Eu me considero uma pessoa dotada de um razoável poder de síntese, aliás, me considerava. Deixo aqui o maior sinal de respeito que sou capaz de conceder à alguém nos comentários do youtube, um like e um comentário educado. Parabéns e passar bem.
Brain Storm era uma delícia quando eu jogava de Elsha, mas é inútil em quase todos meus decks de Commander. No meu Super Friends com Golos preferi simplesmente deixar Jace e Aminatou para colocar o que quero no topo. Tem gente que acha que ela é staple no formato, mas eu sou completamente contra seu uso indiscriminado. Se não tem muitas cartas que fazem embalhar ou cartas que usam topo, ela é bem fraquinha.
Mas é isso que eu digo, Velbs. Tu tem uma Yuriko, uma Yennet, alguém que se importa com o topo do deck, faz sentido. Mas daí aparece o cara jogando de Oloro ou Muldrotha com Brainstorm no deck... tá jogando com uma carta a menos!
cEDH ela funciona perfeitamente bem, EDH otimizados tbm. Digo otimizados pq apesar da força desses deck serem bem grds eles não acompanham o cEDH. E sim, vc o seu Commander não é um Miracle's (sim isso existe) ou não for Yuriko, realmente a Brainstorm é horrível. E se não tiver fetch então, aí é desperdício total. O Tampo é quase a mesma coisa. A fetch land ele tbm é uma merda.
Essa analise é simplesmente S E N S A C I O N A L ...... como jogador de legacy foi bem legal seu explicativo Elba, inúmeras vezes vendo jogadores jogando errado .... realmente ela é extremamente complexa. parabéns novamente pelo vídeo.
@@rainarktv já joguei contra combo no pauper, e eu estava de monoU delver. Daí no topo era um Daze, eu não flipei o meu delver pra não dar informação pro oponente pra que ele começasse a combar e eu anulasse com daze
Conheci o canal pois estava procurando aprender a jogar Magic, na escola via todo mundo jogar e não tinha. Muito bom o conteúdo (tô perdido ainda mas vamos aprender rs)
Talvez o YGO atual seja mais complexo do que MTG, tudo graças ao terrível cuidado que o primeiro recebeu ao longo dos anos.Um exemplo disso é a dúzia de formas de colocar uma carta em campo.
Vídeo muito necessário, visto que é uma carta muito condicional a deck, matchup, sua mão, o que o adversário fez, velocidade do vento, índice da bolsa de valores, quantos gatos diferentes você viu naquele dia...
Não manjo de MTG, e achei q a carta mais complexa ia ser um "Nirvana High Paladin", mas é mais parecido com um Pot of Greed, que está banido no Yugioh pq ninguém sabe o que ele faz 😃
Genial, traga mais videos assim Elba!! Meu sonho era uma serie de decis famosos na história do magic, contando a estrategia como funciona etc! Pq tem mts jogadores novos q nunca viram esses decks jogando e tem curiosidade de saber sobre.
Grande Elba, ótimo vídeo. Acabei de ver que jogo Brainstorm da maneira mais errada no Pauper. Vou jogar de uma forma diferente para ver se minha partida de Fadas melhora.
Esse video é uma obra-prima. Queria conhecer os cidadãos que dão desjoinha nesse video. Um dos poucos decks que eu vejo utilidade de Brainstorm em Commander é no Golos, tenho um deck de Fim do Labirinto com Landfall e é bem útil colocar Kodama/Aesi/Tatyova no topo do deck e conjurar sem pagar seu custo. Parabéns pelo conteúdo Elba, excelente video! Ps.: senti saudades da intro, achei que apareceria na marca dos 30 minutos que é o padrão do canal, mas me decepcionei :/
Outra possibilidades que vejo para o "timing" seriam: 1) manter mais mágicas na mão e as lands no topo para ter mais recursos disponíveis e 2) castar o brainstorm para garantir a curva. De qualquer forma decidir a hora de jogá-la deve ser muito difícil, é por isso q curto esse jogo! Parabéns Elba pelo conteúdo sempre de qualidade!
Sobre brainstorm no pauper: Se brainstorm é uma ótima resposta pra capturar pensamento, imagina contra duress. "Po, amigão, eu tenho 2 ilhas, um delver e um ninja das horas tardias na mão"
- numa final de mundial Finkel x Bob Maher era quase um mirror match de decks baseados em tinker (decks criados por Mike Flores capazes de produzir muita mana incolor e base azul devido uso de tinker para win conditions/formaçao de combinaçoes vencedoras), Finkel (que se sagrou campeao) preferiu utilizar brainstorm ao inves de stroke of genius (X2U instant compra x cartas), otimo exemplo do power level da carta. PS:este match foi um dos melhores em final de mundial, uma ideia seria criar um video sobre os decks que foram usados pelos campeoes.
Me diverti bastante, ótimo vídeo hahaha eu jogo de Zumbi BW no Legacy e não piloto BS, mas quando fui pilotar, dei BS, deixei a carta que eu queria no topo e depois estourei fech hahaha
Esse tipo de card "mini tutor" é muito comum no Pokemon TCG. A ideia é essa mesmo, jogar o mais tarde possível pra colher informação e "cavocar" o deck atrás daquela carta específica que você precisa.
Excelente vídeo Elba, me fez refleiltir bastante sobre o uso de brain storm. Mas apenas como complemento, eu uso a Brain Storm no meu commander da Araumi, para colocar criaturas que estão na mão para o topo do deck, para que assim eu consiga colocá-las no grave, pois neste meu deck, a criatura estando no grave é mais forte do que estando na mão.
20:30 ai sabe que o jogador de elfos no legacy faz ele faz 10 manas e casta o progenitus no braço eu vi isso acontecer 2 vezes ( com aquele elfo que gera mana colorida). uhasuhshusu
"Wait, you can brainstorm wrong?" - Adam Lembrei dessa frase de um vídeo de Friday Nights, nunca entendi muito bem, mas é mó engraçada. Esse vídeo com certeza ajuda a entender.
O cálculo da chance de encontrar a carta que você precisa com Brainstorm (ou até com a mão inicial ou draw do turno) é por distribuição hipergeometrica. O Excel tem uma função para isso, eu uso para calcular a base de mana.
Joguei por mais de um ano no pauper com um Izzet Blitz e 4 Brainstorm nele. Com uns 10 meses de uso descobri q tava fazendo muita merda justamente pq eu vi um vídeo parecido. Agora com esse do Elba vi que ainda tinha muita coisa que eu tava fazendo errado kkkkk. Muito bom o vídeo mano
Brainstorm no commander só é boa quando você tem um payoff por comprar cartas, ou conjurar instantâneas, ou, preferivelmente os dois, ou seja, apenas em decks específicos, não em qualquer deck que tenha azul. Eu tive um deck do Niv-Mizzet Parun (hoje desmontado, muito chato), onde na situação de mesa certa (Alhammeret's Archive, comandante e Terefi's Ageless Insight em campo) por uma mana azul você tem 2 draws do trigger do niv, 9 draws do efeito da carta e 11 de dano para distribuir como quiser em velocidade instantânea por uma mana. (Meio "magical christmas land", lógico mas muito valor naquele deck em específico)
Vídeo bom, só achei que faltou falar mais sobre a diferença dela no Pauper, onde as fetchs buscarem apenas terrenos virados são um incentivo pra estoura-las no passe, entre outros detalhes.
Me fez lembrar de uma carta tão complexa quanto a brainstorm que antes jogava no pauper até ser banida, a tão incrível "Gush". Dá pra combinar efeitos tão interessantes e diferentes que um autor de um livro (Stephen Menedian) fez um livro unicamente para explicar seus efeitos. Imaginar que alguém fez um livro para falar de 1 única carta me faz entender o quão incrível magic é!
Um uso do Brainstorm no final do turno do oponente muito comum é quando sua mão está boa porém você não tem terrenos o suficente para manter o seu ritimo de jogo no segundo turno e terceiro turno, esse fator pode ganhar o jogo para você quando você SABE o que o seu oponente está jogando (jogava muito entre amigos ) mas em questão de decks mais complexos (tanto o seu quanto o do seu oponente) a coisa realmente muda de figura.
Essa análise lembrou o gato da Alice. Se você não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve. Em relação a frase: "Brainstorm é pra encontrar respostas, se você não sabe a pergunta, não use."
Moral da história: Brainstorm no commander só é uma boa ideia se seu comandante mexe com as cartas do topo (Elsha, Melek, Yuriko, etc.), embaralha o grimório (Momir Vig, Sisay, etc.) ou ambos (Golos).
Um grande exemplo de Brainstorm em Commander é com comandantes que interagem com o topo do seu grimório, um dos poucos decks que uso Brainstorm é no Golos, principalmente por conta da habilidade dele *castar mágicas do topo* posso saber o que ele vai castar, até mesmo escolhendo, voltando cartas pesadas da mão para o topo.
Confesso que não entendi a parte em que jogar o brainstorm no passe te atrasa mais do que jogando no seu turno, se com o draw da brainstorm e o do seu turno você se adianta dois e se atrasa um, mas jogando no seu turno você tem o draw cego do turno e o da brainstorm, te adianta dois, porém te atrasa dois em seguida. Normalmente eu uso pra flipar delver ou combinando com Sleight of Hand, opt ou qualquer scry pra trocar a mão.
3:24 errado não tá. Ilha é uma carta melhor que algumas "power 9". 0 mana, entra desvirado, não pode ser anulado, pode ter mais de quatro no deck. Não sacrifica pra gerar mana.
E se por exemplo eu quiser manter minha a maior parte da minha mão como tá, jogando no passe vou ter acesso mais rápido das cartas que botei no topo, caso de repente eu precise delas... Tem suas vantagens de jogar Brainstorm no turno do oponente, não diria que é quase sempre "mais certo" jogar no seu próprio turno, varia muito a depender do momento...
Problema é que pessoal categoriza Brainstorm como compra, tá tecnicamente ela faz isso e serve pra trigger tipo Nekusar mas sinceramente eu conto ela como Tampo que tem cor azul, tem flash e só pode ser usado uma vez. Pessoal não tem malícia de que multiplayer não é duelo, staple de outros formatos pode ser péssimo em cmd. Se deck não se importar com topdeck, tá mais servido em usar qualquer Mágica de custo 5 que compra 3 e da vidência X. Mesmo think twice pode ser mais útil
Ok, ouvindo a parte sobre o commander, tem muitas situações que é bem melhor usar Brainstorm no próprio turno kkkk Mas eu prefiro usar ela quando tem algum milagre no deck, como cantrip de card advantage e em decks que se beneficiam de comprar carta ou de jogar instantâneas ou feitiços.
A hora certa de jogar brainstorm depende do momento da partida, vc pode tentar cavar algo no seu deck antcipadamente pq tem pouca mana, ciclar cartas da mão, garantir landdrop, esconder cartas do descarte... E por aew vai, gosto muito de jogar milagres pro topo no pauper
único deck de commander q eu vejo roda Brainstorm é Yennett, Cryptic Sovereign q bate e casta sem pagar a spell do topo se for custo impar, ai tu pega aquela bomba no topo, mas com cascata e discover tbm é brabo
Elba, depois dê uma olhada na carta "Linear Equation Cannon". Quando vc entender o Yugioh (pq vc cita q queria entender esse jogo em um vídeo atrás), essa carta possivelmente será a mais complexa do yugioh
@@93ajf, sim. Ficou meio estranho depois q reli a minha frase, mas arrumei. É q o Elba cita em um vídeo q queria um jogo pra entender o Yugioh, no de 100k de inscritos
Na verdade, jogando no turno do oponente você olha 3 cartas novas, jogando no seu, você olha 4, é 1 carta a mais... Às vezes (talvez na maioria) a vantagem de ter mais mana no próprio turno seja melhor do que olhar 1 a mais naquela hora. No Legacy talvez não, mas no commander geralmente eu prefiro garantir mais mana no meu turno do que olhar uma carta a mais, sendo que o jogo vai durar tanto que eu vou chegar naquela 4° carta e como o card advantage é o mesmo jogando ela no passe ou no meu turno, prefiro ter mais mana...
Um insight interessantíssimo de uma carta que por não gostar muito do estilo de jogo do azul eu não passou no meu radar durante os quase 10 anos que jogo Magic
Duas coisas que achei que faltou no video, falar da brainstorm do jace mindsculptor. e falar de milagre. Brainstorm deixa qualquer deck com milagre duas ou tres vezes melhores, por ser instant (usar milagre no turno do oponente) e por botar o milagre da sua mao no topo.
Concordo com todos os conceitos de quando é o tempo errado e os possíveis momentos mais adequados pra fazer Brainstorm. Só não acho que ficou muito bom a lógica de quantas cartas tu olha do baralho quando se faz no próprio turno versus fazer no passe, entendi o que tu quis dizer e de fato, fazendo no próprio turno tu teria a informação mais concentrada e seria como ver as 4 cartas no baralho diretamente, mas se tu fizer no passe, nada impede tu considerar que tu já viu o draw de antes e vai ver mais 3, no fim das contas tu vai ver as mesmas 4 cartas. O timing pode não ser o melhor claro, mas ao meu ver deveria se comparar a informação de forma igual, a mesma volta de turnos na mesa.
Maluco n sei nem a hora certa de colocar mana imagina brain storm kkkkkkkkkkkkkkk. Muito daora o video ele só me fez ter mais vontade de estudar mais esse jogo , tmj Elba
Poxa cara eu parei de jogar magic, em 2002 kkkk tem coisa que eu não entendo nada, praticamente, muito inglês, kkkkk poxa Elba facilita aí para os veio do magic que não joga a anos. To pensando em voltar por causa dos vídeos do seu canal... belo trabalho meu chapa, é que eu sou velho mesmo kkkk e enferrujado... tipo na minha época não existia commander eu nem sei para onde vai. Mas massa to aprendendo.
Brainstorm é boa tb pra achar a land que você precisa no início do commander e dps embaralhar o deck pra achar mais (se for bounce então, melhor ainda, pq aí já garante 2 lands drop, essa carta é boa d+ mano kkkkkk)
Finalmente, posso almoçar.
O melhor crossover da HISTORIA
@@MultiJOGOSBR Tá ali pau a pau com lavar a louça
Somos 2
Chegou a vez do Djoko usar essa. ~kkkkkkkkkkk
Oloco
Esse tipo de vídeo sobre uma única carta pode render infinitas horas de entretenimento para nós.
Como vc comentou esse vídeo a 1 mês ?
@@59day19 o video devia estar privado pra apoiadores
@@59day19 saiu para apoiadores primeiro
@@elizioneto365 ah
Eu nem jogo Magic e achei muito interessante
Resumo do vídeo: "Brainstorm é para encontrar respostas, se você não tem perguntas...não jogue"
Sabedoria desbalanceada a sua, bixo
Eu me considero uma pessoa dotada de um razoável poder de síntese, aliás, me considerava. Deixo aqui o maior sinal de respeito que sou capaz de conceder à alguém nos comentários do youtube, um like e um comentário educado. Parabéns e passar bem.
"Quanto mais informação você tem, mais forte Brainstorm fica"
Esse é um baita flavor win pra carta kkkk
Sim
Brain Storm era uma delícia quando eu jogava de Elsha, mas é inútil em quase todos meus decks de Commander. No meu Super Friends com Golos preferi simplesmente deixar Jace e Aminatou para colocar o que quero no topo. Tem gente que acha que ela é staple no formato, mas eu sou completamente contra seu uso indiscriminado. Se não tem muitas cartas que fazem embalhar ou cartas que usam topo, ela é bem fraquinha.
Oloco velbs
eu to pensando em comprar 1 brain, 1 ponder 1 preorden e 1 serun vision pra por no meu projeto de aminatou sera que era um boa ??
Mas é isso que eu digo, Velbs. Tu tem uma Yuriko, uma Yennet, alguém que se importa com o topo do deck, faz sentido.
Mas daí aparece o cara jogando de Oloro ou Muldrotha com Brainstorm no deck... tá jogando com uma carta a menos!
No meu Melek funciona bem, pra mandar aquele feitiço pro top deck
cEDH ela funciona perfeitamente bem, EDH otimizados tbm. Digo otimizados pq apesar da força desses deck serem bem grds eles não acompanham o cEDH. E sim, vc o seu Commander não é um Miracle's (sim isso existe) ou não for Yuriko, realmente a Brainstorm é horrível. E se não tiver fetch então, aí é desperdício total. O Tampo é quase a mesma coisa. A fetch land ele tbm é uma merda.
Essa analise é simplesmente S E N S A C I O N A L ...... como jogador de legacy foi bem legal seu explicativo Elba, inúmeras vezes vendo jogadores jogando errado .... realmente ela é extremamente complexa. parabéns novamente pelo vídeo.
O ciclo de "3" onde ancestral recall Teria o mesmo power level das outras é umas das partes mais hilárias dos primórdios do MTG.
3 de vida... 3 cartas... Parece equilibrado 😂😂
Brainstorm pra flipar o Delver revelando um counter no pauper
Tem sentimento melhor do que relevar o counter no trigger do delver e logo após ver a tristeza na cara do oponente? Se existe, eu desconheço...
@@rainarktv já joguei contra combo no pauper, e eu estava de monoU delver. Daí no topo era um Daze, eu não flipei o meu delver pra não dar informação pro oponente pra que ele começasse a combar e eu anulasse com daze
Nunca utilizei brainstorm da forma correta, amei o vídeo! hahahaha
Brainstorm no commander acho que funciona muito bem no Niv, já q vc efetivamente compra as três cartas e já são três triggers
Conheci o canal pois estava procurando aprender a jogar Magic, na escola via todo mundo jogar e não tinha. Muito bom o conteúdo (tô perdido ainda mas vamos aprender rs)
Essa frequência atual dos Videos do ALBA, ta me deixando tão feliz
Talvez o YGO atual seja mais complexo do que MTG, tudo graças ao terrível cuidado que o primeiro recebeu ao longo dos anos.Um exemplo disso é a dúzia de formas de colocar uma carta em campo.
"Se você não está fazendo pergunta, você não precisa encontrar resposta". Baramallo, El
20:00 Elba sua descrição é tão vivida que eu consigo visualizar isso acontecendo contigo.
Eu só almoço assistindo o Elba. Em breve eu vou terminar os vídeos antigos e só vou almoçar terça quarta e quinta kkkkkkkkkk
Vídeo muito necessário, visto que é uma carta muito condicional a deck, matchup, sua mão, o que o adversário fez, velocidade do vento, índice da bolsa de valores, quantos gatos diferentes você viu naquele dia...
"se você sabe a hora certa de jogar Brainstorm dê um joinha"
É, Elba, não será dessa vez, infelizmente
Kkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkk
essa sua descrição sobre raro e comum é o que eu penso sobre os níveis das cartas, é o que eu geralmente ensino quando eu to ensinando magic
Não manjo de MTG, e achei q a carta mais complexa ia ser um "Nirvana High Paladin", mas é mais parecido com um Pot of Greed, que está banido no Yugioh pq ninguém sabe o que ele faz 😃
duas carta a troco de nada é absurdo as cartas com efeitos simples é muito absurda pois não tem restrição de once per turn e etc
@@nobuzinygo5172 Mesmo as que possuem restrições, como Pot of Extravagance, são boas, imagina sem custo e restrição nenhuma.
@@kareumello2859 né isso é absurda essas cartas simples q as pessoa vê e n tem ideia o quão absurdo é esses efeitos
23:23 Na vdd é mais do que o dobro, Elba. Se você quiser, eu posso explicar. É uma questão de combinatória.
Genial, traga mais videos assim Elba!! Meu sonho era uma serie de decis famosos na história do magic, contando a estrategia como funciona etc! Pq tem mts jogadores novos q nunca viram esses decks jogando e tem curiosidade de saber sobre.
Grande Elba, ótimo vídeo.
Acabei de ver que jogo Brainstorm da maneira mais errada no Pauper. Vou jogar de uma forma diferente para ver se minha partida de Fadas melhora.
É incrível como o Elba passa informação. Eu não jogo magic e coisas do tipo e provavelmente nunca irei jogar, mas adoro as histórias que o Elba conta
não faço a mais puta ideia nem do básico do magic, mas você fala tão bem que sempre faço questão de ver os vídeos
Esse video é uma obra-prima. Queria conhecer os cidadãos que dão desjoinha nesse video. Um dos poucos decks que eu vejo utilidade de Brainstorm em Commander é no Golos, tenho um deck de Fim do Labirinto com Landfall e é bem útil colocar Kodama/Aesi/Tatyova no topo do deck e conjurar sem pagar seu custo. Parabéns pelo conteúdo Elba, excelente video! Ps.: senti saudades da intro, achei que apareceria na marca dos 30 minutos que é o padrão do canal, mas me decepcionei :/
Excelente tópico! Elba aumentando o nível de conhecimento da galera :D
Seria legal fazer um quadro de análise de cartas fortes, polêmicas, ou staples.
Se não é o melhor vídeo desse ano tá perto viu !
10 min e só então a vinheta, nem parece que demorou tanto. Uma aula a cada vídeo.
Outra possibilidades que vejo para o "timing" seriam: 1) manter mais mágicas na mão e as lands no topo para ter mais recursos disponíveis e 2) castar o brainstorm para garantir a curva. De qualquer forma decidir a hora de jogá-la deve ser muito difícil, é por isso q curto esse jogo! Parabéns Elba pelo conteúdo sempre de qualidade!
Suas análises são ótimas, parabéns !!!!.. aprendo muito com elas...!!!
gostei desse video; seria muito top se tivesse um similar falando sobre tutores e como usar e quando usar... ou seja, tirar o Máximo de valor deles.
Sobre brainstorm no pauper:
Se brainstorm é uma ótima resposta pra capturar pensamento, imagina contra duress.
"Po, amigão, eu tenho 2 ilhas, um delver e um ninja das horas tardias na mão"
- numa final de mundial Finkel x Bob Maher era quase um mirror match de decks baseados em tinker (decks criados por Mike Flores capazes de produzir muita mana incolor e base azul devido uso de tinker para win conditions/formaçao de combinaçoes vencedoras), Finkel (que se sagrou campeao) preferiu utilizar brainstorm ao inves de stroke of genius (X2U instant compra x cartas), otimo exemplo do power level da carta.
PS:este match foi um dos melhores em final de mundial, uma ideia seria criar um video sobre os decks que foram usados pelos campeoes.
Manda mais desse tipo de vídeo por favor!
Me diverti bastante, ótimo vídeo hahaha eu jogo de Zumbi BW no Legacy e não piloto BS, mas quando fui pilotar, dei BS, deixei a carta que eu queria no topo e depois estourei fech hahaha
Esse tipo de card "mini tutor" é muito comum no Pokemon TCG. A ideia é essa mesmo, jogar o mais tarde possível pra colher informação e "cavocar" o deck atrás daquela carta específica que você precisa.
Brainstorm no commander é especialmente bom em comandante q se importa com o topo, ala golos e yuriko
Excelente vídeo Elba, me fez refleiltir bastante sobre o uso de brain storm. Mas apenas como complemento, eu uso a Brain Storm no meu commander da Araumi, para colocar criaturas que estão na mão para o topo do deck, para que assim eu consiga colocá-las no grave, pois neste meu deck, a criatura estando no grave é mais forte do que estando na mão.
20:30 ai sabe que o jogador de elfos no legacy faz ele faz 10 manas e casta o progenitus no braço eu vi isso acontecer 2 vezes ( com aquele elfo que gera mana colorida). uhasuhshusu
Minha mente explodiu e expandiu...paulada no meu deck, vi 99 novas possibilidades no meu comander... parabéns
Otimo video! Parabens pela produção. Muito obrigado :-)
"Wait, you can brainstorm wrong?" - Adam
Lembrei dessa frase de um vídeo de Friday Nights, nunca entendi muito bem, mas é mó engraçada. Esse vídeo com certeza ajuda a entender.
O cálculo da chance de encontrar a carta que você precisa com Brainstorm (ou até com a mão inicial ou draw do turno) é por distribuição hipergeometrica. O Excel tem uma função para isso, eu uso para calcular a base de mana.
Joguei por mais de um ano no pauper com um Izzet Blitz e 4 Brainstorm nele. Com uns 10 meses de uso descobri q tava fazendo muita merda justamente pq eu vi um vídeo parecido. Agora com esse do Elba vi que ainda tinha muita coisa que eu tava fazendo errado kkkkk. Muito bom o vídeo mano
Já joguei umas 3x Magic , e msm n jogando e n acompanhando ,gosto de ver as cartas e as regras e principalmente seus vídeo
Que vídeo top, nunca tinha pensado nessa carta em jogando no turno. Elba sempre top.
Brainstorm no commander só é boa quando você tem um payoff por comprar cartas, ou conjurar instantâneas, ou, preferivelmente os dois, ou seja, apenas em decks específicos, não em qualquer deck que tenha azul. Eu tive um deck do Niv-Mizzet Parun (hoje desmontado, muito chato), onde na situação de mesa certa (Alhammeret's Archive, comandante e Terefi's Ageless Insight em campo) por uma mana azul você tem 2 draws do trigger do niv, 9 draws do efeito da carta e 11 de dano para distribuir como quiser em velocidade instantânea por uma mana. (Meio "magical christmas land", lógico mas muito valor naquele deck em específico)
Esse vídeo começou tão confuso antes da abertura que já olhei o calendário para saber se ainda estava em 1º de Abril.
Brainstorm no turno do oponente é para achar a FOW do desespero....
Sobre esperar antes de usar um recurso (tipo a Brainstorm) até que seja o momento adequado, isso é algo pra vida toda.
Vídeo bom, só achei que faltou falar mais sobre a diferença dela no Pauper, onde as fetchs buscarem apenas terrenos virados são um incentivo pra estoura-las no passe, entre outros detalhes.
Me fez lembrar de uma carta tão complexa quanto a brainstorm que antes jogava no pauper até ser banida, a tão incrível "Gush". Dá pra combinar efeitos tão interessantes e diferentes que um autor de um livro (Stephen Menedian) fez um livro unicamente para explicar seus efeitos. Imaginar que alguém fez um livro para falar de 1 única carta me faz entender o quão incrível magic é!
Adorei o vídeo, Elba! Mega didático, como sempre.
Abração!
Um uso do Brainstorm no final do turno do oponente muito comum é quando sua mão está boa porém você não tem terrenos o suficente para manter o seu ritimo de jogo no segundo turno e terceiro turno, esse fator pode ganhar o jogo para você quando você SABE o que o seu oponente está jogando (jogava muito entre amigos ) mas em questão de decks mais complexos (tanto o seu quanto o do seu oponente) a coisa realmente muda de figura.
Perfect timing para nós, arena zoomers que vamos ter brainstorm no histórico e nunca jogamos com ela
Brainstorm é uma das poucas maneiras de eu fazer meu Dever flipar kk
O bixin é treinado em revelar land no topo
gostei bastante do video, recentemente adquiri um deck de delver q tem a brainstorm e foi bem ilustrativo para mim
Essa análise lembrou o gato da Alice. Se você não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve.
Em relação a frase: "Brainstorm é pra encontrar respostas, se você não sabe a pergunta, não use."
Moral da história: Brainstorm no commander só é uma boa ideia se seu comandante mexe com as cartas do topo (Elsha, Melek, Yuriko, etc.), embaralha o grimório (Momir Vig, Sisay, etc.) ou ambos (Golos).
Tava no aguardo já desse vídeo, vlw!
Eu nem jogo magic e to a meia hr ouvindo o elba falar de como não jogar uma carta, q incrivel, otimo video
Um grande exemplo de Brainstorm em Commander é com comandantes que interagem com o topo do seu grimório, um dos poucos decks que uso Brainstorm é no Golos, principalmente por conta da habilidade dele *castar mágicas do topo* posso saber o que ele vai castar, até mesmo escolhendo, voltando cartas pesadas da mão para o topo.
Mano ótimo vídeo mas me explica uma coisa.
O que é Magic?
brainstorm no passe só jogando de miracles
Um dos melhores vídeos do canal relacionado a Magic
Eu nunca tinha visto essa carta Predizer, mas quando eu bati o olho na arte eu pensei Rebecca Guay, a arte dela é muito característica.
Confesso que não entendi a parte em que jogar o brainstorm no passe te atrasa mais do que jogando no seu turno, se com o draw da brainstorm e o do seu turno você se adianta dois e se atrasa um, mas jogando no seu turno você tem o draw cego do turno e o da brainstorm, te adianta dois, porém te atrasa dois em seguida. Normalmente eu uso pra flipar delver ou combinando com Sleight of Hand, opt ou qualquer scry pra trocar a mão.
3:24 errado não tá. Ilha é uma carta melhor que algumas "power 9".
0 mana, entra desvirado, não pode ser anulado, pode ter mais de quatro no deck. Não sacrifica pra gerar mana.
ótimo vídeo, ilustra bem o quao sofisticada é essa carta e o próprio legacy
Baita aula. Joguei muito com brainstorm no u/r skred e achei cirúrgica a explicação.
Fera, não manjo quase nada de MAGIC. Mas gosto muito de ouvir suas histórias sobre o jogo
Excelente vídeo Elba. 👏🏻
E se por exemplo eu quiser manter minha a maior parte da minha mão como tá, jogando no passe vou ter acesso mais rápido das cartas que botei no topo, caso de repente eu precise delas... Tem suas vantagens de jogar Brainstorm no turno do oponente, não diria que é quase sempre "mais certo" jogar no seu próprio turno, varia muito a depender do momento...
Tri massa o vídeo!!! Parabéns pelo trabalho! PS. vc esta jogando comander errado com 4 tempestade!!!!kkkkkkk
O mais legal do brainstorm no pauper é como tem pouquíssima interação de embaralhar, normalmente ela é pior que um preordain/ponder
Elba você pode um dia fazer um vídeo comentando sobre cartas de Yu-gi-oh em comparação com magic?
Meu deus, que jogo incrivel, e pensar que uma UNICA CARTA teria tantas opções, fico imaginando a cara de quem acha uno complexo vendo isso. KKKKK
Problema é que pessoal categoriza Brainstorm como compra, tá tecnicamente ela faz isso e serve pra trigger tipo Nekusar mas sinceramente eu conto ela como Tampo que tem cor azul, tem flash e só pode ser usado uma vez.
Pessoal não tem malícia de que multiplayer não é duelo, staple de outros formatos pode ser péssimo em cmd.
Se deck não se importar com topdeck, tá mais servido em usar qualquer Mágica de custo 5 que compra 3 e da vidência X. Mesmo think twice pode ser mais útil
Ok, ouvindo a parte sobre o commander, tem muitas situações que é bem melhor usar Brainstorm no próprio turno kkkk
Mas eu prefiro usar ela quando tem algum milagre no deck, como cantrip de card advantage e em decks que se beneficiam de comprar carta ou de jogar instantâneas ou feitiços.
"Tarmogoyf...
É bosta?
Não!"
Kkkkkkkkk
Rachando aqui forevis.
A hora certa de jogar brainstorm depende do momento da partida, vc pode tentar cavar algo no seu deck antcipadamente pq tem pouca mana, ciclar cartas da mão, garantir landdrop, esconder cartas do descarte... E por aew vai, gosto muito de jogar milagres pro topo no pauper
Fico feliz de saber que eu uso ela da melhor maneira possível sem ter estudado isso antes =D
único deck de commander q eu vejo roda Brainstorm é Yennett, Cryptic Sovereign q bate e casta sem pagar a spell do topo se for custo impar, ai tu pega aquela bomba no topo, mas com cascata e discover tbm é brabo
Ahhh!!,e esse His Theme no final em ^^ ? Show seu ponto de vista!
esse video é uma aula preparatória para legacy...excelente
Creio que a situação correta pra jogar brainstorm no turno 1 é quando o oponente tá jogando de Mill,aí você consegue manter uma relativa vantagem
Elba, depois dê uma olhada na carta "Linear Equation Cannon". Quando vc entender o Yugioh (pq vc cita q queria entender esse jogo em um vídeo atrás), essa carta possivelmente será a mais complexa do yugioh
Yugioh?
@@93ajf, sim. Ficou meio estranho depois q reli a minha frase, mas arrumei. É q o Elba cita em um vídeo q queria um jogo pra entender o Yugioh, no de 100k de inscritos
esse vídeo é tão bom que dá vontade de ver dnv kkkk
Na verdade, jogando no turno do oponente você olha 3 cartas novas, jogando no seu, você olha 4, é 1 carta a mais... Às vezes (talvez na maioria) a vantagem de ter mais mana no próprio turno seja melhor do que olhar 1 a mais naquela hora. No Legacy talvez não, mas no commander geralmente eu prefiro garantir mais mana no meu turno do que olhar uma carta a mais, sendo que o jogo vai durar tanto que eu vou chegar naquela 4° carta e como o card advantage é o mesmo jogando ela no passe ou no meu turno, prefiro ter mais mana...
Oh man, i love this kinda video, congratulations Elba!!!!
Um insight interessantíssimo de uma carta que por não gostar muito do estilo de jogo do azul eu não passou no meu radar durante os quase 10 anos que jogo Magic
Lembrei de uns nego virando Tampo do sensei no passe comprando ele em seguinte e descendo sem ter feito nenhuma instant.
Duas coisas que achei que faltou no video, falar da brainstorm do jace mindsculptor. e falar de milagre. Brainstorm deixa qualquer deck com milagre duas ou tres vezes melhores, por ser instant (usar milagre no turno do oponente) e por botar o milagre da sua mao no topo.
Sério q da? Nossa minha aminatou miracles sempre joguei errado
A complexidade também se dar ao Tutor Proficiente. Ao baixa lo no início do jogo você perde toda eficiência de rampar.
Concordo com todos os conceitos de quando é o tempo errado e os possíveis momentos mais adequados pra fazer Brainstorm. Só não acho que ficou muito bom a lógica de quantas cartas tu olha do baralho quando se faz no próprio turno versus fazer no passe, entendi o que tu quis dizer e de fato, fazendo no próprio turno tu teria a informação mais concentrada e seria como ver as 4 cartas no baralho diretamente, mas se tu fizer no passe, nada impede tu considerar que tu já viu o draw de antes e vai ver mais 3, no fim das contas tu vai ver as mesmas 4 cartas. O timing pode não ser o melhor claro, mas ao meu ver deveria se comparar a informação de forma igual, a mesma volta de turnos na mesa.
Maluco n sei nem a hora certa de colocar mana imagina brain storm kkkkkkkkkkkkkkk. Muito daora o video ele só me fez ter mais vontade de estudar mais esse jogo , tmj Elba
Poxa cara eu parei de jogar magic, em 2002 kkkk tem coisa que eu não entendo nada, praticamente, muito inglês, kkkkk poxa Elba facilita aí para os veio do magic que não joga a anos. To pensando em voltar por causa dos vídeos do seu canal... belo trabalho meu chapa, é que eu sou velho mesmo kkkk e enferrujado... tipo na minha época não existia commander eu nem sei para onde vai. Mas massa to aprendendo.
Conteúdo de qualidade
Brainstorm é boa tb pra achar a land que você precisa no início do commander e dps embaralhar o deck pra achar mais (se for bounce então, melhor ainda, pq aí já garante 2 lands drop, essa carta é boa d+ mano kkkkkk)