Legal. Se for a mesma Brauna, no interior dr minas também tinha. O antigo engenho de cachaca do meu avô tinha os alicerces de brauna chubados com concreto na base. O engenhe caiu ja fazem mais de 20 anos e os esteios de braúna ainda continuam no mesmo lugar
Mais uma aula do mestre Adilson e lógico fazendo c/ que o conhecimento da galera...consecutivamente...evolua !!! Obrigado pela informação...que é sempre bem vinda !!! Abraço...valeu...paz !!!
Adilson,mais que agradecido,por esse vídeo,eu fiquei emocionado,isto porque lá no sítio encontrei alguns pedaços de braúna,lascas velhas ,eu as trouxe e começei aparelhar um pedaço e achei ela muito linda,realmente umas das mais bonitas,agora vou comprar a minha serrinha de bancada e vou preparar elas não vou perder nenhuma mais,estou pensando em colocar ela junto com umas tabuas de vinhatico que tenho aqui.um abraço amigo e obrigado pelo video,assim que der fala do anjico branco que também é uma madeira muito linda
Lourival com o vinhatico vai ficar lindo. Se você quiser depois de sarrafear pode preencher as trincas com resina epoxi, assim não tem desperdicio. Tenho algumas lascas aqui me esperando rsrs
Adilson, muito obrigado pela explicação da Madeira BRAÚNA! pois tenho este sobrenome, e foi por isso que cheguei até o seu canal procurando saber mais um pouco deste nome! Valeu você explica muito bem ,mostra que realmente conheçe e gosta do que faz.
Obrigado Creuzelita. Provavelmente sua familia veio de Portugal. Boa parte dos sobre nomes com com nomes de árvores são de Portugueses, que por sua vez compunham de cristãos novos (Judeus fugindo da inquisição). No seu caso só fico em duvida por ser Braúna madeira brasileira, diferente do meu Pinheiro. Por outro lado a inquisição também deixou seu rastro aqui.
Muito legal video. Achei um caibro de brauna .de uma casa centenaria . Na verdade uma das primeiras casas da regiao. Fiz um malho com um pedaço .o restante pretendo fazer cabos de facas .
Caramba! Muito bom saber que moro numa região onde é abundante uma das madeiras mais duras e estéticas do Brasil. Aqui no Cariri da Paraíba essa madeira é muito fácil de encontrar.
Muito legal esses vídeos sobre as madeiras, assim esse conhecimento não se perderá com a aposentadoria dos antigos marceneiros que levavam uma vida inteira para conhecer apenas alguns tipos de madeira e vc divulgação está perpetuando esse conhecimento, parabéns.
Muito legal o vídeo, Adilson. Obrigado pelas informações. Recentemente eu colhi um pedaço de lasca de cerca de mais de 50 anos e que já estava há pelo menos uns 5 anos dentro de um córrego. Para minha surpresa a madeira estava completamente perfeita. Levei esse pedaço para casa, a cortei em talas para confecção de cabos para faca. Obrigado por compartilhar. Abraços.
Eu acho muito mais muito triste, na minha região já não existe Brauna nem...ouve tantas destruição da natureza, que acabaram-se alguns riachos e cachoeiras e animais Obrigada só queria ver esta árvore tão bonita que é a Brauna.
cara vc tocou aí em um ponto fundamental,sobre essa madeira. no meu município lá na Bahia era usado cm mourão de serca e estacas só isso mais nada. e ver que é uma madeira muito boa. Parabéns meu nobre pelo vídeo
Adilson, aqui na Amazônia há uma variedade chamada ibira-una, que em tupy significa algo como madeira escura.Usava- se para fazer pilões e na C.Civil em estruturas de telhado. Tenho um pedaço que nem a plaina elétrica Makita MKP 081 conseguiu plainar.Ela resvala sobre a peça, queima,mas não corta. No nordeste ela era conhecida por revirar o gume dos machados. Valeu a postagem
+Professor: Carlos Cruz pelo nome é a mesma. Até acredito que o mal uso tenha se dado por não conseguirem trabalha-la. Imagine, como aplainar com plaina manual?
Você é um poço de sabedoria! Rsrsrsrs Lembrei qdo criança o meu pai fez algumas cercas com braúna. Tinha q ter atenção ao carregá-las por causa das farpas. Eu não sabia q se fazia móveis dessa madeira, muita dura. Nunca ví uma árvore de braúna.
Adilson, não perco os seus vídeos, estava esperando um da braúna. Na década de 70 aqui no interior de SP era comum caminhões carregados de lascas de braúna vindos da Bahia. Acredito que este mau uso se devia mais á facilidade com que se rachavam estas toras do que pela sua qualidade para palanques de cercas. Os palanques invariavelmente apodreciam na linha do solo e permaneciam íntegros na parte enterrada e na parte aérea. Sempre que posso recolho para meu uso, pedaços de palanques com mais de 40 anos abandonados nos pastos e a madeira continua perfeita, assim como os tocos enterrados. Acrescentando as suas informações, há muitos anos um guia turístico em Ouro Preto me disse que os alicerces das igrejas da cidade seriam de toras de braúna. Em tempo, assim que puder vou plantar algumas mudas de braúna, o negócio é ganhar tempo para podermos usá-las em nossa marcenaria, prometo enviar-lhe algumas peças quando cortá-las. Obrigado pelos vídeos.
Em 2003 eu estava fazendo um buraco para enterrar uma vaca nas terras da família em Ibitirama ES. Por volta de 50 s 70cm bati em uma pedra que acabou se mostrando uma lasca de Braúna. Como usávamos como estacas, cavei e tirei 16 unidades que ainda hoje estão na propriedade. Não sei quando tempo passaram enterradas, mas estavam intactas e por isso afirmo que é a melhor (resistente) madeira que já vi na vida.
Show de boa Adilson...mais um super vídeo. Gostaria de rassaltar o usa da braúna na lutheria, pois fazemos escalas, cavalete e até frisos laterais em instrumentos musicais com ela...as que uso tb eram moeirões como esses aí da serca. Pegou sol e chuva por muitos anos, hj são muito bem utilizadas em violões, cavaquinhos entre outrem...muito boa !
Aqui pela região potiguar e paraibana é bem conhecida. Existem até cidades com nomes de Baraúnas e Baraúna. Boa oportunidade que nos dá culturalmente, amigo! Tudo de bom.
Adilson mais um vídeo show sobre madeira , tenho um primo que é marceneiro que fala que o único inimigo do marceneiro é o umbigo da braúna , ele é marceneiro em barra de Abaíra BA.
Muito bom Mestre Adilson, vou verificar em minha Madeirateca se tenho algum pedaço de Braúna. Há algumas semanas ganhei umas tábuas de Cabreuva, com cimento e pregos, já cortei e estou fazendo uma Arte, lembrei de Você!!!
Olá Adilson Pinheiro, participando aqui só pra registrar que na caatinga a braúna também e encontrada, com raridade más ainda se ver algumas, na propriedade do meu avô existe algumas. Um abraço, parabéns pelo vídeo.
Boa tarde meu velho, provavelmente estas lascas da cerca que você viu seja de aroeira , por que a Braúna não tem muita resistência a terra, a Braúna era muito usada para fazer moendas de engenhos para moer cana .
Você certamente não conhece a Braúna...aqui na minha região, cercas feitas de Braúna há mais de 80 anos não apresentam qualquer sinal de desgaste..devem durar mais 80 anos tranquilamente.
Aqui em Minas foi muito utilizada na construção das fazendas, são os pilares que sustentam a estrutura da casa, das grandes varandas... Como podemos ver até hoje.
Aqui em Belém do Pará essa excelente madeira é conhecida como ACAPÚ , que combinada com outra madeira chamada de Pau -Amarelo deixa a arte de primeiríssima qualidade
também adoro ferramentas!!!Quanto as propagandas nos seu vídeo sobre as marcas não sou contra.Se o produto é bom e vai nos trazer benefícios têm que ser divulgado mesmo.pra fazer fazer um bom trabalho,têm que ter uma boa ferramenta.parabéns...
Ai vc quer me matar de inveja rsrs. Eu aqui em Brasília indo de bike para o trabalho num trânsito de doido e poluição na cara e vem vc nessa vista maravilhosa com passarinho cantando no pé do ouvido, é demais hein Adilson? abraço Márcio Santana
Quando eu era criança e na zona rural aqui mesmo no ES, morava numa casa antiga de arquitetura italiana (eu acho) cujo os esteios principais e todos que vão ao chão SÃO de braúna, todos eles lavrados a machado e cortados nas medidas certas para o encaixe das vigas que também SÃO de madeira (peroba, jequitibá, vinhático etc.) e sobre isso tudo é que tem as paredes de alvenaria e tudo mais, pus ênfase no ''SÃO'' pois a casa ainda existe firme e forte, naquela época a 30 anos atrás ela já era considerada antiga com mais ou menos 20 anos, imagina agora, mas pode ficar por muito tempo de pé, porque ela é bonita apesar de simples e é uma das poucas que ainda existem no município, ou quem sabe no estado.
Adorei o canal. Tenho uma empresa de produtos para barba e comprei um lote de pente de madeira de uma empresa brasileira e depois quando fui comprar novamente ela não tinha mais o pente. Resumindo o pente era da China e não fazem aqui no Brasil como eu quero então pensei em fabricar mas aí veio a dúvida como fazer os dentes tão finos ficarem uniformes ? Ficaria eternamente grato se pudesse me ajudar de alguma forma
boa noite! parabéns pelo trabalho, so pra fazer uma correção a Brauna não e uma madeira de lei como o senhor informou no video, e com isso dando mais força ao que o senho disse que e uma das madeiras mais injustiçadas.
É isso mesmos Adilson é referente a dureza e o nó que as vezes tem nela ou seja o umbigo da braúna a especialidade do meu primo em marcenaria é fazer carro de boi.
Todas as espécies de brauna são escuras, na casa do meu pai tem uma cerca de arame feita com lascas, só que alguns dos moiroes são de uma cor mais clara e que não apodrecem.
Esse Brasil! a terra da madeira mas comprar no exterior madeira é mais barato que aqui, fico olhando os videos de EUA os caras comprando madeira em supermercado de carrinho como se for banana e ainda madeira do Brasil Europa e Africa, enquanto aqui na terra de ''Tinky Winky'' nem madeira Br barato vc não compra a nao ser a porcaria de pinus e o coco de mdf
sim, produz uma vagem caramelizada que é muito apreciada pelos bovinos, vi muitos exemplares dessa madeira em Itambé-BA, lá é utilizada como moirão e estacas em cercados.
serve sim, confeccionei caibros e peças utilizadas em telhado. Utilizo também toras roliças de plantas jovens para fabricar móveis rústicos (cadeiras, poltronas e tamboretes)
"aqui no sul da bahia"? vc é de onde? sou de tx de freitas. e a proposito, parabéns pelo canal, nem lembro como te achei no yt mais gosto bastante de "sujar minhas próprias mãos" e sempre pesquiso algo, nada muito profissional mais me aperfeiçoando a cada dia
+Gleiton Souza estou na verdade no ES, agora no sul do ES na divisa com o RJ, só que morei em Vitória, lá tem tanto baiano que o estado fica até mais perto rsrs Como diria a propaganda de sabão: se sujar faz bem kkkkkk
no sertão da Bahia é que bem tem. essa árvore não só da Mata Atlântica mas bem abundante na caatinga. Essa madeira é mais pesada do que a aroeira e aguenta choque, Mas não aguenta chão igual a aroeira. Madeira muito boa.
Eu reaproveito vários moiroes de cerca que jogam fora na minha região e faço placas e tronquinhos para minha coleção de orquídeas. É maravilhosa!!
Legal seu vídeo
Legal. Se for a mesma Brauna, no interior dr minas também tinha. O antigo engenho de cachaca do meu avô tinha os alicerces de brauna chubados com concreto na base. O engenhe caiu ja fazem mais de 20 anos e os esteios de braúna ainda continuam no mesmo lugar
Parabéns
Vc merece ser destaque.
Obrigado por exibir um bom conteúdo
Tinha vontade de ter uma árvore dessa no meu quintal. Com meu nome Braúna.
Ontem tinha um caminhao lotado de brauna aqui perto de casa tinham sido cortadas essa semana 2000 lascas de cerca
Vc é d+ q Deus te ilumine a cada dia
Valeu Adilson. Muito bom mesmo esta série sobre madeiras. No aguardo da próxima. Até lá.
valeu +alarbacn
Mais uma aula do mestre Adilson e lógico fazendo c/ que o conhecimento da galera...consecutivamente...evolua !!!
Obrigado pela informação...que é sempre bem vinda !!!
Abraço...valeu...paz !!!
valeu +Peterson russo catto
Você deu um show ao explicar a importância dessa Arvore, o mau uso realmente acaba extinguindo tantas espécies, um abraço!
Obrigado Cesar
Adilson,mais que agradecido,por esse vídeo,eu fiquei emocionado,isto porque lá no sítio encontrei alguns pedaços de braúna,lascas velhas ,eu as trouxe e começei aparelhar um pedaço e achei ela muito linda,realmente umas das mais bonitas,agora vou comprar a minha serrinha de bancada e vou preparar elas não vou perder nenhuma mais,estou pensando em colocar ela junto com umas tabuas de vinhatico que tenho aqui.um abraço amigo e obrigado pelo video,assim que der fala do anjico branco que também é uma madeira muito linda
Lourival com o vinhatico vai ficar lindo. Se você quiser depois de sarrafear pode preencher as trincas com resina epoxi, assim não tem desperdicio.
Tenho algumas lascas aqui me esperando rsrs
Obrigado pela dica Adilson,você é 10.que Deus o abençoe sempre
Tenho em minha chácara três pés de brauna
Muito boa mesmo
Injustiçada também,,
Usso pra fazer escala de instrumentos
show de informação Adilson.. Ansioso pelo próximo vídeo, vamos que vamos !!!!
valeu +Adenilton Araujo Santos vou ver o que acho por aqui as minhas ficaram em Vitória rsrs
Adilson tava no meio do nada e lembrou q tinha q gravar, um dos meus UA-cams favoritosssssss !!!
Vsleu Adílson....acabei de encontrar uma na minha casa.. era uma tábua de 3 cm por 40 de 2mt ... vou fazer uma bancadinha .
Obg
Madeira nobre ,tope 10 ,parabéns pelo seu canal abraços.
Adilson, muito obrigado pela explicação da Madeira BRAÚNA! pois tenho este sobrenome, e foi por isso que cheguei até o seu canal procurando saber mais um pouco deste nome! Valeu você explica muito bem ,mostra que realmente conheçe e gosta do que faz.
Obrigado Creuzelita. Provavelmente sua familia veio de Portugal. Boa parte dos sobre nomes com com nomes de árvores são de Portugueses, que por sua vez compunham de cristãos novos (Judeus fugindo da inquisição).
No seu caso só fico em duvida por ser Braúna madeira brasileira, diferente do meu Pinheiro. Por outro lado a inquisição também deixou seu rastro aqui.
Gravíssimo pelas importantes e essenciais informações sobre esta nobre madeira!!
valeu +Takao Aparecido Chimbo
Muito legal video. Achei um caibro de brauna .de uma casa centenaria . Na verdade uma das primeiras casas da regiao. Fiz um malho com um pedaço .o restante pretendo fazer cabos de facas .
Grande vídeo Adilson.
Grande +Maker Brasil
hehehe
Parabéns pelas explicações meu amigo.
valeu +Jony Mar Miranda Canelas Miranda
Caramba! Muito bom saber que moro numa região onde é abundante uma das madeiras mais duras e estéticas do Brasil. Aqui no Cariri da Paraíba essa madeira é muito fácil de encontrar.
O cerne do jatobá do cerrado é a madeira mais dura que existe (bem mais que aroeira, braúna, pau ferro etc )
é sempre bom ver os seus vídeos Adilson....
obrigado +Juacy Silva
Muito legal esses vídeos sobre as madeiras, assim esse conhecimento não se perderá com a aposentadoria dos antigos marceneiros que levavam uma vida inteira para conhecer apenas alguns tipos de madeira e vc divulgação está perpetuando esse conhecimento, parabéns.
+Luis Summo é verdade, sempre que morre algum dos mais velhos fico pensando nisso.
abçs
Bom dia !
Adilson, primeiramente gostaria de parabenizar pelo seu trabalho. Segundo, gostaria de pedir a você, que falasse sobre a Aroeira.
Muito legal o vídeo, Adilson.
Obrigado pelas informações.
Recentemente eu colhi um pedaço de lasca de cerca de mais de 50 anos e que já estava há pelo menos uns 5 anos dentro de um córrego. Para minha surpresa a madeira estava completamente perfeita.
Levei esse pedaço para casa, a cortei em talas para confecção de cabos para faca.
Obrigado por compartilhar.
Abraços.
salvo algumas também por aqui, acho que tenho duas em casa rsrs
Eu acho muito mais muito triste, na minha região já não existe Brauna nem...ouve tantas destruição da natureza, que acabaram-se alguns riachos e cachoeiras e animais Obrigada só queria ver esta árvore tão bonita que é a Brauna.
cara vc tocou aí em um ponto fundamental,sobre essa madeira. no meu município lá na Bahia era usado cm mourão de serca e estacas só isso mais nada. e ver que é uma madeira muito boa. Parabéns meu nobre pelo vídeo
Tenho resgatado algumas que acho a eira da estrada, ainda não sei exatamente o que fazer com elas, mas vai dar coisa kkkk
Muito inteligente .. parabéns
Adilson, aqui na Amazônia há uma variedade chamada ibira-una, que em tupy significa algo como madeira escura.Usava- se para fazer pilões e na C.Civil em estruturas de telhado.
Tenho um pedaço que nem a plaina elétrica Makita MKP 081 conseguiu plainar.Ela resvala sobre a peça, queima,mas não corta. No nordeste ela era conhecida por revirar o gume dos machados.
Valeu a postagem
+Professor: Carlos Cruz pelo nome é a mesma. Até acredito que o mal uso tenha se dado por não conseguirem trabalha-la. Imagine, como aplainar com plaina manual?
esss série é show. Parabéns
valeu +Marcelo Rezende
Boa tarde! Aqui no nordeste foi usado bastante na construção de estradas de ferro, como dormente, famosa madeira de lei que Copom não foi!
Você é um poço de sabedoria! Rsrsrsrs
Lembrei qdo criança o meu pai fez algumas cercas com braúna. Tinha q ter atenção ao carregá-las por causa das farpas. Eu não sabia q se fazia móveis dessa madeira, muita dura. Nunca ví uma árvore de braúna.
+Edgar Salgado estou com uma lasca aqui que pretendo aparelhar, vamos ver quantas laminas vou gastar kkkkk
É vdd.
Adilson, não perco os seus vídeos, estava esperando um da braúna. Na década de 70 aqui no interior de SP era comum caminhões carregados de lascas de braúna vindos da Bahia. Acredito que este mau uso se devia mais á facilidade com que se rachavam estas toras do que pela sua qualidade para palanques de cercas. Os palanques invariavelmente apodreciam na linha do solo e permaneciam íntegros na parte enterrada e na parte aérea. Sempre que posso recolho para meu uso, pedaços de palanques com mais de 40 anos abandonados nos pastos e a madeira continua perfeita, assim como os tocos enterrados. Acrescentando as suas informações, há muitos anos um guia turístico em Ouro Preto me disse que os alicerces das igrejas da cidade seriam de toras de braúna. Em tempo, assim que puder vou plantar algumas mudas de braúna, o negócio é ganhar tempo para podermos usá-las em nossa marcenaria, prometo enviar-lhe algumas peças quando cortá-las. Obrigado pelos vídeos.
+Cesar Girard de fato, elas racham muito certinho mesmo, só não pode espetar o dedo nas farpas. ehhhh coisa doida kkkkk
Opa, vou esperar então!
Em 2003 eu estava fazendo um buraco para enterrar uma vaca nas terras da família em Ibitirama ES. Por volta de 50 s 70cm bati em uma pedra que acabou se mostrando uma lasca de Braúna. Como usávamos como estacas, cavei e tirei 16 unidades que ainda hoje estão na propriedade. Não sei quando tempo passaram enterradas, mas estavam intactas e por isso afirmo que é a melhor (resistente) madeira que já vi na vida.
Show de boa Adilson...mais um super vídeo. Gostaria de rassaltar o usa da braúna na lutheria, pois fazemos escalas, cavalete e até frisos laterais em instrumentos musicais com ela...as que uso tb eram moeirões como esses aí da serca. Pegou sol e chuva por muitos anos, hj são muito bem utilizadas em violões, cavaquinhos entre outrem...muito boa !
Você usa também em fundo de investimentos, além da escala e lateral, como disse?
Aqui pela região potiguar e paraibana é bem conhecida. Existem até cidades com nomes de Baraúnas e Baraúna. Boa oportunidade que nos dá culturalmente, amigo! Tudo de bom.
+Djanilson Souza qual estado?
+Adilson Pinheiro Aqui no RN temos uma cidade por nome Baraúnas e na PB tem lá outra por nome Baraúna!
bacana +Djanilson Souza
Obrigado
Adilson mais um vídeo show sobre madeira , tenho um primo que é marceneiro que fala que o único inimigo do marceneiro é o umbigo da braúna , ele é marceneiro em barra de Abaíra BA.
+Vladimir Almeida essa não conhecia rsrsr
Provavelmente eseja referencia para a dureza de um nó numa madeira já dura como essa rsrs
Boa!
Valeu!
otima explicação , brauna também é antidoto para quem adoeceu com a chicungunha, fiz o cha com a casca da brauna e fiquei curado.
Oi Cleriston, é uma pena que quase não se encontra mais a árvore né, por causa da extração desordenada pra fazer lasca de cerca pra criação de gado.
+Silas Lorenzo pura verdade Silas pois é estive doente e fiz o uso do chá e fiquei curado,aqui na nossa região ainda existe alguns pés de Brauna.
Muito bom Mestre Adilson, vou verificar em minha Madeirateca se tenho algum pedaço de Braúna. Há algumas semanas ganhei umas tábuas de Cabreuva, com cimento e pregos, já cortei e estou fazendo uma Arte, lembrei de Você!!!
legal +Zitto Rossi
DIas atrás achei meu velho mostruário que estava abandonado a quase uma década, vou retomá-lo agora
Adilson parabéns pelo seu trabalho, e queria saber se a Braúna é boa pra fazer tábuas de corte
parabens pelo trabalho
Muito interessante seu canal. Parabéns.
Olá Adilson Pinheiro, participando aqui só pra registrar que na caatinga a braúna também e encontrada, com raridade más ainda se ver algumas, na propriedade do meu avô existe algumas.
Um abraço, parabéns pelo vídeo.
+Ricardo Orbones obrigado pela informação. Nunca vi uma árvore de Braúna
Adilson Pinheiro
Realmente é muito raro de ver, essas da propriedade de meu avô fica próximo a encosta da serra da ibiapaba no Ceará.
Na nossa fazenda temos Braúna. Uma delas centenária e com mais de dez metros de altura.
very good
thanks you my friend
recomendo
thanks +Sergio Kiwon
Muito fera esse cara...gostei muito da explicação. sou um assíduo espectador de seus videos.
gosto muito dos vídeos Parabéns guerreiro
obrigado +costafloripa Brasil
Adilson, fala um pouco sobre a algaroba, e o como podemos trabalhar com essa madeira.
parabéns pelos videos.
Boa tarde meu velho, provavelmente estas lascas da cerca que você viu seja de aroeira , por que a Braúna não tem muita resistência a terra, a Braúna era muito usada para fazer moendas de engenhos para moer cana .
Você certamente não conhece a Braúna...aqui na minha região, cercas feitas de Braúna há mais de 80 anos não apresentam qualquer sinal de desgaste..devem durar mais 80 anos tranquilamente.
Aqui em Minas foi muito utilizada na construção das fazendas, são os pilares que sustentam a estrutura da casa, das grandes varandas... Como podemos ver até hoje.
Era a brauna e a peroba rosa
@@Adilsonpinheiro AROEIRA
Aqui em Belém do Pará essa excelente madeira é conhecida como ACAPÚ , que combinada com outra madeira chamada de Pau -Amarelo deixa a arte de primeiríssima qualidade
Acho que não é a mesma não
As sementes são diferentes
Bacana!!👏👏👏
também
adoro ferramentas!!!Quanto as propagandas nos seu vídeo sobre as marcas não sou contra.Se o produto é bom e vai nos trazer benefícios têm que ser divulgado mesmo.pra fazer fazer um bom trabalho,têm que ter uma boa ferramenta.parabéns...
valeu +valdir E.da silva
muito bom este cara me inspira
valeu +Gutemberg Sandokan
Wikipedia das madeiras, mais uma pra coleção vlw...
hahah valeu +Omair Santos
Adilson Pinheiro Já ouviu falar de uma madeira chamada caraiba preta?
Tava labioso hoje Adilson !! 😅👍🏻
Ai vc quer me matar de inveja rsrs. Eu aqui em Brasília indo de bike para o trabalho num trânsito de doido e poluição na cara e vem vc nessa vista maravilhosa com passarinho cantando no pé do ouvido, é demais hein Adilson?
abraço
Márcio Santana
Márcio, aqui tenho uma boa qualidade de vida. Sò fica devendo para matéria prima
Bom bem esplanada.
Gostei do vídeo pq madeira aqui no sertão da Bahia está escassa , tenho um sitio com um pé braúna
Olá meu amigo Adilson Pinheiro sou escrito no seu canal e gostaria que você falasse um pouco da da arvore bandarra
Quando eu era criança e na zona rural aqui mesmo no ES, morava numa casa antiga de arquitetura italiana (eu acho) cujo os esteios principais e todos que vão ao chão SÃO de braúna, todos eles lavrados a machado e cortados nas medidas certas para o encaixe das vigas que também SÃO de madeira (peroba, jequitibá, vinhático etc.) e sobre isso tudo é que tem as paredes de alvenaria e tudo mais, pus ênfase no ''SÃO'' pois a casa ainda existe firme e forte, naquela época a 30 anos atrás ela já era considerada antiga com mais ou menos 20 anos, imagina agora, mas pode ficar por muito tempo de pé, porque ela é bonita apesar de simples e é uma das poucas que ainda existem no município, ou quem sabe no estado.
Voce conhece o vinho da brauna? Um liquido que tira de dentro da madeira?
Gostei sim
Aqui em Pernambuco tem muita
legal fez lembrar minha infância.A brauna esta extinta ?
+valdir E.da silva quase! Até onde sei já não é extraida
Tenho uma que nasceu em meu terreno, não tenho certeza se realmente é, ela tem espinhos e um perfume nas folha quando amassadas com as mãos
Adorei o canal. Tenho uma empresa de produtos para barba e comprei um lote de pente de madeira de uma empresa brasileira e depois quando fui comprar novamente ela não tinha mais o pente. Resumindo o pente era da China e não fazem aqui no Brasil como eu quero então pensei em fabricar mas aí veio a dúvida como fazer os dentes tão finos ficarem uniformes ? Ficaria eternamente grato se pudesse me ajudar de alguma forma
Rapaz aqui na nossa propriedade tem umas 500 brauna Gigante
Gostei muito do vídeo, parabéns !
linda vista
Obrigado +leandro felicio
parabéns coTei
eu conhecia como Braúna ferro é tão escura quanto o ébano! tinha a madeira e e duas árvore lá em minas no sítio onde eu morava 😢
Adilson, a braûna cola bem? Obrigado e parabéns pelo canal!
boa noite! parabéns pelo trabalho, so pra fazer uma correção a Brauna não e uma madeira de lei como o senhor informou no video, e com isso dando mais força ao que o senho disse que e uma das madeiras mais injustiçadas.
adilson pinheiro eu queria saber si a madeira do nin e boa .... nin indiano.
Tem como fazer mudas de brauna?
Também é conhecida por quebracho porque quebrava muitas machados. E que região é essa ai que tu filmou?
Aqui no Sul do Ceará tem moço
É isso mesmos Adilson é referente a dureza e o nó que as vezes tem nela ou seja o umbigo da braúna a especialidade do meu primo em marcenaria é fazer carro de boi.
+Vladimir Almeida ai o carro de boi canta rsrs
Todas as espécies de brauna são escuras, na casa do meu pai tem uma cerca de arame feita com lascas, só que alguns dos moiroes são de uma cor mais clara e que não apodrecem.
Aqui na minha região tem, é muito pesada e dura.
Parabéns que serve o óleo da barauna?
Não sei informar
Parabéns pelo conhecimento! Tem como indicar onde consigo mudas desta árvore?Obrigado.
Olá pode fazer tábua de carne que passar nela
Pra mim é a mais dura, não sei de outra que possa se aproximar da Braúna nesse quesito.
Esse Brasil! a terra da madeira mas comprar no exterior madeira é mais barato que aqui, fico olhando os videos de EUA os caras comprando madeira em supermercado de carrinho como se for banana e ainda madeira do Brasil Europa e Africa, enquanto aqui na terra de ''Tinky Winky'' nem madeira Br barato vc não compra a nao ser a porcaria de pinus e o coco de mdf
Onde moro tem algumas brauna
Vc conhece a sete casca? E sabe sobre a utilização de sua madeira?
De nome não me recordo
sim, produz uma vagem caramelizada que é muito apreciada pelos bovinos, vi muitos exemplares dessa madeira em Itambé-BA, lá é utilizada como moirão e estacas em cercados.
Adilson, acho que consegui uma madeira interessante pra você apresentar, como consigo falar contigo?
É impossível ter uma cerca aqui que não tenha Braúna. Quero muito conhecer essa árvore. A qui não vejo
Estou querendo saber prá quê se
Aproveitando o tema, sabe me dizer se madeira de jamelão serve pra alguma coisa?
Excelente vídeo como sempre parabéns!
+rodrigohugin tai, nunca vi uma cortada. Deixe secar a sombra alguns dias, vai notar se serve ou não.
Só tome cuidado com cupins
Valeu Adilson!
serve sim, confeccionei caibros e peças utilizadas em telhado. Utilizo também toras roliças de plantas jovens para fabricar móveis rústicos (cadeiras, poltronas e tamboretes)
Se a pessoa quiser faser uma plantaçao dessa especie de madeira, tem como conceguir mudas?
Não. Kkk
Adilson, essa madeira pode ser usada em tabua de corte?
Poder ate pode mais ela lasca muito
Porquê você diz que e mau uso a utilização em cercas?
É uma utilização bem produtiva
Rapais pra fazer cercas tem várias madeiras boas mais apropriadas e fora de extinção.
Madeira Coração de negro você conche?
obrigado mestre
"aqui no sul da bahia"? vc é de onde? sou de tx de freitas. e a proposito, parabéns pelo canal, nem lembro como te achei no yt mais gosto bastante de "sujar minhas próprias mãos" e sempre pesquiso algo, nada muito profissional mais me aperfeiçoando a cada dia
+Gleiton Souza estou na verdade no ES, agora no sul do ES na divisa com o RJ, só que morei em Vitória, lá tem tanto baiano que o estado fica até mais perto rsrs
Como diria a propaganda de sabão: se sujar faz bem kkkkkk
Ela é cheirosa??
Nao sei verde mais depois de seca nao tem cheiro nenhum
no sertão da Bahia é que bem tem. essa árvore não só da Mata Atlântica mas bem abundante na caatinga. Essa madeira é mais pesada do que a aroeira e aguenta choque, Mas não aguenta chão igual a aroeira. Madeira muito boa.