Gostei do fato do entrevistador pesquisar antes para fazer perguntas mais interessantes, isso fica muito mais enriquecedor do que podcasts que são conversa de bar.
Isso depende do convidado e do contexto. A primeira visita de um convidado com conteúdo especifico é importante que seja extraído o melhor com foco. Quem já explorou bem um tema pode se expressar, mostrando sua individualidade, mentalidade e valores, pois são os mesmos que fazem a pessoa explorar os campos de conhecimento e possibilidades que o fazem adquirir o conteúdo específico que pode ser extraído em sua primeira visita.
Se você não gosta de conversa de bar, é só não assistir. Nem toda conversa tem a obrigação de ser enriquecedora. No fim do dia, todos estamos aqui pelo entretenimento.
@@giovannarocksalot A maioria dos psicólogos não sabe detectar o narcisismo na família,a menos que o tenha vivenciado.Essa "mina", é muito melhor do que muitos psicólogos e psiquiatras, anos de experiência ensinam que um diploma muitas vezes não tem nenhum valor...
Esse podcast é tão bom que até a audiência é seleta. Desci aqui nos comentários e não encontrei aqueles tipinhos que escrevem coisas do tipo "mãe é sagrada", "valorize seus pais apesar de qualquer coisa". Muito bom mesmo
Tiago. A vida da minha companheira é descrita na íntegra por ela. Imagine uma mãe chegar ao ponto de fazer magia negra para prejudicar a vida da filha? A minha esposa não tem mãe, ela tem genitora, uma pessoa narcisista ao extremo. Até mesmo na parte que ela fala quando a mãe, narcisista, vê a adolescente crescendo e começa a sabotar por manipulação emocional os relacionamentos da filha. Somos do Rio de Janeiro, mas moramos bem longe agora do Rio e ela, afastou-se por completo da mãe para podermos ter paz. A mãe será sagrada quando faz por merecer.
Depois de quase quarenta anos, descubro que : NÃO... não tenho culpa, não sou um lixo,e NÃO .. não merecia tanta indiferença e humilhação. Conteúdos como esse, abrem nossos olhos e nos acalenta. Nem toda mulher que pari, é mãe de verdade.
Gratidão a todos os terapeutas que estão abrindo essa questão nas redes sociais. Pois é libertador entender que não somos loucos nem de QI baixo nem maus. E sim vítimas de pessoas doentemente más
Descobri com 36. Fiquei muito feliz. Chorei de alegria. A melhor coisa é ter a certeza de que sou normal. Que tudo que eu percebia estava certo. Abandonei minha mãe.
seus sobrinhos? então você está falando do seu irmão? se ele maltrata muito as crianças, ao menos tem você para socorrê-las e ensinar sobre o que está rolando e de alguma forma, ajudar a blindar o psicológico desses jovens
@@0r2a3y A minha já me degolou e me enterrou. Se eu pudesse ficaria uma semana sem pisar em casa. Muitos falam que família é base, é base para te destruir aos poucos.
Que baita entrevista! Gosto do estilo do Petry entrevistar, porque ele geralmente parece nutrir aquela curiosidade genuína pelos assuntos, que resulta em ótimas perguntas.
Sim! Ele presta atenção e vai elaborando a pergunta dentro do contexto. E deixa o convidado "brilhar" como importante espaço que tem como convidado, claro.
informaçoes desconecta destroi a inteligencia, como tuod é desconexo entao ficamos mais burros ,logo tudo que escrevi nao tem validade ja que fiquei menos inteligente que a 10 s atras .
Esse é a primeira entrevista que está à altura dessa mulher. Em algumas entrevistas senti vergonha alheia da falta de noção e preparo dos entrevistadores. Comentários e perguntas sem noção nenhuma. Parabéns pela seriedade necessária com que conduziu a entrevista. É a melhor terapeuta que ja vi em toda minha vida. Essa mulher é extraordinariamente fantástica. Tem uma inteligência e profundidade fora do comum.
Acho que a minha situação de filha de mãe narcisista é bem crítica, pois além de eu ser a única filha mulher, ainda tenho dois irmãos homens. Bem como a Taryana disse: mães narcisistas são misóginas. Sempre que eu tinha alguma dificuldade na vida e pedia ajuda à minha mãe, ela me dizia: “quando eu tinha tua idade eu passava por isso é ninguém me ajudou, então vc tem que se virar sozinha tb”. O problema é que ela não agia dessa forma com meus irmãos, quando eles precisavam de ajuda, ela sempre estava lá pra ajudar, e quando eu reclamava disso, ela fazia questão de dizer que eu sou a louca, vitimista, que ninguém gosta de mim assim. Chegou ao ponto de quando eu brigava com meus irmãos (briga de irmãos), eles jogavam na minha cara que “nem a mãe consegue gostar de vc”. Minha mãe tem inveja que eu danço melhor que ela, dançar bem sempre foi algo importante pra ela é algo que ela se gabava. Quando meu pai disse que eu dançava melhor que ela, ela começou a proibir meu pai de dançar comigo. E como a Taryana disse: ninguém da família acredita em vc quando vc reclama, ainda dizem que vc é filha ingrata. Os únicos que perceberam essa relação tóxica da minha mãe foram meu ex-namorado, meu atual marido, e minha cunhada. Pessoas de fora e que convivem bastante com minha mãe. O restante da família arranja desculpas como: normal tua mãe te tratar assim, vc é a mais velha é única filha mulher. Assim, pessoas da família sempre tem uma justificativa para validar a tortura psicológica que vivi, pq elas simplesmente não acreditam que uma mãe pode gostar menos de um filho, do que do outro.
Me indentiquei muito com vc querida... Sou filha do meio e a única mulher tbm. Não me lembro da minha mãe bater nos meus irmãos quando éramos crianças ,só eu apanhava. Triste 😢 hj estou casada e graças a Deus moro em outra cidade. O muito minha mãe e irmãos mas quanto mais longe melhor
Já reparou que vocês mulheres quando estão erradas arrumam alguma coisa pra jogar a culpa em homens? Se sua mãe é narcisista é por quê MULHERES são narcisistas. Coloque várias mulheres em um ambiente por dias e vão ver elas mesmas falando mal umas das outras, fazendo fofoca e tentando se auto sabotar. Não tem nada a ver com você ser a única mulher dos filhos que ela teve. Eu já ouvi as mesmas coisas da minha mãe, dizendo que eu tinha que passar fome igual ela passou uma vez e sou homem (obs: unico filho dela, o que é pior ainda). Depois que ela soube que eu estava bem, quis vir atrás usando meu nome pra falar mal do meu irmão por parte de pai que se assumiu gay. O padrão é o mesmo e não se trata de misoginia.
Exato!!! Minha nossa, que libertador assistir isso… tô digerindo tudo ainda… que bomba.. eu me sentia vivendo no escuro sozinha, pq.. parecia que só eu conseguia notar que há um problema com minha própria mãe.. Toda família distante, afinal.. wow! 🤯
Eu cresci num lar com uma mãe narcisista/sociopata. E eu fui como a Taryana: cresci dentro de uma bolha e só servia para atender as necessidades dela. Mas sempre senti que algo estava muito errado. Quando fiz 19 anos namorei um rapaz que foi um anjo em minha vida, ele pacientemente começou a me mostrar que nada daquilo era normal, digo pacientemente, porquê eu era tão DEVOTADA a minha mãe, que não admitia ninguém falar mal dela. E aí óbvio, ela fez que fez, que conseguiu separar a gente. Bom, fui pra terapia e a primeira orientação foi: VAI EMBORA! Fiz isso e minha vida mudou! Mas gente é uma caminhada longa e difícil, pois o narcisista manipula tudo e todos ao redor, e ninguém acredita em você! Você pede ajuda para as pessoas, mas ninguém acredita e acham que vc tá fingindo. Eu sempre ouvia de resposta: imagina, sua mãe é presbítera, faz caridade, ela já ME SALVOU, (minha mãe têm uma ONG rsrs). Então sempre saia como mentirosa. Quando me libertei dela, e ela via que não exercia mais influência sobre mim, fez greve de fome, e passava dias sem tomar banho e ia pra rua assim, pra mostrar para os outros o que a "filha ingrata" tinha feito com ela. Meu pai que era escravo dela, não aguentou pediu divórcio e acabou ficando louco (literalmente) porquê há 10 anos de divórcio, ela ainda inferniza ele. E eu vivo bem e feliz graças a Deus, mantendo as terapias e autocuidados. Maaasss TODAS as pessoas do meu vínculo social antigos tive que me desvencilhar. Porquê qnd minha mãe percebeu que eu não ia voltar, ela convenceu a todos os parentes, amigos, vizinhos, membros da igreja dela, de que eu estava sob efeito de "ENTIDADES SATÂNICAS" que me impediam de voltar pra casa! Então gente não brinquem com narcisista! Saiam fora o mais rápido possível! Cientes de que infelizmente, alguns vínculos terão que ficar pra trás, porquê o narciso é tão persuasivo que ninguém vai acreditar em vc, então, NÃO se permita ser colocado em dúvida. Ouça a voz interior e SAIA!
Como você fez para sair de casa? Ainda não tenho condições financeiras e eu estava pesquisando na Net casas de acolhimento para mulheres pela prefeitura de SP ou morar na rua pq toda minha família virou as costas para mim pq ela me difamou para todos. Obrigada
cara, eu já fui o contrário. tipo, eu era bem controlada, com 12 anos eu descobri q algo n tava normal, n sei quando eu descobri q minha mãe era narcisista. comecei a namorar um cara e a mãe dele tbm é narcisista, mas a dele é carinhosa, pq quando ele n faz algo q ela quer ela o pune com o silêncio. a minha já me xinga toda e eu já acostumei com isso. eu fiz questão de ser desobediente e me libertar disso, agr eu tô fazendo minha mãe entender q tenho meu tempo e q se ela quiser um favor terá q respeitar e tá funcionando bem. mas eu namorado atende tudo q a mãe dele fala aí toda vez q acho um vídeo curto sobre mãe narcisista eu mando p ele, n sei claramente se tá funcionando, ele n fala dela p mim, mas eu vejo e percebo q ela é controladora
caramba, sua mãe foi além. a minha mãe era o bode espiatorio da minha avó, então acho q quando alguém é super autoritário ela acaba sedendo. a mãe do meu namorado já é o contrário, ela avança se ele falar qualquer coisinha. por mais q a minha fosse assim eu n abaixava a cabeça e ela sempre ameaçava ir embora, fazia as malas, meu pai ficava de mal e mim. meu pai tem dependência emocional na minha mãe. hj eu tento ser amiga da minha mãe, tento fazer ela perceber meu espaço, mas quando n funciona eu viro o bicho. sei q n é o certo a se fazer, mas n quero ficar super triste dnv, me sentindo horrível e ter q me podar, quero ser livre
Que mulher incrível! Dissecou o tema! Sou psicóloga e simplesmente estou completamente impactada com o tanto de conhecimento repassado em tanto pouco tempo (acreditem 3 horas é pouco e ela falou praticamente tudo sobre a temática) tragam ela mais vezes!
Aos 11 anos eu perguntei à minha mãe: - "Por que você não gosta de mim?". O silêncio seguido de um "aaaaaaa" com deboche vieram como resposta. Hoje lembro com dor disso, mas agradeço por ter percebido cedo que da minha mãe nunca poderia esperar um amor genuíno. Ainda que isso doa muito, a gente é capaz de aprender a viver com essa verdade!
"Mae, porque você gosta da minha irmã mais velha? Porque ela mora longe, então tem que agrada pra trazer ela pra perto. Porque você gosta dos meus irmãos mais novos? Porque eles são crianças, cuido deles. E qual motivo você tem pra gostar pra mim? .... Para de drama, Thalyta"
Sou sobrevivente de abuso narcisista e estou muito feliz por esse assunto ter chegado finalmente aos podcasts! Parabéns Petry pela coragem! É um assunto muito polêmico, mexe com as estruturas familiares, com a política, a religião, os relacionamentos amorosos e o mundo corporativo. Recomende que ela vá aos outros podcasts! A maioria dos narcs e psicopatas estão nos relacionamentos tóxicos e abusivos! Recomendo alterar o título para Transtorno de Personalidade Narcisista. Recomendação de filme sobre mãe narcisista: Álbum de Família com Merryl Streep
51:15 => Forma equivocada de amor 57:31 => Sobre o perdão 59:40 => Filhos "bode expiatório" e "criança dourada" 01:21:30 => Diferença entre "Narcisismo" e "Transtorno de Personalidade Narcisista" 01:25:45 => Como se auto reconhecer com o transtorno 01:28:04 => A escala do Narcisismo 01:33:53 => Narcisista tipo grandioso e tipo oculto 01:38:43 => Vida sexual do narcisista 02:06:00 => Início da pausa 02:11:18 => Fim da pausa 02:15:02 => Como "ajudar" um narcisista 01:19:18 => O uso do dinheiro pelo narcisista 02:48:00 => Culpa tóxica 03:09:18 => Tratamento para Boderline 03:12:30 => Síndrome do impostor 03:28:00 => Literatura recomendada
Este episódio foi necessário demais pra quem sofreu/sofre abuso narcisista. Não conhecia a Taryana Rocha que bom que me deparei com este episódio, sensacional!
Só quem foi vítima de uma mãe narcisista sabe a importância dessa entrevista. Tenham certeza absoluta que esse podcast libertará muitas pessoas do pior cativeiro emocional que um ser humano pode estar. Taryana é uma profissional hiper preparada.
É indescritível a sensação de abrir os olhos pra realidade doente na qual você foi criado. A tristeza, decepção, frustração e dor são avassaladoras. Mas eu sou grata por estar percebendo isso e me libertando desses ciclos doentes que não me pertencem mais.
o choque quando a gnt descobre o pq de tanta rejeição eh sufocante, demora um tempo pra passar, mas libertar pq enfim, vc entendeu o pq de tudo aquilo. Eu estou no processo de me livrar das sequelas, mas eh mtooooo dificil
Não tenho narcisistas na família, mas sou mãe de duas crianças. Gosto de ouvir esse tipo de conteúdo para errar o mínimo na criação deles. Porque mesmo que a gente não tenha esse tipo de transtorno psicológico, educar e desenvolver outra pessoa não é fácil. É preciso equilíbrio entre respeitar a livre manifestação da personalidade da criança e o por limites, ensinar eles a discernir o certo e o errado.
"Honrar pai e mãe",obviamente é um mandamento para os pais e NÃO, para as crianças. Crianças humanas honram NATURALMENTE, aqueles que são HONRÁVEIS...simples assim😇👍
Deveres e direitos, honra e responsabilidade, respeito e coragem, educação e critica filosófica, afeto e justiça, incentivo a independência, convivência familiar e em sociedade, visão de mundo,
Ter uma mãe narcisista é como estar num filme de terror onde você tenta mostrar o vilão e ninguém acredita. A angústia é a mesma. Parece que sou os irmãos Boudelaires de Desventuras em Série.
Cara, minha agonia nem era tentar mostrar o vilão pro mundo (embora eu tenha feito tentativas de pedir que alguns médicos tentassem “dar uma olhada”/avaliar superficialmente que fosse pra eu tentar ter uma mínima ideia do que poderia ser, pq EU sabia q tinha algo errado, embora jamais poderia imaginar que não seria mental, que pudesse não ter cura..) mas é agoniante ter que passar uma vida sendo julgada/mal falada ou tentando em vão “me defender” pra família ou “irmãos da igreja” esperando que alguém enxergue que não, q eu não sou um monstro, uma filha TÃO ingrata ou uma criança, que coitadinha, depende da mãe - mesmo qdo somos nós que estamos bancando financeiramente e sendo sugados emocionalmente.. Espero que todos os filhos de narcisistas consigam pensar que o filme de terror tá a minutos do fim! Ele pode acabar e podemos não revê-lo mais! agora que tomamos consciência do transtorno, é nossa vez de ir lá no fundo da alma buscar forças p/ levantarmos, não nos vitimizarmos e conseguirmos romper o ciclo, deixar esse passado p/ trás e começar uma vida novinha! 😉
Pra quem convive ou conviveu com narcisistas, percebe nessa entrevista que esta mulher estudou e tem muito conhecimento deste assunto. Ela esmiuçou tudo com perfeição. Fodaaaa!
Exato!!!! Vi algumas pessoas aí questionando a formação “oficial” dela. Entendo, muitos de nós fomos criados com outro modelo mental. Porém, infelizmente, a maioria dos que possuem diploma HOJE não consegue ajudar um paciente vítima de um transtornado, justamente pelo motivo que ela colocou… Ou seja: de que adianta, se pensarmos bem, um “diploma” simplesmente, não é mesmo? Diploma por diploma, é possível até “comprar” um. Agora ter conhecimento/domínio do tema que for… é outraaaaa coisa! E Taryana não apenas domina o assunto como consegue transmitir seu conhecimento/sua experiência com um nível de clareza de comunicação que é de se aplaudir de pé!!!!
Não conhecia esse podcast, entrevistador incrível! Não interrompe a convidada pra fazer piadinhas bestas, faz perguntas realmente pertinentes, e não dá desculpa de "interrompo porque podcast é tipo conversa de bar". Super enriquecedor o papo!
Tive uma mãe narcisista. Hoje tenho 57 anos e faço terapia há 15 anos. Não consegui assistir a entrevista toda ainda, estou vendo aos poucos. Algumas coisas que ela falou, foram verdadeiros socos na minha cara. A gente nunca supera uma mãe narcisista.
Eu fui sorteada: meus pais são narcisistas. A tal ponto, que conseguiram fazer com que eu deixasse de amá-los. Sim, não os amo mais. Tenho por eles apenas senso de obrigação. Em contrapartida, amo muito meus irmãos e é por eles, por mim e pela família que eu venha a construir, que me afastei e me manterei afastada. Excelente entrevista! ♥️
No começo do mês aluguei uma casa junto com minha namorada, já compramos quase tudo essencial para que eu possa me mudar, ainda não contei a minha mãe e não sei como contar sem gerar confusão, pois sei que ela vai fazer. E pra piorar a situação ela foi demitida do trabalho Sexta feira 18/02. E na última discussão ela me deu 1 mês para sair da casa dela, porém 3 dias após diz que perdeu a cabeça que falou coisa que não queria, apesar de dizer que não se arrepende. Vai me chamar de ingrata, que vou abandonar ela logo quando mais precisa. Não sei como fazer sem ser a pior pessoa
Vivi em cárcere privado por anos na minha infância sofrendo agressões físicas do meu padrasto ,após me livrar disso sofri abandono afetivo da minha mãe ,hoje em dia ,casado e com dois filhos me reconheço como narcisista e hoje sou o torturador emocional ,estou buscando melhorar ,mas a cada situação que sai do meu controle é como se fossem mil agulhas enfiadas no meu peito e no meu cérebro ,e aí acontece o momento de explosão ,onde consigo manipular e virar situações contra todos a minha volta,um verdadeiro inferno ,tudo o que você falou faz sentido para mim ,um passo de cada vez...
Quando a gente despertar é assim mesmo...rsrsr lbro qndo descobrir que era filha de nacisista, não sabia se chorava se era um alívio...fiquei muito confusa...
Exatooooo!!! Tô aqui sem saber o que fazer até…. Mas feliz em me dar conta de que eu não estava louca a vida inteira… agora é buscar uma terapeuta como ela, que possa de fato entender o que vivemos e tentar organizar nossa mente!! Uau!! 🤯🤯🤯
Arthur, por favor, traz a Taryana de novo para falar sobre relacionamento conjugal com narcisista? Namorado, noivo, marido etc....PUFAVOZINHO!!! Vai ajudar muuuita gente!
Sai da casa da minha mãe narcisista aos 17 anos e conquistei finalmente a saúde mental. Tinha crise de ansiedade TODOS OS DIAS quando morava com ela e não me reconhecia como um ser individual. Hoje sou casada e muito feliz num relacionamento que me ajuda a curar as feridas ❤️ Vim aqui pra dizer que nós conseguimos superar a mãe narcisista!! Não desistam.
@@aderlanribeiro3478 eu não sou a pessoa, mas eu tbm tenho 17 anos e saí de casa, tô morando na casa da minha vó, mas não foi do nada, pra isso eu trabalhei e juntei meu próprio dinheiro, esse é o primeiro passo obviamente não é fácil e nem de uma hora pra outra, mas no meu caso eu descobri que eu gostava e tinha facilidade de cozinhar e aprendi a fazer docinhos, é daí que veio a minha renda seja por si próprio ou por meio da carteira assinada, ter um trabalho é fundamental pra sair de casa, ganhar seu próprio dinheiro é um passo muito importante pra ser independente
Meu grande gatilho foi quando consegui um emprego que queria muito, estava em um restaurante com ela e contei. Ela imediatamente fechou a cara e baixou a cabeça. Eu questionei, ela só balançava a cabeça em negativa, sempre com a cabeça baixa. Eu insisti em ela me dizer o que estava acontecendo, questionei se ela conseguia ficar feliz por mim. Ela disse que não queria falar sobre isso. Naquele momento, quando tinha 22 anos, percebi que tudo o que eu passei até ali não deveria ser normal. Tempo depois caí no grupo da Taryana no Facebook entendi a condição da minha mãe (entender não é aceitar). Hoje faço terapia há alguns anos e ainda luto diariamente, mesmo morando sozinha, contra a necessidade de aprovação dela. Sonho pelo dia que vou ser livre de culpa por ser feliz. A Tary me ajudou muito nesse processo 💛
Não sei como descrever.... mal cheguei a metade do vídeo e a crise de choro não para... precisei sair da casa da minha mãe para poder respirar e hj descobri que ela é narcisista... muito obrigada Taryana Rocha.
Errata: NÃO esqueça sua mãe, mantenha distância segura pra sua saúde mental, cresça com o seu espaço pessoal, porém, não a deixe para trás... Ela ainda é alguém que vale a pena lutar (creio que em algum momento ela também fez algo pra te ajudar)
@@slimchagas Eu sei que foi na boa intenção mas sério, pessoas narcistas a única solução é desistir sim kkk. Foi o que o que a própria psicoterapeuta disse o tempo inteiro... Essa fala acaba sendo um desserviço pra quem é filha de mãe narcista. Dá MUITA cobrança e culpa... Não fala coisas assim não...
@@mariiesz5879 A enorme prepotência da cidadã pra iniciar uma argumentação com "filho" e todo o resto da didática serem dogmas criados por ela mesma pra se colocar como certa na equação... UAU... Deixa eu adivinhar, vc não se considera narcisista também, mesmo após esta grande demonstração de sua parte ne?
Quem não vive este problema, não acredita que tem mãe assim, essa é a solidão do bode expiatório, não tem nem com quem desabafar. Essa mulher é maravilhosa
Exatamente assim. Meu irmão é o filho de ouro e eu a bode expiratório. Moro com minha mãe e nada é o suficiente para ela. Até jogar na minha cara que deveria ter me matado depois que nasci ou mesmo não ter me deixado nascer, pois sou o atraso na vida dela. Daí pra pior....
Verdade, pq as pessoas tendem a romantizar a família, como se a gente tivesse q suportar td e relevar, pq é família. Mas qm não vive, não sabe como é!!
Eu estou tão feliz de esse assunto estar sendo tratado abertamente em um canal grande como este! Sou filha de mãe narcisista, nos últimos anos de vida dela eu cortei completamente relações, porque foi a única forma que encontrei de começar meu processo de cura por tudo que passei ao longo de 28 anos de vida....minha vida literalmente só começou a andar depois que cortei relações completas. Mesmo assim, é muito difícil o processo, porque além de termos que lidar com tudo que passamos e o que vem dai pra frente, ainda há uma sociedade inteira que não te valida, que aponta o dedo pra você dizendo que "mãe é mãe", que "mãe é sagrado" e etc....é muito doloroso tudo e saber que isso começa a ser mais discutido, de forma mais pública é uma forma de nos sentirmos validadas e gera um certo consolo....Obrigada por essa entrevista maravilhosa!
Minha vida se transformou totalmente nesses 5 anos que cortei relação com minha mãe, eu era a continuação dela, agora faço terapia pra saber quem eu sou, porque eu acreditava ser tudo que ela falava que eu era. Sempre vale a pena se afastar.
Sou psicólogo e minha mãe também é, detalhe ela é narcisista, realmente o único método de lidar com esse tipo de situação é somente com racionalidade e afastamento. Quer dar certo na vida? Não conte nada sobre o que vc vai fazer, seus planos, sonhos etc.... Esqueça sentimentos emoções pq é combustível para esse transtorno! Agradeço por saber lidar com a situação hj, pq vejo como uma doença aí fica mais fácil de lidar. Não tem cura esse transtorno! Parabéns ao Petry, como sempre muito certeiro nas perguntas e trazendo o melhor sempre sobre o entrevistado.
Quando a minha mãe me tratava mal, ou ficava indiferente a mim, eu achava que tinha feito algo errado para ela agir daquela maneira comigo. A sensação de desamor, desvalor e desamparo é imensa!
@@Sc-tx9wj Isso foi apenas um evento na minha vida. A vida de cada um de nós é um processo repleto de eventos. Tudo pode ser superado. Quando as coisas passam, a gente só fica preso a elas pela lembrança. O tempo passa, e tudo se supera por si só. No fim das contas, quando ainda nos sentimos incomodados com certas experiências de vida, significa que estamos presos apenas a alguma memória. Pois, em si tratando de tempo linear, o evento já passou, e hoje só existe na lembrança. Não fique triste, isso não me incomoda mais há muito tempo. E, talvez se eu não tivesse tido uma mãe assim, eu poderia ter sido esse tipo de mãe aos meus filhos. Então, eu encaro isso como uma lição de vida a não repetir 😉
Vivi isso por toda a minha vida, não é atoa que cheguei ao doutorado e ainda me tornei psicanalista para a infelicidade dos meus pais narcisistas, rsrs
Bah, chorei altos durante esse podcast. Só que tem mãe narcisista sabe a barra que é. Mas vou dizer: embora seja difícil tentar "perdoar" e seguir em frente, não consigo imaginar machucar meus filhos agindo dessa mesma maneira, então, por mais barra que seja, bora fazer terapia, tomar remédio e o cacete a quatro pra tentar que uma família emocionalmente saudável saia de mim.
eu tenho pai e mãe narcisista, comecei a tentar ignorar eles, agora tô ouvindo vozes nessa porcaria eu não aguento mais cansei e ainda tenho medo de me relacionar com as pessoas pra justamente podar qualquer chance de reproduzir esse comportamento.
@@lacobusIAGO Eu acredito que temos oportunidades diferentes e isso nos condiciona a resolver as coisas de formas diferentes. Não sou uma especialista, sequer trabalho na área, mas acredito que buscar ajuda profissional é essencial para passar por essa situação. Busque a sua independência, vá se afastando aos poucos, busque individualidade e autoconhecimento. É um processo longo, dolorido, caro e muito difícil, mas mudará a sua vida pra sempre.
É um exercício diário de olhar pra si não com pena, mas com dignidade. Não recebi amor, buscarei tratar para que eu possa entregar e receber amor real, não contaminado pela minha visão deturpada por essa convivência. É olhar pra si se apoiando, se acolhendo, se autoresponsabilizando por si, não pelo que fizeram comigo, mas por me cuidar, por fazer o possível pra viver uma vida com sentido e valor. Vc consegue. ❤
@@wf17jund Acho seu pensamento muito válido e tento seguir por esse rumo também. É claro que isso ocorre dentro de um longo processo, mas entender que nossos pais também foram submetidos a criações difíceis (que às vezes vem de uma longa linhagem dentro da família) ajuda muito.
Meu primeiro carro que pude comprar foi usado, cheguei tão feliz em casa e falei: mãe você não vai conhecer meu carro, que tava na garagem. Ela disse: não, só gosto de carro zero. 😔 Consegui comprar minha casa própria e ela botou mil defeitos na casa e ficou alguns dias sem falar comigo com raiva. E detalhe: dependia de mim, morava comigo. Só o que eu queria ouvir era: parabéns minha filha, que bom que você comprou sua casa ...tou muito feliz por você. 😔😔
Estou me vendo tb nas suas respostas. Igualzinha!!!! Ficou 1 mês sem falar comigo quando me mudei para meu novo apto. E achou um absurdo eu ter carro e casa quando na idade dela ela "só" tinha filhos...
Parece minha história, qnd comprei minha casa veio avaliar né, falou mal, minimizou, qnd comprei a minha geladeira, a primeira da loja, uma coisa tão simples, mas foi o suficiente pra ela ficar com raiva, qnd me separei e disse que queria uma vida melhor e mais tranquila, ela não gostou, enfim tudo de bom pra mim faz mal a ela. Eu realmente cansei disso. Quase 2 anos por aqui e jamais penso em voltar atrás na minha decisão.
Nossa cara, mais ou menos aos 25 minutos ela descreve exatamente como eu pensava na minha infância, ao mesmo tempo em que eu achava que meus pais não tinham a menor condição de me criarem (condição psicológica/emocional) eu dizia pra mim mesma que isso era tudo coisa da minha cabeça, que eles me amavam e eu estava sendo uma filha ingrata. Ao mesmo tempo em que eu escrevia cartinhas pedindo pra Deus me tirar daquela família aos cinco seis anos de idade, eu reprimia esses pensamentos de que meus pais eram inadequados e me colocava como a inadequada da história!
Eu com 3 percebi que tinha algo diferente ,5 confirmei e 8 liguei o fhoda-se , aí em chegando em casa antes de abrir o portão virava a chave, na rua ou outros ambientes outra chave ,foi oq manteve a minha saúde mental e prometer pra mim msmo que eu nunca ia perdoar + não deixaria isso interferir na criação da minha.
Sou filha de mãe narcisista e fui casada por 32 anos com um homem narcisista. A minha salvação é que tenho Formação em Psicanálise, entre outras coisas. Lembro que eu passei num concurso público aos 16 anos, e quando fui até o trabalho da minha mãe para comunicar a minha aprovação em tal concurso, na presença de todos os colegas, ela me disse o seguinte ''esse concurso devia estar muito fácil mesmo, para tu teres sido aprovada''. A gente não pode ofuscar o brilho de uma mãe narcisista. Minha mãe era funcionária pública da turma do ''quem indica ou QI'', isto é, pistolão. Isso significa que ela não entrou no funcionalismo mediante concurso. Quanto ao meu ex marido, pude observar que o narcisismo dele vinha da idolatria da mãe a ambos os filhos. Mas a dourada era a minha cunhada. Meu ex só perdia para ela. Ou seja, na presença da irmã ele tinha que ser o menos inteligente. Os narcisistas se comportam exatamente como ela descreveu. Entretanto, quanto a não se responsabilizar pelos erros, meu ex aprendeu isso com o exemplo da mãe. Ela criava justificativa para todo erro dela e dos filhos - isso se chama Racionalização, que é um Mecanismo de Defesa Freudiano. Viver com um narcisista por perto, é sentir que sua energia está se exaurindo minuto a minuto. Mesmo eu tendo Formação em Psicanálise, custei a perceber que meu ex marido tem esse tipo de personalidade transtornada. Tivemos três filho, que hoje são adultos e bem formados; mas, foi minha filha quem começou a perceber, e foi me alertando ''mãe, tu não percebes que o pai tem uma relação abusiva contigo?''. Foi aí que comecei a perceber, pois, tudo é muito sutil. Ele dizia que me amava, mas se comportava de maneira oposta. O discurso não combinava com a conduta. Porém, eu estava tão sugestionada e manipulada que pensava que a louca era eu. SOU UMA SOBREVIVENTE!
Sinta-se muito completa e orgulhosa por ter conseguido criar tão bem, mesmo nesse meio, uma filha capaz de perceber e TE AJUDAR na situação, me tocou muito!
Sem palavras pro teu relato... só consigo dizer parabéns, o mínimo, não simplesmente por tua família ou teu ex relacionamento, mas por simplesmente dar ouvido a sua filha e ter forças para lidar com isso após tantos anos!! Nem consigo imaginar como teus filhos também tiveram problemas com isso. Mas parabéns, sinta-se orgulhosa, como voce mesma disse, você sobreviveu!! ❤👏👏👏👏👏
Quando somos filha de mãe narcisista não conseguimos perceber o abuso...a carência éétanta que o abuso parece ser amor, vivi 20 A os em abuso constante sem perceber, só fds ponto que era bar isidts depois de separar. Meus pais narcisistas em graus diferentes
Descobri algumas curiosidades, confirmei outras...podcast muito produtivo. Essa convidada em especial ensinou a audiência a reconhecer alguns comportamentos e pedir ajuda...e na moral, Petry é o único anfitrião que deixa o convidado falar, perfeito!!!
@@manakaty3515 O teu "argumento" fraco é chamar de misógeno alguém que sempre posta vídeos com fontes e fatos? Vai la no canal dele e refuta ué kk ficar falando palavrinhas de efeito só te coloca no nível da corja.
Cresci com uma mãe narcisista, mas ela não conseguiu anular minha personalidade, apesar de ter doença e transtorno mental consegui sair de casa, buscando minha independência. Hoje sou casado e tenho uma filha, mas tive que mudar de estado e me afastar emocionalmente dela para ser feliz e pleno.
Não existe melhor entrevistador que o Petry no momento. EXCELENTE, ALTÍSSIMO NÍVEL! A psicóloga é diferenciada e a escolha dela na pauta levou o canal ao primeiríssimo mundo! Parabéns!
Eu só ouvi falar delas em ambiente de igreja. São raríssimos os casos de pais que buscam orientação e aconselhamento e estruturam a casa antes da chegada dos filhos. Mais raros ainda os casos dos pais que se amam e encaram a criação dos filhos como um discipulado, capacitando os filhos para a vida.
@@fernandabarreto7842 Que igreja de merda você foi? A Bíblia fala que os filhos são como flexas na aljava do valente. Flexas serve para ser enviada. Pais espirituais (e não religiosos) preparam os filhos para fora Igreja é lugar de partida e não de chegada. Se seus pais acham que são donos eles são servos do demônio. Todas as pessoas livres são de Deus e de mais ninguém. É o conceito básico de "entregar sua vida para Jesus" Quem entregou sua vida para Jesus é de Jesus e de mais ninguém.
Eu vivi uma experiência que gostaria de compartilhar ( cuidado gatillho) Preciso contar o que aconteceu comigo ,a 2 anos atrás era carnaval .tive dificuldade pra dormir pois havia uma festa na casa vizinha, com música alta e baderna então abri no UA-cam uma frequência de som suave pra relaxar 528 hz/e comecei a meditar, fui sentindo meu corpo perder densidade,a sensação era de açúcar dissolvendo na água era eu dissolvendo no colchão. ficando cada vez mais leve, imersa nessa sensação comecei a visualizar várias cenas da minha infância ,começou com coisas boas ,me vi brincando com amiguinhos na escola, no quintal dando risada .e foi evoluindo pra várias lembranças até que parei numa cena traumática da primeira vez que confrontei a narcisista eu tinha 7 anos, a narcisista tava me humilhando ela era muito cruel, batendo portas janelas me ameaçando, isso acontecia sempre em casa. porém nessa ocasião não aguentei me levantei e na inocência infantil disse que ia embora daquela casa pq não aguentava mais toda aquela perturbação, corri pro quarto pra abrir a gaveta pegar minhas roupas pra supostamente ir embora a narcisista veio atrás aos berros fechou a gaveta com violência quase prendeu meus dedos ,disse que eu não tinha nada que tudo era dela ,e já que eu ia embora eu não levaria nada. Então ela tirou a roupa do meu corpo me deixou só de calcinha me pegou pelo braço arrastando pra fora de casa me jogou na varanda e trancou a porta. eu morava em um lote grande com 5 casas e uma delas estava em ruínas as crianças, usávamos pra brincar era nossa casinha veia ,Então eu semi nua fui pra essa casa chorando muito e soluçando minha garganta queimava, me senti péssima me sentei num canto em umas madeiras de escora as lágrimas caiam no meu colo, aí então aconteceu algo diferente da lembrança original .foi quando meu eu criança olhou pra cima pra direção da porta .Eu me vi adulta o eu de hoje, olhando pra mim mesma criança nus reconhecemos sem falar nada sabíamos que nos somos a mesma. aí meu eu adulta se abaixou e me abracei, e foi tão real que senti o cheiro do shampoo palmolive branco ,no meu cabelo de criança, foi tao gostoso, então parei de ouvir os xingamentos e gritos da NP ,me senti.muito amada,um calorzinho gostoso no meu peito, aconchego do meu proprio abraço .e fui Voltando devagar a ouvir os sons do agora ,abri os olhos tava de volta aos dias atuais, onde sou uma mulher de 33 anos .me sentei na cama chorando de emoção com a sensação vivida que isso aconteceu, não foi sonho.me deitei novamente e durmi por 12 horas acordei super descansada e com a certeza que devia contar Isso .eu visitei meu passado fui me consolar pq ninguém mais faria isso,não sei se deu pra entender ainda estou em comoção por tudo isso .não sei no que aconteceu, mais foi real. estou maravilhada.desculpe o texto longo e a pontuação errada, mais achei que devia contar.
Nossa, que relato lindo! Parece aqueles relatos de sessão de hipnose, em que a pessoa adulta volta para o trauma da infância, e abraça e acolhe a criança ferida. E você conseguiu isso, ˜ intuitivamente˜, com uma meditação. Que legal!
Sério, essa mulher foi de longe a melhor entrevistada. A forma que o Petry também conduz a entrevista me deixa abismada. É difícil tirar o olho da tela quando se trata dessa entrevista. Muito bom!
Caramba, eu estou chocada por perceber agora o porquê da minha rosácea atacar absurdamente quando eu visito minha família! É impressionante, eu chego lá com minha pele normal e vou embora com o rosto todo inflamado. Entrevista sensacional, é muito importante para filhos sobreviventes de família narcisista entrar em contato com esse conteúdo! 🙏🏽🙏🏽
Taryana...obrigado! Tenho 30 anos e falo o que nenhum amigo meu diz...-NAo quero voltar a ser crianca!Um inferno!nao podia fazer nada..so dentro de casa e nao tinha direito de escolher nem o que comer e muito menos a quantidade,fora que depois da adolescencia aquelas falacias de que te criei agora me dê o retorno...como se tivesse engordado o porco para depois abate lo...e outras coisas mais...infelicidade ao me ver cuidando de mim etc... Minha mae me criou preso sem agressoes mas com pressoes piscicologicas terriveis e crenças que me desamarrei so agora depois dos 28 anos,hoje dia 22 de setembro de 2020 descobri o nome a ser dado as atitudes de minha mae comigo!sabia que tinha algo e nao era normal ...so nao sabia explicar! Gratidao eterna!
Eu simplesmente me apaixonei pela inteligência dessa mulher. Quando vi ela no Vênus, eu chorei, pois ela simplesmente relatou tudo sobre a minha infância.
Quando a gente acha que não pode melhorar, aparece essa entrevista! Não querendo ser repetitiva, mas essa foi a melhor! Essa entrevista me deu a luz de anos de escuridão nas mãos de narcisistas, minha mãe e meu ex-marido. Agora posso dizer que entendo um pouco o porquê e eu ser do jeito que sou. Muito obrigada por tanto assunto que realmente agrega. 💜
Digo o mesmo Ariane "me deu a luz de escuridão" e q entendo um pouco do porquê sou assim. Passado quase 2 meses dessa entrevista continuo assitindo e vendo novas luzes, e volto aqui nos comentários à qual tanto me identifiquei com tantas histórias. E hj sei q o caminho ainda é longo pro auto perdão e tudo mais, tenho 40 anos e me sinto renascendo, vou até mudar de Estado. Boa sorte Ariane até o fim dessa nova caminhada na vida 🙏
Passei por um relacionamento amoroso com um narcisista! Me identifiquei com diversas coisas, inclusive qnd ela diz q a gente se sente morta perto do narcisistaa Ele te põe pra baixo, faz críticas, fala coisas q ele sabe q te magoa para dps dizer que era pro seu bem e q queria o seu melhor... Espero que todos que passam por algo assim, que consigam sair.
Os 20 primeiros minutos dessa entrevista me fez relembrar tudo que já passei na vida. Lembro que quando abri mão de conviver com a minha mãe narcisista foi algo tão difícil quanto conviver os abusos de umavida toda. Hoje não me permito estar no msm ambiente que ela pois passo mal, levo minha terapia(e sei que levarei para sempre) e sigo minha vida melhor. Então pra vc que tá passando por isso, lute por vc, se permita respirar e viver. Vc pode, vc consegue.
Fui atrás de algumas terapeutas na minha vida e posso afirmar, poucas tem a consciência e a condução como desta. Parabéns pois só me abriu a esperança q eu havia perdido nestes profissionais, na vd, na maioria da sociedade.!
meu deus eu chorei no trabalho ouvindo sobre pais narcisistas pq ela relatou minha vida. A sensação de ser sozinha e que seus pais não são e não foram capazes de te proteger é um choque enorme, eu faço tratamento psicológico pra superar isso mas é muito difícil.
Acontece, no caso é o meu caso também, eu fui o bode expiatório por um tempo, sempre fui menos preferido do que meu irmão por minha tia, pai e avó, mesmo crescendo com vários tipos de traumas, eu e meu irmão conseguimos nos virar um pouco, agora a situação melhorou com nossa mãe e nosso padastro em casa, enxergar essas situações de inveja, por exemplo, como uma vez que um familiar meu simplesmente deixou um sorvete fora da frezzer na geladeira, só porque tinha ficado com inveja, ainda enquanto comemos, dizia que o doce era "ruim" e "cheio de caloria". Resultado, tava bão demais o sorvetão mesmo líquido, valeu vizinha vó do meu melhor amigo 👍🏻🤪. Espero que você fique bem e se supere dia após dia mesmo com essa infância difícil.
pode ser um pouco duro às vezes, talvez você não saiba disso, mas o Naruto também cresceu sem pai. Na verdade ele nunca conheceu nenhum de seus pais, e nunca teve nenhum amigo em nossa aldeia. Mesmo assim eu nunca vi ele chorar, ficar zangado ou se dar por vencido, ele está sempre disposto a melhorar, ele quer ser respeitado, é o sonho dele e o Naruto daria a vida por isso sem hesitar. Meu palpite é que ele se cansou de chorar e decidiu fazer alguma coisa a respeito!
@@simplesmente_bruna ja percebeu o quão passivo essas soluçoes são? pq não conversar, se impor, até uma violenciazinha, meter o loco, fazer algo por si próprio tlgd?
Minha mãe vivia mandando eu me tratar pq eu 'tinha problemas' (era a maneira dela me ofender)... Até que um dia finalmente fui fazer terapia, e resolvi conversar com ela sobre o que eu estava aprendendo, o que eu ouvi foi puro deboche, dizendo que eu tava me achando a Psicóloga. Dai fui percebendo que nada do que eu fizesse seria suficiente.
@@querlamotadossantos4713 sabe que ja pensei mil vezes em cursar psicologia, não para trabalhar na área, mas para poder entender melhor todo esse universo.
Que mulher espetacular. Descreveu minha infância e vida adulta, a relação de co-dependência que a origem de uma mãe narcisista causou na minha capacidade de enfrentar a vida. A repetição de padrão é inevitável, acabei de sair de um relacionamento amoroso de mais de 4 anos com uma outra pessoa narcisista. Lamento não ter descoberto isso antes, teria procurado ajuda psicológica antes. Hoje estou ressignificando toda a minha estrutura de personalidade para assumir que as relações vividas foram tóxicas. Vivendo, assim, um dia de cada vez.
Que entrevista fantástica. Que profissional!!!! Dicção maravilhosa e forma de se expressar e explicar perfeitas, torna tudo mais fácil de se entender. Parabéns Taryana!!!!!
Que mulher fod@! Sou filha de mãe narcisista, a mais nova de outros 4 irmãos, sendo 2 mulheres. Passei o pão que o diab0 amassou durante minha infância e pré adolescência com ela, bem como minhas irmãs. A dor è tão grande que é difícil mencionar. Moro sozinha desde meus 17 anos, tenho 21, mas faz um mês que consegui me afastar mesmo. Ainda não fiz terapia mas quero muito fazer pois ver a vida através do olhar narcisista da minha mãe me afeta muito em todos os campos. Esse podcast é necessário!!!
Melhoras Yasmim, tomara que vc esteja bem. Eu não sou filha de narcisista mas com certeza tenho consciência de que minha mãe/pai/familia não decidem que EU sou nem como quero viver. Espero que vc tbm ❤
Taryana é incrível, devo muito do meu resgate psicológico a ela, sou filha de mãe narcisista oculta que é uma das piores pessoas de se lidar, os vídeos da Tary me ajudam muito.
1:59:40 exatamente isso... o processo foi duro(e ainda é) e somente aos 32 anos consegui me achar bonita e ter auto estima e hj tenho 33 anos. A terapia semanal é firme e forte aqui.
Gostaria de fazer um adendo a quem interessar: nas histórias infantis clássicas, as versões originais quase sempre tratam da MÃE, mas as adaptações infantis transformaram a mãe em madrasta. A história original da Branca de Neve é um exemplo. Essa alteração acabou removendo do imaginário coletivo o personagem da mãe "narcisista", ao ponto das pessoas nem acreditarem que mães assim existam.
Valeu pela informação, gostaria de lembrar que as novelas retratavam mães como vilãs, mas nunca deram a devida atenção de parar de romantizar a mãe. (A "Branca" da novela "por amor" é um exemplo).
O problema não ta na figura da mãe e sim no planejamento familiar. Hoje as mulheres não tem equilibro emocional nenhum pra ter filho, quem dirá um relacionamento. Os homens estão correndo de relacionamento por serem obrigados a fazer tudo que as egocêntricas querem pra não serem acusados de machistas ou falsamente de estupradores. Ai quando casam com o primeiro pilantra que mete bem na balada (isso quando casam), embucham do cara e se juntam num montoadinho na favela. Uma pessoa sem discernimento e estrutura familiar não pode dar o mesmo a não ser que estude e se estabeleça antes que isso aconteça. E é por causa disso que hoje existem o que vocês estão chamando ai de mães narcicistas, quando na verdade é uma mulher irresponsável que engravidou sem querer ter filho. Então não espere muito de gente assim. Agora pega os lares de antigamente: Varios filhos, todos bem criados, psicologico estruturado, pai e mãe felizes fazendo vários filhos por escolha própria. Resultado? Familia bem criada. Tenho 31 anos e são 22 ou mais só convivendo com mulheres. Posso te garantir muita coisa do que estou falando pois eu vi acontecer.
@@Bolaway Rapaz, você não sabe do que fala. Você tá confundindo o comportamento da mulher moderna, seja ele qual for, com um transtorno de personalidade. Pare de falar besteira e vá estudar.
Muito esclarecedor. Fui tão detonada pela minha mãe que hoje eu não sei o que eu sinto por ela. Estou morando em Fortaleza há 3 anos e não sinto saudade dela e em nenhum momento ela fala que sente saudade de mim. Ela escolheu os filhos homens pra amar. Me estigmatizou pra família inteira e também não sinto falta de ninguém. Na verdade me sinto hoje livre. Me formei com 55 anos porque ela me fez acreditar que eu não tinha capacidade pra nada.
eu acho que outra coisa também que uma mãe narcisista sempre fala é '' Só eu pra te aguentar mesmo'' assim agt acaba meio que se sentindo incapaz de ficar com alguém porque sente que não é bom o suficiente
@@thatxiane escuto muito isso e ainda me coloca como inferior a ela dizendo “vamos perguntar pras pessoas se elas gostam mais de mim ou de você”.Eu não tinha parado pra refletir consciente sobre essa frase, mas ela é bem forte pois me coloca em posição inferior e ainda ativa meu gatilho de dependência a ela, é chocante isso
Nooooosssa tive uma "amiga" que sempre me falava isso. Dps descobri que era mais uma narci... Nossaaaa mta obrigada por me fzr lembrar disso geeeente ! Gaslight isso daí!
Posso estar equivocada mas sinto que psicólogos, psicoterapeutas, neurologistas no Brasil são muito profissionais. Aqui em Portugal é difícil arranjar um profissional com tanta empatia e que explique tão bem as coisas.
@@YasodharaGautama conheço mtos profissionais de saúde mental maravilhosos no Brasil. Estatisticamente o Brasil é um dos países q tem os melhores profissionais d saúde
É ir procurando. Os europeus em geral são pessoas mais frias, mas minha psicologa é um amor, super calorosa. Não tenha medo de mudar ate encontrar alguem com quem vc se identifique 😉
A transparência dessa psicoterapeuta pra mim, é fruto da vítima que foi! Quando sentimos na pele a convivência com Narcisistas, conseguimos repassar dessa maneira. Parabéns! Fui vítima de mãe e noivo Narcisistas nessa ordem. Tudo que ela falou é real. Impressionante!
Exato! O difícil é que só agora estamos finalmente entendendo que não, não somos loucos… eu já fiz terapia anos atrás, mas.. ninguém entendia.. meu Deus, eu estou há dias vendo e revendo este vídeo, esperando o momento de conseguir me consultar com algum terapeuta que possa me atender.. já esperei 40 anos, né… o que é mais 1 mês… mas é que agora que eu entendi tudo, não consigo fazer outra coisa, sinto que preciso começar a dar passos pra resolver isso com um apoio sensato e racional, pq… eu realmente não tenho conseguido raciocinar desde que vi este vídeo pela 1 a vez.. acho que ja faz 1 mês que vi e… ainda tô em parafuso.. tento evitar minha mãe o maximo que posso pq.. não quero agir com o emocional tão no chão assim. Não acho que no meu caso seja necessário cortar 100% do contato, mas.. sabe qdo vc já não quer mais errar nem 1 diazinho? Enfim, que bom que ao menos agora cada um de nós sabe q não é maluco e que não está só! 🙂 Meu abraço mais carinhoso pra vc, Vanessa! 🤗 Aliás, volto de quando em qdo aqui nos comentários e… queria poder abraçar um por um… rs
2:34:59 faz muito sentido, á uns 8 anos atras passei por um profissional que simplesmente me olhou e disse: "porque voce nao cria asa? Sai de casa." Como se fosse pra ontem, não envolvesse custo, não fosse trabalhoso. Não tinha o menor preparo
Tary salvou minha vida ,,, Conheci seu trabalho em 2018 e uma venda caiu dos meus olhos! Foi através dela que eu decidi ( Definitivamente) manter o contato Zero com a minha “mãe” narcisista. Gratidão pelo seu trabalho Taryana 🙏🏻♥️🌹
sempre tenho essa impressão. Às vezes vejo uma pessoa que foi em outro podcast e foi no dele, as perguntas dele são sempre tão bem elaboradas que levam o diálogo a pontos ainda melhores.
Cara, a minha mãe é tão narcisista, que no início do ano passado a irmã dela faleceu. Ok, é uma morte e tal... mas, ela gritava tanto no velório, deu maior show, maior tudo, chegando a ponto de desmaiar. Era interior, família bem humilde, não tinha nem como aferir a pressão dela... Eu cheguei perto dela, peguei o pulso e contei, batimentos normais (aprendi na faculdade ver o pulso assim). Não tava gelada, nem nada, até eu perceber que ELA TAVA fingindo o desmaio) Chamei meu irmão e disse: Isso não é nada, só cena. E era mesmo. Ou seja: Ela tava querendo ser o centro das atenções, como se SOMENTE a dor dela importasse, como se os demais presentes não sentissem... Cara, sério, foi horrível, ela gritava, chorava, ela ainda disse "eu não queria ter nada na vida, só queria minha irmã viva". Mano, ela tava querendo dizer que tinha dinheiro, sem ter 1 real na conta ( para se mostrar superior aos outros parentes) Naaam...
Quase igual, eu perdi o meu irmão e minha mãe diminuí a minha dor de irmã, como se eu não sentisse e nem meu pai, toda dia joga a culpa nele que ele não sente nada... Você ainda mora na casa dela ainda ? Como lida com isso? Já faz um ano da morte do meu irmão e está muito difícil
@@DeboraSilva-ht5bo sai de casa aos 25 anos. Me juntei com meu namorado, hj meu esposo. Não aguentava mais. Sai de casa por causa dela. Eu mantenho contato mínimo.
Fui criada pelo meu pai, uma catástrofe, então digo com veemência que deveria haver algum tipo de psicotécnico para as pessoas terem filhos, nem todo mundo tem condições de criar um animal quem dirá outro ser humano.
A vontade de mandar pra família toda é grande, mas estou na segunda fase e assumindo meu novo papel na família, antes "que menina responsável" para "ovelha negra da família". Estou muito feliz como a ovelha negra.
Descreveu exatamente o que eu passei na infância. Ela sempre me botava pra baixo, me espancava, bebia dizia que eu não devia ter nascido. E quando cresci fiz meu curso ouvindo ela dizendo que eu nunca ia ser ninguém. Que nunca ia ter nada porque eu não seguia nada adiante. Quando eu arrumava um namorado ele sempre botava pilha fazia eu brigar. Quando reencontrei meu pai de novo ela fez a gente brigar prometendo pra ele que ia voltar pra ele só pra gente não se falar mais. Odeio a minha mãe , odeio!!! Não tenho vergonha de dizer que minha vida melhorou 100% depois que me afastei dela. Botei um basta, pra mim ela tá morta e enterrada!
Taryana, a pessoa que me ajudou a mudar minha visão de mundo, gracas a ela e ao apoio do grupo dela, eu me tornei muito mais forte! Melhor convidada disparada ! ❤️
muito bom esse episódio. É triste algum tema tão comum como esse nas famílias de hoje, ser tratado como uma informação quase que inacessível pra maioria das pessoas. Eu passei por muitas das situações descritas e realmente por muito tempo questionei sobre minha própria sanidade ou percepções a respeito do que acontecia dentro da minha família. Ter a confirmação de uma profissional é muito importante.
@@rafaalves7095 cara tu é um completo baba ovo do veio misógino dom sandro. Nem argumentos tu tem. O assunto aqui é o rapaz desabafando sobre a família dele e tu quer enfiar um vídeo de um louco machista?
Primeira vez assistindo esse podcast,gostaria de dar parabéns ao entrevistador por não ter interrompido o convidado e perguntado só no momento oportuno.
Acabei de ver o corte sobre pessoas narcisistas e vim correndo ver toda a entrevista. Penei muito com meu pai por ele ser assim,hoje em dia a convivência com ele é a última coisa que eu quero no mundo. É ele lá e eu cá kkkk
Do caralho!!! Sempre tive dúvida sobre se a minha mãe é ou não uma mãe narcisista, mas a partir desse vídeo não tenho mais dúvida. Levei hoje essa questão pra terapia e agora vamos trabalhar em cima disso. Agradeço imensamente a todos os envolvidos!!
Nossa, quando ouvi ela falando sobre mãe narcisista me lembrei de um livro que li na adolescência. Chama-se "Feia" da Constance Briscoe. É uma biografia de uma juíza que relata como sofreu nas mãos da pessoa que mais deveria ama-la: sua mãe. É um livro pesado e marcante, tanto que até hoje lembro dele. Nunca vou entender o que é passar por isso, mas tive um vislumbre sobre esse assunto lendo este livro.
tá aí um conteúdo que deve ser falado mais e mais vezes!!!! Chorei em alguns momentos, memórias foram desbloqueadas, e cheguei a conclusão que a minha última crise de depressão foi a “aceitação” . Fui almoçar com meu pai, e ela falou pra eu não ir no enterro dela e falar pra minha filha que eu era órfã de mãe… ela é isso, e eu não preciso conviver, vivo longe e vivo bem! hoje fazem 3 anos que eu vi que ela era narcisista, e decidi me priorizar, a criação da minha filha é totalmente diferente da que eu recebi, conversei muito com Deus quando eu estava grávida, se for pra ser igual eu prefiro não viver. Vivo longe, não procuro, não mando mensagem e quando me chama pra fazer algo digo que não vou, que não quero conviver e pronto. Ja minha irmã sofre, pq ela acha que vai curar o narcisismo com “amor”, ela começou fazer terapia e falei pra ela não parar nunca, pq ela vai enxergar as coisas assim como eu! Parece loucura, muito triste saber que tanta gente passa mesmo e é taxado de louco e ingrato!
Gostei do fato do entrevistador pesquisar antes para fazer perguntas mais interessantes, isso fica muito mais enriquecedor do que podcasts que são conversa de bar.
Isso depende do convidado e do contexto.
A primeira visita de um convidado com conteúdo especifico é importante que seja extraído o melhor com foco.
Quem já explorou bem um tema pode se expressar, mostrando sua individualidade, mentalidade e valores, pois são os mesmos que fazem a pessoa explorar os campos de conhecimento e possibilidades que o fazem adquirir o conteúdo específico que pode ser extraído em sua primeira visita.
Super pertinente
Não pesquisou o suficiente porque a mina nem psicóloga é kkkkkk
Se você não gosta de conversa de bar, é só não assistir. Nem toda conversa tem a obrigação de ser enriquecedora. No fim do dia, todos estamos aqui pelo entretenimento.
@@giovannarocksalot A maioria dos psicólogos não sabe detectar o narcisismo na família,a menos que o tenha vivenciado.Essa "mina", é muito melhor do que muitos psicólogos e psiquiatras, anos de experiência ensinam que um diploma muitas vezes não tem nenhum valor...
A descoberta de que você não está louca(o) por não suportar ficar perto de uma pessoa é libertador. Excelente conteúdo.
Tira um peso das costas. Ufa
Tbm me sinto assim
simm, as vezes pensamos até que estamos errados (as)
Eu assistindo esse podcast estou pensando "não enlouqueci, está tudo aqui, tá batendo tudo com o que ela diz!"
Simmmmmm
Esse podcast é tão bom que até a audiência é seleta. Desci aqui nos comentários e não encontrei aqueles tipinhos que escrevem coisas do tipo "mãe é sagrada", "valorize seus pais apesar de qualquer coisa". Muito bom mesmo
Parece um Podcast Premium hahaha
Tiago. A vida da minha companheira é descrita na íntegra por ela. Imagine uma mãe chegar ao ponto de fazer magia negra para prejudicar a vida da filha? A minha esposa não tem mãe, ela tem genitora, uma pessoa narcisista ao extremo. Até mesmo na parte que ela fala quando a mãe, narcisista, vê a adolescente crescendo e começa a sabotar por manipulação emocional os relacionamentos da filha. Somos do Rio de Janeiro, mas moramos bem longe agora do Rio e ela, afastou-se por completo da mãe para podermos ter paz. A mãe será sagrada quando faz por merecer.
Ebaaa bom saber, pq gosto de ler os comentários.
Todo escorpião que conheço tem essa doença
kkkkkkkk Jesus Cristo. O cara quer tirar onda e se sentir especial por assistir video que não só analfabetos assistem.
Depois de quase quarenta anos, descubro que :
NÃO...
não tenho culpa, não sou um lixo,e NÃO
.. não merecia tanta indiferença e humilhação.
Conteúdos como esse, abrem nossos olhos e nos acalenta.
Nem toda mulher que pari, é mãe de verdade.
Feliz vida nova.
Gratidão a todos os terapeutas que estão abrindo essa questão nas redes sociais. Pois é libertador entender que não somos loucos nem de QI baixo nem maus. E sim vítimas de pessoas doentemente más
Eu depois de 29 anos, descobri também.
descobriu que sua mae é nercisista quando ?
E mais também não é frescura e não é da sua cabeça toda dor que vc sentiu
Tragam ela umas 500 vezes, que profissional fantástica
Ela é fantástica!
Muito obrigado
primeiro comentário de alguém grande no youtube que tem tão poucos likes, entendi nada. Tlvz seu público n se interesse por esse tema kkk
Leandro Twin + Psicologia
Vc é gêmeo mesmo?
@@GabrielCosta-ve7db e o seu comentário foi o primeiro desnecessário que vi
@@GabrielCosta-ve7db sou público dele e tô aqui. Mas acho que faz sentido seu comentário
Nossa, ela não perde a linha de raciocínio de jeito nenhum, tem tanta clareza e leveza ao falar dos assuntos. Top demais
Verdade. Não se perde no assunto mesmo. Deve ser porque ela viveu isso.
Isso é fruto de um estudo sólido. Leva uma vida de dedicação
Bem observado, surreal
Vale a pena perceber que o entrevistador é muito bom também, não fazendo interrupções e deixando falar.
@@alicematos5544 sim, mas isso já é nítido em todos os podcast's kkk
Estou ouvindo com nó na Garganta...
depois de 42 anos começo a entender MUITA coisa na minha vida e na vida de meus sobrinhos..
Eu descobri com 41 anos. Tudo faz sentido. Hoje tenho 42 e luto para vencer todas as sequelas.
😢
Descobri com 36. Fiquei muito feliz. Chorei de alegria. A melhor coisa é ter a certeza de que sou normal. Que tudo que eu percebia estava certo. Abandonei minha mãe.
Estamos juntos. Toda vez que assisto vídeos dela, me sinto agitada, ansiosa. É um gatilho atrás do outro!
seus sobrinhos? então você está falando do seu irmão?
se ele maltrata muito as crianças, ao menos tem você para socorrê-las e ensinar sobre o que está rolando e de alguma forma, ajudar a blindar o psicológico desses jovens
"É muito importante não deixar a nossa família nos destruir"
Que frase...
Levando em conta que o Estado já destruiu as famílias. Estamos no pior momento da história se tratando de bem estar familiar.
O problema é qdo saber disso sem sentir culpa!
A minha tá me matando…
Perfeita !
@@0r2a3y A minha já me degolou e me enterrou. Se eu pudesse ficaria uma semana sem pisar em casa. Muitos falam que família é base, é base para te destruir aos poucos.
Que baita entrevista! Gosto do estilo do Petry entrevistar, porque ele geralmente parece nutrir aquela curiosidade genuína pelos assuntos, que resulta em ótimas perguntas.
Sim! Ele presta atenção e vai elaborando a pergunta dentro do contexto. E deixa o convidado "brilhar" como importante espaço que tem como convidado, claro.
Ele disse que faz pesquisas sobre o tema. Isso desperta mesmo a curiosidade. Eu tb gosto mto do estilo do Petry.
menos da parte que ela fala mal dos homens, como se a gente n tivesse evoluído
😂😂😂😂
@@Tizohip mas o homem não evoluiu mesmo ksksk 👁👄👁
Três horas da minha vida que foram MUITO bem empregadas, nem da pra acreditar que todo esse conhecimento veio de graça sério 👏🏻👏🏻👏🏻 sensacional
informaçoes desconecta destroi a inteligencia, como tuod é desconexo entao ficamos mais burros ,logo tudo que escrevi nao tem validade ja que fiquei menos inteligente que a 10 s atras .
Não foi de graça. Você teve que pagar a sua Internet.
@@carollaineconceicao ela acha que existe almoço gratis . mas a gente ta pagando ate pra respirar .
@@rebolagrety LITERALMENTE
@@rebolagrety cala a boca ai ou carente, sem repertório
Esse é a primeira entrevista que está à altura dessa mulher. Em algumas entrevistas senti vergonha alheia da falta de noção e preparo dos entrevistadores. Comentários e perguntas sem noção nenhuma. Parabéns pela seriedade necessária com que conduziu a entrevista. É a melhor terapeuta que ja vi em toda minha vida. Essa mulher é extraordinariamente fantástica. Tem uma inteligência e profundidade fora do comum.
Parabéns,muito conhecimento
A profundidade que ela tem no assunto, além de estudos profundos ,ela passou por essas experiências na família de origem. Sua mãe.
Concordo com você Serena!
Com certeza o apresentador fez a diferença. Parabéns!!!
É verdade!!!..... Tbm a admiro muito!!!👏👏👏👏👏
Acho que a minha situação de filha de mãe narcisista é bem crítica, pois além de eu ser a única filha mulher, ainda tenho dois irmãos homens. Bem como a Taryana disse: mães narcisistas são misóginas. Sempre que eu tinha alguma dificuldade na vida e pedia ajuda à minha mãe, ela me dizia: “quando eu tinha tua idade eu passava por isso é ninguém me ajudou, então vc tem que se virar sozinha tb”. O problema é que ela não agia dessa forma com meus irmãos, quando eles precisavam de ajuda, ela sempre estava lá pra ajudar, e quando eu reclamava disso, ela fazia questão de dizer que eu sou a louca, vitimista, que ninguém gosta de mim assim. Chegou ao ponto de quando eu brigava com meus irmãos (briga de irmãos), eles jogavam na minha cara que “nem a mãe consegue gostar de vc”. Minha mãe tem inveja que eu danço melhor que ela, dançar bem sempre foi algo importante pra ela é algo que ela se gabava. Quando meu pai disse que eu dançava melhor que ela, ela começou a proibir meu pai de dançar comigo. E como a Taryana disse: ninguém da família acredita em vc quando vc reclama, ainda dizem que vc é filha ingrata. Os únicos que perceberam essa relação tóxica da minha mãe foram meu ex-namorado, meu atual marido, e minha cunhada. Pessoas de fora e que convivem bastante com minha mãe. O restante da família arranja desculpas como: normal tua mãe te tratar assim, vc é a mais velha é única filha mulher. Assim, pessoas da família sempre tem uma justificativa para validar a tortura psicológica que vivi, pq elas simplesmente não acreditam que uma mãe pode gostar menos de um filho, do que do outro.
Se afaste de todas essas pessoas mana, contato zero com todos!!!
Tive pai narcisista. Guerra total. Estou longe hj.
Posso por isso e não é fácil.
Me indentiquei muito com vc querida... Sou filha do meio e a única mulher tbm. Não me lembro da minha mãe bater nos meus irmãos quando éramos crianças ,só eu apanhava. Triste 😢 hj estou casada e graças a Deus moro em outra cidade. O muito minha mãe e irmãos mas quanto mais longe melhor
Já reparou que vocês mulheres quando estão erradas arrumam alguma coisa pra jogar a culpa em homens? Se sua mãe é narcisista é por quê MULHERES são narcisistas.
Coloque várias mulheres em um ambiente por dias e vão ver elas mesmas falando mal umas das outras, fazendo fofoca e tentando se auto sabotar.
Não tem nada a ver com você ser a única mulher dos filhos que ela teve. Eu já ouvi as mesmas coisas da minha mãe, dizendo que eu tinha que passar fome igual ela passou uma vez e sou homem (obs: unico filho dela, o que é pior ainda).
Depois que ela soube que eu estava bem, quis vir atrás usando meu nome pra falar mal do meu irmão por parte de pai que se assumiu gay. O padrão é o mesmo e não se trata de misoginia.
Vim atraída pelos cortes. Que podcast foi este. Que explosão cerebral de tanta informação útil.
#utilidadepublica
Faço minhas as suas palavras.
Eu tbm
Eu também! Que mulher incrível!
Eu também!
Exato!!! Minha nossa, que libertador assistir isso… tô digerindo tudo ainda… que bomba.. eu me sentia vivendo no escuro sozinha, pq.. parecia que só eu conseguia notar que há um problema com minha própria mãe.. Toda família distante, afinal.. wow! 🤯
caralho, eu queria ter 1% dessa habilidade de comunicação, lucidez, clareza que ela tem para explicar as coisas
É só tu passar 5 ou 10 anos estudando um assunto e lendo infinitos livros e artigos exatamente igual ela fez kkk. Aí tu fica igual ela.
@@YuriRosas_ boa
É treino irmão, conhecendo uma coisa muito bem você vai falar bem!
@@YuriRosas_ exatamente isso, quando vc sabe sobre o assunto, vc domina até pra falar
Terapia ajuda bastante na comunicação e a nomear os sentimentos
Eu cresci num lar com uma mãe narcisista/sociopata. E eu fui como a Taryana: cresci dentro de uma bolha e só servia para atender as necessidades dela. Mas sempre senti que algo estava muito errado. Quando fiz 19 anos namorei um rapaz que foi um anjo em minha vida, ele pacientemente começou a me mostrar que nada daquilo era normal, digo pacientemente, porquê eu era tão DEVOTADA a minha mãe, que não admitia ninguém falar mal dela. E aí óbvio, ela fez que fez, que conseguiu separar a gente. Bom, fui pra terapia e a primeira orientação foi: VAI EMBORA! Fiz isso e minha vida mudou! Mas gente é uma caminhada longa e difícil, pois o narcisista manipula tudo e todos ao redor, e ninguém acredita em você! Você pede ajuda para as pessoas, mas ninguém acredita e acham que vc tá fingindo. Eu sempre ouvia de resposta: imagina, sua mãe é presbítera, faz caridade, ela já ME SALVOU, (minha mãe têm uma ONG rsrs). Então sempre saia como mentirosa. Quando me libertei dela, e ela via que não exercia mais influência sobre mim, fez greve de fome, e passava dias sem tomar banho e ia pra rua assim, pra mostrar para os outros o que a "filha ingrata" tinha feito com ela. Meu pai que era escravo dela, não aguentou pediu divórcio e acabou ficando louco (literalmente) porquê há 10 anos de divórcio, ela ainda inferniza ele. E eu vivo bem e feliz graças a Deus, mantendo as terapias e autocuidados. Maaasss TODAS as pessoas do meu vínculo social antigos tive que me desvencilhar. Porquê qnd minha mãe percebeu que eu não ia voltar, ela convenceu a todos os parentes, amigos, vizinhos, membros da igreja dela, de que eu estava sob efeito de "ENTIDADES SATÂNICAS" que me impediam de voltar pra casa! Então gente não brinquem com narcisista! Saiam fora o mais rápido possível! Cientes de que infelizmente, alguns vínculos terão que ficar pra trás, porquê o narciso é tão persuasivo que ninguém vai acreditar em vc, então, NÃO se permita ser colocado em dúvida. Ouça a voz interior e SAIA!
Como você fez para sair de casa? Ainda não tenho condições financeiras e eu estava pesquisando na Net casas de acolhimento para mulheres pela prefeitura de SP ou morar na rua pq toda minha família virou as costas para mim pq ela me difamou para todos. Obrigada
@@ninaah23 ore a Deus e peça uma saída e Ele vai te mostrar o que fazer
cara, eu já fui o contrário. tipo, eu era bem controlada, com 12 anos eu descobri q algo n tava normal, n sei quando eu descobri q minha mãe era narcisista. comecei a namorar um cara e a mãe dele tbm é narcisista, mas a dele é carinhosa, pq quando ele n faz algo q ela quer ela o pune com o silêncio. a minha já me xinga toda e eu já acostumei com isso. eu fiz questão de ser desobediente e me libertar disso, agr eu tô fazendo minha mãe entender q tenho meu tempo e q se ela quiser um favor terá q respeitar e tá funcionando bem. mas eu namorado atende tudo q a mãe dele fala aí toda vez q acho um vídeo curto sobre mãe narcisista eu mando p ele, n sei claramente se tá funcionando, ele n fala dela p mim, mas eu vejo e percebo q ela é controladora
caramba, sua mãe foi além. a minha mãe era o bode espiatorio da minha avó, então acho q quando alguém é super autoritário ela acaba sedendo. a mãe do meu namorado já é o contrário, ela avança se ele falar qualquer coisinha. por mais q a minha fosse assim eu n abaixava a cabeça e ela sempre ameaçava ir embora, fazia as malas, meu pai ficava de mal e mim. meu pai tem dependência emocional na minha mãe.
hj eu tento ser amiga da minha mãe, tento fazer ela perceber meu espaço, mas quando n funciona eu viro o bicho. sei q n é o certo a se fazer, mas n quero ficar super triste dnv, me sentindo horrível e ter q me podar, quero ser livre
@thamires me ajuda se puder. É possível se blindar emocionalmente de uma mãe narcisista? Tenho 18anos 😢
Que mulher incrível! Dissecou o tema! Sou psicóloga e simplesmente estou completamente impactada com o tanto de conhecimento repassado em tanto pouco tempo (acreditem 3 horas é pouco e ela falou praticamente tudo sobre a temática) tragam ela mais vezes!
A Taryana está ajudando a salvar muitas vidas e tem um canal também, se quiser conhecer.
Infelizmente o conhecimento que ela tem, grande parte é porque ela VIVEU isso, sentiu na pele
@@thaionira Também sou filha de mãe narcisista.
Uma aula!!!!! Qto aprendizado...Gratidão.
Ela é excelente! Em uma outra entrevista ela fala que é autista, este tema é o hiperfoco dela, além de ter vivenciado esta experiência com narcisista.
Aos 11 anos eu perguntei à minha mãe:
- "Por que você não gosta de mim?".
O silêncio seguido de um "aaaaaaa" com deboche vieram como resposta. Hoje lembro com dor disso, mas agradeço por ter percebido cedo que da minha mãe nunca poderia esperar um amor genuíno. Ainda que isso doa muito, a gente é capaz de aprender a viver com essa verdade!
Minha mãe falou para mim, sem eu perguntar, que me odiava.
Vc n está sozinha .
Lamento, mas existem muitas pessoas boas e espero q vc as encontre durante a sua vida.
Lamento muito que tenha passado por isso. Como uma sobrevivente de mãe narcisista, te ofereço meu abraço.
"Mae, porque você gosta da minha irmã mais velha? Porque ela mora longe, então tem que agrada pra trazer ela pra perto.
Porque você gosta dos meus irmãos mais novos? Porque eles são crianças, cuido deles.
E qual motivo você tem pra gostar pra mim? .... Para de drama, Thalyta"
Sou sobrevivente de abuso narcisista e estou muito feliz por esse assunto ter chegado finalmente aos podcasts! Parabéns Petry pela coragem! É um assunto muito polêmico, mexe com as estruturas familiares, com a política, a religião, os relacionamentos amorosos e o mundo corporativo. Recomende que ela vá aos outros podcasts!
A maioria dos narcs e psicopatas estão nos relacionamentos tóxicos e abusivos! Recomendo alterar o título para Transtorno de Personalidade Narcisista. Recomendação de filme sobre mãe narcisista: Álbum de Família com Merryl Streep
Dizem q ha incestos nas cenas
51:15 => Forma equivocada de amor
57:31 => Sobre o perdão
59:40 => Filhos "bode expiatório" e "criança dourada"
01:21:30 => Diferença entre "Narcisismo" e "Transtorno de Personalidade Narcisista"
01:25:45 => Como se auto reconhecer com o transtorno
01:28:04 => A escala do Narcisismo
01:33:53 => Narcisista tipo grandioso e tipo oculto
01:38:43 => Vida sexual do narcisista
02:06:00 => Início da pausa
02:11:18 => Fim da pausa
02:15:02 => Como "ajudar" um narcisista
01:19:18 => O uso do dinheiro pelo narcisista
02:48:00 => Culpa tóxica
03:09:18 => Tratamento para Boderline
03:12:30 => Síndrome do impostor
03:28:00 => Literatura recomendada
Top. Obrigado
Vocês sabe o nome do filme que ela citou ?
@@muriloxavier2848na Netflix tem Fuja que assisti sem saber e a história é bem parecida, o que ela indicou não entendi também o nome.
The act, chama a série referida
@@muriloxavier2848 Muito obrigada! 🌹
Este episódio foi necessário demais pra quem sofreu/sofre abuso narcisista. Não conhecia a Taryana Rocha que bom que me deparei com este episódio, sensacional!
Só quem foi vítima de uma mãe narcisista sabe a importância dessa entrevista. Tenham certeza absoluta que esse podcast libertará muitas pessoas do pior cativeiro emocional que um ser humano pode estar.
Taryana é uma profissional hiper preparada.
Verdade 🙏🏼
É indescritível a sensação de abrir os olhos pra realidade doente na qual você foi criado. A tristeza, decepção, frustração e dor são avassaladoras. Mas eu sou grata por estar percebendo isso e me libertando desses ciclos doentes que não me pertencem mais.
eu também...senti que abri os olhos para um novo universo! Larguei o fardo...me libertei
Conheça a Dra Jane Six e Julia Barany!!!
@@lsms1459 obrigada vou pesquisar sobre elas....agora tudo é bem vindo , se for para ajudar!😉
Verdade 👏👏👏👏👏👏👏
o choque quando a gnt descobre o pq de tanta rejeição eh sufocante, demora um tempo pra passar, mas libertar pq enfim, vc entendeu o pq de tudo aquilo. Eu estou no processo de me livrar das sequelas, mas eh mtooooo dificil
Não tenho narcisistas na família, mas sou mãe de duas crianças. Gosto de ouvir esse tipo de conteúdo para errar o mínimo na criação deles. Porque mesmo que a gente não tenha esse tipo de transtorno psicológico, educar e desenvolver outra pessoa não é fácil. É preciso equilíbrio entre respeitar a livre manifestação da personalidade da criança e o por limites, ensinar eles a discernir o certo e o errado.
Tem um curso no canal casamento de verdade sobre educar crianças
Paizinho Vírgula também é um canal excelente para quem tem crianças na família!
que sorte a dos seus filhos
"Honrar pai e mãe",obviamente é um mandamento para os pais e NÃO, para as crianças. Crianças humanas honram NATURALMENTE, aqueles que são HONRÁVEIS...simples assim😇👍
Deveres e direitos, honra e responsabilidade, respeito e coragem, educação e critica filosófica, afeto e justiça, incentivo a independência, convivência familiar e em sociedade, visão de mundo,
Ter uma mãe narcisista é como estar num filme de terror onde você tenta mostrar o vilão e ninguém acredita. A angústia é a mesma. Parece que sou os irmãos Boudelaires de Desventuras em Série.
O vilão é visto como uma ótima pessoa.
Cara, minha agonia nem era tentar mostrar o vilão pro mundo (embora eu tenha feito tentativas de pedir que alguns médicos tentassem “dar uma olhada”/avaliar superficialmente que fosse pra eu tentar ter uma mínima ideia do que poderia ser, pq EU sabia q tinha algo errado, embora jamais poderia imaginar que não seria mental, que pudesse não ter cura..) mas é agoniante ter que passar uma vida sendo julgada/mal falada ou tentando em vão “me defender” pra família ou “irmãos da igreja” esperando que alguém enxergue que não, q eu não sou um monstro, uma filha TÃO ingrata ou uma criança, que coitadinha, depende da mãe - mesmo qdo somos nós que estamos bancando financeiramente e sendo sugados emocionalmente..
Espero que todos os filhos de narcisistas consigam pensar que o filme de terror tá a minutos do fim! Ele pode acabar e podemos não revê-lo mais! agora que tomamos consciência do transtorno, é nossa vez de ir lá no fundo da alma buscar forças p/ levantarmos, não nos vitimizarmos e conseguirmos romper o ciclo, deixar esse passado p/ trás e começar uma vida novinha! 😉
@@euaeve Sim, com certeza. Grande jornada.
Exatamente! É um inferno diário
Uma mãe narcisista e um filme de terror ..
A dicção e os trejeitos dela, é o charme, a cereja do bolo de tanto conhecimento e profundidade sobre o assunto.
Arrra
E até a voz
Linda mesmo
Sim, ela é um charme
Quando falamos sobre algo que passamos, falamos com convicção!!!
Pra quem convive ou conviveu com narcisistas, percebe nessa entrevista que esta mulher estudou e tem muito conhecimento deste assunto. Ela esmiuçou tudo com perfeição. Fodaaaa!
O canal da Taryana tem vídeos excelentes que ajudam muito a salvar vidas.
Exato!!!!
Vi algumas pessoas aí questionando a formação “oficial” dela. Entendo, muitos de nós fomos criados com outro modelo mental.
Porém, infelizmente, a maioria dos que possuem diploma HOJE não consegue ajudar um paciente vítima de um transtornado, justamente pelo motivo que ela colocou…
Ou seja: de que adianta, se pensarmos bem, um “diploma” simplesmente, não é mesmo?
Diploma por diploma, é possível até “comprar” um. Agora ter conhecimento/domínio do tema que for… é outraaaaa coisa!
E Taryana não apenas domina o assunto como consegue transmitir seu conhecimento/sua experiência com um nível de clareza de comunicação que é de se aplaudir de pé!!!!
Ela não só estudou e tem conhecimento, ela é filha de uma narcisista, viveu na pele!
Ela foi vítima tb ela fala sobre o q ela PASSOU e se libertou por isso está ai ajudando outras pessoas por passar por tudo isso
Foi com ela que entendi que fui vítima de uma narcisita
Não conhecia esse podcast, entrevistador incrível! Não interrompe a convidada pra fazer piadinhas bestas, faz perguntas realmente pertinentes, e não dá desculpa de "interrompo porque podcast é tipo conversa de bar". Super enriquecedor o papo!
É a diferença de alguém com formação de jornalismo e qualquer zé mané
Vcs dois sabem q o podcast dele é do flow tbm neh?
São só propostas diferentes
@@leandroscalea2486 as vezes é só a questao de objetivos diferentes mesmo cara. Mas também adoro esse formato.
Petry é foda!
Tive uma mãe narcisista. Hoje tenho 57 anos e faço terapia há 15 anos. Não consegui assistir a entrevista toda ainda, estou vendo aos poucos. Algumas coisas que ela falou, foram verdadeiros socos na minha cara. A gente nunca supera uma mãe narcisista.
Estamos juntos.
supera sim
TB sou sobrevivente, depois de qse 4 décadas nesse inferno, descobri que sou filha de pai (exposto), mãe (oculta e maligna), irmã (sádica e perversa).
@@psicanalistagleicerainha é assustador parece que foi sonho ruim, lamentável são as perdas de possibilidades e oportunidades.
TB é bem difícil ver a entrevista
Eu fui sorteada: meus pais são narcisistas. A tal ponto, que conseguiram fazer com que eu deixasse de amá-los. Sim, não os amo mais. Tenho por eles apenas senso de obrigação. Em contrapartida, amo muito meus irmãos e é por eles, por mim e pela família que eu venha a construir, que me afastei e me manterei afastada.
Excelente entrevista! ♥️
Nossa eu também meu Deus
Eu tb só sinto esse senso de obrigação pela minha mãe narcisista… não consigo amá-la ou sequer gostar dela
Tbm não amo minha mãe, e não me culpo mais por isso, nem senso de obrigação não sinto mais.
@@In2Yourmind Ainda não cheguei nessa parte de não me culpar.
No começo do mês aluguei uma casa junto com minha namorada, já compramos quase tudo essencial para que eu possa me mudar, ainda não contei a minha mãe e não sei como contar sem gerar confusão, pois sei que ela vai fazer.
E pra piorar a situação ela foi demitida do trabalho Sexta feira 18/02.
E na última discussão ela me deu 1 mês para sair da casa dela, porém 3 dias após diz que perdeu a cabeça que falou coisa que não queria, apesar de dizer que não se arrepende.
Vai me chamar de ingrata, que vou abandonar ela logo quando mais precisa.
Não sei como fazer sem ser a pior pessoa
Vivi em cárcere privado por anos na minha infância sofrendo agressões físicas do meu padrasto ,após me livrar disso sofri abandono afetivo da minha mãe ,hoje em dia ,casado e com dois filhos me reconheço como narcisista e hoje sou o torturador emocional ,estou buscando melhorar ,mas a cada situação que sai do meu controle é como se fossem mil agulhas enfiadas no meu peito e no meu cérebro ,e aí acontece o momento de explosão ,onde consigo manipular e virar situações contra todos a minha volta,um verdadeiro inferno ,tudo o que você falou faz sentido para mim ,um passo de cada vez...
Não sei se eu choro, se eu rio, se eu mando esse link pra família toda... É um mix de emoções.
Quando a gente despertar é assim mesmo...rsrsr lbro qndo descobrir que era filha de nacisista, não sabia se chorava se era um alívio...fiquei muito confusa...
Exatooooo!!!
Tô aqui sem saber o que fazer até…. Mas feliz em me dar conta de que eu não estava louca a vida inteira… agora é buscar uma terapeuta como ela, que possa de fato entender o que vivemos e tentar organizar nossa mente!! Uau!! 🤯🤯🤯
Cuidado para quem você pede ajuda sobre o abuso narcísico é um vídeo de Dr. Kurt Mendonça que é especialista em Narcisismo Maligno e está excelente!
Lorenza, não adianta
Pensei a mesma coisa...
Arthur, por favor, traz a Taryana de novo para falar sobre relacionamento conjugal com narcisista? Namorado, noivo, marido etc....PUFAVOZINHO!!! Vai ajudar muuuita gente!
veja allan mocelim
A regra ficou bem clara: fuja!
ela disse que a recomendação é correr, fugir, n olhar pra tras
@@cleber7081 sim, o Alan Mocellim é excelente !
Ele é meu Anjo Guardião. 🙌🏻🙌🏻🍀
@@carlosstefano1082 kkkkkkkkk
Sai da casa da minha mãe narcisista aos 17 anos e conquistei finalmente a saúde mental. Tinha crise de ansiedade TODOS OS DIAS quando morava com ela e não me reconhecia como um ser individual. Hoje sou casada e muito feliz num relacionamento que me ajuda a curar as feridas ❤️ Vim aqui pra dizer que nós conseguimos superar a mãe narcisista!! Não desistam.
👏👏👏👏👏
Ou casa ou tem que morar só, se não é pra pirar.
Me fala como vc conseguiu sair de casa com essa idade, não aguento mais conviver com meu pai narcisista
Parabéns!!
@@aderlanribeiro3478 eu não sou a pessoa, mas eu tbm tenho 17 anos e saí de casa, tô morando na casa da minha vó, mas não foi do nada, pra isso eu trabalhei e juntei meu próprio dinheiro, esse é o primeiro passo
obviamente não é fácil e nem de uma hora pra outra, mas no meu caso eu descobri que eu gostava e tinha facilidade de cozinhar e aprendi a fazer docinhos, é daí que veio a minha renda
seja por si próprio ou por meio da carteira assinada, ter um trabalho é fundamental pra sair de casa, ganhar seu próprio dinheiro é um passo muito importante pra ser independente
Meu grande gatilho foi quando consegui um emprego que queria muito, estava em um restaurante com ela e contei. Ela imediatamente fechou a cara e baixou a cabeça. Eu questionei, ela só balançava a cabeça em negativa, sempre com a cabeça baixa. Eu insisti em ela me dizer o que estava acontecendo, questionei se ela conseguia ficar feliz por mim. Ela disse que não queria falar sobre isso. Naquele momento, quando tinha 22 anos, percebi que tudo o que eu passei até ali não deveria ser normal. Tempo depois caí no grupo da Taryana no Facebook entendi a condição da minha mãe (entender não é aceitar). Hoje faço terapia há alguns anos e ainda luto diariamente, mesmo morando sozinha, contra a necessidade de aprovação dela. Sonho pelo dia que vou ser livre de culpa por ser feliz. A Tary me ajudou muito nesse processo 💛
Tive a mesma relação com minha mãe.
Ela ainda tem grupo no Facebook? Não achei....
Não sei como descrever.... mal cheguei a metade do vídeo e a crise de choro não para... precisei sair da casa da minha mãe para poder respirar e hj descobri que ela é narcisista... muito obrigada Taryana Rocha.
Força querida! Esqueça da sua mãe saia da casa dela para o bem da sua saúde mental ! Bjssssssss
Errata: NÃO esqueça sua mãe, mantenha distância segura pra sua saúde mental, cresça com o seu espaço pessoal, porém, não a deixe para trás... Ela ainda é alguém que vale a pena lutar (creio que em algum momento ela também fez algo pra te ajudar)
@@slimchagas Quem disse que vale a pena lutar? Filho, narcisista sempre vai ser... nunca vai mudar.
@@slimchagas Eu sei que foi na boa intenção mas sério, pessoas narcistas a única solução é desistir sim kkk. Foi o que o que a própria psicoterapeuta disse o tempo inteiro... Essa fala acaba sendo um desserviço pra quem é filha de mãe narcista. Dá MUITA cobrança e culpa... Não fala coisas assim não...
@@mariiesz5879 A enorme prepotência da cidadã pra iniciar uma argumentação com "filho" e todo o resto da didática serem dogmas criados por ela mesma pra se colocar como certa na equação... UAU... Deixa eu adivinhar, vc não se considera narcisista também, mesmo após esta grande demonstração de sua parte ne?
Quem não vive este problema, não acredita que tem mãe assim, essa é a solidão do bode expiatório, não tem nem com quem desabafar. Essa mulher é maravilhosa
"Essa é a solidão do bode expiatório..."
De fato, só quem sabe e passa, entende.
Exatamente assim.
Meu irmão é o filho de ouro e eu a bode expiratório.
Moro com minha mãe e nada é o suficiente para ela.
Até jogar na minha cara que deveria ter me matado depois que nasci ou mesmo não ter me deixado nascer, pois sou o atraso na vida dela.
Daí pra pior....
Ainda mas filha única 😢 horrível eu até tenho uma pessoa mas não é sempre q ela pode né. Ela tbm passa por isso as vezes
Verdade, pq as pessoas tendem a romantizar a família, como se a gente tivesse q suportar td e relevar, pq é família. Mas qm não vive, não sabe como é!!
Saímos como as filhas ingratas. Pq foi uma mãe guerreira que te criou e vc não dá valor.
Eu estou tão feliz de esse assunto estar sendo tratado abertamente em um canal grande como este! Sou filha de mãe narcisista, nos últimos anos de vida dela eu cortei completamente relações, porque foi a única forma que encontrei de começar meu processo de cura por tudo que passei ao longo de 28 anos de vida....minha vida literalmente só começou a andar depois que cortei relações completas. Mesmo assim, é muito difícil o processo, porque além de termos que lidar com tudo que passamos e o que vem dai pra frente, ainda há uma sociedade inteira que não te valida, que aponta o dedo pra você dizendo que "mãe é mãe", que "mãe é sagrado" e etc....é muito doloroso tudo e saber que isso começa a ser mais discutido, de forma mais pública é uma forma de nos sentirmos validadas e gera um certo consolo....Obrigada por essa entrevista maravilhosa!
Faço minhas ,suas palavras! Exatamente assim! 👏
Não vejo a hora de conseguir sair do cativeiro e me libertar de vez da minha MN
Minha vida se transformou totalmente nesses 5 anos que cortei relação com minha mãe, eu era a continuação dela, agora faço terapia pra saber quem eu sou, porque eu acreditava ser tudo que ela falava que eu era. Sempre vale a pena se afastar.
@@simplesmente_bruna Eu também.
Sou psicólogo e minha mãe também é, detalhe ela é narcisista, realmente o único método de lidar com esse tipo de situação é somente com racionalidade e afastamento. Quer dar certo na vida? Não conte nada sobre o que vc vai fazer, seus planos, sonhos etc.... Esqueça sentimentos emoções pq é combustível para esse transtorno! Agradeço por saber lidar com a situação hj, pq vejo como uma doença aí fica mais fácil de lidar. Não tem cura esse transtorno! Parabéns ao Petry, como sempre muito certeiro nas perguntas e trazendo o melhor sempre sobre o entrevistado.
50 paranóias afloraram na minha mente agora
Quando a minha mãe me tratava mal, ou ficava indiferente a mim, eu achava que tinha feito algo errado para ela agir daquela maneira comigo. A sensação de desamor, desvalor e desamparo é imensa!
Sinto muito! 😢 isso é muito triste :(
@@Sc-tx9wj Isso foi apenas um evento na minha vida. A vida de cada um de nós é um processo repleto de eventos. Tudo pode ser superado. Quando as coisas passam, a gente só fica preso a elas pela lembrança. O tempo passa, e tudo se supera por si só. No fim das contas, quando ainda nos sentimos incomodados com certas experiências de vida, significa que estamos presos apenas a alguma memória. Pois, em si tratando de tempo linear, o evento já passou, e hoje só existe na lembrança. Não fique triste, isso não me incomoda mais há muito tempo. E, talvez se eu não tivesse tido uma mãe assim, eu poderia ter sido esse tipo de mãe aos meus filhos. Então, eu encaro isso como uma lição de vida a não repetir 😉
Vivi isso por toda a minha vida, não é atoa que cheguei ao doutorado e ainda me tornei psicanalista para a infelicidade dos meus pais narcisistas, rsrs
Parabéns
Que bacana,fico muito feliz por você
Arrasou!!!!!!! kkkkkkkkkk isso sim é um afronte de respeito.
Queria fazer um curso desse tb aonde você fez se não for invasivo perguntar pra ti?
Sou isso sou aquilo ja chega dando carteira por isso temos pessimos proficionais
Bah, chorei altos durante esse podcast. Só que tem mãe narcisista sabe a barra que é. Mas vou dizer: embora seja difícil tentar "perdoar" e seguir em frente, não consigo imaginar machucar meus filhos agindo dessa mesma maneira, então, por mais barra que seja, bora fazer terapia, tomar remédio e o cacete a quatro pra tentar que uma família emocionalmente saudável saia de mim.
Minha mãe tbm. É assim
eu tenho pai e mãe narcisista, comecei a tentar ignorar eles, agora tô ouvindo vozes nessa porcaria eu não aguento mais cansei e ainda tenho medo de me relacionar com as pessoas pra justamente podar qualquer chance de reproduzir esse comportamento.
@@lacobusIAGO Eu acredito que temos oportunidades diferentes e isso nos condiciona a resolver as coisas de formas diferentes. Não sou uma especialista, sequer trabalho na área, mas acredito que buscar ajuda profissional é essencial para passar por essa situação. Busque a sua independência, vá se afastando aos poucos, busque individualidade e autoconhecimento. É um processo longo, dolorido, caro e muito difícil, mas mudará a sua vida pra sempre.
É um exercício diário de olhar pra si não com pena, mas com dignidade. Não recebi amor, buscarei tratar para que eu possa entregar e receber amor real, não contaminado pela minha visão deturpada por essa convivência. É olhar pra si se apoiando, se acolhendo, se autoresponsabilizando por si, não pelo que fizeram comigo, mas por me cuidar, por fazer o possível pra viver uma vida com sentido e valor. Vc consegue. ❤
@@wf17jund Acho seu pensamento muito válido e tento seguir por esse rumo também. É claro que isso ocorre dentro de um longo processo, mas entender que nossos pais também foram submetidos a criações difíceis (que às vezes vem de uma longa linhagem dentro da família) ajuda muito.
Meu primeiro carro que pude comprar foi usado, cheguei tão feliz em casa e falei: mãe você não vai conhecer meu carro, que tava na garagem. Ela disse: não, só gosto de carro zero. 😔
Consegui comprar minha casa própria e ela botou mil defeitos na casa e ficou alguns dias sem falar comigo com raiva. E detalhe: dependia de mim, morava comigo. Só o que eu queria ouvir era: parabéns minha filha, que bom que você comprou sua casa ...tou muito feliz por você. 😔😔
Aff, como tu Consegue
morar com essa pessoa?
Vcs ainda moram juntas?
Eu n teria sanidade mental pra aturar isso!
Estou me vendo tb nas suas respostas. Igualzinha!!!! Ficou 1 mês sem falar comigo quando me mudei para meu novo apto. E achou um absurdo eu ter carro e casa quando na idade dela ela "só" tinha filhos...
Parece minha história, qnd comprei minha casa veio avaliar né, falou mal, minimizou, qnd comprei a minha geladeira, a primeira da loja, uma coisa tão simples, mas foi o suficiente pra ela ficar com raiva, qnd me separei e disse que queria uma vida melhor e mais tranquila, ela não gostou, enfim tudo de bom pra mim faz mal a ela. Eu realmente cansei disso. Quase 2 anos por aqui e jamais penso em voltar atrás na minha decisão.
Pior que é assim mesmo. Desdenha tudo que conquistamos.
Rapaz, ela explica de uma forma tão clara que parece até uma professora dando aula. Bom demais!
Ela é inteligentíssima e super eloquente
Ela é estudante de psicologia e tem um canal também. Taryana Rocha
@@rafaalves7095 o Petry pode ser mangina, mas isso não tem relação com o podcast dessa moça.
Caraaaaa.. que sensação pesada reviver umas histórias.. podcast perfeito.. deixa a convidada falar
Melhor podcast que eu encontrei até hoje. Não tem igual.
Pois é, deixa a convidada falar não fica querendo se aparecer igual uns dois palhaços aí..
vsf
menos da parte que ela fala mal dos homens, como se a gente n tivesse evoluído
@@Tizohip mas a gente não evoluiu mesmo não... nossa realidade ! A maioria não hahahaha
Nossa cara, mais ou menos aos 25 minutos ela descreve exatamente como eu pensava na minha infância, ao mesmo tempo em que eu achava que meus pais não tinham a menor condição de me criarem (condição psicológica/emocional) eu dizia pra mim mesma que isso era tudo coisa da minha cabeça, que eles me amavam e eu estava sendo uma filha ingrata. Ao mesmo tempo em que eu escrevia cartinhas pedindo pra Deus me tirar daquela família aos cinco seis anos de idade, eu reprimia esses pensamentos de que meus pais eram inadequados e me colocava como a inadequada da história!
Tinha pensamentos parecidos em relação a deus
vsf
menos da parte que ela fala mal dos homens, como se a gente n tivesse evoluído
@@Tizohip kkkkkkk tu não parece ter evoluído mesmo, comentando isso repetidamente
Eu com 3 percebi que tinha algo diferente ,5 confirmei e 8 liguei o fhoda-se , aí em chegando em casa antes de abrir o portão virava a chave, na rua ou outros ambientes outra chave ,foi oq manteve a minha saúde mental e prometer pra mim msmo que eu nunca ia perdoar + não deixaria isso interferir na criação da minha.
Que podcast excelente... A entrevistada não é interrompida...
Esse foi o Podcast que mais fiz questão de ler cada comentário 😉 Cada história de vida e superação incrível 🤝
Sou filha de mãe narcisista e fui casada por 32 anos com um homem narcisista. A minha salvação é que tenho Formação em Psicanálise, entre outras coisas. Lembro que eu passei num concurso público aos 16 anos, e quando fui até o trabalho da minha mãe para comunicar a minha aprovação em tal concurso, na presença de todos os colegas, ela me disse o seguinte ''esse concurso devia estar muito fácil mesmo, para tu teres sido aprovada''. A gente não pode ofuscar o brilho de uma mãe narcisista. Minha mãe era funcionária pública da turma do ''quem indica ou QI'', isto é, pistolão. Isso significa que ela não entrou no funcionalismo mediante concurso.
Quanto ao meu ex marido, pude observar que o narcisismo dele vinha da idolatria da mãe a ambos os filhos. Mas a dourada era a minha cunhada. Meu ex só perdia para ela. Ou seja, na presença da irmã ele tinha que ser o menos inteligente. Os narcisistas se comportam exatamente como ela descreveu. Entretanto, quanto a não se responsabilizar pelos erros, meu ex aprendeu isso com o exemplo da mãe. Ela criava justificativa para todo erro dela e dos filhos - isso se chama Racionalização, que é um Mecanismo de Defesa Freudiano. Viver com um narcisista por perto, é sentir que sua energia está se exaurindo minuto a minuto. Mesmo eu tendo Formação em Psicanálise, custei a perceber que meu ex marido tem esse tipo de personalidade transtornada. Tivemos três filho, que hoje são adultos e bem formados; mas, foi minha filha quem começou a perceber, e foi me alertando ''mãe, tu não percebes que o pai tem uma relação abusiva contigo?''. Foi aí que comecei a perceber, pois, tudo é muito sutil. Ele dizia que me amava, mas se comportava de maneira oposta. O discurso não combinava com a conduta. Porém, eu estava tão sugestionada e manipulada que pensava que a louca era eu. SOU UMA SOBREVIVENTE!
Sinta-se muito completa e orgulhosa por ter conseguido criar tão bem, mesmo nesse meio, uma filha capaz de perceber e TE AJUDAR na situação, me tocou muito!
@@picroger4510 Muito obrigada 💝
Sem palavras pro teu relato... só consigo dizer parabéns, o mínimo, não simplesmente por tua família ou teu ex relacionamento, mas por simplesmente dar ouvido a sua filha e ter forças para lidar com isso após tantos anos!! Nem consigo imaginar como teus filhos também tiveram problemas com isso. Mas parabéns, sinta-se orgulhosa, como voce mesma disse, você sobreviveu!! ❤👏👏👏👏👏
@@leomartins7560 Muito obrigada!
Quando somos filha de mãe narcisista não conseguimos perceber o abuso...a carência éétanta que o abuso parece ser amor, vivi 20 A os em abuso constante sem perceber, só fds ponto que era bar isidts depois de separar. Meus pais narcisistas em graus diferentes
Descobri algumas curiosidades, confirmei outras...podcast muito produtivo. Essa convidada em especial ensinou a audiência a reconhecer alguns comportamentos e pedir ajuda...e na moral, Petry é o único anfitrião que deixa o convidado falar, perfeito!!!
@@rafaalves7095 os teus argumentos é só mostrar um vídeo do veio e misógino dom Sandro?
Nem todo homem é baba ovo de machista misógino não.
@@manakaty3515
O teu "argumento" fraco é chamar de misógeno alguém que sempre posta vídeos com fontes e fatos?
Vai la no canal dele e refuta ué kk ficar falando palavrinhas de efeito só te coloca no nível da corja.
Cresci com uma mãe narcisista, mas ela não conseguiu anular minha personalidade, apesar de ter doença e transtorno mental consegui sair de casa, buscando minha independência. Hoje sou casado e tenho uma filha, mas tive que mudar de estado e me afastar emocionalmente dela para ser feliz e pleno.
Parabéns
Vc tem algum contato com ela hoje, mesmo a distância?
Não existe melhor entrevistador que o Petry no momento. EXCELENTE, ALTÍSSIMO NÍVEL! A psicóloga é diferenciada e a escolha dela na pauta levou o canal ao primeiríssimo mundo! Parabéns!
Eu não consigo nem imaginar o que significa fazer parte de uma família estruturada.
Nem eu...
3
Eu só ouvi falar delas em ambiente de igreja.
São raríssimos os casos de pais que buscam orientação e aconselhamento e estruturam a casa antes da chegada dos filhos.
Mais raros ainda os casos dos pais que se amam e encaram a criação dos filhos como um discipulado, capacitando os filhos para a vida.
INFELIZMENTE AS FAMÍLIAS HOJE EM DIA, SÃO PRATICAMENTE TODAS DOENTES.
@@fernandabarreto7842 Que igreja de merda você foi?
A Bíblia fala que os filhos são como flexas na aljava do valente.
Flexas serve para ser enviada.
Pais espirituais (e não religiosos) preparam os filhos para fora
Igreja é lugar de partida e não de chegada.
Se seus pais acham que são donos eles são servos do demônio.
Todas as pessoas livres são de Deus e de mais ninguém.
É o conceito básico de "entregar sua vida para Jesus"
Quem entregou sua vida para Jesus é de Jesus e de mais ninguém.
Eu vivi uma experiência que gostaria de compartilhar
( cuidado gatillho)
Preciso contar o que aconteceu comigo ,a 2 anos atrás era carnaval .tive dificuldade pra dormir pois havia uma festa na casa vizinha, com música alta e baderna então abri no UA-cam uma frequência de som suave pra relaxar 528 hz/e comecei a meditar, fui sentindo meu corpo perder densidade,a sensação era de açúcar dissolvendo na água era eu dissolvendo no colchão. ficando cada vez mais leve, imersa nessa sensação comecei a visualizar várias cenas da minha infância ,começou com coisas boas ,me vi brincando com amiguinhos na escola, no quintal dando risada .e foi evoluindo pra várias lembranças até que parei numa cena traumática da primeira vez que confrontei a narcisista eu tinha 7 anos, a narcisista tava me humilhando ela era muito cruel, batendo portas janelas me ameaçando, isso acontecia sempre em casa. porém nessa ocasião não aguentei me levantei e na inocência infantil disse que ia embora daquela casa pq não aguentava mais toda aquela perturbação, corri pro quarto pra abrir a gaveta pegar minhas roupas pra supostamente ir embora a narcisista veio atrás aos berros fechou a gaveta com violência quase prendeu meus dedos ,disse que eu não tinha nada que tudo era dela ,e já que eu ia embora eu não levaria nada. Então ela tirou a roupa do meu corpo me deixou só de calcinha me pegou pelo braço arrastando pra fora de casa me jogou na varanda e trancou a porta. eu morava em um lote grande com 5 casas e uma delas estava em ruínas as crianças, usávamos pra brincar era nossa casinha veia ,Então eu semi nua fui pra essa casa chorando muito e soluçando minha garganta queimava, me senti péssima me sentei num canto em umas madeiras de escora as lágrimas caiam no meu colo, aí então aconteceu algo diferente da lembrança original .foi quando meu eu criança olhou pra cima pra direção da porta .Eu me vi adulta o eu de hoje, olhando pra mim mesma criança nus reconhecemos sem falar nada sabíamos que nos somos a mesma. aí meu eu adulta se abaixou e me abracei, e foi tão real que senti o cheiro do shampoo palmolive branco ,no meu cabelo de criança, foi tao gostoso, então parei de ouvir os xingamentos e gritos da NP ,me senti.muito amada,um calorzinho gostoso no meu peito, aconchego do meu proprio abraço .e fui Voltando devagar a ouvir os sons do agora ,abri os olhos tava de volta aos dias atuais, onde sou uma mulher de 33 anos .me sentei na cama chorando de emoção com a sensação vivida que isso aconteceu, não foi sonho.me deitei novamente e durmi por 12 horas acordei super descansada e com a certeza que devia contar Isso .eu visitei meu passado fui me consolar pq ninguém mais faria isso,não sei se deu pra entender ainda estou em comoção por tudo isso .não sei no que aconteceu, mais foi real. estou maravilhada.desculpe o texto longo e a pontuação errada, mais achei que devia contar.
Quem lindo, me lembrou de um curta que eu gosto muito ua-cam.com/video/V6ui161NyTg/v-deo.html só que esse curta tem a ver com depressão.
Vc acolhei a sua criança interior, isso é totalmente curador, todos devia mediar a acolher a nossa criança de outrora.
Vc teve praticamente um encontro com o seu "Eu" do passado para consolá-la a si mesma mano que foda. ❤️
Entrou em alfa e foi alí resolver um conflitinho! Rs
Nossa, que relato lindo! Parece aqueles relatos de sessão de hipnose, em que a pessoa adulta volta para o trauma da infância, e abraça e acolhe a criança ferida. E você conseguiu isso, ˜ intuitivamente˜, com uma meditação. Que legal!
PERDOAR SIM...
ESQUECER JAMAIS!
A SOLUÇÃO É A DISTÂNCIA!
E quanto mais distância é melhor,eu me distanciei da minha sogra narcisista e foi libertador🎉
Sério, essa mulher foi de longe a melhor entrevistada. A forma que o Petry também conduz a entrevista me deixa abismada. É difícil tirar o olho da tela quando se trata dessa entrevista. Muito bom!
Verdade. O Petry é o melhor entrevistador de podcasts da atualidade. Ele é inteligente demais!!
Caramba, eu estou chocada por perceber agora o porquê da minha rosácea atacar absurdamente quando eu visito minha família! É impressionante, eu chego lá com minha pele normal e vou embora com o rosto todo inflamado. Entrevista sensacional, é muito importante para filhos sobreviventes de família narcisista entrar em contato com esse conteúdo! 🙏🏽🙏🏽
Eu sei...
Minha pele também fica horrível
Mim afastei de todos meus parentesi
Hoje depois de 2 anos tenho uma pele linda🤭🥳🥳🥳
Taryana...obrigado! Tenho 30 anos e falo o que nenhum amigo meu diz...-NAo quero voltar a ser crianca!Um inferno!nao podia fazer nada..so dentro de casa e nao tinha direito de escolher nem o que comer e muito menos a quantidade,fora que depois da adolescencia aquelas falacias de que te criei agora me dê o retorno...como se tivesse engordado o porco para depois abate lo...e outras coisas mais...infelicidade ao me ver cuidando de mim etc... Minha mae me criou preso sem agressoes mas com pressoes piscicologicas terriveis e crenças que me desamarrei so agora depois dos 28 anos,hoje dia 22 de setembro de 2020 descobri o nome a ser dado as atitudes de minha mae comigo!sabia que tinha algo e nao era normal ...so nao sabia explicar! Gratidao eterna!
Você descreveu minha infância! Exatamente desse jeito que minha mãe fazia comigo e meus irmãos...
Força guerreiro
2021...
Eu simplesmente me apaixonei pela inteligência dessa mulher. Quando vi ela no Vênus, eu chorei, pois ela simplesmente relatou tudo sobre a minha infância.
Que entrevista foda. Ela descreveu a minha vida. Tive que fazer várias pausas, a cada ficha que caía. Profundo, necessário e de utilidade pública.
Quando a gente acha que não pode melhorar, aparece essa entrevista!
Não querendo ser repetitiva, mas essa foi a melhor! Essa entrevista me deu a luz de anos de escuridão nas mãos de narcisistas, minha mãe e meu ex-marido. Agora posso dizer que entendo um pouco o porquê e eu ser do jeito que sou.
Muito obrigada por tanto assunto que realmente agrega. 💜
Digo o mesmo Ariane "me deu a luz de escuridão" e q entendo um pouco do porquê sou assim.
Passado quase 2 meses dessa entrevista continuo assitindo e vendo novas luzes, e volto aqui nos comentários à qual tanto me identifiquei com tantas histórias.
E hj sei q o caminho ainda é longo pro auto perdão e tudo mais, tenho 40 anos e me sinto renascendo, vou até mudar de Estado.
Boa sorte Ariane até o fim dessa nova caminhada na vida 🙏
Passei por um relacionamento amoroso com um narcisista! Me identifiquei com diversas coisas, inclusive qnd ela diz q a gente se sente morta perto do narcisistaa
Ele te põe pra baixo, faz críticas, fala coisas q ele sabe q te magoa para dps dizer que era pro seu bem e q queria o seu melhor...
Espero que todos que passam por algo assim, que consigam sair.
Filha de mãe narcisista e vencedora! Falando de uma forma tão clara para todos entenderem! Maravilhosa!
Os 20 primeiros minutos dessa entrevista me fez relembrar tudo que já passei na vida. Lembro que quando abri mão de conviver com a minha mãe narcisista foi algo tão difícil quanto conviver os abusos de umavida toda. Hoje não me permito estar no msm ambiente que ela pois passo mal, levo minha terapia(e sei que levarei para sempre) e sigo minha vida melhor. Então pra vc que tá passando por isso, lute por vc, se permita respirar e viver. Vc pode, vc consegue.
Fui atrás de algumas terapeutas na minha vida e posso afirmar, poucas tem a consciência e a condução como desta. Parabéns pois só me abriu a esperança q eu havia perdido nestes profissionais, na vd, na maioria da sociedade.!
@Tutorial IT vcs são ridículos completo baba ovos do misógino dom sandro.
Cadê seus argumentos?
O Alan Mocellim, Dr. Kurt Mendonça e Dra. Elisabeth Zamerul são excelentes profissionais também.
A maioria nao tem. Passei por varios no brasil e nos usa.
meu deus eu chorei no trabalho ouvindo sobre pais narcisistas pq ela relatou minha vida. A sensação de ser sozinha e que seus pais não são e não foram capazes de te proteger é um choque enorme, eu faço tratamento psicológico pra superar isso mas é muito difícil.
Acontece, no caso é o meu caso também, eu fui o bode expiatório por um tempo, sempre fui menos preferido do que meu irmão por minha tia, pai e avó, mesmo crescendo com vários tipos de traumas, eu e meu irmão conseguimos nos virar um pouco, agora a situação melhorou com nossa mãe e nosso padastro em casa, enxergar essas situações de inveja, por exemplo, como uma vez que um familiar meu simplesmente deixou um sorvete fora da frezzer na geladeira, só porque tinha ficado com inveja, ainda enquanto comemos, dizia que o doce era "ruim" e "cheio de caloria".
Resultado, tava bão demais o sorvetão mesmo líquido, valeu vizinha vó do meu melhor amigo 👍🏻🤪.
Espero que você fique bem e se supere dia após dia mesmo com essa infância difícil.
pode ser um pouco duro às vezes, talvez você não saiba disso, mas o Naruto também cresceu sem pai. Na verdade ele nunca conheceu nenhum de seus pais, e nunca teve nenhum amigo em nossa aldeia. Mesmo assim eu nunca vi ele chorar, ficar zangado ou se dar por vencido, ele está sempre disposto a melhorar, ele quer ser respeitado, é o sonho dele e o Naruto daria a vida por isso sem hesitar. Meu palpite é que ele se cansou de chorar e decidiu fazer alguma coisa a respeito!
@@mauroalvarenga7002 Legal.
É muito difícil gente, terapia e contato zero!!!
@@simplesmente_bruna ja percebeu o quão passivo essas soluçoes são? pq não conversar, se impor, até uma violenciazinha, meter o loco, fazer algo por si próprio tlgd?
Taryana salvou a minha vida! Sem exageros. Conheci o canal dela qd estava no fundo do poço.
Minha mãe vivia mandando eu me tratar pq eu 'tinha problemas' (era a maneira dela me ofender)... Até que um dia finalmente fui fazer terapia, e resolvi conversar com ela sobre o que eu estava aprendendo, o que eu ouvi foi puro deboche, dizendo que eu tava me achando a Psicóloga. Dai fui percebendo que nada do que eu fizesse seria suficiente.
Para um Narcisista nada nunca será suficiente, não importa o que a gente faça!
Contato zero é a melhor coisa!
Ariane, ouvi a mesma coisa, mas eu já fazia terapia. Também curso Psicologia.
Passei por isso também. Fui chamada de bipolar. Mas a terapia me mostrou a minha mãe narcisista. É preciso se libertar mentalmente.
@@querlamotadossantos4713 sabe que ja pensei mil vezes em cursar psicologia, não para trabalhar na área, mas para poder entender melhor todo esse universo.
A minha sempre falou igual kkkk
Que mulher espetacular. Descreveu minha infância e vida adulta, a relação de co-dependência que a origem de uma mãe narcisista causou na minha capacidade de enfrentar a vida. A repetição de padrão é inevitável, acabei de sair de um relacionamento amoroso de mais de 4 anos com uma outra pessoa narcisista. Lamento não ter descoberto isso antes, teria procurado ajuda psicológica antes. Hoje estou ressignificando toda a minha estrutura de personalidade para assumir que as relações vividas foram tóxicas. Vivendo, assim, um dia de cada vez.
Vai dar certo...o bom é que percebemos isso👏🏻👏🏻
Pedro, aguarda e encontrarás uma pessoa bacana.
Sucesso, Pedro! Você merece ser feliz e encontrar uma pessoa que te mereça!
Que entrevista fantástica. Que profissional!!!! Dicção maravilhosa e forma de se expressar e explicar perfeitas, torna tudo mais fácil de se entender. Parabéns Taryana!!!!!
Essa mulher é diferenciada, não tem como não ser fã dela.
Que mulher fod@! Sou filha de mãe narcisista, a mais nova de outros 4 irmãos, sendo 2 mulheres. Passei o pão que o diab0 amassou durante minha infância e pré adolescência com ela, bem como minhas irmãs. A dor è tão grande que é difícil mencionar. Moro sozinha desde meus 17 anos, tenho 21, mas faz um mês que consegui me afastar mesmo. Ainda não fiz terapia mas quero muito fazer pois ver a vida através do olhar narcisista da minha mãe me afeta muito em todos os campos. Esse podcast é necessário!!!
Melhoras Yasmim, tomara que vc esteja bem. Eu não sou filha de narcisista mas com certeza tenho consciência de que minha mãe/pai/familia não decidem que EU sou nem como quero viver. Espero que vc tbm ❤
Taryana é incrível, devo muito do meu resgate psicológico a ela, sou filha de mãe narcisista oculta que é uma das piores pessoas de se lidar, os vídeos da Tary me ajudam muito.
Sou filha de MN oculta também, são as piores mesmo!
O que definiria a "oculta"?
@@fabilinares é a mãe Narcisista que é boazinha na rua mas perversa em casa basicamente, no meu canal tem vários vídeos explicando!
1:59:40 exatamente isso... o processo foi duro(e ainda é) e somente aos 32 anos consegui me achar bonita e ter auto estima e hj tenho 33 anos. A terapia semanal é firme e forte aqui.
Conheça a Dra Jane Six e Julia Barany
Eu 39
Vdd! Fiquei com uma leve depressão durante 2 meses e o pior foi a chuva de memórias que agora faz todo sentido, que antes não entendia!
Gostaria de fazer um adendo a quem interessar: nas histórias infantis clássicas, as versões originais quase sempre tratam da MÃE, mas as adaptações infantis transformaram a mãe em madrasta. A história original da Branca de Neve é um exemplo. Essa alteração acabou removendo do imaginário coletivo o personagem da mãe "narcisista", ao ponto das pessoas nem acreditarem que mães assim existam.
Valeu pela informação, gostaria de lembrar que as novelas retratavam mães como vilãs, mas nunca deram a devida atenção de parar de romantizar a mãe. (A "Branca" da novela "por amor" é um exemplo).
menos da parte que ela fala mal dos homens, como se a gente n tivesse evoluído
@@Tizohip O teu comentário não fez o menor sentido. Eu disse A e tu falou B.
O problema não ta na figura da mãe e sim no planejamento familiar. Hoje as mulheres não tem equilibro emocional nenhum pra ter filho, quem dirá um relacionamento. Os homens estão correndo de relacionamento por serem obrigados a fazer tudo que as egocêntricas querem pra não serem acusados de machistas
ou falsamente de estupradores.
Ai quando casam com o primeiro pilantra que mete bem na balada (isso quando casam), embucham do cara e se juntam num montoadinho na favela. Uma pessoa sem discernimento e estrutura familiar não pode dar o mesmo a não ser que estude e se estabeleça antes que isso aconteça.
E é por causa disso que hoje existem o que vocês estão chamando ai de mães narcicistas, quando na verdade é uma mulher irresponsável que engravidou sem querer ter filho. Então não espere muito de gente assim.
Agora pega os lares de antigamente: Varios filhos, todos bem criados, psicologico estruturado, pai e mãe felizes fazendo vários filhos por escolha própria. Resultado? Familia bem criada.
Tenho 31 anos e são 22 ou mais só convivendo com mulheres. Posso te garantir muita coisa do que estou falando pois eu vi acontecer.
@@Bolaway Rapaz, você não sabe do que fala. Você tá confundindo o comportamento da mulher moderna, seja ele qual for, com um transtorno de personalidade. Pare de falar besteira e vá estudar.
Muito esclarecedor. Fui tão detonada pela minha mãe que hoje eu não sei o que eu sinto por ela. Estou morando em Fortaleza há 3 anos e não sinto saudade dela e em nenhum momento ela fala que sente saudade de mim. Ela escolheu os filhos homens pra amar. Me estigmatizou pra família inteira e também não sinto falta de ninguém. Na verdade me sinto hoje livre. Me formei com 55 anos porque ela me fez acreditar que eu não tinha capacidade pra nada.
eu acho que outra coisa também que uma mãe narcisista sempre fala é '' Só eu pra te aguentar mesmo'' assim agt acaba meio que se sentindo incapaz de ficar com alguém porque sente que não é bom o suficiente
Outra frase característica é: ninguém gosta de vc
@@thatxiane escuto muito isso e ainda me coloca como inferior a ela dizendo “vamos perguntar pras pessoas se elas gostam mais de mim ou de você”.Eu não tinha parado pra refletir consciente sobre essa frase, mas ela é bem forte pois me coloca em posição inferior e ainda ativa meu gatilho de dependência a ela, é chocante isso
@@W_B8 nossa, to em choque
Forças 💜
Meu irmão foi a criança dourada minha irmã a boazinha patológica eu o lixo.
Nooooosssa tive uma "amiga" que sempre me falava isso. Dps descobri que era mais uma narci... Nossaaaa mta obrigada por me fzr lembrar disso geeeente !
Gaslight isso daí!
Taryana vem salvando muitas pessoas da escuridão de quem vive nesse meio familiar tóxico. Assistam os vídeos dela, é um acalento p alma.
Posso estar equivocada mas sinto que psicólogos, psicoterapeutas, neurologistas no Brasil são muito profissionais.
Aqui em Portugal é difícil arranjar um profissional com tanta empatia e que explique tão bem as coisas.
No Brasil também é. São bem poucos.
@@YasodharaGautama conheço mtos profissionais de saúde mental maravilhosos no Brasil. Estatisticamente o Brasil é um dos países q tem os melhores profissionais d saúde
É ir procurando. Os europeus em geral são pessoas mais frias, mas minha psicologa é um amor, super calorosa. Não tenha medo de mudar ate encontrar alguem com quem vc se identifique 😉
Pois eu tive pessimas experiencias no brasil tb.
Passei por 3 psicologos antes de encontrar a primeira pessoa q me ouviu realmente. É dificil aqui tb
Impressionante como essa mulher é maravilhosa !! Você pode ficar horas ouvindo ela falar e mesmo assim não quer que o vídeo acabe.
Muito maravilhosa.
Só quem é filha de mãe narcisista sabe o quanto saber que a culpa não é nossa. Isso é libertador!!! 😢
A transparência dessa psicoterapeuta pra mim, é fruto da vítima que foi! Quando sentimos na pele a convivência com Narcisistas, conseguimos repassar dessa maneira. Parabéns!
Fui vítima de mãe e noivo Narcisistas nessa ordem. Tudo que ela falou é real. Impressionante!
Exato! O difícil é que só agora estamos finalmente entendendo que não, não somos loucos… eu já fiz terapia anos atrás, mas.. ninguém entendia.. meu Deus, eu estou há dias vendo e revendo este vídeo, esperando o momento de conseguir me consultar com algum terapeuta que possa me atender.. já esperei 40 anos, né… o que é mais 1 mês… mas é que agora que eu entendi tudo, não consigo fazer outra coisa, sinto que preciso começar a dar passos pra resolver isso com um apoio sensato e racional, pq… eu realmente não tenho conseguido raciocinar desde que vi este vídeo pela 1 a vez.. acho que ja faz 1 mês que vi e… ainda tô em parafuso.. tento evitar minha mãe o maximo que posso pq.. não quero agir com o emocional tão no chão assim. Não acho que no meu caso seja necessário cortar 100% do contato, mas.. sabe qdo vc já não quer mais errar nem 1 diazinho?
Enfim, que bom que ao menos agora cada um de nós sabe q não é maluco e que não está só! 🙂
Meu abraço mais carinhoso pra vc, Vanessa!
🤗
Aliás, volto de quando em qdo aqui nos comentários e… queria poder abraçar um por um… rs
Cortar contato foi a melhor coisa que fiz.
Idem.
pedra cinza
fico feliz por vocês, ainda não consegui contar o contato por conta de necessidade financeira
@@lucassantana8045 tou no processo também, quando sair de casa, si conseguirei explicar.
É tão triste não se sentir amado pela própria mãe. e a gente quando criança fica buscando por isso e pensando o que eu fiz pra ela não me amar ?
2:34:59 faz muito sentido, á uns 8 anos atras passei por um profissional que simplesmente me olhou e disse: "porque voce nao cria asa? Sai de casa." Como se fosse pra ontem, não envolvesse custo, não fosse trabalhoso. Não tinha o menor preparo
Né? Só pegar suas coisas e ir morar na rua.. simples assim.
Falou tudo ! Eu consegui sair mas sem estrutura emocional voltei e ninguém entende isso
@@alessandraskinders3974 ouvi dizer que se vc voltar a situação fica ainda pior. Realmente isso acontece?
@@flaviamarson sim, pq vão jogar na sua cara que vc não soube se virar sozinha !
@@flaviamarson sim sim e sim
Tary salvou minha vida ,,, Conheci seu trabalho em 2018 e uma venda caiu dos meus olhos! Foi através dela que eu decidi ( Definitivamente) manter o contato Zero com a minha “mãe” narcisista. Gratidão pelo seu trabalho Taryana 🙏🏻♥️🌹
ESSE RAPAZ FAZ PERGUNTAS QUE EU GOSTARIA DE PERGUNTAR, ELE É MUITO INTELIGENTE
Ela também é muito inteligente porque responde todas com muita clareza, tô besta
salvo engano, é a namorada do Petry q acha o convidado e ajuda na pesquisa
@@ewmirela e o que o cu tem haver com calça? O Petry sempre foi inteligente, e as perguntas são dele, não da namorada.
E outra, não fica cortando o assunto a cada 1 minuto atrapalhando o andar do raciocínio
sempre tenho essa impressão. Às vezes vejo uma pessoa que foi em outro podcast e foi no dele, as perguntas dele são sempre tão bem elaboradas que levam o diálogo a pontos ainda melhores.
Cara, a minha mãe é tão narcisista, que no início do ano passado a irmã dela faleceu.
Ok, é uma morte e tal... mas, ela gritava tanto no velório, deu maior show, maior tudo, chegando a ponto de desmaiar.
Era interior, família bem humilde, não tinha nem como aferir a pressão dela... Eu cheguei perto dela, peguei o pulso e contei, batimentos normais (aprendi na faculdade ver o pulso assim). Não tava gelada, nem nada, até eu perceber que ELA TAVA fingindo o desmaio) Chamei meu irmão e disse: Isso não é nada, só cena. E era mesmo.
Ou seja: Ela tava querendo ser o centro das atenções, como se SOMENTE a dor dela importasse, como se os demais presentes não sentissem... Cara, sério, foi horrível, ela gritava, chorava, ela ainda disse "eu não queria ter nada na vida, só queria minha irmã viva". Mano, ela tava querendo dizer que tinha dinheiro, sem ter 1 real na conta ( para se mostrar superior aos outros parentes)
Naaam...
Quase igual, eu perdi o meu irmão e minha mãe diminuí a minha dor de irmã, como se eu não sentisse e nem meu pai, toda dia joga a culpa nele que ele não sente nada... Você ainda mora na casa dela ainda ? Como lida com isso? Já faz um ano da morte do meu irmão e está muito difícil
Vc é do Maranhão?
@@DeboraSilva-ht5bo sai de casa aos 25 anos. Me juntei com meu namorado, hj meu esposo.
Não aguentava mais. Sai de casa por causa dela. Eu mantenho contato mínimo.
Minha mae fez o mesmo no falecimento do meu pai. É inacreditavel
Minha mãe também já fez isso. Mas ela não é boa atriz, foi na cara dura que era mentira.
Fui criada pelo meu pai, uma catástrofe, então digo com veemência que deveria haver algum tipo de psicotécnico para as pessoas terem filhos, nem todo mundo tem condições de criar um animal quem dirá outro ser humano.
Quais foram suas experiências com pai narcisista?
A vontade de mandar pra família toda é grande, mas estou na segunda fase e assumindo meu novo papel na família, antes "que menina responsável" para "ovelha negra da família". Estou muito feliz como a ovelha negra.
Sou seguidora da Taryana Rocha. Esta mulher salva muitas vidas.
Quando não sei mais o que fazer, procuro a Tary nas lives e vídeos e a resposta vem.
Descreveu exatamente o que eu passei na infância. Ela sempre me botava pra baixo, me espancava, bebia dizia que eu não devia ter nascido. E quando cresci fiz meu curso ouvindo ela dizendo que eu nunca ia ser ninguém. Que nunca ia ter nada porque eu não seguia nada adiante. Quando eu arrumava um namorado ele sempre botava pilha fazia eu brigar. Quando reencontrei meu pai de novo ela fez a gente brigar prometendo pra ele que ia voltar pra ele só pra gente não se falar mais. Odeio a minha mãe , odeio!!! Não tenho vergonha de dizer que minha vida melhorou 100% depois que me afastei dela. Botei um basta, pra mim ela tá morta e enterrada!
Taryana, a pessoa que me ajudou a mudar minha visão de mundo, gracas a ela e ao apoio do grupo dela, eu me tornei muito mais forte! Melhor convidada disparada ! ❤️
Qual o nome do grupo??
Fico feliz por você
@@leonardoschmitz5985 grupo no Face : ENTRE NO SEU PODER.
Foi falado na live.
muito bom esse episódio. É triste algum tema tão comum como esse nas famílias de hoje, ser tratado como uma informação quase que inacessível pra maioria das pessoas.
Eu passei por muitas das situações descritas e realmente por muito tempo questionei sobre minha própria sanidade ou percepções a respeito do que acontecia dentro da minha família. Ter a confirmação de uma profissional é muito importante.
@@rafaalves7095 cara tu é um completo baba ovo do veio misógino dom sandro.
Nem argumentos tu tem.
O assunto aqui é o rapaz desabafando sobre a família dele e tu quer enfiar um vídeo de um louco machista?
@@manakaty3515 spam 🤔
Primeira vez assistindo esse podcast,gostaria de dar parabéns ao entrevistador por não ter interrompido o convidado e perguntado só no momento oportuno.
Nunca ouvi uma pessoa que explicasse tão bem o que é um Narcisista !!!
Mulher vc é Top!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻✔️
Acabei de ver o corte sobre pessoas narcisistas e vim correndo ver toda a entrevista.
Penei muito com meu pai por ele ser assim,hoje em dia a convivência com ele é a última coisa que eu quero no mundo.
É ele lá e eu cá kkkk
mt bem.
Parabéns
Do caralho!!!
Sempre tive dúvida sobre se a minha mãe é ou não uma mãe narcisista, mas a partir desse vídeo não tenho mais dúvida.
Levei hoje essa questão pra terapia e agora vamos trabalhar em cima disso.
Agradeço imensamente a todos os envolvidos!!
Nossa, quando ouvi ela falando sobre mãe narcisista me lembrei de um livro que li na adolescência. Chama-se "Feia" da Constance Briscoe. É uma biografia de uma juíza que relata como sofreu nas mãos da pessoa que mais deveria ama-la: sua mãe. É um livro pesado e marcante, tanto que até hoje lembro dele. Nunca vou entender o que é passar por isso, mas tive um vislumbre sobre esse assunto lendo este livro.
Muito bom esse livro, só quem léu sabe o que essa mulher passou.
Li, tenho ele até hj, muito emocionante ❤️❤️❤️
A Michelle Engelke escreveu Prisioneiras do Espelho, um Guia para filhas de Mães Narcisistas que é excelente também!
eu amo d+ esse livro
sera que ainda existe esse livro pra venda? eu queria muito comprar
tá aí um conteúdo que deve ser falado mais e mais vezes!!!! Chorei em alguns momentos, memórias foram desbloqueadas, e cheguei a conclusão que a minha última crise de depressão foi a “aceitação” . Fui almoçar com meu pai, e ela falou pra eu não ir no enterro dela e falar pra minha filha que eu era órfã de mãe…
ela é isso, e eu não preciso conviver, vivo longe e vivo bem! hoje fazem 3 anos que eu vi que ela era narcisista, e decidi me priorizar, a criação da minha filha é totalmente diferente da que eu recebi, conversei muito com Deus quando eu estava grávida, se for pra ser igual eu prefiro não viver. Vivo longe, não procuro, não mando mensagem e quando me chama pra fazer algo digo que não vou, que não quero conviver e pronto. Ja minha irmã sofre, pq ela acha que vai curar o narcisismo com “amor”, ela começou fazer terapia e falei pra ela não parar nunca, pq ela vai enxergar as coisas assim como eu! Parece loucura, muito triste saber que tanta gente passa mesmo e é taxado de louco e ingrato!
O filme Fuja na Netflix retrata um pouco dessa dinâmica. Indico demais! Sou psi e adoro estudar essa temática 😊
laço materno na netflix tb é ótimo e se n me engano é inspirado em em um caso real de 2014 que só n falo por ser spoiler do final
@@Oliiivii Legal 👏👏🥰
sou psicopata também
é nois
@@elvis._ Momento Zé povinho
Psi...
Cóloga ou copata?