele devia ter investigado a razão prática primeiro

  • @luvercipereira8787
    @luvercipereira8787 4 роки тому

    Professor ! se a alma é incorruptível porque o apóstolo Paulo diz: santificai em tudo, vosso espírito, ALMA e corpo ?

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  4 роки тому +2

      Pelo que sei, a distinção que São Paulo utiliza quando fala de Espírito, alma e corpo é distinta do ponto de vista dos termos da distinção tomista, mas elas são convergentes em relação à noção geral do ser humano. Este site esclarece a interpretação desse do texto de São Paulo sobre isso: padrepauloricardo.org/episodios/qual-a-diferenca-entre-corpo-alma-e-espirito Na noção de São Tomás é mais desenvolvida a noção de alma humana, como forma do corpo, incorruptível. Para São Tomás, tudo que tem vida tem alma, mas há distinções de almas, as dos seres humanos são incorruptíveis e as dos outros seres animados são corruptíveis.

    • @electricpracticalservicose5508
      @electricpracticalservicose5508 3 роки тому

      Ao professor: se a alma é imortal então, qual a necessidade de Cristo voltar!? Se todos os que morrem já são imortais?

    • @belleepoke
      @belleepoke 2 роки тому

      @@electricpracticalservicose5508 a alma sempre foi imortal, mas antes era condenada a permanecer na mansão dos mortos (Isaías 14,4), onde muitos CLAMAVAM pela vinda do Messias. Isso feito, 1 Pedro 3 diz que Jesus pregou para os mortos, e em Efésios também tem uma passagem em que Paulo revela mais pessoas às quais Jesus pregou.
      Jesus levou os cativos para o Céu, para habitarem com ele. Hoje, aguardam impacientemente o dia da Parusia, pois será o dia do julgamento final (Apocalipse 6,10).
      Antes do sacrifício de Jesus na Cruz, não era possível que o homem fosse santo, apenas tzadik (isso é, justo). Moisés foi um homem justo, mas se embebedou. Davi era um homem justo, mas foi adúltero. Os sacrifícios (holocaustos) que estes judeus faziam para expiar os pecados não eram suficientes para retomar a comunhão perfeita com Deus, por isso surgiu o Messias (cordeiro perfeito). Posteriormente, o Cordeiro Perfeito instituiu os sacramentos e se sacrificou por toda a humanidade. Hoje, quem é batizado Nele e segue os mandamentos, por mais que morra, viverá, isto é, viverá no Céu (João 11,25).
      Por que não era possível que o homem fosse santo, antes de Jesus? Por causa da natureza decaída, o pecado original. O Novo Testamento diz que o batismo (instituído por Cristo) perdoa todos os pecados, e nisso se inclui o pecado original.

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.
      Deus ilumine todos os espíritos

  • @baltazar2685
    @baltazar2685 4 роки тому +1

    O texto já diz tudo, qual a necessidade de explicação? E pq só 1 das 5?

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  4 роки тому +2

      A ideia é deixar mais claro. Algumas pessoas têm alguma dificuldade em entender. E destaquei 1, para o vídeo não ficar muito longo.

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      Os espíritos que já foram salvos, já estão no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).

      Estabelecer aliança com Deus é unir-se a ele. Deus não pode morrer, o espírito que uniu-se ao Espírito Santo tornou-se uma só Existência com ele.
      ¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13,14
      A Nova Aliança é para que todos os mortos ressuscitem, e unam-se ao Espírito Santo.
      ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
      ³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      ⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
      ⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
      ⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
      ⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      ¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
      ¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
      ¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
      ¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      ¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      ¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
      ¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
      ¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
      ¹⁸ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
      ¹⁹ Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
      ²⁰ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
      ²¹ Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
      ²² Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
      ²³ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
      ²⁴ Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
      ²⁵ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
      ²⁶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
      ²⁷ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
      ²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      ³⁰ E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      ³¹ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      ³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      ³³ Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      ³⁴ Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
      ³⁶ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      ³⁷ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      ³⁸ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      ³⁹ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
      Romanos 8:1-39
      Deus ilumine todos os espíritos

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo
      Deus ilumine todos os espíritos

  • @lucaspinho676
    @lucaspinho676 4 роки тому

    Estou lendo esse livro. Estou com dificuldade de lê-lo.
    Estou na segunda parte dele (sobre Razão superior e inferior)
    Qual vídeo seu pode me ajudar nessa parte?

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  4 роки тому +1

      Nesse caso, talvez seja melhor a leitura desta questão da Suma Teológica: permanencia.org.br/drupal/node/2375 especialmente deste artigo: permanencia.org.br/drupal/node/2384 e também desta questão: permanencia.org.br/drupal/node/2338

    • @lucaspinho676
      @lucaspinho676 4 роки тому

      @@CanalAquinate Obrigado!

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.
      Deus ilumine todos os espíritos

  • @danielpereiradossantos798
    @danielpereiradossantos798 3 роки тому +3

    A parábola do rico e Lázaro comprova a imortalidade da alma.

  • @rascunhosprofeticosideiase8101
    @rascunhosprofeticosideiase8101 3 роки тому

    ua-cam.com/video/aAroT2oFa7w/v-deo.html
    QUAL A CONDIÇÃO DO HOMEM NA MORTE?

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      Os espíritos que já foram salvos, já estão no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).

      Estabelecer aliança com Deus é unir-se a ele. Deus não pode morrer, o espírito que uniu-se ao Espírito Santo tornou-se uma só Existência com ele.
      ¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13,14
      A Nova Aliança é para que todos os mortos ressuscitem, e unam-se ao Espírito Santo.
      ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
      ³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      ⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
      ⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
      ⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
      ⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      ¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
      ¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
      ¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
      ¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      ¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      ¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
      ¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
      ¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
      ¹⁸ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
      ¹⁹ Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
      ²⁰ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
      ²¹ Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
      ²² Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
      ²³ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
      ²⁴ Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
      ²⁵ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
      ²⁶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
      ²⁷ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
      ²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      ³⁰ E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      ³¹ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      ³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      ³³ Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      ³⁴ Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
      ³⁶ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      ³⁷ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      ³⁸ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      ³⁹ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
      Romanos 8:1-39
      Deus ilumine todos os espíritos

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo
      Deus ilumine todos os espíritos

  • @stodutti
    @stodutti 7 місяців тому

    Com todo respeito, fica a pergunta: Jesus veio oferecer a imortalidade aos imortais?

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  7 місяців тому +1

      Naturalmente, todas as almas são imortais. Jesus não se encarnou para oferecer o que já temos naturalmente, mas para dar um bom destino para a imortalidade, no sentido de uma vida eterna, conforme as pessoas se abrem à graça, com o auxílio divino.

  • @marlysilva5531
    @marlysilva5531 6 років тому +2

    É tão simples quando Jesus disse: "BEM AVENTURADO AQUELE QUE FIZER PARTE DA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO", o ladrão da cruz quando for ressuscitado neste dia pela GLÓRIA E RESPLENDOR DE DEUS, pra ele é HOJE. Quem está no pó da terra não vai saber que já se passaram mais de dois mil anos. PRA ELE É HOJE, SIMPLES ASSIM.

    • @lukasnunes2482
      @lukasnunes2482 5 років тому

      Verdade

    • @lukasnunes2482
      @lukasnunes2482 5 років тому

      Exatamente

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      Os espíritos que já foram salvos, já estão no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).

      Estabelecer aliança com Deus é unir-se a ele. Deus não pode morrer, o espírito que uniu-se ao Espírito Santo tornou-se uma só Existência com ele.
      ¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13,14
      A Nova Aliança é para que todos os mortos ressuscitem, e unam-se ao Espírito Santo.
      ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
      ³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      ⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
      ⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
      ⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
      ⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      ¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
      ¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
      ¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
      ¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      ¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      ¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
      ¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
      ¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
      ¹⁸ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
      ¹⁹ Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
      ²⁰ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
      ²¹ Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
      ²² Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
      ²³ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
      ²⁴ Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
      ²⁵ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
      ²⁶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
      ²⁷ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
      ²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      ³⁰ E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      ³¹ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      ³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      ³³ Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      ³⁴ Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
      ³⁶ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      ³⁷ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      ³⁸ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      ³⁹ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
      Romanos 8:1-39
      Deus ilumine todos os espíritos

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo
      Deus ilumine todos os espíritos

  • @paulosahao3823
    @paulosahao3823 2 роки тому

    A pergunta a ser feita, é: BlBLICAMENTE, EXISTE IMORTALIDADE E O QUE SÃO "ALMA" E "ESPÍRITO" ? - Essa errônea crença não se baseia em nenhuma declaração bíblica. Encontramos, na Bíblia, cerca de 400 vezes a palavra “alma”, e aproximadamente 450 vezes a palavra “espírito”, mas nunca lhes é ligada a ideia de imortalidade inata. Infelizmente, se os protestantes crêem na imortalidade da alma, não é porque tenham encontrado, na Escritura, fundamento para essa crença, mas simplesmente porque a herdaram inadvertidamente da igreja católica.
    Esta, por sua vez, a derivou da filosofia dos povos pagãos, incorporando-a a religião no princípio da tenebrosa idade média, quando o paganismo invadiu a igreja e acarretou total apostasia da doutrina original contida nas Sagradas Escrituras. Foi então aceito grande número de erros graves. Destaca-se entre outros, o da crença na imortalidade natural do homem e sua consciência após a morte. Esta doutrina lançou o fundamento sobre o qual Roma estabeleceu a invocação dos santos e a adoração de Maria.
    Disto também proveio a heresia do tormento eterno para os que morrem impenitentes, a qual logo de início se incorpora à fé papal. Achava-se então preparado o caminho para a introdução de ainda outra invenção do paganismo, a que Roma intitulou purgatório e empregou para amedrontar as multidões crédulas e supersticiosas. Com esta heresia se afirma a existência de um lugar de tormento, no qual as almas dos que não merecem condenação eterna devem sofrer castigo por seus pecados, e do qual, quando libertas da impureza, são admitidas no Céu.
    Foi a manifestação de agentes satânicos (anjos caídos), disfarçados em "espíritos desincorporados" de pessoas mortas, que deu origem à crença na equivocada "imortalidade da alma". Desde tempos remotos, a comunicação com supostos espíritos de mortos tem sido a base da idolatria pagã. A manifestação desses anjos caídos, em forma de almas de "pessoas mortas", é uma farsa com que Satanás procura dar vida à mentira por ele lançada no princípio do mundo: “Certamente não morrereis” (Gênesis 3:4).
    O homem não possui vida eterna inerente. Disse Deus ao primeiro homem posto no mundo: “De toda a árvore do jardim comerás livremente: mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17). Satanás, porém contradisse esta afirmação divina com a seguinte mentira: “Certamente não morrereis”. Eis o fundamento da equivovada "doutrina da imortalidade da alma".
    A vida que Deus concedera ao homem era condicionada à obediência. Se obedecesse, viveria; se desobedecesse morreria. Nestas condições, no dia em que o homem caiu em desobediência, foi pronunciada sobre ele a seguinte sentença de morte: “és pó, e em pó te tornarás” (Gênesis 3:19). Foram tomadas providências para que o homem não pudesse perpetuar a vida, pois Deus não poderia consentir que um pecador se tornasse imortal.
    “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente; o Senhor Deus, pois o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gênesis 3:22-24).
    Se o homem tivesse imortalidade inata, que necessidade teria ele de comer da árvore da vida a fim de perpetuar sua existência ? Ou que necessidade teria Deus de impedir o homem de alcançar o que este já possuía ? Será que os imortalistas não vêem o absurdo em que resvalam com a sua teoria ? Se o homem já possuísse imortalidade, então a sentença “em pó te tornarás” seria de nenhum efeito, pois não atingiria a essência do homem, a “alma consciente e imortal”.
    Que vantagem há em destruir a casca em vista da impossibilidade de destruir o grão ? Se o homem possuísse uma alma imorredoura, então a morte da carne não seria a morte do homem, mas sim uma continuação de vida deste sob outra forma. Mas Deus disse ao homem todo, à individualidade consciente: “certamente morrerás”, “no dia em que dele comeres” (Gênesis 2:17). Entendam melhor, nessa brilhante e inequívoca exposição sobre o tema: ua-cam.com/video/OlSVJNgiU_Q/v-deo.html

    • @belleepoke
      @belleepoke 2 роки тому +1

      Só li besteira

    • @belleepoke
      @belleepoke 2 роки тому +1

      Algumas partes são non sequitur, outras falta de conhecimento bíblico.
      Adoração de Maria??? Kkkk... Perdi os lados...

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.
      Deus ilumine todos os espíritos

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      Os espíritos que já foram salvos, já estão no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).

      Estabelecer aliança com Deus é unir-se a ele. Deus não pode morrer, o espírito que uniu-se ao Espírito Santo tornou-se uma só Existência com ele.
      ¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13,14
      A Nova Aliança é para que todos os mortos ressuscitem, e unam-se ao Espírito Santo.
      ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
      ³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      ⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
      ⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
      ⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
      ⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      ¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
      ¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
      ¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
      ¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      ¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      ¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
      ¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
      ¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
      ¹⁸ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
      ¹⁹ Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
      ²⁰ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
      ²¹ Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
      ²² Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
      ²³ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
      ²⁴ Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
      ²⁵ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
      ²⁶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
      ²⁷ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
      ²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      ³⁰ E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      ³¹ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      ³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      ³³ Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      ³⁴ Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
      ³⁶ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      ³⁷ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      ³⁸ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      ³⁹ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
      Romanos 8:1-39
      Deus ilumine todos os espíritos

  • @marlysilva5531
    @marlysilva5531 6 років тому +1

    Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 1Tessalonicenses 4:14. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo resplandecerá sobre ti. Efésios 5:14. Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos. Isaías 26:19

    • @danielpereiradossantos798
      @danielpereiradossantos798 3 роки тому +4

      Marly você deve ser adventista ou jeovaista então me explique mateus 10.28 e evangelho de lucas 16 19-31.

    • @antonionunes365
      @antonionunes365 2 роки тому

      @@danielpereiradossantos798 Alma morre ou é imortal?
      Será que há vida após a morte? Esta é uma pergunta que a humanidade tem feito por milênios . Membros de diversas religiões creem que o ser humano tem uma alma imortal que continua a viver depois da morte do corpo.Será que esta crença na imortalidade da alma tem base bíblica? Não. Na bíblia “alma”é a tradução do termo hebraico Nésfesh e do grego Psykhé, essas duas palavras ocorrem mais de 850 vezes. E o emprego dessas palavras mostra que a alma é uma pessoa, vida da pessoa, animal ou vida do animal. Em hebraico, néfesh, significa literalmente “uma criatura que respira.
      Os defensores da imortalidade da alma criaram uma doutrina que chamam de Tricotomia, dizem que a pessoa é composta de três elementos: Corpo, alma e espirito.Segundo eles o corpo morre, mas a alma sobrevive .No entanto essa crença entra em contradição com o que a bíblia ensina em Eze.18:4 A alma que pecar morrerá. Portanto Néfesh, alma é a própria pessoa, não uma parte imaterial que sobrevive á morte do corpo..“O conceito de ‘alma’, significando uma realidade puramente espiritual, imaterial, distinta do ‘corpo’, . . . não existe na Bíblia.
      Existem dezenas de textos na bíblia que mostram que Néfesh e Psykhé (alma) é inteiramente física , material, sujeita á morte e que pode ser golpeada e ferida. Mas isso é difícil de aceitar por parte de muitos, pois esses possuem seu próprio conceito pagão do que significa a alma, assim se aplica neles Romanos 1:25 que mostra que trocaram a verdade de Deus pela mentira.
      Quando o corpo de Adão ainda sem vida recebeu o folego de vida, ele veio a ser uma alma vivente.Gen.1:27 Só então é que Adão veio a ser uma alma. Portanto segundo o ensino bíblico, a alma é o corpo físico com vida, ou seja um ser vivo, humano ou animal . A primeira referência bíblica para alma aparece em Gen. 1:20,24 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma viva, e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E disse Deus: produza a terra alma vivente conforme sua espécie, gado e répteis, bestas-feras da terra conforme sua espécie.
      Nestes textos, peixes, animais domésticos e selvagens são todos englobados na mesma palavra “almas”, se para os imortalistas a alma é imortal e os animais sendo almas,para onde eles vão ao morrem para o céu ou para o inferno?
      Quando Adão desobedeceu a uma ordem de Deus, será que Deus mentiu quando disse: Tu és pó e ao pó voltarás? Gen.3:19 se houvesse vida após a morte para Adão, talvez num inferno de fogo, será que Adão não seria informado sobre isso? Portanto, quando Jeová Deus disse que Adão voltaria ao solo, queria dizer que Adão morreria e voltaria aos elementos do solo. Adão não tinha uma alma imortal que passaria para um domínio espiritual.
      Na morte, Adão deixaria de existir. Sua punição pela desobediência seria a morte, não uma transferência para um domínio espiritual. Rom.6:23
      Conclusão: A bíblia mostra claramente que o homem é uma alma. A alma não é imortal, ela morre, ao morrer ela vai para o Seol, Hades (inferno) sepultura comum da humanidade, não para um lugar de sofrimento eterno nem para um paraíso no céu. E qualquer esperança de vida futura para os mortos depende de uma ressurreição. Deus promete: Não vos maravilheis disso, porque vem a hora que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão, os que fizeram boas coisas para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins para uma ressurreição de julgamento. João 5|:28,29 . Essa confiável promessa de uma ressurreição-não o ensino da imortalidade da alma---- é a base de uma esperança real para os mortos . Acesse o site JW.ORG

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      Os espíritos que já foram salvos, já estão no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).

      Estabelecer aliança com Deus é unir-se a ele. Deus não pode morrer, o espírito que uniu-se ao Espírito Santo tornou-se uma só Existência com ele.
      ¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13,14
      A Nova Aliança é para que todos os mortos ressuscitem, e unam-se ao Espírito Santo.
      ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
      ³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      ⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
      ⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
      ⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
      ⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      ¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
      ¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
      ¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
      ¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      ¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      ¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
      ¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
      ¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
      ¹⁸ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
      ¹⁹ Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
      ²⁰ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
      ²¹ Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
      ²² Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
      ²³ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
      ²⁴ Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
      ²⁵ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
      ²⁶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
      ²⁷ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
      ²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      ³⁰ E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      ³¹ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      ³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      ³³ Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      ³⁴ Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
      ³⁶ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      ³⁷ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      ³⁸ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      ³⁹ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
      Romanos 8:1-39
      Deus ilumine todos os espíritos

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo
      Deus ilumine todos os espíritos

  • @moacirrodrigues4779
    @moacirrodrigues4779 3 роки тому +1

    O que tem haver matemática com a antropologia? É confundir conhaque de alcatrão com catraca de canhão, a bíblia diz que nós somos alma, e não que temos uma alma, Gênesis 2:7. E a alma , isto é a pessoa, o ser humano ele morre Ezequiel 18 :4. A alma que pecar essa morrerá, e a bíblia diz que todos pecaram, a bíblia diz também que só Deus é imortal, 1 Timóteo 6:16.

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  3 роки тому +2

      O exemplo da matemática foi para indicar a qualidade de verdade que o nosso intelecto pode captar. Além disso, todos nós morreremos um dia, como consequência do pecado, mas essa é uma morte física, a nossa alma continuará existindo, e haverá um destino para a nossa alma, conforme o julgamento de Cristo. Quando se diz que somos uma alma, isso quer dizer que a alma é aquilo que é mais principal em nós. Quando se diz que Deus é o único imortal, isso se entende que é o único que tem a imortalidade por si, ou a eternidade, para ser mais preciso.

    • @moacirrodrigues4779
      @moacirrodrigues4779 3 роки тому

      @@CanalAquinate eu entendo pela bíblia que, nós seremos imortais somente na ressurreição dos mortos, seremos incorruptíveis e glorificados, mas isto é para os salvos, os ímpios serão ressuscitados, mas não imortais nem glorificados e serão destruídos na geena isto é o lago de fogo. Mateus 10: 28 diz que, Deus, irá destruir na geena, em outras passagens da bíblia diz que os ímpios serão consumidos como palha, e não sobrara nem ramo nem raiz.

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  3 роки тому +1

      @@moacirrodrigues4779 Entendi a sua posição. A concepção católica é que todos os seres humanos têm uma alma imortal. Com a morte do corpo, a alma ainda continuará existindo, aguardando a ressurreição da carne, mas já no céu, no purgatório ou no inferno. Os que estão/estarão no céu terão um corpo glorioso, porém os que estão/estarão no inferno terão um corpo defeituoso. Assim os condenados do inferno não serão aniquilados, caso contrário a condenação deles não seria eterna. Mas há um castigo eterno, como se diz em Mt 25, 46, assim os condenados não serão aniquilados, mas sofrerão um pena eterna com os corpos, após a ressurreição geral.

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      Os espíritos que já foram salvos, já estão no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).

      Estabelecer aliança com Deus é unir-se a ele. Deus não pode morrer, o espírito que uniu-se ao Espírito Santo tornou-se uma só Existência com ele.
      ¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13,14
      A Nova Aliança é para que todos os mortos ressuscitem, e unam-se ao Espírito Santo.
      ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
      ³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
      ⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      ⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
      ⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
      ⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
      ⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      ⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      ¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
      ¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
      ¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
      ¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      ¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      ¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
      ¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
      ¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
      ¹⁸ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
      ¹⁹ Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
      ²⁰ Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
      ²¹ Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
      ²² Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
      ²³ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
      ²⁴ Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
      ²⁵ Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
      ²⁶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
      ²⁷ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
      ²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
      ²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      ³⁰ E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      ³¹ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      ³² Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
      ³³ Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      ³⁴ Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
      ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
      ³⁶ Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
      ³⁷ Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
      ³⁸ Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
      ³⁹ Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
      Romanos 8:1-39
      Deus ilumine todos os espíritos.

    • @cristoeadao5739
      @cristoeadao5739 11 місяців тому

      A Nova Aliança.
      Palavras humanas são metáforas, mas por meio do Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo podemos compreender que as palavras: corpo, alma, e espírito têm o mesmo significado espiritual, o mesmo significado, pois espíritos são corpos (almas).
      Portanto, espíritos são corpos (almas).
      Espíritos mortos mortais, espíritos mortos, e Espíritos Vivos (Espíritos Santos) são versões de si mesmos.
      Os Espíritos Santos são a Verdadeira Existência, a Verdadeira Vida, os Verdadeiros Filhos de Deus.
      Todos os mortos pertencem ao Espírito Santo que habita no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      O Homem Santo foi feito Alma Vivente (Espírito Vivente, Corpo Vivente).
      Depois que o homem pecou, surgiu a sua versão morta, o homem morto, alma morta (espírito morto, corpo morto), e a sua versão morta mortal, o homem morto mortal, alma morta mortal (espírito morto mortal, corpo morto mortal).
      O Gênesis é um mistério espiritual.
      Alguns pensam que Deus fez literalmente um boneco de barro, e soprou em suas narinas, e o homem foi feito Alma Vivente.
      Mas, essa é uma compreensão infantil.
      Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
      1 Coríntios 3:2
      Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
      Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      João 16:12-13
      O Gênesis é uma metáforas espiritual, somente por meio do Espírito Santo, nossos espíritos, e nós podem ser salvos, e somente por meio dele podemos compreender os mistérios espirituais.
      Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
      João 4:23,24
      Todos os habitantes do Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso) são Espíritos Santos, os espíritos mortos (corpos espirituais mortos) que habitam no inferno (céu morto) onde Satanás habita, e os corpos mortos mortais que habitam no inferno mortal (céu morto mortal), estão separados do Espírito Santo, a quem pertencem.
      Mas, quando os mortos creem em Cristo, e recebem o Espírito Santo, os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita, ressuscitam, e unem-se ao Espírito Santo.
      Portanto, o Sangue de Jesus Cristo, Espírito Santo, têm poder para ressuscitar os espíritos mortos que habitam no inferno onde Satanás habita. E, os mortos mortais que habitam no inferno mortal.
      Mortos mortais são ressuscitados depois da consumação da morte, depois do fim deste mundo.
      Cristo ressuscitou, mas primeiro ele morreu.
      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      1 Coríntios 15:35,36
      Quando os espíritos mortos ressuscitam, eles são separados dos mortos, e unem-se aos Vivos, aos Espíritos Santos, Filhos Santos que habitam no Céu Santo (Descanso Eterno de Deus, Paraíso).
      Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
      1 Tessalonicenses 4:13-18
      A Nova Aliança com Deus é unir-se com ele.
      Quem creu em Cristo, e o espírito foi batizado com o Espírito Santo, esse espírito ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo em uma só Existência Santa.
      A Nova Aliança do Pai com os seus filhos é os mortos ressuscitarem, e unirem-se ao Espírito Santo, e serem com ele uma só existência.
      A Nova Aliança é feita com o Israel Espiritual.
      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:31-34
      Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
      E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
      Hebreus 10:16,17
      Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
      Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
      Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
      Efésios 5:30-32
      Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
      À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
      E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
      Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
      A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
      E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
      Hebreus 12:22-27
      O espírito que já ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo, já está na Nova Aliança, já estabeleceu Aliança com Deus.
      Quem ainda não ressuscitou, e uniu-se ao Espírito Santo ainda não estabeleceu aliança com Deus, e ainda está separado de Deus.
      Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
      Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
      Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
      Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
      Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
      Efésios 2:1-9
      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
      Colossenses 1:13-14
      Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
      O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
      Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
      Romanos 8:15-17
      Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
      O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
      Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
      João 3:5-7
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
      João 5:24,25
      Eu sou o pão da vida.
      Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      João 6:48-51
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
      E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
      João 11:25,26
      Que todos creiam em Jesus Cristo, e sejam batizados com o Espírito Santo.
      Deus ilumine todos os espíritos

  • @stodutti
    @stodutti Рік тому

    Isso apoia a doutrina espírita

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  Рік тому

      A doutrina católica e a espírita defendem a imortalidade da alma, mas elas diferem em muitos pontos, por exemplo, na católica há a ressurreição da carne, enquanto na espírita há a reencarnação, que é contrária à doutrina católica. Este vídeo fala sobre isso: ua-cam.com/video/umq8vc_ikkY/v-deo.html

    • @stodutti
      @stodutti Рік тому

      @@CanalAquinate para mim não faz sentido Jesus oferecer a vida eterna a quem já a possui.

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  Рік тому

      @@stodutti A imortalidade da alma apenas diz que haverá uma continuidade da alma após a morte, a qualidade perfeita dessa continuidade é própria dos que são salvos por Cristo. Os condenados ao inferno também têm uma alma imortal, mas se recusaram a ser salvos por Cristo.

    • @stodutti
      @stodutti Рік тому

      @@CanalAquinate neste caso, não dá para entender a morte como uma penalidade. (Genesis 2:17)

    • @CanalAquinate
      @CanalAquinate  Рік тому

      @@stodutti A morte física é uma penalidade, que não existia antes do pecado. Mas a morte física é a separação da alma do corpo, especialmente pela corrupção do corpo. Antes do pecado, haveria uma transição mais suave para o céu, sem a morte física, que não é um aniquilamento do ser da alma imortal.