Descriminalização do Aborto: o que você precisa saber | Ronaldo Coelho

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 лип 2024
  • 📌 Conheça o Instituto Psi! Um espaço de formação continuada criado com objetivo de transformar psicólogos e psicanalistas em verdadeiros analistas da subjetividade.
    www.institutopsi.com.br
    Segundo o Datafolha, 52% da população brasileira seria contrária à mulher decidir sobre a própria gravidez, em mantê-la ou interrompê-la. Neste vídeo de hoje mostro como essa pergunta está equivocada. Ela não trata da materialidade do assunto de forma justa. A pergunta correta deveria ser, você é a favor que uma mulher que decida por interromper sua gravidez vá presa? Essa é a discussão que devemos fazer.
    Link do DataFolha: www1.folha.uol.com.br/poder/2...
    Link do artigo: www.revistapathos.com.br/volu...
    #ronaldocoelho #analisedodiscurso #conversapsi #aborto #gravidez #mulher #descriminalizaçãodoaborto #leidoaborto #descriminalização

КОМЕНТАРІ • 16

  • @JuanHP202
    @JuanHP202 Рік тому +1

    Acho que a questão do aborto vai muito além disso. O que diferença o aborto de outros direitos individuais como de se vestir como quiser, se casar com quem quiser etc é que o aborto toca na discussão se o feto é um humano e sendo um humano, seria de certa forma, uma agressão contra o feto. Isso acaba fazendo o aborto esta numa linha-tenue entre direito individual e agressão ao direito de outro.

    • @JuanHP202
      @JuanHP202 Рік тому +1

      Eu pessoalmente, penso que o aborto deve ser legalizado por completo no primeiro trimestre e com período estendido em casos de risco de vida, risco a saúde mental e física(o que já coloca o estupro como justificativa para abortar) e em caso de acefalia cerebral que no caso, não é errada pra mim, já que vejo o cérebro como definidor de quando alguém "nasce".

    • @ConversaPsi
      @ConversaPsi  Рік тому +1

      Sim, porém, é importante mesmo trazer aqui a dimensão de efeito dessa discussão teórico-filosófica. Eu concordo que a discussão deva passar por uma dimensão da convenção temporal. Porém, o que vemos na prática é que uma pessoa que aborta não traz risco à sociedade (o que seria o principal motivo da existência das prisões, não é?), muitas vezes já até tem outro filho ou quer, no futuro, dar uma vida digna ao seu filho. Aqui nós estamos falando de dignidade humana. Para quem tem dinheiro, o aborto não é crime. A pessoa faz com segurança quando e onde quiser. Ele só incide como crime para a parte mais desprovida de recursos financeiros, educacionais e de suporte familiar.

    • @ConversaPsi
      @ConversaPsi  Рік тому +1

      E sim, o vídeo não esgota a discussão. Ele tem por função chamar a atenção para os discursos, como se faz a disputa pelas narrativas neste campo. E mostrar como a questão é colocada, muitas das vezes, de forma perversa. Inclusive, estou preparando uma parte 2.

    • @JuanHP202
      @JuanHP202 Рік тому +1

      @@ConversaPsi Entendo. Realmente é algo a se pensar sobre, ainda tenho muitas dúvidas sobre o tema. Mas, seu vídeo foi muito bom, obrigado

  • @julianadestefane9751
    @julianadestefane9751 Рік тому +1

    Parabéns pelo trabalho. Muito importante essa discussão. Muito perigoso, muito triste viver em uma sociedade em que eu e outras mulheres não podemos decidir sobre nosso corpo e nossa vida. 👏🏻

  • @carvsilmara
    @carvsilmara 11 місяців тому +1

    Nosso pais com uma cultura cristã judaica, é algo muito polêmico e hipócrita ao mesmo tempo. Se fosse uma mulher de uma classe alta, ninguem saberia do caso. Penso aqui o que fez realmente o médico delatar. Eu sou realmente a favor que haja mais educação sobre o assunto desde a escola. Educar seria um fator melhor. Mas como a educação é impossivel, conforme Freud, estamos sempre vivenciando os conflitos que humanos se envolvem. Sei que estou saindo pela tangente, mas conheço bem os conflitos que um aborto confere a mulher brasileira com todos seus valores e conceitos. Se voce puder falar também sobre o que acontece depois do aborto, com estudos de grupos de mulheres em vulnerabilidade, seria interessante para mostrar que o melhor é a educar para evitar a gravidez do que abortar. Agora, minha opinião sobre o médico delatar é super contra. Essa moça ja estava sofrendo, não merecia isso na minha opinião.

    • @ConversaPsi
      @ConversaPsi  11 місяців тому +1

      A questão que eu quis trazer aqui é que o tema da descriminalização é legalização do aborto não é sobre o feto. É sobre a mulher ser presa ou não. Havendo a legalização, automaticamente vai incidir uma série de políticas nessa direção que você está falando, inclusive sobre a proteção ao feto. E é justamente como vc colocou, trata-se de termos políticas que cuidem dessa desigualdade entre as mulheres em nosso país, que possa agir de forma a não criminalizar essas moças dessa maneira e serem medidas efetivas de cuidado com a saúde pública, que é onde se encontram as mulheres mais vulneráveis.

  • @Marcelottt
    @Marcelottt Рік тому +1

    15:20 min. Se eu sou contra que essa mulher va presa então eu sou contra a criminalização do aborto? Cara... que raciocínio é esse? Pensa bem.

    • @ConversaPsi
      @ConversaPsi  Рік тому +1

      Sim, porque é sobre isso que se trata a decisão. Você pode ser completamente contra alguém realizar o aborto e ser igualmente contra que essa pessoa vá presa se ela realizar um aborto. Uma coisa não tem a ver com a outra. Eu posso ser completamente contra o que você pensa, mas posso, igualmente, sempre defender o seu direito de pensar e dizer. Entende? Acho que dá mesmo uma bugada na cabeça. Mas esse é o árduo exercício de pensar.

    • @ConversaPsi
      @ConversaPsi  Рік тому

      Para entender ainda um pouco melhor, você pode ser completamente contra que alguém beba álcool e ser igualmente contra a criminalização do álcool. Enfim... a lista de comparações poderia ser enorme aqui...

    • @Marcelottt
      @Marcelottt Рік тому

      @@ConversaPsi è claro que eu entendi o que vc esta querendo dizer mas é a maneira categorica com que voce colocou é que da uma boa margem pra ser apontada como uma falacia. Alem disso, por exemplo, voce fala do aborto sem a questao do tempo de gestação. fala de cadeia como se fosse a unica via da execução penal possivel etc.

    • @Marcelottt
      @Marcelottt Рік тому

      @@ConversaPsi quando voce fala, por exemplo das pessoas pobres versos as pessoas ricas. voce acha mesmo que tem alguma coisa errada comigo por que eu penso que a justiça deve ser igual pra todos independente de classe social ou poder aquisitivo? pois é. é no calculo da pena é que este fator é levado em consideração, não da denuncia. entao são detalhes assim que chamam a atenção, tem que elaborar bem isso ai.

    • @ConversaPsi
      @ConversaPsi  Рік тому

      @@Marcelottt essas são questões secundárias. Após a descriminalização é que se pode falar em regulamentação, legalização. E sim, não tem outra forma de falar da execução penal porque ela é feita dessa maneira. As pessoas respondem criminalmente, elas vão presas sim. É assim que está na lei. E se você também é contra que seja assim, estamos do mesmo lado. A lei tem que ser modificada.