Pessoal, esse vídeo conta com o apoio da Insider Store! Com a chegada do Outuno, é hora de se preparar pra o frio e atualizar o guarda-roupa! Acesse o link abaixo e utilize o cupom HOC12 para obter 12% de desconto! bit.ly/Insider_E_ProfessorHOC
Professor o senhor está errado, os chineses podem atacar pela montanha do Himalaia sim, na guerra hipótetica citada anteriormente contra Índia, Está ignorando o ímpeto do Homem, cometendo o erro dos franceses contra os Alemães pelas ardenhas..⚔️⚔️🐲🐲🐉🐉🌍
Sotaque de faria limer paulistano boçal, combinado com vira-latismo pró estadunidense dá nisso aí..."o ISIS invadiram tal país, aí os heróis norte-americanos tiveram que destruir democracias pra levar a democracia." Tu é brasileiro, boy...faz um vídeo aí explanando a espionagem do departamento de estado dos EUA com a NSA revelada por Ed. Snowden à governos de todo mundo, inclusive, o governo Dilma Rousseff! A espionagem às tecnologias da Petrobrás...tá rolando notícia fresca abafada pela mídia OTAN (globo e cia) sobre a alta traição do pai da juíza Gabriela Hardt da lava jato!
A produção está excelente, padrão documentário profissional. Será esse o início da HOC Filmes??? De qualquer maneira, parabéns pelo trabalho e continue assim! Viva o Brasil!!!
@@renilsonferreira9689 ...indicam q as produções do professor HOC são deliciosas...e q nenhum outro apresenta o conhecimento c tanta vontade, profundidade e generosidade qto ele! Entendeu??😉 💎
Importantíssimo esse assunto professor; quando puder, aprofunda mais sobre as estratégias da China, até para entendermos e identificarmos possíveis parceiros do Brasil em um conflito mundial.
Irmão o Brasil não tem aliados de guerra, os Brics não são uma aliança militar, um exemplo é a guerra entre China e Índia mesmo eles sendo aliados nos Brics Kk
Importante ressaltar um ponto da questão chinesa: a tropa não tem nenhuma experiência em combate real e não sabemos da qualidade dos equipamentos e dos serviços de logistica... podem ser uma máquina de guerra ou um gigante com pés de barro...
Quase não tem mais soldado dos eua com experiência no iraque na ativa mais. Fora que o tempo de treinamento é muito mais importante que qualquer experiencia que em alguns anos será perdido pela aposentadoria dos militares
Você sabe algo sobre a qualidade dos equipamentos dos EUA e dos seus serviços?. Não confunda eficiência com eficácia, e muito menos a realidade com os filmes de Hollywood. Os EUA demonstraram eficácia no Vietnã, Iraque e no Afeganistão, o que é muito diferente de eficiência. Venceram todas as batalhas contra exércitos fuleiros e ainda assim perderam a guerra.
Parabéns pela aula professor. Mas queria sugerir fazer um video sobre a geopolítica da Ásia Central...contribuiria muito para entender a dinâmica do continente...obrigado
O documentário "China vs EUA: Impérios em Guerra" mostra isso, que a China tem planejado seus exércitos contra os EUA estudando suas dependências e pontos fracos.
Muito bom seus vídeos Professor HOC. GEOPOLITICA É DE FATO MUITO COMPLEXA . O que vemos hoje pode estar relacionado com fatos ocorridos a décadas ou até séculos. Amo assuntos relacionados com histórias militares e conflitos entre as nações.
Professor HOC é o melhor! Adorei esse novo formato meu amigo! Acredito que ele vai bombar seu canal mais ainda! Fiz questão de compartilhar com meus amigos e conhecidos no meu status, pois sei que é mais tragavel pra eles agora, não quer dizer que o senhor tem que parar com os vídeos longos kkk adoro eles. Obrigado pelo conhecimento prof.
Quantas sanções os EUA sofreram por esse ataque? Algum líder militar ou político americano foi sentenciado a prisão pelos crimes de guerra que vazaram?
Os EUA são covardes. Atacaram o Iraque sob o pretexto de que lá havia armas de destruição em massa. Com esta mentira, invadiram-se o pais. Acredito eu que seja para roubarem o petróleo daquele país. Invadiram o Afeganistão, sob a alegação de caçar o Osama bin-Laden ( homem de coragem), mas na verdade tinham interesses escusos por trás dessa mentira americana. Os EUA perderam muitos combatentes e dinheiro com essas guerras. E, em nenhuma delas alcançaram os seus objetivos. Atém hoje não sei de nenhum que os USA tenham logrado êxito. Na Coŕéia, no Vietnã, também, não obtiveram êxito. Se peitarem a China, é bem capaz que levarão uma surra das boas!
Os EUA nunca deixariam o Brasil ou algum país da América latina ter um exército forte. Eles boicotaram : 1- produção brasileira de mísseis com alcance acima de 300 km. 2- o projeto espacial na base de Alcântara. 3 - programa nuclear na década de 80.
A análise sobre os operadores, força aérea e tropas blindadas foi perfeito. No início da guerra do Iraque eu estava servindo na fronteira norte de Israel e uma história que nos impressionou bastante foi um episódio da tomada de Bagdá. Uma unidade de Apaches voava na frente das tropas para eliminar blindados no caminho destas (os iraquianos enterraram alguns blindados para servirem de bateria fixa de tiro, algo que até hoje não consigo compreender), quando já avistavam a cidade, do nada, no terreno em frente as aeronaves, que a princípio parecia estar sem tropas, "choveu" sobre os Ah-64 milhares de projéteis de fuzis AKM (o que o leigo, civil ou militar, aqui no Brasil erroneamente chama de Ak-47), o que a princípio parecia ser impossível aconteceu, os Apaches bateram em retirada com algumas aeronaves seriamente danificadas. O poderoso helicóptero blindado de ataque do US Army foi derrotado no campo de batalha pelo fuzil AKM... outro episódio, que desta vez me deu um certo orgulho por ser brasileiro também, foi quando o coronel comandante da minha unidade me perguntou se eu sabia qual era a arma do arsenal iraquiano que os americanos estavam mais preocupados, eu disse que achava que poderia ser alguma arma russa, um caça mais provavelmente. Ele deu uma risada e me disse que era o lançador de foguetes Astros II, e disse que os americanos tinham razão em se preocupar. Uma pena que o povo brasileiro só eleja Sarneys, Renan Calheiros, Lulas e Bolsonaros da vida... pena que a paixão é pelo político e não pelo Brasil.
Por incrível q pareça, o governo do PT foi quem mais investiu em melhoria no reequipamento das FAs: submarinos (um nuclear), fábrica de helicópteros, caças Gripen, carros de combate, etc. Bolsonaro investiu no ganho dos militares de alta patente. Hj acredito q seria melhor termos um país como Canadá (como queria FHC e tanto critiquei na época). O q interessa é o bem-estar social: saúde, educação e segurança pública de qualidade e acessíveis ao povo. Supremacia militar regional só serve para desestabilizar as relações com os vizinhos.
Ótimo conteúdo ✌ Concordo plenamente,as condições e forças são amplamente diferente em cada região em que está a batalha.Ademais,vale contar que foi uma falha psicológica dos americanos perder essa guerra no Oriente Médio,perder não falo militarmente,mas sim em questão geopolítica,e com isso vai ser muito complexo o foco na China,ou seja,vão ter que se adaptar novamente a um estilo de guerra altamente qualificada.
@@professorcaveirinha4784 recomendo Assistir o canal Geopolitica Mundial ,o Canal Thiago Aragão, o Canal Professor Ricardo Marcílio. E vc terá uma outra ótica de geopolitica O canal mais técnico é o Tiago Aragão e Geopolitica Mundial.
Professor Belo documentário! A geomogia dos Estados Unidos vencer os terroristas.. Com a possível queda dos Estados Unidos temo o que esperar nesta nova plataforma que vem surgindo. Obrigado por compartilhar conhecimento.❤
Os americanos abriram um front no Afeganistão, outro no Iraque, outro na Síria e conseguiu manter abastecida as linhas de suprimentos do outro lado do mundo por anos, os russos não estão conseguindo fazer isso na Ucrânia que fica do lado
@@LoboalphaMASTER 1991 o Iraque tinha SCUDs, enfim, tinha tanto SCUDs tanto artilharia para atacar. Em 2003 o Iraque não apenas tinha misseis SCUD, mas como compraram patentes Argentinas e Alemãs de misseis para produção doméstica, tanto que em 2003 o Iraque usou sim misseis SCUD contra centros de comando americanos, mesmo que o Patriot tenham minimizado a eficácia deles.
Os cara tava lutando no Iraque contra uns maluco que ném coturno usava Na Ucrânia não , a Ucrânia tem um exército profissional Com estilo de luta Soviético (que e bem intenso) Armas Fornecidas pelos outros países ( oq deu um pouco de ar a Ucrânia Mas e inevitável a guerra da Ucrânia tá custando caro pra Europa e os EUA Eles vão abandonar aquilo e talvez a Ucrânia pare de existir ou seja dividida
Nunca se deve descuidar em relação ao poder do inimigo, de aprender, enquanto observa as suas ações.O Brasil é um país que está desprovido militarmente, de quase TUDO. Somos vulneráveis. O nosso maior inimigo não está fora. Não é outro país. Somos nós mesmos e os corruptos que se dizem nossos representantes. Como prostitutas que se vendem por qualquer coisa, assim é entregue ao que chegar com dinheiro, o nosso Brasil. Triste realidade que nos aguarda adiante... Trabalho excelente, professor HOC!
Ambos tão falando merda por coisas distintas. O Brasil é literalmente medíocre militarmente e isso é um fato basta pegar numeros brutos, sem contar tecnologia de ponta. Outra coisa, o inimigo não é interno porra, é externo. Essa coisa fascista brasileira de ficar colocando conflito entre o proprio povo. O inimigo não pode ser interno.
Negativo, militarmente e bem forte comparado aos vizinhos Os únicos que seriam problemáticos e os EUA Mas e aquele negócio, eles não vão conseguir manter fogo no território brasileiro com as tropas que tem aqui...
@Víctor Melez posso estar enganada, pois não tenho tanto conhecimento no assunto, mas eu falo do que enxergo. Isso não significa que eu esteja totalmente correta. Peço à Deus que esteja enganada.
Perfeita a análise. Destaca-se a tecnologia de mísseis balísticos hipersônicos que a China e Rússia dominam, e os EUA agora que começaram a testar e aprimorar. Mas… experiência e contigente contam muito. Os EUA estão na vanguarda dos combates simétricos e assimétricos. Projeção aero-naval gigantesca
@@candidomribeiro bom dia, tudo bem? Simétrico nenhum, mas é o único país que consegue na atualidade realizar exercícios de guerra simétrica com nações amigas em larga escala. Conseguem mobilizações em qq parte do mundo em poucas horas. Além de ser o único país que possui frotas navais prontas para em todos os oceanos.
@@candidomribeiro Coréia, Vietnã e Iraque. Os dois últimos tiveram combates assimétricos e simétricos como a ofensiva Tet e a operação tempestade do deserto
Fato ! Fora que o orçamento deles estourado, porque a " guerra contra o terror " , se prolongou de 2003 à 2020, quase 20 anos em guerra , onde, mesmo com habilidades em guerra urbana, porque em campo, tanto Iraque como Afeganistão não tinha como suportar, mas a urbana massacrou. Era diária ataques a bomba, foguetes e fora que, nas montanhas o exército americano parou. Os caras se defenderam muito bem. Fora que a China e parte do Paquistão ajudaram muito o Afeganistão e fez com que os americanos saíssem com essa derrocada. E de novo será na Ucrânia, mais um rombo orçamentário, os russos já sabem muitas táticas desde a guerra na Síria, e o retorno de pagamento da Ucrânia pelos equipamentos já era .
Olá boa noite professor Hoc. muito bem informado sobre a situação do Exército americano, nos tempos que correm! Os tempos irão confirmar, se a Otan e consequentemente os EUA nos mostram em Junho 2023, se a situação é real. Parabéns e muito obrigado !
@@renatogabbi kkkkkk fico pensando se os EUA estão precisando reaver suas estratégias, imagina as forças armadas do Brasil que nem participa de operações reais
Agora sei porque o acrônimo HOC. Ótimo vídeo como sempre, Professor HOC. Por mais que eu odiasse as ditaduras, a Guerra do Iraque foi um erro estratégico dos EUA desde do início tal como a Guerra da Ucrânia pela Rússia.
Sou militar estou cheio de prova pra semana , portanto tenho q estudar, no intervalo para tomar café encontro um conteúdo desse kkk da vontande de assistir o dia inteiro.. excelente conteúdo e produção de vídeo, meus parabéns Professor !
A Guerra do Iraque enfraqueceu o Exército dos Estados Unidos de várias maneiras, incluindo o desgaste de recursos, o custo financeiro, o desgaste psicológico, a perda de vidas e ferimentos e a perda de confiança pública. Isso afetou a capacidade do Exército americano de se adaptar às mudanças nas ameaças globais, recrutar novos soldados e obter apoio para futuras missões militares.
Que idiotice. Então a experiência em COMBATE enfraquece um exército? Ué. Então a guerrilha do pós guerra que RETOMOU o Iraque foi O QUÊ?!? COMBATE. COMBATE. 1 hora no campo de batalha equivale a anos de BOM TREINAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL. QUE BURRICE...
@@brunobjj07 Póde ser Bruno. É que ver nosso País ser traído por aqueles que deveriam dar a vida por ele, por troco de bala, 90 mil na conta e seus caixões de areia cheios de estratégia da segunda guerra é de doer consciência de serial killers...
@@OldHoock2023 problema é o pós-combate, depois de 6 meses todos voltam pra casa, uns se reintegram na vida civil, outros não, muitos tem sequelas e tics, acabam virando moradores de rua ou viciados e tudo vira uma bola de neve...
@@OldHoock2023 Desgaste de recursos: a guerra no Iraque exigiu uma grande quantidade de recursos, incluindo tropas, armamento, munição e equipamentos. Isso levou a um desgaste significativo dos recursos do Exército americano, o que pode ter prejudicado sua capacidade de responder a outras ameaças em outras partes do mundo. Custo financeiro: a guerra no Iraque foi muito cara. Os custos diretos da guerra foram estimados em mais de US $ 800 bilhões, mas há também custos indiretos, como os cuidados com veteranos de guerra e as despesas com a reconstrução do Iraque. Esses custos significativos podem ter um impacto negativo na capacidade do Exército americano de se modernizar e se adaptar às mudanças nas ameaças globais. Desgaste psicológico: a guerra no Iraque foi um conflito prolongado e difícil, com muitos soldados americanos lutando em várias implantações. Isso pode ter um impacto negativo na saúde mental dos soldados, o que pode afetar sua capacidade de cumprir missões futuras. Perda de vidas e ferimentos: a guerra no Iraque resultou em muitas mortes e ferimentos de soldados americanos. Isso teve um impacto emocional significativo naqueles que serviram e em suas famílias, e pode ter dificultado a capacidade do Exército americano de recrutar novos soldados no futuro. Perda de confiança pública: a guerra no Iraque foi um conflito controverso, com muitas pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo se opondo a ele. Isso pode ter afetado a confiança pública no Exército americano, o que pode dificultar o recrutamento de novos soldados e a obtenção de apoio para futuras missões militares.
Mas professor, no meu raciocínio simples, é melhor experiência de combate com um inimigo regional, mesmo com todos o "vícios", do que nenhuma experiência de combate, que é o caso da china.
todos os militares experientes que lutaram no iraque e ainda sobram lá, em alguns anos irão se aposentar. Logo, terão tanta experiência quanto o exército chinês😊
@@rafaelvitor2647 porque 40 nego com Ak vai dar trabalho. Uma arma de fogo na mão de macaco pode ser terrível do mesmo jeito. E mesmo sem coturno eles tinham lança foguetes. Arabia Saudita patrocinava os esforços dos insurgentes.
A China está colada em Twaian. A China tem mísseis hipersonicos (os Estados Unidos além de não terem, também não tem defesa contra), que podem afundar todos os 13 porta aviões dos EUA em qualquer lugar do mundo. Mísseis hipersonicos é a maior tecnologia militar já construída, a mais letal. Os EUA tem seus porta aviões não são nada contra China.
Meus amigos, há tempo pra tudo, um dos maiores império no mundo foi o de babilônia, é comparado na Bíblia como a cabeça de ouro da estátua, mas foi derrubado por um império inferior e assim continuará sendo, não existe império infalível, mesmo com a tecnologia mais avançada...
acredito que qualquer exército que não atualize suas táticas de combate tende a ficar fora de forma, vemos a Rússia usando a mesma doutrina da segunda guerra mundial e vemos como isso não tem funcionado nos combates modernos ,tendo várias percas e poucos avanços em meses de conflito ,outra coisa citada no vídeo e a ausência de requisitos mínimos para seus militares poderem se alistar. cabe a cada um saber se adaptar as táticas de combate moderno de seus exércitos
Pois é né, se fosse os EUA que tivessem invadido a Ucrânia, em 1 semana eles já estariam em Kiev. Quando a Rússia / China (esses pareas do mundo) chegar no nível de treinamento dos americanos (atualmente), já estarão obsoletos.
Problema no iraque é que no início eram dois exércitos se degladiando, no fim se tornou EUA vs ISIS, blindados pesados já não eram mais necessários, toda a doutrina teve que ser modificada, CQB se tornou o mantra das tropas que chegaram depois da queda do exército iraquiano, se quer um exemplo veja sniper americano, retrata bem como foi, só tira a parte do sniper inimigo.
@@darknessbr3020 A Ucrânia ainda é um pais onde cada cidadão tem a capacidade de pilotar um drone armado em posições Russas, mesmo sem apoio ocidental, sem uma traição de Belarus, a Rússia jamais chegaria a Kiev.
Pessoal, esse vídeo conta com o apoio da Insider Store! Com a chegada do Outuno, é hora de se preparar pra o frio e atualizar o guarda-roupa! Acesse o link abaixo e utilize o cupom HOC12 para obter 12% de desconto!
bit.ly/Insider_E_ProfessorHOC
Professor o senhor está errado, os chineses podem atacar pela montanha do Himalaia sim, na guerra hipótetica citada anteriormente contra Índia, Está ignorando o ímpeto do Homem, cometendo o erro dos franceses contra os Alemães pelas ardenhas..⚔️⚔️🐲🐲🐉🐉🌍
@@sejafeliznavida.8542 Já comandou uma unidade? Já planejou ou combateu em montanha?
Professor o senhor poderia debater geopolítica com o Elias?
Sotaque de faria limer paulistano boçal, combinado com vira-latismo pró estadunidense dá nisso aí..."o ISIS invadiram tal país, aí os heróis norte-americanos tiveram que destruir democracias pra levar a democracia."
Tu é brasileiro, boy...faz um vídeo aí explanando a espionagem do departamento de estado dos EUA com a NSA revelada por Ed. Snowden à governos de todo mundo, inclusive, o governo Dilma Rousseff!
A espionagem às tecnologias da Petrobrás...tá rolando notícia fresca abafada pela mídia OTAN (globo e cia) sobre a alta traição do pai da juíza Gabriela Hardt da lava jato!
@@f.olivernog já ganhei algumas rondas no supremacy...
Espalhando amor, carinho e democracia pelo mundo.
Kkkkkkkl democracia letal 😂
Século XIX: Inglaterra
Século XX: EUA
Século XXI: China?
@@bakunindumetal tá vendo china invadindo alguém? E nem dá pitaco em que um país deve e não deve fazer
Para todo país que tiver petróleo!
Democracia é um grande engodo, achamos que temos algum direito.
A produção está excelente, padrão documentário profissional.
Será esse o início da HOC Filmes???
De qualquer maneira, parabéns pelo trabalho e continue assim!
Viva o Brasil!!!
Saúde a todos!Feliz Páscoa, sempre bom aprender com o professor HOC essa Geopolítica!
Parabéns por democratizar conhecimento valioso.
Excelente conteúdo de graça!!
Sensacional, obrigado por nos trazer conhecimento, Prof.HOC.
HOC seu canal é indispensável para uma pessoa que quer se informar com qualidade e inteligência!!! Obrigado!
Nunca tinha pensado por este lado, sensacional esta aula.
Quero mto mais...das produções HOC filmes!! Qualidade só aumenta!! Maior q qualquer expectativa!! 😋😋😋 Quem aí...quer mais???
Oxe e essas línguas 😋😋😛
@@renilsonferreira9689 ...indicam q as produções do professor HOC são deliciosas...e q nenhum outro apresenta o conhecimento c tanta vontade, profundidade e generosidade qto ele! Entendeu??😉 💎
@@delcenirducati7765 Pois compartilhamos do mesmo pensamento
Esse canal é sensacional!
Importantíssimo esse assunto professor; quando puder, aprofunda mais sobre as estratégias da China, até para entendermos e identificarmos possíveis parceiros do Brasil em um conflito mundial.
Ele n sabe porra nenhum de china quanto mais aprofundar
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Irmão o Brasil não tem aliados de guerra, os Brics não são uma aliança militar, um exemplo é a guerra entre China e Índia mesmo eles sendo aliados nos Brics Kk
Bom dia professor. Excelente como conteúdo. Obrigada! Feliz semana
Cada dia aprendo mais nesse maravilhoso canal. Parabéns pela excelente produção! 👏👏👏
Importante ressaltar um ponto da questão chinesa: a tropa não tem nenhuma experiência em combate real e não sabemos da qualidade dos equipamentos e dos serviços de logistica... podem ser uma máquina de guerra ou um gigante com pés de barro...
Quase não tem mais soldado dos eua com experiência no iraque na ativa mais. Fora que o tempo de treinamento é muito mais importante que qualquer experiencia que em alguns anos será perdido pela aposentadoria dos militares
Exército dos EUA atualmente se resume em:
Corrupção Legalizada e Ideologia de Gênero
@@papainoel7209 Sim. Porém o corpo de oficiais ainda tem experiência do Iraque e da Guerra do Golfo.
@@gleitsonSalles experiência contra exércitos fuleiros.
Você sabe algo sobre a qualidade dos equipamentos dos EUA e dos seus serviços?.
Não confunda eficiência com eficácia, e muito menos a realidade com os filmes de Hollywood.
Os EUA demonstraram eficácia no Vietnã, Iraque e no Afeganistão, o que é muito diferente de eficiência.
Venceram todas as batalhas contra exércitos fuleiros e ainda assim perderam a guerra.
HOC Filmes: vida longa e próspera! Excelente produção. Conteúdo sem comentários.
É sempre muito bom acompanhar as publicações do professor HOC!
Parabéns pela aula professor. Mas queria sugerir fazer um video sobre a geopolítica da Ásia Central...contribuiria muito para entender a dinâmica do continente...obrigado
Professor, uma sugestão traz mais assunto militar do tipo ESPECIFICAMENTE militar sobre guerra. Sem ser mapas ou geopolitica msm.
Esse formato de video tá incrível professor, muito obrigado pelo conteúdo de excelente qualidade!!!!
O documentário "China vs EUA: Impérios em Guerra" mostra isso, que a China tem planejado seus exércitos contra os EUA estudando suas dependências e pontos fracos.
china é a maior financiadora dos eua, com títulos de dívida... tudo farsa.
E os americanos fazem o mesmo ... aliás, sempre fizeram ...
Sensacional. Canal obrigatório 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente como sempre!!!!! Muito esclarecedor, informativo!!!! 10 demais!!!!
Ótimo vídeo professor, eu já tinha ouvido falar desses problemas no The National Interest, que é muito bom tbm. 👏
Muito bom seus vídeos Professor HOC.
GEOPOLITICA É DE FATO MUITO COMPLEXA .
O que vemos hoje pode estar relacionado com fatos ocorridos a décadas ou até séculos.
Amo assuntos relacionados com histórias militares e conflitos entre as nações.
Professor HOC é o melhor! Adorei esse novo formato meu amigo! Acredito que ele vai bombar seu canal mais ainda!
Fiz questão de compartilhar com meus amigos e conhecidos no meu status, pois sei que é mais tragavel pra eles agora, não quer dizer que o senhor tem que parar com os vídeos longos kkk adoro eles. Obrigado pelo conhecimento prof.
Top. Excelente escolha de trilha sonora e ritmo de narrativa.
Quantas sanções os EUA sofreram por esse ataque? Algum líder militar ou político americano foi sentenciado a prisão pelos crimes de guerra que vazaram?
De forma inteligente, eles e os russos não fazem parte do tratado do TPI.
e o que tem de baba ovo de tio sam aqui...
Nada, Saddam era um párea diplomático que prometia entre muitas coisas, bombardear Israel.
Os EUA são covardes. Atacaram o Iraque sob o pretexto de que lá havia armas de destruição em massa. Com esta mentira, invadiram-se o pais. Acredito eu que seja para roubarem o petróleo daquele país. Invadiram o Afeganistão, sob a alegação de caçar o Osama bin-Laden ( homem de coragem), mas na verdade tinham interesses escusos por trás dessa mentira americana. Os EUA perderam muitos combatentes e dinheiro com essas guerras. E, em nenhuma delas alcançaram os seus objetivos. Atém hoje não sei de nenhum que os USA tenham logrado êxito. Na Coŕéia, no Vietnã, também, não obtiveram êxito. Se peitarem a China, é bem capaz que levarão uma surra das boas!
Os EUA nunca deixariam o Brasil ou algum país da América latina ter um exército forte. Eles boicotaram :
1- produção brasileira de mísseis com alcance acima de 300 km.
2- o projeto espacial na base de Alcântara.
3 - programa nuclear na década de 80.
professor hoc é muito, vídeo muito informativo e à mesmo tempo gostoso de se ver e ouvir
Olha só, o professor tem feitos otimos investimentos no canal. Parabéns. Conteúdo de boa qualidade. Feliz páscoa.
ne
Vamos orar pedir a misericórdia de Deus 🙏
Boa professor 👏👏👏
muito esclarecedor. parabens.
A análise sobre os operadores, força aérea e tropas blindadas foi perfeito. No início da guerra do Iraque eu estava servindo na fronteira norte de Israel e uma história que nos impressionou bastante foi um episódio da tomada de Bagdá. Uma unidade de Apaches voava na frente das tropas para eliminar blindados no caminho destas (os iraquianos enterraram alguns blindados para servirem de bateria fixa de tiro, algo que até hoje não consigo compreender), quando já avistavam a cidade, do nada, no terreno em frente as aeronaves, que a princípio parecia estar sem tropas, "choveu" sobre os Ah-64 milhares de projéteis de fuzis AKM (o que o leigo, civil ou militar, aqui no Brasil erroneamente chama de Ak-47), o que a princípio parecia ser impossível aconteceu, os Apaches bateram em retirada com algumas aeronaves seriamente danificadas. O poderoso helicóptero blindado de ataque do US Army foi derrotado no campo de batalha pelo fuzil AKM... outro episódio, que desta vez me deu um certo orgulho por ser brasileiro também, foi quando o coronel comandante da minha unidade me perguntou se eu sabia qual era a arma do arsenal iraquiano que os americanos estavam mais preocupados, eu disse que achava que poderia ser alguma arma russa, um caça mais provavelmente. Ele deu uma risada e me disse que era o lançador de foguetes Astros II, e disse que os americanos tinham razão em se preocupar. Uma pena que o povo brasileiro só eleja Sarneys, Renan Calheiros, Lulas e Bolsonaros da vida... pena que a paixão é pelo político e não pelo Brasil.
Para o Brasil, ainda é melhor sermos desconhecidos, militarmente. Já temos alguns produtos que por si, si vendem.
Por incrível q pareça, o governo do PT foi quem mais investiu em melhoria no reequipamento das FAs: submarinos (um nuclear), fábrica de helicópteros, caças Gripen, carros de combate, etc.
Bolsonaro investiu no ganho dos militares de alta patente.
Hj acredito q seria melhor termos um país como Canadá (como queria FHC e tanto critiquei na época). O q interessa é o bem-estar social: saúde, educação e segurança pública de qualidade e acessíveis ao povo.
Supremacia militar regional só serve para desestabilizar as relações com os vizinhos.
ne
Os heróis americanos espalhando a democracia pelo mundo 🤡
Excelente 👏👏👏
ótima observação Professor !
Amo notificação de vídeo novo do canal do HOC. 💙
Vídeo maravilhoso, Professor.
Parabéns Prof.
Conteúdo muito bem produzido!
Ótimo conteúdo ✌ Concordo plenamente,as condições e forças são amplamente diferente em cada região em que está a batalha.Ademais,vale contar que foi uma falha psicológica dos americanos perder essa guerra no Oriente Médio,perder não falo militarmente,mas sim em questão geopolítica,e com isso vai ser muito complexo o foco na China,ou seja,vão ter que se adaptar novamente a um estilo de guerra altamente qualificada.
Obrigado.
A guerra na Ásia é inevitável, o mundo inteiro sofrerá . Parabéns pelo canal .
Qualidade absurda. Bom trabalho! 👏🏽👏🏽
Parabéns pelas edições dos vídeos, antigamente era uma câmera iluminação e mapinhas. Hoje está uma edição muito foda, Parabéns
@@Aquaworld9 não. Estou elogiando e falando q era bem simples. Eu sempre assisti mesmo discordando em vários pontos do professor Hoc.
Câmera, iluminação e mapinhas está bom demais, aqui é uma aula e não show de edição.
@@professorcaveirinha4784 recomendo Assistir o canal Geopolitica Mundial ,o Canal Thiago Aragão, o Canal Professor Ricardo Marcílio. E vc terá uma outra ótica de geopolitica O canal mais técnico é o Tiago Aragão e Geopolitica Mundial.
@@Aquaworld9 Exato, e eu acho muito melhor quando tem "mapinha"!
Professor Belo documentário! A geomogia dos Estados Unidos vencer os terroristas.. Com a possível queda dos Estados Unidos temo o que esperar nesta nova plataforma que vem surgindo. Obrigado por compartilhar conhecimento.❤
Interessante especular qual seria a realidade atual, caso a parceria econômica do transpacífico tivesse sido efetivamente executada.
Muito interessante o vídeo 📹 🤔 📹 🤔 📹.
Excelente qualidade e conteúdo! Queria que houvessem mais canais igual ao seu Prof. HOC!
Hk no mundo militar
Parabéns e obrigado professor!!!
Os americanos abriram um front no Afeganistão, outro no Iraque, outro na Síria e conseguiu manter abastecida as linhas de suprimentos do outro lado do mundo por anos, os russos não estão conseguindo fazer isso na Ucrânia que fica do lado
Tem as missões de paz na Somália e pacifico tbm.
@@LoboalphaMASTER O Iraque de certa forma tinha, com os SCUD e artilharia remanescentes.
@@LoboalphaMASTER 1991 o Iraque tinha SCUDs, enfim, tinha tanto SCUDs tanto artilharia para atacar.
Em 2003 o Iraque não apenas tinha misseis SCUD, mas como compraram patentes Argentinas e Alemãs de misseis para produção doméstica, tanto que em 2003 o Iraque usou sim misseis SCUD contra centros de comando americanos, mesmo que o Patriot tenham minimizado a eficácia deles.
@@LoboalphaMASTER Al-Samoud começou a ser testado em 1997 e empregado em 2003. Como foi em 1991 ?
Os cara tava lutando no Iraque contra uns maluco que ném coturno usava
Na Ucrânia não , a Ucrânia tem um exército profissional
Com estilo de luta Soviético (que e bem intenso)
Armas Fornecidas pelos outros países ( oq deu um pouco de ar a Ucrânia
Mas e inevitável a guerra da Ucrânia tá custando caro pra Europa e os EUA
Eles vão abandonar aquilo e talvez a Ucrânia pare de existir ou seja dividida
Rapaz parabéns por sua aula. Foi abordado conteúdos primordiais e de uma maneira que qualquer leigo poça entender.
Nunca se deve descuidar em relação ao poder do inimigo, de aprender, enquanto observa as suas ações.O Brasil é um país que está desprovido militarmente, de quase TUDO. Somos vulneráveis. O nosso maior inimigo não está fora. Não é outro país. Somos nós mesmos e os corruptos que se dizem nossos representantes. Como prostitutas que se vendem por qualquer coisa, assim é entregue ao que chegar com dinheiro, o nosso Brasil. Triste realidade que nos aguarda adiante... Trabalho excelente, professor HOC!
Ambos tão falando merda por coisas distintas. O Brasil é literalmente medíocre militarmente e isso é um fato basta pegar numeros brutos, sem contar tecnologia de ponta. Outra coisa, o inimigo não é interno porra, é externo. Essa coisa fascista brasileira de ficar colocando conflito entre o proprio povo. O inimigo não pode ser interno.
Negativo, militarmente e bem forte comparado aos vizinhos
Os únicos que seriam problemáticos e os EUA
Mas e aquele negócio, eles não vão conseguir manter fogo no território brasileiro com as tropas que tem aqui...
@Víctor Melez posso estar enganada, pois não tenho tanto conhecimento no assunto, mas eu falo do que enxergo. Isso não significa que eu esteja totalmente correta. Peço à Deus que esteja enganada.
@@rafaelvitor2647 A Venezuela tem defesas anti áereas melhores que as nossas.
@@rafaelvitor2647 As FFA brasileiras são poderosas? Hahahahahahhahahaha
Brilhante! Como sempre!
Que edição top! Conteúdo de alta qualidade
Que doc top !!!
Perfeita a análise. Destaca-se a tecnologia de mísseis balísticos hipersônicos que a China e Rússia dominam, e os EUA agora que começaram a testar e aprimorar. Mas… experiência e contigente contam muito. Os EUA estão na vanguarda dos combates simétricos e assimétricos. Projeção aero-naval gigantesca
Projeção Naval deles e grande mesmo
Mas a China em pouco tempo vai ter mais navios que eles ...
Cite um combate simétrico que os EUA estiveram envolvidos depois da segunda guerra mundial, você sabe de algum??.
@@candidomribeiro bom dia, tudo bem? Simétrico nenhum, mas é o único país que consegue na atualidade realizar exercícios de guerra simétrica com nações amigas em larga escala. Conseguem mobilizações em qq parte do mundo em poucas horas. Além de ser o único país que possui frotas navais prontas para em todos os oceanos.
@@candidomribeiro Coréia, Vietnã e Iraque. Os dois últimos tiveram combates assimétricos e simétricos como a ofensiva Tet e a operação tempestade do deserto
Muito bem explicado. Parabéns professor.
Aconteceu o mesmo no Vietnam
Fato !
Fora que o orçamento deles estourado, porque a " guerra contra o terror " , se prolongou de 2003 à 2020, quase 20 anos em guerra , onde, mesmo com habilidades em guerra urbana, porque em campo, tanto Iraque como Afeganistão não tinha como suportar, mas a urbana massacrou.
Era diária ataques a bomba, foguetes e fora que, nas montanhas o exército americano parou. Os caras se defenderam muito bem.
Fora que a China e parte do Paquistão ajudaram muito o Afeganistão e fez com que os americanos saíssem com essa derrocada.
E de novo será na Ucrânia, mais um rombo orçamentário, os russos já sabem muitas táticas desde a guerra na Síria, e o retorno de pagamento da Ucrânia pelos equipamentos já era .
Qualidade inquestionável! parabéns Prof HOC!
Que qualidade de som e imagem! Parabéns pelo trabalho pessoal.
Uma bela observação, 20 anos depois o cansaço é algo ainda muito bem percebido, nas forças armadas dos Estados Unidos.
Ótimo vídeo.
Excelente análise! 👏👏👏
Mesmo uma democracia defeituosa, é imensamente superior a qualquer outro regime....
Talvez só pra quem recebe os louros da democracia defeituosa...
Só se for pra elite do país
O estado islâmico mandou um abraço
A democracia nunca funcionou, incrivelmente os Estados Unidos melhorou a democracia, más como você falou ainda é muito defeituosa.
Monarquia mandou abraços
Olá boa noite professor Hoc. muito bem informado sobre a situação do Exército americano, nos tempos que correm! Os tempos irão confirmar, se a Otan e consequentemente os EUA nos mostram em Junho 2023, se a situação é real. Parabéns e muito obrigado !
Em 2003 o exército iraquiano não era o quarto maior forças armadas do Mundo , o quarto poderio bélico do mundo é a França.
Que início, documentário mto bom
Muito bom HOC! Tu é fera!!
Que aula🎉🎉🎉🎉🎉
Professor, seria legal um vídeo desses sobre as três forças armadas do Brasil !
Professor , nem se canse. Brasil não tem forças armadas é só sucata e fanfarronice
Uma pinta meio fio, a outra pinta os postes e a terceira pinta as árvores kkkkkk
@@renatogabbi kkkkkk fico pensando se os EUA estão precisando reaver suas estratégias, imagina as forças armadas do Brasil que nem participa de operações reais
@@luizfelipetr participa sim, inclusive recentemente, só ver o Haiti
Forças Armadas só tem uma, ai tem o exército, aeronáutica e marinha
muito boa explicação .😛
Agora sei porque o acrônimo HOC. Ótimo vídeo como sempre, Professor HOC. Por mais que eu odiasse as ditaduras, a Guerra do Iraque foi um erro estratégico dos EUA desde do início tal como a Guerra da Ucrânia pela Rússia.
Que espetáculo!!!!
Mas o final foi o melhor:
HOC FILMES
Sou militar estou cheio de prova pra semana , portanto tenho q estudar, no intervalo para tomar café encontro um conteúdo desse kkk da vontande de assistir o dia inteiro.. excelente conteúdo e produção de vídeo, meus parabéns Professor !
Estamos juntos pelo Brasil
SBAS
A Guerra do Iraque enfraqueceu o Exército dos Estados Unidos de várias maneiras, incluindo o desgaste de recursos, o custo financeiro, o desgaste psicológico, a perda de vidas e ferimentos e a perda de confiança pública. Isso afetou a capacidade do Exército americano de se adaptar às mudanças nas ameaças globais, recrutar novos soldados e obter apoio para futuras missões militares.
Que idiotice. Então a experiência em COMBATE enfraquece um exército? Ué. Então a guerrilha do pós guerra que RETOMOU o Iraque foi O QUÊ?!? COMBATE. COMBATE. 1 hora no campo de batalha equivale a anos de BOM TREINAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL. QUE BURRICE...
@@OldHoock2023seu pensamento desejoso está te impedindo de constatar a realidade.
@@brunobjj07 Póde ser Bruno. É que ver nosso País ser traído por aqueles que deveriam dar a vida por ele, por troco de bala, 90 mil na conta e seus caixões de areia cheios de estratégia da segunda guerra é de doer consciência de serial killers...
@@OldHoock2023 problema é o pós-combate, depois de 6 meses todos voltam pra casa, uns se reintegram na vida civil, outros não, muitos tem sequelas e tics, acabam virando moradores de rua ou viciados e tudo vira uma bola de neve...
@@OldHoock2023 Desgaste de recursos: a guerra no Iraque exigiu uma grande quantidade de recursos, incluindo tropas, armamento, munição e equipamentos. Isso levou a um desgaste significativo dos recursos do Exército americano, o que pode ter prejudicado sua capacidade de responder a outras ameaças em outras partes do mundo.
Custo financeiro: a guerra no Iraque foi muito cara. Os custos diretos da guerra foram estimados em mais de US $ 800 bilhões, mas há também custos indiretos, como os cuidados com veteranos de guerra e as despesas com a reconstrução do Iraque. Esses custos significativos podem ter um impacto negativo na capacidade do Exército americano de se modernizar e se adaptar às mudanças nas ameaças globais.
Desgaste psicológico: a guerra no Iraque foi um conflito prolongado e difícil, com muitos soldados americanos lutando em várias implantações. Isso pode ter um impacto negativo na saúde mental dos soldados, o que pode afetar sua capacidade de cumprir missões futuras.
Perda de vidas e ferimentos: a guerra no Iraque resultou em muitas mortes e ferimentos de soldados americanos. Isso teve um impacto emocional significativo naqueles que serviram e em suas famílias, e pode ter dificultado a capacidade do Exército americano de recrutar novos soldados no futuro.
Perda de confiança pública: a guerra no Iraque foi um conflito controverso, com muitas pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo se opondo a ele. Isso pode ter afetado a confiança pública no Exército americano, o que pode dificultar o recrutamento de novos soldados e a obtenção de apoio para futuras missões militares.
Adorei o vídeo! E que produção bonita hein? Parabéns Professor Hoc!!!
Não tem como não prestigiar os vídeos do rHOCk
Sempre aprendendo através dos seus vídeos, obrigado.
Meu programa favorito!
Professor o senhor é demais parabéns
O hoc é um intelectual que investe no povo com um canal excelente
Nós temos que se preparar...
Mas professor, no meu raciocínio simples, é melhor experiência de combate com um inimigo regional, mesmo com todos o "vícios", do que nenhuma experiência de combate, que é o caso da china.
todos os militares experientes que lutaram no iraque e ainda sobram lá, em alguns anos irão se aposentar. Logo, terão tanta experiência quanto o exército chinês😊
Kkk os cara lutava no Afeganistão contra uns cara que nem coturno usava
E mesmo assim tomava um pau
@@rafaelvitor2647 porque 40 nego com Ak vai dar trabalho. Uma arma de fogo na mão de macaco pode ser terrível do mesmo jeito.
E mesmo sem coturno eles tinham lança foguetes. Arabia Saudita patrocinava os esforços dos insurgentes.
A China está colada em Twaian. A China tem mísseis hipersonicos (os Estados Unidos além de não terem, também não tem defesa contra), que podem afundar todos os 13 porta aviões dos EUA em qualquer lugar do mundo. Mísseis hipersonicos é a maior tecnologia militar já construída, a mais letal. Os EUA tem seus porta aviões não são nada contra China.
@@rafaelvitor2647 americano ia pra lá lutar sem propósito, os afegãos lutavam por ideais e por sua própria terra.
Excelente vídeo, achei muito bom esse formato documental
Tá melhor que o seriado da Netflix
Toda grande nação, um dia chega ao fim.
Excelente vídeo (como sempre haha), professor!
Boa Reflexão !!!
A edição tá sensacional 🤌🏻
Muito bem produzido ,parabéns professor!!!
A principal cicatriz foi a deixada no povo.
Caramba, que canal inteligente e bem produzido. Difícil ver um vídeo de guerra estruturado pelo aspecto geopolítico. Parabéns
A guerra do iraq é bem explicada no ponto de vista do soldado americano e na série "generation kill"
Foi uma guerra sem ninguém pra matar
Muito boa a série, de vez em quando vejo uns trechos no UA-cam.
Excelente vídeo, excelente produção, que vídeo magnífico
Meus amigos, há tempo pra tudo, um dos maiores império no mundo foi o de babilônia, é comparado na Bíblia como a cabeça de ouro da estátua, mas foi derrubado por um império inferior e assim continuará sendo, não existe império infalível, mesmo com a tecnologia mais avançada...
Concordo, independente de tamanho ou poder, se a queda não vem de fora, sua fragmentação virá de dentro. A história da humanidade sempre mostrou isso
Pelo menos eles tem um exército e nós que nen isso temos.😥 Muito obrigada pelo conteúdo.
Professor fala sobre essa nova ordem mundial multipolar que a Rússia está sempre pregando.
Conteúdo top, professor HOC!
acredito que qualquer exército que não atualize suas táticas de combate tende a ficar fora de forma, vemos a Rússia usando a mesma doutrina da segunda guerra mundial e vemos como isso não tem funcionado nos combates modernos ,tendo várias percas e poucos avanços em meses de conflito ,outra coisa citada no vídeo e a ausência de requisitos mínimos para seus militares poderem se alistar. cabe a cada um saber se adaptar as táticas de combate moderno de seus exércitos
Pois é né, se fosse os EUA que tivessem invadido a Ucrânia, em 1 semana eles já estariam em Kiev. Quando a Rússia / China (esses pareas do mundo) chegar no nível de treinamento dos americanos (atualmente), já estarão obsoletos.
Ucrânia sem nenhum apoio do ocidente teria caído também para a Rússia,não em uma semana e nem em um mês,porém teria caído
Problema no iraque é que no início eram dois exércitos se degladiando, no fim se tornou EUA vs ISIS, blindados pesados já não eram mais necessários, toda a doutrina teve que ser modificada, CQB se tornou o mantra das tropas que chegaram depois da queda do exército iraquiano, se quer um exemplo veja sniper americano, retrata bem como foi, só tira a parte do sniper inimigo.
@@ramonStones manja rôla do tio Sam.
@@darknessbr3020 A Ucrânia ainda é um pais onde cada cidadão tem a capacidade de pilotar um drone armado em posições Russas, mesmo sem apoio ocidental, sem uma traição de Belarus, a Rússia jamais chegaria a Kiev.
Baita de um vídeo. Deveria ser exibido em todas as academias militares do Brasil.