Quem tá vendo em 2023? Tem os livros com desconto aqui: amzn.to/3OgK3DW (Quem comprar qualquer produto com esse link ajuda o canal com uma pequena comissão 😊)
Asimov é meu autor preferido e to amando ele voltar aos holofotes com a série, eu amo a escrita dele e espero que várias pessoas entrem em contato com, pelo menos, os três primeiros livros :D
@@felipeazevedo1298 no início do terceiro tem uma boa conclusão para essa história. Mas falando sinceramente, dei uma abandonada no terceiro livro. O que mais gosto do Asimov são as histórias focadas em robôs.
Antes de tudo, boa recuperação Mikannn! Mas sem querer fazer gatekeeping, mas só pra valorizar a colab, eu acho que pessoas com um background científico são cruciais nas discussões relacionadas ao Asimov porque ciência pura está muito no centro de tudo que ele escreve. Trazer o Caio foi uma ideia brilhante. Na grande maioria das discussões de Fundação passa batido a inspiração que o Asimov tirou da teoria cinética dos gases, que baseia na imprevisibilidade de um átomo em contraste com a previsibilidade da média de milhões de átomos, para criar a psicohistória, que se baseia na imprevisibilidade do cérebro humano em contraste com a possível previsibilidade da media de comportamento de uma sociedade. É um conceito que foi extrapolado de um comportamento da natureza para comportamento humano, e eu acho a simetria disso tudo bem linda. Afinal, somos só parte da natureza. Pra quem tem interesse, eu sugiro muito o livro de divulgação científica "O que é a vida", do Schrödinger, que trabalha um pouco com esse conceito entre outras coisas. Se curtir os papos de entropia que o livro trabalha, vale a pena pular para Os Próprios Deuses, do Asimov, que trabalha com a quebra das leis da termodinâmica sem quebrar as leis da termodinâmica. No meio disso tudo, é um livro sobre o perigo do consumo de combustíveis fósseis escrito nos anos 70! É um livro curto, que vale muito a pena principalmente se você ler só as duas primeiras histórias (a terceira é bem meh).
Amo a Trilogia da Fundação justamente por lidar com essas previsões e como é possível prever as massas. Esse papo todo me deixou ainda mais reflexiva sobre o tema. Adorei ver Asimov por aqui!
A grande lição da trilogia do Asimov e quase ninguém lembra ( o terceiro livro, "Segunda Fundação", deixa isso bem claro) é: valorize as ciências humanas. E é admirável alguém formado em Bioquímica na década de 40 já ter uma visão tão ampla de ciência.
Falando em dados e previsões... Uma forma de poder organizar e administrar políticas públicas é com a formação de bancos de dados sobre a população. A principal fonte de dados demográficos do Brasil é feita pelo censo do IBGE. Mas infelizmente a pesquisa vem sofrendo ataques orçamentários e metodológicos. Agora, se bons dados geram boas previsões onde dados ruins vão nos levar pelos próximos 10 anos até o próximo censo?
Estou gostando da série e, como cientista social, amei este vídeo! Lembrei do conceito da "Armadilha de Tucídides" proposto por um historiador para explicar a tendência de conflito entre superpotências globais, como vemos agora entre EUA e China.
Eu achei essa discussão incrível. Como ainda não li os livros mas estou acompanhando a série, não sabia que um dos axiomas da psico-história é o de que as pessoas não poderiam saber seus resultados, isso me lembrou de uma discussão muito interessante que Yuval Harari levanta no livro Sapiens. Segundo ele “A história não pode ser explicada de forma determinista e não pode ser prevista porque é caótica”. Ele explica no livro que a história é um “sistema caótico nível 2”, sendo o caos nível 1 o que não reage a previsões e o nível 2 o que reage, dando alguns exemplos desse tipo de sistema. “O clima, por exemplo, é um sistema caótico nível 1. Embora seja influenciado por uma série de fatores, é possível criar modelos computadorizados que levem em consideração um número cada vez maior desses fatores e produzam previsões do tempo cada vez melhores. O Caos nível 2 é o caos que reage a previsões a seu respeito e, por isso, nunca pode ser previsto com precisão. Os mercados, por exemplo, são um sistema caótico nível 2. O que vai acontecer se desenvolvermos um programa de computador que preveja com 100% de exatidão o preço do petróleo amanhã? O preço do petróleo vai reagir imediatamente à previsão que, consequentemente, não vai se concretizar”. Em algum dos seus livros (Sapiens ou Homo Deus, não me lembro agora), Harari chega a citar o fato de que Karl Marx, analisando a sociedade Inglesa sob a influência da revolução industrial, previu que ocorreria uma revolução do proletariado, em que as classes menos abastadas tomariam o poder, e com isso acabou publicando suas ideias. Acontece que as suas ideias acabaram sendo lidas pela elite, que agora com medo de uma revolução do proletariado começou, aos poucos, a melhorar as relações de trabalho, o que pode ter acabado com a revolução antes mesmo dela chegar (se ela chegaria ou não provavelmente nunca saberemos). Eu acho muito interessante como esses conceitos particulares de áreas específicas do conhecimento acabam muitas vezes sendo discutidos e até adaptados por obras culturais sem que percebamos.
Eu amei e minha mãe amamos a série, uma qualidade incrível, parece filmes de cinema em vez de episódios de uma série, além de uma história super envolvente e interessante, recomendo muito, assistam!
Que conversa sensacional de vocês! Comecei a assistir a série e quero ler os livros também. Já havia ficado impactada com o Jovem Nerd falando sobre os livros e agora ainda mais com esse vídeo. Que dupla!
Em geral pra transformar itens em números é só transformar em uma variável. Tipo se tiver enchente vai ser 1 e se não tiver 2, aí você vai cruzar com outras linhas de dados com algum software tipo SPSS e ele te dá vários resultados expressos em % e outras medidas.
Mikann! Você tratou o tema de uma forma sensacional, do jeito que a Fundação merece, com Ciência. Um de exatas e a outra, você que é de Humanas. Tiro certeiro chamar Caio Gomes, cientista e divulgador científico do mesmo naipe do Atila e Pirulla! Mais collabs assim por favor! Parabéns.
trabalho muito muito muito bom de vocês! incrível análise dos conceitos, fiquei com vontade de conhecer tanto a série quanto o material original. sempre me sinto muito bem informada e mais inteligente quando vejo vídeo de vocês :D lindimais
que conversa boa, amei os conceitos! Eu ainda não decidi se vou assistir essa série, mas esse vídeo me deixou com vontade! ótimo conteúdo (como sempre)
quem estuda machine learning ou ciência dos dados talvez abstraia essa questão com mais facilidade, mas basicamente as previsões partem de uma boa modelagem dos dados pra tornar o problema "computável" bem próximo dos exemplos que o Caio deu mesmo
Recomendo dois episódios do podcast Naruhodo, em que discutem se uma ciência unificada a partir da psicohistoria seria possível. Busquem: É possível juntar exatas, humanas e biológicas... garanto vcs vão amar.
Olá mikannn!! 👍👍👍👍 Que legal ver uma vídeo seu de "Fundação". Estava precisando. Apesar de não ter o Apple TV+, assisto os capítulos gravados, e estou gostando muito. Boa surpresa!! Pensei que 2021, iria terminar sem uma série que me surpreende-se. E se pensarmos bem, a psico-história e os algorítmicos já existem, pois historicamente a Humanidade faz ciclos, e seu perfil de comportamento se repete, vide as guerras e os conflitos mundiais. Vale lembrar que, essa fase de virose que enfrentamos, é um dos frutos do comportamento humano, e que já ocorreu em outras épocas. Faça mais vídeos sobre a série, que é um prato cheio para teorias e o pensamento reflexivo.
Muito legal o vídeo! Sempre excelentes as participações do Caio Gomes. Meu comentário é sobre algo que alguns biológos já comentavam nos fóruns de discussão sobre Asimov há tempos: O primeiro princípio da psicohistória e como o é falado que o Hari aplica ele, lembra muito alguns principios da genética de populações, inclusive que estava sendo um boom na comunidade científica na época e cujos principios tinham sido escritos por Fisher 30 anos antes da publicaão de Foundation. Claro que o Asimov ampliou bastante, danda a habilidade de "prever o futuro", mas acho interessante que pode ter sido baseado em algo muito discutido na comunidade científica na época já que o próprio Asimov era um bioquímico professor de universidade
Quando li Asimov pela primeira vez ninguém conhecia ele. Tive que vasculhar todos os sebos do Rio pra conseguir achar os livros da Fundação. Fico feliz de ver uma obra dele televisionada. Espero que faça jus à obra. Mikannn, obrigada por pelos seus vídeos leves e nerds que tanto me alegram o dia. PS: adorei o retorno de MiCarol!
Que video maravilhoso! Começou com Asimov e terminou em politca, coleta de dados, policia. Adorei. PS comprei o livro com os 3 volumes de Fundação na Amazon bem barato!
Isso tem muito relação com Ciência de Dados dentro do TI, usando dados, em geral dentro de empresa, mas poderia ser um banco de dados global, conseguimos obter informações para agir de forma estratégica para o futuro. É a arte ensinando a vida, Asimov é atemporal, adorei o vídeo
Belo vídeo. Parabéns. Na minha opinião, a psicohistoria também permitiu na história de Fundação que se previsse ações pontuais que poderiam levar a eventos futuros, é assim se poderia Manipular a massa na direção planejada a fim de se chegar a um objetivo. Era o que fazia a Segunda Fundação com o objetivo de se recriar o Império Galáctico após os 1.000 anos. Eu achei isso quando li os livros.
Rapaz, ainda bem que o Caio tava bem preparado. Sou negro e gosto bastante de estudar sobre algoritmos racistas. E quando entra nessa questão de previsão de futuro e racismo é o momento que tá mais propenso pra alguém falar caquinha. Mandaram muito bem parabéns!
Muito bom o vídeo! Caio foi uma excelente cartada pra esse tema! Estou assistindo a série sem ter lido os livros (o que é raro no meu histórico) Dá pra sentir, e também com base no que outros canais falaram, que a obra original é tão grandiosa que seria difícil adaptá-la fielmente para outra mídia. Dito isso, tem algo que me incomoda muito, não sei dizer exatamente o que.. se é o roteiro, se é a falta de conexão com os personagens (ep 5 e ainda não me importo com ninguém, sinceramente), se são os cortes estranhos da montagem. Uma pena, esperava ter uma experiência um pouco mais imersível com essa série. O visual está lindo, mas me parece mais do mesmo... tiveram oportunidade de fazer algo inédito, mas não foi dessa vez. Enfim, vou continuar assistindo.. tomara que tenha uma continuação, achei que foi pouco divulgada.
A produção da série ta gigante! Incrível demais. Mas ainda não consegui entrar na história e me identificar com personagens e tal. Me parece alguns problemas no roteiro da série. To aguardando pra ver se melhora nesse sentido. Mas esse video ficou perfeito Mikannn, adorei de verdade esse papo com o Caio!!!
Achei o vídeo muito massa, deu uma explodida na minha cabeça e achei muito interessante essa outra maneira de utilizar a matemática, inclusive estava lendo um livro recentemente chamado Binti que também tem um role matemático na historia.
Amo Asimov... ia sempre na biblioteca pegar os livros dele pra ler, no início dos anos 2000. Brincamos aqui em casa que meu sobrinho se chama Isaac por causa dele. 💞💞💞 (ele tem 8 anos e adora a brincadeira)
Eu tenho o livro, comprei depois que descobri que inspirou a crianção de Duna. Contudo, ainda não tenho coragem de começar a ler um livro tão longo, assim. Por mais que eu ame as histórias do Isaac Asimov (particularmente As Cavernas de Aço). Eu pensava que a psico-história era uma forma de cientificar um arquétipo que seria uma "profecia". Mas a cientificação do velho arquétipo (inclusive presente na Jornada do Herói), cria muitas cargas filosóficas a serem aplicadas na realidade... sentimos um individualismo mas evoluímos como um coletivo. As divergências começam a aparecer, tipo será que o livre-arbítrio é somente uma questão de perspectiva? Será que os pensamentos coletivos (exemplo do mundo real e da atualidade "ecologia"), as decisões que o coletivo tomar, será mais unanimemente consequente que somente um indivíduo tiver uma visão limitada a ele mesmo e sua mente. Mas e se essa pessoa, esse indivíduo for um revolucionário, for o "Messias" de uma época e seus limitados pensamentos se tornarem, novamente coletivos? Logo, o impacto que uma simples vida humana faz na sociedade está limitadíssimo, seja se for um revolucionário, ou somente aquele que lidere as mudanças de acordo com os pensamentos coletivos... A vida de uma pessoa comum, suas escolhas, suas decisões e suas vivências são irrelevantes para História. Nossa, que conclusão niilista...
Muito bom mesmo esse bate-papo!! Queria ver vocês falando sobre a série da AppleTV+ quando a temporada estiver completa. Sou novo no “mundo do Isimov”, estou curtindo muito a série, mas estava vendo alguns reviews negativos e todos eles comparavam a série com os livros 😞 kkkkk torço para que a série consiga se estabelecer nos próximos episódios
Acho que o Harry Seldon é um ator que gostei de outra série de ficção científica, que eu adoro mas parece não chamar a atenção do pessoal daqui, chamada The Expanse.
22:39 A mas aí o negócio fica estranho é com Édipo na mitologia grega que ao ouvir uma profecia do oráculo tomou todas as medidas e decisões possíveis pra evitar que ela se cumprisse e sem saber as decisões que ele fez pra evitar a profecia foram as que o levaram exatamente pra realidade em que ela se cumprisse. Mó doideira né, livre arbítrio ou destino? Eis a questão, o que rege? Quando eu vi também a psico-história me deu um click na cabeça, eu pensei, já vi isso em algum lugar, e foi mesmo, na escola em aulas de Geografia, tinha a tal teoria Malthusiana que tomava por alguns estudos pra dizer que o crescimento populacional superaria a produção de alimentos e que isso ia ferrar com nossa espécie, não só alimentos mas escassez de outros recursos também.
adorei o vídeo! vcs foram bem além do material original e discutiram muitas questões importantes. infelizmente não consegui terminar o primeiro livro e tô achando a adaptação tão insossa quanto :/ vou dar mais uma chance no futuro, mas, apesar de curtir FC clássica, achei a execução tediosa demais. uma pena pois os conceitos são muito intrigantes
O algoritmo do UA-cam é mesmo HORROROSO. Estou acompanhando Fundação desde lançado o primeiro episódio, e sempre vou procurar sobre a série no youtube logo após assistir os episódios. Mesmo com isso, e sendo inscrito no seu canal, seu vídeo não apareceu para mim em nenhum momento!!!! Revoltante!!!! Mas, ao menos agora, encontrei seu vídeo, assisti, e amei. Adoro seus vídeos, adoro o Caio e estou adorando Fundação. Um abraço, Mikannn!!
17:35 me lembrou westworld quando o algoritmo ao não considerar o rapaz um bom canditado pra um vaga de emprego pq ele tem probabilidade alta de suicídio acaba fazendo com que POR não ter melhores oportunidades isso leve ele nessa direção (algo do tipo, faz tempo q assisti já kk)... E no geral tudo me lembra Homo Deus do Yuval Harari. Tô animada pra assistir a série 😊
Um daa sagas literarias mais geniais é Fundação de Asimov, a série mudou bastante a obra original, mas dando.uma chance gostei dos primeiros episódios só o andamento e a pouca exploração de alguns temas que me desanimou, mas espero que fique bem melhor
eu to lendo Fundação e Império e só esses dias descobri q seria adaptado (achei q seria um filmekkkkkkkk) estou mt empolgada pra ver a série, to amando os livros 💖
Acho que a Psico-história mais próxima da nossa realidade seria WestWorld. Na qual uma inteligência artificial coleta todos nossos movimentos e faz previsões de escolhas.
eu terminei a trilogia dos livros finalmente e achei incrível toda essa ciência que o asimov imaginou fico pensando se conseguiríamos aplicar algo parecido com uma população de "só" 7 bilhões de pessoas (quase 8 ...), já que ele falou no livro que ela dependia do conglomerado e lá tem quintilhões de pessoas em uma galáxia inteira kkkkkkk tb pensei se a galáxia que ta nessa história é a nossa mesmo ou é outra depois de milhares de anos de viagem interestelar...
ainda to pra ver a série mas quero parar um pouco pra processar os livros e escrever alguma coisa sobre eles gosto de tentar imaginar como são as tecnologias apresentadas na história do livro e só depois quero ver isso na série kkkkkkkk
Gosto demais de fundação e esse conceito é muito interessante mesmo!!!! Porque, no caso da narrativa em si, ainda vai ter muita repercussão! ******POSSÍVEL SPOILER******* E se a série seguir bem o livro, ainda tem aquela outra f******* que aparece no último livro da trilogia que dá quase outro sentido para a psico história haha.
Cara puta papo legal! Quero ser amigo de vocês dois! Estou lendo Fundação mano é incrível o livro! Vou ver a série depois quero comparar minha imaginação e como vão representar os personagens!
Já precisei fazer uma pesquisa com 23 anos de dados de medições diárias e lógico, não tem condições de fazer na mão. Eu colocava os valores no algoritmo e deixava rodando. Era bizarro. Eu tentei fazer o passo a passo dos cálculos na mão usando só 5 valores e deu um trabalho absurdo.
Quem tá vendo em 2023? Tem os livros com desconto aqui: amzn.to/3OgK3DW
(Quem comprar qualquer produto com esse link ajuda o canal com uma pequena comissão 😊)
A Mikannn só traz gente legal pro canal, adorei a participação do Caio.
Asimov é meu autor preferido e to amando ele voltar aos holofotes com a série, eu amo a escrita dele e espero que várias pessoas entrem em contato com, pelo menos, os três primeiros livros :D
meu deus a conversa tava tão boa que eu nem vi os 20 minutos passar! mais vídeos sobre fundação, por favor!!!
To terminando a fundação pra depois ir ver a série, o timing perfeito da gata 💥
Eu tbm, terminei Fundação e Império essa semana! Só falta o último agr da trilogia
@@felipeazevedo1298 o que dizer sobre o mulo, espetacular.
@@blodiemetal sensacional demais, o final do segundo livro é chocante
@@felipeazevedo1298 no início do terceiro tem uma boa conclusão para essa história. Mas falando sinceramente, dei uma abandonada no terceiro livro. O que mais gosto do Asimov são as histórias focadas em robôs.
Antes de tudo, boa recuperação Mikannn!
Mas sem querer fazer gatekeeping, mas só pra valorizar a colab, eu acho que pessoas com um background científico são cruciais nas discussões relacionadas ao Asimov porque ciência pura está muito no centro de tudo que ele escreve. Trazer o Caio foi uma ideia brilhante.
Na grande maioria das discussões de Fundação passa batido a inspiração que o Asimov tirou da teoria cinética dos gases, que baseia na imprevisibilidade de um átomo em contraste com a previsibilidade da média de milhões de átomos, para criar a psicohistória, que se baseia na imprevisibilidade do cérebro humano em contraste com a possível previsibilidade da media de comportamento de uma sociedade. É um conceito que foi extrapolado de um comportamento da natureza para comportamento humano, e eu acho a simetria disso tudo bem linda. Afinal, somos só parte da natureza.
Pra quem tem interesse, eu sugiro muito o livro de divulgação científica "O que é a vida", do Schrödinger, que trabalha um pouco com esse conceito entre outras coisas. Se curtir os papos de entropia que o livro trabalha, vale a pena pular para Os Próprios Deuses, do Asimov, que trabalha com a quebra das leis da termodinâmica sem quebrar as leis da termodinâmica. No meio disso tudo, é um livro sobre o perigo do consumo de combustíveis fósseis escrito nos anos 70! É um livro curto, que vale muito a pena principalmente se você ler só as duas primeiras histórias (a terceira é bem meh).
Amo a Trilogia da Fundação justamente por lidar com essas previsões e como é possível prever as massas. Esse papo todo me deixou ainda mais reflexiva sobre o tema. Adorei ver Asimov por aqui!
A grande lição da trilogia do Asimov e quase ninguém lembra ( o terceiro livro, "Segunda Fundação", deixa isso bem claro) é: valorize as ciências humanas. E é admirável alguém formado em Bioquímica na década de 40 já ter uma visão tão ampla de ciência.
Falando em dados e previsões...
Uma forma de poder organizar e administrar políticas públicas é com a formação de bancos de dados sobre a população. A principal fonte de dados demográficos do Brasil é feita pelo censo do IBGE. Mas infelizmente a pesquisa vem sofrendo ataques orçamentários e metodológicos.
Agora, se bons dados geram boas previsões onde dados ruins vão nos levar pelos próximos 10 anos até o próximo censo?
Estou gostando da série e, como cientista social, amei este vídeo! Lembrei do conceito da "Armadilha de Tucídides" proposto por um historiador para explicar a tendência de conflito entre superpotências globais, como vemos agora entre EUA e China.
Não conhecia o conceito. Muito interessante, Obrigado!
Eu achei essa discussão incrível. Como ainda não li os livros mas estou acompanhando a série, não sabia que um dos axiomas da psico-história é o de que as pessoas não poderiam saber seus resultados, isso me lembrou de uma discussão muito interessante que Yuval Harari levanta no livro Sapiens. Segundo ele “A história não pode ser explicada de forma determinista e não pode ser prevista porque é caótica”. Ele explica no livro que a história é um “sistema caótico nível 2”, sendo o caos nível 1 o que não reage a previsões e o nível 2 o que reage, dando alguns exemplos desse tipo de sistema.
“O clima, por exemplo, é um sistema caótico nível 1. Embora seja influenciado por uma série de fatores, é possível criar modelos computadorizados que levem em consideração um número cada vez maior desses fatores e produzam previsões do tempo cada vez melhores. O Caos nível 2 é o caos que reage a previsões a seu respeito e, por isso, nunca pode ser previsto com precisão. Os mercados, por exemplo, são um sistema caótico nível 2. O que vai acontecer se desenvolvermos um programa de computador que preveja com 100% de exatidão o preço do petróleo amanhã? O preço do petróleo vai reagir imediatamente à previsão que, consequentemente, não vai se concretizar”.
Em algum dos seus livros (Sapiens ou Homo Deus, não me lembro agora), Harari chega a citar o fato de que Karl Marx, analisando a sociedade Inglesa sob a influência da revolução industrial, previu que ocorreria uma revolução do proletariado, em que as classes menos abastadas tomariam o poder, e com isso acabou publicando suas ideias. Acontece que as suas ideias acabaram sendo lidas pela elite, que agora com medo de uma revolução do proletariado começou, aos poucos, a melhorar as relações de trabalho, o que pode ter acabado com a revolução antes mesmo dela chegar (se ela chegaria ou não provavelmente nunca saberemos).
Eu acho muito interessante como esses conceitos particulares de áreas específicas do conhecimento acabam muitas vezes sendo discutidos e até adaptados por obras culturais sem que percebamos.
Eu amei e minha mãe amamos a série, uma qualidade incrível, parece filmes de cinema em vez de episódios de uma série, além de uma história super envolvente e interessante, recomendo muito, assistam!
Eu estou ainda no segundo episódio, mas estou apaixonada pela série. É uma produção de cinema
A contribuição do Caio foi demais! Acho que foi a ponta que me faltava para finalmente ler esses livros ❤
Que conversa sensacional de vocês! Comecei a assistir a série e quero ler os livros também. Já havia ficado impactada com o Jovem Nerd falando sobre os livros e agora ainda mais com esse vídeo. Que dupla!
O Thiago do Ora Thiago fez um ótimo ensaio sobre essa obra junto com Duna, engraçado que até tem uma visão até com a da Mikannn
E fica cada dia mais próxima a colab da Mikannn com o Jovem Nerd, amém
Em geral pra transformar itens em números é só transformar em uma variável. Tipo se tiver enchente vai ser 1 e se não tiver 2, aí você vai cruzar com outras linhas de dados com algum software tipo SPSS e ele te dá vários resultados expressos em % e outras medidas.
Mikann! Você tratou o tema de uma forma sensacional, do jeito que a Fundação merece, com Ciência. Um de exatas e a outra, você que é de Humanas. Tiro certeiro chamar Caio Gomes, cientista e divulgador científico do mesmo naipe do Atila e Pirulla! Mais collabs assim por favor! Parabéns.
trabalho muito muito muito bom de vocês! incrível análise dos conceitos, fiquei com vontade de conhecer tanto a série quanto o material original. sempre me sinto muito bem informada e mais inteligente quando vejo vídeo de vocês :D lindimais
que conversa boa, amei os conceitos! Eu ainda não decidi se vou assistir essa série, mas esse vídeo me deixou com vontade! ótimo conteúdo (como sempre)
quem estuda machine learning ou ciência dos dados talvez abstraia essa questão com mais facilidade, mas basicamente as previsões partem de uma boa modelagem dos dados pra tornar o problema "computável" bem próximo dos exemplos que o Caio deu mesmo
Recomendo dois episódios do podcast Naruhodo, em que discutem se uma ciência unificada a partir da psicohistoria seria possível. Busquem: É possível juntar exatas, humanas e biológicas... garanto vcs vão amar.
Olá mikannn!! 👍👍👍👍
Que legal ver uma vídeo seu de "Fundação".
Estava precisando.
Apesar de não ter o Apple TV+, assisto os capítulos gravados, e estou gostando muito.
Boa surpresa!!
Pensei que 2021, iria terminar sem uma série que me surpreende-se.
E se pensarmos bem, a psico-história e os algorítmicos já existem, pois historicamente a Humanidade faz ciclos, e seu perfil de comportamento se repete, vide as guerras e os conflitos mundiais.
Vale lembrar que, essa fase de virose que enfrentamos, é um dos frutos do comportamento humano, e que já ocorreu em outras épocas.
Faça mais vídeos sobre a série, que é um prato cheio para teorias e o pensamento reflexivo.
Muito legal o vídeo! Sempre excelentes as participações do Caio Gomes. Meu comentário é sobre algo que alguns biológos já comentavam nos fóruns de discussão sobre Asimov há tempos: O primeiro princípio da psicohistória e como o é falado que o Hari aplica ele, lembra muito alguns principios da genética de populações, inclusive que estava sendo um boom na comunidade científica na época e cujos principios tinham sido escritos por Fisher 30 anos antes da publicaão de Foundation. Claro que o Asimov ampliou bastante, danda a habilidade de "prever o futuro", mas acho interessante que pode ter sido baseado em algo muito discutido na comunidade científica na época já que o próprio Asimov era um bioquímico professor de universidade
Quando li Asimov pela primeira vez ninguém conhecia ele. Tive que vasculhar todos os sebos do Rio pra conseguir achar os livros da Fundação. Fico feliz de ver uma obra dele televisionada. Espero que faça jus à obra. Mikannn, obrigada por pelos seus vídeos leves e nerds que tanto me alegram o dia. PS: adorei o retorno de MiCarol!
A fundação é uma das minhas séries de livros favoritas. Espero muito que a série televisiva faça jus a ela.
Que video maravilhoso! Começou com Asimov e terminou em politca, coleta de dados, policia. Adorei.
PS comprei o livro com os 3 volumes de Fundação na Amazon bem barato!
Isso tem muito relação com Ciência de Dados dentro do TI, usando dados, em geral dentro de empresa, mas poderia ser um banco de dados global, conseguimos obter informações para agir de forma estratégica para o futuro. É a arte ensinando a vida, Asimov é atemporal, adorei o vídeo
Opa o Caio complementou isso kk
Que vídeo MARAVILHOSO!!!
Parabéns Mikann por trazer o Caio
Que dupla
Que legal ver o CAIO novamente!
Belo vídeo. Parabéns.
Na minha opinião, a psicohistoria também permitiu na história de Fundação que se previsse ações pontuais que poderiam levar a eventos futuros, é assim se poderia Manipular a massa na direção planejada a fim de se chegar a um objetivo.
Era o que fazia a Segunda Fundação com o objetivo de se recriar o Império Galáctico após os 1.000 anos.
Eu achei isso quando li os livros.
Super interessante a análise que vcs trouxeram e a relação com o uso de dados na atualidade
apoio mais vídeos de fundação aaaaa, não tava gostando MT no começo mas agora estou amando
Rapaz, ainda bem que o Caio tava bem preparado. Sou negro e gosto bastante de estudar sobre algoritmos racistas. E quando entra nessa questão de previsão de futuro e racismo é o momento que tá mais propenso pra alguém falar caquinha. Mandaram muito bem parabéns!
Eu adoro esse tipo de vídeo. Ao mesmo tempo me ensina algo e fala de uma obra. Obrigada por isso. ♥️
Muito bom o vídeo! Caio foi uma excelente cartada pra esse tema!
Estou assistindo a série sem ter lido os livros (o que é raro no meu histórico)
Dá pra sentir, e também com base no que outros canais falaram, que a obra original é tão grandiosa que seria difícil adaptá-la fielmente para outra mídia. Dito isso, tem algo que me incomoda muito, não sei dizer exatamente o que.. se é o roteiro, se é a falta de conexão com os personagens (ep 5 e ainda não me importo com ninguém, sinceramente), se são os cortes estranhos da montagem.
Uma pena, esperava ter uma experiência um pouco mais imersível com essa série. O visual está lindo, mas me parece mais do mesmo... tiveram oportunidade de fazer algo inédito, mas não foi dessa vez.
Enfim, vou continuar assistindo.. tomara que tenha uma continuação, achei que foi pouco divulgada.
A produção da série ta gigante! Incrível demais. Mas ainda não consegui entrar na história e me identificar com personagens e tal. Me parece alguns problemas no roteiro da série. To aguardando pra ver se melhora nesse sentido. Mas esse video ficou perfeito Mikannn, adorei de verdade esse papo com o Caio!!!
Tava sedento por esse vídeo. Quanto conteúdo bacana 😍 Tô vendo Fundação e amando demais a série.
Voltando depois de 1 ano, lembra de chamar o Caio para a segunda temporada. Vídeo excelente.
Achei o vídeo muito massa, deu uma explodida na minha cabeça e achei muito interessante essa outra maneira de utilizar a matemática, inclusive estava lendo um livro recentemente chamado Binti que também tem um role matemático na historia.
AAAAAAA eu tava precisando disso, gente ❤️ Tô querendo muito ler Fundação, chamei um amigo pra ver se conseguimos ler juntos 💕🌻
Que vídeo perfeito Mikannn, adorei a participação do Caio
Estou adorando a série!!!
Quem é economista, vai lembrar de uma matéria chamada econometria que tbm tem essa previsões, só que mais simplistas kkkkkk
Tava esperando esse videoooooooooooooooo, te amo Mikannn
O vídeo passou mttt rápido. Adorei Mikannn e Caio!!!
Amo Asimov... ia sempre na biblioteca pegar os livros dele pra ler, no início dos anos 2000. Brincamos aqui em casa que meu sobrinho se chama Isaac por causa dele. 💞💞💞 (ele tem 8 anos e adora a brincadeira)
Eu tenho o livro, comprei depois que descobri que inspirou a crianção de Duna. Contudo, ainda não tenho coragem de começar a ler um livro tão longo, assim. Por mais que eu ame as histórias do Isaac Asimov (particularmente As Cavernas de Aço). Eu pensava que a psico-história era uma forma de cientificar um arquétipo que seria uma "profecia". Mas a cientificação do velho arquétipo (inclusive presente na Jornada do Herói), cria muitas cargas filosóficas a serem aplicadas na realidade... sentimos um individualismo mas evoluímos como um coletivo. As divergências começam a aparecer, tipo será que o livre-arbítrio é somente uma questão de perspectiva? Será que os pensamentos coletivos (exemplo do mundo real e da atualidade "ecologia"), as decisões que o coletivo tomar, será mais unanimemente consequente que somente um indivíduo tiver uma visão limitada a ele mesmo e sua mente. Mas e se essa pessoa, esse indivíduo for um revolucionário, for o "Messias" de uma época e seus limitados pensamentos se tornarem, novamente coletivos? Logo, o impacto que uma simples vida humana faz na sociedade está limitadíssimo, seja se for um revolucionário, ou somente aquele que lidere as mudanças de acordo com os pensamentos coletivos... A vida de uma pessoa comum, suas escolhas, suas decisões e suas vivências são irrelevantes para História. Nossa, que conclusão niilista...
Que tema de vídeo maravilhoso! E que colab de respeito!
😭😭 por que demorou tanto ??? Que vídeo maravilhoso.. vc sempre arrasa
Muito bom mesmo esse bate-papo!! Queria ver vocês falando sobre a série da AppleTV+ quando a temporada estiver completa. Sou novo no “mundo do Isimov”, estou curtindo muito a série, mas estava vendo alguns reviews negativos e todos eles comparavam a série com os livros 😞 kkkkk torço para que a série consiga se estabelecer nos próximos episódios
Acho que o Harry Seldon é um ator que gostei de outra série de ficção científica, que eu adoro mas parece não chamar a atenção do pessoal daqui, chamada The Expanse.
Adoro The Expanse! Nova temporada (e infelizmente a última…) em dezembro
O nome dele é Jared Harris.
Em The Expanse ele fez o Anderson Dawes.
Também fez Valery Legasov em Chernobyl.
Video incrível! Eu tô amando a série
video incrível! o assunto é fantástico, vocês dois são excelentes, a conversa tbm foi excelente
Nossa que tema de vídeo legal, seu conteúdo é tudo Mikannn
Adoro o Caio e adoro você. Adorei a colaboração 💖💖💖
22:39 A mas aí o negócio fica estranho é com Édipo na mitologia grega que ao ouvir uma profecia do oráculo tomou todas as medidas e decisões possíveis pra evitar que ela se cumprisse e sem saber as decisões que ele fez pra evitar a profecia foram as que o levaram exatamente pra realidade em que ela se cumprisse. Mó doideira né, livre arbítrio ou destino? Eis a questão, o que rege?
Quando eu vi também a psico-história me deu um click na cabeça, eu pensei, já vi isso em algum lugar, e foi mesmo, na escola em aulas de Geografia, tinha a tal teoria Malthusiana que tomava por alguns estudos pra dizer que o crescimento populacional superaria a produção de alimentos e que isso ia ferrar com nossa espécie, não só alimentos mas escassez de outros recursos também.
Terminei a primeira temporada agora. Ansiosa pela 2a.
O Caio é incrível!! Muito boa a discussão, mesmo pra quem ainda não leu tudo de fundação como eu, estou tentando terminar 😊
Finalmente, alguém falando sobre isso! Que algria, Mikannn!
Parei pra ver um vídeo sobre cultura pop e assisti uma aula sobre ciências sociais e ciência de de dados. Excelente.
adorei o vídeo! vcs foram bem além do material original e discutiram muitas questões importantes. infelizmente não consegui terminar o primeiro livro e tô achando a adaptação tão insossa quanto :/ vou dar mais uma chance no futuro, mas, apesar de curtir FC clássica, achei a execução tediosa demais. uma pena pois os conceitos são muito intrigantes
O algoritmo do UA-cam é mesmo HORROROSO. Estou acompanhando Fundação desde lançado o primeiro episódio, e sempre vou procurar sobre a série no youtube logo após assistir os episódios. Mesmo com isso, e sendo inscrito no seu canal, seu vídeo não apareceu para mim em nenhum momento!!!! Revoltante!!!! Mas, ao menos agora, encontrei seu vídeo, assisti, e amei. Adoro seus vídeos, adoro o Caio e estou adorando Fundação. Um abraço, Mikannn!!
Nossa, complicado, né? Que bom que você nos encontrou agora, pelo menos :)
Caio, onde tem mais sobre essa pesquisa?
O @OFísicoTurista Caio é show!!
Muito legal esse link da Fundação com algo super relevante que são modelos enviesados. Parabéns pelo conteúdo show!
Gente! Que vídeo massa! Adorei a discussão! Like dado com prazer!
Que belo vídeo!!! Parabéns as dois 👏🏿👏🏿👏🏿
Traz mais vídeos de Asimov, por favor!
Mikannn gostaria de ler o estudo que Caio comenta sobre a polícia dos EUA, consegue me passar o link?
Que vídeo incrível!!! Precisoooo ler fundação!!!!
17:35 me lembrou westworld quando o algoritmo ao não considerar o rapaz um bom canditado pra um vaga de emprego pq ele tem probabilidade alta de suicídio acaba fazendo com que POR não ter melhores oportunidades isso leve ele nessa direção (algo do tipo, faz tempo q assisti já kk)... E no geral tudo me lembra Homo Deus do Yuval Harari. Tô animada pra assistir a série 😊
Lee Pace tem meu amor eterno por Pushing Dasies.
Um daa sagas literarias mais geniais é Fundação de Asimov, a série mudou bastante a obra original, mas dando.uma chance gostei dos primeiros episódios só o andamento e a pouca exploração de alguns temas que me desanimou, mas espero que fique bem melhor
A série não tinha me pegado nos 2 primeiros episódios. Mas ali pelo quarto e quinto MEO DEOS, to achando ótima.
Eu nao sabia que tinha virad série😱 to no segundo livro da trilogia
Excelente.. 💪💪
A cara da série não me animou mas esse bate papo me convenceu a assistir
Muito foda o Caio ai, caramba MIkanzinha te amo!!!!
Video sem Spoiler, legal, mas ja quero um video sobre a série rsrsrsrsrs!!!!!!
EU AMEI ESSA SÉRIE!!!! 😭❤️
Venho de 2023 e acreditem! A segunda temporada e muito boa.
eu to lendo Fundação e Império e só esses dias descobri q seria adaptado (achei q seria um filmekkkkkkkk) estou mt empolgada pra ver a série, to amando os livros 💖
Acho que a Psico-história mais próxima da nossa realidade seria WestWorld. Na qual uma inteligência artificial coleta todos nossos movimentos e faz previsões de escolhas.
Nossa, esse crossover foi excelente.
eu terminei a trilogia dos livros finalmente e achei incrível toda essa ciência que o asimov imaginou
fico pensando se conseguiríamos aplicar algo parecido com uma população de "só" 7 bilhões de pessoas (quase 8 ...), já que ele falou no livro que ela dependia do conglomerado e lá tem quintilhões de pessoas em uma galáxia inteira kkkkkkk
tb pensei se a galáxia que ta nessa história é a nossa mesmo ou é outra depois de milhares de anos de viagem interestelar...
ainda to pra ver a série mas quero parar um pouco pra processar os livros e escrever alguma coisa sobre eles
gosto de tentar imaginar como são as tecnologias apresentadas na história do livro e só depois quero ver isso na série kkkkkkkk
Eu sou uma pessoa simples, eu vejo um cientista no youtube eu já do like.
Tudo é muito doido para a Mikannn kkk
Video top
Ainda não assisti nem li, mas não teria um pouco a ver com a última temporada de Westworld?
Que roteiro de vídeo sensacional
Acho que um geoprocessamento dessas informações podem ajudar nessa análise kk muito toppo
ahhhhhh, lerei o livro e verei a história para poder ver o vídeo! té mais ;]
Gosto demais de fundação e esse conceito é muito interessante mesmo!!!! Porque, no caso da narrativa em si, ainda vai ter muita repercussão!
******POSSÍVEL SPOILER*******
E se a série seguir bem o livro, ainda tem aquela outra f******* que aparece no último livro da trilogia que dá quase outro sentido para a psico história haha.
Minha companheira que não leu o livro está gostando. Eu que li estou achando mais ou menos.
Acho que tomaram muitas liberdades na série.
Cara puta papo legal! Quero ser amigo de vocês dois! Estou lendo Fundação mano é incrível o livro! Vou ver a série depois quero comparar minha imaginação e como vão representar os personagens!
video sensacional, penso que a psico historia seria talvez possivel com muitos dados, sendo que isso seria o problema de conseguir
Já precisei fazer uma pesquisa com 23 anos de dados de medições diárias e lógico, não tem condições de fazer na mão.
Eu colocava os valores no algoritmo e deixava rodando. Era bizarro. Eu tentei fazer o passo a passo dos cálculos na mão usando só 5 valores e deu um trabalho absurdo.
Li os livros
Tava todo mundo falando que a série é muito bonita mais é chata, vamos ver se agora com o vídeo da mikkan eu me ânimo...
A serie é muito boa