A Nintendo Deve Continuar no Mercado de Hardware?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 385

  • @superbitworld
    @superbitworld 6 років тому +226

    É importante ressaltar que, mesmo vendendo apenas videogames, a Nintendo no Japão vale mais do que a Sony inteira, além do seu caixa (vide os relatórios oficiais) indicam lucros de mais lucros. Por mais que a Nintendo só esteja em um ramo, ela sabe fazer dinheiro com isso, e inclusive eu até questiono se realmente ela perde dinheiro com o Switch, creio eu que ele não é vendido abaixo do preço de fabricação, mas isso é detalhe. O ponto do vídeo é respondido por vc mesmo! A Nintendo funciona como a Apple, ela faz um hardware pro seu software, não o contrário, ela exige uma qualidade que na visão dela, não é encontrada em outras plataformas e além disso, ela busca a inovação na forma como jogamos videogame. As outras empresas veem o mercado como uma plataforma voltada a uma experiência cinematográfica, a Nintendo busca videogame na raiz do termo mesmo. São jogos, diversão, entretenimento. Por mais que muitos discordem da postura da empresa ou deixem de gostar dela por n fatores, sem a Nintendo no mercado, a tendência pra uma nova crise seria grande, pois teríamos basicamente os mesmos fatores que causaram a crise de 83, hardwares parecidos, jogos saturados pela repetitiva mecânica e gameplay, e assim por diante

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому +82

      ... Rapaz, obrigado por responder com argumentos, ao invés de "lol, hater da Nintendo é foda". São ótimos pontos pra levantar uma discussão!

    • @thiagodorj
      @thiagodorj 5 років тому +10

      gostei da sua visão ... realmente é algo a se pensar se a nintendo virasse uma sega, se acotneceria um crise parecida com a de 83, na minha opinião não, mas acredito que tudo viraria pc pois ja é algo que a industria meio que ta tentando fazer, é só ver os crossplay, a questão de sempre fazer uma hardware mais forte que se equipare ao pc e o proprio google stadia que faria um jogo rodar em qualquer lugar ... vendo isso acho que a nintendo é fundamental para o consumidor ter opção ( mesmo eu particularmente não comprando nintendo devido a seu alto preço)

    • @otavioaugusto5708
      @otavioaugusto5708 5 років тому +3

      Com certeza, o Japão, sendo uma ilha, ta acostumado a fazer o capital girar la dentro, fora que são conhecidos pela organização. Por ser um país que vive lançando e exportando cultura, acho que a empresa lucra mais com a marca, ramo de video games já não gera lucro pra empresa a muito tempo... Só de ver a apresentação do japão nas olimpíadas com o Mario já mostra isso.

    • @bruno4299
      @bruno4299 5 років тому +7

      @@FazendoNerdice Uma discussão que você não tem argumentos pra vencer.O cara destrui toda a sua argumentação do video com um comentário!

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому +3

      @@bruno4299, pior, né. Em poucas linhas o cara destruiu minutos intermináveis de malabarismos argumentativos

  • @hellmutmatheus2626
    @hellmutmatheus2626 6 років тому +48

    O sucesso do switch é que pela primeira vez eu pude cagar jogando jogo pesado

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому +32

      ... Rapaz, isso é fato indiscutível, terminei uns dois templos em Zelda depois de comer coxinha na rodoviária...

    • @hellmutmatheus2626
      @hellmutmatheus2626 6 років тому +2

      kkkkkkkkkkkk elba sou fãzão dos seus vídeos cara, assisto todos. Estou ansioso pela continuação da filosofia das cores!!

  • @JaakunaSetsu
    @JaakunaSetsu 6 років тому +30

    O sucesso do Switch e o que eles foram capazes de fazer usando a interatividade dos controles me faz querer que eles continuem.

  • @fernandonascimento3747
    @fernandonascimento3747 6 років тому +49

    Eu, particularmente, acho que a Nintendo tem de se manter no mercado de hardware. Pq o público que compra Nintendo, além dos jogos clássicos, exclusivos, tem também toda a experiência dos controles, consoles e tudo. Além do mais eu acho que o público da Nintendo é bem fiel e específico: galera que curte Zelda, Mário, Pokémon... E não curte Witcher, por exemplo.
    Claro que ela deveria prestar mais atenção ao público BR, baratear seus jogos na E-shop, pq os preços de mídia digital serem os mesmos da física é foda.
    Mas, ninguém é perfeito, né?
    É isso o que eu acho. 🤓

    • @rafaelbrochini2021
      @rafaelbrochini2021 5 років тому +1

      Eu joguei XBOX com gráficos bem avançados, mas gostei muito mais de mario kart de game Cube

  • @jonathansilva7177
    @jonathansilva7177 5 років тому +28

    Então, Elba. Parabéns pelo vídeo. Mas segue uma grande dissertação do porque a Nintendo não vai, nem deve, parar de desenvolver consoles, no meu ponto de vista. A Nintendo não faz consoles apenas porque gosta de inovar (apesar disso também), mas tem pelo menos outros 3 motivos:
    - A Nintendo não gosta de pagar royalties, e sim de receber.
    - A Nintendo gosta de lucrar ignorando a concorrência e não enfrentando a concorrência.
    - A Nintendo lucra mais como trabalha hoje.
    Veja bem, no primeiro caso, o dos royalties. O próximo passo da Nintendo depois do SNES era literalmente o Nintendo PlayStation, uma parceria com a Sony para produzir um acessório de CD-ROM para o SNES que ampliaria a capacidade do console. A Nintendo entrava com o know-how do mercado e a Sony com a tecnologia, que era nova ainda, de CD. Mas à medida que o projeto evoluiu, como a tecnologia da mídia era da Sony, a Nintendo desistiu do projeto, para não ter que pagar royalties dos próprios jogos no próprio console. Correndo contra o relógio, devido ao tempo perdido no desenvolvimento do PlayStation, a Nintendo desistiu de desenvolver uma mídia de CD própria por um tempo (depois teve o fracasso o N64 DD) e apostou no bom e velho cartucho que ela dominava para seu novo console, o N64, e a inovação ficou por conta da interface com o jogador, o controle, que apesar de esquisito trouxe o botão gatilho, a direcional analógica e a função vibração que viraram padrão no mercado. Também eventualmente, a Sony, que tinha gasto uma grana desgraçada com um projeto cancelado de uma hora para a outra, resolveu entrar no mercado de games sozinha e conseguiu na justiça o direito de usar o nome Sony PlayStation no seu próprio console. A Nintendo, dessa forma, criou a sua melhor concorrente (que inclusive a ultrapassou) justamente para não pagar royalties para Sony. A Nintendo pode até ter parcerias em alguns acessórios, mas não são "consoles", e sim acessórios menos obrigatórios ou que ela não consegue ou não tem interesse de desenvolver.
    Na questão da concorrência, a Nintendo nunca gostou dela e a partir da "derrota'' do N64 para o PlayStation, resolveu evitá-la de forma consciente. O último console da BigN na disputa de gráficos e potência de hardware foi justamente o N64, depois disso, todos os consoles foram intencionalmente inferiores tecnicamente (tanto para reduzir custo tanto porque a Nintendo não precisava competir) e eram uma opção pior para desenvolvedores third party (terceiros, como a Sega é hoje em dia). A Nintendo não luta por uma fatia de mercado com a Sony e Microsoft; ela pega uma fatia de mercado que as duas não conseguem atender. Foi assim com os portáteis; enquanto a Sony e Microsoft se digladiavam pelo mercado tradicional, a Nintendo focava em inovar a cada Gameboy, a cada DS, a cada Pokemon, para criar e dominar um outro mercado de games que antes da Nintendo nem existia e quando a Sony lançou seus PSP e PSP Vita com a lógica do mercado tradicional, se deu mal, mesmo com um bom produto; foi assim com o Wii, que vendeu muito, mas para um público BEEM diferente do que os consoles tradicionais (era mais provável que a mãe quisesse um Wii que o filho) e que quando a Microsoft lançou o Kinect já era uma moda na parte descendente da curva de interesse do público e está sendo assim com o Switch (que foi desenvolvido para trazer o público do celular para o console de mesa e reter o público criado nos portáteis, entre outros)...
    A Nintendo não tem, desde o N64, os melhores exclusivos de terceiros nem os melhores gráficos. O que a Nintendo tem são os próprios jogos que usam mecânicas exclusivas dependentes de hardware que não existem fora do mundo da Nintendo na época de lançamento e consoles que NÃO são feitos para serem vendidos para gamers tradicionais. Gamers tradicionais até compram consoles da Nintendo, mas o produto não é para eles e quem realmente faz o número das vendas TANTO de jogos quanto consoles são os apaixonados pelas franquias da Nintendo (alô, Pokemon, Mário, Smash Bros.) e o público não tradicional, por causa das inovações do console, como usar o Wii para "fazer exercício" e "animar festinha de criança". Você, Elba, de cara não parece ter (ou se tem, não é muito focado neles) X-Box One ou PlayStation 4 (tem mais cara de jogador de PC). Mas com certeza tem um 3DS bem desgastado onde você investiu alguma grana em jogos (provavelmente da Nintendo) e se ainda não comprou (o que eu duvido, por causa de Pokemon Go Eevee e Go Pikachu), VAI comprar um Switch. Se a inovação da Nintendo vinga, são dois anos até a concorrência copiar. Até lá, algumas tecnologias não valem nem mais o custo de desenvolvimento, por exemplo, os sensores de movimento. Outro exemplo é Pokemon. Não foi a Nintendo que inventou Pokemon. Mas a Nintendo viu Pokemon e entendeu o que era aquilo muito rápido e deu um jeito de virar dona de parte. Quer Pokemon? Só a Nintendo tem.
    E o que acontece depois? Com toda uma fatia NOVA do mercado na mão, que a partir da captação feita pela Nintendo passa a querer jogos e já tem um console de última geração (da Nintendo, nesse caso), as produtoras independentes (third party), que ODEIAM publicar nos sistemas da Nintendo, se sentem obrigada a fazê-lo, mesmo com condições desfavoráveis, como taxas de royalties maiores que nos outros consoles, gráficos piores, concorrência desenvolvida pela própria Nintendo e ferramentas menos amigáveis. E assim a Nintendo consegue todos os jogos que as outras empresas também conseguem, menos os exclusivos (que ela compensa com os seus próprios, que geralmente vendem bem mais) e compensa qualquer venda inferior em quantidade nos third party com taxas de royalties maiores e menos custos com suporte para desenvolvimento de terceiros.
    Resumindo: o que a Nintendo faz, na linguagem da inovação, é "navegar no oceano azul". Ao invés de entrar na luta contra os concorrentes no oceano vermelho de sangue da Microsoft e da Sony, disputando o difícil equilíbrio entre custo, preço e qualidade, a Nintendo cria seu próprio oceano, azul, porque é calmo e não tem concorrência, onde a Nintendo pode oferecer qualidade inferior E custo menor E preço maior porque o público dela simplesmente não é o mesmo que a Sony e Microsoft disputam! Mas ei, adivinhe! O público da Nintendo compra jogos e existe somente na plataforma da Nintendo! Sem a Nintendo, esse público deixaria de existir na sua grande parte e não migraria para os outros consoles.
    Por último, a Nintendo não conseguiria se reinventar como a Sega fez, pelo menos não enquanto até trocar toda a sua Alta Direção, justamente porque eles não estão acostumados a seguirem as regras do mercado de games, uma vez que criam um mercado próprio. A Nintendo lucra mais como trabalha hoje porque, se você pegar as franquias da Nintendo você percebe que eles sobrevivem somente por causa de mecânicas de hardware que a Nintendo desenvolveu, que permitem isso.
    Pokemon só existe por causa do sistema de cabo link entre portáteis que apareceu lá no Gameboy original, como parte planejada do hardware. Sem isso, a ideia do "vamos pegar todos'', "batalhe com o amigo", "troque pokemons", "transfira seu pokemon de uma versão para outra", "duas versões do mesmo jogo", que são parte fundamental da franquia, não existiriam porque a comunicação entre diferentes cartuchos não existiria na época que Pokemon foi inventado. Sem isso, sem franquia. Fracasso já no primeiro jogo. Super Mario e Zelda só foram reinventados para o mundo 3D mantendo a essência do universo original porque a Nintendo inventou a tão famosa direcional analógica do controle bizarro do N64 (pergunta rápida: porque Zelda é o único jogo de ação do N64 que realmente usa os botões C para algo mais útil que girar a câmera? Será, porque, aqueles botões foram criados pensando em Zelda 64 unicamente?). A Capcom, por outro lado, depois de diversas fórmulas diferentes, que raramente abandonavam o mundo 2D e tiveram taxas de sucesso diferentes, deixou o Megaman na geladeira por anos, sendo que esse é um personagem da mesma época do Mario e similar a ele na década de 90 em fama e estrutura de jogo. Kirby só sobreviveu por causa dos portáteis da Nintendo, que abriam espaço para jogos de plataforma difíceis, mas com um toque casual e inteligente. O F-Zero original só foi um sucesso por causa de uma tecnologia da Nintendo, o Mode 7, no SNES, que só era possível em função do hardware, que permitia uma perspectiva diferente de rotacionar o cenário que a Nintendo soube utilizar.
    Se você tira as funcionalidades exclusivas e bizarras dos jogos da Nintendo, possíveis graças ao hardware exclusivo, o que sobra depois da geração dos 16 bits, são jogos ruins na sua maioria. Quase nenhum jogo da Nintendo pós-SNES quando comparado com a concorrência tem gráficos superiores, história melhor, jogabilidade mais competitiva (Mario Kart? A diversão de Mario Kart é a trapaça) ou mecânicas inovadoras que sejam possíveis para outros hardware da época. O que mantém os jogos da Nintendo no alto é o fato de serem desenvolvidos junto com novos consoles da companhia, compreendendo e usando como mais ninguém as ferramentas exclusivas que esses consoles oferecem e isso já no lançamento, quando a concorrência nem sabe ainda dessas funcionalidades. São os hardware da Nintendo que fazem os jogos serem bons e são os jogos da Nintendo que fazem os hardware venderem; e é esse ciclo que garante a necessidade de terceiros em produzir jogos para os consoles da Nintendo, gerando royalties. Tire um desses fatores e a empresa naufraga. Sega e Nintendo ficaram de frente do mesmo desafio após o fim da era 16 bits e ambas produziram respostas diferentes, levando a caminhos diferentes. Enfim, era isso. Desculpe o texto longo e a necromancia da discussão!

    • @bossfred
      @bossfred 5 років тому +8

      Jonathan Silva
      Excelente texto man, mas uma informação esta errada, me refiro ao fato de que na verdade o Game Cube foi o ultimo video game da Nintendo a lutar no quesito hardware, ele chegou tarde na disputa contra o Ps2, mas é mais poderoso que o mesmo, perdendo apenas na midia que tinha menos capacidade de dados, mas ganhava em velocidade de load em contrapartida ^^

    • @eliabefernandopinheirodasi1620
      @eliabefernandopinheirodasi1620 5 років тому +2

      @@bossfred e o engraçado é que a mídia do GameCube, também foi uma invenção da própria Nintendo. Kkkk aquele disquinho. Era incrível como Twilight Princess cabia naquilo.

    • @gabrielnepomuceno2397
      @gabrielnepomuceno2397 5 років тому

      Ola escritor de biblias do youtube

    • @rickgm96
      @rickgm96 5 років тому +2

      @@bossfred Exatamente. Inclusive a versão original do RE4 pro Game Cube, tem gráficos melhores do que no PS2.

    • @falciexd
      @falciexd 5 років тому

      Carai o cara escreveu uma bíblia. xD

  • @lemat.oficial
    @lemat.oficial 6 місяців тому +2

    Passei pra assistir esta Pérola do canal que envelheceu mal pra caramba em 2024 😂😂😂😂

    • @Noctz_Art
      @Noctz_Art 4 місяці тому

      Envelheceu igual a leite no sol kkk…

  • @caiobetsa8126
    @caiobetsa8126 3 роки тому +2

    A Nintendo funciona numa dimensão paralela à nossa, ninguém tira o público alvo deles! A Sony e a Microsoft vivem num mundo, e a Nintendo em outro. Mestres em inovação, eles apostam nos consoles diferentes que lançam e nas franquias lendárias, e os fãs e jogadores que conhecem e gostam assinam em baixo. Acredito que a lógica deles jamais os permita abandonar o mercado de hardware e as possibilidades de inovação que ele guarda.

  • @Neo_Way
    @Neo_Way 6 років тому +49

    Não, Elba... O exemplo da Bayonetta tá todo torto. A Nintendo é a publisher do jogo, eles *pagaram* a Platinum e a SEGA para que o port aconteça. E por serem a publisher, a Nintendo que definiu que seria exclusivo, e a SEGA concordou. E lembrando que Bayonetta 2 não existiria se não fosse a Nintendo pagando pelo desenvolvimento!
    E outra, você mesmo falou que a SEGA só teve lucro depois de largar os consoles por causa dos jogos de azar.
    E belo "oversight" ignorando o fato de que o anúncio do Nintendo LABO subiu as ações da Nintendo em MUITO (e esse ponto vale para a parte do acessório também).
    Sem falar que o Switch está começando a receber suporte third party muito mais significativo começando esse ano. Você diz que seria melhor não comprar o Switch assumindo que todo mundo tem um PS4 e/ou Xbox One, o que *definitivamente* não é o caso, e toda a ideia de que console Nintendo só serve pra jogos Nintendo tem que morrer.
    E um último ponto: a Sony sabe tanto fazer hardware que o Vita morreu, que era a única coisa que chegava perto do que o Switch consegue. O Switch permite que você jogue jogos a nível home console sem se preocupar com conexão com a internet pra streamar o jogo ou ter que carregar um laptop enorme. É um console perfeito? Não, mas o X1 é literalmente o chip mobile mais potente do mercado até que o X2 se torne acessível ao mercado, e o custo não é alto comparado com os outros consoles.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому +12

      Vamo lá, ponto a ponto:
      Quanto à Bayonetta: o exemplo tá incompleto pra não virar um vídeo sobre Bayonetta. Tudo que você disse tá certo, eu escolhi mal a franquia pra usar de exemplo. Troque Bayonetta por Call of Duty, a parte importante do exemplo se mantém: quem gasta dinheiro no desenvolvimento do jogo não é o dono do console.
      Sega só lucrou por causa de jogos de azar: mas eles já tinham jogos de azar antes, e ainda assim o custo de manter uma divisão de hardware arrastava eles pro prejuízo.
      Não valer a pena um Switch: eu não estou assumindo que todo mundo tem um PS4. O que eu estou dizendo é que por causa do modelo de negócio da Nintendo, você é obrigado a escolher: Quer jogar Zelda? Compre um Switch. Quer jogar Call of Duty? Compre qualquer outra coisa. O suporte das third parties ao Switch tá mesmo crescendo bonito e vistoso, mas o Switch não compete na mesma classe! Tá bom, tecnicamente tem Doom no Switch, mas compara o Doom no Switch com Doom em qualquer outra plataforma e vê se tá bom. Agora, olha o outro lado: Dos sete jogos que já venderam mais de um milhão de unidades no Switch, apenas UM deles só funcionaria no Switch, e é meio unânime que ele é o piorzinho dos sete. É a Nintendo que perpetua essa ideia de que console Nintendo só serve pra jogos Nintendo, e é exatamente por isso que eu acho que ficaria melhor pra todo mundo se eles parassem de perder dinheiro com Hardware e se dedicassem à software, lançando os jogos ótimos que só eles sabem fazer nas plataformas que todo mundo tem. O fato do Switch ser um ótimo console de videogame não muda o fato de que a maioria dos consoles da Nintendo foi desperdício de silício.
      E o seu último ponto: eu não disse que a Sony sabe fazer videogame. Disse que eles sabem fazer Hardware. A Sony fabrica celulares, computadores, câmeras, equipamento de áudio, eletrodomésticos, eletroeletrônicos... a Nintendo, não! Se a Sony resolver sair do mercado de entretenimento e fechar as suas fábricas de videogame, eles continuam no mercado. A Nintendo, não!
      Manter essas fábricas e engenheiros e contratos de logística custa uma quantidade OBSCENA de dinheiro, que a Sony já vai gastar de qualquer forma por causa de suas outras áreas de atuação. Colocar videogames em um navio que você já contratou pra carregar televisores é mais barato do que contratar um navio só pra carregar videogame.

    • @SousaF82
      @SousaF82 6 років тому +9

      Elba, vc estar querendo que uma empresa(Nintendo) saia de um ramo, onde ela, mesmo vindo de um fracasso monumental como o WiiU, ela ganhar mais dinheiro, tem mais dinheiro em caixa e vale mais nas bolsas de volares que a líder do segmento hardware voltado á games(Sony)? Muito disso por conta do sucesso do Switch, e não só pelas vendas dos seus jogos. O Switch faz sucesso, e continuará por todos sua vida, porque, diferente do sua opinião, ele é de qualidade.
      Que tipo de idiotice é essa? Puta merda, é cada hater da Nintendo na internet falando merda!

    • @giovanne251
      @giovanne251 6 років тому +6

      É por isso que a Sony ta tendo prejuízo no setor mobile, de câmeras (tomando um pau pra Canon), vendeu a linha Vaio, a linha de TV, a linha de pilhas, porque ela sabe fazer hardware.

    • @fabs2533
      @fabs2533 5 років тому +7

      Gabriel Groscke sem falar no argumento “quer jogar Zelda compre um Switch” como se fosse errado, ora ora, isso existe em todos os consoles, quer jogar God of War? compre um PlayStation. Quer jogar Gears of War? Compre um Xbox. Só pode estar de brincadeira não é possível kkkkkkkkk

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому +5

      @@fabs2533 , então, né... não vejo os fãs de God of War reclamando por ter que comprar um console pra jogar esse exclusivo. Esse papo sempre é só sobre a Nintendo. Haha

  • @Mrleirbag1
    @Mrleirbag1 6 років тому +6

    Gostei do ângulo... parece mais espontâneo.

  • @luizobom123456
    @luizobom123456 6 років тому +5

    Elba, Tem como diminuir (bastante) o brilho das telas em background para os proximos videos? o jogo do Mario ficou competindo a minha atencao com vc durante o video.... rsrs

  • @bocasecazl
    @bocasecazl 4 роки тому +2

    Seu canal é fera demais, se fez doutorado em games só pode kkk

  • @ronaldomello10
    @ronaldomello10 4 роки тому +2

    Eu particularmente, mesmo gostando dos jogos da Nintendo, não compro jogos deles pq não quero comprar um console. E tenho certeza que existem milhões de pessoas que pensam como eu, que só vão comprar jogos da Nintendo e Sony, quando puderem ser jogados no PC. Até lá, sigo comprando apenas na Steam e Microsoft Store.

  • @Itsnovaes
    @Itsnovaes Рік тому +1

    acho que isso é tipo dizer pra Apple parar de fazer iphone e abrir o ios, ou seja, sentido zero.
    É inegável o carinho e esmero que a nintendo tem com todas as produções deles, os valores são acima da media, mas é a propriedade intelectual da empresa, o publico é diferente, eles entendem isso e nadam de braçada. Acho que o mercado de games ia ter caminhado muito menos sem a presença da nintendo

  • @Marcosantoniothebluecreator
    @Marcosantoniothebluecreator 4 місяці тому +1

    Isso vir dps de um video de switch que vc menciona esse video foi engraçado

  • @vitorgas1
    @vitorgas1 6 років тому +17

    Nintendo Switch é a prova de que a Nintendo é essencial pra trazer inovação é pensamento fora da caixa pro mercado de hardware, mesmo depois de um grande fracasso eles conseguem dar a volta por cima e mostrar pro mundo o potencial que imaginavam desde o inicio do Wii U.

    • @tulionaves5052
      @tulionaves5052 6 років тому

      vitorgas1 Nintendo n tem mais concorrência Sega morreu Nintendo ta meio q num monopólio ja q os jogos n são iguais os da Microsoft e Sony

  • @Guenbok
    @Guenbok 4 роки тому +2

    Eu acredito que caso a nintendo lançasse seus jogos para todas as plataformas e pegasse o tempo e o dinheiro que ela gasta para desenvolver consoles e investisse nos seus estúdios de desenvolvimento de jogos, ela ganharia mais dinheiro.

  • @maiconpereiradesouza5533
    @maiconpereiradesouza5533 4 роки тому +2

    Ótimo vídeo! Eu sou a favor da Nintendo continuar produzindo seu hardware. Meu único pesar é que se a Nintendo fosse só software e assim multiplataformas, mais pessoas poderiam desfrutar de uma franquia de qualidade como Zelda.

  • @mithrainvictus5777
    @mithrainvictus5777 6 років тому +8

    Belo video elba, deixei meu like como de costume. Mas vou te dizer uma parada, estou ansioso demais pelos videos sobre a filosofia das cores de mtg viu?

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      Hahahah, tão vindo, mas não quero fazer só um tipo de vídeo por um mês e meio!

  • @capitaogun1
    @capitaogun1 6 років тому +1

    Você falo sobre porque jogar jogos indies no Switch se eu tenho na Steam? Acho que foi você (me corrija se estiver errado)que falo que é bem melhor jogar jogos indies no portátil que em um PC que eu estaria jogando um AAA.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      De fato, é bem melhor de jogar em um portátil.Dito isso, 99% deles rodariam num tablet android. Ou num pczinho portátil, tipo o GPD!

  • @chuazinerd3340
    @chuazinerd3340 4 роки тому +1

    Ainda que eu queira os exclusivos da Nintendo para pc ainda assim eu não quero que ela pare de fabricar hardware e isso porque se a nintendo sair da corrida os outros vídeo games ficaram mais caros pois terão menos concorrência, para o consumidor quanto mais saturado o mercado melhor.

  • @gspb2
    @gspb2 6 років тому +2

    Eu concordo com a maioria da galera dos comentários, porque a Nintendo para o bem ou para o mal é a única que aposta em formas diferentes de jogar, não somente nos jogos e isso reflete no Hardware. A inovação não vem só da melhoria das capacidades técnicas, mas da forma de aprimorar a experiência de jogo que não é possível na mesma caixa de segurança que vive a Sony e a Microsoft. A linha de raciocínio contrária é mais típico de jogadores de PC que querem mais gráfico, mais capacidade de armazenamento, ou seja, tudo o que já existe, mas "mais". Os arcades continuam firmes e fortes no Japão porque as fabricantes abandonaram faz tempo a ideia de colocar mais capacidade gráfica e de armazenamento para valorizar a experiência de jogo, nesta linha de raciocínio é bom para os jogadores e para o mercado que a Nintendo continue investindo na diversidade e continue se destacando fazendo coisas diferentes.

  • @RaphaTerran
    @RaphaTerran 6 років тому +6

    Você esqueceu um ponto muito importante: A Nintendo faz console portátil, e é a única que faz.
    Ela domina no Japão exatamente por isso. Lá todo mundo tem um Switch ou 3DS por causa da filosofia de jogo "on the run".
    Se ela simplesmente parar de fazer console ela deixa todo um público na mão.
    E sobre lucro: o Switch tem sido lucrativo sim, as previsões é de que ele de um lucro de 1Bi de dólares pra Nintendo.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому +1

      Oh, o Switch tem sido lucrativo, o Switch é uma ótima peça de hardware.
      Mas ele é exceção, não regra!
      E mesmo no japão, o 3DS é um FRACASSO comparado ao DS por causa dos smartphones! Quando sai Pokémon, todo mundo compra um 3DS novo.
      mas o resto do tempo, a galera tá jogando no celualr!

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому +4

      @@FazendoNerdice , chamar o 3DS de fracasso, ao compará-lo ao DS, é de uma má fé, hein, rapaz... Pra não dizer falacioso. Fosse assim o PS3 seria um fracasso por sequer chegar perto das vendas do PS2. Ou o PSP seria um fracasso também, comparado ao próprio DS. Você ignora que, APESAR de estar competindo com smartphones, o 3DS vendeu dezenas de milhões de aparelhos. Já o Vita não conseguiu se mostrar apelativo e morreu na praia. Percebe a diferença?
      O DS, ao lado do PS2, é o console mais vendido da história, vendendo mais que Game Boy, Game Boy Advance e o 3DS. Comparar qualquer sistema com ele, chamando o que vendeu menos de fracasso, é desonesto.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  5 років тому

      Pois é. A recompensa por um trabalho bem feito é mais trabalho. Se no meu emprego eu fizer 100% da meta em 2018 e 150% da meta em 2019, minha chefe me dá um aumento. Se eu fizer 200% da meta em 2018 e 150% em 2019, eu tomo um esporro.
      Also, você lembra do lançamento do 3DS no Japão? Lembra do esforço da Nintendo pra desencalhar? Corte de preço? Jogos grátis? Por favor, comprem, pelamordedeus?

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому +2

      No mais, espero sua resposta em todos os outros tópicos que comentei. Principalmente naqueles que postei dados mostrando que você se equivocou diversas vezes. Você viu a matéria dizendo que o Switch nunca deu prejuízo e que, desde o seu lançamento, ele já dava 40 dólares de lucro por aparelho? Você disse que dava prejuízo e ainda não desmentiu isso...

  • @andersondopatrocinio
    @andersondopatrocinio 6 років тому +2

    Oi, tudo bem?
    Acabei de descobrir o seu canal e estou explorando coisas que me interessam nos vídeos. Esse, especificamente, é o que mais estou gostando, mas gostaria apenas de fazer uma pequena observação: sempre que ouço alguém falar que "se não fosse o Nintendinho não estaríamos jogando videogame hoje em dia" dou aquela franzida na testa e acho que tem lá um pouco de exagero nisso. hahaha
    Explico: não desmereço MESMO esse console - que acho sensacional sob qualquer ponto de vista que se possa lançar -, mas a questão é que existiam, na época, tantas mentes com ideias criativas (muitas até geniais) na indústria, que seria questão de tempo a aparecer uma centelha que desencadeasse todo um movimento de restauração em torno dos videogames. Acho que é mais correto dizer que uma sucessão de acertos é que serviram a esse propósito, sendo o Nintendinho uma etapa dentro dessa cadeia de fatos.
    Enfim, você fala com propriedade sobre videogames, deveria ter mais desse conteúdo no seu canal.
    Um abraço!

    • @andersondopatrocinio
      @andersondopatrocinio 6 років тому

      Sobre o tema central do vídeo, a Nintendo tem essa filosofia de criar ou aprimorar conceitos já existentes dentro de toda uma maneira de se jogar, para então conceber jogos que aproveitem essas mecânicas, mas sinceramente, eu prefiro a boa e velha sentada no sofá e jogatina com controle tradicional.
      Por mim eles anunciavam amanhã mesmo que suspenderam a criação de consoles e vão focar apenas em PlayStation. :p

  • @miojaoexe7932
    @miojaoexe7932 5 років тому +1

    O Zelda Botw não teve nenhuma inovação e foi bom então eu acho que ele daria muito bem em outros consoles e ele também não precisa de sensores de movimento, Touch Pad para jogar então não seria necessário um console da Nintendo pra joga-lo

  • @Jaime.santos
    @Jaime.santos Рік тому +3

    Pensava o mesmo na época, quem diria que a nintendo ia fazer esse vídeo envelhecer feito leite no sol!
    Depois do Wii U eles emplacaram o único console que pode passar do PS2, Switch é vida

  • @JohnnyM4all
    @JohnnyM4all 5 років тому +7

    Geralmente quando o pessoal fala sobre Nintendo e mercado de hardware, eles vem com argumentos furados do tipo "a Nintendo ganharia muito mais dinheiro fazendo apenas jogos" ou "a Nintendo deveria dar a oportunidade para as fanbases de outras companhias testarem seus jogos". Isso é fraco, geralmente é um port-begging disfarçado de opinião ou de análise, mas isso é esperar o normal do mercado atual de videogames.
    Quando a Nintendo tentou fazer exatamente o que o mercado pediu, com o Gamecube, o mercado respondeu com pouco ou nenhum interesse a respeito. E a questão do espaço da mídia, que foi uma cortina de fumaça para atuais situações com third-parties, só potencializou essa noção de que "Nintendo é só pra first-party" que muitos tiveram desde a geração do Wii até agora.
    Mas na real tanto faz, afinal o mercado dos videogames hoje em dia é voltado pra micro-transações, jogos como serviço, bônus de pré-venda e até mesmo DLC Day One. Ter um jogo como Super Smash Bros Ultimate, além de vários outros que não se baseiam na premissa de lootear seu jogador, é o suficiente.

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому +4

      Pensei EXATAMENTE a mesma coisa. Nesse vídeo o Elba ignora DEZENAS de fatores, distorce tantos outros e até tira números da cabeça e inventa informações falsas. E Por que? Porque é PC gamer e se frustra em ter que comprar consoles da Nintendo pra jogar os exclusivos.

    • @joaoryan4074
      @joaoryan4074 4 роки тому +1

      @@Nintend0nepiece
      E sem falar q foi a Nintendo que financiou a porra toda do Bayonetta 2 e agora a franquia é quase que exclusiva dela, ele pecou em mts detalhes neste vídeo

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 4 роки тому +1

      @@joaoryan4074 , exatamente! E sabe o mais engraçado? Ele falou pra esperar que ia fazer um video novo sobre o tema. NUNCA mais tocou no assunto. Haha

  • @WillianFreitasItsuki
    @WillianFreitasItsuki 6 років тому

    Ótimo vídeo como sempre Elba. Só um comentário sobre o novo ângulo, é que eu acabei me distraindo um pouco vendo o que tava no fundo 😅

  • @lotenzo_2745
    @lotenzo_2745 5 років тому +2

    mano, vc falou que sao pontos fora da curva, mas existem 4 consoles denominados "bons" por voce, e 3 "fracassos"
    isso tirando os portateis que sao todos "sucessos"
    ?????
    tirando isso muito boa a qualidade do/dos seus videos, parabens! dificil algum video de mais de 20 minutos me preder mas os seus prendem!

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому +2

      Não é?? Eu tentei falar EXATAMENTE a mesma coisa, mas ele muda de assunto. Mas, LotenZO, os fatos são o seguinte: Mesmo se desconsiderar o 64 e o Cube, são realmente 4 consoles super bem sucedidos contra outros 3 que não foram tão bem. Mas desses, só o Wii U mesmo pode ser considerado um fracasso. O Elba alega que 64 e Cube eram vendidos abaixo do preço do custo, o que é mentira. Eu pedi pra ele citar isso com dados e estatísticas, mas ele simplesmente sumiu da sessão de comentários.
      64 e Cube venderam MUITO menos que seus concorrentes da Sony, mas nunca deram prejuízo. Sem falar que nessas gerações surgiram clássicos ABSOLUTOS da indústria, como Mario 64, Zelda Ocarina of Time, 007 Gonden Eye, Smash Bros e Smash Melee, Metroid Prime, entre outros. E tem outro "pequeno detalhe": o Elba é sagaz é omite os portáteis da equação. Pokemon surgiu ali na era 64 bits e todos sabemos o que aconteceu, né?
      Então, mesmo que ele faça esse esforço em ignorar Cube e 64, são 4 consoles contra 3: Ele quer insistir que NES, Super Nes, Wii e Switch são pontos fora da curva. Rapaz, queria eu ter pontos fora da curva assim em minha vida. Haha

    • @lotenzo_2745
      @lotenzo_2745 5 років тому +2

      @@Nintend0nepiece pois é! se você comparar o psp com ds você vai dizer que ele é um fracasso! mas ele vendeu fucking 60 milhoes de copias! não faz sentido!

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому +2

      @@lotenzo_2745 , acredita que num outro comentário ele usa essa falácia como argumento? Ele diz que o 3DS (que vendeu 75 milhões) é um fracasso porque o DS vendeu mais.

  • @gabrielamancio5085
    @gabrielamancio5085 3 роки тому +2

    Não consigo concordar com seu ponto, pq a Nintendo sempre traz experiências diferentes, se vendessem seus jogos pra outros consoles eles ficariam horríveis

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  3 роки тому +3

      Sério?
      O que que Breath of the Wild e Mario Odyssey fazem no Switch que não podiam fazer no PS4, além da portabilidade?

  • @VictorFC
    @VictorFC 5 років тому

    Só uma correção. Os mac também usam processadores intel e tudo mais na arquitetura padrão, a questão é que existe uma padronização no hardware, drivers etc e ser dev/pub de software pra mac os é muito menos acessível.

  • @leandroartman
    @leandroartman 5 років тому +3

    Péssimas comparações, a Sony tomou prejuízo três anos seguidos com PS3 enquanto a Nintendo lucrava rios de dinheiro com Wii.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  5 років тому +4

      Se a Sony estivesse até agora tomando prejuízo com o Playstation, eles ainda estariam ganhando rios de dinheiro com as músicas do Michael Jackson, com os filmes do James Bond e com a produção de câmeras e microfones. Se o Switch fosse um fracasso do nível que o Wii U foi, onde a Nintendo estaria agora?

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому +7

      @@FazendoNerdice , ela teria grana e experiência necessárias pra fazer outro console, oras. Hehe
      Sabe o mais curioso nesse seu argumento? Todos os outros setores da Sony vão de mal a pior, enquanto o setor de games segura as pontas (setor esse, inclusive, que em 25 anos deu mais prejuízos do que em 40 que a Nintendo está no ramo). E sabe outra coisa interessante? A Nintendo só vem crescendo fora de seu mercado padrão: Os Amiibos já deram muito lucro e continuam na ativa, já tem dois parques temáticos em produção, um longa metragem do Mario encaminhado, possíveis parcerias com a Netlix ou outros serviços de streaming e sem falar em toda a grana que ela ganha com licenciamento de produtos. Mangás, livros, roupas, bonecos, material escolar e todo tipo de produtos. Só no Brasil dá pra ver cadernos, Havaianas, roupas e outras coisas de Mario. Imagina no resto do mundo. Imagina só Pokémon, a maior franquia da história.
      É, cara, onde estaria a Nintendo caso o Switch não desse certo? Pode ter certeza que ela não viraria uma mera third party do dia pra noite, como muitos imaginam em seus mais tenros sonhos molhados...

  • @vihandjesus
    @vihandjesus 6 років тому +1

    Elba, eu acredito que a Nintendo deveria manter o seu hardware por mais tempo, eu percebo isso pelos jogos de video game que são lançados, temos ai quantos consoles lançados em dez anos ? se o grande foco é de fato vender jogos qual a necessidade de lançar tantos consoles, acredito que este seja o problema. Se a Nintendo mantesse uma grande quantidade de jogos e variedades ela venderia mais, normalmente quem compra Nintendo quer jogar Pokemon, Mário e Zelda, se houvesse uma variedade maior de estilos de jogos acredito que sería mais interessante e atrativo para os compradores.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      Na real, isso perpetua o problema: eu não acho que a boa seria a Nintendo fazer mais estilos de jogos. A Nintendo sabe fazer Pokémon, Mario e Zelda. Deixa eles fazendo o que eles são bons em fazer!
      O que eu gostaria seria que ao invé deles me obrigarem a comprar o console deles pra jogar Polemon, Mario e Zelda, lançassem esses jogos nos consoles que eu já tenho. Ou no PC!

  • @aly_fans
    @aly_fans 5 років тому +4

    Eu acho que a Nintendo deve continuar no mercado de hardware/console porque ela realmente inova no mercado dos consoles (mesmo errando às vezes), mas principalmente porque ela não precisa vencer nesse mercado. Ela já é absolutamente consolidada, ela sabe o poder dos seus jogos exclusivos e sabe que tem um público fiel. Eu não gostaria de ver os jogos da Nintendo no PS4, por exemplo, porque a experiência que eu tenho nos consoles da primeira SEMPRE me agradam. O Wii foi muito mais legal que o Kinect; a experiência portátil da Nintendo inteira foi melhor que o PSP ou o PSVITA; apesar de estranho, o controle do N64 me deu muito mais satisfação em jogar Zelda Ocarina of the Time do que o controle do PS em Final Fantasy 7 e 8.
    E a gente precisa admitir: o Switch inovou mais uma vez o mercado de consoles por ser um híbrido bom, mesmo que não seja tão potente quanto o PS4/X360.

    • @Guenbok
      @Guenbok 4 роки тому

      Depende, não vejo como a experiência de jogar o Zelda ou o Mario odyssey seria prejudicada pelo fato de você estar jogando em um ps4 ou Xone. Talvez os desenvolvedores poderiam até ter mais possibilidades por estarem trabalhando em um hardware mais robusto. E eles venderiam muito mais, pois nem todo mundo pode comprar todos os consoles da geração, ai vc escolher comprar um console da nintendo pra jogar 6 jogos muito bons em vez de comprar um ps4/xone e jogar toda a geração com dezenas de jogos bons perdendo somente aqueles poucos exclusivos da Nintendo, é foda.

  • @ludineineves6314
    @ludineineves6314 6 років тому

    Acho que não, a empresa se dá muito bem criando os hardwares devido as inovações que ela vem trazendo, arriscadas, mas vem fazendo e acho que se ela pára, as outras duas inclusive entram em zona de conforto porque é bem nítido que a Nintendo é a que mais perturba as duas concorrentes. Quanto aos jogos serem multi plataforma, acho que a empresa deveria fazer alguns jogos multi, acho que eu compartilho também da ideia de jogar alguns jogos da big N no pc ou em outros consoles. Outra coisa que eu acho que seria legal, é o fator, não fazer apenas para o Japão, muita coisa em termos de jogos, a Nintendo deixa apenas no Japão e isso é chato porque tem jogos que a gente acaba querendo jogar e fica só na vontade ou pega um jogo traduzido pirata na internet.

  • @caiobetsa8126
    @caiobetsa8126 3 роки тому +1

    (Só encontrei o vídeo 3 ANOS depois Hahaha)

  • @Frostfire18
    @Frostfire18 5 років тому +3

    Não sei como vim cair aqui, mas enfim... Nintendo ganha dinheiro com venda de consoles e jogos, risco dela é calculado. Mesmo com Wii U, a Nintendo tinha dinheiro em caixa. O que tem sustentado a Sony é a divisão de jogos (PS4 e seus jogos). Acha mesmo 2 a Sony iria largar os consoles pra focar somente nos jogos? Claro não. E outra todas as ações caem e sobem na bolsa de valores. Pode falar que quer jogar os exclusivos dela em outros consoles/PC que fica menos feio.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  5 років тому

      "mesmo com o Wii U a Nintendo tinha dinheiro em caixa" tinha tanto que o Iwata ficou sem salário!

    • @Frostfire18
      @Frostfire18 5 років тому +2

      @@FazendoNerdice Legal quando a pessoa fala sem saber, Iwata CORTOU parte do salário pela arrecadação menor com Wii U como se fosse um pedido de desculpas. E ainda assim teve lucros, fora que essa não foi a primeira vez que fez isso, no início do 3DS foi a mesma coisa.

    • @Sannes016
      @Sannes016 5 років тому

      @@FazendoNerdice Cega !!!!!!

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 4 роки тому

      @@FazendoNerdice, jura que o Elba achou que a redução de salário do Iwata foi por causa de falta de grana? HAHAHAHA!! Esse manja! (SQN)

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 4 роки тому

      @@Frostfire18 , em outro comentário eu falei que o Iwata cortou seu salário muito em sinal de respeito, como pedido de desculpa mesmo. Mas o Elba ignorou completamente, como sempre faz quando fica sem argumento. Segue o que eu escrevi:
      "Mas vamos lá, sobre o portátil da Nintendo; o 3DS realmente teve um início BEM truculento, principalmente por causa do preço. Solução? Abaixaram o preço e até o próprio Iwata, presidente da companhia na época, cortou seu salário, pra não precisar cortar dos funcionários e também em sinal de respeito, como que dizendo "fizemos cagada, eu assumo". Pois bem, o que foi feito depois foi um plano de ação pra reverter a imagem ruim causada no começo. Coisa que se não remediada, causa danos a longo prazo, vide o Xbox One""

  • @_nerdloja
    @_nerdloja 4 роки тому +1

    Qual sua Idea hoje?

  • @MuriloKomirchuk
    @MuriloKomirchuk 6 років тому

    O ângulo novo ficou show!

  • @retrocraftchannelprodutor
    @retrocraftchannelprodutor 5 років тому

    Particularmente eu acredito no posicionamento de Regis Fills Aime. A Nintendo faz testes de mercado com seus consoles, tentando fazer algo diferente. A maneira como o mercado reage é o que define se vale a pena ou ñ, por outro lado, a equipe de desenvolvedores de software da nintendo lança jogos que fazem todas as inovações, boas ou ruins, valerem a pena. O que eu acho é que a nintendo deve continuar em seu formato de mercado porque ela ñ perde dinheiro como as pessoas imaginam e ainda testa inovações, eu por exemplo, gostei bastante do wii e posso garantir que ele é um console ótimo apesar de faltar certos jogos third party, mas ele é uma experiência bacana. A mesma coisa posso dizer do switch, pois de uns tempos para cá, eu passei a depender muito de portabilidade por conta de faculdade e tal, e o switch, apesar de ñ ser poderoso como um ps4 por exemplo, ele traz jogos de peso de console de mesa para um portátil, coisa que a sony por exemplo, ñ se importa muito. Já o wii u, por outro lado, a proposta dele é extremamente confusa e sem noção, portanto foi um teste que, mesmo falhando, valeu a pena, pois se outra empresa pensasse em fazer algo do tipo, já pegaria o exemplo e desistiria na hora.
    A sony por exemplo, comprou a ideia dos botões de ombro, dos botões em formato de cruz do SNES, comprou a ideia do analogico e hj isso virou uma tradição. Já a ideia de continuar a usar cartuchos falhou e ninguem mais quis saber disso.
    Por isso acho que a nintendo deve continuar fazendo consoles sim.

  • @sbranaik
    @sbranaik 6 років тому

    Seria legal vc falar sobre os portateis da nintendo. Os consoles nao venderam tao bem, porem tiveram os portateis. O switch nao seria um hibrido de console com portatil? Nao seria um dos fatores por vender tao bem?

  • @theseekerofdankness959
    @theseekerofdankness959 3 роки тому +1

    Mano uns velho barbado nos comentários dando crise por que falaram da caixa de plástico que roda jogo deles kkkkkkkk
    Da pra levar a sério isso não

  • @juridiques9163
    @juridiques9163 5 років тому

    Primeiramente parabéns pelo canal, gosto muito dos vídeos que vc conta a história dos vídeo games.
    Eu sou PC Gamer, mas eu adoro a Nintendo, tive todos os consoles e portáteis. Os jogos dos outros consoles e do PC são exatamente a mesma coisa, vc tira a história, o resto é tudo igual (Assassin Creed, Tomb Raider, God of War, Darksiders...). Tirando algumas pequenas sutilezas, é o mesmo jogo que vem sendo repetido, inúmeras e infinitas vezes desde o PS1 (como jornada do herói, mas na questão jogo), enquanto a Nintendo ela inova no jogo, e o principal, na forma de vc jogar, isso quebra a repetição do excesso, e traz algo divertido e incrível. Graças a ela eu só coloco o jogo e saio jogando, não preciso atualizar, cadastrar... nem nada, e o melhor ele vem inteiro (essa é pra vc EA). Graças a ela, eu compro um jogo, e posso jogar na televisão, ou deitado, ou em outra casa, não tem mais limitações para onde e como jogar. Vendo como o público hoje está saturado, farto de práticas abusivas e jogos ruins, se a nova geração não trouxer algo novo, e a um preço acessivel, o Switch reinará tranquilamente.
    Por fim, já me estendi demais, mas a Nintendo é a Apple dos games, ela tem a confiança e lealdade de seu público.

  • @mestredoazar2576
    @mestredoazar2576 5 років тому +1

    Acho que a Nintendo não deveria parar de fazer seus consoles. Porém, poderia entrar no mercado de computadores também. Alguns jogos fariam muito sucesso no pc, principalmente super smash bross que é um jogo que tem um meio competitivo. E poderia desenvolver seu controle compatível com o computador. Eu gosto de alguns jogos exclusivos Nintendo como Zelda, Mario e Pokemon. Mas é triste ter que pagar 2000 mil reais pelo console mais 250 por jogo. Preferiria bem mais pagar 300 reais pelo jogo pro pc. Talvez poderiam até fazer o sistema operacional gamer para o pc que nem a valve tem.

  • @lsandsz
    @lsandsz 3 роки тому +1

    Não vale. A Nintendo é a *única* fabricante de console de video game que me deixa entusiasmado só pela *plataforma*. PS e Xbox fica pra quem tem fetiche por números grandes

  • @ricocalopsita
    @ricocalopsita 5 років тому

    muito bom, vc merece sucesso

  • @TarginoNeto
    @TarginoNeto 4 роки тому +1

    cara eu vou te dizer com 100% de certeza que o nintendo switch que comprei a pouco tempo, foi o melhor video game que ja tive em todos os tempos... faz muito tempo que não me sinto tao satisfeito com um video game, como estou com o que tenho agora... como não se manter no campo de hardware?

  • @leleporko
    @leleporko 5 років тому +3

    Parei de ter dar credibilidade na parte que vc fala “depois de Mário e Zelda o vídeo game fica juntando poeira...”
    É preciso aceitar que o Switch é um concorrente fortíssimo, as thirdies Party e os jogos indies estão aí para provar que o Switch não depende só dos jogos da própria Nintendo.

  • @commandersemacao
    @commandersemacao 6 років тому

    A Nintendo tbm faz cartas de baralho. Aliás, ela surgiu como fabricante de cartas. Elba até já disse isso em outro vídeo sobre a história da Nintendo, mas achei legal comentar como curiosidade pra quem não saiba ainda. =) Quem ainda não assistiu, sugiro que procure aí no canal o vídeo é muito bom. E diga-se de passagem, os cards que eles fabricam são lindos!

  • @joelsantos5226
    @joelsantos5226 5 років тому +1

    a resposta pra isso é bem simples? tá tendo lucro? Se tiver tendo lucro vale a pena se não tiver não vale, simples assim. a estratégia pra mim deles é a correta. Não dá pra competir com a Sony e Microsoft, vamos fazer algo diferente . e pelo visto tem dado certo essa estratégia se não já teriam desistido.

  • @andrerf
    @andrerf 6 років тому +1

    Sobre a Apple, faz um bom tempo em que o hardware não é mais proprietário. No máximo, ela limita as opções de configurações, o que minimiza os problemas. Os processadores são Intel e as placas AMD, por exemplo.
    Vejo muito mais vantagens em ter um Switch como opção, do que ter um segundo console super potente, em determinadas situações.
    Um jogo que adoro e demorei pra comprar foi o Stardew Valley, que saiu para todas as plataformas possíveis. Eu esperei ter o meu Switch para comprá--lo, devido a função on de go. Seria mais barato adquiri-lo para PC, mas não o fiz.
    Acho que se é para questionar o hardware da Nintendo, que, bem ou mal, acaba trazendo algo de novo, deveríamos questionar também a existência do Xbox e do PS, que no fim das contas, acabam sendo videogames iguais e que possuem os mesmos jogos como parte das suas bibliotecas. Pra quê dois videogames super potentes graficamente se ambos possuem basicamente os mesmos jogos? E se é pra Nintendo lançar Mario e Zelda pra PC, a Sony deveria lançar os jogos da Naughty Dog pro Switch. O raciocínio é o mesmo.
    No fim das contas, seja Nintendo, Xbox ou Sony, o que realmente torna um console
    mais atrativo que o outro são jogos exclusivos. São eles que fazem o console vender muito e a empresa ganhar muito dinheiro com as licenças.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      troca a CPU do seu iMac, então :p
      Mesmo que a Apple não FABRIQUE o hardware, ela escreve todo o software ao redor DAQUELE hardware, e só AQUELE hardware funciona!
      E, bom, concordo com seu ponto sobre Xbox One e PS4. Por isso que eu falo tão mal do Xbox One, ele tem todos os problemas do PC, todos os problemas do PS4, e não tem nenhuma vantagem por ser um Xbox One! E quanto à Sony lançar os jogos exclusivos dela no PC (Não vamos fingir que o Switch aguente, né) isso seria UM SONHO pra mim!
      Mas PRA SONY, fabricar hardware não tem um custo tão alto quanto tem pra Nintendo. Como eu expliquei, fazendo videogame ou não, a Sony ainda vai manter contratos de logística, plantas de produção, contratos de fornecimento de materiais... Tudo isso é um custo que a Nintendo tem SÓ por causa dos consoles, e a Sony tem com consoles ou sem consoles!

  • @jackiechandeitu
    @jackiechandeitu 5 років тому +4

    Jamaiss! Prefiro a inovacao do que o padrao!!! Se um dia a big n parar de fazer consoles paro de jogar....

  • @GodWhipping
    @GodWhipping 5 років тому +3

    Você já respondeu, se a Nintendo parar de inovar ninguém inova.

    • @paulinomendes8357
      @paulinomendes8357 5 років тому

      Eu acredito que com a saída da Nintendo no ramo de hardwares, alguma outra surgiria com a mesma equipe de desenvolvimento cheio de propostas novas, mas é só uma aposta.

  • @SousaF82
    @SousaF82 6 років тому +3

    Vc estar querendo que uma empresa(Nintendo) saia de um ramo, onde ela, mesmo vindo de um fracasso monumental como o WiiU, ela ganhar mais dinheiro, tem mais dinheiro em caixa e vale mais nas bolsas de volares que a líder do segmento hardware voltado á games(Sony)?

  • @viniciusmagalhaes6447
    @viniciusmagalhaes6447 6 років тому

    O ângulo ficou da hora

  • @ItatianCandido
    @ItatianCandido 5 років тому

    O Nintendo 64 não tinha CD-Rom para não pagar royalties a SONY, as duas empresas brigaram no desenvolvimento do add-on de CD no Super Nintendo. Game cube, apesar de ser melhor graficamente que o PS2, foi pouco vendido porque foi associado a vídeo-game de criança devido às cores, além de ser cara a mídia própria, que a Nintendo optou novamente para não pagar royalties e evitar pirataria.

  • @thiago258wii
    @thiago258wii 5 років тому +3

    Se a nintendo parar de fazer consoles, quem vai inovar nessa área?

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  5 років тому

      Nvidia? GPD? Razer? Diabos, até a própria Sony!

    • @Argonaut42
      @Argonaut42 5 років тому

      @@FazendoNerdice nesse caso eu discordo...concordo que ano fiscal da Nintendo iria melhorar bastante se eles liberassem os jogos deles. para outras plataformas.. mas Nintendo pode muito bem. ganhar muito dinheiro fazendo hard e inovar neles ainda. VR é o futuro. e imagino a Nintendo fazendo hard de vr bom usando todas as ideias que eles tem pra inovação.

    • @Argonaut42
      @Argonaut42 5 років тому

      @@FazendoNerdice mas tenho pressentimento.. kkk que os próximos anos.. mundo de jogos vai ter um baque.. softwares vão crescer muito, talvez Nintendo possa ficar pra traz, muito desenvolvedores e programadores estão se formando.

  • @MrLuizsaluti
    @MrLuizsaluti 5 років тому +4

    No dia que a Nintendo se voltar somente pra lucros, ela vira uma Apple.
    É claro que a Nintendo tem princípios e valores próprios. Isso torna ela uma empresa única. E ela despertou em você a vontade de ter suas criações em seus outros consoles.
    E outra coisa, em termos de fazer bons vídeo games, o último bom vídeo game foi o PS3. Agora de maneira forçada a Sony quer vender 4K/8K, a 30 FPS. Justamente pra vender mais consoles e novas televisões. Focar muito só em vendas pode ter consequências ruins a imagem.

    • @hugao7647
      @hugao7647 3 роки тому

      Kkkkkkkkk ela já se tornou uma Apple

  • @RhoadsRafa
    @RhoadsRafa 5 років тому

    Acho que enquanto houver caras como o Miyamoto na Nintendo, ela deve continuar no mercado de hardware. As soluções que que ele cria são sempre muito interessantes, e acredito que a criatividade dele ficaria limitada ao ter de trabalhar com soluções pré estabelecidas de outras empresas . Ao meu ver, o problema da Nintendo atualmente é cobrar um preço alto por entregar um hardware inferior ao da concorrência criando essa demanda pelo software dela.

  • @caroguizo
    @caroguizo 5 років тому +2

    14:40 seu argumento dos computadores da Apple foi bem ruim.
    Nos Macs, atualmente, os processadores são Intel, placas mãe foxconn, placa de vídeo AMD, memória (ram) SAMSUNG, o resto das peças são de fabricantes variados.
    Mas a Apple não fabrica (nem projeta) nenhum componentes principais dos seus PCs.

  • @alejandrogabrielpereira9719
    @alejandrogabrielpereira9719 6 років тому

    Elba eu concordo com muito do que disse e discordo de alguns pontos. Acho que realmente é como a Nintendo disse, sem eles o mercado não vai mudar. Eu vi seu vídeo como um presságio de que a Nintendo tem a possibilidade de acabar como a Sega. Mas eu penso que diferente da Sega, a Nintendo nunca se apoiou em outro produto para sustentar seu mercado de consoles. Logo, se ela é do tamanho que é hoje, é graças aos seus consoles e principalmente seus jogos (concordo que os jogos são o mais importante). Então é de supor que eles mesmo tendo erros como o WiiU, eles tenham contenções de riscos e provavelmente eles lançam seus consoles quando tem a certeza de que não perderam dinheiro com isso, mesmo que ele vá mal das pernas. Por exemplo, no caso do WiiU, eles perderam grana, com certeza, mas provavelmente eles tinham uma margem de risco e caso essa margem fosse atingida, o console seria descontinuado. Estou supondo, mas penso que essa seria a atitude de uma empresa que visa a estabilidade e o equilíbrio, o que me parece que a Nintendo tenha.

  • @pabliohagane5682
    @pabliohagane5682 6 років тому +1

    Eu concordo com a empresa de games / hardware fazer inovações. Criando algo novo sempre.
    Elba, uma dúvida, é real a discussão da Sony x Nintendo sobre a patente do disigner do Switch?
    Se for verdade, a Sony perdeu uma excelente oportunidade de fazer um psp novo!

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      Não tô ligado nessa discussão não, o que aconteceu?

    • @pabliohagane5682
      @pabliohagane5682 6 років тому

      Fazendo Nerdice saiu um boato de que a Sony tria a patente de um projeto de 2015 muito semelhante ao Nintendo Switch. Tem até foto e o projeto: br.ign.com/m/sony/45639/news/sony-registra-patente-para-portatil-parecido-com-nintendo-sw
      Sony registra patente para portátil parecido com Nintendo Switch
      br.ign.com/m/sony/45639/news/sony-registra-patente-para-portatil-parecido-com-nintendo-sw

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      Nahhhhh, acho que isso tem mais cara de PS Vita 2 que de cópia do Switch....

  • @matheus09685
    @matheus09685 6 років тому +23

    esse cara ainda tá preso em 2016

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому +8

      Eu tô preso em 2016 ou você que tá preso em 2018?

    • @pessoinha3657
      @pessoinha3657 5 років тому +5

      @@FazendoNerdice q

    • @NaicameD
      @NaicameD 5 років тому +5

      Lendas dizem que esse brother tá preso em 2018 até hoje..

  • @julioviana9365
    @julioviana9365 6 років тому

    Oque você disse está certo sim, mas o exemplo do Bayonetta foi meio errado já que o Bayonetta 2 foi financiado pela Big N, mas sim é assim que funciona, acho que a Nintendo deveria sim continuar a produzir sim consoles, já que em grande parte as inovações partem dela, além da concorrência ser bom para o consumidor (eu e você), apesar do Wii U ter vendido pouco, ele vendeu bastante software que mesmo que não tivessem vendido mais que as thirds que estavam em todos os consoles comparando com exclusivos venderam sim muito bem (além do mais que o custo de fabricação de jogos pra ele eram bem mais baratos que os jogos das outras grandes softhouses do mercado).
    Mas parabéns mano vídeo sensato e maduro continue assim.

    • @julioviana9365
      @julioviana9365 6 років тому

      Quanto ao o que é melhor para a empresa? Como disse uma vez o Reggie Fills Aime "Se preocupe com o Bowser ou a princesa, nós nos preocupamos com os negócios". :p

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      Curiosamente, essa frase do Reggie foi dita EXATAMENTE em uma entrevista a respeito do assunto se a Nintendo devia ou não abandonar o mercado de hardware :p

  • @ilanoliveira1670
    @ilanoliveira1670 5 років тому +1

    Não entendi pq ,de acordo com seu video, teria justificativa de a nintendo largar o ramo de consoles como a Sega fez.
    Segundo vc em seu video do Dreamcast, a sega só se mantém de pé pq é líder na produção de jogos de pachinco machine no Japão...

  • @denfaceup1270
    @denfaceup1270 6 років тому +3

    Gostaria que a Nintendo Mantivesse a produção de consoles!

  • @claudiobruno2630
    @claudiobruno2630 5 років тому

    O tesouro do Elba ali atrás, um Nintendinho e um Dreamcast :p

  • @nihk5234
    @nihk5234 5 років тому

    Se a Nintendo focar totalmente nos seus jogos não acho que a qualidade mudaria muito muito muito, mas no sentido econômico seria muito vantajoso de fato e permitira à nintendo produzir muito mais jogos, além do fato de que eles estariam disponíveis em mais plataformas. Na minha opinião se a nintendo quisesse continuar inovando no Hardware a solução é bem simples. Vender ideias! Crie seus modelos de controles, consoles e acessórios e venda os direitos, quem sabe ela não acabe ganhando com isso também né? [Só lembrando que eu não entendo de economia!]

  • @alexanderfernandes4737
    @alexanderfernandes4737 6 років тому +1

    Em pelo seculo 2k18 nego com esse assunto... eu tbm queria jogar GoW no meu pc em 4k 120 fps fazer oq ne.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому +2

      uh... assim... eu não sei se você tá falando de Gears of War ou de God of War, mas dá pra jogar qualquer um dos dois no seu pc em 4k 120 fps. É só usar a magia da emulação!

  • @FoiOBerg
    @FoiOBerg 5 років тому

    Sendo bem franco, eu acho mais da hora a nintendo continuar como está, pois os consoles e os jogos se tornam colecionaveis, e você sente um diferencial. Eu sou o unico de minha escola que possue um 3ds, e é mo da hora quando alguem chega e pergunta "o que é isso?" e talz... coisa que não aconteceria se fosse um jogo no meu cell, alem disso em sua suma maioria os consoles da nintendo são otimos... de certa forma é como você mesmo disse, a nintendo é como uma especie de apple, você esta pagando pra ter aquela exclusividade de jogos da propria nintendo, pois no fim das contas quem compra nintendo, compra para jogar os jogos da nintendo :3

  • @diegorupp991
    @diegorupp991 5 років тому

    A origem do PlayStation remonta a 1992, quando a Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony, que já havia desenvolvido o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a expansão. Durante o projeto as duas empresas entraram em desacordo. A Sony queria uma percentagem das vendas do aparelho (renomeado para PlayStation) e dos jogos mas a Nintendo não aceitou. Em seguida a Nintendo anunciaria uma nova parceria com a Philips, desfazendo o contrato com a Sony.

  • @Gabriel_Kyosuke
    @Gabriel_Kyosuke 6 років тому +2

    eu apoio qualquer atitude ou movimento que poça diminuir a " fanboyzice "

    • @felipebentopereira
      @felipebentopereira 6 років тому

      Gabriel Fideli como assim?

    • @Gabriel_Kyosuke
      @Gabriel_Kyosuke 6 років тому

      se todos os jogos estivessem em todas as plataformas iria diminuir o fanboysmo por marca ou vídeo game (iria existir sim iria) mas iria diminuir,hoje em dia esta em um nível vergonha alheia que da vergonha dizer que curte vídeo game tamanha doença do pessoal

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому +1

      EXATO!
      Cara, essa é minha birra com a geração ATUAL de consoles: ela tá pior e mais cara que comprar um computador, e tem praticamente os mesmo jogos.
      Ora porra, pra ser assim, era melhor que computadores barateassem e todo mundo lançasse jogos pra eles! Problema resolvido!

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 5 років тому

      @@Gabriel_Kyosuke se fizer isso, tu afunda o mercado inteiro de consoles
      pra comprar um Nintendo, um PS4 ou um Xbox se todos os jogos dele podem ser adquiridos no PC numa qualidade superior?
      ou melhor, porque eu vou gastar meu dinheiro num Switch se eu posso comprar um Zelda ou Pokemon pra XONE e jogar numa qualidade 100x melhorada que o Switch
      exclusivos devem existir pra manter a venda de qualquer console

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  5 років тому

      Aí que tá, Garuda: consoles não são um bom negócio! Nem pra quem compra, nem pra quem fabrica!

  • @retrono_81
    @retrono_81 4 роки тому +2

    Nintendo é uma empresa de jogos, as outras de tecnologias.. fico com os bons jogos, hardware nem sempre é tudo.! o/

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  4 роки тому +1

      Eu absolutamente concordo que hardware nem sempre é tudo.
      Mas também nunca é nada.
      Ter o hardware fodão boladão é inútil se os jogos são uma merda, tanto quanto ter os melhores jogos do mundo é uma merda se o hardware é uma porcaria.

    • @retrono_81
      @retrono_81 4 роки тому

      @@FazendoNerdice e os principais melhores jogos de todos os tempos a maioria são da Nintendo com muito menos hardware.. me explica isso?

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  4 роки тому

      ​@@retrono_81 Você tá confundindo capacidade gráfica com qualidade de hardware.
      Você já viu um PS1 quebrado? Pois é, todo mundo já viu, já viu um milhão deles.
      Você já viu um Super Nintendo quebrado? O único que eu vi foi martelado e fisicamente despedaçado, eu nunca nem ouvi falar de um que morreu sozinho.
      Desde o Wii U, por outro lado, a Nintendo parou de se importar com qualidade e começou a lançar hardware merda.

    • @retrono_81
      @retrono_81 4 роки тому

      @@FazendoNerdice ahh sim, você fala do material em si.. plásticos.. sim, os tempos mudaram.. quem dirá esses consoles de papel da Sony ou Microsoft.. na verdade está tudo assim aos dias de hoje,,

  • @lontraanonima2495
    @lontraanonima2495 4 роки тому

    Elba, apoio refazer esse video sobre o Switch. Eu fui um otario que comprei um Wii u, comprei um ps4, ja tive xbox, todos eles me deram muita dor de cabeça e eu vendia. To com o Switch a quase 2 anos, nunca me arrependi

  • @CaioBerkley
    @CaioBerkley 5 років тому

    Bom vídeo mas vim do futuro dizer algumas coisas (que já eram de fácil acesso em 2018)
    Enquanto a Nintendo tiver público (tal qual Apple) ela irá continuar a focar na união de soft x hard exclusivo. Pensa que em outro ponto de vista podemos ver a Disney seguindo pro caminho que a BigN e a Apple seguem hoje (criando uma plataforma onde ela pode concentrar tudo que é seu e sabe que as pessoas pagarão para ter acesso a isso). E você acabou esquecendo de outro fato: A Nintendo é líder de hardware portátil desde o GameBoy que é o real lucro dela em venda de consoles (DS Lite ta lá do lado do PS2 dos mais vendidos).

  • @aldazthefox
    @aldazthefox 6 років тому +1

    Elba, a Nintendo ganha royalties das inovações dela quando uma outra empresa copia, como os Sony com os controles ?

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      Em alguns casos sim, em outros, não. Sempre que copiam, eles entram com processo, e às vezes o juiz obriga o pagamento de royalties, outras não. E é bem raro obrigar: no caso do Rumble, não foi considerado cópia porque pra Nintendo era um acessório e pra Sony era parte do controle. Na parte do analógico, não foi considerado cópia porque as duas empresas usavam mecanismos diferentes pra capturar o movimento analógico :/

  • @arielwesley5857
    @arielwesley5857 6 років тому

    Quinta-feira vai ter filosofia da cor preta?

  • @wastedorbs2149
    @wastedorbs2149 6 років тому

    Esse é um vídeo muito legal sobre um tópico que realmente tem muito potencial pra se discutir. Apesar de tudo, achei que alguns pontos foram um pouco negligenciados. A Nintendo já conseguiu sim ganhar dinheiro na venda dos consoles, apesar de a regra ser perder dinheiro com a venda do hardware. E sim, ela foi superada em vendas em algumas gerações, como a do PS1 e PS2 por exemplo, mas isso não foi só por falta de inovação, muitos fatores acabaram por prejudicá-la, acho que principalmente a forma opressiva com a qual ela se relacionava com as desenvolvedoras e a mania que ela demorou pra largar de querer controlar o formato de distribuição (cartuchos, aquele cd patético do gamecube, etc.) Além do que o PS2 sempre foi o videogame mais atraente pro consumidor pelo fato de ser um DVD além de um console.
    E para mim pareceu que vc acabou desconsiderando uma coisa fundamental: a visão de negócios da empresa, a Nintendo sempre prezou pela inovação, qualidade, diversão, e mesmo que faça muita coisa errada (wii u, que passo em falso, jesus...), ela é o fator inegável de inovação no mercado de consoles, a Sony e, na minha opinião, principalmente a MS, ousam muito pouco e se acomodariam com facilidade sem a presença da Nintendo. Enfim, eu acredito que não, a nintendo não deve sair do mercado de hardware, se alguém tem espaço e algo para contribuir para esse mercado, com certeza é ela, mas acho interessante o fato de que agora ela começou a explorar outros mercados, como o mobile, com sucesso. Muito legal o vídeo e perdoem o texto gigante. Obs: eu jogo videogame a vários anos e tenho um carinho especial por todas as grandes desenvolvedoras, então dispenso comentários de bestas do tipo "fanboy" e afins.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      Cara... Eu concordo com tudinho que você disse! No fim das contas, essa foi a motivação do vídeo: eu não acho que a Nintendo deva abandonar o mercado de hardware. Mas também não acho que eles devam continuar. Hahhaahahahhah
      A dificuldade é justamente colocar tudo na balança e tentar achar o equilíbrio!

  • @ViniciusLima-vf9vp
    @ViniciusLima-vf9vp 5 років тому +1

    Vídeo com muita errado meu nem lembro primeiro lucro a Nintendo sempre ganha lucro no console fora o wiiu no switch ele ganha 50 dólares de lucro 2 ponto toda empresa ganha 30porcento de lucro por jogo públicado fora epic
    A Nintendo e que mais dinheiro ganha com hardware pela sua lógica que deveria sair era a Microsoft

  • @wesleipc
    @wesleipc 5 років тому

    O ângulo da camera parece bom. Mas parece que vai ficar com uma dor foda no pescoço.. sahshsah

  • @HexVibrations
    @HexVibrations 6 років тому

    Sinceramente , não acho que a Nintendo deva sair dos consoles nem os de mesa nem os portáteis até porque seus portáteis são os únicos que se mantém no mercado com fãs fies, quanto aos consoles no meu ponto de vista não achei algo que justifique a compra do switch , nao a estou dizendo que tenha jogos ruins é mais uma questão de quantidade ,mais não quantidade de jogos já lançados e sim exclusivos , comprar um switch me faz pensar : E quando jogo X terminar será que vou contar com a mesma biblioteca pobre de títulos novos e únicos . Eu não gostaria que ela saísse do mercado , porque realmente não ia ter outra empresa pra fazer a diferença , acho que o problema atual dela é lançar um hardware legal fazer uma super propaganda e quando você pensa em investir fica aquela certeza de que vai faltar oque jogar pelo menos é isso que venho reparando no caso do switch ,ótimo vídeo por sinal.

  • @TheKlauspc
    @TheKlauspc 4 роки тому +1

    eu acho que a Nintendo tem que continuar com hardwares sim. a Nintendo tem um público fiel e um mercado que tipo um nicho, eles não competem com o PS, Xbox e Steam, eles são uma alternativa ou um complemento. e é muito bom ter outras opções pois mantém o mercado e o hobby mais interessantes. gaming nunca foi tão interessante quanto durante as console wars. e digo mais: a Sansung e a LG tem a msm configuração que a Sony e deviam ter seus consoles.
    já a Nintendo tem seu espaço. apesar do Switch ser(ao meu ver) o primeiro console deles que consegue bater de frente com o Playstation e o Xbox, que na minha opinião está morrendo, inclusive vejo isso como um problema pq n tem mais briga entre consoles pra manter o mercado aquecido: o Playstation se tornou o console que todo mundo tem que ter, o Switch ficou de complemento e o Xbox n tem mais força e virou o console que vc só tem se quiser muito e geralmente o cara que tem Xbox tem um Playstation e as vezes até um Switch.

    • @alyssonferreira7924
      @alyssonferreira7924 4 роки тому

      Porque você acha queno Xbox está morrendo? Na minha visão eles vão acabar a geração melhor que o Playstation. E olha que eu tenho um Play 4 em.

    • @TheKlauspc
      @TheKlauspc 4 роки тому

      @@alyssonferreira7924 pq fora do mundo gamer ninguem fala de x-box. tem um teste intuitivo, é só se perguntar: quantas pessoas você conhece com um x-box? quantas pessoas vc vê comprando x-box no lançamento(logo, com o preço mais caro)? quantos jogos exclusivos do x-box ficam falados no msm nivel de exclusivos do PS ou até nos gameplays em alta do ytb? quantas crianças vc vê dizendo que querem um x-box? se faz as mesmas perguntas pro PS e compara esses numeros imaginários. os do playstation vão ser muito maiores.

  • @matheus09685
    @matheus09685 6 років тому +15

    ah tá é só mais 1 que quer jogar mario no PlayStation...

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому +5

      Oi, seja bem vindo ao canal!
      Esse é o sexto vídeo que eu faço sobre consoles de videogame, e o primeiro que eu não falo mal do Playstation! :)

    • @valyrian-ghost
      @valyrian-ghost 5 років тому

      cala a boca

  • @kayqueoliveira5980
    @kayqueoliveira5980 5 років тому

    Eu acredito que a Nintendo permanecer no mercado de hardware é necessário pelo fator inovação deles, numa era onde as maiores potências só se preocupam com gráficos ela é a única que tem culhoes pra ir na contramão e fazer um console híbrido com tantas possibilidades de gameplay como o switch e foi o mesma coisa com o 3ds, PSP era muito mais potente que o DS e o vita muito mais potente que o 3ds e mesmo assim quem permaneceu no mercado de portáteis foi a Nintendo pelo estilo diferenciado que a "família DS" tem, é possível hoje em dia que pessoas com muito conhecimento façam projetos interessantes pra uso próprio ou tutoriais de como fazer na internet de máquinas caseiras pra emular jogos ou rodar Android/windows pra se jogar, mas não chega nem aos pés doque empresas grandes de videogames como Nintendo/Microsoft/Sony conseguem fazer, enfim, apenas minha opinião.

  • @sbranaik
    @sbranaik 6 років тому +4

    Pensando no lado da inovaçao eu acho que sim, vale a pena continuar fazendo hardware. Poucos empresas tem essa filosia e é bom ter empresas que pensem assim.
    A nintendo tem que se planejar e ter estrategias para nao perder dinheiro.

  • @gustavopiron
    @gustavopiron 6 років тому

    Elba, ñ vou deixar 👎, porém eu particularmente ñ gostei do cenário, me peguei varias vezes vendo o jogo é perdendo o fio da meada do que vc estava falando, talvez ñ seja somente comigo, pois na vdd gosto do seu conteúdo e tive que voltar o vídeo para ñ perder o que vc falou, mas isso pode ser só coisa minha, do mais está ótimo, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @pedropohren
    @pedropohren 6 років тому

    Tu disseste exatamente o que eu penso mas com palavras diferentes. A Nintendo está no mercado de videogames pra duas coisas: exercer seu legado na história dos jogos e ditas os padrões de jogabilidade a serem seguidos pelo mercado. Porque a Nintendo fez todas essas inovações, mas Sony e Microsoft "pode-se dizer que" fizeram melhor. Eu acrescentaria ainda: Virtual Boy não foi tão um tiro no escuro assim. Foi a pedra fundamental pro conceito de videogame que o Vive e o Oculos Rift levaram adiante (Note-se: Isso falando de consoles com uma diferença entre eles de uns 30 anos. Ou seja, a Nintendo teve uma idéia que estava 30 anos a frente do seu tempo.). Ainda tem muito a ser feito pra que a Realidade Virtual/Aumentada seja um cenário viável de videogame, mas se for pra alguém mostrar o caminho em que isso pode dar certo, provavelmente vai ser a Nintendo...

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому +1

      Pro MERCADO, o Virtual Boy foi muito bom.
      Pra NINTENDO, o Virtual Boy foi um desastre!
      É fato indiscutível que quando a Nintendo inventa novidade, dando certo ou dando errado, todo mundo senta pra aprender e tirar o que presta disso!

    • @pedropohren
      @pedropohren 6 років тому

      Nintendo é a grande professorinha do mundo dos games kkkkkkkk

  • @tulionaves5052
    @tulionaves5052 6 років тому +4

    Mais um q quer jogar zelda no ps

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      Quem? Onde?

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому

      @@FazendoNerdice , boa pergunta. Você profetizou lá atrás "Vou fazer um novo vídeo sobre o assunto, me aguarde!!", mas sumiu. Nunca mais tocou no assunto. Quem? Onde? :p

  • @viniciustrovo1196
    @viniciustrovo1196 4 роки тому

    1:28 cara qual é o problema com o Xbox? Foi um console que começou mal a geração mas no final arrebentou o Playstation pro. É fato que atualmente ele é o console mais potente.

  • @originalmei
    @originalmei 5 років тому

    Tanto faz esse angulo ou o outro to aqui por causa de você

  • @pietromiccione9832
    @pietromiccione9832 5 років тому +3

    A ideia da Nintendo é inovar a forma de jogar com seus incríveis jogos, vc acha que a Nintendo vai parar de lançar hardware e lançar seus jogos incríveis para consoles que não inovam?
    Esse vídeo é só mais um cara querendo jogar os incríveis jogos da Nintendo no seu PrayStation

  • @zero71234
    @zero71234 4 роки тому

    A Nintendo não deveria deixar de produzir o próprio hardware, especialmente os portáteis, que ela sempre dominou o mercado mundial. O gameboy e GBA, e principalmente o Nintendo DS venderam muito. Agora consoles de mesa, pessoalmente, eu nunca vou deixar de comprar um PlayStation para comprar um Nintendo. Claro que gostaria de ter um switch mas dei preferência pro PS4.

  • @snaudiolivros
    @snaudiolivros 6 років тому

    gostei do novo ângulo! ☺

  • @fantasticomundodagigi5240
    @fantasticomundodagigi5240 5 років тому

    Olá! Conheci o canal hoje, assisti os 4 vídeos da história da Sega achei muito bom! Parabéns!
    Eu sempre falo que a Nintendo é com se fosse a Disney dos games, não tem como explicar é mágico...como a Disney é em seus filmes!
    O que ficou estranho é que você cita o lucro que a Sega teve ao deixar os consoles mas no vídeo da história da Sega você deixou claro que o lucro foi devido a parte de caça níquel deles...
    Citou o sucesso do PlayStation, que tem seus méritos ... Mas todos sabemos que as vendas foram muito devido a pirataria... Cd a 5 reais quem não quer um console para rodar jogos a 5 reais.... Bem o Wii creio que a Nintendo acreditou no sucesso se outros não acreditaram paciência... Mas dúvido que eles iam lançar o Wii pensando que não ia dar certo...
    O N64 foi um game que não vendeu bem mas muito fez ao criar base para quase tudo desde o análogico , controle câmera, vibração, mira fixa o cartucho resistente e sem leitura.. lembrando que não é porque vendeu mais que é o melhor....Fusca vendeu muito mas nem por isso era melhor que outros carros da sua época...
    Bom são os meus pontos de vista ...sou eclético já tive desde atari., Mega, SNES, play 1 , 2 e hoje tenho um PS3 e um 64! forte abraço!

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  5 років тому +1

      Uma única correção: Os CD a 5 reais foram DEVASTADORES pra Sony, por isso que demoraram tanto pra lançar Playstation por aqui. "Ah, mas isso vendia UM MONTE de Playstation" é verdade, mas na época, os consoles eram vendidos no prejuízo, e os jogos com lucro. Então quando alguém comprava o console e ficava só nos piratas, o fabricante tomava prejuízo no console e não via um centavo de lucro!

  • @design.cardozo
    @design.cardozo 6 років тому

    Barão, voce só vai entender que o Switch é importante para o mercado, quando tiver um. Na verdade, a Nintendo está se antecipando (e acelerando o mercado) e seguindo a tendência de todos os programadores tendem a seguir, que é passar a suportar de forma principal a arquitetura ARM. O Switch é justamente essa transição. As empresas não vai medir esforços em portar seus jogos para o Switch justamente porque é sinônimo de está portando seu produto para o seguimento futuro. A arquitetura x86 e 64bits está fadada a tarefas mais complexas voltadas a empresas. Entretenimento e comunicação sera toda na arquitetura ARM. Espero que consiga alcançar o que estou querendo passar...

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      uh, assim... Eu tenho um Switch. Já fiz vídeo mostrando Zelda BoW e pá. Eu total concordo que o Switch foi um tiro certeiro e um ótimo exemplo de como a Nintendo sabe fazer Hardware.
      O que o torna o terceiro console (não portátil) de sucesso que a Nintendo lança. Mas ele é o nono console (não portátil) que a Nintendo lança. Quarto, se você considerar o SNES um sucesso (e eu admito que ele pode ser considerado).
      Assim, o Switch ser BOM PRA CARAMBA não quer dizer que mais da metade dos consoles da Nintendo deixaram de ser um tiro n'água!

  • @ceszarpereira
    @ceszarpereira 5 років тому +1

    O videogame não é um extra para a Sony não, há muito a Sony tem como principal produto de mercado o Playstation

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  5 років тому

      ... Quer me convencer que Playstation dá mais dinheiro que Britney Spears, Pablo Vittar e Paul MacCartney juntos? Porque eles são produtos da Sony!

    • @ceszarpereira
      @ceszarpereira 5 років тому +1

      Entre abril de 2017 e maio de 2018 a Sony obteve lucro de 4.4bi, dos quais 1.62bi vieram do PS4
      Fonte: Estadão

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece 5 років тому

      @@ceszarpereira , o Elba é assim: Se apresentar dados concretos e estatísticas, ele some. Já é fato conhecido que o setor de games da Sony é o mais lucrativo, mas ele não quer admitir.

  • @renatoramos8834
    @renatoramos8834 5 років тому +1

    A nintendo SEMPRE lucrou nos videogames, e bem mais do que a sony.

  • @wereda10
    @wereda10 4 роки тому

    Tem um pequeno, erro a Nintendo sempre ganha com seus consoles sim, pouco mas ganha, ela não vende com preju não.

  • @rogeriofrancisco3690
    @rogeriofrancisco3690 5 років тому

    Aparte que um cd cabia 500mb e o CARTUCHO CABIA 14MB NAO TIMHA NADAVER NÉ, e claro que o ps1 ia passar na frente do 64 , como que ninguém viu isso na época.

  • @Guilherm3_Rodrigues
    @Guilherm3_Rodrigues 4 роки тому

    sinceramente, não consigo ver a nintendo competindo pela minha carteira com a steam, xbox gamepass, preço dos consoles. Mas amo os jogos dela, preferia ver os exclusivos dela deixarem de ser exclusivos e chegar , nem que seja depois de um tempo, em outras plataformas pra eu poder comprar e não ter que emular mais.

  • @OhayouTakoboy
    @OhayouTakoboy 6 років тому

    eu não acho que a nintendo deveria parar, pois, mesmo provavelmente estando errado, eu enxergo a nintendo fora da competição de Sony e Microsoft, os consoles investem bastante em Hardware pra serem os mais potentes e rodarem COD a 360 FPS e talz, enquanto parece que a nintendo apenas quer testar e criar, ela é muito importante.
    Pra mim eu sempre vejo que a Sony se inspira na nintendo pra alguns designs, tem os motions do PS4, o touch no PS4(que não importa quantos argumentos se use, eu sempre vejo como uma versão do Pad do Wii U), fora todas as coisas que você falou no video.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  6 років тому

      O engraçado é que ANTIGAMENTE a Nintendo apostava em potência de Hardware. O N64 era superior ao PS1 em todos os aspectos, exceto pela quantidade de espaço que tinha no cartucho! E foi arrebentado nas vendas. O Gamecube, novamente, era superior ao PS2 em todos os aspectos, exceto a leitura de DVD, e foi arrebentado nas vendas.
      Daí a Nintendo largou mão dessa corrida!