Elfos de Pele Negra em O Senhor dos Anéis

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 38

  • @ProjetoTolkien
    @ProjetoTolkien  Рік тому +14

    "Você está desvirtuando a obra de Tolkien", comentou a pessoa em um vídeo no qual eu cito 27 passagens de 7 livros de Tolkien.
    De qualquer forma, um adendo importante: quando eu falei sobre os Haradrim também serem descritos como swart/swarthy em O Senhor dos Anéis, a ideia era só usá-los como exemplo, e não como prova de que swarthy significa negro. A falha minha foi não acrescentar a definição oficial dessa palavra segundo dicionários oficiais ingleses. Eu pretendo fazer uma versão "atualizada" desse vídeo, mais completa, mais didática e mais bem editada, mas, enquanto eu não a faço, vamos lá:
    O ONLINE ETYMOLOGY DICITIONARY data "swarthy" (e suas variantes "swart" e "swarty") dos anos 1500, com a seguinte definição: “dark-colored, especially of skin” (em tradução literal, “de cor escura, especialmente com relação a pele”).
    Já o CAMBRIDGE DICTIONARY define "swarthy" como: “(of a person or their skin) dark” (em tradução literal, “(sobre uma pessoa ou sua pele) escuro”).
    Por fim, o MERRIAM-WEBSTER define "swarthy" como: “of a dark color, complexion” (em tradução literal, “de uma cor ou tez escuras” - pra quem não sabe, "tez" se refere à pele).
    Em outras palavras, quando Tolkien descreveu o Elfo Meglin como "swart" em duas ocasiões, ele estava indubitavelmente falando que Meglin tinha pele escura (assim como Tolkien quis dizer o mesmo com os Haradrim, os homens sulistas de O Senhor dos Anéis).

  • @eduardodupim4298
    @eduardodupim4298 Рік тому +3

    Excelente vídeo! Estou me escrevendo no canal.

  • @Siyzar
    @Siyzar Рік тому +8

    Solta o microfone, estufa o peito e vai embora ao som dos aplausos!
    Conteúdo SENSACIONAL! Parabéns amigo, WELL DONE! 👏👏👏

  • @1oetermo143
    @1oetermo143 Рік тому +1

    Muito bom👏👏

  • @Felipezarour
    @Felipezarour Рік тому +17

    Não há para mim nenhum problema em relação à um elfo negro.
    Todavia, é bastante óbvio para mim, que o intuito da inclusão desse Elfo, foi com o intuito de militância.
    O rapaz é extremamente belo, e se encaixa no perfil de um Elfo (o belo povo).
    O que me incomodou de fato no aspecto dos elfos, não foi o Elfo negro, mas sim os elfos envelhecidos, tal qual o Celebrimbor. O cara parece um vovô, sendo que isso não faz sentido algum.
    Provavelmente é mais novo que a própria Galadriel, tendo um aspecto bem mais idoso.
    Não faz sentido, bem como não faz sentido os Elfos com mullets ou “cabelinho na régua”… 😂😂

    • @olwiz
      @olwiz Рік тому

      A sua obviedade é parcial. Pela internet já repercutia falas de parte da equipe de produção como militância. Agora qualquer personagem negro é militância? 'Óbvio' seria se a obra em sí (o que está na tela) estivesse demonstrando militância, e é fácil comparar- as produções com óbvia militância enchem os diálogos ou inserem cenas q parecem lições de moral ou atentam pra tópicos q são persistentes a coisas como combate ao racismo ou feminismo etc. Não estou negando q autores sejam militantes (e só sabemos de alguns, foi uma grande equipe afinal) mas aí dizer q a obra é obviamente militante é um exagero absurdo- Tem um negro=militante agora?

    • @M4rkux
      @M4rkux 4 місяці тому +5

      Militância pq? Tá doidão? Tu só acha que é isso pq tu viu uma pessoa negra e isso te incomodou e agora quer só procurar defeito na série.

    • @FranGames1409
      @FranGames1409 3 місяці тому

      @@Felipezarour o que ê militância?

  • @weegeeh4ck3r
    @weegeeh4ck3r 8 місяців тому

    Eu gostei muito da forma que você explicou, quando eu procurava vídeos sobre esse assunto, eu só encontrava videos de gente debochando, falando coisas vagas do tipo: elfo nem existe seu nerdola.
    Diferente dessas pessoas, você foi educado e paciente.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  8 місяців тому +3

      “Não é possível preservar, por muito tempo, um oásis de sanidade num deserto de desrazão com meras cercas, sem verdadeira ação ofensiva prática e intelectual.” - J.R.R. Tolkien

  • @jackson1263
    @jackson1263 Рік тому +2

    Mt bom o video

  • @unseen.walker
    @unseen.walker Рік тому +19

    Interessante. Porém nós sabemos que, apesar da abrangência territorial, Tolkien ainda estava fazendo uma história sobre a mitologia Européia. E por mais que tenha dado a entender no vídeo que desinformado é aquele que pensa que na Europa não tinha negros...bem, não tinha mesmo. E muito menos na época da história. A história não é sobre a ancestralidade africana, se não ele teria feito sobre os Haradrim. Não é sobre a Ásia, se não ele teria falado de Rhûn. É sobre a Europa. E ali tem brancos, bem, eram sua totalidade em sua época. A palavra Elfo tem sim questões de diferença etimológica...mas um de seus significados é sim branco. Tolkien escreveu uma história sobre pessoas brancas e seus seres mitológicos, que na região, norte, eram brancos. É simples. Como uma história africana representa divindades negras. Tolkien relatou coisas e outras não, é claro. Mas é questão lógica: As pessoas que não são o foco da história quererem se ver em tudo, inclusive nos mitos que não as envolvem como protagonistas. É o olhar atual tentando mudar o passado. E ele não tem razão sempre. Não em casos assim, onde claramente, falta sentido. O pessoal da história é branco. Seguimos em frente. Nem tudo é feito pra agradar todo mundo, ou sequer pra todo mundo. Como querer se ver num mito chinês. Não estamos lá. E está tudo bem. As histórias são assim, e amamos elas como elas são. Podemos usar nossa imaginação nos aspectos que sentimos falta, na inclusão que queríamos ter. Mas isso não deve mudar o sentido original das coisas, e a história como foi escrita pro mundo deve permanecer como é, no contexto que foi feita.

    • @coisasdenaty5151
      @coisasdenaty5151 Рік тому +4

      Eu concordo pois Tolkien escrevia pensando em fazer uma mitologia mais forte para o Reino Unido. Incluindo Saxões, Celtas e etc. Juntando isso a época em que ele escreveu eu não acho que ele estava muito preocupado em acrescentar etnias entre outras coisas por respeito. Fora isso, seguindo as descrições de famílias e ramificações dos clãs élficos eu acho todo o resto um pouco forçado. Na minha visão, todo elfo de tez mais escura, assim como muitos Noldor ou "elfos negros" de Eregion era por causa de seu cabelo escuro e pele mais bronzeada. Assim como se difere um Saxão de um Nórdico. Faz mais sentido no contexto histórico, mesmo os povos de Rhûn entre outros que sim tem maiores diferenças físicas nesse sentido serem de "longe" ou exóticos como acontecia com a Inglaterra e suas colônias, era a visão dos ingleses naquela época, faz sentido. Não acho que Tolkien na sua mitologia tava preocupado em ser inclusivo. É uma realidade de uma época que não adianta querer apagar e sim aprender com ela.
      E assim como vc fala sobre a IA, eu acho que tem que respeitar o que o autor original imaginou dos personagens dele.
      Adoro o conteúdo do Projeto, mas algumas coisas eu discordo, mesmo lendo e relendo História da Terra Média, Cartas, Natureza, Contos Inacabados, etc... Não consegui ver outra lógica.
      Acho que nesse caso a gente precisa usar o contexto histórico e cultural do autor pq interpretação até a bíblia é cheia.

    • @unseen.walker
      @unseen.walker Рік тому +3

      @@coisasdenaty5151 Sim, justamente! E posso adicionar ainda mais detalhes nisso tudo, um que, mencionei, mas que devo divergir do que escrevi porque fiz confusão, e devo ser sincero quanto a isso, porém, não muda o resultado da ideia: Nosso pensamento de "Tolkien fez a Terra Média para ser uma Europa pré histórica" realmente foi deixada de lado por Tolkien, posteriormente, e a história tornou-se apenas uma Fantasia, sem se prender mais à tentativa de ser um mito Europeu. Mas isso acaba por não mudar as coisas independente, porque além de se utilizar desse pensamento antigo por muito tempo na sua forma de contar a história, dentro de seu personagem (tradutor do livro Vermelho) essa base de mito Europeu e o contexto geográfico continuou no cerne e base da obra. Portanto mesmo que a ideia do mito Europeu ter sido deixado de lado, a Terra-Média continua sendo um equivalente geográfico da Europa, e também, basta olharmos no mapa pra ver isso.
      Portanto, o povo dali claramente terá pele clara, e em comparação, os povos de Harad, equivalentes geograficamente da África, terão pele morena e escura. Quanto às tão faladas migrações, de fato há indícios bons sobre o povo de Harad indo pra Terra-Média, o que nos indica miscigenação. Mas o detalhe importante está aqui: isso é para os Humanos. E não muda o fato de que os povos nativos dali, e sua maioria, são brancos. Já sobre os Elfos, as suas relações foram bem relatadas, e temos um ponto muito forte quanto a eles nesse quesito: Elfos nunca migraram para o Sul. Portanto, não tem com um Elfo ter ficado com a pele negra, nem tendo ido, nem tendo voltado e miscigenado com seu povo de pele branca. E isso é fato! Não nascerá uma pessoa negra no norte gelado, assim como não nascerá um branco no Sul quente!
      Temos também o outro fato de que Elfos não se adaptam fisicamente tão rápido quanto humanos ao mundo. Isso é mais uma barreira clara e normal, que por lógica impede um Elfo de simplesmente mudar o tom de pele com tanta rapidez, e principalmente, seu fenótipo, apenas por um caso de migração, que sabemos que não ocorreu mesmo. Portanto é um caso bem simples, Elfos negros podem existir? Sim, muitos provavelmente. Apesar de seus corpos não se adaptarem com facilidade à tudo, ainda se adaptam. Mas eles existem? Muito improvável, não temos migrações de Elfos ao Sul, e Elfos negros não iriam simplesmente brotar no norte, Tolkien seguia muito bem a geografia de uma boa construção de mundo. Portanto logicamente não temos Elfos negros, e portanto não temos casos de miscigenação Élfica também. Caso ocorresse, tudo certo, mas não ocorreu!
      E dos Elfos Escuros, seu nome era mesmo por não terem visto as duas Árvores de Valinor, e não tem a ver com a cor de pele. É sobre estar na luz, ou estar na sombra, e os cinzentos sobre terem ficado basicamente no meio termo.
      No fim, é uma história que se passa no Norte, e o norte do mundo tem pessoas brancas! Tolkien é bem claro com isso, usando até a palavra setentrional! A lógica geográfica é muito bem aplicada aqui, a história se passa no norte, e o norte tem pessoas brancas!
      E sobre Tolkien não se importar com representatividade, bom, ele se importou, representando todos os povos e indivíduos do mundo em seus personagens, em seus dilemas e suas personalidades, fazendo com que alianças de pessoas completamente diferentes surgissem pra lutar contra um mal maior! Mas não desejou fazer discurso direto sobre isso ou aquilo, cor de pele, sexo ou outro. Pois é muito claro, se a pessoa deseja se ver na história, que olhe para a personalidade e escolhas dos personagens, não para a cor da pele, e nem para seu tamanho, pois é seu coração e alma que ditam quem você é!

    • @carlosabraao4583
      @carlosabraao4583 4 місяці тому +1

      A mitologia germano-escandinava faz distinção entre os elfos luminosos ("ljósálfar") e os elfos negros ("svartálfar") ou elfos escuros ("dokkálfar"), e descreve como os elfos luminosos são mais claros e brilhantes do que o sol, ao passo que os elfos escuros são mais negros do que betume. E olha que não sou eu quem diz, mas sim, o historiador, poeta e político islandês Snorri Sturluson, do século XII, uma das maiores autoridades medievalistas em matéria de mitos e sagas nórdicas.
      Só tem um probleminha: os elfos negros vivem no mundo subterrâneo e são maus rsrsrs!
      Os drow de Dungeons & Dragons foram inspirados neles. Agora, imagina só, Tolkien botando elfos de pele negra como os vilões, malvadões de seus livros!!

    • @carlosabraao4583
      @carlosabraao4583 4 місяці тому

      A título de curiosidade, vários mitos e lendas da África Central - dos atuais norte de Camarões e sul do Chade - falam dos saô, descritos como gigantes de pele branca. E no Zimbábue há as lendas sobre os chamados "homens rosados" com grandes poderes.

    • @carlosabraao4583
      @carlosabraao4583 4 місяці тому

      Ah, e não menos importante, agora sabemos (pelas mais recentes descobertas arqueológicas e antropológicas, inclusive usando pesquisa de DNA fóssil) que as Ilhas Britânicas - como, de resto, a Europa continental, dezenas de milênios antes - foram inicialmente populadas por protonegroides oriundos da África setentrional há 10.000 anos; esses britânicos primitivos tinham a pele escura, cabelos crespos, nariz largo e olhos claros, mas acabaram sendo suplantados por migrações posteriores de caucasoides de pele mais clara, olhos e cabelos escuros, originários da Ásia Menor. Evidentemente, nada disso era conhecido ou sequer imaginado no tempo de Tolkien (ainda se acreditava que o "homem de Piltdown" era um autêntico descobrimento científico, e não uma fraude magistral, como sabemos hoje em dia!).

  • @diegocosta4200
    @diegocosta4200 Рік тому +6

    eu vi por cima essa discussao sobre elfo negro nos SdA, sinceramente, a serie Aneis do poder utilizou esse recurso de maneira um tanto preguiçosa. Afinal de onde vem arondir? de que familia ele descende? pq so tem ele de negro?. A serie house of dragon fez isso com maestria, eles transformaram todo um clã em negros, tornando a serie bem mais verossímil. Pessoalmente nao tenho problema com isso, desde que nao mude personagens consagrados, tipo aragorn, legolas etc, ou no caso da serie, personagens como Galadriel, Elrond. isso p mim é mais importante, e nao me refiro apenas caracteristicas fisicas, mas tambem descriçoes padroes dos personagens, como a Galadriel da serie por exemplo. enfim, apenas minha opiniao. obs: ta fazendo um otimo trabalho!!!! parabens! a haper coliins ira lanças as cartas de Tolkien em portugues? vc saberia dizer?

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  Рік тому +8

      Discordo de você, mas sinceramente estou com preguiça de falar sobre isso. kkkk
      Respondendo à sua pergunta, sim, a HarperCollins já anunciou que irão relançar As Cartas de J.R.R. Tolkien aqui no Brasil, apesar de não termos previsão quanto à data de lançamento. Um dos tradutores disse que a demora é por um bom motivo, mas não sei qual é.
      E obrigado pelo elogio.

    • @diegocosta4200
      @diegocosta4200 Рік тому +1

      @@ProjetoTolkien relaxa, eu acho q sei mais ou menos oq pensa rs. E discorda nunca será uma ofensa p mim ok. Que bom q eles pretendem lançar as cartas, pq tô completando minha coleção de tolkien e nunca li essa das cartas. Seu conteúdo é ótimo, irei continuar acompanhando.

    • @olwiz
      @olwiz Рік тому +3

      Mas ué, a série sai explicando a família, origem e povo de todos os personagens q aparecem? Esse tipo de coisa nem cabe numa série e nao faz isso com personagens que os fãs sabem a origem- por causa dos livros e material adicional de Tolkien. Em scripts para a tela isso cabe com personagens nobres ou mais importantes. O elfo negro é um soldado/vigia 'comum' para um elfo- ele é equivalente aqueles soldados da companhia de Galadriel no começo, escalando gelo, q nem receberam nomes. Há poucos personagens relevantes a assim na série (tem a harfoot, inserida em sua aldeia, o elfo negro, aquela humana por quem ele tinha um crush e... acho q só, o resto só figurão com linhagem importante)

  • @littlebiggui
    @littlebiggui Рік тому

    Queria sugerir um tema de vídeo que eu acho que seria interessante. Quando dizemos que o termo "anão" é um termo pejorativo para se referir as pessoas com nanismo, logo vem a galera dizer que a gente quer banir a palavra "anão" e citam que queremos destruir a raça criada por Tolkien. Porém o próprio Tolkien mudou a palavra em inglês para que justamente houvesse esse distanciamento entre a raça que ele criou das pessoas com nanismo reais. Se não me engano isso é falado tanto no Silmarillion quanto em O Hobbit, só que a galera capacitista sempre ignora essa fala dele. Seria legal se vocês fizessem um vídeo comentando sobre isso.
    Att: agora que vi que você falou sobre o termo brevemente no video

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  Рік тому +1

      Opa, obrigado pela dica! Há algumas menções aos Anãos nas Cartas de Tolkien (algumas dela inclusive apareceram nesse vídeo) e também nos Apêndices de O Senhor dos Anéis, onde fala que o mais correto seria Dwarrows (Ananos na tradução), mas que ele acabou se utilizando de Dwarves "sem perceber".

    • @littlebiggui
      @littlebiggui Рік тому

      @@ProjetoTolkien eu tô pra ler as cartas de Tolkien mas ouvi falar que a Harper Collins vai lançar em algum momento, então tô esperando kkkkk
      Até pensei há um tempo atrás em fazer um vídeo para o Tiktok ou algum post no Twitter sobre mas como eu não sabia como ter acesso a essas cartas, acabei desistindo

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  Рік тому +1

      Infelizmente a antiga edição da Arte e Letra, de 2006, está fora de catálogo e é bem caro se você quiser comprar um usado na internet.
      Salvo engano, a HarperCollins tinha divulgado que iam republicar as Cartas ainda em 2021, mas não cumpriram com o prometido e não falaram mais nada sobre isso. Porém, um dos tradutores comentou no Twitter que o atraso tinha sido por um bom motivo, embora ele não tenha mencionado qual.
      Agora nos resta aguardar. Quem sabe chega ainda esse ano? Queria muito poder ler a nova tradução, pois sinceramente não gosto muito da anterior quando comparo alguns trechos. Pelo que entendi um dos tradutores será o mesmo da antiga edição, mas algumas Cartas já apareceram retraduzidas em alguns livros e achei que melhorou bastante.

    • @olwiz
      @olwiz Рік тому

      Vale lembrar tb q em inglês por muuuuito tempo (e provavelmente na época de Tolkien tb) o uso coloquial mais comum pra anões era midget e nao dwarf- um termo carregado de pejoratividade mas era aquele tipo de palavra cuja a carga de ofensa parecia reduzida por ter se popularizado na língua popular, usada sem necessariamente a intenção de ser uma ofensa... mas o ponto principal acho é que em inglês existem 2 termos pra anão onde apenas um tinha uma carga mais negativa historicamente. Sem fazer julgamentos de valor a mera existência de um termo mais formal vs informal ajuda a elevar o primeiro
      Em português só temos uma, não dá pra comparar realmente. Seria como alguém se ofender por um autor descrever personagem como cortesã porque acha a palavra prostituta(ou outras versões de mais baixo calão) ofensiva. Seria um argumento mais válido se Tolkien os tivesse descrito como midgets

    • @littlebiggui
      @littlebiggui Рік тому

      @@olwiz existe um termo não ofensivo em pt sim, ele só é mais longo mas ainda assim é um termo. O termo é pessoa com nanismo (pcn)

  • @manorawe
    @manorawe 3 місяці тому +1

    Acho que o problema nem é ter elfo Negro, é o contexto todo cagado da série.
    Elfos feios, de cabelos curtos, galadriel guerreiro e agora amiga de elfos!? Sauron derrotados por orcs?
    Pow cara, precisa ser muito canalha para continuar defendendo essa fanfic.

    • @mattgrealish-ic5qj
      @mattgrealish-ic5qj 3 місяці тому +3

      @@manorawe voce nunca deve ter tocado em um livros do Tolkien. mas vamos lá, galadriel sim como toda noldor era uma guerreira, dado que ela lutou contra o feanor em silmalirion ou nos contos inacabados. sauron derrotou um orque rápidamente o que vc não deve ter visto. conquanto, você está criticando algo tirado de seu devaneios.

  • @FranGames1409
    @FranGames1409 3 місяці тому

    Nerds são chatosbparavum caraleo

  • @fernandogoncalves454
    @fernandogoncalves454 Рік тому +3

    Cirúrgico!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾