Alcochete, Setúbal, Portugal
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Alcochete é uma vila portuguesa sede do concelho com o mesmo nome, com cerca de 17 569 habitantes, integrado no distrito de Setúbal, na região de Lisboa e na subregião da Península de Setúbal.
Alcochete é sede da Reserva Natural do Estuário do Tejo, possuindo várias salinas onde nidificam diversas espécies de aves aquáticas.
Em 1469 nasceu em Alcochete o futuro rei D. Manuel I.
Acredita-se que Alcochete terá origem Árabe, principalmente devido a dois factos: A origem do nome Al caxete que poderá significar o forno e pela localização da Igreja Matriz, edificada no século XIV e que, segundo a tradição da época, foi construída sobre um templo árabe.
No entanto a primeira ocupação humana documentada refere-se à presença Romana, através de achados de um centro de olaria onde eram fabricadas ânforas e outros artefactos para acondicionamento e transporte de alimentos. À ocupação romana, sucedeu a ocupação árabe, sendo o topónimo o legado mais visível, desenvolvendo estes na região a agricultura: sistemas de rega por canais e citrinos.
Com a reconquista cristã, Alcochete foi integrada no termo da Ordem de Santiago, sendo destes tempos o desenvolvimento da actividade da extracção do sal, exportado para o sul da Europa, por via marítima.
As constantes pestes (peste negra, v.g.) na capital do Reino, levaram a realeza e a nobreza dos séculos XIV e XV a instalarem-se em Alcochete, nomeadamente o Rei D. João I (finais do século XIV) e o Infante D. Fernando, duque de Beja, (meados do século XV), tendo na vila de Alcochete nascido em 1469 o Infante D. Manuel, posteriormente rei.
A 17 de Janeiro de 1515, Alcochete recebe foral concedido pelo rei D. Manuel I, num diploma conjunto que renova o foral de Aldeia Gallega do Ribatejo (de 1514) e confirma a categoria de Vila que Alcochete havia adquirido ao longo do século XV.
São deste período de esplendor as obras de reconstrução da Igreja Matriz, as pinturas sacras da Capela de Nossa Senhora da Vida e da Igreja da Misericórdia.
Nos séculos XVI a XIX, desenvolve-se no concelho a agricultura, a criação de gado, nomeadamente o gado bravo, instalam-se na vila os Rattons (Jácome Ratton) e atinge grande desenvolvimento a extracção do sal e os transportes marítimos entre as margens do Tejo.
Politicamente, as modas do último quartel do século XIX, com exacerbados movimentos municipalistas centralistas e descentralistas, levaram à perda da autonomia municipal de Alcochete a favor do município da Aldeia Galega (hoje Montijo) e em 15 de Janeiro de 1898 à restauração dessa mesma autonomia municipal.
A história de Alcochete no século XX é de heroísmo humano, de resistência ao regime (o Estado Novo), de greves, de prisões, mas também de estagnação e quase apagamento, mesmo que a partir dos anos 60 se tenham instalado em Alcochete algumas indústrias (papel de alumínio, pneus e embalagens metálicas). Os transportes ferroviários, rodoviários e a ponte sobre o Tejo (Ponte 25 de Abril actualmente) acabaram com a actividade dos transportes marítimos; o sal-gema substituiu o sal marinho; a poluição do Rio Tejo acabou com a abundância de espécies piscícolas.
A Ponte Vasco da Gama, a explosão urbanística e demográfica que lhe sucederam, assim como o complexo desportivo do Sporting Club de Portugal lançaram Alcochete mais uma vez para a ribalta dos acontecimentos e da história.
muito lindo mesmo não conheço um dia quem sabe
Quem sabe ?
As imagens ficaram ainda mais lindas acompanhadas destas maravilhosas músicas.👏👏👏
Obrigado.
Linda vila......E com essa trilha sonora ficou mais linda ainda. Não a conheço, vou coloca-la em meu próximo roteiro. Parabens pela dica
Visite que não se arrepende.
Excelente conteúdo e video. Que músicas maravilhosas! Parabéns pelo trabalho!
Obrigado Kesia.
Precioso Alcochete...Montijo gracias.
Belas imagens e trilha sonora à altura. Parabéns!
Obrigado.
Na continuidade de inúmeros trabalhos de excelente qualidade, temos um novo belíssimo diaporama. Parabéns.
Alli estuve.feliz.deseo volver
Magnífico, parabéns.
Obrigado António.
É uma Vila muito bonita,gosto muito obrigada
Amooo Setúbal,morei aí 8 anos saudades
lugar simples e belo!! Um dia vou conhecer Portugal!
Flavia Mariz Força. Vai ver que valeu a pena.
Olá.
Belíssimo.
Cada vez gosto mais de vilas. Cidades nem pensar.
E esta é sem dúvida uma das mais belas de Portugal.
Eu moro ai,é lindo amo
O Sr.é um felizardo.
Belo.
Wow this is beautiful and fresh.
Glenda Joyini Tkank´s.
Pois pois
Como que a mente fica sabendo se estes imóveis ainda está a venda
Contacte uma Imobiliária da Zona ou a "ERA" ou outra grande imobiliária a funcionar em portugal.
Como se chama a essas musicas instrumentais de guitarra portuguesa?
São três Música do célebre mestre da Guitarra Portuguesa: António Chainho. Por ordem o nome das músicas é: Sentir em Português; Ao encontro do Oriente; De Mandovi ao Tejo.
Minha irma mora no Alcochete ha mais de trinta anos casou com um portugues e foi embora para Alcochete Portugal nunca mais voltou ao Brasil nem pro sepultamento na nossa mãe que faleceu em 7 de maio de 2011 estou muito triste ate hoje credo meu Deus
Quem vem para Alcochete esquece tudo de seu passado.
@ Esquece ate de seus 2 filhos que abandonou com a nossa mãe aqui se não fosse eu a tia para sustenta-los eles morreria de fome eu jamais teria essa coragem abandonar meus filhos que lugar abençoado que abandona ate seus próprio filhos
@@anamartins5821 Triste.