Olá! Gostou do vídeo? "Deixe o seu Gostei e Compartilhe nossos Vídeos! * ((( CURSO DE HOMILÉTICA AVANÇADO ))) Escreva Sermões Perfeitos Para Seus Ouvintes e Que Seja Extremamente Valiosos Para Suas Vidas! * Link do curso: mon.net.br/31bti * ((( O MELHOR CURSO DE TEOLOGIA NÍVEL MÉDIO DO BRASIL ))) Um Curso completo e de uma formação intelectual e profissional de excelência. Curso Médio de Teologia do Instituto Sul-Americano de Ensino à Distância (ISAED). * Link do Curso Aqui: mon.net.br/30ypp "Compre, se matricule nos Cursos e nós ajude a manter o canal". ((( SORTEIO DO CANAL DE MIL INSCRITO ))) *Link do sorteio: ua-cam.com/video/x6YCw95A4X0/v-deo.html * Se Inscreva no canal: Somente O Evangelho ua-cam.com/users/SomenteOEvangelhoOficial #Ajude-nos_Vamos_Chegar_Aos_Mil_Inscritos * Curta e Compartilhe Nossa Página no Facebook: https:facebook.com/SomenteOEvangelhoOficial * Qualquer Pergunta, Dúvida, Sugestão, Envie para nosso E-mail: contato.somenteoevangelho@hotmail.com Ajude-nos a Propagar o Evangelho de Cristo!!! #Ajude-nos_a_Chegar_Aos_Mil_Inscritos #SoliDeoGlória #SomenteOEvangelhoOficial __Amém
Irmão. Compreendo suas explicações, porém resta uma dúvida. Digamos que minha vontade não condiz com a determinação de Deus. Mas eu insisto com minha vontade aponto de transformar essa vontade em fé (é claro que refiro-me a uma boa vontade )Nesse caso acredito que minha vontade vai prevalecer, pois Deus tem o livre arbítrio e todo o poder de alterar as situações.
Mt:7 - 7. Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
Com o seu pensamento você passa a ser Deus, e Deus passa a ser sua criatura para atender tudo que você deseja, tudo que vc falou só se realiza se for a vontade de Deus.
Desculpe-Me a sinceridade, falas do que não sabe. Começa que Deus não salva, mas um homem que em tudo foi igual a nós, exceto sem pecado, Deus deu-lhe o poder de Salvar, na terra e no tempo aceitável chamado HOJE. E é assim que o Espírito Santo ensina sobre salvação na bíblia. O Calvinismo se encontra na bíblia como os que preparam a vinda do Anticristo, exaltam Deus pelo que não age, não por preguiça, mas pelo que predestinou no Primogênito da criação, desviando do salvador, o Cristo, e esse homem, que somente após consumar a salvação em sua própria carne, rogou a Deus que retornasse sua glória, ou divindade. Calvinismo é Satanás novamente dizendo " Esta escrito".
Desculpe-Me a sinceridade, falas do que não sabe. Começa que Deus não salva, mas um homem que em tudo foi igual a nós, exceto sem pecado, Deus deu-lhe o poder de Salvar, na terra e no tempo aceitável chamado HOJE. E é assim que o Espírito Santo ensina sobre salvação na bíblia. O Calvinismo se encontra na bíblia como os que preparam a vinda do Anticristo, exaltam Deus pelo que não age, não por preguiça, mas pelo que predestinou no Primogênito da criação, desviando do salvador, o Cristo, e esse homem, que somente após consumar a salvação em sua própria carne, rogou a Deus que retornasse sua glória, ou divindade. Calvinismo é Satanás novamente dizendo " Esta escrito".
@@mauriciofernandes9813 pf meu irmão se informe mais. Saiba diferenciar visões teológicas, de doutrinas de demônios. Deus está absolutamente no controle de tudo, T.U.D.O!
@@fernandogregorio5255 Visões teológicas? Quais conheces, Armamismo, calvinismo, catolisismo, adventismo, espiritismo, ateismo, mormons, Islamismo, budismo etc O que tem isto com Deus estar no controle de tudo, e até não estando por seu quer, e não conhencendo o que não quer, e não podendo fazer o que diz não fazer. O Altissimo não perde o controle. Converta a Deus pelo único caminho, Jesus Cristo, ou vá pro inferno com qualquer visão doutrinaria que te aproveite, como analgésico na eternidade. Se conhecesse Deus por Cristo, saberias o que prego, não ousaria se deixar ser usado por Satanás, para dizer-me pela voz de dele "Esta escrito". E não me chame de irmão enquanto não aceitares a salvação por Jesus, homem, hoje e como o Espirito Santo manda os salvos, aceitarem de coração professando com a boca que só JESUS CRISTO SALVA! Doutrina de Demônios são visões teológicas que retiram o poder de salvar do Vaso ( homem) que Oleiro ( Deus) prometeu e fez dando seu poder de salvar. No controle de Deus, salvação não cabe a Deus. Deus não usa, mas deu o próprio poder de salvar a um homem. És um servo do Anticristo, que chama um servo de Cristo de irmão.
Obrigado meu Deus, por esta obra de ensino dirigida por este homem...Obrigado meu Deus, por capacitar e levantar este homem disposto a ensinar com tão grande eficiência e simplicidade...Sr Granconato, ver o prezado ensinando não cansa, apenas dá graça!
Pastores: Jonas Madureira, Hélder Cardin, Joel Neto, Wilson Porte , Alfredo Ferreira, Paul Washer, John Piper, Héber Campos Jr., Sillas Campos...tem outros...Mas estes que citei têm pregações aqui pelo UA-cam, séries completas de pregações, aulas no canal da Escola Charles Spurgeon, no canal Palavra da Vida Sudeste e em vários canais. Deus abençoe para a Glória dEle!
Evangelho puro? Evangelho é o poder dado por Deus ao homem que prometeu e fez para salvar. E como o Espirito Santo ensina, salvação é por Jesus Cristo e sua condição humana, hoje e na terra durante o tempo que o homem pecador viver. Estes teólogos calvinistas ensinam que Deus predestinou pessoas em função da ETERNIDADE, colocando Deus, na pessoa do Espirito Santo, como mentiroso. Isto é blasfemar contra ele, não existe perdão para este pecado.
Ñ quero querer, mas eu quero..Ñ conseguimos controlar nossas paixões...Ñ tenho livre arbítrio, tenho vontades, tomo decisões, ñ são decisões livre de qualquer influência, mas são decisões.
vc sabe o que significa livre arbítrio ? se não temos livre arbítrio então quem controla a nossa vida? Deus ou o diabo ? se é Deus então logo seremos todos salvos, se é o diabo seremos todos condenados ? então me responde minha amada !!!
vc não sabe o q é ter livre árbitrio, tudo q advém na nossa vida como paixões, angústia, sofrimento, duvidas, dor e por ai vai, tudo isso vem de escolhas q nós tomamos na vida, a nossa vida é feita de escolhas e toda escolha vai nos levar a algum lugar seja bom ou mal, temos q saber q podemos fazer o que quiser nessa vida mas os nossos atos terão consequência !
Livre-arbítrio é a capacidade de agir contrário à natureza. Após a quebra do pacto o homem perdeu esta capacidade não podendo mais agir contrário à sua natureza caída. Antes o homem era santo e poderia agir contrário à está natureza. Após a queda o homem deixou de ser santo, no sentido constitucional de sua natureza, e não pode mais agir contrário à sua nova natureza pecaminosa. Agostinho de Hippona sobre isso escreve "Não posso não pecar" mais depois da queda, pois perdi minha liberdade. Martinho Lutero escreveu sobre a "escravidão da vontade" humana após perder o livre-arbítrio. Assim, podemos concluir que em bora agentes livres para tomarmos decisões secundárias, somos escravos do pecado e impossibilitado de tomarmos qualquer decisão quanto à qualquer bem espiritual.
@@sagatiger1 markinhos deejay Leia esse versículo completo... É como se o pecado ficasse atrás da porta, se você abrir um pouquinho apenas ele entra e lhe destrói. Isso não é ter domínio sobre o pecado. É tentar se proteger dele apenas... Vigiando smp. Se você tivesse domínio de fato você não precisaria ter preocupação nenhuma com ele, e não teria porquê existir este versículo nas Escrituras.
Arminianos que estão nos comentários estão citando João 3.16 dizendo que os calvinistas até hoje entenderam o versículo... Bom, basta ir em João 6.37 a 40, que fica claro em "todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim". Ora, de certo que Deus ama toda a sua "criação", é o amor do criador por suas criaturas, porém isso é graça comum, já o amor salvífico é graça específica e apenas para os escolhidos do PAI.
Perfeito Pr. Para entender isso tem que pensar em Deus como o ser que ele é, e isso depende de muito estudo, o brasileiro costuma criticar sem estudar aí passa vergonha.
A decisão que a gente toma vem de algum lugar, racional e emocional. Vontade de chupar um sorvete, mas o cara é diabético e não pode, o poder de decisão é dele, é fácil resistir ao sorvete ? Não, mas que é decidido pela pessoa, isso é, tomou o sorvete, quem agiu? e quem vai arcar com as consequências ?
Nem no Éden o homem teve livre-arbítrio. Somente um Ser Onipotente tem livre-arbítrio, portanto somente Deus tem livre-arbítrio. Até o Filho veio para executar a vontade do Pai. Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38
Eu não tenho livre arbítrio mas tenho vontades quem foi que colocou essa vontade em mim foi Deus? Esse argumento me diz que você está culpando Deus pela minha vontade de pecar
A minha opinião sobre essa questão de se existe ou não o livre arbítrio é a seguinte: se você crê que existe livre arbítrio, viva os benefícios e os malefícios de crer assim, e se você não crê no livre arbítrio, viva os benefícios e malefícios de crer assim.
Teologicamente Sim, Absolutamente. Humanamente Não. Nossa Consciencia é humana com Vicios e Virtudes, humanamente temos escolhas certas e erradas e essas definem nosso Mundo.
O calvinismo não consegue desenrolar a questão dos decretos.quando são apertados apelam para os mistérios de Deus.O homem sempre está condicionado à ação externa e interna. No Eden e depois do Eden.Os calvinistas sequer conseguem entender João 3:16...
Quando se diz: "todo mundo está aqui", estamos nos referindo ao mundo todo? Vá a João 6.37 a 40 e você entenderá João 3.16 - "todo aquele que o PAI me dá" - "vim fazer a vontade d'Aquele que me enviou" "a vontade do Pai é essa, que eu não perca nenhum de "TODOS" os que me deu".
ordem de Deus para a queda não significa que Ele forçou Satanás a seduzir os nossos primeiros pais, ou que Ele lhes coagiu a ignorar seu comando. O que as criaturas de Deus fizeram, eles fizeram por conta própria. Deus é santo, justo e bom. Ele não pode pecar, não pode ser tentado pelo pecado, e Ele não tenta ninguém a pecar. A ordenação de Deus para a queda significa que estava certo para acontecer. Foi a vontade de Deus que Adão fosse testado, e era a vontade de Deus deixar Adão cair sozinho, sem o auxílio divino, que poderia impedi-lo de cair. Deus poderia ter impedido Satanás de colocar a tentação diante de Eva, ou em face de tal tentação Ele poderia ter dado a Adão graça sustentadora especial para capacitá-lo a triunfar sobre ela. A partir do testemunho das Escrituras, entendemos que Ele não o fez. A ordenação de Deus para a queda também significa que era uma parte de Seu plano eterno. Antes da fundação do mundo, antes da criação de Adão e Eva e a serpente que tentaram a eles, antes da existência de qualquer jardim ou árvore, Deus ordenou a queda para a Sua glória e para o bem maior da Sua criação. Ele não se limitou a permitir os nossos primeiros pais, que fossem tentados, e depois esperou para reagir a qualquer escolha que eles fizeram. Ele não se limitou a olhar através dos corredores do tempo e ver a queda. Em vez disso, a queda foi uma parte do plano eterno de Deus e Ele predeterminou ou predestinou o que deveria e iria acontecer. Neste ponto, uma questão muito importante que surge é: "Deus é o autor do pecado?" Esta questão pode e deve ser respondida com uma negativa forte. Deus não é o autor do pecado, nem Ele coage os homens a pecar contra Deus. Embora Ele predeterminou que a queda deveria e iria acontecer, Ele também predeterminou que devia acontecer por meio das ações dispostas de Satanás, Adão e Eva. Apesar de nossas mentes finitas não poderem compreender totalmente como Deus pode ser absolutamente soberano sobre todos os acontecimentos da história e sobre cada ato individual, sem destruir a liberdade individual, as Escrituras estão repletas de exemplos que demonstram que isso é verdade. José foi vendido como escravo, como resultado do pecado voluntário de seus irmãos, e ainda no final da história, José declara: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida'' (Gênesis 50:20). O Filho de Deus foi crucificado como resultado do pecado e da hostilidade para com Deus intencional do homem, no entanto, Deus tinha ordenado ou predeterminado a morte de Cristo antes da fundação do mundo. Nas Escrituras, lemos: "...a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos'" (Atos 2:23) "Porque em verdade nesta cidade se ajuntaram contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, para fazer o que a tua mão e o teu propósito predestinaram a ocorrer." (Atos 4:27-28) A partir das Escrituras, vemos que Deus ordenou ou predeterminou eventos e ainda responsabiliza os homens pelos seus pecados voluntários. Ele faz isso sem ser o autor do pecado ou coagi-los a fazer o que é contra a sua vontade. Homens maus, voluntariamente pregaram Jesus Cristo na cruz e foram responsáveis por suas ações, mas o evento inteiro foi de acordo com o plano predeterminado de Deus. A queda de Satanás, e a queda depois da raça humana através de Adão e Eva, foram os resultados de seus próprios pecados para que apenas eles fossem os responsáveis, e ainda os eventos aconteceram de acordo com o ordenado, predeterminado plano predestinado de Deus. Deus decretou um grande propósito eterno para a Sua criação e ordenou todos os eventos da história pelo qual o efeito está sendo cumprido. Nada, nem mesmo a queda do homem ou a morte do Filho de Deus, ocorre além do decreto soberano de Deus. "Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Pois "quem conheceu a mente do Senhor, ou quem se tornou seu conselheiro?" Ou "quem primeiro deu a ele que ele pode ser pago de volta a Ele de novo?" Porque dele, e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém ". (Romanos 11:33-36) "... Nele também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade ...." (Efésios 1:10-11)
@@mb12a que bênção amado. Deus continue te abençoando. Vc tem artigos em fim materiais que trata destes assuntos? Se tiver e quiser deixarei meu contato. ficarei muito agradecido .
a calvinismo confundi a pré ciência de Deus com predestinação, so porquê Deus ja sabe q o homem vai pecar isso não quer dizer q ele peca por que Deus fez ele pecar, quem faz o homem pecar é o diabo e a sua própria desobediência !
não consegui encontrar a resposta nesse vídeo, enfim, como ser considerado culpado se o homem fez aquilo que Deus determinou que ele o fizesse, ou seja, ele só fez porque Deus assim determinou. Como ser responsabilizado numa situação dessa?
Então, o que a bíblia diz é que Deus decreta sim e o homem é responsável. A bíblia não explica como isso acontece, mas ele diz que acontece. Nós podemos questionar isso, mas obrigados a crer.
A bíblia afirma que Deus determinou todas as coisas e ainda assim responsabiliza o homem pela sua escolha.o amigo pontuou se Deus determinou ele não pode culpar ' a questão aqui é falta de aceitação com o atributo soberano de Deus o objeto não pode perguntar a o seu criador o porque ele lhe fez assim' nem tampouco Deus será obrigado a nos responder o porque ele determina e aínda assim me culpa.... pré usamos aceitar a posição do criador
A questão do livre arbítrio (se tem ou não) vai depender da definição que você dá a essa palavra. Utilizando o conceito apresentado no vídeo, ninguém tem livre arbítrio, nem Deus, pois ele não pode mentir, não volta atrás na sua palavra, então, há uma interferência interna. Outros definem livre arbítrio como a capacidade de desobedecer a Deus, e por este prisma, todos temos, inclusive Adão e Eva antes da queda. Em suma, há muita gente discutindo doutrinas, quando a divergência não é ela em si, mas o significado que damos aos termos. E por aí, muita briga se torna inócua.
Te faço uma pergunta gronconato ....vc foi predestinado pra ir pro céu ou pra perdição? ...2- no juízo final pq Deus vai julgar o ser humano dos seu pecados com os livros das obras
@@andreimatheus9306 Respeito o jeito de pensar deles (calvinistas), mas o que defendem é tão CONFUSO até o ponto de eles mesmos NÃO ENTENDEREM o que adotam como tese doutrinária.
@@joserubensmedeiros1610 Complicado. Tem coisas na Palavra, que não é nossa, mas do Senhor que continuará sendo mistério para nós. E tudo bem com isso. Mas, tem gente que força a barra.
Confiram o significado de arbítrio e verão que significa vontade. O problema do arbítrio não está na capacidade de escolher a cor da camisa, mas poderia estar na forma como alguém que discorda de você será morto: decapitado ou queimado?
...Por alguma razão você me fez lembrar de um cidadão com estilo afrancesado que "reinou" na cidade de Genebra no século XVI e que, num ato de EXTREMA GENEROSIDADE, deu ouvidos às súplicas de um CONDENADO (por ele, SIM) à morte e até tentou (sem sucesso) que esse condenado, em vez de ASSADO VIVO, fosse _"carinhosamente"_ decapitado.
@@alpandrade : Bem, se um calvinista fosse responder a essa sua pergunta, ele OBRIGATORIAMENTE deveria dizer que TANTO O _"JUSTICEIRO"_ quanto o _"CONDENADO"_ estavam predestinados, respectivamente, para _"JUSTIÇAR"_ e _"SER DECAPITADO"._ Na linguagem calvinista, dir-se-ia que o primeiro seria ELEITO e o segundo, RÉPROBO. Essa ideia de FATALISMO eles extraíram do que chamam de pura e sã doutrina que derivaria da passagem de Romanos 9: JACÓ (eleito) e ESAÚ (réprobo), ambos com destino certo e imutável ANTES DE NASCEREM, ANTES DE PRATICAREM BEM OU MAL, ANTES DE CONHECEREM BEM OU MAL. Mas eu, sinceramente, não tenho cérebro para acompanhá-los nesse raciocínio.
@@joserubensmedeiros1610 Isso é porque afirmam crer num Deus infinitamente justo e bom. Parafraseando o título da obra de Norman Geisler "Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu", eu diria "Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Calvinista".
@@alpandrade: Concordo. Também não tenho nem *_"FÉ"_** SUFICIENTE* para ser calvinista, nem aptidão intelectual para esse _"desvendamento"_ dos mistérios de Deus, tampouco _"preparo acadêmico"_ para tal façanha. Recolho-me à minha ingenuidade de crer naquilo que *a Bíblia estampa com magnífica clareza e INEXPLICÁVEL SIMPLICIDADE:* _"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa" (Atos __16:31__)._
Kkkkk heresia detectada . judas diz. Mas a Anjos. Que "Nao guardaram seus estados originais. Mas abandonaram seus propios domicilios". Ele tem guardado em algemas eternas. Para o juizo do grande dia. Se anjo nao tem livre arbitrio. Porque decidiram abandonar Deus e seu domicilio? . So abandona algo quem quer kkkk_k Deus nem interferiu nos desejos deles. Se nao estaria escrito. Porque Deus fez anjos. Pra cairem. E depois julgarem condenados. Ainda que nao queriam isso. Mas nal esta kkkk. Calvinismo é uma piada mesmo
Adão não tinha livre arbítrio. no momento que Deus deu uma lei como parâmetro, ele foi influenciado por um entendimento externo (de Deus) que Expressamente afirmou que ele morreria. Ele tinha apenas a liberdade de agir e não poderia agir diferente do que estava Determinado. Adão não era capaz de fazer diferente, mas não por não ter liberdade, mas sim por que Deus ja havia decretado. Logo a vontade de Deus está acima da vontade da sua Criação. Pode parecr um Deus mal, mas não temos moral, intelecto e nem argumentos suficientes para jugar Deus e nunca será diferente.
DOUGLAS CESARIO: A Santa Escritura afirma que Deus decretou que Adão pecasse e, sabendo que seria impossível Adão não pecar (pois o decreto divino havia sido dado), advertiu a Adão que não pecasse? Para meu cérebro é demais, irmão. Não consigo enxergar tal coisa na Santa Escritura; mas se o irmão enxerga assim... mantenha-se firme. Afinal, o irmão dará conta de si mesmo a Deus com a sua própria consciência, e não com a minha consciência. Quanto a mim, preciso manter minha consciência limpa, pois darei contas a Deus com ela, e não com a consciência do irmão.
@@ivogomes1874 Existe alguém livre do decreto de Deus? Eu não sei como ele faz com que tudo aconteça conforme os seus decretos. Mas eu tenho certeza que é reto e Justo e ainda assim somos responsáveis pelo que ele decretou. Esse Deus é o verdadeiro que deve ser temido e adorado. É um choque ter que pensar que não temos controle de nada, apenas a responsabilidada.
O exemplo da paixão que ele diz que não co seguimos controlar nossa vontade é desmentida por Cristo quando diz : aquele que não nega suas vontades não tem a vida verdadeira . Palestra feita pela carne e os carnais vão amar . O coração do homem é enganoso , tenho sim graças a Deus o livre arbítrio de mortificar a carne .
Todos estão mortos com arbítrio preso e nas trevas obscurecido pelos pecados , todos mortos sem possibilidade de escolha, nenhum justo, A boa noticia: E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;2 Timóteo 1:10. quando o verdadeiro arrependimento ( O Poder de Deus - Dinamis - Dinamite ) chega traz salvação a todo que crer- Ora como Crer se estiver morto nas trevas? quando o verdadeiro evangelho do arrependimento e pregado traz luz á vide e posterior imortalidade caso aceito, pois quem estava anteriormente morto nas trevas agora é iluminado e colocado num patamar de luz, uma vez iluminado o ES testifica e convence TODOS absolutamente todos do pecado da Justiça e do Juízo ( não existe nenhum ser humano que houve o verdadeiro evangelho de cristo que não seja convencido ) porem depois de iluminado tirado do patamar das trevas para o patamar de LUZ Á VIDA PELO EVANGELHO a escolha de se converter ou não é minha responsabilidade. O evangelho traz a Luz, o Espirito convence e eu me converto ou Não .
"Ora como Crer se estiver morto nas trevas?" Morto significa sem vida, ou separado dela. Morto significando sem vida, não importa se estás na trevas ou luz, estarás morto. Separado da luz, não impõe a falta do querer de sair das trevas. Quando nascermos, por causa do pecado, nascemos separados de Deus, não sem vida para não queremos luz. Esta doutrinação calvinista é uma estupidez ensinada por Satanaz.
Marcos já que Deus tem seus preferidos então não necessitamos cumprir o ide de Jesus.Se Deus tem o número exato de escolhidos e se o indivíduo já nasce para ir para o inferno para que responsabilidade se já está traçado o inferno e que jamais poderá se livrar.O culpado desse desvio doutrinário foi Santo Agostinho.Esse ensino de vocês é um balde de água fria em pessoas que já tem tendência ao ostracismo.Se o homem não tem livre arbítrio como Deus diz a Israel:escolhe a vida para que vivas(Deut 30.19)
Todos os homens estão mortos em pecados e delitos,não podem escolher a Deus,se Deus não os escolher estamos perdidos!!um morto não pode escolher a Deus.apenas um milagre da vontade de Deus a sua soberania pra chamar e salvar homens mortos
Se for por dentro das escrituras como o Pastor Marcos está pregando o homem não tevê livre arbítrio nem no Éden porque ficou restrito não poderia comer a fruta da árvore do bem e do mal, por isso acaba o livre arbítrio a menos que a palavra livre arbítrio tenha mais significados.... Antônio
UM DIÁLOGO INTERESSANTE ENTRE JESUS E OS PERDIDOS NO DIA DO JUÍZO! Será mais ou menos assim... O Juiz porá as ovelhas (escolhidos) à sua direita, e os bodes (perdidos) à Sua esquerda (Mateus 25.31-46). Na ressurreição Ele declarará a SENTENÇA de salvação para às Suas ovelhas (os escolhidos) e de condenação ao fogo eterno aos bodes (os perdidos). Após dada a SENTENÇA os ímpios lhe dirão: Senhor nós não fizemos o que era correto porque arbitrariamente não fomos transformados por sua graça. Foi o Senhor que decidiu que iriamos nos perder, nós não tivemos escolha! Enquanto o Senhor teve misericórdia dos que estão à tua direita, não o teve de nós que estamos a tua esquerda. Agora arbitrariamente o Senhornos condena ao fogo eterno! O Senhor pode nos condenar ao fogo eterno, mas ao fazê-lo, como lidarás com a dor na Sua CONSCIÊNCIA durante toda a eternidade? Como você lidará com o favoritismo para com os escolhidos e o desfavor a nós que fomos arbitrariamente rejeitados?! Senhor juiz, nós vamos QUEIMAR ETERNAMENTE, porque O SENHOR PLANEJOU ASSIM, mas em cada momento da eternidade que o Senhor nos CONTEMPLAR queimando em agonia eterna, certamente sua consciência não há de ficar em paz!! Se o Senhor não usasse de parcialidade nós não estaríamos hoje queimando eternamente... Então o Juiz calou-se reconhecendo que tinha sido injusto para com os não eleitos e resolveu ter misericórdia dos que estavam a sua esquerda. Decidiu não queima-los eternamente, e todos foram felizes para sempre!!!!!!
Dá uma lida em Romanos 9, Paulo diz sobre isso. Certamente me perguntarás: “Por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem pode se opor à sua vontade?” 20 Todavia, quem és tu, ó homem, para questionares a Deus? “Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: ‘Por que me fizeste assim?’ 21Ou o oleiro não tem todo direito de produzir do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para usos menos honrosos?
Se ñ temos livre arbitrio ,então samos apenas boneco movido por cordas sim. como o senhor leu tem coisas q são determinadas , mas da nossa vida nós decidimos , n se pode comparar oq jesus veio fazer ,com oq eu fasso . se o calvinismo esta serto a vida é um teatro
@Everaldomissao2014@hotmail.com Everaldo irmão sugiro vc estudar o bom lado da teologia escolástica, ñ é porque ao nosso entendimento a conta n fecha(Em nosso entendimento)E que as coisas estão erradas. Lá vc verá como as coisas funcionam ok. Nd que um bom estudo n resolva. DEUS abençoe😄
ua-cam.com/video/rki71seEMJE/v-deo.html/ deixando aí um cara que é muito fera neste assunto. Tem um livro dele em pdf.o livro se chama(calvinismo explicado) baseado na teologia escolástica. Tenho certeza que vc irá gostar. Irmão com todo carinho que estou te respondendo.o Espírito SANTO nos guiará a toda a verdade. Ore ao SENHOR, no final tudo vai dar certo
Essa descrição de livre arbítrio feita pelo Granconato é pelagiana. Isso seria livre arbítrio libertário... Para os Calvinistas clássicos livre arbítrio é tao somente a vontade, espontaneidade. E mais nao ha mistério algum entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana na questão do mal. Essa ideia de mistério é tao somente uma fuga para evitar a contradição lógica. Existe sim uma explicação para essa tensão lógica.
Livre arbítrio é a vontade própria do ser humano fazer as suas próprias escolhas ou vontade. Não existe diferença nenhuma entre livre arbítrio e vontade, ambas as palavras designam a mesma coisa; quer tirar as dúvidas é só consultar o dicionário e deixar de falar heresias
Então somos marionetes e a vida é uma novela já está tudo decretado até mesmo o bem e o mal. aquele versículo que diz quem tem sede darei para bebê de graça da fonte da água da vida. Outro versículo que diz. ao que vencer não sofrerá o dano da segunda morte. E tudo um teatro divino assim é o calvinismo
Se o homem não tem livre arbítrio, mas só tem vontade, então Deus é o responsável moral por tudo o que fazemos (bem ou mal), pois conforme apregoa a teologia reformada, tudo (sobre nossa vontade, inclusive) já foi predeterminado por Deus (Obs: calvinistas extremados, como Arthur Pink, por exemplo, seguem essa teoria). Os réprobos, seguem INEVITAVELMENTE sua natureza pecaminosa (fruto do pecado de Adão, que havia sido PLANEJADO POR DEUS, segundo o calvinismo). Deus, neste caso, é a causa primária dos pecados dos réprobos, enquanto as pessoas, que são instrumentos de realização desses pecados, são causas secundárias. No caso dos eleitos, Deus subjuga a vontade destes, com a chamada "Graça Irresistível" fazendo com que estes creiam. A princípio eles não creriam, mas agora eles não podem não crer. A Graça Irresistível garante a fé desses. Resumindo a crença calvinista: 1- Deus planejou (na eternidade) e predeterminou que o homem pecasse (o homem agora não pode não pecar). 2- O pecado original é a CAUSA da natureza pecaminosa do homem (esta veio por consequência daquele). 3- A natureza pecaminosa é a CAUSA irresistível dos pecados do homem (eleitos e réprobos). 4- Os réprobos vão ser movidos de forma irresistível por sua natureza pecaminosa (CAUSADA pelo pecado original, que foi CAUSADO por Deus), sem querer fazer outra coisa (vão pecar e pecar e por fim acabarão no inferno). 5- Os eleitos, subjugados pela Graça Irresistível, vão crer INEVITAVELMENTE (a Graça Irresistível garante fé neles). Como consequência dessa Graça Irresistível, eles vão exercer fé salvadora em Cristo, e a PERSEVERANÇA DOS SANTOS vai garantir que eles vão morrer na fé. E após partirem dessa vida terrena, vão passar a eternidade no céu. Nesta visão teológica, nem o eleito, nem o réprobo são auto causadores de seus atos. O pecado original é a CAUSA dos pecados dos réprobos. A Graça Irresistível é a CAUSA da fé dos eleitos. Mas tanto o pecado original como a Graça Irresistível são causados por Deus (Deus é a causa primária de ambos). Nem o primeiro grupo (réprobos), escolhem fazer o que fazem (viver uma vida de pecados), nem o segundo grupo (eleitos) escolhem fazer o que fazem (crer em Cristo). Ambos os grupos tem suas vontades CAUSADAS por outrem, ou seja, o que fazem (suas ações) são causas secundárias, que ocorrem por consequência da única causa primária que existe no universo, que é o próprio Deus. Concluímos dizendo que todos os atos de bondade como fé, arrependimento, misericórdia, amor etc, tem como causa primária o próprio Deus, e todos os atos de perversidade como sequestros, estupros, assassinatos, fraudes, ódio, ira e todo tipo inimaginável de maldade tem como causa primária, segundo o calvinismo, a vontade de Deus. Deus, como único agente auto causador do universo, é o verdadeiro responsável por todas as ações das pessoas, boas ou más. Embora os calvinistas venham chamar esta descrição de "espantalho" do verdadeiro calvinismo, eles nunca vão poder, honestamente falando, fugir da conclusão de que seu sistema teológico transforma Deus num monstro. O calvinista honesto tem que aceitar isso...
Evandro Luciano Boa noite. Permita-me comentar o seu comentário. Deixo claro que sou calvinista de 5 pontos infralapsariano. Visto que defendo a doutrina e não estou aqui pra buscar qual corrente aderir e sim explicar melhor e desfazer espantalhos (não estou dizendo que você o fez até o momento) mas acho que este seu comentário precisa de uma resposta. Caso queira responder, fique a vontade, se necessário irei prosseguir com a conversa. Com este pano de fundo a cima, irei responde-lo. Ponto 1 - Você disse que ''Se o homem não tem livre arbítrio, mas só tem vontade, então Deus é o responsável moral'' Resposta: Após a queda o homem não decide pecar sem influência interna (livre-arbítrio) ele pende para pecado. Para ser condenado ao inferno, basta ser ser humano pois a inclinação da carne é o que o condena (Romanos 8.7) Paulo trata a humanidade como morta espiritualmente jazendo em seus pecados (Efésios 2). Isto é um consenso na Ortodoxia cristã. Ser salvo sem a graça de Deus ou não entender que o ser humano é pecador já seria heresia (pelagiano ou semi-pelagiano ou justiça infusa). Então o homem pode, aliás, é direito do homem ser condenado com inclinação pecaminosa (sem livre-arbítrio). Ponto 2 - Sobre os perdidos, você esta abordando no contexto infra ou supra? Aliás, você não pode atribuir a um sistema um ensino o qual ele não diz. Nenhum calvinista afirma que Deus fez as pessoas pecarem. Dois textos que deixam claro isso, mas a Escritura não explica como Deus o faz: Lucas 22:22 e Atos 4:27:28. Ponto 3 - Sobre os eleitos Resposta: Neste caso você criou um espantalho, desculpe-me. O problema é que se Deus não elegesse, ninguém seria salvo, por isso Deus elegeu. O ''querer'' é trabalhado, pois os eleitos estavam mortos espiritualmente como toda humanidade. Deus não subjuga amigo, Deus retira a resistência do eleito e chega uma hora em sua vida que Deus o transforma e ele diz SIM ao chamado conforme Efésios 1 e 2 - João 6:64-65 - Atos 13:48 - Romanos 8:28-30 - 1Pedro 1.23 e muitos outros textos Ponto 4 - Você disse 'Deus planejou (na eternidade) e predeterminou que o homem pecasse (o homem agora não pode não pecar).'' Resposta: Onde esta escrito isso na Confissão de Fé de Westminster? Isto que é espantalho amigo, infelizmente você não entendeu ainda o que é ''espantalho''. Espantalho - atribuir tal ensino que um sistema não o faz. Não há necessidade de responder isso por que os calvinistas não dizem que Deus FEZ o homem pecar. Ponto 5 - Você disse: ''O pecado original é a CAUSA da natureza pecaminosa do homem (esta veio por consequência daquele).'' Resposta: Não ficou claro para mim o ''daquele'', parece-me que você esta se referindo a Deus. Já expliquei isto no ponto 1, sem necessidade para tal. Ponto 6 - Você disse ''Os réprobos vão ser movidos de forma irresistível por sua natureza pecaminosa (CAUSADA pelo pecado original, que foi CAUSADO por Deus), sem querer fazer outra coisa (vão pecar e pecar e por fim acabarão no inferno).'' - Resposta: Parece que você esta fazendo alusão a doutrina supra, você é coerente com a doutrina até certo ponto mas falha em dizer que Deus causou o pecado das criaturas atribuindo a Deus culpa por isso. Desculpe-me, mais 1 espantalho. Leia o artigo da confissão de fé de Westminster no capítulo 3. Deus não pode ser acusado de pecador. Nenhum calvinista afirma isso. Ponto 7 - Sobre a causa primária ser Deus, isto sim. Mas o problema é que você esta atribuindo a culpa dos réprobos para Deus. Isto não, isto é espantalho. Tanto infra tanto supra não poem culpa em Deus (que é o que o irmão parece fazer) . A questão do supra em relação ao réprobos é uma causa de soberania mas a culpa dos pecados deles é integralmente deles, é isto que é ensinado. Pela lógica, claro que parece contraditório, mas a Escritura sempre que fala de salvação de um pecador a culpa é de Deus mas em relação a reprovação, o homem é culpado mesmo sendo predestinado. Como eu disse, sou infra, apesar de não aderir o supra mas vejo consistência nela também. Ponto 8 - Depois você diz umas coisas que os calvinistas estão cansados de ouvir sobre a culpa ser de Deus já que ele predeterminou todas as coisas, enfim... infelizmente mais um espantalho pois a lógica te levará isso, mas garanto que a Escritura não. A Doutrina da trindade não encaixa na lógica, a união hipostática, nascimento virginal, andar sobre as águas, animais falarem, homem ressuscitar, enfim... cuidado para a lógica não te levar a teologia liberal. Não quero abordar mais questões pois ficará muito extenso (já esta mas foi necessário). Ponto 9 - Deus pode ser monstro pra você em relação ao calvinismo, pra mim será um Deus, santo, puro, justo e Oni por mais que minha mente não consiga compreende-lo e acha-lo injusto em seus caminhos. Romanos 11:33-34 ''Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem conheceu a mente do Senhor? Quem se tornou seu conselheiro? ''
A Confissão de Fé de Westminster diz: "Deus, desde toda a eternidade pelo mui sábio e santo conselho de Sua própria vontade, livre e imutavelmente ORDENOU O QUE QUER QUE ACONTEÇA (...)" (CFW: III; I). Obs: Aqui Deus é a causa primária de tudo o que acontece, INCLUSIVE OS PECADOS DAS PESSOAS, mesmo que não seja falado de forma EXPLÍCITA. As ações humanas são causas secundárias. "Embora, em relação à presciência e ao decreto de Deus - A PRIMEIRA CAUSA - todas as coisas aconteçam imutável e infalivelmente, pela mesma providência [divina]..." (CFW: V; II). Os Artigos de Lambeth afirmam: "Deus, DESDE A ETERNIDADE, PREDESTINOU alguns homens para a vida e outros PARA A MORTE" (AL: I). (Obs: Repare que esses homens nem ao menos existiam, mas já estavam "predestinados para a morte". Seus pecados, que VIERAM DEPOIS, não causaram sua condenação, pois eles já estavam condenados DESDE A ETERNIDADE (Obs: na eternidade ninguém tinha nascido, mas já estavam com a condenação certa). Mas apesar de Deus negar o amor para a maioria, negar a "Graça Irresistível", negar enviar seu Filho para todos (Cristo não morreu por todos na "EXPIAÇÃO LIMITADA") a Segunda Confissão de Fé (Batista) de Londres diz que "É DEVER DE TODO HOMEM ARREPENDER-SE de seus pecados..." (SCFL: XV; IV)). Mas como vão arrepender sem a "Graça Irresistível"? Se Deus não desejou a salvação dos réprobos antes da fundação do mundo, e se eles estavam CONDENADOS DESDE A ETERNIDADE, e se Cristo não fez expiação por eles, como pode exigir que eles creiam? Se Deus diz que deseja que alguém creia, mas não as dá a "Graça Irresistível" então Ele não está desejando de fato. Como alguém, que Cristo não proveu expiação pode crer? Por acaso um réprobo pode crer e ser salvo? Nas palavras reveladas Ele diz uma coisa, mas "secretamente" predetermina outra diferente. Não podemos confiar nesse Deus (ou deus)!! CONTRADIÇÃO TOTAL. "Ponto 3 - (...) O problema é que se Deus não elegesse, ninguém seria salvo, por isso Deus elegeu". Essa é uma das premissas falsas do calvinismo. Ela está baseada na falsa ideia de que o homem é INCAPAZ de responder a Deus. Se o homem não pode responder a Deus (Incapacidade Total), e alguns precisam ser salvos, então é preciso aplicar-lhes uma força irresistível, quebrando sua vontade, e assim fazendo com que estes creiam, de uma forma inevitável e "sem forçá-los" a crer. Precisamos entender que o ensino IMPLÍCITO da incapacidade humana, embutido sutilmente na "Depravação Total" é falso. os únicos verdadeiramente incapazes, do ponto de vista divino, são os infantes (crianças antes da idade da razão) e os retardados. Todos os outros são capazes e responsáveis. Deus nunca responsabiliza um INCAPAZ. Deus nunca exige algo de nós que estamos incapazes de fazer. "Ponto 4 - Você disse 'Deus planejou (na eternidade) e predeterminou que o homem pecasse (o homem agora não pode não pecar).'' Resposta: Onde esta escrito isso na Confissão de Fé de Westminster?" Adão poderia ter evitado o pecado, uma vez que esse mesmo pecado já estava predeterminado "antes da fundação do mundo"? Poderia Adão ter desfeito o "decreto divino", fazendo o contrário daquilo que ERA DA VONTADE DE DEUS segundo o calvinismo? Adão poderia frustrar os "planos" de Deus de que o homem "caísse por sua própria vontade"? Bem, quanto a CFW isso para mim não é fonte reconhecida, meu querido, pois minha única regra de fé INFALÍVEL é a palavra de Deus SOMENTE. Essas confissões que vc segue são verdadeiras afrontas ao santo e puro ensino de Deus, que vem somente de Sua palavra. Essa "tradição da igreja", parecida com a tradição católica, que reconhece outras fontes, eu não sigo. Com todo respeito ao irmão. O "Sola Escriptura" (Somente as Escrituras) das igrejas reformadas significa na prática a bíblia + CFW + CFB + Cânones de Dort + Confissão disso + Confissão daquilo + Confissão daquilo outro etc. A teologia reformada é baseada nessas tradições, além da bíblia. Nós vemos, por exemplo, as igrejas do "Sola Escriptura" batizando bebês rsrsrs! Mas "onde esta escrito isso na Confissão de Fé de Westminster [que Adão não pode não pecar]?" No cap. III; I: "Deus, DESDE TODA A ETERNIDADE (antes do mundo existir)...ordenou tudo o que quer que aconteça (incluindo o pecado de Adão)"! Adão poderia ter evitado o que estava predeterminado "DESDE TODA A ETERNIDADE"? Quem é a PRIMEIRA CAUSA do pecado de Adão? Em V;II está dito que é Deus. Ele CAUSOU o pecado em Adão. Deus, como causa primária, "decretou", Adão como causa secundária, CUMPRIU com o "decreto divino do pecado original", que estava DETERMINADO antes de Adão existir. "Ponto 5 - Você disse: ''O pecado original é a CAUSA da natureza pecaminosa do homem (esta veio por consequência daquele).'' Resposta: Não ficou claro para mim o ''daquele'', parece-me que você esta se referindo a Deus". O pecado original é a causa da natureza pecaminosa do homem, ou seja, esta natureza pecaminosa veio por consequência daquele pecado original. O "daquele" é uma referência ao pecado original, praticado por Adão. E este pecado original, segundo Calvino, veio porque "sua predestinação [de Deus] , OBRIGOU-OS NECESSARIAMENTE A FAZER (...). Pois que poderiam fazer eles? RESISTIR A SEUS DECRETOS? ISSO SERIA INÚTIL, JÁ QUE NÃO PODERIAM PREVALECER CONTRA ELES [os decretos divinos]" (Institutas: III; XXIII; VI). "Ponto 6 - Você disse ''Os réprobos vão ser movidos de forma irresistível por sua natureza pecaminosa (CAUSADA pelo pecado original, que foi CAUSADO por Deus), sem querer fazer outra coisa (vão pecar e pecar e por fim acabarão no inferno).'' - Resposta: Parece que você esta fazendo alusão a doutrina supra, você é coerente com a doutrina até certo ponto mas falha em dizer que Deus causou o pecado das criaturas atribuindo a Deus culpa por isso". Embora a tradição e as confissões calvinistas não afirmem ABERTAMENTE que Deus é o causador do pecado nos homens, IMPLICITAMENTE isto está inserido. A CFW em V;II diz claramente que "embora em relação à presciência e ao decreto de Deus - A PRIMEIRA CAUSA - "todas as coisas" (isto inclui também os pecados dos homens) ACONTEÇAM IMUTÁVEL E INFALIVELMENTE, PELA MESMA PROVIDÊNCIA"... (CFW: V;II). Deus é a PRIMEIRA CAUSA de tudo, menos dos pecados dos homens? Nas palavras de Calvino "sua presciência CAUSA E OBRA, QUANDO É EVIDENTE QUE TUDO (incluindo os pecados) SE FAZ POR ORDENAÇÃO DIVINAS" (Institutas: III; XIII; VI). "Ponto 7 - Sobre a causa primária ser Deus, isto sim. Mas o problema é que você esta atribuindo a culpa dos réprobos para Deus. Isto não, isto é espantalho". Como eu já disse anteriormente, absolutamente nenhum réprobo vai para o inferno por CAUSA de pecados. Os teólogos calvinistas sempre deixam EXPLÍCITO que "Ele nos escolheu ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO sem termos feito nada de bom ou mal. Mas do outro lado fica IMPLÍCITO que o restante (a maioria) foi reprovado, também ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, sem ter feito nada de bom ou mal. Na lógica calvinista os pecados NÃO CAUSAM nenhuma condenação para ninguém, pois eles já estavam condenados antes de nascer, ou ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. Alguém tinha nascido antes da fundação do mundo? Essa é uma IMPLICAÇÃO LÓGICA inevitável que não é ensinada abertamente, mas que nenhum calvinista honesto pode fugir. Reflita nisso, irmãozinho, e fique na paz!!
Então Adão e Eva não teve livre arbrítrio, se eles tivesse eles poderia escolher comer de todos os frutos sem ter que ser responsabilizados. Deus faz o que lhe apraz Só Deus tem livre arbítrio.
sem lógica sua colocação, Adão e Eva podia fazer o q quisesse, assim como nós, mas Deus deixou bem claro o q aconteceria se ele comesse da árvore do bem e do mal, ele teve o livre arbítrio de comer desobedecendo a Deus, e por isso foi castigado pela sua desobediência, todos nós temos livre árbitro, Deus não fez robô, até lúcifer tinha livre arbítrio quando pecou contra Deus, só que as atitudes q escolhemos q vai definir as ações de Deus na nossa vida, isso é desde a rebelião de lúcifer e a desobediência de Adão até hoje, o único ser predestinado a morte e a condenação é satanás, Deus jamais faria um homem para ser condenado sem que antes lhe desse uma oportunidade de salvação, Deus não é carrasco nem covarde, Deus ama a todos isso é bíblico e quer salvar a todos !
@@thiagodasilvavieira1990 questão de bom senso, se quiser servir a Deus tem que fazer o que ele pede, ou estará negando. Automaticamente negando a Deus é servo do Diabo, não existe neutralidade.
Isaias, jjeremas e ezequiel estao se revirando no tumulo por causa desses herejes.. Deus determina tudo. Sim. Somos feitura sua. Criados em Cristo Jesus pra boas obras. Logo todos somos imagem de Deus. Logo todos somos destinados a sermos luz resplandecente de sua santidade. Pior. Paulo diz que o Desejo Deus é que todo homem alcance o conhecimento e iluminaçao do Senhor jesus. Tito ja diz.. Porque a graça de Deus se manifestou dalvadora a TODOS OS HOMENS.. Ap 22 diz. A graça de Deus seja com todos... Povo ingrato esse calvinistas. Tao que nem os fariseus. Somos salvos por sermos decendentes de Abraao. Nesse caso. Por serem determinados ou predestinados. Raça de viboras. Torceis as palavras do Deus vivo. Nem os judeus Acreditam nisso e olham que ele andaram cinco mil anos com o Deus de israel. Como ousam pensar diferente dos decendentes dos profetas? Sao mwlhores do que eles? Eles creem no livre arbitrio. Basta ler um pouco dos profetas e sabera. Alias. Heresia do seculo 16. Tornam se arrogantes. Juizes. E se acham donos da verdade. Descredibilizam Cristo e seu reino. Se disserem. Somos atormentandos pelo diabo porque Deus assim quiz. Tens demonios. Porque a respeito de Cristo disse Esta palavra. Vos bem sabeis, Veio por toda a judeia, começando pela galileia, Depois do batismo que joao pregou.. Como Deus ungiu a Jesus de nazare com o Espirito Santo e com poder; andou fazendo o bem, e curando a todos os oprimodos DO DIABO, Porque Deus ERA COM ELE. Atos 10: 37 e 38. Se o Diabo oprimia. Era Deus que queria?. Se a tempestade era Deus por traz. Por que jesus a repreendeu? Visto que era obra de Deus. Meus irmaos não se engane. Cristo jamais repreenderia uma obra do Pai. A menos que fosse do Diabo. Por isso jesus repreendei o a tempestade. Pois a tempestade que Deus cria nao é pra morte. Mas aquela. Ia matar os dicipilos. Por isso a repreensao. E cristo nosso senhor. Sempre fazia a vontade do Pai. Para isso se manisfestou o Filho de Deus. Para destruir as obras do Diabo. Vejo que o povo se cega. Achando que tudo Deus esta por traz. Toda doença. Vento que destroi e morte. Nao é a vontade de Deus. Caso contrario. Jesus mandava doença e desteuiçoes. Mas isso. So no dia da ira. Quando ele assolar os perversos que negam o seu santo nome
Deus criou as leis espirituais e físicas do Universo ? Sim. Deus disciplinara com absolvição e condenação os homens e mulheres no dia Juízo Final ? Sim. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, ser que tem identidade, autonomia, liberdade e responsabilidade humana ? Sim. Genesis 1.26, Genesis 2 e 3 e Apocalipse 20 - 22. Cadê o livre arbítrio do homem, simplesmente não existe, a liberdade humana é limitada por Deus.
Não há mais livre arbítrio pois o livre arbítrio foi só antes dá queda do homem no jardim do Éden, depois dá queda o homem passou a nascer com o pecado e tendo o pecado no homem como o harbitrio pode ser livre? graças a Deus pela eleição e salvação em Cristo que pagou os meus pecados e de todos a quem Ele elegeu.
Se antes da queda, conforme vc fala, o homem tinha livre arbítrio, então, em algum momento, livre arbítrio e soberania divina conviveram juntos, coisa que o calvinismo diz ser impossível.
Vc se considera um eleito... Assim, como todo calvinista... Dizem que Deus é soberano e escolhe uns para a salvação, mas nunca vi um calvinista dizer que é um perdido...
Mt:7 - 7. Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Irmão se Deus tem o livre arbítrio ,ele pode alterar as situações em favor da minha vontade . De outra forma como iria funcionar e pra quer serviria a fé??
Entendo... Mas se o homem teve livre arbítrio antes da queda e eu creio nisto, como Deus pôde nos predestinar antes da fundação do mundo? Então ele predestinou a queda juntamente com a redenção?
Se o livre arbítrio é a condição de inexistência de qualquer influencia externa no exercício do arbítrio, como pode-se dizer que Adão e Eva tiveram livre arbítrio, se além de serem passíveis à tentação (concupiscência) sofreram influencia externa e direta do tentador ? Jesus jamais foi tentado no sentido moral ou das paixões visto que não poderia nutrir desejo pelo pecado. Ele sim mostrou ter genuinamente livre arbítrio. Já o homem, a partir do momento que se atentou para o fruto e o cobiçou ávidamente, tinha sobre si a ação da tentação latente em seu coração impedindo que sua decisão de transgredir a lei de Deus fosse absoluta e livremente ausente de fatores de influencia internos e externos a si. Como lidar com essa questão?
Boa pergunta, mas quando dizemos que Adão e Eva tinham livre-arbítrio é no sentido que ambos escolheram e agiram de contrário a sua natureza. Nesse sentido eles eram livres, mas na verdade, isso é opinião minha, tanto Adão e Eva como nós, nunca fomos livres de Deus. Paz...
@@SomenteOEvangelhoOficial Também penso assim. Apenas acho que o termo livre arbítrio, devidamente entendido, ainda permanece inadequado ainda que para indicar a condição humana antes da queda. Abraço e obrigado!
Messias Fernandes: Os calvinistas dissipam seu tempo levantando teses doutrinárias a respeito daquilo que nem eles, nem ninguém, compreende, em vez de se aterem à simplicidade misteriosa e maravilhosa do Evangelho tal como apresentado na Bíblia. Até mesmo o João Calvino, como mentor-mor desse segmento religioso, teve um "rápido" momento de humildade (diferente de seus seguidores de hoje), quando no livro de doutrinas escreveu o seguinte: "...POR QUE ESSE E NÃO AQUELE, É MUITO PARA MIM". E isso ele confessou após descrever o conceito de predestinação, em que se lê que "...DEUS NÃO QUIS CRIAR A TODOS EM IGUAL CONDIÇÃO; AO CONTRÁRIO, PREORDENOU A UNS A VIDA ETERNA, A OUTROS, A CONDENAÇÃO ETERNA".
teoria diabólica e antibiblica, não tem base bíblica, o problema é que os calvinistas usam versículos isolados para adaptar a sua teoria, mas no conjunto no plano em si de tudo desde a criação a vontade de Deus sempre foi q todo homem fosse salvo, Deus não criou nem cria ngm para ser condenado, Deus não é um ser covarde q não daria a um homem o direito a escolha de lutar pela sua salvação, a salvação é para todos assim como a condenação tbm pode ser para todo homem, por isso q a Bíblia diz q aquele q perceverar até o fim será salvo, quando ela diz "aquele" ela não frisa escolhido ou não escolhido aquele é qualquer homem que serve a Deus e anda nos seus caminhos, esse se perceverar até o fim será salvo !
Somente O Evangelho mas se Deus determina tudo ...como então ele determina que as pessoas façam as coisas que ele mais odeia ? Como por ex. Deut. 12:31 ...se ele determina e eu não posso escolher como então ele determina que essas pessoas matasem seus filhos se ele odeia essa pratica ?
@@arnaldosantos1978 só um momento irmão, a determinação de Deus não tira a vontade do ser humano, esses que queimaram seus filhos aos deuses pagãos no texto de Deuteronômio quiseram fazer isso, então o fato de Deus determinar não tira a vontade, muito menos a responsabilidade daquele que prática o pecado, Deus tem que determinar porque se ele não terminar as coisas não acontecem.
Somente O Evangelho então se tenho vontade tenho livre escolha amigo ...acredito sim que Deus determina as coisas mas o que a bíblia não diz é que Deus determina algo em minha vida mesmo contra a minha vontade ... Nesse caso seríamos robôs...principalmente com relação a salvação ... Mesmo Deus querendo me salvar posso escolher não ser salvo ...Isao vai da minha escolha de aceitar ou não a graça de Cristo
@@arnaldosantos1978 irmão, eu acho que você não assistiu o vídeo todo, me responda uma casa, se é você que escolhe ser salvo, você ora para Deus converter alguém? Pra que o Espírito Santo vem para convencer o homem do pecado da Justiça e do juízo. se você acredita que Deus não escolhe, então por que Jesus disse aos discípulos: Eu que escolhi a vos e não vocês que me escolheram.
Vou explicar melhor o livre arbítrio...... quando se converte vc entrega seu livre arbítrio nas mãos de Deus... ou seja vc tem livre arbítrio de escolher Deus ou o diabo quando escolhe um dos 2 ja era livre arbítrio
O amigo do vídeo bem que poderia, para melhor compreensão de quem se depare com este vídeo, elucidar sem rodeios o que, NA PRÁTICA, significa LIVRE-ARBÍTRIO e o que, NA PRÁTICA, significa LIVRE-AGÊNCIA, e como, NA PRÁTICA, essas duas figuras se _"diferenciam"._ Mas, evidentemente, que essa EXPLICAÇÃO que ele se disponha a dar deixe indubitavelmente CLARO que quem não é dotado de LIVRE-ARBÍTRIO, isto é, só faz o que fora PREORDENADO por Deus, não FOI TRANSFORMADO num fantoche ou numa marionete ou num robô. Dito de outro modo, que o moço do vídeo dissipe TODAS as dúvidas relativamente à inevitável conclusão de que *QUEM FOI PROJETADO, ANTES DO NASCIMENTO, PARA SER MAU, ALEIJADO e INSENSATO, estaria sendo **_"absolutamente culpado"_** e **_"perfeitamente condenável ao inferno"_** exatamente por estar sendo inevitavelmente e cronometradamente MAU, ALEIJADO e INSENSATO.*
Esse é ruim de biblia kkkk. Acho que nao estudou os sentidos das palavras e as interpreta como achar melhor ó pastor fraco kkkkk. Ele diz que Deus induz o homem ao erro kkkkk, quem faz isso é o diabo pastor, nosso Deus é santo é amor está escrito pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens da terra. Quem crer e for batizado será salvo mais quem nao crer será condenado. Jesus disse" quem amar mais ao pai ou a mae ou irmaos do que a mim nao é digno de mim" Jesus dise "quem quiser de graça lhe darei da agua da vida" jesus disse "seja fiel até a morte e te darei a coroa da vida". Vejam a função de levar alguem ao pecado ao erro e ao lago de fogo é do diabo, não podemos jamais falar que nosso Deus escolheu quem vai ser salvo ou quem vai ao inferno, vejam comigo se Deus ja separou quem vai ao inferno logo satanás nao faria mais nada. Kkkk Esse ensino calvinista é simplesmente uma heresia isso é uma vergonha.
Como distorcem o entendimento da Palavra de DEUS! Impressionante!!! Parece o PT defendendo as suas políticas de conceitos distorcidos. "Você não tem livre-arbítrio mas tem vontade!", que coisa de maluco! O que adianta alguém ter vontade se não tem liberdade de pôr em prática o que tem vontade?! Vocês pegam a Grandiosidade de DEUS e a tornam tão pequena quanto é o raciocínio de vocês. DEUS não precisa de nós para absolutamente nada. Ele pode fazer do pó quantos seres humanos ele quiser, porque DEUS se envolveria tanto com a nossa vida, tendo Ele um universo tão imenso para cuidar? Todos sabemos que não somos os únicos seres que ele criou. DEUS nos criou à sua imagem e semelhança e soprou em nossas narinas do seu fôlego de vida. Quando você sopra, o que tem dentro de você sai no sopro, será que ninguém sabe disto?! Temos o DNA de DEUS dentro de nós e vivemos na mesma liberdade que DEUS vive. Em todas as atitudes que tomamos temos sempre, pelo menos duas opções, mas quando escolhemos uma das opções revelamos quem somos. DEUS diz de Si mesmo: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas cousas." Sempre que nós fazemos algo criamos outra mesmo sem querer. Quando você limpa a sua casa e concorda com você mesmo que isso é bom, você cria o mal, qual mal? Deixar a casa suja. DEUS formou e luz e não as trevas, as trevas surgiram em consequência da luz. DEUS faz a paz, ou o bem, e não o mal, o mal é criado quando DEUS estabelece o que é fazer a paz, ou o bem. Nós somos a imagem de DEUS, como imagem devemos agir como Ele age. Imagine se ao se olhar no espelho a sua imagem começasse a fazer movimentos diferentes dos seus? Foi justamente por termos livre arbítrio que DEUS viu a necessidade de fechar o Éden e impedir o nosso acesso à árvore da vida, ou seja, já que a nossa decisão, ou escolha, foi a de fazer coisas contrárias à orientação que Ele nos deu, então DEUS se viu sem saída, a única coisa que Ele poderia fazer, para não voltar atrás na Sua Palavra, era impedir que continuássemos vivendo permanentemente na condição de desobediência. Mas voltar atrás em qual palavra? Ora, DEUS disse que se o homem não seguisse a orientação que Ele deu e comesse da árvore da ciência do bem e do mal que o homem morreria, mas não que o mataria, por isto DEUS tirou o nosso acesso à árvore da vida, porque se não tivesse tirado Adão estaria vivo até hoje e talvez teria continuado na desobediência. Só temos o que temos e somos o que somos quando estamos vivos, dormindo ou mortos não temos e nem somos coisa nenhuma, pois não temos domínio sobre nada ao nosso redor e nem conseguimos realizar nada enquanto estamos dormindo ou mortos. Mas antes de dormirmos ou antes de morrermos sabemos o quanto a nossa vida é importante para nós, mas também sabemos da nossa fragilidade diante da vida e que não temos nenhum poder para sustentarmos a nossa própria vida e então podemos ver o quanto somos dependentes de DEUS. É justamente neste ponto que nasce as ações de DEUS em nosso favor, porque Ele nos criou e colocou em nosso coração esse desejo de viver, pois não nos criou para morrer, e Ele sabe que não temos ninguém a quem recorrer, não temos ninguém que se importe conosco, não temos ninguém que nos dê valor, então, por isto, DEUS vem em nosso socorro e nos propõe, nos outorga, o resgate. DEUS nos diz implicitamente nas escrituras: Eu esqueço o seu passado e esqueço tudo o que de mal você fez e te deixo novamente comer da árvore da vida para viver eternamente, se tão somente você reconhecer que errou e passar a fazer tudo exatamente conforme as minhas orientações, você aceita? Se dissermos sim de coração, teremos a Vida Eterna, se dissermos não, continuamos na escolha que já foi feita: A morte. Sempre tivemos livre arbítrio antes e depois do pecado, e, claro, continuamos tendo. DEUS quer ser adorado como Ele É e não precisa convencer ninguém de coisa nenhuma, porque as Suas obras todos podem ver claramente em todo lugar, para onde quer que se olhe. .........................................
Estou dizendo que todas as decisões que tomamos é contaminada por pecado, muitas vezes não queremos pecar, mais quando vemos já pecamos por pensamento ou por atitude. Paulo fala em romanos que já não faço o bem que quero mais o mal que não quero fazer, para fazermos o mal não precisamos que Deus intervenha pois a nossa natureza é ma.
@@walacemendonca : Você, então, desconhece por completo as teses doutrinárias do calvinismo. Mas isso é compreensível porque eles NUNCA (nunca) dizem abertamente o que elas significam ou o que elas abrangem. Pois bem. Para os CALVINISTAS (como o moço do vídeo), todos os pensamentos ou ações de TODOS os seres humanos são resultado de um DECRETO ou de uma PREORDENAÇÃO de Deus, quer para o bem, quer para o mal. Portanto, trata-se tipicamente de "conversa fiada" isso de dizer que "estamos contaminados pelo pecado", quando, na verdade (TESE CALVINISTA), Deus PREDESTINA TUDO EM TODOS. Lembre-se do carro-chefe das teorias calvinísticas! Romanos 9, aquela passagem envolvendo os gêmeos Jacó e Esaú. Para os seguidores do gaulês Calvino, JACÓ NASCEU ANGELICAL e ESAÚ NASCEU ENDIABRADO, ambos com destino certo e imutável. É isso que o calvinismo chama de "Evangelho". Se você NASCEU PARA SER ANJO ou, mais exatamente, foi projetado para SER ANJO antes mesmo de nascer, e se o seu semelhante NASCEU PARA SER DEMÔNIO ou , mais exatamente, foi projetado para SER DEMÔNIO, não faz absolutamente nenhum sentido essa "argumentação" de que estamos "inclinados" para o pecado. A questão é: Todos no mundo pecam, mas o calvinismo diz que TODOS PECAM PORQUE DEUS DETERMINOU O PECADO. Mas mesmo Deus tendo DETERMINADO O PECADO, Ele teria também "ELEGIDO" determinados pecadores, DENTRE TODOS OS PECADORES DO MUNDO, para morar no céu, enquanto que "o resto" dos pecadores teriam sido "condenados" a habitar o inferno. Se isso para você representa a MENSAGEM BÍBLICA DO EVANGELHO, respeito seu modo de pensar.
Provavelmente não conheça tudo de Calvino, mesmo porque minha preocupação não é essa, agora você não conhece a bíblia, desde a fundação do mundo Deus fala de eleição, escolha e essa escolha cabe única e exclusivamente a ele, ele escolheu Abraão e toda sua descendência antes de nascerem, este mesmo Deus determinanou matar mulher e crianças para dar a terra para o povo que ele escolheu, esse mesmo Deus fala terei misericórdia de quem quiser e endureco com quem quiser, esse mesmo Deus trouxe Judas ao mundo para cumprir as promessas de Isaías sobre o messias e mesmo tendo determinado o destino de Judas afirma que usará de todo rigor contra o traidor, quando quis endureceu o coração de faraó levando a morte de muitos, Deus é soberano quer você queira quer não, faça uma leitura da Bíblia sem viés soteriologico.
Olá! Gostou do vídeo? "Deixe o seu Gostei e Compartilhe nossos Vídeos!
* ((( CURSO DE HOMILÉTICA AVANÇADO )))
Escreva Sermões Perfeitos Para Seus Ouvintes e Que Seja Extremamente Valiosos Para Suas Vidas!
* Link do curso: mon.net.br/31bti
* ((( O MELHOR CURSO DE TEOLOGIA NÍVEL MÉDIO DO BRASIL )))
Um Curso completo e de uma formação intelectual e profissional de excelência.
Curso Médio de Teologia do Instituto Sul-Americano de Ensino à Distância (ISAED).
* Link do Curso Aqui: mon.net.br/30ypp
"Compre, se matricule nos Cursos e nós ajude a manter o canal".
((( SORTEIO DO CANAL DE MIL INSCRITO )))
*Link do sorteio: ua-cam.com/video/x6YCw95A4X0/v-deo.html
* Se Inscreva no canal: Somente O Evangelho
ua-cam.com/users/SomenteOEvangelhoOficial
#Ajude-nos_Vamos_Chegar_Aos_Mil_Inscritos
* Curta e Compartilhe Nossa Página no Facebook:
https:facebook.com/SomenteOEvangelhoOficial
* Qualquer Pergunta, Dúvida, Sugestão, Envie para nosso E-mail:
contato.somenteoevangelho@hotmail.com
Ajude-nos a Propagar o Evangelho de Cristo!!!
#Ajude-nos_a_Chegar_Aos_Mil_Inscritos
#SoliDeoGlória
#SomenteOEvangelhoOficial
__Amém
Irmão. Compreendo suas explicações, porém resta uma dúvida.
Digamos que minha vontade não condiz com a determinação de Deus. Mas eu insisto com minha vontade aponto de transformar essa vontade em fé (é claro que refiro-me a uma boa vontade )Nesse caso acredito que minha vontade vai prevalecer, pois Deus tem o livre arbítrio e todo o poder de alterar as situações.
Mt:7 - 7. Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
Com o seu pensamento você passa a ser Deus, e Deus passa a ser sua criatura para atender tudo que você deseja, tudo que vc falou só se realiza se for a vontade de Deus.
As ações do homem são determinadas pela sua natureza, não pela sua vontade
Desculpe-Me a sinceridade, falas do que não sabe.
Começa que Deus não salva, mas um homem que em tudo foi igual a nós, exceto sem pecado, Deus deu-lhe o poder de Salvar, na terra e no tempo aceitável chamado HOJE. E é assim que o Espírito Santo ensina sobre salvação na bíblia.
O Calvinismo se encontra na bíblia como os que preparam a vinda do Anticristo, exaltam Deus pelo que não age, não por preguiça, mas pelo que predestinou no Primogênito da criação, desviando do salvador, o Cristo, e esse homem, que somente após consumar a salvação em sua própria carne, rogou a Deus que retornasse sua glória, ou divindade.
Calvinismo é Satanás novamente dizendo " Esta escrito".
Que maravilha!!! Muito obrigado, tenho aprendido muito com esse pastor abençoado
Que vídeo mais que excelente . Puríssima verdade
Começar a ler, estudar e meditar nas doutrinas da graça, amplamente explicadas no calvinismo, só me faz amar mais ainda a Deus e Sua Palavra.
Deus continue dando sabedoria ao Pr. Granconato.
Sou da IPB e tenho um grande respeito e admiração pelo Pr. Marcos Graconato. Que Deus continue usando este seu servo precioso !.
marcos graconato esta entre meus pastores favoritos muito sabio
Sério..! mais ele é muito desinformado quando ataca o adventismo.
@@diogenesmarquez499 ....seita !!!
Desculpe-Me a sinceridade, falas do que não sabe.
Começa que Deus não salva, mas um homem que em tudo foi igual a nós, exceto sem pecado, Deus deu-lhe o poder de Salvar, na terra e no tempo aceitável chamado HOJE. E é assim que o Espírito Santo ensina sobre salvação na bíblia.
O Calvinismo se encontra na bíblia como os que preparam a vinda do Anticristo, exaltam Deus pelo que não age, não por preguiça, mas pelo que predestinou no Primogênito da criação, desviando do salvador, o Cristo, e esse homem, que somente após consumar a salvação em sua própria carne, rogou a Deus que retornasse sua glória, ou divindade.
Calvinismo é Satanás novamente dizendo " Esta escrito".
@@mauriciofernandes9813 pf meu irmão se informe mais. Saiba diferenciar visões teológicas, de doutrinas de demônios. Deus está absolutamente no controle de tudo, T.U.D.O!
@@fernandogregorio5255
Visões teológicas?
Quais conheces, Armamismo, calvinismo, catolisismo, adventismo, espiritismo, ateismo, mormons, Islamismo, budismo etc O que tem isto com Deus estar no controle de tudo, e até não estando por seu quer, e não conhencendo o que não quer, e não podendo fazer o que diz não fazer.
O Altissimo não perde o controle.
Converta a Deus pelo único caminho, Jesus Cristo, ou vá pro inferno com qualquer visão doutrinaria que te aproveite, como analgésico na eternidade.
Se conhecesse Deus por Cristo, saberias o que prego, não ousaria se deixar ser usado por Satanás, para dizer-me pela voz de dele "Esta escrito".
E não me chame de irmão enquanto não aceitares a salvação por Jesus, homem, hoje e como o Espirito Santo manda os salvos, aceitarem de coração professando com a boca que só JESUS CRISTO SALVA!
Doutrina de Demônios são visões teológicas que retiram o poder de salvar do Vaso ( homem) que Oleiro ( Deus) prometeu e fez dando seu poder de salvar.
No controle de Deus, salvação não cabe a Deus.
Deus não usa, mas deu o próprio poder de salvar a um homem.
És um servo do Anticristo, que chama um servo de Cristo de irmão.
Deus abençoe sua vida pastor e continue usando o Senhor cada vez mais.
Parabéns ao dono desse canal , muitos conteúdos bons.
Deus continue lhe abençoando pastor!
Pastor serio homen de DEUS, DEUS abençoe seu ministério
Sabe muito. ,conhece o que está falando ,. Professor. É um ótimo Pr ...
Corretissimo e desse jeito, esse misterio pertence a deus.
Valeu
pastor
me respondeu uma pergunta de 12 anos atrás.
O SENHOR Deus t abençoe em nome de Jesus
Deus é fiel.
Meu Deus!!!!
Explodiu minha cabeça 😳🤯🤯🤯😂
Obrigado meu Deus, por esta obra de ensino dirigida por este homem...Obrigado meu Deus, por capacitar e levantar este homem disposto a ensinar com tão grande eficiência e simplicidade...Sr Granconato, ver o prezado ensinando não cansa, apenas dá graça!
Muito bom Pastor marcos granconato
É duro pra nois entendermos as vezes, mais é a pura verdade.
Amém...
O pr Marcos é um dos poucos que pregam o evangelho puro, que Deus
continue o abençoando. Alguém conhece algum Pr que pregue dessa forma
também?
Pr° Paulo Júnior
Paulo Júnior, Augustus Nicodemus
Pastor Paulo Júnior.
Pastores: Jonas Madureira, Hélder Cardin, Joel Neto, Wilson Porte , Alfredo Ferreira, Paul Washer, John Piper, Héber Campos Jr., Sillas Campos...tem outros...Mas estes que citei têm pregações aqui pelo UA-cam, séries completas de pregações, aulas no canal da Escola Charles Spurgeon, no canal Palavra da Vida Sudeste e em vários canais. Deus abençoe para a Glória dEle!
Evangelho puro?
Evangelho é o poder dado por Deus ao homem que prometeu e fez para salvar. E como o Espirito Santo ensina, salvação é por Jesus Cristo e sua condição humana, hoje e na terra durante o tempo que o homem pecador viver.
Estes teólogos calvinistas ensinam que Deus predestinou pessoas em função da ETERNIDADE, colocando Deus, na pessoa do Espirito Santo, como mentiroso. Isto é blasfemar contra ele, não existe perdão para este pecado.
Isaías 43:13 ARCAinda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos: operando eu, quem impedirá?
Amem .Glória a Deus
Verdade
Ñ quero querer, mas eu quero..Ñ conseguimos controlar nossas paixões...Ñ tenho livre arbítrio, tenho vontades, tomo decisões, ñ são decisões livre de qualquer influência, mas são decisões.
vc sabe o que significa livre arbítrio ? se não temos livre arbítrio então quem controla a nossa vida? Deus ou o diabo ? se é Deus então logo seremos todos salvos, se é o diabo seremos todos condenados ? então me responde minha amada !!!
vc não sabe o q é ter livre árbitrio, tudo q advém na nossa vida como paixões, angústia, sofrimento, duvidas, dor e por ai vai, tudo isso vem de escolhas q nós tomamos na vida, a nossa vida é feita de escolhas e toda escolha vai nos levar a algum lugar seja bom ou mal, temos q saber q podemos fazer o que quiser nessa vida mas os nossos atos terão consequência !
@@jessesilva6139 porque o irmão não envia um e-mail pro PR que está pregando pra te esclarecer essas dúvidas ao invés de perguntar pra irmãzinha?
Que Deus abençoe o senhor muito bom
Excelente... maravilhosa exposição... ESSE ENSINO É A COLUNA DORSAL DA DOUTRINA CRISTÃ. .. SOBERANIA !!!
Livre-arbítrio é a capacidade de agir contrário à natureza. Após a quebra do pacto o homem perdeu esta capacidade não podendo mais agir contrário à sua natureza caída. Antes o homem era santo e poderia agir contrário à está natureza. Após a queda o homem deixou de ser santo, no sentido constitucional de sua natureza, e não pode mais agir contrário à sua nova natureza pecaminosa. Agostinho de Hippona sobre isso escreve "Não posso não pecar" mais depois da queda, pois perdi minha liberdade. Martinho Lutero escreveu sobre a "escravidão da vontade" humana após perder o livre-arbítrio. Assim, podemos concluir que em bora agentes livres para tomarmos decisões secundárias, somos escravos do pecado e impossibilitado de tomarmos qualquer decisão quanto à qualquer bem espiritual.
Não tem como ter vontade sem livre arbítrio
Temos livre agência,caso não fosse assim não haveriam condenados pois toda a culpa seria das influências .
Excelente! Muito bem explicado e com fundamento nas Escrituras.
Parabéns Granconato
Isaías 46:10 Nova Almeida Atualizada (NAA)Eu digo: o meu conselho permanecerá em pé, e farei toda a minha vontade.
Otimo video; eu ja cri em livre arbítrio !!!
Meu nome Maria evangelista
Amém Glória a Deus
Temos livre escolha , e não livre arbítrio .
Livre arbítrio e determinar um resultado , objetivo independente das escolhas feitas
Se você tem livre arbítrio, então pare de pecar! Não consegue? Logo seu arbítrio não é livre.
em gênesis diz que ao pecado vem cotra ti e cumpri a ti domina_lo, desculpe + eu fico com a biblia !
@@sagatiger1 markinhos deejay Leia esse versículo completo...
É como se o pecado ficasse atrás da porta, se você abrir um pouquinho apenas ele entra e lhe destrói. Isso não é ter domínio sobre o pecado. É tentar se proteger dele apenas... Vigiando smp.
Se você tivesse domínio de fato você não precisaria ter preocupação nenhuma com ele, e não teria porquê existir este versículo nas Escrituras.
@@marylima2135 nesse caso se ler o versiculo todo só me traz + ctz do que escrevi !
Então tudo q vc peca você está programado para pecar, isso mesmo?
@@averdadeteliberta9524 Depende do que vc entende sobre "programado". Se O pecado original existe, mas a palavra mais adequada seria inclinado a pecar
Arminianos que estão nos comentários estão citando João 3.16 dizendo que os calvinistas até hoje entenderam o versículo...
Bom, basta ir em João 6.37 a 40, que fica claro em "todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim". Ora, de certo que Deus ama toda a sua "criação", é o amor do criador por suas criaturas, porém isso é graça comum, já o amor salvífico é graça específica e apenas para os escolhidos do PAI.
Explicação maravilhosa. Gratidão pelo entendimento. A explicação do namoro é muinto Boa e verdadeira!
Parabéns irmão Marco ; me sinto extremamente feliz em ouvir o SR !!!
me tras conforto e segurança dentro do que eu tenho aprendido !!!
Nem tudo Deus predestinou
Perfeito Pr. Para entender isso tem que pensar em Deus como o ser que ele é, e isso depende de muito estudo, o brasileiro costuma criticar sem estudar aí passa vergonha.
A decisão que a gente toma vem de algum lugar, racional e emocional.
Vontade de chupar um sorvete, mas o cara é diabético e não pode, o poder de decisão é dele, é fácil resistir ao sorvete ? Não, mas que é decidido pela pessoa, isso é, tomou o sorvete, quem agiu? e quem vai arcar com as consequências ?
Nem no Éden o homem teve livre-arbítrio. Somente um Ser Onipotente tem livre-arbítrio, portanto somente Deus tem livre-arbítrio. Até o Filho veio para executar a vontade do Pai.
Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38
Eu não tenho livre arbítrio mas tenho vontades quem foi que colocou essa vontade em mim foi Deus? Esse argumento me diz que você está culpando Deus pela minha vontade de pecar
nossa o pastor tem uma mensagem clara
Eva tambem achou a mensagem da serpente também esclarecedora, sobe até convencer o Adão!
A minha opinião sobre essa questão de se existe ou não o livre arbítrio é a seguinte: se você crê que existe livre arbítrio, viva os benefícios e os malefícios de crer assim, e se você não crê no livre arbítrio, viva os benefícios e malefícios de crer assim.
Teologicamente Sim, Absolutamente.
Humanamente Não.
Nossa Consciencia é humana com Vicios e Virtudes, humanamente temos escolhas certas e erradas e essas definem nosso Mundo.
Forte viu
O calvinismo não consegue desenrolar a questão dos decretos.quando são apertados apelam para os mistérios de Deus.O homem sempre está condicionado à ação externa e interna. No Eden e depois do Eden.Os calvinistas sequer conseguem entender João 3:16...
Pura Verdade!!! O Natan Rufino fale de cano de ferro nessa doutrina do capeta !!! ( Calvinista )
Quando se diz: "todo mundo está aqui", estamos nos referindo ao mundo todo? Vá a João 6.37 a 40 e você entenderá João 3.16 - "todo aquele que o PAI me dá" - "vim fazer a vontade d'Aquele que me enviou" "a vontade do Pai é essa, que eu não perca nenhum de "TODOS" os que me deu".
AINDA NÃO CONSEGUI ENTENDER, COMO ADÃO TEVE LIVRE ARBITRIO SE A QUEDA FOI UM DECRETO????
ordem de Deus para a queda não significa que Ele forçou Satanás a seduzir os nossos primeiros pais, ou que Ele lhes coagiu a ignorar seu comando. O que as criaturas de Deus fizeram, eles fizeram por conta própria. Deus é santo, justo e bom. Ele não pode pecar, não pode ser tentado pelo pecado, e Ele não tenta ninguém a pecar.
A ordenação de Deus para a queda significa que estava certo para acontecer. Foi a vontade de Deus que Adão fosse testado, e era a vontade de Deus deixar Adão cair sozinho, sem o auxílio divino, que poderia impedi-lo de cair. Deus poderia ter impedido Satanás de colocar a tentação diante de Eva, ou em face de tal tentação Ele poderia ter dado a Adão graça sustentadora especial para capacitá-lo a triunfar sobre ela. A partir do testemunho das Escrituras, entendemos que Ele não o fez.
A ordenação de Deus para a queda também significa que era uma parte de Seu plano eterno. Antes da fundação do mundo, antes da criação de Adão e Eva e a serpente que tentaram a eles, antes da existência de qualquer jardim ou árvore, Deus ordenou a queda para a Sua glória e para o bem maior da Sua criação. Ele não se limitou a permitir os nossos primeiros pais, que fossem tentados, e depois esperou para reagir a qualquer escolha que eles fizeram. Ele não se limitou a olhar através dos corredores do tempo e ver a queda. Em vez disso, a queda foi uma parte do plano eterno de Deus e Ele predeterminou ou predestinou o que deveria e iria acontecer.
Neste ponto, uma questão muito importante que surge é:
"Deus é o autor do pecado?"
Esta questão pode e deve ser respondida com uma negativa forte. Deus não é o autor do pecado, nem Ele coage os homens a pecar contra Deus. Embora Ele predeterminou que a queda deveria e iria acontecer, Ele também predeterminou que devia acontecer por meio das ações dispostas de Satanás, Adão e Eva. Apesar de nossas mentes finitas não poderem compreender totalmente como Deus pode ser absolutamente soberano sobre todos os acontecimentos da história e sobre cada ato individual, sem destruir a liberdade individual, as Escrituras estão repletas de exemplos que demonstram que isso é verdade. José foi vendido como escravo, como resultado do pecado voluntário de seus irmãos, e ainda no final da história, José declara: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida'' (Gênesis 50:20). O Filho de Deus foi crucificado como resultado do pecado e da hostilidade para com Deus intencional do homem, no entanto, Deus tinha ordenado ou predeterminado a morte de Cristo antes da fundação do mundo. Nas Escrituras, lemos:
"...a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos'" (Atos 2:23)
"Porque em verdade nesta cidade se ajuntaram contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, para fazer o que a tua mão e o teu propósito predestinaram a ocorrer." (Atos 4:27-28)
A partir das Escrituras, vemos que Deus ordenou ou predeterminou eventos e ainda responsabiliza os homens pelos seus pecados voluntários. Ele faz isso sem ser o autor do pecado ou coagi-los a fazer o que é contra a sua vontade. Homens maus, voluntariamente pregaram Jesus Cristo na cruz e foram responsáveis por suas ações, mas o evento inteiro foi de acordo com o plano predeterminado de Deus. A queda de Satanás, e a queda depois da raça humana através de Adão e Eva, foram os resultados de seus próprios pecados para que apenas eles fossem os responsáveis, e ainda os eventos aconteceram de acordo com o ordenado, predeterminado plano predestinado de Deus. Deus decretou um grande propósito eterno para a Sua criação e ordenou todos os eventos da história pelo qual o efeito está sendo cumprido. Nada, nem mesmo a queda do homem ou a morte do Filho de Deus, ocorre além do decreto soberano de Deus.
"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Pois "quem conheceu a mente do Senhor, ou quem se tornou seu conselheiro?" Ou "quem primeiro deu a ele que ele pode ser pago de volta a Ele de novo?" Porque dele, e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém ". (Romanos 11:33-36)
"... Nele também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade ...." (Efésios 1:10-11)
@@mb12a que bênção amado. Deus continue te abençoando. Vc tem artigos em fim materiais que trata destes assuntos? Se tiver e quiser deixarei meu contato. ficarei muito agradecido .
@@celiosantanaxavier196 já salvei seu número, se quiser apaga ele daqui.
@@mb12a prontinho
a calvinismo confundi a pré ciência de Deus com predestinação, so porquê Deus ja sabe q o homem vai pecar isso não quer dizer q ele peca por que Deus fez ele pecar, quem faz o homem pecar é o diabo e a sua própria desobediência !
não consegui encontrar a resposta nesse vídeo, enfim, como ser considerado culpado se o homem fez aquilo que Deus determinou que ele o fizesse, ou seja, ele só fez porque Deus assim determinou. Como ser responsabilizado numa situação dessa?
Então, o que a bíblia diz é que Deus decreta sim e o homem é responsável. A bíblia não explica como isso acontece, mas ele diz que acontece. Nós podemos questionar isso, mas obrigados a crer.
Temos liberdade de escolha.
Amado foi decretado apenas o homem apenas sendo testado fez sem influência.
O ser humano tem vontade e escolhe pecar
A bíblia afirma que Deus determinou todas as coisas e ainda assim responsabiliza o homem pela sua escolha.o amigo pontuou se Deus determinou ele não pode culpar ' a questão aqui é falta de aceitação com o atributo soberano de Deus o objeto não pode perguntar a o seu criador o porque ele lhe fez assim' nem tampouco Deus será obrigado a nos responder o porque ele determina e aínda assim me culpa.... pré usamos aceitar a posição do criador
A questão do livre arbítrio (se tem ou não) vai depender da definição que você dá a essa palavra. Utilizando o conceito apresentado no vídeo, ninguém tem livre arbítrio, nem Deus, pois ele não pode mentir, não volta atrás na sua palavra, então, há uma interferência interna. Outros definem livre arbítrio como a capacidade de desobedecer a Deus, e por este prisma, todos temos, inclusive Adão e Eva antes da queda. Em suma, há muita gente discutindo doutrinas, quando a divergência não é ela em si, mas o significado que damos aos termos. E por aí, muita briga se torna inócua.
Te faço uma pergunta gronconato ....vc foi predestinado pra ir pro céu ou pra perdição? ...2- no juízo final pq Deus vai julgar o ser humano dos seu pecados com os livros das obras
Qual e o tema do vídeo completo?
Esse é o tipo de pastores que acabam com tudo o que Jesus veio nos ensinar.
Base bíblica? 🤣🤣🤣🤣
Sim, o calvinismo IGNORA completamente o Evangelho Bíblico, trocando-o por "teologias de erudição" (como se isso existisse)...
@@joserubensmedeiros1610 Infelizmente. Se enganam em suas próprias concupiscências.
@@andreimatheus9306 Respeito o jeito de pensar deles (calvinistas), mas o que defendem é tão CONFUSO até o ponto de eles mesmos NÃO ENTENDEREM o que adotam como tese doutrinária.
@@joserubensmedeiros1610 Complicado. Tem coisas na Palavra, que não é nossa, mas do Senhor que continuará sendo mistério para nós. E tudo bem com isso. Mas, tem gente que força a barra.
O curioso é que os Calvinistas clássicos todos acreditavam no livre arbítrio nao da perspectiva pelagiana mas da Agostiniana
Confiram o significado de arbítrio e verão que significa vontade. O problema do arbítrio não está na capacidade de escolher a cor da camisa, mas poderia estar na forma como alguém que discorda de você será morto: decapitado ou queimado?
...Por alguma razão você me fez lembrar de um cidadão com estilo afrancesado que "reinou" na cidade de Genebra no século XVI e que, num ato de EXTREMA GENEROSIDADE, deu ouvidos às súplicas de um CONDENADO (por ele, SIM) à morte e até tentou (sem sucesso) que esse condenado, em vez de ASSADO VIVO, fosse _"carinhosamente"_ decapitado.
@@joserubensmedeiros1610 Será que tal cidadão era um eleito?
@@alpandrade : Bem, se um calvinista fosse responder a essa sua pergunta, ele OBRIGATORIAMENTE deveria dizer que TANTO O _"JUSTICEIRO"_ quanto o _"CONDENADO"_ estavam predestinados, respectivamente, para _"JUSTIÇAR"_ e _"SER DECAPITADO"._ Na linguagem calvinista, dir-se-ia que o primeiro seria ELEITO e o segundo, RÉPROBO. Essa ideia de FATALISMO eles extraíram do que chamam de pura e sã doutrina que derivaria da passagem de Romanos 9: JACÓ (eleito) e ESAÚ (réprobo), ambos com destino certo e imutável ANTES DE NASCEREM, ANTES DE PRATICAREM BEM OU MAL, ANTES DE CONHECEREM BEM OU MAL.
Mas eu, sinceramente, não tenho cérebro para acompanhá-los nesse raciocínio.
@@joserubensmedeiros1610 Isso é porque afirmam crer num Deus infinitamente justo e bom. Parafraseando o título da obra de Norman Geisler "Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu", eu diria "Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Calvinista".
@@alpandrade: Concordo. Também não tenho nem *_"FÉ"_** SUFICIENTE* para ser calvinista, nem aptidão intelectual para esse _"desvendamento"_ dos mistérios de Deus, tampouco _"preparo acadêmico"_ para tal façanha.
Recolho-me à minha ingenuidade de crer naquilo que *a Bíblia estampa com magnífica clareza e INEXPLICÁVEL SIMPLICIDADE:* _"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa" (Atos __16:31__)._
Quem não tem livre arbítrio são os anjos e demonios...sua vontade escolhe a alma ou a carne... simples...
Kkkkk heresia detectada
. judas diz. Mas a Anjos. Que "Nao guardaram seus estados originais. Mas abandonaram seus propios domicilios". Ele tem guardado em algemas eternas. Para o juizo do grande dia.
Se anjo nao tem livre arbitrio. Porque decidiram abandonar Deus e seu domicilio? . So abandona algo quem quer kkkk_k Deus nem interferiu nos desejos deles. Se nao estaria escrito. Porque Deus fez anjos. Pra cairem. E depois julgarem condenados. Ainda que nao queriam isso.
Mas nal esta kkkk. Calvinismo é uma piada mesmo
Ué teve anjos que se deixaram ser enganados pela serpente e teve anjos que não
Adão não tinha livre arbítrio.
no momento que Deus deu uma lei como parâmetro, ele foi influenciado por um entendimento externo (de Deus) que Expressamente afirmou que ele morreria.
Ele tinha apenas a liberdade de agir e não poderia agir diferente do que estava Determinado.
Adão não era capaz de fazer diferente, mas não por não ter liberdade, mas sim por que Deus ja havia decretado.
Logo a vontade de Deus está acima da vontade da sua Criação.
Pode parecr um Deus mal, mas não temos moral, intelecto e nem argumentos suficientes para jugar Deus e nunca será diferente.
DOUGLAS CESARIO: A Santa Escritura afirma que Deus decretou que Adão pecasse e, sabendo que seria impossível Adão não pecar (pois o decreto divino havia sido dado), advertiu a Adão que não pecasse?
Para meu cérebro é demais, irmão. Não consigo enxergar tal coisa na Santa Escritura; mas se o irmão enxerga assim... mantenha-se firme. Afinal, o irmão dará conta de si mesmo a Deus com a sua própria consciência, e não com a minha consciência. Quanto a mim, preciso manter minha consciência limpa, pois darei contas a Deus com ela, e não com a consciência do irmão.
@@ivogomes1874 Existe alguém livre do decreto de Deus?
Eu não sei como ele faz com que tudo aconteça conforme os seus decretos. Mas eu tenho certeza que é reto e Justo e ainda assim somos responsáveis pelo que ele decretou.
Esse Deus é o verdadeiro que deve ser temido e adorado.
É um choque ter que pensar que não temos controle de nada, apenas a responsabilidada.
O exemplo da paixão que ele diz que não co seguimos controlar nossa vontade é desmentida por Cristo quando diz : aquele que não nega suas vontades não tem a vida verdadeira . Palestra feita pela carne e os carnais vão amar . O coração do homem é enganoso , tenho sim graças a Deus o livre arbítrio de mortificar a carne .
Não é livre-arbítrio ou agência negar a carne! É obrigação! É mandamento de Deus!
A livre arbítrio mas não para salvação!
Todos estão mortos com arbítrio preso e nas trevas obscurecido pelos pecados , todos mortos sem possibilidade de escolha, nenhum justo, A boa noticia: E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;2 Timóteo 1:10. quando o verdadeiro arrependimento ( O Poder de Deus - Dinamis - Dinamite ) chega traz salvação a todo que crer- Ora como Crer se estiver morto nas trevas? quando o verdadeiro evangelho do arrependimento e pregado traz luz á vide e posterior imortalidade caso aceito, pois quem estava anteriormente morto nas trevas agora é iluminado e colocado num patamar de luz, uma vez iluminado o ES testifica e convence TODOS absolutamente todos do pecado da Justiça e do Juízo ( não existe nenhum ser humano que houve o verdadeiro evangelho de cristo que não seja convencido ) porem depois de iluminado tirado do patamar das trevas para o patamar de LUZ Á VIDA PELO EVANGELHO a escolha de se converter ou não é minha responsabilidade. O evangelho traz a Luz, o Espirito convence e eu me converto ou Não .
"Ora como Crer se estiver morto nas trevas?"
Morto significa sem vida, ou separado dela.
Morto significando sem vida, não importa se estás na trevas ou luz, estarás morto.
Separado da luz, não impõe a falta do querer de sair das trevas.
Quando nascermos, por causa do pecado, nascemos separados de Deus, não sem vida para não queremos luz.
Esta doutrinação calvinista é uma estupidez ensinada por Satanaz.
Marcos já que Deus tem seus preferidos então não necessitamos cumprir o ide de Jesus.Se Deus tem o número exato de escolhidos e se o indivíduo já nasce para ir para o inferno para que responsabilidade se já está traçado o inferno e que jamais poderá se livrar.O culpado desse desvio doutrinário foi Santo Agostinho.Esse ensino de vocês é um balde de água fria em pessoas que já tem tendência ao ostracismo.Se o homem não tem livre arbítrio como Deus diz a Israel:escolhe a vida para que vivas(Deut 30.19)
Todos os homens estão mortos em pecados e delitos,não podem escolher a Deus,se Deus não os escolher estamos perdidos!!um morto não pode escolher a Deus.apenas um milagre da vontade de Deus a sua soberania pra chamar e salvar homens mortos
Se for por dentro das escrituras como o Pastor Marcos está pregando o homem não tevê livre arbítrio nem no Éden porque ficou restrito não poderia comer a fruta da árvore do bem e do mal, por isso acaba o livre arbítrio a menos que a palavra livre arbítrio tenha mais significados.... Antônio
Amado ele n teve influência . desobedeceu porque quis mesmo.
UM DIÁLOGO INTERESSANTE ENTRE JESUS E OS PERDIDOS NO DIA DO JUÍZO!
Será mais ou menos assim...
O Juiz porá as ovelhas (escolhidos) à sua direita, e os bodes (perdidos) à Sua esquerda (Mateus 25.31-46).
Na ressurreição Ele declarará a SENTENÇA de salvação para às Suas ovelhas (os escolhidos) e de condenação ao fogo eterno aos bodes (os perdidos).
Após dada a SENTENÇA os ímpios lhe dirão: Senhor nós não fizemos o que era correto porque arbitrariamente não fomos transformados por sua graça. Foi o Senhor que decidiu que iriamos nos perder, nós não tivemos escolha!
Enquanto o Senhor teve misericórdia dos que estão à tua direita, não o teve de nós que estamos a tua esquerda.
Agora arbitrariamente o Senhornos condena ao fogo eterno! O Senhor pode nos condenar ao fogo eterno, mas ao fazê-lo, como lidarás com a dor na Sua CONSCIÊNCIA durante toda a eternidade?
Como você lidará com o favoritismo para com os escolhidos e o desfavor a nós que fomos arbitrariamente rejeitados?! Senhor juiz, nós vamos QUEIMAR ETERNAMENTE, porque O SENHOR PLANEJOU ASSIM, mas em cada momento da eternidade que o Senhor nos CONTEMPLAR queimando em agonia eterna, certamente sua consciência não há de ficar em paz!! Se o Senhor não usasse de parcialidade nós não estaríamos hoje queimando eternamente...
Então o Juiz calou-se reconhecendo que tinha sido injusto para com os não eleitos e resolveu ter misericórdia dos que estavam a sua esquerda. Decidiu não queima-los eternamente, e todos foram felizes para sempre!!!!!!
Só se for com vc sua mula ímpia
Dá uma lida em Romanos 9, Paulo diz sobre isso.
Certamente me perguntarás: “Por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem pode se opor à sua vontade?” 20 Todavia, quem és tu, ó homem, para questionares a Deus? “Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: ‘Por que me fizeste assim?’ 21Ou o oleiro não tem todo direito de produzir do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para usos menos honrosos?
Se ñ temos livre arbitrio ,então samos apenas boneco movido por cordas sim. como o senhor leu tem coisas q são determinadas , mas da nossa vida nós decidimos , n se pode comparar oq jesus veio fazer ,com oq eu fasso .
se o calvinismo esta serto a vida é um teatro
N é calvinismo é a bíblia que fala assim
@Everaldomissao2014@hotmail.com Everaldo irmão sugiro vc estudar o bom lado da teologia escolástica, ñ é porque ao nosso entendimento a conta n fecha(Em nosso entendimento)E que as coisas estão erradas. Lá vc verá como as coisas funcionam ok. Nd que um bom estudo n resolva. DEUS abençoe😄
ua-cam.com/video/rki71seEMJE/v-deo.html/ deixando aí um cara que é muito fera neste assunto. Tem um livro dele em pdf.o livro se chama(calvinismo explicado) baseado na teologia escolástica. Tenho certeza que vc irá gostar. Irmão com todo carinho que estou te respondendo.o Espírito SANTO nos guiará a toda a verdade. Ore ao SENHOR, no final tudo vai dar certo
😂😂😂😂😂 eu não tenho livre árbitrio mais tenho vondade 😂😂😂😂😂😂😂😂😂 qual a diferença
Mas se o espírito santo convence homem então ele t m escolha em aceitar ou não ele t m escolha
Se o homem ja esta de fato convencido pelo Espirito, como entao recusara????
O primeiro passo da conversão é a regeneração, o Espírito Santo de Deus regenera o coração do homem.
Silas Malafaia fica doido com Granconato kkkkkkkkk
Não tem continuação??
Tem sim.. dá uma olhada no canal! Paz
Jesus disse a Pedro "antes que o galo cante tu me negara três veses"?Ele sabia q Pedro o negaria, mas tbm sabia q Pedro seria um gde apóstolo.
Essa descrição de livre arbítrio feita pelo Granconato é pelagiana. Isso seria livre arbítrio libertário... Para os Calvinistas clássicos livre arbítrio é tao somente a vontade, espontaneidade.
E mais nao ha mistério algum entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana na questão do mal. Essa ideia de mistério é tao somente uma fuga para evitar a contradição lógica. Existe sim uma explicação para essa tensão lógica.
Livre arbítrio é a vontade própria do ser humano fazer as suas próprias escolhas ou vontade. Não existe diferença nenhuma entre livre arbítrio e vontade, ambas as palavras designam a mesma coisa; quer tirar as dúvidas é só consultar o dicionário e deixar de falar heresias
Então somos marionetes e a vida é uma novela já está tudo decretado até mesmo o bem e o mal. aquele versículo que diz quem tem sede darei para bebê de graça da fonte da água da vida. Outro versículo que diz. ao que vencer não sofrerá o dano da segunda morte. E tudo um teatro divino assim é o calvinismo
Se o homem não tem livre arbítrio, mas só tem vontade, então Deus é o responsável moral por tudo o que fazemos (bem ou mal), pois conforme apregoa a teologia reformada, tudo (sobre nossa vontade, inclusive) já foi predeterminado por Deus (Obs: calvinistas extremados, como Arthur Pink, por exemplo, seguem essa teoria). Os réprobos, seguem INEVITAVELMENTE sua natureza pecaminosa (fruto do pecado de Adão, que havia sido PLANEJADO POR DEUS, segundo o calvinismo). Deus, neste caso, é a causa primária dos pecados dos réprobos, enquanto as pessoas, que são instrumentos de realização desses pecados, são causas secundárias. No caso dos eleitos, Deus subjuga a vontade destes, com a chamada "Graça Irresistível" fazendo com que estes creiam. A princípio eles não creriam, mas agora eles não podem não crer. A Graça Irresistível garante a fé desses. Resumindo a crença calvinista:
1- Deus planejou (na eternidade) e predeterminou que o homem pecasse (o homem agora não pode não pecar).
2- O pecado original é a CAUSA da natureza pecaminosa do homem (esta veio por consequência daquele).
3- A natureza pecaminosa é a CAUSA irresistível dos pecados do homem (eleitos e réprobos).
4- Os réprobos vão ser movidos de forma irresistível por sua natureza pecaminosa (CAUSADA pelo pecado original, que foi CAUSADO por Deus), sem querer fazer outra coisa (vão pecar e pecar e por fim acabarão no inferno).
5- Os eleitos, subjugados pela Graça Irresistível, vão crer INEVITAVELMENTE (a Graça Irresistível garante fé neles). Como consequência dessa Graça Irresistível, eles vão exercer fé salvadora em Cristo, e a PERSEVERANÇA DOS SANTOS vai garantir que eles vão morrer na fé. E após partirem dessa vida terrena, vão passar a eternidade no céu.
Nesta visão teológica, nem o eleito, nem o réprobo são auto causadores de seus atos. O pecado original é a CAUSA dos pecados dos réprobos. A Graça Irresistível é a CAUSA da fé dos eleitos. Mas tanto o pecado original como a Graça Irresistível são causados por Deus (Deus é a causa primária de ambos). Nem o primeiro grupo (réprobos), escolhem fazer o que fazem (viver uma vida de pecados), nem o segundo grupo (eleitos) escolhem fazer o que fazem (crer em Cristo). Ambos os grupos tem suas vontades CAUSADAS por outrem, ou seja, o que fazem (suas ações) são causas secundárias, que ocorrem por consequência da única causa primária que existe no universo, que é o próprio Deus. Concluímos dizendo que todos os atos de bondade como fé, arrependimento, misericórdia, amor etc, tem como causa primária o próprio Deus, e todos os atos de perversidade como sequestros, estupros, assassinatos, fraudes, ódio, ira e todo tipo inimaginável de maldade tem como causa primária, segundo o calvinismo, a vontade de Deus. Deus, como único agente auto causador do universo, é o verdadeiro responsável por todas as ações das pessoas, boas ou más. Embora os calvinistas venham chamar esta descrição de "espantalho" do verdadeiro calvinismo, eles nunca vão poder, honestamente falando, fugir da conclusão de que seu sistema teológico transforma Deus num monstro. O calvinista honesto tem que aceitar isso...
Evandro Luciano ótimo comentário. Bem organizado e direto.
Evandro Luciano Boa noite. Permita-me comentar o seu comentário. Deixo claro que sou calvinista de 5 pontos infralapsariano. Visto que defendo a doutrina e não estou aqui pra buscar qual corrente aderir e sim explicar melhor e desfazer espantalhos (não estou dizendo que você o fez até o momento) mas acho que este seu comentário precisa de uma resposta. Caso queira responder, fique a vontade, se necessário irei prosseguir com a conversa. Com este pano de fundo a cima, irei responde-lo.
Ponto 1 - Você disse que ''Se o homem não tem livre arbítrio, mas só tem vontade, então Deus é o responsável moral'' Resposta: Após a queda o homem não decide pecar sem influência interna (livre-arbítrio) ele pende para pecado. Para ser condenado ao inferno, basta ser ser humano pois a inclinação da carne é o que o condena (Romanos 8.7) Paulo trata a humanidade como morta espiritualmente jazendo em seus pecados (Efésios 2). Isto é um consenso na Ortodoxia cristã. Ser salvo sem a graça de Deus ou não entender que o ser humano é pecador já seria heresia (pelagiano ou semi-pelagiano ou justiça infusa). Então o homem pode, aliás, é direito do homem ser condenado com inclinação pecaminosa (sem livre-arbítrio).
Ponto 2 - Sobre os perdidos, você esta abordando no contexto infra ou supra? Aliás, você não pode atribuir a um sistema um ensino o qual ele não diz. Nenhum calvinista afirma que Deus fez as pessoas pecarem. Dois textos que deixam claro isso, mas a Escritura não explica como Deus o faz: Lucas 22:22 e Atos 4:27:28.
Ponto 3 - Sobre os eleitos Resposta: Neste caso você criou um espantalho, desculpe-me. O problema é que se Deus não elegesse, ninguém seria salvo, por isso Deus elegeu. O ''querer'' é trabalhado, pois os eleitos estavam mortos espiritualmente como toda humanidade. Deus não subjuga amigo, Deus retira a resistência do eleito e chega uma hora em sua vida que Deus o transforma e ele diz SIM ao chamado conforme Efésios 1 e 2 - João 6:64-65 - Atos 13:48 - Romanos 8:28-30 - 1Pedro 1.23 e muitos outros textos
Ponto 4 - Você disse 'Deus planejou (na eternidade) e predeterminou que o homem pecasse (o homem agora não pode não pecar).'' Resposta: Onde esta escrito isso na Confissão de Fé de Westminster? Isto que é espantalho amigo, infelizmente você não entendeu ainda o que é ''espantalho''. Espantalho - atribuir tal ensino que um sistema não o faz. Não há necessidade de responder isso por que os calvinistas não dizem que Deus FEZ o homem pecar.
Ponto 5 - Você disse: ''O pecado original é a CAUSA da natureza pecaminosa do homem (esta veio por consequência daquele).'' Resposta: Não ficou claro para mim o ''daquele'', parece-me que você esta se referindo a Deus. Já expliquei isto no ponto 1, sem necessidade para tal.
Ponto 6 - Você disse ''Os réprobos vão ser movidos de forma irresistível por sua natureza pecaminosa (CAUSADA pelo pecado original, que foi CAUSADO por Deus), sem querer fazer outra coisa (vão pecar e pecar e por fim acabarão no inferno).'' - Resposta: Parece que você esta fazendo alusão a doutrina supra, você é coerente com a doutrina até certo ponto mas falha em dizer que Deus causou o pecado das criaturas atribuindo a Deus culpa por isso. Desculpe-me, mais 1 espantalho. Leia o artigo da confissão de fé de Westminster no capítulo 3. Deus não pode ser acusado de pecador. Nenhum calvinista afirma isso.
Ponto 7 - Sobre a causa primária ser Deus, isto sim. Mas o problema é que você esta atribuindo a culpa dos réprobos para Deus. Isto não, isto é espantalho. Tanto infra tanto supra não poem culpa em Deus (que é o que o irmão parece fazer) . A questão do supra em relação ao réprobos é uma causa de soberania mas a culpa dos pecados deles é integralmente deles, é isto que é ensinado. Pela lógica, claro que parece contraditório, mas a Escritura sempre que fala de salvação de um pecador a culpa é de Deus mas em relação a reprovação, o homem é culpado mesmo sendo predestinado. Como eu disse, sou infra, apesar de não aderir o supra mas vejo consistência nela também.
Ponto 8 - Depois você diz umas coisas que os calvinistas estão cansados de ouvir sobre a culpa ser de Deus já que ele predeterminou todas as coisas, enfim... infelizmente mais um espantalho pois a lógica te levará isso, mas garanto que a Escritura não. A Doutrina da trindade não encaixa na lógica, a união hipostática, nascimento virginal, andar sobre as águas, animais falarem, homem ressuscitar, enfim... cuidado para a lógica não te levar a teologia liberal. Não quero abordar mais questões pois ficará muito extenso (já esta mas foi necessário).
Ponto 9 - Deus pode ser monstro pra você em relação ao calvinismo, pra mim será um Deus, santo, puro, justo e Oni por mais que minha mente não consiga compreende-lo e acha-lo injusto em seus caminhos.
Romanos 11:33-34 ''Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem conheceu a mente do Senhor? Quem se tornou seu conselheiro? ''
ter vontade mas não ter livre arbitrio rsrs,...............confuso isso...........................granconato é um paspalho rsrsrs..............
A Confissão de Fé de Westminster diz: "Deus, desde toda a eternidade pelo mui sábio e santo conselho de Sua própria vontade, livre e imutavelmente ORDENOU O QUE QUER QUE ACONTEÇA (...)" (CFW: III; I). Obs: Aqui Deus é a causa primária de tudo o que acontece, INCLUSIVE OS PECADOS DAS PESSOAS, mesmo que não seja falado de forma EXPLÍCITA. As ações humanas são causas secundárias. "Embora, em relação à presciência e ao decreto de Deus - A PRIMEIRA CAUSA - todas as coisas aconteçam imutável e infalivelmente, pela mesma providência [divina]..." (CFW: V; II).
Os Artigos de Lambeth afirmam: "Deus, DESDE A ETERNIDADE, PREDESTINOU alguns homens para a vida e outros PARA A MORTE" (AL: I). (Obs: Repare que esses homens nem ao menos existiam, mas já estavam "predestinados para a morte". Seus pecados, que VIERAM DEPOIS, não causaram sua condenação, pois eles já estavam condenados DESDE A ETERNIDADE (Obs: na eternidade ninguém tinha nascido, mas já estavam com a condenação certa). Mas apesar de Deus negar o amor para a maioria, negar a "Graça Irresistível", negar enviar seu Filho para todos (Cristo não morreu por todos na "EXPIAÇÃO LIMITADA") a Segunda Confissão de Fé (Batista) de Londres diz que "É DEVER DE TODO HOMEM ARREPENDER-SE de seus pecados..." (SCFL: XV; IV)). Mas como vão arrepender sem a "Graça Irresistível"? Se Deus não desejou a salvação dos réprobos antes da fundação do mundo, e se eles estavam CONDENADOS DESDE A ETERNIDADE, e se Cristo não fez expiação por eles, como pode exigir que eles creiam? Se Deus diz que deseja que alguém creia, mas não as dá a "Graça Irresistível" então Ele não está desejando de fato. Como alguém, que Cristo não proveu expiação pode crer? Por acaso um réprobo pode crer e ser salvo? Nas palavras reveladas Ele diz uma coisa, mas "secretamente" predetermina outra diferente. Não podemos confiar nesse Deus (ou deus)!! CONTRADIÇÃO TOTAL.
"Ponto 3 - (...) O problema é que se Deus não elegesse, ninguém seria salvo, por isso Deus elegeu". Essa é uma das premissas falsas do calvinismo. Ela está baseada na falsa ideia de que o homem é INCAPAZ de responder a Deus. Se o homem não pode responder a Deus (Incapacidade Total), e alguns precisam ser salvos, então é preciso aplicar-lhes uma força irresistível, quebrando sua vontade, e assim fazendo com que estes creiam, de uma forma inevitável e "sem forçá-los" a crer. Precisamos entender que o ensino IMPLÍCITO da incapacidade humana, embutido sutilmente na "Depravação Total" é falso. os únicos verdadeiramente incapazes, do ponto de vista divino, são os infantes (crianças antes da idade da razão) e os retardados. Todos os outros são capazes e responsáveis. Deus nunca responsabiliza um INCAPAZ. Deus nunca exige algo de nós que estamos incapazes de fazer.
"Ponto 4 - Você disse 'Deus planejou (na eternidade) e predeterminou que o homem pecasse (o homem agora não pode não pecar).'' Resposta: Onde esta escrito isso na Confissão de Fé de Westminster?" Adão poderia ter evitado o pecado, uma vez que esse mesmo pecado já estava predeterminado "antes da fundação do mundo"? Poderia Adão ter desfeito o "decreto divino", fazendo o contrário daquilo que ERA DA VONTADE DE DEUS segundo o calvinismo? Adão poderia frustrar os "planos" de Deus de que o homem "caísse por sua própria vontade"? Bem, quanto a CFW isso para mim não é fonte reconhecida, meu querido, pois minha única regra de fé INFALÍVEL é a palavra de Deus SOMENTE. Essas confissões que vc segue são verdadeiras afrontas ao santo e puro ensino de Deus, que vem somente de Sua palavra. Essa "tradição da igreja", parecida com a tradição católica, que reconhece outras fontes, eu não sigo. Com todo respeito ao irmão. O "Sola Escriptura" (Somente as Escrituras) das igrejas reformadas significa na prática a bíblia + CFW + CFB + Cânones de Dort + Confissão disso + Confissão daquilo + Confissão daquilo outro etc. A teologia reformada é baseada nessas tradições, além da bíblia. Nós vemos, por exemplo, as igrejas do "Sola Escriptura" batizando bebês rsrsrs! Mas "onde esta escrito isso na Confissão de Fé de Westminster [que Adão não pode não pecar]?" No cap. III; I: "Deus, DESDE TODA A ETERNIDADE (antes do mundo existir)...ordenou tudo o que quer que aconteça (incluindo o pecado de Adão)"! Adão poderia ter evitado o que estava predeterminado "DESDE TODA A ETERNIDADE"? Quem é a PRIMEIRA CAUSA do pecado de Adão? Em V;II está dito que é Deus. Ele CAUSOU o pecado em Adão. Deus, como causa primária, "decretou", Adão como causa secundária, CUMPRIU com o "decreto divino do pecado original", que estava DETERMINADO antes de Adão existir.
"Ponto 5 - Você disse: ''O pecado original é a CAUSA da natureza pecaminosa do homem (esta veio por consequência daquele).'' Resposta: Não ficou claro para mim o ''daquele'', parece-me que você esta se referindo a Deus". O pecado original é a causa da natureza pecaminosa do homem, ou seja, esta natureza pecaminosa veio por consequência daquele pecado original. O "daquele" é uma referência ao pecado original, praticado por Adão. E este pecado original, segundo Calvino, veio porque "sua predestinação [de Deus] , OBRIGOU-OS NECESSARIAMENTE A FAZER (...). Pois que poderiam fazer eles? RESISTIR A SEUS DECRETOS? ISSO SERIA INÚTIL, JÁ QUE NÃO PODERIAM PREVALECER CONTRA ELES [os decretos divinos]" (Institutas: III; XXIII; VI).
"Ponto 6 - Você disse ''Os réprobos vão ser movidos de forma irresistível por sua natureza pecaminosa (CAUSADA pelo pecado original, que foi CAUSADO por Deus), sem querer fazer outra coisa (vão pecar e pecar e por fim acabarão no inferno).'' - Resposta: Parece que você esta fazendo alusão a doutrina supra, você é coerente com a doutrina até certo ponto mas falha em dizer que Deus causou o pecado das criaturas atribuindo a Deus culpa por isso". Embora a tradição e as confissões calvinistas não afirmem ABERTAMENTE que Deus é o causador do pecado nos homens, IMPLICITAMENTE isto está inserido. A CFW em V;II diz claramente que "embora em relação à presciência e ao decreto de Deus - A PRIMEIRA CAUSA - "todas as coisas" (isto inclui também os pecados dos homens) ACONTEÇAM IMUTÁVEL E INFALIVELMENTE, PELA MESMA PROVIDÊNCIA"... (CFW: V;II). Deus é a PRIMEIRA CAUSA de tudo, menos dos pecados dos homens? Nas palavras de Calvino "sua presciência CAUSA E OBRA, QUANDO É EVIDENTE QUE TUDO (incluindo os pecados) SE FAZ POR ORDENAÇÃO DIVINAS" (Institutas: III; XIII; VI).
"Ponto 7 - Sobre a causa primária ser Deus, isto sim. Mas o problema é que você esta atribuindo a culpa dos réprobos para Deus. Isto não, isto é espantalho". Como eu já disse anteriormente, absolutamente nenhum réprobo vai para o inferno por CAUSA de pecados. Os teólogos calvinistas sempre deixam EXPLÍCITO que "Ele nos escolheu ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO sem termos feito nada de bom ou mal. Mas do outro lado fica IMPLÍCITO que o restante (a maioria) foi reprovado, também ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, sem ter feito nada de bom ou mal. Na lógica calvinista os pecados NÃO CAUSAM nenhuma condenação para ninguém, pois eles já estavam condenados antes de nascer, ou ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. Alguém tinha nascido antes da fundação do mundo? Essa é uma IMPLICAÇÃO LÓGICA inevitável que não é ensinada abertamente, mas que nenhum calvinista honesto pode fugir. Reflita nisso, irmãozinho, e fique na paz!!
mark Menezes Paspalho parece você pois homem nenhum possui livre-árbitro, crer nisto sendo calvinista ou não é um erro primário.. abraços
Então Adão e Eva não teve livre arbrítrio, se eles tivesse eles poderia escolher comer de todos os frutos sem ter que ser responsabilizados.
Deus faz o que lhe apraz
Só Deus tem livre arbítrio.
sem lógica sua colocação, Adão e Eva podia fazer o q quisesse, assim como nós, mas Deus deixou bem claro o q aconteceria se ele comesse da árvore do bem e do mal, ele teve o livre arbítrio de comer desobedecendo a Deus, e por isso foi castigado pela sua desobediência, todos nós temos livre árbitro, Deus não fez robô, até lúcifer tinha livre arbítrio quando pecou contra Deus, só que as atitudes q escolhemos q vai definir as ações de Deus na nossa vida, isso é desde a rebelião de lúcifer e a desobediência de Adão até hoje, o único ser predestinado a morte e a condenação é satanás, Deus jamais faria um homem para ser condenado sem que antes lhe desse uma oportunidade de salvação, Deus não é carrasco nem covarde, Deus ama a todos isso é bíblico e quer salvar a todos !
Onde encaixar satanás nisso?
E quando Davi caiu com bete seba ele quis cair ou Deus determinou? Não faz sentido oque o calvinismo ensina é muito estranho!!
Calma gente. Calvinismo é uma doutrina de homens como as outras. Não influenciam em nada na Salvação, a qual já temos! Foquemos no que importa!
O livre arbítrio acaba quando o homem aceita Deus ou o diabo. A partir desse ponto se torna escravo de Um ou do outro.
Onde tem isso na Bíblia?
@@thiagodasilvavieira1990 questão de bom senso, se quiser servir a Deus tem que fazer o que ele pede, ou estará negando. Automaticamente negando a Deus é servo do Diabo, não existe neutralidade.
@@vitorpaulodonascimento5067 exato neutralidade nao existe
@@vitorpaulodonascimento5067 Exatamente!
Isaias, jjeremas e ezequiel estao se revirando no tumulo por causa desses herejes.. Deus determina tudo. Sim. Somos feitura sua. Criados em Cristo Jesus pra boas obras. Logo todos somos imagem de Deus. Logo todos somos destinados a sermos luz resplandecente de sua santidade. Pior. Paulo diz que o Desejo Deus é que todo homem alcance o conhecimento e iluminaçao do Senhor jesus. Tito ja diz.. Porque a graça de Deus se manifestou dalvadora a TODOS OS HOMENS.. Ap 22 diz. A graça de Deus seja com todos... Povo ingrato esse calvinistas. Tao que nem os fariseus. Somos salvos por sermos decendentes de Abraao. Nesse caso. Por serem determinados ou predestinados. Raça de viboras. Torceis as palavras do Deus vivo. Nem os judeus Acreditam nisso e olham que ele andaram cinco mil anos com o Deus de israel. Como ousam pensar diferente dos decendentes dos profetas? Sao mwlhores do que eles? Eles creem no livre arbitrio. Basta ler um pouco dos profetas e sabera. Alias. Heresia do seculo 16. Tornam se arrogantes. Juizes. E se acham donos da verdade. Descredibilizam Cristo e seu reino. Se disserem. Somos atormentandos pelo diabo porque Deus assim quiz. Tens demonios. Porque a respeito de Cristo disse
Esta palavra. Vos bem sabeis, Veio por toda a judeia, começando pela galileia, Depois do batismo que joao pregou..
Como Deus ungiu a Jesus de nazare com o Espirito Santo e com poder; andou fazendo o bem, e curando a todos os oprimodos DO DIABO, Porque Deus ERA COM ELE. Atos 10: 37 e 38.
Se o Diabo oprimia. Era Deus que queria?.
Se a tempestade era Deus por traz. Por que jesus a repreendeu? Visto que era obra de Deus. Meus irmaos não se engane. Cristo jamais repreenderia uma obra do Pai. A menos que fosse do Diabo. Por isso jesus repreendei o a tempestade. Pois a tempestade que Deus cria nao é pra morte. Mas aquela. Ia matar os dicipilos. Por isso a repreensao. E cristo nosso senhor. Sempre fazia a vontade do Pai.
Para isso se manisfestou o Filho de Deus. Para destruir as obras do Diabo. Vejo que o povo se cega. Achando que tudo Deus esta por traz. Toda doença. Vento que destroi e morte. Nao é a vontade de Deus. Caso contrario. Jesus mandava doença e desteuiçoes. Mas isso. So no dia da ira. Quando ele assolar os perversos que negam o seu santo nome
🤦🤦🤦🤦🤦
Deus criou as leis espirituais e físicas do Universo ?
Sim.
Deus disciplinara com absolvição e condenação os homens e mulheres no dia Juízo Final ?
Sim.
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, ser que tem identidade, autonomia, liberdade e responsabilidade humana ?
Sim.
Genesis 1.26, Genesis 2 e 3 e Apocalipse 20 - 22.
Cadê o livre arbítrio do homem, simplesmente não existe, a liberdade humana é limitada por Deus.
Não há mais livre arbítrio pois o livre arbítrio foi só antes dá queda do homem no jardim do Éden, depois dá queda o homem passou a nascer com o pecado e tendo o pecado no homem como o harbitrio pode ser livre? graças a Deus pela eleição e salvação em Cristo que pagou os meus pecados e de todos a quem Ele elegeu.
olha que contradição, antes da queda tinha livre arbitro + foi decretado o pecado.............ki farofa rsrsrs.........
Se antes da queda, conforme vc fala, o homem tinha livre arbítrio, então, em algum momento, livre arbítrio e soberania divina conviveram juntos, coisa que o calvinismo diz ser impossível.
Vc se considera um eleito... Assim, como todo calvinista... Dizem que Deus é soberano e escolhe uns para a salvação, mas nunca vi um calvinista dizer que é um perdido...
Mt:7 - 7. Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
Irmão se Deus tem o livre arbítrio ,ele pode alterar as situações em favor da minha vontade .
De outra forma como iria funcionar e pra quer serviria a fé??
Entendo... Mas se o homem teve livre arbítrio antes da queda e eu creio nisto, como Deus pôde nos predestinar antes da fundação do mundo? Então ele predestinou a queda juntamente com a redenção?
🤔🙄🙈
Pastor falou que seu Santo é Agostinho. Agostinho ensina o livre arbítrio.
Ensinou até o dia que descobriu a verdade.
Se o livre arbítrio é a condição de inexistência de qualquer influencia externa no exercício do arbítrio, como pode-se dizer que Adão e Eva tiveram livre arbítrio, se além de serem passíveis à tentação (concupiscência) sofreram influencia externa e direta do tentador ? Jesus jamais foi tentado no sentido moral ou das paixões visto que não poderia nutrir desejo pelo pecado. Ele sim mostrou ter genuinamente livre arbítrio. Já o homem, a partir do momento que se atentou para o fruto e o cobiçou ávidamente, tinha sobre si a ação da tentação latente em seu coração impedindo que sua decisão de transgredir a lei de Deus fosse absoluta e livremente ausente de fatores de influencia internos e externos a si. Como lidar com essa questão?
Boa pergunta, mas quando dizemos que Adão e Eva tinham livre-arbítrio é no sentido que ambos escolheram e agiram de contrário a sua natureza. Nesse sentido eles eram livres, mas na verdade, isso é opinião minha, tanto Adão e Eva como nós, nunca fomos livres de Deus.
Paz...
@@SomenteOEvangelhoOficial Também penso assim. Apenas acho que o termo livre arbítrio, devidamente entendido, ainda permanece inadequado ainda que para indicar a condição humana antes da queda. Abraço e obrigado!
Messias Fernandes: Os calvinistas dissipam seu tempo levantando teses doutrinárias a respeito daquilo que nem eles, nem ninguém, compreende, em vez de se aterem à simplicidade misteriosa e maravilhosa do Evangelho tal como apresentado na Bíblia.
Até mesmo o João Calvino, como mentor-mor desse segmento religioso, teve um "rápido" momento de humildade (diferente de seus seguidores de hoje), quando no livro de doutrinas escreveu o seguinte: "...POR QUE ESSE E NÃO AQUELE, É MUITO PARA MIM".
E isso ele confessou após descrever o conceito de predestinação, em que se lê que "...DEUS NÃO QUIS CRIAR A TODOS EM IGUAL CONDIÇÃO; AO CONTRÁRIO, PREORDENOU A UNS A VIDA ETERNA, A OUTROS, A CONDENAÇÃO ETERNA".
teoria diabólica e antibiblica, não tem base bíblica, o problema é que os calvinistas usam versículos isolados para adaptar a sua teoria, mas no conjunto no plano em si de tudo desde a criação a vontade de Deus sempre foi q todo homem fosse salvo, Deus não criou nem cria ngm para ser condenado, Deus não é um ser covarde q não daria a um homem o direito a escolha de lutar pela sua salvação, a salvação é para todos assim como a condenação tbm pode ser para todo homem, por isso q a Bíblia diz q aquele q perceverar até o fim será salvo, quando ela diz "aquele" ela não frisa escolhido ou não escolhido aquele é qualquer homem que serve a Deus e anda nos seus caminhos, esse se perceverar até o fim será salvo !
Nada a ver
Somos livres para escolher .... O livre arbítrio existe e é bíblico...
Você consegue passar um dia sem pecar? Se você não consegue, então não tem livre-arbítrio.
Boa tarde! Paz e Graça!
Somente O Evangelho mas se Deus determina tudo ...como então ele determina que as pessoas façam as coisas que ele mais odeia ? Como por ex. Deut. 12:31 ...se ele determina e eu não posso escolher como então ele determina que essas pessoas matasem seus filhos se ele odeia essa pratica ?
@@arnaldosantos1978 só um momento irmão, a determinação de Deus não tira a vontade do ser humano, esses que queimaram seus filhos aos deuses pagãos no texto de Deuteronômio quiseram fazer isso, então o fato de Deus determinar não tira a vontade, muito menos a responsabilidade daquele que prática o pecado, Deus tem que determinar porque se ele não terminar as coisas não acontecem.
Somente O Evangelho então se tenho vontade tenho livre escolha amigo ...acredito sim que Deus determina as coisas mas o que a bíblia não diz é que Deus determina algo em minha vida mesmo contra a minha vontade ... Nesse caso seríamos robôs...principalmente com relação a salvação ... Mesmo Deus querendo me salvar posso escolher não ser salvo ...Isao vai da minha escolha de aceitar ou não a graça de Cristo
@@arnaldosantos1978 irmão, eu acho que você não assistiu o vídeo todo, me responda uma casa, se é você que escolhe ser salvo, você ora para Deus converter alguém? Pra que o Espírito Santo vem para convencer o homem do pecado da Justiça e do juízo.
se você acredita que Deus não escolhe, então por que Jesus disse aos discípulos: Eu que escolhi a vos e não vocês que me escolheram.
Calvinistas como sempre, superficiais.
Eles amam a palavra DETERMINADO. KKKKKKKKK...
Se não existe livre arbítrio , e as pessoas já estão predeterminadas a salvação ou a condenação, então não adianta pregar o evangelho.
Preste atenção no vídeo
logico que adianta pq.tem pessoas no mundao que sao ovelhas de cristo
maldito seja esse deus sujo e manipulador !
Vou explicar melhor o livre arbítrio...... quando se converte vc entrega seu livre arbítrio nas mãos de Deus... ou seja vc tem livre arbítrio de escolher Deus ou o diabo quando escolhe um dos 2 ja era livre arbítrio
Com todo respeito, mas o pastor está equivocado, porque existe livre arbítrio sim.
O amigo do vídeo bem que poderia, para melhor compreensão de quem se depare com este vídeo, elucidar sem rodeios o que, NA PRÁTICA, significa LIVRE-ARBÍTRIO e o que, NA PRÁTICA, significa LIVRE-AGÊNCIA, e como, NA PRÁTICA, essas duas figuras se _"diferenciam"._
Mas, evidentemente, que essa EXPLICAÇÃO que ele se disponha a dar deixe indubitavelmente CLARO que quem não é dotado de LIVRE-ARBÍTRIO, isto é, só faz o que fora PREORDENADO por Deus, não FOI TRANSFORMADO num fantoche ou numa marionete ou num robô.
Dito de outro modo, que o moço do vídeo dissipe TODAS as dúvidas relativamente à inevitável conclusão de que *QUEM FOI PROJETADO, ANTES DO NASCIMENTO, PARA SER MAU, ALEIJADO e INSENSATO, estaria sendo **_"absolutamente culpado"_** e **_"perfeitamente condenável ao inferno"_** exatamente por estar sendo inevitavelmente e cronometradamente MAU, ALEIJADO e INSENSATO.*
José; João 8-32 100+ comentário !!!
Esse é ruim de biblia kkkk.
Acho que nao estudou os sentidos das palavras e as interpreta como achar melhor ó pastor fraco kkkkk.
Ele diz que Deus induz o homem ao erro kkkkk, quem faz isso é o diabo pastor, nosso Deus é santo é amor está escrito pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens da terra. Quem crer e for batizado será salvo mais quem nao crer será condenado.
Jesus disse" quem amar mais ao pai ou a mae ou irmaos do que a mim nao é digno de mim"
Jesus dise "quem quiser de graça lhe darei da agua da vida" jesus disse "seja fiel até a morte e te darei a coroa da vida".
Vejam a função de levar alguem ao pecado ao erro e ao lago de fogo é do diabo, não podemos jamais falar que nosso Deus escolheu quem vai ser salvo ou quem vai ao inferno, vejam comigo se Deus ja separou quem vai ao inferno logo satanás nao faria mais nada. Kkkk
Esse ensino calvinista é simplesmente uma heresia isso é uma vergonha.
Seu nome deveria ser marcos DETERMINADO,,, vc ama essa palavra kkkkkkkkk
Como distorcem o entendimento da Palavra de DEUS! Impressionante!!!
Parece o PT defendendo as suas políticas de conceitos distorcidos.
"Você não tem livre-arbítrio mas tem vontade!", que coisa de maluco!
O que adianta alguém ter vontade se não tem liberdade de pôr em prática o que tem vontade?!
Vocês pegam a Grandiosidade de DEUS e a tornam tão pequena quanto é o raciocínio de vocês.
DEUS não precisa de nós para absolutamente nada. Ele pode fazer do pó quantos seres humanos ele quiser, porque DEUS se envolveria tanto com a nossa vida, tendo Ele um universo tão imenso para cuidar? Todos sabemos que não somos os únicos seres que ele criou.
DEUS nos criou à sua imagem e semelhança e soprou em nossas narinas do seu fôlego de vida. Quando você sopra, o que tem dentro de você sai no sopro, será que ninguém sabe disto?!
Temos o DNA de DEUS dentro de nós e vivemos na mesma liberdade que DEUS vive.
Em todas as atitudes que tomamos temos sempre, pelo menos duas opções, mas quando escolhemos uma das opções revelamos quem somos.
DEUS diz de Si mesmo: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas cousas."
Sempre que nós fazemos algo criamos outra mesmo sem querer.
Quando você limpa a sua casa e concorda com você mesmo que isso é bom, você cria o mal, qual mal? Deixar a casa suja.
DEUS formou e luz e não as trevas, as trevas surgiram em consequência da luz.
DEUS faz a paz, ou o bem, e não o mal, o mal é criado quando DEUS estabelece o que é fazer a paz, ou o bem.
Nós somos a imagem de DEUS, como imagem devemos agir como Ele age. Imagine se ao se olhar no espelho a sua imagem começasse a fazer movimentos diferentes dos seus?
Foi justamente por termos livre arbítrio que DEUS viu a necessidade de fechar o Éden e impedir o nosso acesso à árvore da vida, ou seja, já que a nossa decisão, ou escolha, foi a de fazer coisas contrárias à orientação que Ele nos deu, então DEUS se viu sem saída, a única coisa que Ele poderia fazer, para não voltar atrás na Sua Palavra, era impedir que continuássemos vivendo permanentemente na condição de desobediência.
Mas voltar atrás em qual palavra? Ora, DEUS disse que se o homem não seguisse a orientação que Ele deu e comesse da árvore da ciência do bem e do mal que o homem morreria, mas não que o mataria, por isto DEUS tirou o nosso acesso à árvore da vida, porque se não tivesse tirado Adão estaria vivo até hoje e talvez teria continuado na desobediência.
Só temos o que temos e somos o que somos quando estamos vivos, dormindo ou mortos não temos e nem somos coisa nenhuma, pois não temos domínio sobre nada ao nosso redor e nem conseguimos realizar nada enquanto estamos dormindo ou mortos.
Mas antes de dormirmos ou antes de morrermos sabemos o quanto a nossa vida é importante para nós, mas também sabemos da nossa fragilidade diante da vida e que não temos nenhum poder para sustentarmos a nossa própria vida e então podemos ver o quanto somos dependentes de DEUS.
É justamente neste ponto que nasce as ações de DEUS em nosso favor, porque Ele nos criou e colocou em nosso coração esse desejo de viver, pois não nos criou para morrer, e Ele sabe que não temos ninguém a quem recorrer, não temos ninguém que se importe conosco, não temos ninguém que nos dê valor, então, por isto, DEUS vem em nosso socorro e nos propõe, nos outorga, o resgate.
DEUS nos diz implicitamente nas escrituras: Eu esqueço o seu passado e esqueço tudo o que de mal você fez e te deixo novamente comer da árvore da vida para viver eternamente, se tão somente você reconhecer que errou e passar a fazer tudo exatamente conforme as minhas orientações, você aceita? Se dissermos sim de coração, teremos a Vida Eterna, se dissermos não, continuamos na escolha que já foi feita: A morte.
Sempre tivemos livre arbítrio antes e depois do pecado, e, claro, continuamos tendo.
DEUS quer ser adorado como Ele É e não precisa convencer ninguém de coisa nenhuma, porque as Suas obras todos podem ver claramente em todo lugar, para onde quer que se olhe.
.........................................
Já que o Sr tem livre arbítrio fique com mais semana sem pecar.
@@walacemendonca : Você estaria querendo dizer ao comentarista aí de cima que ELE PECA PORQUE DEUS MANDOU QUE ELE PECASSE?
Estou dizendo que todas as decisões que tomamos é contaminada por pecado, muitas vezes não queremos pecar, mais quando vemos já pecamos por pensamento ou por atitude. Paulo fala em romanos que já não faço o bem que quero mais o mal que não quero fazer, para fazermos o mal não precisamos que Deus intervenha pois a nossa natureza é ma.
@@walacemendonca : Você, então, desconhece por completo as teses doutrinárias do calvinismo. Mas isso é compreensível porque eles NUNCA (nunca) dizem abertamente o que elas significam ou o que elas abrangem.
Pois bem. Para os CALVINISTAS (como o moço do vídeo), todos os pensamentos ou ações de TODOS os seres humanos são resultado de um DECRETO ou de uma PREORDENAÇÃO de Deus, quer para o bem, quer para o mal. Portanto, trata-se tipicamente de "conversa fiada" isso de dizer que "estamos contaminados pelo pecado", quando, na verdade (TESE CALVINISTA), Deus PREDESTINA TUDO EM TODOS.
Lembre-se do carro-chefe das teorias calvinísticas! Romanos 9, aquela passagem envolvendo os gêmeos Jacó e Esaú. Para os seguidores do gaulês Calvino, JACÓ NASCEU ANGELICAL e ESAÚ NASCEU ENDIABRADO, ambos com destino certo e imutável. É isso que o calvinismo chama de "Evangelho".
Se você NASCEU PARA SER ANJO ou, mais exatamente, foi projetado para SER ANJO antes mesmo de nascer, e se o seu semelhante NASCEU PARA SER DEMÔNIO ou , mais exatamente, foi projetado para SER DEMÔNIO, não faz absolutamente nenhum sentido essa "argumentação" de que estamos "inclinados" para o pecado.
A questão é: Todos no mundo pecam, mas o calvinismo diz que TODOS PECAM PORQUE DEUS DETERMINOU O PECADO. Mas mesmo Deus tendo DETERMINADO O PECADO, Ele teria também "ELEGIDO" determinados pecadores, DENTRE TODOS OS PECADORES DO MUNDO, para morar no céu, enquanto que "o resto" dos pecadores teriam sido "condenados" a habitar o inferno.
Se isso para você representa a MENSAGEM BÍBLICA DO EVANGELHO, respeito seu modo de pensar.
Provavelmente não conheça tudo de Calvino, mesmo porque minha preocupação não é essa, agora você não conhece a bíblia, desde a fundação do mundo Deus fala de eleição, escolha e essa escolha cabe única e exclusivamente a ele, ele escolheu Abraão e toda sua descendência antes de nascerem, este mesmo Deus determinanou matar mulher e crianças para dar a terra para o povo que ele escolheu, esse mesmo Deus fala terei misericórdia de quem quiser e endureco com quem quiser, esse mesmo Deus trouxe Judas ao mundo para cumprir as promessas de Isaías sobre o messias e mesmo tendo determinado o destino de Judas afirma que usará de todo rigor contra o traidor, quando quis endureceu o coração de faraó levando a morte de muitos, Deus é soberano quer você queira quer não, faça uma leitura da Bíblia sem viés soteriologico.