VERNISSAGE MARIA DE ARAÚJO, O VÉU QUE CAI
Вставка
- Опубліковано 28 гру 2024
- Maria de Araújo. O Véu que Cai
🔎Em tempos passados, mencionar o nome de Maria de Araújo ou defender os eventos de Juazeiro a ela associados era motivo para excomunhão, uma ameaça tomada com extrema seriedade pela população predominantemente católica do Cariri entre os séculos XIX e XX. Mas afinal, quais perigos representava a pequena Beata Maria?
Do pouco que se sabe de sua vida, procurei nas linhas e cores digitais traçar um perfil sinuoso e narrativo do espírito potente e desafiador de Maria, que ainda carrega uma aura de mistério, ou melhor dizendo, um mistério ocultado.
A história, por mais pontual que seja, ainda possui uma força narrativa repleta de subjetividades. O ambiente é permeado por questões e ainda mais por indignações. As lacunas deixadas são preenchidas por uma busca incessante por respostas, e nessa busca surgem livres interpretações artísticas.
Seu esquecimento, apagamento e a violência física, moral e psicológica que sofreu não foram naturais, nem resultantes de um simples distanciamento histórico. Foram premeditados, planejados e executados pelas mãos da sociedade e da Igreja, que, aos poucos, pareceu esquecer o que havia feito há mais de 100 anos. A memória não foi completamente apagada; a vela não se extinguiu totalmente, mantendo ainda uma faísca que, ao ser reacesa, voltou a brilhar e a inflamar a mente daqueles que reconhecem na Beata uma figura importante, merecedora de ter seu nome restabelecido em seu devido lugar.
O véu caiu, estendeu-se e escancarou o crime, o milagre e o falso moralismo.
📌 PROGRAME-SE
A exposição faz parte da I Semana Beata Maria de Araújo, que acontece entre os dias 20 a 24 de Maio de 2024. O evento se ampara na recente Lei Estadual N° 18.469/23; Lei Municipal Nº 5651/23. A exposição ficará até o dia 29 de Maio no Salão da Terra na URCA Pimenta, em Crato 🖼️🧵. Nos acompanhe nas redes sociais para mais detalhes: / candieiros_of
FICHA TÉCNICA:
IMAGENS / Jonas Bezerra
EDIÇÃO / Álisson Flor
A Exposição é essencial para a história. Deveria ser permanente e disposta para toda a comunidade e romeiros nos locais de fácil acesso. Parabéns a todos os envolvidos.
A exposição será itinerante. O intuito é levar para diversos locais
Belíssimo trabalho de ilustração de Álisson, além da importância gigantesca! A arte como dispositivo de avivamento e desvelo da memória. A Beata Maria de Araújo é fonte de descoberta da História do Cariri, de Juazeiro, e potência de transformação das mazelas que quiseram colocá-la no esquecimento. Parabéns Coletivo Candieiros pelo trabalho de fortalecimento da Luta pela memória da Beata, consequentemente da Luta Antirracista!!!
Muitíssimo obrigado
Valeuzão, Sergim
É até dia 29, né? Vou tentar ir amanhã mesmo!
Isso
Isso, porém a exposição estará percorrendo outros espaços