🔻🔻Adquira suas roupas na Insider Store por este link:🔻🔻 bit.ly/InsiderStore_NaoSouBarista Cupom de 12% de desconto: NAOSOUBARISTA Cupom válido em todo site da Insider!
Opaa, eu acho que uma informação que é bem relevante, nos métodos de percolação, é a forma como se despeja a água sobre o pó, muita gente no começo olha a forma como varios barista e outras pessoas preparam o café, em relação a ratio e números de despejo, e acabam não se atentando em como estão despejando a água, por exemplo, se despejar apenas um "volta" de água ao redor da parede do coador e depois centralizar e fazer o resto do despejo da água, vai passar muito mais rápido em relação a um despejo de forma circular, eu sei que parece óbvio pra quem já pratica, mas acho uma variável bem importante e que vale ser citada, até porque, caso você engrosse a moagem no intuito de fazer a água passar mais rápido e despeja-lá em espiral ou se centraliza-lá vai dar diferença também
Essa variável é chamada turbulência e realmente faltou no vídeo. Quimicamente falando isso é o grau de agitação molecular (a temperatura também influencia nesse quesito).
Vou contar minha receita dia a dia. Prensa Francesa com isolamento térmico. Cafe moido grosso. Aquecer o recipiente Colocar 10:1 de água a 95oC por 1'30'' (temperatura da mistura fica perto de 90oC. Adicionar gelo e água fria para até 12:1 e ficar a 70oC. +3minutos Inspirado na receita de hario switch que o barista famoso do Japão postou. Mas essa acima é minha.
Em relação as variáveis tem uma subvariável que mudei e melhorou meus cafés. Eu adicionava 2 gotas de água antes de moer e misturava pra ficar distribuído uniformemente nos grãos. Não ficava quase nada no moedor, mas gerava mais fines e estava amargando. Outra coisa que fazia era fica batendo no reservatório do moedor pra tirar quase tudo do café. Pura besteira, o café não fica legal. Parei com essas coisas e hoje ele está bem mais prumado. Parabéns pelo vídeo, brabíssimo.
Utilidade Pública: Olá Thales, gostaria que você fizesse um vídeo de qualquer método utilizando os principais cafés de mercado (Pilão, Melitta, Pimpinela etc) e nos dissesse as principais características de cada um. Sei que muitas pessoas assistem seus vídeos e não tem condições (ainda) de tomar cafés especiais. Obrigado!
Qual a temperatura "padrão" que você usa Thales? (sei que depende do café e tudo mais, mas sempre temos nosso ponto de partida de preferencia) Não sei se é impressão minha, mas cafés mais frutados que ficam sub extraídos, eu sempre prefiro mexer na moagem do que na temperatura, parece que ele é mais delicado em relação a altas temperatura. Já cafés mais chocolatudos você pode aumentar a temperatura tranquilo que não da nada. Isso é coisa da minha cabeça ou faz sentido?
Só passando mesmo pra agradecer o conteúdo, esse vídeo me ajudou demais, eu não estava acertando a receita de café que eu tinha comprado de jeito nenhum, ele sempre amargava no final. Segui as dicas aqui do vídeo e na segunda receita o café ficou sensacional, sou novo nesse ramo mas acredito que talvez a qualidade do café tenha feito eu apanha tanto kkk porque as outras marcas que eu tinha pego eu conseguia ajusta p meu paladar na terceira receita. Mas enfim, muito obrigado Tales você me ajudou demais
Sensacional video Thales.... Ajuda de mais a galera como eu que estamos iniciando no mundo dos cafés especiais. Já deu para aprender muito com você e melhorar absurdo meus cafés... obrigado....
Comecei a beber café especiais a 3 meses, comprei um timemore C3, balança digital, prensa francesa, Cafeteira italiana, V60, melita, más de coração , não consigo sentir a diferença tanta assim no paladar , como você falou em tantas variáveis, más eu noto mais a questão do café ficar forte ou fraco rsrs, usei cafés da Unique, frutado, blend e Bourbon amarelo, sei que é pouco tempo nesse mundo dos cafés , porém gostaria de beber um café de vocês, para tentar sentir tudo isso em um café que vocês relatam Rsrs !!! haaa e parabéns pelo video Thales.
Procure na sua cidade uma bela de uma cafeteria.... Aqui na minha cidade possui duas que são muito boas, e eles ensinam e explicam tudo sobre o café deles para vc provar e tentar sentir tudo aquilo... acho que vai te ajudar bastante... Eu tbm sou novo nesse mundo, mais to indo atrás de conhecimento e uma boa cafeteria nos ajuda bastante na curva do nosso aprendizado.
Olá, tudo bem? Vou deixar o meu relato aqui, porque acredito que ele pode te ajudar: estou no mundo dos cafés especiais há 8 meses e consigo tirar ótimas extrações com o mesmo moedor que você (o Timemore C3), mas não foi sempre assim. No início também sentia muita dificuldade para sentir as notas sensoriais do café e muitas vezes minhas extrações eram apenas um pouco melhores do que usar um café tradicional. Mas o que mudou tudo isso foi eu aprender a regular o café. Veja os vídeos de Thales que abordam o tema, como esse aqui e fique atento ao sensorial do café. Por exemplo: se uma extração saiu ácida (lembrando um limão) você precisa fazer com que o café seja mais extraído (você pode aumentar a temperado, afinar a moagem, mexer no número de despejos, entre outras coisas). Outro fator é o seu próprio paladar. Se você é acostumado a comer alimentos muito doces ou muito salgados, você não terá a menor condição de apreciar o sensorial de um bom café. Se esse for o caso, você precisa reduzir ou até parar o consumo desses alimentos. Mais um detalhe: a água faz toda a diferença! Tem águas que deixam o café sem gosto, outras amargam o café, outras deixam ele azedo... Você precisa de uma água equilibrada para fazer café. Espero ter ajudado!
Gostei do vídeo. Como eu já vinha assistindo aos vídeos do canal então já havia percebido a ordem das variáveis implícitas nas receitas e nos métodos. Mas ajuda bastante ao iniciante no hobby rss. Como eu que iniciei graças a esse canal.
Com um guia prático desse, tudo fica mais simples! Que aula! 🤩👏👏👏 Aproveitando para lembrar que o cupom NAOSOUBARISTA10 está suspenso até domingo, 28/5. Em comemoração ao Dia Nacional do café, toda a loja está com 10% off 😉 Abraço e bons cafés a todos! 🤝☕
@@thiagolauschner4107 o carrinho ficou acima de 50,00? O cupom não se aplica ao Kit Espresso Especial (2 Caramelo e Chocolate 250g), caso esteja escolhendo somente ele. Qualquer dúvida estamos no chat da loja também, se preferir, tudo bem? Te aguardamos! 🤝☕️
Thalles , boa tarde ! Comprei um moedor muito bem falado no Aliexpress R$110 que compradores falaram que ele bate ao timemore c3 pelo custo benefício e chegou hoje, assim que comprei a 12 dias atrás achei seu canal e tenho acompanhado seus vídeo e vi que o MOEDOR é a peça fundamental para se ter um bom café e você me convenceu a comprar um K6 😅 esperando ele chegar ... Mais gostaria de enviar esse para você analisar e comprar com o C3 e dar seu feedback sobre ,acho que vale a pena pelo custo do moedor muito bem acabado pesado manopla em madeira e o copo parece com comandante .aguardo seu retorno sou de Niterói .
Mais um vídeo extremamente esclarecedor e conforme os equipamentos vão chegando, fica mais claro a importância de cada um. Segui a dica do moedor manual e peguei o Kingrinder K4, que máquina de precisão impressionante! Agora com o tamper com regulagem já percebi a diferença brutal na questão compactação, começo a ter repetibilidade nas extrações.
Fala, Thales! Vídeo muito elucidativo. Parabéns! Muito intreressante essa ordem de ajuste das variáveis. Uma coisa que pra mim também fez muita diferença foi a questão do moedor. Com o Timemore C2 e C3, às vezes eu queria um pouco mais de corpo e tinha alguma dificuldade em achar o equilíbrio entre acidez, doçura e corpo. Quando usei o 1ZPresso J-MAX e o Kingrinder K6, achei bem mais fácil encontrar esse equilíbrio. Assim, no meu caso, o moinho se mostrou uma variável bastante considerável.
Fica a minha dúvida: Utilizo a receita do Tetsu Kasuya no tempo e nos despejos que manda e dependendo do café fica meio flat, se eu afino a moagem, passa mais do tempo da receita. O fato de não passar no tempo exato que ele manda na receita, não seria ruim?
Uma aula! Praticamente uma "receita" da ordem das variáveis pra irmos ajustando. Estou ansioso pelo vídeo sobre águas, sei que é um assunto bastante complexo, mas acredito que seria um assunto único também, nunca vi ninguém abordando esse tema.
Muito interessante o assunto. Mas gostaria de fazer uma pergunta bem especifica. Por exemplo, se alterar a variavel x para obter um café y. Eu consigo obter esse mesmo café alterando novamente a variavel x para um outro valor, e compensando essa diferença em uma outra variavel z por exemplo? Exeplo prático mas não real pois não tenho conhecimento dos resultados: Temp 100c, 9bars de pressão, moagem 3 = "café perfeito" Temp 89c, 8bars de pressão, moagem 4 = o mesmo "café perfeito". Entendeu?
Fala Thales! Conheci seu canal há pouco tempo e já tô maratonando seus vídeos! Deixa eu perguntar, depois de testar tantos moedores, fazer testes às cegas, o moedor para coados que vc mais gostou continua sendo o Comandante?
Muito obrigado pelo conteúdo Thales! Para meu nível (iniciante) esse vídeo já é um dos mais úteis do canal. Tenho buscado mais informações sobre despejos e esses dias vi um video do Tetsu fazendo um teste com despejos centrais e circulares. Você já testou isso? No caso dele o tempo de extração foi muito diferente.
Fala Thales, beleza? No V60, fazia 2 despejos, mas agora vejo que 3 ou 4, para a quantidade que eu faço e o café que huso é o ideal. Mas tenho um problema com o espresso. Uso o 1zpresso K Ultra, e já vi vários vídeos na gringa sobre a faixa de moagem e não consigo atingir a faixa de tempo acima dos 20s. Já mudei o café, a moagem, a compactação o café sai em no máximo 18s e com caminhos preferenciais e respingos. Será que se eu substituir a mola padrão de 15bar para uma de 9bar esse tempo melhora?
Boa noite Chef, vídeo muito bom. Gostaria de saber se vale a pena investir em um café bom, como por exemplo o Desejo, sem ter nada de especial para fazer tais cafés? Iria fazer o café de forma comum, pois não tenho como investir em nada além do próprio café. Quando digo comum, seria com a pesagem e cuidados corretos, porem sem nenhum acessório especial. O que acha? Vale o risco? Obrigado e boa noite!
🔻🔻Adquira suas roupas na Insider Store por este link:🔻🔻
bit.ly/InsiderStore_NaoSouBarista
Cupom de 12% de desconto: NAOSOUBARISTA
Cupom válido em todo site da Insider!
Opaa, eu acho que uma informação que é bem relevante, nos métodos de percolação, é a forma como se despeja a água sobre o pó, muita gente no começo olha a forma como varios barista e outras pessoas preparam o café, em relação a ratio e números de despejo, e acabam não se atentando em como estão despejando a água, por exemplo, se despejar apenas um "volta" de água ao redor da parede do coador e depois centralizar e fazer o resto do despejo da água, vai passar muito mais rápido em relação a um despejo de forma circular, eu sei que parece óbvio pra quem já pratica, mas acho uma variável bem importante e que vale ser citada, até porque, caso você engrosse a moagem no intuito de fazer a água passar mais rápido e despeja-lá em espiral ou se centraliza-lá vai dar diferença também
Essa variável é chamada turbulência e realmente faltou no vídeo.
Quimicamente falando isso é o grau de agitação molecular (a temperatura também influencia nesse quesito).
Thalles vc costuma anotar suas receitas? Por que são muitas variáveis ..
Menino Tomaz café não é só tomar café 🌝 já virei fã do canal.
Vou contar minha receita dia a dia.
Prensa Francesa com isolamento térmico.
Cafe moido grosso.
Aquecer o recipiente
Colocar 10:1 de água a 95oC por 1'30'' (temperatura da mistura fica perto de 90oC.
Adicionar gelo e água fria para até 12:1 e ficar a 70oC. +3minutos
Inspirado na receita de hario switch que o barista famoso do Japão postou. Mas essa acima é minha.
Em relação as variáveis tem uma subvariável que mudei e melhorou meus cafés. Eu adicionava 2 gotas de água antes de moer e misturava pra ficar distribuído uniformemente nos grãos. Não ficava quase nada no moedor, mas gerava mais fines e estava amargando. Outra coisa que fazia era fica batendo no reservatório do moedor pra tirar quase tudo do café. Pura besteira, o café não fica legal. Parei com essas coisas e hoje ele está bem mais prumado. Parabéns pelo vídeo, brabíssimo.
Fala thales! no minuto 9:02 acredito que você quis dizer 20 gramas de cafe pra 300 gramas dagua. Forte abraço!!
Muito boa as dicas
O vídeo que eu precisava, sem saber que precisava!
Isso aqui é um guia prático, minha gente. Que qualidade de conteúdo! 👏👏👏
Mais um tópico extremamente importante 👏👏
Utilidade Pública:
Olá Thales, gostaria que você fizesse um vídeo de qualquer método utilizando os principais cafés de mercado (Pilão, Melitta, Pimpinela etc) e nos dissesse as principais características de cada um. Sei que muitas pessoas assistem seus vídeos e não tem condições (ainda) de tomar cafés especiais. Obrigado!
Qual a temperatura "padrão" que você usa Thales? (sei que depende do café e tudo mais, mas sempre temos nosso ponto de partida de preferencia) Não sei se é impressão minha, mas cafés mais frutados que ficam sub extraídos, eu sempre prefiro mexer na moagem do que na temperatura, parece que ele é mais delicado em relação a altas temperatura. Já cafés mais chocolatudos você pode aumentar a temperatura tranquilo que não da nada. Isso é coisa da minha cabeça ou faz sentido?
Só passando mesmo pra agradecer o conteúdo, esse vídeo me ajudou demais, eu não estava acertando a receita de café que eu tinha comprado de jeito nenhum, ele sempre amargava no final.
Segui as dicas aqui do vídeo e na segunda receita o café ficou sensacional, sou novo nesse ramo mas acredito que talvez a qualidade do café tenha feito eu apanha tanto kkk porque as outras marcas que eu tinha pego eu conseguia ajusta p meu paladar na terceira receita.
Mas enfim, muito obrigado Tales você me ajudou demais
Muito bem Thales, certinho. Qualquer experimento na área de ciências, tem que mexer em uma variável por vez. Isso é provado cientificamente.
puts video completasso!!!
Que bom que curtiu! Obrigado!
gostaria de ver o video sobre água! Eu por Ex. uso a água do filtro de barro.
Sensacional video Thales.... Ajuda de mais a galera como eu que estamos iniciando no mundo dos cafés especiais. Já deu para aprender muito com você e melhorar absurdo meus cafés... obrigado....
Comecei a beber café especiais a 3 meses, comprei um timemore C3, balança digital, prensa francesa, Cafeteira italiana, V60, melita, más de coração , não consigo sentir a diferença tanta assim no paladar , como você falou em tantas variáveis, más eu noto mais a questão do café ficar forte ou fraco rsrs, usei cafés da Unique, frutado, blend e Bourbon amarelo, sei que é pouco tempo nesse mundo dos cafés , porém gostaria de beber um café de vocês, para tentar sentir tudo isso em um café que vocês relatam Rsrs !!! haaa e parabéns pelo video Thales.
Procure na sua cidade uma bela de uma cafeteria.... Aqui na minha cidade possui duas que são muito boas, e eles ensinam e explicam tudo sobre o café deles para vc provar e tentar sentir tudo aquilo... acho que vai te ajudar bastante... Eu tbm sou novo nesse mundo, mais to indo atrás de conhecimento e uma boa cafeteria nos ajuda bastante na curva do nosso aprendizado.
Olá, tudo bem? Vou deixar o meu relato aqui, porque acredito que ele pode te ajudar: estou no mundo dos cafés especiais há 8 meses e consigo tirar ótimas extrações com o mesmo moedor que você (o Timemore C3), mas não foi sempre assim. No início também sentia muita dificuldade para sentir as notas sensoriais do café e muitas vezes minhas extrações eram apenas um pouco melhores do que usar um café tradicional. Mas o que mudou tudo isso foi eu aprender a regular o café. Veja os vídeos de Thales que abordam o tema, como esse aqui e fique atento ao sensorial do café. Por exemplo: se uma extração saiu ácida (lembrando um limão) você precisa fazer com que o café seja mais extraído (você pode aumentar a temperado, afinar a moagem, mexer no número de despejos, entre outras coisas).
Outro fator é o seu próprio paladar. Se você é acostumado a comer alimentos muito doces ou muito salgados, você não terá a menor condição de apreciar o sensorial de um bom café. Se esse for o caso, você precisa reduzir ou até parar o consumo desses alimentos.
Mais um detalhe: a água faz toda a diferença! Tem águas que deixam o café sem gosto, outras amargam o café, outras deixam ele azedo... Você precisa de uma água equilibrada para fazer café.
Espero ter ajudado!
Gostei do vídeo. Como eu já vinha assistindo aos vídeos do canal então já havia percebido a ordem das variáveis implícitas nas receitas e nos métodos. Mas ajuda bastante ao iniciante no hobby rss. Como eu que iniciei graças a esse canal.
No momento faço café coado, padronizei o despejo da água, e controlo o ajuste na quantidade de café dentro do filtro.
Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻
Com um guia prático desse, tudo fica mais simples! Que aula! 🤩👏👏👏
Aproveitando para lembrar que o cupom NAOSOUBARISTA10 está suspenso até domingo, 28/5.
Em comemoração ao Dia Nacional do café, toda a loja está com 10% off 😉
Abraço e bons cafés a todos!
🤝☕
Olá, tem disponível algum cupom novamente?
@@thiagolauschner4107 sim! O cupom NAOSOUBARISTA10 está ativo novamente. 👍☕️
@@netcafes infelizmente ainda aparece como inativo , tentei várias vezes no site
@@thiagolauschner4107 o carrinho ficou acima de 50,00? O cupom não se aplica ao Kit Espresso Especial (2 Caramelo e Chocolate 250g), caso esteja escolhendo somente ele. Qualquer dúvida estamos no chat da loja também, se preferir, tudo bem? Te aguardamos! 🤝☕️
@@netcafes tinha escolhido o kit mais o gourmet
Thalles , boa tarde !
Comprei um moedor muito bem falado no Aliexpress R$110 que compradores falaram que ele bate ao timemore c3 pelo custo benefício e chegou hoje, assim que comprei a 12 dias atrás achei seu canal e tenho acompanhado seus vídeo e vi que o MOEDOR é a peça fundamental para se ter um bom café e você me convenceu a comprar um K6 😅 esperando ele chegar ...
Mais gostaria de enviar esse para você analisar e comprar com o C3 e dar seu feedback sobre ,acho que vale a pena pelo custo do moedor muito bem acabado pesado manopla em madeira e o copo parece com comandante .aguardo seu retorno sou de Niterói .
Muito bom, tô fazendo tudo errado kkkkkk começava com o ratio. Agora vou começar ajustando a moagem. Muito obrigado!
Mais um vídeo extremamente esclarecedor e conforme os equipamentos vão chegando, fica mais claro a importância de cada um.
Segui a dica do moedor manual e peguei o Kingrinder K4, que máquina de precisão impressionante! Agora com o tamper com regulagem já percebi a diferença brutal na questão compactação, começo a ter repetibilidade nas extrações.
Fala, Thales!
Vídeo muito elucidativo.
Parabéns!
Muito intreressante essa ordem de ajuste das variáveis.
Uma coisa que pra mim também fez muita diferença foi a questão do moedor. Com o Timemore C2 e C3, às vezes eu queria um pouco mais de corpo e tinha alguma dificuldade em achar o equilíbrio entre acidez, doçura e corpo. Quando usei o 1ZPresso J-MAX e o Kingrinder K6, achei bem mais fácil encontrar esse equilíbrio. Assim, no meu caso, o moinho se mostrou uma variável bastante considerável.
Café é uma das minhas bebidas favoritas, aliás me deu vontade de fazer um bom café agora!
Fica a minha dúvida:
Utilizo a receita do Tetsu Kasuya no tempo e nos despejos que manda e dependendo do café fica meio flat, se eu afino a moagem, passa mais do tempo da receita. O fato de não passar no tempo exato que ele manda na receita, não seria ruim?
Uma aula! Praticamente uma "receita" da ordem das variáveis pra irmos ajustando. Estou ansioso pelo vídeo sobre águas, sei que é um assunto bastante complexo, mas acredito que seria um assunto único também, nunca vi ninguém abordando esse tema.
Muito interessante o assunto. Mas gostaria de fazer uma pergunta bem especifica. Por exemplo, se alterar a variavel x para obter um café y. Eu consigo obter esse mesmo café alterando novamente a variavel x para um outro valor, e compensando essa diferença em uma outra variavel z por exemplo?
Exeplo prático mas não real pois não tenho conhecimento dos resultados:
Temp 100c, 9bars de pressão, moagem 3 = "café perfeito"
Temp 89c, 8bars de pressão, moagem 4 = o mesmo "café perfeito".
Entendeu?
No aguardo do vídeo da água kk
Que conteúdo sensacional!
Aula incrível 🙌
Fala Thales! Conheci seu canal há pouco tempo e já tô maratonando seus vídeos! Deixa eu perguntar, depois de testar tantos moedores, fazer testes às cegas, o moedor para coados que vc mais gostou continua sendo o Comandante?
Muito obrigado pelo conteúdo Thales! Para meu nível (iniciante) esse vídeo já é um dos mais úteis do canal. Tenho buscado mais informações sobre despejos e esses dias vi um video do Tetsu fazendo um teste com despejos centrais e circulares. Você já testou isso? No caso dele o tempo de extração foi muito diferente.
Falaaa Tales tudo bem, me permite pegar esse vídeo e transformá-lo em um INFOGRAFO?
@@PC-pr1xg é claro! Só fazer!
Fala Thales, beleza?
No V60, fazia 2 despejos, mas agora vejo que 3 ou 4, para a quantidade que eu faço e o café que huso é o ideal.
Mas tenho um problema com o espresso. Uso o 1zpresso K Ultra, e já vi vários vídeos na gringa sobre a faixa de moagem e não consigo atingir a faixa de tempo acima dos 20s. Já mudei o café, a moagem, a compactação o café sai em no máximo 18s e com caminhos preferenciais e respingos. Será que se eu substituir a mola padrão de 15bar para uma de 9bar esse tempo melhora?
Quando as pessoas vão falar da variável quantidade de café e quantidade de água? Parece que todo mundo já sabe isso kkkk
O nome disso é ratio e ele literalmente falou no vídeo kkkk
Boa noite Chef, vídeo muito bom. Gostaria de saber se vale a pena investir em um café bom, como por exemplo o Desejo, sem ter nada de especial para fazer tais cafés? Iria fazer o café de forma comum, pois não tenho como investir em nada além do próprio café. Quando digo comum, seria com a pesagem e cuidados corretos, porem sem nenhum acessório especial. O que acha? Vale o risco? Obrigado e boa noite!
Creio que você precisaria pelo menos de um moedor para moer o grão...
Primeira curtida ☝️
Valeu, Ueslei!
Se eu mudar a moagem, temperatura e método e o cafe nao ficar bom, eu vou decretar que o café é ruim kkkk