Fala Agronomia Agro! Obrigado pelo comentário e pela ideia! Muito boa por sinal! Vou anotar aqui para fazer em breve após a série de sintomas nutricionais que está rolando! Deve ajudar bastante! Grande abraço!
Fala Guto! Valeu! Recebi essa semana um material sobre fisiologia e nutrição de plantas, vou compilar e em breve vem algo por aí no canal! Se quiser adiantar seus estudos, procura sobre análise DRIS de plantas! Lembro de ter um software online que faz esse cálculo gratuito! Abraços!
Fala Fabiano! Obrigado pela dica, vou levar em consideração para próximos vídeos! Mas vão ter vídeos no canal que são mais básicos, e outros mais avançados (como muita gente por aqui já pediu também), não dá para ter todas as informações em vídeos muito curtos, e muito longos as pessoas não assistem. Mas pode deixar que trarei em breve mais conteúdos simplificados sobre esse assunto que é muito importante! Grande abraço!
Boa noite Fabiano Eu sou apenas curioso não sou da área agro... Oque percebo é o seguinte.. Conforme vc vai estudadando os assuntos mais básicos acaba se aprofundando aos poucos nos temas mais complexos e entendendo... pesquisando aqui no UA-cam e no Google
Bom dia.... você poderia fazer alguns vídeos falando sobre algumas cultura...especificamente milho soja e algodão...falando sobre suas botânicas e suas principais pragas e doenças seria um sucesso....um abraço..
Fala parceiro Ronaldo! É uma excelente ideia! Vou pensar em uma série mais voltada para as culturas! Obrigado pela participação! Grande abraço e boa semana!
Boa tarde Diego! Seria obrigatoriamente fazer a rotação de culturas entre uma gramínea e leguminosa por conta do aproveitamento do ? Explique fazendo favor o consórcio entre milho e pastagem ? ...muito obrigado que Deus te abençoe faça cada vês mais seu canal cresce muito sucessos
Como que o consórcio entre a pastagem o milho da certo sendo que o pastagem é uma gramínea vai precisar de nitrogênio para se decompor e o milho uma gramínea precisa de nitrogênio para se decompor e é uma planta exigente en N como é que fica ?
Oooopa Rei do Garimpo! Obrigado pelos seus comentários aqui! Seja bem vindo ao canal! Tamo junto, parceiro! Sempre bom ter o pessoal da nossa querida Bahia por aqui! Grande abraço!
Fala Iuri! Isso é um grande desafio viu... fáceis eu não sei, mas existem experiências com diversas leguminosas como guandú-anão, crotalárias, lablab e etc... eu aconselho a conversar com o pessoal da Piraí Sementes que vão saber te orientar melhor nesse caso! Eles tem vários cases em pomar para compartilhar! www.pirai.com.br/
Fala Jucelio! Obrigado pelo comentário! Ele fixa pra ele, não no solo! Então quando ele morrer, vai sobrar nitrogênio que a frutífera poderá aproveitar! Existe a transmissão de N via fungos micorrízicos de uma planta para a outra, mas só existem evidências científicas que esta ocorre quando a leguminosa, no caso o feijão, está com N em excesso... ou seja... teria que adubá-la.. daí já valeria a pena adubar a frutífera direto... mas sim! Pode plantar, que de uma forma ou de outra vai aproveitar no sistema! Só cuidado para não ser um feijão trepador ou de porte muito alto, pois pode atrapalhar as pulverizações de fitossanitários e fertilizantes foliares! Grande abraço!
Olá Diego. Mesmo quando colocamos um "muching" superficial abaixo das copas das árvores frutíferas os microrganismos irão roubar o N do solo? Mesmo boa que parte do material não esteja exatamente em contato com o solo, servindo mais como cama morta/cobertura? Obrigado pelo vídeo, abs!
Obrigado pelo comentário Thiago! Cara, seria mesmo! E, apesar de eu já ter trabalhado diretamente com isso no passado, conheço um cara fera nisso que poderia dar uma luz nesse assunto! Vou encontrar ele no mês que vem e já vejo se consigo trazer ele aqui! Valeu! Tamo junto!
Valeu pela pergunta Paolo! As plantas têm relação C/N mais alta, ou mais baixa. As mais altas tendem a imobilizar N do solo, as mais baixas tendem a disponibilizar N. Se você se refere às com relação mais próximas da do solo, normalmente as que podem chegar a esse ponto são algumas leguminosas (do solo seria em torno de 24). Observe essa tabela por exemplo: www.google.com.br/search?q=adubos+verdes+e+rela%C3%A7%C3%A3o+C/N&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi3jIaDj43cAhVGhZAKHQp2AhMQ_AUICygC&biw=1366&bih=635#imgrc=DW01dDDIdF59jM: Mas vai depender do manejo também que pode alterar um pouco essa relação, assim como época de plantio. Espero ter ajudado! Tamo junto!
Daniel, em um caso de reforma de canavial. Eu gostaria de realizar a colheita um pouco antes (em meados de abril) e gostaria de utilizar forrageiras durante o inverno para anteceder a semeadura de Soja (meados de final de Setembro/Outubro), com o intuito de fornecer bastante matéria orgânica antes de voltar com o plantio da cana-de-açúcar (que seria após a colheita da soja (meados de fevereiro/março). OBS: Aqui é a Mesorregião Norte Central do Paraná.
Olá Esther! As cinzas são boas fontes de potássio e outros minerais! Podem ser usadas sim nas plantas! Veja esse site explica um passo a passo bem legal: pt.wikihow.com/Usar-Cinzas-de-Madeira-Como-Fertilizante
Em vez de fazer rotação de cultura, poderia fazer um consórcio gramínea/leguminosa pra resolver a relação? Uma outra dúvida: no caso de usar cobertura de solo com palhada de gramínea, é recomendável equilibrar essa cobertura usando resíduos com uma relação C/N baixa?
Fala Guilherme! Sim, se fizer consórcio tenderá a equilibrar a relação C/N do material, assim como se misturar as palhadas de gramíneas e de leguminosas. Entenda que se é recomendado ou não vai depender do que você deseja, uma decomposição mais rápida liberando N para as plantas? Vai buscar relação C/N menor. Agora se quiser uma decomposição mais lenta liberando os nutrientes de forma gradual e longo prazo e mantendo a palhada protegendo o solo, uma relação C/N mais alta.
Oi amigo será que o sr poderia me ajudar Eu faço composto de cogumelo só que eu não Seia fazer o cálculo c/n Eu uso 46.500 kilos de serragem de pinos 16 .00 kklos de farelo de soja 4.00 kilo de farelo de trigo 1.00 kilo de gesso agrícola 1.500 kilo de calcário calcitico
Fala Saullo! Obrigado pela pergunta! Em curto prazo sim, o N aplicado enquanto esse material estiver em decomposição inicial será direcionado para a decomposição, não sendo aproveitado pela planta, por isso é preciso adubar a mais nessa situação! Porém a longo prazo esses materiais orgânicos deixados podem contribuir significativamente para a melhora da qualidade do solo! Grande abraço!
Como sempre, seus vídeos são muito didáticos, entretanto, me parece que houve uma pequena confusão entre a C/N do solo e a C/N dos compostos orgânicos usados como cobertura. Na literatura os valores citados da C/N do solo são: < 10 - satisfatória 12 - 15 - elevada > 15 - muito elevada Já a C/N recomendada para os compostos orgânicos usados como cobertura é: < 15 - baixa 24 - ideal > 30 - elevada A C/N de 24 nos compostos orgânicos é considerada essencial para que os microorganismos do solo consigam manter seu fitness adequado, uma vez que estes microorganismos requerem aproximadamente 16 partes de carbono para o metabolismo energético e 8 partes para a manutenção estrutural. Fonte: Carbon to Nitrogen Ratios in Cropping Systems. USDA, 2011.
@@angelicagarcia8626 eu entendi que em relação ao solo ele afirmou que a C/N média era de 24, o exemplo hipotético ele criou em relação aos materiais adicionados, C/N 40 para gramíneas e 11 para leguminosas.
Boa tarde! A calda sufocaustica,a calda bordaleza é perigoso p/mulher manusear? Senti vontade de comprar ela pronta a bordaleza mas estou pensando duas vezes,porque pode trazer prejuízos à saude. É melhor deixar isso quieto ,né?
Fala Maria Izabel! Não é perigoso desde que não caia no olho e você não ingira! Evite contato com a pele também... melhor.. A cauda sulfocálcica usa para controle de pragas e a calda bordalesa para doenças. Use sempre com a recomendação de um profissional, e com os devidos cuidados pelas orientações do mesmo... Veja se é realmente necessário usar em sua área antes!
A qualidade do material orgânico vai definir a característica bioquímica do material, por exemplo, um material com uma relação celulose/lignina mais alta tende a decompor mais rápido, assim como os materiais de menor granulometria. Quanto à qualidade de Matéria Orgânica do Solo refere-se à diversidade biológica e todos os fatores que afetam a mesma (temperatura, relevo, localização geográfica, manejo, etc...) Valeu!
Olá Rebecca! Resumindo, o teor de carbono e nitrogênio na matéria orgânica vai determinar se ela vai decompor mais rápido ou mais devagar! E um dos efeitos colaterais desse processo vai ser a imobilização do N no solo, dependendo da composição bioquímica do material!
A relação C/N mais alta, mais demora pra se decompor é isso ? Se minha intenção for deixar a palhada protegendo (cobrindo) o solo por mais tempo tenho que usar a relação C/N mais alta isso ? Só que assim teria que usar uma adubação posterior maior de nitrogênio?
Conheça o curso bit.ly/turma-1-curso-adr e a versão somente com os módulos Saúde do Solo e Matéria Orgânica bit.ly/expert-saude-do-solo
Muito importante na minha minhocultura, doutor Minhoca em Aparecida sp
Que vídeo maravilhoso! Parabéns pela iniciativa! A galera das agrárias precisa muito de conteúdo assim!
Show Raquel! Muito obrigado pelo comentário!! Tamo junto! =]
Parabéns, foi Top
Amei Obrigada
Que bom que gostou! Valeu
uso muito para cultivo de cogumelos
Top 👏
Valeu!! Tamo junto, Uilliam!
Pode ficar tranquilo estamos entendendo... valeu!!!
Show Sanderson! Valeu pelo feedback! Sempre muito importante! Grande abraço e boa semana!
vc é topppp,..... obrigado pelo conteúdo....
Valeeeu Bruno
Like 61! Solo é um recurso que merece muita atenção! Show!
Show Luiz! Muito obrigado! Com toda certeza! Vamo que vamo conhecendo cada dia mais desse recurso tão importante para a vida humana e para a natureza!
É isso aí, meu nobre! É um tipo de conhecimento que não se esgota nunca e de vital importância para todos!
Grande abraço!
Muito boa sua didática, explica com muita clareza, meus parabéns!
Muito obrigado, Geciliana!
Excelente!
OPA, seria muito bom se vc fizesse um video de conversões de medidas de resultados analítcos de solo, muito obrigado, abraco!
Fala Agronomia Agro! Obrigado pelo comentário e pela ideia! Muito boa por sinal! Vou anotar aqui para fazer em breve após a série de sintomas nutricionais que está rolando! Deve ajudar bastante! Grande abraço!
Que video perfeito, parabéns!
Valeeeu
Demais!!!! Vlw prof
Tamo junto Alex! Obrigado pelo comentário!
Ótimo assunto !! Faz uma relação K/N na nutrição da planta ! Abraço
Fala Guto! Valeu! Recebi essa semana um material sobre fisiologia e nutrição de plantas, vou compilar e em breve vem algo por aí no canal! Se quiser adiantar seus estudos, procura sobre análise DRIS de plantas! Lembro de ter um software online que faz esse cálculo gratuito! Abraços!
Qual melhora o solo ? A biomassa do capim ou a fixação de nitrogênio da leguminosas?
Penso que a proporção ideal entre ambas
Aprendi mais do que na minha graduação.
Caramba Emerson! Obrigado pelo comentário! Que bom que o canal está te ajudando! Tamo junto! Grande abraço!
Muito show! Boa explicação agr entenfi
Show Gilson! Obrigado pelo comentário!
Se você der uma introdução do assunto pra depois fazer uma explicação aplicada ficaria mais fácil de entender. Obrigado.
Fala Fabiano! Obrigado pela dica, vou levar em consideração para próximos vídeos! Mas vão ter vídeos no canal que são mais básicos, e outros mais avançados (como muita gente por aqui já pediu também), não dá para ter todas as informações em vídeos muito curtos, e muito longos as pessoas não assistem. Mas pode deixar que trarei em breve mais conteúdos simplificados sobre esse assunto que é muito importante! Grande abraço!
Boa noite Fabiano
Eu sou apenas curioso não sou da área agro...
Oque percebo é o seguinte..
Conforme vc vai estudadando os assuntos mais básicos acaba se aprofundando aos poucos nos temas mais complexos e entendendo... pesquisando aqui no UA-cam e no Google
Bom dia.... você poderia fazer alguns vídeos falando sobre algumas cultura...especificamente milho soja e algodão...falando sobre suas botânicas e suas principais pragas e doenças seria um sucesso....um abraço..
Fala parceiro Ronaldo! É uma excelente ideia! Vou pensar em uma série mais voltada para as culturas! Obrigado pela participação! Grande abraço e boa semana!
bem didatico
Tamo junto Octea! Valeeu!
no caso então se fazer essa ''rotação de milho e soja não precisara de adubar com Nitrogenio?
Melho canal do mundo! Melhor do que videos femininos sobre maquiagem e cabelo 📚📖📒
Caramba Ana! Show de bola! Muito obrigado! Fico muito feliz em saber que está curtindo o canal! Grande abraço e uma ótima semana! =]
Muito bom!! Parabéns
Muito obrigado pelo comentário Rebeca! Tamo junto! Grande abraço e boa semana!
Boa tarde Diego!
Seria obrigatoriamente fazer a rotação de culturas entre uma gramínea e leguminosa por conta do aproveitamento do ? Explique fazendo favor o consórcio entre milho e pastagem ? ...muito obrigado que Deus te abençoe faça cada vês mais seu canal cresce muito sucessos
pode fazer adubação de N
Como que o consórcio entre a pastagem o milho da certo sendo que o pastagem é uma gramínea vai precisar de nitrogênio para se decompor e o milho uma gramínea precisa de nitrogênio para se decompor e é uma planta exigente en N como é que fica ?
@@nivaldopereira3854 aduba com n
Sim, é só adubar daí! Sem problema!
Boa demais sua didática!
Valeu pelo comentário Ciência do campo! Aguardo mais vídeos lá no seu canal, que estão top também! Tamo junto!
video muito bom, só não gostei da camera desfocando
Valeu João, os novos vídeos já não temos esse problema!
Excelente AULA obrigado
Excelente video!
Parabéns!
Valeu Renan! Tamo junto, meu amigo! Grande abraço e boa semana!
Meu amigo, por favor: quais são os teores de C e N da silagem de milho? Grato.
NOTA 10000!!! PROFESSOR EXCELENTE!! MAIS UM INSCRITO, DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE!! JOÃO NETO - BA
Oooopa Rei do Garimpo! Obrigado pelos seus comentários aqui! Seja bem vindo ao canal! Tamo junto, parceiro! Sempre bom ter o pessoal da nossa querida Bahia por aqui! Grande abraço!
Bom dia amigo.
Mais um integrante no seu canal 👍...
Show! Seja muito bem vindo, meu amigo!
Eu gostaria de saber algumas plantas fáceis de achar para colocar no pomar e fixar nitrogênio
Fala Iuri! Isso é um grande desafio viu... fáceis eu não sei, mas existem experiências com diversas leguminosas como guandú-anão, crotalárias, lablab e etc... eu aconselho a conversar com o pessoal da Piraí Sementes que vão saber te orientar melhor nesse caso! Eles tem vários cases em pomar para compartilhar! www.pirai.com.br/
Parabéns mano, sucesso.
Tamo junto parceiro Johnston! Grande abraço e boa semana! Vamo que vamo!
👏🏾👏🏾👏🏾
Valeu Weverton!
O pé de feijão fixa nitrogénio no solo?
Posso plantar feijão bem próximo ao um pé de frutífera? Para beneficiar à frutífera mais na frente.
Fala Jucelio! Obrigado pelo comentário! Ele fixa pra ele, não no solo! Então quando ele morrer, vai sobrar nitrogênio que a frutífera poderá aproveitar! Existe a transmissão de N via fungos micorrízicos de uma planta para a outra, mas só existem evidências científicas que esta ocorre quando a leguminosa, no caso o feijão, está com N em excesso... ou seja... teria que adubá-la.. daí já valeria a pena adubar a frutífera direto... mas sim! Pode plantar, que de uma forma ou de outra vai aproveitar no sistema! Só cuidado para não ser um feijão trepador ou de porte muito alto, pois pode atrapalhar as pulverizações de fitossanitários e fertilizantes foliares! Grande abraço!
Olá Diego. Mesmo quando colocamos um "muching" superficial abaixo das copas das árvores frutíferas os microrganismos irão roubar o N do solo? Mesmo boa que parte do material não esteja exatamente em contato com o solo, servindo mais como cama morta/cobertura?
Obrigado pelo vídeo, abs!
Você leu meu pensamento , ia começar a fazer um resumo sobre o assunto !! Obrigada, vou assistir :)
Que show Theise! Espero que tenha te ajudado no resumo! Tamo junto! Boa semana!
Diego seria interessante um vídeo sobre como fazer o cálculo da necessidade hidrica da Cultura. Quanto irrigar. Seria show!!!
Obrigado pelo comentário Thiago! Cara, seria mesmo! E, apesar de eu já ter trabalhado diretamente com isso no passado, conheço um cara fera nisso que poderia dar uma luz nesse assunto! Vou encontrar ele no mês que vem e já vejo se consigo trazer ele aqui! Valeu! Tamo junto!
Boa tarde professor, qual seria a planta de adubação verde que tenha relação C/N mais igual ou mais equilibrada, desde ja agradeço.
Valeu pela pergunta Paolo! As plantas têm relação C/N mais alta, ou mais baixa. As mais altas tendem a imobilizar N do solo, as mais baixas tendem a disponibilizar N. Se você se refere às com relação mais próximas da do solo, normalmente as que podem chegar a esse ponto são algumas leguminosas (do solo seria em torno de 24). Observe essa tabela por exemplo: www.google.com.br/search?q=adubos+verdes+e+rela%C3%A7%C3%A3o+C/N&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi3jIaDj43cAhVGhZAKHQp2AhMQ_AUICygC&biw=1366&bih=635#imgrc=DW01dDDIdF59jM: Mas vai depender do manejo também que pode alterar um pouco essa relação, assim como época de plantio. Espero ter ajudado! Tamo junto!
tenho uma pergunta.... Qual é o calculo que vai dizer quando fica disponível o nitrogênio desse composto orgânico para a planta?
Daniel, em um caso de reforma de canavial. Eu gostaria de realizar a colheita um pouco antes (em meados de abril) e gostaria de utilizar forrageiras durante o inverno para anteceder a semeadura de Soja (meados de final de Setembro/Outubro), com o intuito de fornecer bastante matéria orgânica antes de voltar com o plantio da cana-de-açúcar (que seria após a colheita da soja (meados de fevereiro/março).
OBS: Aqui é a Mesorregião Norte Central do Paraná.
Olá tudo bem?
Vc pode falar de cinzas de fogueira pras plantas?
Olá Esther! As cinzas são boas fontes de potássio e outros minerais! Podem ser usadas sim nas plantas! Veja esse site explica um passo a passo bem legal: pt.wikihow.com/Usar-Cinzas-de-Madeira-Como-Fertilizante
melhor canal agronomico
Aeeeee Valeu Fazenda Terra Rica! Fico muito feliz pelo seu comentário! Que você tenha uma semana abençoada! Grande abraço!
Em vez de fazer rotação de cultura, poderia fazer um consórcio gramínea/leguminosa pra resolver a relação? Uma outra dúvida: no caso de usar cobertura de solo com palhada de gramínea, é recomendável equilibrar essa cobertura usando resíduos com uma relação C/N baixa?
Fala Guilherme! Sim, se fizer consórcio tenderá a equilibrar a relação C/N do material, assim como se misturar as palhadas de gramíneas e de leguminosas. Entenda que se é recomendado ou não vai depender do que você deseja, uma decomposição mais rápida liberando N para as plantas? Vai buscar relação C/N menor. Agora se quiser uma decomposição mais lenta liberando os nutrientes de forma gradual e longo prazo e mantendo a palhada protegendo o solo, uma relação C/N mais alta.
Oi amigo será que o sr poderia me ajudar
Eu faço composto de cogumelo só que eu não Seia fazer o cálculo c/n
Eu uso
46.500 kilos de serragem de pinos
16 .00 kklos de farelo de soja
4.00 kilo de farelo de trigo
1.00 kilo de gesso agrícola
1.500 kilo de calcário calcitico
òtima explicação. Seguindo esse raciocínio, então altas relações C/N empobrecem o solo quanto à quantidade de nitrogênio?
Fala Saullo! Obrigado pela pergunta! Em curto prazo sim, o N aplicado enquanto esse material estiver em decomposição inicial será direcionado para a decomposição, não sendo aproveitado pela planta, por isso é preciso adubar a mais nessa situação! Porém a longo prazo esses materiais orgânicos deixados podem contribuir significativamente para a melhora da qualidade do solo! Grande abraço!
Folhas de leguminosas arbóreas senescentes têm baixa relação C/N?
Como sempre, seus vídeos são muito didáticos, entretanto, me parece que houve uma pequena confusão entre a C/N do solo e a C/N dos compostos orgânicos usados como cobertura.
Na literatura os valores citados da C/N do solo são:
< 10 - satisfatória
12 - 15 - elevada
> 15 - muito elevada
Já a C/N recomendada para os compostos orgânicos usados como cobertura é:
< 15 - baixa
24 - ideal
> 30 - elevada
A C/N de 24 nos compostos orgânicos é considerada essencial para que os microorganismos do solo consigam manter seu fitness adequado, uma vez que estes microorganismos requerem aproximadamente 16 partes de carbono para o metabolismo energético e 8 partes para a manutenção estrutural.
Fonte: Carbon to Nitrogen Ratios in Cropping Systems. USDA, 2011.
no vídeo ele fala que foi só um exemplo, não são esses valores que ele colocou no vídeo.
@@angelicagarcia8626 eu entendi que em relação ao solo ele afirmou que a C/N média era de 24, o exemplo hipotético ele criou em relação aos materiais adicionados, C/N 40 para gramíneas e 11 para leguminosas.
Muito Bom...Sucessooo...
Valeu Feras do Campo! Já me inscrevi no seu canal também! Show a proposta! Nada como ver o trabalho das máquinas no campo! O coisa linda! Sucesso!
valeu TMJ
Boa tarde! A calda sufocaustica,a calda bordaleza é perigoso p/mulher manusear? Senti vontade de comprar ela pronta a bordaleza mas estou pensando duas vezes,porque pode trazer prejuízos à saude. É melhor deixar isso quieto ,né?
Fala Maria Izabel! Não é perigoso desde que não caia no olho e você não ingira! Evite contato com a pele também... melhor.. A cauda sulfocálcica usa para controle de pragas e a calda bordalesa para doenças. Use sempre com a recomendação de um profissional, e com os devidos cuidados pelas orientações do mesmo... Veja se é realmente necessário usar em sua área antes!
Eu uso calda bordalesa não acho perigoso em relação a eficiência e muito grande consigo nutrir bem
e a qualidade da mo, como se relaciona isso?
A qualidade do material orgânico vai definir a característica bioquímica do material, por exemplo, um material com uma relação celulose/lignina mais alta tende a decompor mais rápido, assim como os materiais de menor granulometria. Quanto à qualidade de Matéria Orgânica do Solo refere-se à diversidade biológica e todos os fatores que afetam a mesma (temperatura, relevo, localização geográfica, manejo, etc...) Valeu!
shooow! adoreiii o vídeo!!
Valeu Ingrid pelo apoio de sempre! Aguardo mais vídeos do seu canal também, estou gostando muito!
Não é hectar e sim hectare
Isso mesmo, Luciano!
entendi não:(
Olá Rebecca! Resumindo, o teor de carbono e nitrogênio na matéria orgânica vai determinar se ela vai decompor mais rápido ou mais devagar! E um dos efeitos colaterais desse processo vai ser a imobilização do N no solo, dependendo da composição bioquímica do material!
A relação C/N mais alta, mais demora pra se decompor é isso ? Se minha intenção for deixar a palhada protegendo (cobrindo) o solo por mais tempo tenho que usar a relação C/N mais alta isso ? Só que assim teria que usar uma adubação posterior maior de nitrogênio?