Meu companheiro se casou pois a namorada engravidou e foi embora pra outro estádo ele muito jovem com 18 anos ele foi atras chegando a familia pressionou pra se casar pois a familia dela era da igreja ministra de eucaristia e tudo ele casou! Mais la depois que o menino nasceu ela passou a nao querer mais nada com ele e nem cuidar do filho ela quiz! Entao ele voltou pra sp e ela seguiu a vida dela e ele a dele! Nos conhecemos temos dois filhos estamos na igreja mais nao podemos comungar e viver de fato o catolicismo hj estamos no processo de nulidade recemos hj os papeis sei que ainda temos muito a percorrer mais tenho fé que tudo ira se resolver nao quero maia viver no pecado!
Eu gostaria de saber em relação ao processo breve caso a demandada nao compareça nas vezes que citada e convocada se mantém o rito breve, e tendo testemunhas
Quando casei eu era ateia,casei para agradar por um pedido de minha mãe, pois ja vivia amasiada. O q dissemos ao padre foi mera formalidade, nos nos amavámos mas nao éramos católicos. Tivemos 3 filhos, mas nao tinhamos Deus e houve o divorcio. Eu que ja era ateia, era uma perdida. Nem meus filhos eu ensinei a rezar. Mais de dez anos se passaram e eu casei no civil com outro. Neste processo me converti. Entao todo veu que encobria meu pecado caiu. E hoje vivo em profundo lamento,choro todos os dias, peço a Deus discerimento,são muitas vidas envolvidas. Mas mesmo q eu consiga nulidade o certo era ficar só. Eu queria dizer que nulidade nao é algo para satisfazer um capricho. E que podemos enganar os homens mas não a Deus. Que se um homem ou mulher deixar seu esposo por vaidade e querer se meter com outra pessoa por puro ego,Deus não vai abençoar pois é pecado.
Eu nunca fui casada na igreja, porem meu atual companheiro foi. Vivemos juntos a 10 anos e temos dois filhos. (Ele nao teve filho com a outra pessoa) Sendo assim não posso participar da igreja 100%, pois vivemos uma união semm sacramento. Queria muito que ele fizesse esse procedimento...
Olá seu caso é muito parecido com o meu. Estou junto já vai fazer 10 anos morando junto temos 3 filhos. Meu marido foi casado na igreja na época casamento comunitário mais n deu certo tiveram 1 filho n fixaram muito tempo juntos. Eu frequento a igreja e vejo q estamos vivendo em pecado porém vamos tentar o anulamento do casamento deles na igreja. É uma carta que a igreja fornece pra responde ambas as partes. Quando der certo volto comentar aqui
@@izabellapimentel6498 comenta sim aqui. Mas preciso dizer que nao é anular ou anulamento e sim nulidade , sem o "a" no começo , a igreja atraves do processo ve se o casamento foi nulo ou não (processo de nulidade matrimonial) vê se existiu esse cassmento, não anular
No meu caso, não trai, Ele me traiu e quis separar e como não conseguia criou uma história e me difamou diante de família, igreja e amigos. Eu tentei por 6 meses que ele voltasse mas foi em vão então divorciei no cívil e agora ele com outra e eu com uma nova união e uma filha, ele veio falar de nulidade. Eu realmente choro por não poder receber os sacramentos. Não tive forças quando pensei em pedir a nulidade pq doía demais reviver tudo. Há traços de problemas psicológicos que eu desconhecia nele e o padre que nos casou chegou a pedir perdão por não me alertar pois já o confessava desde a primeira comunhão. Os casos são muito diversos. Só Providencia Divina pode orientar.
😑 se vc não foi feliz num casamento vc tem o direito de casar de novo , ser feliz e dar continuidade na sua vida, criar seus filhos ou enteados e respeitar e amar sua esposa ou esposo. Todos temos direito a uma segunda chance.
Boa tarde tudo bem Eu fui casada com meu primo ficamos menos de um um casados Me separei a trinta anos Meu casamento na época foi anulado teve odiencia na época Ele não apareceu não sabia onde andava na época que me ajudou com os papéis foi o padre Juvenal
@@Sussu591 Equivocado! A depender da Diocese há flexibilização dos valores, inclusive com o parcelamento, mas pelo amor não vá com história de que não pode porque quando se quer a pessoa dá um jeito!
@@Sussu591não é isso tudo não, você pode conversar na sua paróquia e explicar sua situação, meu atual esposo tbm está pedindo a anulação dele e a diocese daqui foi muito compreensiva e flexível, um bom padre pode lhe ajudar. Procure sua paróquia 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
A minha madrinha de consideração se casou com o primeiro marido E depois de alguns anos, já com 1 filha, descobriu as traições dele Até antes do casamento E foi um dor tremenda para ela Ela se separou e encontrou outra pessoa e esta vivendo com ele e muito feliz Ela falou com o padre e ele desencorajou ela a pedi reconhecimento de nulidade Porque era muita burocracia. No caso ele já vinha traido ela antes do casamento e isso pode ser um dos motivos para analise neste processo?
Dei entrada, agora que já estou pagando o processo, está chegando uma sequência de cartas “intimações” para minha ex-mulher e criando o maior desconforto numa situação que já resolvida há mais de 10 anos em cartório (divórcio litigioso).
Vídeo muito bem explicativo, parabéns! Gostaria de tirar uma dúvida. Conheci uma pessoa que está separado há 6 meses, daí então estamos ficando, gostaria de saber se eu sendo solteira nunca ter casado estou em situação de adultério?
Bom dia um matrimonio em que a paroquia não pediu a certidão de batismo da noiva e não a carta de transferencia de domicilio não fez os proclamas e nem o processo de habilitação matrimonial e nem entrevista dos noivos com o padre, e a paroquia perdeu o livro do casamento, e a paroquia so tem o livro registro. E na curia não tem o segundo livro do casamento E a paroquia não comunicou o casamento a minha paroquia de batismo para ser lançado no meu livro de batismo e tambem não foi achado o nome da noiva nos livro de batismo em 2021 e tem mais de 25 anos que minha es-esposa foi embora dizendo que nunca quis casar e nem ter filhos seria possivel entrar com processo de nulidade somente com a copia do livro de registro e a declaração da paroquia dizendo que não foi achado o processo do casamento e nome da noiva nos livro de batismo da paroquia ao qual ela foi batizada neste caso seria um processo rapido ou não?
Quem nao deu certo no primeiro casamento e deu certo em um segundo, constitui familia, cuidou dos seus enteados com carinho e atenção e educação, vivem ha anos felizes, São cristão, devotos, frequentam missas, orações na igreja em casa, se confessam 2 xs ao ano, sao trabalhadores, honestos, pagam impostos e se nao conseguirem essa nulidade vao viver no pecado? Como diz a igreja. E para não viver no pecado serão obrigados a continuar a viver no Primero matrimonio sem felicidades? Com traição ?sem AMOR? E ela esqueceu de dizer que tudo isso tem um custo, que não ê barato, ouvi dizer que tudo isso fica em torno de 2.000,00 a $3.000,00, um ABSURDO!! e vc vai esperar todo esse tempo, pagar esse ABSURDO e ainda poder ter seu pedido de nulidade negado?? As pessoas só querem ser felizes, amar a DEUS, ter o direito de recebe lo, com amor, fé e ter uma vida livre e com a consciência tranquila e em paz com Jesus mas infelizmente a igreja tem essa BUROCRACIA ABSURDA. lamentável.
Penso q é muito doloroso devido ao fato de q o homem.vai mentir demais ..passei por isso na primeira audiencia p me divorciar . Meu ex mentiu tanto q chegou lá com uma folha escrita .Foi horrível ouvi tudo aquilo, passei muito mal, Imagina isso qdo é no religioso....
E mais fácil se converter do quê anular um matrimônio isso só o papa pode fazer...tem que viver a castidade eu sou divorciada e vivo em castidade ,se o casal concordaram com o matrimônio e quase impossível anular o padre Paulo Ricardo explica direitinho assistam ele para vcs entenderem direitinho.
@@Caritasetbene eu poço sim,desde que eu não esteja em pecado de adultério eu tenho de viver a castidade,é tbm no meu caso eu poço me casar pois eu só era casada no civil pela lei dos homens.
É direito de todo fiel submeter o seu caso ao Tribunal Eclesiástico! Viva me castidade, isso é uma benção de Deus, mas se você, sendo católica, conhecer alguém fica impedida de contrair novas núpcias e casar. O Padre Paulo Ricardo é excelente, mas ele não conhece o seu caso em específico.
Anular é impossível, mas Declarar Nulo é possível sim, após análise do Tribunal Eclesiástico! Mesmo que você queira viver uma vida consagrada a Deus ou não querer mais um novo matrimônio o seu vínculo impede. Busque orientação na sua Diocese, no Tribunal Eclesiástico, com especialistas no assunto.
Me casei na igreja católica meu marido me trocou por outra mulher eu não pude pegar pensão dele por que eu não tenho certidão de casamento da igreja católica fiquei com 4 filhos e nada mais
Pra continuar recebendo a eucaristia é preciso então estar aínda no primeiro matrimônio? mesmo vivendo separado? Infeliz? Triste? E se conhecer outra pessoa, sendo feliz mas não pode comungar? Que situação terrível que a igreja criou .
Não foi a igreja o casal q não cumpriu com aquilo q prometeu a Deus diante do altar , por isso q divórcio foi feito para o namoro não deu separa , agora não são fiéis e culpam.a igreja . Deus disse ao casal : vcs prometem ........... vcs prometem ......... vcs prometem .......
Q absurdo toda está demora eu fui obrigada casar pra batizar meu filho , pq , padre não aceitava eu ser solteira....hoje quero me casar c alguém q realmente AMO e não posso !!!!
A Igreja não anula, ela faz um estudo do caso e reconhece que o casamento não ocorreu de fato, portanto foi nulo. É diferente do divórcio que o casal faz o pedido junto ao cartório.
@@fabianalemos5090 a Igreja vai analisar o seu caso. Para isso há um corpo técnico. Vocês arrumam o problema e a Igreja tem que solucionar rs! Para violência doméstica existe o perdão e a reconciliação.
@@CriSaghat perguntem a minha psiquiatra e aos médicos que cuidaram de minha pessoa e tbm só ancologista sobre os meu tumores e ao neurologista sobre o meu AVC o que eles acham de perdão e reconciliação
Ser humilhada e chamada de puta sendo trabalhadora porque amo uma pessoa a anos acusada de ser bandida pela exposição da igreja para análise a justiça já fez recomendo meu livro a igreja que será publicado ano a vem a hipótese de reconciliação
E Depois de Pagar os 5 Mil ainda Demora Pra anular Lamentável a igreja católica virou Comércio católico absurdo isso Que Deus tenha misericórdia de Vocês
O que falta é a igreja católica na preparação do casamento deixar claro o juramento que se faz a Deus .
Se a pessoa não for convertida de verdade não vai entender o que significa este sacramento. Muitos catolicos não são convertidos
tem gente que quer se manter casado fora do propósito de Deus nao sendo obediente a palavra do Senhor e se acha certas e infaliveis @@FloresparaMaria
Meu companheiro se casou pois a namorada engravidou e foi embora pra outro estádo ele muito jovem com 18 anos ele foi atras chegando a familia pressionou pra se casar pois a familia dela era da igreja ministra de eucaristia e tudo ele casou! Mais la depois que o menino nasceu ela passou a nao querer mais nada com ele e nem cuidar do filho ela quiz! Entao ele voltou pra sp e ela seguiu a vida dela e ele a dele! Nos conhecemos temos dois filhos estamos na igreja mais nao podemos comungar e viver de fato o catolicismo hj estamos no processo de nulidade recemos hj os papeis sei que ainda temos muito a percorrer mais tenho fé que tudo ira se resolver nao quero maia viver no pecado!
Martinho Lutero não conseguiu. Eu?
Gratidão pela linda explicação. Vou entrar com o meu pedido. 😊
Eu gostaria de saber em relação ao processo breve caso a demandada nao compareça nas vezes que citada e convocada se mantém o rito breve, e tendo testemunhas
E quando a gente se casa sem amar a pessoa acreditando que um dia vai amá-lo e isso nunca acontece
Obrigado me ajudou a tirar muitas dúvidas.
Estou nessa situaçao,de anualidade,pois sofro mt ,pois não poder tomar a ostia min dói não poderconfersar
Quando casei eu era ateia,casei para agradar por um pedido de minha mãe, pois ja vivia amasiada. O q dissemos ao padre foi mera formalidade, nos nos amavámos mas nao éramos católicos. Tivemos 3 filhos, mas nao tinhamos Deus e houve o divorcio. Eu que ja era ateia, era uma perdida. Nem meus filhos eu ensinei a rezar. Mais de dez anos se passaram e eu casei no civil com outro. Neste processo me converti. Entao todo veu que encobria meu pecado caiu. E hoje vivo em profundo lamento,choro todos os dias, peço a Deus discerimento,são muitas vidas envolvidas. Mas mesmo q eu consiga nulidade o certo era ficar só. Eu queria dizer que nulidade nao é algo para satisfazer um capricho. E que podemos enganar os homens mas não a Deus. Que se um homem ou mulher deixar seu esposo por vaidade e querer se meter com outra pessoa por puro ego,Deus não vai abençoar pois é pecado.
Vou pedir o meu....
Eu nunca fui casada na igreja, porem meu atual companheiro foi. Vivemos juntos a 10 anos e temos dois filhos. (Ele nao teve filho com a outra pessoa) Sendo assim não posso participar da igreja 100%, pois vivemos uma união semm sacramento. Queria muito que ele fizesse esse procedimento...
Olá seu caso é muito parecido com o meu. Estou junto já vai fazer 10 anos morando junto temos 3 filhos. Meu marido foi casado na igreja na época casamento comunitário mais n deu certo tiveram 1 filho n fixaram muito tempo juntos. Eu frequento a igreja e vejo q estamos vivendo em pecado porém vamos tentar o anulamento do casamento deles na igreja. É uma carta que a igreja fornece pra responde ambas as partes. Quando der certo volto comentar aqui
@@izabellapimentel6498 comenta sim aqui. Mas preciso dizer que nao é anular ou anulamento e sim nulidade , sem o "a" no começo , a igreja atraves do processo ve se o casamento foi nulo ou não (processo de nulidade matrimonial) vê se existiu esse cassmento, não anular
Engraçado a pessoa trai vai viver com outra e quer anular o casamento, chora pra comungar, mas não chorou na ora de trair.
Revoltante ne
No meu caso, não trai, Ele me traiu e quis separar e como não conseguia criou uma história e me difamou diante de família, igreja e amigos. Eu tentei por 6 meses que ele voltasse mas foi em vão então divorciei no cívil e agora ele com outra e eu com uma nova união e uma filha, ele veio falar de nulidade. Eu realmente choro por não poder receber os sacramentos. Não tive forças quando pensei em pedir a nulidade pq doía demais reviver tudo. Há traços de problemas psicológicos que eu desconhecia nele e o padre que nos casou chegou a pedir perdão por não me alertar pois já o confessava desde a primeira comunhão.
Os casos são muito diversos. Só Providencia Divina pode orientar.
@@ZUCZ1você pode sim comungar desde que esteja sozinha desde que seu marido te deixou , você só não pode comungar caso arrume outro homem .
Pra da entrada é preciso ter se sepado já
Sinto falta de participar da Eucaristia, as vezes choro por não poder comungar.
Acho um absurdo o outro ler tudo que a parte escreveu, pois acho isso um perigo pra mulher, principalmente se a outra parte for um psicopata.
Grata pela explanação. Bênçãos.
Se ambos moram em estados diferentes, sem nenhum tipo de contato como funciona?
E se a pessoa não tem mais nenhum contato com a outra parte?
Hoje tenho um companheiro e 2 filhos com ele
Obrigado
Queria muito a nulidade do meu casamento. Tenho muita tristeza por não poder fazer parte 100% da igreja.
Espero que o vídeo tenha esclarecido os passos que devem ser tomados.
😑 se vc não foi feliz num casamento vc tem o direito de casar de novo , ser feliz e dar continuidade na sua vida, criar seus filhos ou enteados e respeitar e amar sua esposa ou esposo. Todos temos direito a uma segunda chance.
Boa tarde tudo bem
Eu fui casada com meu primo ficamos menos de um um casados
Me separei a trinta anos
Meu casamento na época foi anulado teve odiencia na época
Ele não apareceu não sabia onde andava na época que me ajudou com os papéis foi o padre Juvenal
Eu casei e descobri muitas mentiras após o casamento, me senti enganada por isso, nesse caso preciso de provas?
Gostaria muito de saber a respeito de valores ???? Quanto em média custaria a nulidade????
Bom dia.. segundo pesquisas que fiz mais ou menos 5.000,00 Reais, fica difícil voltar 100%para Igreja 😢 lamentável
@@Sussu591 Equivocado! A depender da Diocese há flexibilização dos valores, inclusive com o parcelamento, mas pelo amor não vá com história de que não pode porque quando se quer a pessoa dá um jeito!
@@Sussu591não é isso tudo não, você pode conversar na sua paróquia e explicar sua situação, meu atual esposo tbm está pedindo a anulação dele e a diocese daqui foi muito compreensiva e flexível, um bom padre pode lhe ajudar. Procure sua paróquia 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
A negociação começa a partir de 5 salários mínimos propostos pelo padre que cuidará do seu caso.
A minha madrinha de consideração se casou com o primeiro marido
E depois de alguns anos, já com 1 filha, descobriu as traições dele
Até antes do casamento
E foi um dor tremenda para ela
Ela se separou e encontrou outra pessoa e esta vivendo com ele e muito feliz
Ela falou com o padre e ele desencorajou ela a pedi reconhecimento de nulidade
Porque era muita burocracia.
No caso ele já vinha traido ela antes do casamento e isso pode ser um dos motivos para analise neste processo?
É sim,ele prometeu ser fiel e na v3rdade não estava sendo verdade, entra na causa de simulação.
Aonde peço o modelo do pedido ?
Dei entrada, agora que já estou pagando o processo, está chegando uma sequência de cartas “intimações” para minha ex-mulher e criando o maior desconforto numa situação que já resolvida há mais de 10 anos em cartório (divórcio litigioso).
São situações necessárias para análise do tribunal.
Queria saber se o casamento religioso serve como garantia no patrimônio pos morte
Eu acredito que não tem validade nenhuma
Casamento na igreja não tem valor civil
Só casamento no cartório ou união estável
Vídeo muito bem explicativo, parabéns! Gostaria de tirar uma dúvida. Conheci uma pessoa que está separado há 6 meses, daí então estamos ficando, gostaria de saber se eu sendo solteira nunca ter casado estou em situação de adultério?
Infelizmente sim.
@@margaridarodriguessousa5847 muito obrigado por me responder!
Bom dia um matrimonio em que a paroquia não pediu a certidão de batismo da noiva e não a carta de transferencia de domicilio não fez os proclamas e nem o processo de habilitação matrimonial e nem entrevista dos noivos com o padre, e a paroquia perdeu o livro do casamento, e a paroquia so tem o livro registro.
E na curia não tem o segundo livro do casamento
E a paroquia não comunicou o casamento a minha paroquia de batismo para ser lançado no meu livro de batismo
e tambem não foi achado o nome da noiva nos livro de batismo em 2021 e tem mais de 25 anos que minha es-esposa foi embora dizendo que nunca quis casar e nem ter filhos
seria possivel entrar com processo de nulidade somente com a copia do livro de registro e a declaração da paroquia dizendo que não foi achado o processo do casamento e nome da noiva nos livro de batismo da paroquia ao qual ela foi batizada
neste caso seria um processo rapido ou não?
Quem nao deu certo no primeiro casamento e deu certo em um segundo, constitui familia, cuidou dos seus enteados com carinho e atenção e educação, vivem ha anos felizes, São cristão, devotos, frequentam missas, orações na igreja em casa, se confessam 2 xs ao ano, sao trabalhadores, honestos, pagam impostos e se nao conseguirem essa nulidade vao viver no pecado? Como diz a igreja. E para não viver no pecado serão obrigados a continuar a viver no Primero matrimonio sem felicidades? Com traição ?sem AMOR? E ela esqueceu de dizer que tudo isso tem um custo, que não ê barato, ouvi dizer que tudo isso fica em torno de 2.000,00 a $3.000,00, um ABSURDO!! e vc vai esperar todo esse tempo, pagar esse ABSURDO e ainda poder ter seu pedido de nulidade negado??
As pessoas só querem ser felizes, amar a DEUS, ter o direito de recebe lo, com amor, fé e ter uma vida livre e com a consciência tranquila e em paz com Jesus mas infelizmente a igreja tem essa BUROCRACIA ABSURDA. lamentável.
É gasto algum valor para fazer esse processo? Eu não me casei no civil. Casei somente na igreja.
Você vai precisar de advogado então haverá gastos .
Penso q é muito doloroso devido ao fato de q o homem.vai mentir demais ..passei por isso na primeira audiencia p me divorciar . Meu ex mentiu tanto q chegou lá com uma folha escrita .Foi horrível ouvi tudo aquilo, passei muito mal, Imagina isso qdo é no religioso....
E mais fácil se converter do quê anular um matrimônio isso só o papa pode fazer...tem que viver a castidade eu sou divorciada e vivo em castidade ,se o casal concordaram com o matrimônio e quase impossível anular o padre Paulo Ricardo explica direitinho assistam ele para vcs entenderem direitinho.
Concordo.
E vc pode comungar?
@@Caritasetbene eu poço sim,desde que eu não esteja em pecado de adultério eu tenho de viver a castidade,é tbm no meu caso eu poço me casar pois eu só era casada no civil pela lei dos homens.
É direito de todo fiel submeter o seu caso ao Tribunal Eclesiástico! Viva me castidade, isso é uma benção de Deus, mas se você, sendo católica, conhecer alguém fica impedida de contrair novas núpcias e casar. O Padre Paulo Ricardo é excelente, mas ele não conhece o seu caso em específico.
Anular é impossível, mas Declarar Nulo é possível sim, após análise do Tribunal Eclesiástico! Mesmo que você queira viver uma vida consagrada a Deus ou não querer mais um novo matrimônio o seu vínculo impede. Busque orientação na sua Diocese, no Tribunal Eclesiástico, com especialistas no assunto.
Me casei na igreja católica meu marido me trocou por outra mulher eu não pude pegar pensão dele por que eu não tenho certidão de casamento da igreja católica fiquei com 4 filhos e nada mais
Pra continuar recebendo a eucaristia é preciso então estar aínda no primeiro matrimônio? mesmo vivendo separado? Infeliz? Triste? E se conhecer outra pessoa, sendo feliz mas não pode comungar? Que situação terrível que a igreja criou .
Não foi a igreja o casal q não cumpriu com aquilo q prometeu a Deus diante do altar , por isso q divórcio foi feito para o namoro não deu separa , agora não são fiéis e culpam.a igreja . Deus disse ao casal : vcs prometem ........... vcs prometem ......... vcs prometem .......
Q absurdo toda está demora eu fui obrigada casar pra batizar meu filho , pq , padre não aceitava eu ser solteira....hoje quero me casar c alguém q realmente AMO e não posso !!!!
Vc entrou com o processo e não conseguiu a nulidade?! 😢estou nessa situação e me desanimei com seu relato😢
Mais onde moro nunca foi exigido ser casada pra batizar um filho
Pode procurar um pároco e pedir a anulidade, aí vc consegue sim 😊se casar novamente
Bastava se adquar as normas do batismo, obrigar a casar nunca foi prática da igreja
U@@flaviasantana7097na minha paroquia também fui Obrigada
A igreja tem que anular o meu
A Igreja não anula, ela faz um estudo do caso e reconhece que o casamento não ocorreu de fato, portanto foi nulo. É diferente do divórcio que o casal faz o pedido junto ao cartório.
@@lucasemanuel8033 a igreja tem obrigação de anular, eu fui me informar em 2017 quando ocorre violência doméstica
@@fabianalemos5090 a Igreja vai analisar o seu caso. Para isso há um corpo técnico. Vocês arrumam o problema e a Igreja tem que solucionar rs! Para violência doméstica existe o perdão e a reconciliação.
@@CriSaghat perguntem a minha psiquiatra e aos médicos que cuidaram de minha pessoa e tbm só ancologista sobre os meu tumores e ao neurologista sobre o meu AVC o que eles acham de perdão e reconciliação
Ser humilhada e chamada de puta sendo trabalhadora porque amo uma pessoa a anos acusada de ser bandida pela exposição da igreja para análise a justiça já fez recomendo meu livro a igreja que será publicado ano a vem a hipótese de reconciliação
Tem Que Buscar outra Igreja Pra casar outra Religião é o Jeito Pessoal
Um absurdo 5 Mil Reais Pra anular o casamento Jesus Cristo nunca Cobrou Pra curar as Pessoas melhor Ficar em Pecado
E Depois de Pagar os 5 Mil ainda Demora Pra anular Lamentável a igreja católica virou Comércio católico absurdo isso Que Deus tenha misericórdia de Vocês
Amaziliafirmino