Cessacionismo, continuacionismo, pentecostalismo e carismatismo (Pneumatologia)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 лип 2024

КОМЕНТАРІ • 8

  • @AndreSouza-co7dd
    @AndreSouza-co7dd 19 днів тому

    Bom dia professor!
    Interessante o estudo de hoje!

  • @MarcelinhoTheRock
    @MarcelinhoTheRock 19 днів тому

    Obrigado por mais essa aula gratuita professor.

  • @AndreSouza-co7dd
    @AndreSouza-co7dd 19 днів тому

    Obrigado.

  • @diposo
    @diposo 19 днів тому

    amem

  • @m4str8brun50
    @m4str8brun50 19 днів тому

    Como Pentecostal, achei esse vídeo maravilhoso.
    Agora, embora eu seja um leigo jovem que ainda está estudando, eu preciso tentar explicar algumas coisas:
    Até aonde eu sei, muitos teólogos Pentecostais não concordam com essa momeclatura de "Segunda Graça" ou "segunda benção", que soube que veio do Metodismo.
    Como você mesmo disse, sempre precisamos e queremos de mais e mais bençãos.
    além disso, esse termo pode soar como se o Batismo NO Espírito Santo fosse essencial para a Salvação, sendo que não é, embora seja importante.
    Existe o Batismo PELO Espírito Santo, que é o Batismo que todos recebemos ao entrar no corpo de Cristo (pois todos os Cristãos, incluindo você, temos o Espírito que nos Santifica)
    e o Batismo NO Espírito, que é um Revestimento/Capacitação espiritual derramado por Cristo para ajudar na Edificação e Missão da igreja que normalmente acontece após a conversão.
    e quando um Cristão recebe algum dons ou vive experiências, então quer dizer que isso vem acompanhado de uma responsabilidade na igreja para ajuda-la a ser edificada e testemunhar sobre o Evangelho.
    Na Teologia Pentecostal temos essa distinção que fazemos para sermos mais didáticos, embora possa ser confuso.
    Agora, existe uma outra dinstinção importante que devemos fazer e que responde a sua pergunta sobre se quem não tem esse Revestimento não pode vencer o pecado; a dinstinção é que ser usado pelo Espírito Santo não significa Santidade e comunhão com Deus.
    A igreja de Corínto é um bom exemplo, pois Paulo mesmo afirma que ela era cheia de dons, porém sabemos que ela estava envolvida de erros, pecados e problemas sérios.
    outro exemplo é o Nabucodonosor, que foi usado por Deus em profecia por sonhos na qual foi interpretado por Daniel, mesmo ele sendo pagão.
    eu e você podemos viver em santidade, vencer o pecado mesmo nunca tendo os dons.
    a própria igreja atual mostra pessoas sendo usadas por Deus de várias maneiras, e levando o Evangelho apesar de suas vidas podres.
    Aliás, Jesus diz que muitos Irão chegar nos céus, e querendo entrar, ele não irá permitir. Então, disseram que foram usados por Deus, e Cristo não negando - pois ele poderia dizer que foi enganação e demônios -, ele diz para irem embora pois ele não os conhecia.
    Assim, ter o Revestimento não significa que alguém é mais espiritual que outro (o exemplo de Corinto), mas sim ter os frutos do Espírito que é do Batismo PELO Espírito; "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
    mansidão e domínio próprio" - Gálatas 5:22-23.
    As Línguas são normalmente consideradas o Sinal - usarei o sinal no lugar de evidência porque é melhor - inicial do Batismo NO Espírito Santo que é o revestimento. embora, claro, não necessariamente seja o único que possa haver (isso é discutível e até aonde eu sei, não há consenso entre os Teólogos Pentecostais sobre isso).
    A base para isso na Bíblia? Provavelmente você teria que procurar mais sobre isso em Teólogos pentecostais, pois o texto aí está grande. Além disso, há uma escassez de Teologias realmente pentecostais no BR - o que não acontece lá fora, embora, graças a Deus, isso esteja mudando com teólogos como; César Moisés (que lançou uma "sistemática" pentecostal gigante em 2023, e que ajudará muito os estudos pentecostais BRs - o nome da Obra é; Teologia Sistemátio-pentecostal, e provavelmente é a maior obra pentecostal que temos em solo brasileiro e criado por BRs) e Gutierres (sei que há outros, príncipalmente de fora que tem obras traduzidas e não traduzidas como Gordon Fee, Amos Yong, Frank Macchia e outros).
    Mas tem um Artigo do Gutierres que talvez te ajude na questão das línguas: teologiapentecostalcom.wordpress.com/2018/08/04/por-que-cremos-na-doutrina-da-evidencia-inicial/
    (Enfim, desculpe-me os erros de português e por não revisar. Espero que esse comentário tenha lhe ajudado, e que continue com o ótimo trabalho).

  • @Anspanda
    @Anspanda 19 днів тому +1

    Sou devanescentista, não acredito que nenhum dom tenha cessado, mas também não acredito que esses continuem e se expressem de forma contínua nos dias de hoje. Eles acontecem mas de forma mais rara, assim como no velho testamento tínhamos eventos sobrenaturais de maior escala acontecendo e no novo vemos eventos sobrenaturais "menores", acredito que esses eventos e dons diminuam a cada dia mais até que Ele venha

    • @rudsonviana3486
      @rudsonviana3486 19 днів тому +3

      Há fundamento bíblico para essa visão? Pergunta sincera.

    • @Anspanda
      @Anspanda 19 днів тому +2

      @@rudsonviana3486 o fundamento é basicamente o mesmo dos continuistas mas diverge uma vez que você começa a medir a escala desses dons, nas escrituras no período apostólico os dons geravam grande impacto e eram recorrentes, já nos tempos de hoje o mais honesto dos pastores que tenha, digamos, o dom de cura, não consegue curar em todos os cultos, ou até mais "simples", o dom de línguas, que não é interpretado por devanescentistas como uma fala inteligível, mas sim idiomas diferentes, acreditamos que uma pessoa com esse dom não conseguiria de formar recorrente se comunicar em idiomas diferentes, mas isso seria algo pontual em uma situação especifica que Deus quisesse tocar na vida de um estrangeiro.