Це відео не доступне.
Перепрошуємо.

Sultana - Um Mítico Ônibus Bitruck Super Panorâmico

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 сер 2022
  • O Sultana Super panorâmico foi o mais mítico ônibus já fabricado no México, foi um marcante design de piso e teto em dois níveis na época, além do exclusivo chassi bitruck de 4 eixos, dentre vários outros itens.
    Na década dos anos entre 1950 e 1960, em toda américa latina, o investimento na criação de ônibus modernos e confortáveis ainda estava no início, porém na América do Norte, a fabricação de ônibus com construção mais moderna estava mais avançada desde a década dos anos de 1940. No transporte rodoviário de passageiros estavam também bem adiantados, a maior empresa desde ramo do mundo, a Greyhoud Lines, estava nos EUA desde de 1914, já com centenas de linhas consolidadas.
    O grande crescimento e a necessidade de compra de novos ônibus e melhores, deu início a uma grande parceria mudando para sempre o rumo da fabricação de ônibus em toda a américa e parte do mundo. Com esse objetivo a Greyhound contratou o famoso designer industrial Raymond Loewy e a General Motors para projetarem vários ônibus distintos, sendo o primeiro o Yellow Coach PDG-4101,onde a utilização de aço inox era o grande destaque das novas carrocerias.
    Os ônibus GM passariam a ter muitas variantes, e também a ser exportados ou mesmo tendo design copiado por fabricantes Americanas ou de outros países. O interessante disso é que um desses modelos GM, teve 30 unidades exportadas para o Brasil adquiridos pela viação Cometa em 1954, dando origem a uma grande história com vários modelos fazendo parceria com a Ciferal e posteriormente com a marca própria, a CMA. Ocorreu que neste mesmo ano, 1954, um grande ícone da Greyhoud nasceria nos EUA, projetado pelo designer contratado pela empresa, era o modelo Scenicruisee, fabricado pela GM como modelo PD-4501.
    O principal diferencial dele era o piso e o teto em dois níveis, porém a ideia não era uma novidade a ser implementada, na Europa Ocidental este tipo de carroceria já havia ocorrido primeiro com o nome de Observation Coach, um termo que por sua vez se originava de vagões de trem, que acrescentavam janelas mais altas e na parte traseira, para que os passageiros observarem a parte externa.
    O GMC PD-4501 Scenicruiser iria inspirar vários outros projetos de outras montadoras, por exemplo da CD Beck e Company, da Western Flyer Coash, e da Flxible, inclusive o Flxible VL100 chegou a ser exportado dando origem a criação do primeiro modelo Diplomata, pela empresa brasileira Nielson.
    A Sultana originou-se do Grupo Industrial Ramirez, primeira empresa automotiva Mexicana, fundada em 1946 que construía reboques e furgões. Pouco tempo depois tornou-se uma empresa com uma linha completa de produtos automotivos. A empresa passou a fabricar caminhões com a marca Ramires, e ônibus com a marca Sultana.
    A produção dos ônibus começou na primeira metade dos anos de 1950, um dos primeiros modelos, o Sultana Super Imperial TM-37-7D, seguido pelo TM-42-10, TM-41, entre outros.
    Em 1959 teve início a produção dos primeiros ônibus do tipo panorâmico, com terceiro eixo, que inicialmente, ficava oculto pela lataria da carroceria, más em seguida, no modelo TM-41-15 já recebia o arco de roda na carroceria onde esse eixo passou a ficar exposto.
    O ponto alto dos ônibus Sultana foi marcado pelo modelo lançado em 1963. Tatava-se do modelo TM-40-16-SP construído no México. Ele foi o primeiro modelo de ônibus composto por 4 eixos em uma configuração com 12 rodas fabricado pela empresa.
    A sigla SP significava Super Panorâmico, e era equipado com 40 poltronas luxuosas, e assim como o modelo americano tinha também sanitário, ar condicionado, podendo ter inclusive espaço de cozinha e sala de leitura, para viagens longas. O modelo era equipado com motor V8 9,3 litros da Detroit Diesel, modelo 8V71N, com funcionamento de dois tempos a diesel gerando uma força de 318cv configurado com um câmbio Fuller Road Ranger RT910 de 10 marchas.O ônibus era rotineiramente usado na rota da Cidade do México para Acapulco, uma viagem de aproximadamente 10 horas, e há informações de que um desses modelos da Companhia Expresso Brújulla teve uma linha internacional para a cidade de São Paulo no Brasil.
    A fábrica do ônibus Sultana Superpanoramico, enfrentou no início dos anos de 1980 uma situação muito desfavorável, o clássico modelo foi descontinuado, em decorrência da forte crise econômica iniciada em 1982 e também da concorrência desleal das estatais DINA e MASA.
    Ao se recuperar da crise, a antiga marca continuou a lançar alguns modelos Sultana contemporâneos, passando por várias mudanças de controle e propriedade. O Super Panorâmico mexicano, entrou para a história por todo seu diferencial apresentado na época, operou em várias empresas, tornando-se , 50 anos depois, um raro item de coleção que traz uma importante lembrança do que foi a indústria de ônibus em suas raízes.
    Fonte: atomicpapers.c...
    Músicas: 8_Year_Anniversary, COAST - Density & Time, Deep_Hat.

КОМЕНТАРІ • 8