Concordo totalmente com a sua opinião. Não vejo na vida dele, pelo que eu conheço dela, aquelas virtudes heróicas necessárias para que alguém seja elevado à honra dos altares.
A obra de Tolkien me deu esperança em um momento muito triste da minha vida!!! Ele ainda não é santo, mas sua santidade não se pode negar!!! Salve o Mestre Tolkien!!!❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
- Esperou anos para namorar Edith por amor filial ao seu tutor. - Afirmou e divulgou a sua fé católica num contexto hostil como a Inglaterra anglicana. - Procurava fazer apostolado com os colegas de trabalho, tendo sido crucial para a conversão de C.S. Lewis. - Respeitou e acarinhou sempre a sua esposa (a quem deixou clara a importância conversão ao catolicismo) mesmo quando esta teve momentos de afastamento da igreja. - Procurou transmitir aos filhos a importância de uma vida recta e piedosa alimentada pelo santíssimo sacramento. - Apesar de preferir missa em latim, não assinou o indulto Agatha Christie, para não contrariar a reforma litúrgica que estava a ser orientada pela Santa Sé. - Fez das suas obras e estudos sobre fantasia um cuidado trabalho que, pela sua qualidade, é ainda hoje uma grande ferramenta para a conversão e defesa da fé. - Rejeitou uma fortuna ao não deixar que as suas obras fossem industrializadas pela Disney ou publicadas na Alemanha Nazi. Acho que virtude aqui não falta.
Nosotros también celebramos una misa en Perú por la beatificación de Tolkien en el día de su fallecimiento el 2 de setiembre en el 2023! Nuestra misión es evangelizar llevando al Señor Jesús a través de la obra de Tolkien y difundir la oración para que la devoción crezca y la causa se abra oficialmente. @OGuardiãoCatólico ojalá podamos trabajar juntos, mellon!
Eu concordo com sua opinião, e acho que ainda tem de haver muita meditação e oração sobre o tema. Contudo, sou muito grato a Tolkien, pois ele foi fundamental na minha conversão. Sua obra me ensinou sobre metafísica em uma época em que eu nem sabia o que isso significava, e me fez contemplar a Verdade. Santo ou não, agradeço muito Tolkien e a mudança que ele, através de sua vida e obra, promoveram em minha vida e na de tantos jovens que hoje estão na Santa Igreja ❤
Eu só posso dizer que Tolkien, através de suas obras e testemunho, foram essenciais para minha conversão no qual ele foi instrumento do Espírito Santo. Pode ainda não ser um santo, mas quem sabe? Mas mantenho uma opinião alinha com a do Sérgio. Parabéns por mais um excelente OGC❤
Coisa boa! Atingimos o vídeo número duzentos! Parabéns, Sérgio, tanto pelo número quanto pelo assunto interessante. Parabéns, novamente, e mantenha-se firme-forte.
Concordo com a posição do Sérgio. Penso que para ser canonizado santo é preciso ter sua vida dedicada a causa de Deus. Professor Tolkien era um estudioso dedicado e disciplinado das atribuições, mas sua vida foi dedicada ao estudo de faculdades acadêmicas; como a filologia. Por tanto sua admiração deve-se mais ao seu conhecimento adquirido e ensinado do que sua devoção aos dogmas da igreja.
Tolkien já pode ser aquele santo no qual a Igreja se refere como santos desconhecidos. Ainda sim, também não vejo motivo para canonização ainda, contudo, Tolkien deixa claro sim sua, espiritualidade muito bem fundamentados nas suas obras, sua vida religioso também foi exemplar e muito ensinamentos da Igreja foram feitos por seus testemunhos, escritos e piedade. Muito coisa do catolicismo, principalmente doutrinas sacramentais e metafísica, vieram de JRR Tolkien, especialmente pelo canal do Sérgio, que por sinal, meu predileto junto com o Padre Paulo Ricardo.
OGC de 200 🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩 Nossa como passou rápido Sergião. Muito feliz por esse seu trabalho incrível que, querendo ou não, é uma forma de apostolado para conosco. Meus parabéns 🙏
Excelente vídeo nesta Páscoa! Talvez, com o tempo, o exemplo de Tolkien como homem e cristão seja motivo de inspiração e transformação de muitos, e isso, na sequência, se torne causa de sua canonização.
Concordo com sua opinião meu amigo. E tem outro ponto importante: a “devoção” a Tolkien dificilmente se tornaria difundida o suficiente para tornar a sua causa de santificação relevante, ou talvez mesmo evidenciar uma fama de santidade, que geralmente é um movimento espontâneo no povo cristão. A meu ver, os “devotos” de Tolkien se restringem aos admiradores de sua obra, o que torna o movimento muito pequeno.
O Livro O Senhor Dos Anéis é canonizável, se houvesse possiblidade canônica disso, (não há) ,o autor, por sua vez não. De qualquer modo Tolkien foi fantástico na literatura em si.
7 місяців тому+1
Foi isso mesmo que o Padre Paulo Ricardo disse certa vez: se pudesse, canonizaria a obra, não o autor 👍🏻.
Na minha opinião, se nem Jó, cuja fé inabalável superou todas as provações, sofrimentos e até atentados do próprio inimigo, foi considerado Santo, ou ainda, se nem pessoas como Desmond T. Ross foram canonizados, não vejo motivos para tornar um célebre escritor e professor um Santo digno de ser venerado.
@@GabrielRibeiro-ky2mcMesmo sendo católico, eu respeito demais o Lewis, (que inclusive era melhor amigo do Tolkien chegando à dedicar livros, como "cartas de um diabo para seu aprendiz"). Sempre solicitava o lúdico católico para averiguar seus escritos. Lewis, como muitos, era Anglicano por laços de afeição e patriotismo. Cara, é realmente muito difícil para um inglês ser católico, ainda que tenha razões lógicas. Foi muito difícil inclusive para o Chesterton abandonar o anglicanismo (demorando muito para a sua conversão) embora tivesse uma fé de desejo. Francis Blog (esposa de G. K Chesterton era um anglicana fervorosa (E SABIA QUE O CATOLICISMO ERA VERDADEIRO). Não só pelos estudos de seu marido tomista que era o príncipe dos paradoxos, mas pelos seus próprios estudos da Bíblia Sagrada. C. S Lewis de fato não pode ser canonizado (de jeito nenhum) mas foi como Chesterton, Tolkien, Shakespeare, e outros, um grande cristão britânico. E já falando em Shakespeare, ele também cria na Igreja Católica, mas não era porque sabia que ia ser boicotado e suprimido (todos os seus textos iriam ser ameaçados socialmente) se ele se afirmasse católico. Lewis cria nos santos, rezava pelos mortos, e admirava o Credo Apostólico. Uma pena que não teve a audácia de Tolkien, ou de Belloc e outros. Mas foi um grande homem de muita honra para a Igreja Católica.
@@CarlosSouza-hv9md De fato, eu também admiro muito Lewis e ele é um dos meus escritores favoritos. Não tenho dúvidas de que ele está no céu ao lado de Chesterton e Tolkien.
🙏🎉Feliz Páscoa 🎉🙏 e Tolkien ser canonizado santo é possível? Eu achava que pra ser santo tinha que ter dado a vida em nome de Cristo! E o Professor J.R.R. Tolkien morreu de causas naturais.
Sérgio se for por motivo político, ideológico ou religioso que deixou o TT deixa de besteira...isso não é motivo. Se for por motivo pessoal busque perdoar...amenize o coração ..você faz falta demais ao TT!
Algumas vez já ouviu falar de Tolkien? Vi que gosta do Padre Paulo, faz o seguinte, pesquisa sobre esse autor no canal, aproveita e faz igual a mim, assine sua anuidade acessando os conteúdos relacionados a Terra-média.
Não haveria uma causa para canonização da MÃE de Tolkien? Eu sou ex-protestante, e me compadeci muito do martírio que ela passou por perserverar na Fé Católica e pelo amor aos filhos, pois também ainda é bem triste o embate com minha família pela minha conversão, certamente não é tão terrível quanto o que ela mesma passou com a família dela, mas dado o fato de que foi da mesma natureza, ela me dá forças pra aguentar mas também creio que Mabel Tolkien tem mais chances de ter uma causa de canonização que o próprio filho.
5 місяців тому
Boa observação, Douglas. O lance é que talvez não existam documentos e elementos suficientes para canonização de Mabel.
Ah, inclusive, gostaria de fazer um pequeno pedido, (se não for incomodar muito...), eu sou recém chegado à São Paulo e estou frequentando a paróquia Nossa Senhora do Brasil, e no último Domingo, tivemos uma reunião no clube de Leitura e o tema com o livro proposto foi "A Sociedade do Anel", inclusive eu recomendei o canal do guardião Católico como uma fonte de estudo sobre a catolicidade no Legendarium, e gostaria de saber se não seria possível, caso a obra de Tolkien for novamente abordada, se o senhor não poderia vir nos prestigiar e enriquecer com uma palestra sobre o assunto...
5 місяців тому
Ah, moro muito longe de São Paulo. Mas agradeço o interesse.
São João Ronaldo Reuel Tolkien, padroeiro da literatura fantástica, da filologia, dos Condado, da Terra-Média.
Concordo totalmente com a sua opinião. Não vejo na vida dele, pelo que eu conheço dela, aquelas virtudes heróicas necessárias para que alguém seja elevado à honra dos altares.
Muito obrigado, Camilo.
Eu também não vejo muito dele, porém, pelo q se tem relato, da mãe dele eu vejo mais motivos e acharia bastante válido.
Que canal top. Gostei muito
Muito obrigado, Keven.
A obra de Tolkien me deu esperança em um momento muito triste da minha vida!!! Ele ainda não é santo, mas sua santidade não se pode negar!!! Salve o Mestre Tolkien!!!❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
- Esperou anos para namorar Edith por amor filial ao seu tutor.
- Afirmou e divulgou a sua fé católica num contexto hostil como a Inglaterra anglicana.
- Procurava fazer apostolado com os colegas de trabalho, tendo sido crucial para a conversão de C.S. Lewis.
- Respeitou e acarinhou sempre a sua esposa (a quem deixou clara a importância conversão ao catolicismo) mesmo quando esta teve momentos de afastamento da igreja.
- Procurou transmitir aos filhos a importância de uma vida recta e piedosa alimentada pelo santíssimo sacramento.
- Apesar de preferir missa em latim, não assinou o indulto Agatha Christie, para não contrariar a reforma litúrgica que estava a ser orientada pela Santa Sé.
- Fez das suas obras e estudos sobre fantasia um cuidado trabalho que, pela sua qualidade, é ainda hoje uma grande ferramenta para a conversão e defesa da fé.
- Rejeitou uma fortuna ao não deixar que as suas obras fossem industrializadas pela Disney ou publicadas na Alemanha Nazi.
Acho que virtude aqui não falta.
Não deixar se industrializar. Eis uma virtude forte no século XX e ainda mais forte no século XXi
Nosotros también celebramos una misa en Perú por la beatificación de Tolkien en el día de su fallecimiento el 2 de setiembre en el 2023! Nuestra misión es evangelizar llevando al Señor Jesús a través de la obra de Tolkien y difundir la oración para que la devoción crezca y la causa se abra oficialmente. @OGuardiãoCatólico ojalá podamos trabajar juntos, mellon!
Eu concordo com sua opinião, e acho que ainda tem de haver muita meditação e oração sobre o tema. Contudo, sou muito grato a Tolkien, pois ele foi fundamental na minha conversão. Sua obra me ensinou sobre metafísica em uma época em que eu nem sabia o que isso significava, e me fez contemplar a Verdade. Santo ou não, agradeço muito Tolkien e a mudança que ele, através de sua vida e obra, promoveram em minha vida e na de tantos jovens que hoje estão na Santa Igreja ❤
Boa, Leo!
Faço de sua palavras as minhas, irmão.
Eu só posso dizer que Tolkien, através de suas obras e testemunho, foram essenciais para minha conversão no qual ele foi instrumento do Espírito Santo.
Pode ainda não ser um santo, mas quem sabe? Mas mantenho uma opinião alinha com a do Sérgio. Parabéns por mais um excelente OGC❤
Muito obrigado, Gustavo.
Não desanima meu amigo, seu canal é importante para nós católicos.
Valeu, Lucas.
Queira Deus que a causa avance, se assim for Sua vontade
Caraca mano, um caroneiro por aqui
Conheci o canal hoje, estou emocionado parabéns, parabéns, obrigado obrigado sem palavras 😢😢😢😢😢😢🎉🎉🎉🎉🎉
Obrigado e seja bem-vindo, Rômulo.
Muito interessante, não sabia dessa causa pela canonização de Tolkien. Bem, um dia quem sabe, se for da conta de Deus. Feliz páscoa.
Deus te abençoe.
Coisa boa! Atingimos o vídeo número duzentos! Parabéns, Sérgio, tanto pelo número quanto pelo assunto interessante. Parabéns, novamente, e mantenha-se firme-forte.
Muito obrigado, João.
A obra dele ajuda a abstrair de alguma realidade. E ter algum paralelo com a realidade também.
Concordo com a posição do Sérgio.
Penso que para ser canonizado santo é preciso ter sua vida dedicada a causa de Deus.
Professor Tolkien era um estudioso dedicado e disciplinado das atribuições, mas sua vida foi dedicada ao estudo de faculdades acadêmicas; como a filologia.
Por tanto sua admiração deve-se mais ao seu conhecimento adquirido e ensinado do que sua devoção aos dogmas da igreja.
Tolkien já pode ser aquele santo no qual a Igreja se refere como santos desconhecidos.
Ainda sim, também não vejo motivo para canonização ainda, contudo, Tolkien deixa claro sim sua, espiritualidade muito bem fundamentados nas suas obras, sua vida religioso também foi exemplar e muito ensinamentos da Igreja foram feitos por seus testemunhos, escritos e piedade. Muito coisa do catolicismo, principalmente doutrinas sacramentais e metafísica, vieram de JRR Tolkien, especialmente pelo canal do Sérgio, que por sinal, meu predileto junto com o Padre Paulo Ricardo.
Ia sugerir esse vídeo. Por sorte olhei os que estava devendo assistir e tive essa grata surpresa. 😅
Que a canonização não demore!🙏
OGC de 200 🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩 Nossa como passou rápido Sergião. Muito feliz por esse seu trabalho incrível que, querendo ou não, é uma forma de apostolado para conosco. Meus parabéns 🙏
Muito obrigado pelo apoio, Ênio!
Excelente vídeo nesta Páscoa! Talvez, com o tempo, o exemplo de Tolkien como homem e cristão seja motivo de inspiração e transformação de muitos, e isso, na sequência, se torne causa de sua canonização.
Muito obrigado, Rodolfo.
Outro excelente #OGC 👍
Muito obrigado, Marcos.
Parabéns pela qualidade do vídeo e pelo canal também
Muito obrigado, Guaraci.
Excelente vídeo.
Muito obrigado, Júnior.
Concordo com sua opinião meu amigo. E tem outro ponto importante: a “devoção” a Tolkien dificilmente se tornaria difundida o suficiente para tornar a sua causa de santificação relevante, ou talvez mesmo evidenciar uma fama de santidade, que geralmente é um movimento espontâneo no povo cristão. A meu ver, os “devotos” de Tolkien se restringem aos admiradores de sua obra, o que torna o movimento muito pequeno.
Isso mesmo, meu amigo.
Concordo com sua opinião Sérgio.👍🏻
Valeu, Bruno.
Estive participando de um grupo internacional no facebook, na década passada, que estudava, rezava e discernia a possível devoção a Tolkien.
Provavelmente, é o grupo mostrado no vídeo.
Olha o presentão de Páscoa aí!
Vamos curtir, compartilhar e comentar!
Muito obrigado, Lucas.
O Livro O Senhor Dos Anéis é canonizável, se houvesse possiblidade canônica disso, (não há) ,o autor, por sua vez não. De qualquer modo Tolkien foi fantástico na literatura em si.
Foi isso mesmo que o Padre Paulo Ricardo disse certa vez: se pudesse, canonizaria a obra, não o autor 👍🏻.
Na minha opinião, se nem Jó, cuja fé inabalável superou todas as provações, sofrimentos e até atentados do próprio inimigo, foi considerado Santo, ou ainda, se nem pessoas como Desmond T. Ross foram canonizados, não vejo motivos para tornar um célebre escritor e professor um Santo digno de ser venerado.
Seria muito justo o título de Santo para Tolkien. Vou rezar para isso
São Tolkien e São Lewis 📿🕯️🦁
Lewis não poderia ser por motivos óbvios.
Lewis era Anglicano, o maior erro da vida dele.
@@GabrielRibeiro-ky2mcMesmo sendo católico, eu respeito demais o Lewis, (que inclusive era melhor amigo do Tolkien chegando à dedicar livros, como "cartas de um diabo para seu aprendiz"). Sempre solicitava o lúdico católico para averiguar seus escritos.
Lewis, como muitos, era Anglicano por laços de afeição e patriotismo. Cara, é realmente muito difícil para um inglês ser católico, ainda que tenha razões lógicas. Foi muito difícil inclusive para o Chesterton abandonar o anglicanismo (demorando muito para a sua conversão) embora tivesse uma fé de desejo.
Francis Blog (esposa de G. K Chesterton era um anglicana fervorosa (E SABIA QUE O CATOLICISMO ERA VERDADEIRO). Não só pelos estudos de seu marido tomista que era o príncipe dos paradoxos, mas pelos seus próprios estudos da Bíblia Sagrada.
C. S Lewis de fato não pode ser canonizado (de jeito nenhum) mas foi como Chesterton, Tolkien, Shakespeare, e outros, um grande cristão britânico. E já falando em Shakespeare, ele também cria na Igreja Católica, mas não era porque sabia que ia ser boicotado e suprimido (todos os seus textos iriam ser ameaçados socialmente) se ele se afirmasse católico.
Lewis cria nos santos, rezava pelos mortos, e admirava o Credo Apostólico. Uma pena que não teve a audácia de Tolkien, ou de Belloc e outros. Mas foi um grande homem de muita honra para a Igreja Católica.
@@CarlosSouza-hv9md De fato, eu também admiro muito Lewis e ele é um dos meus escritores favoritos.
Não tenho dúvidas de que ele está no céu ao lado de Chesterton e Tolkien.
Se tem milagre tem canonização, mesmo que seja como beato que é 1 milagre confirmado
🙏🎉Feliz Páscoa 🎉🙏 e Tolkien ser canonizado santo é possível? Eu achava que pra ser santo tinha que ter dado a vida em nome de Cristo! E o Professor J.R.R. Tolkien morreu de causas naturais.
Feliz Páscoa.
Sérgio se for por motivo político, ideológico ou religioso que deixou o TT deixa de besteira...isso não é motivo. Se for por motivo pessoal busque perdoar...amenize o coração
..você faz falta demais ao TT!
Desde que acabaram com o advogado do diabo, qualquer pessoa pode se tornar santo, basta ser popular.
Algumas vez já ouviu falar de Tolkien? Vi que gosta do Padre Paulo, faz o seguinte, pesquisa sobre esse autor no canal, aproveita e faz igual a mim, assine sua anuidade acessando os conteúdos relacionados a Terra-média.
Não haveria uma causa para canonização da MÃE de Tolkien? Eu sou ex-protestante, e me compadeci muito do martírio que ela passou por perserverar na Fé Católica e pelo amor aos filhos, pois também ainda é bem triste o embate com minha família pela minha conversão, certamente não é tão terrível quanto o que ela mesma passou com a família dela, mas dado o fato de que foi da mesma natureza, ela me dá forças pra aguentar mas também creio que Mabel Tolkien tem mais chances de ter uma causa de canonização que o próprio filho.
Boa observação, Douglas. O lance é que talvez não existam documentos e elementos suficientes para canonização de Mabel.
Ah, inclusive, gostaria de fazer um pequeno pedido, (se não for incomodar muito...), eu sou recém chegado à São Paulo e estou frequentando a paróquia Nossa Senhora do Brasil, e no último Domingo, tivemos uma reunião no clube de Leitura e o tema com o livro proposto foi "A Sociedade do Anel", inclusive eu recomendei o canal do guardião Católico como uma fonte de estudo sobre a catolicidade no Legendarium, e gostaria de saber se não seria possível, caso a obra de Tolkien for novamente abordada, se o senhor não poderia vir nos prestigiar e enriquecer com uma palestra sobre o assunto...
Ah, moro muito longe de São Paulo. Mas agradeço o interesse.
@@douglascmreispenso o mesmo, o martírio branco vivido por ela é uma grande virtude heroica e exemplar, principalmente pros dias de hoje.
@@douglascmreisainda há esse clube? Me interessei
Meu Deus...o povo perdeu a noção. Que Deus faça cessar uma palhaçada como essa
.