Palestra | A monumentalidade na história indígena antiga e nas memórias sobre os povos indígenas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2025
  • Palestra realizada em 5 de outubro na Casa Museu Ema Klabin.
    ---
    Nas últimas décadas, testemunhamos avanços significativos no modo como os povos indígenas são tratados na educação escolar, nos meios de comunicação em massa e nas memórias históricas dos não indígenas. No entanto, apesar desses avanços, muitos estereótipos ainda se encontram fortemente presentes, especialmente os mais sutis ou aqueles que se revestem de positividade e idealização.
    Nesta palestra examinamos um desses estereótipos: a oposição hierarquizante e evolucionista entre povos indígenas que produziram ou não monumentalidade em suas edificações, vilas e cidades.
    ---
    Eduardo Natalino dos Santos é livre docente e professor de História da América Pré-Hispânica e História Indígena Colonial na Universidade de São Paulo (USP), onde também orienta no Programa de Pós-graduação em História Social. Tem mestrado e doutorado em História Social, com pesquisas publicadas sobre o México indígena e a Mesoamérica. É autor de diversos livros, incluindo "Cidades pré-hispânicas do México e América Central", "Deuses do México indígena", "Tempo, espaço e passado na Mesoamérica". É um dos fundadores do Centro de Estudos Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos (CEMAA/USP) e do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA/USP). Suas pesquisas focam em comparações entre as histórias e cosmologias dos povos indígenas da Mesoamérica e Andes Centrais. Recentemente, co-organizou o livro “História e Arqueologia da América indígena”.
    AUDIOVISUAL
    Cabrel Escritório de Imagem
    SONORIZAÇÃO
    Estúdio Loop
    TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS
    S Sato Produções em Acessibilidade

КОМЕНТАРІ •