Francisco de Paula Rodrigues Alves - Biografia

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 жов 2024
  • Dorminhoco? Ele nunca se defendeu da alcunha que os jornais satíricos lhe colocaram. Mas recortava os cartuns e os colecionava, se divertia muito com a chacota e nunca perseguiu a imprensa. Certa vez, um amigo deu uma explicação coerente: como pensasse muito, tinha de parar de vez em quando. De fato, o fenômeno não é raro em pessoas muito inteligentes, e suas notas nos exames nos tempos de colégio secundário no Pedro II demonstraram que Francisco era diferenciado. Fatores mais prosaicos e comuns, como insônia noturna, não devem, é claro, ser descartados. Mas só a parte da inteligência teve a ver com uma vida pública combativa, de um monarquista confesso, conselheiro imperial, disposto a inovações e a não tolerar maus hábitos. Se o amigo e antecessor Campos Sales era um luzia, Rodrigues Alves estava mais para saquarema, não só por ter sido do partido Conservador do Império, como por esta frase sua, coerente com tudo que fez: “Nossa educação política é muito fraca e o personalismo, a vaidade e o aferro a pequenos interesses de zona não deixam que o espírito dos homens políticos se eleve à altura dos grandes interesses nacionais”.
    É muito chato contar a história de alguém que não merece reparos, é indevido lhe apontar vilanias ou mesmo pecados pessoais divertidos. Os políticos de seu tempo também acharam seu governo chato demais e não lhe permitiram indicar o sucessor. Já mandava na República, dominando a poderosa Comissão Verificadora de Poderes, responsável por carimbar ou não mandatos obtidos nas urnas, o notório senador gaúcho Pinheiro Machado. Enquanto vivesse, ele escolheria os presidentes, não havia como driblá-lo. Até optou por um bom sujeito em 1906, Afonso Pena, mas só porque lhe garantiu que aprovaria o chamado “Convênio de Taubaté”, proposto pelos cafeicultores para desvalorizar o câmbio e beneficiar os produtores de café ainda de outras formas. Rodrigues Alves, paulista e ele próprio grande produtor do grão, se negou a concordar com tal imprudência. Mas como? Em benefício próprio e dos de seu estado? Por isso mesmo. Ele não se importava em ser ridicularizado em sátiras, mas não lhe acusassem de favorecer a si mesmo, pois isso nunca faria.
    Deixou o Catete com alta popularidade, especialmente no Rio de Janeiro, também pelo crescimento de 19% do PIB nos seus quatro anos e pelas fronteiras do país alargadas. Paradoxalmente, ninguém na política queria estar em sua companhia. Só voltaria à vida pública em 1912, eleito para o terceiro mandato como governador de São Paulo, quando fundaria a Escola de Medicina, mais tarde incorporada à USP.
    Nos últimos cinco anos de vida, sofreu de uma versão autoimune de anemia, que acabaria por lhe matar no início de 1919, em pleno segundo mandato como presidente, o único a ser eleito duas vezes para o cargo antes de Fernando Henrique Cardoso. Não chegou, porém, a exercer essa segunda presidência, pois já estava acamado na data prevista para a posse. Seu legado material se manteria na maior parte em pé e funcional. Quanto ao legado moral, bem, o Brasil faria outras escolhas, talvez porque ser governado por alguém com princípios seja muito chato.

КОМЕНТАРІ • 17

  • @pedropmo
    @pedropmo Рік тому +8

    Quem faz o bem pelo povo é perseguido pelos corruptos

  • @samuelkleber5717
    @samuelkleber5717 2 роки тому +7

    Estou gostando de conhecer os presidentes desse período mais a fundo
    Valeu Enciclopédia!

    •  2 роки тому +1

      Vem mais por aí.

  • @flaviovitoroficial8301
    @flaviovitoroficial8301 5 місяців тому +2

    Isso sim foi um grande homem público!!! RARIDADE nesse podre mundo político!!!

  • @maraluciaduclosduclos7496
    @maraluciaduclosduclos7496 5 місяців тому +4

    A gripe espanhola entrou na vida dele em 1919. Foi grande homem em sua época , seriedade era fonte de orgulho.

  • @canalhugorf
    @canalhugorf 2 роки тому +5

    Essa série de vídeos é excelente!

    •  2 роки тому

      Obrigado. Prosseguiremos.

  • @AleSandrone
    @AleSandrone 3 місяці тому +3

    Estou aqui somente por que nunca tinha ouvido falar desta homem , pois tive um sonho o ano era 1906 era tudo preto e branco vi ele numa coragem e uma voz me dizia este é Rodrigues Alves presidente do Brasil estamos em 1906
    Acordem falei para minha esposa e vim investigar , posso dizer que Deus é maravilhoso e ele promove momentos únicos e caminhos que não podemos esquadrinhar

  • @flaviogomes4019
    @flaviogomes4019 Рік тому +2

    👏👏👏

  • @thisisobviouslynotmyrealname
    @thisisobviouslynotmyrealname 7 місяців тому +2

    Ótimo texto!

    •  7 місяців тому

      Obrigado.

  • @adriankmkz3317
    @adriankmkz3317 4 місяці тому +4

    Particularmente está entre os 5 melhores presidentes.

    •  4 місяці тому

      Concordo.

  • @fstmndca
    @fstmndca Рік тому +2

    Rodrigues Alves morreu cometido pela gripe espanhola

    •  Рік тому +2

      há controvérsias sobre isso

    • @jkrufino1474
      @jkrufino1474 Рік тому +2

      No segundo mandato ele não tomou posse morreu da gripe espanhola

  • @ademirdesouza5452
    @ademirdesouza5452 2 роки тому +2

    👏👏👏👏