Beleza, Joaquim? Sobre a barra rígida, você quer uma barra indeformável não é isso? Nos botões de cima onde você diz quais são os materiais (Material parameters), as seções transversais (Section Properties).... O 5º botão trata das deformabilidades dos elementos (Deformation Constraints). Lá tem 4 caixas, de acordo com o que você marcar você fica com as seguintes opções: (Apenas a 1ª marcada) - Os elementos se deformam apenas pelo momento fletor; (A 1ª e a 2ª marcadas) - Os elementos se deformam pelo momento fletor e esforço normal; (A 1ª e a 3ª marcadas) - Os elementos se deformam pelo momento fletor e esforço cortante; (A 1ª, a 2ª e a 3ª marcadas) - Os elementos se deformam pelo momento fletor, esforço normal e esforço cortante; (Apenas a 4ª marcada) - Neste caso os elementos são inderformáveis (Rigid Member). Daí é só lançar o elemento normalmente, depois vem aí nessa opção marca o jeito que você que ele fique, seleciona o elemento e aplica as condições nele (Apply displacement constraints to selected members). Era isso?
E os apoios com molas? Quase a mesma coisa dos apoios rígidos... Seleciona o nó onde você quer colocar sua mola e clica no botão dos apoios. As opções são dadas em função dos deslocamentos, se para determinada direção (horizontal, vertical ou rotação) você quiser livre você clica em "Free", se quiser que seja indeslocável clica em "Fix" e se quiser colocar uma mola você clica na terceira caixa ("Spring"). Quando você faz isso abre pra você uma janela para inserir a rigidez da mola (Spring Stiffness Values).... É isso! Digita a rigidez e manda aplicar no ponto (Apply support conditions to selected nodes). Tenta aí e diz se conseguiu. Valeu!
Boa noite, Caio. Não se entendi bem a pergunta e pra qual aplicação seria isso... Mas é o caso de aplicar a carga em relação ao "eixo local", qx mesmo. Se será positivo ou negativo dependerá de como você lançou o elemento, mas daí é só ver o desenho.
Boa tarde, DUZI. Seria algo como isso aqui? br.pinterest.com/pin/192810427788764357/ Qualquer que seja a estrutura eu preciso entender bem a teoria para saber como funciona na prática. No caso das escadas eu acredito que a dificuldade maior esteja na identificação das condições de contorno (como e onde ela está apoiada). O Ftool é uma ferramenta desenvolvida para análise de pórticos planos. Se for possível representar sua estrutura em um plano aí dá pra usar o Ftool senão seria melhor um outro software que você consiga lançar a estrutura tridimensionalmente. Mas se você for bem desenrolado, mesmo com o Ftool dá pra analisar estruturas espaciais. Basta analisar plano a plano e depois compilar os resultados em um único lugar. É o que chamaríamos de envoltória. Na figura que eu coloquei aí em cima eu poderia entender os degraus como uma viga engastada e daí eu conseguiria analisá-los usando o Ftool, mas para analisar o pilar que sustenta os degraus eu teria que analisar a contribuição de cada degrau individualmente e depois juntar todas as respostas em um lugar só.... trabalhoso, mas daria pra fazer.
Sempre facilitando a vida de nós, estudantes. Obrigada, professor! 😃
Valeu, Priciane! 😃
Muito bom professor .👏👏👏
Valeu, Meyrianne!
Poderia me dizer como faço no ftool uma apoio com molas e uma barra grossa rígida
Beleza, Joaquim?
Sobre a barra rígida, você quer uma barra indeformável não é isso?
Nos botões de cima onde você diz quais são os materiais (Material parameters), as seções transversais (Section Properties).... O 5º botão trata das deformabilidades dos elementos (Deformation Constraints).
Lá tem 4 caixas, de acordo com o que você marcar você fica com as seguintes opções:
(Apenas a 1ª marcada) - Os elementos se deformam apenas pelo momento fletor;
(A 1ª e a 2ª marcadas) - Os elementos se deformam pelo momento fletor e esforço normal;
(A 1ª e a 3ª marcadas) - Os elementos se deformam pelo momento fletor e esforço cortante;
(A 1ª, a 2ª e a 3ª marcadas) - Os elementos se deformam pelo momento fletor, esforço normal e esforço cortante;
(Apenas a 4ª marcada) - Neste caso os elementos são inderformáveis (Rigid Member).
Daí é só lançar o elemento normalmente, depois vem aí nessa opção marca o jeito que você que ele fique, seleciona o elemento e aplica as condições nele (Apply displacement constraints to selected members).
Era isso?
E os apoios com molas?
Quase a mesma coisa dos apoios rígidos...
Seleciona o nó onde você quer colocar sua mola e clica no botão dos apoios.
As opções são dadas em função dos deslocamentos, se para determinada direção (horizontal, vertical ou rotação) você quiser livre você clica em "Free", se quiser que seja indeslocável clica em "Fix" e se quiser colocar uma mola você clica na terceira caixa ("Spring").
Quando você faz isso abre pra você uma janela para inserir a rigidez da mola (Spring Stiffness Values).... É isso!
Digita a rigidez e manda aplicar no ponto (Apply support conditions to selected nodes).
Tenta aí e diz se conseguiu.
Valeu!
Muito obrigado pela atenção assisto sempre seus vídeos e gosto muito.
como coloca força no qx? tipo inclinada descendo
Boa noite, Caio.
Não se entendi bem a pergunta e pra qual aplicação seria isso...
Mas é o caso de aplicar a carga em relação ao "eixo local", qx mesmo.
Se será positivo ou negativo dependerá de como você lançou o elemento, mas daí é só ver o desenho.
@@ProfRodolfo no FTOOL, n consigo por uma força em X e em Y ao mesmo tempo
Uma dúvida, como dimensionar escadar em formato circular? é possível ter alguma base de cálculo através do ftool?
Boa tarde, DUZI.
Seria algo como isso aqui?
br.pinterest.com/pin/192810427788764357/
Qualquer que seja a estrutura eu preciso entender bem a teoria para saber como funciona na prática. No caso das escadas eu acredito que a dificuldade maior esteja na identificação das condições de contorno (como e onde ela está apoiada).
O Ftool é uma ferramenta desenvolvida para análise de pórticos planos. Se for possível representar sua estrutura em um plano aí dá pra usar o Ftool senão seria melhor um outro software que você consiga lançar a estrutura tridimensionalmente.
Mas se você for bem desenrolado, mesmo com o Ftool dá pra analisar estruturas espaciais. Basta analisar plano a plano e depois compilar os resultados em um único lugar. É o que chamaríamos de envoltória. Na figura que eu coloquei aí em cima eu poderia entender os degraus como uma viga engastada e daí eu conseguiria analisá-los usando o Ftool, mas para analisar o pilar que sustenta os degraus eu teria que analisar a contribuição de cada degrau individualmente e depois juntar todas as respostas em um lugar só.... trabalhoso, mas daria pra fazer.
@@ProfRodolfo Sem dúvidas seria muito trabalhoso kkkk. Neste caso melhor utilizar softwares direcionado a estruturas tridimensionais.