ORIGENS DA UMBANDA 3: Batuques, Zungus e Casas de dar fortuna

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • No Rio de Janeiro da segunda metade do século 19, surgiam espaços de religiosidade afro-brasileira com forte influência centro-africana. Ali se reuniam africanos escravizados, negros brasileiros, brancos pobres e até mesmo integrantes da elite vinham buscar resolução para problemas materiais e espirituais.
    Assim nasceram os chamados batuques ou "casas de dar fortuna", como eram tratadas pela imprensa da época, de forma pejorativa. Esses locais eram espaços de religiosidade e socialibilidade, verdadeiros portos seguros onde recorriam pessoas que precisam de ajuda - e estavam sob a liderança dos ngangas, palavra de origem quimbundu que significa "curandeiro". Também surgiram os zungus, locais no centro do Rio onde negros libertos e escravizados se reuniam para comer angu, jogar capoeira e batucar.
    Esses espaços sofreram forte perseguição policial no período, culminando com o Código Penal de 1890, que criminalizava a prática da capoeira e o curandeirismo.
    Resgatar essa história é imprescindível para compreender que a Umbanda tem suas raízes e origens muito antes do século 20.
    Bibliografia de referência:
    POSSIDÔNIO, Eduardo. Entre ngangas e manipansos: a religiosidade centro-africana nas frequesias do Rio de Janeiro de fins do oitocentos (1870-1900). Salvador: Sagga, 2018.
    KARASCH, Mary. A vida dos escravos no Rio de Janeiro (1808-1850). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
    SOARES, Carlos Eugênio Líbano. A capoeira escrava. Campinas, Ed. da UNICAMP, 2001.

КОМЕНТАРІ • 4

  • @Heerege
    @Heerege 6 місяців тому

    Muito bom! Saravá!

  • @mariadefatimakasecker2373
    @mariadefatimakasecker2373 8 місяців тому

    Boa tarde.Amei a live

  • @itabira1661
    @itabira1661 6 місяців тому

    👏👏👏 Gratidão pelo ensinamento

  • @carlosmaggia8420
    @carlosmaggia8420 5 місяців тому

    Boa noite grande conhecimento, grato por nós agraciar com esse maravilhoso vídeo, essas casas ou esses terreiros eram chamados tbm de macumba carioca até em referência ao instrumento feito dessa árvore que tinha o nome de macumba e parecia um reco - reco ou ganzá. Axé.