A forma como você se articula e estrutura o pensamento é uma das coisas mais prazerosas que já vivi. Inclusive te uso como anestesia da minha angústia haha
@@RenataOliveira-iv9jz já parou pra pensar que ñ é um mal? Poderia ser uma parte de você, como ela msm diz no vídeo, radical, crua, implorando pra ser aceita?
Extremamente otimista. Qual a certeza sobre o enfrentamento da angústia, atravessamento da angústia? Todas as pessoas tem igualmente a mesma resistência e recursos para essa travessia? Afinal, por que as pessoas quebram? Por que se matam? Por que psicotizam? Por que pervertem? Universalismo romântico está presente. A realidade sobre a relação do humano com a angústia é severamente mais dura. A abordagem está perfeitamente adaptada a individualidade burguesa, que tem espaço, tempo, condições e desejo para essa relação poder ser estabelecida.
@@helgafever768 ok, mas não teve ponderações críticas sobre a desigualdade de condições. E afinal, num mundo tão absolutamente desigual no campo das necessidades, a angústia tem a mesma natureza para todos? A angústia é esse buraco estrutural em todos, como se não houvesse razões intransponíveis, insolúveis, dentro da barbárie social? É simples assim, a natureza da angústia? Em que recorte de mundo?
@@lilabb88 É justamente pelo fato da natureza da angústia ser distinta que não podemos determinar que a classe média tem mais possibilidades que as classes populares em lidar com a angústia. Muitas vezes a luta pela sobrevivência pode dar muito mais sentido a vida de um sujeito, sustentando sua existência nesse mundo, do que um sujeito aparentemente com a vida ganha. Obviamente, não estou querendo romantizar a pobreza, mas apontar que o modo de lidar com a angústia dependerá mais da relação com o Outro do que com as condições econômicas.
"O radical do seu desejo, inusitado, estrangeiro para você mesmo. Isso é angústia! Isso é inconsciente! Isso é o que vai te deixar tremer. [...] quando aparecer não recua, não recua e deixa passar, não precisa anestesiar." Perfeito! Professora, gratidão pela partilha! Esses "enfrentamentos" são extremamente necessários. A angústia é extremamente necessária.
Estou vivendo essa fase ...mta angústia ..sentindo,vivendo essa angustia e me segurando e esperando esse momento passar...tudo passa...estou viva e viver é sentir tudo e todas as sensações!!!
Cada vez mais vejo esse relato de angústia, daí vejo que não é só comigo, mas tenho lá no fundo a esperança em Deus que essa sensação vai passar, para mim e para todos.
Jesus falou " Venham a mim os que sofrem, os desamparados, os que estão angustiadas e cansadas" As vezes as pessoas buscam esse conforto somente nos templos e religiões, mas se esquecem de ler e entender a riqueza de cada palavra do mestre Jesus.
Seus vídeos são um conforto! Gostaria de sugerir você falar sobre as dificuldades de se livrar da sensação de abandono, ou o que o abandono por parte dos pais, ou a perda de um deles causa nas relações amorosas quando nos tornamos adultos. Que tipo de medo é desenvolvido ao longo do tempo, insegurança e covardia, por assim dizer. Obrigada por nos trazer tanta coisa boa!
"A discussão da liberação das drogas nada mais é do que o controle da nossa subjetividade. O que a gente quer fazer? A gente quer pegar o buraco - que seria a Angústia, esse vazio de linguagem, esse vazio de significação - e a gente quer disputar as ferramentas de adormecimento do sofrimento da alma." Todos nós somos, em maior ou menor grau, escapistas wertherianos.
essa parte eu realmente nao entendi.. Ela quer dizer q as pessoas q defendem a liberação querem o controle da sua subjetividade? ou a indústria das drogas q controlarão a nossa subjetividade? ficou meio vago pra mim.. ela fala de liberação, seria diferente se fosse legalização ou regulamentação?
Robson Brito , entendi que há uma guerra entre os dois mercados. Drogas lícitas, ex: Farmácias com seus antidepressivos, e as drogas ilícitas, vendidas “clandestinamente”. Cada uma quer o seu espaço. Se uma for legalizada, a outra sai perdendo, visto que quem usa antidepressivos, uma vez que outros tipos de drogas forem liberadas terá um número maior de opções de compras.
A ANGUSTIA SERIA UM VAZIO DE SIGNIFIÇÃO? ACHO QUE SIM AO NIVEL DO CÉREBRO HUMANO, DE NEURÔNIOS. MAS APÓS, HÁ UM VAZIO LIVRE, PURO, LIBERTO COMO O UNIVERSO ALEM DAS ESTRELAS. TALVEZ POUCOS EXPERIMENTEM ISSO. MAS AÍ ESTÁ A PAZ. A ANGÚSTIA FICOU LÁ ATRÁS, NO CONDICIONAMENTO.
Ouvir essa mulher é uma realidade muito poderosa. Eu queria ter grana pra fazer terapia com ela. Já me anestesiei com as inas e ouvir, buscar esse tipo de conteúdo com essa mulher é muito foda. Que luz meu oh Deus. Viva os loucos da luz que interpretaram e explicaram as loucuras do cérebro humano. Não recua, não recua, adorei isso. ❤❤❤❤❤️
É interessante como desde muito cedo a gente é ensinado a contornar a dor. Dialogar com as próprias incongruências? Nem pensar! Incomodou? Pula. Doeu? Ignora. E a angústia é o que de fato nos coloca na frente do espelho: nus e sem máscaras. Encarar os fatos (e a si mesmo), tenha a aparência que tiver, é essencial. Obrigado, Maria! Em cada vídeo, um baita convite à reflexão. E eu aceito. Todos. =)
A angústia, na perspectiva psicanalítica, é uma emoção primordial que emerge quando o indivíduo é confrontado com situações ameaçadoras ou eventos traumáticos.
Maravilhosaaaaaa reflexão!!!!!!!!!!!!!!!!! Já passei pela buraqueira aqui dentro com mudanças que fiz e assumi e hj vejo que sou outro ser...a partir dessas rupturas todas...
Este vídeo me ajudou muito! Queremos eliminar a agustia. Atravessa e o novo surge. Depois de muita análise e agora entendo: atravessa, viva. E o novo talvez surja. Ansiosa por um vídeo seu sobre os ataques à Psicanálise.
Com esta explicação pude entender melhor o que se passa com um paciente que atendo. Ele tem 91 anos, boa função motora mas o cognitivo prejudicado devido a doença de Alzheimer. Em certos momentos ele fica muito aflito e angustiado achando que falta alguma coisa ou que esta no lugar errado, e assim não consegue relaxar para aproveitar o presente. Eu sou fisioterapeuta e o que faço é levar para caminhar na calçada, olhamos os pássaros, mostro as arvores e flores com o objetivo de acolher e de certa maneira fazer ele esquecer daquele sentimento que com certeza trás algum sofrimento.
Esse vídeo me salvou em um momento de angústia.A angustia é um dos sentimentos mais pesados que vivênciei na vida.Esse vídeo pra mim e uma dos melhores da Maria
Vim atrás do tema a fim de tentar, minimamente, compreender aquilo que estou sentindo agora, neste momento. E justamente por estar sentido pude entender perfeitamente a fala, não obstante seja repleta de termos aparentemente abstratos e absolutamente dotados de sentido : traduz o quase indefinível ou indizível afeto da angústia. Ontem: o subterfúgio para lidar com o afeto foi tentar fixar a atenção em coisas aleatórias na internet e tentar ignorar ou me ensurdecer face ao que sentia .. tentar deslocar a atenção e preencher esse vácuo, abismo interior Hoje: pensava em beber justamente como meio de suspensão efêmera da consciência, um amortecimento. Esta fala veio ao meu encontro. Obrigada
As vezes q não recuei quase não acabaram bem.... foram várias.... Mas foi bom saber q a angústia tem uma função, é até mais leve ler e ouvir a palavra.
A Maria Homem é tão profunda e enigmática que eu preciso de alguns dias, muitas repetições dos seus vídeos e vários nós na garganta para conseguir chegar num mínimo entendimento. Não vou mentir, fico dias e até semanas e meses abduzida tentando suscitar as suas hermenêuticas...
Difícil admitir a angústia em tempos onde o prazer é estimulado a todo instante. A angústia é a ferramenta natural necessária para o reajuste do nosso caráter. Angústia! Você chega sem avisar. Abafando, oprimindo, arrastando, Tirando tudo do lugar. Como quem quer comigo um tango dançar. Quantas vezes a ti evitei. Tantas quantas me embriaguei. Suas verdades terapêuticas, Não escutei. O tempo passou... Da ressaca me curei. Pílulas recusei. Porém, de você não me livrei... Orei... Orei... De repente, mais pressão. Entendi, foi a oração. De coragem me enchi. E com a cara limpa, vivi. O vazio mais repleto da linguagem e da expressão compreendi... "Angústia"... afeto que nunca mente. Tens a capacidade da semente. Em produzir no mesmo ser uma nova mente. Feliz, vou avisar a toda gente, Que sejas bem recebida, Pois é você querida. Quem revela a cura definitiva da ferida! Guilherme Coelho F⁰.
Boa tarde! Mi chamo Rafaelle Lima e moro na Italia, os videos da Doutora Maria Homem ajudam, tranquilizam e fazem refletir...diante de um assunto tanto presente e mundial a possibilidade de autoanalizar_si e' de grande utilidade e ajuda a enfrentar e superar! Aqui tenho sentido muita angustia que chega a ser fisica...gostaria de pedir mais videos sobre como acalmar e enfrentar com serenidade, se possivel, esse momento! Muito obrigada
Muitas vezes fico me perguntando o que fazer com a minha angústia por ter um filho usuário ,e ter que ingulir muitas coisas por estar aprendendo a conviver com isso não posso é infrentar ele por exemplo por ele estar drogado é complicado , tu acertou em cheio eu ouço músicas num volume bem alto tipo pra esquecer que ele chegou ou as vezes por ele ter saído 😢 é bora viver obrigada Maria Homem 🌹
@@souzafontes Obrigada de ❤️ e agora esse Corona Vírus 😢 sem aulas aff 😔 sei que a coisa é muito sério más minha preocupação vai dobrar eu tenho que ir trabalhar ele ia pra escola tempo integral na ETEC agora só Jesus na causa 🙏 Boa Noite ❤️
Que vídeo mais oportuno. Maravilha de conhecimento. Só a verdade liberta. Se confrontar na angústia é libertador. A gente passa a se conhecer melhor e novas possibilidades de nosso ser se derramam.
Cadê você Maria Homem Nos esclareça esse acontecimento que estamos vivenciando todos voltados para dentro de si como passarinhos em gaiolas!!! o melhor saber mais interagir comigo !!
Sensacional, pela primeira vez em 3 anos, alguém conseguiu traduzir a benfeitoria da angústia na minha vida. Fiz tratamento para TAG, ainda estou em manutenção. Quando me perguntam como tenho tanta certeza das últimas escolhas que fiz, esse vídeo resumiu bem: a verdade da angústia me salvou. Maria Homem é clara demais nas suas mensagens! Obrigada
Acho que ela menospreza algumas doenças que necessitam sim de medicação como a depressão, por exemplo. É necessário enfrentar, mas os remédios podem ajudar mto nesta fase da vida.
Ela não menospreza, minha querida. Ela está fazendo uma abordagem em menos de 7 minutos de uma condição existencial inevitável a qualquer pessoa. Depressão, tdah etc são questões químicas do cérebro, neurodivergência etc. A medicação é um pouco mais caso de psiquiatria e neurologia. Um psicanalista não é necessariamente um médico que pode medicar. Pode ser se é formado em medicina etc. Psicanálise não é necessariamente esse caso. Um psicólogo tb não pode receitar etc. Ela está abordando uma condição existencial comum, uma tendência social e econômica. Ela sabe que existimos, talvez não seja a área dela...
Quando a angústia vem, aceito-a de braços abertos e sem mecanismos de fuga alucinógenos, não é fácil, mas eu enfrento e sei quando ela está vindo e quando estou angustiado. Acredito que a gente saber que ela vem, que uma hora passa (caso não seja um quadro de depressão profunda), e que ela sempre volta já é algo.
Fiz um comentário com abordagem semelhante, em um seminário de psicanálise. Perguntei: alguém já se perguntou, por quê o ser humano se entorpece? Fui linchado. Tive minha interpretação "corrigida". Estou até hoje me perguntando o motivo.
Michael Jackson: Melhor exemplo de angústia/medicamentos (pelo menos pra mim que sou fã e sempre me perguntei o porquê disso tudo),dizem que o Prince foi a mesma coisa,enfim... Pesquisei muito sobre ele e nas fontes mais confiáveis se diz que ele sentia dores,muitas dores. Além de alguns problemas físicos que ele de fato tinha, acredito que se referia à dores da alma sobretudo,uma angústia muito grande,algo que atinge quase toda a sociedade atual. Parabéns pelo trabalho e obrigado professora !!! Você é genial !!!!🌻
Nunca tinha desgostado de um vídeo da MH como desgostei desse. Mil pontos a fazer, alguns: "A gente quer disputar as ferramentas de adormecimento do sofrimento da alma". A palavra ferramenta é algo pra fazer o processo mais fácil e preciso. Essa lógica desagua em pessoas se sentindo mal por fazer o uso de medicamentos, que nada mais são que drogas: bio ferramentas. Aguentar no "osso" eventos extremamente traumáticos pode ser desintegrante; como por exemplo aguentar a dor de uma cirurgia sem anestesia. E é por isso que ela existe. A anestesia é a ferramenta bio da cirurgia, como é o bisturi está para o físico. A dor da angustia também dói (e compromete os sistemas físicos se sustentada). Sobre desintegrar preciso pra que o novo venha, com certeza. E a integração sem ferramentas pode ser muito custosa, e dependendo do material que se ajunta: impossível. Então, não é algo ruim por sí. Pelo contrario, usar a ferramenta certa pode fazer toda diferença no resultado do trabalho: viabilizar e/ou aumentar a precisão. E as vezes tem muito mais a ver com o "Como" do que com o "O que". A psicanalise como o único caminho real? por mais versátil que seja, pensar que algum caminho vai ser O Único, me soa fora da realidade. Inclusive o da anestesia por anestesia
Bravíssimo!!!! 👏👏👏👏 Eu recuso a omissão dos próprios sentimentos. Prefiro sentí-los pois, como foi dito, "a angústia não mente". Autossabotar-se é enfraquecer, na minha opinião, a própria identidade.
Bom dia! Muito muito elucidativo! A angústia é o único sentimento (talvez um pequeno exagero aí) que não mente! Muito bom! Vejo que as pessoas em geral temem muito a dor, seja física ou psíquica. Quando biologicamente sabemos que ela é um sinal... Por que queremos prescindir dos sinais de que algo não vai bem?? 🤔🤔
Queria ter um grupo de estudo só pra discutir seus vídeos.
Vamos fazer um por Skype?
Telegram é melhor !
Meu sonho
quero
To dentro!
A forma como você se articula e estrutura o pensamento é uma das coisas mais prazerosas que já vivi. Inclusive te uso como anestesia da minha angústia haha
Pedro Henrique Lopes hahahahaha eu também
Faço das tuas palavras as minhas
Tenho a mesma experiência a cada vídeo.
Exatamente kkkkk
Eu acho que a gente, como ela mesma fala no início do vídeo, se apazigua com a angústia. A gente deixa de teme-la e de querer anestesia-la.
"A angústia não mente."
É horrível esse sentimento, pois não há remédio para esse mal. Gostei muito do vídeo
@@RenataOliveira-iv9jz Pelo que entendi o "remédio" é o Enfrentamento da Angústia...
Receba o curso gratuito de coaching
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No UA-cam
@@RenataOliveira-iv9jz já parou pra pensar que ñ é um mal? Poderia ser uma parte de você, como ela msm diz no vídeo, radical, crua, implorando pra ser aceita?
A angústia é pra mim como uma espécie de "azia existencial"...
Que murro na mente! ❤
Extremamente otimista. Qual a certeza sobre o enfrentamento da angústia, atravessamento da angústia? Todas as pessoas tem igualmente a mesma resistência e recursos para essa travessia? Afinal, por que as pessoas quebram? Por que se matam? Por que psicotizam? Por que pervertem? Universalismo romântico está presente. A realidade sobre a relação do humano com a angústia é severamente mais dura. A abordagem está perfeitamente adaptada a individualidade burguesa, que tem espaço, tempo, condições e desejo para essa relação poder ser estabelecida.
Ela está tentando fazer uma aposta no sujeito. Nem sempre é possível...
@@helgafever768 ok, mas não teve ponderações críticas sobre a desigualdade de condições. E afinal, num mundo tão absolutamente desigual no campo das necessidades, a angústia tem a mesma natureza para todos? A angústia é esse buraco estrutural em todos, como se não houvesse razões intransponíveis, insolúveis, dentro da barbárie social? É simples assim, a natureza da angústia? Em que recorte de mundo?
@@lilabb88 É justamente pelo fato da natureza da angústia ser distinta que não podemos determinar que a classe média tem mais possibilidades que as classes populares em lidar com a angústia. Muitas vezes a luta pela sobrevivência pode dar muito mais sentido a vida de um sujeito, sustentando sua existência nesse mundo, do que um sujeito aparentemente com a vida ganha. Obviamente, não estou querendo romantizar a pobreza, mas apontar que o modo de lidar com a angústia dependerá mais da relação com o Outro do que com as condições econômicas.
Ótimo contraponto! Vc é da área também? Conta aí o que você estuda, como vc se interessou por esses temas
Amei os comentários da Marilia e Helga. Ótima observações, moças!
"O radical do seu desejo, inusitado, estrangeiro para você mesmo. Isso é angústia! Isso é inconsciente! Isso é o que vai te deixar tremer. [...] quando aparecer não recua, não recua e deixa passar, não precisa anestesiar." Perfeito!
Professora, gratidão pela partilha! Esses "enfrentamentos" são extremamente necessários. A angústia é extremamente necessária.
Perfeito!
Chapa a alma porque tá muito difícil esse buraco! 😭
Essa mulher é tão culta e didática ao mesmo tempo...coisa raríssima entre os intelectuais ...
Estou vivendo essa fase ...mta angústia ..sentindo,vivendo essa angustia e me segurando e esperando esse momento passar...tudo passa...estou viva e viver é sentir tudo e todas as sensações!!!
Cada vez mais vejo esse relato de angústia, daí vejo que não é só comigo, mas tenho lá no fundo a esperança em Deus que essa sensação vai passar, para mim e para todos.
Quando a angústia bate é desesperador.
Jesus falou " Venham a mim os que sofrem, os desamparados, os que estão angustiadas e cansadas" As vezes as pessoas buscam esse conforto somente nos templos e religiões, mas se esquecem de ler e entender a riqueza de cada palavra do mestre Jesus.
Mano do céu. Que tudooo esse destrinchar da angústia .
Surreal o vocabulário dessa mulher.
Você, Maria Homem me faz pensar muito...
Sim! Ainda o caminho do meio! Meditação!
Nesse momento de quarentena o Brasil irá ter que encarar de frente suas angústias!
Seus vídeos são um conforto!
Gostaria de sugerir você falar sobre as dificuldades de se livrar da sensação de abandono, ou o que o abandono por parte dos pais, ou a perda de um deles causa nas relações amorosas quando nos tornamos adultos.
Que tipo de medo é desenvolvido ao longo do tempo, insegurança e covardia, por assim dizer. Obrigada por nos trazer tanta coisa boa!
Up
Também acho um tema pertinente, a diferença da rejeição, abandono, desamparo, versos a indiferença!
Conheça a logoterapia no canal do UA-cam Dr Alberto Nery.
Conheça Lúcia Helena Galvão no canal do UA-cam Nova Acrópole.
Essa mulher ao ouvi-la, me tira de qualquer angústia. Sua calma e bela retórica, me transfere para o mundo da esperança. Valeu irmã.....!
"A discussão da liberação das drogas nada mais é do que o controle da nossa subjetividade. O que a gente quer fazer? A gente quer pegar o buraco - que seria a Angústia, esse vazio de linguagem, esse vazio de significação - e a gente quer disputar as ferramentas de adormecimento do sofrimento da alma."
Todos nós somos, em maior ou menor grau, escapistas wertherianos.
Receba o curso gratuito de coaching
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
.
No UA-cam
essa parte eu realmente nao entendi.. Ela quer dizer q as pessoas q defendem a liberação querem o controle da sua subjetividade? ou a indústria das drogas q controlarão a nossa subjetividade? ficou meio vago pra mim.. ela fala de liberação, seria diferente se fosse legalização ou regulamentação?
Robson Brito , entendi que há uma guerra entre os dois mercados.
Drogas lícitas, ex: Farmácias com seus antidepressivos, e as drogas ilícitas, vendidas “clandestinamente”.
Cada uma quer o seu espaço.
Se uma for legalizada, a outra sai perdendo, visto que quem usa antidepressivos, uma vez que outros tipos de drogas forem liberadas terá um número maior de opções de compras.
A ANGUSTIA SERIA UM VAZIO DE SIGNIFIÇÃO? ACHO QUE SIM AO NIVEL DO CÉREBRO HUMANO, DE NEURÔNIOS. MAS APÓS, HÁ UM VAZIO LIVRE, PURO, LIBERTO COMO O UNIVERSO ALEM DAS ESTRELAS. TALVEZ POUCOS EXPERIMENTEM ISSO. MAS AÍ ESTÁ A PAZ. A ANGÚSTIA FICOU LÁ ATRÁS, NO CONDICIONAMENTO.
Ouvir essa mulher é uma realidade muito poderosa. Eu queria ter grana pra fazer terapia com ela. Já me anestesiei com as inas e ouvir, buscar esse tipo de conteúdo com essa mulher é muito foda. Que luz meu oh Deus. Viva os loucos da luz que interpretaram e explicaram as loucuras do cérebro humano. Não recua, não recua, adorei isso. ❤❤❤❤❤️
Maria Homem é um espetáculo.
Que mulher... Mais gente, como a gente aprende, em.. TE AMO Maria Homem...
É interessante como desde muito cedo a gente é ensinado a contornar a dor. Dialogar com as próprias incongruências? Nem pensar! Incomodou? Pula. Doeu? Ignora. E a angústia é o que de fato nos coloca na frente do espelho: nus e sem máscaras. Encarar os fatos (e a si mesmo), tenha a aparência que tiver, é essencial.
Obrigado, Maria! Em cada vídeo, um baita convite à reflexão. E eu aceito. Todos. =)
Eu indicaria colocarem também como podcast, como no spotify
Eu aprendi que quando bate a angústia uma bela música alegre dançante me eleva a alma.
“A angústia não mente”🍃
Receba o curso gratuito de coaching
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No UA-cam
A angústia, na perspectiva psicanalítica, é uma emoção primordial que emerge quando o indivíduo é confrontado com situações ameaçadoras ou eventos traumáticos.
"um novo sentido que voce pode estar preparado para sentir."
Maravilhosaaaaaa reflexão!!!!!!!!!!!!!!!!! Já passei pela buraqueira aqui dentro com mudanças que fiz e assumi e hj vejo que sou outro ser...a partir dessas rupturas todas...
Este vídeo me ajudou muito! Queremos eliminar a agustia.
Atravessa e o novo surge. Depois de muita análise e agora entendo: atravessa, viva. E o novo talvez surja.
Ansiosa por um vídeo seu sobre os ataques à Psicanálise.
Eu amo essa Mulher!
eu amo a poesia inteligente com que você fala sobre um assunto... é tão abrangente... fala de tanto...
Com esta explicação pude entender melhor o que se passa com um paciente que atendo. Ele tem 91 anos, boa função motora mas o cognitivo prejudicado devido a doença de Alzheimer. Em certos momentos ele fica muito aflito e angustiado achando que falta alguma coisa ou que esta no lugar errado, e assim não consegue relaxar para aproveitar o presente. Eu sou fisioterapeuta e o que faço é levar para caminhar na calçada, olhamos os pássaros, mostro as arvores e flores com o objetivo de acolher e de certa maneira fazer ele esquecer daquele sentimento que com certeza trás algum sofrimento.
Esse vídeo me tocou profundamente. Chego a dizer até que era exatamente o que eu precisava ouvir nesse exato momento.
Não está fácil não, angústia é minha companhia há um tempo. Não gostaria de nada hj a não ser minha paz.
Esse vídeo me salvou em um momento de angústia.A angustia é um dos sentimentos mais pesados que vivênciei na vida.Esse vídeo pra mim e uma dos melhores da Maria
Odeio viver com angústia…
Durma você todos os dias sem saber se irá acordar vivo, isso não é bom.
Que argumentação fantástica. Obrigado e parabéns.
Vim atrás do tema a fim de tentar, minimamente, compreender aquilo que estou sentindo agora, neste momento. E justamente por estar sentido pude entender perfeitamente a fala, não obstante seja repleta de termos aparentemente abstratos e absolutamente dotados de sentido : traduz o quase indefinível ou indizível afeto da angústia. Ontem: o subterfúgio para lidar com o afeto foi tentar fixar a atenção em coisas aleatórias na internet e tentar ignorar ou me ensurdecer face ao que sentia .. tentar deslocar a atenção e preencher esse vácuo, abismo interior Hoje: pensava em beber justamente como meio de suspensão efêmera da consciência, um amortecimento. Esta fala veio ao meu encontro. Obrigada
Maravilhosa….parabéns por toda essa explanação! 👏🏾👏🏾👏🏾
Tudo o que eu precisava neste tempo e espaço. Ser estrangeiro. Sou estrangeiro de mim mesmo. Obrigado, Maria, você é oásis! Um forte abraço.
Receba o curso gratuito de coaching
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No UA-cam
"Deixa passar". Mew isso é muuuuuito difícil. Dói e você sai do eixo. É quase insuportável. Não é de admirar que o mercado das drogas lucram tanto.
Receba o curso gratuito de coaching
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No UA-cam
Muito difícil msm. TB estou nessa .
Conheça a logoterapia no canal do UA-cam Dr Alberto Nery.
Conheça Lúcia Helena Galvão no canal do UA-cam Nova Acrópole.
O treino para resistir ao sofrimento é uma modalidade que poucos praticam.
As vezes q não recuei quase não acabaram bem.... foram várias.... Mas foi bom saber q a angústia tem uma função, é até mais leve ler e ouvir a palavra.
Viva Maria Homem! ❤👑❤
A angústia não mente! Não recua, que pode sair um novo vc! Muito bom!!!
A Maria Homem é tão profunda e enigmática que eu preciso de alguns dias, muitas repetições dos seus vídeos e vários nós na garganta para conseguir chegar num mínimo entendimento. Não vou mentir, fico dias e até semanas e meses abduzida tentando suscitar as suas hermenêuticas...
Difícil admitir a angústia em tempos onde o prazer é estimulado a todo instante.
A angústia é a ferramenta natural necessária para o reajuste do nosso caráter.
Angústia!
Você chega sem avisar.
Abafando, oprimindo, arrastando,
Tirando tudo do lugar.
Como quem quer comigo um tango dançar.
Quantas vezes a ti evitei.
Tantas quantas me embriaguei.
Suas verdades terapêuticas,
Não escutei.
O tempo passou...
Da ressaca me curei.
Pílulas recusei.
Porém, de você não me livrei...
Orei... Orei...
De repente, mais pressão.
Entendi, foi a oração.
De coragem me enchi.
E com a cara limpa, vivi.
O vazio mais repleto da linguagem e da expressão compreendi...
"Angústia"... afeto que nunca mente.
Tens a capacidade da semente.
Em produzir no mesmo ser uma nova mente.
Feliz, vou avisar a toda gente,
Que sejas bem recebida,
Pois é você querida.
Quem revela a cura definitiva da ferida!
Guilherme Coelho F⁰.
Uauuuuuuuuuu
Fala sobre o isolamento do coronavirus
A angústia é assim, inicialmente você se sente triste, isso é angustiante, e tem determinado momento que as lágrimas teimam em cair.
Estou me sentindo assim ultimamente.
Se esvaziar para se encontrar; ...
Se esvaziar sem nenhum recurso exterior, interiorizando-se.
🙌
Tem razão, Maria corajosa, a fala as vezes não dá conta dela, não ! Muito boa análise, como sempre !!!!
Acho que dos melhores vídeos! Necessidade pública! “controle da nossa subjetividade” 🙏🏻
Nossa, que vídeo maravilhoso. Obrigada, Maria.
Nossa, uma das pensadoras mais fodonas que conheço.
Boa tarde! Mi chamo Rafaelle Lima e moro na Italia, os videos da Doutora Maria Homem ajudam, tranquilizam e fazem refletir...diante de um assunto tanto presente e mundial a possibilidade de autoanalizar_si e' de grande utilidade e ajuda a enfrentar e superar! Aqui tenho sentido muita angustia que chega a ser fisica...gostaria de pedir mais videos sobre como acalmar e enfrentar com serenidade, se possivel, esse momento!
Muito obrigada
Deus te abençoe e proteja sempre 🙏🏻❤️
sensacional né, a sensibilidade de percepção dessa mulher é coisa de outro mundo.
Muitas vezes fico me perguntando o que fazer com a minha angústia por ter um filho usuário ,e ter que ingulir muitas coisas por estar aprendendo a conviver com isso não posso é infrentar ele por exemplo por ele estar drogado é complicado , tu acertou em cheio eu ouço músicas num volume bem alto tipo pra esquecer que ele chegou ou as vezes por ele ter saído 😢 é bora viver obrigada Maria Homem 🌹
Fátima Ribeiro Ribeiro força e serenidade pra você 🙏🏻
@@souzafontes Obrigada de ❤️ e agora esse Corona Vírus 😢 sem aulas aff 😔 sei que a coisa é muito sério más minha preocupação vai dobrar eu tenho que ir trabalhar ele ia pra escola tempo integral na ETEC agora só Jesus na causa 🙏 Boa Noite ❤️
Deus abençoe e proteja você e sua família sempre 🙏🏻❤️
Conheça Lúcia Helena Galvão no canal do UA-cam Nova Acrópole.
Conheça a logoterapia no canal do UA-cam Dr Alberto Nery.
Descobri está PESSOA!!!
MEU MUNDO NUNCA MAIS SERÁ MESMO!!!!!!
Eu to chorando aqui pq simplesmente quando o que ela fala faz sentido doi na alma
O novo sentido que estamos preparados para descobrir. 🤝
Que vídeo mais oportuno. Maravilha de conhecimento. Só a verdade liberta. Se confrontar na angústia é libertador. A gente passa a se conhecer melhor e novas possibilidades de nosso ser se derramam.
É impressionante, inspirador a forma como ela usa as palavras para sintetizar idéias!
Cadê você Maria Homem
Nos esclareça esse acontecimento que estamos vivenciando todos voltados para dentro de si como passarinhos em gaiolas!!! o melhor saber mais interagir comigo !!
Maria, literalmente da hora esse vídeo! Da hora do pânico pandêmico, da escassez iminente de insumos para a vida, da grana que vira pó...não recuemos!
Receba o curso gratuito de coaching
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No UA-cam
Maravilhoso!!! Me fez sentir toda a angústia para assim fazer sentido. Gratidão ❤
Sensacional, pela primeira vez em 3 anos, alguém conseguiu traduzir a benfeitoria da angústia na minha vida. Fiz tratamento para TAG, ainda estou em manutenção. Quando me perguntam como tenho tanta certeza das últimas escolhas que fiz, esse vídeo resumiu bem: a verdade da angústia me salvou. Maria Homem é clara demais nas suas mensagens! Obrigada
MANO, ESSE CANAL TA FICANDO MT FODA .
Útil importante relevante excelência
Todos estão tendo que lidar com a angústia nesse momento (Covid-19), aceitando ela de forma autêntica ou não.
Maria, admiro você demais!
Sensacional! A verdade presente na angústia precisa ser encarada de frente. Ou será a morte do eu.
O que ler sobre isso? Que vídeo incrível.
Acho que ela menospreza algumas doenças que necessitam sim de medicação como a depressão, por exemplo. É necessário enfrentar, mas os remédios podem ajudar mto nesta fase da vida.
Ela não menospreza, minha querida. Ela está fazendo uma abordagem em menos de 7 minutos de uma condição existencial inevitável a qualquer pessoa. Depressão, tdah etc são questões químicas do cérebro, neurodivergência etc. A medicação é um pouco mais caso de psiquiatria e neurologia. Um psicanalista não é necessariamente um médico que pode medicar. Pode ser se é formado em medicina etc. Psicanálise não é necessariamente esse caso. Um psicólogo tb não pode receitar etc. Ela está abordando uma condição existencial comum, uma tendência social e econômica. Ela sabe que existimos, talvez não seja a área dela...
Que mulher!
Quando a angústia vem, aceito-a de braços abertos e sem mecanismos de fuga alucinógenos, não é fácil, mas eu enfrento e sei quando ela está vindo e quando estou angustiado. Acredito que a gente saber que ela vem, que uma hora passa (caso não seja um quadro de depressão profunda), e que ela sempre volta já é algo.
Professora, me dê uma bibliografia sobre o assunto: A IMPORTÂNCIA DA ANGÚSTIA.
Desde já, muito obrigado.
Fiz um comentário com abordagem semelhante, em um seminário de psicanálise. Perguntei: alguém já se perguntou, por quê o ser humano se entorpece? Fui linchado. Tive minha interpretação "corrigida". Estou até hoje me perguntando o motivo.
Maria Homem, Arrasa!!! Sempre que vejo e escuto, eu sinto essa Fala!!!
Brilhante!!!Obrigado pelas palavras.Bjs com muito carinho da Fã Vivi
Michael Jackson: Melhor exemplo de angústia/medicamentos (pelo menos pra mim que sou fã e sempre me perguntei o porquê disso tudo),dizem que o Prince foi a mesma coisa,enfim...
Pesquisei muito sobre ele e nas fontes mais confiáveis se diz que ele sentia dores,muitas dores. Além de alguns problemas físicos que ele de fato tinha, acredito que se referia à dores da alma sobretudo,uma angústia muito grande,algo que atinge quase toda a sociedade atual.
Parabéns pelo trabalho e obrigado professora !!! Você é genial !!!!🌻
🤛
Maria Homem tem uma lucidez incrível! A maneira como aborda os assuntos é muito bom.
Maria perfeita explanação..!
"se um dia me sentir Angustiado, visitarei um Semiterio, pra ver que eu tenho movimentos"
Já dando meu like pela segunda vez.hehehe
GZUIS ... ESTA MULHER ME ENLOUQUECE !
Obrigada por tanto! 🙏🍃
Nunca tinha desgostado de um vídeo da MH como desgostei desse. Mil pontos a fazer, alguns:
"A gente quer disputar as ferramentas de adormecimento do sofrimento da alma".
A palavra ferramenta é algo pra fazer o processo mais fácil e preciso. Essa lógica desagua em pessoas se sentindo mal por fazer o uso de medicamentos, que nada mais são que drogas: bio ferramentas. Aguentar no "osso" eventos extremamente traumáticos pode ser desintegrante; como por exemplo aguentar a dor de uma cirurgia sem anestesia. E é por isso que ela existe. A anestesia é a ferramenta bio da cirurgia, como é o bisturi está para o físico.
A dor da angustia também dói (e compromete os sistemas físicos se sustentada).
Sobre desintegrar preciso pra que o novo venha, com certeza. E a integração sem ferramentas pode ser muito custosa, e dependendo do material que se ajunta: impossível. Então, não é algo ruim por sí. Pelo contrario, usar a ferramenta certa pode fazer toda diferença no resultado do trabalho: viabilizar e/ou aumentar a precisão. E as vezes tem muito mais a ver com o "Como" do que com o "O que".
A psicanalise como o único caminho real? por mais versátil que seja, pensar que algum caminho vai ser O Único, me soa fora da realidade. Inclusive o da anestesia por anestesia
Nossa muito esclarecedor.
Grande Maria "Injetando as substâncias da sabedoria...nas veias da minha ignorância..." Merci Maria 😊
Maria...
E se durante esse processo nossa pulsão de morte for mais forte que nós?
A pulsao de morte precisa estar a servico da vida.
Receba o curso gratuito de coaching
..
No canal
HERNANE DOUGLAS
No UA-cam
Para quem vive essa dor, sugiro procurar ajuda, sua existência vale a pena.
Voz q traz tranquilidade e ensina // sz
Seus vídeos tem sido maior combustível, para continuar mesmo tomando "socos no estômago ", sem anestesiar...
Obrigada, Maria!
ótima tag pras postagens na quarentena #Aangústianãomente
Bravíssimo!!!!
👏👏👏👏
Eu recuso a omissão dos próprios sentimentos. Prefiro sentí-los pois, como foi dito, "a angústia não mente". Autossabotar-se é enfraquecer, na minha opinião, a própria identidade.
Maria machuca muito, mais a realidade mais pura que existe
Obrigada, Maria!!!!
Nossa, essa mulher preenche meu ser! Fico inebriada assistindo suas reflexões, me ajudam a compreender a minha própria angústia.
A angústia seria, então, a febre da alma. A febre dentro da existência.
Bom dia! Muito muito elucidativo! A angústia é o único sentimento (talvez um pequeno exagero aí) que não mente! Muito bom! Vejo que as pessoas em geral temem muito a dor, seja física ou psíquica. Quando biologicamente sabemos que ela é um sinal... Por que queremos prescindir dos sinais de que algo não vai bem?? 🤔🤔