Parece até os mirage 2000. Já passou da hora ter termos um caça Nacional, assim como foi feito com os KC Milenium da Embraer.. Empresas capacitadas já temos o que falta e o querer fazer... Mas acredito também que se over a compra seria possível o nosso país melhorar este caça assim como fez com o F4.
@@waltersergio2996 O .@reinaldobigolin670 lendo o seu comentário; é pontuação? É pontuação?? O que ele quer dizer com é pontuação???🤔🤔 (AAAAAH, e pontuação.😮)
Também acho, mas ai o povo iria reclamar q estão gastando dinheiro de mais. A Avibras estava a ponto de ser vendida para Austrália. Estão reclamando, mas o político q está tentando salvar é o Boulos
O Brasil perdeu uma grande oportunidade ao não se associar a Coreia do Sul no desenvolvimento de caças. Caso tivesse feito, hoje teríamos a disposição, dois caças bem mais modernos e capazes, o FA50 e KF 21 Boramae.
@@MauroTriques BRICS que vá para o inferno, quem está comprando nossos KC-390 e outros de nossos produtos de defesa são todos países ocidentais ou aliados do Ocidente, enquanto Rússia e China não tem nada a oferecer além de lixo (como visto pela performance deles na Ucrânia) e quebraríamos a confiança com os nossos compradores, o que poderia ser devastador para nossa indústria, por estarmos nos aliando a ditaduras pra brincar de terceiro-mundismo matuto. Países como Coréia do Sul, Israel, Turquia, Japão, etc., são os melhores potenciais fornecedores a nós se quisermos ser um player sério.
Precisamos de alguém no Brasil que possa produzir motor para aviões e que seja totalmente brasileiro. Só assim teríamos, quem sabe um caça totalmente brasileiro e que poderia ser produzido por empresas brasileiras. Já temos algumas(empresas) que são capazes de desenvolver um caça de 5 ou 6 Geração. Mas cadê o Motor produzido pelo Brasil??? precisamos de Motor. Sei que já existe alguns em fase de teste... aguardar é o que nos resta. Quanto a compra acho que se procurarmos temos melhores opções para um novo vetor para a FAB e MARINHA do Brasil. Afinal os "Homens do Mar no AR" merecem também um novo Vetor para eles. Minha continência para todos os envolvidos com a Aviação (FAB, Marinha, Exército, Forças Auxiliar e Demais Aviadores do Nosso Brasil!!
Pelo que eu tinha liado, oriundo de outras fontes, o Tejas foi remodelado e o que esta sendo ofertado é o de nova geração em desenvolvimento, e sobre os componentes ele não é diferente do Gripen NG que usa motor americano e outros componentes de outros países. Então do mesmo jeito que ao Brasil foi ofertado o Gripen de nova geração o Tejas também segue a mesma linha. Agora se fosse de caças novos então o KF-21 Boramae faria mais sentido, entretanto creio que o Tejas vai chegar com acordos para possível transferência de tecnologia, e ter um caça de um país neutro como a Índia é uma vantagem geopolítica muito grande. Se o Brasil comprar outro caça europeu ele estará nas mãos da vontade da OTAN.
O Brasil deveria é fazer uma parceria forte com a sueca Saab e na troca de tecnologia fabricar o 1° avião de caça de 5° geração sendo mais moderno e mais eficaz que os atual Gripen ... aí sim seria um marco histórico
A Índia pretende comprar uma grande quantidade do cargueiro KC390 da Embraer. Nesse caso o caça indiano faz parte da negociação. Esse é um caça de treinamento e ataque . Seria apenas para treinar futuros pilotos do caça gripen.
OBrasil tm capacidade de desenvolver seu próprio Caça qem faz melhorias em um caça tm capacidade de desenvolver uma aeronave própria e não depender de produtos estrangeiros 😮
O maior problema está na frase: “depende de diversos componentes críticos importados”, o mesmo que acontece com o nosso Gripen, foi vendido como caça sueco, porem depende de diversos componentes críticos dos EUA e Grã-Bretanha.
Excelente. Compartilho da mesma ideia. Uns tempos atrás estive fazendo várias pesquisas sobre esse caça e que mudaram minha opinião sobre ele, e pra pior. Antes eu achava que se tratava de alguém muito bem estruturado, pois os indianos não são novatos nessa área, eles já desenvolveram outro caça no passado, o HF-24 Marut, mas nessas pesquisas que fiz vi que ele (Tejas) é extremamente problemático. É projeto cheio de falhas, atrasos e, que ao meu ver, realmente só faz sentido para os indianos. Como você disse no vídeo, é algo deles, então para eles faz sentido por vários motivo, mas para nós não consigo ver nenhum custo-benefício que justifique ao menos a cotação dele para substituir os AMX-A1M, creio que seria uma cagada da FAB, se de fato comprar ele. Acho que é 10x mais viável comprar F-16 de segunda mão, do que o Tejas. Nenhum país, além da Índia, comprou esse caça, e olha que diversos países já se interessaram por ele, mas logo em seguida, após os testes desistiram, porque será, hein?! kkkkkkk
@@jonashenrique1351 o inteligência rara você quer comprar caças sucata usados f-16 de um país que quer Roubar Nossa Amazônia, financia ONGs no Brasil para defender bandidos, liberação das drogas, aborto, E a qualquer momento pode parar de fornecer peças de reposição ?. A FAB PODE ESCOLHER QUALQUER UM MENOS DE EUA 🇺🇲 EUROPA 🇪🇺 É UMA VERDADEIRA ARMADILHA PRO BRASIL
Discordo. Pelo o que eu vi, os indianos iriam fazer uma gigantesca compra dos nossos C-390, desde que a gente também fizesse uma compra do caça Tejas. Ao meu ver o negócio é favorável pois a compra do C-390 seria bem maior do que a nossa.
@@sallesvladi Mas os indianos estariam dispostos permitir a transferir componentes e tecnologias que não conseguimos com a compra do Gripen ou fazer modificações no Tejas?
A Índia tem outros equipamentos interessantes para o Brasil, como fragatas pesadas, sistemas antiaéreos e misseis antinavio supersônicos, também poderiam oferecer parcerias comerciais e tecnológicas em outros setores como enérgia nuclear e lançamento de satélites.
@@deniscwb971 Os Indianos tão oferecendo tudo que tem e os misseis deles valeriam muito a pena, pra reduzir a nossa dependência dos ocidentais. Me pergunto se seria possível equipar misseis ar-ar de longo alcance no gripen, já que temos acesso aos sistemas de armas.
LO Brasil pagou caríssimo para ter transferência tecnológica da Saab para Embraer do J39. A FAB juntamente com Embraer sabem que rumo devem seguir. Não retroceder, não precipitar, avançar sempre. 🇧🇷
@@tiagoalv3s_ Essa decisão política já foi tentada, não para benefício do país, se me entende, e a FAB foi firme na defesa do Gripen. Estar vivo é a condição para mudar, tudo pode acontecer 😜, até nada.
Não fala coisas que não sabe o J39 foi mais baratos de todos e com esse programa de transferência de tecnologia. O Brasil que não tem dinheiro para segurança nacional, mais tem 4 bilhões de fundo eleitoral, então problema não é Gripen mais sim falta de grana.
O Brasil tem a Embraer, não entendo porque não contratam com ela o desenvolvimento de um caça, mesmo que não seja extremamente avançado mesmo que seja só para fomentar pesquisa e desenvolvimento nesse campo.
@@felipecavalzere5207 Eu sei, mas tudo precisa começar um dia. Espero que a Embraer tenha muito sucesso com o C390. Acho que a progressão natural pra Embraer se ela tiver sucesso é tentar um caça. É tudo uma questão de aprendizado (e dinheiro), mas a Acho que esse é o próximo passo naturalmente pra Embraer, fazer um caça de baixo custo, multirole com os componentes principais fabricadas aqui e proporcionar aos clientes um maior nível de autonomia frente as grandes potências... Pode demorar muito, mas certamente é possível, a Embraer tem o know how pra produzir seus próprios motores e componentes dos aviões.
@@AlanTheBest97 a Embraer tem gabarito para desenvolver um caça ...mas como eu disse é um projeto de bilhões e demora muitos anos ..se o brasil fosse um país como os EUA ..tudo que a indústria de defesa americana fabrica as forças armadas compram em grande escala ..agora aqui no Brasil não é assim ..se a Embraer desenvolve um caça..o brasil compraria uma quantidade pífia, e isso para custear o gasto em tempo e dinheiro do projeto , seria irrisório ...aí a Embraer teria que entrar no mercado internacional ..onde já existem diversos modelos disponíveis de caças ..para uma empresa não é muito viável
Ainda acho que o J10 -C seria uma boa opção, por mais que ele não seja o caça mais avançado ele tem um bom desempenho e um preço acessível, com o que foi gasto com um Gripen daria pra comprar 2 J10.
Se a Índia fechar a compra de 60 KC-390 é melhor irmos nos acostumando com os Tejas voando por aqui, que sejam pelo menos os da versão MK-2. Como dizia meu gerente na Embraer...."There is no free meal"
@@DiegoSilva-dp2bq eu desistiria de vender os kc´s se for obrigado a comprar essas porcarias aí que só vão dar dor de cabeça e prejuizo, me lembro da marinha comprando a lata velha da frança, um porta aviões caindo aos pedaços na época do fhc, o navio quase nunca ficou pronto e acabou virando sucata em pouco mais de 8 anos.
@@neblinasp Mano para um caça que vai ser complementar ao Gripen que vai substituir o AMX tá ótimo e um caça com poder de fogo de um jato médio com um custo de manutenção e produção barata, então até vale a pena, principalmente se fer vender mais de 50 KC
@@alexisanastasiou5364exato! Vai dar um boost nas vendas do Kc. Vira padrão em transporte de carga no mundo. Pode mandar até réplica 14 bis que estamos pegando, kk
Não sei se o caça indiano é o melhor, no entanto, só não confio em equipamentos desse tipo dos EUA e seus aliados, pois, certamente, não nos servirão quando, e se, eles tentarem invadir a Amazônia, pois vão ser invalidados.
Sim. A aquisição dele seria um pouco mais cara, porém, o retorno seria infinitamente maior. Acho que a compra de um lote de Tejas só vale apena, se a Índia topar comprar uma boa quantidade de C-390 Millennium.
O Brasil já possui um caça leve, colocar outro modelo leve só desviará recursos. O que o Brasil precisa é modelos médios e pesados, para atender a demanda que o imenso território exige.
Os cara quer comprar um Gripen da Shopee praticamente, mermão os cara tinha q focar no nacional, olha a Embraer ai dando sopa, ja entregaram o KC-390 um avião q ja tem fila de espera e os paises comprando a rodo, o negócio era fazer um caça só nosso, mesmo que fosse um de 4.5 geração, mas pelo menos um Nacional, e enquanto aos AMX deixa nossa capivaras quietas, mas seria legal uma versão 2.0 do AMX so pra dar aquela renovada na frota e aumentar o quantitativo, porque a mecânica da Embraer ele ja tem então era so dar uma melhorada
Documentário pago pelos Italianos , comparar um M 346 acima do Tejas só pode ser piada de mau gosto, não tem como comparar um treinador subsonico com um caça
Precisamos de Planejamento Estratégico de Nação... O caminho da Índia faz todo o sentido para eles, que desej Independência tecnológica dos granses players... É fácil? Claro que não... Custa caro? Muito mais do que comprar algo pronto Então a questão nao é se o Tejas é uma boa compra ou não, mas o que queremos aer no futuro... Tivemos transferência de tecnologia no Xavante, no AMX, no F39... E aí, vamos comprar outro caça no modelo qual é mais barato pelo que nos entrega? Deveríamos estar usando este conhecimento para fazer o nosso próprio caça... Como dizem, quando não se tem uma direção, qualquer caminho serve... Triste
Teve alguns, os XAVANTES e os AMX. Com parcerias, mas deram conta do RECADO. Mas envelheceram, e tiveram de serem substituidos. E esse o grande PROBLEMA ... A qualidade dos SUBSTITUTOS. Devem ter VIDA, por uns trinta anos...Complicado. Fui!!!
Seria mais interessante vender o kc para os indianos em troca de algumas baterias anti aéreas ou mísseis Brahmos. Se um segundo lote do Gripen vir a sair do papel seria aceitável ter um caça de baixa performance como o Tejas, mas como isso está longe de acontecer e pode não se concretizar a FAB tem que buscar um complemento de peso para os poucos Gripens que vamos operar, um M-346, FA-50 ou KF-21, F-16 ou Tai Hurjet seria melhor para a FAB.
O certo mesmo é produzir a aeronave aqui com investimento do Estado e as empresas privadas qualificadas ex Embraer, Mas se for comprar tem que ser com transferência de tecnologia e de países que não querem roubar Nossa Amazônia então jamais comprar de EUA 🇺🇲 e Europa 🇪🇺 tudo inimigo em pele de cordeiro
Não compensaria comprar 2 modelos com tranferencia de tecnologia e fabricação local, fora q a FAB quer algo mais barato que o Gripen e com prazo curto de entrega.
Brasil n tem orçamento pra isso, nem produz em quantidade que justifique desenvolver um modelo próprio, só a transferência de tecnologia ja fez o gripen ficar mais caro que o custo unitário do f35, imagina desenvolver um do zero...
@@DiegoCavalcanti-x4i Claro que tem orçamento para isso, se fazer auditoria da dívida pública já aparece um monte de orçamento, se cobrar imposto dos super ricos igual cobra da classe média e pobre já tem mais orçamento, Pra ter Soberania Precisamos ter domínio de no mínimo 100% da tecnologia seja feito só no Brasil ou em parceria com outro país
Este aviao e um bom aviao. O Brasil nao tem condicoes de COMPRAR E NEM DE DESENVOLVER UM CACA DE 4A. OU MUITO MENOS UM CACA DE 5A. GER. SE PRECO FOR VIAVEL OU ESTIVER INCLUIDO NO PACOTE DO KC, ACHO QUE VALERA A PENA. O IMPORTANTE SERA A QUANTIDADE. ISTO E O QUE GANHA A GUERRA.
Sim, o que importa é a quantidade mesmo... certeza que uns 100 modelos Fw 190 F ganham em cima de um único F22 Raptor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A FAB deveria adquirir o caça sul coreano FA-50 e também participar do desenvolvimento do novo caça KF-21, com aquisição futura do mesmo. Isso num espaço de 20 anos, modernizado a defesa aérea brasileira, que tem caça já beirando os 50 anos de fabricação, os famosos F-5.
Não é possivel que a embraer não tenha capacidade de fazer um caça pro país. Por mais simples que seja o suficiente pra defender o país. Do que comprar essa bosta.
BOMBA é o Brasil continuar no programa do Gripen após a Suécia entrar pra OTAN, onde todos sabem quem manda no bloco. O Brasil poderá sofrer sanções em relação ao gripen se não obedecer ou desagradar os EU4! É só lembrar do caso dos 28 veículos blindados Guarani do Brasil para as Filipinas que a Alemanha boicotou sob ordem americana!
descordo de vc, a Suécia recentemente entrou pra OTAN, onde todos sabem quem manda no bloco. O Brasil poderá sofrer sanções em relação ao gripen se desobedecer ou desagradar os EU4! É só lembrar do caso dos veículos blindados Guarani do Brasil que a Alemanha boicotou sob ordem americana!
Pq a Saab é lenta pra entregar e a Suécia não quer comprar o KC-390. Já a Índia quer comprar 80 KC-390 e ainda está oferecendo bateria de artilharia antiaérea. A depender da versão do Hal Tejas ele bate de frente com o Gripen (no caso a versão MK2), além de compartilharem os mesmos armamentos. Ou seja, trocaria de água pra H2O e a embraer ainda ia sair no lucro gigantesco, principalmente agora que estão em pesquisa de desenvolvimento de um caça de 6ª geração.
@@evertondiniz93 nao é a SAAB que é lenta, o Brasil que não pagou tudo que deveria, pelos acordos o Brasil reduziu pagamentos, entao recebeu poucas aeronaves.
@@eduardogoiabeira1099por causa dos generais incompetentes e bundões que só temos oito gripen até hoje ficam gastando dinheiro modernizando blindados da década de 70 a blindagem é tão fraca que basta ter uma arma de grosso calibre para fazer dele uma peneira
@@neblinasp pode até envolver o KC 390, oq ainda é pior, pois temo pela saúde financeira da Embraer após essa negociação. Mas nenhum negócio conduzido pelas pessoas que estão no comando do Brasil hj, acaba bem!
Brincadeira!! Pq não melhoram o AMX?!?!? É bom, os pilotos já estão bem treinados nele, além da EMBRAER tbm já ter experiência na fabricação dele. Querem arrumar sarna pra se coçar!!!!😕
@@ianlucas4001 acho q nem é essa a questão, o nossa presidente Bolsonaro nunca demonstrou interesse nesse tipo de projeto, creio que não seja prioridade do país por que demandaria muita grana!
O máximo que o Brasil pode produzir de caças é o super tucano, e mesmo assim dependemos de comprar o motor dos EUA, Radares de Israel, 80% dele não é de fabricação nacional. Imagina um caça a jato... nem uma coisa semelhante ao F5 de 60 anos de idade que temos conseguiriamos fazer.
Se a intenção é apenas substituir o AMX ,o KAI FA 50 seria perfeito. MAS se o que se quer é multifunção e auxilio efetivo de Defesa aérea, o Tejas MK 2 mini Mirage ou mini Gripen NÃO é ruim . Tanto o Gripen qto o F 35 enfrentaram muitos problemas de desenvolvimento. O mostrengo até hoje ... É normal... e especialmente em um projeto novo ou de país emergente. Desde que fosse montado nos dois países para entrega mais rápida ,seria muito útil. Com radar AESA , IRST + cockpit AEL + Meteor e teríamos bom complemento do Gripen. $$?? DESDE que haja segundo lote ( e grande ) dos Gripen + dois outros níveis acima dele. No caso do 346 italiano, além de fraco ,temos que lembrar a sabotagem feita ao AMX- T pelos italianos da extinta Aermachi. O que a Itália tem a oferecer , são duas fragatas excelentes Fremm + o Garibaldi + torres de centauro + Centauro 2 para o EB ( segundo lote) e para os FN... O Kai FA 50 ou o Tejas fabricados aqui dariam bom impulso a essa nova geração de indústria militar no Brasil. O Brasil está sempre recomeçando ...especialmente na área naval... E as fragatas hindus são muito boas .. Assim como as 054 chinesas .. Steregushyie , Bunyan ,classe Ada turca.. .. Suchoy 35 e 57 ,75 ou J 20 ... Mas TODOS os nossos governos são MUITO lentos .. WS //analista militar Ordem do Templo
ñ ñ ñ ñ... é rasgar dinheiro... melhor na pior das hipóteses caças chinês...o Brasil precisava adquirir caças da OTAN, Rússia e china... assim teria certa autonomia até ser possível fabricar suas próprias armas que é o Ideal e o Brasil tem capacidade
O Brasil tem a capacidade de produzir o melhor cargueiro do mundo e não tem tecnologia para produzir o seu próprio caça, vai entender? Kd a tecnologia dos Gripens?
Os CAÇAS, bem mais COMPLEXOS. Ou seja SOFISTICADOS. Mas existe uma certa TECNOLOGIA. Veja os xavantes e AMX. Foram parceirizados, mas deram conta, principalmente os XAVANTES. Que deixaram SAUDADES, para quem pilotou. Inclusive muitos viraram MONUMENTOS, em diversas BASES. Retratando, o carinho pela AERONAVE. Sempre VALENTE e barata. Fui!!!
Certíssimo Francisco! Garanto pra vc que é o motivo dos eua estarem caindo como império! São muitas forças em oposição nos muitos bolsões que se enfrentam( tudo por dinheiro) que eles estão ruindo,? Como explicar a Rússia fazer um tanque que atravessa a maioria das pontes e os tanques estadunidenses quebrarem as pontes ( pesam mais de 40 Ton)! Roubalheira nos projetos
A maioria só está vendo a compra do caça, mas não estão analisando holisticamente. Temos que ver a possibilidade como um todo, o Brasil quer vender KC-390 para eles, e claro, se o Brasil comprar Tejas e outras armar indianas em contra partida as chances de conclusão do negócio aumenta muito. Concordam? Um outro aspecto é a submissão aos EUA que sinto nos comentários, vamos deixar de ser, pelo menos um pouquinho, colônia norte americana. Só para lembrar, o KC-390 tem muitos componentes importados e nós o chamamos de nacional, não é?
Essa parte do codigo aberto faria toda diferença, já que o Brasil depende muito de misseis e bombas ocidentais. Os indianos produzem algum missil de longo alcance?
@@cristianfestinalli7523 tudo fabricado sob licença dos russos.. tanto a aeronave quanto os mísseis,no caso do su 30 toda a tecnologia foi transferida para os indianos.
@@cristianfestinalli7523provavelmente têm sim, uma vez que eles conseguem transferência de tecnologia russa. É extremamente importante para o Brasil não ficar vendido aos gostos da OTAN
Se o Tejas fosse brasileiro o pessoal seria tão crítico assim? Se tivesse transferência de tecnologia ou desenvolvimento conjunto nas novas versões poderia ser um pulo para o desenvolvimento de um caça nacional no futuro. Se o lote de Tejas for pequeno, acompanhado de baterias antiaéreas e mísseis antinavio em troca de uma supervenda de Kcs valeria a.pena.
Fria é ficar sem caças,não a tempo suficiente,se o primeiro lote de gripen só estará entregue em 2027 imagina o segundo lote,quanto ao motor do tejas o do gripen também é Americano.
Tudo tem suas especicfissidade e valor naquilo que e colocado a fazer. Acredito que no exército brasileiro tenham pessoas altamente capaz pra tomar uma decisão coesa ao nosso favor.
Com a gestão atual do Fazuele, não duvido que isso seja visto como excelente para o Brasil, ao invés de apoiar investimentos na criação de uma aeronave brasileira.
O Tejas não um Caça igual a Gripe NG e pior se o Brasil comprar o Sul Rafale ou Caça Italiano será muito melhor o Tejas vai dar é mais trabalho e muito problemas para Embraer recuperar os Caça.
O Brasil está crescendo e fazendo parceria com todos os países, por isso o Brasil precisa viajar para conversar com os investidores , são caças, submarinos , fragatas etc
Se for pra comprar outro caça leve, que entre junto com a Índia para produção do SU-75 Checkmate que é de 5a geração. E se for pra ter um caça pesado, como F15 Eagle sempre é barrado pelos EUA, que seja um SU-30 de fabricação indiana.
@@edilsonmartins6653 Negativo, somos o Brasil, nossa política é de comércio com todos!! Inclusive defendo que os equipamentos que importamos do ocidente tenha outro equivalente do oriente. Mas a FAB já gastou muito no Gripen e seria sem lógica entrar em outro programa de desenvolvimento de caça, se todo o orçamento tá pra aquisição do Gripen
Estão comprando um mirage III piorado. Incrível como tudo no Brasil é enroscado, com tantas empresas aqui será que não conseguem fazer um caça aqui? Outra coisa, TODOS investindo em 5ª e ate 6ª geração, e aqui querem voltar para trás do gripen ng que é 4.5 ?
Já passou da hora do Brasil investir em projetar, desenvolver e produzir o próprio caça brasileiro. Engenheiros, especialistas, e pessoas com formação temos no DCTA. Para produção temos a Embraer. O que nos faltou no passado (desde 1984) e falta no presente é um governo preocupado com a nossa soberania e força perante ao mundo. Esses políticos nojentos, sejam de extrema esquerda, esquerda, centro, direita ou extrema direita, nunca pensam no assunto. Eles acham que com 40 caças (que são entregues 1 no máximo 2 por ano,) o Brasil está super preparado para um enfrentamento. No dia que o bicho pegar, vamos ficar dependente da caridade de outros países para nós defender. A Ucrânia tá aí de exemplo.
O Brasil deveria fazer dd tudo para participar do desenvolvimento dessa maquina mesmo não sendo um produto finalizado. A menos que a Embraer tenha algo, essa é a chance que o Brasil tem de dominar a tecnologia de caça.
Com certeza o Aermachi M 346 seria ideal para substituir o AMX A-1 contanto que dependendo da quantidade fosse montado aqui no Brasil pela Embraer como aconteceu com o próprio AMX.
Infelizmente a coisa não é tão simples assim.. Se o Brasil continuar adquirindo ativos militares exclusivos da OTAN, continuaremos amarrados a vontade geoeconômica deste grupo, o que nos obriga a continuar subdesenvolvidos industrialmente falando. Imagine ganhar em Real e ser obrigado a pagar as contas em EURO ou Dolar? Não temos como escapar dessa 'armadilha' se insistirmos em fazer negócios apenas com esse 'pessoal'.
@@Conan20244 Com aqueles que puderem nos pagar o melhor preço e custo-benefício. Não se trata apenas de uma questão econômica, é geo-estratégica. O Brasil não pode continuar sendo refém das decisões do restante do mundo.
O que o Brasil deveria fazer era partir para o desenvolvimento de suas próprias aeronaves de defesa aérea com projetos brasileiros, para isso temos a Embraer, o grande problema é que temos que sustentar um estado que além de inchado é ineficiente.
Gostaria de saber quem ou oque impede o brasil de desenvolver tudo oque dtemos que comprar de outros países, faća um vídeoesclarecendo e explicando os motivos
Galera ta criticando o Tejas mas esquece que nosso operativo é composto de Tucano, F5 e AMX. Os Gripen estao demorando pra caramba e o Tejas se vir rápido seria um upgrade comparando ao que temos hoje. A negociação é bastante favorável por conta da venda dos KC390 e sempre bom ter algumas alternativas para não depender tanto de uma só fonte (OTAM)
Antes de qualquer opinião sobre a qualidade das aeronaves, devemos lembrar que a Índia foi o primeiro país a pousar um artefato no lado escuro da Lua. É só adquirir 2 unidades para testes exaustivos para avaliar a qualidade do Tejas.
Com tantos contras relacionados no vídeo ele não deveria nem ser considerado como opção. Como bem dito , se é pra errar vamos errar fazendo nós mesmo o nosso 1* caça brasileiro.
É desde do início tento avisar a pessoal empresário da FAB já que o Caça Gripe foi comprado 36 e houve atraso na entrega e se Comprar o Caça Tejas da Indonésia vai demorar mais ainda a entrega além das indústrias de Aeronaves do Brasil ter muito mais trabalho para transferência de Tecnologia e na produção de montagem o Ministro Muci ainda com a FAB e Aeronáutica estuda a compra de Caça mais eu quando pensava no estudo de Aeronaves para as Forças aérea de defesa do Brasil eu pensa na Compra primeiro no Caça Rafale e Portas Aviões novos que o Governo Emanuel Macron ofereceu a Lula dispensou depois via o Caça Italiano e outro melhor opção para o Brasil comprar Caça seja Francês o da Itália do que o Governo do Brasil pegar Caça que além de demorar igual ao Caça Gripe será perde de tempo para a defesa do Brasil e o Governo do Brasil vai gastar caro para conseguir a Transferência de Tecnologia do Caça Tejas e gastar muito na aérea da Mão de obra já que o Brasil também e escolhido por Deus para proteger a descendência do Oriente Médio e defender todas as Tribos e Criação do do Supremo Governo de do criador o Brasil deve escolher dois modelos forte na devesa anti Aérea o Su Rafaela que vem o todo equipamento e Portas Aviões que irá salvar o maior continente da América Latina do Sul e Também temos o Caça Ornete Italiano o Governo do Lula dispensou a compra do programa Astro AV-TM-3 que era a melhor devesa contra Aviões Bombardeiro e Caça Furtivo o Brasil e realmente a maior potencia da América Latina do Sul por obter o maior PIB no País de toda América latina do Sul devemos tomar muita cautela na devesa das Fronteiras do Brasil que pode perde toda riqueza Naturais e Materiais a países que sempre Cobiça o Brasil como EUA Venezuela Rússia e China Argentina e Paraguay e França como o Brasil desde de 223 e 224 recebeu novas Ameaças externa o Brasil ainda continua em Mals Lencoeis Nicolas Muduro está aguardando os EUA enviar Tropas mais a Guiana Essequibo para uma Nova Guerra mundial Civil na América latina do Sul e o Brasil vai ser afetado por ficar no meio das duas Fronteiras e no meio do fogo Cruzado e o EUA já perdeu a paciência mais a Guiana Essequibo e a Granbretania que enviara armas e Tropas junto com os EUA para Guiana Essequibo se preparar para Guerra contra a Venezuela e Mercenários da Rússia e China chegar a Venezuela e invadir as Fronteiras do Brasil para a Guerra o Brasil sofrerá retaliação e Crise mundial e o Governo do Brasil vai pedir Acilo e abandonar o Brasil e toda sua bela riqueza e paisagem vai sumir do Mapa para o fundo do Mar porque a Rússia mandou armas Nucleares a Venezuela e o EUA e a Granbetania também envia armas Nucleares e Androide da inteligência artificial para destruir toda America Latina do Sul o Brasil deve investir em armas Militares mais avançada como o Caça Sul Rafale e talvez a compra de Caça Italiano Ornete mais prefiro o Sul Rafale com toda tecnologia avançada em 225 a população Brasileira não deve volta mais no Lula e nem confiar no Ministro Celso Amorim que vendeu o Sistema Astro AV-TM-3 e também não pode eleger o partido do Jair Bolsonaro porque o Brasil pode piorar de vez o Brasil tem duas apcao ou é Simone Tebeti para Presidente ou Marina da Silva como vice se puxar o Saco de falsos governo que já demostrou que é Bara Bas e Judas Escariote o Brasil vai afundar e muita pessoas vão sofrer com a Guerra Civil Mundial e a crise Mundial e a Fome e pobreza deve piorar e muitos vão perecer mesmo o Brasil tendo toda riqueza saqueada pelos Falsos Governo do Brasil e pelos Países invasores na América latina do Sul então em 225 é o único aviso da Profecia do discípulo João Apocalipse revelação e quem tem houvidos houve a verdade quem não houve continua no engano do Lula e do Jair Bolsonaro e a América latina do Sul pode sofrer a pior extinção Global e depois Deus volta no seu Juízo e sua Glória sei que a Guerra não e o Mal de Deus mais sim a Maldição da humanidade que não quer escutar o seu Deus que criou tudo do nada e que Deus os aguarde e livre a população Brasileira das ciladas e armadilha de Satanás que quer ver a destruição da criação de Deus o seu Paí eterno na sua Glória e Machestade ele Reina para salvação eterna amém.
Aparentemente a versão mk2 corrigiu todos esses defeitos, porém também não compraria, a Índia comprou a transferência de tecnologia do SU 75 Checkmate, Brasil poderá adquirir diretamente da Índia burlando assim possíveis sanções dos EUA!!
Se o Brasil adquirir esse avião, isso será reflexo direto das péssimas alianças internacionais que o país vem fazendo. Estamos nos aliando a países como Índia, Irã China, e Rússia. Isso vai custar muito caro para o Brasil no futuro.
A escolha desse casa não tem a ver com sua capacidade, são apenas negócios o Brasil quer vender o KC390 a Índia fez a proposta de só comprar se o Brasil fizer a compra dos caças deles em contrapartida, se julgarem que é um bom negócio a qualidade e capacidade do caça vai ser a última coisa que vai pesar no acordo eles querem e dinheiro.
Trata-se de um produto ainda precisando de ajustes. A EMBRAER resolveria isso facilmente. Acho que poderíamos fazer uma avaliação aprimorada e parceria. Seria um bom avião para interceptação na Região Norte. O Brasil faz parte dos BRICS e precisa de maior interação bélica. Europa e EUA não facilitam o compartilhamento de tecnologias.
Pois é rapaz se o caça indiano tiver peças fabricada nos estadus unidos ou na França ou em outro país que não querem que o Brasil tenha armas ele já compra o caça sabotado
A Embraer tem a capacidade de fazer algo bem melhor principalmente se se associar com uma outra empresa, por exemplo os italianos que já foram parceiros no AMX.
Quantos menos afetar o bolso dos políticos "melhor" para o Brasil se é que entendem....
Nesse caso é bolso de militar mesmo! Eles não conseguem se segurar quando se trata de dinheiro!
Parece até os mirage 2000.
Já passou da hora ter termos um caça Nacional, assim como foi feito com os KC Milenium da Embraer..
Empresas capacitadas já temos o que falta e o querer fazer...
Mas acredito também que se over a compra seria possível o nosso país melhorar este caça assim como fez com o F4.
Basicamente é a versão aeronáutica da comida de rua indiana.
Lembrou bem.
Tejas ate dor de barriga vendo os videos. 🤮
É muita falta de visão dos comandantes da aeronáutica.
Comentário limitado e emocionado
Amigo é nelhor que os nossos F5 pode ter certeza.
Melhor que o nossos F5.
O que está faltando prós brasileiros e desenvolver o raciocínio, e isso que está faltando prós brasileiros
@@reinaldobigolin670 e pontuação.
@@waltersergio2996 O .@reinaldobigolin670 lendo o seu comentário; é pontuação? É pontuação?? O que ele quer dizer com é pontuação???🤔🤔 (AAAAAH, e pontuação.😮)
Sempre FALTOU e falta. Fui!!!
Se o Brasil comprar essa "M", tem que colocar o nome de TejasEnganado. Isso não é um caça, mas sim, um Marea com asas. kkk
Pq tu compara o Fiat Marea com ele?
O Marea tinha bom desempenho. Essa desgraça nem isso tem.
@@AndreCarneiro666 fico encabulado eh que o Fiat Marea nos jogos de simulação pega fogo só com um tapinha nos obstáculos
Falou o especialista
@@centrodeimpressos-graficah5703 melhor que aquele balde de parafusos do F16 dos EUA
Sem sombra de dúvidas, Brasil desenvolver seu próprio caça.
Sim o Brazil está pronto pra produzir o seu produto
Vai demorar décadas pra isso e o Brasil não que vem deve aposentar todos AMX. Brasil vai ficar quase sem vetor pra voar
Também acho, mas ai o povo iria reclamar q estão gastando dinheiro de mais. A Avibras estava a ponto de ser vendida para Austrália. Estão reclamando, mas o político q está tentando salvar é o Boulos
@@SERAFIMDASILVA64 um novo caça supersônico nacional demoraria uns 20 a 30 anos e sem verba pra isso
Vamos esperar sentado para não cansar
O Brasil perdeu uma grande oportunidade ao não se associar a Coreia do Sul no desenvolvimento de caças. Caso tivesse feito, hoje teríamos a disposição, dois caças bem mais modernos e capazes, o FA50 e KF 21 Boramae.
Pode ser, mas hoje a prioridade é se aproximar do BRICS. Por mim, seria aquele YAK de treinamento e ataque leve, cujo número eu nunca me lembro.
@@MauroTriques BRICS que vá para o inferno, quem está comprando nossos KC-390 e outros de nossos produtos de defesa são todos países ocidentais ou aliados do Ocidente, enquanto Rússia e China não tem nada a oferecer além de lixo (como visto pela performance deles na Ucrânia) e quebraríamos a confiança com os nossos compradores, o que poderia ser devastador para nossa indústria, por estarmos nos aliando a ditaduras pra brincar de terceiro-mundismo matuto. Países como Coréia do Sul, Israel, Turquia, Japão, etc., são os melhores potenciais fornecedores a nós se quisermos ser um player sério.
Deus nos livre desses coreanos 😂😂😂
@@MauroTriquesesses apoiadores das esquerda que cabeça ouca.
FA50, sim. Nem JAS39E eu teria pego exatamente por isso, dava pra triplicar a quantidade de caças. Tejas é uma cópia fajuta, "Mirage indiano".
Precisamos de alguém no Brasil que possa produzir motor para aviões e que seja totalmente brasileiro. Só assim teríamos, quem sabe um caça totalmente brasileiro e que poderia ser produzido por empresas brasileiras. Já temos algumas(empresas) que são capazes de desenvolver um caça de 5 ou 6 Geração. Mas cadê o Motor produzido pelo Brasil??? precisamos de Motor. Sei que já existe alguns em fase de teste... aguardar é o que nos resta. Quanto a compra acho que se procurarmos temos melhores opções para um novo vetor para a FAB e MARINHA do Brasil. Afinal os "Homens do Mar no AR" merecem também um novo Vetor para eles. Minha continência para todos os envolvidos com a Aviação (FAB, Marinha, Exército, Forças Auxiliar e Demais Aviadores do Nosso Brasil!!
Pelo que eu tinha liado, oriundo de outras fontes, o Tejas foi remodelado e o que esta sendo ofertado é o de nova geração em desenvolvimento, e sobre os componentes ele não é diferente do Gripen NG que usa motor americano e outros componentes de outros países. Então do mesmo jeito que ao Brasil foi ofertado o Gripen de nova geração o Tejas também segue a mesma linha. Agora se fosse de caças novos então o KF-21 Boramae faria mais sentido, entretanto creio que o Tejas vai chegar com acordos para possível transferência de tecnologia, e ter um caça de um país neutro como a Índia é uma vantagem geopolítica muito grande. Se o Brasil comprar outro caça europeu ele estará nas mãos da vontade da OTAN.
O Brasil deveria é fazer uma parceria forte com a sueca Saab e na troca de tecnologia fabricar o 1° avião de caça de 5° geração sendo mais moderno e mais eficaz que os atual Gripen ... aí sim seria um marco histórico
A Índia pretende comprar uma grande quantidade do cargueiro KC390 da Embraer. Nesse caso o caça indiano faz parte da negociação.
Esse é um caça de treinamento e ataque .
Seria apenas para treinar futuros pilotos do caça gripen.
@@moreiramoreira3728 caso esse acordo dê certo ..a FAB não irá usar esse caça só para treinamento não
OBrasil tm capacidade de desenvolver seu próprio Caça qem faz melhorias em um caça tm capacidade de desenvolver uma aeronave própria e não depender de produtos estrangeiros 😮
Uma BOMBA!!! Nos dois SENTIDOS. Loucura PURA !!!
O maior problema está na frase: “depende de diversos componentes críticos importados”, o mesmo que acontece com o nosso Gripen, foi vendido como caça sueco, porem depende de diversos componentes críticos dos EUA e Grã-Bretanha.
Sinceramente não acredito que Brasil vai comprar essas sucatas,está na hora da embraer acordar pra vida e construir nossos caças.
Exatamente.
O problema aqui chama-se monopólio. Só temos a Embraer.
Excelente. Compartilho da mesma ideia. Uns tempos atrás estive fazendo várias pesquisas sobre esse caça e que mudaram minha opinião sobre ele, e pra pior. Antes eu achava que se tratava de alguém muito bem estruturado, pois os indianos não são novatos nessa área, eles já desenvolveram outro caça no passado, o HF-24 Marut, mas nessas pesquisas que fiz vi que ele (Tejas) é extremamente problemático. É projeto cheio de falhas, atrasos e, que ao meu ver, realmente só faz sentido para os indianos. Como você disse no vídeo, é algo deles, então para eles faz sentido por vários motivo, mas para nós não consigo ver nenhum custo-benefício que justifique ao menos a cotação dele para substituir os AMX-A1M, creio que seria uma cagada da FAB, se de fato comprar ele. Acho que é 10x mais viável comprar F-16 de segunda mão, do que o Tejas. Nenhum país, além da Índia, comprou esse caça, e olha que diversos países já se interessaram por ele, mas logo em seguida, após os testes desistiram, porque será, hein?! kkkkkkk
Acho que os indianos fabricam outros armamentos mais confiáveis e sólidos, como o Akash, mas não caças.
@@jonashenrique1351 o inteligência rara você quer comprar caças sucata usados f-16 de um país que quer Roubar Nossa Amazônia, financia ONGs no Brasil para defender bandidos, liberação das drogas, aborto, E a qualquer momento pode parar de fornecer peças de reposição ?. A FAB PODE ESCOLHER QUALQUER UM MENOS DE EUA 🇺🇲 EUROPA 🇪🇺 É UMA VERDADEIRA ARMADILHA PRO BRASIL
Discordo. Pelo o que eu vi, os indianos iriam fazer uma gigantesca compra dos nossos C-390, desde que a gente também fizesse uma compra do caça Tejas. Ao meu ver o negócio é favorável pois a compra do C-390 seria bem maior do que a nossa.
A Embraer pode modernizar esse projeto e até usar o know How em alguma aplicação.
@@sallesvladi Mas os indianos estariam dispostos permitir a transferir componentes e tecnologias que não conseguimos com a compra do Gripen ou fazer modificações no Tejas?
Excelente análise!
Só observar que a opção por compra de caças Tejas seria a contrapartida de aquisição de vários KC-390 pelo governo indiano.
Não compensa discutir... Esses caras não entendem nada, muito menos quem fez o vídeo.
A Índia tem outros equipamentos interessantes para o Brasil, como fragatas pesadas, sistemas antiaéreos e misseis antinavio supersônicos, também poderiam oferecer parcerias comerciais e tecnológicas em outros setores como enérgia nuclear e lançamento de satélites.
Perfeito. Pessoal fica falando do Brasil fazer seu próprio caça e não pensa que os AMX serão aposentados e um caça nacional demoraria décadas
Trocar um avião top por uma
Bosta
@@deniscwb971 Os Indianos tão oferecendo tudo que tem e os misseis deles valeriam muito a pena, pra reduzir a nossa dependência dos ocidentais. Me pergunto se seria possível equipar misseis ar-ar de longo alcance no gripen, já que temos acesso aos sistemas de armas.
A INDIA NEM SABE, MAS O BRASIL FABRICA MOTORES MUITO MELHOR QUE A INDIA !
LO Brasil pagou caríssimo para ter transferência tecnológica da Saab para Embraer do J39. A FAB juntamente com Embraer sabem que rumo devem seguir. Não retroceder, não precipitar, avançar sempre. 🇧🇷
A menos que uma decisão política altere os planos, mas realmente acredito que seguirão focados no Gripen...
@@tiagoalv3s_ Essa decisão política já foi tentada, não para benefício do país, se me entende, e a FAB foi firme na defesa do Gripen. Estar vivo é a condição para mudar, tudo pode acontecer 😜, até nada.
Em suma o Tejas é uma bomba
Em suma é uma bomba!
Não fala coisas que não sabe o J39 foi mais baratos de todos e com esse programa de transferência de tecnologia. O Brasil que não tem dinheiro para segurança nacional, mais tem 4 bilhões de fundo eleitoral, então problema não é Gripen mais sim falta de grana.
O Brasil tem a Embraer, não entendo porque não contratam com ela o desenvolvimento de um caça, mesmo que não seja extremamente avançado mesmo que seja só para fomentar pesquisa e desenvolvimento nesse campo.
Pra uma empresa desenvolver um caça do zero demora anos e anos e muito dinheiro envolvido ..não é simples assim não
@@felipecavalzere5207 Eu sei, mas tudo precisa começar um dia. Espero que a Embraer tenha muito sucesso com o C390. Acho que a progressão natural pra Embraer se ela tiver sucesso é tentar um caça. É tudo uma questão de aprendizado (e dinheiro), mas a Acho que esse é o próximo passo naturalmente pra Embraer, fazer um caça de baixo custo, multirole com os componentes principais fabricadas aqui e proporcionar aos clientes um maior nível de autonomia frente as grandes potências... Pode demorar muito, mas certamente é possível, a Embraer tem o know how pra produzir seus próprios motores e componentes dos aviões.
@@AlanTheBest97 a Embraer tem gabarito para desenvolver um caça ...mas como eu disse é um projeto de bilhões e demora muitos anos ..se o brasil fosse um país como os EUA ..tudo que a indústria de defesa americana fabrica as forças armadas compram em grande escala ..agora aqui no Brasil não é assim ..se a Embraer desenvolve um caça..o brasil compraria uma quantidade pífia, e isso para custear o gasto em tempo e dinheiro do projeto , seria irrisório ...aí a Embraer teria que entrar no mercado internacional ..onde já existem diversos modelos disponíveis de caças ..para uma empresa não é muito viável
Ainda acho que o J10 -C seria uma boa opção, por mais que ele não seja o caça mais avançado ele tem um bom desempenho e um preço acessível, com o que foi gasto com um Gripen daria pra comprar 2 J10.
Se a Índia fechar a compra de 60 KC-390 é melhor irmos nos acostumando com os Tejas voando por aqui, que sejam pelo menos os da versão MK-2. Como dizia meu gerente na Embraer...."There is no free meal"
era melhor comprar bateria antiaérea e investir na produção do gripen nacional, já que comprou com transferência de tecnologia
@@DiegoSilva-dp2bq eu desistiria de vender os kc´s se for obrigado a comprar essas porcarias aí que só vão dar dor de cabeça e prejuizo, me lembro da marinha comprando a lata velha da frança, um porta aviões caindo aos pedaços na época do fhc, o navio quase nunca ficou pronto e acabou virando sucata em pouco mais de 8 anos.
@@neblinasp Mano para um caça que vai ser complementar ao Gripen que vai substituir o AMX tá ótimo e um caça com poder de fogo de um jato médio com um custo de manutenção e produção barata, então até vale a pena, principalmente se fer vender mais de 50 KC
Vender 60 KC para indía seria a melhor operacao de venda ja feita pela industria aeronautica militar brasileira. Pensa nisso.
@@alexisanastasiou5364exato! Vai dar um boost nas vendas do Kc. Vira padrão em transporte de carga no mundo. Pode mandar até réplica 14 bis que estamos pegando, kk
O brasil é uma piada, ao mesmo tempo que ele quer tudo na verdade ele e não tem nada .
CONCORDO COM A ANÁLISE! PARABÉNS!
Lá vai o Brasil comprar porcarias
Primeiro aquele papo de f16, agora isso.
@@rafa_deutschland o Sr. Especialista... Vai se basear no vídeo de alguém que não entende porra nenhuma do assunto? Pelo amor de Deus
Não e porcaria
Não sei se o caça indiano é o melhor, no entanto, só não confio em equipamentos desse tipo dos EUA e seus aliados, pois, certamente, não nos servirão quando, e se, eles tentarem invadir a Amazônia, pois vão ser invalidados.
Notável que o caça Italiano será a opção que o Brasil necessita
Sim. A aquisição dele seria um pouco mais cara, porém, o retorno seria infinitamente maior. Acho que a compra de um lote de Tejas só vale apena, se a Índia topar comprar uma boa quantidade de C-390 Millennium.
@@jonashenrique1351 tá de sacanagem ? Aonde aquela porquaria italiana é melhor que o.tejas ?
Da pra ver pelo seu comentário que você e um 👉🐴
Também tem o FA50 que disputou com o gripen e as unidades usadas do F16 em algumas licitações.
Caça Italiano? Nao seria um treinador avançado?
O Brasil já possui um caça leve, colocar outro modelo leve só desviará recursos. O que o Brasil precisa é modelos médios e pesados, para atender a demanda que o imenso território exige.
Os cara quer comprar um Gripen da Shopee praticamente, mermão os cara tinha q focar no nacional, olha a Embraer ai dando sopa, ja entregaram o KC-390 um avião q ja tem fila de espera e os paises comprando a rodo, o negócio era fazer um caça só nosso, mesmo que fosse um de 4.5 geração, mas pelo menos um Nacional, e enquanto aos AMX deixa nossa capivaras quietas, mas seria legal uma versão 2.0 do AMX so pra dar aquela renovada na frota e aumentar o quantitativo, porque a mecânica da Embraer ele ja tem então era so dar uma melhorada
Documentário pago pelos Italianos , comparar um M 346 acima do Tejas só pode ser piada de mau gosto, não tem como comparar um treinador subsonico com um caça
Sim o caça indiano é bom pra pegar tecnologia que ele tem
Simm o tejas pode ser nosso treinador e nosso caça caso precise
Que decepção, não temos competência para desenvolver um caça de combate. Vergonha nacional.
Vamos aprender com a Rússia e China.
Raj: mami podemos ter um gripen?
Mahindra: não, nós temos um igual em casa
Precisamos de Planejamento Estratégico de Nação...
O caminho da Índia faz todo o sentido para eles, que desej Independência tecnológica dos granses players...
É fácil? Claro que não... Custa caro? Muito mais do que comprar algo pronto
Então a questão nao é se o Tejas é uma boa compra ou não, mas o que queremos aer no futuro...
Tivemos transferência de tecnologia no Xavante, no AMX, no F39...
E aí, vamos comprar outro caça no modelo qual é mais barato pelo que nos entrega?
Deveríamos estar usando este conhecimento para fazer o nosso próprio caça...
Como dizem, quando não se tem uma direção, qualquer caminho serve...
Triste
É inadmissível, o país q inventou o avião, não ter seu próprio caça... 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Teve alguns, os XAVANTES e os AMX. Com parcerias, mas deram conta do RECADO. Mas envelheceram, e tiveram de serem substituidos. E esse o grande PROBLEMA ... A qualidade dos SUBSTITUTOS. Devem ter VIDA, por uns trinta anos...Complicado. Fui!!!
Precisamos urgentemente de algo que fique entre o Tucano e o Gripen...
Neste caso seria M346 !!!!
F-22 cabe ai..kkk
Uma CG 125
@@carlosponchio1869 Os americanos não vendem f22 nem pra inglaterra, vai vender pro Brasil
O FA-50 sul-coreano atende perfeitamente
Na minha opinião o Brasil tem que começar a fabricar seus próprios caças a indústria nacional e capacitada para isso
Seria mais interessante vender o kc para os indianos em troca de algumas baterias anti aéreas ou mísseis Brahmos. Se um segundo lote do Gripen vir a sair do papel seria aceitável ter um caça de baixa performance como o Tejas, mas como isso está longe de acontecer e pode não se concretizar a FAB tem que buscar um complemento de peso para os poucos Gripens que vamos operar, um M-346, FA-50 ou KF-21, F-16 ou Tai Hurjet seria melhor para a FAB.
O certo mesmo é produzir a aeronave aqui com investimento do Estado e as empresas privadas qualificadas ex Embraer, Mas se for comprar tem que ser com transferência de tecnologia e de países que não querem roubar Nossa Amazônia então jamais comprar de EUA 🇺🇲 e Europa 🇪🇺 tudo inimigo em pele de cordeiro
Estado é meu ovo
Roubar a Amazônia? Do jeito que esta indo só vai sobrar cinzas.
Não compensaria comprar 2 modelos com tranferencia de tecnologia e fabricação local, fora q a FAB quer algo mais barato que o Gripen e com prazo curto de entrega.
Brasil n tem orçamento pra isso, nem produz em quantidade que justifique desenvolver um modelo próprio, só a transferência de tecnologia ja fez o gripen ficar mais caro que o custo unitário do f35, imagina desenvolver um do zero...
@@DiegoCavalcanti-x4i Claro que tem orçamento para isso, se fazer auditoria da dívida pública já aparece um monte de orçamento, se cobrar imposto dos super ricos igual cobra da classe média e pobre já tem mais orçamento, Pra ter Soberania Precisamos ter domínio de no mínimo 100% da tecnologia seja feito só no Brasil ou em parceria com outro país
Este aviao e um bom aviao. O Brasil nao tem condicoes de COMPRAR E NEM DE DESENVOLVER UM CACA DE 4A. OU MUITO MENOS UM CACA DE 5A. GER. SE PRECO FOR VIAVEL OU ESTIVER INCLUIDO NO PACOTE DO KC, ACHO QUE VALERA A PENA. O IMPORTANTE SERA A QUANTIDADE. ISTO E O QUE GANHA A GUERRA.
Sim, o que importa é a quantidade mesmo... certeza que uns 100 modelos Fw 190 F ganham em cima de um único F22 Raptor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@ThiagoFOXGRQue nem a alemanha com seus super tanques né
A FAB deveria adquirir o caça sul coreano FA-50 e também participar do desenvolvimento do novo caça KF-21, com aquisição futura do mesmo. Isso num espaço de 20 anos, modernizado a defesa aérea brasileira, que tem caça já beirando os 50 anos de fabricação, os famosos F-5.
Sinal de que o Gripen não atendeu às expectativas.
Precisa de um tempo pra desenvolver o novo gripen versão naval
Atendeu sim, o problema é a questão financeira.
O Brasil precisa de mais Gripen, e não dessa porcaria!!!
Não é possivel que a embraer não tenha capacidade de fazer um caça pro país.
Por mais simples que seja o suficiente pra defender o país.
Do que comprar essa bosta.
SE TIVEREM QUE GASTAR, QUE GASTEM COM OS GRIPENS. PAGAMOS CARO PELO TOT DELE...MAS, SE O LULE COMPRAR OUTRO AVIÃO PARA VIAGENS, NÃO GASTARÃO EM CAÇAS
BOMBA é o Brasil continuar no programa do Gripen após a Suécia entrar pra OTAN, onde todos sabem quem manda no bloco. O Brasil poderá sofrer sanções em relação ao gripen se não obedecer ou desagradar os EU4! É só lembrar do caso dos 28 veículos blindados Guarani do Brasil para as Filipinas que a Alemanha boicotou sob ordem americana!
Isso aí!
descordo de vc, a Suécia recentemente entrou pra OTAN, onde todos sabem quem manda no bloco. O Brasil poderá sofrer sanções em relação ao gripen se desobedecer ou desagradar os EU4! É só lembrar do caso dos veículos blindados Guarani do Brasil que a Alemanha boicotou sob ordem americana!
O bozo comprou o q para as forças armada além de viagra e prótese peniana?
@@saldanhadagama6045 mais Gripens iria demorar mais 20 anos. A FAB precisa de caças com urgência. Os AMX já vão ser todos aposentados
Me pergunto porque não continuar com os Gripens?
Pq a Saab é lenta pra entregar e a Suécia não quer comprar o KC-390. Já a Índia quer comprar 80 KC-390 e ainda está oferecendo bateria de artilharia antiaérea.
A depender da versão do Hal Tejas ele bate de frente com o Gripen (no caso a versão MK2), além de compartilharem os mesmos armamentos. Ou seja, trocaria de água pra H2O e a embraer ainda ia sair no lucro gigantesco, principalmente agora que estão em pesquisa de desenvolvimento de um caça de 6ª geração.
@@evertondiniz93 nao é a SAAB que é lenta, o Brasil que não pagou tudo que deveria, pelos acordos o Brasil reduziu pagamentos, entao recebeu poucas aeronaves.
Por que vai levar décadas para ser entregue
Procure se orientar melhor em vez de falar besteira veja como foi feito o contrato primeiro.
@@eduardogoiabeira1099por causa dos generais incompetentes e bundões que só temos oito gripen até hoje ficam gastando dinheiro modernizando blindados da década de 70 a blindagem é tão fraca que basta ter uma arma de grosso calibre para fazer dele uma peneira
O Brasil tem tecnologia pra desenvolver os seus projetos caças!
Quem produz um motor no Brasil que pudesse equipar um caça totalmente Brasileiro??? quem???
Alguém ainda não entendeu o real motivo de se estar cogitando comprar esse avião?
vender o kc 390 pra india, 80 aviões, os indianos não são bobos, querem nos empurrar essa bomba, kkkk.
$$$$$$$$$$$$
@@neblinasp pode até envolver o KC 390, oq ainda é pior, pois temo pela saúde financeira da Embraer após essa negociação.
Mas nenhum negócio conduzido pelas pessoas que estão no comando do Brasil hj, acaba bem!
Até quando vamos depender de aeronaves e tecnologias de outros países ? Pqp 🤬
Brincadeira!! Pq não melhoram o AMX?!?!? É bom, os pilotos já estão bem treinados nele, além da EMBRAER tbm já ter experiência na fabricação dele. Querem arrumar sarna pra se coçar!!!!😕
O negócio era o Brasil construir o seu próprio caça 😊
Com os políticos analfabetos que temos isso nunca irá acontecer.
@@ianlucas4001 acho q nem é essa a questão, o nossa presidente Bolsonaro nunca demonstrou interesse nesse tipo de projeto, creio que não seja prioridade do país por que demandaria muita grana!
EUA não quer isso, e o Lula da amém.
O máximo que o Brasil pode produzir de caças é o super tucano, e mesmo assim dependemos de comprar o motor dos EUA, Radares de Israel, 80% dele não é de fabricação nacional. Imagina um caça a jato... nem uma coisa semelhante ao F5 de 60 anos de idade que temos conseguiriamos fazer.
@@ianlucas4001 Com os eleitores na mesma situação, fica mais difícil ainda...
Se a intenção é apenas substituir o AMX ,o KAI FA 50 seria perfeito. MAS se o que se quer é multifunção e auxilio efetivo de Defesa aérea, o Tejas MK 2 mini Mirage ou mini Gripen NÃO é ruim .
Tanto o Gripen qto o F 35 enfrentaram muitos problemas de desenvolvimento.
O mostrengo até hoje ...
É normal... e especialmente em um projeto novo ou de país emergente.
Desde que fosse montado nos dois países para entrega mais rápida ,seria muito útil.
Com radar AESA , IRST + cockpit AEL + Meteor e teríamos bom complemento do Gripen.
$$??
DESDE que haja segundo lote ( e grande ) dos Gripen + dois outros níveis acima dele.
No caso do 346 italiano, além de fraco ,temos que lembrar a sabotagem feita ao AMX- T pelos italianos da extinta Aermachi.
O que a Itália tem a oferecer , são duas fragatas excelentes Fremm + o Garibaldi + torres de centauro + Centauro 2 para o EB ( segundo lote) e para os FN...
O Kai FA 50 ou o Tejas fabricados aqui dariam bom impulso a essa nova geração de indústria militar no Brasil.
O Brasil está sempre recomeçando ...especialmente na área naval...
E as fragatas hindus são muito boas ..
Assim como as 054 chinesas ..
Steregushyie , Bunyan ,classe Ada turca.. ..
Suchoy 35 e 57 ,75 ou J 20 ...
Mas TODOS os nossos governos são MUITO lentos ..
WS //analista militar
Ordem do Templo
ñ ñ ñ ñ... é rasgar dinheiro... melhor na pior das hipóteses caças chinês...o Brasil precisava adquirir caças da OTAN, Rússia e china... assim teria certa autonomia até ser possível fabricar suas próprias armas que é o Ideal e o Brasil tem capacidade
O Brasil tem a capacidade de produzir o melhor cargueiro do mundo e não tem tecnologia para produzir o seu próprio caça, vai entender?
Kd a tecnologia dos Gripens?
Os CAÇAS, bem mais COMPLEXOS. Ou seja SOFISTICADOS. Mas existe uma certa TECNOLOGIA. Veja os xavantes e AMX. Foram parceirizados, mas deram conta, principalmente os XAVANTES. Que deixaram SAUDADES, para quem pilotou. Inclusive muitos viraram MONUMENTOS, em diversas BASES. Retratando, o carinho pela AERONAVE. Sempre VALENTE e barata. Fui!!!
O gueda de um império não está na força externa e sim, na fraqueza interna.
Certíssimo Francisco!
Garanto pra vc que é o motivo
dos eua estarem caindo como império!
São muitas forças em oposição nos muitos bolsões
que se enfrentam( tudo por dinheiro) que eles estão ruindo,?
Como explicar a Rússia fazer um tanque que atravessa a maioria das pontes e os tanques estadunidenses quebrarem as pontes ( pesam mais de 40 Ton)!
Roubalheira nos projetos
A maioria só está vendo a compra do caça, mas não estão analisando holisticamente. Temos que ver a possibilidade como um todo, o Brasil quer vender KC-390 para eles, e claro, se o Brasil comprar Tejas e outras armar indianas em contra partida as chances de conclusão do negócio aumenta muito. Concordam? Um outro aspecto é a submissão aos EUA que sinto nos comentários, vamos deixar de ser, pelo menos um pouquinho, colônia norte americana. Só para lembrar, o KC-390 tem muitos componentes importados e nós o chamamos de nacional, não é?
Pelo que entendi esse avião só não é um negócio pior do que o Porta Avioes São Paulo. Não deixem nenhum almirante chegar perto então!!!
Acredito que é mais negócio o Su 30 fabricado na Índia e com codigo fonte aberto.
Essa parte do codigo aberto faria toda diferença, já que o Brasil depende muito de misseis e bombas ocidentais. Os indianos produzem algum missil de longo alcance?
@@cristianfestinalli7523 tudo fabricado sob licença dos russos.. tanto a aeronave quanto os mísseis,no caso do su 30 toda a tecnologia foi transferida para os indianos.
@@cristianfestinalli7523provavelmente têm sim, uma vez que eles conseguem transferência de tecnologia russa. É extremamente importante para o Brasil não ficar vendido aos gostos da OTAN
Na verdade a Índia é um pais moderno.
Eles conseguem lançar satélites e viajem para o lua .
Pena que nós não temos uma fabricação de um caça desse .
Se o Tejas fosse brasileiro o pessoal seria tão crítico assim? Se tivesse transferência de tecnologia ou desenvolvimento conjunto nas novas versões poderia ser um pulo para o desenvolvimento de um caça nacional no futuro. Se o lote de Tejas for pequeno, acompanhado de baterias antiaéreas e mísseis antinavio em troca de uma supervenda de Kcs valeria a.pena.
Fria é ficar sem caças,não a tempo suficiente,se o primeiro lote de gripen só estará entregue em 2027 imagina o segundo lote,quanto ao motor do tejas o do gripen também é Americano.
Vc acredita que será entregue em 2027?
Sei ñ em.
@@averdadeestalafora.2578 tem isso ainda.
Depender de suporte técnico do fabricante é fria.
Tudo tem suas especicfissidade e valor naquilo que e colocado a fazer.
Acredito que no exército brasileiro tenham pessoas altamente capaz pra tomar uma decisão coesa ao nosso favor.
Com a gestão atual do Fazuele, não duvido que isso seja visto como excelente para o Brasil, ao invés de apoiar investimentos na criação de uma aeronave brasileira.
Chegou a hora de fazer e parar de comprar , tá chato isso de ficar comprando só
O Tejas não um Caça igual a Gripe NG e pior se o Brasil comprar o Sul Rafale ou Caça Italiano será muito melhor o Tejas vai dar é mais trabalho e muito problemas para Embraer recuperar os Caça.
O Brasil está crescendo e fazendo parceria com todos os países, por isso o Brasil precisa viajar para conversar com os investidores , são caças, submarinos , fragatas etc
Eis uma análise perfeitamente alinhada com a mais pura falta de raciocínio. Assista o vídeo antes de comentar.
@@mgalego4729 o vídeo está supondo uma compra da Índia, nada de concreto e os experts estão parecendo a mãe Dina só pra ser do contra, são uns manés
O Brasil precisa urgente desenvolver sua propria tecnologia de aviação de caça, quem sabe em 30 anos teriamos nossos caças 6º ou 7º geração
Que trambolho ! Tranqueira braba...
Se for pra comprar outro caça leve, que entre junto com a Índia para produção do SU-75 Checkmate que é de 5a geração. E se for pra ter um caça pesado, como F15 Eagle sempre é barrado pelos EUA, que seja um SU-30 de fabricação indiana.
FAB quer um modelo mais barato que o Gripen e com entrega em curto prazo.
@@julio94157Sukhoi Su 75, esse sim
Se for pra entrar em um projeto caro e demorado como o Su-75 é melhor investir mais no gripen
@@forxstrot0119 Gripen é OTAN, xô com isso! Nossa turma é outra, somos Sul Global, somos BRICS!
@@edilsonmartins6653 Negativo, somos o Brasil, nossa política é de comércio com todos!!
Inclusive defendo que os equipamentos que importamos do ocidente tenha outro equivalente do oriente.
Mas a FAB já gastou muito no Gripen e seria sem lógica entrar em outro programa de desenvolvimento de caça, se todo o orçamento tá pra aquisição do Gripen
Estão comprando um mirage III piorado.
Incrível como tudo no Brasil é enroscado, com tantas empresas aqui será que não conseguem fazer um caça aqui? Outra coisa, TODOS investindo em 5ª e ate 6ª geração, e aqui querem voltar para trás do gripen ng que é 4.5 ?
Já passou da hora do Brasil investir em projetar, desenvolver e produzir o próprio caça brasileiro.
Engenheiros, especialistas, e pessoas com formação temos no DCTA.
Para produção temos a Embraer.
O que nos faltou no passado (desde 1984) e falta no presente é um governo preocupado com a nossa soberania e força perante ao mundo.
Esses políticos nojentos, sejam de extrema esquerda, esquerda, centro, direita ou extrema direita, nunca pensam no assunto.
Eles acham que com 40 caças (que são entregues 1 no máximo 2 por ano,) o Brasil está super preparado para um enfrentamento.
No dia que o bicho pegar, vamos ficar dependente da caridade de outros países para nós defender.
A Ucrânia tá aí de exemplo.
O Brasil deveria fazer dd tudo para participar do desenvolvimento dessa maquina mesmo não sendo um produto finalizado. A menos que a Embraer tenha algo, essa é a chance que o Brasil tem de dominar a tecnologia de caça.
Com certeza o Aermachi M 346 seria ideal para substituir o AMX A-1 contanto que dependendo da quantidade fosse montado aqui no Brasil pela Embraer como aconteceu com o próprio AMX.
Infelizmente a coisa não é tão simples assim..
Se o Brasil continuar adquirindo ativos militares exclusivos da OTAN, continuaremos amarrados a vontade geoeconômica deste grupo, o que nos obriga a continuar subdesenvolvidos industrialmente falando.
Imagine ganhar em Real e ser obrigado a pagar as contas em EURO ou Dolar? Não temos como escapar dessa 'armadilha' se insistirmos em fazer negócios apenas com esse 'pessoal'.
@@RenatoGralhoz É mesmo? E qual o "pessoal" que voce acha que devamos fazer negócios na área militar?
Mas é OTAN , e isso não nos interessa.
@@Conan20244 Com aqueles que puderem nos pagar o melhor preço e custo-benefício.
Não se trata apenas de uma questão econômica, é geo-estratégica.
O Brasil não pode continuar sendo refém das decisões do restante do mundo.
@@RenatoGralhoz
Irmão, não adianta gastar salivas, as pessoas não entendem o seu pensamento.
Gastar mal o dinheiro do contribuinte que trabalha muito para pagar seus impostos é fácil!
Já pode fazer um bom seguro de vida, esses caças caem mais que o neymar
O que o Brasil deveria fazer era partir para o desenvolvimento de suas próprias aeronaves de defesa aérea com projetos brasileiros, para isso temos a Embraer, o grande problema é que temos que sustentar um estado que além de inchado é ineficiente.
Gostaria de saber quem ou oque impede o brasil de desenvolver tudo oque dtemos que comprar de outros países, faća um vídeoesclarecendo e explicando os motivos
Por um caça nacional!
Pelo preço oferecido está bem para o Brasil, está no nível do Gripen.
Galera ta criticando o Tejas mas esquece que nosso operativo é composto de Tucano, F5 e AMX. Os Gripen estao demorando pra caramba e o Tejas se vir rápido seria um upgrade comparando ao que temos hoje. A negociação é bastante favorável por conta da venda dos KC390 e sempre bom ter algumas alternativas para não depender tanto de uma só fonte (OTAM)
O pensamento e imaginação não servem mais pra época de hoje
Antes de qualquer opinião sobre a qualidade das aeronaves, devemos lembrar que a Índia foi o primeiro país a pousar um artefato no lado escuro da Lua.
É só adquirir 2 unidades para testes exaustivos para avaliar a qualidade do Tejas.
Se não conseguiram nem produzir pra eles!!!!! E nois temos a Embraer só não vê quem não quer!!!!😅😅😅🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Com tantos contras relacionados no vídeo ele não deveria nem ser considerado como opção. Como bem dito , se é pra errar vamos errar fazendo nós mesmo o nosso 1* caça brasileiro.
Eu acredito na autonomia e excelência da FAB
em escolher seus vetores!
Isso não acontece hoje, pois as metodologias da Fab exige intensos testes para evitar transtornos.
É desde do início tento avisar a pessoal empresário da FAB já que o Caça Gripe foi comprado 36 e houve atraso na entrega e se Comprar o Caça Tejas da Indonésia vai demorar mais ainda a entrega além das indústrias de Aeronaves do Brasil ter muito mais trabalho para transferência de Tecnologia e na produção de montagem o Ministro Muci ainda com a FAB e Aeronáutica estuda a compra de Caça mais eu quando pensava no estudo de Aeronaves para as Forças aérea de defesa do Brasil eu pensa na Compra primeiro no Caça Rafale e Portas Aviões novos que o Governo Emanuel Macron ofereceu a Lula dispensou depois via o Caça Italiano e outro melhor opção para o Brasil comprar Caça seja Francês o da Itália do que o Governo do Brasil pegar Caça que além de demorar igual ao Caça Gripe será perde de tempo para a defesa do Brasil e o Governo do Brasil vai gastar caro para conseguir a Transferência de Tecnologia do Caça Tejas e gastar muito na aérea da Mão de obra já que o Brasil também e escolhido por Deus para proteger a descendência do Oriente Médio e defender todas as Tribos e Criação do do Supremo Governo de do criador o Brasil deve escolher dois modelos forte na devesa anti Aérea o Su Rafaela que vem o todo equipamento e Portas Aviões que irá salvar o maior continente da América Latina do Sul e Também temos o Caça Ornete Italiano o Governo do Lula dispensou a compra do programa Astro AV-TM-3 que era a melhor devesa contra Aviões Bombardeiro e Caça Furtivo o Brasil e realmente a maior potencia da América Latina do Sul por obter o maior PIB no País de toda América latina do Sul devemos tomar muita cautela na devesa das Fronteiras do Brasil que pode perde toda riqueza Naturais e Materiais a países que sempre Cobiça o Brasil como EUA Venezuela Rússia e China Argentina e Paraguay e França como o Brasil desde de 223 e 224 recebeu novas Ameaças externa o Brasil ainda continua em Mals Lencoeis Nicolas Muduro está aguardando os EUA enviar Tropas mais a Guiana Essequibo para uma Nova Guerra mundial Civil na América latina do Sul e o Brasil vai ser afetado por ficar no meio das duas Fronteiras e no meio do fogo Cruzado e o EUA já perdeu a paciência mais a Guiana Essequibo e a Granbretania que enviara armas e Tropas junto com os EUA para Guiana Essequibo se preparar para Guerra contra a Venezuela e Mercenários da Rússia e China chegar a Venezuela e invadir as Fronteiras do Brasil para a Guerra o Brasil sofrerá retaliação e Crise mundial e o Governo do Brasil vai pedir Acilo e abandonar o Brasil e toda sua bela riqueza e paisagem vai sumir do Mapa para o fundo do Mar porque a Rússia mandou armas Nucleares a Venezuela e o EUA e a Granbetania também envia armas Nucleares e Androide da inteligência artificial para destruir toda America Latina do Sul o Brasil deve investir em armas Militares mais avançada como o Caça Sul Rafale e talvez a compra de Caça Italiano Ornete mais prefiro o Sul Rafale com toda tecnologia avançada em 225 a população Brasileira não deve volta mais no Lula e nem confiar no Ministro Celso Amorim que vendeu o Sistema Astro AV-TM-3 e também não pode eleger o partido do Jair Bolsonaro porque o Brasil pode piorar de vez o Brasil tem duas apcao ou é Simone Tebeti para Presidente ou Marina da Silva como vice se puxar o Saco de falsos governo que já demostrou que é Bara Bas e Judas Escariote o Brasil vai afundar e muita pessoas vão sofrer com a Guerra Civil Mundial e a crise Mundial e a Fome e pobreza deve piorar e muitos vão perecer mesmo o Brasil tendo toda riqueza saqueada pelos Falsos Governo do Brasil e pelos Países invasores na América latina do Sul então em 225 é o único aviso da Profecia do discípulo João Apocalipse revelação e quem tem houvidos houve a verdade quem não houve continua no engano do Lula e do Jair Bolsonaro e a América latina do Sul pode sofrer a pior extinção Global e depois Deus volta no seu Juízo e sua Glória sei que a Guerra não e o Mal de Deus mais sim a Maldição da humanidade que não quer escutar o seu Deus que criou tudo do nada e que Deus os aguarde e livre a população Brasileira das ciladas e armadilha de Satanás que quer ver a destruição da criação de Deus o seu Paí eterno na sua Glória e Machestade ele Reina para salvação eterna amém.
Aparentemente a versão mk2 corrigiu todos esses defeitos, porém também não compraria, a Índia comprou a transferência de tecnologia do SU 75 Checkmate, Brasil poderá adquirir diretamente da Índia burlando assim possíveis sanções dos EUA!!
Se o Brasil adquirir esse avião, isso será reflexo direto das péssimas alianças internacionais que o país vem fazendo.
Estamos nos aliando a países como Índia, Irã China, e Rússia.
Isso vai custar muito caro para o Brasil no futuro.
Ta no nível do Brasil , pode comprar .
Excelente vídeo
Malditos políticos, eles são o atraso do Brasil e do nosso povo.
Até que enfim alguém diz a verdade.
A escolha desse casa não tem a ver com sua capacidade, são apenas negócios o Brasil quer vender o KC390 a Índia fez a proposta de só comprar se o Brasil fizer a compra dos caças deles em contrapartida, se julgarem que é um bom negócio a qualidade e capacidade do caça vai ser a última coisa que vai pesar no acordo eles querem e dinheiro.
Trata-se de um produto ainda precisando de ajustes. A EMBRAER resolveria isso facilmente. Acho que poderíamos fazer uma avaliação aprimorada e parceria. Seria um bom avião para interceptação na Região Norte. O Brasil faz parte dos BRICS e precisa de maior interação bélica. Europa e EUA não facilitam o compartilhamento de tecnologias.
Uma correção, a AEROMACCHI hoje é a LEONARDO.
Verdade!
Pois é rapaz se o caça indiano tiver peças fabricada nos estadus unidos ou na França ou em outro país que não querem que o Brasil tenha armas ele já compra o caça sabotado
A Embraer tem a capacidade de fazer algo bem melhor principalmente se se associar com uma outra empresa, por exemplo os italianos que já foram parceiros no AMX.
Por que não desenvolvermos nos mesmos os nossos caças, outros fizeram, nós podemos tbem.
O HaL Tejas não e tão ruim se a Embraer entrar nessa talvez o brasil tenha seu primeiro caça mas o MOTOR TEM QUE SER BRASILEIRO!
O motor é um GE versão de qual gripen, facilitaria manutencao🤔
Não é uma boa opção de defesa pra um país importante no mundo como o Brasil e de dimensões continentais!