@@aristidesafonsodinis743 modric vencer a bola de ouro do cristiano foi roubo, benzema venceu na epoca de decadencia de cristiano e messi, os caras ja estao em fim de carreira,
@@feliperiani6751 Não existe o cara ser melhor do Mundo e não ter sido o melhor do próprio time. Aliás, nem o segundo melhor. Kross jogou mais no Real naquela temporada. Na Copa, Módric jogou bem a fase de grupos, sumiu nas oitavas, pipocou no penalti nas quartas, fez um falta infantil nas semis que gerou o gol da Inglaterra e desapareceu na final. Nem cotado ele era antes da Copa, nem pro top 7. Estatísticas não é uma floresta, mas também não é mato, não existe argumento que defenda o fato do Cristiano ter dado mais assistências que o Módric em menos jogos, Módric é meia de criatividade, principalmente em 2018, onde ele jogava mais à frente do que atualmente. Fora os gols: 51 X 6. Foi o prêmio mais absurdo da história do futebol. Pega o que o Módric jogou, multiplica por 2, não dá metade do que o Salah jogou. Nem o melhor ano da carreira do Módric foi.
Pra quem não assistiu ainda, recomendo o filme "O Homem que Mudou o Jogo". Lá mostra quando surgiu isto de se procurar atletas através das estatísticas.
O uso das estatísticas foi um caminho natural, hoje as informações estão muito mais acessíveis, a fluidez de transmiti-las , usar as estatísticas foi apenas consequência de tudo isso.
O futebol é um esporte de diferentes estágios. Houve um tempo em que era o esporte dos talentos, dos mágicos e daqueles tecnicamente evoluídos. Em 74 ocorre o fenômeno Rinus Michels, mas é na década de 80 e 90 com Johan Cruyff e Arrigo Sacchi que há uma mudança radical: as principais equipes passam a não ser apenas dependentes do aspecto técnico do jogo e o cumprimento das funções e instruções táticas vêm para ficar. Mourinho e Guardiola nos anos 2000 e 2010 solidificam essa componente do jogo com a versão mais dominante de um jogo com posse de bola e possivelmente a maior antítese desse jogo. Desde então, nos anos 2010 para cá, ano após ano a preparação física evolui a um nível de excelência em que o aspecto físico é fundamental pra que você consiga exercer funções e instruções táticas no máximo das suas capacidades, e tecnicamente os jogadores são mais inibidos a processos mais disciplinados.
@@marmorariamoderna5970 profissionalismo supera o talento. O Neymar tem talento tá um aposentado com 30, o Messi tem talento e profissionalismo, ganhou uma copa com 35 sendo o principal jogador, Lewandowisk, benzema, cr7, messi todos ganharam bola de ouro depois dos 30. Você enxerga o Neymar que tem talento mas não tem profissionalismo pra conseguir pelo menos está entre os 3 melhores do mundo nos próximos anos?
A Espanha campeã da Copa em 2010 solidifica essa tese. Assim como o Barcelona que dominou o cenário mundial nesse mesmo período com Guardiola. Famoso tick-tack
Messi e Cristiano pra mim foram gênios igualados, porém, eram dois talentos diferentes. Cristiano Ronaldo foi o "Gênio do Esforço" O cara se esforçava 3 vezes mais na própria carreira do que 90% dos jogadores, treinando, estudando, dormindo de forma REGRADA e comendo de forma cuidadosa Não a toa, com 33 anos o cara tinha pique e vigor que dava surra em mlk de 20 anos que mal aguentavam jogar uma partida inteira Messi foi o "Gênio Talentoso" Ele não era pulador de treinos Treinava certinho e cuidava de si mesmo Mas só a forma que dominava a bola, já dava um brilho....não é esforço, o cara simplesmente nasceu pro futebol Aposto que foi isso que o Ronaldinho sentiu quando se aproximou dele e apoiou no início na base do Barça, o próprio Ronaldinho chegou a dizer "aquele garoto um dia vai ser melhor que eu" Não a toa, o apelido de ambos é "O Robô" ( uma máquina feita exclusivamente para seu trabalho, assim como a dedicação do CR7 ) e "O alienígena" ( visto que o Messi numa era de craques, fazia jogadores incríveis parecerem normais perto dele, como se ele não fosse desse mundo ) Sinceramente eu só fico agradecido por poder ter visto o auge deles.
Se você vê o CR7 no auge (2007-2014) e não ficar impressionado com a TÉCNICA NATURAL dele, eu não sei o que dizer. O CR7 2015 até agora não está no auge.
Mas larga de ser bobalhão rapaz, onde um jogador que é o maior artilheiro da história, com média de gols maior que número de jogos no real madrid pode ser fruto exclusivo de trabalho e esforco? Com certeza isso foi elemento no sucesso dele, mas trata se de um predestinado, alguém igualmente genial que basicamente teve uma curva de desenvolvimento diferente, ao invés de ter seu auge nos primórdios da carreira…
Cristiano e Messi são os melhores dessa geração. Esses dois são a personificação do que é ter e entregar algo em um alto nível. Cada um com suas conquistas e habilidades, é idiotice comparar.
Pois é, sempre que vejo uma pergunta de "quem é melhor", já sei que ou não entende de futebol ou é um mero idiota. São incomparáveis, cada qual com seu talento e particularidades.
@@losglzin Penaldo sem copa melhor q Messi ? Só na tua cabeça msm, dps da copa o Mundo inteiro já sabe que a discussão acabou, teu ídolo é fracassado, só aceita KKKKKKKKKKKK
Kaká jogaria numa boa em qualquer time de elite hoje em dia, ele é a cara do futebol do presente, Nunca foi um grande driblador, mas era objetivo e rápido, chutava com maestria de longe, deixou grandes nomes na época de milan no banco, Raçudo.
Levando em consideração as contratações por estatísticas como o Kaká falou, o Vini Jr jamais iria pra Europa provavelmente, se um time que briga por seus campeonatos principais pedissem um jogador e um dos pontos fosse finalização e passe, ele seria descartado porque errava muitos passes e chutes ao gol, quem acompanhou a chegada dele no Real viu isso, ou seja, muitos talentos devem ser desperdiçados por detalhes bobos.
O Real Madrid contratou o Vinicius Júnior antes dele estrear nos profissionais, e na base a finalização era um ponto forte do seu jogo. Claro que ele treinou muito e aperfeiçoou sua técnica , mas acho que também tinha um fator psicológico para ele perder tantos gols como perdia no começo de sua passagem no Real
@@cleitoncesar9755Casemiro jogou muito no são Paulo, e na copa de.futebol Jr ele junto ao Lucas Moura jogaram demais, era nítida a diferença desses caras.
@@renatoandre1656 Casemiro jogou mt na copa Jr, mas quando subiu pro profissional não fez nada, foi alvo de muitas criticas e até chamado de preguiçoso por se esforçar pouco nos jogos, era lento e errava muito, mas mudou completamente quando foi pro Real
Mano Casemiro nunca foi piada muito pelo contrário, havia sim uma crítica com relação ao passe diga-se de passagem melhorou muito mas como marcador ele sempre foi brilhante
O futebol moderno virou matemática e estatística. Os craques estão em conseguir melhores números que influenciam no jogo ofensivamente e também defensivamente.
@@luismiguelgomes7468 então o seu argumento é dizer que alguém é saudosista e dizer que outro jogador é melhor por mera opinião que pode ser simplesmente não aceita que trata-se só de opinião. Acho que o câncer é você.
Messi é um monstro é verdade, mas surgir um cara como Cr7 será muito difícil, não só títulos é a forma como ele alcançou isso, um cara obstinado. Se neymar fosse 30% do cr7 ja seria melhor do mundo ao menos uma vez.
Em alguns quesitos Neymar é superior ao CR7 e Messi. Talvez ele é que deveria ser o grande craque de sua geração, mas os outros dois são mais constantes e precisos.
Futebol antes era uma multidão de craques ..... Literalmente em quase todo time você tinha um cara acima da média que decidia . Hoje , jogadores que só correm , se destacam .....
Atualmente existe menos jogadores que se descolam de todos pq o nível de enfrentamento está muuuuito mais alto. As táticas, análises e execuções estão muito melhores. Assim fica bem mais difícil alguém se destacar tanto. O jogo é muito mais nivelado
Concordo sem duvida,mas a meu ver, o que matou o futebol tambem foi o dinheiro, antigamente verdadeiramente eles amavam o futebol amavam os clubes que representavam,hoje em dia é quem dá mais dinheiro é para aonde eles vão. Dinheiro corrompe tudo infelizmente.
Sempre digo isso, os anos dourados do futebol passou. Hj em dia tem bons jogadores e fora média são pouquíssimos. Ja uns 10 anos atrás, a média jogadores muito bons era bem maior que hj... Sem falar nos fora de série. O próprio Milan de 2003 a 2006 veja quantos jogadores de nome tinha só no Milan, sendo que não era o único clube.
Eu acho teu comentário um misto de saudosismo e nostalgia. A maioria da galera que comenta isso, são pessoas na faixa dos 30-40 anos de idade, que cresceu acompanhando esses caras, que jogava videogame escolhendo esses caras para atuar no time, existe aquela memória afetiva de uma época onde onseguiamos acompanhar futebol com mais frequencia, e sempre tendemos a lembrar dos bons momentos. Mas eu acho que a última década teve muitos jogadores fora de série, que acabaram sendo ofuscados porque Messi e Cristiano Ronaldo passaram semana a semana quebrando recordes históricos do futebol. Nos anos 1990/2000 jogadores como Rivaldo e Figo conseguiram serem melhores do mundo com números extremamente tímidos, enquanto na última década, jogadores como Suarez e Neymar por exemplo, fizeram pelo menos umas 5 temporadas melhor do que a do Rivaldo ou do Figo melhor do mundo, e o máximo que conseguiram foi ficar entre os 3, ou entre os 10.
Cris e Messi são peças raras que dificilmente haverá igual, monstros em adaptabilidade e raciocínio rápido dentro de campo além disso foram abençoados com talentos e corpos capazes de aguentar o alto nível por vários anos, sem falar a mentalidade e a dedicação em viver o esporte como ngm, dificilmente haverá jogadores assim por um longo tempo, muito se fala de mbappe, Haaland e Vinicius porém ainda tem um longo caminho para eles trilhar e manter o alto nível sem que nenhuma lesão atrapalhe.
@saitamasolosurfavverse jogou nas melhores ligas do mundo em inglaterra , espanha, italia em alto nivel que sao ligas com estilos de jogos completamente diferentes.... quer prova de maior adaptalidade?
Recentemente assisti aquele jogo que o Ronaldinho foi supostamente "aplaudido pela torcida do Real" (tem completo no Barça TV) e vou te dizer: se aquela foi a melhor partida dele pelo Barça, como dizem, eu lamento pelo pessoal que é nostálgico. A verdade é que o futebol moderno venceu esse suposto futebol mais "talentoso", por isso todas as equipes tiveram q se adaptar...
Nas anos 80, 90, início dos anos 2000 tinha um campo em cada esquina do nosso país, só se via crianças nas ruas brincando principalmente jogando futebol! Nessa era da internet em que os campos praticamente acabaram e que as crianças não saem mais de casa vivendo com a cara enfiada no celular e no PC esqueçam craques, e o pior de tudo a máfia dos empresários que investem em bagres para ganhar na frente enfim, é fim dos craques!
Eu sou de 87. Vivi esse período. E as crianças hoje em dia não jogar bola no campo perto da sua casa, Não quer dizer nada. Por que as coisas melhoram em nossas vidas e hoje se tem mais conforto. Hoje em dia os pais levam seus filhos em escolinhas de futebol. Coisa que meus pais nunca tiveram condições de fazer. O futebol de hoje em dia e mil vezes melhor do que nós anos 90 em diante. E só ver um jogo da copa do mundo de 70 o Gerson canhotinha de ouro da passe de 30m 50m em ser pressionado. E ver a evolução do futebol em em diante. A maioria dos jogadores fisicamente se igualaram. O talento ainda tem muito. Vitor Roque e um bom exemplo de um jogador moderno e talentoso.
o futebol hoje em dia está muito mais monopolizado. antigamente quase todos os times tinham craques. você olhava para a europa, os 20 melhores times, todos eles tinham craques que no final do ano disputariam os 30 finalistas para a Bola de Ouro. hoje em dia você tem o Real Madrid, Barcelona, City e PSG cheio de craques e mais uns 5 times com 2 ou 3 craques. O El Clasico é um grande responsavel por isso, eles iniciaram essa ideia de elencos super-estrelados... a dominancia do Messi e Cristiano também contribuíram. A era deles terminou há uns 2 anos... Já não temos um Real e Barcelona tão estrelados, hoje em dia os craques estão voltanso a se espalhar por vários times.
A diferença do Cristiano e do Messi, São visiveis, ambos precisam um do outro para manter um foco, é como um músico que aprende com aulas outro que toca violão de ouvido, a dedicação contra a originalidade, na minha infancia eu joguei com um cristiano e um Messi, todo mundo conhece na vida um Messi e um Cristiano , mas um Messi, um Messi é genial, normalmente é o que toca para o Cristiano fazer. O que difere o Messi e o Cristiano em patamar nao é bola de ouro, ou gols é que ele soube resolver sem ser mais um Garrincha.
É mais fácil ser craque quando não existe Cristiano e Messi sendo sobrenaturais por 15 anos, concentrando todos os holofotes. Se eles tivessem tido temporadas ruins, muito jogador teria sido mais valorizado. Ribery, Sneijder, Neymar, Ibra, Griezmann (craque de 18 e protagonista em 22 pela França, duas finais de Champions com o Atlético), Suarez, Lewa, Hazard (tira Messi e ele é o melhor driblador da geração perto de Neymar), Xavi, Iniesta, Kroos, Robben etc etc. Todos esses tiveram o auge na era Messi-CR7. Os caras hoje tão na disputa o tempo inteiro pq são consistentes. Simples assim. Coloca um Totti hoje em dia e ele seria tão esquecido quanto foi na época. Lulaku destruiu na Itália e ninguém ligou pq tinha Lewa marcando 60 gols no ano.
Exato, Ronaldinho Gaucho por exemplo, parou de jogar em alto nivel em 2006 com 26 anos, Se Messi e Ronaldo virassem baladeiros com essa idade, a historia do futebol seria totalmente diferente hoje.
À época de ouro do futebol brasileiro foram as décadas de 59/60/70 até meados de 80 . E o Brasil produziu além de vários gênios ,os dois maiores jogadores de todos os tempos: Garrincha e Pelé, invencíveis juntos, hors-concours, crème de la crème, pelo que fizeram e da maneira que fizeram.
Não Simplesmente nessa época não tínhamos acesso ao futebol estrangeiro. Aí achávamos que aqui era tudo melhor. O maio jogador dos anos 50 foi Dia Stefano, dos anos 60 Pelé, 70 Cruyff, 80 Maradona...
@@tiagoviana7553 Di Stefano e Cruyff ganharam quantas Copas ? Di Stefano não jogou nenhuma , contra o Brasil em 62 alegou estar contundido. Jogadores de clubes . O Santos , Botafogo e outros times faziam várias excursões pela Europa , jogando contra os principais times dos países, ganhavam todas . Vai pesquisar e estudar 📖, sabe nada .
Na minha opinião, o futebol hoje está tão evoluído, e com isto eu quero dizer, o jogador médio de futebol de primeira liga é muito bom, então para um jogador se destacar em um meio ja tão evoluído é mais difícil do que antigamente, onde querendo ou não era um futebol pior, porque o jogador médio era pior, por consequência era mais fácil jogadores acima da média se destacarem, atenção isso é só a minha opinião, estou aberto a ouvir opiniões contrárias.
Lembrei de um papo que o atleta não pode ficar depois do treino para não se lesionar. No passado Zico ficava só para cobrar faltas. Isto é só um exemplo. Fico imaginando se, estatisticamente, eles estiverem errados, até porque, que eu saiba, não há um estudo sobre esse e outros exemplos.
O Cristiano é o melhor jogador de todos, ninguém tem a perceverança e o foco que o Cristiano Ronaldo tem pode pegar Ronaldo, Rivaldo , Ronaldinho gaúcho, Zidane, beckbauer , Puskás, pele , Maldini, Maradona, ninguém se iguala ao cristiano 🙅
HOJE JOGADOR TEM QUE SER ``FILHINHO DE PAPAI`` tem que ter dinheiro para entrar ou EMPRESARIO FORTE ! jogador bom de bola nao tem chance RARISSIMOS CASOS!
Não tô falando que Kaká é ruim, longe disso, mas ganhar bola de ouro muitas vezes não é definição de carreira, muitos craques não tem bola de ouro ou jogadores que ganham injustamente
Kaká poderia ter ido bem mais longe, ganhado diversas bolas de ouro, mas foi inventar de casar, ai deu nisso .... Ele mesmo disse, por ser religiosos, casou virgem, e não praricava a arte do "coito" para relaxar, poia achava q estava pecando... Por isso ele voava em campo😅
A internet também é responsável por não termos tantos craques igual antigamente. Hoje o moleque prefere ficar no pc cel jogando do que estar na rua jogando bola igual era na época principalmente aqui no Brasil
Mas hoje em dia só vira jogador se tiver grana pra fazer as categorias de base desde muito novo, é difícil alguém pobre conseguir espaço no meio de vários ricaços
6:57 o cara no começo fala que hj não tem craques, e depois manda essa, poxa vai assistir mais futebol, hj temos sim grandes craques mesmo em um futebol mais coletivo, talvez seja mais difícil ver um jogador driblando todo mundo e fazendo o gol pq o FUTEBOL muda constantemente, mais tá cheio de craques surgindo a cada dia, a gente só tem o saudosismo da época de 2005 meu vô fala dos anos 80 e nossos filhos vão falar de 2030 simples assim
@@STRANGELOVE652 cara, gênio e craques são duas coisas totalmente diferentes, e ele não falou só do Brasil, se ela falasse só do Brasil ainda sim teria discussão o Neymar foi o último grande gênio, brasileiro, mais até se vc olhar para as nossas seleções de 2010 pra cá surgiram grandes craques e isso nunca vai ter fim, só os que jogaram o copa de 14 e 18 e 22 Coutinho, Neymar, Marcelo, Casemiro, Dani Alves, Vini Jr, Rodrigo, Julio Cesar, Thiago Silva, Marquinhos, G.jesus, Hernane, Ramires, William esses caras são craques, isso pq eu não quis citar mais, Agora só pq tínhamos muitos atacantes craques nos anos 90 até 2010 não quer dizer que eles terminaram, gênio foi o gaúcho, o fenômeno, Rivaldo, Kaká, Romário cada um deles dominando uma geração, e foram rodeados de grandes jogadores, o certo era o Ronaldinho podia ter jogado até a copa de 14 mais não se cuidou é deixou um mulek de 21 anos ser o grande craque do time, Kaká teve as lesões, agora o Neymar ainda é a referência da seleção o que tira o peso da responsabilidade em cima de jovens que estão surgindo que vão ser a referências FUTURO
@@STRANGELOVE652 agora como ele falou que o futebol moderno está matando os craques, o que é uma falácia, o que explica o surgimento de Messi, cristiano Ronaldo, Neymar, D bruyne, Harry Kane, Mbapé, Halland, Ibrahimovic, xavi, Iniesta, modric, kross, Suares, Casemiro, Busquets e muitos outros ou seja um argumento totalmente furado
Muito mais simples entender o seguinte. A régua subiu, a exigência e nível aumentou de maneira absurda. Antes tambem tinha uma quantidade absurda de "pereba" hoje tambem tem mas o "pereba" melhorou muito tecnicamente, oque aumenta e muito a necessidade do suposto "craque" ter que provar que o É. Se a referencia da escassez de craque é o fator BRASIL, esqueça o BRASIL viveu um periodo favoravel e houve o surgimento de grandes jogadores. Hoje esta hegemonia esta na Europa.
Moneyball - o Homem que mudou o jogo, interessante como o que o cara fez no Baseball se alastrou pra praticamente todas as modalidades, mas eu acredito que falta olhar mais pra habilidade ou talento de cada jogador, isso com ctz falta muito hj em dia, temos muitos jogadores medianos hj
Acredito que realmente hj em dia não se faz mais craques como antes. Só vc vê a seleção italiana. Até os anos 2000 que eu lembro eles não nacionalizavam ninguém. Hj em dia já perdi a conta de brasileiros que jogam pra eles. A Itália é um grande exemplo de que atualmente não produzimos mais craques como antes. Aqui no Brasil o último craque foi o Neymar e quando ele se aposentar vamos ter apenas jogadores acima da média, mas craques não
O Neymar com certeza tem mais talento que o Kaká,mas o Kaká tinha algo muito importante que o Neymar não tem: FOCO E OBJETIVIDADE,por isso o Kaká foi o melhor do mundo e infelizmente o Neymar nunca será...
minha opinião, atualmente qualuer, repito, qualquer jogador que joga nas top 5 ligas européias tem técnica absurda !!! o nivel de acerto em basicamente tudo que é basico chega a ser quase perfeito, ou seja, para sair dessa bolha hoje em dia tem que ser muuuuuito diferente e constante, algo que nao precisava ser antigamente, tendo em vista que muito dos craques que a gente considera do passado, não foram constantes, e teve várias baixas, como qualquer jogador moderno, menos os craques atuais (neymar, messi, cristiano ronaldo e por ai vai...) me diga uma coisa, coloca o cr7 e o messi há 20 anos atrás, me diga quem bateria de frente com as temporadas deles fazendo 60 gols, 20 assistencia, sendo campeao de champions e etc ? Ninguém, ou seja, o messi e o cr7 ofuscaram muitos genios dessa decada que talvez sem eles, esses jogadores seriam muito valorizados hoje em dia, como o próprio neymar, é só comparar nivel de atuação do neymar, com os gols, assistencias (2 jogador com mais gols em finais do seculo) ja meteu 7 gols no mata mata na mesma edição de champions, já decidiu todo campeonato q ele chegou no minimo na final (sim, todo torneio q ele chegou na final ele tem gol nela, e na unica q ele não tem que é o mundial, ele tem 2 assistencias) ou seja, olha o nivel do jogador que foi ofuscado pelos dois, que por n ter ganhado nenhum titulo expressivo individualmente (obviamente por conta do messi e cr7) passa uma vibe de ''não chegou onde queria"
Faz sentido isso, Messi com a seleção Argentina meia boca, não conseguiu ser campeão de nada, então em time limitado, ele também não vai fazer nada. Já Cr7, com um time limitado, ele no auge, pôde levar o time a algum lugar melhor
@@nominimo4 Eu disse que Messi não conseguiu ser campeão com a Argentina antes, mais já mudei de opinião,esse comentário, foi a um mês atrás,e Messi está jogando muito bem, no time dele,nós Estados Unidos
Kaka percebe muito de bola... Tambem acho.. O cristiano Ronaldo quando é mais effectivo.. dois melhores de sempre na mesma geraçao .. Kaka noutra geracao e menos lesoes tinha feito igual
nada disso , é as cameras dos telefones que acabaram com as personalidades... esses garotos agora cresceram se anulando e isso se ve em tudo , ate no campo ... mas tem grandes craques aí e vindo
Eu meio que discordo, em partes, hoje em dia. Tudo é dinheiro os olheiros já não são mais como antes, hoje em dia quem paga o filho passa no teste é somente, isso..
@@TH3R4ND0M. rashford dá pra debater porque ainda tá muito cedo, mas o Son é um baita de um craque. Ele e o Kane seguram esse time nas costas há muito tempo.
10 anos atrás falavam a msm coisa, 20 anos atrás falavam a msm coisa. Na década de 80 falavam a msm coisa. Se agora é diferente, só daqui um tempo saberemos.
Real Madrid contratou os craques do Manchester United e do Milan em 2009. Estes 2 clubes vinham de 1 título e 1 um vice cada nos últimos 5 anos enquanto o Real amargava campanhas ruins na Champions. Depois disso, Manchester United e Milan se apequenaram e o Real Madrid papou 5 Champions. Não é camisa, não é tradição, é projeto em mentalidade. Time que quer ser protagonista da Europa não vende o craque do time por nenhum valor.
Hoje em dia so ser craque não é suficiente sem dedicação, muitos craques que não se dedicavam antigamente não seriam grandes coisas hoje em dia, Neymar é a prova disso, sem esforço eu duvido que Romario, Ronaldinho etc iriam tão longe quanto foram, provavelmente teriam uma carreira como a do Neymar, boa mas longe de ser lendária
Simples, bom empresário, QI indicação, filhos, sobrinhos de dirigentes. Tu olha os craques do passado jogavam em campo de chão batido, na rua, nas quadras, olha o fenômeno, Ronaldinho entre outros.
Não vejo assim, temos a impressão que tínhamos mais craques no passado por que pensamos em jogadores dos anos 2000, 90, 80, 70.... enquanto pelo outro lado só vemos jogadores atuais, isso é matemática
Isso é só aqui, como o Brasil não consegue mais ganhar copa, e todos os grandes talentos brasileiros se perdem no meio da carreira por conta de questões extra campo, as pessoas fica falando isso.
A questão é a concentração, os gigantes estão predando os times com menos grana e concentrando os melhores jogadores. O que Kaká explica é um desdobramento dessa lógica!
A maior verdade, vários bons jogadores são validados como craques no passado. A gente só vai ver como os atuais são craques, quando eles se aposentarem, visto de bruyne, benzema, lewa e tantos outros
exato, e o nivel do futebol atual não permite que baladeiro consiga jogar por muito tempo, então muitos talentos como ronaldinho ou neymar, são suprimidos porque não conseguem aguentar o sacrificio, preferem a festa.
isso ai é falacia e saudosismo de quem se apega ao passado, craques tem em todas gerações, na dele tinha os que ele citou Del piero, Zidane, Henry, Ronaldo, Depois vieram Ibra, Cr7, Messi, Suarez, Neymar, Lewa, Xavi, Modric, agora ja ta vindo uma nova geração com força Vini jr, Mbappe, Haaland, Rodrygo, Belinghan, Pedri, Camavinga, Rafael Leão. Sempre existirão craques
@@kazelitow jovem ei tava falando de craques no geral, realmente a geração atual nem se compara com a de 2002, mas ainda assim ta cheia de ótimos jogadores q já são craques, Vini Jr, Rodrygo, Antony, Martinelli, o problema da seleção n é falta de bons jogadores e sim de técnico, os europeus evoluíram e os brasileiros pararam no tempo, tanto é que estão perdendo mercado até em território macional.
Disse tudo, um zagueiro como Thiago Silva , não entraria numa lista atual, não eh mto alto, não era forte qnd mais novo, mas foi eleito melhor zagueiro do mundo 6x
O problema é que Messi e Cristiano estão tão a cima da media alta, durante tanto tempo ao mais alto nível que os outros bons passam despercebidos.........mas haver há.
fora que, sempre existiu esses jogadores muito melhores que os outros, mas lesões ou extra campo impediram eles de terem uma carreira tão longa quanto as de Messi e CR7, maradona era muito melhor que todo mundo da sua epoca, mas o maradona era um porra loca, Romario voltou para o Brasil no auge, e curtia balada, Ronaldo fenomeno teve a lesão e depois do penta tambem não ligava muito para estar em forma, esses todos se tivessem o foco do CR7 e Messi, teriam monopolizado.
Não entendo nada se futebol kkkkk mas vou opinar o seguinte: o problema da seleção brasileira é que confiam tanto em craque que não usa desse futebol moderno, com estáticas para melhorar! Então acho que torna-se previsível o jogo durante a competição.
Não sabia que o Kaka era tão saudosista assim hahaha Hoje os jogadores são melhores Kaka, o jogo é melhor. Hoje um jogador tem que ser bom em todos os fundamentos e tem que estar com o preparo em dia, se não não joga. Antigamente você via muito jogador fora de forma jogando, isso hoje não existe, a exigência é muito maior. E outra, parem de falar como se fossem números rasos que os scouts usam, isso é ignorância, os números mostram status avançados, eficiência do jogador, onde ele atua melhor no campo, qualidades, pontos fracos, se é decisivo, se não é decisivo, e afins. O futebol evolui sempre, os jogadores tbm, e obviamente a ciência por trás disso.
O jogo é mais evoluído, mas não os jogadores, antigamente não existia esquadrão, os 30 melhores jogadores do mundo, jogavam esparramado desde o time mais grande de cada país ao pequeno, o time só jogava em função daquele craque, hoje que existe esquadrão, onde os melhores jogadores jogam concentrado em meia dúzia de time!
O que tá faltando pra esse pessoal que é viúva de jogadores dos velhos tempos é dar uma pesquisada nas chamadas "grandes atuações" deles, tá cheio de jogo antigo completo aqui no UA-cam, vê só o fiasco que eram esses "gênios", que vou te dizer, tinham dificuldade em acertar passes...
Engraçado é ver quem fala que cr7 e só trabalho, kkkk o cara fazia coisas como o Gaúcho com a bola no United, depois que mudou o seu estilo pra ala gol.
Alaand, Mbappe, Bruno Fernandes, Diogo jota,Diogo Dalot,Rubem dias, Gonçalo ramos, Cancelo , Rafael leão, Antônio Silva, Diogo costa,e o grande Bernardo Silva este mais velho ...mas posso continuar a por mais jovens tugas e de outros países que igualmente nos tem presenteado ...agora vamos ver quem consegue estar no topo da montanha durante 15 anos a ganhar quase tudo como os dois ET'S 🇦🇷🇵🇹
Kaká é único jogador no mundo que venceu uma bola de Ouro contra Ronaldo e Messi. ❤ incrível Kaká.
E modric
O único que venceu entre CR7 e Messi, foram Benzema e Modric. O Kaká venceu contra Cristianinho e Messinho... Antes destes serem assustadores!...
@@aristidesafonsodinis743 modric vencer a bola de ouro do cristiano foi roubo, benzema venceu na epoca de decadencia de cristiano e messi, os caras ja estao em fim de carreira,
@@videosaleatorios. não foi roubo, você que acha que futebol é só estatística
@@feliperiani6751 Não existe o cara ser melhor do Mundo e não ter sido o melhor do próprio time. Aliás, nem o segundo melhor. Kross jogou mais no Real naquela temporada. Na Copa, Módric jogou bem a fase de grupos, sumiu nas oitavas, pipocou no penalti nas quartas, fez um falta infantil nas semis que gerou o gol da Inglaterra e desapareceu na final. Nem cotado ele era antes da Copa, nem pro top 7. Estatísticas não é uma floresta, mas também não é mato, não existe argumento que defenda o fato do Cristiano ter dado mais assistências que o Módric em menos jogos, Módric é meia de criatividade, principalmente em 2018, onde ele jogava mais à frente do que atualmente. Fora os gols: 51 X 6. Foi o prêmio mais absurdo da história do futebol. Pega o que o Módric jogou, multiplica por 2, não dá metade do que o Salah jogou. Nem o melhor ano da carreira do Módric foi.
Pra quem não assistiu ainda, recomendo o filme "O Homem que Mudou o Jogo". Lá mostra quando surgiu isto de se procurar atletas através das estatísticas.
Filmaço
Melhor comparação! FILMAÇO!
Explica demais o conceito que o Kaká falou...
O uso das estatísticas foi um caminho natural, hoje as informações estão muito mais acessíveis, a fluidez de transmiti-las , usar as estatísticas foi apenas consequência de tudo isso.
@@fineveri falou tudo , hoje temos 37839 aplicativos que notificam isto
@@fineveri . Sim... mas acho que é algo a ser superado também.
Eu fico imaginando o desespero de um defensor catimbeiro tentando irritar o Kaká...kaka olha pra ele "Deus te abençoe tbm!" Kkkk
O futebol é um esporte de diferentes estágios.
Houve um tempo em que era o esporte dos talentos, dos mágicos e daqueles tecnicamente evoluídos. Em 74 ocorre o fenômeno Rinus Michels, mas é na década de 80 e 90 com Johan Cruyff e Arrigo Sacchi que há uma mudança radical: as principais equipes passam a não ser apenas dependentes do aspecto técnico do jogo e o cumprimento das funções e instruções táticas vêm para ficar. Mourinho e Guardiola nos anos 2000 e 2010 solidificam essa componente do jogo com a versão mais dominante de um jogo com posse de bola e possivelmente a maior antítese desse jogo. Desde então, nos anos 2010 para cá, ano após ano a preparação física evolui a um nível de excelência em que o aspecto físico é fundamental pra que você consiga exercer funções e instruções táticas no máximo das suas capacidades, e tecnicamente os jogadores são mais inibidos a processos mais disciplinados.
Talento beirando a 0
Mourinho não joga com posse de bola. E não mencionou ferguson o maior de todos e sacanagem.
@@marmorariamoderna5970 profissionalismo supera o talento. O Neymar tem talento tá um aposentado com 30, o Messi tem talento e profissionalismo, ganhou uma copa com 35 sendo o principal jogador, Lewandowisk, benzema, cr7, messi todos ganharam bola de ouro depois dos 30. Você enxerga o Neymar que tem talento mas não tem profissionalismo pra conseguir pelo menos está entre os 3 melhores do mundo nos próximos anos?
@@oitavapotencia2630 . Esse que é o negócio. Eu acho o Neymar o mais talentoso do mundo fácil, mas né...
A Espanha campeã da Copa em 2010 solidifica essa tese. Assim como o Barcelona que dominou o cenário mundial nesse mesmo período com Guardiola. Famoso tick-tack
Messi e Cristiano pra mim foram gênios igualados, porém, eram dois talentos diferentes.
Cristiano Ronaldo foi o "Gênio do Esforço"
O cara se esforçava 3 vezes mais na própria carreira do que 90% dos jogadores, treinando, estudando, dormindo de forma REGRADA e comendo de forma cuidadosa
Não a toa, com 33 anos o cara tinha pique e vigor que dava surra em mlk de 20 anos que mal aguentavam jogar uma partida inteira
Messi foi o "Gênio Talentoso"
Ele não era pulador de treinos
Treinava certinho e cuidava de si mesmo
Mas só a forma que dominava a bola, já dava um brilho....não é esforço, o cara simplesmente nasceu pro futebol
Aposto que foi isso que o Ronaldinho sentiu quando se aproximou dele e apoiou no início na base do Barça, o próprio Ronaldinho chegou a dizer "aquele garoto um dia vai ser melhor que eu"
Não a toa, o apelido de ambos é "O Robô" ( uma máquina feita exclusivamente para seu trabalho, assim como a dedicação do CR7 ) e "O alienígena" ( visto que o Messi numa era de craques, fazia jogadores incríveis parecerem normais perto dele, como se ele não fosse desse mundo )
Sinceramente eu só fico agradecido por poder ter visto o auge deles.
o estilo de jogo do Farcelona era puro treinamento seu palhaço
Ronaldo, Ronaldinho dão pau em ambos.
Se você vê o CR7 no auge (2007-2014) e não ficar impressionado com a TÉCNICA NATURAL dele, eu não sei o que dizer.
O CR7 2015 até agora não está no auge.
@@aduaneicoplan2623 nada a ver, Ronaldinho jogou em altíssimo nível por apenas 2 anos.
Mas larga de ser bobalhão rapaz, onde um jogador que é o maior artilheiro da história, com média de gols maior que número de jogos no real madrid pode ser fruto exclusivo de trabalho e esforco? Com certeza isso foi elemento no sucesso dele, mas trata se de um predestinado, alguém igualmente genial que basicamente teve uma curva de desenvolvimento diferente, ao invés de ter seu auge nos primórdios da carreira…
Cristiano e Messi são os melhores dessa geração. Esses dois são a personificação do que é ter e entregar algo em um alto nível.
Cada um com suas conquistas e habilidades, é idiotice comparar.
Pois é, sempre que vejo uma pergunta de "quem é melhor", já sei que ou não entende de futebol ou é um mero idiota. São incomparáveis, cada qual com seu talento e particularidades.
Messi mais técnico e participativo na produção de jogadas e tem mais prêmios individuais tmb, corrigindo só idiotas comparam um esforçado com um gênio
Cristiano é melhor q messi
@@losglzin siuuuuu
@@losglzin Penaldo sem copa melhor q Messi ? Só na tua cabeça msm, dps da copa o Mundo inteiro já sabe que a discussão acabou, teu ídolo é fracassado, só aceita KKKKKKKKKKKK
Kaká jogaria numa boa em qualquer time de elite hoje em dia, ele é a cara do futebol do presente, Nunca foi um grande driblador, mas era objetivo e rápido, chutava com maestria de longe, deixou grandes nomes na época de milan no banco, Raçudo.
Levando em consideração as contratações por estatísticas como o Kaká falou, o Vini Jr jamais iria pra Europa provavelmente, se um time que briga por seus campeonatos principais pedissem um jogador e um dos pontos fosse finalização e passe, ele seria descartado porque errava muitos passes e chutes ao gol, quem acompanhou a chegada dele no Real viu isso, ou seja, muitos talentos devem ser desperdiçados por detalhes bobos.
O Real Madrid contratou o Vinicius Júnior antes dele estrear nos profissionais, e na base a finalização era um ponto forte do seu jogo. Claro que ele treinou muito e aperfeiçoou sua técnica , mas acho que também tinha um fator psicológico para ele perder tantos gols como perdia no começo de sua passagem no Real
Já ví vários exemplos assim, jogadores serem piadas no clube formador e depois arrebentar na Europa, Casemiro que o diga!
@@cleitoncesar9755Casemiro jogou muito no são Paulo, e na copa de.futebol Jr ele junto ao Lucas Moura jogaram demais, era nítida a diferença desses caras.
@@renatoandre1656 Casemiro jogou mt na copa Jr, mas quando subiu pro profissional não fez nada, foi alvo de muitas criticas e até chamado de preguiçoso por se esforçar pouco nos jogos, era lento e errava muito, mas mudou completamente quando foi pro Real
Mano Casemiro nunca foi piada muito pelo contrário, havia sim uma crítica com relação ao passe diga-se de passagem melhorou muito mas como marcador ele sempre foi brilhante
O futebol moderno virou matemática e estatística. Os craques estão em conseguir melhores números que influenciam no jogo ofensivamente e também defensivamente.
E onde tá o erro?
@@glaubb_5344exatamente kkk não consigo ver problema nisso
Anos 90/2000 foi a era de ouro do futebol mundial.
Concordo, assim como 80 a 90 foi do basquete e o 2000 a 2010 na NFL.
@@neenem10 saudosismo, o câncer da sociedade. Cite um jogador de 2000 que cito um de 2010-2020 melhores.
@@luismiguelgomes7468 então o seu argumento é dizer que alguém é saudosista e dizer que outro jogador é melhor por mera opinião que pode ser simplesmente não aceita que trata-se só de opinião. Acho que o câncer é você.
@@luismiguelgomes7468 cite um melhor que ronaldo fenômeno
Obs: no auge
O último balloon d'oro br
Messi é um monstro é verdade, mas surgir um cara como Cr7 será muito difícil, não só títulos é a forma como ele alcançou isso, um cara obstinado. Se neymar fosse 30% do cr7 ja seria melhor do mundo ao menos uma vez.
Em alguns quesitos Neymar é superior ao CR7 e Messi. Talvez ele é que deveria ser o grande craque de sua geração, mas os outros dois são mais constantes e precisos.
@@HadoukenShoryuken Se não fossem tantas lesões e ele não tivesse ido pro Psg, com certeza a carreira dele teria ido mais longe.
@@d.c.campos4998 . Sim. Eu torço pra que ele faça uma temporada muito boa esse ano e ano que vem...
@@HadoukenShoryuken😂😂😂😂😂
Surgir um outro cr7 é muito mais fácil do que um Messi. Messi foi só um, genialidade desse nível surge a cada 20 anos
Esse fenomeno não é só no futebol. Esta tudo assim. Artistas, Pilotos de F1. Bandas. Tudo esta sufocrando a personalidade e trocando por estatísticas.
Verdade!
Reaça é muito chorão kkkkkkkk
Um dos poucos que foi tão fiel a Deus, mesmo mediante a tantas oportunidades e tentações. Ele realmente levantou o nome do Senhor no mundo do futebol.
“I belong to jesus”
E daí?
Futebol antes era uma multidão de craques ..... Literalmente em quase todo time você tinha um cara acima da média que decidia .
Hoje , jogadores que só correm , se destacam .....
Mano e pq felizmente ou infelizmente o futebol mudou, mas esse tempo foi a época de ouro do futebol....
Aiaiai o saudosismo kkkkk
Porra...! Excelentes comentários...!! Parabéns...!! Gente que gosta verdadeiramente de futebol, como eu!!!
Atualmente existe menos jogadores que se descolam de todos pq o nível de enfrentamento está muuuuito mais alto. As táticas, análises e execuções estão muito melhores. Assim fica bem mais difícil alguém se destacar tanto. O jogo é muito mais nivelado
O que matou o futebol moderno foi o agente de jogadores.
Concordo sem duvida,mas a meu ver, o que matou o futebol tambem foi o dinheiro, antigamente verdadeiramente eles amavam o futebol amavam os clubes que representavam,hoje em dia é quem dá mais dinheiro é para aonde eles vão.
Dinheiro corrompe tudo infelizmente.
Sempre digo isso, os anos dourados do futebol passou. Hj em dia tem bons jogadores e fora média são pouquíssimos.
Ja uns 10 anos atrás, a média jogadores muito bons era bem maior que hj... Sem falar nos fora de série. O próprio Milan de 2003 a 2006 veja quantos jogadores de nome tinha só no Milan, sendo que não era o único clube.
Eu acho teu comentário um misto de saudosismo e nostalgia. A maioria da galera que comenta isso, são pessoas na faixa dos 30-40 anos de idade, que cresceu acompanhando esses caras, que jogava videogame escolhendo esses caras para atuar no time, existe aquela memória afetiva de uma época onde onseguiamos acompanhar futebol com mais frequencia, e sempre tendemos a lembrar dos bons momentos. Mas eu acho que a última década teve muitos jogadores fora de série, que acabaram sendo ofuscados porque Messi e Cristiano Ronaldo passaram semana a semana quebrando recordes históricos do futebol. Nos anos 1990/2000 jogadores como Rivaldo e Figo conseguiram serem melhores do mundo com números extremamente tímidos, enquanto na última década, jogadores como Suarez e Neymar por exemplo, fizeram pelo menos umas 5 temporadas melhor do que a do Rivaldo ou do Figo melhor do mundo, e o máximo que conseguiram foi ficar entre os 3, ou entre os 10.
bom ponto
Cristiano e Messi foi tipo Senna e Prost.
Já tinha pensado nisso também ...essa comparação
Cris e Messi são peças raras que dificilmente haverá igual, monstros em adaptabilidade e raciocínio rápido dentro de campo além disso foram abençoados com talentos e corpos capazes de aguentar o alto nível por vários anos, sem falar a mentalidade e a dedicação em viver o esporte como ngm, dificilmente haverá jogadores assim por um longo tempo, muito se fala de mbappe, Haaland e Vinicius porém ainda tem um longo caminho para eles trilhar e manter o alto nível sem que nenhuma lesão atrapalhe.
@saitamasolosurfavverse jogou nas melhores ligas do mundo em inglaterra , espanha, italia em alto nivel que sao ligas com estilos de jogos completamente diferentes.... quer prova de maior adaptalidade?
@saitamasolosurfavverseMas agrega 😐 artilheiro de 2023 do time e do ano ate o final da temporada
Recentemente assisti aquele jogo que o Ronaldinho foi supostamente "aplaudido pela torcida do Real" (tem completo no Barça TV) e vou te dizer: se aquela foi a melhor partida dele pelo Barça, como dizem, eu lamento pelo pessoal que é nostálgico. A verdade é que o futebol moderno venceu esse suposto futebol mais "talentoso", por isso todas as equipes tiveram q se adaptar...
O tal "futebol moderno" é o que tem pra hoje...muito, mas muito jogador que não domina o básico
"Supostamente" unica coisa suposta no seu comentario é a sua "inteligencia"....Vai dormir enzo
É só ver como o Messi, um super talento, não consegue fazer nada em campo, não é mesmo? kkkk
Nas anos 80, 90, início dos anos 2000 tinha um campo em cada esquina do nosso país, só se via crianças nas ruas brincando principalmente jogando futebol!
Nessa era da internet em que os campos praticamente acabaram e que as crianças não saem mais de casa vivendo com a cara enfiada no celular e no PC esqueçam craques, e o pior de tudo a máfia dos empresários que investem em bagres para ganhar na frente enfim, é fim dos craques!
Pior que é verdade. Hoje em dia as crianças já nascem com um celular na mão. Aonde vamos parar
Eu sou de 87. Vivi esse período. E as crianças hoje em dia não jogar bola no campo perto da sua casa, Não quer dizer nada. Por que as coisas melhoram em nossas vidas e hoje se tem mais conforto. Hoje em dia os pais levam seus filhos em escolinhas de futebol. Coisa que meus pais nunca tiveram condições de fazer. O futebol de hoje em dia e mil vezes melhor do que nós anos 90 em diante. E só ver um jogo da copa do mundo de 70 o Gerson canhotinha de ouro da passe de 30m 50m em ser pressionado. E ver a evolução do futebol em em diante. A maioria dos jogadores fisicamente se igualaram. O talento ainda tem muito. Vitor Roque e um bom exemplo de um jogador moderno e talentoso.
Falou tudo mano....o que fudeu tbm e a tal da lei pelé que destruiu os times do interior
@@renanvale5265Ah sim ate pq todos os pais do Brasil tem dinheiro pra levar seus filhos em escolinhas de futebol kkkk quanta asneira
@@renanvale5265Quem é vitor roque parceiro??? Estamos falando de genios da bola,este cara é nota 7 no maximo chutando muito alto mesmo....
Excelente entrevista.
Kaka é muito inteligente, sempre foi, muito conciente, e deferente dos demais da epoca dele jogando
O futebol baseado em Estatística é uma inovação vinda do baseball conhecida como "Moneyball".
Este KÁKÁ, SÓMENTE GENIAL...!!
6:29 O Roger Guedes tá dois anos no Corinthians, nunca machucou, nunca foi poupado, nunca se esconde do jogo, esse cara é monstro
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pipoqueiro
Kkkkkkkkkkkkk
o futebol hoje em dia está muito mais monopolizado. antigamente quase todos os times tinham craques. você olhava para a europa, os 20 melhores times, todos eles tinham craques que no final do ano disputariam os 30 finalistas para a Bola de Ouro. hoje em dia você tem o Real Madrid, Barcelona, City e PSG cheio de craques e mais uns 5 times com 2 ou 3 craques.
O El Clasico é um grande responsavel por isso, eles iniciaram essa ideia de elencos super-estrelados... a dominancia do Messi e Cristiano também contribuíram. A era deles terminou há uns 2 anos... Já não temos um Real e Barcelona tão estrelados, hoje em dia os craques estão voltanso a se espalhar por vários times.
A diferença do Cristiano e do Messi, São visiveis, ambos precisam um do outro para manter um foco, é como um músico que aprende com aulas outro que toca violão de ouvido, a dedicação contra a originalidade, na minha infancia eu joguei com um cristiano e um Messi, todo mundo conhece na vida um Messi e um Cristiano , mas um Messi, um Messi é genial, normalmente é o que toca para o Cristiano fazer. O que difere o Messi e o Cristiano em patamar nao é bola de ouro, ou gols é que ele soube resolver sem ser mais um Garrincha.
É mais fácil ser craque quando não existe Cristiano e Messi sendo sobrenaturais por 15 anos, concentrando todos os holofotes.
Se eles tivessem tido temporadas ruins, muito jogador teria sido mais valorizado. Ribery, Sneijder, Neymar, Ibra, Griezmann (craque de 18 e protagonista em 22 pela França, duas finais de Champions com o Atlético), Suarez, Lewa, Hazard (tira Messi e ele é o melhor driblador da geração perto de Neymar), Xavi, Iniesta, Kroos, Robben etc etc. Todos esses tiveram o auge na era Messi-CR7.
Os caras hoje tão na disputa o tempo inteiro pq são consistentes. Simples assim. Coloca um Totti hoje em dia e ele seria tão esquecido quanto foi na época. Lulaku destruiu na Itália e ninguém ligou pq tinha Lewa marcando 60 gols no ano.
Exato, Ronaldinho Gaucho por exemplo, parou de jogar em alto nivel em 2006 com 26 anos, Se Messi e Ronaldo virassem baladeiros com essa idade, a historia do futebol seria totalmente diferente hoje.
Falou tudo!!!!
À época de ouro do futebol brasileiro foram as décadas de 59/60/70 até meados de 80 . E o Brasil produziu além de vários gênios ,os dois maiores jogadores de todos os tempos: Garrincha e Pelé, invencíveis juntos, hors-concours, crème de la crème, pelo que fizeram e da maneira que fizeram.
Só zé preguiça com exceção de pelé que sempre foi uma máquina , esses ai era pé de cana e boleiro, que n passaria de ser um ganso hoje em dia
Não
Simplesmente nessa época não tínhamos acesso ao futebol estrangeiro. Aí achávamos que aqui era tudo melhor.
O maio jogador dos anos 50 foi Dia Stefano, dos anos 60 Pelé, 70 Cruyff, 80 Maradona...
Época de ouro pq a Europa não sabia competir com a gente, hoje ela aprendeu e passou a gente
@@detectordemendigo6865 vai pesquisar e depois estudar 📖 , sabe de nada ,vezes coisa alguma .
@@tiagoviana7553 Di Stefano e Cruyff ganharam quantas Copas ? Di Stefano não jogou nenhuma , contra o Brasil em 62 alegou estar contundido. Jogadores de clubes . O Santos , Botafogo e outros times faziam várias excursões pela Europa , jogando contra os principais times dos países, ganhavam todas . Vai pesquisar e estudar 📖, sabe nada .
O Kaká já respondeu essas perguntas em outras mil entrevista
Na minha opinião, o futebol hoje está tão evoluído, e com isto eu quero dizer, o jogador médio de futebol de primeira liga é muito bom, então para um jogador se destacar em um meio ja tão evoluído é mais difícil do que antigamente, onde querendo ou não era um futebol pior, porque o jogador médio era pior, por consequência era mais fácil jogadores acima da média se destacarem, atenção isso é só a minha opinião, estou aberto a ouvir opiniões contrárias.
Lembrei de um papo que o atleta não pode ficar depois do treino para não se lesionar. No passado Zico ficava só para cobrar faltas. Isto é só um exemplo. Fico imaginando se, estatisticamente, eles estiverem errados, até porque, que eu saiba, não há um estudo sobre esse e outros exemplos.
O futebol moderno está mais preocupado com a parte tática e menos a parte técnica. Dessa forma temos mais previsibilidade e menos criatividade.
O Cristiano é o melhor jogador de todos, ninguém tem a perceverança e o foco que o Cristiano Ronaldo tem pode pegar
Ronaldo, Rivaldo , Ronaldinho gaúcho, Zidane, beckbauer , Puskás, pele , Maldini, Maradona, ninguém se iguala ao cristiano 🙅
Eu sei que você falou na ironia né...
@@juniorlourenco9735 pq acha isso?
O Pelé é melhor.
@@ranielrocha7901 Eu não acho! Eu tenho esperanças, se não for procure um médico mano
Tu acha mesmo que o ronaldo nao tem foco ? Depois de voltar a jogar com 1 joelho a menos e ainda ganhar a copa do mundo
HOJE JOGADOR TEM QUE SER ``FILHINHO DE PAPAI`` tem que ter dinheiro para entrar ou EMPRESARIO FORTE !
jogador bom de bola nao tem chance RARISSIMOS CASOS!
Problema q a maioria dos jogadores habilidosos não são disciplinados . Pra ter um físico competitivo , determinado e etc.. principalmente brasileiros
Kaka nunca foi badalado, ganhou melhor do mundo.
Pouca mídia, muito futebol.
Não tô falando que Kaká é ruim, longe disso, mas ganhar bola de ouro muitas vezes não é definição de carreira, muitos craques não tem bola de ouro ou jogadores que ganham injustamente
O Guardiola mudou o futebol, antes ele era mais baseado no talento dos jogadores hoje ele é mais coletivo.
o jogo hj e muito mais dinâmico e veloz,eu vi no Brasil x Itália de 70 Man q Nivel técnico porco kkk
Kaká seria um ótimo treinador
Kaká poderia ter ido bem mais longe, ganhado diversas bolas de ouro, mas foi inventar de casar, ai deu nisso .... Ele mesmo disse, por ser religiosos, casou virgem, e não praricava a arte do "coito" para relaxar, poia achava q estava pecando... Por isso ele voava em campo😅
A internet também é responsável por não termos tantos craques igual antigamente. Hoje o moleque prefere ficar no pc cel jogando do que estar na rua jogando bola igual era na época principalmente aqui no Brasil
Mas hoje em dia só vira jogador se tiver grana pra fazer as categorias de base desde muito novo, é difícil alguém pobre conseguir espaço no meio de vários ricaços
6:57 o cara no começo fala que hj não tem craques, e depois manda essa, poxa vai assistir mais futebol, hj temos sim grandes craques mesmo em um futebol mais coletivo, talvez seja mais difícil ver um jogador driblando todo mundo e fazendo o gol pq o FUTEBOL muda constantemente, mais tá cheio de craques surgindo a cada dia, a gente só tem o saudosismo da época de 2005 meu vô fala dos anos 80 e nossos filhos vão falar de 2030 simples assim
Não tem mais craques mesmo. Não existem génios. O último génio brasileiro foi o Neymar
@@STRANGELOVE652 cara, gênio e craques são duas coisas totalmente diferentes, e ele não falou só do Brasil, se ela falasse só do Brasil ainda sim teria discussão
o Neymar foi o último grande gênio, brasileiro, mais até se vc olhar para as nossas seleções de 2010 pra cá surgiram grandes craques e isso nunca vai ter fim, só os que jogaram o copa de 14 e 18 e 22
Coutinho, Neymar, Marcelo, Casemiro, Dani Alves, Vini Jr, Rodrigo, Julio Cesar, Thiago Silva, Marquinhos, G.jesus, Hernane, Ramires, William esses caras são craques, isso pq eu não quis citar mais,
Agora só pq tínhamos muitos atacantes craques nos anos 90 até 2010 não quer dizer que eles terminaram, gênio foi o gaúcho, o fenômeno, Rivaldo, Kaká, Romário cada um deles dominando uma geração, e foram rodeados de grandes jogadores, o certo era o Ronaldinho podia ter jogado até a copa de 14 mais não se cuidou é deixou um mulek de 21 anos ser o grande craque do time, Kaká teve as lesões, agora o Neymar ainda é a referência da seleção o que tira o peso da responsabilidade em cima de jovens que estão surgindo que vão ser a referências FUTURO
@@STRANGELOVE652 agora como ele falou que o futebol moderno está matando os craques, o que é uma falácia, o que explica o surgimento de Messi, cristiano Ronaldo, Neymar, D bruyne, Harry Kane, Mbapé, Halland, Ibrahimovic, xavi, Iniesta, modric, kross, Suares, Casemiro, Busquets e muitos outros ou seja um argumento totalmente furado
A cadeira q deram pro Kaká jskjsksj, o cara é gigante nessa cadeira ae
Muito mais simples entender o seguinte. A régua subiu, a exigência e nível aumentou de maneira absurda. Antes tambem tinha uma quantidade absurda de "pereba" hoje tambem tem mas o "pereba" melhorou muito tecnicamente, oque aumenta e muito a necessidade do suposto "craque" ter que provar que o É. Se a referencia da escassez de craque é o fator BRASIL, esqueça o BRASIL viveu um periodo favoravel e houve o surgimento de grandes jogadores. Hoje esta hegemonia esta na Europa.
Muito bom ❤🇵🇹
Moneyball - o Homem que mudou o jogo, interessante como o que o cara fez no Baseball se alastrou pra praticamente todas as modalidades, mas eu acredito que falta olhar mais pra habilidade ou talento de cada jogador, isso com ctz falta muito hj em dia, temos muitos jogadores medianos hj
Acredito que realmente hj em dia não se faz mais craques como antes. Só vc vê a seleção italiana. Até os anos 2000 que eu lembro eles não nacionalizavam ninguém. Hj em dia já perdi a conta de brasileiros que jogam pra eles. A Itália é um grande exemplo de que atualmente não produzimos mais craques como antes. Aqui no Brasil o último craque foi o Neymar e quando ele se aposentar vamos ter apenas jogadores acima da média, mas craques não
Vini jr é craque 😐
@@ggsproutgg1186Cara, não
@@ggsproutgg1186Se ta de brincadeira ??? É um denilson que jogou no madrid....alias o denilson e mais habilidoso
@@Rennanlymaoq a habilidade tem haver com ser craque?
@@thiagolimadasilva1245 E serio que se perguntou isso?? Kkkk
Messi teve um mentor: Ronaldinho Gaucho. Apesar da vida pessoal, RG era o craque.
Futebol esta mais rápido não tem tempo para pensar muito a vida esya assim tambem
O dinheiro mudou o futebol, só ver nossa seleção hoje, muitos jogadores de empresários e não estão lá por mérito e nem pelos bons números.
Zé Roberto e Cristiano Ronaldo são umas máquinas slk 👏🏼👏🏼👏🏼😎
O Neymar com certeza tem mais talento que o Kaká,mas o Kaká tinha algo muito importante que o Neymar não tem: FOCO E OBJETIVIDADE,por isso o Kaká foi o melhor do mundo e infelizmente o Neymar nunca será...
Exatamente isso
Além disso Kaka tinha mto mais força e velocidade
Não só clubes as empresas em geral estão trabalhando com base em estatística, BI.
KAKA último bola de ouro brazuka
Jogava uma monstruosidade, nos dias atuais, em seu auge, seria facilmente bola de ouro
minha opinião, atualmente qualuer, repito, qualquer jogador que joga nas top 5 ligas européias tem técnica absurda !!! o nivel de acerto em basicamente tudo que é basico chega a ser quase perfeito, ou seja, para sair dessa bolha hoje em dia tem que ser muuuuuito diferente e constante, algo que nao precisava ser antigamente, tendo em vista que muito dos craques que a gente considera do passado, não foram constantes, e teve várias baixas, como qualquer jogador moderno, menos os craques atuais (neymar, messi, cristiano ronaldo e por ai vai...) me diga uma coisa, coloca o cr7 e o messi há 20 anos atrás, me diga quem bateria de frente com as temporadas deles fazendo 60 gols, 20 assistencia, sendo campeao de champions e etc ? Ninguém, ou seja, o messi e o cr7 ofuscaram muitos genios dessa decada que talvez sem eles, esses jogadores seriam muito valorizados hoje em dia, como o próprio neymar, é só comparar nivel de atuação do neymar, com os gols, assistencias (2 jogador com mais gols em finais do seculo) ja meteu 7 gols no mata mata na mesma edição de champions, já decidiu todo campeonato q ele chegou no minimo na final (sim, todo torneio q ele chegou na final ele tem gol nela, e na unica q ele não tem que é o mundial, ele tem 2 assistencias) ou seja, olha o nivel do jogador que foi ofuscado pelos dois, que por n ter ganhado nenhum titulo expressivo individualmente (obviamente por conta do messi e cr7) passa uma vibe de ''não chegou onde queria"
exato cara
São jogadores medianos da época de ouro
MESMO lenga lenga de sempre. Tem matérias de jornais da década de 80 questionando pq não tem centro avante como antes
Faz sentido isso, Messi com a seleção Argentina meia boca, não conseguiu ser campeão de nada, então em time limitado, ele também não vai fazer nada.
Já Cr7, com um time limitado, ele no auge, pôde levar o time a algum lugar melhor
kkkkk Messi jogou duas finais de copa e ganhou uma, do que tu ta falando?
@@nominimo4 Eu disse que Messi não conseguiu ser campeão com a Argentina antes, mais já mudei de opinião,esse comentário, foi a um mês atrás,e Messi está jogando muito bem, no time dele,nós Estados Unidos
Kaka percebe muito de bola... Tambem acho.. O cristiano Ronaldo quando é mais effectivo.. dois melhores de sempre na mesma geraçao .. Kaka noutra geracao e menos lesoes tinha feito igual
Kaká! Bambino d’oro!
nada disso , é as cameras dos telefones que acabaram com as personalidades... esses garotos agora cresceram se anulando e isso se ve em tudo , ate no campo ... mas tem grandes craques aí e vindo
Eu meio que discordo, em partes, hoje em dia. Tudo é dinheiro os olheiros já não são mais como antes, hoje em dia quem paga o filho passa no teste é somente, isso..
É por isso que é muito difícil ver craques hoje em dia,no máximo jogadores acima da média...
Haaland, Vini, De Bruyne, Rodrygo, Mbappe, Rashford, Salah, Kane, Son, Kante, Lewa, Kimich... Nenhum é craque?
@@metalero8017 só o Mbappe e o Lewa
@@mjonirhammermartelodothor5842 tá serto.
@@metalero8017 desses eu spi tiraria o Son e Rashford
@@TH3R4ND0M. rashford dá pra debater porque ainda tá muito cedo, mas o Son é um baita de um craque. Ele e o Kane seguram esse time nas costas há muito tempo.
10 anos atrás falavam a msm coisa, 20 anos atrás falavam a msm coisa. Na década de 80 falavam a msm coisa. Se agora é diferente, só daqui um tempo saberemos.
PÓS MESSI E CR7 E JÁ FAZ MAIS DE 10 ANOS SÓ APARECEU, VINI, HALAAND E MBA
De Bruyne é gênio também
tem lewe, Benzema,Robben, Ribéry, modric, Iniesta, Neymar e etc
Real Madrid contratou os craques do Manchester United e do Milan em 2009. Estes 2 clubes vinham de 1 título e 1 um vice cada nos últimos 5 anos enquanto o Real amargava campanhas ruins na Champions.
Depois disso, Manchester United e Milan se apequenaram e o Real Madrid papou 5 Champions. Não é camisa, não é tradição, é projeto em mentalidade. Time que quer ser protagonista da Europa não vende o craque do time por nenhum valor.
outro nome muito importante de qualidade top e 0 lesoes é o PEPE do FCPORTO
Um monstro do meu Time 🫶
Em vez do Zé Roberto, devia era ter falado do Pepe. 41 anos, FC Porto e a jogar champions
Zidane, fenômeno, pirlo, ronaldinho, kaka
Vs
Messi, cristiano, neymar, suarez, modric, de bruyne, xavi, iniesta, busquets, özil, di maria, kroos
Hoje em dia so ser craque não é suficiente sem dedicação, muitos craques que não se dedicavam antigamente não seriam grandes coisas hoje em dia, Neymar é a prova disso, sem esforço eu duvido que Romario, Ronaldinho etc iriam tão longe quanto foram, provavelmente teriam uma carreira como a do Neymar, boa mas longe de ser lendária
Simples, bom empresário, QI indicação, filhos, sobrinhos de dirigentes. Tu olha os craques do passado jogavam em campo de chão batido, na rua, nas quadras, olha o fenômeno, Ronaldinho entre outros.
🙌 estamos juntos
Kaká dando risada mais nem sabe quem é dodô do pixote só escuta ópera e hinos evangélicos 😅😂
Não vejo assim, temos a impressão que tínhamos mais craques no passado por que pensamos em jogadores dos anos 2000, 90, 80, 70.... enquanto pelo outro lado só vemos jogadores atuais, isso é matemática
Isso é só aqui, como o Brasil não consegue mais ganhar copa, e todos os grandes talentos brasileiros se perdem no meio da carreira por conta de questões extra campo, as pessoas fica falando isso.
A diferença e que os Craques eram espalhados por varios times... hj em dia poucos times Formam verdadeiras seleções. Ai fik dificil ne
mesmo assim na década de 2000 a Champions foi monopólio de 4 times no máximo,já na década de 10 real Madrid, Barcelona e Bayer
A questão é a concentração, os gigantes estão predando os times com menos grana e concentrando os melhores jogadores.
O que Kaká explica é um desdobramento dessa lógica!
O futebol moderno nao matou craques. O futebol moderno simplesmente martelou os que pareciam ser craques e exautou os que realmente são
A maior verdade, vários bons jogadores são validados como craques no passado. A gente só vai ver como os atuais são craques, quando eles se aposentarem, visto de bruyne, benzema, lewa e tantos outros
exato, e o nivel do futebol atual não permite que baladeiro consiga jogar por muito tempo, então muitos talentos como ronaldinho ou neymar, são suprimidos porque não conseguem aguentar o sacrificio, preferem a festa.
isso ai é falacia e saudosismo de quem se apega ao passado, craques tem em todas gerações, na dele tinha os que ele citou Del piero, Zidane, Henry, Ronaldo, Depois vieram Ibra, Cr7, Messi, Suarez, Neymar, Lewa, Xavi, Modric, agora ja ta vindo uma nova geração com força Vini jr, Mbappe, Haaland, Rodrygo, Belinghan, Pedri, Camavinga, Rafael Leão. Sempre existirão craques
Nem se compara kkkk
Desde 2002 Brasil sem copa sendo eliminado por Croácia e Bélgica .. nível caiu muito
Por isso Argentina foi campeã mesmo perdendo para arábia saudita kkk copa mais fácil de todas
@@kazelitow jovem ei tava falando de craques no geral, realmente a geração atual nem se compara com a de 2002, mas ainda assim ta cheia de ótimos jogadores q já são craques, Vini Jr, Rodrygo, Antony, Martinelli, o problema da seleção n é falta de bons jogadores e sim de técnico, os europeus evoluíram e os brasileiros pararam no tempo, tanto é que estão perdendo mercado até em território macional.
@@LeprechaunKnox com todo respeito só vejo perna de pau hoje em dia no futebol brasileiro
Disse tudo, um zagueiro como Thiago Silva , não entraria numa lista atual, não eh mto alto, não era forte qnd mais novo, mas foi eleito melhor zagueiro do mundo 6x
O impressionante no CR7 nao é o nivel que ele atingiu, mas quanto tempo ele ta la em cima sem cair de desempenho
O problema é que Messi e Cristiano estão tão a cima da media alta, durante tanto tempo ao mais alto nível que os outros bons passam despercebidos.........mas haver há.
fora que, sempre existiu esses jogadores muito melhores que os outros, mas lesões ou extra campo impediram eles de terem uma carreira tão longa quanto as de Messi e CR7, maradona era muito melhor que todo mundo da sua epoca, mas o maradona era um porra loca, Romario voltou para o Brasil no auge, e curtia balada, Ronaldo fenomeno teve a lesão e depois do penta tambem não ligava muito para estar em forma, esses todos se tivessem o foco do CR7 e Messi, teriam monopolizado.
Não entendo nada se futebol kkkkk mas vou opinar o seguinte: o problema da seleção brasileira é que confiam tanto em craque que não usa desse futebol moderno, com estáticas para melhorar!
Então acho que torna-se previsível o jogo durante a competição.
Não sabia que o Kaka era tão saudosista assim hahaha Hoje os jogadores são melhores Kaka, o jogo é melhor. Hoje um jogador tem que ser bom em todos os fundamentos e tem que estar com o preparo em dia, se não não joga. Antigamente você via muito jogador fora de forma jogando, isso hoje não existe, a exigência é muito maior. E outra, parem de falar como se fossem números rasos que os scouts usam, isso é ignorância, os números mostram status avançados, eficiência do jogador, onde ele atua melhor no campo, qualidades, pontos fracos, se é decisivo, se não é decisivo, e afins. O futebol evolui sempre, os jogadores tbm, e obviamente a ciência por trás disso.
O jogo é mais evoluído, mas não os jogadores, antigamente não existia esquadrão, os 30 melhores jogadores do mundo, jogavam esparramado desde o time mais grande de cada país ao pequeno, o time só jogava em função daquele craque, hoje que existe esquadrão, onde os melhores jogadores jogam concentrado em meia dúzia de time!
O que tá faltando pra esse pessoal que é viúva de jogadores dos velhos tempos é dar uma pesquisada nas chamadas "grandes atuações" deles, tá cheio de jogo antigo completo aqui no UA-cam, vê só o fiasco que eram esses "gênios", que vou te dizer, tinham dificuldade em acertar passes...
hoje em dia é muito mais dificil ser craque
O futebol brasileiro se não deixar os talentos resolver quando precisar, dificilmente vai ganhar outra copa
2006 foi assim e perdeu
Engraçado é ver quem fala que cr7 e só trabalho, kkkk o cara fazia coisas como o Gaúcho com a bola no United, depois que mudou o seu estilo pra ala gol.
Legal quando a bola dá a sua opinião.....lugar de fala
Se eu fosse escolher em uma pelada Messi ou Cristiano , eu escolheria o Messi, e é claro quem iria fazer a diferença era eu mesmo 😅
Muito estranho ter um dos participantes fora da câmera. O Kaká fica olhando na diagonal o tempo todo.
No mundo tá cheio de craques. No Brasil é que não tem mais. Messi, Ronaldo, Modric, Mbappé, Van Djik, Salah, De Bruyne, Rodri, Haaland, Bellingham etc
CONCORDO PLENAMENTE! HOJE JÁ NÃO OLHA PELO TALENTOS !
KAKA é um craque, que grande jogador, fiquei mesmo triste não ver o ele na sua forma no Real Madrid, KAKA E CR7 QUE DUPLA INCRIVEL QUE ELES iam fazer!
كيف يمكنني ان اترجم الى اللغة العربية ؟
Tem um filme em que o jistin timberlake atua que fala sobre isso,so que com BASEBALL...
Pior Que e verdade
Alaand, Mbappe, Bruno Fernandes, Diogo jota,Diogo Dalot,Rubem dias, Gonçalo ramos, Cancelo , Rafael leão, Antônio Silva, Diogo costa,e o grande Bernardo Silva este mais velho ...mas posso continuar a por mais jovens tugas e de outros países que igualmente nos tem presenteado ...agora vamos ver quem consegue estar no topo da montanha durante 15 anos a ganhar quase tudo como os dois ET'S 🇦🇷🇵🇹
Ele fala isso e AINDA RI, meteu um KAKA depois de uma frase dessas 😢
Cr7 não gosto do futebol objetivo, Messi, fenômeno, gaúcho, Felipe, Marcelinho carioca me encantou mais de ver