NEOJIBA 17 ANOS - A MÚSICA QUE MUDOU A VIDA DESSAS CRIANÇAS

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 вер 2024
  • Olá, pessoal! Hoje vamos compartilhar uma história inspiradora e cheia de música, esperança e transformação. Vamos falar sobre o Neojiba e como ele tem mudado a vida de muitos jovens na Bahia. Vamos começar conhecendo alguns desses jovens e suas trajetórias no programa.
    Saíde: Do Bairro da Paz ao Núcleo Central
    Saíde tem 17 anos e mora no Bairro da Paz, em Salvador. Sua jornada musical começou quando ele tinha apenas sete anos, inspirado pela irmã, a primeira oboísta do núcleo Neojiba no bairro onde vivem. A mãe de Saíde sempre sonhou em ver seus filhos se tornarem músicos, e foi ela quem deu o grande incentivo para que ele se juntasse ao coro do Neojiba.
    Saíde permaneceu no projeto até 2018, quando decidiu sair. Mas seu amor pela música nunca diminuiu. Em 2019, ele fez uma audição para clarinetista, escolhendo a música "Asa Branca" de Luiz Gonzaga. E em 2023, ele conquistou um lugar no Núcleo Central, localizado no Parque do Queimado, no bairro Liberdade. Para Saíde, essa tem sido uma experiência incrível. Como ele mesmo diz: "O Neojiba não é só um projeto artístico que entrega músicas para as pessoas de Salvador e da Bahia, mas sim um projeto que, de fato, transforma vidas." E ele sonha grande - deseja se tornar diplomata.
    Thaíssa Dórea: Transformação e Comunicação através da Música
    Thaíssa Dórea, de 18 anos, mora em Simões Filho e também encontrou no Neojiba uma plataforma para transformação. Junto com sua irmã gêmea, Raíssa, ela toca violino na Orquestra Castro Alves. Thaíssa já participou de um intercâmbio em Portugal e acredita que o Neojiba a ajudou a se tornar mais comunicativa e expressiva, tanto na música quanto na vida.
    O Impacto do Neojiba -
    Desde sua criação em 2007, o Neojiba tem sido uma política pública prioritária do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Mais de 30 mil crianças e adolescentes tiveram suas vidas transformadas pela prática musical coletiva proporcionada pelo programa.
    Atualmente, o Neojiba beneficia diretamente 2,4 mil integrantes em seus 13 núcleos espalhados por Salvador, Jequié, Simões Filho, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Além disso, outros seis mil jovens são impactados indiretamente através de ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
    O fundador e diretor-geral do Neojiba, maestro Ricardo Castro, explica que o objetivo do programa é promover o desenvolvimento e a integração social de jovens em situações de vulnerabilidade através do ensino e prática musical coletivos. "Este programa promove o surgimento de lideranças, solidariedade entre os jovens e crianças, e nos mostra que é possível fazer mais pela nossa juventude", afirma o maestro.
    Celebração de 17 Anos do Neojiba -
    Para celebrar seus 17 anos, o Neojiba preparou três dias de apresentações no Parque do Queimado, onde funciona a sede do programa. As apresentações, que acontecem entre 19 e 21 de julho, são gratuitas e abertas ao público. Este é o segundo ano que o Neojiba comemora seu aniversário em julho, uma mudança em relação às celebrações anteriores, que ocorriam em outubro. Além disso, 30 músicos de diversos países da América Latina participarão do projeto Neojiba Conecta até o dia 30 deste mês.
    Se você gostou dessa história e quer conhecer mais sobre o Neojiba, não se esqueça de curtir, comentar e se inscrever no canal. Até a próxima!

КОМЕНТАРІ • 2