“Por que o Brasil é um país tão vulnerável a interesses pessoais?”, Marcos Lisboa analisa

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 вер 2024
  • O ex-presidente do Insper, Marcos Lisboa criticou os mecanismos de concessão de privilégios no Brasil: “alguém tá sempre se beneficiando do que é prejudicial para o próprio país”. Lisboa ainda citou como exemplo as isenções tributárias a táxis, igrejas e clubes de futebol.
    Mais notícias no site band.com.br
    Canal Principal ➤ @BandJornalismo
    📱 Redes sociais:
    📸 Instagram: /bandjornalismo
    🐦Twitter: /BandJornalismo
    ➡️ TikTok: /bandjornalismo
    🔵 Facebook: /bandjornalismo
    🟠 Kwai: /bandjornalismo

КОМЕНТАРІ • 98

  • @cidadaoindignado2024
    @cidadaoindignado2024 3 місяці тому +33

    E os BANCOS? Os maiores sugadores do orçamento e do sangue dos brasileiros?

    • @munniz8032
      @munniz8032 2 місяці тому

      Fazem parte do esquema,claro, uma parceria secular entre Estado e bancos garante que o rebanho de alienados gire eternamente na rodas dos ratos e juros.

  • @erickmoraes5059
    @erickmoraes5059 3 місяці тому +19

    Primeiro você acaba com as mordomias dos políticos, juízes, desembaragdores, promotores, altos cargos do funcionalismo público e do exército. Arruma a arrecadação em sua totalidade e não faz o trabalhador pagar 6 meses de imposto por ano para só assim vir falar do trabalhador.

    • @ameliabrandao1548
      @ameliabrandao1548 3 місяці тому +4

      Exatamente. No alvo.

    • @marcelodosanjosoliveira
      @marcelodosanjosoliveira 3 місяці тому +5

      ELES NÃO VÃO ACABAR COM AS PRÓPRIAS MORDOMIAS ESQUECE, TENHO 33 ANOS, CANSEI DE ACREDITAR NO BRASIL..ANO QUE VEM TO INDO EMBORA!

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 2 місяці тому +2

      ​@@ameliabrandao1548na verdade não.Dói mas a questão é que se a gente fizesse isso aí, nao mudaria muita coisa.

    • @ameliabrandao1548
      @ameliabrandao1548 2 місяці тому

      @@rafaelcapuano8280 isso aí que ele falou seria muito já. Eu também não tenho esperanças, confesso.

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 2 місяці тому +1

      @@ameliabrandao1548 não é que eu nao queira é que nao resolve.

  • @marcosmm9443
    @marcosmm9443 3 місяці тому +12

    A sociedade não tem voz. As auroridades calam a boca da mídia e fica tudo certo. O problema é o corporativismo.

    • @gabrieldiniz2504
      @gabrieldiniz2504 2 місяці тому

      Toda sociedade tem voz, ninguém é impedido de protestar, o problema é cultural mesmo, nos adaptamos a esse sistema e ninguém quer abrir mãos dos próprios qprivilégios

  • @heliohanada804
    @heliohanada804 3 місяці тому +11

    Isso começa no período colonial, nas capitanias hereditárias.

    • @tattianasalles3019
      @tattianasalles3019 2 місяці тому

      Ok. Mas isso foi há 400 anos atrás! Há 200 anos o Brasil nem colônia é mais. Não deu tempo de mudar?

    • @heliohanada804
      @heliohanada804 2 місяці тому +1

      @@tattianasalles3019 Infelizmente não. Se estudar a história do Brasil, sempre houve uma classe dominante que se apropriava do Estado, como o Centrão faz hoje. Ou seja, o patrimonialismo sempre existiu no Brasil.

  • @MarceloPaste
    @MarceloPaste 3 місяці тому +4

    Em termos menos polidos, o Brasil é uma zona em que todos querem um pouco de ação e passam por cima do outro, sem respeitar nada praticamente.

  • @Ailme-k6f
    @Ailme-k6f 2 місяці тому +4

    Já andei o Brasil de Norte a Sul e o que pude perceber é que neste território há vários brasis, mas há uma coisa muito comum entre eles, a corrupção, o jeitinho brasileiro. Sempre querendo dá uma de esperto, e o espertinho tem sempre alguém que está ali que o defende. Geralmente é outro alguém que recebe algum bônus. E tem mais: não importa o gênero, não importa a cor, não importa a idade, não importa a hierarquia, não importa se é filho, sobrinho, neto, tio, mãe, avó, avô, pai e etc... Há sempre o jeitinho, basta passar alguns minutos e você irá notar a pessoa escorregar, já em alguns casos já é tão natural que faz parte e não tem nem vergonha em não esconder. Não importa se é crente ou ateu, tem sempre, está no DNA. E nesse meio há também a inveja. Não importa a classe social, há o jeitinho corrupto brasileiro de ser. Há bastante também nas empresas, quem nunca foi cobrado no cartão ou por alguma outra empresa, seja ela o rumo que for, por uma conta que não fez? Nas faculdades há, dizem não poder cancelar a matrícula pois é preciso quitar o débito em aberto primeiro, mas a lei afirma outra coisa. Não há como esperar que o Brasil melhore, os políticos são o povo eleitos.
    Aos jovens, saiam daqui enquanto é tempo. Se querem filhos, crie longe daqui, ensine o idioma de lá, e quando falar do Brasil fale como se fosse uma lembrança antiga aos vossos filhos. O país é lindo, maravilhoso, a natureza rica, mas o resto, ah o resto. O resto é triste para quem é honesto!

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 2 місяці тому +1

      Comentário excelente. O Brasil é um país abençoado por D'us, porém foi amaldiçoado pelo povo que vive aqui. Já andei pelo Brasil todo também (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) e vi bem o que você relatou (corrupção, jeitinho brasileiro que nada mais é a malandragem brasileira). O que mais me incomodou foi a falta de respeito ao brasileiro e a falta de ética e postura profissional (na maioria dos casos). É o sujo falando do mal lav@do. Por fim, encontrei "brasileiros com valor de diamantes lapidados" por este país a fora, mas sinceramente foi uma minoria, porque a grande maioria não vale anda.

  • @lucasmagalhaes1718
    @lucasmagalhaes1718 3 місяці тому +19

    A casta mais privilegiada do Brasil são os juízes.

    • @cidadaoindignado2024
      @cidadaoindignado2024 3 місяці тому +1

      Quanta besteira. Só porque os juízes vão pegar o jair e filhos?

    • @IgorMAssis
      @IgorMAssis 3 місяці тому +7

      Magistrados de uma forma geral - promotores, procuradores, desembargadores, etc etc etc

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 3 місяці тому +2

      Não, esses são os empresários.

    • @texugaobolado
      @texugaobolado 3 місяці тому

      @@cidadaoindignado2024não, porque os juízes tiraram o Dejeto L de uma jaula de Curitiba e colocaram na presidência com uma eleição fraudulenta

    • @nedvedfranca2048
      @nedvedfranca2048 2 місяці тому +3

      Militares, políticos, banqueiros e certos grupos de empresários completam o quinteto mágico!

  • @carlosrenato1674
    @carlosrenato1674 2 місяці тому +2

    Os problemas começam quando nas eleições os jornalistas, etc, tomam partido por um político corrupto de estimação, para depois usufruir dos benefícios da publicidade pública, etc …..

  • @nedvedfranca2048
    @nedvedfranca2048 2 місяці тому +2

    É só ver o presidente do Banco Central trabalhando arduamente contra o próprio país.

    • @danieldesalles
      @danieldesalles 2 місяці тому +1

      O cara que comanda uma instituição de Estado foi votar fazendo alusão a predileção política dele. Imagina o presidente do Fed indo votar com a camisa do candidato dele, sendo ele presidente de uma instituição cujo mandato vai atravessar o mandato de outro presidente. O Brasil é uma piada .

  • @julianabellini3698
    @julianabellini3698 3 місяці тому +2

    Problema é a forma que votamos.....uma pessoa com Q i elevado...vota candidato x...... candidato com Q i baixo vota candidato y.....os dois tem realidades diferentes...........a classe dominante na política é a maioria classe pobre...e vota errado........o mesmo quer casa popular ....cesta básica....bolsa família....renda para preso.... outros..........temos que mudarmos a forma de votarmos.....votarmos nas classes sociais ....Rica.... Média......Pobre..... independente de quantos votos tem em cada classe social........ é a única forma de mudar a política......se continuarmos neste sistema tradicional ...ou extrema direta ou extrema esquerda.....esquecendo da política de centro estamos caminhando para uma guerra civil.......... Bolívia...Brasil........a de centro traz estabilidade para o País.........aprendi na faculdade se tirar a classe média da política e deixar só as duas classes rica e a pobre...100% de ter guerras civil...uma tem tudo a perder e vai contratar grupo vaquiner para defender sua fortuna.....a pobre não tem nada a perder vai para o confronto......a classe média tem tudo a perder porque tem o conhecimento....são pessoas que estudam....e pensam no amanhã.... professores.... médicos... engenheiros..... analistas sistema...outros .....sou pai Juliana...tenho 64 anos.........eu sou de direita de centro e da esquerda sou Brasileiro.......

  • @erickmoraes5059
    @erickmoraes5059 2 місяці тому +1

    A culpa é do trabalhador que não paga imposto ou do governo que deixou um estado gordo e cheio de dividas? Estranho né. Comparar um motorista de van escolar e um taxista com um time de futebol é no mínimo leviano.

  • @alecouto
    @alecouto 3 місяці тому +8

    Marcos Lisboa é o Economista mais lúcido do Brasil. Realista, preciso. Parabéns ao Canal Livre por convidá-lo. Precisamos mais do espírito republicano que ele cita.

  • @moasjf
    @moasjf 3 місяці тому +2

    converter o tema do patrimonialismo em algo que todos fazer.. soa como aquele papo de que as pessoas precisam escovar o dente com menos agua para salvar o planeta.. enquanto empresas gastam toneladas de agua. Ta ai porque os empresarios pagam tantas palestras dele. Sutil mas bem feito o trabalho que ele presta

  • @josealvim6596
    @josealvim6596 3 місяці тому +1

    PORQUE NOSSO LEGISLATIVO SE BENEFICIA DISSO, E, FAZ LEIS QUE BENEFICIAM ESSES QUE GANHAM ENQUANTO O PAÍS PERDE !!!

  • @marcelodosanjosoliveira
    @marcelodosanjosoliveira 3 місяці тому +2

    COMO É BOM OUVIR O MARCOS LISBOA, SEMPRE LÚCIDO!

  • @GBA811
    @GBA811 3 місяці тому +3

    Queia ver um debate entre o Marcos Lisboa e André Roncaglia.

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 3 місяці тому +1

      Porque você odeia tanto o roncaglia?

    • @Bruuuji
      @Bruuuji 3 місяці тому

      ​@@rafaelcapuano8280Marcos Lisboa ñ tem condições de um debate com Roncaglia. Falta á Lisboa conhecimento histórico para debater com Roncaglia .

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 3 місяці тому +1

      @@Bruuuji argumentos históricos sao nada.

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 3 місяці тому +1

      @@Bruuuji O roncaglia vende a mesma coisa que o furtado, bresser pereira vendiam e q gente comprou.Fracasso.

    • @Bruuuji
      @Bruuuji 3 місяці тому

      @@rafaelcapuano8280O único país pós segunda guerra com dimensões próximas à do Brasil tanto em território quanto em população que conseguiu atingir desenvolvimento industrial foi a China . Nenhum outro país com as dimensões e tamanho próximos ao do Brasil conseguiu ter avanços significativos fora a China. Não adianta vc vir aqui falar em Singapura , Coreia do Sul, Taiwan, Japão e etc. Singapura , Coreia do Sul e Taiwan tiveram forte intervenção estatal na economia para poderem ser o q são hj . O Brasil ñ conseguirá atingir o nível de país industrializado sem a atuação do estado , os únicos países que conseguiram isso foram a Inglaterra século 18 e 19 e em parte os EUA na virada do século 19 para o 20. Digo em parte os EUA pq no final do século 19 os EUA era um dos países mais protecionistas do mundo . Enfim .... a política econômica que vc acredita foi criada para que países subdesenvolvidos continuem assim. Ñ existe um único país que se tornou potência utilizando os parâmetros do Consenso de Washington , Milton Friedman, Escola de Chicago, Escola Austríaca e etc. Tudo isso é lixo, a não ser que vc queria transformar o Brasil em um Chile da vida , que ñ produz absolutamente nada de relevante , só tem um mercado financeiro desenvolvido e seguro .

  • @sergiomatos5228
    @sergiomatos5228 2 місяці тому

    O Agronegócio tão exaltado, só chegou onde chegou por causa dos subsidios governamentais. Esses privilégios ninguém critica. Agora o próprio Agro fica com esse discurso neoliberal de estado minimo, mas não abrem mão desses privilégios.

  • @rafacesar
    @rafacesar 2 місяці тому

    A lógica está errada, o problema não é quem paga menos impostos, o problema é quem paga mais impostos, a solução deve primeiro atacar a alta tributação dos mais pobres e não a baixa tributação de alguns mais ricos, exemplo se do dia pra noite aumentasse em 10x a tributação do estado alguém acha que esse dinheiro vai chegar nos mais pobres ? Nunca o problema não é arrecadação e sim a aplicação de todo esse dinheiro, então como temos quase certeza que esse dinheiro nunca vai chagar na ponta mais fraca é melhor diminuir os impostos dos mais pobres doque vim com essa Falácia de que se aumentar a arrecadação será repassado aos mais pobres….. continuem acreditando no estado

  • @isaacanjos1822
    @isaacanjos1822 3 місяці тому +4

    Dessa galera q está na bancada, quantos aceitam q o IRPF seja progressivo? Bando de hipócritas!

  • @matheuschaves4116
    @matheuschaves4116 2 місяці тому

    Alguém sabe o nome do livro que o Schuler do autor Luca alguma coisa

  • @joseedgarmedeiros7473
    @joseedgarmedeiros7473 3 місяці тому +1

    Os donos do Poder - Raymundo Faoro. Tá lá

    • @moasjf
      @moasjf 3 місяці тому

      ele leu, mas preferiu concluir que a culpa eh nossa que topa a meia entrada. WTF
      ou ele nao leu, ou ele resolveu nao divulgar o que esta escrito na obra. (talvez seja essa a explicacao dos empresarios pagarem tantas palestras dele e da esposa)

  • @alexjimenez73
    @alexjimenez73 2 місяці тому

    É porque os interesses pessoais e de pequenos grupos dispõem de um dispositivo muito poderoso, de grande alcance. Chama-se mídia

  • @lasarmt
    @lasarmt 2 місяці тому

    É sempre muito bom aprender, as entrevistas desse grande economista são muito enriquecedoras mas assisti este trecho na expectativa dele dizer que estudou os microdados q ele sempre cita rs

  • @pedroluizrocha5184
    @pedroluizrocha5184 3 місяці тому +1

    A começar pela midia marrom...😮

  • @Alaminoar
    @Alaminoar 3 місяці тому +1

    O brasil é um país subdesenvolvido, atrasado.

  • @renatosantos-py4jz
    @renatosantos-py4jz 3 місяці тому

    Esse senhor não é o da direita permitida?

  • @marcelobertonha1982
    @marcelobertonha1982 2 місяці тому

    Contentam-se com migalhas.

  • @danieldesalles
    @danieldesalles 2 місяці тому

    O Marcos Lisboa seria uma excelente indicação para a presidência do Banco Central.

    • @sergiomatos5228
      @sergiomatos5228 2 місяці тому

      A mesma mentalidade do Campos Neto, única diferença é que não é bolsonarista, ou seja, troca seis por meia dúzia, Presidente do Banco Central, independente do governo mas capacho do mercado financeiro.

  • @maurilioneto6945
    @maurilioneto6945 3 місяці тому

    Pq tantos lobbys de poucos ? Pq tantos interesses pessoais acima de interesses pró nação ?

  • @gabrielfelippemateus
    @gabrielfelippemateus 3 місяці тому

    Eles tocam em um ponto muito importante: o patrimonialismo.
    Contudo sugiro abordar uma questão central para esse tanto de subsídio sem uma estratégia coesa: o "centrão" (e o sistema eleitoral e partidário brasileiro no geral). Para reformas passarem tem que atender aos desejos de muitos parlamentares apolíticos (que não têm uma linha política própria) que para aprovar uma legislação precisam se beneficiar e beneficiar aos seus.

  • @ernestito7064
    @ernestito7064 3 місяці тому

    Isso chama capitalismo! Cada um por si e Deus por todos

  • @davidnogueira4417
    @davidnogueira4417 3 місяці тому

    o Brasil e os brasileiros pobres do povão são os mais explorado do mundo.

  • @corintomartins5823
    @corintomartins5823 3 місяці тому

    Ele só esqueceu de dizer que latifundiário, agiotas( banqueiros), e demais parasitas também não pagam impostos.😃

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 2 місяці тому

      Dói né? Saber que vc tbm faz parte do problema.

  • @carlosdeoliveira7247
    @carlosdeoliveira7247 2 місяці тому

    Será que ele abriria mão dos privilégios que teve e tem? Duvido

  • @Raquel_figue1
    @Raquel_figue1 3 місяці тому

    .

  • @erickmoraes5059
    @erickmoraes5059 3 місяці тому +2

    A sociedade acha razoável ou o estado icentiva a desigualdade social para comprar votos?

    • @moasjf
      @moasjf 3 місяці тому +1

      boa, a sociedade recebe tao pouco de volta que torna cruel essa analise dela de que o problema sao as pessoas e nao a meia duzia de familias que mandam no congresso.

  • @stephanyzamboni3258
    @stephanyzamboni3258 3 місяці тому

    Por favor, qual o nome do professor que fez a primeira pergunta ?

  • @descricaodaterra7739
    @descricaodaterra7739 3 місяці тому +2

    Várias organizações são beneficiadas em todos os níveis.
    Exemplo: Quando o Bolsonaro passou a CNH para valer por 10 anos, ele comprou uma briga com as clínicas credenciadas do DETRAN. Pois imagina a quantidade de dinheiro em renovação de carteira que essas empresas deixam de ganhar e o dinheiro fica com o cidadão para que ele gaste com outra coisa.
    E quando se mexe com a estrutura de qualquer organização, é gerado um conflito enorme. O povo não percebe esse tipo de coisa que o afeta.

  • @rafaelcapuano8280
    @rafaelcapuano8280 3 місяці тому

    Zona franca de manaus? Por mim eu acabaria kkkkk

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 3 місяці тому

      Ainda bem que vc não manda nada

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 2 місяці тому +1

      ​@@ernestito7064Se eu mandasse, o país teria idh de país rico e não essa economia e idh mediocres.

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 2 місяці тому

      @@rafaelcapuano8280 E Mesmo? Como vc iria fazer isso, conta ai qual oq vc faria que em 500 anos ngm fez?

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 2 місяці тому

      @@ernestito7064 Eu posso responder, mas vc vai me achar um fascista.

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 2 місяці тому

      @@rafaelcapuano8280 kkkkkkk

  • @chijioki2409
    @chijioki2409 3 місяці тому +1

    em 2024, no atual governo, isso só tem piorado

    • @moasjf
      @moasjf 3 місяці тому

      nao ha governo mais, o congresso veta ou nao pauta o que precisa ser feito, e mesmo cobrando via orcamento secreto e ministerios.. nao entrega nada. E na lei de responsabilidade fiscal, soh ha punicao para o poder executivo.